A partir da próxima sexta feira, e até 29 de Maio, está na estrada a 99ª edição do Giro de Itália, num percurso já muito longe das loucuras do ex-diretor Zomegnan que inclui apenas duas etapas de verdadeira alta montanha, quatro de média montanha, um CR individual de 40km, uma cronoescalada, e um prólogo de 9,5km a abrir a competição na Holanda.
Quanto aos favoritos, esta é uma edição marcada à partida pela seguinte questão: o favorito vai cumprir? É que, de há três anos para cá, a prova tem confirmado a vitória do principal favorito. Vincenzo Nibali em 2013, Nairo Quintana em 2014 e Alberto Contador em 2015.
Ora, em 2016 a dúvida principal é mesmo essa, perceber se o Tubarão, que tenta o bis, mantém a regra das últimas edições. Apesar de ser difícil destrinçar o favoritismo entre V. Nibali (Astana), M. Landa (Sky) e A. Valverde (Movistar). É que Landa está a construir um caminho bem calmo mas talvez mais sólido para poder discutir a corrida, ao contrário do que aconteceu com os anteriores grandes líderes da Sky em Itália (Wiggins e Porte). De facto, a época de 2016 de qualquer um dos três corredores parece a acalmia antes do furacão. Nibali, na teoria o alvo a abater, começou 2016 a um bom nível vencendo em fevereiro no Omã, mas foi talvez o principal prejudicado pelo cancelamento da chegada em alto no Tirreno-Adriatico, e terá quebrado propositadamente a sua forma fazendo agora um lento crescendo para surgir fresco no seu principal objetivo da época. Landa teve um período de treino particularmente longo nas Canárias, começando a sua temporada bastante tarde, mas surgindo já a bom nível no País Basco e vencendo a Volta a Trentino frente a corredores com bastante mais ritmo de competição. Valverde teve também muito discreto neste início de 2016, evitando o ritmo elevado das corridas World Tour, fazendo um ligeiro interregno para deixar a sua marca nas Ardenas no já seu Mur de Huy. Ou seja, ainda não vimos este ano o Nibali do Tour de 2014, o Landa do Giro de 2015 ou o Valverde super dominador. Mas esperamos que tal signifique que todos eles exibirão o seu melhor nível nas estradas italianas quando se definir este Giro.
Ainda assim não será nada fácil as três principais figuras ocuparem o pódio em Turim. Tom Dumoulin (Giant – Alpacin), Rigoberto Úran (Cannondale), Ilnur Zakarin (Katusha) e Rafal Majka (Tinkoff) são corredores de grandes credenciais e candidatos ao pódio, não obstante Zakarin estar a fazer uma abordagem ao Giro bastante fora do comum, com já muitas, talvez demasiadas, corridas efetuadas a muito bom nível.
Um degrau abaixo no favoritismo estarão nomes como D. Pozzovivo e J-C Péraud (AG2R) ou J.E. Chaves (Orica), e depois Hesjedal (Trek), Taaramäe (Katusha) ou Kruijswijk (LottoNL).
Quanto às equipas que acompanham os favoritos, vantagem clara para Zakarin que contará com os seus 17 colegas de equipa divididos pela Katusha e pela Gazprom-RusVelo. De resto, a Astana parece ter a melhor equipa mas ainda assim uns furos baixo do que apresentou em 2015 para vender muito cara a vitória a Contador.
Entre os sprinters, M. Kittel (Etixx) e A. Greipel (Lotto-Soudal) são os grandes nomes do cartaz, que terão a concorrência feroz dos italianos S. Modolo (Lampre-Merida), G. Nizzolo (Trek), Viviani (Sky), e S. Colbrelli (Bardiani), do jovem C. Ewan (Orica-GreenEdge), e do jovem e italiano J. Mareczko (Wilier-Southeast). Já a presença portuguesa resume-se a André Cardoso (Cannondale) que nos tem habituado a muito boas prestações a rondar o top 20 em provas de 3 semanas, mesmo trabalhando normalmente para os seus líderes.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Luís Oliveira
PS: Está disponível em www.velogames.com, um Fantasy Game do ciclismo, a já habitual liga privada do Visão de Mercado para o Giro. O objetivo é recolher o maior número de pontos com os 9 elementos escolhidos dentro do orçamento. Para tal é necessário antecipar quem terminará nos primeiros lugares na classificação geral, montanha, por pontos e também nas diferentes etapas. Os dados da liga são: League Name: Visão de Mercado;
Top 5 1 – Nibali 2 – Valverde 3 – Majka 4 – Kruswijk 5 – Pozzovivo
Acho que o Landa não vai aguentar a pressão e o Zakarin vai acusar o desgaste
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 4, 2016 at
11:14 pm
Kruijswijk em 4º parece-me muito difícil.
1- Nibali 2- Majka 3- Landa 4- Valverde 5- Uran
Logen
Posted
Maio 5, 2016 at
12:06 am
Nibali 1 Landa 2 Majka 3 Zakarin 4 Uran 5
Rui Sousa
Posted
Maio 5, 2016 at
9:16 am
1 – Valverde 2 – Nibali 3 – Majka 4 – Landa 5 – Uran
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
9:31 am
Como já disse noutro comentário, parece-me abusivo desconsiderar o Dumoulin. Teremos 3 CR. Penso que para Dumoulin, se não der para vitória, dará para pódio. Já Majka e Landa poderão ser bastante penalizados pelos CR, ainda que consigam ganhar tempo a Dumoulin na montanha. Acredito é que Dumoulin ganha mais tempo aos outros nos CR do que os outros lhe ganham na montanha. Veremos
1-Nibali 2-Dumoulin 3-Majka 4-Valverde 5-Landa
José Poeiras
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:50 pm
E então apostas arriscadas? Eu lanço a minha: J-C. Péraud no pódio.
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 4, 2016 at
11:11 pm
Promete ser um Giro bastante interessante. A dúvida é, de facto, perceber se o Nibali confirmará o seu favoritismo, algo que me parece que acontecerá. É o único dos "4 Magníficos das GV" presente, sabe como vencer a corrida e tem uma excelente equipa em seu redor. O facto de ter demonstrado pouco até agora poderia ser mau, mas o Tubarão correu sempre pouco antes das suas grandes vitórias.
Por outro lado, Valverde nunca fez o Giro, mas parece em grande forma nesta altura. A prova não tem tanta alta montanha como outrora, tendo várias etapas difíceis que até o podem beneficiar. Em relação ao Landa, creio que terá a pior equipa dos 3 e há a dúvida de como se comportará sendo líder pela 1ª vez numa GV e numa equipa com o poderio da Sky. Correu pouco no início de 2016, mas apareceu muito bem ultimamente e estará certamente na luta.
De resto, não creio que existam mais candidatos ao 1º lugar, mas elementos como Majka e Uran irão intrometer-se na luta pelo pódio. Dumoulin, Pozzovivo ou Chaves não poderão ambicionar mais do que um top-5 na minha óptica, sendo que no caso do alemão veremos como se comporta neste Giro depois da grande Vuelta em 2015. Por fim, Zakarin tem estado muito bem este ano, mas é a incógnita desta prova. Tenho dúvidas sobre o que pode apresentar em 3 semanas, mas pode ser um caso sério.
Por fim, nos sprints aposto bastante em Viviani, mas Kittel e Greipel são os melhores sprinters do mundo e irão vencer certamente. Nizzolo poderá também aparecer de forma mais convicta, enquanto que o Ewan poderá ser a surpresa para os mais desatentos.
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
9:08 am
O Dumoulin está numa equipa alemã isso é certo mas não faz dele logo um alemão.
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
11:08 am
Rui, acordaste mal disposto?
Excelente comentário Rodrigo. Partilho de algumas ideias.
Tiago Afonso
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:56 pm
Partilho da análise, e acho que este vai ser o melhor Giro do Nizzolo até agora. Claro que isto seria muito facilitado se o Kittel fizesse como há dois anos e fosse para casa depois das primeiras etapas.
Rui Sousa
Posted
Maio 5, 2016 at
8:44 am
Valverde for life! Desde sempre o meu ciclista favorito! Os anos passam e ele lá continua a brilhar nas clássicas e fazer os seus Top5 (por vezes Top3) nas grandes voltas. Impressionante! A brincar a brincar já tem 36 anos o que mesmo para ciclista já é uma fase descendente……Tendo em conta a concorrência e especialmente o percurso (pouco alta montanha que normalmente é o que rebenta com ele) pode ser a última grande oportunidade de ganhar outra grande volta!! E que bonito que era se o fizesse na sua única participação!
Este senhor em 10 participações na Volta à Espanha tem 8 Top5, incluindo uma vitória e mais 5 Top3. Na volta à França também tem os seus resultados (um Top3 mais 4 Top10), mas não é de longe o tipo de prova para ele. Já nas clássicas e provas de uma semana ou menos, dispensa apresentações….não é por acaso que acabou em 1º no ranking da UCI em 2014 e 2015 tendo ainda feito top5 em 2009, 2012 e 2013.
Grande mancha na carreira foi a suspensão de 2 anos na sequÊncia da Operação Puerto, que levou muitos ciclistas a suspensões e anulação de resultados (só de pensar que o Oscar Pereiro "ganhou" uma Grand Boucle à custa de isso até dói).
Aposto na vitória do Alejandro.
Cumps
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:19 pm
Também acho perfeitamente possível, mas vai depender muito da força da Movistar na medida em que o Valverde é o que pode beneficiar mais dos segundos de bónus mas para isso é preciso que a equipa controle muitas etapas.
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
8:45 am
Não concordo que seja todos contra o Tubarão. Nibali ainda não fez nada esta época para ter todo este favoritismo. Acho que vai andar toda a gente mais preocupada com o Landa do que propriamente com o Nibali.
O meu top5: 1 – Landa 2 – Nibali 3 – Valverde 4 – Zakarin 5 – Uran
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
9:00 am
Nibali já fez alguma coisa este ano sim. Venceu no início de temporada o Tour de Omã a frente de Bardet, Dumoulin e Costa, E não esquecer que fez 6º no Tirreno mesmo que a etapa rainha tenha sido cancelada não deixa de ser um bom resultado. Mas não podes analisar a forma do Nibali por não ter feito nada este ano quando ele corre desta maneira nos últimos anos.
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
11:05 am
Posso. É a minha análise logo eu é que sei. Geralmente até costumam estar correctas. Tour do Oman* , essa prova onde estavam lá grandes voltistas de 3 semanas. Vá lá.. Criticar, por criticar é pobre de espírito.
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
11:23 am
Tu dizes que não tem feito nada mas tem. Até podia ser uma prova da Mongólia onde só tinha o Arashiro como nome mais sonante não deixa de ser uma vitória. Tu é que não sabes levar com respostas em cima que nem foi uma critica aqui todos somos livres de dizer o que for até posso dizer que o Kittel vai ganhar o Giro que todos podem achar um disparate mas não deixa de ser uma opinião. Mas vá lá. Fica bem e grande abraço.
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
12:01 pm
Ai agora já podemos dizer tudo o que queremos? Em que ficamos? Coerência vá…
Ontem cheguei primeiro numa corrida de 100m de bicicleta com a minha sobrinha. Já fiz alguma coisa.
Mais conhecimento pf. Mais vale cair em graça, do que ser engraçado.
Acredito que estejas a ter só um mau dia.
Tiago Afonso
Kafka I
Posted
Maio 5, 2016 at
8:59 am
Vai ser a 4ª Grande Volta para Nibali
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
9:05 am
Estou a achar piada todos colocarem Zakarin nos seus top's mas esquecem-se do ano passado o próprio russo vence na Romandia e já foi logo um barulho dos diabos chega ao Giro e faz 44º (vence uma etapa é verdade mas depois desligou-se e só vimos Zakarin nas fugas ou a fazer ataques a la Contador a 50 km do fim 10 km depois era alcançado) sempre interessante… Se fizer top10 já será um grande resultado agora nunca irá vencer, fechar top3 ou 5 só mesmo se todos os favoritos forem cair um a um até restar ele.
1º Nibali 2º Landa 3º Valverde 4º Majka 5º Uran
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 5, 2016 at
10:41 am
Estou de acordo contigo, daí considerar o Zakarin a maior incógnita deste Giro
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
11:11 am
Provavelmente a malta, ao contrário de ti, sabe que o Zakarin no ano passado não foi competir para a geral. Foi apenas para conhecer o Giro e tentar ganhar uma etapa. Ganhou 1. Este ano vai para a geral e é dos que vai com melhores indicações.
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
12:35 pm
Tiago ainda fico naquela de quem está a ter uma mau dia… talvez sejas tu por estares a dar tanto importância a um user que não sabe nada de nada de ciclismo não achas?
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:40 pm
Também acho que o Zakarin tem conservado uma forma demasiado boa para agora estar a top durante 3 semanas, com um percurso em 2016, como dizes, muito próximo do de 2015, em que depois rebentou no Giro. Mas às vezes há surpresas, e com um perfil como o dele ainda mais…
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
9:08 am
Como é que se explica que toda a gente ignore Dumoulin? Pessoal, não se esqueçam de que teremos 3 CR, dois deles à medida de Dumoulin. Para mim, é um claro candidato à vitória, mais até do que o Landa e o Valverde. O único entrave à prestação de Dumoulin, por estranho que pareça, será a possibilidade de ele vestir a rosa logo muito cedo na corrida. O ideal seria ele fazer bons CR mas sem chegar à liderança.
José Poeiras
Rui Sousa
Posted
Maio 5, 2016 at
9:31 am
Bem visto. Não tinha reparado no pormenor dos três CR's. Não o considerei no meu top5, mas realmente tens razão. Cai o Uran do meu top pelo Dumoulin.
Cumps
Rodrigo Ferreira
Posted
Maio 5, 2016 at
10:42 am
Há 3 cronos, mas um é por equipas e bastante curto, outro é uma crono-escalada onde os favoritos na montanha costumam anular as diferenças na especialidade.
Rui Magalhaes
Posted
Maio 5, 2016 at
11:26 am
Rodrigo, não, o interessante é não haver o crono por equipas (só se a informação no PCS estiver errada).
José Poeiras, pelo contrário o Dumoulin tem de ganhar o maior tempo possível nos CR se quer chegar longe na prova.
Anónimo
Posted
Maio 5, 2016 at
1:59 pm
Rui, foi o que eu disse. Eu acrescentei é que não será benéfico chegar à liderança cedo na prova. Ganhar tempo nos CR, sim, chegar logo à rosa, não.
José Poeiras
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:33 pm
Na minha opinião o grande problema do Dumoulin é a equipa. E daí a questão de apanhar a rosa cedo. Se apanha a rosa à nona etapa vai ser muito difícil sobreviver à etapa 10 e a 14, etapas muito longas em que os adversários poderão isolá-lo muito cedo. Para mim, a melhor estratégia para ele seria ganhar a rosa na etapa 1 a todo o custo, e deixar e esperar que alguma fuga chegue na 1ª semana com vários minutos de vantagem, de modo a poder sair da etapa 9 com bastante vantagem para os rivais mas com a rosa num corredor de 2ª linha.
Bruso
Posted
Maio 5, 2016 at
10:37 am
Oh Luis nem parece teu: 1ª etapa é um prologo individual e não por equipas.
Quanto à prova, concordo plenamente: é tudo contra o Nibali e a Astana. O Zakarin e o Dumolin t~em boas hipóteses se fizerem bons CRI e ganharem tempo ao Nibali, Landa e Valverde.
Estou com grande expetativa para ver o que faz o Valverde. Acho que tem tudo para ganhar este Giro mas veremos se está comprometido com esta prova ou se só lá vai para não acabar o Giro sem lá participar.
O Uran pelo contrário foca-se todos os anos nesta prova e não acredito que seja este ano que a vence. Tem mostrado um declinio nas CRI (que eram o seu grande forte em relação aos outros contenders) e nas montanhas não tem qualidade para afastar os outros.
Acredito que teremos um Giro ao nível do do ano passado.
luis o.
Posted
Maio 5, 2016 at
5:23 pm
De facto é um CR individual. Tinha uma ideia tão construída que era um CRE que quando fui confirmar vi lá um CRE…
Em relação ao Valverde estou convencido que vai chegar a top, não o estou a ver a poupar-se para depois ter de trabalhar para o Quintana no Tour. O Úran é como dizes, no CR está longe do nível que apresentava na Etixx.
0 Comentários
Gonçalo
Top 5
1 – Nibali
2 – Valverde
3 – Majka
4 – Kruswijk
5 – Pozzovivo
Acho que o Landa não vai aguentar a pressão e o Zakarin vai acusar o desgaste
Rodrigo Ferreira
Kruijswijk em 4º parece-me muito difícil.
1- Nibali
2- Majka
3- Landa
4- Valverde
5- Uran
Logen
Nibali 1
Landa 2
Majka 3
Zakarin 4
Uran 5
Rui Sousa
1 – Valverde
2 – Nibali
3 – Majka
4 – Landa
5 – Uran
Anónimo
Como já disse noutro comentário, parece-me abusivo desconsiderar o Dumoulin. Teremos 3 CR. Penso que para Dumoulin, se não der para vitória, dará para pódio. Já Majka e Landa poderão ser bastante penalizados pelos CR, ainda que consigam ganhar tempo a Dumoulin na montanha. Acredito é que Dumoulin ganha mais tempo aos outros nos CR do que os outros lhe ganham na montanha. Veremos
1-Nibali
2-Dumoulin
3-Majka
4-Valverde
5-Landa
José Poeiras
luis o.
E então apostas arriscadas? Eu lanço a minha: J-C. Péraud no pódio.
Rodrigo Ferreira
Promete ser um Giro bastante interessante. A dúvida é, de facto, perceber se o Nibali confirmará o seu favoritismo, algo que me parece que acontecerá. É o único dos "4 Magníficos das GV" presente, sabe como vencer a corrida e tem uma excelente equipa em seu redor. O facto de ter demonstrado pouco até agora poderia ser mau, mas o Tubarão correu sempre pouco antes das suas grandes vitórias.
Por outro lado, Valverde nunca fez o Giro, mas parece em grande forma nesta altura. A prova não tem tanta alta montanha como outrora, tendo várias etapas difíceis que até o podem beneficiar. Em relação ao Landa, creio que terá a pior equipa dos 3 e há a dúvida de como se comportará sendo líder pela 1ª vez numa GV e numa equipa com o poderio da Sky. Correu pouco no início de 2016, mas apareceu muito bem ultimamente e estará certamente na luta.
De resto, não creio que existam mais candidatos ao 1º lugar, mas elementos como Majka e Uran irão intrometer-se na luta pelo pódio. Dumoulin, Pozzovivo ou Chaves não poderão ambicionar mais do que um top-5 na minha óptica, sendo que no caso do alemão veremos como se comporta neste Giro depois da grande Vuelta em 2015. Por fim, Zakarin tem estado muito bem este ano, mas é a incógnita desta prova. Tenho dúvidas sobre o que pode apresentar em 3 semanas, mas pode ser um caso sério.
Por fim, nos sprints aposto bastante em Viviani, mas Kittel e Greipel são os melhores sprinters do mundo e irão vencer certamente. Nizzolo poderá também aparecer de forma mais convicta, enquanto que o Ewan poderá ser a surpresa para os mais desatentos.
Rui Magalhaes
O Dumoulin está numa equipa alemã isso é certo mas não faz dele logo um alemão.
Anónimo
Rui, acordaste mal disposto?
Excelente comentário Rodrigo. Partilho de algumas ideias.
Tiago Afonso
luis o.
Partilho da análise, e acho que este vai ser o melhor Giro do Nizzolo até agora. Claro que isto seria muito facilitado se o Kittel fizesse como há dois anos e fosse para casa depois das primeiras etapas.
Rui Sousa
Valverde for life! Desde sempre o meu ciclista favorito!
Os anos passam e ele lá continua a brilhar nas clássicas e fazer os seus Top5 (por vezes Top3) nas grandes voltas. Impressionante! A brincar a brincar já tem 36 anos o que mesmo para ciclista já é uma fase descendente……Tendo em conta a concorrência e especialmente o percurso (pouco alta montanha que normalmente é o que rebenta com ele) pode ser a última grande oportunidade de ganhar outra grande volta!! E que bonito que era se o fizesse na sua única participação!
Este senhor em 10 participações na Volta à Espanha tem 8 Top5, incluindo uma vitória e mais 5 Top3. Na volta à França também tem os seus resultados (um Top3 mais 4 Top10), mas não é de longe o tipo de prova para ele.
Já nas clássicas e provas de uma semana ou menos, dispensa apresentações….não é por acaso que acabou em 1º no ranking da UCI em 2014 e 2015 tendo ainda feito top5 em 2009, 2012 e 2013.
Grande mancha na carreira foi a suspensão de 2 anos na sequÊncia da Operação Puerto, que levou muitos ciclistas a suspensões e anulação de resultados (só de pensar que o Oscar Pereiro "ganhou" uma Grand Boucle à custa de isso até dói).
Aposto na vitória do Alejandro.
Cumps
luis o.
Também acho perfeitamente possível, mas vai depender muito da força da Movistar na medida em que o Valverde é o que pode beneficiar mais dos segundos de bónus mas para isso é preciso que a equipa controle muitas etapas.
Anónimo
Não concordo que seja todos contra o Tubarão. Nibali ainda não fez nada esta época para ter todo este favoritismo. Acho que vai andar toda a gente mais preocupada com o Landa do que propriamente com o Nibali.
O meu top5:
1 – Landa
2 – Nibali
3 – Valverde
4 – Zakarin
5 – Uran
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Nibali já fez alguma coisa este ano sim. Venceu no início de temporada o Tour de Omã a frente de Bardet, Dumoulin e Costa, E não esquecer que fez 6º no Tirreno mesmo que a etapa rainha tenha sido cancelada não deixa de ser um bom resultado. Mas não podes analisar a forma do Nibali por não ter feito nada este ano quando ele corre desta maneira nos últimos anos.
Anónimo
Posso. É a minha análise logo eu é que sei. Geralmente até costumam estar correctas.
Tour do Oman* , essa prova onde estavam lá grandes voltistas de 3 semanas.
Vá lá.. Criticar, por criticar é pobre de espírito.
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Tu dizes que não tem feito nada mas tem. Até podia ser uma prova da Mongólia onde só tinha o Arashiro como nome mais sonante não deixa de ser uma vitória. Tu é que não sabes levar com respostas em cima que nem foi uma critica aqui todos somos livres de dizer o que for até posso dizer que o Kittel vai ganhar o Giro que todos podem achar um disparate mas não deixa de ser uma opinião. Mas vá lá. Fica bem e grande abraço.
Anónimo
Ai agora já podemos dizer tudo o que queremos? Em que ficamos? Coerência vá…
Ontem cheguei primeiro numa corrida de 100m de bicicleta com a minha sobrinha. Já fiz alguma coisa.
Mais conhecimento pf. Mais vale cair em graça, do que ser engraçado.
Acredito que estejas a ter só um mau dia.
Tiago Afonso
Kafka I
Vai ser a 4ª Grande Volta para Nibali
Rui Magalhaes
Estou a achar piada todos colocarem Zakarin nos seus top's mas esquecem-se do ano passado o próprio russo vence na Romandia e já foi logo um barulho dos diabos chega ao Giro e faz 44º (vence uma etapa é verdade mas depois desligou-se e só vimos Zakarin nas fugas ou a fazer ataques a la Contador a 50 km do fim 10 km depois era alcançado) sempre interessante… Se fizer top10 já será um grande resultado agora nunca irá vencer, fechar top3 ou 5 só mesmo se todos os favoritos forem cair um a um até restar ele.
1º Nibali
2º Landa
3º Valverde
4º Majka
5º Uran
Rodrigo Ferreira
Estou de acordo contigo, daí considerar o Zakarin a maior incógnita deste Giro
Anónimo
Provavelmente a malta, ao contrário de ti, sabe que o Zakarin no ano passado não foi competir para a geral. Foi apenas para conhecer o Giro e tentar ganhar uma etapa. Ganhou 1.
Este ano vai para a geral e é dos que vai com melhores indicações.
Tiago Afonso
Rui Magalhaes
Tiago ainda fico naquela de quem está a ter uma mau dia… talvez sejas tu por estares a dar tanto importância a um user que não sabe nada de nada de ciclismo não achas?
luis o.
Também acho que o Zakarin tem conservado uma forma demasiado boa para agora estar a top durante 3 semanas, com um percurso em 2016, como dizes, muito próximo do de 2015, em que depois rebentou no Giro. Mas às vezes há surpresas, e com um perfil como o dele ainda mais…
Anónimo
Como é que se explica que toda a gente ignore Dumoulin? Pessoal, não se esqueçam de que teremos 3 CR, dois deles à medida de Dumoulin. Para mim, é um claro candidato à vitória, mais até do que o Landa e o Valverde. O único entrave à prestação de Dumoulin, por estranho que pareça, será a possibilidade de ele vestir a rosa logo muito cedo na corrida. O ideal seria ele fazer bons CR mas sem chegar à liderança.
José Poeiras
Rui Sousa
Bem visto. Não tinha reparado no pormenor dos três CR's. Não o considerei no meu top5, mas realmente tens razão. Cai o Uran do meu top pelo Dumoulin.
Cumps
Rodrigo Ferreira
Há 3 cronos, mas um é por equipas e bastante curto, outro é uma crono-escalada onde os favoritos na montanha costumam anular as diferenças na especialidade.
Rui Magalhaes
Rodrigo, não, o interessante é não haver o crono por equipas (só se a informação no PCS estiver errada).
José Poeiras, pelo contrário o Dumoulin tem de ganhar o maior tempo possível nos CR se quer chegar longe na prova.
Anónimo
Rui, foi o que eu disse. Eu acrescentei é que não será benéfico chegar à liderança cedo na prova. Ganhar tempo nos CR, sim, chegar logo à rosa, não.
José Poeiras
luis o.
Na minha opinião o grande problema do Dumoulin é a equipa. E daí a questão de apanhar a rosa cedo. Se apanha a rosa à nona etapa vai ser muito difícil sobreviver à etapa 10 e a 14, etapas muito longas em que os adversários poderão isolá-lo muito cedo.
Para mim, a melhor estratégia para ele seria ganhar a rosa na etapa 1 a todo o custo, e deixar e esperar que alguma fuga chegue na 1ª semana com vários minutos de vantagem, de modo a poder sair da etapa 9 com bastante vantagem para os rivais mas com a rosa num corredor de 2ª linha.
Bruso
Oh Luis nem parece teu: 1ª etapa é um prologo individual e não por equipas.
Quanto à prova, concordo plenamente: é tudo contra o Nibali e a Astana. O Zakarin e o Dumolin t~em boas hipóteses se fizerem bons CRI e ganharem tempo ao Nibali, Landa e Valverde.
Estou com grande expetativa para ver o que faz o Valverde. Acho que tem tudo para ganhar este Giro mas veremos se está comprometido com esta prova ou se só lá vai para não acabar o Giro sem lá participar.
O Uran pelo contrário foca-se todos os anos nesta prova e não acredito que seja este ano que a vence. Tem mostrado um declinio nas CRI (que eram o seu grande forte em relação aos outros contenders) e nas montanhas não tem qualidade para afastar os outros.
Acredito que teremos um Giro ao nível do do ano passado.
luis o.
De facto é um CR individual. Tinha uma ideia tão construída que era um CRE que quando fui confirmar vi lá um CRE…
Em relação ao Valverde estou convencido que vai chegar a top, não o estou a ver a poupar-se para depois ter de trabalhar para o Quintana no Tour. O Úran é como dizes, no CR está longe do nível que apresentava na Etixx.
Rodolfo Trindade
Penso que será entre Nibali e Landa.
Estou para ver em que nível aparece Uran.
Rui Sousa
Esta não foge ao Valverde! Tenho essa "crença"!
Cumps