Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

The Best: Ronaldo, Varane, Messi, Salah ou Kane nos nomeados para melhor do Mundo; Neymar ficou de fora

Quem deve vencer? A ausência de Neymar, que fica de fora depois de ter considerado o melhor jogador da Ligue 1 e ainda há pouco tempo estava a ser projectado para suceder aos dois Et’s (muitos acreditavam que se fizesse um bom Mundial podia vencer já este ano), é a principal novidade. Já em relação ao vencedor, não há um favorito claro. Ronaldo brilhou até aos quartos-de-final da Champions, no entanto esteve apagado nas meias e na final, ainda por cima fez pouco a nível interno; Messi, apesar de ter levado o Barça às costas, falhou no Mundial e na LC; E Griezmann protagonizou uma grande época (vitória na LE e Mundial), no entanto não teve o hype de outros anos; O que pode permitir a Salah, Modric e Mbappé intrometerem-se nesta luta.

Já são conhecidos os nomeados pela FIFA para o prémio de melhor jogador do ano, cujo vencedor será anunciado a 24 de setembro, na gala dos prémios The Best, em Londres. Sem surpresa Ronaldo integra a lista, tal como Mbappé, Varane, Messi, Modric ou Salah, já Neymar ficou de fora. Candidatos:
?? Cristiano Ronaldo
?? Kevin De Bruyne
?? Antoine Griezmann
?? Eden Hazard
??????? Harry Kane
?? Kylian Mbappé
?? Lionel Messi
?? Luka Modric
?? Mohamed Salah
?? Raphael Varane

76 Comentários

  • Holden
    Posted Julho 24, 2018 at 3:11 pm

    É risível Neymar ficar de fora desta lista.

    • Xyeh
      Posted Julho 24, 2018 at 4:32 pm

      Não concordo, todos os nomeados fizeram épocas melhores que a do Neymar (também teve lesionado), o único que não teve títulos foi o Hazard e o Salah (chegou a uma final da LC), os restantes ou venceram LC, Liga mais mediática e competitiva ou Campeonato do Mundo, como é que o Neymar pode competir?

      • Holden
        Posted Julho 24, 2018 at 4:52 pm

        Respondo a isso discordando que todos os nomeados fizeram épocas melhores que a do Neymar. E sou adpeto de dar o prémio a quem jogou melhor futebol, não a quem ganhou mais títulos. A lesão, compreensivelmente, arreda-o da vitória final, mas não o devia colocar fora do top 10.

        Varane, por muito bom jogador que seja, e eu sou grande apreciador das suas qualidades, só está aqui pelo que ganhou. Mbappé fez uma boa época no PSG, mas foi na melhor das hipóteses o 3º melhor jogador da equipa. Hazard, exceção feita ao Mundial, não jogou mais futebol que Neymar. Kane idem, mas esse nem no mundial jogou mais que o Neymar. Pessoalmente, trocaria Varane ou Kane pelo brasileiro.

  • Filipe22
    Posted Julho 24, 2018 at 3:12 pm

    Porque é que os capitães das seleções, selecionadores e jornalistas (são estes que votam certo?) não fazem votações, públicas, tal como fazem nesta ocasião, mas mensais? Seria em tudo semelhante ao sistema que o VM faz no “Rumo à Bola de Ouro” e daria justiça aos prémios, creio eu.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 24, 2018 at 3:12 pm

    1 – Ronaldo
    2 – Messi
    3 – Griezmann

  • Kacal
    Posted Julho 24, 2018 at 3:13 pm

    Cristiano Ronaldo e Lionel Messi + 1… dentro desse +1 há duas fortes possibilidades entre Modric e Salah. Caso a Croácia tivesse conquistado o Mundial, dava a Bola de Ouro ao Modric, já o tinha dito. Mas assim tenho duvidas entre o 3º classificado, para mim seria entre Modric e Salah, vou abster-me de dizer o 3º classificado entre esses dois. É difícil. Mas vou dizer o que acho que vai acontecer, cá para mim o Griezmann vai estar como 3º classificado visto que é a principal “estrela” da selecção francesa e conquistou a Liga Europa e o Mundial. É esperar para ver. Quanto ao vencedor, para mim é CR7 seguido de Messi e depois o 3º, seja ele quem for.

    • Filipe22
      Posted Julho 24, 2018 at 3:24 pm

      Para mim Salah tem que estar no pódio. Fez uma época a um nível brutal. Arrisco a dizer que esteve para o Liverpool como Messi esteve para o Barça ou o Kane para o Tottenham. Tirem estes jogadores das equipas e as suas ausências sentem-se e muito.

      • Kacal
        Posted Julho 24, 2018 at 3:38 pm

        Não discordo. Por mim também levava o Salah ao 3º, mas o Modric também será justo e até o Griezmann será bem escolhido. A falta de títulos e o pobre Mundial que fez, podem tirar o Salah da equação, não teve bem culpa do Mundial que fez já que a sua selecção é limitada e ele apareceu lesionado, mas isso são pormenores.

  • 100Clubismo
    Posted Julho 24, 2018 at 3:15 pm

    Eu tenho vindo a dizer de há algum tempo a esta parte, que o Neymar nem nos 10 melhores do mundo está, e que, por exemplo, Mbappé ou Hazard são melhores, este último então é muito melhor.
    Por muito que queiram retratar o Neymar como o menino (que não é), ele com a idade que tem, já deveria ter atingido o seu auge, e ter feito as suas grandes e melhores performances que todos preconizavam, mas limita-se em ser uma das estrelas do PSG (nem é a estrela principal. Nem no top 3 de estrelas está), num campeonato mediano como o francês, em que o PSG seca absolutamente tudo à volta.
    A única forma de o Neymar algum dia disputar a Bola de Ouro, é ir para um grande clube, como o Real Madrid, aproveitar a saída de Ronaldo, e tornar-se na figura principal. Se ele não fizer isso, não vai sair da cepa torta.

  • Kafka
    Posted Julho 24, 2018 at 3:16 pm

    Se a lógica dos últimos 2 anos se mantiver, ou seja, não interessa o que se faz nos 12 meses mas apenas fazer 1 ou 2 meses bons que fiquem na retina e ser a estrela mais mediática da equipa que ganha títulos, então tem de ser Griezman a ganhar… Atl Madrid ficou à frente do Real na La Liga.. Nas competições europeias o Real ganhou a Champions que é mais importante que a Liga Europa, mas o Camp Mundo é mais importante que tudo o resto, logo Camp Mundo +Liga Europa é mais importante que Champions, para além de na La Liga ainda ter ficado à frente do Real

    Mas pronto, já sabemos que Cristiano vai ganhar mais uma vez, por 3 jogos bons na fase a eliminar, 2 nos 8os e 1 nos 4os.. Visto que nas meias finais e final nem se viu… Mas tem marketing ganha novamente

    • Kacal
      Posted Julho 24, 2018 at 3:35 pm

      O Ronaldo marcou 48 golos em 48 jogos esta época! (não contei os amigáveis da selecção). Desses 48 golos, 28 foram marcados de AGOSTO a FEVEREIRO. Os outros 20 foram marcados de MARÇO a JUNHO. Sei que liga-se pouco aos golos por aqui, mas daí a dizer que o Ronaldo fez apenas 1 ou 2 meses bons no final da época, vai uma longa distância e um claro exagero e menosprezo. Mas não esperava outra coisa.

      E o Ronaldo ainda poderá juntar a Supertaça Italiana aos troféus conquistados esta época.

      E já agora, o Griezmann disputou 53 jogos (excluindo os 7 amigáveis pela selecção francesa) e marcou 31 golos. Sendo que o Ronaldo ficou à frente dele na lista de marcadores da La Liga, foi o melhor marcador da Champions e o Griezmann nem foi o melhor da Liga Europa (nem top3) e ficou à frente dele na lista de melhores marcadores do Mundial também, onde o Griezmann não foi o melhor jogador do Mundial, nem sequer da França, a meu ver.

      Há que conjugar a parte individual com a colectiva, essa é a diferença e aí o CR está à frente do Griezmann.

      • Medean_Lion
        Posted Julho 24, 2018 at 4:00 pm

        Na liga portuguesa Bas Dost contabilizou 2591 minutos, 27 golos e 3 assistências.
        Bruno Fernandes ficou pelos 2806, 11 golos e 8 assistências.
        Bruno Fernandes foi de forma quase unânime o melhor do Sporting… mas quando se trata de Ronaldo parece que a lógica é outra. Se formos por médias, o Bas foi o melhor do Sporting ou não?

        • Kacal
          Posted Julho 24, 2018 at 4:37 pm

          Estamos a falar de dois avançados em comparação contra um médio e um avançado na outra comparação. Para mim, num avançado, os golos é o factor predominante. A comparação aqui é entre CR e Griezmann. Além disso, só quis mostrar que o Ronaldo não fez 1 ou 2 meses bons apenas no fim da época, até marcou mais nos meses anteriores aos três últimos. E conquistou algo também, como a Champions. Tudo somado, acho que esteve melhor que o Griezmann individualmente na época.

          Já num médio, obviamente temos avaliar outros factores e o Bruno Fernandes foi importante no futebol do Sporting. Mas até aceitaria dizerem que o Bas Dost foi o melhor, não ficaria surpreendido. Mas como disse, a comparação aqui foi diferente e apenas entre CR e Griezmann.

          • Medean_Lion
            Posted Julho 24, 2018 at 5:28 pm

            Sim, mas eu só te dei este exemplo porque estamos a falar de uma votação que compara todos os jogadores do mundo tendo em vista uma distinção. Ora os defensores do Ronaldo usam sempre as médias e golos para afirmarem que é o maior. Curiosamente quando os jogadores são outros a conversa muda. É pena.
            Não ficarias surpreendido? Mas porque aceitas o critério ou já achas normal a conversa das médias, assistências, golos, etc? Sinceramente só quem não viu jogos do Sporting pode afirmar que o Bas esteve melhor que o Bruno.

            • Kacal
              Posted Julho 24, 2018 at 5:52 pm

              Nisso tens razão, mas aqui é diferente. Eu acho que o Ronaldo não jogou pior que o Griezmann esta época e em número foi melhor. Também conquistou uma competição importante, neste caso a Champions. E foi melhor marcador que o Griezmann em 3 competições. Sendo que o francês nem top3 foi na Liga Europa. Em comparação com o Griezmann, para mim o CR vence. Em comparação com Messi, é outra conversa, mas eu nunca disse que o argentino não seria um justo e merecido vencedor, até acho que seria.

              Sobre a pergunta, para mim aceito o critério, sinceramente. O Bruno Fernandes esteve muito bem, mas também teve fases da época onde esteve mais apagado e desgastado também.

            • therealshift
              Posted Julho 24, 2018 at 6:28 pm

              100% de acordo. Ao menos admitam que querem que o vosso jogador favorito leve o prémio para casa. É que se formos aplicar esse mesmo critério aos prémios de 2013, 2010 e restantes anos, muito provavelmente os vencedores seriam outros.

      • Oldasity
        Posted Julho 24, 2018 at 4:33 pm

        Isso dos golos tem muito que se lhe diga. Marcou e tem o mérito.

        Mas nos últimos 2 anos que Messi marcou e assistiu mais, só não ganhou por causa dos títulos coletivos. E agora que Griezmann ganhou o Campeonato do Mundo que é MUITO maior que uma Champions, e ainda ganhou a Liga Europa, contando ainda a diferença que fez no Mundial, não pode ganhar? Pela lógica tem de ser ele.

        Para mim o vencedor tem de ser Messi. Já à 3 anos que é o melhor futebolista e o jogador que mais faz a diferença para não falar na regularidade que apresenta durante toda a época.

        Top:
        Messi
        Ronaldo
        Griezmann

        Mas pela lógica dos últimos anos tem de ser o francês.

        • Kacal
          Posted Julho 24, 2018 at 4:48 pm

          Podem discordar de mim, mas a meu ver POR ENQUANTO a Bola de Ouro tem que ir para os melhores e os melhores são CR e Messi. Para mim esse é o critério principal, isto é, caso eles não tenham feito épocas medíocres, obviamente, o que não é de longe o caso. Depois distingue-se pelos títulos colectivos. Caso contrário corremos o risco de eleger alguém que nos anos seguintes nunca mais lá aparece, é o que ia acontecer ao Ribéry, por exemplo. Para mim não faz sentido.

          Para mim é CR e Messi + 1 e este ano acho que tanto Ronaldo como Messi podem vencer, mas considero que o CR fez um Mundial ligeiramente superior, pelo menos marcou mais. E conquistou o troféu mais importante entre os dois. Sendo o melhor marcador do mesmo. Eu dava ao CR, mas aceito quem dá ao Messi. Será justo e merecido também.

          Acho graça que agora a Liga Europa já seja importante, quando antes era apenas uma segunda linha europeia, há quem mude de lógica e critério conforme o vento também, até pode ser o meu caso, mas quem defende o contrário acaba por fazer o mesmo.

          Por fim, para mim qualquer outro ficará em 3º atrás dos dois “ETs”. Só dava ao Modric caso a Croácia tivesse conquistado o Mundial.

          E sim, o Griezmann conquistou o Mundial, mas nem sequer foi o melhor marcador da França e nem considero que tenha sido o melhor jogador da França no torneio. E, individualmente, fez uma época inferior ao CR, caramba estamos a falar de dois avançados e o CR ficou à frente do Griezmann na lista de melhores marcadores de La Liga, Champions e Mundial!! O francês nem top3 foi na Liga Europa, como disse. Para mim numa avançado os golos é o mais importante e depois o CR, mesmo em futebol jogado, esta época teve bem melhor que em anteriores, o Griezmann não esteve tão melhor assim, acho que até já fez épocas melhor conseguidas nesse aspecto.

          • Oldasity
            Posted Julho 24, 2018 at 5:07 pm

            Kakal. Da minha “boca”, nunca ouviste que a Liga Europa é uma 2ª linha europeia.

            Para ti o prémio tem de ir para o melhor, certo? E nos últimos dois anos, por tudo, nem havia discussão, Messi foi melhor.

            Outro ponto. Para golos já existe a Bota de Ouro e esses prémios de golos. Para o melhor é diferente e o melhor nem sempre é o que marca mais golos.

            Para mim, o melhor da frança foi sem dúvida Griezmann; por toda a qualidade ofensiva, defensiva, técnica, golos, etc.

            É a minha opinião, e se fosse pelos critérios de anos anteriores tinha de ir para o francês. Mas respeito a tua opinião e se para ti Ronaldo merece ganhar, só tenho de respeitar.

          • Kacal
            Posted Julho 24, 2018 at 5:35 pm

            Não, não ouvi. É verdade. Mas também eu não disse, nem quis dizer que foste tu a dizer tal coisa. Mas que já disseram isso e agora parecem achar outra porquê convém, lá isso já vi. Mas não falei em nomes.

            Como eu disse, os melhores para são CR e Messi portanto vai sempre para eles desde que façam boas épocas. Aceitaria que o Messi vencesse, em algum lado eu disse que não seria justo ou merecido? Mas aqui a comparação é entre CR e Griezmann, aí dou vantagem ao CR.

            Quanto ao Griezmann ser o melhor da França no Mundial, discordo. Foi um dos melhores, mas a par com outros, não foi indiscutivelmente o melhor e os golos não é tudo, mas num avançado é bastante importante e o Griezmann nem o melhor marcador da França foi no torneio.

            Mas é aí que me “irrita” certas coisas, falam do CR como se ele fosse apenas golos mas isso é uma falacia. Ele fez uma época muito interessante mesmo em jogo jogado juntando 48 golos. Depois só apareceu nos últimos 2 meses, mas nos meses anteriores aos últimos 3 meses da época fez mais golos que nos últimos 3, não bate certo.

            Por fim, se vamos por aí então o vencedor será o Varane como já disseram aqui. Como os golos não são tão importantes assim ou não devem, o francês fez uma bela época na sua posição, foi um dos melhores no Mundial na sua posição e conquistou Mundial e Champions, está entregue. Ou mesmo o Umtiti.

            Eu também aceito e respeito a tua, obviamente. E, como já disse, se o Messi ganhar será justo, merecido e bem entregue, mas a não ser o argentino, por mim vai para o CR. E aqui admito que entre os dois possa estar a preferir o CR por preferência pessoal e ser parcial, mas pelo menos admito sem problemas. Mas repito, entre CR e Messi, tudo o resto parte por fora ainda.

    • Dca
      Posted Julho 24, 2018 at 3:40 pm

      Falas mais do Ronaldo que todos nós juntos.

    • O Fernandes
      Posted Julho 24, 2018 at 3:46 pm

      eheh admito que cada vez que sai uma notícia onde Ronaldo ou Messi são mencionados, vou logo à procura do seu comentário. Pelo menos de incoerência neste tema ninguém o pode acusar… Muito bom! O senhor é o maior Kafka!

      Tenho pena porque já dei conta que muitas vezes saem notícias sem nada a ver, e mesmo assim o senhor consegue ir comentar sobre Ronaldo ou Messi, por isso perco alguns comentários geniais.

      De resto, comentário na linha do esperado.

      Que ganhe qualquer um deles, este ano não há claro vencedor, tirando Varane, Kane e De Bruyne, todos os outros mereceriam, e isso é óptimo sinal!

      Um abraço.

      • Il Codino Divino
        Posted Julho 24, 2018 at 4:10 pm

        Era exactamente isso que ia dizer: Se fores só à procura de comentários do Kafka sobre Ronaldo/Messi em notícias sobre os mesmos estás a perder 2/3 do que ele faz neste blog. O homem é tão habilidoso que qualquer dia consegue falar sobre eles numa notícia sobre o hóquei em patins (atenção, não meto as mãos no fogo em como já não o tenha feito).

      • T. Pinto13
        Posted Julho 24, 2018 at 4:17 pm

        Disse tudo caro amigo!

      • Xyeh
        Posted Julho 24, 2018 at 4:25 pm

        O Varane venceu a LC e o Mundial, como não merece?

    • Bjouras
      Posted Julho 24, 2018 at 5:04 pm

      Ora bem, pela tua lógica nem é o Griezmann que merece ganhar, mas sim o Varane, uma vez que Champions + Mundial continua a ser mais importante que LE + Mundial. Mas pronto, já sabemos como funciona essa cegueira por falar do Ronaldo que até se esquece de outros jogadores do próprio Real Madrid

  • SenyorPuyol
    Posted Julho 24, 2018 at 3:19 pm

    Disclaimer: comentário baseado em opiniões pessoais, as escolhas apresentadas são da inteira responsabilidade do gosto (ou falta dele, como se preferir) do user que o escreveu.

    Pela importância em duas das equipas que chegaram às duas finais mais importantes do ano: Modric.
    Pela influência nos títulos e prestações da suas equipa e seleção: Griezmann.
    Pela qualidade apresentada, aliada à regularidade ao longo do ano: Messi.
    Pelos números: Messi.
    Quem acho que merece o prémio: Griezmann.
    A minha escolha (…pessoal, nada mais que isso): Enquanto jogar como joga, Messi.

    • O Fernandes
      Posted Julho 24, 2018 at 3:47 pm

      Gosto! é isto mesmo, opiniões pessoais e sem destilar ódio. SenyorPuyol a fazer jus a um grande jogador que foi esse centralão.

      A minha é outra, mas como disse abaixo, tirando Varane, Kane e De Bruyne, qualquer um que ganhe é merecido, e são top mundial.

      Um abraço!

      • SenyorPuyol
        Posted Julho 24, 2018 at 5:31 pm

        Muito obrigado pelas palavras. Não só para mim como para o grande ídolo que foi e é para mim, Puyol.

        Continue também com a sua excelente postura.

        Um abraço

    • Mike The Kid
      Posted Julho 24, 2018 at 4:15 pm

      Concordo em tudo, menos em quem acho que merece.
      A minha escolha pessoal é o Messi e quem acho que merece é o Messi também

  • André Dias
    Posted Julho 24, 2018 at 3:19 pm

    Messi, Ronaldo e Salah, por esta ordem, seria o meu pódio. Não estiveram ao nível habitual no Mundial mas nenhum jogador que tenha brilhado no Mundial fez uma época ao nível destes 3.

  • Greenman
    Posted Julho 24, 2018 at 3:23 pm

    Harry Kane e Hazard estão obviamente fora da luta pelo 1º posto.
    Depois temos De Bruyne e Salah, cujas épocas foram simplesmente formidáveis mas falta a questão dos títulos.
    Num outro patamar, temos os campeões do mundo: dos 3, Griezmann é o menos favorável à conquista do prémio. Depois temos Mbappé, que dispensa elogios – faz-me lembrar Ronaldo o Fenómeno e isso basta – e Varane: que carreira formidável do ainda jovem defesa! Apesar de alguns erros cometidos durante a época, foi imperial… E uma champions e um mundial no mesmo ano?! Pffff
    Ainda há Modric, que venceu a Champions e foi o comandante da nação sensação do mundial, e merece ser louvado por isso e por tudo o que já contribuiu para o futebol.
    Por fim, os dois ETs: Messi e Ronaldo. Com ou sem mundial, continuo a acreditar que estão num nível acima dos outros todos. No entanto, este ano houve menos Messi em muitas fases da época, apesar de ter feito mais uma excelente temporada. CR7 fez uma boa época, com os seus altos e baixos, mas mais uma vez brilhou na hora H e fez um bom mundial.
    Posto isto, este é o (talvez controverso) meu top-10:
    Kylian Mbappé
    Cristiano Ronaldo
    Raphael Varane
    M. Salah
    Kevin de Bruyne
    Messi
    Luka Modric
    A. Griezmann
    Harry Kane

  • Medean_Lion
    Posted Julho 24, 2018 at 3:27 pm

    Daria o prémio ao Modric. É nuclear na equipa que ganhou a Champions e foi considerado o melhor jogador do Mundial, mesmo não fazendo parte da equipa vencedora. Acho que está na altura de jogadores com este perfil serem galardoados. A lógica de dar primazia a quem marca golos é algo falaciosa. Golo é o resultado de um trabalho colectivo, e nem sempre quem finaliza um “trabalho” é quem tem mais mérito no que à realização do mesmo diz respeito. Modric raramente está no foco pois o seu “trabalho” é mais silencioso mas nem por isso menos importante. É um jogador pleno de talento e trabalho que todo a equipa gosta de ter. Um caso claro disso mesmo é o Sporting: o que muitas vezes faltou foi um médio criativo, mas que também não descurasse o aspecto táctico e colectivo. Aos 32 anos, e depois de cerca de 49 jogos, ainda conseguiu ser um dos motores da surpreendente Croácia. Um “craque”!

  • PauloDybala1O
    Posted Julho 24, 2018 at 3:29 pm

    Já que o Cannavaro ganhou a bola de ouro , o Varane podia ser a grande supresa não ? Mundial e Champions e uma grande época ! Acharia justo mas pronto , isto nunca vai acontecer , meu top :

    1- Leo Messi
    2- Cristiano Ronaldo
    3- Kylian Mbappe/Antoine Griezmann

    • Filipe22
      Posted Julho 24, 2018 at 3:58 pm

      Assim o Umtiti também deveria ser considerado. Fez uma boa época, campeão espanhol, copa e mundial

      • PauloDybala1O
        Posted Julho 24, 2018 at 10:29 pm

        DIsse o Varane , pelo peso da UCL.. Então pela tua lógica o Dembele tambem etc , eu falei do Varane porque a FIFA diz que conta bastante a Champions e o Mundial , Varane venceu os 2 !!

        • Filipe22
          Posted Julho 25, 2018 at 9:24 am

          O Umtiti jogou mais do dobro dos minutos que o Dembele, para além disso este último esteve lesionado durante muito tempo, nunca poderia ser equacionado. Mesmo quando estava apto não era titular indiscutível (na seleção só jogou na fase de grupos).

  • Nickles
    Posted Julho 24, 2018 at 3:30 pm

    Deve ser o primeiro ano, desde de que começou isto de Ronaldo vs Messi, que nenhum dos dois ganha.

    1. Griezmann
    2. Ronaldo
    3. Salah

  • Littbarski
    Posted Julho 24, 2018 at 3:32 pm

    1º De Bruyne
    2º Messi
    3º Salah

    Apenas e minha opinião é claro.

  • EPLURIBUSUNUM
    Posted Julho 24, 2018 at 3:36 pm

    Modric!!! Modric têm que ganhar este prémio, o homem merece, é o homem que merece mais ganhar este prémio, apesar de alguns que tiveram um registo extraordinário, mas Modric neste momento, para mim é o melhor médio do mundo, para mim está a frente de De Bruyne, é um médio completíssimo (o jogo contra a Argentina foi de loucos, tanto nas recuperações de bola, como executava aqueles passes magistrais, e aquele golo foi de uma finalização extraordinária). Foi peça fundamental no meio campo do Real, ganhou a Champions foi dos mais regulares, no Mundial carregou a equipa de uma maneira só como ele sabe, foi de loucos o que jogou, jogou barbaridades. Secalhar posso estar a exagerar mas também digo isto porque sou um fã de Modric, e a personalidade é muito humilde, profissional, é um grande jogador mas também parece ter uma grande personalidade.
    Se não ganhar Modric, prefiro que ganhe o Ronaldo, mas tenho um feeling que o Lukita vai ganhar! Vamos Modric!

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 24, 2018 at 3:41 pm

    Depois das injustiças cometidas com Iniesta, Xavi e Sneijder, há aqui mais uma oportunidade de ouro em interromper o ciclo de Ronaldo/Messi.

    Este deveria ser o ano de Salah ou Modric, até porque nenhum dos 2 (Messi e Ronaldo) foi absolutamente fora de série.

    • Nodlehs
      Posted Julho 24, 2018 at 10:45 pm

      Percebo o que queres dizer mas o que é que o Salah fez que o Messi e o Ronaldo não fizeram? Além disso Messi e Ronaldo têm titulos, o que acaba por pesar na decisão final também… Se Iniesta, Xavi e Sneijder ( que tinham esses títulos) não ganharam porquê que o Salah irá ganhar?

      • Manchester Is Red
        Posted Julho 25, 2018 at 9:48 am

        Messi e Ronaldo também já venceram o prémio nessas circunstâncias.

        Salah teve mais golos e assistência que CR7 numa Liga incrivelmente mais competitiva e em que é bem mais difícil ultrapassar a marca dos 25+ golos. Salah fez uns incríveis 32 tentos e nem sequer é Ponta-de-Lança.

        Em relação a Messi só teve menos 1 assistência do que o astro argentino, o que diz muito do feito do egípcio que não joga com os companheiros de equipa que os outros 2 jogam.

        Salah pode não ter feito muito mais do que Messi ou Ronaldo, mas nenhum dos outros 2 lhe excedeu a nível individual.

        Será uma oportunidade excelente para romper com um ciclo que já vai aborrecendo. Messi e Ronaldo já marcaram a história do futebol e continuam com números fantásticos, mas Salah foi igualmente brilhante em 2017/2018.

        Salah ou Modric é o meu desejo para o prémio.

  • Dca
    Posted Julho 24, 2018 at 3:41 pm

    É difícil encontrar um justo vencedor o que diz bem do ano dos dois ET’s (nos ultimos 10 anos raramente houveram dúvidas). Griezmann, Mbappe, Varane e Modric têm de facto ser equacionado. Eu pessoalmente escolheria entre Griezmann e Modric.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 24, 2018 at 3:55 pm

    Desde a explosão do Messi e do Ronaldo que não havia um ano em que este prémio está tão “em aberto”. Dos 10 finalistas, penso que o De Bruyne (excelente temporada e bom Mundial, mas ainda não é o seu ano), o Hazard (falta de títulos e mais consistência durante a época), o Kane (apesar de ser o melhor marcador do Mundial, falhou nos jogos mais importantes e não venceu nada) e o Varane (apesar de ter sido o único jogador a vencer o Mundial e a LC esta época, ainda erra muito e para mim a brilhante carreira que leva é totalmente carregada às costas do Real e da Seleção Francesa, uma vez que não acho que tenha grande mérito em qualquer das conquistas nas quais participou) são outsiders na corrida à Bola de Ouro.
    Em relação aos outros 6, acho que não protestaria com a vitória de nenhum. O Salah realizou uma temporada absolutamente extraordinária (há anos que não surgia um jogador que apresentasse o mesmo nível de golos de Ronaldo e Messi sem ser ponta-de-lança) e só não conquistou a LC devido a um terrível “azar” na final aos 30 minutos e 2 erros do GR do Liverpool. O Messi foi Messi na La Liga, carregou o Barça às costas, mas no Mundial não foi capaz (também com a fraquíssima qualidade do selecionador argentino era difícil) nem na LC, porém, voltou a andar perto dos 50 golos e espalhou a sua magia mais uma vez durante o ano. O Ronaldo esteve apagado nas meias finais e na final da LC, mas a maneira como levou o Real até lá não deve ser esquecida e o próprio título da Champions tem muito peso. O Modric apresentou-se a um nível excepcional, com a conquista da Liga dos Campeões e a participação na final do Mundial com a Croácia, sendo mais uma vez o melhor médio do mundo, pelo que tem uma palavra a dizer nesta luta. O Griezmann começou mal a temporada, mas deu a volta e, apesar de ser ter destacada mais em outros anos, venceu a LE e o Mundial. O Mbappé é novo nestas andanças, mas realizou uma boa temporada com o PSG e fez um Mundial de sonho (muito estranho não ter estado no pódio do MVP do Campeonato do Mundo), o que a juntar à sua idade e ao seu potencial, fazem de si um fortíssimo candidato.
    Agora veremos como será a atitude da FIFA na atribuição deste prémio, se será mais um ano de “Messi, Ronaldo e +1” ou se haverá uma justa e aberta luta.

  • MARMO
    Posted Julho 24, 2018 at 4:02 pm

    Não vejo nenhum espanto no facto de Neymar estar fora desta lista. Estranho mais a ausência de Coutinho até.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 24, 2018 at 4:05 pm

    É ridículo Neymar ficar fora. Goste-se ou não da personagem ( e eu marcadamente não gosto dele a nível pessoal), é um dos melhores do mundo.
    O top 3 devia ser:
    Messi
    Neymar
    Modric

    Contudo, dado os belos critérios da FIFA nos últimos anos, não me surpreendia nada que houvesse uma decisão sem nexo. E já estou à espera de tudo…

    • Pereira
      Posted Julho 24, 2018 at 5:41 pm

      Não é ridículo Neymar ser excluído assim como não o seria se fosse incluído.
      Ridículo seria se ele fosse 2º ou 3º num ano em que vários jogadores se destacaram mais e obtiveram maior sucesso colectivo (casos de Salah e Griezmann).

      Aliás, convém não esquecer que Neymar esteve quase meia época lesionado e quando voltou pouco ou nada fez pelo Brasil no Mundial e, por isso, seria insultuoso colocá-lo à frente de nomes como Ronaldo, Salah, Griezmann,Modric ou mesmo De Bruyne.

      Para quem atribui uma importância desmesurada aos dribles circenses e aos toques em habilidade, sem dúvida que Neymar tem de estar sempre entre os nomeados, mesmo que pouco o justifique no geral, já que possui um melhor reportório de truques do que provavelmente todos os restantes.

      A questão é que, depois de uma muito boa primeira volta com PSG, em que Neymar se dedicou como poucos a bater nos moribundos (ou clubes da ligue 1 que não o PSG) e ainda fez umas coisas engraçadas na champions, o brasileiro desapareceu por culpa própria e da lesão e, por isso, quanto a mim até Godín justificaria mais a presença entre os nomeados.

      Posto isto, o meu top 3 seria o seguinte:

      1º Salah
      2º Ronaldo
      3º Messi

      Mas admito um grande equilíbrio entre 5-6 jogadores de modo que este deve ser dos prémios mais imprevisíveis dos últimos tempos.

      É custoso relegar Messi para 3º mas a verdade é que ele “falhou” nas 2 competições mais importantes do ano pese o soberbo campeonato que fez e, por isso, quanto a mim não deve ter grandes hipóteses de disputar o prémio.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 24, 2018 at 6:09 pm

        Messi não falhou propriamente na Champions. Pode não ter jogado tanto como na La Liga, mas não falhou, não foi uma nulidade. Em baixo esteve no Mundial, por culpa de Sampaoli, que assentou tudo em dar a bola a Messi e esperar que fosse driblar meia equipa, marcar e se calhar ainda fazer de keeper.
        Quanto a Neymar, pode por vezes exagerar no drible, mas a nível de talento é dos melhores e foi crucial para o PSG enquanto jogou. A lesão não pode pagar isso.
        A questão dos títulos ganhos é a mesma falácia que a questão de marcar muitos golos, confunde-se marcar com ser o melhor. O Fenómeno poucos títulos ganhou no Barça em 96-97 e ninguém duvida que foi não só o melhor do mundo nesse ano, como em verdade aquela época foi a melhor alguma vez feita por algum jogador. Nem Maradona jogou tanto num só ano.

        • Pereira
          Posted Julho 24, 2018 at 6:57 pm

          Eu coloquei o verbo falhou entre aspas por alguma razão. Messi sem ser um grande destaque na champions, mostrou a sua magistral qualidade em especial frente ao Chelsea, tendo sido especialmente eficaz nessa eliminatória.
          A questão é que em Roma e, embora Valverde seja o óbvio réu dessa derrota, pedia-se que ele aparecesse e que na mais modesta das hipóteses conseguisse fazer a diferença num lance que fosse, e isso não aconteceu e pela 3º vez consecutiva o Barça caiu nos quartos.Não se pode dizer que Messi falhou em sentido literal, mas a um clube como o Barça que na Champions praticamente só começa a competir na fase a eliminar e em particular a Messi pede-se que esteja desperto e pronto a decidir qualquer jogo, podia ter corrido bem se a Roma não fizesse o 3º golo mas os “se´s” de pouco valem.

          Em não utilizei a questão dos títulos para justificar o que quer que fosse (aliás o meu 1º lugar até nem ganhou nenhum) mas convém frisar que o futebol não é ténis, e por isso não podemos dissociar totalmente o rendimento colectivo do individual, aliás caso a Croácia caísse nos oitavos ninguém colocaria Modric em 1º , a questão é que simplesmente há factores que os jogadores não podem controlar.

    • Fernando neves _36
      Posted Julho 24, 2018 at 9:38 pm

      Este ano o Neymar não esteve melhor do que nenhum dos que foram nomeados.

  • oMeuUserName
    Posted Julho 24, 2018 at 4:11 pm

    Este é capaz de ser o ano em que há mais jogadores com argumentos suficientes para poder destronar a hegemonia Ronaldo/Messi. No entanto, não acredito que seja desta que o prémio seja atribuído a outro que não um destes dois. Entre os 2, para mim, Messi merecia mais, pela regularidade e importância no jogo da equipa (Ronaldo é muito importante na equipa, mas nem tanto no jogo da equipa). No entanto, parece-me que será Ronaldo a ganhar, porque ganhou a Champions (apesar da final e da meia-final menos conseguida), porque marcou de bicicleta à Juventus e fez um hattrick contra a Espanha (estes dois argumentos foram apresentados por muita imprensa/comentadores portugueses como motivos, per si, de o colocarem na discussão da bola de ouro/the best). Ora, se Ronaldo ganhou a Champions e marcou um golo de bicicleta em Turim nos quartos-de-final (motivo suficiente para ser nomeado para o Puskas, não para a bola de ouro), Bale ganhou a Champions e marcou de bicicleta na final (seguindo o raciocínio da imprensa portuguesa, deveria estar nesta lista). Outra razão que eu vejo para não se poder dar o prémio a Ronaldo é o tempo que ele jogou. Ronaldo jogou apenas 67% dos minutos da Liga espanhola, enquanto Messi jogou 87% e Griezmann 74% (pouco também). Para mim não se é o melhor do mundo aparecendo “nos momentos decisivos” como muita gente apregoa, para mim ser o melhor é sempre, do início ao fim. E aqui Messi leva vantagem, no meu entender, pela superioridade que mostrou na prova de maior regularidade, a liga espanhola. No Mundial, vantagem para Ronaldo por ter marcado 4 golos contra 1 de Messi, sendo que nenhum dos dois esteve particularmente bem no jogo jogado, acabando os dois eliminados na mesma fase.
    Quanto aos outros, Modric parece que só apareceu para o Mundo neste mundial, quando já era claramente um dos melhores do Mundo, um dos pilares (juntamente com Marcelo, Ramos, Kroos e Ronaldo) das 4 champions recentes do Real. Hazard só aparece na lista pelo Mundial que fez, assim como Mbappé, visto que um não conseguiu levar a um bom desempenho colectivo e o outro não foi a principal estrela da equipa. Varane é um indiscutível no Real e fez um grande Mundial, mas não marca 50 golos por época, e isso atualmente é decisivo…
    Por último, os melhores extra-ETs desta lista para mim: Salah e De Bruyne!
    O egípcio foi a figura maior dum Liverpool finalista da Champions e melhor marcador da Premier League, enquanto o belga foi o maestro duma equipa que bateu recordes atrás de recordes em Inglaterra e ainda marcou o ritmo duma Bélgica que conseguiu o seu melhor resultado de sempre em mundiais.
    O Top será:
    1- Ronaldo
    2 – Messi
    3 – Griezmann/Modric

    O meu seria (considerando os critérios atuais para estes prémios):
    1 – Messi
    2 – Ronaldo
    3 – De Bruyne

    P.S.: Saudades do tempo em que um jogador podia marcar 10/15 golos numa época (ou menos) e mesmo assim era considerado o melhor jogador do mundo (Figo, Zidane, Ronaldinho, Kaká, Cannavaro,…). Para quem marca muitos golos existe a Bota de Ouro, atualmente é que existe a tendência para misturar tudo…

    • Mrleinad
      Posted Julho 24, 2018 at 4:41 pm

      Concordo quase na íntegra com o teu comentário, principalmente com o que dizes no P.S !
      Realmente hoje em dia muito se confunde Bota de Ouro com a Bola de Ouro ! E sim, para premiar quem marca golos temos a Bota de Ouro, mas simplesmente hoje como tu dizes e bem, confunde-se tudo ! Já não se premeiam os mágicos com a bola nos pés, aqueles que dão as assistências ou mesmo aqueles que fazem aqueles passes magníficos e que fazem com que a assistência seja só dar um toque para o lado , arrisco-me a dizer que Messi só ganha bolas de Ouro porque aliou à sua maneira magnifica de jogar os tão aclamados golos ! E quase tudo se resume a isso.
      Para mim quem merece ganhar a Bola de Ouro este ano é Modric ! Pelo jogador gigante que têm sido estes anos todos e que culminaram nesta sua grandiosa época, quer a nível de clubes ou internacional. O croata é um fora de série …

    • Pereira
      Posted Julho 24, 2018 at 6:17 pm

      Esse P.S. é algo falacioso, dá a entender que os paradigmas de avaliação do jogador de futebol mudaram e que agora só premeiam os “Jardeis” desta vida.

      O que aconteceu foi que aqueles que já eram os melhores do mundo antes de começarem a ser máquinas goleadoras (Ronaldo e Messi) se foram progressivamente diferenciando dos demais pelo impacto gigantesco que tinham no rendimento das respectivas equipas o que forçosamente, até por serem avançados, teria de se materializar em golos.Isso chegou a um patamar de tal forma estratosférico, que era praticamente impossível aos demais jogadores de campo competir com a influência que estes 2 tinham, o que fez com que passassem justamente a ser chamados de ETs.

      Agora é bom não esquecer que Iniesta e Ribery,marcando pouquíssimos golos, estiveram mesmo muito perto de conquistar a bola de ouro em pleno reino dos 2 ETs, o que refuta desde já a ideia de que o golo marcado passou a ser o único critério para a atribuição do prémio.Basta olhar para os nomeados deste ano para o perceber ( Varane e Modric praticamente não marcam, De Bruyne e Hazard também não se destacam propriamente pelo nº de golos marcados e Griezmann e Mbappé estiveram longe de ser goleadores este ano)

      • oMeuUserName
        Posted Julho 25, 2018 at 2:41 pm

        Percebo o ponto de vista, mas não concordo, principalmente no Ronaldo. Os argumentos de Ronaldo já há alguns para cá passaram a ser única e exclusivamente os golos, nada mais. Passou a ser pior jogador para ser melhor finalizador. Os seus defensores alegam que o objetivo final do futebol são os golos, e por isso ele se tornou mais pragmático. Eu odiei vê-lo a perder aquela magia que ele tinha nos pés nos tempos do United, em que em todos os jogos “sentava” 3 ou 4 adversários (hoje em dia, se sentar 3 ou 4 por época já é muito), para passar a ter como único objetivo a baliza. Nisso Messi evoluiu melhor, fez o caminho inverso, passou a jogar mais atrás e a ser cada vez mais o maestro da equipa. E, se em tempos foi acusado de só saber jogar porque tinha uma equipa feita à medida dele, que só ganhava às custas do Xavi e Iniesta, ainda esta época que passou, num Barça com um modelo de jogo completamente diferente do tiki-taka de outrora, sem Xavi e com Iniesta a meio gás, com alguns jogadores medianos a acompanhar, Messi carregou a equipa às costas e levou-os ao título. Para mim, um apaixonado pelo futebol, tem obrigatoriamente de preferir Messi a Ronaldo, porque se a análise for puramente futebolística (sem olhar a nacionalidades, a equipas, ao dinheiro que dão aos pobres, às marcas que representam, aos carros que têm, ao aspecto, etc.), Messi é claramente melhor e disso não tenho dúvidas.

        Quanto a Iniesta e Ribery, jogadores estratosféricos que tiveram de se contentar com o 3º lugar, o 1º dos “outros”, poderiam merecer o prémio. A questão é que atualmente não se concebe que Messi e Ronaldo não sejam os primeiros, quando para mim nos últimos anos isso devia ter acontecido… Um dos dois poderia ganhar e o outro ficar em 3º ou 4º, mas não, aqui para se decidir o melhor, olha-se sempre para os dois a tentar desempatar entre eles para ver quem ganha, e depois sim, olha-se aos demais. Se Messi e Ronaldo não tivessem o histórico que têm, provavelmente este ano nenhum deles estaria no top 3, mas estas votações já estão tão “viciadas” que certamente um deles será 1º e o outro 2º

  • Eusebio
    Posted Julho 24, 2018 at 4:26 pm

    Na minha opinião, que vale o mesmo que todas as outras dentro do desvio padrão:
    1 – Ronaldo
    2 – Modric
    3 – Griezmann

  • Quinhas
    Posted Julho 24, 2018 at 4:48 pm

    Este ano o Modric veio estragar as contas aos votos do “sim porque sim”…Porque foi Bola de Ouro do Mundial, quase unânime, embora tenha achado que foi Hazard,mas não houve contestação, peça fundamental na Champions, sendo um jogador de Performances, na La Liga foi indiscutivelmente dos melhores do Real Madrid. Com isso quero dizer que essa nomeação de Modric por lógica, coerência bloqueia automaticamente qualquer tentativa do cr ganhar!!!No que diz respeito à época MESSI foi determinante na conquista da Liga e Copa, BotadOuro (nunca se falou tão pouco de 1 Bota de Ouro).Entre MESSI e Modric…já que o Mundial é apregoado de vital importância, iria para Modric!!!

  • Holden
    Posted Julho 24, 2018 at 4:53 pm

    Quanto ao meu top 3:

    1 – Salah
    2 – Messi
    3 – Ronaldo

  • JDTM
    Posted Julho 24, 2018 at 5:05 pm

    Pessoalmente e apesar de achar que o Messi foi claramente o melhor durante a época, se retirarmos golos e assistências em termos de qualidade foi claramente o melhor e ainda tem os números. Continuo a achar que o 2° melhor foi tambem claramente KDB. Fez uma época brutal e para mim um mundial muito melhor que o Modric que não fez uma época nada de especial. Mas enfim tal como já disseram para alguns só contam os ultimos dois meses e aí já entram Griezman e Ronaldo. Adoro quando se esquecem da qualidade de jogo para enaltecer os golos marcados. Por isso é que o Jardel foi melhor que o Deco e Henry melhor que o Zidane.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 24, 2018 at 5:24 pm

    Para mim Messi obviamente, depois Cristiano e por fim Salah!

  • Pedrosdopereira
    Posted Julho 24, 2018 at 5:31 pm

    Cada um tem o seu critério mas não consigo perceber como é possível tanta gente colocar o Salah no top-3 e deixar o Messi de fora.

  • André Cabral
    Posted Julho 24, 2018 at 5:36 pm

    Gostava de ver Modric, De Bruyne e Salah a destronarem o Messi e o Ronaldo. Mas como desejo que o português seja o recordista de bolas de ouro, desejo que 2 desses 3 ocupem o lugar do Messi no pódio e o sr. Liga dos Campeões vença novamente!

  • psychomantis
    Posted Julho 24, 2018 at 5:51 pm

    Top 5 na minha opinião:
    Ronaldo
    Messi
    Modric
    Salah
    Griezmann

  • Eagle1991
    Posted Julho 24, 2018 at 6:04 pm

    Este ano não há um óbvio favorito. Ronaldo começou pessimamente o ano, melhorou e muito e bateu recordes de golos marcados em tão poucos jogos. Houve uma série em que ele não parava de marcar. Venceu a champions mas internamente não correu bem ao Real. Na seleção começou bem o Mundial mas foi perdendo fôlego. Messi levou o Barça às costas vencendo tudo a nível interno mas não se pode dizzer o mesmo da champions ou mundial. Falo em competições vencidas pois nos ultimos anos é o que tem servido para desempatar entre Ronaldo e Messi. Mas formos a contar este fator teremos de contar com Griezman. Belíssimo mundial, vencedor da liga Europa e 2ª lugar na La liga à frente do grande rival de Madrid.

    Se não olharmos a competições vencidas e olharmos apenas a quem fez mais durante a época esse nome talvez seja Salah. Marcou sem parar no Liverpool, deu show, que é o que o povo gosta. No Mundial foi quase zero mas foi lesionado e nunca jogou a 100%.

    Posto isto para mim seria:
    Salah
    Griezman
    Ronaldo/Messi

    O que será:
    Ronaldo
    Messi
    Griezman

  • Knox_oTal
    Posted Julho 24, 2018 at 6:20 pm

    Se contasse apenas o rendimento individual dos jogadores, para mim seria assim:

    1 – Messi (mesmo com um Mundial abaixo das expectativas, mas durante uma época inteira esteve a alto nível no Barça, quebrando por altura dos quartos com a Roma na UCL)
    2 – Salah
    3 – De Bruyne

    Se contarmos com o rendimento individual e os títulos colectivos ganhos, o mais provável, o top 3 para mim seria:
    1 – Cristiano (o homem na Champions simplesmente não dá hipóteses, e mesmo no Mundial aquela exibição contra a Espanha vai-lhe valer muitos votos)
    2 – Griezmann (o argentino esteve individualmente melhor, mas tendo em conta a importância de Grizou no 2º Mundial dos Bleus, mais o desempenho pelo Atleti, dava-lhe o 2º lugar como prémio!)
    3 – Messi

    Estas coisas são sempre muito subjectivas e muito condicionadas, mas é difícil fazer de forma diferente. Aliás, enquanto CR7 e Messi jogarem na Europa vai ser difícil outro jogador os destronar penso eu, pois para além do rendimento desportivos dos ET’s actualmente há que ter em conta o peso mediático e o marketing à volta das duas figuras.

    • Knox_oTal
      Posted Julho 24, 2018 at 7:24 pm

      Nota para Modric igualmente que fez uma excelente época na Champions e Mundial, na La Liga como todos os Galácticos as coisas andaram mais tremidas. Ainda assim, se porventura tivesse ganho o Mundial, por mim levava a Bola de Ouro ou pelo menos seria obrigatória a sua presença no top-3!

  • Mike The Kid
    Posted Julho 24, 2018 at 7:11 pm

    Messi
    Salah
    Modric

  • MCR45
    Posted Julho 24, 2018 at 7:20 pm

    Como tudo se resume a votações acredito que o top seja Messi, Ronaldo e Modric.
    Acredito que Messi acabou por ser o mais regular durante a época e Modric vai estar no top 3 pelo peso que o mundial tem e pela importância que teve no real Madrid para ganharem a LDC.

  • Michael Scofield
    Posted Julho 24, 2018 at 9:17 pm

    Vejo muita gente a dizer que hoje em dia já não há bolas de ouro para quem joga muito e não faz muitos golos e antes não era assim. Eu concordo em certa parte, mas temos que ver que NUNCA houveram dois jogadores com este número de golos por ano e que ganham sempre (salvo uma ou duas excepções) mais uma grande competição, seja champions ou la liga, que tem sido também distribuída por Real e Barça, se não vejamos que o Messi já tem 4 champions e o Ronaldo desde que está no Real também 4. Por curiosidade fui ver o número de golos do Shevchenko no ano que foi considerado o melhor do mundo e marcou 24 golos na série A. Aposto que na champions marcou uns 5 e mais uns 3 ou 4 na taça de Itália. Logo já naquela época ganhou um jogador que basicamente só fazia golos. E que deve ter marcado uns 35 golos na época toda, parece pouco não é? Mas isso foi porque Ronaldo e Messi nos habituaram mal. 35 golos era fantástico, naqueles anos. E não me venham com coisas, eu vi o Shevchenko jogar e o melhor Shevchenko era pior que o pior Ronaldo. E certamente que haveriam mágicos que naquela altura “jogaram e fizeram jogar mais” que Shevchenko. Mas quando Ronaldo e Messi se retirarem, voltaremos a ver grandes médios a ganharem bolas de ouro, não se preocupem, desfrutem

  • Fernando neves _36
    Posted Julho 24, 2018 at 9:41 pm

    1- Ronaldo
    2- Messi
    3- De Bruyne

  • joaomiguel14
    Posted Julho 25, 2018 at 1:34 am

    Se o “The best” é realmente para o melhor futebolista do mundo, nem há dúvidas, Lionel Messi é um monstro, Deus em todas as fases do jogo, o avançado mais racional e mais inteligente da história. Comparem as vezes que Ronaldo tem a bola e é absolutamente inútil e as vezes que messi define com qualidade e racionalidade seja de forma simples ou espetacular. Nem há discussão, por muito que goste de Ronaldo e de Portugal, estamos perante um talento inacreditável e só não vê isso quem não quer.

    • bpstp
      Posted Julho 25, 2018 at 1:05 pm

      Uma ressalva “melhor futebolista do ano”, o que difere de “melhor jogador do mundo”. Por exemplo no limite o Messi e Ronaldo por muitos considerados melhores do mundo se ficarem época toda lesionados e nao jogarem nunca poderão ser considerados melhores do ano, visto que nao jogaram.

Deixa um comentário