Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tiago Djaló e Ricardo Esgaio: Exemplos de Egoísmo e falta de noção

No futebol atual tudo conta, e quando se perde por detalhes em que os jogadores denotam falta de inteligência ou até egoísmo, ainda custa mais…

Nesta jornada ficaram na retina duas situações que causam confusão, até irritação. A mais evidente foi a de Tiago Djaló no lance do 1-1 do Vit. Guimarães. É certo que a culpa foi coletiva (não se entende como é que Anselmi tinha a equipa tão subida), ainda por cima Eustáquio falha em dois momentos, mas passado isso ficou evidente que Djaló teve várias oportunidades para fazer falta e assim impedir o golo de Embaló. Claro que ia ver vermelho, mas estávamos no minuto 86 (com a confusão que isso ia criar, rapidamente íamos para os 90′ sem futebol) e a probabilidade de surgir um golo de livre é mínima. Esse egoísmo acabou por ser fatal. Outro momento, que deve ter passado despercebido a todos, foi no AVS-Sporting. Decorria o minuto 94′, Piazon tenta agredir Nacho, até parecia que queria sair de campo devido à irritação que estava a sentir, mas quem é que se lembrou de serenar os ânimos: Ricardo Esgaio. Os leões queriam era que o tempo morresse, dava jeito essa confusão ter prolongado, mas o lateral direito parecia estar com pressa e, em vez de se afastar e deixar os segundos passarem, ajudou a resolver o assunto. Conclusão: Pouco mais de um minuto depois o Sporting sofreu o 2-2, quando se o atrito entre os dois elementos do AVS tivesse tido consequências, provavelmente o resultado final seria outro.

Visão do Leitor: João Marques

38 Comentários

  • Chiquinho
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:28 am

    Discordo. O Ricardo Esgaio não deve acalmar um colega de profissão, visivelmente transtornado? Tiago Djaló deve fazer falta para expulsão? Em retrospetiva é sempre fácil decidir mas no momento, nem sabe se o Embaló vai fazer golo, se em 10 minutos com menos 1 iam levar golo na mesma e ter de ficar de fora por suspensão.

    Faltou dizeres que tambem foram burros porque não se atiraram para o chão a fingir lesão durante os 10 minutos finais. Muito mal, egoistas Rui Silva e Diogo Costa, deviam ter fingido lesões até o jogo acabar.

    Só interessa ganhar a todo o custo, por isso o futebol português é tão mau. Todos ganhavamos se jogassem mais à bola e se preocupassem menos com truques.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:35 am

    Concordo que Djaló poderia ter optado por fazer uma falta tática e aceitado o vermelho naquele lance.

    Agora o Esgaio, que só intervém praticamente já o lance estava serenado? Falar de falta de noção e egoísmo por dizer ao Piazón, que é amigo dele!, para ter calma?

    Que maneira é esta de estar no futebol? Por amor de deus…

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:38 am

    Sobre o Djalo, outros se pronunciarão, até porque as faltas fazem parte do jogo e são estratégia.
    Sobre o Esgaio, durmo melhor à noite sabendo que existe um jogador no meu clube (que não é feito de Santos) que tomou a atitude certa (quando antes tinha todado outras atitudes erradas como por exemplo a espulsão com o Nacional) , mesmo que isso tenha custado o empate ao Sporting. O Esgaio pode e deve ser criticado pelas opções que toma em campo como jogador de futebol e pelas limitações que tem, mas acho estranho que se critique esta atitude quando suspiramos por um futebol mais limpo e íntegro.

    • maZe
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:50 am

      Estava a pensar o mesmo, não compreendo de todo este “ataque”. Anda tudo a criticar faltas de ética e afins e agora vem-se rasgar um jogador porque foi serenar os ânimos num confronto??? Como se isso tivesse influência directa no golo sofrido do outro lado do campo! Como diz um user mais abaixo, por esta lógica então as perdas de tempo dos guarda-redes são justificadas e quem não as faz é egoísta porque não quer levar cartão. Ridículo. Prefiro ver um jogo de homens do que um jogo de porcos.

  • Manel-Abecasis
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:42 am

    Estava no estádio e nem me apercebi deste momento. No espaço de uma semana, vi o Esgaio a jogar entre linhas e por dentro em casa de um dos finalistas da última LC, e a garantir que um adversário está focado no jogo e que não agride o seu colega. Temos de dar mérito ao Esgaio, não para de surpreender, independentemente de ser sempre pela negativa.

    Um abraço também ao Eustáquio, que desde as suas afirmações a seguir ao Porto-Sporting, cheias de raça do dragão, tem feito exibições que fazem lembrar Andrés Iniesta no seu prime. És um craque Stephan! Continua a falar!

    • lipe
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:03 am

      O Esgaio jogou com o Piazón no Braga, diria que foi por isso.

      • Manel-Abecasis
        Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:23 am

        Certo, e agora joga no Sporting com outros. Não tem de fomentar confusões nem de provocar, mas também não tem de ir acalmar os adversários. É o tipo de falta de experiência que pode custar caro, embora neste caso o Piazon ja estivesse praticamente controlado quando o Esgaio o aborda.

  • v de vendetta
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:51 am

    É isto que queremos no futebol, este tipo de visão? Todos temos direito a uma opinião, mas este tipo de opinião é o que faz mal ao futebol. Esgaio tem uma atitude de ser humano. Mostrar ser humano vem antes de ser um jogador de futebol penso eu. Quanto ao Djalo podia ter feito falta, mas podia ser golo no livre e ficavam a jogar com 10. Podiam sofrer golo em outro lance a jogar com 10 jogadores por 10 ou 15 minutos. Ou seja se se se.

  • SilvadasAguas
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:18 am

    Se sobre o Djalo talvez fazer falta fosse uma opcao “boa”, criticar o Esgaio por ser um tipo correto ja é entrarmos no campo da parvoice

  • rmatos24
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:21 am

    Respeito outras opiniões, são legítimas, mas o que raio foi isto que foi escrito sobre o Esgaio? Este tipo de situações de legitimar a violência “só porque me vai beneficiar” é tudo o que não deve ser o futebol. Sinceramente nem me apercebi da intervenção do Esgaio, mas se foi serenar os ânimos entre dois colegas, leva daqui o meu aplauso. Sobre o Djaló tanto me faz, as razões para não ter feito falta são tantas que só o próprio o poderá dizer, agora no lance do AVS – Sporting, pegando no que está no título, belo exemplo daquilo que deve ser a noção!

  • Non-Flying Dutchman
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:30 am

    O João Marques conseguiu ser tão descabido nesta análise que meteu toda a gente a defender o Esgaio. Parabéns, é um feito!

  • Slayer666
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:45 am

    Discordo.
    Esgaio esteve bem em acalmar um colega de profissão que estava visivelmente transtornado e irritado.
    Em relação ao jogo do Porto, na jogada do empate a culpa é coletiva.
    SE o Djalo podia ter feito falta antes do golo? claro que sim, no entanto era expulso.
    Eu atribuo a culpa ao coletivo, mas como não vi o jogo, a jogada nasce de um livre que é aquele charuto para a área que o vídeo mostra no replay?? Para ter tantos jogadores e as linhas tão subidas acredito que tenha sido, mas não compreendo e não tinham a necessidade de ter tantos jogadores subidos porque estão a ganhar, ainda por cima a ganhar “apenas” pelo resultado mínimo.

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 11:49 am

    Isto é tudo muito giro depois, mas imaginem que o Djaló era expulso, o Guimarães empatava nesse livre e ainda chegava à vitória por estar a jogar contra 10…

    • bong0
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 12:15 pm

      Não é uma questão de ser giro “depois”… Seria uma falta inteligente e habitual para um defesa de elite (com inteligência acima da média)

    • Fireball
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 2:47 pm

      E o Djaló ficava suspenso para os próximos jogos.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 12:20 pm

    É um texto curioso com comentários ao mesmo também curiosos e vou dar a minha opinião.
    Esgaio e Djaló não foram egoístas. Quanto a mim foram o que eu e muita gente já deve ter reparado.
    Começando pelo sportinguista, é um tipo com um ar simpático e talvez isso o faça não ganhar o lugar no Sporting. Falta garra a um jogador que jogou muitos jogos no Braga. E raça não quer dizer que comece a fazer entradas por trás. O Moutinho sempre foi um jogar com garra e não era faltoso.
    Esgaio esteve mal? Depende. Para mim o futebol é uma luta com regras e visto de uma forma tática eu não faria o que ele fez. É uma luta com regras, portanto não vale tudo e se o adversário está a perder a cabeça e vai sofrer com isso é problema dele. Esgaio ajudar um adversário que está magoado no chão? Isso sim, desportivismo. O resto já acho muita mariquice.
    Em relação ao Djaló, não é um jogador inteligente. Mas como é alto, magro e rápido alguns começaram a dizer que é um fenómeno provavelmente os mesmos que há uns anos disseram que o futuro do futebol em Portugal deveria ser ter academias em Angola. Vejam os filmes que quiserem no vosso laptop mas deixem o mundo funcionar longe das vossas taras.
    Djaló é um jogador com potencial. Até chegar a esse potencial que é meramente teórico, é um tipo que eu acho estar longe do que se diz dele.
    Já passou por bons clubes? Nos tempos que correm isso para mim já vale zero, quem manda nisto são os interesses e os empresários. Ainda vamos ver o suplente do Como a ajudar o Benfica a ser campeão.

  • cmche1111
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 12:43 pm

    Anda-se sempre a criticar o esgoto a céu aberto que é o “futebol” português, mas depois quando o Esgaio tem uma atitude de homem decente, é acusado de falta de noção.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 12:44 pm

    Discordo totalmente que o Esgaio tenha falta de noção neste lance. Foi acalmar o jogador, algo que qualquer ser humano em qualquer situação deve fazer. Isto é desporto, não é luta pela sobrevivência.
    Foi uma boa atitude, sem qualquer impacto negativo no jogo, obviamente.
    Falta de noção é criticar este ato.

  • VaideMota
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 12:52 pm

    1. É evidente que o Djalo devia ter feito falta e ser expulso. Mesmo que do livre fosse golo, seria sempre menos provável do que ter o Embaló… embalado para a baliza. Até o Zé Pedro devia ter feito falta antes (e só via amarelo). Ali era parar o lance e acabou, não o fizeram, sobrou para o Djaló que só tinha de dar pau, arrumar a questão e seguir para o balneário. Eu próprio estava com receio que ele fizesse o que acabou por fazer… ir atrás dele feito boneco.
    2. É evidente que o Esgaio fez bem em serenar os ânimos entre dois indivíduos que estavam a perder a calma. Se há coisa que ele não foi aqui foi egoísta.

    • MM84
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 1:12 pm

      Concordo, recuso me a aceitar que o Esgaio fez mal em serenar os animos para passar temoo, isso é mau demais

  • Joaquim Alberto
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 1:59 pm

    O Djaló ou é pouco inteligente ou está pouco comprometido com a equipa. Seja como for, não pode estar sequer no plantel de um clube como o Porto. Não é bonito nem suposto fazer faltas, muito menos com intenção, mas não seria o primeiro nem o último a fazer uma falta propositada para acabar com um lance de perigo. Vemos as chamadas faltas inteligentes/cirúrgicas a toda a hora. Aqui dava vermelho, azar, faz parte da vida de um jogador, principalmente de um central.

  • Fireball
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 2:44 pm

    Só relembrar que o Djaló ser expulso desfalca a equipa para o próximo jogo. Sendo vermelho direto nem sei se se ficava por apenas 1 jogo de suspensão. Será que valia a pena? Depois é sempre fácil falar, mas se o Diogo Costa defendesse ou o Embaló falhasse…

    • FCPenta
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 5:38 pm

      Este comentário não pode ser sério. Não existe UM jogador no plantel cuja expulsão e suspensão não fosse MUITO menos importante que impedir um empate aos 85′. Sugerir o contrário ou é má vontade, loucura ou pior: ingenuidade.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 25, 2025 at 8:19 pm

      Não sendo por agressão, a suspensão seria sempre de um jogo.

  • Slayder
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 5:25 pm

    Esgaio nao fez nada errado, e pior, ele chegou quando ja tinha acabado, o jogador estava a ir para a frente para a zona dele, a confusao principal ” ja tinha passado”
    Acho que estas a tentar ver algo que nao aconteceu… Houve confusao, mas foi resolvida, ele ia se a afastar e o esgaio falou cm ele, nao sei se muudou algo…
    Mas atitude de louvar.

    Quanto a Djalo, falar è facil, teria que ser uma falta assassina para garantir parar a jogada… E ele a pensar no Porto fazendo isso poderia ser que perdesse o lugar e a oportunidade de voltar a ser util. (porque nao lhe iam dizer que fez bem, iam dizer que estava mal posicionado e nao poderia ter deixado aquele espaço)

  • LevonAronian
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 5:41 pm

    Dizer isso de Djaló até percebo.
    Dizer isso de Esgaio, que não teve mais que uma atitute digna de um bom ser humano, deixa-me sinceramente triste.
    Bem sei que infelizmente vivemos num mundo em que ser chico esperto em vez de honesto e integro provavelmente é mais benéfico para esse pessoa, mas se queremos que o mundo melhore não é a criticar quem efetivamente tem a atitude mais digna

  • _Mushy_
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 8:01 pm

    – No ultimos minutos jogador foi encostar a cara ao Maxi que ficou parado, simulou uma agressão, amarelo para os dois.
    – Se isto acontecesse o mesmo entre equipas adversárias o árbitro tinha mostrado amarelo aos dois.
    – Como Piazon tinha já amarelo e o defesa também amarelado o árbitro faz o quê?!? Decide que está tudo bem e esqueceu-se de dar amarelo e respetiva expulsão quando um jogador queria dar na cara do outro.
    *
    A coerência da arbitragem para alguns, para outros tinha sido expulso e o jogo tinha acabado ali.
    É nos pormenores ou “pormaiores” que aos poucos se consegue resolver jogos para alguns ou manter outros ainda em jogo

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 26, 2025 at 9:57 am

      Se me conseguires mostrar um exemplo em que algum árbitro tenha amarelado dois jogadores da mesma equipa por um bate-boca, agradecia… Uma coisa era se efetivamente tivesse havido alguma agressão, e aí sim o agressor teria de ser expulso. Mas não houve… E sim, é obviamente diferente serem jogadores da mesma equipa ou não!

      • _Mushy_
        Posted Fevereiro 26, 2025 at 7:56 pm

        As regras são iguais, quando 2 jogadores adversários entram em confronto, mesmo sem agressão, o árbitro dá amarelo para os 2.
        O mesmo acontece para jogadores da mesma equipa, ou pelo menos para algumas quando dá jeito resolver os jogos, para outros fecha-se os olhos e mantêm-se a equipa em jogo.
        Uma coisa é discutir entre jogadores, outra é tentar ir para cima do companheiro.
        Tens casos sem fim, basta tirares um tempinho e encontrarás.
        *
        Mas em Portugal as regras são só para alguns, uns anos atrás num jogo do benfica, houve 2 da equipa adversária que foram amarelados.

      • _Mushy_
        Posted Fevereiro 26, 2025 at 8:07 pm

        Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho discutiram no campo após um incidente em que Ronaldo tentou pedir uma falta e acabou provocando uma reação de Carvalho. A discussão levou ambos a serem advertidos com cartão amarelo.
        Data: 25 de junho de 2006.
        *
        Jogadores envolvidos: Granit Xhaka e Sead Kolašinac.
        Equipa: Arsenal.
        Detalhes: Durante um jogo contra o Manchester City, Granit Xhaka e Sead Kolašinac discutiram entre si após um lance em que um não concordava com a decisão do outro em campo. O conflito foi suficiente para que ambos recebessem cartões amarelos por atitudes impróprias, embora não tenha sido uma briga séria, mas sim uma troca de palavras acaloradas.
        2018
        *
        Chelsea vs. Tottenham Hotspur (Premier League 2016)
        Jogadores envolvidos: Diego Costa e Cesc Fàbregas.
        Equipa: Chelsea.
        Detalhes: Durante este jogo tenso, Diego Costa e Cesc Fàbregas tiveram uma discussão em campo. Costa ficou irritado com o comportamento de Fàbregas, que, segundo ele, não ajudava defensivamente o suficiente. Ambos acabaram levando cartões amarelos por comportamento antidesportivo. O jogo ficou marcado pela violência e pelas tensões dentro e fora de campo.
        *
        Barcelona vs. Espanyol (La Liga 2018)
        Jogadores envolvidos: Gerard Piqué e Sergi Roberto.
        Equipa: Barcelona.
        Detalhes: Durante o clássico catalão contra o Espanyol, houve um momento em que Piqué e Sergi Roberto discutiram em campo após uma jogada em que ambos estavam em desacordo sobre uma falta não marcada e a posição de marcação do outro. Ambos receberam cartões amarelos, mas a situação não foi mais grave. O jogo foi muito competitivo, com tensão crescente.
        *
        Atlético de Madrid vs. Real Madrid (La Liga 2019)
        Jogadores envolvidos: Diego Costa e José José María Giménez.
        Equipa: Atlético de Madrid.
        Detalhes: Durante um jogo contra o Real Madrid, Diego Costa e José María Giménez tiveram uma troca de palavras e de empurrões após uma jogada em que ambos discordaram de como lidar com um contra-ataque. O árbitro teve que intervir e, eventualmente, ambos receberam cartões amarelos. Este incidente foi mais uma expressão da rivalidade intensa entre as duas equipas.
        *
        Queres mais??? Basta ires ao chatgpt procurares mais uns casos e terás a tua resposta

  • Kacal
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 9:11 pm

    Com todo o respeito mas deve ser os posts mais parvos que vi e li por aqui… daqui a pouco estamos a defender anti-jogo e outras artimanhas. Não acho que seja por ai o caminho. E se no caso de Djalo ainda consigo tentar entender, no de Esgaio acho totalmente parvo. Depois nada nos diz que o Porto não sofre golo no livre e provavelmente com 10 minutos de compensação ainda arriscava a perder o jogo e não empatar. Até podia não sofrer no livre e sofrer logo a seguir. Nunca saberemos. E ainda tínhamos um jogador suspenso quando as opções para o centro da defesa já não abundam. No Sporting a mesma coisa nada nos garante que o Sporting não sofris o golo na mesma. Isso é fazer futurologia sem sentido.

    No caso do meu clube até culpo mais o treinador que tinha a equipa tão subida. Espero bem que não seja um daqueles génios da tática que tem a equipa a ganhar pela margem mínima e não recua nem é mais conservador e pragmático arriscando marcar mais que o adversário e acabando a perder pontos no fim. A ver vamos se corrige.

  • Cossery
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 9:11 pm

    Fico triste com este texto, infelizmente o futebol é isto. Venham mais Esgaios!

  • Francisco Duarte
    Posted Fevereiro 25, 2025 at 10:59 pm

    Questão: Piazon e Nacho não deveriam ter sido advertidos com cartão amarelo quando quase chegam a vias de facto? O que dizem as regras do jogo sobre isto? Já Esgaio, fez bem em ajudar a acalmar os ânimos. Mas foi bem visível que se não fosse a intervenção dos colegas mais próximos, Piazon e Nacho ter-se-iam envolvido num confronto. Quando vejo árbitros, com enorme facilidade, a dar cartão amarelo aos jogadores que encostam a cabeça, o que dizer de dois jogadores da mesma equipa que se empurram, insultam e ameaçam?

    • _Mushy_
      Posted Fevereiro 26, 2025 at 7:57 pm

      Só para alguns…
      Se fosse uma equipa a precisar de ganhar ou para segurar um jogo complicado o árbitro nem pestanejava…
      Para outros fecha-se os olhos e mantêm-se a equipa na luta pelo resultado

  • Luis Paulo Bonamici
    Posted Fevereiro 26, 2025 at 3:31 pm

    pessoas assim é que estragam o futebol, se quer ver confusao entre jogadores e/ou faltas propositadas pode sempre ir ver outros desportos tipo hoquei no gelo ou rugby

  • GabCel
    Posted Fevereiro 26, 2025 at 4:32 pm

    A critica ao Esgaio é simplesmente aberrante… mais importante que vitórias no futebol temos que ser seres humanos decentes como o Esgaio foi…

Deixa um comentário