Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Thiago Alcântara atrasa o futebol do Liverpool»

Concorda?

O Liverpool está longe do nível que apresentou no passado e Dieter Hamann, que passou pelos Reds entre 1999 e 2006, considera que um dos responsáveis é Thiago. «A dinâmica da equipa muda quando ele está em campo e não acho que seja para melhor. Ele é melhor quando a equipa tem muita posse de bola. Tudo o que o Liverpool não foi nestes anos. Ele diminui a velocidade da equipa e não joga ao estilo do Liverpool”, começou por dizer o alemão, que também passou pelo Man City ou Bayern, ao TalkSport. “O Liverpool teve médios que trabalhavam muito e não eram tão habilidosos quanto o Thiago, mas eles serviam a bola para Mané e Salah de forma mais rápida. Se a bola os alcança cedo na lateral, eles são muito difíceis de parar”, acrescentou Hamann. “Ele é um bom jogador, um futebolista habilidoso. Mas nunca houve um momento durante sua passagem pelo Bayern em que as pessoas dissessem que ele era o primeiro nome da equipa. Vou ser muito cauteloso com o Thiago. Além disso, ele tem um estilo muito diferente no futebol, ele gosta de ter a posse de bola. O Liverpool sempre foi muito bom quando não tinha posse de bola, recuperava e atacava rápido. Ele não é esse tipo de futebolista”, disse ainda.

28 Comentários

  • JJoker
    Posted Janeiro 19, 2021 at 5:19 pm

    No Domingo foi por demais evidente, foi mesmo de perder a paciencia….

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 19, 2021 at 5:26 pm

    O futebol é só correr?O que os reds precisam não é de mais velocidade, já a têm e até acho que por vezes disso abusam,só tentando criar desequilíbrios a partir da velocidade. Não se pode pedalar 90 minutos durante o jogo, saber ter a bola, pausar o jogo, pensar o jogo são tudo coisas que estão a desparecer no futebol actual, sob o discurso da “intensidade”. O declínio do 10 é disso exemplo. Mas é um erro, é uma modinha e vai desaparecer, porque já se começa a perceber os problemas que se acusam quando desparece a capacidade de desiquilíbrio e inteligência dos jogadores, em prol de correrias!

  • Kacal
    Posted Janeiro 19, 2021 at 5:30 pm

    Concordo até com a ideia do Hamann, sinceramente. Nunca achei que o Thiago encaixasse propriamente na ideia de jogo de Klopp nem fosse um alvo tão prioritário assim, mas foi uma oportunidade de negócio e há momentos do jogo que ter um jogador como ele é importante para pautar, baixar o ritmo de jogo e dar controlo da posse. Agora na generalidade do jogo não acho que encaixe no que o Liverpool pretende. Por outro lado o Hamann esqueceu-se de um pormenor é que o Liverpool joga muito com as bolas longas nas costas do adversário para explorar a velocidade de Salah e Mane sendo que aí a visão de jogo, inteligência e qualidade de passe do Thiago podem ajudar imenso.

    Mas tinha dado prioridade a renovar com Wijnaldum que considero um elemento crucial naquele meio-campo e investir noutro tipo de jogador. Nem sempre ter os melhores jogadores do Mundo funciona e considero o Thiago um dos melhores médios do Mundo, mas imaginemos ter Thiago, KdB, Messi, CR7, Neymar e Lewandowski na mesma equipa não significa que vá funcionar caso o treinador tenha uma ideia de jogo que não os beneficie. Acho que Thiago não é o jogador tipo do meio-campo de Klopp, mas tem qualidades que podem beneficiar a equipa caso o treinador as saiba explorar bem. Seja como for o Liverpool passa um momento menos bom colectivamente, não acho que seja algo individual. Mesmo o Firmino tem estado um desastre nos jogos que vi, por exemplo.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 19, 2021 at 6:00 pm

      Concordo totalmente contigo.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 19, 2021 at 7:09 pm

      O Liverpool foi extremamente dominador, e como o ele sabe, os adversarios tambem sabem, que o Liverpool sem espaco para explorar torna-se mais facil de anular. O Klopp tambem sabia isto de antemao, e essa era a maior pecha no jogo da sua equipa. Logo, querer um medio preparado para jogar doutra maneira, contra blocos baixos, ate e natural e nao faz qualquer sentido que Klopp lhe peca o mesmo que pede aos outros, digo eu.

      Alguem aqui acha que se Klopp pedir ao Thiago para, assim que tenha a posse, meter a bola numa das alas o mais rapido possivel, ele nao consegue fazer isso com um olho fechado e enquanto prepara uma sandes de queijo? Se lhe derem uns calcoes com bolsos ele ate faz isso de mao no bolso, e a parte mais dificil nao vai ser meter a bola onde quer, mas sim colocar o quijo no pao sem maos…

      Leva tempo a moldar a forma de jogar, principalmente porque “so” se acrescentou o Thiago e sao uma equipa que joga de uma determinada maneira ha muito tempo. Tornar a equipa mais versatil, para lidar melhor com blocos baixos, sem perder aquilo que tem de melhor, a vertigem, nao e facil, e leva tempo, mas nao sera quase obrigatoriamente por ai que o Liverpool tem que evoluir? E que melhorar “na vertigem” nao vejo como o podem fazer. Qual e a forma mais rapida de conseguir isto? Arranjar um medio que o saiba fazer: escolher quando acelerar e pausar, saber ser paciente, criativo e muito eficaz no passe, escolher bem o sitio onde ha espaco e fazer a bola rolar… porque quem corre e a bola (alguem que diga isto ao Taraabt).

      Faltara com certeza algo na organizacao ofensiva, mas nao sei se sera o Thiago, ou os amigos que lhe arranjaram para jogar.

      • Kacal
        Posted Janeiro 19, 2021 at 7:32 pm

        Claro Mantorras, mas eu considero que o Thiago foi um bom reforço atenção e foi uma oportunidade de negócio, aproveitaram e bem. E como dizes e concordo também, leva tempo a incluir um “corpo estranho” na equipa e dar-lhe outras nuances, assim como o Liverpool terá que forçosamente alterar algo no seu jogo para evoluir e tornar-se menos prevísivel sendo que o Thiago pode ser o caminho a seguir. Cabe ao Klopp fazê-lo e há que dar tempo. Mas o que o Hamann disse também tem a sua razão, apenas isso.

        Seja como for acho que o Thiago também tem estado uns furos abaixo do que pode e deve fazer tal como os restantes colegas. Dos jogos que vi ele falhou alguns passes que não costuma, mas acredito que com tempo vai ao sitio e vai acrescentar.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 19, 2021 at 10:25 pm

          Recordando o Liverpool que ha dois anos fez aquela segunda volta e o da PL do ano passado… Venceu muitos jogos marcando e especulando com o resultado, era muito seguro e ate em grande medida, em algumas fases, aborrecido.

          Nesse Liverpool o Thiago encaxaria muito bem, e provavelmente tornaria aquela gestao dos jogos bem mais problematica para os adversarios e menos aborrecida.

          Eu diria que e uma questao de tempo para melhorar.

          • Kacal
            Posted Janeiro 20, 2021 at 12:07 am

            Certo, também acredito que podem melhorar e poderá ser até uma questão de tempo. Seja como for, embora o Thiago não seja o perfil ideal de Klopp, tem tudo para ser muito útil em certos jogos e momentos.

  • Valderrama
    Posted Janeiro 19, 2021 at 5:50 pm

    Já tinha falado na altura da sua contratação, não acho que encaixe. É um grandíssimo jogador mas há que pensar nas características da equipa e na forma como se quer jogar.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 19, 2021 at 6:06 pm

    Percebo a ideia, mas não concordo, o Thiago não é um jogador pastelão e que atrase o jogo, mas também prefere ter a bola no pé e jogar um futebol mais fluido e menos direto como o Liverpool gosta. O Thiago dá uma segurança incrível com a bola e define muito bem as várias rotas ofensivas, mas não se apropria bem no meio-campo dos Reds, mas até acho que o Liverpool é que tem que melhorar também, criar mais o jogo e com Thiago ao leme podem fazer isso na perfeição, ele até é um jogador muito intenso apesar de pequenino, ainda pode resultar este casamento, até porque Thiago tem sido um dos melhores.

  • Kafka
    Posted Janeiro 19, 2021 at 6:45 pm

    E tem razão, a maior parte dos contra-ataques do Liverpool, quando passam pelos pés do Alcântara acabam por morrer porque ele não dá verticalidade ao jogo e tenta quase sempre pausar

    Portanto sim, não é mentira nenhuma o que foi dito

  • AbbasK
    Posted Janeiro 19, 2021 at 8:02 pm

    Grande jogador, mas é a antítese do futebol heavy metal de Klopp.

  • Af2711
    Posted Janeiro 19, 2021 at 8:21 pm

    Não concordo em nada com essa ideia.
    O Thiago só foi dos elementos mais contra o United. Dos jogadores que pausam o jogo no mundo e temporizam, acho-o como o que mais dá dinamismo O jogo tem fases, e há fases em que se deve temporizar, isto permite que a equipa consiga gerir os tempos do jogo e oferece outras alternativas. Se o Liverpool e Klopp apostaram nele, sabiam o que viria.

    • Kacal
      Posted Janeiro 20, 2021 at 12:08 am

      Talvez o Thiago sirva para certos jogos ou certos momentos 2ªs partes em vantagem, por exemplo), mas para jogar de inicio em certos jogos talvez não funcione tão bem.

      • Af2711
        Posted Janeiro 20, 2021 at 1:20 pm

        Kacal, acredito que esta ideia mantenha-se mesmo. Ainda que o Thiago tenha feito bons jogos individualmente, dos 5 que jogou para a Premier League só venceu um, curiosamente. Pode ser que a lesão no joelho tenha freado a sua adaptação com estas rotinas. Um jogador como Wijnaldum oferece mais à este modelo do que o Thiago porque liga os sectores com mais velocidade.

        • Kacal
          Posted Janeiro 20, 2021 at 2:13 pm

          Lá está Af2711 pode também ser falta de entrosamento e ritmo dele. Com o tempo pode melhorar e acrescentar mais, tem qualidade para tal. Mas neste momento uma dupla Henderson – Wijnaldum dá mais ao Liverpool.

  • Stromp1906
    Posted Janeiro 19, 2021 at 10:00 pm

    Disse isto ao meu filho, mas acrescentei, não digas a ninguém que eu disse isto… Afinal há mais gente a partilhar esta ideia
    Saúde!

  • Jota Neves
    Posted Janeiro 20, 2021 at 12:34 pm

    Escrevi exactamente o mesmo no meu comentário ao ultimo jogo do Liverpool.

    Prefiro a dupla Henderson – Wijnaldum no meio campo. O Thiago é um fantastico jogador mas torna o jogo mais lento e tira intensidade ao futebol da equipa. No conceipto de jogo de Klopp a intensidade e um ritmo forte, são factores essenciais e ele prejudica o jogo porque não imprime o mesmo ritmo que o Henderson.
    Com os jogadores de ataque que o Liverpool tem é muito importante que a bola lhe chegue quando a equipa adversária ainda não tem a defesa posicionada é assim que construiem a maioriia das ocasiões e fazem os golos. Com Thiago isso torna-se mais dificil.

    Em resumo, concordo.

  • sideways83
    Posted Janeiro 20, 2021 at 1:07 pm

    Tipo o gajo só jogou meio dúzia de jogos literalmente e estão a culpar o gajo. ??

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 20, 2021 at 1:10 pm

    Totalmente de acordo, colocou o dedo na ferida. Existem users que consideram este tipo de jogadores os supra sumos do pontapé na bola.
    Na realidade o Thiago é fortíssimo em posse de bola, tal como o Bernardo Silva, mas as equipas que se adaptam ao seu estilo de jogo são muito raras, sendo as afiliadas de Guardiola as únicas conhecidas a nível superior.
    Um jogador como Bruno Fernandes joga no MUN, mas cabia no Liverpool ou Spurs com a mesma facilidade, estando também por isso, num nível claramente superior. Está totalmente adaptado ao futebol moderno.

  • Badabing777
    Posted Janeiro 20, 2021 at 1:14 pm

    Não concordo nada, tendo visto os jogos do Liverpool esta época acho que a introdução dum elemento mutante como o Thiago vai ajudar imenso o Liverpool que parece algo previsível e monótono nesta fase (tal como a entrada do Jota que ajudou imenso o Liverpool).

    Aliás, para mim o título inglês vai-se decidir entre o Liverpool e o City sendo que um dos fatores que acho que vai que ser decisivo é a introdução (e manterem-se sem lesões) quer do Thiago quer do Aguero, sem eles acho que as equipas não vão conseguir a regularidade desejada e pode abrir espaço a surpresas.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Janeiro 20, 2021 at 1:32 pm

    É um craque mas não é propriamente um elemento plug-and-play numa equipa como o Liverpool, que tem uma ideia de jogo com a qual o perfil do Thiago não converge. Contudo, é um craque e, como tal, pode trazer muita à equipa que, nesta altura, parece fraca de ideias.

  • Manchester Is Red
    Posted Janeiro 20, 2021 at 2:03 pm

    Um Renato Sanches seria ideal neste meio-campo do Liverpool, não um Thiago.

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 20, 2021 at 3:48 pm

      Compreendo, mas o Renato Sanches apesar de progredir em transição muito bem também é um médio pouco fiável e que perde facilmente a bola.

      Teria de evoluir muito no controlo da bola para poder desempenhar funções neste Liverpool.

      Teria de optar por um perfil mais cauteloso e menos risco, tal como Wijnaldum.

  • Peter S
    Posted Janeiro 20, 2021 at 4:18 pm

    Falei sobre isto com um amigo que também é “adepto” do Liverpool.

    Thiago é um grande jogador, já o provou em Barcelona e Munique. Porém, é verdade que o Thiago gosta de ter a bola no pé, pausar e pensar o jogo e o Liverpool dominava (e massacrava) com um futebol rápido e vertical. Por isso, era impossível Thiago chegar e jogar “à Liverpool”.

    Agora, enquanto ele não se adaptar (se é que alguma vez o vai conseguir), Klopp tem um dilema: ou joga com Thiago, mas abdica, de certa forma, do futebol que Mané, Salah, Firmino e até Henderson proporcionam, ou tira o espanhol, sentando a sua grande contratação do Verão. É uma dor de cabeça, mas sempre é melhor do que se tivesse de decidir entre Marega e Toni Martinez.

  • Legumes
    Posted Janeiro 20, 2021 at 6:33 pm

    Resumindo o Thiago é bom demais para o estilo de jogo.

Deixa um comentário