Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tenho saudades tuas, Barcelona

O Barcelona tem sentido, gradualmente, após o período Pep Guardiola, um retrocesso na sua filosofia. Aquela equipa, que dominava o futebol mundial, hoje renega a sua filosofia e embarca em estratégias que nada coadunam com aquilo que defendia a sua maior figura, Johan Cruyff.

Hoje o Barça é uma equipa calculista, que não sente dor no tempo que passa sem bola, sem coragem para deixar zonas recuadas e com muita dificuldade em chegar com bola controlada a zonas de criação e finalização (excetuando, claro, os lances que envolvem Messi). Pior que isso, hoje o Barcelona é uma equipa que faz brilhar o seu guarda-redes, porque mesmo na vitória é uma equipa que sente fragilidades.

No desastre frente ao Liverpool, a equipa de Ernesto Valverde (claramente treinador para equipas pequenas) praticamente só conseguiu colecionar boas sequências de passe no seu terço defensivo e raramente conseguiu ligar o jogo pelos três setores, o que é inadmissível face à qualidade individual presente nas mãos do técnico espanhol (talvez o melhor plantel a nível Mundial).

O papel Messi
O Liverpool foi astuto em limitar o papel de Lionel Messi, deixando-o receber apenas em zonas baixas e com pressão de 3-4 elementos, onde não seria tão fácil associar-se com os companheiros e visar a baliza de Alisson, o que era claramente o grande objetivo de Jurgen Klopp. No entanto, como também já seria de prever, a Pulga conseguiu criar para os companheiros, deixando Coutinho, Alba e Suárez na cara do golo com desmarcações brutais, mas – um pouco ao jeito do que acontece também na Argentina – foi traído pelo desacerto dos colegas. No lance em que podia ter marcado, foi desarmado quando tentava arranjar posição para rematar com o seu pé esquerdo e terminou a noite sem golos.

Os esquemas táticos H-H
O quarto golo da noite, talvez o mais falado no pós-jogo, foi a demonstração perfeita da falta de qualidade nos princípios do Barcelona e de que Ernesto Valverde não está de facto à altura do cargo que ocupa. É certo que é uma leitura brutal do lance por parte de Trent Alexander-Arnold (e provavelmente algo trabalhado em ambiente de treino), mas só acontece pela ânsia dos jogadores do Barcelona em irem ao encontro dos jogadores do Liverpool (que se aproximavam da entrada da área) para fazerem o seu jogo de pares e marcarem individualmente. Aliás, há um lance no início da segunda parte em que estão 13 jogadores da pequena área porque o Barcelona é uma equipa que marca H-H e van Dijk está perto de marcar, porque um simples toque pode dar golo dada a proximidade à baliza. A marcação individual é realmente uma forma de deixar tudo nas mãos de um jogador, porque basta uma falha para aparecer um elemento livre, o que já não acontece se os espaços zonais tiverem preenchidos.

Futuro
No final do encontro, ficou evidente que a diferença esteve no banco. Uma equipa teve um treinador à altura da ocasião, com um modelo que não é refém da(s) sua(s) estrela(s), a outra teve um que não sabia o que fazer e que já tinha sido beneficiada (e de forma injusta) pelo fator decisivo de Messi na primeira mão. O Barcelona, de resto, não tem sabido não aproveitar os anos dourados do seu capitão, colocando-o às ordens de treinadores pouco capacitados para aquilo que são as ambições de um clube como o Barça e sem unhas para fomentar a identidade que tanto sucesso deu ao clube. Tem a palavra Josep Maria Bartomeu.

Se não sabem por que ganham, como vão saber por que perdem? – Johan Cruyff

Fábio Teixeira

61 Comentários

  • Anacleto
    Posted Maio 8, 2019 at 2:46 pm

    Texto fantástico, resume na perfeição aquilo que é o Barça hoje em dia. infelizmente. De pensar que se entra em dois jogos decisivos com Vidal no onze… Não que tenha jogado mal, mas é a antítese completa daquilo que é a base do clube. Choro por ti, Frenkie, ganha lá isso e anda rápido e traz o teu amigo De Ligt.

    • Fabio Teixeira
      Posted Maio 8, 2019 at 2:51 pm

      Frenkie tem mais ADN Barça, que o próprio Barça.

      • Anacleto
        Posted Maio 8, 2019 at 3:00 pm

        Nem mais.

      • SenyorPuyol
        Posted Maio 8, 2019 at 3:36 pm

        Pelo seu texto, fico com a impressão que não entende bem o que é o tal “ADN Barça” (conto deixar aqui uma reflexão quando chegar a casa, porque este seu texto merece sem dúvida uma boa reflexão), mas ainda assim concordo com o que disse aqui. De Jong e o Ajax, neste momento representam melhor que a actual equipa do Barcelona, a identidade que tanto se nos associa.

        • SenyorPuyol
          Posted Maio 8, 2019 at 3:44 pm

          Peço desculpa, mas expressei-me mal. O “não entende” é manifestamente desajustado e incorrecto.
          O mais correcto será dizer que interpreto de uma forma diferente, até porque o conceito não é propriamente um guia escrito que possa ser conferido. Obviamente a minha interpretação não é também uma verdade absoluta.

          Peço novamente desculpa pelo desacerto.

          • AlexanderSearch
            Posted Maio 8, 2019 at 4:50 pm

            SenyorPuyol já agora. Qual a tua opinião face a quem argumenta que a mistica do “Mes que un club” se perdeu quando a equipa decidiu jogar no pós 1 de Outubro 2017

            • SenyorPuyol
              Posted Maio 8, 2019 at 9:17 pm

              Sinceramente entendo, mas não partilho.

              A ideia de não jogar foi uma recomendação sobretudo de precaução. A solução acabou por ser a porta fechada.

              Penso que pelo seu peso no que é a Catalunha, o Barça não devia ter jogado, mas isso apenas daria azo a quem tanto insiste em associar o clube à política e o Barça hoje não é só dos catalães. O próprio hino diz… “Tant se val d’on venim, si del sud o del nord”. Qualquer posição do Barça nesse dia faltaria ao respeito a uma parte dos seus adeptos, por isso entendo os que dizem que não houve mística nesse dia e entendo quem se sentiu defraudado pelo clube (basta ver que foi o ano com menor média de espectadores no Camp Nou nos últimos 10 anos). Mas também entenderia quem sentisse o mesmo se o Barça tivesse decidido não jogar, eu incluir-me-ia neste grupo, porque não gosto de ver o Barça ligado a estes assuntos.

              • AlexanderSearch
                Posted Maio 9, 2019 at 1:07 pm

                hum… obrigado pela resposta. Não concordo com a opinião final, mas sobretudo porque gosto que o desporto não seja estanque ao se passa na sociedade à sua volta, e acredito no poder dos simbolos.

                Mas apresentas argumentos interessantes

  • Kafka
    Posted Maio 8, 2019 at 2:50 pm

    Tudo dito

  • Joao S
    Posted Maio 8, 2019 at 2:58 pm

    O Barça tem 2 problemas mais fundamentais que o sistema tático. O primeiro é Valverde. Esse é óbvio e já toda a gente o identificou. O segundo é a sobre dependência de Messi. Então a equipa está a perder 4-0 e o homem vem ao meio campo buscar a bola? Em vez de estar junto a área para fazer uso da sua capacidade brutal de finalização ou de desmarcação. Eu nao sei se isso é treinado ou por vontade do jogador. Mas a culpa é de todos nós. Enquanto elogiamos ele por ser o melhor do mundo e não sei mais o quê, que faz tudo em campo, ele perde tempo a vir cá atrás quando não devia. Por isso é que ele não resolve tantos jogos importantes. Porque vem fazer estes movimentos desnecessários. Não me digam que o pique, ou o busquets

  • Joao S
    Posted Maio 8, 2019 at 2:59 pm

    *ou o Rakitic ou o Arthur não conseguem recuperar uma bola e colocá-la jogável no ataque? Messi que se convença que é avançado e abanque mais um bocado junto da área contrária.

  • offtopicguy93
    Posted Maio 8, 2019 at 3:00 pm

    A culpa do jogo de ontem é inteiramente de Valverde. Aliás, se o barça o ano passado também foi eliminado pela Roma naquele fatídico jogo a culpa também de, Valverde!

    Está na altura de ir buscar um treinador que assuma o jogo. Um treinador que estando 3-0 para a sua equipa quer o 4-0 e não defender o resultado. Digo isto porque a essencia do barça é mesmo essa, controlar os jogos e deixar os adversários de rastos.

    O Barça de Pep não cansava só os adversários fisicamente, o principal desgaste era o psicológico. Recordo-me de ir ver o Benfica 0 – 2 Barcelona à luz e foi o jogo mais aborrecido que vi no estadio… o barcelona teve perto de 80% de posse de bola e via-se claramente que o objectivo deles inicialmente era desgastar a equipa do benfica para depois começarem com aquele jogo entre linhas que tanto gostavam.

    Desde que Pep saiu do barcelona que o clube está numa profunda “ressaca”. Basta ver como está o Bayern agora, a ressacar também.
    Os jogadores moldaram-se a um estilo de jogo e os treinadores que vêm a seguir não tendo essa filosofia acabam por colocar os jogadores num habitat “não natural” ao que estavam habituados. Isso é desculpa para os maus resultados? NÃO! Contudo faz toda a diferença na cabeça dos jogadores e consequentemente na cabeça de todo o universo Culé.

    Creio que o treinador ideal para este Barça seria o Ten Hag. É um técnico que está a viver uma época de sonho e chegaria ao barcelona com a missão de por em pratica o futebol apresentado pelo seu Ajax.
    Um técnico que privilegia o jogo entre linhas, um técnico que gosta de transições rápidas e de uma pressão que faz os adversários pensar “como nos vamos safar disto”.

  • Tsubasa
    Posted Maio 8, 2019 at 3:04 pm

    Obrigado Fábio por este texto, que reflecte na perfeição aquilo que sinto em relação ao Barça

  • Dca
    Posted Maio 8, 2019 at 3:09 pm

    Nem mais. É preciso um treinador corajoso e com a filosofia Barcelona. Não sei se Ten Hag vai ser top top, mas é do género que Barcelona precisa.

  • MiguelF
    Posted Maio 8, 2019 at 3:14 pm

    Texto fantástico, tudo dito.

    Está na hora de mudar, a começar pelo treinador.

    São precisos reforços cirúrgicos (De Jong está garantido e espero que De Ligt venha também) e uma mudança de mentalidade. Falta também uma alternativa válida ao Suárez.

    Lionel Messi não pode levar sempre a equipa às costas como tem feito na Liga Espanhola e ontem tem 3-4 passes mortais onde, uma vez mais, os colegas falham o golo. Cada vez mais este Barça é Messidependente!

    Tenho saudades de ti, Barcelona…

  • AngeloGJ
    Posted Maio 8, 2019 at 3:27 pm

    Nao sou um grande fa do Barcelona , muito por culpa daqueles anos em que ganhavam tudo e todos e que ninguem conseguia fazer frente ao Barcelona, e ver ontem o jogo foi “embaracoso” ate para mim que nao gosto propriamente do Barcelona (mas que estava a torcer por eles), mas olhando para o panaroma do futebol europeu, qual é o treinador que poderia por este Barcelona a jogar um bom futebol que ganhe jogos e titulos (sim porque ha bons futebois que nao ganham jogos)? E que jogadores ja feitos ou de qualidade EXTRA ORDINARIA, poderiam encaixar no Barcelona?

    • offtopicguy93
      Posted Maio 8, 2019 at 3:32 pm

      Angelo quanto ao treinador o melhor seria Ten Hag….

      A nivel de jogadores, o Frankie já está confirmado (e como já disseram aqui no blog, o Franki tem mais ADN barça que o próprio barça), iria atrás de De Light, Sancho e para a frente iria buscar o Felix. Podes-me chamar maluco, mas o João tem um estilo de jogo que encaixa neste barça… tem muito toque de bola, joga entre linhas e finaliza como poucos.

      • Dca
        Posted Maio 8, 2019 at 9:03 pm

        Eram boas contratações as 3, e para muitos anos, bem visto. Iam gastar uma fortuna, mas valeria a pena.

  • FVRicardo
    Posted Maio 8, 2019 at 3:30 pm

    Assim por alto Valverde em dois anos de Barcelona faz o que 80/90% dos treinadores fariam: Mantém a equipa equilibrada e espera que o E.T. (apoiado no inegável talento Suarez, Dembelé, etc) desequilibre e para o consumo interno tem chegado e bem, pois esse desequilíbrio surge a cada fim-de-semana.
    Mas trata-se do FC Barcelona, que é um clube único, com identidade muito própria, a verdadeira nata do futebol, não só em termos de resultado, como de performance. Trata-se de um clube candidato a vencer a Champions, por isso não pode ter um líder vulgar, resultadista e que apresente uma proposta de jogo que depende de um único jogador.
    O dia de ontem foi negro para os Blaugrana, mas o “problema” não foi Anfield, Valverde tem sido isto desde que chegou a Camp Nou, tem a sorte de ter o alto patrocínio do melhor jogador alguma vez visto.

  • Pablo
    Posted Maio 8, 2019 at 3:33 pm

    Para mim o Barcelona veio ganhar expressão a partir de 90 antes disso não era grande coisa, e hoje é o que é graças ao Messi e o dinheiro gerado, os tempos de Guardiola foi um fenômeno que não voltará mais. Concordo que Valverde tem culpas, porque houve muito investimento e pouca produção, mas não vejo outro treinador para o Barcelona, se alguém tivesse alguma sugestão, o treinador do Ajax não chega. Apostaria no regresso de Neymar, faz falta à equipa.

  • John Rambo
    Posted Maio 8, 2019 at 3:34 pm

    Colocar textos destes hoje é fácil, porque é que não se publicam anteontem?
    O futebol é assim, não vamos com moralismos, para se chegar a treinador duma equipa destas não basta escrever demagogias a seguir a jogos, e preciso comer muito pão, muita política, engolir muitos sapos. Valverde com a idade média dos posters aqui já treinava em balneários sem àgua fria, provavelmente.
    Não estou a criticar, o texto está bem escrito, mas é la palice e além disso Messi tem e teve, em Roma, muitas responsabilidades porque tem de fazer mais num jogo destes, não é só esperar que as rotinas de sempre funcionem (alba na ala, etc).
    Mas sim, a circulação do Barça não tem sido a melhor nos últimos anos, e jogar apenas para o Messi tem o seu paradoxo, mas não se resume a um único factor, muito menos a factores controláveis pelo ser humano.
    Se Klopp estiver 3 anos no Barça, ou Pochetinno, ou o Zé ou seja quem for, também vai ter maus momentos, isso sim, é que é uma certeza.
    Mas bom texto, está bem escrito, estou apenas também a dar a minha reação :)

    • Fabio Teixeira
      Posted Maio 8, 2019 at 3:41 pm

      Como é óbvio, não é de hoje que critico este futebol enfadonho do Barça. Basta estar atento. Quanto ao treinar, também estou a fazer por isso. Vamos com calma. Não tenho os 55 anos do Valverde. Nem vou esperar até os ter para poder dar a minha opinião.

      • John Rambo
        Posted Maio 8, 2019 at 8:05 pm

        Claro Fabio, não leves a mal não estava a ser hater :)
        Gostei do teu texto, mas então se “estás a fazer por isso” (parabéns desde já), assumo que saibas bem melhor que eu q o futebol é 8 ou 80 (porque mexe com as emoções) e que são N variáveis, e não apenas o Messi, ou o Valverde, ou o Alba.

        Sim, concordo que o futebol enfadonho já vem do final do Luís Enrique (na minha opinião, depois da grande fase do MSN (Messi, Suarez, Neymar (que eu até nem ia com ele)…

        Só estou a dizer que, estando lá eu, tu, ou seja quem for o treinador vai acontecer isso. Imagina que o Klopp ia para lá a próxima época, começava em grande, e ficava pelos oitavos da Champions….é porque é pior ou melhor que o Valverde? Acho que como treinador deves concordar que as qualidades técnicas são uma coisa, as circunstâncias da vida são outras e a profissão de treinador (felizmente ou infelizmente) é julgado pelos resultados.

        Um abraço

  • TheWatcher
    Posted Maio 8, 2019 at 3:34 pm

    Belo texto, um dos melhores por estas bandas. Parabéns

  • NunoLFC
    Posted Maio 8, 2019 at 3:42 pm

    O Barcelona perdeu muitas coisas que o faziam “o Barcelona”. Além do que já foi dito, queria destacar isto:

    – Treinador: Guardiola, Vilanova, Luis Enrique, são treinadores criados com aquela mentalidade e filosofia. Treinadores externos não encaixam bem porque o plantel esta moldado para um determinado estilo. O treinador do Barça não tem que ser um Guardiola nem um génio táctico, mas alguem com as ideias certas e o carisma certo. Não é Martino nem Valverde… é alguém como Xavi.

    – Recrutamento: Não têm que ser todos da formação como na era Guardiola, mas também não pode ser nenhum. Onde é que Dembéle é um jogador para o Barça? Dificilmente é compatível com o resto do plantel. O Barcelona tornou-se um Real Madrid. Contrata demasiados jogadores de fora, demasiado caro, e demasiado a pensar no nome. Coutinho foi contratado para jogar onde? Na esquerda ou no lugar de Iniesta? E Dembele? Há muita qualidade na Liga Espanhola para aproveitar, e de certeza que há malta na academia para potenciar. Pedro e Busquets estavam perdidos até Guardiola pegar neles. Só precisam da oportunidade.

  • Chomate
    Posted Maio 8, 2019 at 3:46 pm

    Belo texto. É um crime o que o Barcelona está a fazer com o Messi nos seus melhores anos. Têm de despedir Valverde, ASAP. Rui Vitória do Barcelona. Vai ganhando internamente, mas está a vista de todos que o Barcelona pode dar muito mais que isto.
    Erik Ten Hag, Quique Sétien, Sarri (senão continuar no Chelsea) ou Pochettino seriam boas opções.
    O JJ também está disponível ?. Faria melhor que o Valverde, disso não tenho dúvidas.

  • bmcrl
    Posted Maio 8, 2019 at 3:52 pm

    Valverde esteve mal. Reconheceu que a equipa melhorou com a entrada de Semedo na 1a mão, mas voltou a colocar Sergi Roberto na lateral, o que para mim não fez qualquer sentido. O espanhol não tem velocidade nem dá profundidade nenhuma ao flanco.
    O Barça, para voltar ao seu melhor, precisa de ir buscar alguns jovens que ainda possam moldar ao seu estilo, ou jogadores que tenham Barça escrito na testa.
    Grimaldo é formado no Barça e é um excelente lateral, seria uma boa aposta (Alba é melhor, claro, mas ontem enterrou e, segundo consta, pede demasiado dinheiro para renovar). Fabian Ruiz também seria uma óptima contratação; De Ligt, igual.
    Na porta de saída deverão estar Coutinho e Umtiti, que poderão render bom dinheiro.
    Valverde também deveria sair, os falhanços na Champions desgastaram a sua imagem. Fala-se em Ten Hag, mas existem mais treinadores interessantes (Gasperini e Favre, Pochettino ou Sarri, só a título de exemplo). Obviamente que não irá acontecer e que o seu estilo é incompatível com o clube, mas gostava de ver Mourinho no Barça. Teria a sua piada.

    • Chico
      Posted Maio 8, 2019 at 4:50 pm

      A aposta constante em Sergi Roberto a lateral é absurda. Podia ser importante na rotação do meio-campo mas insistem em colocá-lo numa posição para a qual não tem características no panorama do futebol atual. Semedo não é top 5 de defesas-direitas, nem top 10 talvez, mas oferece muito mais ofensivamente e defensivamente é mais difícil ultrapassá-lo em velocidade.

    • dabide23
      Posted Maio 8, 2019 at 7:33 pm

      Pochettino já disse que, pela sua ligação ao Espanyol, nunca treinaria o Barcelona.

  • Estigarribia
    Posted Maio 8, 2019 at 4:02 pm

    Para o Barcelona não pode ser um treinador qualquer. Tem de ser um treinador na minha de Guardiola, Enrique ou Vilanova e aí penso que Erik ten Hag e Quique Setién seriam os nomes ideais para recuperarem o Barcelona de Guardiola (com as devidas ressalvas).

    Um nome como Jürgen Klopp penso que não encaixa na ideia/filosofia de jogo do Barcelona, já que aquilo que ele faz no Liverpool não dá para aplicar na equipa blaugrana.

    VISCA EL BARÇA

  • Chico
    Posted Maio 8, 2019 at 4:54 pm

    O Barcelona tem falhado em toda a linha nas maiores contratações (Dembelé, Coutinho) e não tem sido capaz de terminar o ciclo de jogadores que já não rendem o que deviam (Suarez, Piqué). E depois no banco não têm um treinador com capacidade e identidade Barcelona desde Pep/Vilanova. Bem orientados, podiam ter dominado internamente e a nível de Champions.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 8, 2019 at 5:11 pm

    Percebo a ideia e concordo em parte, principalmente com a análise táctica aos lapsos de Valverde e até com a sua postura excessivamente conservadora quando se tem um plantel desta dimensão.

    O que não concordo é com o cenário catastrofista que foi pintado nem com a história da orfandade pós Guardiola.

    Por um simples motivo.
    O que os adeptos querem acima de tudo é vencer. E se se puder aliar as vitórias ao estilo melhor ainda.

    Mas a história faz-se apenas dos vencedores.
    E o Barcelona ganhou antes de Guardiola, como já ganhava antes de Cruyff e continuou a ganhar depois.

    O que dirão internamente os adeptos do Real e do Atletico que mesmo no pós Guardiola viram o Barcelona vencer quase todos os títulos internos?

    O problema é a Champions?
    Mas afinal Cruyff e Guardiola juntos só somaram 2…
    O Barcelona também venceu com Rijkaard e com Luis Enrique e com o mínimo de competência também teria ganho com Valverde.

    Chateia-me profundamente esta visão de que a equipa A ou B jogam “assim” e só “assim” como se fosse uma patente.

    Nem Cruyff inventou o Barcelona nem Guardiola inventou o Barcelona, nem o Barcelona de Guardiola foi igual ao seu Bayern ou ao seu City (que curiosamente é na minha opinião o melhor projecto criado por Pep).

    Nem acredito que para ter sucesso na Champions o Barcelona precise de um clone de Guardiola ou de alguém que jogue de forma A.

    Precisa isso sim de um treinador ganhador, que compreenda a grandeza do clube e que perceba como jogar como candidato em 95% dos jogos.

    Caso Valverde saia e acredito que isso aconteça porque já são erros a mais, o Barcelona que contrate um treinador à dimensão mundial que potencie os últimos anos do génio de Messi e que construa uma equipa de qualidade insuspeita e não que avancem para a tentação de “clonar” um Guardiola trazendo um Xavi ou um Setien que nem para o Betis serve quanto mais para o Barcelona.

    Acima de tudo quem vier a seguir tem que assumir que será o técnico do melhor jogador do mundo e com trabalho e competência também da melhor equipa do mundo, logo terão que ganhar tudo.

    Além do mais terá que corrigir duas coisas que o Barcelona deixou de fazer.
    Apostar novamente na sua cantera que passou para segundo ou terceiro plano desde há uns anos a esta parte (e é com a infusão desses canteranos que se ganha, ou não se perde a mística de um clube) e ser mais criterioso no mercado.
    A política actual do Barcelona tem sido comprar muito e caro e é fácil de perceber que não tem dado muito certo…

    Esse é o ADN do Barça, ADN de vitórias e não um saudosismo futebolístico.

    • TheHunter
      Posted Maio 8, 2019 at 5:39 pm

      Finalmente alguém que descomplica, comentário muito bom. A conversa da filosofia do barcelona chega a cansar. A constante bajulação a cruyff e guardiola então chega a ser ridícula pois parece que não existe vida para além deles e que só com eles o barcelona ganha. Isso para mim é de uma descredibilização dos outros treinadores que não faz sentido nenhum.

    • AngeloGJ
      Posted Maio 8, 2019 at 5:42 pm

      Qual é o nome desse treinador que falas ?

      • Teixas
        Posted Maio 8, 2019 at 6:19 pm

        José Mourinho hehe.

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 8, 2019 at 6:23 pm

        O próprio Klopp seria excelente, mas acho praticamente impossível sair de Liverpool.
        Se eu pudesse sugerir um nome, e pensando fora da caixa, gostaria de ver em Barcelona um treinador que já merece estar na Europa há muito tempo, com cultura de vitórias em grandes provas, com um modelo de jogo que privilegia o bom futebol, e argentino para poder encaixar logo com Messi.

        Falo de Marcelo Gallardo.

    • Rosso
      Posted Maio 8, 2019 at 6:00 pm

      O Barcelona tal como o conhecemos nasceu com Cruyff, sim. Nunca seria a mesma coisa sem o holandês, e falo dele tanto como jogador como treinador.

      E Cruyff e Guardiola ganharam três ligas dos campeões, não duas.

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 8, 2019 at 6:19 pm

        Tal como o conhecemos?

        Provavelmente, não quer dizer que não ganhasse antes, muito pelo contrário. O Barcelona já tinha um historial riquissimo.

        Obrigado pela correcção, foram de facto 3.

        • Rosso
          Posted Maio 9, 2019 at 12:26 am

          Tinha alguns títulos, mas nada que se lhe compare com a chegada de Cruyff. Antes da passagem do holandês como jogador, tinha oito títulos de campeão – logo no primeiro ano, ganharam o nono, coisa que não conseguiam havia 14 anos. Com ele a treinador, ganharam quatro seguidos, nos anos noventa, coisa até ali inimaginável. Tinha ganho algumas taças do Rei, mas não tantas como agora; e tinha ganho umas taças das cidades com Feira e chegado a uma final da taça dos campeões, que perdeu com o Benfica, e até Cruyff assumir o cargo de técnico, chegaram a outra, em que perderam contra o Steaua. Era um clube com alguma dimensão, mas nada a ver com o que veio a ser a partir dos anos noventa (curiosamente também a cidade de Barcelona teve um ressurgimento ligado à revolução urbana trazida pelos jogos olímpicos no preciso ano em que ganharam a primeira TCE, não sei se haverá alguma relação).

    • Dca
      Posted Maio 8, 2019 at 9:08 pm

      Flávio, mas é inegável a filosofia associada ao Barcelona, assim como a filosofia associada ao Ajax. E não, não é só filosofia de vencer. É de jogar. Tu vês os sub-10, que jogam em 3-2-1, e é muita posse, muito passe, muitas jogadas boas, etc. É mesmo de clube. E não faz sentido desvalorizar isso. Ganhar sim mas de preferência com esta filosofia.

  • Wason Renteria
    Posted Maio 8, 2019 at 5:30 pm

    O barcelona sempre foi refém da qualidade de Messi…
    Infelizmente, nos últimos anos, esta não tem aparecido nos jogos que interessam. Daí a sua 5a posição na Bola de ouro de 2018.
    Caso os reds vençam este ano parece-me que verá mais uma a fugir, e com justiça diga-se. Jogar contra os Eibars é fácil.

    • Kafka
      Posted Maio 8, 2019 at 6:02 pm

      O jogador no Mundo que mais golos marcou ao maior clube da história do jogo, não aparece nos jogos que interessam? Que bom

      Aliás nem apareceu nos 8os, nem nos 4os nem há uma semana atrás para dar uma vantagem confortável ao Barça nem nada, foi um holograma em vez dele

      Por fim, jogar contra os Eibar é fácil? Tem piada, é tão mas tão fácil, que houve uns que em 9 anos a jogar contra os Eibar apenas conseguiram ganhar 2 campeonatos, mas calma que é fácil

      Levar uma seleção à final de um Mundial tb é super fácil, no entanto há uns que nunca conseguiram, mas calma que é fácil

      • Azarkaradas
        Posted Maio 8, 2019 at 8:01 pm

        Subscrevo 100% Kafka. Bom ouvir alguém que vê o mesmo jogo que eu

      • Turra
        Posted Maio 8, 2019 at 8:07 pm

        A verdade é que os últimos 4 anos do messi do messi resumem se a falhanços nos jogos decisivos, onde por uma razão ou outra acaba sempre a meio gás. Nenhum adepto atento duvida da qualidade de higuain( talvez top 10 avançado dos últimos 6-7 anos) mas há de ficar sempre associado aos seus falhanços nas finais. E isso pesa muito, demasiado talvez.

    • Kafka
      Posted Maio 8, 2019 at 6:07 pm

      Já agora diz aí então um jogador que tenha rendido mais e tenha sido mais decisivo que o Messi esta época

      Ah e vou-te poupar ao ridículo, não venhas falar em Salah que ontem nem sequer jogou… Mas ficou então a aguardar, por que jogadores foram melhores que o Messi esta época para merecerem a bola de ouro mais que o Argentino

    • Teixas
      Posted Maio 8, 2019 at 6:18 pm

      Não apareceu em jogos que interessam há uma semana atrás?

    • offtopicguy93
      Posted Maio 8, 2019 at 6:22 pm

      Loooooooooool? este comentario é a serio? Então e o golo que ele fez de livre? e o outro antes? e as oportunidades que ofereceu a suarez, dembele, coutinho e jordi alba? não contam? mas o futebol é so golos? hoje em dia não se fala de futebol… fala-se de golos…

    • O Fernandes
      Posted Maio 8, 2019 at 7:10 pm

      Nao percebo.. .Tento, tento e tento, e nao percebo…

      Ora o Messi nao aparece, ora o Ronaldo nao aparece, ora o Salah nao joga nada, ora o Van djik nao jogou nada na primeira mao e ja nao presta…. estas frases fazem-me tanta confusao, e confesso que mais me confusao fazem em relacao a Ronaldo e Messi, dois genios do futebol mundial nos ultimos 10-15 anos e da historia deste desporto.

      Sempre fui um adepto de Ronaldo, admiro-o, queria ser como ele quando jogava futebol ha 10 anos, via os videos dele todos os dias antes de ir treinar e jogar e sempre o idolatrei, o Ronaldo de Manchester era um genio, um hino ao futebol bonito, um autentico craque. Evoluiu, perdeu isso e marca golos atras de golos onde quer que esteja, com quem quer que jogue (poupem-me a brincadeira de na selecao ele nao jogar nada…).

      O Messi sempre o vi como rival de Ronaldo nesta batalha herculea, mas um genio, um hino ao futebol os seus toques, os seus passes, os seus golos, a sua visao de jogo, manteve a sua genese, ate porque o fisico nao permitia a mudanca que Ronaldo teve e tambem porque nao quis, porque sabia que era um genio assim. Atualmente, Messi esta a anos luz de todos os outros, e isso nao faz de mim menos adepto de Cristiano ou mais, e um facto. Messi toca na bola e faz magia, e isso aconteceu ontem, para quem viu o jogo, isso aconteceu, independentemente do resultado, o Genio de Messi esteve la, a dar jogo, a dar golos e a rematar. Simplesmente o futebol nao e ciencia, e portanto ter o melhor do mundo nao significa ganhar, esta mais perto, mas nao resulta em ganhar.

      Portanto deixem-se de brincadeiras com bolas de ouro e rankings e etc, o Messi sempre sera o melhor do mundo enquanto tiver a magia nos pes que continua a ter. E o Ronaldo continuara a ser um jogador genial, que resolvera jogos, e que sera sempre um dos dois extra-terrestres que vi neste desporto.

      Os dois deviam ser adorados pelos adeptos de futebol, porque sao aquilo que qualquer um sonhou em ser enquanto tocava na redondinha com os amigos.

      Ah, e deixem-se dos argumentos tambem extra-futebol de fuga a impostos e etc, ate nisso estao ambos empatados.

      Admirem os dois, mais dois ou tres anos, admirem enquanto podem e enquanto jogadores (isto e importante, porque eles sao ‘meros’ jogadores), simplesmente isso.

      Obrigado.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Maio 9, 2019 at 9:57 am

      Típico comentário de quem nem sabe o que o Messi faz e já fez. Mas ele vai ganhar a Bola de Ouro e espetá-la na testa dos haters baratos.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 8, 2019 at 6:06 pm

    Gostaria de ver um Barcelona dos velhos tempos, um Barcelona que dominava quase todos os parâmetros de jogo, que joga curto, ao 1°toque. Gostaria de ver o Ten Haag ou o Setien em Barcelona, ou mesmo o Sarri.

    • Teixas
      Posted Maio 8, 2019 at 6:17 pm

      O Barcelona desses tempos tinha Messi, Xavi, Iniesta e Busquets no meio campo. E um David Villa na frente.
      Acho impossivel pelo menos por agora alguem se aproximar do futebol desse Barcelona.

    • T. Pinto13
      Posted Maio 8, 2019 at 7:20 pm

      Ten Hag era bem engraçado neste Barcelona mas penso que vai acabar na Baviera

  • Teixas
    Posted Maio 8, 2019 at 6:21 pm

    Um excelente texto Fábio.

    Estás de parabéns!

  • opiniaodeadepto
    Posted Maio 8, 2019 at 6:59 pm

    Tenho uma certa dificuldade em entender esta linha de pensamento, que é seguida no post e que tem muitos apóstolos nos comentadores do Blog!
    Parece que só há uma maneira de ver e apreciar futebol e que só joga bem e é bom quem joga dessa maneira!
    Um treinador que ganha dois campeonatos em Espanha, onde jogam equipas como o Atlético e Real e há mais três ou quatro equipas de nível muito alto, é apelidado de fraco e treinador de equipa pequena!
    Sim foi eliminado depois de ter ganho três zero em casa, mas não foi contra uma equipa qualquer …
    Foi contra um Liverpool que num dia bom pode dar 4 ou 5 a qualquer equipa.

    • Mantorras
      Posted Maio 8, 2019 at 7:32 pm

      Acho que a questão aqui é tentar defender com a equipa do Barcelona… não é algo que encaixe no jogadores que tem à disposição, de todo.

  • DNowitzki
    Posted Maio 8, 2019 at 8:00 pm

    Valverde nunca me convenceu. Defendi que, depois de Roma, deveria ter sido despedido.
    Depois a direção do Barça: também disse que, para contratarem aquele rapaz Boateng ou lá o que é, mais valia terem vindo buscar o Seferovic.
    A seguir, temos uma caterva de jogadores que começam a nâo servir. Os «ataques» que me dirigiram há uma semana, quando escrevei que, na primeira parte, Sergi Roberto e Piqué sofreram imenso com o ataque do Liverpool! Bom, ontem foi outro estenderete. Ruben Dias e Ferro não teriam feito pior. Jordi Alba fartou-se de errar e é dos jogadores mais fiteiros que conheço. Arthur ficou no banco. Alguém me sabe dizer porquê?
    E por aí fora… Muitos equívocos, muita gente sem estatura para o Barcelona.++

  • Fallen Angels
    Posted Maio 8, 2019 at 8:14 pm

    O Barcelona tem plantel e táticas para ganhar tudo, podíamos facilmente estar a ver um Barcelona prestes a ganhar um segundo triplete seguido.

    Têm tudo menos coração e mentalidade.

    Podem ter saudades do Barcelona de Pep mas é pura e simplesmente impossível repetir aquilo. É a melhor equipa de todos os tempos, precisavam de mais de 1000 milhões para chegar lá.

    A verdade é que tal como eles não estão a esse nível, mais ninguém está. Não é preciso uma equipa perfeita para se ganhar a liga dos Campeões, um pouco mais de cojones tinha chegado.

  • SenyorPuyol
    Posted Maio 8, 2019 at 9:06 pm

    Aproveitando o intervalo do Ajax-Tottenham, vamos lá então.
    Antes de mais, obrigado pelo texto! É muito bom ver o cuidado em fazer uma análise séria de uma equipa, sendo do Barcelona, é óbvio que a torna ainda mais interessante para mim.

    Ponto prévio, não venho aqui defender o Valverde, tal como já disse ontem, não acho que fosse o maior culpado, mas tem obviamente muito (e determinante) peso.

    Falarei em primeiro da filosofia. E venho sobretudo lembrar que a “filosofia Barça” não é um manual, é um conceito que está tão enraizado no clube, que esta se vai manter enquanto os canteranos mantiverem o seu peso.
    – Por isso é que o aspecto que mais me preocupa no Barcelona nunca foi Valverde, foi a Masia, da qual vi um descarrilamento há uns anos e da qual folgo em ver que se começaram a dar os passos para a voltar a encarrilar (contudo, não pode ser esta direção, nem este treinador a acabar o processo). –
    A filosofia não é o passe e o sistema, é a primazia da cabeça sobre o físico, o apoio posicional e a ocupação de espaços, a priorização do corredor central, o guarda-redes como o primeiro a atacar e o avançado como o primeiro defensor e acima de tudo o controlo através da bola. Quase nada disto se cumpriu nesta eliminatória, mas isto, com maior ou menor qualidade, são os traços gerais de qualquer Barcelona nos últimos anos, independentemente do plano. Enquanto houver jogadores da casa, tender-se-há a procurar a bola, o corredor central e a linha de passe. Mas não há uma única forma de fazê-lo.
    Passando a explicar esta minha opinião, a filosofia pode manter-se usando diferentes abordagens. Até mesmo abordagem inicial de Guardiola, apesar de muito próxima, não era a mesma que a de Cruyff, apenas no fim da primeira época se passou Messi para o meio e se mimetizou o 3-4-3 em ataque de Cruyff. Valverde é, entre os últimos treinadores, o que mais se afasta da matriz original, sem dúvida, ele que enquanto jogador até teve os seus complicados atritos com Cruyff. Mas mesmo aqui, o 4-4-2 que funcionou na época passada voltou inevitavelmente ao 4-3-3 e a muitos automatismos passados, por exemplo a ancoragem e rotação em torno do pivot (interiores em torno de Busquets), jogo por dentro do bloco (Messi e o extremo de serviço) e procura do espaço através da amplitude no último terço (Alba principalmente), os alicerces são jogadores que cresceram dentro ou beberam da filosofia, o melhor sistema será sempre o que os procura potenciar, e qualquer treinador acaba por perceber isso, Valverde incluído. Mesmo que alguém queira renegar a filosofia, não o consegue fazer durante muito tempo.

    E sim, eu gosto de Valverde, já se sabe. E não, não acho que seja um modelo de jogo com a qualidade que o Barcelona nos habituou, nunca neguei que Valverde tinha falhas, principalmente no momento ofensivo, mas também não acho que seja medíocre, como muita gente gosta de o adjectivar. Acho que montou uma equipa sólida e coesa, o que valorizo, mas montou um sistema conservador e calculista é verdade, contudo, consigo lidar com isso. É que o sistema anterior com Luis Enrique sentia essa tal dor no tempo que passava sem bola, mas não era só dor por não tê-la, também era dor por ter o coração na garganta o jogo inteiro, isso nem é domínio, nem é controlo. E Valverde também não nos dá o primeiro, mas pelo menos dá o segundo, que é o primeiro objetivo que se procura alcançar com a tal filosofia.

    E ontem SenyorPuyol? Onde estava esse controlo?. Não esteve, precisamente, mas parece-me incorrecto definir o jogo de ontem (ou o da semana passada) como o modelo de Valverde ou a forma de jogar deste Barcelona, a última vez que se tinha usado este 4-4-2 foi no último jogo contra o Bétis (onde também ganhámos sem dominar nem controlar, e também com menos posse como na semana passada)… E antes disso? Alguém se lembra? Foi na época passada, quando era um sistema trabalhado desde o desastre da Supercopa, um modelo estruturado e alicerçado com o passar dos jogos. Este ano não é essa a preparação, os automatismos trabalhados são outros, esta de ontem é uma aposta de medo, aí sim, é abdicar e renegar da filosofia, é não saber ao que se joga. É abdicar completamente do controlo (Arthur) para apostar na contenção (Vidal. Que já agora, foi o melhor do Barça nesta eliminatória depois de Messi e Stegen, mas quando um dos melhores é Vidal…). E essa é a maior culpa de Valverde, por isso é que digo que por esta eliminatória não o vou defender. Faltou-lhe competência para conquistar a Champions, e acredito que sairá no final da época por isso, mas não é por isso que o modelo dele foi menos válido que outros, até porque estou convencido que com o seu modelo e sem esta aposta do medo, teríamos estado mais perto de passar.

Deixa um comentário