Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tiago Ilori/Marcos Rojo: A Dupla Maravilha ou uma questão de sorte?

Se quisermos invocar os ingredientes certos para construir uma grande equipa, sem dúvida que um deles passa pela composição da dupla de centrais. Exige-se que individualmente se comportem à altura, mas mais importante do que isso, que entre ambos ocorra uma química difícil de explicar: O Bóson de Higgs da zona nevrálgica do terreno. Olhando para outros emblemas, o que seria destes sem as atuais duplas Luisão/Garay (Benfica), Ramos/Varane (Real Madrid), Ferdinand/Vidic (Manchester United), Subotić/ Hummels (Borussia Dortmund), entre outras?
Não se trata no entanto de um fenómeno recente, outrora a influência das duplas de centrais no sucesso das equipas era igualmente determinante. Quem poderá olvidar as saudosas parelhas que em muito contribuíram para o alcançar da glória como Costacurta/Baresi (A.C. Milão/Itália), Montero/Ferrara (Juventus), Hierro/Karanka (Real Madrid), Ricardo Carvalho/Jorge Costa (F.C. Porto/Portugal), Danny Blind/Frank de Boer (Ajax/Holanda), Puyol/Piqué (Barcelona/Espanha), Desailly/Blanc (França), Ricardo Gomes/Aldair (Brasil), etc.? Olhando para a atual realidade leonina, sem esquecer os bons cúmplices que por ali já passaram (Marco Aurélio /Naybet ou Phil Babb/André Cruz, entre outras), é notório que Tiago Ilori e Marcos Rojo provocam nos adeptos leoninos mais lúcidos um sorriso otimista. As exibições contra FC Porto, Benfica e Nacional são prova disso (quem pode esquecer a forma como o jovem português, em poucos metros de terreno, alcançou Rondon para rapidamente lhe tirar o pão da boca e o golo à ponta de lança do defesa argentino nos últimos minutos do encontro?, ou como os 2 anularam Jackson Martínez o principal goleador do campeonato português), claramente um entendimento que só o treino não consegue explicar.
Se Marcos Rojo assumiu desde cedo a figura do patinho feio (quiçá porque os sportinguistas exigem que um jovem central internacional quando chega ao clube deve desde logo transformar-se no novo Franz Beckenbauer do futebol contemporâneo sob pena de se tornar merecedor de todas as críticas possíveis e imaginárias), não obstante ser evidente que tem tudo para ser uma referência do futebol europeu (o nível que revela na saída de bola, jogo de cabeça defensivo e ofensivo, velocidade, jogo de pés, polivalência, carisma, voz de comando, remate de longe e impetuosidade normalmente não está reunido no mesmo atleta), basta-lhe apenas continuar a evoluir tacticamente, ganhar confiança, melhorar no posicionamento e moderar a forma como por vezes recorre à falta. Já o português, de ar tímido e jeito franzino, faz do jogo aéreo o seu habitat natural, mas principalmente da velocidade o seu ponto forte como que contrariando as leis da física. Não corre, galga, realidade contra-natura para atletas de 1,90, habitualmente algo lentos e duros de rins. Precisa apenas de serenar e aprender a colocar com mais preceito a bola (já que ninguém lhe exige que seja um André Cruz ou um David Luiz com esta), pois tem todas as características para singrar, tornando ofertas de 1.5 M uma piada de mau gosto ou simples devaneio.
Sem prejuízo da qualidade individual dos dois elementos (mas que o espirito kamikaze leonino tratará de aniquilar, argumentando que um é lateral, pois a central não presta, o outro é muito novo e trazendo à colação um outro elemento que tão boa conta tem dado de si no meio campo defensivo), o que mais salta à vista é a cumplicidade manifestada, como quem diz ao mundo que foram feitos um para o outro. O que não é alheio o facto de um ser esquerdino (algo pouco comum) e outro destro, ambos serem jovens, terem margem para evoluir e características que funcionam em cheio (velocidade, domínio no jogo aéreo, qualidade no 1 contra 1, liderança e força do argentino, calma e postura do “Varane” português). Separados à nascença quis o destino voltar a uni-los, garantindo-lhes desde já o futuro assim o percebam os adeptos (deixando de morder na mão que lhes dá de comer), a direção (impedindo que lhe escape entre os dedos tao auspiciosa dupla) e o treinador (continuando a aposta na pedagogia, vertente onde Jesualdo é sem dúvida um dos melhores do mundo). Até onde poderá ir a dupla Ilori/Rojo? Deverá o Sporting manter esta dupla, construindo todo o ADN a partir destes dois cromossomas ou terá sido o fator “sorte” a construir o mito? Seria um erro enorme em termos de mercado (vai valorizar com o Mundial 2014), e desportivo (há muitos anos que os leões não tinham uma dupla com estas características: altura, velocidade e qualidade com bola), vender Rojo? Em que lugar, numa perspetiva de futuro, coloca a dupla leonina no panorama mundial (quem não está a par do paradigma leonina justificará que jogam de olhos fechados e que recorrem à telepatia, complementando-se tão bem, porque há muito que o fazem juntos)?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Sérgio Tomás

96 Comentários

  • Mauro
    Posted Abril 29, 2013 at 1:33 pm

    Excelente texto.

    Claramente uma dupla que o Sporting devia tentar manter pelo menos por 3 anos, até porque Dier a médio ou a central terá sempre espaço e lugar no 11 titular.

    Aliás sempre que vejo rumores sobre a possível saída do Rojo tenho um arrepio. Seria estúpido vender um defesa com esta margem de evolução, ainda para mais quando vai ser titular no Mundial 2014, nesta fase.

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 1:48 pm

      Se usarmos o Mundial '14 como desculpa, então teriamos de manter o Patricio mas, infelizmente, não sabemos se vamos ao Brasil ou não.

      Contudo, penso que temos de encaixar algum dinheiro com Patricio esta época pois temos um suplente à sua altura cheio de pica para agarrar a titularidade nas balizas de Alvalade. BOECK!

  • Bernardo
    Posted Abril 29, 2013 at 1:34 pm

    Funcionam na perfeição e com a maturidade natural do passar dos anos, por norma um central só se começa a impor a partir dos 24/25 (Ricardo Carvalho e Puyol são exemplos disso), tem tudo para serem referências.

    Fosse o Ilori de outro clube e há muito estava na selecção.

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 1:46 pm

      De realçar a desculpa que o Paulo Bento arranjou para convocar o André Gomes e na jornada seguinte não convocou o Ilori…

  • Tomás M. SCP
    Posted Abril 29, 2013 at 1:36 pm

    Excelente texto.

    Suspeito que Rojo nao ficará na próxima época, devido à falta de dinheiro (salários etc.), mas vamos ver, espero que fique.
    Gosto da base desta equipa, com prata da casa, espero que para o ano melhorem a equipa, e nao que construam uma nova.

    Abraços e Viva o SCP !

  • FT
    Posted Abril 29, 2013 at 1:36 pm

    Muita gente "gozou" com o Rojo, muito benfiquistas dizeram que o Sporting fez um favor ao benfica e assim nao teriam que levar oom este "barrete". A verdade é que lhe deram tempo e agora está demonstrando o grande jogador que é. Era tudo uma questao de habito e confiança… PEnso que se este menino estivesse no benfica, ja tinha enconstado o luisao e iria fazer uma dupla maravilha com garay… Certamente seria a melhor dupla em Portugal e uma melhores na Peninsula Iberica.
    SL

    • carlos
      Posted Abril 29, 2013 at 3:26 pm

      Ñ sou do Benfica mas acho isso um exagero. Provavelmente teria encostado Melgarejo, o Luisao apesar de estar mais velhote e menos veloz ainda é mais jogador que Rojo. Mas pronto, Bruno Alves tambem demorou a impor-se e hoje em dia nimguém discute a sua qualidade (clubites á parte) assim que pode muito bem melhorar, ñ vejo porque nào.

  • Ricardo
    Posted Abril 29, 2013 at 1:38 pm

    Altos, fortes (mais no caso do Rojo) e rápidos, parece um lema dos JO mas encaixa bem nestes 2. São o protótipo do central moderno e com mais 1 ano de Jesualdo o Sporting faz o dinheiro que quer por eles.

    O facto de Rojo ser central do lado esquerdo faz com que os encaixem na perfeição. Pode parecer um pormenor, mas o Polga tinha muitos minutos porque era o único que sabia jogar a central do lado esquerdo. É algo cada vez mais invulgar.

  • Pedro Barata
    Posted Abril 29, 2013 at 1:39 pm

    Excelente texto, uma análise que me parece extremamente acertada. Pessoalmente, deposito imensas expectativas no português, achei bastante curiosa a comparação que o VM fez com o Varane, de facto ambos são jovens, discretos, rápidos, fortes no jogo aéreo e poderão marcar o futebol a nível de centrais dos próximos anos.

    E se há elemento que o Sporting deve tentar não vender, é Rojo, não só porque fez um investimento significativo para a realidade do clube, devendo tirar um partido maior dele e fazê-lo continuar a crescer, como a referida presença no Mundial com a Argentina o valorizará imenso

    • carlos
      Posted Abril 29, 2013 at 3:23 pm

      Oxalá seja um novo Varane, seria óptimo para a seleçâo nacional e para o SCP. Mas todos sabemos que o VM tem o coraçâo verde (ñ é critica) e que se empolga com os "seus leôesinhos" por isso.. tempo ao tempo mas que Portugal precisa de boas fornadas de jovens jogadores disso nâo haja duvidas.

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 29, 2013 at 1:40 pm

    Sinceramente…não acho o Rojo grande espingarda,é um jogador como tantos outros medianos,o Ilori pode vir a ter um bom futuro,mas ainda é cedo para o dizer.

    Nos últimos 10 jogos o Sporting jogou com Rojo/Ilori em 7,e nesses 7 jogos sofreu 11 golos…Sem esquecer que na baliza está o Rui Patricio…penso que é uma media bastante fraca.

    • Mac
      Posted Abril 29, 2013 at 2:09 pm

      Os que sofrem não são só os centrais. É uma equipa. Todos atacam, todos defendem.

    • David Gomes
      Posted Abril 29, 2013 at 2:13 pm

      meu amigo os golos sofridos não são da responsabilidade apenas do gr e centrais. se todo o resto da equipa não ocupar convenientemente os espaços em campo e não cumprirem bem a sua função não haverão milagres, seja a dupla de centrais qual for.

      principalmente o meio campo ainda não é o que deveria de ser, mas está a melhorar e nota-se, por exemplo, que o rinaudo está a melhorar bastante tacticamente. com essa melhor ocupação dos espaços já não recorre tanto à falta por andar a correr desalmadamente atrás dos adversários, já consegue tapar linhas de passe minimamente em condições, etc

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 2:19 pm

      Não são os únicos mas são os 3 principais jogadores,e só me dás mais razão…Se o Rinaudo está evoluir e se os centrais são tão bons bons como neste post fazem crer e se o Patrício é óptimo…como é que sofrem tantos golos com equipas fracas e medianas?

      Os Sportinguistas há muito que estão exactamente como os Benfiquistas andaram durante anos e anos…um jogador faz uma boa exibição e é o melhor jogador do mundo…no jogo seguinte faz uma péssima exibição e já é o pior e é para vender ou dispensar no final da época. Poderia dar bastantes exemplos de jogadores do Sporting que eram Deuses e futuros craques e saíram de borla,por 1 milhão ou por pouco mais do que isso,Ronaldos,Figos,Nanis e Quaresmas não aparecem todos os dias.O Sporting nas ultimas épocas tem sempre o melhor plantel,o plantel mais jovem e com mais futuros craques,e depois acaba sempre no mesmo…O Labyad era a melhor contratação da época e um futuro craque mundial no inicio da época,agora já vejo opiniões de Sportinguistas que o querem despachar… Mas enfim… vocês é que sabem.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 29, 2013 at 2:55 pm

      Se formos por aí, a super dupla Garay-Luisão a época passada sofria golos em todos os jogos..

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 3:36 pm

      Mas o Benfica é uma equipa mais ofensiva que o Sporting,é normal a defesa ficar descompensada muito mais vezes,por isso mesmo o Benfica tem marcado no mínimo 20 golos a mais do que o Sporting por época nos últimos anos,chegado mesmo a marcar mais 36 golos na época do título,este ano vai em 39 golos marcados a mais do que o Sporting. Logicamente com tanto poder ofensivo ficamos fragilizados nos contra-ataques.Mas falando desta época,estranho é o Sporting ter mais golos sofridos do que marcados,mas também se justifica pela aselhice e falta de avançados.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 3:43 pm

      E eu nunca disse que a dupla Luisão/Garay era uma super dupla…gosto da dupla,mas o Luisão já está a ficar velho,o Garay é de nível mundial.

      O Benfica no ano passado em 30 jogos para a liga não sofreu golos em 8 jogos,este ano em 26 jogos não sofreu golos em 14 jogos,enquanto o Sporting nesses 26 jogos não sofreu em apenas 6…Tendo em conta que o Benfica tem mais do dobro dos golos marcados que o Sporting…parece-me a mim que o Sporting tem uma defesa fraca juntamente com um ataque fraco.

  • Sérgio Filipe
    Posted Abril 29, 2013 at 1:40 pm

    Muito bom, excelente post.

    É uma excelente dupla de centrais mas, mesmo assim, vejo o Rojo mais a lateral esquerdo. Mas também, se o Dier não for central, poderá ser lateral esquerdo ficando a defesa composta por Cedric, Ilori, Rojo e Dier.

    O Ilori foi uma agradável surpresa. Sabia que era bom jogador mas, colocava-o no mesmo 'grupo' do Mica, Zezinho e Betinho. Agarrou bem a oportunidade e, mais importante do que ele não a desperdiçar, é mesmo ninguém se lembrar de o relegar para o banco na próxima época nesta fase da carreira…

    Quanto ao Rojo, só espero que todos os adeptos leoninos o apoiem (assim como ao Cedric, Adrien, Labyad e Carrillo) tal e qual como apoiam o Rinaudo e o Capel…

    Força Sporting, só são necessárias três contratações para a próxima época. Um jogador para terceiro defesa-central, um médio que tanto jogue a 6 como a 8 e um ponta-de-lança. Eu já tenho as minhas escolhas… Alguém quer sugerir jogadores para essas posições?

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 11:34 am

      Falando do seu ultimo parágrafo, considero que o Sporting precisa é de NR10 e….avançados!Visto q o Ricky vai sair, nao temos NINGUEM para ponta de lança!
      Depois da saida do matias deixámos de ter alguém que assumisse e pensasse o jogo, de forma a municiar os alas e a aparecer na zona de finalização.Ultimamente essa tarefa tem sido desempenhada pelo miudo…andré martins!

      Para centrais, nao era necessário contratar ninguem, temos ilory;rojo,dier e outro(fokobo?).Se houver alguem livre e com salário baixo..optimo!Senao, nao vale a pena contratar.
      Para as posições 6 a 8, temos rinaudo;dier; schaars; andre martins; esgaio, zezinho e joao mário.Tendo em conta que emprestava labyad e adrien para se valorizarem.

      O carrillo tem tecnica e velocidade, um diamante por lapidar,isso é inegavel!Mas é péssimo taticamente, precisa de ganhar "escola".O que o Dier tem a mais é o q falta ao carrillo(calma a sair a jogar; pensar o jogo e poder de decisão) sendo este ultimo mais velho…
      Uns tempos na equipa b nao fazia NADA mal!!!

      Ja viram o quanto cresceram taticamente os jovens que tiveram na equipa b? Ter qualidades nao chega, é necessário saber maximizá-las em prol da equipa!

      Ninguem fala dele, mas para mim, o melhor defesa que o Sporting tem é um jogador de nome…Santiago Arias!Nao esmoreceu com a injusta "despromoção" á equipa b.Espero que fique na equipa principal!

      Filipe Paulo

  • Roberto
    Posted Abril 29, 2013 at 1:41 pm

    Ainda assim, nenhum dos 2 tem potencial para ser melhor que Garay, Otamendi ou Mangala…Duplas como Luisão/Garay e Otamendi/Mangala não aparecem todos os anos, são das melhores duplas dos últimos anos

    • João Vitorino
      Posted Abril 29, 2013 at 2:09 pm

      Nenhum dos 2 tem potencial? Se me disser que neste momento não são equiparáveis aos jogadores que numerou ainda se aceita, agora dizer que não têm potencial para chegar a um patamar igual ou superior, acho que é pura ignorância.
      São jovens, têm vindo a evoluir a cada jogo que passa e potencial é o que não lhes falta.
      Cumprimentos.

    • André Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 2:17 pm

      é impossivel saber se serao tao bons como outros… ninguem aqui é advinho dizer que alguem nao tem potencial é advianhar e nao prever algo o que é sempre arriscado

    • Raiuga
      Posted Abril 29, 2013 at 5:43 pm

      Otamendi para mim é um central básico, digamos. Não é tão bom como muitos o pintam. Garay sim é um central muito bom (não digo de top, mas anda bem lá perto), Mangala tem uma margem de progressão muito interessante e gosto das características do mesmo. E não falemos de Luisão que embora não o considere inferior a Otamendi, nesta fase vale essencialmente pela experiência, liderança e jogo aéreo. Aliás, lembro-me muito bem da primeira época do Luisão em Portugal (aliás, até acho que ainda demorou mais que uma época a se impor…). Era cada fífia, jesus. Bem pior do que aquilo que se viu de Rojo este ano, mas há quem tenha a memória muito, muito curta…

      Quanto ao Rojo e Ilory. Rojo sempre foi bom apesar das críticas e das exibições menos conseguidas e tem potencial para evoluir mais. Não será de estranhar vir a ter qualidade como Garay apresenta neste momento. Já Ilory, tem sido uma boa surpresa, o lance deste último jogo fez-me lembrar um lance espectacular do Jorge Andrade (Porto) e o JVP (Sporting), em que o segundo arranca isolado (pouco à frente do meio-campo) com pelo menos 5 metros de avanço e é apanhado pelo primeiro ainda antes da área e é desarmado com um corte limpo e sublime do Jorge Andrade… Ilory tem-me vindo a parecer um pouco como o Jorge Andrade no Porto. E se chegar onde este chegou, será acima do que Otamendi, Luisão e mesmo Mangala estão neste momento.

      Cumprimentos

      Raiuga

  • Rui Tovar
    Posted Abril 29, 2013 at 1:43 pm

    É tudo uma questão de imprensa – nesse aspecto tenho de vincar que o VM sempre elogiou bastante o Rojo.

    O Rojo mal chegou começou logo a ser criticado pelas suas falhas posicionais e jogo agressivo, mas todos ignoraram que eram praticamente os seus primeiros jogos na posição. Outro rapaz, que na minha opinião é mais fraco que o argentino, falo de Mangala, só recebe elogios. E se formos a ver falha mt mais em termos de concentração, posição e é bastante mais faltoso (fosse ele de outro clube e era expulso todos os jogos).

    E agora reparem. O Mangala, que até teve direito a 1 ano para se adaptar, é associado a todos os melhores clubes do Mundo e o Rojo é assobiado pelos próprios sportinguistas.

    Diferença de imprensa e mentalidades dos adeptos.

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 1:45 pm

      Muito bom ponto de vista. Concordo!

    • carlos
      Posted Abril 29, 2013 at 3:19 pm

      Senhor Rui.. é que o Mangala é incomparavelmente melhor jogador que Rojo. Nâo é mais faltoso nem comete mais erros, nâo sei de onde tirou essa ideia ou se calhar assistiu a um jogo onde o referido jogador esteve menos bem mas pronto cada um tema sua opiniâo, veremos depois onde acaba cada um deles. Rojo tem melhorado é um facto mas está longe de ser dos melhores centrais da liga e nâo me parece que muita gente partilhe do seu ponto de vista honestamente.

  • Rui pvz
    Posted Abril 29, 2013 at 1:43 pm

    Finalmente, vejo um post de optimismo e positivismo sobre a jovem dupla de centrais do sporting.
    Enquanto sportinguista, continuo a defender a continuidade de ambos , como referido em cima, conseguem-se completar por terem tipos de jogo diferentes, um é mais alto e magrinho onde encontra a velocidade e capacidade de salto no jogo aereo os pontos fortes, por outro lado, rojo é mais forte e sai bem a jogar, tendo o como ponto mais fraco a displicência em alguns lances em que necessita de "matar" a jogada sem precisar de jogar bonito.

    SL

  • Ganhar com apostas!!
    Posted Abril 29, 2013 at 1:52 pm

    Concordo que são dois excelentes centrais mas é preciso ter calma. Como o VM diz é preciso terem o apoio dos adeptos, nos bons e nos maus momentos. O período que o Sporting está a passar é propicio ao aparecimentos de jovens jogadores, o que é preciso é que os adeptos percebam isso e reduzam a pressão sobre os jogadores (não o fazendo estrelas precoces, nem os ciritcando em todos os erros).

    Acho que o escritor do post exagerou quando falou do Jesualdo. Conseguiu potenciar os jogadores do Porto (Hulk principalmente), mas pouco mais fez nesse capitulo. Concordo que está fazendo um bom trabalho com os jovens do Sporting mas daí a dizer que é dos melhores do mundo é preciso ter calma.

    Quanto ao Rojo, tem tudo para ser um bom central, mas não sei se chegará a sre uma referência a nivel Europeu. Ainda é muito novo, podemos-lhe augurar um futuro promissor mas tudo depende dele e das suas escolhas.

    O Ilori, tem tudo para ser uma referência a nivel Portugues, pois é o melhor central da sua geração. Mas como já disse, o Carriço também o era e nem no Reading se é titular. Tudo vai depender da estabilidade que o Sporting lhe dê, e do perfil do treinador.

  • Virtuous
    Posted Abril 29, 2013 at 1:54 pm

    2013/2014

    GR – Patricio
    – Boeck
    – Golas

    DD – Cedric
    – M.Lopes

    DE – Jefresson
    – Joaozinho

    DC – Rojo
    – Ilori
    – Onyewu
    – Nuno Reis

    MD – Rinaudo
    – Dier

    MC – Zezinho
    – Adrien
    – Joao Mario
    – Elias

    MO – Andre Martins
    – Labyad

    EE – Capel
    – Viola

    ED – Bruma
    – Carrillo

    PL – Ghilas
    – Soudani
    – Rubio

    Vender ou até mesmo oferecer : Boulahrouz ; Pranjic ; Schaars ; Jeffren

    Ter jovens bons na equipa B : Arias ; Fokobo ; Esgaio ; Iuri Medeiros ; Etock ; Betinho

    Os jogadores com mercado Patricio ; Rojo ; Capel só deveriam ser vendidos por valores a partir dos 18 Milhoes ; 8 Milhões ; 10 Milhoes respectivamente. Caso as equipas nao queiram dar esse valor pois bem FICAM NO CLUBE e dão sucesso desportivo.

    Os jovens das casa Ilori ; Dier ; Bruma caso os queiram contratar paguem a clausula ou então vá se as clausulas forem de 30 Milhões claro se umclube chegar e der 20 Milhoes temos de vender.

    OBJECTIVO COM ESTA EQUIPA : Acesso á Liga dos Campeões…Depois logo se vê.

    • Carpin
      Posted Abril 29, 2013 at 2:17 pm

      É uma equipa interessante… Apenas tirava o Elias (tem de se vender pois ganha muito) e colocava o André Santos. O Salomão também pode ir rodando entre a equipa A e B. Essa dupla de avançados argelina acho que podia dar que falar… Mas nesta equipa teriamos de fazer 4 contratações e mesmo sendo cá entro deveriamos ter de gastar 6 ou 7 milhoes nisso e não sei se o Sporting consegue…

    • Josta
      Posted Abril 29, 2013 at 2:55 pm

      Vender ou oferecer o schaars??? Esta tudo louco!! É o jogador q apresenta melhor qualidade de passe do sporting

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 29, 2013 at 3:04 pm

      É praticamente a mesma equipa que está a 37 pontos do 1º lugar,sinceramente tirando o Ghilas não sei como pode ser uma equipa interessante.

    • João Lains
      Posted Abril 29, 2013 at 4:05 pm

      Não estou tão certo que sejam precisos apenas 3 reforços. O Sporting parte para a próxima época com 53 jogadores com contrato profissional.

      Manter: Boeck, Miguel Lopes, Rojo, Dier, Ilori, Rinaudo, Adrien, André Martins, Labyad, Carrillo, Bruma, Viola – 12 jogadores

      Cobiçado: Rui Patrício, Cedric, Capel – 3 jogadores

      Dúvida: Schaars (porque entra no último ano de contrato e tem 29 anos)

      Promovidos: Golas, Arias, Zezinho, João Mário, Esgaio, Rubio – 6 jogadores

      Equipa B: Luís Ribeiro, Mica, Tobias Figueiredo, Juary, Fokobo, Chaby, Plange, Kikas, Mané, Iuri Medeiros, Etock, Betinho – 12 jogadores

      Saídas: João Gonçalves, Pranjic, Evaldo, Grimi, Onyewu, Boulahrouz, Elias, Chula, Jeffrén, Bojinov, Owusu – 11 Jogadores

      Regressam de empréstimo:
      Atila Turan, o Sporting pode não estar disposto a pagar 1 milhão de euros por Joãozinho. Podia perfeitamente colocar Rojo, que é o DEFESA ESQUERDO da selecção argentina e formar uma dupla com Dier e Ilori no eixo central. O agora internacional turco sub 21, depois de uma época a titular na primeira divisão turca, podia ser a segunda opção para DE. Pode também jogar pela equipa B.

      William Carvalho, Renato Neto são destruidores de jogo e são superiores ao Fokobo. Se ele já teve oportunidades porque não dá-las a estes dois que vêm de épocas onde foram titulares em equipas da primeira divisão Belga. Com 21 anos podem sempre actuar pela equipa B.

      Nuno Reis, nos últimos mercados de verão estaria mais cotado que Dier ou Ilori, e muitos exigiam o retorno à casa mãe. Foi uma espécie de tapa-buracos na Olhanense, forçado muitas vezes a jogar a lateral, poderia perfeitamente ser a quarta opção para o eixo central e jogar pela equipa B.

      André Santos teve poucos minutos mas em tempos já foi uma opção regular no Sporting e chegou inclusive à Selecção! Pode ser uma alternativa ao Rinaudo.

      Salomão teve poucos minutos esta temporada mas pelo que mostrou no Sporting, traz mais à equipa que Jeffrén e não fica muito distante do rendimento de Capel.

      Wilson Eduardo já deu provas que merece ser integrado na equipa principal e é muito superior ao Viola, por quem o Sporting pagou 4 milhões de euros!

    • João G.
      Posted Abril 29, 2013 at 4:53 pm

      O Onyewu para quê? Para ficar no banco e tapar lugar a outros jovens de valor?? Não me parece sensato.

      Eu ainda estou para perceber como têm coragem para falar do Elias, por mim nunca mais punha os pés no clube, um gajo que quando mais o clube precisava de jogadores que dessem tudo em campo o brasileiro recuperava a passo, mandava os outros correr, e tinha ele a braçadeira de capitão, bem, assim sendo voltamos ao Sporting de antigamente, mas afinal é para dar volta ou não à situação?! Assim não me parece..

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 5:18 pm

      Sr Lains, sempre apreciei os seus comentários, a sua cultura futebolistica é muito boa mas, apostar em Reis, Wilson, Neto e Salomão… Os três primeiros ainda mereciam uma oportunidade mas, na equipa B. O Salomão não tem qualidade para um grande.

      É verdade que o Turan tem feito uma boa época mas, prefiro apostar no Joãozinho para fazer concorrência ao Rojo no lado esquerdo. Vejo-o como o Abel, não é um excelente jogador mas sabemos com o que podemos contar dele.

    • João Lains
      Posted Abril 29, 2013 at 6:00 pm

      Caro Sérgio, o futuro do Sporting depende da sua saúde financeira e esse foi o principal aspecto que eu tive em conta, às vezes sobrepondo-se à qualidade do jogador em causa.

      A meu ver claro que o Joãozinho é para continuar, tem cumprido bem as suas funções apesar de uns percalços nos primeiros jogos. Eu só pus em causa a sua continuidade porque o Sporting precisará de pagar 1 milhão de euros para que tal aconteça. Nunca pus a qualidade dele em causa. Turan chegaria perfeitamente para segunda opção.

      A contratação do Viola por 4 milhões de euros foi das piores dos últimos tempos. O Wilson Eduardo não digo que seja a melhor opção mas já que está ligado ao clube e não envolve custos. É uma opção muito mais válida que o argentino.

      Como digo o Nuno Reis seria a quarta opção do plantel, e acho que chega perfeitamente, podia permutar entre a equipa principal e equipa B.

      O Salomão, e como gosto de olhar para estatísticas, fez 4 golos e 3 assistências num tempo de utilização inferior a 14 jogos completos, pelo Sporting. Por exemplo, o Jeffrén num tempo superior a 18 jogos, marcou 5 golos e fez apenas uma assistência. E só aqui que quero chegar.

    • nando
      Posted Abril 29, 2013 at 8:11 pm

      Amigo João Lains;

      Respeito muito o seu comentário que tem coisas muito interessantes e que bem podiam ser aproveitadas mas não concordo com muitas outras.

      E não concordo com quê?

      Não concordo com o regresso do Atila Turan (para a equipa principal) a não ser que o jovem tenha evoluído muito esta época.

      André Santos, jovem que eu até admiro, neste momento não tem lugar no Sporting. Basta olharmos para a época dele em Espanha para chegarmos a essa conclusão.

      Diogo Salomão é outro jogador que já não dá mais do que aquilo que hoje dá e, que é muito pouco, para jogar no Sporting.

      Wilson Eduardo é o tipo de jogador que eu acho que é bom para jogar numa equipa de média dimensão que usa como táctica preferida o contra ataque. Não digo que não pudesse vir a ser útil mas coloco muitas reticências.

      Por fim, eu digo-lhe que no principio desta época, eu fiz um comentário em que dizia que o relançamento da equipa B e desde que que essa fosse bem trabalhada, ao fim de 4/5 épocas o plantel do Sporting podia ser construído com mais de 70% de produto da casa. Agora não concordo nem acho que já existam bases para tal como o meu amigo o faz já para a próxima época. Acho que nesta altura a construção do plantel devia passar por ter no máximo uns 12 miúdos saídos da Academia e, o restante plantel, com jogadores experientes de qualidade, que venham dar essa mesma qualidade ao plantel (equipa) e ajudem estes jovens a crescer mais.

      Mas no entanto volto a referir que o meu amigo fez um bom comentário.

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 8:30 pm

      Eu entendo o seu ponto de vista Sr Lains mas, o futebol nao sao so estatisticas, e olhe que eu gosto muito delas…

      Mas, Joãozinho é caro, certo, então, negoceia-se com o Beira-Mar o passe do Salomão para troca por exemplo. Mesmo o Joãozinho sendo suplente, a entrada de outro jogador para o seu lugar seria mais um para se adaptar e coisa que o Sporting tem a menos para o ano é a adaptação de qualquer jogador.

      O Viola custou 4 milhões mas, não foi ao Sporting. Na Argentina ele era craque e certamente ainda é. Todos nós sabemos a demora de um argentino em se adaptar a Portugal. Portanto seria aposta para alternar a extremo com Labyad, Bruma e Carrillo e, em certos jogos, até para avançado centro/ponta-de-lança. Logo, mais um jogador que deveriamos manter a aposta. O Wilson é da casa mas, infelizmente, já provou que não é jogador para um grande. O Wilson num clube pequeno é um grande jogador, num clube grande é um pequeno jogador…

      Nuno Reis, gosto muito dele, e se Viola não desaprendeu a jogar futebol, o central português também não mas, para quê alternar Nuno Reis entre a A e a B se temos o Tobias Figueiredo? A posição de central sim, precisa de um terceiro central, tal e qual como Jardel no Benfica. Dai sugerir o Roberge que está a custo zero.

      Para mim o Salomão é tão bom como o Jeffren, a diferença é que um formou-se no Barça e outro no Real mas, de Massamá… Nenhum dos dois serve para o Sporting.

      Mas eu entendo o seu ponto de visto.

    • João Lains
      Posted Abril 29, 2013 at 11:26 pm

      Sim o que eu apresento seria o plantel mais fraco que o Sporting podia ter, porque eu nem falei em lacunas nem a idas ao mercado que necessariamente têm de acontecer. Eu só os integrei porque acho que podiam perfeitamente ter uma oportunidade na pré-época. Porque desperdiçar jogadores sob contrato para contratar outros que dão menos à equipa, acho que o Sporting não se pode dar a esse luxo na situação financeira que atravessa.

      E se repararam eu coloquei este seis jogadores à parte, o mais provável é serem vendidos ou emprestados novamente.

      Se somarem os a manter (12) e os promovidos (6) dá 18 jogadores. Os restantes para chegar aos 25 que formam um plantel seriam os reforços e além disso há ainda os que podem estar de saída (4). Se ainda sobrassem vagas então recorria-se a estes jogadores que regressam de empréstimo. Era aqui que eu queria chegar.

      GR: Rui Patrício, Boeck, Golas
      DD: Miguel Lopes, Arias
      DC: Rojo, Dier, Ilori
      MDC: Rinaudo
      MC: Schaars, Adrien, Zezinho, João Mário
      MAC: André Martins, Labyad
      MAD: Bruma, Carrillo, Esgaio
      AC: Viola
      PL: Rubio

      Faz um total de 20 jogadores, mas identificam-se rapidamente as lacunas da equipa. Rui Patrício ocupa a baliza e tem alternativas. A defesa podia ser Miguel Lopes, Dier, Ilori, Rojo, mas falta uma alternativa aos centrais e uma a DE. Existe o Rinaudo, mas falta uma alternativa. Existem soluções para número 8, mas não estranhava uma investida caso Schaars saia. André Martins deve ganhar o lugar a 10, se bem que era mais interessante ver outro jogador com maior chegada à área e capaz de marcar golos. Para o lado direito, Bruma e Carrillo, falta uma opção para o lado esquerdo. E claro dois homens para o ataque.

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 11:56 am

      O plantel que você fala é quase o q eu defendo.
      Arias é uma excelente alternativa a miguel lopes; dier é tao bom taticamente que preferia colocá-lo a trinco e colocar o nuno reis como 3º/4º central, o esgaio uma boa alternativa nas alas.
      Até digo mais, esse plantel com 2 avançados(ghilaz e outro) e um nr 10 e tinhamos um bom plantel.
      Por exemplo, emprestavamos o adrien e labyad para se valorizarem e traziamos(nas mesmas condições um bom avançado).
      Existe um no corunha em fim de contrato, fez mais ali(e a lutar para nao descer) do q o ricky fez no Sporting.

      Nao se esqueçam que o Sporting terá de se livrar dos ordenados altos e fazer contratacoes a custo zero.Nao inventem com o Elias, nem o posso ver á frente, ganha muito e o adversário joga com 12!

      Filipe Paulo

  • Anónimo
    Posted Abril 29, 2013 at 2:04 pm

    Bem, ir já à selecção, só se for pelo mérito destes últimos jogos, uma prenda por bom comportamento, mas era significativo ser chamado ao mundial (caso Portugal se apure, não é?), nem que fosse como 4o central (em vez do R. Costa). Obviamente que o Ilori com a margem que tem e mantendo-se o treinador/professor Jesualdo (nem que seja a manager, mas que continue na estrutura leonina), poderá tornar-se um caso sério no nosso futebol. Falta rejuvenescer a selecção, principalmente no eixo da defesa e meio campo, e esta geração leonina tem praticamente lugar garantido na selecção no futuro… Importante que não se "estraguem" e continuem a ser apostas, além do "querer" (ou não teimosia) do seleccionador. A questão do "estragarem-se" pode ser de várias formas: aliciamento para clubes de outros países com mais poder financeiro, mas que acabam por não vingar e depois acabarem no esquecimento (não me esquecerei do Pedro Mendes… a ver onde vai parar, pode ser que me engane), ou simplesmente mudar a estrutura técnica e deixar de ser aposta (o que é quase improvável, espero eu). Pena é que Dier já tenha optado pela selecção inglesa e o Zezinho pela da Guiné, mas há muitos mais (André Martins, por exemplo, acho-o o um génio).
    Já o Rojo, foi dos que costumava criticar pelas entradas que às vezes tinha ou uma ou outra falta de atenção que valaram golos (também me lembro de uma ou outra do Ilori ainda não há muito tempo), mas para se acertar primeiro tem que se errar, e felizmente que ambos já mostram grande acerto na defesa. Cheguei a dar por mal empregues os 4 milhões pagos aos russos para "roubar" o Rojo ao Benfica, agora só quero é que ele se mantenha por mais uns anos para ser vendido pelo menos pelo dobro (pode parecer exagero, mas se há centrais que saem por 10 ou até 30M, pq não este por 8? é preciso saber negociar…).
    Jesualdo mais uma época no Sporting vai ajudar a potenciar ainda mais jovens (além dos que têm jogado), como o João Mário, o Chaby, Fokobo, etc.

    Tiago Crespo

  • Mac
    Posted Abril 29, 2013 at 2:15 pm

    Concordo com esta opinião. Sinceramente, acho que o Sporting tem ali uma dupla, que pra além da juventude, consegue ser eficaz. Não me lembro de nos ultimos anos o meu Sporting ter tido tão boa dupla de centrais, e eu nem sequer gostava do Rojo até há uns tempos atras. Fez-lhe muito bem ter aparecido o Ilori, como fez bem ao Ilori ter o Rojo ao seu lado. Ambos se complementam. Agora é esperar que a idade traga ainda mais experiência, porque o futuro terá obrigatoriamente de passar por estes dois.
    Sem esquecer, o Dier que é um patrão! O futuro do Sporting em termos de Centrais esta assegurado. O Joãozinho também é competente, tal como o Miguel Lopes. Embora ache que o Sporting não está tão bem apetrechado nestas posições, e no meu ponto de vista estes serem os pontos fracos desta defesa.

  • Martucho
    Posted Abril 29, 2013 at 2:21 pm

    No prencipuo achei que o melhor para o SPORTING, era Rojo ser lateral, mais depois de uns jogos e com alguns erros pensei que deveria ser central, o seu jogar faz-me lembrar Pepe, e so tenho pena que no SPORTING, teve que aparecer ao mesmo tempo Rojo Ilory e Dier, por um lado é bom mais para o outro nao, porque penso que Dier é central de elite e meter tanto Ilory como Rojo nesta faze das suas carreiras e matar um deles, e so por isso intendo o porque de Jesualdo jogar com Dier a medio visto que nao sabe jogar mal em qualquer posiçao, e lembro que Ilory ja terminou um jogo a latetal direito, vendo por este lado, so nao estamos a formar bons centrais mais tambem bons polivalentes.

  • João G.
    Posted Abril 29, 2013 at 2:26 pm

    Tendo em conta que também dispomos de Eric, Rojo passava para a esquerda, o que não iria atrapalhar em nada a sua evolução, uma vez que faz muito bem o corredor esquerdo. Sendo assim, ficaríamos com Eric e Ilori como dupla de centrais, Rojo passaria para a esquerda, e na direita estamos bem servidos, Cedric tem recuperado a confiança e Miguel Lopes tem dado nas vistas pois sabe que precisa de mostrar serviço, caso queira jogar, uma "competição saudável, até podendo existir alguma rotatividade entre estes dois.

    No meu ponto de vista, o Eric é mais jogador a central e é lá que pode vir a ser uma estrela, apesar de realizar boas exibições no meio campo. Podíamos ponderar jogar com Rojo e Eric a centrais, mas eu não concordo, por dois motivos: primeiro porque o Ilori tem cumprido bastante bem, é um central rápido e sabe sair a jogar, não fazia sentido ir agora para o banco; e segundo porque continuo na minha, Joãozinho apesar de fazer exibições razoáveis está longe daquilo que Insua deu ao Sporting, então o outro argentino, Rojo, passaria para DE.

    Seguindo estes moldes o sector defensivo ficaria com: Cedric Soares, Miguel Lopes, Eric, Ilori, Tobias Figueiredo, Rojo, Joãozinho e Steven Vitória. As únicas aquisições que faria era a do Steven e Joãozinho. A do jogador do Estoril era importante porque é um jogador bastante possante, bom no jogo aéreo, tem 26 anos, dá nos alguma maturidade, é português, custo 0 e salário razoavelmente baixo. Apesar de tudo contrataria também Joãozinho, não irá deslumbrar mas tem melhorado e ainda pode melhorar bastante, uma alternativa credível a Rojo.

    • nando
      Posted Abril 29, 2013 at 10:38 pm

      Deixe lá o Tobias fazer uma época na equipa B e não queira já puxa-lo para a equipa principal.Tem que ser devagarinho de forma a que os miudos não se venham a perder.

    • André Machado
      Posted Abril 30, 2013 at 12:35 am

      O Tobias tem jogado na equipa B este ano, já fez inúmeros jogos ao lado do Pedro Mendes. O Bruma, Ilori, Dier, Fokobo, Esgaio e Zezinho, não precisaram de um ano na equipa B para chegar à equipa principal. Agora defendo que para o ano deve jogar pelos Bês e quando for necessário que suba, pois tem qualidade para isso.

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 12:05 pm

      Deixe-me discordar um pouco de si!
      Esses todos que falou fizeram 2/3 de equipa b numa liga tao competitiva como é a da 2ª divisão.Inclusivé chegaram a estar isolados no 2º lugar!
      A equipa B serve exactamente para:
      1 – dar ritmo de 1ª divisao(varios da equipa principal jogaram na b vindos de lesao)
      2 – os mais jovens crescerem e puderem errar sem ter a pressão da equipa principal.

      Qualquer jogador que nao tenha espaço no plantel principal, DEVE, passar pela b de forma a ser SEMPRE uma alternativa, em caso de lesao ou castigo, ao plantel principal.
      O Fokobo; o Esgaio e o Zezinho foram exemplos dessa alternativa, quando foram chamados á equipa principal nao comprometeram, muito pelo contrário!
      Já á muito digo que o Arias devia estar no plantel principal e que o carrillo devia estar na b tal como esteve o Rubio e o Betinho!

      Filipe Paulo

  • Emigra
    Posted Abril 29, 2013 at 2:49 pm

    belo artigo.
    Acho que sim, é uma dupla que tem tudo para dar certo, parecem complementar-se muito bem. 1 mais agressico e intimidador (Rojo), outro mais tranquilo e tranquilizador da defesa (Ilori).
    O grande desafio é manter os 2 para o ano!
    O Sporting dos últimos jogos é um Sporting entusiasmante, com mais meses de trabalho, poderia dar uma bela equipa. Mas para isso seria necessário manter a maior parte dos jogadores e isso nao parece ser possível!
    É com imensa pena que sabemos que o Sporting precisa de vender… sinceramente nao sei onde comecava.
    Há poucos óbvios, eg Jeffren, mas tb nao renderao muito. O Boulahrouz vai render 0, espero é que nao nos custe dinheiro!
    Há outros que tem que ser, apesar de muito custar, mas sao os que podem render mais (Patricio e Ricky vW).
    O resto adorava manter. Nao me venham falar do Capel… a verdade é que é dos poucos jogadores que assume sempre o jogo, nao tem medo de ter a bola nos pés, e como isso é importante numa equipa jovem meus amigos… além de que abana e mexe com os jogos, cria oportunidades, trabalha e sente a camisola.
    Rinaudo é o capitao e com jesualdo tem melhorado a olhos vistos.
    Schaars pode ser peca importante, a voz da experiencia na equipa.
    Quem sobra para vender?
    – labyad? seria uma pena, pois acho que há ali muito jogador, precisa é de trabalho para explodir
    – Carrillo: possivelmente. Excelente jogador, boa técnica, explosivo… mas tem a atitude certa?
    – quem mais?

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 29, 2013 at 2:54 pm

    Sorte não é de certeza, ainda ontem falei desta questão… é muito talento e ainda muito trabalho pela frente!

    Ilori como disse, surpreendeu-me, não dava grande coisa por ele, mas tem estado fantástico e tem características muito raras num central (aquele lance de ontem com Rondon foi o exemplo de como a sua velocidade pode ser importante), além da excelente impulsão e posicionamento. Tem a melhorar a agressividade (usar mais o corpo) e a concentração (pode estar a fazer um grande jogo mas de um momento para o outro às vezes tem algumas desconcentrações).
    Quanto ao Rojo, inexplicavelmente muito criticado (agora começa a conquistar adeptos) mas é muito bom mesmo, agressivo, forte no jogo aéreo, boa saída de bola, tem de melhorar o posicionamento.

  • Josta
    Posted Abril 29, 2013 at 2:59 pm

    Eu preferia ver jogar o rojo a defesa esquerdo. Apercio bastante a forma como joga a central mas o joaozinho nao me dá confiança nenhuma e acho q jesualdo poderia apostar no fokobo a central apesar da estreia no 11 nao ter sido a melhor

  • carlos
    Posted Abril 29, 2013 at 3:12 pm

    Boa tarde, acho um bocado exagerado falar-se em dupla maravilha. Pessoalmente gosto do que tenho visto de Llori, do Rojo nem por isso. Acho que é demasiado impetuoso, ferve em pouca água e por isso ter a quantidade de cartôes que tem. A seu favor tem a polivalencia mas honestamente (e para mim continua a ser um mistério um ir á seleçâo e o outro nâo) considero-o inferior por exemplo ao Otamendi. Mas sâo opiniôes.. muitas vezes tambèm nâo sabemos as histórias que estao por trás das convocatórias etc.. Nesta fase final de temporada estâo a fazer alguns bons jogos nesta fase mais positiva do Sporting e isso pode valoriza-los apesar da época (pelo menos de Rojo) ter sido negra. O Sporting deveria manter o jovem Llori e vender o argentino se finalmente aparece uma boa oferta. Para o seu lugar o Steven Vitória que parece já estar amarrado seria boa soluçâo.

  • Carlos Alves
    Posted Abril 29, 2013 at 3:15 pm

    Acho que esta dupla tem valor. o Rojo apesar de criticado por alguns jogos(lances) menos conseguidos esta a gora a mostrar que tem valor, para isso tambem é decisivo a maior tranquilidade que se vive em Alvalade.
    acredito também que este verão jogadores como o Rojo, Ilori, Dyer, Bruma, Patrício, vão ser muito falados e tentados para irem para outros clubes.
    esta Direcção (Bruno Carvalho) à qual eu reconheço competência, deve o mais rápido possível definir o plantel (entradas e saídas) para a próxima época:
    a meu ver teríamos como saídas certas:
    – Bojinov – Elias – Pranjic – André Santos – Turan – Diogo Salomão – Evaldo – Gelson Fernandes -Onyewu
    – Boulahrouz -Schaars – Adrien – Jeffren – Ventura – Miguel Lopes – Pedro Mendes – Wolfswinkel (já vendido)

    assim teriamos o seguinte plantel:
    GR – Patricio, Boeck, Golas
    DE – Joaozinho (negociar por 500 mil euros), King
    DC – Rojo, Ilori, Nuno Reis,
    DD – Cedric, Arias
    MDF -Dyer, Zezinho,Fokobo
    MOF – Andre Martins, HUGO VIANA,Labyad
    Ext – Bruma, Capel, Carrillo, Esgaio,
    AV – GILLAS, CORNELIUS, BALDÉ,Viola, Rubio, ,

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 29, 2013 at 3:32 pm

      Sr Carlos Alves, fico contente por incluir o Cornelius no Sporting. Sou um apreciador desse jovem dinamarques e acho que seria uma excelente aquisição.

      Discordo é em manter Capel, Arias, Reis e King. O Hugo Viana e o Amido Balde penso que não voltariam a Alvalade. Ghilas talvez um bom reforço mas, seria sempre talvez… Acho que se for para comprar no nosso campeonato, preferia o Mossoró e o Mateus.

    • João Vitorino
      Posted Abril 29, 2013 at 4:02 pm

      Acho que era uma terrível ideia vender o Santiago Arias, está ali um grande lateral direito…
      Só precisa de mais oportunidades na equipa principal, além disso ainda é jovem.
      Cumprimentos

    • João G.
      Posted Abril 29, 2013 at 4:43 pm

      É inacreditável, mas está o KIng para quê?? Não entendo, é sempre a bater no ceguinho, sempre a bater na mesma tecla, até chateia! O que o King é a mais que o Mica Pinto?? Porque é que se tem de desvalorizar sempre o português e só o estrangeiro é que é bom, parece uma obrigação, é de lamentar. Tem sido esta política seguida nos últimos anos, e tiveram de passar por uma crise tremenda para entender que o que têm na academia é bom e tem valor para o plantel principal. Eu sinceramente, ainda bem que o Sporting está a passar esta crise, caso contrário nem sei o que seria feito de jovens como Dier, Ilori entre outros…

    • João G.
      Posted Abril 29, 2013 at 4:49 pm

      E já agora não faz qualquer sentido mandar embora o Miguel Lopes uma vez que está a cumprir.

      Em relação ao Nuno Reis já mudei de opinião, tem feito jogos maus demais no Olhanense, sou de acordo que fique na pré época à experiência e depois logo se decide o seu futuro, caso convença.

      Rinaudo não é um espanto, mas tem sido um dos pilares do Sporting, tem mehorado qualquer coisa desde a chegada de Jesualdo. É miserável essa ideia de ter apenas Dier, Fokobo e Zezinho no meio campo.

      Hugo Viana não é médio ofensivo, Viana não joga a 10, joga a 8 quanto mais a 6.

      Labyad recebe 900mil e não faz metade do André Martins.

    • nando
      Posted Abril 29, 2013 at 10:44 pm

      E o Rinaudo??? É que ele nem está nas dispensas nem no plantel. Ok já sei, acaba a carreira.

      Agora a serio, com esse plantel era para lutar por quê??? Pelo meio da tabela ou pela manutenção???

  • Magno Neiva
    Posted Abril 29, 2013 at 3:34 pm

    Bem visto.
    Estes jovens estão a dar cartas. Acho que o que está a acontecer ao Sporting é, perante tantos cenários dantescos, a melhor coisa possível. Falta só renovar com o treinador ou definir já um que tenha consigo todos os dados necessários para continuar com estas apostas.
    Para estes miúdos, crescer nas posições sem a obrigação de fazerem melhor que os anteriores – sim, pois eles não têm obrigação de fazer melhor e não têm culpa de todos os outros centrais no passado terem sido tão maus e ser fácil fazer melhor – está a ser ótimo.
    Realço ainda uma coisa engraçada: O Sporting parece que até a nível de centrais começa a ganhar pontos na formação. Se antigamente era o Porto a dominar nessa área, hoje temos jogadores óptimos para essa posição vindos da Academia.
    Para a próxima época as escolhas para central podem passar por Rojo mais todos os miúdos da formação como o ILori, o Nuno, o Dier (aqui mais como joker) e Fokobo. O Pedro Mendes é que já vai para o Parma, senão podia bem ser ele o destaque nesta notícia…

  • José
    Posted Abril 29, 2013 at 4:02 pm

    Sérgio Tomáz

    Só um pequeno esclarecimento para conhecimento das pessoas… Está muito na moda falar-se de ADN e etc, contudo o ADN (ácido desoxiribonucleico) não se constrói a partir dos cromossomas, mas o contrário SIM! Ou seja, o cromossoma é que é onstituído por complexas proteinas, formadas a partir de sequências de moléculas de ADN…
    Cprmtos
    José

  • Rick Deckard
    Posted Abril 29, 2013 at 4:15 pm

    Bom. Volto a escrever o mesmo comentário que, por alguma razão, não apareceu da primeira vez.
    Excelente texto. Aliás, o Sr. Sérgio Tomás é alguém que aprecio ler. Se bem que este texto, tal como o sobre Eric Dier, é feito sobre um manto de certezas que me parecem completamente exageradas. Lendo este, mais o texto sobre Eric Dier, e lendo os comentários à vitória de ontem sobre o Nacional, alcançada nos últimos minutos, o que realmente é uma melhoria do que alcançá-las nos descontos, só posso achar que o Sporting para o ano vai lutar pela Champions mesmo que não chegue sequer à Liga Europa. Ou isso, ou então vai fazer muitos milhões de euros com a venda de tais pérolas que já atingem a adjectivação de "mitos". Isto parece-me mais coisa de quem gostaria como as coisas fossem, e não realmente como elas são. Obviamente que o clube da preferência do Sr. Sérgio Tomás salta à vista. É compreensível e aceitável. Mas também me parece coisa de quem não aguenta ficar mais comedido após 3 ou 4 vitórias, deixando a ilusão ultrapassar a razão. A realidade parece-me mais algo do género: as coisas estão tão más para os lados de Alvalade, que qualquer jogador que demontre estar um pouco acima da média, aguça a imaginação de alguém que gosta de escrita criativa. Estou em pulgas por um golo de Labyad, ou vê-lo fintar um jogador sem tropeçar logo a seguir, para vir aqui ler como estamos perante um futuro melhor jogador do Mundo.

    • João
      Posted Abril 29, 2013 at 4:59 pm

      Estes benfiquistas vêem clubismo em todo o lado.

      Ainda antes daquelas jogatanas do Gaitán contra o SPorting o Sérgio Tomás tinha feito um post a destacar a qualidade técnica do argentino.

      E também já vi posts do Salvio, Matic, Enzo, André Almeida, etc.

    • Pedro
      Posted Abril 29, 2013 at 5:04 pm

      Estão habituados a só ver Benfica nos jornais que quando encontram imparcialidade, isenção e algo sobre outros clubes ficam desorientados.

    • Rick Deckard
      Posted Abril 29, 2013 at 5:26 pm

      Sim, tinha feito e com razão. Imagino o que não escreveria sobre o Gaitan se ele fosse jogador do Sporting. E não creio que o Sr. Sérgio Tomás precise que alguém o defenda. Ele escreve para o público, tem que saber lidar com as críticas. Claro que os sportinguistas vão aplaudir o que ele escreve e, mais uma vez e tendo em conta a criatividade do texto, aplaudem porque vivem numa estranha ilusão. E Pedro, nem sequer percebi onde quis chegar com esse comentário. Se acha o texto imparcial e isento, então temos formas bastante distintas de pensar. Que eu saiba o texto está escrito como uma opinião de "Visão do Leitor". Não se pede imparcialidade nem isenção em opiniões de alguém que não faz do comentário desportivo o seu ganha pão. Nem tem que ser imparcial nem isento. Tal como eu, benfiquista, também não tenho que o esconder nos meus comentários.

    • Raiuga
      Posted Abril 29, 2013 at 6:18 pm

      Consigo perceber o que o Rick diz, em parte. Mas para se dizer tal opinião deve-se dar a concordância do contrário. Ou seja, tem-se assistido a muita bajulação do André Gomes (não direi que sem razão, mas parece-me desproporcionada) e a cautela em tal elevação surge amiúde com alguns benfiquistas e adeptos de outros clubes. Por esse motivo, percebo e compreendo o ponto de vista.

      Depois a não concordância com o contrário. Isto é, Ola John em meia dúzia de jogos era craque, já Labyad que não fez pior que o anterior na Holanda por não ter correspondido ao que se esperava já não vale nada. Já antes quando se falava que o Benfica o roubaria ao Sporting, voltou às antípodas da admiração do comum adepto benfiquista, mas, tais notícias não se confirmaram e passou a ser um jogador "normal". Ola John no Porto, ainda estaria a ser rotulado por adeptos adversários de nódoa e coisa e tal, tal como alguns que escrevem de Atsu por exemplo (não falo de Kelvin, porque não aprecio brincas-na-areia inconsequentes). Carrillo, por incrível que pareça, escapou a alguma onda de rebaixamento por parte de adeptos de outros clubes, apesar de na minha opinião ser demasiado imaturo para o talento técnico que apresenta (craque para mim tem que apresentar qualidade técnica e táctica, tipo Dier, por exemplo).
      Não tenho problema de admitir que nunca fui muito fã de Di Maria (na mesma linha de Carrillo) e falhei, nunca fui fã de Franco Jara e acertei, gostei muito de Gaitan quase nos primeiros jogos e acertei, gostei de Mora (e só no Benfica este menino não tem lugar, pois há excesso de opções com qualidade), nunca gostei de Kardec e continua banal, gostei de Urreta e tal como Mora, não foi aposta. Gostei de Witsel e ainda saiu melhor do que pensava, gostei de Matic (já no ano passado dizia que era muito bom "8") e errei e acertei, mostrou que era bom jogador, mas a "6", não acho Ola John nada de muito especial (Salvio é muito superior). Rodrigo é bom e sempre o deu a entender. Falando no Porto, Castro ainda não me convenceu, Atsu é muito bom, com mais maturidade e será belo jogador, James desde o início que se percebia que craque. Posto isto ainda não vi nada de Labyad que me dissesse que não é bom jogador. Acho que Carrillo tem mais a mostrar que o marroquino. Bruma já não deixa dúvidas assim como Dier. Ilory e Rojo estão a convencer aos poucos. Cédric nunca foi mau, aliás, nem o que se tem visto de Arias.
      Olho para os jogadores de todas as equipas e formo uma opinião para cada um deles, e nos mais jovens arriscamos ainda a "prever" o futuro. É o que o adepto normal faria. No entanto continua-se a ouvir as mesmas conversas que generalizam a qualidade dos jogadores pela prestação da equipa. E nesse sentido, o Sporting como está tão mal classificado não pode ter bons jogadores nem craques na forja. Já o Benfica e Porto tem-nos aos montes (não vejo muita malta do Porto a desvalorizar certos jogadores do Sporting, bem pelo contrário). É de assumir que o exagero que chegam certos comentários, deve-se a questões clubisticas e não a dados mais objectivos e concretos e imparciais.

      Posto isto, o Rick Deckard poderia então fazer o exercício de nos indicar que jogadores constantes do quadro do Benfica que seriam titulares no Sporting (pode esquecer o 11 base, já que esse é galáctico). Por exemplo, Urretta será superior a Carrillo ou Bruma? André Gomes melhor que André Martins? Desfaça essa curiosidade, e já agora demonstre que o inverso também é capaz de fazer.

      Cumprimentos

      Raiuga

    • Rick Deckard
      Posted Abril 29, 2013 at 11:05 pm

      Raiuga, para já agradeço a cordialidade em questionar-me. Eu não venho aqui com a varinha da verdade nem faço questão de tentar refutar os pontos de vista dos outros por dá cá aquela palha. Se leio algo que não concordo, comento dando apenas a minha opinião. Ao contrário do que possa pensar, e ao contrário daquilo que diz ser a opinião da maioria dos benfiquistas (que não é, ou pelo menos dos benfiquistas do meu círculo de amigos), não acho o André Gomes nada de outro mundo. Até agora apenas demonstrou ser um jogador regular, mais ou menos confiável, um bom suplente quando as pernas dos outros não aguentam. Tal e qual o André Almeida (algo me diz que este, para o ano, não o vamos ver muito. Posso estar enganado). Não vi ainda nada de especial ao Ola John nem digo que ele seja excepcional. Acho que, para aquilo que ele mostrou quando chegou, que mal sabia posicionar-se em campo em termos defensivos, melhorou bastante nesse aspecto. E acho que, para o que ele estava habituado, as tarefas defensivas desgastam-no demasiado, e isso nota-se quando tenta fazer mais de duas ou três arrancadas no ataque. Imagino que, para o ano e mais adaptado, possa corresponder melhor a nível ofensivo. Para já, evoluiu tacticamente, mas ainda não é nada do que realmente se espera de um jogador que custou 9 milhões.
      Lá por eu não concordar com a colocação em pedestais de alguns jogadores do Sporting, como estes dois do post ou como Dier, não significa que eu ache que o Benfica tem melhor. Uma coisa é tentar prever o futuro a um jogador promissor, outra é colocá-los já no patamar de mitos. E é aqui que, no texto, se percebe a cor clubista de quem escreve. Não tem nada de mal. É apenas uma evidência. O Benfica, se não tem vendido Javi e Witsel, talvez ainda não soubéssemos bem o que valeria Matic. Ou o que valeria Enzo no meio campo. Se eu soubesse o que eles valiam, e se o Benfica tem mantido Javi e Witsel, eu diria então: no 11 do Sporting, cabiam lá os suplentes Matic e Enzo Perez. Mas, lá está, eles agora são titulares porque os outros dois saíram. E ainda bem. Em Portugal é complicado ter um 11 muito forte, e um banco igual a nível de qualidade. Apenas porque quem fica no banco de um clube português, sabendo que é tão bom ou melhor dos que estão no 11, em pouco tempo põe o empresário a pressionar para tentar sair do clube. O Bruno César e o Nolito eram bons jogadores. Demasiado bons, a meu ver, para aguentar tanto tempo de banco. Daí que o banco do Porto seja a miséria que é. O do Benfica, graças à equipa B, conseguiu descobrir o André Gomes e o André Almeida, bons suplentes. Tem o Urreta, que não conta para o Jesus. (continua)

    • Rick Deckard
      Posted Abril 29, 2013 at 11:06 pm

      (continuação) Tem o Jardel, também bom suplente. O Rodrigo que, depois da época que fez o ano passado, está mais tempo no banco do que seria previsto, e daí que estejam sempre a perguntar ao pai dele e empresário se o jogador está feliz no Benfica. Porque, lá está, é demasiado bom jogador para estar no banco de um clube português. Ou seja, do banco do Benfica, o Rodrigo tinha lugar de caras no 11 do Sporting. O Jardel provavelmente não ia deixar que o Ilori fosse titular, não por ser melhor, apenas porque tem mais experiência. E o Aimar, em forma, jogaria de certeza no Sporting. Jogaria também no Benfica. Infelizmente para o futebol, o Aimar já não tem muito mais para dar num futebol competitivo.
      Mas isto é apenas uma opinião. E acho mesmo que Dier, Ilori, Rojo e outro qualquer que esteja de momento neste Sporting, não merece ser colocado na condição de mito. Sim, o Sporting está mal e não se deve desvalorizar um jogador por causa disso. Mas eu desvalorizo. Afinal, são esses jogadores que lá estão e que vestem a camisola do clube. Se eu me fosse lembrar de todas as "vedetas" que passaram pelo Benfica nos anos 90 e princípio deste século, o que prometiam e que depois deixavam um clube a lutar pela UEFA. E que eram quase levados em braços quando assinavam, e faziam um ou outro jogo melhor. E passado este tempo todo, já ninguém se lembra deles. O Edgar era o novo Futre, o Bruno Caires o novo Paulo Sousa, o Akwá o novo Eusébio. Primeiro sejam campeões pelo clube que defendem. Depois logo se vê se algum dia podem vir a ser mitos.

    • Raiuga
      Posted Abril 30, 2013 at 12:27 am

      Com base na sua resposta, devo admitir que o "tom" mais caústico do seu primeiro comentário dever-se-á mais que tudo a algum "desgaste" pela bajulação dos jovens que têm despontado no Sporting, e nem tanto a questões a clubisticas. Espero estar certo quanto a isto.

      Não sei se consegui ser suficientemente claro no meu comentário, mas denota-se uma dificuldade enorme da maioria dos adeptos, usarem o mesmo grau de exigência para aferir qualidade e potencial de um jogador de um clube rival em relação ao que fazem em relação ao seu clube. É transversal a adeptos de FCP, SLB e SCP. No entanto, tem-me aborrecido alguma "arrogância" das hostes benfiquistas pela bajulação (e aqui estamos sensivelmente de acordo) dos sportinguistas aos seus jovens jogadores. Esses mesmos adeptos optam por um diapasão para os jogadores do seu clube, idêntico ao que vêm criticar aqui neste mesmo post. Daí querer perceber qual a sua capacidade de abnegação do clube do jogador(es). Deveria ter sido menos ríspido no seu primeiro comentário, até porque exagera claramente na questão Labyad (já demonstrou enorme qualidade na Holanda, e é certamente jogador para muito mais, e quando o conseguir, obviamente que qualquer sportinguista ficará extasiado, pois nunca deixou de ser o craque que era… e isto é diferente de dizer, que será sempre craque… Veja-se Bojinov e o seu "desaparecimento" depois dos 20/21 anos…).
      Quanto à questão que lhe coloquei, a meu ver poucos jogadores dos suplentes do Benfica, teriam lugar garantido no 11 do Sporting, actualmente. E mesmo considerando o potencial (só olhando para os jovens, e ignorando Aimar p.e.), Rodrigo, Melgarejo a extremo, e não creio que haja mais nenhum. Alguns próximos da qualidade e potencial dos jogadores que o Sporting tem (no plantel, não no 11): Urreta, Mora, André Almeida, André Gomes, Cancelo, e pouco mais. Ou seja, jogadores que claramente a maioria dos Benfiquistas diz serem já bons jogadores e com potencial (e é mais ou menos verdade), não teriam assim tantas facilidades de entrar no plantel actual do Sporting, mesmo considerando que este recorreu a 5/6 elementos da equipa B.
      E é aqui que quero chegar.
      A maioria dos benfiquistas faz exactamente o mesmo, com estes (e mais alguns jogadores)jogadores do seu clube, que aqui vêm criticar os sportinguistas. A diferença está no nível de 5 jogadores que o Benfica têm que o Sporting não tem algum com qualidade idêntica (Garay, Matic, Salvio, Lima, Cardozo). De resto, não há assim tanta diferença… E nem vale a pena virem com a conversa dos pontos, que isso é muito relativo, principalmente nestas últimas épocas (aliás, sempre o foi, mas o Sporting tinha a questão algo mais equilibrada) em que outros factores (vários) vão ditando a diferença de regularidade.

      Cumprimentos

      Raiuga

    • Rick Deckard
      Posted Abril 30, 2013 at 4:50 pm

      Não posso falar pela maioria dos benfiquistas. Falo por mim. Acho exagerada todo o tipo de bajulação a jogadores que pouco provaram dentro de campo. O Di Maria, por exemplo, para começar a ser bajulado, necessitou de 3 anos. Acho apenas que são precisos mais do que os poucos jogos que as promessas do Sporting fizeram no nosso campeonato, para serem merecedores de tanta valorosa adjectivação. E digo o mesmo para os jovens jogadores do Benfica que vão fazendo alguns jogos na equipa principal. Para já não passam de bons jogadores. Quanto à questão do Labyad, digamos apenas que usei a expressão de alguns amigos sportinguistas que, quando este foi contratado, o imaginaram como futuro melhor jogador do Mundo. Não se trata de ser cáustico ou ríspido. Lembrei-me apenas dessas palavras e, tendo este sido um post colocado por um adepto do Sporting sobre jogadores do Sporting, referi-me ao Labyad dessa maneira. E acho mesmo que será uma questão de tempo para ver um post do Sr. Sérgio Tomás a dizer isso mesmo ou algo disfarçadamente do mesmo género. Logo se vê..

  • scp_fan
    Posted Abril 29, 2013 at 4:24 pm

    A forma como o Rojo ontem festejou o golo do Sporting demonstra muito do que sente… A raiva interior (em 4 clássicos foi expulso em 3), a fama de caceteiro, e toda a época acumulada, toda essa frustação descarregada num só momento!

    Gosto de ver este amor à camisola!

    SL!

    • V. Branco
      Posted Abril 29, 2013 at 6:36 pm

      Compreendem-se os festejos. De facto marcar um golo "à La Maicón" e ser validado é obra! Não é para todos.
      Pena não se ouvirem mais as carpideiras que durante uma semana não descansaram as gargantas!

    • Fábio
      Posted Abril 29, 2013 at 7:34 pm

      V.Branco fale do penalty nao assinalado sobre o wolfswinkel quando ainda estava 1-0 ou da agressao sobre o Capel, ah isso nao lhe interessa pois.
      Mas tudo bem, tirem nos os 2 pontos contra o Nacional e deem nos os 3 pontos contra o Benfica, ficamos a ganhar 1 ponto.

    • João Vitorino
      Posted Abril 29, 2013 at 7:41 pm

      Mais que as carpideiras do Benfica é impossível…
      Sinceramente, a hipocrisia é tanta que já nem se apercebem.
      Vão lá fazer DVD's mais o Rui Gomes da Silva para distribuirem pelos ministérios…

  • Miguel Militão
    Posted Abril 29, 2013 at 4:35 pm

    Vários temas dentro de 1 tema:

    – Química entre os 2: Existe, o SCP era um desastre, actualmente está melhor e não sofre golos com esta dupla facilmente como antigamente

    – Valor de mercado pelo qual se deve vender, aí já tenho opinião diferente, é verdade que Rojo é bom, mas para central já mostrou algumas debilidades… diria que um valor perto do dobro do investimento é de ser considerado. Quanto ao Ilori sim esse é irrecusável!

    – Dier ficou fora desta análise e não percebi porquê, pois é um miúdo excelente a DC e a médio não é nada de top, é mais um dos muitos bons, mas top top é a DC

    – Jesualdo, não percebo o porquê da benção do professor. Gosto dele enquanto coordenador do futebol jovem profissional mas não o vejo com capacidades tácticas para ser treinador de uma equipa de Top (demonstrou isso no FCP). Por mim pode ficar mas se se for embora, há outros muito bons no mercado…

    • LeãoAC
      Posted Abril 29, 2013 at 5:46 pm

      Só queria objectar à parte de JF. No porto foi tricampeão e era presença regular dos quartos de final da LC. Não percebo onde é que falhou.
      Estamos a falar da mesma pessoa? A crítica que lhe costumam fazer é que só ganha em clubes com uma grande estrutura…mas agora está a ganhar no Sporting.Já temos estrutura?
      Não sei se para o ano só vamos competir com o Real Madrid ,Barcelona e outros da mesma igualha;de outra forma porque não nos serve um treinador que foi tricampeão no porto?
      Mudar de treinador é sempre um risco.
      Devemos fazer o possível para manter JF.

  • Santos
    Posted Abril 29, 2013 at 4:39 pm

    Boa analise.
    Apesar disso penso que ter esta dupla se irá queimar um jogador excelente, Dier.

    Rojo tal como ganhou hábitos a central, poderia fazer o mesmo a lateral de onde é 'famoso' na Argentina.
    Veremos o que dá mas Dier a médio é quase um crime.

    • Saiyan
      Posted Abril 29, 2013 at 8:46 pm

      Rojo não tem as características ideais para um lateral esquerdo, basta reler o post. E Dier a trinco é mais seguro que Rinaudo.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 29, 2013 at 4:56 pm

    Devaneio é o próprio post. Dois ou 3 bons jogos (dando de barato que o foram) e o autor fala em mito(???), destino, comparação com grandes (nem todas) duplas de centrais do passado e do presente?
    Acho que devia colocar os pés na terra, cair na real como dizem os Brasileiros e aguardar pelo menos uma época completa antes de se pôr a sonhar. Isto sem querer negar o direito de o fazer (sonhar).

  • Lourenço
    Posted Abril 29, 2013 at 5:09 pm

    E recomeça o desvaneio sportinguista comum após qualquer vitoria.

    Falam destes jogadores como estrelas ou futuras estrelas, colocando-os num nível que só prejudica a sua evolução.

    Gosto do Iilori. É rápido e tem aquele ar de mau. Bom jogo de cabeça. Mas o lance com o rondon nao é um bom exemplo. Rondon deve ser mais lento que o Cardozo. Diga antes que tem os records de velocidade da academia. Mas note-se para muitos que este nem sequer é o central mais promissor do Sporting (o que é um elogio ao clube). Também nao concordo com a analogia ao Varane. Sao níveis diferentes. Um tirou o lugar ao Pepe. O outro só calca porque o pedro Mendes foi encostado.

    Sobre rojo nao podia estar mais em desacordo. É macio, lê mal o jogo, nao faz faltas quando deve, nao é forte na antecipação. Concluindo, fisicamente é promissor, mas um jogador nao se faz no ginásio.

    Por fim, o texto esta bem escrito. Título demasiado efusivo (percebi logo que era um leitor ).

  • Erik Santos
    Posted Abril 29, 2013 at 5:28 pm

    Mais um excelente texto como já é habitual.
    Esta dupla tem mostrado muita segurança e tem de ser a dupla para a proxima época, quanto à questão que vi em alguns comentários sobre o papel do Dier para mim é sem duvida central mas como esta dupla Ilori-Rojo está a funcionar tão bem acho que devemos valorizar o Rojo mantendo mais uma epoca a titular e depois vender e passar o Dier a titular, um pouco à semelhança do que tem sido feito com os centrais no F.C Porto.

  • Manuel Santos
    Posted Abril 29, 2013 at 5:42 pm

    Epá esta euforia sportinguista, enfim. Esta dupla de centrais sofre golos quase todas as jornadas malta. O Rojo não tem categoria para um clube grande a central, talvez a DE.

    O Dier sim, parece-me que pode ser de topo, agora Ilori é mediano e Rojo nem comento. O Ilori safa por ser português e estamos numa 'seca' de jogador português e por isso se valoriza um pouco mais, um pouco à imagem do A Gomes do Benfica.

    • Erik Santos
      Posted Abril 29, 2013 at 6:45 pm

      Se não és sportinguista porque vens comentar? Se não gostas desta nossa euforia tens bom remédio e comentar os textos sobre o teu clube.

  • LeãoAC
    Posted Abril 29, 2013 at 6:22 pm

    Gostei do texto.Rojo já falhou muito esta época,mas não foi só ele.Quem se salvou do naufrágio que foi esta época até há algumas jornadas?
    Concordo que Rojo,do ponto de vista individual,tem um conjunto excelente de características(velocidade,jogo de cabeça,boa técnica,raça,liderança…) e tem evoluído muito no que era o seu ponto fraco:a forma como lia o jogo,estando frequentemente desposicionado no processo e transição defensiva.
    Não parece o mesmo jogador e aí está o dedo de JF.
    Ilori tem todas as características para ser um grande jogador mas é mais inexperiente que Rojo.
    Mais fraco fisicamente,faz da velocidade e da antecipação as suas maiores armas.
    Não comete os erros de posicionamento que se viam em Rojo.
    Não esquecer que nos últimos anos Rojo jogava como LE e Ilori é um central de raiz que conhece perfeitamente o espaço que ocupa.
    Mas é um jovem e vai falhar, como já aconteceu, provavelmente mais falhanços individuais e não tanto posicionais(como se via em Rojo).
    Também concordo que, como dupla, parecem(como se diz) feitos um para o outro.
    Se for possível manter os 2 jogadores e continuar a apostar neles,podemos ter aqui uma dupla com grande futuro.
    Saberemos conviver com alguns erros que inevitavelmente surgirão?

  • Rui Amaral
    Posted Abril 29, 2013 at 7:35 pm

    Sem duvida que são uma grande dupla !

    talvez a mais jovem (e com mais qualidade para a idade) num clube grnade a nivel europeu

    FINALMENTE começam a perceber isto ! o Rojo tem tudo para ser TOP!

  • Manuel Beites
    Posted Abril 29, 2013 at 7:51 pm

    O Sporting, no meio desta tragédia toda teve uma sorte dos diabos.
    Sem meios para investir, que equipa teríamos se não houvesse Jesualdo Ferreira, uma fornada de talentos e alguns acertos na cegueira de Godinho Lopes?
    Jesualdo…um dos acertos do Godinho, veio no momento certo. A formação é o seu ambiente e se lhe não exigirem mundos e fundos é capaz de coisas do outro!
    A Academia, pouco profíqua nos últimos tempos, deu fruto no momento certo e o engenheiro, no meio da febril cavalgada de aquisições, acabou por acertar em meia dúzia.
    Resultado, o Sporting tem condições de apresentar na próxima época um plantel sólido e ambicioso quase sem gastar um tusto, com orçamento de contingência e facturação consequente!
    O Patrício vai à vida dele e que tenha muita sorte. Ficamos com o Marcelo e muito bem.
    Do lado direito com Miguel Lopes, Cedric e Arias, sem que seja obrigatoriamente esta a ordem, estamos muito bem servidos. Com Ilori, Rojo, Tobias, Dyer e Fokobo,o centro da defesa está garantido com quantidade, qualidade e polivalência. O lado esquerdo será a primeira interrogação. Arrisca-se com o Joãozinho, o King e a polivalência do Miguel Lopes e do Rojo?
    No meio campo, dentro deste 4*3*3, não vejo jeitos que o Labyad, o Adrien e o Jeffren se adaptem. Juntos ao Patrício fariam uma interessante facturação.
    Em sentido inverso o Elias encaixaria que nem uma luva a 8 e é nosso. Rinaudo e Schaars é para manter. Capel, também, apesar que o Bruma e o Carrillo não lhe vão dar grandes hipóteses.
    Dispensas? Boularhous…além dos emprestados, excepção feita ao Elias.
    Aquisições? Além de contar com a equipa B e juniores, um central craque em final de carreira com dotes pedagógicos para equlibrar aquela juventude toda, um trinco nas mesmas condições, um dez com características diferentes do André Martins, um extremo e dois avançados.
    Bons negócios? O novo Sporting é um clube apetecível para talentos emergentes e dignificante para ilustres veteranos.
    É só abrir a pestana.
    Bora Sporting!

  • nando
    Posted Abril 29, 2013 at 8:27 pm

    Eu não acho que seja uma dupla para manter.

    Tal como a Visão do Mercado o diz no artigo, existe muita gente que diz que o Rojo não é central e é um lateral esquerdo. Pois eu sou um deles.

    Acho que o défice na defesa do Sporting está no seu lado esquerdo da defesa apesar do esforço que o Joãozinho tem vindo a fazer para que tal não aconteça.

    Acontece que o Sporting tem no seu plantel o titular da seleção Argentina a lateral esquerdo e não está aproveitar o jogador nesse posto colocando um jogador inexperiente e sem escola no lugar.

    Para central apostava mais na dupla Ilori/Dier sem esquecer o Nuno Reis que esta época tem sido pau para toda a obra no Olhanense, tendo sido muito sacrificado com as constantes mudas de posição especialmente para lateral direito.

    Mas olhando para a dupla Ilori/Dier, também podemos chegar à conclusão que é uma dupla extremamente jovem e ainda com a experiência suficiente de futebol ao mais alto nivel apesar do valor dos dois jogadores.

    Seria preferível para o Sporting relegar o Rojo para o lado esquerdo da defesa com o Joãozinho como segunda opção e, o centro da defesa, a ser constituído por Ilori, Dier, Nuno Reis e a contratação de um central experiente com qualidade. O meu central de eleição seria o Coates que tem estado encostado no Liverpool e bem poderia vir por emprestimo.

    • André Machado
      Posted Abril 30, 2013 at 12:55 am

      Atendendo às prestações que vi do Joazinho no SCP, pois no Beira Mar só ouvia falar, e do Rojo na Argentina e no Sporting tanto a central como lateral, considero o Joazinho superior ao Rojo na lateral. Para mim Rojo é central, podendo jogar a defesa esquerdo. Aguardo as próximas exibições desta dupla, mas do que tenho visto tenho gostado.

  • Saiyan
    Posted Abril 29, 2013 at 8:45 pm

    Vender já o Labyad é o pior que podem fazer. Labyad pode jogar a 10 ou a extremo e tem um potencial enorme. Vender Labyad é um erro é uma pérola por lapidar o miúdo, tem muito para dar ainda e pode bem fazer a diferença no Sporting, quando e se o clube estiver também estável e a comunicação social parar de deitar a baixo o Sporting.

  • Pedro Vieira
    Posted Abril 29, 2013 at 11:18 pm

    Problema chama-se Dier…como conciliar os 3?

  • André Machado
    Posted Abril 30, 2013 at 12:01 am

    A minha visão do SCP 2013/2014

    Neste momento há várias possibilidades para o futuro Sporting, pois ainda não terminou a presente época, há muitos jogadores excedentários no plantel e principalmente emprestados que regressam e vão ser a principal preocupação dos dirigentes pois é neste ponto que vai residir a fonte ou não de rendimentos.
    Sendo assim o meu plantel é:

    Rui Patricio (nunca vender por menos de 15M); Marcelo Boeck; V.Golas (rodar na B).

    Miguel Lopes; Cedric (caso apareça uma proposta acima dos 2,5M vendia, pois temos ainda para esta posição o Arias, Esgaio e Dier).

    Jefferson; Joazinho (gastar no máximo pelos dois 1,5M; duas aquisições jovens, baixo custo e conhecedoras do nosso campeonato); Podendo ainda aqui jogar Rojo, M.Lopes, King.

    M.Rojo; Ilori; caso Boulahrouz saia contratava a custo zero o Roberge ou S.Vitória; T.Figueiredo(rodando pela B). Não gastaria dinheiro nesta posição pois ainda temos o Dier e Fokobo.

    F.Rinaudo; Eric Dier; Fokobo( rodar na B); e destes 3: Adrien, Schaars e Elias venderia a melhor e talvez a segunda melhor oportunidade de negócio pois considero os 3 com qualidade para jogar no Sporting essencialmente na posição 8 ou de interior e temos ainda Zezinho, J. Mário e Kikas.

    A.Martins; Labyad; F.Chaby(rodar pela B. nao se afirmou na B ainda devido a grave lesão, que talento não lhe falta).

    Capel; Viola; Bruma; Carrillo; R.Esgaio e Y. Medeiros(rodam na B) e ainda pode aqui jogar o Labyad.

    Hyun-Jun Suk; Ghilas e/ou Soudani/Bébé(extremo avançado); Rubio/Betinho(rodam na B). Esta é a posição que eu realmente investiria pois considero que está aqui a chave do Sucesso.

    Os jogadores que não mencionei aqui e têm contrato obrigatoriamente tentaria realizar alguns encaixes, dispensaria, emprestaria e em último caso rescindia.

    Recorri somente a contratações da 1ªLiga Portuguesa, para não correr riscos desnecessários, com jogadores jovens e que já demonstraram qualidade e capacidade para dar o salto. É um plantel sem cometer loucuras, equilibrado, apostando na formação e com grande margem de progressão.

    • Rui Amaral
      Posted Abril 30, 2013 at 2:56 pm

      nem mais faria tal e qual o mencionado
      excepto vender o Cedric pois acho que tem grnade potencial!

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 30, 2013 at 1:04 am

    Só um aparte, pelos vistos quase todos concordam queo Dier é melhor a cecentral? Porque raio não podemos ter 3 bons centrais? Quem vos diz que não podemos jogar mesmo com os 3 e jogar com laterais ou medios numa linha mais adiantada do que a defesa? Éramos os primeiros por acaso? Dier ao meio, Rojo descaido para a esquerda, Ilory para a direita, Miguel Lopes a direita dava muita profundidade e quem sabe Schaars a esquerda? Rinaudo M.D. Andre Martins M.O Bruma Esq. Carrillo (ou Capel) Dir. Gillas(ou outro) P.L. ao contrário do que muita gente pensa isto não era uma tactica defensiva e até ao nivek das bolas paradas era muito forte. Mas este nem era o meu ideal, agora quando eu disse a meses atrás noutro post que a fome ainda ia dar em fartura, houve quem duvidasse, quem não via (vê) qualidade no Rojo ou é cego ou é cego, fosse ele dos frutinhas ou capeloes e tinha 2/3 amarelos e o SCP menos 10/15 golos sofridos, basta ver os casos do Super Maxi, do Matic, Luisao, Mangala, etc….Por ai fora, agora culpar esta dupla pela péssima epoca do SCP so pode ser dor de cotovelo, ninguém se lembra das épocas de inicio do Luisao? O Garay é bom central sim Sr. e por acaso o Bruma nao o partiu todo pelo meio (nao tivesse o Matic a pestana aberta e ai ai.. ) o SCP nao tem a melhor dupla da Europa, nem tao pouco do pais, mas que tem nos seus quadros 3/4 dos potencias melhores do futuro ninguem tenha duvidas e eu nao digo isso agora, digo isso à muito e contra muito sportinguista que aqui e na sociedade onde me insiro diziam que o Ilory por exemplo era uma nodoa… cont..

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 30, 2013 at 1:14 am

    …Cont mas agora vêm dar-me razao, o português tipico gosta de dizer mal de tudo e todos e quando nao tem argumentos diz mal de si próprio, assim estao os sportinguistas, o Sporting pode ter uma opurtunidade de ouro de corrigir muitos erros do passado e poucos se podem dar ao luxo de o fazer com tão poucos custos como nós, esta é a face visível, mas existem mais 2/3 jogadores excecionais para entrar nesta luta, bem como mais 8/10 bons jogadores para dar uma ajuda pois não pode ser tudo crack's, nao temos assim tantos. Nós nao podemos ganhar a quase tudo e todos até aos 18 anos e depois dar em nada, temos que apostar, sr somos bons? Somos, a prova disso é que nao sei se ha plantel da 1a liga sem que tenha 2/3 jogadores que tenham passado por Alvalade, mas entao as nossas dispensas sustentam a 1a liga e com is melhores nao ganhamos nada? Algo esta mal? E o que estava mal é que subir um junior não dá comissões, ja contratar um enche os bolsos a muita gente, aprendamos com os erros senao vamos desaparecer do mapa….

  • Andre Carmo
    Posted Abril 30, 2013 at 2:00 am

    Espero que quando eles errarem, pq vão errar, se lembrem destas palavras de apreço que tem sobre estes dois jovens centrais e os apoiem e não os mandem para baixo, essa atitude é essencial para o nosso sucesso nunca se esqueçam de os apoiar nos momentos difíceis tal como os apoiam nos momentos bons..Se conseguirmos mudar essa atitude como adeptos teremos um grande futuro pela frente e acredito plenamente que vamos restaurar o bom nome do Sporting que quer queiram quer não desde o tempo do nosso presidente João Rocha tem estado arredado do seu lugar
    Força Sporting!

  • Kingston_21
    Posted Abril 30, 2013 at 1:53 pm

    Acho que foi uma questão de sorte, pois se o Ilori não tivesse de ser chamado à equipa principal (note-se que não foi chamado devido às exibições, foi porque outros estavam castigados) provavelmente não se iria descobrir tal dupla. No entanto, acho que sim, forma uma boa dupla. Sinceramente gosto mais de ver o Ilori jogar do que o Rojo, mas que têm feito uma boa dupla sim, têm feito. Porém, ainda é cedo para tirar mais conclusões. A meu ver, deveria ser o Ilori e um jogador mais velho (sempre gostei de ver dois centrais, um mais velho e um mais novo) mas nada de Bouhlarouz, pois esse já não o mesmo que foi chamado para jogar no Chelsea.

Deixa um comentário