Recordamos que as águias já tem 4/5 jogadores da formação no plantel profissional: Paulo Lopes, Sílvio, Amorim e Nélson Oliveira. E até podia ter mais 4/5. Mas o problema nunca é a quantidade, mas sim a aposta. E enquanto que o campeão nacional continuar com esta política de mercado dificilmente vai dar espaço aos jovens da equipa B. Por isso, estas repetições de promessas acabam sempre por serem uma espécie de atenuar cenários, neste caso aconteceu um descalabro europeu sai uma promessa sobre algo que os adeptos continuam a exigir.
Em declarações ao jornal A BOLA, o presidente do Benfica fala de um novo ciclo no clube em 2015, considerando irreversível a aposta na formação.
«Na próxima época teremos quatro ou cinco jogadores da formação no plantel profissional, é irreversível», vincou Luís Filipe Vieira, durante uma visita guiada às obras que estão a ser levadas a cabo no Caixa Futebol Campus, no Seixal.
«Vamos dar início a um ciclo de jogadores formados dentro do Benfica, e foi escolhida a próxima época para iniciarmos esse ciclo. O futuro está no regresso às origens», completou.



0 Comentários
João Ribeiro
A história do Jesus com a formação é das histórias mais mal contadas que me lembro. Ele tem lançado jovens na equipa sim senhor, inclusive portugueses, tais como Coentrao e Andre Gomes que juntos renderam 45M. Ou ainda o ano passado o Marko que veio com 19 anos e passado uma epoca sai por 25M ou o Witsel que entra por 8M e sai por 40M tambem passado uma época.
Quanto a N.Oliveira ou Ivan Cavaleiro ambos mostraram nao ter qualidade para o SLB, quanto muito para irem sendo suplentes.. E depois ha aqueles que vêm com os casos do Miguel Rosa que anda no Belenenses e ninguem lhe pega ou o D.Simao que anda perdido em Arouca mas que alguns iluminados pensavam poder vir a ser um Rui Costa. Mesmo o Cancelo acho-o um jogador mediano, entao a defender aquilo mete medo..
Mesmo o Bernardo esta epoca no Monaco vai entrando de quando em vez a partir do minutos 70 e como titular deve ter 1 ou 2 jogos..
Sinceramente os únicos que neste momento vejo com qualidade para titulares do meu Benfica são o G.Guedes e o Joao Teixeira.. que estes sim penso que seria muito mau que o JJ nao os aproveitasse.
PS: Falam tanto do SLB o Porto tirando o R.Neves tambem tem tido boas fornadas e a verdade é que na equipa principal tambem ninguem os vê
Alexus
A diferenção é que não viu prometer ano após ano a espinha dorsal da seleção Nacional!
Já ouço este discurso de Luis Filipe Viera á uns bons pares de anos… Um tipico discurso para sócio que não tem efetividade no plantel.
André Vieira
Também gostava que o meu FC Porto aproveitasse alguns jogadores da formação, acho que valia a pena, a última fornada de 95 tem 4 jogadores talentosos ( André Silva, Ivo, Tomás e Rafa), e as próximas fornadas ainda vão ser melhores, temos o melhor jogador da geração de 97 ( Rúben Neves), que já está no plantel principal e para o ano será indiscutível, e na fornada de 98 temos os dois melhores jogadores ( Moreto Cassamá e Rui Pedro), para além de Generoso e Idrissa que também são muito bons.
Anónimo
A questao dos jovens da formação não é simples mas com competencia a coisa ia lá.
Em principio penso que o Rui Victoria seria um bom treinador pelo menos para a fase de transiçao. O problema será se ele consegue adaptar o sistema de jogo aos jogadores (talentos) disponiveis.
O problema do Jesus, na minha opinião é esse. Adapta os jogadores às suas ideias (sistema tactico) e nao consegue o contrario. à excepçao do primeiro ano em que jogou em 442 losangulo, joga sempre num 442 classico à la Manchester United do Ferguson. Pode ser uma contradiçao minha mas penso que foi a evoluçao que teve como treinador.
O mourinho tambem sofre desse mal. Jogou em 442 losangulo na epoca em que foi campeao europeu com o Porto e depois disso nunca mais jogou com um verdadeiro 10. Claro que para se jogar em 442 losangulo é necessario um certo tipo de 10 que nao se encontra facilmente. Jogadores desses sao o Zidane, Deco, Aimar, Bernardo silva e até o Rui Costa, Maradona ou Messi embora estes tres ultimos nao defendessem tao bem.
O problema que se colocará ao Benfica de formaçao é a necessidade de aproveitar os talentos de que dispoe e colmatar com estrangeiros as posiçoes que faltem. Ora, o bernardo só vai render nessa posiçao, pelo menos por agora. Se descair para a lateral ja nao rende metade, como acontece no Monaco. Jogando a 10 num 433 falta-lhe fisico para o vai-vem. O cancelo tambem beneficiaria desse esquema.
equipas que me lembre de jogarem neste sistema são a França campeã mundial e europeia, o porto campeão europeu e o benfica campeão nacional.
Este sistema necessita de um segundo avançado tipo henri ou derley (ou mesmo um saviola se devidamente compensado) que saiba descair para a faixa. Tambem necessita de um medio extremo tipo Figo ou Di Maria (pode ser um alenichev, pedro mendes ou petit( nao sei se era este o nome do luso frances) se bem que nao tao talentosos). Tambem precisa no lado oposto de um ramires ou um maniche que ajude o 6 e sirva de apoio e protecçao ao 10. O segundo avançado compensa nessa faixa a falta de profundidade ofensiva.
Posto isto. o que o benfica precisava era de um mestre das varias tacticas e nao um mestre de uma tactica só. Um Anceloti em vez e um Mourinho. O mourinho queria obrigar o Ronaldo a defender, o Anceloti montou a equipa para o Ronaldo nao ter que defender. Por isso dispensou o di magia e foi buscar o james que joga mais por dentro. Nao joga num 442 losangulo mas porque tem jogadores fortes no meio e na defesa que lhe permitem jogar com tres avançados – o Benzema, Ronaldo e Bale. No entanto o real ganhou ao barça sem o bale, com o isco a fazer de 10 e o james de medio extremo, mais criativo e constructor que o bale.
PS: sao jogadores talentosos que fazem a diferença e estes sao os que temos.
Joao
Rodrigo
Temos um treinador que da totais garantias. Porque querer o JJ?
Anónimo
Já ouço esta conversa há anos!!!
Mas a verdade é que em 6 anos de JJ da equipa B à A subiram 3 jogadores, A.Almeida (tapa buracos) e A. Gomes e Cavaleiro que já cá não moram!
EMRF
m1950
Penso que JJ tem dificuldade em lançar os miúdos pois não confia no seu nível competitivo, mas depois de lançados e ele ver que teem qualidade , não se importa certamente de trabalhar com eles.
Gostava de ver William , Jmario , Carrillo , Oliveira , Mané , Jonathan (jogadores de qualidade e com potencial) nas mãos deste senhor treinador , muitos deles precisam é de chicote e exigência máxima a nível de treino e concentração , e até mesmo Nani para tirar cá para fora tudo o que mostrou no United e até mais quiçá. Até elementos banais como Cédric e Adrien iriam jogar o dobro.
Se sair do Benfica , gostava que o Sporting o contratasse.
João Rodrigues
A nivel de potencializar os jogadores que quer nao á duvidas que JJ é dos melhores treinadores, peca muito e certas calinadas que vai dando de tempos a tempos mas se ele no benfica nao quer projetar uma equipa cheia de talento e muito melhor neste momento que o nosso sporting em termos de camadas jovens, porque haveria ele de vir para o sporting e depois e incomportavel o Sporting pagar 4M/€ a um treinador.
Eu proprio estou satisfeito com MS apesar de nao termos os resultados que se esperava no campeonato nota-se uma diferenca do ano passado a equipa joga mais em termos futebolisticos. Mas todos os sportinguistas sabem que o Sporting nao esta em posicao de lutar com Porto e Benfica devido a varias coisas como plantel mais forte, mais opcoes, outras coisas menos bem explicadas mas essas sao outros 40 como se costuma dizer.
Por ultimo JJ pode ser o que é mas o Benfica nunca tera um treinador como ele, sim falhou algumas vezes mas este mesmo ja trouxe imensos milhoes ao benfica agora como esse dinheiro foi aplicado já não é a ele que devem pedir explicacoes, eu por exemplo se tivesse um treinador como ele que fizesse 50M em vendas por ano ficava contente desde qeu o dinheiro fosse aplicado numa boa maneira mas todos sabemos como é este mercado hoje em dia.
SL
Deckard
Credo! Estávamos muito mal se o SCP o contratasse, pois era sinal que o Godinho (ou parecido) estava de volta! 4M por ano para aquilo? E com contratações de 10M? Já para não dizer que seria óbvio que o que valeu a 80% dos jogadores que falou foi não estar lá um JJ, como tal, não veria mais nenhum craque da academia surgir nos próximos anos. Não obrigado! Era claramente voltar a enterrar o Sporting. Para casmurros pagos a peso de ouro sem resultados comparáveis já chegam a maioria dos dirigentes que por lá passaram.
LM
O Adrien Banal?
essa fotografia do Chirola deve ser para enganar só pode…
Rodolfo Trindade
E Marco Silva no Benfica! Tratem já disso por favor!
João
E mandam o Marco Silva para o Porto. Temos negócio. E ficávamos de certeza, e por larga margem, com o melhor treinador dos 3. Diga-me onde posso assinar e a que horas apanho o Marco Silva no aeroporto.
João Dias
O Adrien e o Cedric são banais?
António Tonga
Mais uma fantástica tirada, de alguém que já nos habituou a muitas…
Sou muito crítico em relação a LFV, mas sou lhe grato por ter reabilitado o benfica nacional e internacionalmente, por ter edificado o centro de estágios, o que fez com que o nível da nossa formação melhorasse colossalmente, e por último sinto-me grato à LFV pela sua homenagem à maior figura do nosso clube.Não esquecendo a Benfica TV, que a início não me fascinou, mas que é nos dias de hoje um grande activo do clube.
É por esta gratidão, que me sinto no dever de aconselhar LFV, a sair do Benfica o quanto antes, desta forma acho que mantém o seu lugar na história do Benfica como um dos grandes Presidentes, pelos motivos que enumerei anteriormente. Caso contrário a máscara irá certamente e eventualmente cair, e LFV entrará, nas páginas negras da história do Sport Lisboa e Benfica.
Porquê? Simples, a manter-se no cargo LFV continuará o seu caminho rumo ao abismo e ao sufoco financeiro do Benfica, com um passivo galopante, e com associação a instituições bancárias duvidosas. Não sendo isto suficiente cairão sobre LFV as consequências, das suas promessas demagogas não-cumpridas, onde está a espinha dorsal da selecção? – Perguntarão alguns benfiquistas. Já não deveriamos ser um clube de meias de Champions? – perguntarão outros.
Por último, mas não menos importante, LFV será com certeza chamado a explicar à Nação Benfiquista os seus negócios e negociatas, com comissões brutais, não esquecendo o seu enriquecimento em seta(pode ser que tenha petróleo no quintal, mas se for no caixa futebol campus é nosso!)
Fica o meu voto para que os benfiquistas mais cautelosos não tenham medo de fazer o que é certo, por receio de perder a competitividade, aviso que com estes senhores podemos perder muito mais do que a competitividade.
P.S Não desculpem LFV com JJ pois o presidente é o primeiro e não o segundo…
Nuno R
Tenho uma questão:
– quais os critérios para se ser considerado da "formação"? Ter quantos anos de camadas jovens? Há algum número estipulado (até por causa dos mecanismos de solidariedade)?
É que o Amorim é tão formado no Benfica como no Belenenses…
MT
É formado no clube se estiver, pelo menos, 3 anos no clube entre os 15 e 21 anos.
LuisRafaelSCP
Daqui a 4 anos é que vão ter a espinha dorsal da selecção… Não adianta contratar portugueses como têm feito, nem meter dois ou três miúdos na equipa principal e depois não terem minutos.
João Lains
Riscava Lima, John, Djuricic, Sulejmani, Bebé, Candeias, Funes Mori, Artur, Sidnei, Djaló, Airton, Jara, Luís Felipe, Rojas e Paulo Lopes.
Resgatava Cancelo e Bernardo Silva.
Promovia Bruno Varela, João Teixeira, Hélder Costa e Gonçalo Guedes.
Alexis
André Vieira se com o deste ano estamos em 1o isolados, com os reforços que mencionei, não estariamos melhores? Só o Mitrovic já seria um grande upgrade, imagine com os outros 4/5… E estamos a falar da proxima epoca, logo alguns jovens com valor como o Cristante, Helder Costa, Bernardo Silva, Cancelo, Talisca e até Pizzi ou Samaris e Fonte (este até disse que seria utilizado a espaços) – já para não referir que os reforços sugeridos são todos jovens e titulares em boas equipas – estarão mais evoluídos, melhor fisica e taticamente que no inicio desta época.
Nenhum dos que mencionou foram por mim pensados para titulares mas todos já deram provas de serem boas opções de banco.
Rui Miguel Ribeiro por lapso esqueci esses dois mas corrigi no post seguinte.
Quanto à venda do Salvio… é inevitável, ponto. Por isso é realizar o melhor negócio possível e procurar um bom substituto. Gosto muito do Sálvio mas creio que com a redução de custos, mais a possibilidade de um encaixe importante e ainda a intermitência que vem revelando esta época, estão reunidas as condições de dizer adeus ao craque argentino. E com isto haverá dinheiro para segurar o Gaitán e para outros reforços. Sugeri o Kampl por ser um jogador que custará menos de metade do possível valor de venda do Salvio, é jovem e tem muito futebol para dar. Para segunda opção há o Pizzi que já mostrou que é jogador para o nosso campeonato.
Assim estariam criadas as bases para nos anos seguintes continuar a receber atletas da formação que se estão a evidenciar em idades mais jovens, e tornar-se um clube cada vez mais aliciante para os jovens talentos a despontar.
André Vieira
Alexis, muito sinceramente esse plantel não serve para ser campeão nacional, e muito menos para fazer boa figura na Liga dos Campeões.
Uma equipa com essas ambições não pode ter no plantel alternativas ou muito menos titulares como Eliseu, Derley, Rui Fonte, Pizzi, etc.
Rui Miguel Ribeiro
Bem lembrados esses 3.
Falta o Cristante e o Nélson e discordo da venda do Salvio.
Alexis
So agora me lembrei que o Michel ainda faz parte do plantel. Outro nome a dispensar portanto. Esqueci-me de mencionar o Cristante no lote dos médios.
O Nelson quanto a mim poderia ser vendido com opção de recompra – ainda estou para ver do que é capaz.
Outro ponto importante é uma mudança declarada na tática, passando a jogar a equipa com um #10.
Quanto a possiveis reforços, e assim de cabeça:
Anthony Lopes (Lyon) ou talvez Karius (Mainz), Raphäel Guerreiro (Lorient), um central que possa fazer boa dupla com Luisão (não me ocorre nenhum), Danilo (Braga), Kampl (no caso de venda do Salvio) e Mitrovic (Anderlecht) – tambem gosto muito do Alan do Salzburgo mas não sei como lhe está a correr a época.
Alexis
Ai está um bom "projecto" João.
So tenho três jogadores a acrescentar à lista: Benito, Jardel e Steven Vitória.
Com os resgates e promoções que sugeriu, concordo em tudo, embora ache que o Gonçalo precise de rodar mais um aninho, de preferencia com muitos minutos e numa equipa que goste de jogar ao ataque (Nacional, Vitoria de Guimaraes, Belenenses ou Rio Ave).
Para os seus lugares ainda estao na equipa B o Rochinha e Nuno Santos que precisam de mais um tempo. Ha ainda Renato Sanches e Baldé que na proxima epoca se irão fixar na equipa B.
Com os encaixes realizados (os possiveis) contratar 4/5 jogadores com provas dadas para as posições mais carenciadas, e depois substituir os jogadores mais valorizados por iguais mais valias.
Assim seria algo do genero
Contratação, Julio Cesar, B Varela
Cancelo, Maxi, Silvio/Eliseu, Contratação
Contratação, Luisão, Lisandro, Cesar.
Contratação/Fejsa, R.Amorin, João Teixeira – ha ainda Samaris e Andre Almeida
Gaitan e Salvio (sou a favor de efectuar um bom encaixe com el Toto, logo teria de se contratar um bom substituto), Pizzi, Helder Costa, Fariña
B Silva, Talisca
Contratação, Jonas, Derley e a espaços Rui Fonte.
Se a abordagem ao mercado fosse séria e criteriosa, aqui estaria uma equipa capaz de lutar pelo titulo nacional e fazer melhor figura que este ano na liga dos campeões, sendo que a nivel salarial deve ser ainda mais barata.
Rui Miguel Ribeiro
João: Tem razão, esqueci-me do Dawidowics. Em relação ao Djuricic, acho-o um excelente jogador. O facto de não ter pegado de estaca não implica que com um pouco mais de tempo, empenho e paciência não possa vir a afirmar-se.
João Lains
Eu conheço perfeitamente o Sulejmani. É por isso que espero muito mais dele.
João Lains
Rui, tanto o John como o Djuricic foram investimentos avultados. Nenhum deles conseguiu corresponder às expectativas e ambos acusam algo que me faz imensa confusão: falta de intensidade. De uma alternativa do banco, espero alguém capaz de agitar e acrescentar ritmo ao jogo. John não faz nada disso. A decisão mais sensata passa pela venda de ambos de modo a recuperar algum do investimento que foi feito. Já para não falar no espaço que roubam a Pizzi e a todos os jovens que eu enumerei acima.
Não sei em que posição tem jogado o Lindelof, mas preferia apostar no Dawidowicz, de quem guardo boas impressões. Não creio que Rúben Pinto tenha qualidade para jogar na equipa principal. Para isso apostamos no Guzzo que tem menos dois anos de idade.
Pedritxo, o Rui não preenche um requisito que para mim devia ser obrigatório para todos os jogadores da equipa B e que se devia estender aos jogadores emprestados: ter menos de 23 anos. Só lhe abro uma excepção porque sofreu aquela grave lesão no seu jogo de estreia. Fico feliz por ter recuperado e pelo rendimento que tem tido mas duvido que ainda vá a tempo de se tornar uma opção válida para a equipa principal.
António, o Sulejmani ficou cicatrizado com todas as lesões que sofreu ao longo da carreira. Perdeu velocidade, explosão, etc. Mantém a qualidade técnica (cruzamentos, cobrança de bolas paradas) mas prefiro que os seus minutos de jogo sejam dados a Bernardo, Hélder Costa, Gonçalo Guedes, por aí fora.
Anónimo
Mas que raio tem contra o Sulejmani sempre que jogou não jogou bem?? Tem tido azar com lesões mas poqrue não dar oportunidade a um jogador que quando atuou em jogos decisivos jogou,assistiu e até marcou…
Rodrigo
Anónimo
Sempre que vi o helder costa achei o miudo um belissimo jogador, mas aqui nunca ninguem o elogia, nem o refere como promessa. acho que podia estar a jogar como substituto do salvio.'
Jose
Anónimo
Concordo com todos menos Sulejmani. Acho um bom suplente para ter no plantel.
Antonio
Rodolfo Trindade
Parece-me uma excelente lista!
Pedritxo
acrescentava o rui fonte que nao e da formaçao, mas da equipa B
Rui Miguel Ribeiro
Concordo com quase tudo. Dava nova oportunidade ao Djuricic e esperava por ver o que o John faz esta época.
E promovia o Lindeloff e o Rúben Pinto além dos que enunciou.
Nuno Pereira
Nao me parece assim tao complicado…
Bernardo Regressa,Cancelo regressa,Ivan Cavaleiro Regressa,Nelson Oliveira regressa,Guedes deve começar na equipa A na proxima temporada.
Joao Teixeira tambem terá a sua oportunidade creio.
Vejamos como cresce Varela,Helder Costa e Rui Fonte…tudo é possivel meus amigos…
Mas…se queremos lutar por objetivos ,tirando 1 ou outro serão sempre 2ªs opçoes(opçoes de banco ou bancada ).
Anónimo
Joao Dias são piores são. O Ola John tem jogado muito bem esta época, pena a lesão que sofreu e o Sulejmani é um grande jogador fustigado este ano por lesões mas todos se esquecem que no ano passado nos jogos decisivos ele estee lá. O Franco Jara concordo não é jogador para o SL Benfica. Para o seu lugar da formação pode ser o Gonçalo Guedes ou o Hélder Costa.
Rodrigo
João Dias
Banco e bancada porquê?
São piores que os Ola Johns, Jaras, Suleijmanis e afins??
Pedro Barata
Atirar areia para a cara das pessoas. Só estranho que ainda dêem cobertura a isto. Quantas vezes já disse Viera isto? Pois que o faça definitivamente.
Nuno R
Vou aqui defender o Jesus.
Então o Vieira está isento de culpas, e o Jesus é que contrata os camiões de estrangeiros? Não me digam que é o JJ que assina os cheques. Foi o JJ que deu uns milhões pelo Cristante e pelo Samaris? O treinador pode "pedir" jogadores, mas em última instância, é o presidente que decide. Ou se agora der nas ganas do Jasus pedir o Aguero, o Vieira faz uma forcinha?…
A estratégia da Direcção tem sido a de ir buscar jogadores e valorizá-los. Para tal, têm de jogar. E para ter acesso a certas "mercadorias", têm de comprar algum refugo, de modo a acalmar os Deuses das Transferências. É certo que o Jesus toma gajos de ponta, não aposta em X ou Y, mas ele não é o único culpado.
Nuno R
Eu sei que vieram. E sei que alguns que ele não "queria", ficam de fora e nunca calçam.
Mas no fim, quem assina o cheque é o Presidente.
Ricardo Ricard
És muito anjinho em pensar que alguns jogadores não vieram para o Benfica com acordos com o Jesus,isso até foi falado na altura,mais propriamente jogadores que vieram do Belenenses. Não foi por acaso que Jesus foi investigado pela Policia Judiciária por fraude fiscal por comissões não declaradas.
Pedritxo
Declaraçoes para atirar areia para os benfiquistas, como sempre o faz, e estas declaraçoes sao feitas ,porque fomos eliminados, senao continuaria tudo igual.
E alguem que explique que vai uma grande diferença de ter jogadores no plantel e apostar neles, portanto desta vez ate acredito que teremos alguns da formaçao, o problema e que nao vao jogar se JJ estiver la, e como ele quer renovar com ele, ainda por cima a ganhar o mesmo(ridiculo),acaba por ser uma contradiçao, JJ e aposta na formaçao nao conbinam la muito.
O problema aqui e que os estatutos foram mudados e ja nao e assim tanta gente que se pode candidatar a presidencia do clube e depois, os velhos do restelo que sao os que decidem, apoiam este homem sempre, porque caem nestas declaraçoes.
Rodolfo Trindade
Mais do mesmo!!!
Não dúvido que para a próxima época seja imposto ao treinador do Benfica a presença de 3 ou 4 jogadores da formação (Cancelo, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Hélder Costa, João Teixeira, Lindelof), o problema é que se o treinador for aquele gajo de lã branca que anda para lá aos berros, esses jogadores serão encostados num canto e não serão aposta, à semelhança do que acontece este ano com Nélson Oliveira por exemplo.
Posto isto, não consigo acreditar que se renove com aquele homem para treinador:
1º porque tem um salário impensável;
2º porque não justifica esse salário;
3º porque não está em sintonia com o presidente, caso seja mesmo essa a vontade do mesmo (aposta na formação);
4º porque já não o posso aturar;
5º porque é teimoso e arrogante;
6º porque já não o posso aturar;
7º porque insiste em cometer os mesmos erros;
8º porque já não o posso aturar;
9º acabava por não me admirar que renovasse já que mais ninguém lhe pega;
10º porque já não o posso aturar;
Vamos ver o que acontece, se bem que eu disse aqui no blog que não me admirava que ele ainda renovasse antes de janeiro!
João Carvalho
Eu defendo o mesmo que o NMS, que sabe mais de futebol do que todos os outros comentadores, assim como defendo a renovação do contrato do JJ mesmo que isso implique aumento de ordenado.
O ordenado é um pequeno pormenor que não tem grande importância. Não vejo isso ser discutido em fóruns estrangeiros sobre futebol. Para algumas pessoas é a coisa mais importante por alguma razão Camões apodava-os de invejosos.
Anónimo
Este NMS tem mais futebol num dedo da mão do que o resto todo junto!
P`ra cima deles rapaz!
silvarinni
Anónimo
Caro Ruben, o M é de Zé…
N faço ideia do q falas mas cheira-me a processo kafkiano.
NMS
Kafka I
Rúben Cardoso
Bem visto :)
Anónimo
Caro Rodolfo, teras de clarificar um pouco mais sobre qual a teoria q me atribuis. Agora perdi-te.
Mas a tua segunda frase interessa-me. Querias q ele saisse qdo ganhou o campeonato? Qdo foi aliciado pelo Porto?
Olhando p tras talvez tivesse sido melhor – Ficavamos livres p ir buscar o AVG e Vitor Pereira, por exemplo. No entanto na altura a saida do JJ era vista como crime lesa-patria pela maioria (na qual eu me incluia). Pq querias q ele saisse naquela altura?
NMS
Rúben Cardoso
Cheira-me que o M é de Manuel.
Rodolfo Trindade
NMS essa teoria para mim não resulta, porque para mim JJ tinha saído logo no final do primeiro ano!
Anónimo
Caro Ricardo Ricard, folgo em saber q te fiz rir. Quanto à questão da mentalidade, tenho pena daqueles benfiquistas q partem para o insulto no momento em q se deparam c uma opinião escrita q difere das deles. Uma questão de personalidade ou talvez de mentalidade, como escreves.
Qto ao argumento q consideras ridiculo, se o homem ganha 4 milhões foi pq alguem aceitou pagar, logo o mercado paga. As leis de mercado parecem ridiculas n é? Se n concordas c o valor pago o problema é mais teu q do Jasus… até pq ele ganha 4 milhões.
Caro Julio, engraçado ires buscar como exemplos o Matic, o Javi e o Rodrigo. Eles s de facto mais faceis de treinar, em especial dps de entender o q o treinador deles pretende. Talvez um dos craques q mencionas acima pudesse ter tido uma carreira diferente se apanhasse um treinador decente (ok… ha por ai nomes q nunca passariam da pré-época…).
NMS
Rui Miguel Ribeiro
Um LIKE para o comentário do NMS. Só fazia um reparo ao ponto 5: no Norte há muitos muito Benfiquistas e eu sou um deles.
Ricardo: não estou triste, não precisa de ter pena.
Anónimo
Tens razão. Tamanha é a estrela q até do nome me esqueci.
NMS
Ricardo Ricard
"O homem tem o salario que o mercado paga…" Hilariante…Defender Jorge Jesus tem sempre este risco enorme de facilmente se cair no ridículo,quando ao resto nem vale a pena,como Benfiquista tenho pena destes tristes Benfiquistas,aqueles que quando se ganha está tudo bem e quando se perde está tudo mal,fracos de mentalidade.
Julio
Falam muito dos Quiques, Fernando Santos, Camacho mas eu queria ver o que é que o Jesus fazia com Binyas, Makukulas, Jorge Ribeiro, Balboa, F.Bastos, Edcarlos, Miguelito, Paulo Jorge, Bergessio, K.Fonseca, Zoro, Manduca, Karyaka, Karadas, Manu, Marcel, Beto, Alcides etc etc etc
É muito mais facil treinar os Matics, Javis, Rodrigos desta vida.
Mega Badjeras
De acordo, Rodolfo.
Pedro
O treinador do Sporting era o Paulo Sérgio e não Mário
Anónimo
Epa, se o Rodolfo n pode c o homem, demita-se ja o gajo!
1 – O homem tem o salario q o mercado paga. O Sporting tentou o bom e barato em treinadores durante uns anos. Entre o desfile de estrelas naquele banco, passaram por la nomes como Carlos Carvalhal e Mario Sergio. Antes do JJ pagou-se e bem por um tal de Quique. Saudades desse mestre da tactica?
2 – O teu numero dois mais n é q refrasear o teu numero um. Convido-te a rever esses criterios de enumeração;
3 – Estão amuados um c o outro? Disseram-te?
4 – Precisas dum abraço?
5 – O homem n é pago p ser afavel. Duvido q no Norte se admire o PC pela sua personalidade gentil e calorosa;
6 – Temos pena;
7 – O erro de perder jogadores nucleares todo o santo final de época? Ou então é um erro na formula da filha de calculo. Acontece;
8 – Os meus sentimentos;
9 – De facto, q gestor de clube da bola iria pegar num treinador q sistematicamente luta por titulos e valoriza os jogadores do plantel?
10 – Ha um ano atras n dizias a mm coisa? E qdo se perdeu por detalhes o titulo para um Porto fortissimo nos idos de 2013? E pelo meio o q aconteceu?
Qto à ultima frase, Deus te oiça.
Cumprimentos,
NMS
Ricardo Ricard
Like!
João Pedro
Só uma questão, Paulo Lopes, Sílvio, Nelson Oliveira, Amorim não foram formados no Benfica? A questão é que são jogadores secundários e se estes saírem e ficarem mais 4 vão ficar na sombra como estes, a encher chouriços. JJ ainda não percebeu que com as suas qualidades seria um treinador muito mais apreciado no Benfica se apostasse nos talentos que temos como o Bernardo ou o Hélder Costa que para mim ainda é melhor que o Guedes talvez por ser mais novo.
Quanto a Janeiro, penso que a melhor forma de ir buscar os 5 milhões perdidos das competições europeias é deixar sair (vender ou emprestar conforme o caso) jogadores secundários e que não contem para o treinador como o Jara, Sulejamni, Nelsón Oliveira e talvez o Lima que não vai para novo.
O Enzo poderia sair de qualquer das maneiras pois mesmo que ficássemos na Champions não é garantido que o Valência não pagasse a cláusula na mesma.
Pedritxo
grande comentario, subscrevo
Flávio Trindade
Pois…
O problema é que já ninguém se acredita nestas declarações.
Vamos por partes.
Acho sinceramente que Vieira pretende que haja uma aposta mais forte na formação. Creio que esse desejo seja real. É desejo dele, como é meu, e como é também de muitos benfiquistas que vêm nos jogadores da formação talento mais que suficiente para estarem na equipa principal ao invés de Luis Felipes,Derleys e Emersons.
Mas o que acontece é que a pirâmide de poder na Luz é invertida, e quando se tem um treinador a ganhar 4M e a gastar 20/30M por ano em reforços e sem o mínimo de vontade em trabalhar os miúdos, mas que volta e meia ganha uma Taça da Liga e ameaça que vai treinar o Porto caso não lhe sejam feitas as vontades, nota-se quem está refém de quem.
Além disso, uma fatia grande de adeptos benfiquistas revêm-se no seu treinador e no seu populismo, portanto é fácil ver de que lado vai estalar a corda…
Acontece que ao contrário do que muita gente pensa se JJ sair do Benfica, quem vier a seguir não vai fazer pior, e principalmente JJ não irá a lado nenhum. Só os mais ingénuos poderão pensar que Milans, Tottenhams ou até Valências têm o treinador do Benfica na sua shortlist. JJ saindo do Benfica não tem mercado ao mais alto nível, e quem viesse a seguir certamente não iria ganhar 4M (até porque são muito poucos os que ganham mais do que isso).
A chantagem com a ida para o Dragão também não se verifica porque Lopetegui é para continuar, portanto toda o poder negocial está do lado de Vieira.
A ver vamos se um título nacional dos Taliscas sobre a super equipa dos fundos não fará inquinar o processo…
de Carvalho
Luis Filipe Vieira com esta declaração acaba de anunciar aos adeptos do Benfica que o próximo treinador será RUI VITÓRIA.
druyda
RV no benfica… ia embora em Dezembro. E olhe que sou Vitoriano.
Rui Miguel Ribeiro
Espero que não!
LuisRafaelSCP
Espero que sim!
Mega Badjeras
Olha que não sendo o meu treinador preferido, trocava-o pelo Jorge Jesus.. até porque já esteve no Benfica.
Rabensandratana I
Este comentário do LFV faz-me lembrar um em que ele disse que o SLB seria campeão europeu em menos de 5 anos isto aquando do seu primeiro título ao serviço dos encarnados.
Este LFC e os restantes presidentes dos 3 grandes são a comédia do futebol português.
Só dizem mentiras, estas são frases ditas após um insucesso que irá trazer grandes preocupações ao Domingos Oliveira, já que saiu muito prematuramente das competições europeias.
O JJ a apostar na formação e eu a ser euromilionário amanhã, no mínimo ridículo.
Kafka I
Subscrevo a 100%
Pedro Miguel Garcia
Amén… Continuo a aguardar pela espinha dorsal da seleção portuguesa, conforme prometido em 2000 e troca o passo, ou que sejam melhores que o Real Madrid, prometido a 19/04/2003.
Não está em causa o Benfica ser um grande clube. Ser justo campeão nacional, ou tudo o que mais queiram. Em causa estão algumas declarações que adoro:
Vamos arrasar pela Europa fora. – 17/04/2005
Queremos ser campeões europeus. – 16/07/2005
Temos o melhor plantel dos últimos 10 anos. – 2007
O Benfica será bandeira nacional nos mercados accionistas internacionais. – 2007
O Benfica não vai participar na Taça da Liga. – 19/05/2007
O terceiro lugar esta época é normal, anormal foi o título o ano passado. – 2006
Ai Luís Filipe, Luís Filipe, saiu-te a sorte grande quando deixaste os pneus, e o Alverca…
Deckard
"Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até outubro, demito-me" – 2005
Nuno R
As declarações do Vieira normalmente concretizam-se. Ele, ao contrário do bruno de carvalho, não é um demagogo, nem faz promessas aos adeptos que não são cumpridas.
Anónimo
Concordo com o Nuno R, o Vieira tem comprido com praticamente tudo o que tem prometido, nao se esqueçam que prometeu o museu, ja esta feito, prometeu melhorar o centro de estágios, ja esta melhorado e ainda continua com mais melhorias, prometeu melhorias na formação, e isso tem-se visto pelos jogadores que de estao a sair, prometeu a aposta na formação, mas nao deu ate agora uma data, logo nao se pode considerar como nao comprida a promessa, e sendo eu da opniao que aposta na formação tem de ser bem pensada e nao de qualquer maneira, para que possamos cumprir os nossos objetivos, quanto mais nao seja os mínimos, e mesmo para os jovens jogadores e bom serem lançados com precaução e nao de repente atirados as feras, porque como ja se viu por exemplos de outros clubes, isto pode vir a projedicar nao so o clube mas também o jogador….. Há e ja agora para quem fala do caos das finanças do Benfica, ja se deve ter esquecido como estava o Benfica quando Vieira entrou, e as melhoras que tem vindo a ter de ano para ano……
Rafael
Nuno R
Kafka, voltamos ao ponto de partida: os adeptos falam de formação e tal porque levaram nas lonas na LC. E porque sentem que, para fazer figuras daquelas, vale tanto o Samaris como o Jaquim.
Se forem campeões, com os 598 estrangeiros, achas que vão pedir jovens? Só mesmo o Joao Dias, ou pessoas que, mesmo na euforia da vitória, pensem o clube a longo prazo e vejam que este modelo não é sustentável (repara que o nome do Benfica já veio à baila nas cavadelas do BES/NB… e só vai piorar). Ou seja, isto é conversa para boi dormir.
No que dizes dos adeptos, eu sei que a cabeça é passada pelo coração. Nem vás longe… pós Zenit, eram todos uns cepos, uns zarolhos, tudo corrido a pontapé; deram 2 aos mancos da Briosa (oh Briosa…), já eram muitá fortes. Estes sentimentos em relação a treinadores e jogadores (e mesmo dirigentes) são naturais, agora a filosofia de gestão não pode nem deve navegar ao sabor dos resultados (nem a honorabilidade das pessoas, e o Vieira quando perde é um ladrão que mete ao bolso, quando ganha é um tipo honesto que se entrega ao clube a 100%).
Nuno R
Tens razão Joao.
O Bruno de Carvalho tem de evoluir, e ao invés de chorar, tem é de fazer uns dvds e levar ao Ministério (mas sabes que o Sporting anda em contenção, e não há dinheiro para economato).
Eu estou à espera de lá ver os juvenis, mas também estou à espera de rever o Salgueiros. Sim, porque o Benfica não participa na Taça da Liga. Ou pelo menos, acreditando nas palavras do seu presidente. Presidente esse, que é o extremo da coerência, pois hoje está unido com um dirigente que há pouco tempo atrás acusava de corrupto.
João
Ainda acho que prefiro o populismo saloio do LFV ou os dislates semi-senis do PdC ao choro pré-jogo e silêncio rádio durante a semana seguinte depois ser beneficiado. Fico à espera da equipa de juvenis na Taça da Liga, já agora, que prometeu depois de ter tentado ganhar na secretaria, por uma technicality de 2 minutos de atraso, o que perdeu de forma limpa em campo. É que é precisamente pelo facto de os outros dois já terem largos anos disto que é tão surpreendente terem-se batidos tantos recordes de ridículo (para quando ficou marcado a primeira repetição de sempre de um jogo europeu?) e de incoerência em apenas dois anos.
Kafka I
Nuno R
Não estás à espera que os Benfiquistas (ou adeptos qualquer outro clube no Mundo) depois de o clube ser campeão, façam uma espera à equipa em protesto contra a gestão danosa do clube…
Na parte que me toca, nunca leste eu a elogiar o Vieira…quanto ao Jesus, já o frisei várias vezes, que para mim é um bom treinador, essencialmente para consumo interno, tem mérito sem dúvida e pos o Benfica a jogar à bola, como não se via há muitos anos, mas não é o génio que ele acha que é, nem pouco mais ou menos, e por exemplo prefiro o Vitor Pereira ao Jesus…
PS: Quanto a dizeres que em Maio no Marquês já ninguém se lembrava que o Jesus esteve a 1 minuto de ser despedido no jogo contra o Gil…isso acontece no Benfica e acontece em TODOS os clubes do Mundo, e no teu clube também e´assim, a maior parte dos adeptos olha para os resultados (e sejamos sinceros, não são os resultados que interessam?)…
Mas posso dar-te um exemplo bem pior, o Ancelotti provavelmente teve a 1 minuto de ir para o olho da rua no Real Madrid, e foi salvo pelo golo de cabeça do Ramos, ou achas que aos 89 minutos de jogo, a grande maioria dos adeptos do Real Madrid já não estava a fazer contas à vida e a pensar "este Ancelotti é uma bela m***a, e vamos ter mais um ano sem vencer campeonato ou champion, tem é que ir para o olho da rua"…e tau, golo de cabeça do Sérgio Ramos e 30 minutos depois acaba o jogo após prolongamento e o Ancelotti já era o maior…
Como vês, aqui bastou 30 minutos para passar de despedido a o maior de sempre…o Jesus demorou 8 meses (de Setembro a Maio)
Nuno R
Oh Kafka… basta ver o que se disse na festa do Marques. Ninguem se lembrava que o Jasus terá estado a minutos de ser corrido no jogo com o Gil. Mas é normal, o adepto é assim.
Depois, os comentários que aqui se liam iam nesse sentido. Claro que há excepções, o Ricard nunca terá falado bem do JJ, mas diria que acima de 90% dos comentários elogiavam a gestão do Vieira (alguns diziam a que sua palavra nunca era quebrada, até).
Kafka I
Nuno
Escrito por mim, não leste de certeza absoluta, sempre critiquei o caos financeiro/abismo onde o Benfica está metido…muito menos leste eu a dizer que o Vieira era 100% honesto, até porque conheço bem a peste ainda antes dos tempos do Alverca (que ele destruiu)…
Agora não é por o Benfica estar num caos financeiro e a ser mal gerido a todos os níveis, que vou deixar de festejar os golos e vitórias do Benfica, obviamente..portanto o máximo que podes ter lido foi eu a elogiar a equipa/plantel, nunca o Vieira…
Nuno R
Ia jurar que por junhos do ano passado só lia e ouvia "Vieira é 100% honesto" e "Vieira cumpre", e "gestão do Vieira é a melhor". Não vejo porquê mudar.
Patterson
Não percebo como metem um presidente que está nem há dois anos no clube, que realizou quase tudo o que prometeu, juntamente com esses dois.
Mas já se está habituado…qualquer coisa, alega-se Bruno de Carvalho!
Mike-UK
Espero que isto tenha sido um comentario carregado de ironia?
Eu nao sou fanatico do BdC como muita gente por aqui, mas gostava de saber o que e' que o BdC prometeu que nao tenha cumprido ate' ao momento. Ao mesmo tempo a lista de promessas por concretizar de LFV e' mais longa que a lista telefonica de Lisboa e Vale do Tejo….
Kafka I
Nenhum dos 3 (Pinto da Costa, Vieira e Bruno Carvalho) são flor que se cheire, e são os 3 do mais demagogo que há, e apenas olham para o próprio umbigo…e fazem da hipocrisia uma forma de ser e de estar
Mas já agora, o menos demagogo de todos até acaba por ser o Pinto da Costa, já que é rara a vez que falha quando diz que vai ser campeão, já que o Porto tem ganho quase sempre..ahah
Anónimo
Gostava de saber se o discurso era o mesmo se não tivessem sido arredados das Competições Europeias…
Damaja
João Lains
Óbvio que não! Porque senão tivéssemos sido afastados das competições europeias, à partida, tudo estaria bem nesta altura. A Alemanha também só repensou todo o seu futebol depois de se aperceber do rumo (negativo) que este estava a tomar. Para grandes males, grandes remédios.
Mega Badjeras
Desde que não seja o Ivan Cavaleiro, tudo bem.
Espero que sejam jogadores como o Bernardo Silva, o Gonçalo Guedes, o João Carvalho, Rúben Dias, Pedro Rodrigues, Yuri Ribeiro… que são para mim alguns dos mais talentosos ds formação, mas não acredito que com este treinador, isto possa acontecer.
Daniel
Já disseram o mesmo do Cavaleiro, tal foi o hype que acabou na selecção.
Ou do Rosa.
Ou do Oliveira.
Ou do…
São mais de 10 anos de exemplos…
Mega Badjeras
E esqueci-me do Cancelo.
Mega Badjeras
Não é mau, mas não é superior ao Bernardo Silva e ao João Carvalho… e não podem ser todos aposta.
João Dias
Tens de incluir nessa lista o Rochinha.
Nuno R
Vintage LFV
Ficaram arredados da Europa, logo é o Seixal Lab, e a Formação, e para o ano é que é a mudança, mais a espinha dorsal.
Quando forem campeões, muda-se o discurso para "este é que é o projecto vencedor, estamos no caminho certo, valorizamos activos, grande gestão"
Kafka I
Isto é daquelas noticias que não deviam ser noticias, porque não acrescentam nada ao que já foi dito há…..mais de 10 anos atrás..é claramente discurso para encher chouriços nada mais…
Ricardo Ricard
Mais do mesmo,para o ano o Jesus renova,continua a ganhar 4 milhões e continuam a vir camiões de estrangeiros em que grande maioria são apenas para ganhar comissões.
Rabensandratana I
Vem*.
Kafka I
like para os 2 comentários :)
Rabensandratana I
Um like para o teu comentário.
O Manuel já vê apressado contrapor como de costume.
Vítor Cerqueira
O Benfica já há muitos anos que tem vindo a caminhar nesta direção, as coisas não acontecem do dia para a noite. Além disso, a promessa de aposta da formação por parte do LFV sempre foi vaga relativamente a um timing. Esta é a primeira vez (que me lembro) que ele é claro em relação a isso.
Mas eu sou um otimista, ainda tenho esperança de que o Bernardo/J.Cancelo/I.Cavaleiro pertençam realmente ao SLB!
Se nenhuma destas coisas acontecer seria muito mau…
Daniel
Essa do timming é verdade. Que ideia fantástica.
Nem o próprio LFV se iria lembrar dessa desculpa!
Anónimo
Concordo plenamente, realmente promessas em relação à formação já houve muitas, mas sempre se referiu a um futuro próximo, sendo que desta vez vinca que será em 2015. Desta não tem desculpa se não acontecer porque foi explicito quanto à data, a negrito e sublinhado. E para já vejo o LFV muito mais empenhado na academia do que em qualquer outra vertente do clube neste momento, portanto eu acredito que irá ser feito, mas lembro que a última palavra será sempre do treinador, porque podem fazer parte do plantel mas serem utilizados cabe ao mister decidir, veremos o espaço que irá ser dados a esses jogadores.
Só espero que desses jogadores, estejam incluidos o Bernardo, Cancelo e Guedes, esses quero-os lá já para a próxima epoca quanto ao resto se for para rodar e ganhar estaleca não há problema. Maxi já não vai para novo e nem tem renovação de contrato, é o timing perfeito para o Cancelo entrar de estaca (já devia ser este ano a rodar com ele e crescer com o clube), agora veremos se existe alguma estupidez que esteja vendido ou que o Valência tenha direito de opção, o mesmo se aplica ao Bernardo, tem tudo para ser o nosso próximo Aimar/Rui Costa isto claro com as devidas diferenças.
Samuel
cmoreira.ft
Concordo. É a primeira vez que LFV fala em um tempo específico de aposta. Além disso o Benfica tem trabalhado muito e bem nesse sentido, basta ver que grande parte dos talentos nas seleções jovens pertencem aos quadros do Benfica. Eu estou esperançado que tal aconteça para o ano.
Anónimo
Bruno Varela, João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes já podiam bem estar na equipa A mas o reinado Jesuita não permite.
João Sancho
Guilherme Loureiro
Futurologia!!! Boa, campeão!!
Anónimo
Pois podiam. E o Benfica podia terminar a época em 4o ou 5o, mas o reinado Jesuita n permite.
NS
Miguel Guerreiro
Há muito tempo que têm 8 jogadores na formação no plantel profissional uma vez que as regras das competições europeias obriga a isso. Grande LFV sempre a atirar areia!!
Rodrigo
O Jorge Jesus até os pode ser no plantel (já teve Nélson Oliveira, David Simão, Cancelo, André Gomes, etc), mas daí a serem aposta como fazem, por exemplo, Sporting e Vitória de Guimarães, vai um grande passo. Este tipo de discurso é utilizado pelo Vieira há anos e até agora nada disto se concretizou.
Numa altura em que o Benfica fracassou a nível europeu e em que provavelmente é preciso repensar a política de investimento (30M por época é demasiado só para consumo interno) o Vieira decidiu voltar a pegar no tema, mas veremos qual sera a verdadeira realidade na próxima época, até porque parece-me cedo para decidir se o Jorge Jesus renova ou sai.
Guilherme Loureiro
Continuo a achar que os benfiquistas que desvalorizam a saída da Europa são fracos, fraquíssimos de mentalidade e desrespeitam na totalidade a instituição com tanta história que é o Benfica. Aquela velha lenga lenga do "ainda somos campeões até Maio". Podem ir em quarto ou quinto, mas esse é sempre um argumento. Metam as bolinhas no sítio e digam com clareza que foi o fracasso nem ir à liga europa!!
Mauro Machado
Mas qual desaire desportivo? Que eu saiba ainda somos campeões e vencedores da taça. E já me esquecia, estamos em primeiro meu caro.
Cumprimentos e as melhoras para o fluxo gástrico
Daniel
Rodrigo, continua a mandar areia para os olhos dos benfiquistas para disfarçar um desaire desportivo. Típico na figura.
E já agora, o André Gomes esteve um ano nos escalões de formação se é que me entende…
Guilherme Silva
Honestamente não me acredito nada nisto. A verdade é que ele já prometeu coisas destas, e a espinha dorsal da selecção inúmeras vezes e até agora nada, mas pode ser que com a pressão dos adeptos passem a ter outro tipo de postura.
Fernando
OJOGO também diz que se o Jesus aceitar um plantel com jogadores da formação e sem jogadores feitos vai renovar e continuar a ganhar 4 milhões por ano. Como se o JJ trabalhasse sem jogadores feitos… ele até pode meter 4 ou 5 putos da B no plantel mas em vez de ter um plantel de 25 passa a ter de 30.
João Dias
Balelas. Não acredito em nada disto.
Já anda a dizer isto há 10 anos e até agora nada…
Demagogias baratas dão sempre jeito.
Coríntio
Bem, pelo menos tem investido na formação. Neste momento o Benfica é quem forma melhor os jogadores até aos 19 anos, depois disso é um descalabro. Nunca são aposta e acabam por estagnar as suas carreiras. Se não apostam nos miúdos então deixem-nos sair para evoluir noutro lado.
Rúben Cardoso
Plantel profissional não inclui equipa B?
Daniel
Jorge, o demagogo vão leccionar na sua própria universidade. Na demagógica historieta de hoje do jornal do Serpa o LFV promete. .. um pólo universitário!!!
Pensava que não podia ser mais ridículo mas… enganei-me! !
Jorge Tulipa
Então mas isso é o mínimo que a UEFA exige e todas as equipas da Europa têm que ter no mínimo 4 jogadores da formação nos seus planteis.
Não há por aí alguma Universidade a precisar de um doutorado para leccionar demagogia?
Filipe César
Inclui, mas a verdade é que nenhum joga na equipa principal que é o sustento de todas as outras. Dizer que o benfica já tem 4 ou 5 portugueses na equipa principal é atirar areia para os olhos.
André Silva
Alguma vez o Jesus vai aceitar isso? Com ele os da formação ficam sempre para último plano.