Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ilori no Granada; Vit. Guimarães (que jogou os últimos 30m com 10) vence em Olhão; Nulo no Málaga-Valencia (7 portugueses em campo); Salin regressa ao Marítimo; Rafael Lopes reforça a Académica; Elderson rendeu 1,5 milhões ao Braga; Vucinic interessa ao Arsenal

Tiago Ilori, que no Verão saiu do Sporting por 7,5 milhões de euros, vai jogar no Granada da liga espanhola até final da época por empréstimo do Liverpool. VM – Desfecho normal e que pode ser positivo. Com a concorrência de Sakho, Agger, Touré e Skrtel era quase impossível Ilori ter minutos esta época no Liverpool (a contratação foi feita a pensar no longo prazo), como tal, esta cedência acaba por ser natural. Para o jogador também é importante que tenha minutos para poder evoluir, sendo assim, parece ser uma situação que agrada às duas partes. Para bem do futebol português, não temos assim tantos jovens com o talento de Ilori (tem características excelentes para a posição), só esperamos que o jovem central aproveite esta oportunidade para se impor e evoluir (ainda vai a tempo de ser opção inclusive para o Mundial, a vaga para 4º central no lote de 23 continua em aberto).

Liga ZON-Sagres – O Vitória de Guimarães subiu ao 4º lugar do campeonato, depois de vencer em Olhão por 1-0. Tomané marcou o único golo da partida, logo aos 5 minutos, enquanto o Olhanense foi incapaz de pressionar o Vitória, que jogou com 10 elementos na última meia hora (Abdoulaye foi expulso).

La Liga – Málaga e Valência empataram sem golos, num duelo penalizador para os dois conjuntos (os valencianos estão cada vez mais longe do 6º lugar). A partida ficou marcada pelo elevado número de jogadores portugueses em campo. Flávio Ferreira, Antunes, Eliseu e Duda alinharam de início pelo Málaga, enquanto João Pereira, Ricardo Costa e Hélder Postiga (este vindo do banco) jogaram pelo Valência (Ruben Vezo não saiu do banco).

Ligue 1 – O Lille perdeu de vez o comboio do título, depois de ceder por 2-0 em St-Etienne. Brandão e Tabanou marcaram na 2ª parte para os verdes, que se aproximaram do seu rival (3 pontos, numa luta que promete pela LC).

Mercado – O guarda-redes Salin, que rescindiu contrato com o Rio Ave, regressou ao Marítimo. VM – Trajecto peculiar de um guardião que no último defeso esteve para assinar pelo Braga e que de repente passou a ser suplente do limitado Ederson nos vilacondenses. Mas também a prova que José Sá, o titular dos sub-21, devia procurar um novo clube; Rafael Lopes, avançado de 22 anos que representava o Penafiel, é o 3º reforço da Académica neste mercado de Inverno depois de Moussa Gueye e Salvador Agra; Arsenal quer Vucinic (Juventus) para o lugar do lesionado Walcott; Segundo o L’Equipe, Elderson, novo reforço do Mónaco, que estava em final de contrato, rendeu 1,5 milhões de euros ao Braga.

50 Comentários

  • Abel Alves
    Posted Janeiro 18, 2014 at 4:28 pm

    O Bruma fez de facto um contrato brutal. Dificilmente se pode recusar aqueles valores. Podia era ter saido de forma mais elegante e acredito que, com mais calma, o Sporting lhe dava um contrato bastante razoavel. Fez as suas escolhas. Foi um bom negocio para o Sporting.

  • Abel Alves
    Posted Janeiro 18, 2014 at 4:25 pm

    O Ilori deu claramente um passo maior que a perna. Desportivamente, tinha sido muito melhor pars ele ficar no Sporting. La e mais um, com talento, mas mais um. Espero que tenha feito um optimo contrato pois pode nao ter outro.

  • João Dias
    Posted Janeiro 18, 2014 at 11:34 am

    É um erro crasso o Marítimo contratar o Salin. Têm um tão promissor e jovem no plantel ( José Sá). Só lhe vão tirar espaço. Que desperdício.Oxalá encontre um bom clube para jogar.

  • João Dias
    Posted Janeiro 18, 2014 at 11:32 am

    Não concordo com o VM quanod diz que não há assim tantos jovens portugueses com o potencial do Ilori. O que não faltam agora é jovens promissores portugueses. O Ilori é só mais um. E, sinceramente, não me parece que seja melhor que o Paulo Oliveira ou que o Ruben Vezo. Já para não falar no Miguel Rodrigues.

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 3:43 pm

      Lol, daqui a 5 anos vamos ver então, é que não têm comparação, Paulo e Miguel são esforçados e bons jogadores, mas falta-lhes o talento do Tiago, Ilory é rapidissimo e muito forte mentalmente, será dos melhores centrais do mundo em 4, 5 anos, os outros que falam duvido até que cheguem a um grande em Portugal.

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:48 pm

      Sassoeiros, o Paulo Oliveira e o Miguel Rodrigues para mim até são melhores centrais e com provas mais que dadas que o Ilori.

    • João Dias
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:16 pm

      Vê o jogos do Nacional e dar-me-ás razão quanto ao Migue Rodrigues. Um central que corta tudo o que lhe aparece á frente. Aquela exibição no Dragrão.Já para não falar no Paulo e no Ruben. Esses já está mais que provado que serão de topo

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:10 pm

      Todos esses são muito inferiores ao Tiago.
      Ha gente que pensa que os jogadores são todos iguais, que basta po-los a jogar.
      Completamente errado, as características físicas e mentais é o que conta e são muito mas muito diferentes de jogador pra jogador.

  • Miguel Gomes
    Posted Janeiro 18, 2014 at 11:16 am

    Porque razão haveria o Sá de procurar novo clube?
    O Marítimo precisava, não digo que fosse o Salin, de um novo guarda-redes porque Wellington e Leoni não dão garantias, não tem nada a ver com o Sá que é e continuará a ser uma aposta do clube.

  • Nuno
    Posted Janeiro 18, 2014 at 1:18 am

    rafael lopes e salvador tem duas coisas em comum… jogaram no varzim… e tem o mesmo empresario!

  • Daniel Gomes
    Posted Janeiro 18, 2014 at 12:45 am

    o melhor que podia acontecer ao Ilori era mesmo isto, ter possibilidade de ter bastantes minutos numa liga competitiva. Vucinic não me parece que seja o que o Arsenal precise neste momento, é um jogador com técnica assinalável (mas isso já eles tem de sobra) e bom finalizador (isto já não tem de sobra), mas no entanto acho que o faz falta agora é um jogador com as características do Walcott (velocidade e irreverência) sendo assim eu apostaria num jogador como Salah por exemplo.
    Nota final para Académica que se está a reforçar bastante bem neste defeso, nomeadamente com jogadores portugueses de qualidade

  • Kacal l
    Posted Janeiro 18, 2014 at 12:16 am

    Continuação:

    – O Vucinic seria um reforço interessante para o Arsenal, mas para rodar com o Giroud na posição de PL, não percebi essa de ele ser contratado para o lugar do Walcott, ele pode jogar na ala, mas é em caso de necessidade, até porque há o jovem Gnabry e o Chamberlain regressou de lesão, há ainda o Cazorla que faz bem a posição e tem sido titular, acho que só devem contratar um extremo se for alguém de classe mundial e que seja jovem também, na linha do Draxler ou Reus.
    Ele seria um excelente reforço para a posição de PL, para rodar com o Giroud, se assim for acho que é um Bom reforço.

    – Excelente negócio do Braga, vender um lateral limitado, em fim de contrato que está a 6 meses de ficar livre, por 1, 5 milhões é de mestre, das três, duas, o Jorge Mendes está metido no negócio ou o Elderson está muito bem cotado (possível, titular no Braga e na Selecção Nigeriana) ou o Monaco está numa de gastar dinheiro á balda, seja como for, é um grande negócio que entra para os melhores negócios de sempre do Braga.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:47 am

      Rúben, o Wenger disse que ele tem qualidades para tal, mas que o melhor para ele é ir jogando na direita, esquerda e no meio quando for preciso, ele disse também que só a partir dos 23/24 anos é que um jogador define a posição definitiva, nunca disse que o Chamberlain não era ala, nem que deixaria de o ser, aliás, ele tem boa capacidade drible, é forte no 1×1 e é muito rápido, seria um desperdício não aproveitar na ala (para já), ainda por cima com Walcott lesionado.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:26 am

      O Wenger já avisou que o futuro do Ox é no meio-campo, e não na ala.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 17, 2014 at 11:31 pm

    Mercado:

    – O Rio Ave deixa sair o melhor GR do plantel, só pode ter havido problemas entre o NES e o Salin, porque em termos de qualidade penso que ele seria titular no Rio Ave, foi "queimado" e preferiram utilizar o limitado Ederson, agora com a contratação do Kritciuk, o Ederson deve voltar ao seu lugar no banco de suplentes, vamos ver se foi uma boa decisão.
    O José Sá é outro que estava a fazer boas exibições, tanto no Mundial Sub-20, como no inicio da época no Maritimo e por uma lesão e alguns problemas com o treinador foi "arrumado" da equipa principal e preferem andar com o Leoni ou Wellington que são GR´s limitados, espero que esta situação se resolva, embora com a contratação do Salin me pareça que só vai piorar, pelo menos que saia para um clube onde possa ser titular, é um GR promissor.

    – Mais um reforço interessante da Académica, depois do Salvador Agra (não tem nível para um Braga, mas pode ser útil á Briosa) e do Gueye (conheço pouco, mas tem boas características físicas e parece ter qualidade, embora não seja muito goleador para PL, pode ser que surpreenda), conseguem agora o Rafael Lopes que é um PL interessante, que está a fazer a sua melhor época com 15 golos em 34 jogos até agora, é um registo interessante em meio ano.
    Acredito que vão ser três mais-valias para a segunda metade da época.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 11:19 pm

    Parecia obvio que o Ilori dificilmente teria oportunidades no Liverpool esta epoca, pelo que nao entendi o porque de ter forçado a saida do Sporting. Em Alvalade continuaria a evoluir, provavelmente teria mantido a titularidade e ate poderia estar no Mundial 2014 valorizando ainda mais o seu passe. Preferiu sair e agora acaba emprestado ao modesto Granada. Veremos se consegue agarrar um lugar e demonstrar o enorme potencial que indiscutivelmente tem.

    Em Olhao importante vitoria do V.Guimaraes, sendo que o Olhanense continua o seu caminho para a 2ª Liga (incrivel como nao criam nenhum lance a jogar contra 10). Equipa sem identidade e com falta de qualidade em varias posiçoes. Sem reforços duvido que consigam evitar a descida.

    Relativamente ao mercado:
    – O Rio Ave perde o unico guarda-redes de qualidade que tinha, enquanto que o Maritimo ganha um excelente reforço (Jose Sa deveria rodar noutra equipa, talvez 2ª Liga);
    – O Elderson ter saido por 1,5M em final de contrato e milagre do Jorge Mendes;
    – O Vucinic pode ser um reforço interessante para o Arsenal;
    – Excelentes apostas da Academica (provavelmente quererao apostar em nova ida ao Jamor). O Rafael Lopes podera ser o 9 que estava a faltar, ja que fez uma boa 1ª metade de epoca em Penafiel.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:11 am

      Rodrigo, o José Sá mostrou qualidade e segurança no Mundial de Sub-20 e mesmo no Marítimo no inicio de época, só não é titular porque tem problemas com o treinador, tem lugar no 11 de uma equipa de primeira liga.

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 17, 2014 at 11:07 pm

    Boa vitória do VSC com menos um homem, teve as melhores oportunidades do jogo e o resultado peca por escasso, não percebo o porquê de o Rui Vitória demorar tanto tempo a colocar as duas últimas alterações em jogo. Tomané, muito esforçado e marcou mais um golo que rendeu 3 pontos importantes para a luta por uma vaga na Liga Europa. Barrientos, o Addy e o Paulo Oliveira também estiveram em destaque pela positiva.
    Do lado do Olhanense destaco o grande trabalho do Dionisi, que infelizmente é dos poucos que corre contra a maré, é muito interessante este jogador, muito rápido, uma técnica apuradíssima e remata bem. Paulo Regula também é um médio que aprecio.
    Grande venda do SCBRAGA, 1,5M de euros por um jogador que terminava contrato dentro de poucos meses é um excelente negócio, o António Salvador tem feito um espectacular trabalho nos gverreiros.
    Ilori era expectável este empréstimo, nunca o achei nada de especial e o SCP fez na altura um grande negócio, agora em princípio jogará numa equipa que lhe dará minutos de jogo.
    O possante e muito predisposto Rafael Lopes é uma boa solução para AAC, conheço-o muito bem desde o tempo em que se transferiu da VFC para o Moreirense.
    Salin é bom guarda-redes que regressa a uma casa onde foi muito feliz. José Sá deverá ser emprestado.
    Vucinic poderá ser uma opção muito interessante para os gunners, já que poderia ter mais minutos, dos que teve em Turim e ainda tem muito futebol para mostrar, é um avançado que costuma desgastar muito as defesas contrárias, apesar de não ser um goleador por excelência, mas para isso já está lá o internacional francês Giroud. Tem qualidades que se podem complementar com as do francês.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:54 pm

    O Ilori não tem lugar no Liverpool, a dupla Skrtel/Sakho tem sido a mais utilizada, há ainda o Agger e o Kolo Touré, o Coates que está lesionado, é quase impossível ter oportunidades, nem espaço no plantel, quanto mais no 11, portanto a melhor opção é a saída por empréstimo para jogar com regularidade e ir para o campeonato Espanhol, para um clube como o Granada é uma excelente opção, acredito que vai jogar o tempo necessário para a sua evolução.
    Embora a melhor solução fosse ele ter ficado em Inglaterra, num Crystal Palace, West Ham, etc, mas ir para o Granada também me parece uma decisão acertada.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:49 pm

    Ilori no Granada seis meses depois de não jogar, Bruma lesionado, a falhar vários jogos do campeonato devido ao limite de estrangeiros que existe na Turquia e fora do mundial… o Sporting ganhou dinheiro, apareceu o William Carvalho e o Carlos Mané e até está a lutar pelo título.
    Ainda alguém tem dúvidas que quem fica a perder são os jogadores e não os clubes com filmes como este Ilori fez no Verão?

    Salin é bom guarda redes e o Rio Ave é que fica a perder que não tem lá nenhum do mesmo nível.

    O Olhanense, naturalmente continuará o seu percurso rumo à 2ª Liga (sem reforços não há milagres).

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 3:51 pm

      Sou sim e já tenho visto que dás calinadas em praticamente todos os posts, e aqui não é diferente.
      Os jovens não saem do campeonato turco porque é muito complicado tirar bons jogadores de lá devido ao seu poderio económico, nem na Turquia há a matéria prima que existe em Portugal, há alguns bons jogadores turcos por aí, então depois do mundial do 2002 (3º lugar) saíram uma data deles, mas a maioria não se deu bem e então os grandes clubes desconfiam do jogador turco e não apostam muito nele porque é caro e as experiências que se fizeram não compensaram o investimento.
      Pensa, amadurece o teu raciocinio e verás quem é o descabido.
      Ou então deixa-te estar a ficar contente com lesões dos outros, que estás no bom caminho.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:31 pm

      Campeonato turco? Quantos jovens saíram de lá potenciados para grandes clubes europeus… 0? 1? Pois…
      Lol vê-se que não és leitor assíduo deste blog, portanto não vale a pena. Se quiseres ir da uma vista de olhos por outros posts, verás que estás errado, se não quiseres, azar o teu e fica com as tuas ideias completamente descabidas.

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:07 pm

      Mas tu viste o video da lesão??
      Enfim.
      Campeonato que foi?
      Não tens mesmo ideia da dimensão monetária do campeonato turco e de como estão a crescer no rank pois não?
      Olha neste momento ainda têm equipas na champions e nós não…
      Não fez pré-epoca de jeito tal como muitos jogadores não fizeram, quantas transferencias só acontecem nos últimos dias de jogadores que treinam à parte? Futebol é mesmo assim goste-se ou não.
      Pode não jogar sempre mas têm jogado bastante para alguém da sua idade, e têm jogado bem, mas é lógico que num clube como o Gala e com a limitação de estrangeiros a concorrência por um lugar é muito maior, mas isso só o fará evoluir, ah e se os teus outros comentários são do género deste é lógico que não interessa minimamente o que já escreveste ou não.
      Só comentei porque me choca pessoas felizes com a lesão de jogadores, mas devo ser eu que sou muito inocente.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:42 am

      Sassoeiros,

      O mau para o Bruma de ter saído foi o campeonato para que foi, não ter feito uma boa pré-época e não jogar sempre devido ao limite de estrangeiros na Turquia. A lesão pode acontecer em qualquer clube (embora como referi, o facto de uma má pré-época poder ajudar a que isto aconteça).
      Já comentei tudo isso no post da lesão do Bruma… é só ires lá ver pois não me vou estar a repetir!

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:28 am

      Mas o que tem haver a lesão do Bruma com isto?? Agora um jogador lesiona-se por sair de um clube?
      O que vejo é muito sportinguista contente com a lesão de Bruma, o que é duma mesquinhez atroz.

    • Santos
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:59 pm

      De certo modo concordo, mas em termos de jogador Bruma seria sempre uma mais valia, tanto se lesionou lá como se podia ter lesionado no Verão e não ter aparecido ninguém para o comprar.
      Neste caso acho que o Sporting teve alguma sorte com Bruma.

      Quando a Ilori, sair para o Liverpool para depois ser emprestado ao Granada? O rapaz deu um grande passo atrás, agora podia jogar com frequência até titular (duvido que Maurício viesse caso ele ficasse) a evoluir bem e agora se calhar vai para o banco onde evolução é zero…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:37 pm

    era o melhor para a carreira dele. o liverpool esta a fazer uma excelente epoca. vai evoluir e voltara melhor

  • Diogo Santos
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:35 pm

    Era mais que esperado este empréstimo do Ilori, não tinha espaço no Liverpool e precisa de jogar para evoluir, não conheço a equipa do Granada por isso não sei se será titular. No entanto penso que ele deu um passo demasiado grande ao ir para Liverpool, espero que não seja outra promessa eterna.

    • Diogo Santos
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:57 am

      Espero bem que sim e que ele aproveite esta oportunidade, há poucos defesas com as características do Ilori e se evoluir bem poderá chegar ao seleção.

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:21 pm

      É uma boa equipa para Ilori! O Granada é um equipa que joga em contra-ataque, privilegia a defesa em detrimento do ataque e, por isso Ilori pode ter uma excelente oportunidade aqui.
      Outro facto positivo é que para além de Barça, Real, Atletico, Sociedad, Sevilla e Villareal poucas equipas tem um grande poderio ofensivo, o que poderá ser bom para Ilori mostrar serviço.

  • buondiman
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:27 pm

    Eu não acreditava no Karma….mas este e o Bruma…e o Pedro Mendes….tinham quase Tudo para serem titulares do Sporting…agora…..

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 8:57 pm

      Mas estes jogadores que ficaram até serem dispensados tiveram o "apoio e crença"?
      Ronaldo que dá como exemplo fez 16 jogos a titular no Sporting, Ilory e Bruma tão criticados fizeram 11 jogos, não é grande diferença, basta pensar um pouco para ver que o seu argumento não faz sentido.
      Fale com jogadores como Futre, Simão, Quaresma, Caneira etc etc a ver se estão arrependidos de terem saído tão cedo.
      Ou mesmo exemplos mais recentes como Marcos Lopes, acha mesmo que fizeram mal?
      Até aqueles a quem não correu tão bem como Hugo Leal, Dani, Paulo Costa, Edgar etc, quem lhes garante que teriam feito melhor em não tentar? Hugo Leal ficando não podia ter sido mais um Pepa? Dani não poderia ter sido um Paim? Pepa e Paim ficaram…
      Mesmo Ricardo Fernandes e Fabio Ferreira, quantos do ano deles ninguém sabe quem são?
      Esses ainda hoje são falados por terem passado pelo Chelsea, e o Fábio até está a ganhar bem na Austrália, mais do que 90% dos colegas do seu ano no Sporting…
      Desta dezena nenhum perdeu o comboio?
      Acha que algum foi aproveitado pelo Sporting?
      Se ainda vierem a fazer algo da carreira serão 2 ou 3.
      Alguns já mal são profissionais, Paulo Renato que na formação era titular com o Carriço hoje joga no campeonato nacional de séniores… E como ele há dezenas e dezenas de exemplos.
      Não é por saírem do clube que devem perder motivação, eu encaro precisamente de forma contrária, num clube novo têm tudo a provar e devem encarar cada oportunidade como sendo única e provar que merecem estar ali.
      Quem lhe garante que Cá e Ié estariam melhor no Sporting?
      Acha que era difícil ao Barcelona emprestar esses jogadores a clubes como o Cercle?
      Não jogam no Barça B porque lá a concorrência é muito grande e eles secalhar não são tão bons quanto se julgava, o futebol é mesmo assim, mas claro que não podiam desperdiçar a oportunidade, e ainda são muito novos, podem ainda mudar a sua história no clube, só depende deles e do seu talento.
      Mas cabe na cabeça de alguém que um jogador como Vezo por exemplo rejeite um Valência?
      Acha mesmo que um comboio desses voltaria a passar?
      Pode não dar certo?
      Claro que pode, mas é melhor dizer que nem sequer tentou?
      Que era mais segurinho ficar em Setubal 2 ou 3 anos?
      E se mais ninguém aparecer? No futebol tudo muda muito rápido, basta 2 ou 3 jogos maus, um mister que não aposta em ti e depressa passas ao esquecimento.
      Deixem os jogadores irem em busca dos seus sonhos, deixem os jogadores lutarem pelo seu futuro, se eles quiserem ficar no seu 1º a carreira toda muito bem, têm todo o meu apoio, mas que seja porque se sentem bem no clube e porque o clube lhes dá condições pra conseguirem alcançar os seus sonhos.
      Agora se quiserem sair não há que lhes cortar as pernas nem dizer que se vão perder e começar a desejar que se lesionem, ninguém tem o direito de lhes fazer isso, existem contratos que são para cumprir, os clubes formadores estão protegidos, se querem mesmo apostar num jogador é dar-lhe condições para que não queira sair, é simples.
      Agora se um jogador tem propostas de clubes maiores que lhe pagam muito mais, se está em final de contrato ou se esse clube dá dinheiro ao clube formador para adquirir o passe (que foi o que aconteceu com Bruma e Ilory) não há que desejar mal aos jogadores por quererem o melhor para si.
      Esses exemplos que jogadores estrangeiros que dá só me dão razão, David Luiz com 18 anos saiu do seu país e deu certo, Matic assinou por um gigante ainda muito novo, saiu pela porta pequena e agora regressa pela porta grande, e tudo isto feito bem longe do seu clube de formação.
      Anderson com 17 anos já tava fora do seu país a encantar plateias, se estes estrangeiros conseguiram, porque não hão de os portugueses conseguir?
      Somos menos que alguém por acaso?

    • VR
      Posted Janeiro 18, 2014 at 6:54 pm

      Como é óbvio arranjar exemplos para os dois lados é o mais fácil. A questão aqui é simples: o que é melhor? um jogador sair do clube directamente da formação para um grande europeu sabendo que não vai ter sobre ele a atenção, o apoio e a crença que teria no clube onde estava? Ou deve concluir o seu processo de crescimento e aprendizagem com o máximo apoio no clube de formação? Eu apoio a segunda hipótese, você apoia a primeira. Gostava era que me arranjasse exemplos de jogadores portugueses que tenham tido sucesso seguindo a sua lógica. Diga me 1 jogador português que tenha ido directo da formação para um grande europeu e tenha tido sucesso. Eu muito sinceramente não vejo nem um. já seguindo a minha ideia vejo tantos.. entre eles 2 bolas de ouro. Dessa dezena de nomes que apresentou não me lembro nem de um que tenha perdido o tal comboio de que fala … Não é por saírem do clube que passam a ser maus jogadores, é por saírem dos clubes que passam a dar menos importância ao treino diário, por acharem que já chegaram onde queriam muito novos, onde não têm metade do apoio que tinham nem metade da paciência por parte do staff, onde são tapados por estrelas mundiais. O que ganhou o Ilori por assinar pelo Liverpool? mais uns trocos, meia época sem jogar e outra meia no granada.. será que se tivesse ficado no Sporting mais esta época a consolidar não poderia ir para o Liverpool ou outro grande com outro estatuto e com um Mundial em perspectiva? Essa é a questão chave..
      Claro que as escolas do barça são das melhores do Mundo, e tenho pena que não tenha conseguido compreender o que eu disse. O que eu insisto em argumentar é que o Sporting também tem uma das melhores escolas do Mundo, que esses 2 jogadores provavelmente hoje estariam na equipa A do Sporting como titulares(ou não), tinham minutos em alta competição, poderiam estar nas bocas do Mundo e estar a sonhar com o mundial, ou estariam, tal como teve o W.Carvalho a rodar numa outra liga mas numa equipa de topo, equipa e liga essas adequadas à sua evolução, podendo voltar mais fortes no futuro. No Barcelona B por muito que sejam boas escolas ninguém os vê jogar, ninguém sabe quem são e tendo em conta o valor com que foram contratados, e pelo que já deu para ver pelas informações da imprensa, a paciência e a margem de manobra que o Barcelona dá a esses jogadores é muito, muito pouca.. o oposto do que seria no Sporting.
      Se eu acredito em mim mesmo vou em primeiro lugar vingar e garantir o meu lugar no clube que me formou, ganhando muito melhor do que 98% dos portugueses e deixando a minha marca. E depois, sim, quando tivesse a certeza que não tinha mais nada a aprender aqui e que tinha já todas as capacidades para ter lugar numa equipa grande, iria! Se o David Luiz, Matic, Anderson, Ramires, etc, fizeram isso em portugal, porque é que os jogadores da "casa" não o fazem?

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 4:34 pm

      Adrien já era convocado na altura à selecção da Europa da sua idade, sendo o único português a ir, dizer que Ricardo Fernandes e Fábio (não Tiago como vocês lhe chamam) Ferreira eram melhores que ele mostra que não fazem a mínima ideia do que estão a falar.
      VR e quem lhe garante se o Cedric tivesse ido não estaria a calçar na Bundesliga?
      Secalhar neste momento até já era titular da selecção.
      Nunca saberemos.
      Agora está a jogar, mas pro ano ano sabe lá onde estará?
      Quantos eram titulares e deixaram de jogar?
      Rinaudo que eram um deus e agora foi emprestado?
      Ninguém tem o lugar seguro, isto dá muitas voltas, encontrar exemplos pros 2 lados é a coisa mais fácil, não foi só o Paim que se perdeu, todos os anos muitos que eram estrelas nos juniores são dispensados. O Paim foi pro Chelsea com 21 anos e emprestado pelo Sporting, nessa altura já ha muito que estava perdido, informem-se antes de falar.
      Tiago Pinto, Paulo Renato, Caiado, Celestino, Zezinando, André Santos, Diogo Amado, Marco Matias, Diogo Rosado, Amido Baldé, Afonso Taira etc etc eram estrelas nos júniores, ficaram o Sporting até serem dispensados e de que é que isso lhes serviu?
      E mesmo jogadores que ainda têm contrato como Golas e que agora nem nos B joga?
      Quem é que garante que aos Agostinhos Cás e Edgar Iés não ia acontecer o mesmo?
      Quem é que têm essa bola de cristal?
      Ou foi por saírem do clube que passaram a ser maus jogadores? Ou nunca teriam mentalidade nem talento pra isso qualquer que fosse o clube que estivessem?
      Não jogam no Barcelona B por o Barcelona não saber formar?? Já vi argumentos menos ridículos…
      Ponham-se no lugar dos jogadores, se vocês acreditam em vocês mesmos vão deixar a oportunidade de ir ganhar mais para um clube melhor? Quem lhes garante que não podem ter sucesso como Ronaldo , Nani etc etc
      Quem lhes garante que ficando vão ser um William Carvalho e não um Celestino?
      Quem garante que Adrien não teria tido sucesso no Chelsea se tem ido para lá com 16 anos quando foi convocado pra selecção da Europa?
      Dar exemplos dos 2 casos é muito fácil, pedir aos jogadores que adiem os sonhos sabendo que podem não vir a ter outra oportunidade já acho difícil.

    • VR
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:39 pm

      Cedric*

    • VR
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:12 pm

      Mais um exemplo: Cedir. No fim da época passada foi contactado por uma boa equipa da Alemanha. Ia certamente ganhar muito mais. Não foi. Hoje é associado ao Inter, considerado um dos grandes DD da liga portuguesa e considerado uma grande possibilidade para ir ao Mundial.. Perdeu o comboio?

    • VR
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:03 pm

      O exemplo que deu não faz sentido nenhum! Uma coisa é um jogador sair de portugal para Itália, ainda s20, para um clube de pequena dimensão onde pode facilmente ser estrela e depois SIM , já conhecedor da liga e depois de muitos jogos , dar um salto para um clube médio e sonhar com o salto para um grande. está a defender a minha ideia. Os jogadores têm de fazer um percurso com cabeça, tronco e membros independentemente do país. Esses jogadores que dei o exemplo na altura tinham(óbvio que isto não passa do teoricamente) mais potencial do que o Adrien. Perder a carruagem? eles foram é expulsos da carruagem! Dou já outros exemplos, Agostinho Cá e Edgar Ié. Tinham total capacidade para ser jogadores titulares do Sporting neste momento, potencial para sonharem com o primeiro Mundial no Brasil, como tem o Wilson Carvalho e o Adrien e de estarem nas bocas do mundo como o W.Carvalho. Onde estão agora? Na equipa B do Barcelona de onde já se ouviu dizer que podem ser dispensados… O futebol português é uma montra para as restantes grandes ligas, não existe isso de perder a carruagem, ou melhor, existe, mas depende só dos jogadores. Se um grande os quiser uma vês não o vai deixar de ir buscar só porque ele rejeitou a primeira. Desde que continue a mostrar valor … E são poucos os jogadores que se afirmaram lá fora sem terem feito pelo menos uma época inteira numa equipa A em Portugal, principalmente nos 3 grandes.. A sua mentalidade é de empresário, e é esse tipo de empresários que acaba com a carreira de um jogador. só pensam em dinheiro, dinheiro. e acabam por ganhar uns tostões passado 3/4 anos.
      O Paim é mais um mau exemplo, porque ele , caso não saiba, chegou a ir para o Chelsea e não convenceu. O problema do Paim, como o próprio já admitiu, foi , indo mais uma vez na direcção da minha ideia, o dinheiro. Um puto de 16 ou 17 anos ter já um carro de luxo quando nem o pode conduzir mostra bem a mentalidade do rapaz, que tinha também o problema do vedetismo. Um puto daquela idade que era desconhecido e chega a uma discoteca, passa a frente de todo e diz" sou o Fábio Paim, deixem me entrar!"…
      Existe uma coisa que se chama ambiente, que é fundamental para que uma equipa tenha sucesso. Neste caso o Sporting tem uma equipa unida, todos com o mesmo estatuto, todos com a mesma ambição. Que interesse tem o Sporting em voltar a contar com elementos como Elias, Labyad e Jeffren, que sabemos perfeitamente que são 3 dos responsáveis pelo mau ambiente que se vivia o ano passado no balneário, que têm a mania que são melhores que os outros (vedetismo). Você fala das coisas de um modo muito simples mas não faz a menor ideia porque é que estes jogadores não jogam na B, não faz ideia do teor das reuniões, discussões, etc.
      Por fim, adorei o Mike-UK e os 2 últimos parágrafos do ultimo comentário, principalmente o "(…) o Ricardo a dar cartas no Marinhense(…)", e o ultimo parágrafo resume claramente a minha opinião, tal como a dele.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:56 pm

      Queria acrescentar também que só por muito má fé se pode discordar das idéias honestas do Sassoeiros. Repare-se por exemplo em Adrien Silva, um jogador que em tempos demonstrou grande potencial e que regrediu na sua progressão ao recusar ficar no Chelsea, é hoje um talento perdido e só se pode culpar a ele próprio.
      Imagino como se sente ao ver as carreiras que os dois jovens que sairam com ele na altura Tiago Ferreira e Ricardo Fernandes, que são carreiras construídas de forma sustentada, com o Ricardo a dar cartas no Marinhense e o Tiago do lado de lá do planeta, no futuro (e não me refiro ao futuro do futebol Australiano, refiro-me à diferença horária… é que a estas horas já o Tiago estará no dia 19 de Janeiro se não me falham as contas).
      De exemplos com o Adrien, de ficar no Sporting para arruinarem carreiras e verem oportunidades de ouro na oceânia e campeonatos amadores lhes passarem ao lado, está a formação em portugal repleta.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:38 pm

      Tem toda a razão caro Sassoeiros.
      E por isso postei em sua defesa, se um jogador tem de dar vários passos atrás até se poder afirmar em pleno num grande palco ninguém o pode criticar, e volto a dizer que é isso que o Siqueira está a fazer na nossa liga, lutar para um dia poder provar o seu valor no Granada.
      Estes jogadores merecem a nossa admiração.
      E o exemplo que deu do Bruno Fernandes faz todo o sentido, a situação dele e a de Ilori são em tudo idênticas, se bem que o Bruno Fernandes por estar num grande palco talvez se tenha precipitado em sair do Boavista.

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 11:58 am

      Mas querem comparar os títulos de Liverpool e Galatasaray com os do Sporting em futebol?
      São clubes muito maiores, nem têm comparação, o Liverpool então é muito maior do que qualquer clube em Portugal.
      Se acham que foi uma provocação estão no vosso direito, mas é não querer ver a realidade.
      E sim o dinheiro também é importante e o Gala paga muito mais, por isso é que consegue jogadores como Drogba e Sneijder.
      Não está a desprezar os jogadores com quem não conta?
      Não jogarem nem na B só porque querem receber aquilo que foi acordado entre eles e o clube?
      Mas alguém de bom senso pode achar isto justo?
      Tiques de vedetismo?? Enfim.
      E claro que os jogadores devem ir para clubes maiores se tiverem a oportunidade, quem lhes garante que o comboio volta a passar?
      Quem somos nós para limitar a ambição dos miúdos? É fácil apontar os casos de insucesso que vão haver sempre, mas também há casos de sucesso, quem somos nós para dizer aos miúdos que não vão ser capazes? É melhor nem tentarem? Fabio Ferreira e Ricardo Fernandes se tivessem ficado teriam tido carreiras melhores? Quem garante? Quantas e quantas estrelas não se perderam na passagem pra sénior? O Paim ficou até aos 22 anos, de que lhe serviu?
      Olhem o Bruno Fernandes, pegou nas suas malas, saiu do Boavista para a série B ainda com idade de júnior, passado um ano deu o salto prá série A e esta a calçar num clube importante em Itália, deveria ter ficado até ser estrela no Boavista? Não vejam só o umbigo do vosso clube e ponham-se no lugar dos jogadores, isto não e nada contra o Sporting, porque pessoas com esse tipo de mentalidade infelizmente há em todos os clubes.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 18, 2014 at 11:12 am

      O Sassoeiros tem toda a razão, se os jogadores têm hipótese de ir para um clube muito maior do que aquele em que estão, então não devem perder a oportunidade.
      Mesmo que depois sejam emprestados a clubes muito inferiores. Mesmo muito, muito inferiores ao clube com quem têm contrato.
      O Siqueira, lateral esquerdo da nossa liga, é disso um exemplo perfeito.

    • joao
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:34 am

      Acho que depende dos critérios que se usem. O muito maior era claramente desnecessário e provocativo o que não quer dizer que na maioria dos critérios quer o gala quer o liverpool sejam maiores que o sporting. Em muitos criterios também são maiores que o porto e o benfica não vejo razão alguma para as pessoas levarem isto tão a peito. São clubes de paises maiores

    • VR
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:19 am

      Caro Sassoeiros,
      1º Se jogadores como Jeffren, Elias e Labyad foram desprezados, como você diz, é pelo simples facto de recusarem receber um ordenado em portugal de acordo com as suas qualidades e por não deixarem o vedetismo de lado.
      2º Essa do Galatasaray ser muito maior do que o Sporting é muito relativo.. tem mais dinheiro, ponto final.
      3º Sim , tudo bem foram para clubes maiores.. e? acha que é positivo miúdos saírem para clubes maiores só porque ganham mais dinheiro? Sabe quem é o Ricardo Fernandes? sabe quem é o Fábio Ferreira? Posso lhe dizer que eram colegas das escolinhas do Adrien( esse já conhece) que decidiram certo dia ir para um clube maior, Chelsea. O primeiro actualmente está no Marinhense e o segundo está no Adelaide( Austrália). Estes jovem que deixem de olhar para o dinheiro, deixem de ser arrogantes, façam o percurso nos seus clubes, sejam estrelas nos seus clubes e depois sim, arrisquem jogar num grande.. já dizia o ditado " não devemos pôr a carroça à frente dos bois".. estes 3, Pedro Mendes, Bruma e Ilori, já o fizeram.. agora vamos ver se não seguem um tal de Ricardo e Fábio.

    • yyzx
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:36 am

      Sassoeiros, muito maior que o sporting?? baseaste-te em quê para fazeres essa afirmação? no dinheiro que esbanjam? bom nesse caso também é muito maior que porto e benfica.
      de resto, no caso do ilori acaba por acontecer o esperado… e esperemos que jogue com frequência e que se torne um bocado mais humilde

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 18, 2014 at 1:22 am

      "Muito maior que o Sporting".

      Acho que essa foi a intuição principal desse comentário. O que é que o Sporting está a fazer com o Jéffren, mesmo? Com o Labyad, tentou-se um acordo no início da época, o jogador recusou, como tal, foi emprestado, porque não correspondia à ideologia que o Leonardo Jardim e o Bruno de Carvalho querem.

      O Ilori tentou dar um passo maior que a perna, e espero que não se perca. O Bruma teve um azar, acontece, e até tinha vindo a jogar. O Pedro Mendes, se tivesse ficado quieto no Sporting, a evoluir, podia ser uma opção válida. Agora, vê-se onde anda.

      Agora vir para aqui dizer que o Sporting despreza os jogadores… Pense antes de dizer barbaridades.

    • Sassoeiros
      Posted Janeiro 18, 2014 at 12:26 am

      Não percebo esta mentalidade, o Sporting despreza os jogadores quando já não conta com eles, como tá a fazer co Jeffren, Elias e como fez co Labyad, no entanto os jogadores não podem ser ambiciosos e procurar ir ganhar mais lá fora.
      Gostava de ver se fossem vocês na posição deles o que fariam.
      Bruma tem jogado muito, teve uma lesão acontece, e foi para um clube muito maior que o Sporting.
      Ilory tá tapado, na idade dele muito poucos centrais no mundo são titulares, mas pertence a um clube enorme, muito maior que o Sporting, este empréstimo devia era ter sido logo no inicio da época.
      Pedro Mendes é fraco, duvido que algum dia viesse a ser titular no Sporting, o ano passado fez 3 jogos na equipa principal e o Sporting não ganhou nem 1, ele sabia que no Sporting não jogaria… Aliás duvido até que venha a calçar no Sassuolo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:19 pm

      Foi hoje dado como certo numa mega-operação de troca de jogadores entre Parma e Sassuolo.

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:13 pm

      Rúben Cardoso, o Pedro Mendes transferiu-se no princípio da temporada a custo zero para o Parma e não para o Sassuolo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:47 pm

      Tinham todos capacidade para serem titulares no Sporting de hoje. O Ilori vai para o Granada, o Pedro Mendes vai reforçar o todo-poderoso 17º classificado da Serie A, Sassuolo.

      Mas isso do Karma a mim interessa-me pouco. Que tenham boas carreiras, e que um dia cheguem à selecção.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:38 pm

      o pedro mendes duvido. o bruma lesionou-se, algo completamente diferente. o ilori foi emprestado. acho que se lhes dessem a escolher outra vez, a decisao seria a mesma.

Deixa um comentário