Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tem sido apontado ao FC Porto e presidente admite: «É o momento certo para negociar»

Boa opção? É um médio refinado, com personalidade e que tem vindo a evoluir de ano para ano, mas seria mais um reforço na linha que Conceição tanto criticou.

O presidente do Rio Ave admitiu que é do interesse do clube negociar Guga Rodrigues no final da temporada. O médio português, de 25 anos, termina contrato em 2024 e nas últimas semanas tem sido apontado ao FC Porto. O líder máximo dos vilacondenses, António Silva Campos, não confirma no entanto qualquer abordagem dos Dragões. «Sabemos que esta época é decisiva, porque, se formos para a última, desvaloriza muito o jogador. É o momento certo para fazer a transação (…). Há vontade porque, se queremos rentabilizar os ativos, e o Rio Ave não foge à regra, é o momento certo de isso acontecer», afirmou.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

68 Comentários

  • Pipo
    Posted Março 28, 2023 at 3:08 pm

    Contratar internamente não é sinónimo de contratar mal. Desde que não se contrate qualquer um… Neste caso parece-me uma boa aposta, assim como a de Navarro, caso se confirmem os rumores.
    O problema são os Manafás, Francos, Samueles Etc etc.

    Por exemplo, os 2 melhores do Sporting vieram do Famalicão. Portanto é óbvio que há talento nas equipas pequenas de Portugal, é preciso é saber identificá-lo e não contratar só porque se viu um bom jogo do jogador…

    • Neville Longbottom
      Posted Março 28, 2023 at 3:45 pm

      Os 2 melhores quê? Jogadores atuais?

      • Goncalo Silva
        Posted Março 28, 2023 at 5:37 pm

        Para mim os dois melhores jogadores do Sporting atualmente são Ugarte e Edwards, com Pote em terceiro.

      • Kacal
        Posted Março 28, 2023 at 6:12 pm

        Parece-me óbvio que o user Pipo se refere à atualidade e está a falar de Ugarte e Pote. E não são dois dos melhores jogadores do Sporting e da Liga nas respectivas posições? Possivelmente os melhores do Sporting, parece-me válido.

        • Neville Longbottom
          Posted Março 28, 2023 at 9:54 pm

          Peço desculpa, para mim não foi óbvio.

          Mas já percebi que acham todos que há sempre segundas intenções nos meus comentários.

          • Kacal
            Posted Março 29, 2023 at 2:22 pm

            Eu não falei em lado nenhum que achava que tinhas segundas intenções nos teus comentários apenas achei que seria óbvio para todos já que o user Pipo até referiu “Famalicão” por isso quantos jogadores recentemente vieram do Famalicão para o Sporting e assumiram protagonismo? Acho que não foram assim tantos.

            • Neville Longbottom
              Posted Março 30, 2023 at 9:04 am

              Não é isso.

              A questão era se eles eram os melhores na altura da compra ou se se tornaram os melhores já no SPorting. Porque é relevante para avaliar o que pode acontecer com o Guga.

              O Pote nao era o melhor do SCP quando chegou…

      • Chepe
        Posted Março 28, 2023 at 7:29 pm

        É assim tão descabido dizer que Pote e Ugarte são os melhores jogadores do Sporting?

        • Neville Longbottom
          Posted Março 28, 2023 at 9:49 pm

          Não. Queria apenas perceber se eram os melhores da altura da contratação ou os atuais.

      • Aurinegro
        Posted Março 28, 2023 at 8:18 pm

        Vocês ainda se admiram? Isto tem sido o Neville. A seguir vem dizer “mas eu só perguntei se eram mesmo os jogadores porque o Pipo só disse “os melhores””

        Ofende-se com as generalizações, mas quando é apanhado a generalizar responde “as generalizações valem quando eu digo que valem”. Fica chateado quando chamam o Sporting em posts do Benfica e quando faz o inverso e é apanhado, lá vem o “eu digo o que quero”.

        Vem com estes comentários one liners e depois ainda se faz despercebido. No fim ainda vem lá com o comentário do cowboy.

        Quando quer até acrescenta, principalmente nas discussões financeiras onde mostra que sabe do que fala (ou pelos menos são os comentário que eu mais gosto vindo dele) mas ultimamente tem sido só disto.

        • Neville Longbottom
          Posted Março 28, 2023 at 9:51 pm

          Tens de ter mais calma. A pergunta era genuína.

          Eu não me ofendo com nada, principalmente futebol.

          Boa noite

        • Neville Longbottom
          Posted Março 28, 2023 at 9:52 pm

          Se eu ultimamente tenho sido apenas isto, claramente não tens acompanhado os meus comentários, principalmente em notícias do Sporting.

          • Aurinegro
            Posted Março 29, 2023 at 8:16 am

            Queres saber o que me respondeste numa situação igual a esta?

            “Dois comentários?! Gosto sempre quando me respondem com 2 comentários, é sinal que o atingi.”

            Pois aqui estão dois comentários do Neville, mais uma vez a mostrar o que disse acima.

            • Neville Longbottom
              Posted Março 29, 2023 at 9:11 am

              Vamos lá desvendar essa obsessão:

              Tu dizes que eu sou um one liner não é?

              Post do Bellerin de ontem: https://blogvisaodemercado.pt/2023/03/28/betis-esta-a-negociar-a-contratacao-de-bellerin/, também foi um one liner? Porque tu disseste: “Isto tem sido o Neville”.

              Já agora o que é para ti ultimamente? Últimos dias? Meses? Anos?

              Em agosto enviei um texto para o VM que foi publicado no Visão do Leitor:
              https://blogvisaodemercado.pt/2022/08/09/uma-defesa-de-betao/. Entra no ultimamente? Tens comentários meus quase diários como os que enviei para o post do Bellerin. Não tenho culpa que te fixes só em alguns que são necessários e que eu tenho toda a liberdade de os fazer.

              Se não gostas dos meus comentários e se não gostas das minhas observações, se calhar dava jeito deixares de responder. Podes responder à vontade, mas começa a ser cansativo estarmos nesta luta. Não te conheço de lado nenhum, não sei quem és e sinceramente trato-te neste espaço como outro qualquer.

              Acho é estranho acusar-me de ser um one liner, isso então não tem cabimento nenhum, como provei acima.

              O facto de te ter respondido com 2 comentários é sinal que me atingiste sim. Não sou orgulhoso, isto incomoda-me. Sobre a linha do cowboy, faz parte de alguma cultura, mas se tentares perceber de onde vem, vês que se enquadra perfeitamente.

              No final de tudo, assumo a derrota, ganhaste todos os argumentos. Acho que desisto oficialmente de estar nesta guerra. E estou a ser genuíno.

              Abraço

              • Aurinegro
                Posted Março 29, 2023 at 10:36 am

                Para terminar a discussão do meu lado também.

                A questão dos one liners, foste buscar outro post, mas podias ter usado este mesmo. Basta ir contar.

                E quanto ao “dava jeito deixares de responder” foi o que fiz há uns meses atrás. Mas caso não te lembres, a primeira vez que vieste com essa do cowboy foi numa “conversa” minha com outro user e que vieste meter. Ignorei. Num outro post fizeste o mesmo (e de onde vem os one liners, por exemplo), onde mais uma vez nem estavas envolvido. E portanto voltei a responder aos teus comentários, mesmo onde não estava envolvido. Basicamente, comecei a fazer o mesmo que tu.

                Abraço. (E sim, vou continuar a ler todos os teus comentários referentes a questões financeiras porque aprendo sempre algo num assunto onde sou um ignorante por completo.)

      • Pipo
        Posted Março 29, 2023 at 9:32 am

        Sim claro :) Pote e Ugarte.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Março 28, 2023 at 3:13 pm

    Via com bons olhos a sua aquisição para o Sporting. É o médio que precisamos para colmatar, com algum atraso, a saída do Matheus Nunes no passado Verão.

    Saudações Leoninas ?

  • Francisco Ramos
    Posted Março 28, 2023 at 3:43 pm

    Não me parece uma má opção para a constituição de um plantel, o que mais há são exemplos de jogadores que vieram de clubes de dimensão inferior e renderam bastante, como Taremi, Pote, Ugarte, etc.

    Os grandes problemas desta contratação são:

    • Se Sérgio Conceição ficar, este é o tipo de contratação que ele não aprecia, sendo a justificação de vários resultados menos positivos.
    • Este tipo de contratação funciona mais quando existe um claro titular e se não render, não há grande problema. Começar a época com Eustáquio e Guga parece-me curto mas dou o benefício da dúvida.

    E infelizmente, o Porto pela sua fragilidade financeira tem que se virar cada vez mais para este tipo de reforços. Temos é que garantir que são contratações certeiras não podendo ter um Taremi por cada dez Bruno Costas.

    Olhando para o campeonato português facilmente via Cannon (DD), Fran Navarro (PL), André Amaro (DC), Youssouf (MC), Vitor Carvalho (MDf), Leonardo Lelo (DE) como ativos que podiam ser interessantes para a nossa realidade.

    • Neves
      Posted Março 28, 2023 at 4:37 pm

      Visto que também precisamos de laterais como de pão para a boca, apostaria mais rapidamente no Costinha do Rio Ave para concorrer com o João Mário. Se o dinheiro que não existe for igual ao que não existia na época passada, que o nosso David Carmo da próxima época seja um médio centro para entrar de caras. Costinha, MC, Fran Navarro e um lateral esquerdo e já seria muito bom.

      • Francisco Ramos
        Posted Março 29, 2023 at 8:39 am

        É verdade que o Porto precisa de laterais mas para isso é preciso saber o que vai fazer com os que lá estão. Manafá tem uma proposta de renovação de 4 anos, João Mário não aparenta ter grande mercado (excepto se o Mendilhões se mexer), Wendell igual e Zaidu pode ter mercado pelo seu perfil mais físico e menos técnico.

        Eu não disse que o dinheiro não existe, eu referi que o Porto está numa fragilidade financeira. O Porto gasta muito mas gasta mal e para piorar não consegue ter um retorno financeiro que permita compensar todos os gastos (mais alguns bolsos fundos).

        • Apessoa
          Posted Março 30, 2023 at 7:43 am

          Vamos ter que levar com o Manafa mais 4 anos? Epa, sinceramente…

          • Francisco Ramos
            Posted Março 30, 2023 at 10:12 am

            Foi o que li nos vários órgãos de comunicação social, incluindo O JOGO, sempre dentro dos assuntos do clube! Como é um fora de série, acho que é de aproveitar dar um bom prémio de assinatura e manter até 2026 ou 2027 (já me perdi nas contas só de pensar nisto).

    • jlgoncal
      Posted Março 28, 2023 at 5:05 pm

      Mas que este tipo de reforços? Até parece que o Mourinho não foi campeão europeu com “este tipo de reforços”…

      Desde quando é que o Porto contrata jogadores que venham de equipas de topo? O último deve ter sido o Casemiro por empréstimo e, eventualmente o Pepe e Casilhas, mas que veiram para acabar a carreira.

      O modelo de negócio das equipas portuguesas tem sido sempre este, só que pode não se chamar Rio Ave ou Boavista, mas uma treta parecida numa qualquer Colômbia ou Brasil desta vida.

      E não me venhas com Vérons e Grujics que aparentemente o Sérgio também os vê como jogadores inferiores que não constituem investimentos.

      Basta olhar para as estrelas atuais do Porto, Taremi, Diogo Costa, Otávio, Galeno, Pêpe e ver os seus percursos.

      O Sérgio teve uma diarreia mental de frustação e não aprende a fechar a boca, mas não quer com isso dizer que nós sejamos carneirinhos…

      • Francisco Ramos
        Posted Março 29, 2023 at 8:56 am

        Não podemos pegar numa excepção para assumir o todo e deixo-lhe dois exemplos que comprovam isso mesmo:

        • Roberto di Matteo foi campeão europeu com o Chelsea e não é isso que faz um bom treinador. O Sporting foi campeão a comprar este tipo de reforços apenas 1 em 3 anos com Amorim, logo a fórmula nem sequer é universal.

        Depois o Porto sempre comprou em equipas de topo, você está a ver pelo prisma errado. Usando mercados supostamente periféricos, o Porto comprou na Argentina a clubes como o River, que é o nosso equivalente. Foi ao Brasil e fez o mesmo com Palmeiras, que é o nosso equivalente. Foi ao México e fez o mesmo com o América, que é o nosso equivalente. E isto faz toda a diferença porque:

        • Este tipo de jogadores está habituado a lutar por títulos, está habituado a lutar pelo lugar na equipa que há mais competição interna e está habituado a jogar competições internacionais (neste caso a Libertadores). Além disso consegue comprar jogadores internacionais que vêm com outra tarimba.

        Qualquer modelo de negócios para ser viável em Portugal é vender sempre acima do preço de compra, independentemente da origem ou do clube. Por isso, não é isso que justifica comprar ao Rio Ave ou ao Grémio de Porto Alegre. O que justifica é o valor individual em prol do colectivo. E se olharmos para as “estrelas” actuais tiveram percursos bem diferentes do que tenta mencionar (e aqui temos que excluir Guga):

        • Diogo Costa andou 3 a 4 anos na sombra de Marchesin e Casillas até assumir o lugar, internacionais com mais de 10 anos de experiência quando se cruzaram. Galeno e Otávio tiveram que ser emprestados ou vendidos para voltarem ao clube e pegarem de estaca e isto foi um processo que demorou alguns anos. Taremi vinha do Irão e preferiu a componente desportiva à financeira, mas quantas vezes isto acontece?

        Sobre Sérgio, ambos concordamos. O falar demais é em momentos de raiva que não tem o discurso preparado e por isso diz o que não deve. Mas ambos temos que concordar que o Porto gasta muito mas gasta mal. E não acredito que jogadores como Nakajima ou Carmo tenham tido o seu aval, isto apenas não enumerar toda a lista de maus negócios. E não sou nenhum carneirinho mas crítico da atual direção, espero que veja os meus outros comentários sobre o assunto!

  • Neville Longbottom
    Posted Março 28, 2023 at 3:44 pm

    Depois do Eustáquio, este era um que eu queria para o nosso duplo pivot. Parece que o Porto vai ficar com ele. Craque!

    SL

    • Mantorras
      Posted Março 29, 2023 at 11:42 am

      Surpreende me que o Sporting nao lhe tenha ido buscar. Parece-me que seria mais capaz de dar certo, e nao mais caro, do que Sotiris, por exemplo. Encaixa no modelo e forma de jogar do Sporting e seria muito bom para rodar com Morita. E para o jogador, acho que teria mais facilidade em ter sucesso e ser importante no Sporting do que no Porto, pelo menos no imediato, ja que o SC costuma demorar um pouco a apostar em reforcos.

      • Artur Trindade
        Posted Março 29, 2023 at 1:00 pm

        Tenho visto pouco do Guga, mas o Amorim é rigoroso na escolha dos seus reforços, e este Guga parece ser claramente 3º médio, com o seu 1,67.
        É rotativo, com alto entendimento tático, mas é falacioso comparar com o Morita, que tem forte compleição atlética para se encaixar no duplo pivot, e Sotiris como 6/8 de 1,85 também teria, falta a maturidade e competência no imediato.

        Bragança, apesar de ter mais 10cm que Guga tem dificuldades para jogar a 2, pela falta de rotatividade, sendo mais naturalmente um 3 médio.
        Pote joga ali, numa situação de necessidade por haver apenas 2 médios seniores, e por ter uma qualidade acima deste Guga.

        • Neville Longbottom
          Posted Março 29, 2023 at 3:54 pm

          O Sotiris tem 21 anos, já é senior há algum tempo. Mas claramente não conta. Amorim apenas confia em Morita e Ugarte e eu percebo, mas é preciso fortalecer este meio campo devidamente (e não falo apenas em contratações). Essugo e Mtehus Fernandes têm uma janela grande de oportunidade de agarrar o lugar na pré-época.

        • Mantorras
          Posted Março 29, 2023 at 4:10 pm

          Eu vi varios jogos do Guga em diferentes momentos e contextos, e sinceramente, tenho muitas poucas duvidas que jogava facil como rotacao do Morita no Sporting.

          O Guga tem 1.68m e o Braganca apenas mais 1cm, nao 10. E o Braganca jogou varias vezes com o RA ali, embora eu concorde com a tua analise ao Guga se trocares Guga por Braganca, mas o Guga tem 25 e mais experiencia e outra rotacao e intensidade que o miudo nao tem.

          O Pote tem 1.73, ha-de fazer alguma diferenca, mas nao muita. Ele joga ali porque pode, e sim, concordo que tenha mais qualidade que o Guga, mas como medio duvido que acrescente tanto como ele, e so joga mesmo por nao haver mais.

          O Sotiris nao tenho opiniao.

          Eu acho que o Guga pode perfeitamente jogar com o Ugarte, mas aceito o teu argumento, e valido e pode efectivamente ser por isso.

          • Artur Trindade
            Posted Março 29, 2023 at 7:27 pm

            Se o Guga é inferior ao Morita, e serviria apenas como seu suplente, seria uma contratação á lá Rochinha, apenas seria equacionável por 2M e ainda sairía caro.
            O Sporting precisará de substituto de Ugarte, caso saia, e de outro capaz de destronar o Morita, mais o Bragança, e de resto é aperfeiçoar Essugo, Mateus Fernandes e Justo.

            Viste o Guga alguma vez a jogar em duplo pivot?
            A minha objeção na vinda de André Almeida como substituto de MN era essa.

            Quantas vezes é preciso dizer que o Bragança tem 1,78? O zerozero ainda tem esse bug? Não ligues, acredita no que te digo.

            • Neville Longbottom
              Posted Março 30, 2023 at 8:21 am

              O Bragança 1,78? Acho estranho, mas nunca na vida meto as mãos no fogo.

              Eu gosto imenso do Morita, acho que tem tudo para ser o nosso 8 titular, logo uma alternativa como o Guga (que também pode lá chegar, não é velho nenhum) para mim seria ótima!

              Morita e Guga para 8, Ugarte e outra opção para 6 (pode ser o Essugo). Ainda sobram Daniel Bragança e Matheus Fernandes. Creio que Sotiris será dispensado.

              • Artur Trindade
                Posted Março 30, 2023 at 12:34 pm

                Desde a saída de Palhinha que não temos um 6, isto porque Ugarte é uma adaptação, daí ter defendido a vinda de Musrati na pré-época, acionando a cláusula.
                O meu ponto de vista difere do teu, na medida em que não aceito a vinda de alguém que é declaradamente um suplente de Morita, já ele contratado para ser suplente de MN, havendo também Bragança que é um suplente.
                É o princípio do fortalecimento do plantel, evitar contratações tipo Rochinha, suplentes, mesmo que sejam em saldos, isto é verdade até para a nossa vida cotidiana.

                Isto considerando que o Guga, não é um jovem com potencial de crescimento, diferente de Talongo que veio nessa lógica.
                É curioso que nos esqueçamos sempre do Talongo nestes prognósticos, não tendo ainda uma opinião formada sobre a sua validade como suplente para o ano, até pela presença do suplente Essugo, podendo 1 deles ser emprestado.

                Já o Sotitis até pelo que já vi na B, é claramente para emprestar, está verde até fisicamente, mas acredito que tenha sofrido com a adaptação de Amorim à posição 6, já que me parece jogador na linha de MN.

                Duvido que o mercado nacional tenha jogadores para titulares, mas do que tenho visto o Mokouta do Boavista parece-me ser uma adição de valor, para o duplo pivot.

            • Mantorras
              Posted Março 30, 2023 at 1:39 pm

              Concordo. Pode ser uma contratacao a Rochinha, como muitas podem, Sotiris e Tanlongo tambem podem, e pode tambem podia ter sido. Nao sabemos.

              Eu acho que tem muito para dar certo, e que pode acrescentar num duplo pivot na mesma. Ele no Benfica jogou varias vezes em duplo pivot, desde entao creio que nao o fez a nao ser a espacos, ou momentos do jogo. No entnto, ele e um medio com rotacao e muita capacidade de leitura de jogo, taticamente muito consciente e dinamico. Tem bom QI futebolistico para a posicao e nao vejo porque nao iria resultar em duplo pivot, no Sporting.

              Falas em Morita, Essugo e Mateus Fernandes, e pergunto eu se o que precisam nao e exactamente de uma contratacao assim, que seja barata e tenha potencial para dar bom rendimento, ja melhor que os actuais suplentes (a meu ver), mas nenhuma vedeta que ira ter que jogar muito ou sempre ou seja muito caro?

              Para mim isto e a medida do que o Sporting precisa. Pode sair Rochinha, mas tambem pode sair Morita, e acho que ficara muito mais proximo do segundo.

              Quanto a altura do Daniel, transfermarkt, zerozero, a pagina dele na wikipedia, todos referem 1.68m ou 1.69m.

              O site do Sporting, se fores ao plantel e escolheres o Daniel, tambem tem a altura e refere 1.71m.

              Estao todos errados e ele tem quase 1.80m? Nem o site do Sporting tem isto correcto? Duvido muito, ate porque no campo, sem referencia, parece baixinho…

              • Artur Trindade
                Posted Março 30, 2023 at 2:49 pm

                Até há pouco tempo continuavam todos com a altura de iniciado (1,69), mas fui agora ver e o zerozero (finalmente), o infogol, o fifaindex etc., já apresentam a sua altura de sénior (1,78).
                Se não tiveres essa perceção quando o vês em campo, podes procurar fotos em que esteja junto de colegas.

      • Neville Longbottom
        Posted Março 29, 2023 at 3:53 pm

        Penso que tinha vindo de lesão no verão, ou seja, o nível que ia apresentar ainda era incerto.

        Mas no geral concordo contigo.

    • Mantorras
      Posted Março 29, 2023 at 11:42 am

      Nao o tenha*

  • Kacal
    Posted Março 28, 2023 at 3:57 pm

    Sinceramente pelo valor certo e não muito elevado para ser uma alternativa de plantel não me importava nada que viesse! Ao contrário de outros reforços que vieram do mercado interno o Guga tem em destaque a qualidade e inteligência de jogo não o físico portanto pode ser uma solução válida e útil de plantel.

    Parece que não mas ele era um dos jogadores promissores no Benfica nas camadas jovens e era visto como daqueles que são líderes natos dentro de campo e mesmo de balneário mas uma lesão grave atrasou-lhe a carreira ainda antes de sair da equipa B, teve azar mas voltou a encontrar estabilidade e o seu melhor futebol em Vila do Conde. A meu ver tem sido dos melhores da sua posição “extra-grandes”.

    Ainda apresenta alguma margem de progressão e o seu tipo de futebol agrada-me. É tipo uma extensão do treinador dentro de campo, alto QI de jogo e leitura táctica. Depois é forte a manter a posse sendo difícil tirar-lhe a bola guarda bem e sobe no terreno. Depois saca também uns bons remates por vezes e é bom a bater lances de bola parada. Acho que nos falta um médio assim mais “cerebral” e que paute o jogo dando-nos controlo. É um médio interessante e daria maior profundidade ao plantel e fortalecer ia o balneário além de ser português. Por mim seria bem-vindo!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 28, 2023 at 4:30 pm

    O Guga não estaria no Rio Ave nesta altura da sua carreira se não tivesse tido aquela gravíssima lesão que atrasou a sua entrada no futebol sénior quando tinha 19 ou 20 anos.

    Soube dar a volta por cima, com foco no trabalho, consistência competitiva e personalidade forte.

    • Mantorras
      Posted Março 29, 2023 at 11:43 am

      Ele e o Nuno Santos, ambos so desceram de nivel (de clube) por causa das lesoes num momento crucial. Curiosamente, ambos do Benfica para o Rio Ave.

    • Borsalino
      Posted Março 30, 2023 at 9:19 am

      Foram duas. A segunda, parece-me foi no primeiro jogo após a primeira grave lesão. Tenho a ideia que foi conta o Porto B.

  • Bruno Cunha
    Posted Março 28, 2023 at 6:34 pm

    Ivan Jaime, Guga e Fran Navarro são os melhores jogadores extra top 5, na minha opinião, por isso acho uma excelente contratação para qualquer um dos grandes.

    Claro que o Porto não se pode ficar apenas por esta opção.

    • deus_Ex_machina
      Posted Março 29, 2023 at 9:10 am

      Eu apenas juntava o Leonardo Lelo e o osmajic a essa lista.

      • Aurinegro
        Posted Março 29, 2023 at 5:03 pm

        Um jogador que também gosto é o Makouta. Não sendo um espetador assiduo do Boavista, os jogos que fui vendo nos ultimos anos, gosto sempre das exibições dele.

        • deus_Ex_machina
          Posted Março 30, 2023 at 10:16 am

          Sim Makouta e o Vitor Carvalho (gil vicente) são jogadores muito interessantes também. Não me admira nada que qualquer 1 destes dê um salto para uma equipa de um nível superior, previsivelmente fora de portugal…

  • Tiago Silva
    Posted Março 28, 2023 at 7:10 pm

    Gosto bastante do Guga, acho-o um jogador muito completo. Mas penso que não serve para titular do Porto, mas o Eustaquio acho curto para ser indiscutível. O Porto terá que avaliar se o Eustaquio serve para titular e se assim o achar acho que o Guga é uma boa alternativa.

    Dentro do campeonato português sem ser dos ditos 4 grandes, o único médio que tem qualidade para vir a ser um titular no Porto na minha opinião é o Youssouf do Famalicão.

    Quanto ao Guga, eu gostaria de o ver no Braga. Acho que encaixaria muito bem e teria mais minutos do que no Porto. Ou seja ficaria com o lugar que agora é do Castro. Ou então poderia rumar ao estrangeiro, acho que teria lugar em clubes de meio da tabela em Espanha.

  • AngeloGJ
    Posted Março 28, 2023 at 9:59 pm

    Para ser sincero e’ talvez o médio construtor mais entusiasmaste neste momento em Portugal a par de Al Musrati (incluindo os médios dos 3 grandes), mas não tenho a certeza que vá rumar ao FCP, não me surpreenderia se acaba-se no Sporting e na minha opinião faz muito mais sentido nos leões do que nos dragões, porque pelo que vou vendo o Guga tornou-se num 8 moderno que gosta de comandar o meio campo, gerir os ritmos de jogo, usar da criatividade aliando a isso uma intensidade de jogo muito alta quer no momento ofensivo quer no momento defensivo ou seja um jogador de futebol positivo moderno e no Sporting com Ruben Amorim Guga teria certamente a liberdade para explorar o seu talento e seria titular juntamente com Ugarte(falta ao Sporting um médio como Guga), ou caso Pote saia penso que poderia também funcionar no Sporting como Otavio e Aursens funcionam no FCP e Benfica, e resumindo no Sporting teria uma importância e papel muito mais determinantes do que no FCP.

    No FCP e com SC compreendo que a ideia do Sérgio seja ter um médio na linha daquilo que era o Vitinha(quem diria ?), porém na perspectiva do jogador Guga, no dragão teria muito menos liberdade para explorar o seu talento, estaria entre 2 a 3 meses(no mínimo) a marinar no banco até encaixar nas “grandes ideias” de SC(se encaixar) e apesar de ter coisas diferenciadas penso que muito disso se perderia em prol de ter de adaptar o seu estilo de jogo a forma de jogar do FCP, e isto infelizmente faz do FCP uma equipa muito menos apetecível na minha opinião para um jogador como o Guga e se o jogador tiver de escolher entre um FCP e Sporting na minha opinião acabará por rumar aos leões, e como tenho comigo que o Ruben Amorim também está de olho no Guga creio que irá acabar no Sporting.

  • De Carvalho
    Posted Março 29, 2023 at 8:17 am

    O Porto precisa a meu ver de algumas mexidas no plantel.

    Vão vender certamente DIOGO COSTA (muita pena) mas é necessário entrada de dinheiro
    Vai assumir o Claudio Ramos.

    DD suplente do João Mário: Tomás Esteves caso lhe apeteça era a melhor solução para não se gastar dinheiro. Caso contrário Costinha Rio Ave poderia ser uma boa solução. Vender o Rodrigo Conceiçao que não tem nivel para ser jogador do Porto.

    DE Zaidu tem mercado em Inglaterra e pode ser um bom encaixe. Wendel enganou e pode rumar ao Brasil. Aqui ficando Zaidu comprar alguem com perfil diferente ou um Titular ( mais dificil)

    DC estamos servidos

    MDF Vendia o Gruijic e tentava a todo custo Al Musratti este não engana

    MC Uribe não renova pois quer muitos euros, Entradas de Guga e um médio diferenciado eram excelentes apostas

    Ext Crucial manter galeno pepe e otavio como suplentes temos Franco e Borges que servem

    AV/PL Vendia Evanilson ( ninguem lhe pega) e era capaz de tentar vender Martinez. Contratava Navarro e tentava procurar um super reforço para aqui

    • Pipo
      Posted Março 29, 2023 at 9:38 am

      Al Musrati é máquina, mas provavelmente o Braga nao vende por menos de 20M

    • Francisco Ramos
      Posted Março 29, 2023 at 9:54 am

      Permita-me discordar nalguns pontos:

      • Centrais não acho que estejamos bem servidos. Pepe e Marcano custam cerca de 10M ano em salários (6M e 4M respetivamente), o que é bastante elevando para um central que joga cada vez menos (nesta época vai em 50% de aproveitamento) e outro que dá mais casas que o monopólio. Isto faz com que Fábio jogue cerca de 25 jogos por época (analisando as últimas 3) sendo um central limitado para estas andanças. Não sabe jogar subido, só sabe bater longo e não tem presença nas bolas paradas. Carmo e João Marcelo parecem não contar infelizmente.
      • Meio campo fica curto. Uribe não vai renovar (todos pensamos o mesmo) e vendendo Grujic (não sei quem lhe pega para recuperar investimento), sobra apenas Eustáquio. Mesmo comprando Al Musrati (apesar de achar impossível para as nossas possibilidades) e Guga, fica a faltar um médio. E começar a época com Eustáquio e Guga para a posição 8 parece, em antevisão, curto para as nossas ambições.
      • Ataque está servido. Mesmo saindo Evanilson (uma pena não o terem vendido na época passada se houve mesmo propostas) e Toni (chegou a sua hora), com a chegada de Navarro, não fica a faltar mais ninguém. Ainda há Taremi, Namaso, Veron, Franco, Otávio, Borges, Pepê, Galeno para lutar pelas vagas de 4 lugares.
      • Joe
        Posted Março 29, 2023 at 1:48 pm

        Tanto quanto sei o Pepe está abrangido pelo programa de incentivo ao regresso de expatriados, pelo que a sua tributação é muito reduzida: Não creio que custe 6 M/Ano

        • Francisco Ramos
          Posted Março 29, 2023 at 4:11 pm

          Não conhecia a medida pelo que fui investigar. O benefício é exclusão de tributação de rendimento de 50% pelo que é uma questão de fazer contas ao valor final.

          Não sendo 6M, o valor será ainda assim bastante elevado para um salário final de 3M. Fazendo umas contas leigas, diria que anda à volta dos 4M e pouco, continua a ser muito elevado para um ativo que joga apenas 50% do tempo e com tendência a diminuir. E quando o seu parceiro leva outros 4M brutos!

          • Neville Longbottom
            Posted Março 30, 2023 at 8:19 am

            É verdade sim senhora. Essa medida só se aplica a cidadãos portugueses (Pepe é um deles) e é um emigrante retornado.

            • Francisco Ramos
              Posted Março 30, 2023 at 10:10 am

              Neville,

              Mesmo assim estamos a pagar ligeiramente acima de 4M por um suposto amor à camisola que cada vez, normal com o avançar da idade, passa mais tempo fora que em campo. E isso vê-se quando vemos o Fábio Cardoso a fazer uma média de 25 jogos por ano!

              Por mim, o contrato acaba e adeus, tal como o Marcano. O rendimento desportivo deve estar sempre associado ao financeiro para um clube ser viável.

    • FVRicardo
      Posted Março 29, 2023 at 2:55 pm

      C. Ramos, Samuel P.

      João Mário, COSTINHA

      Pepe, Marcano, Carmo, Cardoso

      Zaidu, Wendell

      Grujic, DANI SILVA
      CEBALLOS, Eustáquio

      Otávio, Galeno
      Pepê, Véron

      Taremi, Namaso
      Evanilson, NAVARRO

      • Apessoa
        Posted Março 30, 2023 at 7:39 am

        Vamos jogar mais um ano sem lateral esquerdo?

        • FVRicardo
          Posted Março 30, 2023 at 10:27 am

          Também acho a posição mais fraca, mas temos de ter em conta que o SC adora o Zaidu, que o LE normalmente joga mais baixo para JM atacar à vontade e que há posições mais importantes a reforçar.

  • Os Desenhos do Lage
    Posted Março 29, 2023 at 10:44 am

    O Porto sabe como motivar jogadores, como é evidente o passe do Guga poderá ser decidido no próximo dia 2 de abril as 18 horas. É um tipo com pinta, seria uma boa alternativa ao Kanda no meu Vitória.

  • Santander
    Posted Março 29, 2023 at 1:28 pm

    Gosto desta opção e acho o Guga como uma opção válida e que vem acrescentar profundidade ao Plantel… Sei que não irá acontecer, mas preferia manter Diogo Costa mais um ano e perder o Taremi e o Otavio que já se contram no pico de valorização e a partir de agora será sempre a descer.. Mesmo Pepê deveria ser um caso a pensar… Assumindo que poderiam sair esses três nomes mais Uribe, que deve sair a custo 0, haveria sempre soluções a explorar..

    Para DD: Costinha do Rio Ave, Regresso do Esteves ou Dest do Barça
    Para DE: Reabciuk do Olympiacos, Lelo do Casa Pia ou Miguel Gutiérrez do Girona
    Para DC: Fazer regressar o Diogo Leite para cubrir a vaga do Marcano
    Para MC (saída de Uribe): Luis Chavez do Pachuca, Patrick de Paula do Botafogo, Gustavo Assunção do Famalicão, mais ambiciosos poderiam ser o Gabriel Menino do Plameiras ou o Sangaré do PSV.
    Para MC (alternativa/profundidade do plantel): Guga do Rio Ave ou Regresso do Baró
    Para MOD (saída de Otávio): Nicólas de la Cruz do River Plate, Thiago Almada do Atlanta United ou Zaracho do Atlético Miniero
    Para ED/EE (saída do Pepê): Ramazani do Almeria, Godwin do Casa Pia, mais ambicioso o Noa Lang do Brugge
    Para PL: Aparentemente já está fechado o Navarro do Gil

    Existem alternativas cá dentro, alternativas lá fora, ou até alternativas nos quadros. Mas por amor de deus vamos parar de perder Timmings de Venda, é ruinoso abdicar de Fábio Vieira que tinha potencial para render uns 50M, para ficar com o Otavio que já vai entrar na fase descendente da carreira.. E isto tem sido recorrente no Porto de Conceição

    • Joe
      Posted Março 29, 2023 at 4:13 pm

      Só o Diogo Costa assegura o montante de mais-valias que o Porto necessita

      • Santander
        Posted Março 30, 2023 at 11:09 am

        Verdade.. Até porque contabilisticamente custou 0.. Mas será o mais difícil de substituir e provavelmente será um ativo que ainda tem margem de crescimento logo de valorização.. Já Otavio com 28, Taremi com 30/31 e Pepê com 26 estão a entrar na máxima urgência de venda e acredito que nesses 3 jogadores o Porto poderia encaixar perto de 100M.. E na minha ótica é mais fácil a substituição de qualquer um deles por atletas de qualidade semelhante do que substituir o Diogo por alguém que não represente um downgrade gigantesco ao nível da qualidade…

        • Francisco Ramos
          Posted Março 30, 2023 at 11:49 am

          Santander,

          Ninguém dá mais que 20M por Otávio ou Taremi, já sendo generoso, pelo que não acredito que Pepê saia por mais que 40M. Ou seja na melhor das hipóteses, sendo muito crente, entrariam nos cofres perto de 80M.

          Depois Taremi é o jogador mais influente na manobra portista ofensiva pelo que, pelo valor que custou a sua aquisição mais o seu salário, não me importo que fique até ter 33/34 anos (um pouco como aconteceu com Jonas).

          Ou seja desportivamente e financeiramente, a solução mais viável de teres capital para investir e fazer o valor necessário à tesouraria, é vender Otávio e Diogo Costa. Um pelo salário e outro porque o downgrade não é considerável se houver uma actualização do centro da defesa. Onde o Diogo é forte é na saída de bola que é potenciada pela falta de qualidade da defesa, entre os postes conseguimos valores equivalentes.

          Se aliares às vendas, Tomás Esteves e Diogo Leite (têm cláusulas de compra), estás a falar de mais 13M. Se conseguires fazer sair Toni Martinez (está na hora), estás a falar de mais 8/10M. Se alguém der os 3M pelo Loum (outra cláusula de compra), daria só aqui 25M conjuntamente.

    • Sam Tuga
      Posted Março 29, 2023 at 5:16 pm

      Tens ai nomes interessantes mas ha um que me salta a vista por ser impossível, o Benfica nao conseguiu o Sangaré pork nao quis passar dos 20M e o Porto alem de não conseguir chegar a esses valores temos a valorização do mesmo logo é impossível.

    • Alex1904
      Posted Março 30, 2023 at 10:06 am

      Tantos reforços de qualidade nessa lista mas ao mesmo tempo tão caros para a realidade do Porto, se o Porto anda a sondar os Gugas e os Costinhas desta vida por alguma razão é, só não vê quem não quer que o dinheiro ali não abunda e o Porto neste momento nem sequer pode sonhar com jogadores como Sangarè, Thiago Almada ou Zaracho.

      • Santander
        Posted Março 30, 2023 at 11:14 am

        Ótavio será sempre o mais caro e apenas seria para apostar numa dessas 3 alternativas.. Sangaré e Gabriel Menino fiz questão de colocar como possibilidades mais ambiciosas precisamente por saber que iriam representar um enorme investimento com um risco elevado, mas por vezes o caro sai barato, basta ver os 20M gastos em Enzo que retorno tiveram passados 6 meses… Ainda assim e tendo em conta a realidade do clube acredito que esses dois nunca seriam uma hipótese…

    • Neville Longbottom
      Posted Março 30, 2023 at 11:28 am

      Saudades do Santander!

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Março 29, 2023 at 7:25 pm

    A qualidade global do plantel do FC Porto tem caído de ano para ano, e esta aposta demonstra isso mesmo.
    Passar de Uribe para Guga não é a mesma coisa, nada contra o jogador que tem mostrado qualidade, mas jogar num grande é um nível completamente diferente.
    Tudo bem que o FC Porto joga sempre com a mística e um querer muito próprio, mas há de chegar a altura onde somente o querer não vai resolver a situação.
    Para terminar, penso que os associados do clube deveriam retirar o trono ao Pinto da Costa e optar por novos ventos, mas a realidade que vão encontrar no clube não muito muito diferente da deixada pelo BdC no SportingCP.

Deixa um comentário