Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Três reforços para fechar o plantel do Sporting

O campeonato vai começar mas ainda faltam 4 semanas para terminar o mercado e se há clube que precisa de reforços é o Sporting, principalmente para o setor ofensivo, que está carente de qualidade e até quantidade.

Os leões como equipa já denotam muitas dificuldades em criar oportunidades e sem mais-valias que façam a diferença individualmente será complicado chegar ao tricampeonato. Uma das posições a reforçar é claramente a de extremo esquerdo, mas falta um ponta-de-lança tecnicamente mais forte que Harder, que, devido às suas dificuldades (perde quase todas as bolas e toma a maior parte das vezes a pior decisão), castiga muito o futebol leonino, e também outro elemento que possa atuar nas 3 posições do ataque, até pela ausência de alternativas no banco, é que Geny e Quenda fazem mais a diferença como alas, e neste momento um elemento como Trincão não tem um substituto à altura.

Neste sentido, três nomes interessantes seriam Kevin (Shakhtar), Fotis Ioannidis (Panthinaikos) e Rayan (Vasco). O primeiro é um dos extremos esquerdos mais promissores extra Big 5, impressionado pela sua capacidade de desequilíbrio, o 2.º é um desejo antigo de Amorim e surpreende que o campeão nacional não volte a tentar. Desvalorizou, mas tecnicamente é forte, é um jogador agressivo e num contexto como o português ia destacar-se, já o 3.º é um dos principais talentos a jogar do Brasil. Combina força com técnica e tem a vantagem de jogar nas 3 posições do ataque, apesar de render mais do lado direito. E sendo certo que são 3 elementos caros, também se o Sporting este ano, com os 200 milhões que fez, fruto das vendas de Gyokeres, Quenda, Essugo, Edwards, etc, e o encaixe que vai receber de entrar direto na Champions, não tem dinheiro, dificilmente terá no futuro.

28 Comentários

  • Andre Martins
    Posted Agosto 8, 2025 at 2:05 pm

    O Visão de Mercado também a juntar-se ao coro. De repente, o Harder passou a ser o pior ponta de lança do mundo… Toda a gente sabe que o Suárez vai ser o ponta de lança, mas as críticas que se têm ouvido e lido sobre o Harder, depois do jogo com o Benfica, são absurdas. Ainda por cima foi o primeiro jogo oficial sem o melhor ponta de lança do Sporting das últimas décadas. Óbvio que nem ele, nem ninguém, se vai sequer aproximar. É um ponta de lança com muita qualidade, que vai continuar a crescer na sombra de outro mais experiente, mas que tem qualidade mais suficiente para jogar no Sporting e somar muitos minutos.

  • Fantantonio
    Posted Agosto 6, 2025 at 5:34 pm

    Eu posso estar muito enganado, mas olhando para o plantel, em teoria o Sporting só precisa de um extremo desequilibrador que tenha um bom pé direito porque o plantel deve ser dos casos mais bizarros em termos de esquerdinos per-capita. Só o Pote faz o lado esquerdo a fletir para o meio e causa alguma mossa, Quenda, Geny e Trincão têm muita qualidade, mas há coisas que sendo esquerdinos, podem não conseguir oferecer ao jogo da maneira que o Sporting precisa. E Alisson não me convenceu na pré-época (o Rayan Lucas é que me pareceu poder vir a ser um achado, mas não tem nada a ver com este tópico). Portanto, acho que o Sporting só precisaria de um reforço com este perfil para fechar o plantel. E Rui Borges pode tentar jogar a 4, mas eu espero que tenha sensatez para voltar aos 3 centrais, caso a equipa mostre dificuldades porque o grupo está claramente otimizado para jogar nesse sistema.

  • SportingFan1906
    Posted Agosto 5, 2025 at 11:31 am

    O Sporting que já tem o Suarez e o Harder, vai contratar mais um ponta-de-lança? E vai contratar mais 3(!) jogadores para o ataque, incluindo extremos? Obviamente a resposta é não a ambas as questões. No ataque falta um extremo-esquerdo titular, de resto não faltam opções. Além disso, é preciso um lateral-direito e eventualmente mais um médio também podia ser bem-vindo.

  • Galhardo
    Posted Agosto 5, 2025 at 11:29 am

    Esta narrativa de que o Sporting precisa imenso de reforços serve apenas para alimentar os “adeptos” das redes sociais, que até na contratação do Bellingham ou do Vitinha encontrariam defeitos, e, acima de tudo, a silly season dos jornais e afins.

    O Sporting, para meu grande apreço pessoal, não compra por comprar. Está a melhorar as infraestruturas e a investir no futuro e na estabilidade financeira de direções e épocas futuras.

    A vaga de lesões, salvo coincidências cataclísmicas, não se deverá repetir. Até agora, contando com os ovos já na galinha, Mangas e Vagiannidis são jogadores do Sporting.

    Assim, o clube reforçou a baliza (o setor mais debilitado) com dois jogadores, ambas as laterais, a dupla de meio-campo, um extremo e tentou substituir o Gyökeres. Mas se bi-campeão nacional reforçou todos os sectores e só “perdeu” um jogador titular…

    São jogadores de qualidade? Só o tempo o dirá. A beleza do mercado é essa: tanto pode ser o melhor como o pior mercado da era moderna.

    Para mim, só falta um extremo destro e um ponta com características diferentes das do Suárez, para dar tempo ao Harder de crescer com menos pressão.

    Agora, não esperem 2 ou 3 jogadores de 30M porque o desespero e o populismo parece-me que mora do outro lado da segunda circular. Mantenham a calma que o FM está quase a sair

    • _Mushy_
      Posted Agosto 7, 2025 at 3:25 am

      É que nem num FM alguém compraria Virginia, Mangas e Alisson…
      Não compra por comprar, compra para encher chouriços quando precisa de mais opções de qualidade no banco.
      Jogo com o Benfica, havia apenas Suarez e Quenda como opções ofensivas e depois diz-se que não é preciso ninguém…ahh pera temos o Alisson e agora um Mangas que pode atacar pela esquerda..
      Continuam a viver e estagnados no Sporting do passado, de mediocridade de jogadores que não acrescentam nada, é ter 14 jogadores capazes de jogar na equipa e o resto é para encher o banco para não ficar vazia, porque qualidade para entrar e ajudar com qualidade é ZERO

    • sandro_falagueiras
      Posted Agosto 5, 2025 at 2:11 pm

      Jogar futebol é que tá escasso. E não é de agora.

  • Neville Longbottom
    Posted Agosto 5, 2025 at 10:24 am

    O Sporting contratou jogadores da craveira de Mangas, Alisson e Virgínia. Quem é que pode concorrer com isto?

  • cmche1111
    Posted Agosto 4, 2025 at 8:56 pm

    Apesar de não concordar, parece que vamos mesmo mudar para o 4-2-3-1, portanto o plantel que eu faria tendo em conta esse cenário e já contando com as entradas de Vagiannidis e Mangas

    Rui Silva, Virgínia e Calai
    Diomande, Inácio, Debast e Quaresma
    Vagiannidis, Fresneda e Travassos
    Maxi, Nuno Santos e Mangas
    Hjulmand, Morita, Kochorashvili, Bragança, Simões
    Trincão, Quenda, Catamo, Pote, Alisson, UM REFORÇO PARA EXTREMO ESQUERDO
    Suarez e Harder

    Vendia St. Juste e Reis, uma vez que são dos mais bem pagos e Esgaio porque já não acrescenta.

  • _Mushy_
    Posted Agosto 4, 2025 at 8:30 pm

    Ioannidis?!? Já basta os responsáveis pelas contratações com Mangas e Alisson e afins, parece que querem continuar as péssimas escolhas para o plantel…
    Não colocar um 8 na equação não compreendo..
    Morita está ultimo ano de contrato e era tentar tirar algum rendimento financeiro.
    Nenhum dos jogadores de meio campo tem capacidade de chegada à área, de transporte de bola, de desequilíbrio no ataque e ter intensidade para fazer o campo todo para ajudar na defesa.
    Não me venham com Bragança, que tem capacidade defensiva e esperar que seja um miúdo de 18 anos, Simões, que seja solução..
    Do outro lado dos rivais vemos Rios, Froholdt, Veiga que ajudam no ataque.
    Depois admiram-se que o Sporting tem dificuldade de criação no ataque, quando o meio campo não tem essa qualidade e ficam sujeitos apenas aos 3 da frente e dos laterais para ajudar o ataque.

  • Kacal
    Posted Agosto 4, 2025 at 6:40 pm

    Vai dar um gozo especial ver o Ioannidis a sair do Panathinaikos por metade do que o Sporting ofereceu no Verão passado. Não me admirava nada que acontecesse este ou o próximo Verão.

  • Novo Aguedense
    Posted Agosto 4, 2025 at 5:31 pm

    O Sporting poderia e deveria ir buscar o Tzolis, isso sim.
    Mais um 2º avançado, também daria jeito. Agora não avançaria por nenhum desses nomes. Agora preocupa-me é não haver saídas: Reis, Juste, Esgaio, Fresneda… Para mim saía tudo. Ficava com plantel algo do género:

    GR: Rui Silva, Virginia, Callai
    DC: Diomande, Inácio, Debaste e Quaresma
    DD: Vaggianidis, Travassos
    DE: Maxi, Mangas, N. Santos
    MC: Hjulmand, Koscho, Morita, J. Simões e Bragança
    ED: Trincão, Quenda
    EE: Tzolis, Geny (30 M€ também vendia, vai desvalorizar) e Alisson
    Nº 10: Pote, Contratação
    PL: Suarez, Harder e RRibeiro

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Agosto 4, 2025 at 4:38 pm

    Considero Trincão um dos jogadores mais sobrevalorizados do futebol português neste momento.
    É um bom jogador, mas parece que às vezes estamos a falar de um atleta de eleição.
    Quem critica João Félix pela sua falta de dedicação, só se perceber pouco de futebol é que acha que o Trincão em campeonatos de topo não teria desempenho parecido.
    Até mesmo na expressão facial essas coisas transparecem, não tem grande garra, parece por vezes alheado do jogo.
    Não tem na minha opinião qualidade para ser a figura de referência do ataque sportinguista.
    Esse lugar em situações normais pertence a Pote que é um jogador muito mais seguro com bola e inteligente.
    Quando falam no Trincão para uma espécie de número 10 acho que só podem estar a gozar.
    Pote + extremo esquerdo experiente e com bom nível + Trincão sim.
    De resto, duvido que alguma vez o Trincão tenha capacidade para um lugar de tamanha relevância.
    Depois claramente há jogadores que não caíram em graça.
    O Fresneda teve apontamentos de grande qualidade contra o Benfica, tem mais recorte técnico que o Alberto do Porto e só precisa de jogar mais para ganhar confiança.
    É muito jovem e pode chegar a um belo nível.
    Não ficaria minimamente surpreendido se ganhasse o lugar ao grego e que desse uma boa transferência no futuro porque a forma de jogar do Borges valoriza um defesa como ele.
    Não surpreendeu a saída de Diomande e não a de Fresneda contra o Benfica.
    Arrisco mesmo a dizer que Diomande não tem tão bom toque de bola, mas tem mais confiança até pelo que já jogou.
    As viúvas não gostam do Borges mas nada está minimamente perdido.
    Claro que agora lemos que o Sporting é o terceiro favorito.
    Obviamente. Se há coisa que não muda por aqueles lados é a conversa do coitadinho.
    Sejam mais machos. Se falharem, falharam. Agora, em terceiro na corrida? Tenham vergonha. O Porto tem um treinador e equipa novos. Só se vocês forem muito incompetentes é que perdem muitos pontos contra equipas pequenas.

    • 2DedosDeTesta_
      Posted Agosto 4, 2025 at 7:03 pm

      A comparaçao com o Felix está on point, tb vejo o Trincão com esses olhos. É raro concordar ctg portanto achei por bem assinalar

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Agosto 4, 2025 at 8:21 pm

        Boa noite.
        Concordar até concordas, mas talvez faças muita força para negar isso porque provavelmente também és ou uma viúva ou um dos que tem sonhos molhados com o Amorim a treinar o Benfica.
        Não faças muita força porque ainda rebentas a tripa.
        De resto continua a interagir que não tenho problemas com quem discorda comigo.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Agosto 4, 2025 at 5:27 pm

      Aproveitar para responder a buddah.
      Flop é alguém que não corresponde ao que era expectável.
      Ora eu não esperava que o Palhinha fosse titular no Bayern porque as suas características não colam com aquilo que eu esperava do Bayern.
      Se vossa excelência esperava então ele é flop para si.
      Para mim que não esperava isso ele não é flop e acho muito sinceramente que quem achava que ele seria titular então não segue a Premier league como eu obviamente sigo e não conhece bem o jogador português.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 4, 2025 at 3:23 pm

    O plantel do Sporting vai ficando à medida das ideias de Rui Borges. Depois se corresponde são outros quinhentos mas a ideia está lá.

    Na baliza foi comprada uma alternativa a Rui Silva. Acho que não tem um valor sequer semelhante caso aconteça alguma coisa ao titular mas Israel foi substituído.

    Na defesa, atendendo a que os laterais vão ter que jogar mais por fora devido ao perfil dos extremos ser mais de jogador interior, com a entrada de Mangas e Vagiannidis ficam fechadas. Penso que Matheus Reis e St. Juste por entrarem no último ano de contrato serão vendidos mas a zona central fica com 4 nomes e também ela não necessita de reforços (Diomande, Inácio, Debast e Quaresma). A única lacuna é haver 1 perfil de blocker e 3 de perfil mais de 2ª bola, sair a jogar curto ou longo.

    No meio com Hjulmand e Giorgi para a posição mais defensiva e Morita (este pela importância e pelo pouco valor que iriam conseguir, mais vale sair a custo zero), Bragança e João para a posição de box-to-box, ficam também ela fechada. A única lacuna é uma alternativa para a posição de médio ofensivo sendo que para mim deveria ser Pote aqui (exímio finalizador e jogador entre linhas) e não Trincão (perde as famosas diagonais e o espaço para brilhar).

    Nas alas há Trincão e Quenda para a direita e Alisson para a esquerda, daí também ser necessário um reforço que não seria Catamo. Acho que com a compra do passe deveriam aproveitar e vender. Primeiro não rende tanto como extremo do que rende como ala (e daí ter brilhado no Sporting apesar dos fracassos dos empréstimos anteriores). Depois rende mais à direita que já tem 2 nomes mais fortes. E por fim rende mais em jogos grandes que são poucos porque uma das suas armas é velocidade e necessita do espaço para ser eficaz.

    Na frente de ataque com a entrada e o custo de Suarez também ficou fechada. Apesar de achar que Harder não tem tanto o perfil associativista que o treinador pretende, não estou a ver ser vendido e investido o valor numa alternativa tendo em conta o que já custou o PL que será provavelmente titular.

    Assim, concordo que faltam 2 dos 3 reforços enunciados.

    • Pao com Presunto
      Posted Agosto 5, 2025 at 12:23 pm

      Concordo na íntegra. O grego já não faz sentido, pois a alternativa já mora em Alvalade e chama-se Luis Suarez.

      Quanto ao Pote, eu até acho que pode jogar a falso extremo, jogando essencialmente por dentro, mas isso envolve dinâmicas que não sei se RB consegue ou se está disposto a implementar. A verdade é que a posição de 10 está em vias de extinção, e dos jogos que vi, não parece entrar no esquema do treinador.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 5, 2025 at 1:04 pm

        Eu acho que será mais complexo criar dinâmicas para Pote jogar por fora do que lhe dar a posição nas costas do avançado. E até Trincão teria a ganhar com este deslocamento que rende mais a partir da direita com movimentos interiores e espaço do que numa zona onde as suas qualidades não sobressaem tanto!
        Sobre a posição 10/segundo avançado acredito que vai sendo extinguida mas ainda existem jogadores e tácticas que pelas suas dinâmicas podem ter este tipo de jogador. E não havendo Gyokeres para a profundadida mas um PL mais associativista, o Pote iria sobressair.

        • Pao com Presunto
          Posted Agosto 5, 2025 at 10:29 pm

          No esquema de RA, o pote jogava como falso extremo e funcionava bem. No entanto, tinha nas costas um ala verdadeiro que fazia o corredor completo. Neste esquema, é mais complicado. De uma coisa não tenho dúvidas, dá para jogar muito e bem, mesmo sem o tanque sueco.

  • sStriker
    Posted Agosto 4, 2025 at 2:56 pm

    No Shaktar existem 2 jogadores “esquecidos”.
    Um já vai avaliado nso 33 milhões e outro nos 10 milhões.

    Ambos já à uns bons anos que denotam bom entendimento, mas os clubes (empresários) parece que só embicam todos para o mesmo lado. Antigamente era Argentina e Brasil, mais tarde Balcãs, recentemente (e bem), jogadores nórdicos, mas parecem todos sempre alinhados pelos mesmos guias. Talvez as agências de viagens tenham culpa.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 4, 2025 at 2:53 pm

    Alguém que me explique o que é que um gajo que marca meia dúzia de golos na liga grega vem fazer para o Sporting. Mas estamos a brincar? Este gajo não é jogador nenhum e só porque era panca do Amorim o pessoal fica logo todo excitado a achar que o Ioannidis é um super craque. Sinceramente já o viram jogar? É um jogador do nível da liga grega, nada de mais. Se tivéssemos torrado 25M neste gajo era um crime lesa-Sporting.
    Um gajo que em 5 anos de Panathinaikos marcou 51 golos, uau! O Gyokeres marcou quase o dobro em dois anos no Sporting. Juízo.

  • O Comendador
    Posted Agosto 4, 2025 at 2:50 pm

    Possivelmente não virão porque o modelo de negócio do clube não é o “chapa ganha, chapa gasta”!
    E as obras do estádio, quem paga? Melhorias na academia, melhorias e extensões salariais, etc…
    Também já vimos que o Sporting sem dinheiro conseguiu assegurar o seu futuro com competência, contratando pessoas (técnicos e jogadores) também eles competentes. O que não tem futuro é gastar ao desbarate e hipotecar o clube, deixando-o refém gastando o dinheiro todos que entrar.
    Ponta de lança não virá mais nenhum, só faz falta um Interior Esquerdo (destro) e o Lateral que todos sabem que está para ser apresentado.
    O plantel está quase fechado. É tempo de continuar a trabalhar e ter serenidade que por vezes a comunicação social não fomenta, com fome de vender, vender… ter cliques.
    Como Sportinguista, estou tranquilo.

    SL

    • _Mushy_
      Posted Agosto 4, 2025 at 8:15 pm

      Teoria muito bonita…
      Mas a realidade é que basta não entrar na LC e são menos 50M a entrar nos cofres, o que obriga a delapidar o plantel para compensar essa perda..
      É por isso que se chama “investimento”, para garantir futuras mais valias, tanto com valorização de jogadores na LC como os prêmios monetários da mesma…
      Achar que manter sempre o mesmo plantel sem tentar melhorar e ao invês encher com entulho para fazer numero sem trazer qualidade de futebol é confiar na sorte do “vai correr bem”.
      *
      Uns andam a trazer reforços, sim, reforços para equipa, diretos para o 11 e no banco podem entrar no 11..
      O Sporting faz contratações, jogadores para preencher buracos, jogadores de banco, sem qualidade semelhante ao 11 titular… achar que um Porto ou Benfica ficaria melhor com Mangas, Alisson, Virgina, ou com alguns que lá estão que não conseguem dar aquilo que deviam pelo preço que custaram, Harder 19M, é confiar na sorte de “este ano é que vai explodir”

      • O Comendador
        Posted Agosto 5, 2025 at 9:55 am

        São estratégias diferentes e nenhuma está à partida certa, antes de Maio do próximo ano! Só depois…

    • 6.Mik
      Posted Agosto 4, 2025 at 5:39 pm

      Bom comentário, 100% de acordo.
      Nem com ‘200M’ em caixa o Sporting aumentou o teto salarial ou fugiu da sua política. A visão do clube passa sempre por manter uma base e não de chegar ao Verão e todos os jogadores são à venda como nos rivais. Nem estou a criticar, cada um com a sua estratégia mas no nosso clube tem de haver espaço para entrarem miúdos da formação.

Deixa um comentário