Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Florentino Luís no Mónaco

Não tinha lugar nos encarnados? Passou de ser um ‘Polvo’, que impressionava pela maneira como recuperava a bola e ocupava os espaços, para desaparecer por completo das opções com Bruno Lage. Chegou Jorge Jesus e esse cenário também não mudou. Talvez as suas dificuldades no passe tenham conduzido a isto, mas é surpreendente a forma como foi gerido. Neste sentido, esta opção, pelo menos para o médio, é a melhor neste momento (não fazia sentido estar mais um ano parado). Veremos é se Jesus fica satisfeito com Weigl, Taarabt, Gabriel e Samaris, ou se irá pedir mais uma opção.

O Benfica emprestou Florentino Luís ao Mónaco até final da época, sem opção de compra. O médio, de 21 anos, ainda não tinha sido utilizado em partidas oficiais por Jorge Jesus, sendo que ao todo ainda só fez 5 jogos em 2020, e 3 deles já com Veríssimo como treinador.

73 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:22 pm

    Perdeu espaço com Lage mas pode dar um novo Fejsa. Excelente profissional e parece tambem ser uma pessoa muito humilde. Boa sorte miúdo e tudo de bom. Volta daqui a um ano!

  • Fantantonio
    Posted Setembro 25, 2020 at 5:19 pm

    Acho que os benfiquistas devem ficar desapontados com a decisão se de facto é melhor do que os que lá estão, mas se o treinador não lhe ia dar assim tantos minutos… Ir para o Mónaco jogar e pegar de estaca, sem opção de compra, acho que é um movimento inteligente e pode beneficiar todas as partes porque mesmo que volte para o Benfica e não seja um jogador para manter e dar proveito desportivo, de certeza que vai estar cotado lá fora para uma transferência assinalável. Ao ficar no plantel com o JJ, não sei se teria condições para isso acontecer, face ao que ele próprio diz aqui.

  • Mantorras
    Posted Setembro 25, 2020 at 5:06 pm

    Toda a gente rasga JJ quando a culpa nao e dele.

    Recuando no tempo, Tino perdeu espaco com Lage e ja ai se falava em ser emprestado (Dezembro). Fui da opiniao que nao precisava sair a pressa, ficava, treinava, melhorava, seria jogador de plantel, e no ano seguinte, se a falta de oportunidades continuasse, entao saia no verao. O que esta a acontecer? As coisas nao evoluiram favoravelmente a ele, e o miudo nao quer ficar parado. Simples. Ninguem o correu e claro que mesmo com JJ ele teria minutos, mas os que ele quer e precisa, e agora sim, ja achava e acho que para ele o melhor e sair. Neste caso, faz algum sentido manter o jogador? Claro que nao. No Monaco, porque nao sei se jogara sempre, o clube nao esta num grande momento, mas gosto que seja na liga francesa e sem opcao de compra.

    Neste 442, acho que as pessoas tem memoria curta e esquecem-se quao facil era as equipas fecharem-se, saltar na pressao mal a bola entra no Tino, abafando-o, e condicionando todo o jogo do Benfica. Ele nao conseguia ser eficaz com bola. Se noutro sistema ou com outra companhia poderia ficar e ser titular? Claro! Mas essa solucao, vale para o Tino, como vale para os outro “6s” do plantel.

    Weigl sofre do mesmo, mas ao contrario, na saida nem tem comparacao (alguns curtem desvalorizar o Weigl com bola, mas so mostram o quao haters sem sentido conseguem ser), so na postura corporal dele nota-se a seguranca e conforto com bola, nem tem comparacao. Claro que depois, nao tem nem metade da capacidade do Tino de recuperar bolas, de encher o campo… mais uma vez, um 6 que nao encaixa bem neste 442, pelo menos, sem o 8 certo.

    A solucao ser Gabriel entao… faz-me rir. E um daqueles remendos dos chineses que metes na roda da mota, mas sabes que precisas mesmo e de um pneu novo. Nem sequer um 6 ele e… uns dizem que ele tem intensidade, mas ele so se for a ir a frente ou a fazer faltas disparatadas para vermelho, porque depois vir para tras e mentira. Outros falam no passe dele, mas ai bastaria ver as stats e acabava a conversa… os passes comecam na luz e acabam no fosso de Alvalade, Gabriel e um 8, e mesmo como 8 e bom para o Leganes, porque no Benfica, a bola rola no chao… Tem a estaleca mental do Taraabt, farta-se de perder a cabeca, e alem disso, anda sempre lesionado, mas e fetiche de muitos, porque mete efeito na bola… sao ideias. No ultimo jogo viu-se que nao inventou metade das vezes, e viu-se tambem que como 6 e insuficiente, mas como ganhamos, vamos esperar para ver.

    Preferia ver sair Samaris, Weigl ou Gabriel abrindo espaco para Tino (ate porque se injectava dinheiro, ou poupavasse mais em salarios), mas sem esse espaco, entendo perfeitamente que o jogador queira ir embora, e sendo assim, eu tambem o deixaria ir.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 25, 2020 at 5:05 pm

    Agora só falta o Jota e o Nuno Tavares saírem também.

    Em ano de Europeu sub21, se ficarem no Benfica não vão jogar e arriscam-se a perder o comboio.

  • TiagoLopes
    Posted Setembro 25, 2020 at 4:05 pm

    O Bernardo também não tinha cláusula…

  • Kacal
    Posted Setembro 25, 2020 at 2:03 pm

    Mais valia o Benfica admitir o erro e vender Weigl, nem que fosse por metade do que pagou. De certeza algum clube alemão pegaria nele. E apostavam forte no Florentino, acho que seria o #6 ideal para acompanhar Taarabt e dar-lhe mais liberdade criativa, inclusive.

    • Nazgul
      Posted Setembro 25, 2020 at 4:10 pm

      O Benfica é o rei dos estatutos cepos … Pizzi, Almeida, Weigl agora até parece que acrescentaram esferovite …

      • Kacal
        Posted Setembro 25, 2020 at 11:27 pm

        Realmente o Benfica tem alguma teimosia em libertar certos jogadores perdendo o timing de o fazer ou admitir que simplesmente não servem e vender, estão a prejudicar o colectivo com a insistência em Weigl, a meu ver.

  • Andrezinho14
    Posted Setembro 25, 2020 at 1:27 pm

    O SLB sofreu apenas 1 golo de bola corrida nos 627 em que teve Florentino em campo, na #LigaNOS

    Um mal menor ser emprestado sem opção de compra. Assustei-me quando vi o destino e imaginei 15M a entrar nas contas.
    É o meu 1º grande erro de pensamento quando Jesus assinou. Para mim tinha (E TEM) tudo para assumir aquele lugar de 6 que Jesus gosta e já se nota no Benfica. Não tem passe vertical? Não senhor, nem tem o Weigl. Muito melhor que Gabriel no preenchimento do espaço e na recuperação e é um jogador invisivel, num papel ingrato mas que foi essencial na melhor fase do Benfico. Deixo só esta frase acima do GoalPoint a 15 de Julho e ainda alguns dados como melhor média de intercepções do Benfica, recorde de desarmes num jogo e uma média superior a 8 recuperações de posse por jogo.

    Miúdo que vale muito mais que o que a maioria pensa. Que volte mais forte e mais completo porque a base dele já é enorme e merece ser valorizada

    • Chico
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:39 pm

      Esse dado estatístico é incrível e diz muita da enorme mais-valia do Florentino. Tenho muita pena que saia.

  • Chico
    Posted Setembro 25, 2020 at 12:57 pm

    Estou triste com isto! Florentino é craque, muito craque. Ter Gabriel e Tino para 6 era melhor do que ter Gabriel e Weigl, muito melhor. Sem bola dá imenso à equipa, é um polvo, com ela é um jogador tranquilo, não vacila, apesar de não criar. Sou fã e tenho a certeza de que vai ter uma grande época em França. Felizmente vai sem opção de compra.

  • Ulisses O.
    Posted Setembro 25, 2020 at 12:11 pm

    Só de me lembrar dos rumores que davam como certo haver interessados em pagar uma pipa de massa por este jogador… enfim…
    Se foi verdade, então o Benfica fez mal em não vender. Se foram rumores plantados para aumentar o valor do jogador (como acredito que tenha sido), então de nada valeu.
    Vi-o jogar poucas vezes. Das que vi, pareceu-me um jogador com algumas qualidades, mas nunca para os milhões que se falava. Mas não quero ser injusto, porque de facto não tenho um conhecimento profundo. Com JJ seria impossível singrar no Benfica, isto indo ao que é a preferência por jogadores mais maduros. Só um fora de série poderá ter alguma hipótese de ser lançado (e mesmo assim, temos o exemplo do Bernardo Silva).

  • troza
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:52 am

    Que tristeza… fica Weigl e sai Florentino? Enfim…

    Isto quer dizer que sempre que Gabriel estiver lesionado o Benfica vai sofrer 4x mais golos e vai ser uma equipa de meio da tabela. Que miséria…

  • Silver
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:51 am

    Considero um bom negócio dentro do possível. O Benfica neste momento quer valorizar Weigl dado o investimento. Este empréstimo, para além de render uns milhões ao Benfica (taxa de empréstimo + ver-se livre do salário durante 1 ano), vai proporcionar ao Florentino mais oportunidades para jogar, desenvolver o seu jogo, evoluir com calma (sem a pressão dos treinadores de bancada), isto tudo numa liga melhor que a portuguesa. Tenho a certeza que no próximo ano voltará.

    Terminando este processo, faltam ainda tratar de 12 dossiês. Lema, Alfa, Cervi, Krovinovic, Chiquinho, Seferovic, Vinícius, Ferreyra, Dyego Souza, Jota e Tomás Tavares (estes dois últimos emprestados, no mesmo molde que o Florentino). Assumindo os valores do transfermarkt + taxas de empréstimo, representaria um total de cerca de 70M. Daria pelo menos para trazer Gerson.

    • Reckless
      Posted Setembro 25, 2020 at 7:45 pm

      Concordo plenamente! Aliás, num 4-4-2 Florentino nunca poderia ser opção. É esperar que se desenvolva ofensivamente para se poder contar com ele para o próximo ano. A nível defensivo é um autêntico polvo mas ainda precisa de evoluir o seu jogo ofensivo. Bom negócio da parte do Benfica.

  • Enzo Pérez
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:48 am

    Começava a haver uma base sólida de jogadores oriundos da formação e pouco a pouco tudo se esfumou, descaracterizando totalmente o plantel. Florentino, Gedson, T. Tavares e Jota, pelo menos estes, deviam continuar no plantel, a jogar sempre q houvesse oportunidade (e para isso o plantel ñ podia ter os 28 ou 30 jogadores pretendidos pelo treinador). Ao invés, são mandados borda fora sem qq contrapartida de relevo para o clube. Sobra apenas o R. Dias, mas tb este deve ter os dias contados (N. Tavares – o pior de todos – e Ferro servem apenas para enfeitar e fazer de conta q se aposta na formação, pq raramente irão jogar). Ainda por cima o plantel fica apenas com um médio defensivo de raiz (Weigl), sendo que o Samaris tem lesão crónica (deve parar durante meses) e o Gabriel é uma adaptação (e também se lesiona com frequência). É um plantel completamente desequilibrado. Mas nada de surpresas: é JJ igual a si mesmo e LFV sem qq rumo ou projecto.

    • Reckless
      Posted Setembro 25, 2020 at 8:04 pm

      Não percebo estas críticas… No ano passado queixavam-se de falta de investimento e este ano queixam-se porque elementos que já não contam desde a altura do Lage estejam a ser vendidos/emprestados… Por amor da santa… Este ano finalmente investiram como já deviam ter feito há mais tempo e são alvos de crítica da mesma…

      Eis um onze da formação para se disputar o 3º lugar com o Braga e com o Sporting:
      Zoblin (infelizmente já foi vendido porque é daqueles que não engana)
      Tomás Tavares (recordista de fazer a equipa sofrer mais golos com ele campo e portanto, é manter e dar titularidade)
      Rúben Dias
      Ferro (como os cones que eles usam nos treinos não contam como jogadores da formação temos o grande Ferro para ser opção)
      Nuno Tavares
      Florentino
      Gedson (que quando saiu do Benfica parecia um puto que tinha acabado de entrar no secundário)
      Jota (É um brinca na areia… Mas afinal futebol não é entretenimento? Então é dar minutos ao artista. Levantar taças? Nada disso, um gajo gosta é de ver os jogadores a fazer fintas no campo)
      Diogo Gonçalves
      Gonçalo Ramos
      José Gomes (Ainda hoje não superei esta venda… Então não é que venderam o novo Lewadowsnki do seixal?)

      Enfim… às vezes chegam a ser ridículos…

      Nunca me devia ter dado sequer ao trabalho de responder. Quem diz que o Nuno Tavares, que tem 20 anos e já mostrou em alguns jogos que pode vir a ser um caso sério, é o pior deles todos não merecia sequer ter direito a comentar…

      • Enzo Pérez
        Posted Setembro 25, 2020 at 10:48 pm

        Para dizeres esse chorrilho de estupidezes estavas de facto melhor calado. És tu a dar bitaites e o Nuno Tavares a ver os adversários passar por ele.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:36 pm

      o que interessa é ganhar as eleições em #OUTubro, o projecto, a formação que se lixem…

  • RomeuPaulo
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:34 am

    Na minha opinião é claramente um erro.

    Florentino seria titular neste Benfica ao lado do Weigl, o que permitiria aos 4 da frente terem mais liberdade para atacar a baliza sem necessidade de se preocuparem tanto com os equilíbrios.

    • Shon Michaels
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:00 pm

      Isto. Tenho dito várias vezes que seria o modelo ideal no meio-campo centro (na teoria, teria de ser testado obviamente, porque nunca vimos a acontecer) dado que Weigl sozinho não tem tanta mobilidade defensiva, nem intensidade, quanto o Florentino, mas Weigl poderia complementar mutio bem a saída e circulação de bola do Florentino (muita gente critica esta vertente do seu jogo, eu acho bastante razoável até… bem pior o Samaris ou Fejsa).

      Adicionalmente, mais uma nota negativa para a gestão de plantel do senhor Judas e do seu tio Vieirão, não me parece que o Florentino ganhe assim tanto que se vá poupar em salários, ficamos sem o unico 6 da equipa e que possivelmente tem menos hipoteses de valorizar numa equipa nova (onde é desconhecido) e amplamente instável, com treinador bem mais fraco que o Judas e num campeonato novo. Posso estar enganado, mas a história dá-me estas expectativas.

      PS: fala-se que o Benfica precisa de um 8 – dá-me vontade de rir quando temos Weigl, Gabriel, Piçi, Chiquinho e KROVINOVIC que veio de um grande Championship e nem sequer teve hipotese na pré-época – e um central (Jardel, Ferro, o flop Morato, enfim, para aquecer banco qualquer um vale). O que realmente precisamos é de um defesa direito, porque não temos, temos duas amostras de jogador (nem vou discutir o benfiquismo do Almeidinhos, que deve estar o mesmo que o meu e claro que é bom suplente e capitão nas redes sociais).

      Saudações Benfiquistas

      • RomeuPaulo
        Posted Setembro 25, 2020 at 6:30 pm

        Mais importante que um defesa direito é um defesa esquerdo, o reforço da lateral esquerda deveria ser prioritário.

        Almeida ainda oferece alguma qualidade a defender e no ataque oferece largura ao jogo, o Grimaldo, apesar de ter mais qualidade com bola, é muito mau a defender e a atacar faz sempre movimentos interiores, afunilando ainda mais o ataque.

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:31 am

    Para a Benfica SAD é um excelente negócio, coloca um activo que não conta desportivamente numa boa montra e sem opção de compra, podendo sair valorizado. Para o jogador é também excelente, vai poder jogar num contexto competitivo elevado e não estar um ano so a treinar. Para a equipa é que já não sei se é assim tão bom, é um jogador que poderia ser muito importante, pessoalmente prefiro Florentino ao Samaris por exemplo. Nem comparo com o Weigl porque sao completamente diferentes. Aliás o melhor Benfica dos últimos 3 anos foi com florentino no onze (segunda metade de 18/19). Tem problemas ao nível do passe? O Javi Garcia também e era indiscutível com o Jesus.

    • LevonAronian
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:17 pm

      O melhor Benfica foi com foi com Samaris e Gabriel no meio campo, Florentino entrou por causa da lesão de Gabriel e o nível baixou. Dito isto, neste sistema em que há um 6 e um 8 mais declarados (com Lage era duplo pivot), acho que tinha mais condições para ser importante

      • BrunoAlves16
        Posted Setembro 25, 2020 at 2:54 pm

        O nível baixou mas pela saída do Gabriel do que pela entrada do Florentino, esse decréscimo deveu-se mais, na minha opinião, à passagem de Samaris para 8, não tanto pela entrada do miúdo. Aliás considero Florentino muito mais jogador do que Samaris, não compreendo bem o apreço dos benfiquistas por este jogador, mas também não é o meu clube portanto não tenho de perceber. Ok fala bem português, é voluntarioso e esforçado, e (dizem as senhoras) é muito bonito, mas é limitado tecnicamente, não acrescenta nada ofensivamente, não tem chegada à àrea, ao nível do passe não é melhor que o Florentino e já mostrou algumas vezes ter um carácter no mínimo duvidoso. Isto para dizer que o Florentino ser preterido pelo Samaris para ficar no plantel faz-me um pouco de confusão mas o Jesus é que sabe e sabe de certeza mais do que eu.

  • MuchoG
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:14 am

    Uma equipa com objetivos de ganhar o campeonato e ir longe na Liga Europa ataca a época com um meio campo composto por Taarabt (já se lesionou), Gabriel, Weigl e Samaris. A juntar a isto ainda não há uma alternativa aos centrais, um dos quais tem 33 anos.

    Não se admirem se virmos JJ a rodar a equipa em Fevereiro na Europa resultando numa eliminação, mas hey, precisamos de mais avançados, certo?

    Quanto ao Florentino, vamos ver se joga ou não, mas duvido muito que volte a jogar pelo Benfica. Ou este empréstimo corre bem e o Benfica tenta negociar (mesmo sem cláusula de compra até já pode ter algo acordado com o Mónaco, é muito estranho um clube como este andar a a valorizar ativos do Benfica sem retorno) ou não corre bem, regressa e é emprestado outra vez. Se JJ não gosta dele agora não vai gostar para o ano.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:41 pm

      O problema destes empréstimos é que o clube receptor não tem qualquer vantagem em valorizar um activo que não lhe pertence. Isto é apenas demagogia, o JJ nunca vai apostar na formação e o LFV arranjou esta tanga, para enganar os sócios até outubro.

      O Gedson já nem é convocado e o Florentino irá ser encostado… assim é destruido o futuro meio campo do Benfica.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:14 am

    Ora vamos lá por os pontos nos is..

    O Florentino tem características que não se adequam muito a um 442. O Florentino é praticamente uma cópia de Fejsa. Jesus já jogou assim no Benfica, mas parece que agora não chega e entende-se porquê.

    O Florentino é excelente no desarme, a destruir o jogo do adversário e a recuperar bolas. O problema vem depois, com a bola nos pés. Florentino não tem construção, não tem drible, não queima linhas em progressão ou em passe, não tem golo. Florentino limita-se a passar a bola para trás e para os lados. É um ótimo jogador para 4141 ou 433. Ofensivamente é uma nulidade. Neste sentido a opção de Jesus é totalmente compreensível, já que ele não abdica de jogar com dois avançados.

    O que não é compreensível é quando olhamos ao rendimento dos jogadores e vemos que, por exemplo, Florentino já mostrou muito mais que Weigl no Benfica, e quem joga é o alemão. Ou Samaris, que também é limitado ofensivamente e fica no plantel .. Florentino é um grande jogador, só lhe falta explodir.

    O mesmo se está a passar no ataque, com as ” dispensas ” de Vinícius e Seferovic, jogadores fracos de drible, de segurar a bola, de mobilidade, de ir à linha, de recepção, de combinações e até mesmo no jogo aéreo… É preciso mais. Eu concordo com Jesus, vamos ver se ele é coerente.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:43 pm

      Para os defensores da nulidade JJ tudo serve para desculpar a sua incompetência.

    • Pedro Almeida
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:35 pm

      Ele jogou inúmeras vezes em 4-4-2 durante a formação com Gedson a 8. Não entendo esta questão.
      Se tem falhas no seu jogo? Sim, mas também não se chama Manel e tem de nascer 10x.

    • Francisco Torgal
      Posted Setembro 25, 2020 at 11:29 am

      Com todo o respeito, discordo da primeira parte. O Florentino para mim é um tipo de médio que encaixa bem num 4-4-2, pois como dizes faz de Fejsa (e acho que não constrói assim tão mal nem é péssimo com a bola nos pés como se diz).

      É o típico médio que joga ao lado de um 8 transportador de jogo ou mais box-to-box, como o Renato Sanches era cá (seria 1 parceria interessante no meio-campo)

      • Marcio Ricardo
        Posted Setembro 25, 2020 at 3:33 pm

        São maneiras de ver o futebol. Para mim, uma equipe que joga em 442 tem que ter os médios centro a saber atacar e defender. Mas isso sou eu… E é bom lembrar que o 442 de Jesus em jogos internos muitas vezes se transforma em 424, o que ainda dá mais importância de ter um seis que seja vertical, que saiba fazer um passe a rasgar, etc..

        • Francisco Torgal
          Posted Setembro 25, 2020 at 7:15 pm

          Para mim pode ser como dizes mas médios de 4 4 2 do JJ costumam ser um 8 e um “destruidor” de jogo estilo Fejsa ou Matic. Tanto que ja jogámos com Pizzi e Fejsa.
          Desde que haja coesão e equilíbrio pode ser uma dupla tipo Vidal Naingollan ou Tino Taarabt. Não comparando a qualidade dos jogadores.

  • RMCL
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:05 am

    Ai esta JJ a impressionar, e o Benfica Europeu do mago Vieira a cair! Tino em nada é inferior aos médios do Benfica, acredito que podia ser potencializado na luz, mas cm Kovac no Mónaco não vejo isso a acontecer!

  • Dca
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:04 am

    Tenho pena. Para quem vai criticar JJ, não esquecer que Florentino a época passada pouco ou nada contou para Lage.
    No entanto tenho pena, Gabriel dá mais intensidade na recuperação, Weigl mais forte com bola, mas Tino bem trabalhado pode ter as duas carácter e acredito que um ano com JJ chegasse a um nível alto.
    No entanto, o empréstimo sem opção de compra mostra que ainda se acredita no jogador no entanto pode condicionar a sua afirmação no Mónaco. A jogar acredito que ganhe mais intensidade no seu jogo e chegue cá noutro nível.

    • Fim da oligarquia
      Posted Setembro 25, 2020 at 12:47 pm

      O Gabriel não tem mais intensidade na recuperação. O Florentino no ano passado praticamente deixou de jogar em Novembro quando saiu ao intervalo no jogo nos Açores com o Santa Clara em que o Benfica estava a perder. Nessa altura era o jogador com mais recuperações de bola entre todas as principais ligas da Europa. No máximo o Gabriel será mais forte na pressão porque é muito forte a perceber o momento em que o portador da bola recebe em desvantagem como aconteceu por exemplo no golo do Felix no Dragão. No entanto quando é batido a recuperação é um desastre porque vem literalmente a andar para trás e a transição defensiva era um dos principais problemas da equipa.
      Quanto a esse argumento do Jesus já o esperava ,até porque já o ouvi mas não tem qualquer sentido. O Benfica não trocou de treinador para o actual cometer os mesmos erros do anterior. Se fosse assim tinha ficado como estava. Se o Jesus demonstrar o mesmo fetiche que o Lage tinha pelo Seferovic também não poderá ser criticado? Claro que deve ser. Aliás quem o acha um dos melhores ainda mais deve exigir dele.

      • Dca
        Posted Setembro 25, 2020 at 3:00 pm

        O Gabriel vinha a andar para trás porque simplesmente todos os jogadores vinham a andar para trás. Vê lá se com o Famalicão veio nas suas habituais caminhadas pelo campo. De todo. Gabriel é muito forte na pressão, intenso (Florentino é melhor na ocupação dos espacos e antecipação) e o Benfica de JJ tem sido uma equipa fortíssima a pressionar.
        Sobre JJ vs Lage, a questão é que não percebeste o argumento. Eu não, não critiquei a tomada de decisão de JJ por causa do Lage. Crítico o que achar que tenho de criticar.
        O que disse foi que quem vai já dizer “ah, chegou JJ e os jovens estão queimados”, não é um bom exemplo porque o mesmo Florentino já estava “queimado”.

        • Fim da oligarquia
          Posted Setembro 26, 2020 at 12:06 am

          Se começar a jogar a seis as zonas de pressão vão ser distintas do que fazia anteriormente tal como antes quando jogava com o Taarabt também não eram iguais.Com o Famalicão jogou bastante bem mas também não acho que tenha feito uma pressão tão subida.
          Quanto ao dizeres que vai deixar de recuperar a passo só vendo em sequência mas não acredito que se transforme um jogador preguiçoso em proactivo por muito bom que o treinador seja mas acredito que vai ter que dar mais ao pedal.
          O treinador mudou e por exemplo o Almeida fez já num dos jogos exatamente o mesmo que tinha feito o ano passado na Madeira num dos golos sofridos e o segundo golo do PAOk é uma fotocópia de tantos sofridos na época passada com a linha média sem qualquer agressividade a permitir um jogador a progredir com a bola de área á área.

  • ABF
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:18 am

    Parece-me que o Benfica não aceita opção de compra porque sabe a pérola que tem ali e consequentemente, está consciente que pode aparecer um clube que pague bem mais do que a cláusula máxima que conseguiriam negociar com o Mónaco. A má gestão, neste caso, começou com a contratação do Weigl. Se gosto do Weigl? Gosto. O Weigl é melhor do que o Tino? Tenho muitas dúvidas. Se fosse agenciado pelo Mendes & companhia tenho a certeza absoluta que jogava sempre. Não sendo assim, tenho a sensação que está aqui outro Bernardo Silva. Enfim…

  • Nickles
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:17 am

    Pelo menos o JJ teve a decência de não meter uma opção de compra de 15 milhões. Assim daqui a 2-3 anos quando o Florentino estiver no City, ninguém lhe pode culpar pela venda de craques a preço de uva mijona. Sim até porque como toda a gente sabe, é o JJ que define o preço a que os jogadores do Benfica serão vendidos.

    O JJ é o grande culpado. Não há outro.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:52 pm

      o JJ só ganha com planteis imensamente superiores aos adversários. Por isso é que não dá hipóteses a nenhum dos miudos da formação.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:08 am

    Em termos de futurologia, não me parece boa opção para nenhuma das partes.

    Para Florentino, vai para um clube que neste momento é mais instável que estável. Nas últimas duas épocas teve 4 treinadores, penso eu, com resultados que alteram entre o médio e o muito mau, muitas contratações desacertadas, um excesso de jovens (média de idade de 23 anos), sem muitos nomes experientes (tirando Fabregas, Volland e pouco mais), pelo que a política do clube não está bem definida. Além de que a táctica do Mónaco tem sido a mesma que utilizada no Benfica, não sendo a que mais o favorece, preferindo ser um médio defensivo a suportar toda a equipa e não jogando num duplo pivô de meio campo.

    Para o Mónaco, consegue mais um jogador para um meio campo já sobrelotado (Fabregas, Bennasser, Fofana, Tchouaméni e Golovin também pode jogar aqui), contudo não tem opção de compra pelo que apenas estará a valorizar um activo de outro clube se este for titular na maioria dos jogos. Além disso o que lhe faltava era experiência na equipa e não mais um miúdo para potenciar, sendo este o mesmo erro que já foi cometido vezes e vezes sem conta nos últimos anos (deu resultado num ano atípico e com uma equipa fora de série).

    Para o Benfica, perde o seu médio com características mais defensivas (Fejsa também já saiu) ficando apenas no plantel com Weigl – continuo a achar que é curto para ser o médio defensivo da equipa porque lhe faltam essas mesmas características de pressão ao portador, de ocupação de espaços ou faltas necessárias em momentos defensivos – e Samaris, útil mas que só ainda está no plantel pelo amor que tem demonstrado ao clube e pelos 5/10 jogos que faz por época em que é competente. Obviamente para a maioria dos jogos, uma dupla com Gabriel (ou Weigl) funciona porque o Benfica passa 70/80% do jogo no meio campo ofensivo, mas em jogos de cariz mais elevado penso que lhe faltará alguma capacidade defensiva.

    Obviamente posso estar redondamente enganado e correr bem a todas as partes.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:56 pm

      finalmente uma análise coerente.

      Qual é o interesse de emprestar um jogador jovem para uma equipa onde ainda tem mais concorrência do que no Benfica? O que é que o Gedson e o Florentino vão lucrar com andar a “comer banco”?

      Empréstimo terá que ser para uma equipa com uma matriz vencedora como o Benfica, mas que dê oportunidade de jogar. assim é só uma maneira de tapar os olhos aos sócios e mentir a dizer que ainda conta com eles.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 25, 2020 at 3:34 pm

        Quando falamos de jovens jogadores, teoricamente os empréstimos deviam ser sempre para o jogador ganhar minutos e com isso desenvolver as suas competências, de forma a tornar-se melhor do que era anteriormente. Mesmo que já não tenha nada a aprender (o que no futebol não é verdade) deve ser colocado num clube onde seja, à partida, titular de forma a sair valorizado, quer para ele, quer para o clube.

        Neste momento, a política do Benfica vai no sentido contrário. Não só não crescem (só com treinos ninguém vai lá), como não saem valorizados visto que não utilizaram a montra correspondente. Os casos que mencionaste fazem-me lembrar o de Nélson Oliveira que tinha um potencial elevado mas ao andar de empréstimo em empréstimo fez com que o seu crescimento parasse e o Benfica não conseguiu sequer retirar retorno financeiro da operação.

        Neste momento, o plantel do Benfica conta com 1 jovem da formação para jogar (Ruben Dias) e alguns, até ver, para construir plantel (Diogo Gonçalves – mas numa fase diferente – Nuno Tavares e Ferro). Todos os restantes (Tomás Tavares, David Tavares, Jota, Florentino) ou já foram emprestados ou estão a caminho de o ser o que mostra uma nova volta de 180 graus na política do Benfica, já previsto pela maioria dos adeptos e analistas.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:08 am

    Florentino tem tudo para ser o próximo grande médio-defensivo desta década e no AS Mónaco tem o espaço ideal para poder crescer desportivamente. Como Sportinguista, desejo-lhe toda a sorte na sua passagem pelo Mónaco, que cresça bem em campo e se torne uma mais-valia para o emblema monegasco e para a Selecção Nacional.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Não me importava nada de o ver de leão ao peito…

  • André Dias
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:02 am

    Acho estranho que Bakayoko esteja disponível e o Mónaco tenha tido preferência por Florentino.

    Para o Tino é um bom destino, principalmente por ir para a Ligue 1 onde tantos portugueses têm sido felizes. Acho a liga ideal para aqueles que saem de Portugal, assim podem dar um salto competitivo sem receio de dar um passo maior que a perna.

  • Diogo Filipe
    Posted Setembro 25, 2020 at 10:01 am

    Toda a gente sabe que o Florentino seria a melhor opção para a posição 6 do Benfica. O seu posicionamento e recuperação defensiva são top mundial. Faria um dupla de sonho com o Taraabt.
    Infelizamente o nome na camisola fala mais alto na hora de escolher o onze. Acredito que não seja fácil deixar dois nomes consagrados (Weigl e Gabriel) no banco para meter o miúdo, mas a qualidade apresentada nos jogos está à vista (excepto uma má fase no princípio da época passada, quando perdeu justamente a titularidade).
    Que tenha muita sorte no Mónaco e que regresse para o ano ainda mais forte.

    • hortalica
      Posted Setembro 25, 2020 at 10:21 am

      O Florentino tem qualidade mas daí “o seu posicionamento e recuperação defensiva são top mundial” perdes credibilidade naquilo que falas. Comparar um miúdo de 21 anos que quase nada mostrou, a ombrear com os melhores na sua posição é no mínimo estranho. E atenção ele até pode vir a ser o melhor do mundo na sua posição mas fazeres essa comparação neste momento é injusto para com os melhores.

      • Diogo Filipe
        Posted Setembro 25, 2020 at 11:00 am

        Tens toda a razão. É realmente injusto para os melhores.
        Mas o Florentino pode chegar lá.

  • Kenya24
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:59 am

    Podíamos mandar embora Gabriel e samaris.
    Ficávamos com tino e weigl para a posição 6.
    Iria evoluir bastante com o JJ.
    E assim podíamos apostar em alguém para a posição 8, só temos o Adel que é adaptado, e não vai aguentar jogar a época toda.
    Pizzi no meio campo a 2 não dá, como é possível termos gasto milhões e ainda não termos reforçado as posições mais carenciadas ?
    Já agora passa-se alguma coisa com o Gedson? Ainda não foi para o banco este ano, vai estagnar e ser esquecido se este ano continuar no Tottenham.

    • GabCel
      Posted Setembro 25, 2020 at 2:58 pm

      está a partir do principio errado que o JJ é bom… especialmente para os jovens.

      • Kenya24
        Posted Setembro 25, 2020 at 4:04 pm

        Se o jogador tem qualidade não interessa a idade.
        Nos tempos recentes ja teve, Javi Garcia, Matic, fesja, William Carvalho e todos evoluíram com ele, até o arão que era o patinho feio do Flamengo passou a ser craque.
        Imagina agora o Florentino um ano nas mão de Jesus.

    • Chico
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:01 pm

      O Benfica devia tentar o regresso do Gedson, seria uma solução low cost e, na ausência de dinheiro para melhor, um suplente razoável para o Taarabt.

  • Tiagok66
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:59 am

    Podia-me levar a pensar que foi culpa de JJ mas já com Bruno Lage teve dificuldades. Acho que a derrota com o Porto na luz a epoca passada mudou por completo a epoca e em parte o futuro do Benfica. Para mim aquele jogo foi a pedra de toque, apesar do Benfica até ter ganho vantagem no campeonato, nunca mais se encontrou – Florentino e Samaris foram os primeiros a pagar o preço. Ainda assim, penso que em grande parte vai da falta de perspicácia dos treinadores em potencia-lo. Agora é dificil jogar com um jogador que acrescente o que ele acrescenta com bola, que é quase nada. Na verdade neste momento, numa das posições enche as medidas de JJ, nem 6 nem 8. Se a referência for por exemplo Matic e Enzo Perez então estamos a km disso neste momento. Agora dito isto, eu não teria dispensado porque, podendo não ser titular indiscutível iria certamente jogar muito se fosse treinador, e depois parece-me duplamente errado porque vai como emprestimo, ou seja não entra dinheiro em caixa para um potencial substituto. Dois milhões sem clausula é um bom negocio de emprestimo, mas nao era isto que o Benfica precisava

    • Marcio Ricardo
      Posted Setembro 25, 2020 at 3:26 pm

      O Bruno Lage metia Gedson a extremo ela segundo avançado. É preciso relativizar um pouco o Bruno..
      Se calhar se tem mantido o Florentino não caia tão depressa, assim como se calhar se o Jesus tem apostado no Florentino na Grécia se calhar a esta hora estaria a pensar na Champions.. Mas como dizia o outro, se a avó tivesse rodas era um camião..

  • Valderrama
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:53 am

    Não sei se nesta altura o Kovac joga no Mónaco com um meio campo a três mas é claramente o esquema táctico que mais favorece as características do Florentino

  • Filhozes
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:51 am

    Boa opção para ambas as partes. Florentino tem a hipótese de rentabilizar num empréstimo sem opção de compra. Benfica irá arriscar em Weigl até pelo investimento recente

  • MikeM
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:51 am

    Não me parece uma boa opção da parte do Benfica. É dos poucos desta fornada que tem realmente qualidade para ser titular, é, sem margem para dúvida, o melhor médio defensivo do plantel, falta-lhe alguma qualidade na construção mas se nos lembrarmos de Javi Garcia e do importante que foi no Benfica de Jesus, depressa concluímos que o Florentino não deve nada ao espanhol e tinha tudo para explodir esta época, coisa que acreditava que acontecesse com JJ.
    Mesmo os moldes do negócio não fazem grande sentido, é emprestado por 2 milhões sem opção de compra e veremos se no Mónaco tem mais oportunidades para jogar do que cá.
    Infelizmente a contratação do Weigl, pelo preço e mediatismo, acabou por tapar por completo este miúdo, mas dentro de campo, no Benfica, até mostrou bem mais do que o alemão.
    Entretanto a incapacidade de fazer vendas e colocar jogadores está a ser gritante.
    Têm de emprestar um dos jogadores com mais potencial do plantel para fazer um par de milhões, tiveram de pagar para rescindir com Fejsa e Zivkovic, mais meia dúzia de empréstimos, não conseguem vender o Krovinovic, que provavelmente também sairá por empréstimo sem cláusula de compra obrigatória e para o ano está cá novamente e continuamos com jogadores no plantel com muito nome e pouco futebol. E sem um “8” e um 3º central que se digam decentes.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 25, 2020 at 10:13 am

      A última parte do seu post é aflitivamente verdadeira e receio que à medida que se aproxima o dia 6 de Outubro, mais negra ficará a situação.

  • rmatos24
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:44 am

    Parece que ando há algum tempo à espera que me expliquem afinal o que aconteceu com Florentino. É inegável a sua qualidade em termos de recuperação e posicionamento defensivo (tem lacunas sobretudo no passe, mas sendo tão novo poderiam ser perfeitamente trabalhadas). Agora, um jogador que apareceu da forma que apareceu, sendo fundamental no meio campo do primeiro ano do Lage. De repente, quase que desaparece, nunca mais dando “um ar da sua graça”. Uma coisa é passar por uma fase menos boa e jogar menos, mas Florentino pareceu que se eclipsou. O que será que aconteceu? Perdeu qualidade? Não teve capacidade emocional de reverter uma fase má? É jogador de amuar e treina mal? Não sei… mas que foi estranho o seu desaparecimento a época passada, isso foi. Mesmo este ano, cedo se percebeu que Jesus dificilmente iria apostar nele.

    Encaro este empréstimo ao Mónaco como uma forma de resposta. Ou chega ali e rebenta tudo (como espero) e ficamos todos a questionar porque deixou de jogar no Benfica (quando parecia ser o melhor médio defensivo do plantel) ou então nem ali joga e afinal há qualquer coisa de “estranho” com o jogador…

    • Andrezinho14
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:30 pm

      Pode haver o fator treino que nos escapa claramente.
      Mas, na era Lage, Tino pagou a fatura do eclipse das “estrelas” da equipa e a chegada do Weigl. Mas futebol não é só ter a bola. E para teres precisas de ter quem a recupere. O principal exposto foi o Ferro que passou a levar com médios a avançarem em sua direção constantemente e a mostrarem as suas muitas lacunas.

    • Chico
      Posted Setembro 25, 2020 at 12:59 pm

      Gestão péssima do miúdo.

  • Knox_oTal
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:43 am

    Muita sorte para o Tino! Estava visto que não contava (não percebi a gestão feita, nem agora nem com Lage, mas pronto), por isso mais vale sair. Espero que tenha sucesso e que já não volte pois só iria atrasar-lhe a evolução! À partida no Mónaco terá espaço, para seguir…

  • tiagoagm
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:34 am

    Melhor opção para o jogador que vai ter a possibilidade de jogar com regularidade. Para mim esta á frente do weigl.

  • HeberPrincipe
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:32 am

    Florentino > Weigl, mas o Benfica é que sabe…

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:31 am

    Claro que é uma má noticia para os benfiquistas, estavam à espera que ele aparece-se e explodir revolucionando a forma de jogar da equipa, mas o Tino neste momento precisa de jogar, ter minutos, poder errar e aprender. No Mónaco teoricamente terá mais espaço e parece ser uma opção para jogar com frequência numa grande liga e sendo apenas um empréstimo sem opção de compra poderá regressar e depois brilhar no Benfica tal como todos os benfiquistas querem.

    Por mim seria aposta, rodaria com o Weigl para a posição 6, têm características diferentes que até se podem complementar, mas nunca jogando mais vale sair para jogar. Para o Benfica penso que as opções atuais é muito curto, tem que vir um 8 que entre de caras na equipa.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:20 am

    Só pode ser surpresa para quem acha que com a mesma receita se podem esperar resultados diferentes…

    No Monaco tem tudo para rebentar, até porque os monegascos precisam de alguém com as suas características.

    Força Tino!

Deixa um comentário