Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Teria sido melhor se Cristiano Ronaldo tivesse saído da Juventus mais cedo»

Português condicionou a Vecchia Signora? A turma de Allegri, desde que estabilizou, conseguiu uma excelente sequência de vitórias.

Chiellini defendeu, em entrevista à ‘DAZN’, que teria sido melhor para a Juventus se Cristiano Ronaldo tivesse saído mais cedo. “O Ronaldo saiu a 28 de agosto, mas para nós teria sido melhor se ele tivesse saído antes. Não foi difícil de digerir, mas apanhou-nos um pouco de surpresa e na minha opinião pagámos isso em termos de pontos nos primeiros jogos. Se ele tivesse saído a 1 de agosto teríamos tido tempo para nos prepararmos melhor e teríamos chegado ao campeonato um pouco mais preparados”, explicou o veterano. “Chegámos a um ponto em que o Cristiano precisava de novos estímulos e uma equipa que jogasse para ele, porque quando ele encontra uma equipa assim é decisivo. Não me surpreende porque demonstrou-o ao longo da sua carreira e nos três anos em que esteve connosco”, acrescentou o italiano. “Um programa de rejuvenescimento e reinício está em marcha aqui na Juventus. É evidente que se Ronaldo tivesse ficado, teria sido uma mais-valia e teríamos gostado de o explorar, mas ele prefere mais concentrado no presente do que no futuro”, disse ainda.

32 Comentários

  • JFN
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:00 pm

    É claro que é possível abordar isto de uma forma controversa, mas aqui até me parece super pragmático. Para qualquer clube é melhor ter as transferências feitas / plantel fechado antes de começar a época

  • NR7
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:03 pm

    Para quem vier comentar com base apenas no título, leiam também a notícia toda, por favor. A segunda parte da explicação está muito bem elaborada e é exatamente aquilo que aconteceu, além do “sair mais cedo” implica não anos ou meses mas dias e faz sentido pelo facto de estarem a preparar uma época com um dos melhores de todos os tempos e depois ele sair pouco antes do fecho do mercado.

    Destaco o “é evidente que se Ronaldo tivesse ficado teria sido uma mais-valia”.

    Por fim, condicionar só se for em termos táticos, mas, quando tens um dos melhores jogadores de sempre, as coisas funcionam assim e cabe ao treinador arranjar as melhores soluções para tal (algo que não foi conseguido enquanto ele lá esteve e isso também prejudicou o próprio Ronaldo). Agora até podem estar numa sequência de vitórias e com o típico futebol italiano mais “cínico”, ainda assim, não torna necessariamente a equipa melhor ou com um melhor futebol do que quando lá estava o Ronaldo. Parece que muitos se esquecem que não é o prime e “faz-tudo” Ronaldo…é a versão, ainda incrível e mais para o goleadora do que outras vertentes, com 36 anos.

  • Borsalino
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:06 pm

    Condicionou sim. Já foi tarde!

  • silva
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:31 pm

    Chiellini, ele e o Mendes, bem que tentaram mete-lo em vários sitios…

  • El Bandido
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:31 pm

    E continua a campanha do Ronaldo para a bola de ouro…

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:38 pm

    Concordo em pleno. Cristiano saiu já muito perto do final do mercado, o que não deu tempo à Juventus de ir ao mercado para ajustes. Aqui nada tem a ver com a qualidade de Ronaldo, simplesmente não deu tempo para seguirem em frente em termos de mercado.

    • Kacal
      Posted Outubro 21, 2021 at 5:25 pm

      Concordaria com isso caso ele tivesse jogado, mas a Juve iniciou a época sem CR no XI, ele só jogou 39 minutos contra a Udinese na 2ª parte portanto presumo que confiassem em Dybala para assumir protagonismo assim como outros como Chiesa, Bernardeschi e Morata para ajudar.

  • Kacal
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:43 pm

    Depois ainda dizem que o homem não é o bode expiatório. Em vez de assumirem a culpa de estarem a jogar mal, sim porque a Juve continua a não ter um futebol entusiasmante mesmo vencendo os jogos, os Spurs também entraram a vencer com NES até ganharam ao City e não é por isso que jogavam brilhantemente. Como é que o homem fez assim tanta diferença na situação da Juventus se esta época só fez 31 minutos entrando aos 59 contra a Udinese? Se calhar estavam era dependentes dele e a pensar que ficaria e resolveria dormindo à sombra da bananeira porque um jogador que mal jogou não pode ser o problema da Juve.

    • J Silver
      Posted Outubro 21, 2021 at 5:59 pm

      Kacal, acho que não leste a notícia toda. O Chiellini queixa-se do Ronaldo ter saído tão tarde no defeso pois isso deu pouco tempo à equipa para encontrar soluções (tácticas, não de mercado) que compensassem a saída dele. O italiano nunca diz que CR era o problema da Juve.

      • Kacal
        Posted Outubro 21, 2021 at 6:51 pm

        Sim eu percebi J Silver, mas mantenho a minha. Se CR fez apenas 39 minutos na 2ª parte do jogo da Udinese como não foram encontradas essas soluções tácticas?

        • Oldasity
          Posted Outubro 21, 2021 at 7:44 pm

          Não se trata de ter feito 39 minutos, trata-se de Ronaldo ter dito, quase até ao último momento do mercado, que não ia sair.

          Não foi ele que fez um post nas redes sociais a 1 semana (?) do fecho do mercado a dizer que iria ficar ou a dar a entender isso?
          Mesmo que existam outras soluções como Dybala, Morata, etc. e independentemente da qualidade dos jogadores, estavam a contar com Ronaldo no plantel. Até porque um plantel/equipa não é feito por 11 jogadores e Ronaldo iria ter sempre impacto independentemente da sua função.

          Além disso não esquecer todo o impacto que tem Ronaldo, seja a nível desportivo ou mediático (sugando a maior parte da atenção para ele).

          Se a equipa esteve 3 anos a jogar para ele (como disse o Chiellini), fez pré-época a manter o sistema e as dinâmicas, sendo que Ronaldo ainda fez 2 jogos (se não estou em erro), como é que foi possível preparar e planear as coisas sem ele, quando nem era suposto ele sair?

          • Kacal
            Posted Outubro 21, 2021 at 9:09 pm

            Então confirma-se que a Juventus tinha dependência de CR, certo?

            • Oldasity
              Posted Outubro 22, 2021 at 10:51 am

              Tinha dependência na medida em que estava tudo estruturado à volta de Ronaldo, tal como Chiellini disse.

              Até porque se formos honestos sabemos que se não fosse feito à volta de Ronaldo ficariam todos a perder uma vez que se não trabalharem para o português e não lhe servirem com regularidade, ele pouco ou nada faz nesta altura da carreira e ter um jogador a consumir tantos recursos para contribuir muito pouco só iria prejudicar a equipa.

              Ou acha que a partir do momento que Allegri voltou que deveria “desistir” de Ronaldo e montar a equipa de forma a que o português não tivesse protagonismo?

              Não vejo nada de errado nas declarações de Chiellini e é bastante óbvio que a equipa não conseguiu trabalhar as rotinas e dinâmicas sem Ronaldo, porque não fazia sentido nenhum fazê-lo.

              • Kacal
                Posted Outubro 22, 2021 at 3:53 pm

                Não penso da mesma forma, aceito e respeito a tua opinião claro mas então a Juve nunca teve um plano B sem CR porque mesmo este jogando apenas 39 minutos de uma 2ª parte no inicio da época não foram capazes de ultrapassar ele não jogar nem criar outras soluções, havendo a tal dependência. Podem culpar quem quiserem, mas os jogadores da Juve devem culpar-se a si próprios também.

                Além disso o CR já saiu há algum tempo mas vejo uma Juve a jogar muito pouco na mesma, é certo que têm vencido mas isso mascara muita coisa tal como aconteceu com NES nos Spurs no inicio. O tempo dirá se jogarão melhor mas têm plantel para tal mesmo que não seja top mundial.

        • j. chamberlin
          Posted Outubro 21, 2021 at 7:47 pm

          Parece-me óbvio que o Chiellini está a falar da evolução da preparação tática da equipa durante a pré-epoca, e quiça também de alguns movimentos no defeso que poderiam ter acontecido, caso o Ronaldo tivesse saido mais cedo.

          • Kacal
            Posted Outubro 21, 2021 at 9:10 pm

            Certo, mas apenas vejo eles a focar-se demasiado na saída do CR e menos neles próprios. Não é certo que algo melhorasse mesmo saindo CR mais cedo até porque pouco têm jogado mesmo após a sua saída.

  • Citizen_Erased
    Posted Outubro 21, 2021 at 3:58 pm

    Nem sou o maior fã do Ronaldo, mas este constante queixume dos jogadores da Juventus sobre os efeitos (que teve, é verdade) do mesmo na equipa para mim só significa uma coisa: “Não fomos profissionais o suficiente e basicamente encostamo-nos ao único gajo que tinha uma mentalidade vencedora”.
    Parem de ser pobres e mal agradecidos pá..

    • Kafka
      Posted Outubro 21, 2021 at 5:21 pm

      Claro se há coisa que os jogadores da Juventus não tinham era mentalidade vencedora, como provam o facto de antes do Cristiano lá chegar, serem SÓ os na altura actuais Heptacampeões Itália e Tetracampeões da Taça Itália… E tinham ainda ido 2 finais das Champions nas últimas 4 edições… Tal só foi possível devido à falta de mentalidade vendedora claro está

      Depois Cristiano e a sua mentalidade vencedora chegou e perdem o campeonato, a Taça e passam a ser eliminados pelos Zé Ninguéns do Ajax, Lyon e Porto

      Está certo, tens toda a razão razões sem dúvida

  • Rui Bastos
    Posted Outubro 21, 2021 at 4:23 pm

    Claro que vai aparecer alguém ofendido, mas uma equipa que ganhava tudo, estava nas decisões da Champions praticamente todos os anos e desde que ele foi para lá, não passaram dos quartos de final. Também a nível de campeonato, perderam o campeonato para outras equipas quando tinham sido pentacampeões. As estatísticas coletivas não mentem, embora as individuais façam com que muitas pessoas aleguem mentiras sobre este jogador. Pelo menos no United não será acusado disso, porque eles também não ganhavam nada antes.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 21, 2021 at 6:07 pm

      De acordo, a questão é que – e eu já tinha dito que não falava mais sobre este assunto mas cá vou eu – os mesmos que estabelecem uma relação de causa/efeito do CR na Juve insinuando que “ele chegou e o clube deixou de ganhar, logo a culpa é dele…” serão os mesmos que, caso o MUtd consiga algo de relevo esta temporada já não estabelecerão a relação causa/efeito em sentido contrário “ele chegou e o clube ganhou…”. Aplica-se a CR, a Messi, e a quaisquer um de nós no nosso dia-a-dia tendo em conta que às vezes estamos do lado vencedor e outros nem por isso e há muita gente que, quando corre bem diz “ganhamos”, se possível até puxam os méritos para si mesmos, e quando se perde dizem “perderam” auto-excluindo-se e atribuindo o fracasso aos colegas… Isso obviamente mete nojo porque essa “malta” ganha sempre…

      Quanto a CR/Messi/Maradona/Pelé, etc., por muito geniais que sejam/tenham sido, ninguém ganha ou perde sozinho (até a Kardashian tem a ajuda de uma bela proeminência traseira a ajudar). Sendo figuras de prôa é natural que os méritos/culpas caiam maioritariamente sobre eles; é o preço. Tem de ser é nos dois sentidos, tem de ser justo.

      Há o lado oposto, gente que diz que CR saiu e o Real eclipsou-se porque ele é que era a equipa; é verdade? Longe disso! Ele foi mais um a contribuir, mas o Real já era grande antes dele da mesma forma que a Juve teve fazes de menor fugor sem ele. O que quero dizer é que, se o tirarmos da equação as situações (o Real ganhar muitas vezes ou a Juve perder às vezes) não são tão “novidade” quanto isso por isso a moderação – entenda-se o não hate ou a idolatria – talvez sejam o mellhor caminho…

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Outubro 21, 2021 at 6:15 pm

        PS: Daqui a nada serei relembrado que “o CR em Madrid teve aquela tirada a dizer que se a equipa jogasse o que ele joga ganhariam mais vezes…”, foi o ego a falar, o que também é muito criticável. Neste caso o meu ponto (não o santificando ou demonizando) é a visão dos de fora, os comentários sobre si ou outra figura de destaque, seja no desporto ou outra área…

    • coach407
      Posted Outubro 21, 2021 at 6:38 pm

      Antes demais, muitos parabéns pela qualidade do teu raciocínio, muito elaborado.

      Há uns anos a Juventus tinha Buffon na baliza, Bonucci e Chiellini como dupla nos seus anos dourados, no meio-campo tinha o trio Pirlo-Vidal-Pogba…

      Imagina que vinha para aqui algum insano dizer que a qualidade do plantel da Juventus foi descrescendo ao longo dos anos. Se calhar o Szczensny não é o Buffon, se calhar ter o Danilo constantemente a titular não é a mesma coisa, se calhar ter um Chiellini e um Bonucci mais velhos, com lesões gravíssimas pelo meio (Chiellini) ou passagens por clubes candidatos a nada em que ficaram muito longe do nível de topo mundial (Bonucci), se calhar ter um meio-campo com Pirlo, Vidal e Pogba é um bocadinho diferente de ter um Pjanic horrível (nas primeiras épocas na Juventus era muito bom, nas que conciliou com o Cristiano esteve a um nível horrendo), Bentancur, Rabiot, McKennie… poderia haver quem dissesse que passar de um meio-campo com 3 dos melhores médios do Mundo para um meio-campo em que NENHUM faz parte dos melhores do Mundo é um bocadinho diferente…

      Imagina a loucura de alguém dizer “se calhar essa mudança foi mais por estas mudanças drásticas em 6 posições-chave ao longo dos anos e pelo plantel do Inter ser claramente mais forte que nesses anos”.

      Loucura mesmo. Claro que a justificação é “chegou o Cristiano, deixaram de ganhar”. Claro. Acho que é um raciocínio mesmo brilhante. Acho que uma criança com 3 anos não conseguiria pensar melhor.

      • Rui Bastos
        Posted Outubro 21, 2021 at 10:37 pm

        Tu de coach não terias nada, esqueceste aí uns quantos jogadores com que a Juventus se reforçou, aos anos que o Pirlo se reformou, também esqueceste que o grande avançado que tinham era o Morata, que o Dybala rendia o dobro, etc etc etc. E agora estamos a ver o rendimento da Juventus a subir novamente porque joga como uma equipa. Mas lá por ele ser goleador agora temos de idolatrar um gajo que quando vem atrás buscar bola, seja no clube ou na seleção, 70% dos lances ou se atrapalha e perde a bola ou faz uma avaria com as pernas por cima da bola e depois um passe de 2 metros ao lado. Rapaz, eu sim acompanho o Ronaldo desde o United e vi praticamente todos os jogos, não falo de cor nem falo com a visão distorcida pelo fanatismo, como alguns aqui neste blog. E acreditas sinceramente que o Manchester United ganha alguma coisa este ano? Forte fé

        • coach407
          Posted Outubro 22, 2021 at 10:40 am

          Já se reformou há anos, mas ainda não usam os seus 4 campeonatos e a final da Champions como argumento para dizer que “antes ganhavam”?

          Ou o Pirlo reformou-se há séculos, mas os títulos dele foram no dia anterior à chega do Cristiano Ronaldo?

          Eu constatei factos de mudanças de qualidade em posições chave. O Morata e o Dybala continuam lá, sim. Ou seja, o nível desceu nas outras posições todas que referiu e, no máximo, continua igual nesses 2 jogadores que falaste. Não subiu o nível.

          Depois dizer que o rendimento da Juventus está a subir é de rir. Mas achas que a Juventus com o Cristiano nunca venceu uns joguitos consecutivos? A Juventus tem jogado mal e porcamente, como sempre. Claro que vai ganhar a maioria dos jogos, mesmo a jogar mal, como já ganhava a maioria dos jogos com o Cristiano.

          • Rui Bastos
            Posted Outubro 22, 2021 at 3:49 pm

            Espero que seja esse também o teu argumento no final de época, que a equipa do United este ano é muito pior que em anos anteriores .. só que terias de recuar até 2009

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 21, 2021 at 5:13 pm

    O italiano não faz considerações técnicas, apenas refere o facto indesmentível, acerca dos benefícios de saídas e entradas, estarem resolvidas cedo no defeso.
    Não afiem já as facas, para atacarem ou defenderem o português.
    Apesar de poder haver algum sentimento de despeito, nos jogadores da Juve, que justifica algumas críticas recorrentes, no caso de Chiellini isso não aconteceu.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 21, 2021 at 6:09 pm

      Exactamente, acho que o que Chiellini pretende transmitir é exactamente o que dizes e que de resto não é preciso sermos muito inteligentes para perceber: se com a época a começar tens dossiês importantes pendentes, não é bom para ninguém.

  • opiniaodeadepto
    Posted Outubro 21, 2021 at 5:40 pm

    Parece-me que faz todo o sentido o que ele diz.

  • coach407
    Posted Outubro 21, 2021 at 6:11 pm

    O ideal seria todas as transferências estarem feitas a 1 de Agosto, tanto entradas como saídas, sobretudo as de jogadores chave.

    Claro que o ideal para a Juventus seria o Cristiano sair mais cedo. Claro que o ideal para o Manchester United seria o Cristiano chegar mais cedo. Claro que para o Cristiano o ideal seria ter sido transferido mais cedo.

    Ou acham que o Manchester United e o Cristiano Ronaldo não estão condicionados pela transferência ter sido realizada com a época em andamento, completamente fora das ideias do treinador que de um dia para o outro teve de repensar a forma de jogar por ter o Cristiano e o próprio ainda se está a adaptar aos colegas e ao modelo de jogo.

    Dizer que “o português” condicionou como se ele fosse a única variável de uma transferência… Quem dera ao Cristiano ter chegado 1 mês antes, como é evidente.

  • Pao com Presunto
    Posted Outubro 22, 2021 at 12:31 pm

    As declarações são intencionadas a quem define as regras dos mercados de transferências.

    Vejo muita gente indignada com a Superliga (com razão), quando for o Mundial vai ser outro fartote pela falta de tempo para treinarem em selecção (como o user Kafka já alertou, e com razão desta vez), mas as datas de fecho da maioria dos mercados é patética e prejudica muito as equipas. É um dos maiores cancros do desporto e se calhar dos menos falados, e passo a explicar porquê: o momentum é um factor importantíssimo num desporto colectivo, quantas vezes não se viu uma equipa a amassar adversários num mês, e no seguinte a irem abaixo? Tratam-se de pessoas, a motivação tem de ser tida em conta. Sem falar nas já referidas dinâmicas de treino (ou alteração delas).

    Não digo que tenho pena dos clubes ou dos atletas, mas tenho pena pelos adeptos. Os clubes são sufocados, pois os mercados são longos e os agentes dificultam cada vez mais as transferências. E a especulação irá sempre tendecialmente aumentar com o passar dos anos, isso gera receitas indirectas através de “fait-divers”, mas prejudica os intervenientes que, preparando-se melhor, poderiam proporcionar melhores espectáculos.

Deixa um comentário