Justo? É das coroações mais surreais de sempre. Não é que tenha havido um super destaque (Haaland tinha a vantagem dos títulos coletivos, mas ficou em branco nas alturas decisivas), no entanto o Mundial já foi em 2022 e no ano que passou Messi produziu muito pouco e até entrou em “pré-reforma”.
Lionel Messi venceu o prémio The Best para melhor jogador do Mundo em 2023. O argentino começou o ano ao serviço do PSG, tendo conquistado a Ligue 1, e mudou-se para o Inter Miami, da MLS, em Julho. Nos Estados Unidos, acabou por ter impacto sobretudo na conquista da Leagues Cup. É o 2.º ano consecutivo em que Messi vence este troféu e a 3.ª na carreira, tendo para isto batido a concorrência de Haaland e Mbappé.



87 Comentários
Veridis Quo
É o melhor que vi, com alguma distância diria, mas estando o Mundial fora do período em análise, este prémio não faz qualquer sentido. Se a Bola de Ouro era esperado, até pelos Cannavaros e Ronaldos da vida anteriormente, este é incompreensível. Prémio de carreira. Mas esses são para dar no fim da mesma.
Paulo Roberto Falcao
Sinceramente é uma piada. Enfim, Messi e Maradona foram os melhores jogadores que os meus olhos viram, nunca escondi a minha admiração por ele. Mas se o Mundial não conta este prémio é um absurdo e absolutamente injustificável.
Seria entre Mbappé e Haaland, e obviamente o prémio teria que ser ganho pelo norueguês, figura maior de um City que venceu a Champions.
Cody Madison
Outra roubalheira, já não bastava o Puskas. Sou fã do Messi, mas estava á espera que fosse o Haaland a ganhar este The Best, nunca o argentino.
__
A FIFA consegue, a cada ano que passa, tirar mais credibilidade ao futebol. Nojo absoluto.
__
SL ?
__
P.S.: Contudo, e em jeito de brincadeira, pelo menos deu para ver o Thierry Henry, outro ídolo meu, com um The Best na mão, mesmo que emprestado ?
Alex03
Com estas entregas, a desvalorização destes prémios só desce. Messi em 2023 fez uma duzia de jogos na MLS e outra duzia de jogos no PSG…..talvez a entrega mais ridícula da historia deste trofeu.
MuchoG
Melhor jogador do mundo de 2023 devido a uma competição que se realizou em 2022… Estes prémios já tinham perdido a credibilidade há muito tempo mas ainda conseguem surpreender.
Tiago Silva
Ridículo, o Messi não fez nada ao mais alto nível praticamente em 2023. O prémio mais injusto que me lembro. Para mim era o Rodri e até com algum avanço.
Zambrotta
Incrível como Rodri nem no onze ideal esteve.
Para mim se alguém merecia ganhar este prémio seria o génio Kevin de Bruyne. Messi é o melhor de sempre sem dúvida para mim, mas nesta altura já não deveria entrar nestas contas.
SL
Goncalo Silva
Para mim é o prémio para melhor jogador do Mundo mais injusto da história. E com alguma margem.
Tendo em conta o ano 2023, sem Mundial, Messi nem sequer deveria estar nomeado, nem sequer foi top-20 Mundial.
Luke Skywalker
Subscrevo por completo.
Sporting1906
Em 2023, o Messi nem top-100 foi, tenho as minhas dúvidas que tenha sido sequer top-1000. Prémio mais absurdo de sempre para o melhor jogador de sempre.
Popo
Isto é um prémio referente ao ano de 2023, não é um prémio de carreira. Melhor jogador de sempre ou não, não foi o melhor jogador do ano de 2023.
Sporting1906
Concordo completamente. Já discordei de alguns prémios Bola de Ouro o The Best mas este é mesmo o mais escandaloso que já vi.
Rui Conceicao
Ridículo
Apessoa
Lol. Assim perdem toda a credibilidade.
Veridis Quo
Quem? A FIFA ou as pessoas que votam? A não ser que sejam coagidas, a única credibilidade que se perde será da parte dos capitães e treinadores que votam. O Roberto Martinez, por exemplo, meteu um top 2 com Brozovic e Bernardo.
Paulo Roberto Falcao
E ainda deu um votinho ao Messi… Irreal…
Hirok "The Truth"
Foi o voto do Martinez que deu o prémio ao Messi, uma vez que o Messi e o Haaland empataram em votos e o Messi só venceu porque teve mais 1os lugares no top de quem votou do queo Haaland ahahah
Sporting1906
Não é assim que esta votação funciona: sem o voto do Martinez, o Messi ficava na mesma em segundo na votação dos treinadores por isso ficava com 11 pontos da votação dos treinadores na mesma e ficava com a mesma pontuação total.
Luke Skywalker
Já tinham pouca credibilidade, na verdade…
DNowitzki
???????
*
Neste momento, há gente aqui do blogue a partir coisas em casa.
*
A coisa foi tão vergonhosa que nem o galardoado compareceu.
Red Punisher
O mundo sempre foi um local justo e honesto.
Parabéns Lionel, mais uma! Contra tudo e contra todos.
cards
prémio inteiramente injusto.
Entendo a FIFA, Eles querem que o futebol sej um dos principais desportos nos EUA devido aos milhões. SA FIFA Só pensa em dinheiro o resto é secundário, e digo mais em 2026 o mundial será como em 2002 arbitragens vergonhosas a levar os EUA às meias finais depois acaba a brincadeira.
Veridis Quo
Mas a FIFA é que coagiu esta lista de jogadores a votar no Messi? Mais os treinadores que também vão saindo as votações.
—–
• Kylian Mbappé
• Mohamed Salah
• Harry Kane
• Luka Modric
• Federico Valverde
• Robert Lewandowski
• Virgil Van Dijk
• Romelu Lukaku
• Andy Robertson
• Jan Oblak
• Gianluigi Donnarumma
• Falcao
• Granit Xhaka
Heathcliff
Não é coação, é voto por lhe agradar mais o perfil de pessoa do Messi e então vamos isolá-lo do Cristiano em termos de premios porque o português é arrogante. E só ser intelectualmente desonesto nas votações. É votar por gostar mais da pessoa.
lugar cativo
Ainda vai surgir aqui uma teoria que a culpa foi do clã Aveiro.
Stravinsky
Se fosse para o Cristiano Ronaldo já não era uma roubalheira. Era um orgulho para todos nós portugueses.
Engraçado que o prémio só perde credibilidade quando não ganham os nossos.
Paulo Roberto Falcao
Não é verdade, eu sempre disse que o Messi tem menos prémios destes do que aqueles que venceu. É de longe o melhor jogador deste século. Sou tão ou mais fan dele do que tu, acredita. Maradona e Messi estão bem longe dos outros no meu Olímpo, sempre o disse.
Mas dito isto neste ANO de 2023 não fez absolutamente nada de digno, decidiu retirar-se para a América e deixar o futebol de alta competição. Percebo que hajam insjustiças passadas, mas fazer uma injustiça para justificar outra injustiça nada mais é que fazer duas injustiças. Não faz o menor sentido.
Luke Skywalker
Ninguém aqui se referiu ao Cristiano. Mas, já agora, este prémio foi injusto ou não?
Pablo
Quem disse isso? Pq o Cristiano tem de ser chamado aqui? Escreve sobre a notícia mas isso já sei pq não és capaz de fazer.
Kalamazdo
Quer dizer todos os que estão a reclamar em inglês, francês etc. Sao portugueses ? Ou és muito fechado e não vês oque esta a volta ou é muita má fé.
Kafka
1ª que ganha injustamente… Tendo em conta que o Aveiro venceu umas 3/4 injustamente, o saldo ainda está claramente negativo para o Messi
Sportingsempre1906-06
ganha noção
Foge Quim
Lá estás tu com o Ronaldo na boca…
Podias ter ficado pelas 4 primeiras palavras mas preferiste estragar o comentário todo.
Parabéns!
Heathcliff
Qual foi o ano mais injusto? 2010 ou 2018 ?
2010 – Sneijder ganha a Liga dos Campeões, eliminando Messi, e chega á final do Mundial sendo elemento chave tanto na equipa como na selecção, selecçao essa que perderia na final. Resultado: Messi ganha a bola de ouro.
2018 – Modric ganha a Champions e assim como Sneijder chega e perde na final do Mundial sendo tambem peça chave tanto na equipa como na selecção mas com uma agravante, com Cristiano Ronaldo e ser o melhor marcador e melhor assistente da champions dessa edição. Resultado: Modric ganha a bola de ouro.
Querem mandar areia para os olhos do publico? Tens aqui dois exemplos exactamente iguais com a agravante do Cristiano ter sido melhor marcador e ter mais assistencias que o medio ofensivo da equipa mas perde a bola de ouro que deram ao Messi em 2010, lindo.
Oldasity
Mais injusto? 2018 obviamente, pois devia ter ido para MESSI!!!!! Fez 54 jogos, marcou 51 golos (apenas 2 de penalty) e fez 26 assistências, com uma equipa absolutamente horrível.
—–
E se achas que devia ter ido para Ronaldo, estes são os stats:
53 jogos, 49 golos (9 de penalty) e 13 assistências.
—–
E estou a falar em stats porque no resto, principalmente jogo jogado, nem há comparação.
—–
Por fim, deverias parar de chorar em relação à UEFA E bla bla bla, porque quem votou foram capitães e treinadores, não foram votos de pessoas ou jornalistas aleatórios. Até Mbappé que era um dos principais candidatos votou em Messi em 1º, só por aí, já diz muita coisa.
Heathcliff
Então mas o premio deveria ser por stats individuais por por titulos ganhos aliado aos stats individuais? Decidam-se.
Serem os chamados “peers” a votar não significa nada. Basta irem mais com a cara de um que de outro para colocarem um para cima e o outro para baixo, isso não é dificil de fazer para quem é desonesto.
Em 2018 o Cristiano ganhou a Champions e aliou os stats individuais a isso, golos e assistencias na prova máxima. O que ganhou o Messi?
Só mais uma coisa, essa de distinguir penalties dos restantes golos é um exercicio que me devias explicar se puderes. É que onde é que um penalty é mais fácil que um golo de encostar ao segundo poste? Pensei que todos contavam igual.
Podes gostar mais do Messi a jogar e ta tudo certo, assim como outro pode gostar mais do Cristiano a jogar.
Podes gostar mais de dribble, passe remate colocado e outro pode gostar mais de sprints, cabeceamentos e remates a 30 metros e ta tudo certo tambem.
O que não podem é praticar uma retorica de que quem não partilha da mesma opinião não percebe de futebol.
Neste caso as coontas são simples, é apenas definir se é titulos aliados ao impacto do jogador na equipa ou se é apenas numeros individuais mesmo que nada ganhe, mas decidam se e não sejam desonestos a pontos de mudar a leitura dependedno se o vosso preferido ganhe, não é dificil.
Daniel Castanheira
Sem comentários
JFN
O Mundial2022 tem costas bue largas
Luke Skywalker
A única coisa a positiva destas últimas atribuições de prémios, é que pelo menos o pessoal começa a ver cada vez mais o quão ridículos têm sido estes prémios, principalmente nos últimos anos. O Messi não precisava disto para se cimentar como um dos melhores de sempre e isto só o prejudica.
Antonio Fauco
Só o prejudica? A verdade é que daqui a uns anos este prémio não vai estar associado à conotação negativa que lhe está a ser dada hoje. Ou seja, na verdade, apesar de extremamente injusto, este prémio só vai servir para o diferenciar (objetivamente) ainda mais dos restantes.
Kalamazdo
Vai sim e já está a meter em causa todos os outros prémios dele infelizmente.
Eu concordo que a culpa não é dele e que ele já o tinha feito na altura da BO do Lewa aonde diz que era ele quem merecia, ele mais nada pode fazer mas isto tudo vai sim ser usado para descredibilizar parte da sua carreira.
Já começou e daqui a diante só poderá piorar. Veremos daqui a uns anos…
Artur Trindade
Tão bom ver o António argumentar desta maneira, quando vem dizendo que com o passar dos anos, Ronaldo não será reconhecido como um top-3 da história, qualificação dada (objetivamente) pelos prémios recebidos, quando no caso de Messi (no prémio mais absurdo da história) vem dizer que este prémio absurdo (visto daqui a 10 anos), apenas irá cavar a distância para os restantes, perdendo qualquer conotação negativa.
Miguel Caçote
Pelé, Maradona, Messi. Como é que Ronaldo será reconhecido como top 3 da história?
Kalamazdo
Ainda mais Cruyff, Zidane mete os todos a frente to Ronaldo… o homem fez 15 ao mais alto nivel leva 5 bola de ouros quando o Messi tambem jogava.
Sai de Inglaterra como o melhor e ultimo a ter a bola de ouro la e ja la vao mais de 15 anos.
Quando chega ao RM o Real nao passava dos oitavos na champions.
Da o switch na mentalidade de Portugal que faz com que deja inadmissível nao estar entre os melhores e antes era penoso de sequer se qualificar.
E tu que metes 2 jogadores que provavelmente nao vistes jogar mais de 10 jogos a frente…
Este pessoal… falei doque viram e parei de ser guiados pelo ódio.
EU que nunca gostei do CR7 passo a denfende lo so porque as pessoas têm um odio cego. Com a vossa brincadeira vao acabar por arruinar o legado do Messi e por consequência dar ainda mais importancia ao CR7.
Na vez de ser o bonzinho contra o arrogante está se a tornar o queridinho contra o injustiçado.
Miguel Caçote
Não vi jogar, daí não entrar nessas discussões de melhor da história. O Artur Trindade é que estava a achar estranho o outro utilizador não reconhecer o Ronaldo como top-3 da história e limitei-me a referir 3 nomes que geralmente são considerados os melhores da sua geração e aparecem à frente nesses debates. Por fim, isso da mentalidade de Portugal é absurdo, a partir do momento em que se passaram a qualificar mais equipas, obviamente tornou-se mais fácil para Portugal se conseguir qualificar.
Luke Skywalker
Sim, só o prejudica. Não me vou alongar muito mais, porque já lhe responderam de forma excelente.
Hirok "The Truth"
Esta vai para a história.. ganhou o Mundial em 2022 e ganha um prémio referente a 2023 entregue em 2024, deve ter sido dos titulos do Inter Miami ahahahha muito bom, é como aquela história do PSG ter comprado votos para ele, deve ter sido algo do género agora.
Antonio Fauco
Prémio injusto e surreal.
NO ENTANTO, destacar que a razão pela qual Messi ganha este prémio (para evitar teorias da conspiração e favoritismo) é pelos votos de jogadores CAPITÃES de seleções (nomeadamente Mbappe, Valverde, Modric, entre outros), como aliás se pode ver na imagem desta publicação.
Portanto: não, não se trata de uma “oferta da FIFA”, “prémio carreira” ou o que quer que lhe chamem. Trata-se de jogadores profissionais de futebol terem votado no Messi.
Artur Trindade
António, saúdo a sensatez de perceber o disparate, mas sempre no reflexo pavloviano de defesa do teu ídolo.
A questão é se os prémios atribuídos ao nosso compatriota Ronaldo (ganhos em Inglaterra e Espanha apenas) tinham regulamentos especificamente diferentes deste, que levou a que nunca tenhas feito a mesma ressalva que fizeste neste comentário?
Knoxville
Nem o próprio Messi alinhou nesta palhaçada. Foi mesmo melhor ter ganho o prémio no sofá, que raio iria dizer no discurso? No entanto o homem reforma-se e continua a ser nomeado mesmo assim…
bpstp
Mais ridículos são as votações de alguns treinadores e jogadores.
julioflores
Eu se fosse o messi nao aceitava este premio, so tira valor e credibilidade aos que ganhou anteriormente (maioria deles, justamente)
Eusebio
A cara do Guardiola é impagavel.
VaideMota
Eu também não acho que o prémio seja justo tendo em conta o ano do exercício mas… quem vota são os pares, são os que pisam a relva e que têm maior qualidade para votar no que eles pensam ser o ‘melhor do mundo’. O que isto quer dizer é que os pares consideram o Messi o melhor jogue ele onde jogar e que este prémio não serve para nada.
Heathcliff
O problema é que basta os chamados pares não gostarem da arrogância ou não irem com a cara de uma certa pessoa, porque como todos sabem o Messi é mais querido pela forma de estar que o próprio Cristiano a quem se nota uma certa prepotência e arrogância, para votarem em outro, não pelo futebol mas sim para que o outro não ganhe. Já ficou claro muitas vezes que o não gostar de alguem se replica nos votos por esse mundo fora o que é demonstração de desonestidade intelectual já que este prémio é pelo que se faz e ganha em campo e não porque a pessoa é ou não mais apelativa socialmente.
Mantorras
Este premio nao foi Ronaldo contra Messi, como muitos outros. Ronaldo estava fora tal como Messi deveria estar. Entendo o que dizes sobre “simpatia”, e ate concordo um pouco, mas acho que ha outras coisas, que e o gosto pessoal, que vale tanto ou mais que a simpatia. Ha muita gente que nao valoriza tanto o trabalho exaustivo e a quantidade, e prefere o genio e a qualidade. Essa tambem e uma grande diferenca entre os dois que divide opinioes.
Quinhas
Vi tanta vez o G?T MESSI merecer ganhar e acabar por ficar em 5° ou …Haaland não merecia , é do City e o melhor do City foi Rodri !!!
Aos anos que as pessoas andam a ser manipuladas com a questão do golo …para isso existem prêmios . É ridículo hoje em dia ou de uns anos pra cá,ver que o MVP raramente é o MELHOR EM CAMPO??? Já vi um jogo em que um jogador entra a 5 minutos do fim ,marca 1 golo e foi MVP ??
Nem vou falar quando e onde se deu essa mudança ,o que interessa é que esses Prêmios têm que ser atribuídos derivado as PERFORMANCES !!!
Nota:Alerta para azia para os lados da Madeira e Arábias uiui
Heathcliff
Então e és tu que avalias as performances? Acalma-te lá um bocado que pareces estar mais excitado pela azia dos madeirenses que o próprio Messi pelo próprio prémio.
Dizer que o Rodri foi o melhor do City e não o Haaland é surreal. Diz-me o que o Rodri fez de tão espectacular em campo que bata o record de golos que o Haaland fez. Foram os passes no meio campo? Esses passes ou recuperações de bola dele foram mais espectaculares que a infinidade de golos que o Haaland fez? Toma os medicamentos para a cabeça antes de te deitares e ate amanha.
Mantorras
Muitos outros concordam que o Rodri foi o melhor do City.
– O Haaland marca muitos golos, e quantos falha? Quantos golos escandalosos falha? E alem dos golos, que faz ele de especial? Cair na bola nao conta, e ele tropeca na bola do que e aceitavel para alguem que se diz o melhor jogador de futebol do mundo.
– Ele nao so nao e o melhor do mundo, como nao e o melhor jogador da equipa dele, porque ha Rodri e KdB. E ninguem que goste de futebol devia ter dificuldades em entender que Rodri dominou meios campos facilmente o ano passado, a seu belo prazer, sendo fortissimo com e sem bola, um jogador total, que sabe tudo sobre o jogo, capaz em todos os momentos, que fisicamente compete com qualquer um na liga mais competitiva da historia, e que com bola brinca com eles, leva-os a passear, tem uma visao de jogo, drible, remate de fora, golo, enfim… so faltava ser bom taticamente… oh wait!! Para tua informacao, quando Rodri se retirar, ira muito provavelmente ser visto como o melhor medio defensivo da historia do jogo: tic-tac-tic-tac. Quem nao percebe a qualidade do Rodri devia deixar de ver futebol. So esta a perder tempo.
– Ja em relacao a pontas de lanca, enquanto Kane jogar o Haaland nem o melhor PL do mundo sera. Devias perguntar ao Guardiola porque foi que ele deu 186M pelo Kane no ano anterior a contratar o Haaland.
—-
O Haaland e sim um excelente marcador de golos. Vai bater muitos recordes.
Pablo
O Haaland nem falha tanto a ponto de ressaltar isso, se formos pensar então o Rodri também falha na sua função de médio defensivo. Tanta desvalorização do Haaland mas foi com ele que elevaram o patamar. Falam de uma forma que parece que estando ele ou um pino no ataque do City seria a mesma coisa. O Haaland é jovem e já tinha conquistado o seu espaço sem jogar em tops de clubes atuais. E de certeza que saindo do City agora continuará o mesmo Haaland não como alguns jogadores que saíram ou saem das asas do Guardiola não jogam nada…
Essa lenga lenga do Rodri como melhor não cola, quando incluíam o Jorginho nas contas do melhor do mundo a trupe aqui desvalorizava completamente. Atualmente para passar a “boiada” e não falarem que o Haaland, Mbappé e muitos outros foram melhores que o Messi. É bom não fazer futurologias do Rodri quando terminar a carreira vai ser isto e aquilo ainda é o seu segundo bom ano, nem chega aos pés do Busquets, Casemiro, Kros, Modric, Xavi, etc..
Mantorras
1. La vens tu projectar que alguem aqui esta a dizer isto para defender o Messi, mas nao somos todos como tu.
2. Ainda o Messi estava a caminho do PSG ja eu aqui dizia que Mbappe era o melhor do mundo. Qual disfarcar boiadas? Vai ver o que disse durante o mundial ou no post sobre o premio e discute as coisas com verdade e sem balelas de frustrado. Ja ninguem tem paciencia para isso.
3. O Jorginho nao limpa as chuteiras do Rodri.
4. Eu nao desvalorizei o Haaland. Eu aferi a qualidade dele sem fazer de conta que ele sem lhe fazerem a papinha consegue fazer alguma coisa sozinho. Simplesmente nao lhe atribuo mais valor do que aquele que ele tem. E muito bom a marcar golos, e em tudo o resto, e um jogador ok, e isso nao chega para ser o melhor jogador do mundo. Nunca chegara.
5. O melhor PL do mundo e Harry Kane, e sobre isso, nem uma palavra? Pois.
6. O Rodri ter sido o melhor da epoca do City e uma opiniao de muita gente, e fundamentada. Tu nao acrescentaste nada sobre isso, que surpresa. So um cego nao ve a qualidade dele, e como ja referi acima, mais vale deixar de ver futebol. Nao sei o que Kroos, Modric ou Xavi tem que ver com medios defensivos, mas entendo que tinhas que arranjar ai mais uns nomes para parecerem muitos, eu ajudo: “Kimmich”. Casemiro ja foi ultrapassado, esquece isso, ele so tem Busquets a frente. Alguns so vao ver a qualidade dele no futuro, quando todos o gritarem aos sete ventos, e normal, ha sempre aqueles que tem mais dificuldades.
7. Quanto as asas do Guardiola, pelos vistos o Haaland fez o seu caminho, mas os “ex benfica”, por exemplo, nao? E que tu es daqueles que manda one liners tipo “faz frio longe de manchester”, mas esqueces que Bernardo provou-se no Monaco, bem novinho, campeao e meias da champions com recital frente ao… City, mas la esta, como estava em Manchester nesse jogo ja nao devia fazer frio. Ja o Cancelo, nao apenas provou por todo o lado onde passou, como ja depois do City tem provado em Barcelona. Ederson e Ruben Dias provaram no Benfica, imagino que deves ter visto.
8. O seu segundo bom ano? Eu li isto?
– Em 16/17 fez 23J na LaLiga, pelo Villareal.
– Em 17/18 fez 37J na LaLiga, pelo Villareal.
– Em 18/19 fez 34J na LaLiga, pelo Atletico.
Ou seja, um miudo, estreia-se com 23J e depois torna-se titular uma equipa de meio da tabela, e logo de sequida numa equipa que luta pelo titulo, numa liga de topo.
– Vai para o City e faz 35, 34, 33, 36 jogos, ate esta epoca, so na Premier League, ou seja, joga sempre. Tambem fez os jogos praticamente todos na champions em todas as epocas. Ele desde o ano passado decidiu mostrar a toda a gente que nao era so um medio defensivo, e que cria e faz golos tambem, se quiser e Guardiola lhe der liberdade. Esta a partir tudo ao ponto da pior fase do City ser… quando ele ficou de fora! Este ano sao 25 jogos, alem de cortar, dominar o meio campo, distribuir, dar recitais de tecnica e visao de jogo, ainda leva 5G e 7A. Esconde-te.
Pablo
O que nível atual do Jorginho tem a ver com o do Rodri atual? Eu mencionei o Jorginho que tu também desvalorizavas nas contas do melhor mundo, agora vens com essa do Rodri melhor do mundo. Fogo, o Haaland de tantos golos que fez não merece o melhor do mundo?
.
Meteste aí essa estatística de números de jogos para quê? Isso diz o quê exatamente sobre o que falei? É a segunda época de top do Rodri e ponto, números de jogos não diz nada sobre o assunto que é a segunda época top.
.
4. O Haaland nem falha muitos golos, e o mesmo marca uns 50 golos e colocas “mas falha muitos golos”. Isso não é desvalorizar? Tens mais comentários sobre…Que papinha feita? A sua função é marcar golos. O golo é que decide o resultado, isso decide mais do que o que o Rodri faz. Rodri faz golos? Quando o momento aperta para marcar quem vai lá e puxa dos galões é o Haaland, ou não te lembras do Sterling? O Mbappé falha mais do que Haaland, sabes bem.
.
5. Que bom, pode ser sim, mas tens o Lewa, o Benzema e o próprio Haaland.
.
6. Acrescentar o quê? Eu quero ver onde acham tudo isso de que o Rodri é o melhor do mundo. Tens o De Bruyne, tens o Vinícius, que todo o tempo a full apenas se lesionou recentemente, tens o Bernardo, Kane, Mbappé etc… Agora o Rodri? Naa isso não passa, isso para mim é o saudosimo puro…Kante, Casemiro, Busquets, tiveram épocas do mesmo nível e até melhores, outros não lembro de cabeça…
.
7. Quando saem das asas do Guardiola não se destacam assim tanto, tens o Sané, o Sterling, o Gundogan…O Bernardo é top, o Cancelo é meio top, tanto que o mesmo joga bem por onde passa mas a ponto de estar em primeiro na lista dos melhores laterais? É porque é endeusado… Os dois na seleção não renderam o tanto a ponto de se dizer “sim, podes contar com eles!”…Mas nos clubes endeusam como se fosse melhor do mundo.
.
8. Esconder do quê? É a segunda época top do Rodri sim, tanto que nem falavas dele antes, números de jogos diz o quê? Eu não disse que não bom jogador. É um jogador top, mas não é o melhor jogador do mundo, já apontei acima. Isso não tem como. Excel? Vale isso Mantorras, assistências e golos valem? Eu pensava que não gostavas disso…
Mantorras
Para clarificar uma coisa, o melhor jogador do mundo da actualidade e o Mbappe, ja ha algum tempo, mas o jogador que fez a melhor epoca o ano passado, e tendo em conta a parvoice de dar o melhor do mundo ao MVP da champions, desde ha alguns (muitos?) anos, eu daria ao Rodri, antes de dar ao Haaland. Foi dai que nasceu a discussao para mim.
—-
Eu nao falei do nivel actual do Jorginho. O melhor Jorginho nao se compara ao nivel do Rodri. Naquilo que o Jorginho era bom, o Rodri e melhor, naquilo que o Jorginho falhava, o Rodri e top. E sim, o Jorginho para melhor do mundo era ridiculo.
—-
O numero de jogos do Rodri, desde tenra idade, logo nos primeiros anos de senior, em ligas de topo, diz muito. Demonstra que e um jogador que chegou e venceu de fio a pavio, cuja qualidade nunca foi questionada, que foi regular e nao teve “fases” (como o Felix, por exemplo). Joga todas as epocas e dura toda a epoca e todas as competicoes. Ele cresceu muito, mas sempre teve esta qualidade. Domina e pauta o jogo do City, tem um nivel perto do Busquets (jogando na Permier, mais dificil) na saida e organizacao (e superior aos Jorginhos), e uma dimensao fisica impressionante, que se impoe na Premier, e com mais liberdade para subir, tem se revelado capaz de definir com muita qualidade, praticamente como um criativo, algo que nao me lembro de outros fazerem. E um jogador total. Imagina fazeres uma epoca inteira assim, sendo decisivo numa equipa com KdB, Gundongan, etc.
—-
O Haaland falha mais golos que o que devia, para alguem que praticamente so finaliza, no que concerne a trabalho com bola. Falha bem mais que o Mbappe (alem de que o Mbappe muitas vezes falha o que inventa ou constroi), e muitas vezes golos faceis. Quando isso acontece, entao se nao faz mais nada com bola, temos que retirar pontos ao homem, porque os outros com quem o comparas, tem algum direito a falhar, ja que dao MUITIO MAIS ao jogo que so os golos, se ele nao da o resto, tem que ser mais cobrado quando falha, ou nao? Ele nunca pode ser o melhor do mundo sendo um avancado que nao cria e depende tanto do trabalho colectivo. E a minha opiniao, sobre ele e todos os avancados assim, sempre foi. Isto faz dele (ao contrario do Rodri, cada um na sua posicao, que e completissimo), um jogador incompleto.
—-
Nao coloco o Lewa actual ao nivel dos melhores PLs, apesar de o ter sido no passado, e o mesmo acontece com Benzema, que se “reformou”. A epoca do KdB nao foi top top, foi inferior ao Rodri, para mim, e a do Vini tambem ficou aquem da anterior, por exemplo. E o Casemiro nunca foi nada do que o Rodri e ofensivamente, simplesmente nao sabe, e ok que chega tarde a Premier, mas eu diria que no seu caso “faz frio longe de Madrid”. Kante e muito limitado com bola para ser comparado ao Rodri, ou ao Busquets.
—-
Eu nao tenho nada contra as estatisticas, mas antes de usares estatisticas, fala-me do jogo, e depois utiliza as estatisticas para o confirmar ou desmentir. O que nao vale e dizer “e bom porque faz 300 passes certos”. As estatisticas, em qualquer campo, incluindo na ciencia, sao dados que suportam teorias, mas nunca provam nada.
Mantorras
Ah, ja agora, quanto ao Haaland ter “elevado o patamar”, eu diria que foi mais dar outras coisas ao City, coisas das quais o Guardiola abdica, normalmente. Para ganhar a Permier League, nao era preciso Haaland, e nao foi por ele que venceram a champions, onde ate tinham jogado melhor no ano anterior, vai la ver quem decidiu as meias e a final, mas controla-te quando vires Bernardo e Rodri. Sabes porque? Porque quando os outros nao rendem, nao e o Haaland que vai la fazer a parte deles e criar, mas quando o Haaland nao faz nada, alguem vai la e faz a parte dele.
Abraco
Pablo
Não foi por ele que venceram a champions? Como não se antes não ganhavam e lacuna estava lá clara para todos verem que sem um jogador 9 de golo que decide não ganhavam? Tem juízo ao afirmares. Fez 15 golos, tiras esses 15 golos e vai se a tua equipa da moda ganhava a champions! Falas assim só porque não marcou nas meias e na final, e antes?
.
Até hoje estou a espera que digas algo de uma expulsão perdoada ao Bernardo por falta ao Camavigna na primeira mão das meias finais, logo tu Mantorras que até choravas nos jogos do Real por o árbitro terminar o jogo segundos antes da compensação. Nessa eliminatória passou-te, andas a saltitar nos comentários…
Mantorras
Nao, nao foi. A lacuna era evidente, concordo, mas ate jogaram muito pior que no ano anterior, com ele. La esta, primeiro o jogo, depois as estatisticas, nao ao contrario. Os 15 golos dele valeram e ajudaram, mas a equipa cria sempre muito, como criou no ano anterior, e os salvadores foram a mija do Real e o Courtois, problema que voltou o ano passado, e que o Haaland nao soube resolver, mas a equipa estava la, porque e constantemente superior. O Haaland da-lhes outras coisas, mas retira muitas, e todos sabem isso. A base do jogo deles nunca foi ele e nunca sera, ele e substituivel. O Julian tem sido incrivel tambem.
—-
Eu ando a saltitar? Mas eu agora tenho que comentar tudo o que tu achas? Eu nao me lembro de nenhuma expulsao perdoada, mas ok, devo ser “biased” entao. Ou saltitao, whatever. Nao falaste no final do jogo, lembraste-te agora?
—-
Sabes quem e que saltita realmente? Sao aqueles que quando uma equipa e subjugada, mas tem uma mijeira descomunal, faz de conta que nao viu e nao aconteceu, so porque torcem a favor, e tem tanto hate guardado, que e a oportunidade de o despejar. So que noutras situacoes, rebentam com os Mourinhos, Fernandos Santos ou os Benitez. Esses e que saltitam, e eu lembro-me bem aqui da festa quando o City foi eliminado, num jogo onde ja repeti varias vezes, aquilo ja nao foi sorte, aquilo foi bruxedo! Resultado justo era uma goleada. No ano seguinte esconderam-se todos, mas o que aconteceu nao foi nada de mais, apenas o normal e esperado tendo em conta a diferenca da producao, em campo, das duas equipas. Sem milagres, era goleada, e foi (mesmo sem os golos do Viking).
Pablo
oh ficamos por aqui, já vi que não chegamos a nenhum lado, só um reparo, achas mesmo que isso do faz frio fora do Real Madrid cola? Olha o seu estatuto, se eu utilizar isso para o Messi, não vais relevar. Nem faz sentido isso para o Casemiro sobretudo na equipa em que está, que é um caos…
.
Bruxedo? Isso não, ganha quem marca mais golos, tu também quando o City ganhou andaste a surfar por aqui tanto que a possível expulsão passou-te despercebida. até…
Mantorras
Nao, na verdade nao acho que faca frio longe de Madrid, acho que o Casemiro foi para Manchester numa fase em que queria experimentar outra liga, depois de ter ganho tudo, e encontrou um clube de pernas para o ar. So que isso tambem se pode dizer acerca de outros e falta essa empatia toda quando falam dos outros assim.
Kalamazdo
E agora vês um jogador ser expulso do seu clube pelos adeptos, ir para a podre da MLS ficar em 14° sobre 15 e acabar como melhor jogador jogando 30 jogos.
De todos este é sim o maior escândalo.
Mantorras
“Ja vi um jogo em que um jogador entra a 5min do fim, marca 1 golo e foi MVP”
Arthur Cabral, na Austria, para os comentadores do canal onde vi o jogo (nao me lembro).
Joao Mendes, no Braga vs Vitoria, para a SportTv.
So para dar exemplos recentes, mas isso ja se tornou assim ha algum tempo. Futebol agora e NBA.
20324AC10
Tanto se engraçou com a ideia que foi mesmo acontecer, está visto que só mesmo quando o homem se retirar é que teremos o nosso querido futebol de volta.
Até o Cristiano Ronaldo teve um 2023 melhor que Messi, lol.
Romulo
“Ah, mas foram os capitais e treinadores que votaram”. Sucede que não foi decidido só com base nisso, e mesmo que tivesse sido, so what? Alguém consegue dizer que se esses votaram no Messi, então é porque deve ser justo?
Não sou de teorias da conspiração, mas é obviamente culpa da Fifa, que se quer que este premio tenha o mínimo de credibilidade, também tem que ajustar os critérios, processo de votação etc em conformidade.
Acho o Messi o melhor jogador que já vi jogar, mas a verdade é que nem deveria estar a votação para este prémio (quanto mais vencê-lo), e o próprio deve concordar comigo. Estando presente para votação, haverá sempre muita gente a votar nele só pelo enorme jogador que foi e pelo respeito que lhes merece, mesmo sendo óbvio que não merece ganhar. Foi o que aconteceu. Votaram no nome, por respeito e deferência, não no jogador.
A palhaçada torna-se então espetacular quando além disto vemos que o melhor GR do mundo não está… no melhor xi do mundo.
Se a FIFA quer respeito, tem que dar-se ao respeito e não promover palhaçadas grotescas como esta que se viu aqui.
Borsalino
Que não usem esta nomeação para invalidar as outras que foram ganhas merecidamente.
Acho que nem o Messi esperava, sequer, ficar no top 3 quanto mais vencer.
Luke Skywalker
Ele ganhou 2 Bolas de Ouro (no mínimo) e 2 The Best de forma injusta. Não deixa de ser um dos melhores de sempre por isso, mas há que ver as coisas como elas são.
Miguel Caçote
É falso que ganhou no mínimo 2 Bolas de Ouro de forma injusta. Este foi o único prémio que não fez sentido ganhar porque o período considerado já não abrange o Mundial.
Sporting1906
O Messi ganhou uma bola de ouro por ter ganho a Copa América e outra por ter ganho o Mundial e ganhou dois The Best por ter ganho o Mundial. Até 2019, mereceu todos os prémios que ganhou e provavelmente ainda merecia mais. Mas nos últimos 4 anos, ganhou 4 prémios (2 Bolas de Ouro e 2 The Best) em que para mim não mereceu nenhum.
Miguel Caçote
O Cannavaro não ganhou após o Mundial? O Iniesta não foi 2.º ou 3.º? Até o Neuer que é guarda-redes ficou no Top 3 após ganhar o Mundial. O Mundial sempre teve peso. Já no ano da Copa América não havia nenhum jogador destacado, até havia quem defendesse o Jorginho porque ganhou Champions e Europeu. Alguma vez o Jorginho teve melhor que o Messi em algum aspecto? Este The Best também acho que não mereceu, agora a última Bola de Ouro ficava bem tanto a ele, como ao Haaland, ao Rodri, ao Gundogan, mas não me parece escandaloso que o Mundial tenha pesado na balança.
Kalamazdo
Que palhaçada ah quer dizer os outros ficam em 2° e 3° e é uma recompensa ? Viste as epocas deles ? E a epoca do Messi no PSG ? O Messi ganhou a bola de ouro por 1 mês de mundial os outros ganham quase tudo e ficam em 3°.
Vocês e a fifa com toda esta brincadeira vao acabar por arruinar o legado de um dos melhores de sempre parabéns.
Miguel Caçote
Isso é mentira. O Messi estava a ser o melhor jogador do PSG na primeira metade da época, baixou o nível só após o Mundial.
2022 – Argentina campeã – Messi Bola de Ouro.
2018 – França campeã, Croácia finalista – Modric Bola de Ouro e Griezmann 3.º
2014 – Alemanha campeã, Neuer 3.º, sendo guarda-redes
2010 – Espanha campeã, Iniesta 2.º
2006 – Itália campeã, Cannavaro Bola de Ouro, Buffon 2.º
2002 – Brasil campeão, Ronaldo Bola de Ouro
1998 – França campeã, Zidane Bola de Ouro
Kalamazdo
Dizes o tu. Muita gente acha que sim que ele ganhou de forma injusta.
E quando vemos o porquê percebe se.
Para o Messi se ganhar mundial tem de levar os trofeus todos em 2010/2014 e 2018 não se seguiu essa regra.
Artur Trindade
Durante anos a fio, lemos que a Gestifute tinha um peso específico na atribuição destes prémios, coisa que sempre contradiz, sabendo que estávamos a falar de 2 jogadores que estavam no topo das 2 principais ligas mundiais destacadas, com números apenas ao alcance do seu gémeo grande jogador competidor, ambos fora da órbita de quaisquer outro jogador.
Mas neste momento, a gestifute conseguiu convencer-me do seu peso, conseguindo que Messi jogando numa liga ultra-periférica, com números irrisórios, tenha conquistado novamente este(s) prémios, depois de já o ter conseguido quando jogava em França.
Finalmente fui convencido do peso da gestifute, com o primeiro feito hérculeo da história do futebol, bem dentro da era moderna, em que os mitos são vergados pelo peso da razão.
Mantorras
Ha muito muito tempo… que estes premios nao significam nada.
porra33
Ao calhas mas Rodri ganhou em muitos corações!
.
Uma nota para o VM: aqueles posts que faziam com o melhor do mundo e com um ranking a cada mês eram excelentes, era bom que regressasse tendo em conta que estamos em Janeiro e assim dava bem para aferir a regularidade dos candidatos!
gonzalo
Prémio justo e injusto ao mesmo tempo. Não merecia ganhar de todo( não apareceu na cerimonia pois tinha a certeza que não ia ganhar), mas se os especialistas da FIFA colocam messi na lista de 25/30 melhores jogadores de 2023, possibilitando ele para votação final.
A partir dai é justo, foi o mais votado, pelos jogadores e publico, e segundo pela imprensa e treinadores.
Também é justo que sejam os capitães a desempatar.
Mas não concordo e não acho que faça sentido que o publico possa votar para a premiação, percebo que seja uma medida de atrair audiência e de certa forma, criar uma maior proximidade entre o adepto. Mas neste caso, foi o publico que retirou a Haaland o prémio.
Tem especialista que não colocam messi entre os 10 melhores jogadores de 2023, mas mesmo contando com capitães, treinadores e jornalistas, o argentino é o segundo melhor do mundo. Provavelmente houve uma falha na informação e comunicação ou que não foi devidamente frisado, que o mundial não contava.
Se o mundial não conta, Messi não está no top 3 de 2023. Se toda as pessoas responsáveis pela votação, sabiam que o mundial não conta, e mesmo assim votaram, é estranho. No entanto a FIFA não perde a credibilidade, quem percebe de futebol, quem vive, votou no que achou que era o melhor.
Também não acho que este prémio, prejudique de alguma forma a carreia de Messi, mas estou curioso para ver a temporada de 2024 do jogador, que se ganhar a copa america e fizer uma boa MLS, provavelmente voltará a top 3. Voltando a Haaland, o que mais ele tem de fazer, um ano absurdo, em termos de golos e conquistas, e este ano sem europeu( que poderá pesar na votação).
OlhodeFalcao
O próprio VM já disse tudo, é provavelmente o prémio mais surreal que já existiu a este nível, sem comparação com qualquer outro..
—-
E naturalmente foi para o “queridinho” da Imprensa e da FIFA, na qual sei muito bem que quem vota não é a Fifa, uma vez que os critérios deste prémio são razoavelmente transparentes, mas a comunicação de elevação a “deus” e o “queridinho bem comportado” influenciou um conjunto de capitães mais sensíveis. Não sei até que ponto a FIFA quando pede para votarem, não deveria ser clara sobre o periodo temporal a que se refere este prémio… Caso isto seja claro, é vergonhoso o voto de alguns.
E já acabavam com os votos de selecções como Haiti e Madagascar, devia ser apenas restrito ao top 100 do ranking FIFA.. Sabemos que são países muitas vezes facilmente corrompidos ou com pouca/inexistente expressão futebolística.
—
O bem disto tudo é que finalmente muita gente já começou a abrir os olhos..
opiniaodeadepto
Pensei que eram fake news!
Agora mais a sério, quantos deste treinadores integrariam no plantel o Messi actual, se estivessem numa equipa de topo, que lutasse pelo título em Inglaterra, Liga dos Campeões etc. e destes, se algum, o colocaria como titular indiscutível?
Pachuca
O Messi enquanto jogar, seja nos USA ou na Etiópia merece sempre ganhar o título de melhor jogador, na minha opinião … Ele até pode marcar menos golos que o favorito, menos assistências que o favorito, mas o que ele faz com bola nenhum humano consegue fazer.
Ele vê o que só ele consegue ver, porque não há mais nenhum atualmente que se assemelhe ao Messi.
Ele coloca a bola onde nenhum outro jogador consegue, a técnica (relação com bola), visão, precisão, inteligência, ratice, só existe mesmo no Messi, o resto são debates. Halland marca golos, boa. O mbappe marca golos e corre muito, o Vinicius é monstro também, mas o Messi é estes três num só e se quiser desce no terreno e vira um iniesta e xavi num corpo só.
Meus amigos que previlégio foi ver e é ver este ser humano a jogar futebol.
Agora acho muito bem que façam outro troféu em paralelo e aí sim haverá o melhor do mundo e o melhor da temporada.