Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Thiem conquista primeiro Grand Slam na carreira

O primeiro de quantos? Rubricou um torneio quase perfeito, ainda acusou o momento nesta final mas a partir do 3.º set, apesar do nervosismo (podia ter fechado o encontro mais cedo), confirmou o favoritismo, aproveitando assim da melhor maneira as ausências de Nadal ou Federer e principalmente a desqualificação de Djokovic para conseguir o que nenhum tenista fora dos Big 3 conseguia desde 2016, quando Wawrinka venceu precisamente em Nova Iorque. Veremos agora se capitaliza esta vitória para aumentar o palmarés, sendo que vai entrar em Roland Garros ainda mais confiante. Já Zverev, mesmo com um Ténis mais de dar a iniciativa do que de assumir, até chegou onde nunca tinha estado (por norma desgasta-se muito nas primeiras rondas dos torneios de Grand Slam), mas não conseguiu potenciar a boa entrada nesta final (chegou a servir para 3-1 no 3.º set), e ainda vacilou quando serviu para fechar o 5.º set a seu favor.

Dominic Thiem venceu o US Open ao derrotar na final Alexander Zverev pelos parciais de 2-6, 4-6, 6-4, 6-3 e 7-6. É a primeira vez que o austríaco, de 27 anos, conquista um torneio de Grand Slam, sendo que até ao momento, apesar de ter perdido 3 finais em Majors, só tinha um torneio Masters 1000. Já Zverev chegou pela primeira vez à final de um Grand Slam (antes deste US Open só por uma vez tinha atingido as meias-finais), e até teve o ascendente do seu lado, mas não aproveitou quando serviu para fazer o 3-1 no 3.º set, e depois ainda tremeu quando serviu para fazer o 6-3 no 5.º set.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

29 Comentários

  • Bjouras
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:24 am

    Thiem preso por arames a conseguir ser feliz no tiebreak.

  • MV
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:24 am

    Vitória merecida. Não foi uma grande final mas o 5 set foi fantástico.

    Penso que tem hipóteses de aumentar o palmarés de GS já agora em RG se o Nadal escorregar, Thiem é muito forte na terra batida

  • Kafka
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:26 am

    Grand Thiem, vitória épica mas justa

    Hoje claramente acusou a pressão de pela primeira vez ser favorito numa final, foi visível na forma como entrou bastante mal e na forma como depois da dar a volta ao marcador e por-se na frente já no 5o Set com break acima, acaba por falhar e permitir que Zverev recuperasse, mas no fim felizmente venceu

    É curioso verificar que nas 3 finais que Thiem perdeu, a primeira foi por 3-0 a segunda por 3-1 e a 3a foi por 3-2 e finalmente na 4a final manteve a lógica e ganhou os 3 Sets

    Com 27 anos e estando Nadal e Djokovic a entrar na fase final da carreira, acredito que nos próximos 5/6 anos (que representam 24 Grand Slams) poderá vir a vencer pelo menos mais uns 3/4 Grand Slams

  • PedroS
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:29 am

    Não foi uma final muito bem jogada o jogo todo, mas ao menos houve drama, e claro 5 sets com tiebreak é o que qualquer adepto deste desporto quer.
    Não torcia por nenhum, mas fico feliz pelo Thiem. Já foi a mais finais e é mais velho. Zverev ainda tem muita carreira pela frente. Tenho a certeza que terá sucesso.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:42 am

    A dita Nova Geração só lá conseguiu chegar depois de, de uma forma ou de outra, os 3 monstros (excluo destas contas o quarto mosqueteiro, porque as lesões arruinaram-lhe a carreira) terem sido afastados por razões extra-quadra (enfim, o sérvio foi mais ou menos).

    Torcia pelo Medvedev, por isso, como foi afastado pelo alemão, estive pelo austríaco… mas de forma muito suave.

    • AndreChaves9
      Posted Setembro 14, 2020 at 7:42 am

      Essa última frase tem qualquer coisa de errado..

    • AdeptoImparcial
      Posted Setembro 14, 2020 at 8:30 am

      Não se nega que, estando Nadal e Federer, que as coisas seriam mais complicadas.

      Mas isso é tirar o mérito aos jogadores que tanto jogaram e bem.

      Federer está lesionado e está, para além de que no USO ele já andava a perder nos oitavos com Dimitrovs e Millmans há uns tempos.

      Djokovic, mesmo não sendo eliminado por perder um jogo por via normal, já andava a mostrar mais e mais dificuldades físicas jogo após jogo (quem lhe diz que não perdia com o Carreno? Ou depois com qualquer um dos outros?).

      Nadal seria a tarefa mais complicada, visto que até costuma ter sucesso no USO, mas tendo em conta que vieram todos da paragem do COVID, penso que a nova geração teria vantagem.

      Logo, vamos lá deixar de atirar desculpas para o facto de um “miúdo” ter ganho. Se os outros não jogaram, é porque não puderam, não quiseram ou porque perderam. Os outros não têm nada a haver com isso.

      Zverev, Thiem, Medvedev, qualquer um destes podia ganhar ao Big Three neste torneio da maneira que jogaram. Por isso, ganharam com mérito, chegaram la, não cederam à pressão de não terem o Big Three pelo caminho e lutaram na final ate ao último ponto, por mais que a final não tenha sido propriamente bem jogada.

      • DNowitzki
        Posted Setembro 14, 2020 at 12:22 pm

        Não há nenhuma desculpa. Há factos e dados, os quais nos dizem o que dizem.

        • AdeptoImparcial
          Posted Setembro 14, 2020 at 2:25 pm

          Isso foi uma resposta um bocado “não resposta”.

          É verdade: Federer e Nadal não participaram no torneio. É um facto. É verdade: Djokovic participou no torneio e perdeu (não importa como, perdeu). É um facto.

          E pergunto eu: que culpa têm os restantes jogadores mesmo? Tira mérito à conquista do Thiem ou à final do Zverev? Nunca consegui entender o argumento do “ah o jogador X ganhou o torneio porque não estava la o Y ou a geração Z”.

          E então? O torneio foi disputado e houve um vencedor, não houve? E quem diz que se lá estivesse outro jogador que este ganharia? Como sabem? Porque razão havemos de retirar mérito ao Thiem por 2/3 do Big 3 não terem participado e um ter perdido por default? Ele teve de jogar na mesma para chegar à final e ganhá-la …

          Realmente, tens razão. “Não há nenhuma desculpa, há factos e dados, os quais nos dizem o que dizem.” Os factos dizem que o Thiem foi campeão de GS pela primeira vez, assim como dizem que nem Djokovic, nem Nadal, nem Federer ganharam.

  • AdeptoImparcial
    Posted Setembro 14, 2020 at 1:47 am

    Bem que tinha dito: qualquer jogador que tivesse de fechar o jogo, ia tremer. E não é que tremeram os dois ?

    Todos sabemos que foi uma final cheia de erros, nervosismo, precipitações e uma pressão palpável em ambos os jogadores.

    Mas foi a primeira final de GS disputada entre dois NextGen (vamos considerar Thiem um meio termo vá), não se podia esperar uma final épica tipo Wimby 2008 ou 2019.

    Thiem acabou de rastos, já quase sem conseguir correr, algo que da ainda mais mérito ao seu esforço, enquanto que Zverev só tem que levar esta derrota como uma lição para no futuro não cometer os mesmos erros.

    Fico feliz por FINALMENTE termos alguém de outra geração a ganhar um GS. Que seja o primeiro de muitos!

    PS: para RG, tudo aponta para Nadal, como sempre. De este escorregar, talvez Thiem até consiga dois GS num espaço de poucos meses. Djokovic terá de confiar que 2021 lhe corre bem, caso contrário, começa a ver o recorde a tornar-se mais e mais difícil de atingir.

    • DNowitzki
      Posted Setembro 14, 2020 at 1:56 am

      O record vai decidir-se entre Nadal e o sérvio.

      Se for para apostar, faço-o no segundo, porque o espanhol me parece mais gasto e atreito a lesões nos retângulos de piso duro.

      • AdeptoImparcial
        Posted Setembro 14, 2020 at 10:10 am

        Djokovic continua com tudo para ultrapassar os dois da frente, mas quanto mais tempo passa, mais difícil fica.

        3 GS parecem pouco, mas não são, especialmente tendo em conta que tanto Federer como Nadal podem sacar mais 1/2 GS cada um (principalmente o espanhol). E com a NextGen a começar a causar estas dificuldades todas….

        O Nadal tanto faz se ultrapassa, pois acho que até o próprio sabe que não está la muito naquele debate do GOAT. Já é o GOAT de terra batida e DE LONGE, ele sabe disso.

        Agora, para o Djokovic este recorde é vital para ele poder assumir-se como o GOAT. Caso contrário, vai ser sempre aquela espinha entravada.

        A maioria dos adeptos do desporto vai continuar a considerar o Federer como o GOAT independentemente do recorde, mas se este for batido, sempre existem menos argumentos.

        • hortalica
          Posted Setembro 14, 2020 at 12:11 pm

          Djokovic está em boa posição de acabar com mais títulos, é o mais completo nas 3 superfícies (Nadal favorito em terra de resto é Djokovic) e fisicamente é o que está melhor e tem recuperado melhor de lesões. O problema do Next Gen é que a meu ver tira mais “facilmente” RG ao Nadal, que um dos outros torneios ao Djoko, porque a terra parece a superfície onde são melhores a maioria (Thiem principalmente). Depois há casos como Wawrinka e até Fognini (com cabeça) podem ser uma dor de cabeça em RG.

          A meu ver Djokovic é desvalorizado em demasia mas isso deve-se ao facto de quebrar a hegemonia de Federer/Nadal e grande parte dos fãs não gostaram muito disso. Todos os títulos do Djokovic são contra dois monstros e em confrontos directos, Djokovic tem vantagem com ambos. Se Djokovic acabar como jogador mais titulado de GS ou igualar um deles acho que poderá ser considerado melhor que esse oponente, pelo simples facto de ter mais vitórias que derrotas contra Federer e Nadal (e isto conta porque são muitos jogos e não 3 ou 4). Se levaste a melhor na maior parte dos jogos contra 2 dos melhores de sempre, isso faz de ti melhor.

          • AdeptoImparcial
            Posted Setembro 14, 2020 at 1:39 pm

            O H2H tem impacto se a diferença for grande. Caso contrário, só diz que a rivalidade foi renhida, não serve lá muito de grande argumento para decidir o GOAT.

            Djokovic 27-23 Federer
            Djokovic 29-26 Nadal

            Isto mostra algum dominio absurdo? Mostra que é uma rivalidade renhida em que, NESTE MOMENTO, está o Djokovic à frente com mais umas vitorias, mas nada de extraordinario.

            Claro, tem o seu mérito e o seu valor. É um argumento válido, sem duvida. Mas não é por derrotares um adversario mais 3/4x em mais de 50 jogos que és indisputavelmente melhor que ele. Até porque os H2H não têm em conta nem forma, idade, etc. Se o Djokovic terminar a carreira com apenas mais 1 vitoria no H2H contra o Federer e o Nadal, é automaticamente melhor que eles? Não creio.

            Se formos a ver, só em 2015 é que o Djokovic empatou com Federer 22-22. Ou seja, durante vários anos, foi o Federer a dominar Djoko. A partir de 2015, virou e tem sido o Djoko a dominar Federer. Começou a ganhar terreno entre 2011-2015, mas mesmo durante esses anos, Federer derrotou-o todos os anos.

            Com Nadal, não conheço tanto a história, mas em terra batida, Nadal acaba sempre por ganhar vantagem neste tipo de confrontos e mesmo em numero de titulos, daí achar que, mesmo que Nadal ultrapasse o recorde, nunca irá ser considerado por uma maioria como o GOAT, mas sim como o GOAT de clay.

            Dito isto, Djokovic tem tudo para ultrapassar os dois, apenas acho que não será tão facil como muitos pensam. Se ultrapassar, será dificil contrariar todos os argumentos que durante anos muitos fãs usaram para elevar Federer.

            A discussão irá sempre ser entre o que vale mais? Recordes ou estilo de jogo? Domínio ou perfeição técnica? É quase como uma discussão Ronaldo-Messi: um dizem que nasceu com talento, outro dizem que trabalhou para o ter.

        • DNowitzki
          Posted Setembro 14, 2020 at 12:20 pm

          Concordo genericamente.

  • pogagnolo
    Posted Setembro 14, 2020 at 2:01 am

    Foi notória a componente nervosa neste jogo, algo que a experiência do Big3 já vinha a escamotear há anos. Mas Thiem, depois de 3 finais perdidas, era o jogador do ATP que mais merecia contar com o 1o Slam no palmarés. O Zverev terá mais oportunidades, até pela idade (ainda só tem 23 anos!).
    Nos 2 1os sets um Thiem nervoso e desorientado vs um Zverev de altíssimo nível – foi um atropelo. Porém no ténis é sempre difícil manter tal nível durante muito tempo, ainda para mais na 1a final de um GS. Naturalmente, Zverev foi perdendo a pujança e o ascendente foi passando para o Thiem.
    O último set, apesar de por vezes mal jogado, foi alto entretenimento (o disk jockey foi um rei quando colocou o Under pressure dos Queen). Parabéns a ambos e parabéns à organização do US Open. Que o Roland Garros se possa efetuar com o mesmo sucesso!

    • Hugo
      Posted Setembro 14, 2020 at 12:45 pm

      Bom ponto esse último! Também me parece que foi um sucesso, tendo em conta as circunstâncias

    • Blaze25
      Posted Setembro 14, 2020 at 1:06 pm

      Esse momento do Under pressure depois do Zverev falhar o jogo de serviço que lhe podia dar o título foi incrível ahah

  • AndreChaves9
    Posted Setembro 14, 2020 at 7:43 am

    Bem merecido. Mas em RG acredito que vamos ter a final com Nadal-Djoko

  • RMSO
    Posted Setembro 14, 2020 at 8:17 am

    Fico feliz pelo Thiem, finalmente ganhou o seu primeiro Grand Slam (já não deve ligar ao Murray :D).
    Após um inicio desastroso, parecia o Alemão na meia final, lá conseguiu produzir um nível de ténis muito melhor, embora tenha tremido várias vezes.
    O alemão, caso consiga ser mais consistente no seu segundo serviço, não deve tardar muito a vencer um Grand Slam.

  • Hugo
    Posted Setembro 14, 2020 at 9:02 am

    Thiem ganhou e ainda bem, visto que era por quem estava a torcer. No entanto, do que consegui ver, mereciam perder os dois. No 5º ser, ambos serviram para fechar e nenhum conseguiu, como é possível? Não se admite a este nível

    • hortalica
      Posted Setembro 14, 2020 at 10:43 am

      Se até o Federer com 2 dezenas de GS e um dos melhores de sempre (senão o melhor) tremeu numa final de GS, porque não iam tremer estes dois? Vai ver a final do ano passado de Wimbledon que o Federer perde de forma inacreditável para o Djokovic.

      • Hugo
        Posted Setembro 14, 2020 at 12:40 pm

        Sim sim, eu lembro dessa final e concordo com o que dizes! Se calhar era eu que estava a espera de um bocadinho mais, só isso

    • Hugo
      Posted Setembro 14, 2020 at 11:15 am

      E mais uma coisa, mentalmente esta nextgen não tem nada a ver com os 3 que estamos habituados. E por muito que queira que se afirmem, acho que vamos assistir ao domínio dos 3 do costume por mais uns anos

    • AdeptoImparcial
      Posted Setembro 14, 2020 at 2:44 pm

      Djokovic, Nadal, Federer, Murray, Sampras, Agassi e praticamente todos os jogadores de topo na história do ténis já tiveram momentos como o Zverev e o Thiem tiveram. Não se admite a este nível? Não, mas continuam todos a ceder à pressão tremenda que é a final de um GS.

      Temos o exemplo de Wimbledon 2019, como o mais recente, em que Federer desperdiça o 21º GS com 2 match points. Mais o USO de 2011 e outros tantos na carreira (tem mais exemplos do que um dos melhores de sempre deveria ter).

      Djokovic em Wimbledon 2014 (apesar de ter ganho no quinto set), teve serviço para fechar em 4 sets e deixou escapar, perdendo 5 jogos seguidos.

      Exemplos semelhantes há centenas deles. Logo, se os melhores jogadores da história também cedem à pressão, porque razão não haverão dois “miudos” de ceder também, principalmente Zverev?

  • R.Lopes
    Posted Setembro 14, 2020 at 10:58 am

    Acho absurdo as críticas que leio por aqui.
    Acho ainda mais absurdo quando se criticam estes e outros jogadores quando defrontam 3 jogadores que literalmente tao cedo não aparecem outros iguais!
    Há uma coisa que parece que custa entender a muita gente! Não há treino absolutamente nenhum que prepare qualquer jogador para estes momentos de pressão! E acho óbvio que se nos últimos anos quase todas as grandes finais são jogadas entre esses grandes jogadores como é que os outros ganham a experiência necessária para na hora da verdade estarem mais preparados para saber como reagir a esses momentos de pressão?
    Nasceram numa geração em que viram esses 3 jogadores limparem tudo, cresceram no circuito com a pressão extra de ter que ganhar jogos a jogadores com um nível fora do normal, e para piorar as pessoas exigem isso deles como se estivessem a exigir alguma coisa banal.
    Talvez este título vá retirar alguma pressão que eles sentem na hora de jogar por estes títulos contra esses mesmos jogadores, principalmente ao Thiem, e eu espero que sim.

    Para aqueles que dizem que se o
    djoko estivesse ganha e isto e aquilo, nem era tao certo que o djoko ganhasse ao carreño e até estava a perder no primeiro set, como não era tao certo que se ganhasse iria ganhar o US Open.

    Mantenho a minha opinião que existia aqui um entrave mental a todos os membros da next gen, em relação aos GS e ao big 3, criado em grande maioria pelos adeptos do tenis que exigem a todo o custo que derrotem os membros do big 3. Pode e espero que essa barreira possa ter sido ultrapassada com esta vitória, e gostava muito porque eles também merecem!

    Tal como no futebol, no ténis ou em qualquer desporto, os momentos de pressão não dão para serem treinados de maneira nenhuma, é só consegues aprender a lidar com isso estando nesses momentos. E tenho a certeza que agora no caso do Thiem tudo vai ser diferente..

    Abraço a todos

  • Frodo
    Posted Setembro 15, 2020 at 11:15 pm

    Se este é o futuro do ténis, então teremos uma queda enorme quando os 3 ETs se retirarem (knock on wood).
    E o mais impressionante é que apesar da enorme diferença a nível técnico e de talento, o que fará maior diferença é mesmo a capacidade mental.
    Gostava de saber, a esse propósito, qual a percentagem de serviços do Zverev no 5º Set e também a percentagem de aproveitamento do 2º serviço (essa para perceber qual a capacidade do Thiem de aproveitar os serviços do Zverev). Ninguém queria ganhar.
    A final foi muito divertida (em especial o 5º set) pelo mal jogada que foi. Nem uma final feminina é assim.
    Alguem alguma vez viu os pulsos de Federer, Nadal ou Djokovic tremerem como o de Zverev ao servir para fechar?
    Parabéns ao Thiem, de quem gosto mais até pela maior capacidade mental, pela vitória. Zverev terá as suas oportunidades e acabará a ganhar grand slams, mas quando o Big-3 for embora será um dia muito triste para qualquer adepto de ténis. Esperemos que Medvedev, Tsitsipas, Zverev e Thiem consigam crescer e assumir o futuro do ténis com maior coragem e tranquilidade.

Deixa um comentário