Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Thiago Silva no FC Porto

Para ser titular? É uma aposta muito surpreendente, mas faz sentido. Thiago, apesar dos 41 anos, fez uma boa época, é um dos melhores centrais do século e faltava mais uma opção, devido à lesão de Perez. Por outro lado, já se percebeu que Farioli pretende elementos experientes, que acrescentem no imediato.

Surpresa! O FC Porto anunciou a contratação de Thiago Silva. O central, internacional brasileiro, de 41 anos, deixou o Fluminense e volta assim ao Dragão, onde teve uma breve passagem há 20 anos. Recorde-se que Thiago Silva já passou pelo Milan, PSG ou Chelsea.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

49 Comentários

  • Um Jasomp
    Posted Dezembro 20, 2025 at 3:39 pm

    Vem engordar a massa salarial do plantel.
    Haja dinheiro.

    É a tua coisa, um pobre com hábitos de rico será sempre pobre com hábitos de rico.

    • John Cena
      Posted Dezembro 20, 2025 at 5:04 pm

      Diz ai quanto vai ganhar se faz favor, assim ficamos todos a saber.

      • Antonio Clismo II
        Posted Dezembro 20, 2025 at 5:52 pm

        Tinha um salário de cerca de 10M no Chelsea, depois foi para o Fluminense fazer 2 épocas a receber cerca de 6 milhões de euros (mais de 40 milhões de reais).

        Portanto nunca virá para o FC Porto receber menos do que 3 ou 4 milhões brutos por apenas 6 meses até ao Mundial 2026…

        • NCM77
          Posted Dezembro 20, 2025 at 10:06 pm

          Isso é adivinhar. Quais são os valores reais? Inventar valores é que não faz sentido.

        • For Dummies
          Posted Dezembro 22, 2025 at 1:18 pm

          “Segundo a imprensa brasileira, Thiago Silva vai ganhar cerca de 0.5M€/net por temporada, muito longe dos jogadores mais bem pagos do plantel.
          O FC Porto vai também responsabilizar-se por tratar de despesas de alojamento e assuntos relacionados.”

      • Um Jasomp
        Posted Dezembro 21, 2025 at 10:16 am

        O salário mínimo, mais subsídio de refeição e suplemento de disponibilidade.

        • NCM77
          Posted Dezembro 21, 2025 at 1:21 pm

          Obrigado. Fiquei esclarecido. A questão era para o Clismo que sabe tudo, até informações que mais ninguém sabe. A probabilidade de tirar as coisas da sua imaginação é enorme mas quando se colocam questões objectivas vêm outra “personagem” defendê-lo. Provavelmente a mesma pessoa com 2 users diferentes. É o que temos.

  • Petrol
    Posted Dezembro 20, 2025 at 3:54 pm

    Na minha opinião é um erro crasso. Apesar de Thiago Silva ainda acrescentar bastante. Um jogador com o estatuto de Thiago Silva não vem para ser suplente, até porque este movimento tem como principal objetivo a presença no mundial. Kiwior é intocável. Individualmente parece-me superior a Bednarek. Mas defesa do Porto tem funcionado bastante bem, sendo o ponto forte da equipa. Esta contratação vai mexer com um setor que tem mostrado consistência e qualidade. Vejo esta contratação como foram em tempos Pepe e Weigl. Ou seja, jogadores que não eram necessários e que mexeram com o equilíbrio das equipas. Pepe obrigou Militão a ir jogar para lateral, onde rende bem menos. Weigl nunca foi a solução que o Benfica precisava para a posição.

  • Antonio Clismo II
    Posted Dezembro 20, 2025 at 3:55 pm

    Tem a família a viver em Londres, é normal que findo o seu contrato no Fluminense quisesse voltar à Europa e nada melhor do que os clubes portugueses sempre com as pernas abertas para receber todos os que os agentes lhes impingem…

    O FC Porto tem o Bednarek que tem as suas limitações e tem o Kiwior por empréstimo que deverá voltar à procedência na próxima época (Arsenal). Tem também o Nehuén Pérez que foi caríssimo e está enconstado, sem esquecer projetos como Prpic ou Gabi Brás que já deveria estar a jogar num nível de Primeira Liga por empréstimo, pelo menos.

    Não esquecer jovens jogadores como o Chelmik, campeão Mundial sub17 que poderiam começar a ser aposta na equipa B, pior do que os que lá estão não fariam de certeza.. talvez o problema seja o treinador que é limitado

    • filipe19
      Posted Dezembro 20, 2025 at 4:58 pm

      O Pérez não está encostado mas sim lesionado e muito provavelmente não voltará jogar esta época.
      O treinador não é limitado, para mim é mais sinalizar que quer ganhar o campeonato a todo custo e prefer de contratar experiência em vez de se aventurar com experiências. Acho bem? Não, eu acho que a constelação do Porto, indo em primeiro, tem tudo para aqui e acolá dar minutos aos jovens. Mas prontos, são opções.

      • Miguel Marques
        Posted Dezembro 20, 2025 at 6:00 pm

        Pérez tá lesionado e espera se uma recuperação demorada (cirurgia Aquiles)
        Não estou a ver muitas opções em Janeiro melhor do que isto.
        Num plantel que estava curto de opções para o eixo central da defesa
        Jogador com experiência que se tiver que jogar uma final/jogos grandes não treme.

        • Antonio Clismo II
          Posted Dezembro 20, 2025 at 6:36 pm

          Literalmente a definição do jogador que mais treme nos grandes jogos, lá ganhou uma Champions em 2021 no Chelsea, mas até aí ficou célebre a forma com que liderava a defesa de equipas em finais importantes e falhava, como múltiplas vezes na Champions pelo PSG e pela seleção do Brasil (especialmente nas eliminações contra a Bélgica em 2018 e Croácia em 2022).

          Thiago Silva é um central constante, certinho mas costuma tremer sempre nos grandes jogos.

      • Antonio Clismo II
        Posted Dezembro 20, 2025 at 6:18 pm

        Referia-me ao Brandão da B e não ao Farioli, por quem até acho que é bom treinador e está a fazer um bom trabalho

    • John Cena
      Posted Dezembro 20, 2025 at 5:04 pm

      Quase que acertavas. O Kiwior tem uma opção de compra obrigatória e vai ser jogador do Porto em definitivo no final da temporada.

    • Jogabonito
      Posted Dezembro 20, 2025 at 5:26 pm

      Um entendido como tu ainda não ter percebido que o Kiwior não veio aqui passar 1 ano de férias…

    • Bentossaurus
      Posted Dezembro 20, 2025 at 5:59 pm

      Tanta baboseira junta.

      O Kiwior tem opção de compra para a próxima época, e o Nehuen não está encostado coisa nenhuma, está lesionado e já não joga mais esta época.

      O Rosario tem sido a alternativa como adaptação a central do lado direito, e o Prpic do lado esquerdo, e esta contratação vai permitir que agora não precise de se desdobrar em duas posições. É uma solução para o problema da lesão do Nehuen, e não me espantava se viesse também um ponta de lança nestes moldes ou por empréstimo devido à lesão do de Jong.

      Já agora o Thiago Silva veio sem empresário.

  • Jogabonito
    Posted Dezembro 20, 2025 at 4:14 pm

    Mais um negócio a roçar o perfeito
    Um grande líder que vem dar profundidade, até lutar pela titularidade. Liberta o Rosário para o meio campo e permite ter orçamento para atacar um extremo e PL

    • Hugo
      Posted Dezembro 20, 2025 at 4:36 pm

      Concordo com este comentário. Aos 41 anos, vem para lutar pela titularidade e não para ser titular indiscutível. Não entendo muito bem quem está a dizer que é um erro.

      • Honestly II
        Posted Dezembro 21, 2025 at 9:13 am

        Vem ganhar demais para quem só tinha 8 mil na conta o ano passado… A qualidade ainda está lá. Por isso acho que é mais na perspetiva financeira que é um erro

    • disturbed17
      Posted Dezembro 20, 2025 at 5:09 pm

      Bem! Fosse noutros tempos ou outro clube e o que se diria de contratar um jogador de 41 anos! Pepe com essa idade já estava reformado, e nem queiram comparar a entrega e físico de um com o outro.
      A par do de Jong, mais um reformado a ganhar um bom dinheiro, um foi a “bomba” de verão outro é a de inverno, no fim quero ver quanto vai custar cada minuto que estarão em campo.

      • Jogabonito
        Posted Dezembro 20, 2025 at 7:05 pm

        Pois mas não estamos nesses outros tempos, os jogadores agora jogam até muito mais tarde
        Quanto ao De Jong, veio marcar um golo ao sporting e depois teve a infelicidade de se lesionar, que pode acontecer a todos.Em termos de custo, tens de falar com a seguradora que comparticipa uma parte do salário, não te sei dizer quanto pagou o porto

        • disturbed17
          Posted Dezembro 21, 2025 at 1:18 pm

          Esses outros tempos foi há ano e meio, quando o Pepe não servia!
          Mas este já serve com 41 e é uma soberba contratação, interessante.

        • Jogabonito
          Posted Dezembro 21, 2025 at 5:39 pm

          O Pepe NÃO QUIS renovar e o Thiago Silva vem receber muito menos e sabe que será suplente. E tu sabes isso, mas é mais fácil embirrar

    • Rochedo
      Posted Dezembro 22, 2025 at 2:36 pm

      Referiu um ponto muito importante, e que curiosamente alguns crónicos entendidos deste espaço não perceberam: libertar Rosario das funções de central (ainda que o possa fazer ocasionalmente, numa situação pontual) e consolidá-lo como alternativa a Varela, que já deu mostras de altos e baixos (a nível físico e exibicional). Isto é fundamental na rotação do plantel, garantindo não só uma solução de curto-prazo de qualidade para a defesa (de pé direito) mas também uma alternativa sólida para o meio-campo.

  • henry14
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:02 pm

    Contratação sem nexo. Qualquer dia está no estaleiro como o de Jong.

  • John Cena
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:05 pm

    Bom reforço, vem ajudar à liderança e à experiência. Obviamente que não vem para ser titular, mas vai jogar bastante. Bem-vindo de volta Thiago

    • Pachuca
      Posted Dezembro 20, 2025 at 9:04 pm

      Só vejo comentários negativos.
      O Tiago vem para central e o kiwior vai para a esquerda à dúvidas? Ficamos muito mais fortes, depois também podem rodar entre os 3 para não existir tanta carga.
      Nos jogos a doer jogam os três com o polaco na esquerda, o Moura jogará muitas vezes mas não tem nível para grandes jogos.
      Quem critica percebe pouco é a minha opinião. Até pode só ficar meio ano, mas chega para levar o Porto ao título.

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 20, 2025 at 11:06 pm

        Quem tem a opinião de que encostar o Kiwior à esquerda é mau percebe pouco disto? Correu bem a última vez que fizeram isso ao Militao, desperdiçaram 7 pontos de vantagem.

        • NCM77
          Posted Dezembro 21, 2025 at 1:24 pm

          Sim, mas a razão principal da perda de pontos foi o nível ofensivo da equipa. A fórmula de bola na profundidade para Marega já estava bem compreendida pelas equipas adversárias e o Porto caiu bastante na produção ofensiva. Também não ajudou a colocação Milito na esquerda, dado que era o melhor central na altura.

  • BabaYaga
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:09 pm

    N acredito na performance dele… poderá ser um pépe na parte central mas teriam que jogar com 3 centrais coisa que para ja n sabem fazer… n o vejo com defesa a 2 sendo ele um deles…
    Alem do ordenado e possiveis maus vicios…

  • Antonio Clismo II
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:09 pm

    Neste momento é bem melhor receber em euros do que em reais, isso é certo. O jogador quer acabar a carreira no Mundial 2026 e lá foi um clube português fazer-lhe a vontade, não vendo problema para lhe pagar 3 ou 4 milhões de euros brutos por estes 6 meses, quando para a formação nunca há dinheiro, principalmente para pagar aos às equipas técnicas das equipas de formação ou no Olival que continua a ser muito curto em termos de infraestruturas de um clube que se diz top20 Europeu, mas deve ser o único clube top50 da Europa sem uma Academia de formação dedicada…

  • iamgoncalosantos
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:12 pm

    Esperem lá, então “forçam” o Pepe a terminar a carreira que era só o melhor central do Porto com 40 anos, para agora contratarem Thiago Silva com 41 anos? Estranho…

    • Utilizador3111
      Posted Dezembro 20, 2025 at 7:16 pm

      Fiz login de propósito para te avisar que o N. Perez não joga mais esta época por causa de uma lesão inesperada.

    • disturbed17
      Posted Dezembro 21, 2025 at 1:20 pm

      Pensei que tinha sido só eu que pensei nisso.

    • NCM77
      Posted Dezembro 21, 2025 at 1:27 pm

      O Pepe ser o melhor central não era um grande elogio para o seu nível mas sim para a falta de nível dos outros centrais. O Pepe já tinha bastantes falhas sempre que o Porto jogava com a linha defensiva mais subida. Notava-se menos quando o Porto passava os jogos a defender com a defesa próxima do GR, mas esses não são a maior parte dos jogos que o Porto faz em Portugal.

  • pg1960
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:17 pm

    Como é óbvio vai ter um impacto absurdo aqui.

    Mais uma excelente movimentação que faz subir a qualidade do plantel.
    E digo já que … Não vai fazer só esta meia época

    • Petrol
      Posted Dezembro 22, 2025 at 10:40 am

      É assim tão óbvio que vai ter um impacto absurdo? Se há coisa que não se pode fazer no futebol é dar algo como adquirido.

  • Jogabonito
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:30 pm

    Não seria descabido que, com a vontade do Thiago ser treinador no futuro, daqui a 1 ano/ ano e meio assuma a equipa B
    Aliás, ele disse que queria treinar todos os clubes por onde passou

  • aVegan
    Posted Dezembro 20, 2025 at 5:55 pm

    Excelente contratação, excelente mercado

  • Joao Gomess
    Posted Dezembro 20, 2025 at 8:11 pm

    Excelente contratação. Temos um plantel curto em todas as posições e este será importante para trazer experiência e cobrir indisponibilidade do benarek e kiwior. Falta-nos agora um bom lateral esquerdo para assumir a titularidade.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 20, 2025 at 9:08 pm

    Thiago Silva a voltar ao único clube onde não foi feliz… não deixa de ser irónico.

    Pessoalmente não percebo esta contratação.
    Se há coisa que tem funcionado às mil maravilhas é a dupla de centrais do Porto que tem sido garante de consistência e complementaridade.

    Portanto como adversário olho para esta contratação com bons olhos.

    Porque não vejo qualquer necessidade do Porto mudar de sistema quando está a ganhar. Jogar em 3-5-2 significaria retirar alguém do meio campo tornando o miolo demasiado dependente de Froholdt e deixar a capacidade de pressão do Porto mais vulnerável.

    Por outro lado, tirar Bednarek para colocar Thiago Silva que não vem para ser suplente parece-me totalmente errado. Ter uma dupla nova nesta altura da época seria um tremendo tiro nos pés.

    Portanto olhando com algum distanciamento tem tudo para correr mal.

    Vejo os portistas a escrever que o Perez não joga mais esta época. Bem…como se tivesse contado muito, até porque é claramente o pior dos 4 centrais.
    Já Prpic sempre que jogou mostrou coisas muito positivas principalmente com bola.
    E o Porto tem um óptimo projecto de central em Martim Chelmik.

    Ou seja não vejo qualquer necessidade desta contratação a não ser para estragar o que está bom. E como adversário, que assim seja.

    • NCM77
      Posted Dezembro 21, 2025 at 12:16 am

      O Porto não vai alterar o seu esquema táctico. O Thiago virá para rodar com a dupla titular e vejo o Kiwior a ser utilizado a lateral esquerdo em alguns jogos dado que o Moura tem sido algo permeável defensivamente e o Zaidu vai para o CAN e neste momento não é grande solução (nunca foi).

    • Pipo90
      Posted Dezembro 22, 2025 at 11:09 am

      O que vem mudar é que o já não vai ter que ser o “tolo” do Rosário a jogar na posição do Bednarek, quando for para o descansar.

      Quem acha que o Thiago vem para ser titular regular, só pode estar a alucinar.

  • 6.Mik
    Posted Dezembro 20, 2025 at 9:34 pm

    Faz me um bocado confusão clubes vendedores fazerem este tipo de apostas porque não se olha para o projeto a longo prazo.
    Depois falando do jogador, não é excelente (não é um Sérgio Ramos) mas fez uma carreira muito boa e da maneira que se trata aparenta ser um grande profissional.
    O melhor do deste Porto tem sido a dupla Polaca por isso nem será surpreendentemente se tiver poucos minutos de jogo.
    SL

  • Kacal
    Posted Dezembro 20, 2025 at 10:20 pm

    Por mim é bem-vindo! Não estava à espera mas gosto. Depois de Pepe temos um novo central veterano e com peso. Ele não será titular e servirá como um dos 4 centrais do plantel dada a lesão de Nehuen Perez permitindo que Rosario seja trinco mais. E traz mentalidade vencedora e liderança, não temos nenhum nome com este peso e currículo no plantel portanto pode ser benéfico para ajudar um grupo que procura voltar aos titulos. Além disso temos Dominik Prpić que aprecio bastante e vejo imenso potencial mais o Gabriel Brás, que são jovens e podem beneficiar muito de treinar com ele e aprender com ele. Já não é o mesmo claro, mas vinha jogando no Fluminense e apresentou bom nivel no Mundial de Clubes na altura. Acho que pode ser útil, se mostrar serviço ativa-se a opção ee mais 1 época senão vai embora, quem sabe ficar no staff de alguma forma. Além disso é lindo voltar depois de não ter tido oportunidade na primeira passagem. Não deve ter minutos demais e será gerido portanto é um nome que traz peso e isso também importa e é mais uma solução de plantel. A “custo zero” parece-me bem aproveitado!

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 21, 2025 at 8:41 am

    Percebo os argumentos aqui no VM de que poderá vir a ser um tiro no pé estar a alterar a dupla de centrais e até temos provas que aconteceram noutras temporadas com o caso do Pepe a ser o maior. Mas não concordo, a vinda de um jogador como o Thiago Silva, com a experiência que tem e a capacidade de liderança que oferece irão ser mais valias. Cabe ao treinador gerir o plantel para manter toda a gente feliz e retirar o melhor de todos.

    Acredito que em alguns jogos possa ir o Kiwior para lateral esquerdo e manter uma estrutura mais solida em termos defensivos e na capacidade em sair desde trás. Noutros jogos jogará uma dupla entre estes 3 centrais e poderá ir gerindo a sua condiciona física.

    Acho que é uma excelente contratação e que virá acrescentar bastante. Muito bem o Porto nesta movimentação.

Deixa um comentário