Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Treinar Sporting ou FC Porto? Sou um treinador, ponto”

Vai ter essa oportunidade? A sua cotação é uma incógnita. 

Rui Vitória foi confrontado, numa entrevista ao Canal 11, com a possibilidade de, um dia, vir a treinar Sporting ou FC Porto, e não fechou a porta. “Sou um treinador, ponto. Antes de gostar de qualquer clube gosto de mim e da minha profissão. Sou apaixonado pela minha profissão. Represento os clubes com a maior dedicação, paixão, seja onde for. Felizmente tenho tido sucesso. Sou profissional e desde que deixei o Fátima e vesti a camisola do profissionalismo, mudei a minha perspetiva sobre o futebol”, atirou o treinador do Al Nassr, que foi bicampeão pelo Benfica.

33 Comentários

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 12, 2020 at 10:07 am

    Olha que entre o Conceição e o Rui Vitório…

    • FVRicardo
      Posted Maio 12, 2020 at 10:55 am

      Eu prefiro o Rui Vitória

      • Bio
        Posted Maio 12, 2020 at 11:42 am

        Nem que seja pelo discurso…

        • FVRicardo
          Posted Maio 12, 2020 at 12:27 pm

          Mesmo como treinador, acho que ofensivamente tem mais ideias. Claro que tinha Jonas e Gaitan (inicialmente), mas tinha melhores dinâmicas ofensivas na minha opinião.
          Nesse aspeto o SC dá a entender que se lhe tirares as ruturas do Marega perde quase todo o poder ofensivo, se bem que nas bolas paradas é um mestre.

          • Chico
            Posted Maio 12, 2020 at 3:43 pm

            Acho que a mais valia do Vitória era defensiva. A equipa era muito compacta e com linhas muito subidas. Claro que funcionou quando tinha Ederson para acudir a tudo, com Varela foi mais complicado. Ofensivamente, reduzia-se a tabelinhas nas alas e inspiração de individualidades. A equipa defendia muito melhor que atacava na minha opinião.

            • FVRicardo
              Posted Maio 12, 2020 at 4:12 pm

              Sim, defendia melhor que atacava (JJ), mas mesmo assim acho que atacava melhor que o Porto de SC, o SLB utilizava muito bem a dinâmica do terceiro homem e em contra ataque era mortífero.

        • HeberPrincipe
          Posted Maio 12, 2020 at 1:37 pm

          Pelo discurso prefiro o SC, mas de resto… tenho dúvidas

          • Bio
            Posted Maio 12, 2020 at 2:05 pm

            Preferes o discurso de vitimização e agressividade constante?
            O RV é um bocado pató, mas ao menos não me doem os ouvidos quando ele fala…

  • André Dias
    Posted Maio 12, 2020 at 10:17 am

    Até que enfim que alguém adopta este discurso. Mais nada, é um profissional e não tem que estar restringido por paixões clubísticas. O Jorge Jesus sempre foi do SCP e isso não o impediu de fazer um excelente trabalho no SLB. Detesto hipócritas que fazem juras de amor ao clube X e depois voltam atrás e vão jogar para o clube rival. Esta postura de Rui Vitória é de louvar.

    • Xyeh
      Posted Maio 12, 2020 at 10:51 am

      O Mourinho treinou o Porto sendo simpatizante benfiquista, o Fernando Santos venceu o Penta quando é assumidamente benfiquista, Jesualdo Ferreira idem, como referiste Jorge Jesus no Benfica sendo sportinguista. Depois há casos como o do Quaresma que apesar de ter aparecido no Sporting acabou por se tornar portista mas mantém todo o respeito pelo Sporting, ou casos como o Fábio Coentrão que ama tudo e todos onde joga.

      • CSM1910
        Posted Maio 12, 2020 at 12:37 pm

        O Mourinho Benfiquista? O Mourinho é do Vitória, e ele já deu várias entrevistas a desmentir os boatos sobre ser do Benfica ou do Porto, já que várias vezes colocaram esse rótulo. Ele sempre se assumiu como Vitoriano em todas as entrevistas e vincou que nunca foi adepto dos 3 “Grandes”.

    • Ricard0
      Posted Maio 12, 2020 at 5:28 pm

      Há quem diga que o JJ não é Sportinguista, que quem era Sportinguista era o pai dele.

      Sobre o resto do comentário, estou totalmente de acordo. Que se acabe com os discursos de “não jogo/treino nos rivais”, ainda para mais quando depois acaba por acontecer de vez em quando.

  • Nickles
    Posted Maio 12, 2020 at 10:41 am

    Nem mais. É uma profissão, e como o RV não é exímio (nem de perto) naquilo que faz, não pode andar a escolher onde quer ou não treinar, pois de certeza que tem uma família para alimentar. Faz ele muito bem. É assim em qualquer lado.

    Quanto ao amor a um clube, só não é afectado para quem está de fora. Acredito plenamente que a paixão se torna volátil quando vives dentro da realidade de um clube de futebol. O amor é um sentimento e os sentimentos adquirem-se com experiências e momentos que tocam o emocional de uma pessoa (Oi Gustavo Santos??). É impossível ficares “normal” a uma multidão de 200 mil pessoas a gritarem por ti no Marquês de Pombal por exemplo, independentemente do teu clube de coração.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 12, 2020 at 10:44 am

    Espero que não, mas se alguma vez acontecer, que tenha o mesmo desempenho que teve na Luz

  • Mantorras
    Posted Maio 12, 2020 at 11:03 am

    Acho que fazes bem Rui, bom discurso. Hipocrisia e odios de estimacao de lado.

  • Kacal
    Posted Maio 12, 2020 at 11:36 am

    Um treinador, até mais que um jogador, deve manter as opções em aberto porque passam de bestial a besta e vice-versa muito facilmente e rapidamente portanto o que hoje é verdade, amanhã é mentira e um treinador pode ter que treinar um rival durante a sua carreira e há oportunidades que não se pode, nem se deve desperdiçar. Faz bem pensar assim, agora espero bem que nunca treine o meu Porto porque tem um perfil de treinador que não me agrada e acho que não tem nível para tal, para isso mais vale estar quietinho e manter SC!

  • Bio
    Posted Maio 12, 2020 at 11:43 am

    Tem toda a legitimidade de dizer isto.
    Se aparecer uma proposta do FC Porto ou do Sporting seria idiota não aceitar. Contudo, depois da imagem com que ficou, tenho algumas dúvidas que seja aposta de um destes clubes tão cedo.

  • Mike-UK
    Posted Maio 12, 2020 at 11:47 am

    Acho muito bem, e no caso do Sporting tendo em conta a quantidade de entulho que vai passando pelo banco do clube penso mesmo que será apenas uma quesão de tempo, ali no periodo entre o Manuel Machado e o Luis Campos (onde já deveremos estar a competir na terceira liga.

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 12, 2020 at 1:28 pm

    Sempre achei que o RV não era tão mau como o pintava, mas também não era nada de fenomenal.

    O maior problema que via nele era parecer completamente desamparado no banco se o “Plano A” para o jogo não estivesse a resultar. Não sei se era falta de competência para mexer na equipa, ou se era apenas falta de confiança.

    Em todo o caso, ainda é um tipo novo e pode crescer como treinador.

    A maior das sortes para ele, porque apesar de tudo sempre foi super correto e educado enquanto treinador do Benfica.

  • Bujard
    Posted Maio 12, 2020 at 1:34 pm

    O que me impressiona é qu parece que no mundo só há treinadores fracos. Qualquer treinador que nao se assemelha a Jesus, Klop ou guardiola é fraco.

    RV foi bi-campeão no Benfica, e com uma taxa de vitórias muito assinalável – e até record de pontos.
    Ficou sempre a frente do “mestre da tactica” – que por aqui tantos consideram um Deus.

    Fez muito bons trabalhos no Paço, depois no vitória, e depois no Benfica é oq que se sabe. Um prestaçao ao nivel das melhores da champions. Lançou jovens, e na ultima epoca Vieira sabotou-lhe a equipa.
    O futebol nao era o mais entusiasmante de sempre, e a imagem da ultima meia epoca foi penosa, mas isso nao apaga tudo o que fez para tras, inclusive antes do Benfica – onde ganhou uma taça, mais uma vez, ao mestre da tactica.

    RV pode não ser o mais entusiasmante dos treinadores, mas a facilidade com que se diz que um treinador é fraco (e com um curriculum destes…) é assustadora. Só deve haver 3 ou 4 bons treinadores em Portugal…e desconfio que 3 são comentadores aqui.

    Acabe-se com o mito de q RV é mau treinador. Tem mais do que provas de que não é.
    Digo mais – sendo R Amorim ainda uma incognita, tenho poucas duvidas q RV é superior a Lage e Conceição.

    • Aurinegro
      Posted Maio 12, 2020 at 3:34 pm

      Concordo em absoluto.

      Passa-se de bestial a besta e vice versa muito facilmente no futebol português.

      Se é dos melhores que vi? Claro que não. Se queria que voltasse ao Benfica? Talvez não pois não teria paz alguma. Mas estou agradecido pelo que deu ao Benfica. Acho que fechou o seu ciclo no clube, mas não precisa de levar com ofensas como aqui tanto aconteceu.

      • Bujard
        Posted Maio 12, 2020 at 4:54 pm

        Compleamente de acordo. A malta nao tem noção do dificil que é fazer o que fe. Poucos conseguiram
        Não é o melhor do mundo, mas longissimo de ser tão mau como o fazem. seria claramente dos melhores da liga, neste momento.

    • Ricard0
      Posted Maio 12, 2020 at 5:26 pm

      Totalmente de acordo!

    • FVRicardo
      Posted Maio 12, 2020 at 6:59 pm

      Subscrevo. Apenas não sei se RV é superior a Lage

    • A bola quando beija a rede e golo
      Posted Maio 13, 2020 at 5:08 pm

      Concordo em Absoluto. Só acrescento a fantástica campanha europeia ao bater-se de igual para igual contra um poderoso Bayern. E tambem a campanha europeia no ano seguinte em que passa novamente a fase de grupos e somos infelizes em Dortmund (marcaram muito cedo).
      E ainda destacar o gigante elogio de Guardiola sobre o modelo defensivo desse Benfica de RV

  • Pulga
    Posted Maio 12, 2020 at 1:49 pm

    Foi o pior treinador que o Benfica já teve. Semana passada deu uma entrevista ao expresso e já nem se lembrava que tinha ganho uma taça da liga. Uma autentica marionete do Presidente, sem qualquer paixão pelo jogo ou pelo treino.

  • FVRicardo
    Posted Maio 12, 2020 at 2:14 pm

    Se Rui Vitória fizesse no SCP o que fez no SLB seria dos melhores treinadores da história do clube…

  • Giuseppe F
    Posted Maio 12, 2020 at 3:30 pm

    Respeito a honestidade. Não temos de ser todos iguais.

    SL

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Maio 13, 2020 at 12:52 pm

    Bem, mais um traidor :)

Deixa um comentário