Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Temos futuro! Portugal não teve problemas em superiorizar-se à Itália mesmo sem os veteranos; André Silva decidiu mas selecção merecia mais golos; Bruma esteve muito em jogo, William foi o melhor; Mário Rui e Rúben Dias também tiveram nota positiva

Portugal 1-0 Itália (André Silva 48′)

Portugal entrou a vencer na Liga das Nações, assumindo já a liderança do grupo 3. A selecção nacional, que não vencia a Itália em jogos oficiais há 60 anos, demonstrou que a Squadra Azzurra já não tem a força do passado e mesmo sem os jogadores mais rodados, como Ronaldo, Moutinho, Quaresma ou Fonte, foi quase sempre melhor, e pelas oportunidades que teve até justificava uma vitória por outros números (faltou alguma qualidade na definição). André Silva ‘vingou-se’ ao marcar a um País onde não se deu bem, Bruma esteve muito em jogo (defendeu, correu, atacou, só lhe faltou definir melhor), mas foi William a estar uns patamares acima, tendo impressionado pela maneira como transportou e decidiu, num jogo em que Rúben Dias e Mário Rui fizeram o melhor jogo desde que se estrearam pela Equipa das Quinas. Já a turma de Mancini, que, pela maneira como rodou o XI, em relação ao jogo com a Polónia, parece ainda estar a testar, só se mostrou verdadeiramente nos últimos 10 minutos e em lances de bola parada, mas sem ter levado real perigo à baliza de Patrício.

Em relação ao jogo, Portugal começou a dominar a partida. Bruma deixou o aviso com um remate ao lado, assim como André Silva, mas a melhor oportunidade do 1.º tempo surgiu ao minuto 29, com Bernardo Silva a ver o seu remate a ser cortado na linha de golo. Pouco depois, Bonaventura quase fazia auto-golo, tendo William estado igualmente perto do golo com um remate de fora da área com o pé esquerdo. Do outro lado, Jorginho testou a atenção de Patrício, mas o 0-0 ia-se mantendo. No 2.º tempo, Portugal entrou praticamente a vencer. Raide de Bruma pela esquerda, cruzamento do extremo do Leipzig e André Silva, após dominar, desferiu um remate colocado de pé esquerdo que bateu Donnarumma. De seguida, Bernardo quase fez o 2-0 num remate de longe, mas o guardião italiano mostrou-se atento e fez uma grande defesa. Santos aproveitou para lançar Renato e Gelson e o médio esteve perto do golo, mas viu Donnarumma ir ao chão negar essa possibilidade. Até final, tempo para a entrada de Sérgio Oliveira, e para uma transição desperdiçada por Gelson.

Portugal – Estreia perfeita na nova competição da UEFA, e principalmente ficou a ideia de que este conjunto tem futuro. Fernando Santos manteve o 11 da última parte e a equipa correspondeu, dominando o jogo e superiorizando-se a uma Squadra Azzurra que mesmo estando longe de outros tempos apresentou jogadores cotadores como Jorginho, Immobile ou Chiesa. Individualmente, William Carvalho, novamente a jogar a 2.º médio, dominou no meio-campo, saindo bem a jogar, transportando o esférico e decidindo quase sempre bem, inclusivamente em terrenos mais adiantados onde por norma não aparece. Por outro lado, Bruma esteve muito activo e somou pontos do lado esquerdo, intervindo no golo, ao passo que André Silva, apesar de mais uma exibição pouco feliz em termos globais, decidiu o encontro e continua a engordar os seus números na selecção. Ainda na frente, Bernardo não esteve tão activo, embora pudesse ter marcado, enquanto Pizzi esteve assertivo no passe. Já Rúben Neves não comprometeu desta vez, mas também não se destacou, enquanto Mário Rui subiu de produção do lado esquerdo, estando seguro a defender e ainda a envolver-se no ataque. Ao contrário do que é habitual, Cancelo destacou-se mais no momento defensivo, Dias (sempre muito concentrado) e Pepe também cumpriram e Patrício resolveu bem o pouco trabalho a que foi sujeito.

Itália – Mancini promoveu uma revolução no 11, o que por si já diz muito em relação ao valor que dá a esta Liga das Nações, e a exibição não foi positiva e, em face do resultado na 1.ª jornada, a situação da Squadra Azzurra na prova complicou-se. À excepção de Criscito, que cumpriu na esquerda, Donnarumma, que efectuou algumas defesas, e Chiesa, que a espaços criou problemas, o rendimento dos jogadores foi pobre, com Jorginho e Cristante a perderem o controlo do miolo, Zaza e Immobile a serem bem anulados e o sector defensivo, nomeadamente os centrais, a sentirem alguns problemas com a dinâmica e as trocas posicionais do adversário. Já as substituições nada trouxeram de diferente.

XI de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Mário Rui; Ruben Neves, William Carvalho e Pizzi; Bruma, Bernardo Silva e André Silva

XI da Itália: Donnarumma; Lazzari, Caldara, Romagnoli e Criscito; Jorginho, Cristante e Bonaventura; Zaza, Chiesa e Immobile

 

131 Comentários

  • Ss
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:39 pm

    Vamos ser campeões da Europa novamente. Leram aqui pela primeira vez!

    • DeMachado
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:45 pm

      Também acredito nisso!

    • CarlosFCP
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:52 pm

      A grande ameaça é a França, não acredito na Espanha, por isso nós e os franceses, neste momento, somos os favoritos.

      • Humberto Cruz
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:19 pm

        Isto parece-me um hype exageradíssimo. Espanha, França, Alemanha, a própria Inglaterra terão todos tão boa ou melhor selecção que a nossa, com jogadores mais maduros e a jogar em equipas de topo, ao contrário da maioria dos nossos jogadores, em que apenas uma mão cheia joga em equipas de topo

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 10, 2018 at 10:30 pm

          Depende do que entendes por equipas de topo.

          • Humberto Cruz
            Posted Setembro 10, 2018 at 11:10 pm

            Guarda redes e defesa tens o Cancelo e o Mário Rui, com o Mário Rui em 2020 a ter 30 anos e quiçá se estará no Nápoles. Meio campo tens o Renato que com sorte se irá afirmar no Bayern, com sorte o Rúben Neves saltará para um clube de topo. No ataque tens o Bernardo Silva no City e com bastante concorrência. Tens o Ronaldo naturalmente, e depois mais quem?

            • Amigos e bola
              Posted Setembro 10, 2018 at 11:33 pm

              Gonçalo Guedes se mantiver o nível esta época. Há o André Fez que se pode relançar no Everton, há o Gelson no Atleti, o Bruno Fernandes pode dar o salto, o Nelson Semedo também tem de contar, etc.

              Há qualidade.

              • Humberto Cruz
                Posted Setembro 10, 2018 at 11:46 pm

                Tiraria do Gelson da equação, de resto concordo. Há óbvia qualidade, sem discussão, mas falar em campeões europeus e falar como se fosse fácil, não concordo

      • Pedro Almeida
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:34 pm

        Não esquecer o Alemães.
        A França deverá partir como favorita porque a equipa vai se manter.
        E não deverias duvidar assim tanto da Espanha, continuam a ter muito talento e o Luís Enrique é um bom treinador. Para além disso a equipa ainda é jovem, no Euro 2020 só Diego Costa, Jordi Alba, Sergio Ramos, Busquets estarão acima dos 30 anos mas ainda no topo nas suas respectivas posições a não ser que algo aconteça com lesões.

      • AndreChaves9
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:46 pm

        Nós somos juntamente com a França favoritos? Mas está tudo bem consigo?

        • CarlosFCP
          Posted Setembro 11, 2018 at 1:53 am

          Temos jogadores para sermos favoritos a vencer a próxima competição, podemos ter um futebol medíocre como se viu no mundial, mas temos jogadores para vencer a competição.

          O nosso problema é no centro da defesa e se o Ronaldo se assume como matador da selecção, neste jogo, ali no meio, tinha marcado 2/3 golos fáceis.

        • lass357
          Posted Setembro 11, 2018 at 10:30 am

          Qualquer equipa que vença a competição, é considerada uma das favoritas a vencer a próxima. Além disso, quem tem Ronaldo vai ser sempre considerado uma das favoritas até o homem ter 40 anos. E sinceramente, a par de França, Espanha e Alemanha, somos claramente favoritos na minha opinião

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:24 pm

      Cuidado com o entusiasmo desmesurado. Temos de ir com calma, dar tempo à equipa e esperar que o Fernando Santos crie uma estrutura forte, algo que não conseguiu nos últimos 2 anos.

    • ACT7
      Posted Setembro 10, 2018 at 11:35 pm

      Amanhã fazemos um mau jogo e já somos uma equipa de solteiros contra casados que joga em romarias transmontanas.

  • Filipe22
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:40 pm

    Para além do aspeto tático e técnico, fisicamente o Bernardo Silva está impressionante!

  • Nuno Pereira
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:41 pm

    Bruma. Defendia, atacava, construía, destruía. Apenas peca por escasso o resultado.

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:12 pm

      O Bruma tem que começar a definir melhor o último passe/cruzamento ou remate. Quando o fizer tem tudo para ser um extremo top

    • coach407
      Posted Setembro 11, 2018 at 2:39 am

      Bruma também destruiu uns quantos lances ofensivos de Portugal…

  • CarlosFCP
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:42 pm

    Que baile de bola, esta selecção italiana é de 3° linha europeia, muito longe de ser uma ameaça para Portugal.

    Gostava de ter visto o gedson no lugar do pizzi.

    Espero que o Renato venha a jogar no bayern e com qualidade, faz falta a esta selecção.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:50 pm

      Não esteve propriamente mal o Pizzi e apesar de não ter deslumbrado já é normal a perseguição ao rapaz. Contudo também gostava de ver o Gedson a ter mais tempo, o miúdo parece ter uns pezinhos muito bons (a continuar a evoluir o aspecto táctico tem tudo para crescer e dar dores de cabeça ao seleccionador).
      Renato faz falta, também espero que volte a ter o sucesso que o potenciou do Benfica para fora.
      O Rúben neves nem sempre aparece a pegar no jogo (O William anda a pegar bem na equipa, surpreendeu), mas volta e meia tem aqueles pormenores deliciosos (aquele passe no final de primeira é de craque). Espero que mantenha e eleve o nível!
      De notar que ainda faltam jogadores como Bruno Fernandes, Guedes, Gedson e muitos outros, fico com esperanças nesta selecção no futuro.

      • CarlosFCP
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:29 pm

        Não jogou mal, apenas disse que gostava de ver o gedson no lugar dele, além disso, esta Itália não é oposição para Portugal tal foi o baile que levaram, hoje só faltou a bola entrar mais vezes.

        Alguns jogadores que foram convocados como o pizzi e Sérgio Oliveira, duvido que venham a ser convocados com mais regularidade.

        • Maiqueke
          Posted Setembro 10, 2018 at 11:50 pm

          Duvido seriamente que o Pizzi deixe de ser convocado, já tem estatuto e algum peso nas escolhos do treinador (e aos 28 anos não vai propriamente desaprender). Quanto ao Sérgio Oliveira, pode não deslumbrar mas ao menos é certinho e impõe velocidade no jogo. Acho que até vai ser chamado mais vezes, está na altura de renovar.

          • CarlosFCP
            Posted Setembro 11, 2018 at 1:49 am

            Se há sítio onde o pizzi não tem estatuto nenhum é na selecção.

            Em 2016 era unânime que toda a gente o queria na selecção e o selecionador foi bem claro ao não o convocar.

            Acredito que o Neves tenha ganho lugar nas convocatórias, até acho que o gedson, se continuar a jogar bem, poderá ser presença mais regular nas convocatórias do que o pizzi.

            Não acredito que o Sérgio também seja presença assídua, agora que o Danilo está de volta, não admira que possa vir a ser testado a 8 como foi o William, a presença do Neves da essa possibilidade.

    • Humberto Cruz
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:06 pm

      Gosto de ver o Gedson jogar, mas não acho que faça sentido tirar o Pizzi para jogar ele. Neves, mais William e com mais o Gedson seria um meio campo demasiado defensivo

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:11 pm

      O Pizzi jogou mal foi?

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:19 pm

      Fazia mais sentido tirar o William que o Pizzi. O Gedson tem como pontos mais fortes a pressão e o transporte, em teoria tem tudo para fazer esta posição bastante bem.

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:57 pm

      O Gedson tem que jogar como #8 no lugar do WC… o Bernardo é que tem que jogar no lugar do Pizzi #10

    • coach407
      Posted Setembro 11, 2018 at 2:38 am

      Gedson no lugar do Pizzi? Fogo se fosse a ti metia mais o Pedro Mendes no lugar do André Silva.

      Jogar com 3 médios defensivos? Não somos o Luxemburgo.

  • Bio
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:42 pm

    Fomos superiores no geral, mas a falta de definição foi gritante!
    Esta Itália é uma miséria, quer em termos de nomes sonantes, quer em qualidade colectiva.

  • Fernando neves _36
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:43 pm

    Algumas notas:
    1- O público da seleção continua péssimo.
    2- Cancelo a provar que é 100000x melhor que o Cedric. Muitos diziam que não rendia na seleção, praticamente todos os jogadores precisam de continuidade para render o que sabem.
    3- Anseio por ver o Bernardo Silva a jogar no meio na seleção.
    4- O Ruben Neves e o Cancelo não terem ido ao Mundial é completamente ridículo.
    5- Esta ai a nossa dupla de centrais para o próximo Europeu.
    6- Esta Itália já era péssima com Ventura mas agora também é muito má.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:44 pm

    Sem Cristiano Ronaldo, ficou evidente que, efetivamente, Portugal é superior à Itália e tem mais qualidade. Muito talento neste geração portuguesa numa altura onde só resistem as referências Ronaldo, Pepe e Rui Patrício.

    Enormíssimo jogo do William Carvalho.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:59 pm

      Mais uma para a malta que diz que a selecção Portuguesa é Ronaldo e mais 10.
      Temos qualidade para dar e vender, falta ver se conseguimos conciliar tudo isso num colectivo esmagador.
      Baby steps.

  • Teixas
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:44 pm

    É impressionante a queda de qualidade da Itália ao longo dos anos.

    Uma seleção que fazia tremer as pernas aos outros. Outros tempos.

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:17 pm

      Verdade. A Italia dos tempos do Del Piero, Cannavaro, e amigos, metia sempre medo. Agora nem por isso. A Holanda é outro exemplo.

  • Humberto Cruz
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:45 pm

    Não vi o jogo contra a Croácia mas não consegui perceber o sentido de ter William a segundo médio. O rapaz, a meu ver, é pouco intenso para a posição. Os seus passes, apesar de bem direccionados iam constantemente sem tensão nenhuma. Parece-me um jogador lento para a posição, acho que faria mais sentido ficar atrás e o Rúben mais à frente, até porque tem melhor passe, executa mais rápido e tem melhor remate. Mas o Fernando Santos há de saber melhor que eu.
    Bernardo devia mesmo jogar no meio. Se se mete lá o Pizzi, porque não se mete o Bernardo? Apesar de o Pizzi ter feito, a meu ver, um bom jogo. Ainda quanto ao Bernardo, um jogador da sua classe não conseguir usar o pé direito é um enorme handicap.
    André Silva é muito macio, lutar por bolas no ar com defesas não é com ele.
    Gelson, pobre rapaz, que me perdoem os seus fãs, só sabe correr. Correr bem lá corre, mas chega a hora da decisão e puff.

    • miguelsb
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:50 pm

      Quantas vezes toca o Messi com o pe direito na bola por ano? Enorme “handicap” aonde mesmo? Agora sin,, para mim o Bernardo devia jogar no meio! Pizzi nao tem futuro na seleção

      • kurt
        Posted Setembro 10, 2018 at 9:53 pm

        Quantas? O pé direito do Messi é bem forte para um canhoto.

      • Humberto Cruz
        Posted Setembro 10, 2018 at 9:54 pm

        O Bernardo é um grande jogador, mas a sério que o estás a comparar a Messi? É enorme handicap quando, nas oportunidades que tem para poder rematar de primeira, não o faz porque não consegue. Hoje houve uma ocasião clara, não foi a primeira e não há de ser a última. O Messi marca bastantes golos com pé direito quando não dá para fazê-lo com o esquerdo, o Bernardo se não dá, para e puxa para o meio constantemente.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:58 pm

      Acho que o William esteve bastante bem, mas não vi os 90 minutos, pode-me ter escapado alguma coisa (acho que tem melhor passe que o Rúben Neves, mais corpo e sabe temporizar melhor, mas o Rúben tem um futebol mais .. espetáculo). Não me parece que estejamos muito mal nesse campo (mas percebo o que queres dizer).
      O Bernardo está habituado a jogar na ala e vir para o centro, se calhar sente-se mais à vontade aí, apesar de no papel e na teoria, ele provavelmente partir tudo no meio. E não é handicap nenhum, é a forma de jogar dele, sai dono e senhor de quase todas as disputas.
      Concordo com o André Silva, salvou-se pelo golo, vá lá.
      O Gelson imprime muito velocidade e vertigem ao jogo mas … continua péssimo na definição. Impressionante as n oportunidades que teve para finalizar e prefere para o jogo, pôr para dentro e tentar o passe /finta (O Bruma também teve umas assim, mas pareceu-me mais objectivo). Deve atinar no atlético, se não, mal dele.

      • Humberto Cruz
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:26 pm

        O William não esteve mal de todo, mas a meu ver deveria ser outro tipo de jogador a jogar a 8. Não concordo que tenha melhor passe, o Rúben em inglaterra tem feito passes absurdos e ainda hoje, em cima dos 90 fez um enorme passe para o Gelson. Com isto não estou naturalmente a dizer que o William tem mau passe, não tem mau passe de todo. O Bernardo coitado, teve de se habituar a jogar da ala para o meio porque o dito número 10 praticamente desapareceu, mas já mesmo no City começou a jogar no centro onde se vê claramente a diferença. Em relação ao pé direito, não ficou claro porque assim não o deixei, mas estava a falar de remate. Hoje houve um lance que podia ter rematado de direita e não o fez, e acontece com alguma frequência, principalmente visto que joga na ala direita.

        • Maiqueke
          Posted Setembro 10, 2018 at 11:47 pm

          Eu vi esse passe -> Futebol espectáculo.
          Mas o futebol não é só espectáculo e às vezes temos de optar pelos processos mais simples e o William simplesmente é muito muito raro ele perder a bola ou falhar um passe (apesar de não ser tão espectacular, onde ele passa, ela vai sempre teleguiada, seja perto ou longe). O Rúben falha mais, mas também falha muito pouco (consequência do futebol espectáculo, está mais propício à falha, mas a verdade é que ele as mete quase todas).
          Sim, o Guardiola acho que o quer pôr definitivamente a 10 (para substituir o David Silva de vez? Se quiserem chamem-lhe segundo avançado, mas metam o rapaz no meio para ver se explode de vez ou não eheh).
          Ahh, mas isso é como tudo, provavelmente iria sair frouxo ou assim, pelo que ele deve ter a natural predominância do esquerdo, não sendo ambidestro. Isso trabalha-se de qualquer forma e acredito que ele se queira tornar num jogador mais completo (ou adapta-se como o Quaresma e as suas trivelas !)

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:18 pm

      Hoje não é de todo o dia certo para criticar o William. O homem fez um excelente jogo! E parece-me que pode e deve jogar a segundo médio (só não o deverá fazer quando perder o lugar para o Gelson ou Renato) pois a 6 é que o acho mesmo muito fraquinho

      • Humberto Cruz
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:29 pm

        Não critico a sua prestação, apenas preferiria outro tipo de jogador lá. Acho o pouco espevito e pouco intenso, algo que acho importante para a posição

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:55 pm

      Eu não percebo (mesmo o WC tendo feito um bom jogo) porque é que se tem que adaptar um pastelão a #8 quando essa é a posição que tem maior concorrência e qualidade de toda a selecção.

      Mesmo assim já é positivo que tenham percebido que ele não é (nem nunca será) um #6 de qualidade (é apenas mediano).

  • KRN86
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:45 pm

    Será que a história se vai repetir? O André Silva a marcar golos e a esforçar-se nos jogos “chatos” de apuramento/particulares para depois ser premiado com o banco no grande torneio, em detrimento de um qualquer jogador mais popular nessa altura? Vamos ver.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:54 pm

      O André Silva marcou um golo. Não tenho visto nada de especial nestes 2 jogos, pelo contrário. E acho que não é propriamente hate ..

      • DeMachado
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:02 pm

        Concordo, não acrescenta nada ao jogo

        • KRN86
          Posted Setembro 10, 2018 at 10:22 pm

          O ponta de lança da equipa hoje marcou o golo da vitória. Conclusão: não acrescenta nada ao jogo. Concordo que não é um craque mas não percebo o que é “acrescentar ao jogo”. Já agora podiam explicar o que ele tem que acrescentar. Não é o jogador com melhor registo golos/internacionalizações? E não andámos anos a dizer que não havia goleadores na seleção? Agora que há um que até tem marcado, a conclusão é que não acrescenta nada. O futebol está mesmo uma ciência complexa.

          • Maiqueke
            Posted Setembro 10, 2018 at 11:41 pm

            E se marcasse o Patrício? Era melhor ponta de lança que ele?
            “Agora que há um que (marcou)”.
            Epa, eu sou a favor de chamar o Éder. Também nos deu o europeu. É por isso que é uma peça fundamental? (com todo o respeito pelo Éder).
            O que ele tem de acrescentar é entrosamento com a equipa, não perder bolas parvas e PRINCIPALMENTE não marcar 2 golos em mais de 30 oportunidades (mais de metade claras de golo, onde um matador as colocaria lá facilmente, coisa que ele (aínda) não é). Tem as suas qualidades, mas não as está a conseguir mostrar e se não consegues ver isso então andas a ver outros jogos que não os de Portugal (e pouco me interessa se ele fez um hattrick na liga espanhola. Não tem tido o rendimento esperado e tem sido dos mais fracos. Acredito que seja uma fase, mas sinceramente não me está a convencer minimamente.
            Eu também gosto muito do Bruno Fernandes ,mas sei admitir que não está na melhor forma, logo nem tocou na chicha hoje. Mas o problema de PL na selecção já vem de há muito (desde Pauleta?). Vá lá que o Ronaldo se adaptou bem aí.

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Setembro 11, 2018 at 11:58 am

            Com a maioria dos golos a ser apontado a equipas de segunda e terceira divisão europeia… Assim também o Éder teria 28/13. O André Silva faz épocas de clube como o Éder, marca uns golos e isso dá-he crédito para 6 meses, depois desaparece mais 6 meses. Já no Sevilha começou assim…

            • KRN86
              Posted Setembro 11, 2018 at 6:00 pm

              Por exemplo, o Jonas marca muito pouco contra equipas de primeira linha mas é considerado um jogador de topo. Gostava de te ver desvalorizar o Jonas porque quase só marcar a equipas de quarta e quinta divisão europeia (como são as fracas em Portugal).

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Setembro 11, 2018 at 7:08 pm

                Isto até teria piada em tesponder, mas alguém que acha que euipas em Portugal são de 4a e 5a divisão europeia, não deve conhecer metade dos países da Europa, sendo portanto difícil discutir assim

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Setembro 11, 2018 at 7:11 pm

            O André Silva não é um ponta de lança sequer, e muito menos um goleador. Ele começou a jogar a avançado centro móvel no FCP B por necessidade, ele era extremo antes. Portanto esperar muitos golos de alguém que marcou muitos penalties pelo FCP e foi vendido como goleador ao Milan… nunca na vida.

      • KRN86
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:07 pm

        Não disse que foi algo de especial. Quero é dizer que espero que não seja como na campanha anterior. Só isso.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:00 pm

      Boa pergunta para fazer aos adeptos do Milan; e olha que sou um dos defensores do rapaz…

      • KRN86
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:11 pm

        O que é que isso tem a ver? No Milan até o Bonucci foi um flop.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Setembro 10, 2018 at 10:21 pm

          Não, não foi! Bonucci apenas não se destacou no meio da confusão que é o Milan. A questão é que Bonucci já provou ser craque – e daqueles – e por isso nunca foi para o banco para jogar outro por muito que houvesse outros “mais populares” à data. O AS é diferente: ainda não provou ser craque em lado nenhum (e olha que sempre “simpatizei” com ele) por isso é titular porque nessa posição PT tem um vazio há muito tempo…

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:20 pm

      O André conseguiu marcar um golo num jogo que Portugal devia ter goleado… o rapaz é esforçado e faz obque sabe. O problema é que sabe pouco…

    • Tiago Martins
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:43 am

      André Silva é ponta-de-lança e foi substituído por um extremo/segundo avançado, que por acaso é bem melhor jogador que ele. Hoje fez uma exibição negativa, ainda assim superior à deprimência que foi contra a Croácia. Sendo claramente o pior elemento nestes dois últimos jogos, logicamente que se for substituído por outro elemento será normalíssimo.

      • KRN86
        Posted Setembro 11, 2018 at 3:38 am

        Até pode ser bem melhor jogador do que ele mas na seleção não tinha feito nada antes e olha que a figura que fez no mundial não foi melhor do que a que faria o André Silva. O Guedes tinha que jogar por decreto e fez a figura que se viu. Mas pronto, “é muito melhor” é o argumento válido. É só hot takes por aqui e não vale a pena tentar contrariar a corrente. Analisar os números para quê quando se pode falar apenas em intangíveis e abstrato e parecer um especialista em bola?

  • Maiqueke
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:45 pm

    A equipa desce de qualidade precisamente por causa dos veteranos que fica um jogo muito mais pausado (e defensivo/feio). Os “miúdos” por norma querem sempre mostrar serviço. Eram 92 minutos e 5 ou 6 homens a pressionar o portador da bola… junto à área italiana.
    Excelentes indicações de todos os jogadores, uns mais que outros, como disse o VM no título, temos futuro ! E ainda faltam muitos outros potenciais jogadores/titulares.

    Uma nota apenas para Bernardo Silva, que jogador fantástico, eram nos mesmos 92 minutos que falei e a Itália dá início ao contra ataque e ele dá um pique até à defesa portuguesa para fazer o corte. Já para não falar dos pormenores técnico/tácticos, não quero antecipar a carruagem mas vejo-o daqui a uns anos a competir pelo prémio de melhor jogador do mundo se continuar com esta evolução.

  • Manuel Teixeira
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:46 pm

    No fundo todos sabemos que a verdadeira estrela desta seleção é o Bernardo. Que jogador!

  • Rev7
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:46 pm

    Eu já fico satisfeito de ver a forma como neste 2 jogos Portugal tratou muito melhor a bola que vinha fazendo nos últimos 2 anos. Ruben lá atrás e o William a transportar jogo fazem uma bela dupla. Pizzi em grande forma e o Bernardo tem que vir mais para o centro onde ele faz tanto a diferença.

  • Bruno_Costa
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:48 pm

    Tinha minhas dúvidas como muitos que Fernando Santos estava ultrapassado e não iria começar a renovação tão cedo. Mas que agradável surpresa foram estes 2 jogos. Particularmente hoje, foi um massacre que apenas pecou na finalização por que deveríamos ter goleado esta Italia fraquinha.

    Só quero ver como esta equipa jogará com CR7, presumindo de que Bruma sairá da equipa, espero que ele possa integrar a equipa e não termos a equipa a jogar para ele. Uma equipa como esta hoje, mais o super talento de Ronaldo pode nos levar muito longe.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:53 pm

      Vejo mais o Ronaldo a substituir o André Silva directo. Com a quantidade de golos que ele falha, com o Ronaldo era goleada à partida. Claro que isto é tudo muito bonito no papel e aínda hoje o André marcou um golo muito bom, mas precisa de mostrar mais, muito mais.
      Acho que Bruma está a garantir um lugar na equipa cada vez mais (dando azo à renovação) e aínda há outros extremos na calha (guedes, gelson, etc). Boas dores de cabeça na minha opinião.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:49 pm

    Foi um bom jogo, controladissimo! Fomos pragmáticos, objetivos, estivemos fortes na construção e houve uma boa dinâmica. Como diz o VM: Temos futuro!

    Em termos individuais: hoje não gostei tanto do Mário Rui, Cancelo é incrível, William esteve brilhante e o Bruma é uma luva de ar fresco nesta seleção. Também gostei do André Silva, esteve forte nos apoios, protegeu bem a bola e decidiu o encontro. Está a ser uma boa renovação do Fernando Santos.

    Já a Itália: muita apatia, pouca dinâmica, não há desequilibradores. Só Zaza é que fazia alguma coisa, e só Jorginho e Donnarumma conseguiram acrescentar. Mancini é muito mau e está sempre a mexer na equipa, parece não saber o que está a fazer.

  • Nuno_Machado
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:49 pm

    Continuo sem perceber o hype todo à volta do Jorginho

    • Firmino
      Posted Setembro 10, 2018 at 9:54 pm

      Tens visto o Chelsea a jogar?

    • BrunoFranco
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:24 pm

      Basta ver os jogos do Chelsea este ano.

    • Kacal
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:58 am

      Eu só vi 1 jogo do Chelsea esta época e nesse jogo o futebol da equipa passou todo por ele na fase inicial de construção, foi muito importante. E do que vi no Nápoles também era muito importante. Basta ver que o Guardiola pretendia contar com ele, é um jogador que joga concentrado e oferece critério à equipa.

  • TheGolden
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:49 pm

    Jogo mais que competente.

    Seleção revigorada e agora FS deverá pensar muito bem na relação experiência/juventude, porque recordemos que várias “vacas sagradas” ficaram de fora, e os seus substitutos deram uma resposta mais que excelente.

    William a desempenhar uma função não muito habitual, mas com Rúben Neves a 6, neste 2 jogos resultou. Apesar da pressão italiana na primeira meia hora, o meio campo esteve sempre muito bem posicionado, a saber o que fazer e tendo a disponibilidade necessária para disputar as segundas bolas à entrada da área adversária. Continuo a preferir ver Bernardo no meio, daria muito mais ao jogo (atrás de André Silva por exemplo, ou então no lugar de Pizzi). André Silva luta muito, entrega-se ao jogo, mas continuo a não achá-lo grande espingarda.

    Em relação a Itália, Mancini terá um duro trabalho pela frente. A escola italiana não desaprendeu no lançamento de jogadores, é preciso colocá-los a fazerem o melhor que sabem, Mancini terá que extrair o melhor de cada jogador, pois em termos individuais, há qualidade na Squadra Azurra.

    Dois bons testes para Portugal. FS consegue remover um pouco da mancha que pairou sobre ele e sobre a Seleção Nacional.

  • Goncalo Silva
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:52 pm

    Grande jogo de Portugal!! William Carvalho fez um grande jogo, grandíssima perceção do espaço tanto no passe como na receção, impressionante!! Bernardo o costume, grande critério com bola, fisicamente também evoluiu muito com Guardiola. Ainda me lembro quando ele só conseguia fazer os primeiros 60 minutos.
    Pepe imperial, Rúben Dias também muito bem, assim como Mário Rui (melhor a atacar que a defender). Rúben Neves razoável, forte no passe como é seu apanágio. Bruma esteve um pouco mal na primeira parte, mas na segunda melhorou bastante, enquanto que André Silva a este nível tem qualidade para titular da Seleção.
    Por fim, quero deixar uma grande nota para Cancelo. Muito superior a Cedric, tanto ofensivamente como defensivamente. Hoje fez um excelente jogo em termos defensivos, nota-se já o dedo de Allegri nesse aspeto. Um primeiro jogo muito bom ofensivamente, hoje muito bem defensivamente.
    Com este futebol já acredito muito mais em Fernando Santos e numa possível revalidação do Europeu. Que venha Danilo e Ronaldo para tornar a equipa ainda mais forte!!!

    • Joao X
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:00 pm

      Se William continuar a fazer estas funções e jogar bem talvez possamos conjugar Danilo e William!

      • Sombras
        Posted Setembro 10, 2018 at 11:48 pm

        Isso é demasiado a gasóleo na minha opinião. Acho até que William e Rúben Neves já é de mais.

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:02 pm

        Exato, um duplo pivot com Bernardo na frente, Bruma e Rony nas alas e Ronaldo na frente era bem possível.

    • Humberto Cruz
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:12 pm

      Nunca compreendi muito bem quem dizia que o Bernardo só durava 60 minutos. Lembro me de “n” jogos, champions incluída, em que o Bernardo, enquanto jogava pelo Mónaco, continuava a fazer sprints aos 90 minutos.

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:01 pm

        Eu sei, mas dizia-se isso aqui no blog, e com alguma razão de facto. Aliás penso que Guardiola falou mesmo disso quando o contratou.

  • Joao X
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:53 pm

    Só vi aos bocados a segunda parte mas até gostei do que vi.
    É muito bom ver a seleção com os nossos jovens, que têm qualidade e merecem ser convocados mais vezes.
    Já vi que o William jogou bem, como foi o jogo dele?

  • Luke Vin Diesel
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:54 pm

    Cancelo, Bruma, a dupla de centrais, muito bom. É por aqui que passa o futuro de Portugal.

    PS- Afinal dá para ter um MC/MO/10 que ataca bem, sabe passar, não se esconde, chega com qualidade à área e ainda defende? É que tinha aprendido que esse tipo de jogador não existia, e por isso é que tinha de se usar um Gedson ao lado. Obrigado Bernardo, vais ser a cara maior em conjunto com os jogadores mencionados acima.

    • coach407
      Posted Setembro 11, 2018 at 2:30 am

      Estás a falar de quem?
      É que se estás a tentar comparar o Bernardo ao Pizzi o primeiro não defende mais que o segundo mas sobretudo não existe qualquer comparação. Obviamente esse tipo de jogador existe. E joga no Manchester City. Não joga no Benfica. De qualquer forma nem tinha o Gedson ao lado… tinha Rúben Neves, William e Pizzi.

      Se estavas a falar do William chamar “10” é gozar.

      Se estavas a falar do Pizzi, sim, é um jogador que defende razoavelmente (Benfica já foi campeão com ele a 8 duas vezes) e ataca com qualidade. Sobretudo atacar precisamente por ser um terceiro médio. Ao nível do Benfica, não ao nível do Manchester City obviamente.

  • ACT7
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:55 pm

    Grande jogo de Portugal.
    Esta equipa promete, Cancelo e Bernardo juntam a técnica a uma capacidade física brutal, sem dúvida num patamar à parte. Que delicia ver esta dupla no estádio da Luz.
    William esteve em destaque, principalmente na segunda parte onde subiu mais no terreno e fez a diferença, Pizzi esteve mais apagado do que no Benfica, mas teve boa chegada à área e ainda ganhou um penalti, falta entrosamento com os colegas.
    O Rúben Neves defensivamente não é aquele 6 que destrói, mas a rodar o jogo não há como ele.
    Rúben Dias e Pepe fazem uma grande dupla já deviam ter sido aposta no Mundial.
    André Silva voltou aos golos num bom remate, luta muito mas precisa de ter mais calma na finalização. Bruma leva a equipa para a frente, mas precisa de ser mais inteligente.

    Do lado da Itália, falta qualidade de outros tempos. Deixar a dupla de centrais da Juve no banco também é de quem não quer levar isto a sério.
    Donnaruma salvou da goleada, que grande GR.

  • CarlosFCP
    Posted Setembro 10, 2018 at 9:55 pm

    Ver os jogadores que temos à disposição e ver o que fizeram à formação do Sporting nos últimos anos, devia dar cadeia!

    • Sombras
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:01 pm

      Não percebo este comentário. Nos anos em que havia a formação do Sporting, até para os 23 era curto, hoje temos muito mais opções. Falas no sentido de ser o actual, mais a formação do Sporting? Se for isso então subscrevo.

      • CarlosFCP
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:03 pm

        Falo no sentido de como estão as coisas por dentro nos dias que correm, não no que fornecem ou já forneceram à selecção.

      • CarlosFCP
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:06 pm

        Do Benfica têm saído bons jogadores, vamos ver se os do porto e do Braga correspondem, e o Sporting já produziu grandes jogadores mas a política adotada para a formação nos últimos anos é puro amadorismo do grande líder de Alvalade!

        • Humberto Cruz
          Posted Setembro 10, 2018 at 10:15 pm

          Mas achas que foi em 5 anos que a política adoptada pelo Sporting para a formação se fez sentir? Assumindo que há 5 anos os miúdos de formação tinham 8 ou 9 anos, agora têm 15 ou 16. Faz sentido dizeres o que dizes?

          • Gil Rodrigues
            Posted Setembro 10, 2018 at 10:40 pm

            Será que ninguém percebeu que o que está a acontecer na formação do Benfica, começou na inauguração do Seixal? e que os pecados da formação do Sporting começaram mais ou menos pela mesma altura (inclusive com alguma “mão de obra” que passou para o CFC).
            Está tudo relacionado e o Sporting, caso faça uma aposta assertiva na formação, só irá ver frutos sustentados daqui a uns 10 anos.

          • CarlosFCP
            Posted Setembro 11, 2018 at 1:43 am

            Pelo menos é o que se tem visto.

            A gestão da equipa b ninguém entendeu, tirando gelson e Rafael leão, o Sporting nos últimos anos não tem apresentado jogadores de qualidade como tem sido habitual.

            O próprio presidente eleito fez questão de dizer que seria a sua principal ocupação nos próximos tempos, a reestruturação da formação.

            Espero que passe por voltarem a ter equipa b.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:02 pm

      Elabora

    • lass357
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:50 pm

      Penso que o que o Carlos estava a referir-se é que há uns atrás o Sporting era a “referência” de formação na seleção portuguesa: Nani, Ronaldo, quaresma (+-), Patrício, Adrien, William, Moutinho.. E neste momento, começa a ver-se mais a formação do Benfica: Rúben, Renato, Bernardo, cancelo, Guedes, gedson.. Pelo menos, foi a ideia que retirei do comentário.

    • DNowitzki
      Posted Setembro 10, 2018 at 11:08 pm

      O Sporting foi referência na formação graças à calamidade que se abateu sobre o Benfica (Damásios e Azevedos) e à alteração da política desportiva do Porto. Até aí, a coisa estava dividida: todos formavam em quantidade e qualidade.

      Entretanto o Benfica acordou, Vieira (no meio de todos os males que tem feito, algo de bom haveria de ter produzido) apostou na formação e o Sporting entrou num turbilhão pós-Dias da Cunha (mais coisa menos coisa).

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:05 pm

    Foi um jogo competente e que prova o que já muito se tem escrito por aqui.

    Mesmo sem Cristiano, que é a principal referência e porta estandarte da equipa, a Selecção continua poderosa até porque temos mais e melhores soluções agora do que já tivemos.

    Já à Itália, falta claramente qualidade nas novas gerações e faltam referências e jogadores com peso e estatuto.

    Para mim o melhor foi Bruma.
    Apesar de pecar muito na decisão foi o jogador que mais partiu o jogo e tentou desequilibrar no 1×1.

    Pena de facto ser tão burro, porque com o pé esquerdo que tem e a sua potência e velocidade, pode ser dos extremos mais interessantes do futebol mundial.

    A defesa esteve muito bem.
    Patrício nem foi testado, Cancelo não foi a locomotiva do costume mas esteve muito certinho, e já Mário Rui do outro lado deu garantias a Fernando Santos que a lateral esquerda está bem entregue. Como bónus ainda se fartou de virar italianos naquele registo de futebol de rua de passa a bola não passa o homem (conseguiu virar Chiesa, Berardi e Zaza).

    Pepe e Rúben Dias são a nova dupla titular.
    Pepe esteve imperial ao seu estilo, e Rúben esteve mais comedido mas acrescentou à já conhecida capacidade de marcação em cima, muita qualidade na saída de bola (acho que não falhou um passe).

    Este meio campo ganha muita qualidade em posse, construção e na qualidade de passe.
    Pizzi acabou por ser o homem menos, William a jogar mais adiantado teve momentos de muita qualidade e Ruben Neves acabou por cometer vários erros mas a qualidade que tem ao nível de passe é algo diferenciador.

    Bernardo tem que assumir mais o jogo. Ou à direita ou ao meio onde acho que pode render mais, Bernardo é o craque da equipa.

    Já na posição mais discutida, a de ponta de lança, André Silva marcou, deu muito trabalho aos dois centrais, trabalhou muito, mas tem que se decidir se quer ser um goleador ou um avançado de trabalho.
    Na minha opinião o agora sevilhano será mais importante, quanto mais egoísta for e quando mais rápido se fixar na área porque continua a correr demais e de forma pouco produtiva.

    Os 3 suplentes, Renato, Sérgio e Gelson cumpriram o que lhes foi pedido exactamente.

    E só de pensar que ainda faltam, Raphael, Gonçalo Guedes e Cristiano…mais toda uma nova geração a chegar, e o futuro é bem risonho.

    Do lado da Itália, muito pouco mesmo.
    Pouca qualidade, e só Jorginho emprestou critério, Chiesa a espaços foi tentando alguma coisa e Donnarumma foi evitando o que podia já que à sua frente Criscito sofreu imenso (e ainda cometeu um penalty clarissimo sobre Pizzi) Caldara e Romagnoli voltaram a demonstrar que são medianos (muito mas muito longe de Bonnuci e Chiellini) e Lazzari sofreu defensivamente mas foi sempre muito assertivo no apoio.
    Zaza, Belloti, Berardi ainda devem estar a procurar a saída dos bolsos de Pepe e Rúben Dias.

    Portugal já controla o grupo e uma vitória na Polónia pode desde já meter uma pressão irrecuperável para o resto do grupo.

    • M1950
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:18 pm

      Excelente comentário.

      Boa nota também este ponto , faltam Raphael , Cristiano , Guedes e acrescento Danilo.

  • masterDC
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:14 pm

    Que jogaço, temos futuro! Mais um grande jogo de Cancelo, Pepe e Bernardo. Gostei mais uma vez de ver Bruma espero que seja aposta futura na convocatória. André a fazer o gosto ao pé e William muito bem neste novo papel na seleção. Por outro lado gostava de ver um alternativa para DE, visto que Cancelo anda a jogar muito bem na direita experimentava Ricardo Pereira a DE na próxima convocatória.

    Fez muito bem estes 2 jogos à seleção, os miúdos a provarem que merecem ser apostas e alguns experientes que ficaram de fora nos próximos tempos por mim não terão lugar.

    Destes convocados parece-me que Gelson e Renato terão problemas no futuro caso não tenham minutos de jogo. Dos que ficaram de fora entram directo nesta convocatória Ronaldo, Moutinho e Danilo (quando recuperar a sua forma e voltar às contas da seleção espero que se abdique do 4º central). Dependendo de como lhes corra a época ainda poderão entrar Quaresma, Nani, Nelson Semedo, Ricardo Pereira, Guerreiro e um ou outro jovem que se poderá destacar, mas temos tudo no futuro para quem sabe para conquistar o Euro 2020, favoritos somos, uma vez que fomos campeões medo não podemos ter mas até lá falta muito e muito coisa ainda irá acontecer.
    O que desejo é ver estes craques a terem boas épocas no respectivos clubes.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:14 pm

    1. COMO É QUE CANCELO FICOU NA PRAIA A VER O MUNDIAL?
    2. Renato entrou muito bem! Espero que, com calma, se vá recuperando lentamente esta força da natureza.
    3. Ruben Dias deveria ter sido o parceiro de Pepe no Mundial. Mas o quê? O Santos tirar os seus muchachos do 11?
    4. É verdade que o Silva lutou e marcou um golo, mas aquilo, na área adversária, é uma trapalhice pegada.
    5. O meio campo precisa de mais músculo: WC e Neves são demasiado pesos pluma no combate com gente de outro calibre.
    6. Esta Itália é demasiadamente má! Há muita coisa que faz sentido (chiu!) quando olhamos para o que é o futebol italiano atualmente.
    7. Santos, isto de ter só tocadores de bombo é mauuuuuuuuuuuuuuuuu! A delícia que é ver, nalguns momentos, a troca de bola entre aqueles meninos, sem ninguém a quem satisfazer os caprichos. Muito bom mesmo!

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:33 pm

      O problema é que metade destes “não prestava” há 2 meses atrás…
      Pior! Estou convicto que esta revolução só está a acontecer pelo instinto de auto-preservação do FS. Caso não tivéssemos feito um mundial miserável, continuava tudo como estava.

      Dou por mim a pensar como teria sido o Mundial com uma selecção “a sério”.

      • DNowitzki
        Posted Setembro 10, 2018 at 10:56 pm

        Sei perfeitamente como isto é controverso no mínimo, mas, na minha opinião, já fizemos um europeu fraquinho.

        Só que algum dia as estrelas haveriam de estar alinhadas em nosso favor e foi em 2016. Diga-se que o Céu já nos devia, desde 1966, bastante brilho e ainda bem que aconteceu agora, mas, de facto, o firmamento alinhou-se todo em nosso benefício.

        • Gil Rodrigues
          Posted Setembro 10, 2018 at 11:12 pm

          concordo em absoluto…

          mas no euro havia a desculpa de jogar mal mas ganhar… no mundial jogamos pior e não ganhamos.

      • Pedro Almeida
        Posted Setembro 10, 2018 at 11:02 pm

        Também me está cá a parecer mas mesmo assim é de louvar estar a mudar mesmo que já tenha sido um pouco tarde.
        A renovação e evolução da equipa em campo deveria ter sido preparada após Euro 2016 e não agora.
        Mas os primeiros sinais são positivos e agora é continuar a trabalhar para podermos chegar longe nas fases finais pois temos talento para isso.

      • El Pibe
        Posted Setembro 11, 2018 at 12:56 pm

        Nem mais! Self preservation…
        Ainda assim consegue marrar num William a 8 (que até nem correu mal).

    • Pedro Almeida
      Posted Setembro 10, 2018 at 10:40 pm

      Pois deveria, mas o Rúben só estreou antes do Mundial e até nem era um decisão consensual perante adeptos.
      De resto concordo com tudo mas não deixa de ser engraçado dizeres que o William é um peso pluma. Com aquele corpo deveria impor-se mais.

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:19 pm

    Gostei muito do jogo. Não tenho memória de uma seleção italiana tão fraca, até deu pena… Penso que Bernardo Silva e Rúben Neves estiveram melhor do que a análise faz parecer – mas é apenas a minha opinião. Por outro lado, não gostei muito do Bruma; teria sido uma ótima oportunidade para Rony Lopes (pena a lesão)!

  • Chico Ferreira
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:23 pm

    Rui Patrício – João Cancelo; Pepe; Rúben Dias; Mário Rui – Rúben Neves; William; Renato – Bernardo; Guedes; CR7

  • SuperEsteves
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:23 pm

    Excelente jogo. Um pouco mais de acerto e tínhamos ganho tranquilamente.

    Para o futuro fica a falta começar a colocar o Bernardo no lugar do Pizzi, reintegrar Danilo e ver quem vence entre Bruma e Guedes.

    Cancelo – lateral direito para os próximos 10 anos, que classe
    Pepe – Imperial
    Ruben Dias – Muito certinho a evoluir ao lado do patrao
    Mario Rui – Excelente jogo, bastante agressivo e bem ofensivamente
    Ruben Neves – muito bem a ser o pendulo
    William – Excelente a segundo medio onde as suas debilidade defensivas nao ficam expostas. mas contra equipas mais defensivas nao fara sentido
    Pizzi – Assertivo no passe, bom na circulação. Mas preferia ver bernardo ai
    Bruma – muito em jogo mas continua a pecar bastante na definição
    Bernardo – maestro. Preferia ve-lo a 10
    A Silva – Muita raca, esforço, trabalho e um excelente golo. Nao e fantástico mas da 10 a zero a todos avançados que passaram na seleção nos últimos anos. Excluindo Cristiano, obviamente.

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:32 pm

    Independentemente da qualidade apresentada hoje há jogadores que acho que vão ser mesmo peças nucleares desta equipa: Bernado Silva, Rúben Dias e Rúben Neves. Cada vez mais a nossa seleção está muito mais equilbrada na qualidade em cada posição e no futuro. A longo prazo arrisco dizer que mesmo jogadores como o Diogo Leite e Gedson vão vingar “sem problemas”. Bruma endiabrado, André Silva continua a desiludir-me, mas vai a tempo de subir o nível e, para todos os efeitos, é o melhor PL português. Cancelo já não sai dali.

  • Sam Tuga
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:42 pm

    Sem tirar mérito a nossa seleção mas ja repararam como a Itália perdeu qualidade? So de imaginar Buffon, Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso, Totti, Inzaghi ou Del Piero sei la tanta qualidade e magia. Ja não sao a Squadra azzurra temivel de outros tempos.

    • João Lains
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:04 am

      Donmarumma, Zappacosta, Emerson, Bonucci, Chiellini, Jorginho, Gagliardini, Bonaventura, Bernardeschi, Insigne, Immobile.

      Deixar os melhores no banco de suplentes também não ajuda.. e ainda Florenzi e Verratti.

      • NunoLFC
        Posted Setembro 11, 2018 at 9:29 am

        Só lhe deste razão. À excepção de Chellini e Bonucci (e mesmo assim…) nenhum desses se aproxima sequer dos calcanhares dos jogadores que ele referiu.

        • Kacal
          Posted Setembro 11, 2018 at 1:18 pm

          A questão é que essa selecção que o João Lains referiu, não joga contra a selecção que o Sam Tuga referiu. É passado. Eles jogam contra outras selecções do presente. E no presente considero uma selecção de qualidade a que o João Lains referiu. Devem jogar e render bem mais do que têm feito. Precisam é de um treinador a sério!

  • lass357
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:54 pm

    Bom jogo por parte de Portugal, contra uma Itália que carece de jogadores de classe mundial. Finamente o ambicionado rejuvenescimento da equipa. P. S. – É impressão minha ou William parece mais magro? Sem qualquer tipo de gozo ou ironia, parece até mais rápido!

  • TugadaBola
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:09 am

    Engraçado, costumo concordar muito com as avaliaçoes do VM mas desta vez n concordo de todo.
    Acho que as accoes de Bruma foram em grande parte negativas pois tentou furar linhas muitas vezes sem sucesso, somou um par de remates mediocres em boa posição e até a assistencia só resulta com desvio pois o centro é mal feito.
    Achei tb que ruben neves teve optimos momentos e destacou-se nos momentos de construção e de passes em desmacação.
    André Silva somou alguns bons momentos sem bola e a de criação de oportunidades, bernardo mostrou-se um monstrinho mais uma vez e pizzi, jogador que aprecio muito, teve alguns momentos negativos, nomeadamente uma perda de bola na qual resulta num contra ataque italiano perigoso.
    São opinioes. Fiquei com pena do guedes e do bruno n terem entrado no lugar de gelson e sergio oliveira.

    Acho que temos uma seleção a preparar-se para conquistar trofeus num futuro proximo. Cabe aos clubes grandes agora apostar num central para herdar o lugar de pepe junto de ruben dias. Gostava de ver alguem a apostar no nelson monte ou no ferro

    • DICAS
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:20 am

      Os dois do Porto nao devem ser aposta ao mesmo tempo por isso o queiroz deveria sair o quanto antes uma vez que estes sim poderao ser centraloes !

      Tambem vem ai um fornada engracada (principalmente nas camadas do benfica) de centrais veremos como corre mas o Ruben Dias tambem salta mal apareca alguem com ominimo de potencial …

      Volto a repetir que e um gajo que nao sabe jogar com os pes e que apresenta se como apenas certinho e um paulo oliveira em potencia … nao e mau mas temos ai uns miudos que vem que sao bem bem melhores

      Ruben Dias nasceu no timing perfeito para ter um carreira aceitavel

    • Gus Ledes
      Posted Setembro 11, 2018 at 8:43 am

      Diogo Leite…

    • TugadaBola
      Posted Setembro 12, 2018 at 1:03 am

      Fico feliz que o porto este ano tenha integrado os jovens tugas na equipa principal. Mas enquanto o sergio oliveira for o unico portugues em campo o contributo será ainda menor que o do sporting esta epoca (que apenas joga com bruno fernandes)

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:25 am

    Recordaremos no futuro que um dos melhores laterais direitos portugueses de sempre foi preterido por elementos como Esgaio, Cedric e Ricardo Pereira. Mais uma grande exibição de João Cancelo, imperial nos duelos individuais e desmitificando cada vez mais a questão de ser fraco defensivamente. Rúben Dias imperial também (início de época fortíssimo), Mário Rui a ganhar pontos (e com Guerreiro a “part-time” e depois de ter sido com boa margem o pior elemento no Mundial é importantíssima esta afirmação), William novamente em plano de destaque. Gostei da exibição de Pizzi (muito assertivo e com boas combinações, ganhando também um penalty claríssimo), Pepe ofereceu a segurança habitual, Rui Patrício teve um jogo sossegado, Bruma deu-se muito ao jogo mas nem sempre decidiu bem, tal como Bernardo que teve altos e baixos (sendo que em várias arrancadas esteve muito desacompanhado); Rúben Neves razoável, tal como André Silva (voltou a somar más ações, mas teve dois bons lances – o do golo, numa execução de qualidade – e outro na primeira parte).
    Assumimos ainda mais o favoritismo a ir à final-four de uma prova que veio trazer uma lufada de ar fresco nas seleções. Bons jogos, duelos equilibrados e objetivos a alcançar, portanto, um upgrade enorme em relação aos fatídicos amigáveis no meio da época.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:37 am

    Em relação ao futuro da seleção, gostei das mudanças operadas: não pela questão associada à facha etária dos novos elementos, mas pelo upgrade de qualidade que alguns elementos trazem, nomeadamente Cancelo, Rúben Dias, Rúben Neves e Bruma. Os aparecimentos de Mário Rui e Pizzi são igualmente boas notícias (por motivos diferentes). O próprio sistema tático e forma de jogar agrada-me, sendo que acredito que mesmo com alguns regressos, este onze estará muito próximo do onze base nos próximos jogos. Rui Patrício, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, William Carvalho, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo serão numa base consensual; na lateral esquerda, acredito que Mário Rui cimentará o lugar face à condição de Guerreiro. Sobram 3 vagas, onde candidatos não faltam. Nesta altura, por mim o onze seria complementado por João Moutinho, Pizzi e Bruma, mas logicamente elementos como Rúben Neves, Gedson, André Silva, Gelson, Rony (entre outros) terão a sua palavra a dizer.

  • Kostadinov
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:03 am

    Bom jogo, com vários jogadores a dizerem presente e a mostrar serviço. Gostei mais deste jogo do que qualquer um que fizemos no Mundial.

    Anthony Lopes, Diogo Costa, Virginia, Joel Pereira, Maximiano, Pedro Silva, Cancelo, Nélson Semedo, Dalot, Ricardo Pereira, Ruben Dias, Diogo Leite, Diogo Queiros, Ferro, Vezo, Edgar Ié, Rafael Guerreiro, Mário Rui,Yuri Ribeiro, Vinagre, Thierry Correira, William, Danilo, Ruben Neves, Florentino, Gedson, Renato, André Gomes, João Mário, Sérgio Oliveira, Miguel Luís, Bruno Fernandes, Pizzi, Xadas, Daniel Bragança, Bernardo Silva, Rony Lopes, Trincão, Quina, Jovane (?), Matheus Pereira (?), João Novais, João Filipe, João Carvalho, Ricardo Horta, João Félix, Bruma, Rafa, Gelson, Guedes, Diogo Jota, Gil Dias, Diogo Gonçalves, Rafael Leão, André Silva.

    Mesmo dando de barato que muitos destes jogadores não darão em nada ou acabarão por não ter potencial suficiente para representar a selecção, temos o presente e o futuro garantidos. Só nos vejo com dificuldades reais na posição de PL já que o Zé Gomes e o Rui Pedro ’desapareceram’ e só temos o André Silva. Mesmo na posição central não estou tão preocupado assim tirando o facto de não haver meio termo (ou temos centrais para além de veteranos ou muito novos e ainda sem grande experiência nestas lides).

    • Luke
      Posted Setembro 11, 2018 at 9:32 am

      Quanto à questão do ponta-de-lança que tu apontas com toda a razão, tenho impressão que João Félix será o nosso falso 9 na próxima década

  • Magico8
    Posted Setembro 11, 2018 at 2:18 am

    Bom jogo da selecção perante uma Itália longe daquilo que já foi.

    Temos uma bela equipa, e estamos bem servidos em quase todas as posições e ainda nos faltam jogadores chave e jovens que estão a aparecer.. Gostaria de ver, como quase todos, Bernardo no meio.. Pensa, organiza, constroi e ainda defende.. Não é aquele 10 que se limita a atacar e a defender é menos 1(ozil p.ex)..

    Na baliza, Patrício ainda está para mais uns anos, Lopes de backup..

    Nas laterais, Cancelo está a jogar muito(que treine os cabeceamentos para a cabeça do Ronaldo na Juve para na selecção estarem afinados eheh) e Semedo e Ricardo são sempre uma opções válidas.. Dalot também está a aparecer.. Na esquerda menos soluções devido aos problemas físicos do Raphael mas Mário Rui tem estado bem e quer Dalot, quer Ricardo podem jogar lá.

    Centrais, Pepe e Rúben Dias estão a entender-se bem e ainda há Pedro Mendes e Diogo Leite a aparecer.. Algo escasso mas bem melhor do que se perspectivava à algum tempo..

    No meio campo muitas soluções. Danilo, William, Rúben Neves, Moutinho, Gedson, Pizzi, Bruno Fernandes, Bernardo.. Médios de grande qualidade e estilos diferentes, o que permite alterar a maneira de jogar conforme o pretendido. E ainda há Renato, André Gomes ou João Mário, que apesar de não terem jogado nos seus clubes já foram importantes e têm qualidade..

    Nas alas, bons extremos, nenhum top mundial como já tivemos, é certo, mas jogadores com qualidade.. Rony Lopes, Gelson, Bruma, Guedes são alguns e também de caracteristicas diferentes, uns mais para o jogo interior outros para a profundidade.. E ainda há Jota, Trincão..

    No ataque, André Silva é curto, não é jogador para titular.. Por enquanto temos o Ronaldo, veremos se haverá alguém pronto para entrar quando ele sair.. João Félix, Rafael Leão são jogadores interessantes, mas ambos avançados móveis, nenhum deles avançado de área..

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 11, 2018 at 9:37 am

    A Itália que volte a apostar fortemente na formação!!! Já começam a aparecer vários bons valores, mas vão precisar de muito mais para se reerguerem. Ainda assim ficaram vários “titulares” de fora.

    O que mais gostei neste jogo é a forma como a dupla de centrais R. Dias e Pepe “casam”.

  • ZeColmeia
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:03 am

    Ainda que esta Itália seja a pior dos últimos 30 anos, para nós foi um bom treino da próxima geração que deverá assumir a seleção. Jogámos em equipa, algo que não tem acontecido nunca com o CR7 em campo nos últimos anos, critério, estratégia e dinâmicas interessantes. Com o CR7 em campo (que é um fantástico jogador obviamente), parece que os colegas se sentem condicionados e que sentem a necessidade de lhe meter a bola constantemente mesmo que n esteja em melhor posição ou que já não faça a diferença no 1×1 desde Manchester, para que o CR7 não fique chateado. O Fernando Santos e os próprios jogadores não percebem que com o CR7 em campo, jogando como equipa e não a meter a bola sempre no mesmo, estamos mais perto de ganhar e até de libertar o CR7 da marcação e aparecer onde ninguém o espera. Espero que seja o mote para mudarmos a mentalidade de jogo do reinado do FS.

    Fizemos um jogo muito mais sério do que contra Marrocos ou Irão no mundial!

  • vfcquiterio
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:38 am

    Selecção Italiana de futebol, Descansa em Paz!
    Outrora uma potência, com jogadores de qualidade, alguns deles fantásticos e agora é isto!

    Ainda assim, do pouco que vi gostei da nossa selecção.

  • Adnarim
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:48 am

    Que bela selecção temos, qualidade e mentalidade vencedora. O que mais me tem agradado no trabalho de formação é a mentalidade que esta vaga de jovens tem. Não tremem, e jogam de igual forma contra qualquer adversário. Isso é algo importantíssimo.

    No que toca ao jogo propriamente dito. Eu estava algo curioso para ver este jogo porque senti que poderia acontecer algo que, na verdade, acabou por acontecer. A equipa pareceu-me mais solta sem o Ronaldo. Isto foi algo que, na minha opinião, nos prejudicou no Mundial. Claro que não estou a dizer que o problema foi o Ronaldo jogar. Ele tem de jogar sempre e sobre isso não há dúvidas. Mas, a forma como jogamos com ele presente pareceu-me muito “robotizada”, previsível vá. Vejo a equipa a jogar melhor com Ronaldo “preso” na área com a equipa a trabalhar por fora, e não com ele a querer trabalhar por fora também (algo que faz com que a equipa só o procure). Ronaldo é o jogador mais perspicaz na área que conheço e é aí que o vejo a ser o melhor do mundo e o melhor para a selecção. Sendo assim vejo-o a substituir directamente o A.Silva (sendo este uma boa solução para 2opção ou entrar para jogar 2avançados).

    Portugal é, neste momento, das selecções que melhor trabalha a bola.

Deixa um comentário