Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tondela empurra Boavista para o último lugar; Agra bisou; Equipa de Jesualdo, que continua sem vencer, jogou uma hora com 9

Começa a ficar complicado para os axadrezados? A diferença entre o último e o 7.º é de apenas 4 pontos, por isso esta posição ainda não é catastrófica. No entanto é apenas uma vitória em 14 jornadas e esperava-se muito mais deste plantel (apesar de algumas lacunas, principalmente no eixo da defesa e no centro do ataque tem qualidade para o Top 10), sendo que o efeito da chicotada psicológica por enquanto ainda não se fez sentir (Jesualdo soma 2 derrotas e 3 empates).

O Tondela subiu, à condição, ao 7.º lugar da Liga ao receber e bater o Boavista, por 3-1. Agra bisou, num jogo em que os axadrezados aos 30′ já estavam reduzidos a 9 elementos. Devenish viu o vermelho logo aos 11′, e aos 30′ foi Chidozie a ser expulso ao cometer um penálti. No entanto Enzo Martínez deu um duplo toque na bola ao bater a penalidade e o 0-0 não se alterou. Mas o 1-0 não demorou, com Mario González a abrir o marcador de cabeça aos 40′. Aos 56′ Salvador Agra ampliou e o resultado parecia feito. Contudo praticamente na resposta Mangas reduziu e deu uma pequena esperança aos axadrezados, que ficou desfeita com o 3-1 de Agra aos 85′. Com esta derrota o Boavista cai para o último lugar.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1350572262244700163

22 Comentários

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 17, 2021 at 2:16 pm

    Provavelmente ainda muita coisa irá mudar, mas é curioso verificar que neste momento a cauda da classificação é ocupada por clubes cujas direcções os gerem à la FM, sem critério e puramente interessados na parte do negócio. O Vitória ia pelo mesmo caminho, mas emendou a mão a tempo!

    É muito bonito haver supostos mecenas no futebol e comprar jovens (sobretudo estrangeiros) aos magotes e sem critério a ver se sai um jackpot com algum deles. No entanto, a dura realidade é que o que aconteceu com o Fama a época passada é a excepção, este modelo de gestão (vamos ser simpáticos e considerar como tal) NÃO é sustentável a médio/longo prazo e no caso do Boavista não houve competência para a fazer funcionar nem a curto prazo aparentemente (vamos ver o que fazem neste defeso e no resto do campeonato). O que acontece muitas vezes, como já vimos diversas vezes em Portugal, é que tais mecenas batem com a porta invariavelmente (é uma questão de tempo) e as direcções entram em modo liquidação total (beneficiando todos os que gravitam à volta menos o clube). O problema é que alguns clubes não sobrevivem a isto…

    Esta situação do Boavista é particularmente triste e algo preocupante, pois o clube vinha a recuperar de forma gradual e a estabilizar. Todavia, por questão de interesses e ilusões, arriscam-se a pôr todos esses sacrifícios para voltar ao topo em risco com uma política desportiva que começou por prometer mas acabou numa valente “salgalhada” com um plantel altamente desequilibrado e com lacunas graves.

    O dirigismo em Portugal tarda em acompanhar o progresso das outras áreas do futebol nacional e é, sem dúvida, o principal culpado pela perda de qualidade e pelo ambiente negativo do campeonato. Nunca aprendem… ainda assim espero que o Boavista consiga dar a volta por cima!

    Saudações Desportivas

    • Manel Ferreira
      Posted Janeiro 17, 2021 at 4:16 pm

      Tens razão na parte da direcção jogar FM, sim, e já o disse atrás, mas não em relação ao resto.
      O clube não estava nada a estabilizar nem pouco mais ou menos. Em termos de resultados, sim, fizemos autênticos milagres nos últimos anos, é verdade. Mas financeiramente, o clube continuava numa situação muito difícil, com dívidas tremendas e problemas em cumprir os acordos. Só para dar um exemplo, ainda há 3/4 anos só nos conseguimos inscrever à última da hora e foi devido a acordos com jogadores contratados há uns 15 anos! E já por umas três vezes fomos impedidos de inscrever jogadores pela FPF. Só para vermos a extensão das dívidas.

      Portanto, o clube não se entregou ao mecenas por “interesses e ilusões”, mas sim porque era a única maneira de impedir que fôssemos o novo V. Setúbal.
      E mesmo que conseguíssemos enganar as contas por mais uns tempos, o que ia acontecer no futuro era que seríamos ultrapassados por muitos dos novos projetos com dinheiro por trás, que cada vez mais surgem nas divisões secundárias.
      Percebo que o pessoal não goste destes investimentos, mas nem sempre significam ilusões e ganância e por aí fora. Às vezes, são mesmo sobrevivência.

      Valorizo os teus comentários, mas acho que te perdes muito nesse romantismo do “dinheiro é todo mau”. Já não vivemos nesse mundo e o melhor mesmo é aceitar.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 17, 2021 at 6:45 pm

        Começando pelo fim, quanto ao romantismo, aceito a crítica! Até porque não tenho como negar eheheh. Ainda assim, consigo perceber que o negócio faz parte do futebol, aliás sempre fez parte de uma maneira ou de outra. O que me faz confusão hoje em dia é quando o futebol se torna apenas e só negócio!

        Depois, quanto à estabilização referia-me exactamente aos resultados desportivos, pois não tinha ou tenho dados suficientes para opinar com convicção sobre a saúde financeira do Boavista (apesar de deduzir que fosse complicada). E acredito que muitas decisões são tomadas porque simplesmente não há alternativa viável! A minha questão é que se houvesse um dirigismo mais competente talvez a situação não fosse tão dramática actualmente.

        Mais, para chegar a este ponto qual foi a causa?!? Lá está, gestão danosa por parte de dirigentes (sendo verdade que o Boavista não deveria ter sido o único a ser punido da maneira que foi, mas isso é um tema por si só). No fundo é um ciclo vicioso que existe desde há muito no futebol português, e se formos às verdadeiras origens desse ciclo encontramos um futebol que está estruturado para suportar 3 clubes… às custas de todos os outros! Podem atirar-se pedras uns aos outros, mas é um ecossistema a 3! Logo, o desenvolvimento e “emancipação” dos outros clubes não convém, mesmo que às custas da perda de competitividade e qualidade na Liga (e não, também não acho que é a pior do Mundo, mas convenhamos que podíamos ter uma Liga bem melhor… aliás já tivemos).

        O problema é que quanto mais percentagem do “bolo” do futebol for negócio, e sobretudo negócio desregulado, mais viciado é o tal sistema. Por isso, é que actualmente poucos clubes competem na Liga… a maioria apenas sobrevive! Vemos fogachos, há uns projectos interessantes… mas dependem quase exclusivamente do trabalho de um treinador e quase sempre não têm sustentabilidade ao nível do clube a médio/longo prazo. E para agravas as circunstâncias, nada, vá quase nada, no futebol português serve para fomentar a sustentabilidade e a competitividade, basta ver o tabu em redor dos direitos televisivos centralizados, os regulamentos dúbios, uma Liga de Clubes que é uma piada de mau gosto, uma política de eucalipto persistente, etc. Agora, há que dizê-lo que muitos clubes também estão nesta situação de fragilidade porque aos seus dirigentes assim convém… há muito dirigente desportivo de clubes pequenos e médios em Portugal que beneficia PESSOALMENTE deste futebol-negócio e que pouco fazem para mudarem o status quo.

        Por fim, quanto aos falsos mecenas nem era uma “farpa” específica ao Boavista, era mais geral, pois se queres que te diga nem percebi muito bem o envolvimento do Gerard Lopez e do Lille com o Boavista. Do que percebi o francês injectou dinheiro na vossa SAD e estabeleceu-se uma parceria entre os clubes (salvo erro), mas entretanto o Lopez já vendeu o Lille a um terceiro. Logo, onde fica o Boavista no meio disto tudo?!? A primeira impressão que me dá, alguém de fora, é que o clube está muito vulnerável e pressionado agora, embora perceba a quase inevitabilidade das decisões tomadas.

        Obrigado pelo debate de ideias (desculpa os comentários alongados) e pelas informações mais detalhadas, e acredita que fico a torcer para que o Boavista dê a volta por cima, fique na I Liga e comece a estabilizar verdadeiramente.

        Saudações Desportivas

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:50 pm

    Nunca pensei ver o Tondela marcar três golos ao Boavista. Desde que perderam por 4-0 em Alvalade têm conseguido evoluir de forma surpreendente para mim.
    E com esta vitória estão, salvo erro, num inédito sétimo lugar. Temos campeonato em todos os sectores da classificação.

    Saudações Leoninas

  • Manel Ferreira
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:48 pm

    Este é daqueles jogos que não representam propriamente a época, tudo o que podia correr mal, correu. Expulsão e penalty discutíveis, mas mesmo com 9 discutimos o jogo, o que seria com 11. O problema é o moral da equipa ir por ali abaixo sem uma vitória…
    No entanto, não alinho em catastrofismos já que a distância ainda é curta até para um 8º/9º lugar, quanto mais para a linha de água, além de que na 2ª volta vamos ter um calendário com vários jogos acessíveis em casa (os que empatámos fora nesta 1ª volta) e portanto, a coisa pode perfeitamente “fazer-se”.

    Agora, isto tem de servir de abre-olhos para uma direcção que parece mais preocupada com as vendas no defeso de 2023 do que com a época atual. O plantel é demasiado jovem e desequilibrado e o campeonato não é tão fraco como o Admar/Campos pensam. Mas as notícias que saem de possíveis reforços não me deixam com grande esperança, mais uma vaga de miudagem sem experiência de futebol europeu (mas ah, vem com opção de compra, tudo bem). Isto não pode ser só FM.
    Um central e um PL que dêem algumas garantias são absolutamente obrigatórios. Ah, e que o Sporting passe à final da Taça da Liga, com sorte o jogo ainda é adiado e não passamos mais uma vergonha com dois miúdos de 18/19 anos no centro da defesa.

  • Fabiens
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:42 pm

    Já podemos voltar a achar que Jesualdo é um treinador completamente ultrapassado e que na verdade nunca passou de um treinador razoável?

    Tem um grande conhecimento de futebol, e foi importante no futebol português, mas enquanto treinador não foi mais do que razoável. Voltou à ribalta pelo impacto mediatico de um programa de televisão, mas na verdade estava melhor lá.

    Tenho grande respeito pelo seu conhecimento e passado, mas não tem capacidade para treinar ao alto nível.

  • Johny45
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:39 pm

    Jesualdo é muito fraco, naquele porto qualquer um era campeão.
    Quantos projetos já passou depois e fez um bom serviço?

    • Miguel SADSC
      Posted Janeiro 16, 2021 at 11:31 pm

      Que treinadores têm sucesso a sério depois dos 65 anos? O futebol muda e após uma certa idade vão, na sua grande maioria, ficando ultrapassados.

    • Kacal
      Posted Janeiro 16, 2021 at 10:52 pm

      Lá vem o exagero do costume, será que não conseguem distinguir as coisas? Jesualdo já passou o seu tempo e pode estar ultrapassado em 2020 e até mais tempo, mas vir buscar os tempos de 2004 a 2009 não faz sentido. Aí ele era um treinador bastante bom e fez um ótimo trabalho no Porto construindo a hegemonia. Basta ver que elementos ele contratou e potenciou.

      • Johny45
        Posted Janeiro 17, 2021 at 12:42 pm

        Mas qual exagero? É alguma mentira? Depois do porto fez algum bom trabalho?
        Até o Vitor Pereira ganhou depois…
        Com aquelas circunstancias todas, qualquer treinador era campeão.

        • Kacal
          Posted Janeiro 17, 2021 at 3:07 pm

          Na minha opinião é mentira sim e como nenhum de nós é dono da verdade e razão absoluta, o que tu falaste não passa da tua opinião, mas se queres acreditar nisso, força. Na minha opinião discordo totalmente. O Vítor Pereira apanhou o Porto após Jesualdo e AVB, o Jesualdo apanhou um Porto diferente.

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 17, 2021 at 12:28 pm

        Nem mais, Kacal. O Professor no FC Porto potenciou jogadores como Fernando (foi ele que descobriu o Polvo), Lisandro López, Hulk, Paulo Assunção, Sektioui ou Quaresma.

        E mesmo no Sporting foi o responsável pelas subidas á equipa principal de Ricardo Esgaio, Tiago Ilori ou Eric Dier, por exemplo, naquela época miserável do sétimo lugar (como Sportinguista até me custa recordar tal época ?)

        Saudações Leoninas

        • Kacal
          Posted Janeiro 17, 2021 at 3:09 pm

          Agora nem mais Estigarribia, ele descobriu nomes como Fernando, Hulk e outros potenciando-os a um grande nível. Tirou o melhor de Quaresma, Lisandro e outros nomes como referiste e ainda há mais que esses.

          Sempre foi competente por onde passou, limitar a sua carreira inteira aos últimos anos é desonesto.

          Saudações DesPortistas

          • Estigarribia
            Posted Janeiro 17, 2021 at 3:32 pm

            E foi nas mãos também do Professor que vimos o melhor Lucho “El Comandante” Gonzalez. Jogador com uma classe em campo brutal.

            E isso que se diz agora do Professor Jesualdo Ferreira é das coisas mais desonestas. Mas infelizmente no futebol português, a desonestidade e a memória curta são habituais.

            Saudações Leoninas

            • Kacal
              Posted Janeiro 17, 2021 at 8:24 pm

              Lucho e posso acrescentar mais nomes como Pepe, Bruno Alves, Bosingwa, Raul Meireles, Silvestre Varela (com AVB e Vítor Pereira teve um alto rendimento, mas foi com Jesualdo que começou a dar nas vistas na época 2009/2010 e ele é que foi buscá-lo quando muitos nem acreditavam que ele viesse a ser uma mais-valia), entre outros. Jogadores que evoluiram imenso com Jesualdo e alguns deles contra as expectativas atingiram um alto nível.

              Concluo a dizer que concordo totalmente com tudo que disseste e subscrevo.

              Saudações DesPortistas

  • Sodogodo
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:36 pm

    Não há VAR que veja que falta do penalty é fora da área? Vejo vários jogos desta liga e vários lances como o da expulsão do Chidozie e nada. Hoje nem teve duvidas e expulsão imediata e assina penalty… Estranho.

    Mais estranho é perceber que o jogo anterior foi adiado, mas este cheio de gelo pode seguir (e já me disseram bem pior que em Guimarães). Aliás notava-se bem que os jogadores do Tondela andaram a treinar a semana inteira nestas condições, muito melhores adaptados ao relvado e a beneficiar do gelo. Todas as jogadas até à 2ª expulsão foram bem exploradas pelo gelo. Com 10 fomos superiores. Até com 9 jogadores incomodamos, mas sem 2 jogadores é impossível fazer melhor.

    Futebol tuga! Como não gostar?

  • umbongo
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:34 pm

    O Boavista também não é com o Jesualdo que vai la, é um treinador completamente ultrapassado

  • Mastodon
    Posted Janeiro 16, 2021 at 10:28 pm

    Ainda me lembro quando o Tondela foi goleado em Alvalade e decidiu-se aí pela imprensa nacional que era a equipa mais fraca e a descida de divisão era inevitável…passou um mês e pouco e estão dois lugares a trás da mais forte equipa que pratica o melhor futebol em Portugal.

    • w0bbly
      Posted Janeiro 17, 2021 at 12:07 am

      Caraças ficou-te atravessado o Pepa. Referes isso comentário sim, comentário também. Queres que o Sporting leve a taça de melhor futebol?

    • AbbasK
      Posted Janeiro 17, 2021 at 12:05 am

      Dizem que o Tondela é a equipa mais fraca todos os anos, não pela qualidade da equipa, mas sim por serem de onde são. Pouco importa pq eles por cá continuam.

Deixa um comentário