Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Tenho alguma raiva de Ronaldo e de Messi. Graças a eles, parece que eu e o Raúl marcámos poucos golos»

Chegou a ser o maior goleador das competições europeias (70 golos em 115 jogos), recorde que então disputava com Raúl.

Pippo Inzaghi, em entrevista à Gazzetta dello Sport, revelou-se frustrado com Cristiano Ronaldo e Messi. “Costumo usar o Cristiano como exemplo no balneário, pois sei o quanto treina. Mas tenho alguma raiva dele e do Messi. Por causa deles, parece que eu e o Raúl [antigo jogador do Real Madrid] marcámos poucos golos nas competições europeias”, afirmou o agora treinador do Benevento, líder da Serie B com 20 pontos de vantagem.

28 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 12, 2020 at 4:52 pm

    Inzaghi continua a ser melhor do que o Ronaldo e o Messi no capítulo de bater a linha de fora de jogo.

    Se jogasse hoje talvez metade dos seus golos seriam invalidados pelo VAR, mas naquela altura, a forma com que controlava a linha de fora de jogo ao milimetro era digna de um génio.

    Os seus movimentos geniais ficaram para a história e se ser ponta de lança fosse uma licenciatura a cadeira ”Inzaghi” deveria ser leccionado logo no primeiro ano.

  • Kafka
    Posted Junho 12, 2020 at 3:14 pm

    Não tem porque ter raiva, porque as pessoas inteligentes e conhecedoras da história do futebol sabem contextualizar os momentos da história, não que Inzaghi ou Raul sejam tão bons como Messi e Cristiano que não são, mas independentemente disso Messi e Cristiano beneficiam de jogar na Era das “selecções Mundiais” onde apenas 7/8 clubes no Mundo têm TODOS os jogadores de classe Mundialmente possíveis, coisa que no tempo do Raul e Inzaghi não aconteça de todo, pois os melhores jogadores estavam espalhados por mais equipas e isso levava a que o equilíbrio dos melhores para os restantes fosse maior

    Mesmo o famoso Real dos Galácticos, nem de perto tinham tantos jogadores top10 Mundial na sua posição como o Real, Barça, Juve, City etc têm actualmente… O banco do Real há 2/3 anos atrás então era qualquer coisa de surreal, dava para ter uma equipa melhor que as restantes 17/18 equipas da Lá Liga por exemplo, um autêntico aglomerado de grandes jogadores algo que não acontecia antigamente, embora claro sempre tenham havido grandes equipas, mas a questão é que depois as outras também os tinham, ao invés do que se passa agora onde só 7/8 equipas têm o monopólio de todos

    A prova maior disto é que nos últimos 10 anos se têm batido quase todos os anos recordes de pontos, jogos sem perder, vitórias consecutivas, vitórias fora e pontos em TODOS os campeonatos de topo como Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha…e não têm sido casos isolados, nada disso, tem sido ano após ano recordes a serem batidos e no ano seguinte caem de novo, ora isto prova que há uma desigualdade bem maior que antigamente

    Posto isto, havendo esta maior desigualdade é também normal que os números dos melhores jogadores sejam hipeebolizados e sendo Messi e Cristiano os 2 melhores leva a que tenham esses 2 números também hiperbolizados… Com maior equilíbrio entre as equipas, continuavam a marcar muito mas marcariam menos do que marcam

    • Valderrama
      Posted Junho 12, 2020 at 7:50 pm

      Para além do que diz, que concordo, no futebol, talvez também potenciado pelas marcas astronómicas de Ronaldo e Messi há uma maior obsessão com o número de golos e com as equipas jogarem para os números de determinado jogador. Estar a ganhar 5-0 e ir buscar a bola ao fundo das redes para tentar marcar mais é uma imagem impensável há 15 anos atrás

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 12, 2020 at 11:57 pm

        Exactamente. Além disso parece-me que hoje há um treino muito mais apurado de situações de finalização, aliado ao facto de se estudarem muito bem as características dos jogadores, potenciando ao máximo o aproveitamento das oportunidades de golo.

    • Marcio Ricardo
      Posted Junho 12, 2020 at 6:36 pm

      Gosto do esforço que fazes para memorizar o Real dos Galácticos para que consigas te enganar a ti próprio a aos outros… Só assim mesmo pra poder dizer que o Ronaldo brasileiro foi melhor que o português, como afirmas..

      No papel, o Real dos Galácticos é até mais forte que qualquer Barça de Guardiola.

      Zidane – 3 bolas de ouro, melhor francês de sempre
      Ronaldo – 3 bolas de ouro, top 3 Brasil
      Figo – 1 bola de ouro, top 3 Portugal
      Raul – melhor espanhol de sempre
      Roberto Carlos – top 3 melhores laterais esquerdos da história
      Beckham – provavelmente melhor extremo direito de sempre
      Guti – top 5 melhores médios Espanha
      Michel Salgado – top 5 laterais direito espanhol
      Michael Owen – top 5 avançados de Inglaterra
      Casillas – top 3 guarda-redes

      Depois, dizer que nesse tempo não havia seleções é pra rir. O Milan desse tempo, por exemplo, é muito superior a Juve actual, ou qualquer outra do dos últimos anos.

      Parece clara a superioridade de Real e Barça nós últimos anos e tens razão quando falas em super seleções, mas o PSG, o Bayern e o City também as têm tido… Então não é assim tão diferente. Se juntar Liverpool, Atlético, e outras, continuam a haver sete ou oito equipas acima de todas as outras… Exatamente como era há dez e vinte anos atrás.

      • Marcio Ricardo
        Posted Junho 13, 2020 at 11:42 am

        Não tem problema, ainda há o Morientes, top 3 pontas de lança espanhóis de sempre.

      • Marcio Ricardo
        Posted Junho 13, 2020 at 11:41 am

        * 1 Casillas top 3 Espanha e Beckham melhor extremo inglês

        *2 menorizar…

        * Desculpa o corretor e a falta de atenção..

      • Kacal
        Posted Junho 13, 2020 at 2:33 am

        Figo jogava sobre a direita e não acho que o Beckham tenha sido superior, um pouco exagerado dizer que o inglês foi o melhor extremo direito de sempre.

        • Marcio Ricardo
          Posted Junho 13, 2020 at 11:44 am

          Já corrigi… Quis dizer melhor extremo inglês obviamente… Nem sequer acho que tenha sido melhor que Figo

      • Departamento do Basalto
        Posted Junho 12, 2020 at 10:12 pm

        Recordo sòmente que o Michael Owen que jogou no Real Madrid era o Michael Owen após inúmeras sofridas lesões .

    • Andre67
      Posted Junho 12, 2020 at 5:53 pm

      O banco do City atual é melhor que grande maioria das equipas inglesas.. É completamente pornográfico.. Jogando em 4x3x3:

      Bravo
      Cancelo
      Otamendi
      Eric Garcia
      Mendy
      Fernandinho
      Foden
      David Silva
      Sané
      Mahrez
      Jesus..

    • AndreChaves9
      Posted Junho 12, 2020 at 5:09 pm

      Concordo sem duvida.

    • SenyorPuyol
      Posted Junho 12, 2020 at 4:34 pm

      Kafka, antes de mais, venho em “missão de paz”, não se exalte. :)

      Aliás, o que você diz é verdade, não venho contrariar nada.
      O fosso entre as equipas mais ricas/poderosas e as restantes é maior do que era há 10/15/20 anos. E a tendência será aumentar ainda mais.

      Só vinha acrescentar que até os próprios Raul e Inzaghi também jogaram a maior parte das suas carreiras na tal era das “selecções mundiais”. Há pouco tempo “deu-me” para fazer um exercício comparativo entre a Liga espanhola da época do último título do Barça no século XX (a época 98/99) e os tempos que correm. E surpreendi-me de certa forma em ver que a diferença já era notória. A Lei Bosman apenas tinha 3/4 anos em vigor, e mesmo assim já se notava bastante os efeitos.

      Fazendo um levantamento rápido das notas que tirei do 3º ao 9º classificado + Atlético de Madrid (que foi o finalista da Copa contra o Valencia), as maiores referências dos respectivos clubes eram mais ou menos estas:
      (Nota! É óbvio que esta listagem é subjectiva, é-me impossível recordar com certeza quem jogou efectivamente melhor, mas é apenas uma referência).

      3º – Mallorca
      Dani Garcia
      Roa
      Lauren

      4º – Valencia
      Mendieta
      Cañizares
      Angulo
      Piojo Lopez
      Luis Milla

      5º – Celta de Vigo
      Penev
      Mostovoi
      Mazinho
      Makelele
      Michel Salgado

      6º – Deportivo
      Mauro Silva
      Pauleta
      Donato
      Naybet
      Flavio Conceição
      Djalminha

      7º – Espanyol
      Helguera
      Capdevilla
      Tamudo

      8º – Athletic
      Etxeberria
      Julen Guerrero
      Urzaiz
      Larrazábal
      Urrutia

      9º – Zaragoza
      Aguado
      Milosevic
      Toro Acuña
      Kily Gonzalez
      Paco Jemez

      13º – Atlético (vencedor da taça)
      Molina
      Jose Mari
      Paulista
      Valerón

      Podem faltar alguns nomes, mas no geral, a grande maioria dos supracitados não está à altura das maiores figuras de Barcelona e Real Madrid.

      1º – Barcelona
      Abelardo
      Sergi
      De Boer
      Guardiola
      Figo
      Rivaldo
      Cocu
      Luis Enrique
      Kluivert

      2º – Real Madrid
      Illgner
      Hierro
      Sanchís
      R. Carlos
      Redondo
      Seedorf
      Sávio
      Raul
      Mijatovic

      No fundo, penso que esta questão das “selecções mundiais” já leva mais tempo do que costumamos dizer (os tais 10/15 anos). E apesar de eu opinar que o nível médio dos futebolistas também tem aumentado (não sei se discordamos nisto ou não, mas entenderia e vejo sentido que pense o contrário), concordo que o fosso, ainda assim, é cada vez maior.
      Isto, aliado à evolução das condições de treino e dos próprios estádios (que naturalmente acaba por beneficiar mais quem consegue investir mais), a evolução mais lenta do nível médio dos treinadores em comparação com o dos jogadores (opinião pessoal) e uma certa conformidade das equipas menos poderosas (são raros os projectos que tentam contrariar a tendência, penso que a maioria se deixa levar pela maré e assim acaba por “aceitar” o fosso), levam, com o passar dos anos a esse cenário de recordes pontuais e de golos que você refere. Isto na minha opinião, claro.

    • El Pipito
      Posted Junho 12, 2020 at 4:22 pm

      Juve e jogadores top 10 mundial na sua posição? Mas ainda persistes nesse mito?

      • Kacal
        Posted Junho 12, 2020 at 11:07 pm

        Szczesny, Bonucci, Alex Sandro, Pjanic e Douglas Costa considero top10 mundial a nível qualitativo nas suas posições, isto excluindo CR7 claro. Mas realmente 5 (6 com CR7) num plantel inteiro não é assim tanto. Não acho que seja um caso que corresponda ao que o Kafka disse, sinceramente. É um clube que tem 5-6-7 elementos top10 Mundial e o resto bons jogadores, lá está como ele refere que os colossos tinham há 10-15 anos atrás.

        • El Pipito
          Posted Junho 13, 2020 at 3:58 am

          Concordo em parte. Não acho que o Douglas Costa e o Bonucci sejam top 10 do mundo e não acho que o Pjanic e Alex Sandro tenham feito temporadas dignas de top 10 do mundo.
          De resto concordo em tudo e só fiz o meu apontamento porque o Kafka disse que o Real Madrid dos Galáticos não tinha nem de perto, tantos jogadores top 10 do mundo por posição, como a Juve

          • Kacal
            Posted Junho 13, 2020 at 12:41 pm

            Sim, mas eu estou de acordo contigo El Pipito. O Kafka defendeu que o Real e outros não tinham tantos jogadores top10 do Mundo por posição como os colossos actuais, mas a Juve é um exemplo que não deve ser usado porque não tem mais que 6-7 jogadores de top Mundial já a puxar no seu plantel todo. Se me disser Liverpool, City, Barça ou Real até aceito, a Juve não.

            Mas atenção que falei em termos qualitativos, excluí o rendimento desta época! Encontras 9 centrais melhores que o Bonucci e 9 extremos melhores que o Douglas Costa? E 9 laterais esquerdos e 9 médios melhores que Alex Sandro e Pjanic, respectivamente? Eu não. Excluindo rendimento, acho que são top10 mundial, mas estou de acordo com a tua ideia geral.

      • oMeuUserName
        Posted Junho 12, 2020 at 6:21 pm

        E esqueci-me do Szczesny, que também colocaria no top10 mundial de GR.

      • oMeuUserName
        Posted Junho 12, 2020 at 6:18 pm

        Pelo menos Alex Sandro, Bonnucci, Pjanic, Ronaldo e Dybala. E provavelmente Higuain também.

        • El Pipito
          Posted Junho 13, 2020 at 3:55 am

          Higuain definitivamente não é top 10 na sua posição. Alex Sandro vem de 2 épocas horríveis e só é top 10 do mundo porque o mundo não abunda de laterais esquerdos. Acho que só está lá neste momento pelo nome. Bonucci tem 33 anos e tenho dúvidas que seja top 10 do mundo. Pjanic até pode ser considerado top 10 do mundo, mas também fez uma época horrível.
          Szczesny, Ronaldo e Dybala são os únicos top 10 do mundo indiscutíveis na minha opinião, isto claro, para quem vê os jogos da Juve. O Kafka disse que o Real Madrid dos galáticos não tinha nem de perto os mesmos jogadores top 10 do mundo por posição que a Juve…

          • oMeuUserName
            Posted Junho 15, 2020 at 12:16 pm

            Higuain também tenho algumas dúvidas, mas tenho dificuldade em dizer 10 nomes melhores que ele. O Alex Sandro parece-me indiscutível que seja top 10. A idade do Bonucci pouco importa, basta olhar para o Sérgio Ramos que deve ser top3 e é mais velho ainda. Pjanic também é claramente top10.
            Eu não estou a responder ao que disse o Kafka, estava só a responder ao teu comentário que transparece que a Juve não tem jogadores top10 nas suas posições, o que é manifestamente falso. Se falares em top5, se calhar a coisa muda bastante de figura, mas em top10 tem pelo menos 6 jogadores, sendo que tem outros que não andarão muito longe disso (Chiellini, o próprio De Ligt que esteve tão bem colocado na bola de ouro – apesar de eu não concordar -, e Douglas Costa). De resto, parece-me mais falta de rendimento coletivo a prejudicar as individualidades do que o contrário. Basta ver que o dispensado Can, foi para Dortmund e está a render a bom nível, o Rabiot era dos jogadores mais cobiçados do mundo, o Ramsey idem, o Bernardeschi outro. Não quero comparar com ninguém do passado, mas que a Juve tem um grande plantel, disso não tenho muitas dúvidas. Não joga é futebol de jeito há já alguns anos….

      • Kafka
        Posted Junho 12, 2020 at 4:43 pm

        Qual é mesmo a tua dúvida quanto a isso?

    • Kafka
      Posted Junho 12, 2020 at 3:25 pm

      E se alguém tem dúvidas é só verem a pontuação média de Barça, Real, Juve, Bayern há 10/15 anos atrás e comparem com a pontuação média por ano destes clubes nos últimos 10 anos

      • BrunoAlves16
        Posted Junho 12, 2020 at 4:41 pm

        Exactamente, a questão dos pontos para mim é a mais importante, hoje em dia já algumas equipas conseguem bater a meta dos 100 pontos num campeonato de 38 jornadas, quando ha 15/20 anos fazer 80 já era uma grande temporada. Em 2001 por exemplo o Bayern foi campeão com 69 pontos em 34 jornadas, era normal os campeões terem 4 ou 5 derrotas na liga. Em Portugal Benfica e Porto tem andado entre os 85 e 88 (!) pontos para ganhar o campeonato, há 15 anos com 75 eras um campeão incontestável. O Sporting na época do Marco Silva fez 77 e ficou em terceiro para aí a 8/10 pontos dos 2 primeiros.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 12, 2020 at 3:11 pm

    Em termos de média de golos por jogo a do Inzaghi é impressionante diria…. Não sei se não será pelo menos ao nível dos outros dois…

  • André Dias
    Posted Junho 12, 2020 at 3:03 pm

    Podia ter falado também em Shevchenko, Ibrahimovic, Henry, Benzema e Lewandowski. Estão no top 10 dos melhores marcadores da história da CL e são alguns dos melhores PL das suas gerações mas os números de Ronaldo e Messi fazem-nos parecer avançados banais.

Deixa um comentário