Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Tivemos uma conversa de treinador para treinador e no final disse sim “que sejas campeão”, mas fui apenas cordial. Este ano, ao serviço de outro clube, retirei pontos ao Benfica e podia ter vencido em casa. Na flash interview disse que não nos tinham deixado ganhar. Apanhei dois jogos de castigo e paguei uma multa de 2.800 euros. Se fosse benfiquista, não teria falado. Na Luz, podíamos ter um empatado, acho que houve um penálti e a BTV não passou a repetição do lance. No final, queixei-me. Não sei qual é o problema, sinceramente»

Estamos numa fase em que tudo é motivo de ‘novela’?

Deu que falar as palavras de César Peixoto a Bruno Lage depois da vitória do Benfica em Barcelos, mas o treinador do Gil Vicente diz que apenas foi cordial. «Meteram-me numa guerra que não é minha. O meu objetivo é garantir rapidamente a manutenção com o Gil Vicente. O problema não sou eu, mas sim a cultura desportiva em Portugal. Fui educado. A minha coluna dorsal em termos de educação e formação é assim e não vou mudar em função de redes sociais ou opiniões de pessoas que andam à volta do futebol. O que desejei a Bruno Lage desejaria ao treinador do Sporting. Tivemos uma conversa de treinador para treinador e no final disse-lhe: “Que sejas campeão”- Se for ou não, não me diz nada», começou por explicar, em conferência de imprensa. «Fui simpático. Disse-o, não tem mal nenhum. O mal está em quem vê as coisas de forma diferente. Estas coisas não me alteram enquanto homem e profissional. Sou muito profissional, apaixonado e honrado. Este ano, ao serviço de outro clube, retirei pontos ao Benfica e podia ter vencido em casa. Na flash interview disse que não nos tinham deixado ganhar. Apanhei dois jogos de castigo e paguei uma multa de 2.800 euros. Se fosse benfiquista, não teria falado. Na Luz, podíamos ter um empatado, acho que houve um penálti e a BTV não passou a repetição do lance. No final, queixei-me. Não sei qual é o problema, sinceramente. Foi uma frase de cordialidade, de simpatia. Repito, esta é uma guerra que não é minha. Não faz sentido nenhum, o jogo já tinha terminado. Disse a frase ao Bruno Lage e voltaria a fazê-lo», reforçou.

A partir dos 5’30”:

29 Comentários

  • Manel-Abecasis
    Posted Março 31, 2025 at 3:40 pm

    Foste muito cordial, César. Admiro tanto cordialidade depois de levar 3 sem incomodar. O que é certo é que der por onde der, serás relembrado no Marquês este ano. Seja pelos nossos, seja pelos deles.

    • Gato das Bolas
      Posted Março 31, 2025 at 4:07 pm

      Imagina ser sportinguista, ser campeão, chegar ao Marquês para festejar o campeonato e estar lá a pensar no César Peixoto. De loucos.

      • Manel-Abecasis
        Posted Abril 1, 2025 at 3:03 pm

        Vou me lembrar do César Peixoto, do João Pinheiro, do Cláudio Pereira, do Hélder Carvalho, e de todos os que de uma forma ou outra disseram ao Lage “que sejas campeão”.

    • SilvadasAguas
      Posted Março 31, 2025 at 4:10 pm

      Esperemos que seja um dos obreiros do 39, se bem que ter ganho ao Joao Pereira nao ser um mega feito

    • Petrol
      Posted Março 31, 2025 at 4:49 pm

      O Gil Vicente nos últimos 10 jogos tem 1 vitória, 1 empate e uma derrota. Já há bastante tempo que não incomoda ninguém.

  • porra33
    Posted Março 31, 2025 at 3:54 pm

    Um não assunto obviamente. Ter que vir explicar isto tendo em conta os factos passados é o sinal das teorias da conspiração em que alguns se andam a escudar para desculpar um eventual fracasso. Este mito dos ex jogadores é uma especulação que mais cedo ou mais tarde cai por terra. O Porto teve ex-jogadores que lhe tiraram pontos (S. Conceição, NES, Jorge Costa..), o Benfica (Petit, Pepa, César Peixoto, Amorim) e o Sporting também terá (só me está a vir à cabeça o Abel). Um caso obviamente mais grave é o do Porto com o Portimonense, onde há uma subserviência clara entre uma instituição e outra.

  • SilvadasAguas
    Posted Março 31, 2025 at 4:02 pm

    Oh Cesar, honestly, eu ate acredito no que estas a dizer, mas acho que é so por ter um coeficiente inferior ao de outros que por aqui navegam e porque como alpista com a testa…os genios do costume, os que comem croquetes de garfo e faca ja aí vêm dizer as suas verdades absolutas e irrefutaveis de genio contra ti

  • Neville Longbottom
    Posted Março 31, 2025 at 4:13 pm

    Se calhar começa por deixarmos de chorar, de chamar chorões aos outros e de ajuizar lances de dúvida como sendo escândalos. Nem o que se passou nos jogos do Benfica, nem o que se passou nos jogos do Porto, nem o que se passou nos jogos do Sporting foram escândalos e é obviamente isto que está a inflamar o ambiente. Foram decisões que não gostamos que tivessem sido tomadas e que pegamos em detalhes e em frames para as por em causa. Porque nos custa mais admitir que fomos incompetentes, como no caso do Sporting, meu clube. que teve jogadores que em determinados momentos foram incometentes e meteram-se a jeito.
    .
    Pegando nos casos do Benfica, há lances que foram ajuizados de determinada forma que não seria escândalo nenhum terem sido ajuizados de outra. A mão do Florentino que o César Peixoto fala por exemplo. Vivo bem com não ter sido assinalada, não acho que seja um roubo. O futebol da forma que está feito dará sempre azo a interpretações. Não foi um lance claro, acho bem que o VAR nao tenha intervido. Mas muita gente acha o contrário, que a suspeição é que vinga (e vinga na verdade, é por isso que ele diz isto). Nos casos do meu clube, vivo 100% bem com todos os lances ajuizados contra nós. As expulsões do Diomande e do Hjulmand que nos custaram pontos são bem ajuizadas, há outros lances que se calhar mereciam uma decisão diferente, mas não há nenhuma perseguição nem nenhuma conspiração por causa disso.
    .
    No dia em que acreditarmos que o nosso clube tem de lutar contra os outros e contra um sistema que favorece os outros, então mais vale deixarmos de seguir o futebol.

    • prpaulorossi
      Posted Abril 1, 2025 at 7:45 am

      Bom comentário Neville.
      Partilho da essência do teu comentário e concordo com a interpretação generalizada que fazes dos lances que aqui se discutem e que acabam por ocupar a maioria dos comentários dos jogos dos 3 grandes. Hoje em dia banalizam-se as faltas por contacto físico, qualquer altercação entre jogadores é tratada como “agressão” e qualquer mão na bola acaba em discussão, ora se o futebol é um jogo com contacto físico e os jogadores não são matraquilhos como querem que eles disputem a bola se ao minino toque é falta, se a bola bate na mão é penalty ?!?!?!
      Felizmente o VAR veio resolver os problemas dos erros grosseiros mas também veio provocar que exista um escrutínio demasiado grande e largo para qualquer lance que ocorre, o que vem dar azo a que se alimentem as discussões sobre favorecimento deste ou daquele.
      Pegando no que o lipe também refere mais acima, é uma pena que a maioria das discussões não seja sobre os jogadores, os treinadores, táticas, jogadas e sim sobre casos e mais casos que só uns poucos (os do costume) entendem como sendo perseguição ao seu clube.

  • Nickles
    Posted Março 31, 2025 at 4:28 pm

    Muito mais benfiquista era a pessoa pela qual choram desde Novembro.
    Mas pronto esse era super profissional, independentemente do clube do coração. Já este, como não dá jeito para a narrativa, abriu as pernas todo contente.

  • cmche1111
    Posted Março 31, 2025 at 4:56 pm

    O homem jogou no Benfica, onde teve bom rendimento, mais do que no Porto, é natural ter consideração pelo clube e preferir que seja campeão em relação ao Sporting, por isso irrelevante tudo isto.
    Mas é como ele diz, a culpa não é dele, é deste ambiente e este ambiente é 5% culpa de adeptos que partilham isto nas redes sociais, nesta situação, na grande maioria do Sporting, mas os outros adeptos já iguais. A grande culpa disto é dos clubes, através dos seus meios de comunicação, é vê-los a gritar aos sete ventos que os outros foram ajudados, quando vai-se a ver, não foram nada

  • Jeco Baleiro
    Posted Março 31, 2025 at 5:11 pm

    Desejaria o mesmo ao treinador do Sporting? E aos outros todos? Só um é que pode ser campeão. Cordialidade era dizer “boa sorte para o resto do campeonato”. Dizer “que sejas campeão” não é cordialidade, é manifestação de um desejo. E atenção que o Peixoto tem todo o direito de o fazer…porque o jogo já tinha acabado (não o pode manifestar é antes de jogar).
    Não pode é dizer que dizia o mesmo ao treinador do Sporting ou a outro qualquer, porque isso era ridículo.

  • Ricardo10_
    Posted Março 31, 2025 at 6:32 pm

    «Vim jogar a Alvalade e no fim disse ao Ruben que o Sporting ia ser campeão»
    Rui Borges

    • _Mushy_
      Posted Abril 1, 2025 at 5:17 am

      O problema de faltar às aulas de português…
      Não conseguir saber a diferença de dizer uma afirmação “sporting ia ser campeão”
      e de ter um desejo “que sejas campeão”…
      Se tem problema? Claro que não porque foi com o benfica..
      Se fosse com o Sporting, já andavam a pedir inquéritos e que fosse investigado entre outros queixas a entidades desportivas hahaha.
      Ricardito, já todos conhecemos a tua coerência

  • Aboubakar93
    Posted Março 31, 2025 at 7:59 pm

    E enquanto continuarmos a dar mais tempo de antena a este tipo de episódios em busca de clicks e interações e menos ao que interessa, este clima irá continuar e agravar-se, digo tenho poucas dúvidas.

  • lipe
    Posted Março 31, 2025 at 8:27 pm

    Os três grandes são um veneno para o futebol português.
    É muito conveniente culpar os clubes em si mas a verdade é que a maioria dos adeptos não são crianças, são pessoas crescidas, a maioria bem resolvidas, capazes de pensar por elas próprias. Se não conseguem ser melhor que isto, a culpa é só delas, não é de “instituições que fomentam ódio”.
    Leiam bem a porcaria que escrevem. Falam de clubes de futebol como se fossem enormes veículos de propaganda capazes de influenciar massas ao estilo ditatorial.
    Pelo amor de Deus.
    O problema é acima de tudo cultural: não se gosta de desporto, de futebol, de competitividade; gosta-se de ganhar, de poder gozar com os amigos e colegas de trabalho. Quando não se ganha, parece que dá sempre um gostinho especial tentar procurar um momento onde se tenha sido “roubado” e o outro “beneficiado”, porque contra nós é tudo uma cabala e a favor dos outros trabalham nas sombras as forças mais sinistras que por aí andam.
    Enfim.
    Falamos de um país onde mal um jogo dos grandes acaba o programa que se segue não analisa jogadas, não analisa táticas, não analisa dinâmicas, não analisa jogadores; não, analisa lances potencialmente polémicos. Esmiúça – frame a frame, e tenta descortinar se a verdadeira estrela do jogo, o árbitro, esteve bem ou mal.

    Isto na sequência de uma jornada onde dos três clubes mais favorecidos da história do futebol português (e de forma relativa, facilmente dos clubes mais favorecidos a nível mundial) dois beneficiaram de um penálti que devia deixar qualquer pessoa que goste genuinamente de futebol envergonhada (ia incluir o do Porto mas sinceramente já não percebo nada sobre o que é ou não mão na área).

    Fica o desabafo, e peço desculpa se ficou um pouco desarticulado e sem sentido, ia ficar pela primeira frase mas acabou por inchar.
    Num país onde 95% dos adeptos de futebol se distribuem por três clubes é um sentimento que há de ter pouco eco, mas acredito que são cada vez mais as pessoas saturadas com tudo isto.

    Que vão os três jogar para Espanha como acham que merecem, era a melhor coisa que acontecia ao futebol português.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Março 31, 2025 at 8:58 pm

      Portanto segundo a tua tese se os três fossem jogar para Espanha, e 95% dos adeptos vissem o seu clube lá, tudo seria maravilhoso e tu, os teus 5% maravilhosos dominariam o restante. Não sei descrever isso como outra coisa que não lunatismo, tu realmente imaginas no teu delírio, que eliminas Benfica, Sporting e Porto- e que o futebol potuguês fica mais forte e melhor?! Enlouqueceste, desculpa.

      Quanto ao sermos favorecidos, uns mais que outros, de acordo. Mas bom tenho uma novidade para ti. Vi um clube pequeno vencer um campeonato, o Boavista, e olha nem te explico o que foram as arbitragens nesse ano, pesquisa e vê. Foi inacreditável! Ah e pior, uns anos depois quando foi o apito dourado, percebeu-se porquê…

      • lipe
        Posted Março 31, 2025 at 9:31 pm

        É pertinente que refiras o Boavista, um dos únicos clubes punidos pela justiça em Portugal.
        O grande arquiteto do esquema passou praticamente incólume. Porque será?

        Obviamente, nem tudo no comentário era para ser levado à letra.
        Eu não quero que os grandes desapareçam ou que vão jogar para Espanha (nem os adeptos dos grandes o querem, pelos motivos que o manel-ferreira em baixo expôs).
        Simplesmente há aspetos no nosso futebol que não são do meu agrado.

        Mas se tudo o que retiras do meu comentário é que estou a ficar maluco, tenho pena. E estás desculpado.

    • manel-ferreira
      Posted Março 31, 2025 at 9:12 pm

      Isso de irem jogar para Espanha é daquelas coisas que dizem quando estão frustrados ou se sentem prejudicados. No fundo, sabem perfeitamente que não iam ser os “reis do pedaço” lá e que haveria sempre tubarões maiores e que não iam poder encher todos os estádios e contratar todos os jogadores e ter o futebol todo a girar à volta deles. Dois anos depois estavam a pedir para voltar ao conforto dos Aroucas e Moreirenses e outros NPCs do futebol português…

    • Jeco Baleiro
      Posted Março 31, 2025 at 10:48 pm

      Enfiando a carapuça, não somos melhores que isto em quê? Fomenta-se e ódio em quê? E o pináculo é, não há cultura desportiva onde? Neste caso em específico, o treinador de uma equipa da I liga deseja a outro treinador da I liga que seja campeão. Tudo certo, está no seu direito, desde que, como competidor, proteja os seus interesses. Como disse abaixo podia ter dito “boa sorte para o resto do campeonato” e nem havia assunto. Hoje resolve rematar com um “não há cultura desportiva em Portugal” (tem de ser o grande César a ensinar-nos), e “diria ao mesmo ao Rui Borges” (o César quer inovar e desejar mais que um campeão).
      *
      Se calhar a falta de cultura desportiva é um treinador de uma equipa desejar a outro treinador que compete na mesma liga (independentemente dos clubes) que seja campeão;
      Se calhar hipocrisia é classificar chorões os adeptos de determinado clube quando as lágrimas que se derramam há meses (davam para encher o Oceano Pacífico) são de todas as cores menos verde;
      Se calhar ódio é debitar um comentário todo a dizer que o mal do futebol português são três clubes…só porque sim. Não têm culpa, certamente, de gerar mais paixão e de terem tido mais sucesso que os outros.
      O futebol português é um lodo sim. Mas quem tem menos culpa são os clubes e, muito menos, os seus apaixonados adeptos.

      • lipe
        Posted Abril 1, 2025 at 8:18 am

        Jeco, não me parece que te enquadres no tipo de adepto tóxico e ignorante que critiquei.

        • Jeco Baleiro
          Posted Abril 1, 2025 at 3:16 pm

          Acabamos por nos enquadrar todos porque os clubes…somos nós. Toda a merda que há no futebol fossem os adeptos. Esses são aqueles que mais dão e menos recebem. Os clubes são o que são, uns mais assim, outros mais assado. O problema é o esterco humano que gravita no futebol e que o torna insuportável: dirigentes, árbitros e imprensa. E aí há de tudo em todo o lado e de tidas as cores. Agora os clubes e os adeptos são os menos culpados.

      • Mantorras
        Posted Abril 1, 2025 at 9:01 am

        O Cesar nem precisava, mas o que disse nesta conferencia devia chegar e sobrar para que isto nao seja assunto, que vai de encontro ao que dizes sobre “proteger os seus interesses”. Ele esta no direito dele de desejar o que quiser, e de o dizer. Acredito plenamente que tenha sido sim, educado e cordial, e eventualmente disse ao Lage desta forma, porque tem mais confianca com ele, e se calhar se fosse a outro diria de outra forma, mas o objectivo nao e lancar feiticos, e as palavras nao deviam ter qualquer tipo de impacto. Ora, se tem algum impacto, e se ainda hoje se fala disso, e porque ele tem razao, a cultura desportiva em Portugal e muito baixa, e digo isto tendo vivido fora e experenciado muito melhor, nao porque queira dizer mal do meu pais, mas porque e verdade, e basta ir ver um jogo de miudos por ca, para se ver o quao baixo chegamos neste aspecto.

        • Jeco Baleiro
          Posted Abril 1, 2025 at 3:18 pm

          Então porque é que se veio justificar e dizer que diria o mesmo ao Rui Borges ou a outro qualquer? Tentou atirar areia para os olhos de toda a gente e fazer todos de parvos. Estava calado e não comentava mais o caso.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Março 31, 2025 at 8:34 pm

    Deixem-se de mer… Farto da PIDE no futebol. Farto da mentalidade CMTV, querem o quê, que as pessoas não sejam pessoas?!

    O Peixoto em privado tem amigos e deseja-lhes sorte. E qual é o problema?! Oh pá e então, acham que ele facilitou e abriu as pernas por causa disso?? Eh pá respeitem os profissionais, isto é simplesmente irreal!!!

  • 6.Mik
    Posted Março 31, 2025 at 10:44 pm

    Acho que a malta está a confundir as coisas.
    Em nenhum momento o César Peixoto quer perder, seja contra quem for. Agora tem o desejo de ver o Benfica campeão, senão o desejasse nem o teria dito.
    Com isto deixa uma porta encostada mas há outras que se fecham.

  • Mantorras
    Posted Abril 1, 2025 at 8:42 am

    O problema e o clima patetico do futebol portugues, onde falta cultura desportiva, regra geral, e pessoas com caracter, em particular. E isto e valido, e culpa, dos clubes, dos dirigentes, da liga, da Federacao… e dos adeptos, porque ate aqui se nota perfeitamente quem e quem, por mais que reciclem os usernames.

Deixa um comentário