Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Taremi completa o XI do Ano

Concorda? Faz pouco sentido um XI do Ano sem Sarabia e Uribe, mas…

Mehdi Taremi está no 11 do Ano da Liga Portugal bwin! O avançado do FC Porto protagonizou a melhor época da carreira, com 20 golos e 11 assistências, e foi um dos mais votados pelos treinadores e capitães a atuar na competição. Taremi junta-se assim a Diogo Costa (FC Porto), Porro (Sporting), Mbemba (FC Porto), Pepe (FC Porto), Matheus Reis (Sporting), Vitinha (FC Porto), Otávio (FC Porto), Matheus Nunes (Sporting), Ricardo Horta (SC Braga) e Darwin (Benfica) no Dream Team do campeonato.

33 Comentários

  • ktc
    Posted Junho 28, 2022 at 5:10 pm

    Taremi é indiscutível. O que não faz sentido nenhum é ter o Horta neste 11 em vez do Sarabia. Mas pelos vistos tem que se valorizar o que é portugûes. Também acho que Uribe deveria estar no lugar de Mateus Nunes e Otamendi no lugar de Pepe.

  • Bamboo331
    Posted Junho 28, 2022 at 5:14 pm

    Por muito que custe a quem gosta do equilíbrio grandes e pequenos e de sobrevalorizar os feitos dos pequenos, quem está a mais nessa equipa é o Ricardo Horta, no lugar do óbvio Sarabia. Taremi mais que merece este lugar como mereceria o Sarabia. A única razão que me levaria a tirar o taremi seria o pouco sentido de meter o Darwin a extremo direito para o meter no meio, podendo ficar a frente com Horta, Darwin e Sarabia. No entanto e pela maneira como todo o 11 está feito, claramente a lógica é a de: melhores defesas centrais, melhores médios, e melhores avançados, não necessariamente posição certa por posição e desse ponto de vista é justíssima esta presença

  • Chiquinho
    Posted Junho 28, 2022 at 5:16 pm

    Sarabia tinha de estar neste XI, ficaria no lugar de Taremi ou Horta (na minha opinião sairia Taremi).

    De resto não vejo nada de escandaloso, Uribe foi o melhor trinco mas estes 3 médios também fizeram um excelente campeonato.

  • Atentem
    Posted Junho 28, 2022 at 5:19 pm

    Parece me a unica escolha que é claramente errada. (Isto é, as restantes no minimo são discutiveis).
    Taremi compete com Darwin para uma posição, quem é melhor? Então Taremi devia estar de fora e, corrigindo as posições, entraria Sarabia.
    Sou fã de Uribe, mas para este entrar alguem teria de sair, e não tiraria ninguem.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 28, 2022 at 5:20 pm

    Tendo em conta que foram os treinadores e os capitães a votar não podemos dizer que o onze não é justo ou injusto visto que foram avaliados pelos seus pares e “orientadores”.

    Tendo em conta que a Liga não distingue as posições considerando apenas avançado, havia à partida 5 nomes para os lugares em questão: Darwin, Sarabia, Horta, Taremi e Diaz. Por exclusão de partes e tendo em conta que Diaz fez apenas meio campeonato, não podia ou não devia ser considerado, e não se encontra no onze do ano. Sobram então 4 nomes.

    Taremi: 20 golos e 12 assistências, ou seja, participação directa em 37% dos golos do clube.
    Sarabia: 15 golos e 6 assistências, ou seja, participação directa em 29% dos golos do clube.
    Horta: 19 golos e 5 assistências, ou seja, participação directa em 46% dos golos do clube.
    Darwin: 26 golos e 4 assistências, ou seja, participação directa em 38% dos golos do clube.

    Se analisarmos este como o principal factor, visto ser uma parte importante de um avançado, pela percentual seria Sarabia a ficar de fora do onze do ano.

    Obviamente, podemos também avaliar a importância de cada 1 nas campanhas dos clubes, ou seja, quantos pontos renderam esses golos e assistências e daria algo como o seguinte:

    Taremi: 22 pontos, ou seja, 24% dos pontos do clube.
    Sarabia: 11 pontos, ou seja, 15% dos pontos do clube.
    Darwin: 20 pontos, ou seja, 27% dos pontos do clube.
    Horta: 26 pontos, ou seja, 50% dos pontos do clube.

    Mais uma vez, na importância que os golos e assistências tiveram, foram seleccionados os mais influentes.

    Se olharmos para o virtuosismo, capacidade técnica, desequilíbrio individual no 1×1, obviamente Sarabia foi o jogador mais do campeonato mas não me choca que não tenha sido o seleccionado.

    P.S. Para os que irão comentar que o Taremi foi o homem mais dos penaltis sofridos, o Porto acabou com 9 penaltis assinalados, superado pelo Guimarães e Sporting com 11 penaltis assinalados.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 28, 2022 at 6:37 pm

      Vamos comprar golos de extremos e avançados.

      Vamos afirmar com toda a certeza que o Taremi e responsável por 22 pontos do Porto. Afinal o futebol não é um jogo coletivo e que um golo de 1 jogador quando o jogo fica 1-0 é garantia fiável e absoluta que esse jogador contribuiu para 2 pontos.

      Ganhou o jogador que todos queriam que ganhasse mas o teu comentário inteirinho serve para justificar a ausência de outro.

      Uma necessidade vital.

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 28, 2022 at 7:05 pm

        Há várias necessidades vitais e eu já quase que me habituei às suas.

        Eu justifiquei a presença dos 3 homens (sejam eles avançados como Darwin e Taremi) ou extremos como Horta, Diaz e Sarabia) em função da sua produção ofensiva que é o que se pede aos avançados. Caso contrário, ninguém os criticaria se marcassem 0 golos numa época.

        E apenas fiz uma conta básica, sem muitos cálculos, para mostrar a influência de cada um nas contas dos 4 primeiros classificados.

        E não ganhou ninguém em função da perda de outro, quem votou foram os capitães e treinadores com base nas suas opiniões e opções.

        Um abraço.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 28, 2022 at 7:34 pm

          Pelos vistos ainda não te habituaste completamente às minhas.

          1 – A produção ofensiva que se pede aos avançados é a mesma que se pede aos extremos? “Caso contário, ninguém criticaria se marcassem zero golos”. Bom, faz parte do teu trabalho criticar o Taremi ou outro qualquer com base no que quiseres, eu nunca na vida criticaria o Sarabia por ter zero golos.

          2 – Justificaste a presença de 3 jogadores, mas incluiste números de 4, porquê esse 4º jogador e não outro qualquer (por exemplo, um ponta de lança). Os primeiros 4 classificados são esses que determinaste? Mas porquê? Porque é que o Sarabia é o 4º e não é o Navarro, o Yaremchuk, o Estupinan ou outro qualquer? Vamos todos acreditar em ti e que não estás a justificar a ausencia do Sarabia.

          3 – O Porto é uma equipa com significativo volume ofensivo, praticamente dizimaram toda a gente este ano ao passo que a nossa equipa teve dificuldades ofensivas todos os fins-de-semana (como já provei aqui, não faz qualquer sentido meter o SCP no mesmo saco do Porto e do Benfica, são equipas muito superiores nesse aspeto);

          4 – Votaram os treinadores e capitães, mas usaste isso para justificar exaramente o quê? Não percebi.

          Eu nem sei se o Sarabia sabe da existência deste prémio sequer, provalvemente está a curtir as suas férias, ele sabe que está num nível à parte deste campeonato e provou-o. Parabéns ao Taremi pelo prémio, fico muito contente pelo Horta por ter ganho e quanto ao Darwin do que vi (que não foi muito, na verdade foi quase nada) mereceu muito.

          Por outro lado, a ausência do Sarabia é muitíssimo mais significativa para nós do que a do Taremi seria para vocês, aliás como se vai notar rapidamente, independentemente dos vossos números das influências e afins.

          • Francisco Ramos
            Posted Junho 29, 2022 at 10:13 am

            Neville,

            Ainda estou a tentar apanhar o jeito, desculpe.

            Relativamente aos avançados – PL e extremos – eu peço golos e/ou assistências, caso contrário não têm para mim relevância no processo ofensivo. Daí que uma crítica que se faz a muitos médios ofensivos é lhe faltar golo para darem um upgrade em termos de avaliação ou clube final. E, se vir os meus comentários anteriores, foi uma coisa que sempre me queixei de Diaz até há 2 épocas, corria muito, desequilibrava muito mas definia, regra geral, mal. E por isso é que continuava a não ser sequer titular indiscutível no clube.

            Eu não justifiquei a ausência de 1 jogador, justifiquei a ausência de 2 jogadores (ou a presença de 3 jogadores, como achar preferível) dentro dos 5 que PARA MIM mereciam estar neste prémio. Podia considerar Yaremchuk se fosse a eleição de um onze de flops, por exemplo. E se bem se lembra, já tivemos a mesma discussão para eu incluir um jogador do Sporting que eu achava que merecia estar no onze e qual a sua posição. Logo não tenho nada quer contra o clube, quer contra o jogador em si.

            Sobre a produção ofensiva do clube, não concordo consigo. A estatística mais fiável deve ser o expected goals, penso eu, pelo que o Porto acabou com 2,2, o Benfica com 1,94 e o Sporting com 1,90. Logo até podia considerar o Sporting junto do Benfica e não estes junto do Porto. Mais até, se retirarmos o resultado do Belenenses, o Sporting teria mais golos que o Benfica (+2 golos), pelo que num jogo normal teriam ficado com aproximadamente o mesmo número de golos.

            Se for produção individual, pelas estatísticas da Goal Point, que valem o que valem, era Rafa que merecia estar neste onze, acabou o campeonato com 8 golos e 15 assistências numa equipa que valeu essencialmente de Darwin, teve 2 treinadores e muitas exibições oscilantes.

            Relativamente a quem votou, usei isso para referir que secalhar percebem mais que nós quando se avalia um jogador, pelo menos percebem mais que eu.

            Saudações desPortistas!

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 29, 2022 at 10:27 am

              Eu entendo que se queiram usar números para justificar. Mas o futebol não é nenhuma ciência. Nem sei bem o que é o expected goals. O Sporting aumentou imenso o número de golos quando já estava fora da luta por exemplo. A meio do ano tínhamos menos 20 golos que vocês.

              É bem mais difícil termos um extremo com números no Sporting isso parece-me claro.

              Como já disse acima tenho muita pena que o Sarabia não esteja no 11, mas é por mim não é por ele.

              • Francisco Ramos
                Posted Junho 29, 2022 at 11:10 am

                Neville,

                Expected goals é o número de golos provável com base no volume ofensivo da equipa e nos remates que isso potencia (o Porto tinha em média mais 1 remate por jogo, os valores andam entre os 14 e 16 remates por jogo). Por isso o volume do Sporting está muito próximo do Benfica e não muito distante do Porto.

                Sobre ser difícil, acho que a época passada de Pote desmistifica um pouco essa ideia (olhando apenas para o tempo de Ruben Amorim), mas novamente, são opiniões. Tanto é que Sarabia acabou com 22 na época e Pote com 15 e ambos jogavam atrás do PL. Foram foi marcados não só na Liga Portuguesa mas em todas as competições, mas não deixam de ser grandes números.

                • Neville Longbottom
                  Posted Junho 29, 2022 at 12:20 pm

                  Mas como se mede o volume ofensivo? É que o Sporting é bem perigoso nas bolas paradas e isso da vários remates de cabeça por exemplo…

                  Ofensivamente basta ver que o Sporting todos os jogos tem imensas dificuldades (mas contra toda a gente mesmo). Não temos nenhum 7-0 espetado ao Portimonense ou ao BSAD ou sequer parecido. Todos os jogos, salvo raríssimas exceções, foram a rasgar.

                  Já dei aqui um exemplo: na época 2020/2021 o Farense 0-1 Sporting foi um jogo muito sofrido porque tivemos vários minutos a ser dominados. O Sporting de Amorim é assim…

                  Por isso dou mais valor aos números do Sarabia do que aos números do Taremi já que o Porto da tareias jornada sim jornada nao. É esse o meu argumento, mesmo que seja desmentido pelo expected goals (como já disse não sei até que ponto não está biased pelo que disse acima).

                  • Mantorras
                    Posted Junho 30, 2022 at 2:25 pm

                    “Expected goals (or xG) measures the quality of a chance by calculating the likelihood that it will be scored from a particular position on the pitch during a particular phase of play. This value is based on several factors from before the shot was taken. xG is measured on a scale between zero and one, where zero represents a chance that is impossible to score and one represents a chance that a player would be expected to score every single time.”

                    O xG tem em conta coisas como o angulo para a baliza, a distancia, se esta pressionado ou 1 vs 1, se e um remate de cabca ou com o pe, etc.

                    Apenas olha para dados mais ou menos objectivos referentes a jogada em si e nunca tendo em conta o jogador, ou seja, e o que se espera de qualquer jogador naquela situacao e nao daquele jogador especifico (nao relativiza se e um bom cabeceador e entao teria mais hipoteses de cabeca, ou se o pe forte e o direito, etc).

                    These include distance to the goal, angle, one-on-one, big chance, body part, type of assist, and pattern of play.

                    • Neville Longbottom
                      Posted Junho 30, 2022 at 3:44 pm

                      Obrigado. Isso diz-me pouco, porque um jogador/equipa não é um robot e pode/podem falhar todas as oportunidades 20 jogos seguidos e mete-las todas la dentro nos 20 seguintes.

                      Mas trocado por miúdos qual era o objetivo?

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 28, 2022 at 7:08 pm

        E para mim o Porto até podia ter aqui 0 jogadores, este é daqueles troféus que não costumo festejar!

        Eu defendi opções independentemente do clube!

        Outro abraço.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 28, 2022 at 5:22 pm

    Estando já o XI completo aqui vão as minhas escolhas:

    André Ferreira, Zé Carlos, Mbemba, Otamendi, Matheus Reis, Uribe, Otávio, Pedrinho, Sarabia, Ricardo Horta e Darwin.

    Quanto ao Taremi, é justo ele estar. Só acho que é ridículo estar a colocar o Darwin como extremo direito para poder encaixar os 2. Nem o Taremi nem o Darwin jogaram a extremo direito nem nunca foram opção nessa posição, não faz sentido na minha opinião. Mas por exemplo o Sarabia também jogou mais sobre a esquerda, mas já jogou sobre a direita muitas vezes e até é a sua posição de origem. Por isso Sarabia tinha que estar e ou Taremi ou Darwin não. A não ser que se colocasse o Darwin à esquerda ou mesmo o Taremi e aí já fazia sentido porque eles já jogaram nessa posição.

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 28, 2022 at 6:07 pm

      Tiago,

      A Liga não distingue posições, apenas considera avançado, tanto que esta é a 3ª nomeação de Taremi e na 1ª, ainda enquanto jogador do Rio Ave, estava do lado esquerdo do ataque.

      O mesmo acontece nos médios, não coloca defensivo ou ofensivo, apenas médio.

      Um abraço.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 28, 2022 at 6:32 pm

        O que faz todo o sentido!

      • Tiago Silva
        Posted Junho 28, 2022 at 6:55 pm

        Sim eu percebi que foi esse o critério, mas acho que é um critério que não faz sentido, ainda por mais quando são pessoas que percebem de futebol a fazê-lo.

  • fanatic
    Posted Junho 28, 2022 at 5:25 pm

    Tanto Sarabia como Horta mereciam estar no onze. Assim como Uribe e todos os que la estão. Só podem estar onze. Se tivesse Sarabia e Uribe seria justo um onze do ano sem Vitinha/Matheus/Horta/Taremi (partindo do principio que Darwin e Otavio são intocaveis)? Eu concordo com o onze como aceitaria que Sarabia estivesse no lugar do Horta ou do Taremi e como aceitaria se Uribe estivesse no lugar do Matheus

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 28, 2022 at 5:28 pm

    Uribe por Vitinha e Sarabia por Taremi e depois a DD, não sei bem, pq o Porro fez uma época bastante abaixo da época passada.. assim de cabeça só me lembro do lateral do Gil, que fez grande época.. de resto concordo com o XI

  • troza
    Posted Junho 28, 2022 at 5:44 pm

    Eu juro que não entendo com o Weigl não está aqui… deve ser culpa dos colegas.

    • Chiquinho
      Posted Junho 28, 2022 at 5:58 pm

      Exato ahah

    • offtopicguy93
      Posted Junho 28, 2022 at 6:22 pm

      O complexo chega a ser maior que as pessoas, quem diria?

    • Mantorras
      Posted Junho 28, 2022 at 6:55 pm

      E os colegas nao estarem foi culpa do Weigl?

      Ora bem, deixa contratar aqui um detective privado online para ver o que ele nos diz:

      – O rei do Leganes foi pas arabias (emprestado claro) desde que descobriram que passava a bola a publicidade porque via mal. Ninguem lhe pega. Ainda me vai dar razao e acabar no Beira-Mar tipo Balboa.
      – O Pizzi foi pa Turquia e, pasme-se(!), nem la calcou. Que surpresa marada que foi… ninguem contava com isto do Pizzi estar acabado.
      – O Chiquinho nao calcou no Braga.
      – O Meite nem no Benfica onde todos nao serviram calcou. Dve ser duplamente triste e potencialmente traumatizante.
      – O Joao Mario, apesar de correr poucochinho conseguiu ficar sem pilhas a meio do ano. Parece o meu carro que bebe oleo na garagem. Acho que devia ser aumentado porque ganha pouco para aturar estas coisas.
      – O Taraabt esta com o cardio no ponto. Ja aguenta 40min. Continua sem nocoes taticas, mas que importancia tem isso num medio centro? Siga.
      – O P. Bernardo afinal ainda nao estava pronto.

      Conclusao, o fraquissimo Weigl continua a ser o unico titular digno desse nome do meio campo do Benfica. Nao ta facil essa luta.

    • Gato das Bolas
      Posted Junho 28, 2022 at 7:56 pm

      Já começa a ser demasiado repetitivo este ódio de estimação. Diria mesmo doentio

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 28, 2022 at 6:11 pm

    Diogo Costa, Porro, Mbemba, Otamendi, Matheus Reis, Vitinha, Otávio, Pedrinho, Sarabia, Horta, Darwin

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Junho 28, 2022 at 6:50 pm

    Parece-me evidente que o Horta é tremendamente menos jogador que o Sarabia. Dito isso, o Modric também é tremendamente menos jogador que Messi e ficou 4 lugares à frente de Messi (ainda no seu prime) na bola de ouro, levando o prémio para casa. Prémios são prémios e valem muito pouco.
    Não me parece que haja algum adepto do Braga a achar que Horta é um jogador superior a Sarabia. E também não me parece que seja isso que se está aqui a medir.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 28, 2022 at 7:56 pm

    Olho com muita tristeza para a ausência de Sarabia deste 11. Não so por considerar que seria justo mas também porque fico ligeiramente atónico com o facto do 3.º melhor e mais influente jogador do Sporting deste século não ter o que é preciso para estar neste 11. Eventualmente o Sporting não é tão relevante no contexto nacional como eu achava, mas é lidar.

    O Sarabia não será nunca beliscado por não estar aqui, como já disse, provavelmente ele nem sabe que isto existe, mas faria diferença para nós adeptos.

    Parabéns ao Taremi, Darwin e principalmente Horta pela extraordinária época que fez, gostava de ver o Braga forte para que possam fornecer mais craques do género!

    SL

  • Mushy
    Posted Junho 29, 2022 at 2:25 am

    Ainda bem que não houve mais avançados ou extremos a destacar-se na liga, assim teriam de meter uma tactica 4-1-5 só para meter todos os avançados e/ou extremos no onze e por sorte não metiam um a fazer de centro campista :D
    Como sentiram a obrigação de por Darwin e Taremi, puxaram um deles para a esquerda.
    Horta é um prémio merecido pelo que fez e tem feito nos ultimos tempos.
    Sarabia também merecia estar no onze por ser a sua posição normal, mas era preciso meter os outros dois na frente, ele foi o elo mais fraco.

  • BENFICA36
    Posted Junho 29, 2022 at 7:47 am

    O meu 11 do ano :

    Diogo Costa

    Ze Carlos
    Otamendi
    Mbemba
    Matheus Reis

    Matheus Nunes
    Weigl
    Vitinha

    Otávio
    Darwin
    Sarabia

    Menções honrosas para : Otamendi,Goncalo Inácio,João Mário(lateral do Porto),Uribe,Ugarte, Ricardo Horta, Evanilson,Fábio Vieira,Gonçalo Ramos,Rafa e Taremi.

    Escolhi o 11 em que os jogadores apresentaram melhor rendimento face ao contexto , a maior dúvida que tive foi entre Weigl e Uribe, Uribe é um médio mais completo mas penso que seria melhor em 4 4 2 , em 4 3 3 ,o Weigl teria as suas lacunas defensivas compensadas e na vertente ofensiva é melhor que Uribe .

    O Benfica sem Otamendi,Weigl e Darwin ficava em 6° ou 7° lugar.

    Tendo em conta o contexto este é para mim o 11 em maior destaque.

    Diogo Costa é o monstruoso, o melhor guarda-redes em Portugal de longe .

    Ze Carlos fez uma época incrível no Gil Vicente.

    Mbemba foi por larga margem o melhor central do Porto.

    Matheu Reis evoluiu brutalidades e como ninguém se destacou do lado esquerdo , a posição fica para ele.

    No meio campo: Matheus Nunes levou o Sporting para a frente, Vitinha revolucionou o meio campo do Porto e Weigl segurou um Benfica em cacos .

    Na frente: Otávio foi o MVP desta época embora o seu comportamento fora do campo não seja condizente com a sua qualidade mas é preciso discernir o talento do carácter. Otávio dentro do campo é como um canivete suíço, capaz de apresentar soluções como mais nenhum médio em Portugal.

    Darwin é Darwin, sem discussão, a par de Luís Diaz, o melhor avançado em Portugal e por último Sarabia , não podia ficar de fora , um craque , jogador diferenciado e que não veio a Portugal passar férias, visão de jogo superlativa e qualidade técnica de topo, ajudou juntamente com Matheus Nunes a elevar o nível do Sporting .

    O 11 de flops para :

    João Virgínia ( tendo em conta o contexto e as expetativas criadas ,podia dar muito mais ).

    Lázaro (grande hype e rendimento muito baixo).

    Rúben Semedo (acaba na equipa B do Porto).

    Fábio Cardoso ( simplesmente não têm o necessário para jogar no Porto).

    Wendell ( um jogador que se pensava ser para titular indiscutível depois de 8 épocas na liga alemã).

    Radonjic ( vindo do Marselha e mais valia nem ter vindo).

    Meite ( 7 milhões de euros quando vale metade do Florentino ou menos).

    Taatabt ( aqui nem vale a pena falar).

    Everton ( o flop da época para mim tendo em conta o custo/rendimento /expectativa).

    Yaremchuk( o mesmo caso que o Everton mas o primeiro era titular do Brasil, selecção mais cotada que a Ucrânia, além de ter um custo superior).

    Slimani ( mais valia ter-se mantido o Tiago Tomás, aposto que corria mais e não arranjava confusão com o treinador fora do campo).

  • hi7even
    Posted Junho 29, 2022 at 5:36 pm

    O Sarabia jogou em que liga???

Deixa um comentário