Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tu és incrível.

Não sei como o fazes.

Tu não és jogador de futebol, tu és o futebol em si. Falo claro, de Andrés Iniesta.

Tu és dos jogadores mais incríveis que já vi, fazes o futebol parecer fácil e simples; és um verdadeiro artista, e fartas-te de criar futebol.

Tu és aquele raro tipo de jogador que não sabe jogar mal, percebes cada momento do jogo e sabes o que fazer em cada ocasião. És rodeado por quatro ou cinco jogadores? Não há problema. Para ti não, és como uma máquina que em uma fração de segundos calculas a melhor possibilidade para a situação que te encontras. A elegância e a forma como tratas uma bola são um aparte no mundo do futebol, algo único.

Tu és a razão pela qual eu tenho alguma empatia com Van Gaal; foi ele que te trouxe para a equipa principal dos Culés, e eu agradeço-lhe profundamente por isso de cada vez que te vejo em campo.

És conhecido atualmente como Don Andrés e mereces esse título em todos os minutos em que estás perto de uma bola, és um verdadeiro senhor do futebol. És, sem dúvida, a razão de muitos gostarem de futebol.

Iniesta eu repito, és incrível. Tu consegues tirar o melhor de cada um que te rodeia e com a tua aura consegues despertar emoções diferentes em quem está à tua volta. Uns querem-te por perto, sabem que se estiverem perto de ti estão protegidos; por outro lado os teus adversários só querem distância de ti pois és um verdadeiro monstro do futebol.

Quando Xavi saiu do Barça todos os adeptos do clube catalão perderam um bocado de si e foi, certamente, uma triste notícia para ti. Ambos sabemos a sinergia que havia entre vocês; era incrível a forma que interagiam. Podiam estar com vendas nos olhos que sabiam onde  estavam. No entanto, não foi por essa lenda do clube e da seleção espanhola deixar-te que tu deixas-te de ser quem és; nem isso te impediu de continuares a mostrar ao mundo todo o futebol que tens dentro de ti.

És um dos jogadores espanhóis que mais me deu prazer ver jogar; apenas superado por Fernando Torres, um dos meus maiores ídolos. No entanto, és considerado por muitos o melhor espanhol de todos os tempos, eu não posso confirmar tal título, pois não vi muitos grandes nomes do futebol espanhol jogar. No entanto é algo que não me espanta nada, és realmente incrível.

Andrés quero agradecer-te pela satisfação que me dás quando te vejo a jogar futebol, e por fim quero fazer-te um pedido: por favor Don Andrés não envelheças mais.

Visão do Leitor: Octávio Ramos

98 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Abril 28, 2018 at 8:20 am

    Fantástico post e uma excelente homenagem ao Sr.Futebol!

  • vfcquiterio
    Posted Dezembro 20, 2016 at 9:34 am

    Fantástico post!
    Iniesta é para mim o Sr. do futebol moderno, a classe pura de não saber jogar mal! O jogador que todos gostam. Simples mas bélico no que faz.

  • Kacal
    Posted Dezembro 19, 2016 at 4:15 pm

    Fantástico post!

    Prefiro o Modric mas o Iniesta é igualmente um craque e tem aquele “perfume” que não engana, o melhor jogador espanhol de sempre, a meu ver. Que dizer? É craque!

  • ohomemdabeirabaixa
    Posted Dezembro 19, 2016 at 3:17 pm

    Já há muito que visito este blogue. É excelente. Vou lendo e relendo.
    Hoje decidi registar-me.
    E qual o motivo?
    O artigo sobre o Andrés Iniesta.
    Bom mas antes de me atrever a comentar uma pequena apresentação:
    Entrei agora na casa dos sessenta, sou benfiquista e adoro o meu clube, mas gosto sobretudo de futebol. De futebol que avalio como uma arte, que se pode equiparar a qualquer outra se entendido como algo que nos transmite emoção e prazer ao ver.
    Obviamente que a apreciação desta arte às vezes é um pouco “corrompida” pelo amor ao meu clube. Mas isso é natural e se assim não fosse o futebol deixava de ser paixão. Espero que assim seja sempre.
    E agora o comentário ao génio.
    Porque é pela existência deles que este desporto tantos fascina e emociona.
    Andrés Iniesta personifica integralmente esta arte. Como alguns antes também o fizeram. Felizmente e dada a idade tive o privilégio de apreciar ao vivo… Cruyff, Eusébio, Best, Maradona (este acima de todos). São aqueles que emocionam e que vão para além do amor ao clube. Por eles vale a pena ver futebol nem que seja na expectativa de que outros possam surgir. Viva o futebol.

    • vfcquiterio
      Posted Dezembro 20, 2016 at 9:33 am

      Por eles vale mesmo a pena ver futebol! E eu comecei pelo Maradona! :)

    • Kafka
      Posted Dezembro 19, 2016 at 7:16 pm

      Seja muito bem vindo ao blogue… Será um prazer imenso ver a visão e ponto de vista do Planeta Futebol de alguém que teve vivências bem maiores que a grande maioria te todos nós aqui no blogue que ainda somos relativamente novos

  • Hannes Wolf
    Posted Dezembro 19, 2016 at 2:44 pm

    Vi o Iniesta jogar pela primeira vez num europeu de sub-16 em 2001 (na altura o campeonato de sub-17 ainda era sub-16, so dois anos depois eh que passou a ser sub-17). Na altura decorei logo o nome daquele rapaz (apareceu na Eurosport como Andrés Iniesta Luján) e desde entao fiquei fascinado. Depois, em 2003 vi-o no Mundial sub-20 que a Espanha acabaria por perder na Final para o Brasil de Dani Alves, Daniel Carvalho e mais uns quantos….nesse Mundial o Iniesta voltou a ser novamente o melhor da Espanha, embora o pessoal desse mais destaque ao Fernando Torres. Algo que nuna percebi. O Iniesta já naquela altura era o jogador que é agora, é aquele puto que tu, quando participas em torneios juvenis em que participam equipas de outros paises, ves jogar e pensas para ti…”fodasse, este miudo partiu tudo, eh um craque de pes á cabeca, é este puto que um dia vai ser profissional de futebol enquanto eu nao vou ser ninguém – daqueles miudos exemplares mesmo”. Penso até hoje que a Espanha no Euro 2004 e no Mundial de 2006 fez muito mal em nao dar mais minutos de jogo ao Iniesta…já naquela altura era melhor que os demais. Quanto comecou a titular num torneio (2008), a Espanha foi o que se viu…Iniesta ou Zidane? Em puto adorava o Zidane, tentava ver todos os jogos dele…depois apareceu o Iniesta, para mim bastante superior ao Zidane. Zidane tinha mais estilo, teve talvez outra aura que o Iniesta nao tem…mas o Iniesta – para mim – é mais jogador que o frances.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Dezembro 19, 2016 at 3:07 pm

      Sinceramente não sei como se faz estas opiniões é mais jogador e não sei o quê.
      Gosto muito do Iniesta mas ele foi o líder do clube e seleção e melhor jogador?Não me parece os planos defensivos das outras equipas tinham no como prioridade?
      Pois bem o Zidane foi isso desde o tempo do Bordéus.

      • Hannes Wolf
        Posted Dezembro 19, 2016 at 4:57 pm

        O Iniesta nao foi líder? Ele foi líder de uma geracao vencedora…da geracao mais vencedora der todos os tempos. Olha para o seu palmarés desde os sub-15, Nike-Cup. Olha para a influencia que teve nessas conquistas todas…e nao cometas o erro de sobrevalorizar os companheiros do Iniesta nas suas conquistas e desvalorizar os colegas do Zidane nas conquistas deste. Sim, o Iniesta teve Messi e Xavi (entre outros) mas também ganhou bem mais troféus que Zidane. O Zidane no Euro de 96 tinha a idade do Iniesta no euro de 2008….ve o que um fez, ve o que outro fez. O Iniesta em 2006 conquistou a sua primeira CL, ve a influencia que teve no resultado final. Ve a influencia que teve no Euro 2008, no Mundial 2010, no Euro 2012….só para nomear as conquistas a nivel de seleccoes. (Nas camadas jovens liderou a Espanha aos titulos de sub-16, sub-19 e ainda liderou a Espanha a um segundo lugar no mundial de 2003). Sao muitas as conquistas de don Andrés….e o perfume do seu futebol nem se conseque medir. Podemos discutir dias e dias quem tem mais perfume, Iniesta ou Zidane. No que diz respeito a factos mais duros, Iniesta fica claramente acima de Zizou.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 19, 2016 at 5:53 pm

          Tu viste o Zidane a jogar em 96??Dúvido.
          Isso é muito texto sem nada os títulos foi ele sozinho que os conquistou?
          Tanto na seleção podes correr e saltar não era o principal jogador foi enquadrado em grandes equipas com grandes jogadores a pressão de carregar uma equipa nunca esteve nos seus ombros.
          O Zidane carregou às costas a França que desde o Platini se ter retirado nem contava para o totobola.
          Que gostes do Iniesta te dê mais gosto ver é uma coisa agora comparações sem pés nem cabeça.

          • Gonçalo
            Posted Dezembro 19, 2016 at 8:33 pm

            Zidane nao tinha ninguem, na seleção da frança? Tu sabes o que estas a dizer?

            • Filipe Ribeiro
              Posted Dezembro 19, 2016 at 9:06 pm

              Se sei?
              Onde disse que não tinha ninguém?
              Agora que carregou carregou não havia nenhum jogador com o mesmo nível e importância de 96 a 2006.
              O Iniesta jogava numa seleção onde se ele tivesse um jogo menos conseguido tinha outros jogadores na França sem o Zidane não faziam nada o mundial de 2002 o Europeu de 2004 são exemplo apareceu diminuindo fisicamente nem passaram a fase de grupos.

              • Hannes Wolf
                Posted Dezembro 20, 2016 at 11:58 am

                Quem era a Espanha antes de Iniesta? Vi Zidane em 96…fez uma excelente época numa excelente equipa liderada por um grande treinador. Nao digo isto para lhe retirar mérito. Foi apenas o que aconteceu.

  • Sakamoto
    Posted Dezembro 19, 2016 at 12:54 pm

    É aquele tipo de jogador que daqui a 50 anos ainda andamos todos a falar dele. E isso é o reconhecimento máximo. Pura classe!

  • Capitão Tsubaca
    Posted Dezembro 19, 2016 at 12:05 pm

    Melhor de todos os tempos (espanhol), Xavi ou Iniesta?
    Também gostei muito do David Villa, mas não entra neste panorama.

  • Andre Dias
    Posted Dezembro 19, 2016 at 12:02 pm

    Não consigo pensar em Iniesta sem me lembrar de Xavi e Puyol. Iniesta é a irreverência, Xavi o cérebro, Puyol o líder. Mais do que Messi e Guardiola (como treinador), foram estes três que me fizeram ser do Barcelona.

  • Nedved
    Posted Dezembro 19, 2016 at 11:40 am

    Só tenho um comentário a fazer: acham que Zidane era melhor que Iniesta?
    Eu não acho (admito que não acompanhei o Zidane em toda a sua carreira, só me lembro dele no Real, devido à minha tenra idade, mas acho que Iniesta está uns furos acima)
    E Zidane venceu uma bola de ouro e três prêmios FIFA.
    O problema do Iniesta foi coabitar com dois ET’s, os dois melhores jogadores da história do jogo, que não deixam margem para mais ninguém ter essa honra.

    • Carlos Duarte
      Posted Dezembro 19, 2016 at 5:46 pm

      Michael Laudrup…que até era mais ou menos uma mistura dos dois. De qualquer forma…venha o diabo e escolha…

      É dificil escolher sem ter em conta o que queres de equipa e contra quem jogas. Eu pessoalmente odeio escolher entre jogadores por causa disso. Se fizesse um 11 tinha que fazer um banco, e tinha de saber quem era o adversário e com que estilo queria jogar.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 19, 2016 at 1:45 pm

      Em relação à afirmação que Ronaldo é um dos dois melhores jogadores da história do jogo… A título de curiosidade, perguntei a pessoas que viram Eusébio e Cristiano jogar qual dos dois o melhor. Falei com senhores dos chamados 3 “grandes”. 8 em 10 afirmaram que Eusébio foi melhor jogador. Acho que não há opinião mais credível. Ronaldo marca muitos golos, mas nem é muito eficaz. Tem uma equipa de milhões que joga para que ele marque golos. Ao contrário do que acontecia com Raul, por exemplo, o jogo do Real tem quase como o objectivo servir o Cristiano. À imagem do Jardel, no Porto e Sporting. Não lhe retiro mérito, claro. Mas não alinho nessa do Et…

      • Maiqueke
        Posted Dezembro 19, 2016 at 3:15 pm

        Pessoas que viram Eusébio a jogar deviam ter uns 15-30 anos na altura do Eusébio, muito provavelmente até era Benfiquistas, como tal acompanhavam religiosamente os jogos do Pantera Negra que na altura era um absurdo o que ele jogava para a realidade portuguesa.
        Mais de metade dessas pessoas com uns 60 anos duvido seriamente que acompanhem a carreira do Ronaldo, fora os jogos da selecção ou ocasionalmente um ou outro da champions (e aqui já englobo adeptos de todos os clubes).
        Se o Ronaldo é o melhor finalizador, geralmente as pessoas tendem a passar para o homem que faz golos, que da última vez que vi, ganha quem marca mais e não quem faz mais fintas. O Messi não tem ninguém que o assista também, pobrezito. É tudo a passar para o Neymar. Nem há episódios do astro a “chatear-se” com o brasileiro por este não o assistir em certos jogos. Não basta o rapaz bater todos os records e mais alguns, só porque já não faz uns bonitos como fazia no Manchester (sujeito a rebentar o joelho e acabar com a carreira) já não é dos melhores de sempre? O Messi sempre foi levado ao colo (Com mérito claro) por tudo e todos, imprensa, adeptos por todo o mundo, etc, o Ronaldo sempre foi o “playboy” arrogante que pensa que é alguém e superior aos outros. Quando tudo o que ele obteve foi mérito do seu trabalho onde mais de meio mundo o quis deitar abaixo (Fez algumas asneiras quando era novo mas nada do outro mundo) e o resultado está aí (não me venham desprestigiar prémios que só valem quando um é que os ganha).

        • Kafka
          Posted Dezembro 19, 2016 at 3:30 pm

          O Messi sempre foi levado ao colo e o Cristiano não?? brinquemos só pode ser?

          Nunca vi ninguém em Portugal rasgar o Cristiano de cima a baixo, ao contrário da Argentina onde o Messi é rasgado de cima a baixo pelo entorno futebol desde a comunicação social, treinadores, ex-treinadores e ex-jogadores

          Nunca vi por exemplo o Eusébio, Figo rasgarem o Cristiano de cima abaixo…no entanto já vi o Maradona e o Menoti rasgarem o Messi de cima abaixo

          E tu vens dizer que o Cristiano é que não é levado ao colo? só podes estar a brincar tu….

          Lê a comunicação social Argentina, compara com a bajulação da comunicação social Protuguesa e depois falamos

          • Maiqueke
            Posted Dezembro 19, 2016 at 4:08 pm

            Nunca viste ninguem rasgar o Cristiano de cima a baixo em Portugal?
            Sai de casa Kafka. O que não falta é pessoal a denegrir ou “mandar-lhe à cara” tudo o que ele faz de mau.
            Porque razão haviam dois dos melhores de sempre de Portugal que não têm historial com drogas nem episódios mentais falar mal de um colega de selecção, atual estrela maior da mesma? (Get it?)
            O Messi na argentina era criticado pela falta de rendimento na seleção, o que era verdade (talvez porque não tinha quem o assistisse como no Barça?), fora os assuntos extra-futebol, em Espanha é idolatrado, já o Ronaldo é o oposto, nao joga nem faz jogar, empurra-pelotas, penaldo, etc etc.
            Portanto não, pelo menos em Espanha não é levado ao colo que é onde realmente interessa, achas que alguém quer saber da opinião dos Portugueses? Metade dos fanáticos nem sabe onde Portugal fica. E opiniões e denegrir não é apenas a CS, já que sem adeptos não há desporto.
            Vou já ler a comunicação social Argentina e vou já comparar com a CMTV, porque realmente era disso que estavamos a falar certo?
            Dos dois ET’S ou do ET e do melhor do mundo como queiras, já que metes o Messi noutro patamar, o único patinho feio sempre foi o Ronaldo.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Dezembro 19, 2016 at 3:42 pm

            Verdade, Kafka. Em Portugal, a Ronaldo-Mania é total. Ronaldo remata muito, mas falha = lutador. X remata muito, mas falha = perdulário. É só comparar nos jornais de referência.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Dezembro 19, 2016 at 3:28 pm

          No que diz respeito às pessoas a quem perguntei, todas ligam muitíssimo ao futebol. Tive até a curiosidade de perguntar a senhores sportinguistas e muitos gostam mais do Eusébio. Ninguém desvaloriza os records do Ronaldo. Mas eu pergunto? Sabe dizer-me que foi o melhor “desarmador” da última Champions? Sabe qual foi o jogador que teve mais eficácia no passe longo? Sabe? Acho que não. Porque o Marketing só valoriza os golos. Golo, na maioria das vezes, é o resultado do trabalho de equipa. Porque motivo se valoriza sempre quem dá o último toque, se nem sempre é gesto técnico mais difícil de executar? Porque motivo o Ronaldo é melhor que o Makélélé? Porque marca mais golos! Um marca muitos, outro desarmava imenso. Marcar é mais difícil que desarmar? Não sei…

          • Maiqueke
            Posted Dezembro 19, 2016 at 4:15 pm

            Pronto, não digo que não ligassem e acredito, o Eusébio foi o apogeu do futebol na altura deles, é normal que fosse marcante (a rivalidade nesse tempo era muito mais saudável do que é agora, não era de todo incomum ter-se “idolos” de rivais ou um mero bom jogo no fim da derrota da equipa, agora 80% da população dos 3 grandes é a desejar que os rivais desçam de divisão. (hipérbole)
            Não, não sei, mas há sempre os suspeitos do costume certo? Assim como há os suspeitos do costume de quem marca mais.
            Marcar é mais dificil que desarmar, mesmo quem só encosta (o que o Ronaldo faz muito, mérito do seu posicionamento ou não? Está mais clínico do que há uns anos. Assim como o Messi também encosta muitas vezes, algo normal que as pessoas dão demasiado valor).
            Voltamos ao velho assunto, Messi é o resultado de talento inato e técnica pura, Ronaldo é o resultado de trabalho árduo e dedicação máxima que mostra que se até um puto madeirense sem qualquer tipo de formação e riqueza pode chegar a melhor do mundo porque razão não hás-de ser alguém na vida? (Estou a falar no geral, não de ti especificamente xD)

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Dezembro 19, 2016 at 4:39 pm

              Percebo bem o que diz, mas não concordo totalmente. Marcar mais fácil que desarmar? Depende! Marcar golos com jogadores do Real Madrid a passar bolas será mais fácil do que desarmar o meio campo do Real? Muito discutível… Desarmar não é fácil: é preciso concentração, rapidez, agilidade, força, antecipação… muito discutível. Ronaldo não é só trabalho nem Messi é só talento. Acha que o Messi aguenta o ritmo de um jogo ao mais alto nível sem muito trabalho? Ronaldo é o exemplo a quem correu tudo bem: teve saúde para lutar pelos seus objectivos, bons treinadores que apostaram nele, uma boa mãe, etc, etc. Tem mérito, mas não é Deus ;)

          • The Truth And Only The Truth
            Posted Dezembro 19, 2016 at 3:51 pm

            Peço desculpa por me voltar a intrometer, mas tocou num assunto que gostaria de comentar.

            Infelizmente é verdade que se dá mais valor aos golos do que a qualquer outro aspeto no futebol. E se, por um lado, isso me revolta, por outro, eu acabo por comprender.

            Repare, por exemplo, no que aconteceu recentemente com o FC Porto. A equipa esteve não sei quantos jogos sem sofrer golos, praticamente não permitindo oportunidades de golo aos adversários. Ou seja, a nível defensivo, o FC Porto esteve quase perfeito durante vários jogos. E no entanto, nessa fase, por não marcar golos, ficou a 7 pontos do Benfica, foi eliminado da Taça e complicou as contas no grupo da Champions… Isto convenceu-me de que atacar acabar por ser ligeiramente mais importante que defender.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Dezembro 19, 2016 at 4:24 pm

              Olá de novo! Eu compreendo o que escreve, mas acho que está a falar de eficácia. Defender pode ser mais importante se tivermos avançados muito eficazes. O André Silva, que tem qualidades, não é eficaz. O facto de ter já bastantes golos engana. Se jogasse numa equipa menor então não sei como seria… Tivesse o Porto um Jackson e já estaria em primeiro há muito tempo. Conclusão: tudo depende dos jogadores da equipa.

      • The Truth And Only The Truth
        Posted Dezembro 19, 2016 at 2:13 pm

        Meu caro, está a esquecer-se apenas do seguinte fator: temos sempre tendência a achar que aquilo que é do nosso tempo é superior. Quando eu for mais velho, até pode aparecer um jogador do Barça que ponha o Bernabéu a aplaudi-lo de pé, mas eu vou continuar a dizer que prefiro o Ronaldinho.
        Outro exemplo: se o Benfica ganhasse este ano a Champions, seria o maior feito da história do clube. No entanto, se fosse perguntar a quem viu as conquistas dos anos 60, essas pessoas iriam dizer-lhe que nada se pode comparar àquela altura.

        Com isto, não estou a discordar de si. Também estou farto dessa história dos ETs, o meu jogador favorito não é nenhum dos 2. Estou só a relembrá-lo de que há este fator adicional a ter em conta.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Dezembro 19, 2016 at 2:23 pm

          Olá! É verdade o que diz. Mas entre ouvir os que viram ambos ou ouvir quem apenas viu Ronaldo… prefiro a primeira opção. Também teria a hipótese Excel, mas não me agrada … :)

    • Hugo Silva
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:34 pm

      zidane e nem penso duas vezes…um genio se o viste so no real perdeste o auge dele que foi na Juve…

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:16 pm

      Zidane!

  • Rui Sousa
    Posted Dezembro 19, 2016 at 11:27 am

    Iniesta = Classe personificada.
    Bom texto! Dos poucos jogadores que é consensualmente (por 99% das pessoas?) o melhor da sua posição na última década. Este é daqueles que não devia ter o prazer de se reformar!

  • Ouvi dizer que...
    Posted Dezembro 19, 2016 at 11:20 am

    Disse-o ontem para o Messi e digo-o para o Iniesta, é criminoso que estes 2 meninos andem a fazer Anos a cada 365 dias,

    Deviam ser expressamente proibidos pela FIFA…pelo Governo Espanhol…pela CIA….pelo FBI…pelo KGB…sei lá por quem…mas que os 2 deviam estar proibidos de fazer Anos, disse não tenho duvidas

  • Kafka
    Posted Dezembro 19, 2016 at 11:05 am

    Ah como é evidente, excelente texto Octávio, parabéns

  • luis p
    Posted Dezembro 19, 2016 at 11:04 am

    Ha jogadores q nunca deviam de envelhecer..e iniesta devia de ser um desses..hoje em dia já não tem aqueles rasgos como tinha principalmente no tempo de guardiola..nessa altura era o meu jogador preferido..mas a classe essa nunca desaparece. Merecia ter ganho uma bola de ouro para daqui a 100 anos as pessoas terem o conhecimento de quem foi andres iniesta

  • Pedro Barata
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:56 am

    Diz um conhecido filósofo e político catalão que Andrés Iniesta fez uma espécie de pacto com o diabo. Iria envelhecer muito rápido; antes dos 30 iria ficar quase careca, ter um aspecto frágil e cansado; a voz trémula, fina; não seria veloz nem forte. Em troco, o diabo dar-lhe-ia um envelhecimento futebolístico lento, pausado, capacidades intelectuais e cognitivas de excelência; fornecer-lhe-ia os instrumentos necessários para que dentro do campo continuasse a ser um jovem, para que o seu futebol continuasse o mais sedutor e refinado, à medida que a sua aparência física se ia aparentando mais com a de um ancião do que com a de um atleta extraordinário.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:54 am

    Gostos são gostos mas preferir o Torres é surreal,desculpa.
    Ainda assim belo texto!

    • ilcalcioedichiloama
      Posted Dezembro 19, 2016 at 2:34 pm

      Torres foi uma história fantástica que infelizmente acabou demasiado cedo.

    • Ragnar
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:49 pm

      Ele disse claramente que Torres era o seu ídolo; e este utilizador já escreveu um texto antes em que sugeriu que começou a gostar de ver futebol por causa de Torres, portanto acho que é normal.

  • Kafka
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:47 am

    Iniesta é um jogador medíocre, primeiro nunca saiu do Barça e depois tem folhas de excel deprimentes

    • Kacal
      Posted Dezembro 19, 2016 at 4:10 pm

      E que tal um comentário sobre o Iniesta, que é um enorme jogador e merece? Que complexo de inferioridade…

    • Iniesta
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:08 pm

      Já o disse aqui uma vez, Iniesta não tem folhas de excel deprimentes, as pessoas gostam de desvalorizar estatísticas e dar o nome de Iniesta como exemplo, mas fazem no sem conhecimento de causa, porque Iniesta no auge da sua carreira apresentava bons números.

      Época 10/11: 9 golos 15 assistências
      Época 11/12: 8 golos 13 assistências
      Época 12/13: 6 golos 23 assistências

      • Carlos Duarte
        Posted Dezembro 19, 2016 at 5:25 pm

        Isso é porque as estatisticas não são suficientemente produndas e não focam outras coisas importantes. Recordo-me de fazer este reparo várias vezes quando jogava futebol, em que dizia que o jogador que faz o passe para o assistente que por sua vez faz a assistencia para o golo, não fica contabilizado em estatistica, mas é ás vezes mais importante que os demais.
        Normalmente usava isso para corrigir alguém do ponto de vista de decisão no campo que sabia que o melhor para a equipa era por a bola do ponto 1 para o ponto 3 mas que para isso não tinha de ser ele a po-la lá…podendo passar ao ponto 2 se este estiver em melhor condição para o fazer…

        Iniesta é isso, apesar de ter bons numeros…é um maestro de equipa que liga tudo…
        Aliás a beleza do Barcelona é ter vários jogadores assim. São uma verdadeira equipa.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Dezembro 19, 2016 at 1:52 pm

        Basear o desempenho de um jogador em função dos golos e das assistências é muito falacioso. A título de curiosidade… imaginemos que um jogador faz um (fenomenal) passe para o extremo, e que este, para servir o marcador do golo, só precisa de fazer um simples passe para o lado. Nas estatísticas aparece o penúltimo passe? Não. Apenas se valoriza o passe do extremo e o golo… que até foram os gestos técnicos mais fáceis. #Injusto

      • Kafka
        Posted Dezembro 19, 2016 at 12:19 pm

        54 golos marcados no total de carreira, para o pessoal do excel deve ser deprimente
        09/10: 1 golo 9 assistências
        14/15: 3 golos 8 assistências
        15/16: 1 golos 4 assistências

        Jogo de ontem que encheu o campo, jogou e fez jogar mas só teve 1 assistência, é deprimente para o pessoal do excel

        Isto para o pessoal do excel presumo que seja deprimente

        Para mim não é de certeza, para mim deprimente é ver como resumem o futebol a uma folha de excel

        • Dinis de Sousa
          Posted Dezembro 19, 2016 at 1:04 pm

          O futebol infelizmente é e sera cada vez mais excel… deixou de ser importante o gajo que encheu o campo a equilibrar a equipa e fazer jogar, o gajo que fez uma jogado inteligente e que acabou por dar golo ao gajo do excel… Quem diz que grande jogador 10 jogos 10 golos não percebe nadinha disto… Infelizmente e para onde ta a ser levado aquele desporto que era muito.mais do que isso…

    • Pedro Nunes
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:03 pm

      Ainda por cima careca. Sem hipótese

    • Dca
      Posted Dezembro 19, 2016 at 11:02 am

      Isto.

    • Cruyff
      Posted Dezembro 19, 2016 at 10:53 am

      “Em Inglaterra nem tocava na bola”; “Em Itália viravam-no logo”; etc, etc, etc.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 19, 2016 at 12:31 pm

        Cruyff

        Mas há dúvida que ele em Itália há uns anos atrás o viravam logo e frágil fisicamente como é ou saía de lá ou tinha uma carreira curta.

        • Gonçalo Moreira
          Posted Dezembro 19, 2016 at 12:57 pm

          Se bem me lembro, Baggio era um jogador bem forte e muito alto, Maradona a mesma coisa, Platini, Pirlo, Canavarro. Todos estes fizeram carreiras miseráveis em Itália devido ao seu físico franzino e estatura baixa.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Dezembro 19, 2016 at 1:12 pm

            Comparar alhos com bugalhos não dá.
            O Baggio quanto anos esteva a top mesmo?Sabes quantas épocas pouco jogou por causa de lesões?
            Platini jogou apenas 5 épocas na última arrastava se já não aguentava mais fisicamente por isso retirou se.
            Maradona para já nem tem comparação o físico de um ao outro o Maradona jogou a carreira em Itália cheio de infiltrações teve lesões sérias o Iniesta teve um sem número de lesões musculares num tempo que se protege um jogador a forma do Barca protege os jogadores em excessos físicos.
            Depois Canavarro viste o a jogar?
            Ele è que lesionava os outros

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:40 am

    Está tudo dito! É um jogador claramente à parte!

    Tem uma personalidade fantástica, respeita o adversário, o futebol, a vida… um autêntico senhor.

    Em termos futebolísticos é incrível. A forma como ele vê o jogo, o campo, os companheiros, a bola… fenomenal! E a forma como trata a bola como se fosse sua amiga… divinal!

    Não não se fazem jogadores destes, com a sua humildade, o seu respeito, a sua contribuição para o coletivo e a sua classe. És grande Andrés!

  • ACT7
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:38 am

    Mágico, joga e faz jogar, respeitando tudo e todos. Que classe.

  • Bruno
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:38 am

    Sou mais um confesso admirador do Iniesta. Não fossem as lesões e não tenho dúvida que estaria mais vezes na disputa da Bola de ouro todos os ano.

    Grande artigo mas que “estragaste” quando falaste no Fernando Torres (ok são gostos)

    • Pedro Lopes
      Posted Dezembro 19, 2016 at 10:52 am

      Não estaria não. Só contam os golos. Só esteve quando a Espanha ganhou o Euro e Mundial e nem foram os melhores anos. Que se há-de fazer…

  • Goncalo_slb
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:37 am

    É um dos jogadores que faz parte do meu melhor 11 de sempre, uma condução de bola espectácular, visão de jogo, técnica, drible, passe o único capítulo onde peca e na finalização, mas futebol não são estatísticas, infelizmente já a muito que se deixou de premiar jogadores pelo que valem com a “macaca” nos pés.
    Já agora desafio os leitores a fazerem o seu melhor 11 de sempre, gostaria de saber quem é da opinião que iniesta cabe nesse 11.
    Já agora deixo aqui o meu 11 melhor de sempre (que vi jogar)
    GR:Buffon
    DE:Roberto Carlos
    DCE: S. Ramos
    DCD: Nesta
    DD: Lham
    MDF: Busquets
    MCE: Iniesta
    MCD: Zidane
    EE: Ronaldinho
    EE: Messi
    PL: Ronaldo Fenómeno

    • The Monster
      Posted Dezembro 19, 2016 at 7:18 pm

      Já vim tarde, e deixo aqui não o meu 11, mas o meu plantel, porque não consigo deixar alguns de fora.
      Buffon, Kahn
      Lahm, Cafu
      Nesta, Ferdinand
      Ricardo Carvalho, Canavaro
      Roberto Carlos, Maldini
      Busquets, Makelele
      Xavi, Scholes
      Iniesta, Zidane
      Messi, CR
      Ronaldinho, Henry
      Ronaldo, Romário
      Mesmo assim ainda ficam outros grandes de fora como Del Piero, Batistuta, Totti, Rivaldo, Figo, Kaka, etc., não é nada fácil.

    • Silveira9
      Posted Dezembro 19, 2016 at 6:54 pm

      Aceitando o desafio:

      Buffon

      Dani Alves
      Puyol
      Cannavaro
      Alba

      Pirlo
      Xavi
      Iniesta

      Messi
      Ronaldinho
      Klose

    • Daniel Alves
      Posted Dezembro 19, 2016 at 5:37 pm

      GR: Buffon
      DE: Zanetti
      DC: Nesta
      DC: Puyol
      DD: Lahm
      MDF: Gattuso
      MC: Seedorf
      MAC: Káká
      AVA: Henry
      AVA: Messi
      AVA: C. Ronaldo

      Se amanhã viesse cá se calhar trocava muitos destes nomes, especialmente do meio campo para a frente. Mas assim é…

    • Kacal
      Posted Dezembro 19, 2016 at 4:14 pm

      GR: Cech
      DD: Lahm
      DC: Ricardo Carvalho
      DC: Maldini
      DE: Roberto Carlos
      MC: Modric
      MC: Iniesta
      MC: Zidane
      ED: Messi
      EE: CR7
      PL Ronaldo “Fenómeno”

    • Miguel Pratas
      Posted Dezembro 19, 2016 at 2:57 pm

      Buffon

      Cafu
      Nesta
      Maldini
      Roberto Carlos

      Patrick Vieira
      Pirlo
      Nedved

      Messi
      Ronaldo Fenomeno
      Henry

    • Dinis de Sousa
      Posted Dezembro 19, 2016 at 1:11 pm

      GR Buffon
      DD Zanetti
      DE Roberto Carlos
      DC Cannavaro
      DC Nesta

      MC Vieira
      MC Zidane
      MC Iniesta

      AT Messi
      AT Ronaldo (Fenomeno)
      AT Ronaldinho

      • Nespera
        Posted Dezembro 19, 2016 at 2:47 pm

        Já agora
        Casillas
        Maicon
        Cannavaro
        Nesta
        Roberto Carlos
        Makelele
        Zidane
        Deco
        Messi
        CRonaldo
        Fenómeno

    • rk
      Posted Dezembro 19, 2016 at 1:10 pm

      Seguindo o desafio:
      GR: Buffon
      DDR: Cafu
      DC: Maldini
      DC: Hierro
      DDE: R.Carlos
      MD: Pirlo
      MCD: Xavi
      MCE: Iniesta
      AE: Ronaldinho
      AD: Messi
      PL: Ronaldo fenómeno

    • FabioMatinhos
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:44 pm

      Também vou aceitar:
      GR: Buffon
      DD: Dani Alves
      DCD: Puyol
      DCE : Thuram
      DE: Roberto Carlos
      MDF : Patrick Vieira
      MC : Pirlo
      MC : Beckham
      EE: Lionel Messi
      ED : Ronaldinho
      Ponta : Ronaldo o Fenómeno

    • filipeeribeiro
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:40 pm

      ora cá vai

      GR Buffon

      DE Roberto Carlos
      DCE Sergio Ramos
      DCD Paolo Maldini
      DD Daniel Alves

      MDF Essien
      MCE Zidane
      MCD Iniesta

      EE Messi
      ED Ronaldinho
      PL Ibrahimovic

    • Alexis
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:18 pm

      Menções honrosas:
      Schmeichel
      Dani Alves
      R.Carvalho / Rio Ferdinand
      Ricardo Gomes / Sammer
      Evra
      Busquets
      Xavi
      Aimar
      Figo
      Romario / Shevchenko
      Henry / Suarez

      • Daniel Alves
        Posted Dezembro 19, 2016 at 6:44 pm

        Que palerma que sou…Estava eu a tenta lembrar-me de um nº10 para a minha equipa e aqui está o óbvio: Aimar! nem me lembrei do nosso mago :-)

      • Kafka
        Posted Dezembro 19, 2016 at 12:27 pm

        CAro Alexis,

        Eu concordo com quase tudo, acrescentaria ainda nas menções honrosas alguns jogadores como como por exemplo o Bergkamp, que classe que era ver Bergkamp jogar…

        • Pedro o Polvo
          Posted Dezembro 19, 2016 at 11:41 pm

          Deus Cruyff disse que quando pensava num guitarrista vinha-lhe à cabeça a imagem de Keith Richards, quando pensava num futebolista vinha-lhe à cabeça a imagem de Bergkamp. Tão simples quanto isto.

        • Alexis
          Posted Dezembro 19, 2016 at 1:58 pm

          Kafka, verdade! Esqueci—me do Dennis, que falha. Outro que me esqueci foi Zannetti e Totti também :/ Scholes outro… como é normal, podemos esquecer muitos dos craques que vimos nos anosvamos 80,90 e inicio de sec XXI

          So me apetece dizer: que saudades do futebol quando ainda era movido por paixão…

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 19, 2016 at 1:50 pm

          Sem dúvida o Bergkamp foi a classe e técnica no seu máximo esplendor tal como o Laudrup que devia ser mais reconhecido,quem viu o dream team sabe bem a que me refiro.

    • Alexis
      Posted Dezembro 19, 2016 at 12:01 pm

      Seguindo o desfio:
      Preud’Homme
      Cafu
      Baresi
      Maldini
      R.Carlos
      Redondo
      Zidane
      Gaucho
      Messi
      Fenomeno
      Maradona

      Banco:
      Buffon
      Lahm
      Nesta
      Cannavaro
      Mihajlovic (aquele pe esquerdo…)
      Paulo Sousa / Guardiola
      Iniesta
      Rui Costa
      CR
      Van Basten
      Gullit

      Desculpem o texto ser sobre o Don Andrés, mas não consigo tirar ninguém do 11 titular…

    • Mauro
      Posted Dezembro 19, 2016 at 11:32 am

      Aceito o desafio.

      GR: Valdés
      DE: Alba
      DD: Daniel Alves
      DCE: Pique
      DCD: Puyol
      MDC: Busquets
      MC: Iniesta
      MC: Xavi
      EE: Ronaldinho
      ED: Rivaldo
      PL: Eto’o

      • Pedro Barata
        Posted Dezembro 19, 2016 at 12:09 pm

        Sendo um exercício muito, muito difícil, e fazendo-o sem grandes preocupações (se calhar amanhã mudava uns nomes) cá vai:

        Buffon
        Lahm
        Sergio Ramos
        Nesta
        Maldini
        Busquets
        Xavi
        Iniesta
        Messi
        Ronaldo Nazário
        Cristiano

      • GroovyTony
        Posted Dezembro 19, 2016 at 11:52 am

        Buffon
        Lahm
        Cannavaro
        Maldini
        Roberto Carlos
        Zidane
        Iniesta
        Nedved
        Messi
        Ronaldo Fenómeno
        Ronaldinho

    • Kafka
      Posted Dezembro 19, 2016 at 11:02 am

      Dificil até porque corro o risco de me esquecer de alguém, mas deixa cá ver, em 4-3-3 seria mais ou menos isto

      Buffon

      Lahm
      Nesta
      Baresi
      Maldini

      Redondo
      Iniesta
      Zidane

      Maradona
      Fenómeno
      Messi

      • Marcelo de Carvalho e Santos
        Posted Dezembro 19, 2016 at 6:07 pm

        Boa pedida. Deixo aqui o meu onze de sempre com craques do presente e do passado:
        EM ATIVIDADE: RETIRADOS:
        Gianluigi Buffon Yashin (O Aranha Negra)
        Philipp Lahm Djalma Santos
        Jérôme Boateng Daniel Passarella
        Diego Godín Franz Beckenbauer
        Marcelo Paolo Maldini
        Luka Modric Johan Cruyff
        Andres Iniesta Michel Platini
        Antoine Griezmann Maradona
        Neymar Jr. Alfredo Di Stéfano
        Lionel Messi Pelé
        Robert Lewandowski Eusébio
        Bom, creio que é mais ou menos essa, minhas duas listas.

      • Daniel Alves
        Posted Dezembro 19, 2016 at 5:30 pm

        O Redondo era assim tão bom?

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 20, 2016 at 10:04 am

          Era.
          Melhor médio defensivo de sempre ninguém dominou aquela zona como ele então em elegância e classe os jogadores tem que nascer 10x

    • Cruyff
      Posted Dezembro 19, 2016 at 10:43 am

      Aceito o desafio, Gonçalo:
      GR: Gianluigi Buffon
      DD: Philipp Lham
      DCD: Fábio Cannavaro
      DCE: Paolo Maldini
      DE: Roberto Carlos
      MDF: Sérgio Busquets
      MCD: Xavi Hernandez
      MCE: Andrés Iniesta
      EE: Ronaldinho
      PL: Ronaldo Lima
      ED: Lionel Messi

      • Gonçalo_slb
        Posted Dezembro 19, 2016 at 11:53 am

        Grande 11 Cruyff, ja vi o Maldini na pré reforma, o Cannavaro tbm fou um grande central, escolhi o Ramos por ser decisivo em tantas finais, não é o melhor central a defender, mas numa equipa como uma real, ter o carisma e personalidade de S. Ramos não é facil, quanto ao xavi pelo zidane e uma questão de gosto pessoal, admito tbm aqui colocar pirlo…

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 19, 2016 at 12:40 pm

          Preud’Homme

          Zanetti
          Krool
          Baresi
          Maldini

          Redondo
          Falcão
          Rui Costa

          Messi
          Van Basten
          Maradona

  • Cruyff
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:30 am

    Para mim, Andrés Iniesta já superou Zidane e é o melhor médio do futebol moderno.
    É apaixonante porque alia a sua qualidade futebolística com uma personalidade fantástica – é um verdadeiro senhor do futebol, daqueles que deixaram de existir, um exemplo para os mais novos em tudo.
    Um jogador que é um verdadeiro ícone de uma forma de jogar e de um período da história. É o único jogador que, a espaços, vejo rivalizar com Messi num campo de futebol.
    O que mais admiro nele é a capacidade de aparecer nos momentos decisivos. Sempre com classe e respeito pelo adversário. Um lenda viva, um digno representante da nobreza do futebol.

    • Pedro o Polvo
      Posted Dezembro 19, 2016 at 11:49 pm

      Subscrevo grande parte. Acho que um futebolista também vale pelo que mostra fora do campo, pela sua personalidade, pelo respeito que os adversários lhe devem…Iniesta é um EXEMPLO.
      Recordo o momento inicial de Guardiola no Barcelona, vindo do “nada”, olhado com desconfiança, maus resultados logo a abrir….Numa tarde como muitas outras em Barcelona, Pep está a trabalhar no seu escritório e alguém bate à porta….é Don Andrés! O frágil espanhol pede licença para entrar…Guardiola diz, “Força Andrés, entra, que se passa?”…..Iniesta dá um passo em frente e diz (estou parafraseando) “Mister, estamos a jogar como o c%&/”#@, não mude nada”, e vai embora, batendo a porta, deixando o treinador espantado…se o mais caladinho de todos, vem cá dizer isto…… Foi o boost que Guardiola necessitava, não estavam a ganhar, mas o estilo de jogo era aquele! Acabaram o ano a conquistar TODAS as competições em que estavam envolvidos :)

    • Gonçalo_slb
      Posted Dezembro 19, 2016 at 11:57 am

      concordo, aliás admito que se iniesta fizesse os golos que messi faz não sei qual seria o melhor..

    • Pedro Lopes
      Posted Dezembro 19, 2016 at 10:54 am

      Verdade. Iniesta brilha mais nos jogos mais dificeis. Não admira pois é nesses jogos que o clube/selecção mais dele precisam.

    • Lucas
      Posted Dezembro 19, 2016 at 10:41 am

      Pois é, aqui no Brasil o simples fato de compara-lo com Zidane chega a ser um absurdo, só porque o Zidane tirou o brasil de duas copas. Não vi o Zidane na Juve, mas pelo que ele jogou no Madrid, Iniesta foi muito mais jogador, independente de bolas de ouro.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 19, 2016 at 12:35 pm

        Se não viste o jogador na sua melhor fase como podes dizer que é um absurdo a comparação?
        O Zidane foi bem superior.

      • Cruyff
        Posted Dezembro 19, 2016 at 10:48 am

        De acordo, Lucas. Acho que o Iniesta tem bastante mais influência no jogo das suas equipas. Zidane era talvez mais carismático e também apareceu em momentos decisivos. Mas ao nível da regularidade em campo, escolho Iniesta.

  • Pedro Lopes
    Posted Dezembro 19, 2016 at 10:21 am

    Confere.

Deixa um comentário