Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Herói improvável! Demiral bisa e mete Turquia nos ‘quartos’; Áustria teve mais do dobro de remates, cantos ou oportunidades, mas perdoou e cai demasiado cedo para o futebol que apresentou

Imagem: UEFA

Turcos conseguem surpreender e bem podem agradecer à dupla Demiral-Gunok. A Áustria teve várias ocasiões para marcar (acabou o jogo com mais oportunidades, cantos e 21 remates contra 6), voltou a apresentar a habitual intensidade, mas pecou muito na finalização e acabou por deitar tudo a perder na bola parada. O ex-Sporting acabou por ser decisivo, tal como o guardião, que terá feito a melhor defesa do torneio até ao momento. Já nos austríacos, Gregoritsch teve impacto a partir do banco, Posch e Laimer (flanco direito foi sempre o mais perigoso) também estiveram em evidência, mas faltou uma maior capacidade de definição no último terço. Baumgartner perdoou 3-4 golos, Arnautovic também desperdiçou. Nota ainda para Kokçu, que fez um jogo discreto e falhará o duelo dos quartos-de-final por suspensão.

A Turquia eliminou a Áustria (2-1) e está nos quartos-de-final do Europeu, onde medirá forças com os Países Baixos. O ex-Sporting Merih Demiral foi o grande herói do encontro com um bis, tendo inaugurado o marcador logo no 1.º minuto e depois aumentado a contagem aos 59′, na sequência de um canto. Gregoritsch reduziu aos 66′ e deu alento à Áustria, que não conseguiu voltar a marcar, muito graças a Mert Gunok, que negou o 2-2 a Baumgartner com uma defesa soberba já nos descontos.

XI Áustria: Pentz; Posch, Danso, Lienhart, Mwene; Seiwald, Sabitzer, Schmid, Laimer, Baumgartner, Arnautović.
XI Turquia: Günok; Müldür, Bardakcı, Demiral, Kadıoğlu; Ayhan, Yüksek, Kökçü, Yıldız, Yılmaz, Arda Güler.

47 Comentários

  • rmatos24
    Posted Julho 3, 2024 at 10:06 am

    Demiral, um jogador que cheguei a vê-lo jogar no Atlético Alcanenense onde começou cá em Portugal antes de ir para o Sporting B. Agora decide jogos nos oitavos de final de um Europeu. A sua capacidade aérea é brutal, mas ontem, além disso, esteve também muito bem na globalidade da partida, ao nível do desarme e posicionamento.

    Depois, em relação ao jogo, um sentimento um pouco amargo porque apesar de reconhecer o mérito da Turquia, acho que a Áustria merecia pelo menos o prolongamento (que defesa aquela a terminar). Se na primeira parte, os austríacos tiveram um pouco distantes da intensidade que nos foram habituando neste Euro, na segunda fizeram mais que o suficiente para pelo menos empatar. Claro que também se expuseram ao erro e a Turquia podia ter dilatado, mas o empate nos 90 seria mais justo para mim. No entanto, foi uma bela jogatana, imprevisível, intensa, com oportunidades de parte a parte, menos “tática” que o costume. Com isso ganha o futebol.

    O futebol também ganhou com a arbitragem de Artur Soares Dias. Pena que o tugão é um “cancro” que mina tudo e todos e cá em Portugal é impensável uma arbitragem destas. Cá até o ASD entra em campo com um chip diferente. Tenho pena, o futebol ganharia tanto com arbitragens destas.

  • BatEagleVision
    Posted Julho 2, 2024 at 11:47 pm

    Mais um jogador da “liga dos camelos” a ser o melhor em campo.
    Quem diria, são a 2ª liga com mais jogadores com o prémio de “Man of the Match”…
    Liga sem intensidade dizem os “especialistas”… ?

    • BatEagleVision
      Posted Julho 3, 2024 at 1:20 pm

      Faltou-me especificar que referia-me aos jogos no “Mata-mata” e não na fase de grupos…
      Lamento desde já a confusão.

      • oMeuUserName
        Posted Julho 3, 2024 at 7:38 pm

        Continua a ser falso… O Demiral foi o único MVP da liga saudita… A liga espanhola teve 3 (Rüdiger, Bellingham e Koundé), Inglaterra teve 2 (Gakpo e Rodri), e depois há 3 campeonatos com 1 jogador cada: árabe (Demiral), português (Diogo Costa) e alemão (Vargas).

        Está tudo aqui:
        https://www.uefa.com/euro2024/news/028e-1b22000e24bf-9d79cc6fc92b-1000–every-euro-2024-player-of-the-match/

        • BatEagleVision
          Posted Julho 3, 2024 at 9:48 pm

          Verifico que nessa fonte surge Kondé ao invés de Kanté.
          Guiei-me pelo site zerozero, lá aparece o Kanté como melhor em campo.. Podes ir confirmar.

          • oMeuUserName
            Posted Julho 4, 2024 at 8:39 am

            Ok, já vi onde foste buscar o 3º espanhol, para o zerozero o Nico foi o MVP do Espanha-Geórgia, enquanto oficialmente foi o Rodri.

            • BatEagleVision
              Posted Julho 4, 2024 at 2:46 pm

              Precisamente.
              Guiei-me pelo site porque estava convicto que era a avalição oficial da Uefa. Mas já percebi, erro totalmente meu de análise e tens toda a razão.
              Um abraço

          • oMeuUserName
            Posted Julho 4, 2024 at 8:36 am

            “Nessa fonte”? Estás-te a referir ao site da UEFA, a entidade que atribui estes prémios?
            E explica-me como é que, trocando o Kanté pelo Koundé, a Espanha teria 3 MVPs?

            Fui ao zerozero ver, e aquilo é a nota que eles dão internamente no site deles, em lado nenhum dizem ou indiciam que seja o prémio oficial. Se fores ao Goalpoint, foi o Koundé, se fores ao Sofascore, foram o Koundé e o Tchouameni, se fores ao WhoScored foi o Tchouameni, e por aí fora. Isto de pegar no site que nos dá mais jeito para a narrativa, tem muito que se lhe diga…

            Oficialmente, este foi o único MVP da liga saudita, por isso o que disseste é falso, ponto.

          • JFN
            Posted Julho 4, 2024 at 8:34 am

            Havendo uma fonte oficial, costuma usar-se essa fonte… Agora ir ver a cada sítio que atribui os melhores jogadores em campo para defender argumentos não é grande solução, deve haver um conjunto de flashscores de países do médio oriente a dar MVPs a jogadores de lá.

            • BatEagleVision
              Posted Julho 4, 2024 at 2:48 pm

              Fiz confusão, pensei que nesse site estavam a apresentar o melhor em campo oficialmente da UEFA.
              Um abraço

        • BatEagleVision
          Posted Julho 3, 2024 at 9:46 pm

          Desta vez estás tu equivocado.
          A Arábia teve 2 jogadores (Kanté frente à Bélgica e Demiral…). Só Espanha teve mais, teve 3.
          Portanto sempre estive certo…

    • filipe19
      Posted Julho 3, 2024 at 12:42 pm

      Após ver a correção de um outro user aqui pergunto-me o que te leva escrever aqui uma mentira destas. Devias ter vergonha.
      Se leste isso num outro sitio qualquer ao menos faz-te ao trabalho que o “omeuusername” fez para não inventar este tipo de asneiras.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 3, 2024 at 9:06 am

      Isso é absolutamente mentira! Dos 39 jogos já realizados, a distribuição de MVPs por campeonato é:
      – Inglaterra: 10
      – Espanha: 10
      – Alemanha: 8
      – Itália: 5
      – Arábia: 4
      – França: 2
      – Portugal, Ucrânia, Eslovénia, Grécia e Turquia: 1 cada
      ………..
      Portanto, a liga dos camelos é a quinta com mais MVPs, e não a segunda! Além disso, os seus MVPs são 2 do Kanté, que é um jogador à parte no que toca a intensidade, um do Stanciu num Ucrânia-Roménia (realmente, jogo de elite!) e um do Demiral, porque marcou dois golos de canto num Áustria-Turquia. Realmente, se isto não prova que é uma liga de topo, não sei o que prova… E por aqui também concluimos que o campeonato português é equivalente ao campeonato ucraniano, esloveno, grego e turco, certo?
      ………..
      Também podíamos olhar para os dois melhores marcadores da liga dos camelos, que marcam golos a torto e a direito lá, e ver que no Europeu, os dois somados, têm 0 golos em mais de 600min de jogo… Cada um pega na estatística que lhe der mais jeito…

  • Rosso
    Posted Julho 2, 2024 at 10:38 pm

    Bom jogo. A Áustria teve uma partida ingrata, mas paga pela defesa que nos golos turcos estava a dormir em pé.

    A Turquia, com uma defesa duvidosa e um meio campo e ataques bastante dinâmicos, é garantia de jogos emocionantes e com golos, mas se querem que lhes diga, ficou-me sempre a sensação que tem tido a sorte dos jogos em que ganha: contra a Geórgia, em que marca o 3ª quando estava acossada, contra os checos marca jogando contra dez e depois de ter sido remetida cá atrás por largos minutos e finalmente com o sufoco austríaco, ganhando não sabe muito bem como. Só não tiveram sorte contra Portugal, embora a vitória lusa tivesse sido justa.

  • Stromp1906
    Posted Julho 2, 2024 at 10:16 pm

    Bela jogatana, intensidade, ocasiões, dos jogos que tenho visto foi o mais entretido.
    Com uma arbitragem excelente do irmão gémeo do Soares Dias a ajudar

  • Slayer666
    Posted Julho 2, 2024 at 9:46 pm

    Bela jogatana .
    Golo logo aos 2min e oportunidades até literalmente ao último minuto (grande defesa do Gunok a evitar o 2-2) e aquele suspense que faz estar entretido e…ao mesmo tempo à espera que o arbitro não inventasse (nem me vou alongar nisso…) e me F*** porque tinha apostado uns belos K na Turquia a ganhar e sinceramente ao ver o jogo não sei como os books foram oferecer odd de 5.80, porque compreendo a Áustria favorita, mas essa odd é exageradamente alta.
    Venha dai 6ª feira?

  • jolasdasagres
    Posted Julho 2, 2024 at 9:32 pm

    Excelente exibição também de artur soares dias. Deixou o jogo fluir , nao cortou ritmos e pareceu-me justo.

    Por cá sempre que apita um classico parece-me sempre o oposto. Opinião publica,pressão de clubes, jogadores quezilentos realmente também não ajuda a extrair o melhor do senhor do apito. Pode ser que seja esta a epoca da mudança.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 2, 2024 at 9:16 pm

    Pena pela Áustria, deixou uma boa imagem e bom futebol!!! Particularmente pelo Sabitzer, que é um “craque-operário” (o perfil de jogador que mais aprecio), gostava de os ver avançar mais no Europeu!
    .
    Mas futebol também é isto, muita vezes ingrato e a não querer nada com a lógica! Mas parabéns ao turcos e ao Kokçu! Fizeram o jogo deles, foram mais eficazes e lutaram por cada bola com uma determinação admirável. O Kadioglu nas mãos do Mourinho vai evoluir brutalidades, excelente lateral!!!
    .
    E aquela defesa no último minuto… tch! Também merecia o Baumgartner, fez um excelente Europeu. Não vi muito dele anteriormente, mas foi uma agradável surpresa… vou ficar mais atento à sua carreira!
    .
    Saudações desportivas

  • Acnology
    Posted Julho 2, 2024 at 9:12 pm

    O momento do jogo foi sem dúvida aquela defesa perto do final. Que defesa incrível, com um cabeceamento perfeito, de cima para baixo como manda a regra.

    Que reflexos, dos momentos mais marcantes deste Europeu!

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 2, 2024 at 9:03 pm

    Melhor jogo do Europeu.
    *
    Para mim este é o protótipo de um jogo de uma fase final de uma grande competição de selecções. Erros? Muitos, mas bola sempre a rondar as balizas, intensidade, abnegação, rasgo, passes a rasgar, enfim… ajudou o “underdog” marcar logo a abrir mas foi um jogaço.
    *
    E o corolário foi a defesa do Gunok aos 90’+4. Que momento. Á Gordon Banks no mundial do México. Isto é um autêntico golo tirado. Isto sim é um lance para mostrar às futuras gerações nas academias. Que parada descomunal.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 2, 2024 at 9:45 pm

      Concordo, são jogos destes que queremos ver! Que intensidade brutal de início ao fim. Parabens a ambas as equipas e uma palavra para a Áustria que foram das equipas que melhor praticou futebol e que foram sempre fieis ao seu futebol, hoje acabaram por ter azar.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Julho 2, 2024 at 9:00 pm

    O futebol ainda consegue ser fantástico. Que defesa no último minuto! Que europeu!
    _
    Afinal os turcos não são uns mancos. Afinal a defesa não é ridícula. Cada jogo é um jogo. Portugal teve uma sorte descomunal com os erros individuais dos turcos, mas aí seguem eles. Kokçu regressa nas meias para os guiar à final. Enquanto teve pernas, fez um jogaço, sobretudo na 1ª parte. A 10 é outra coisa.
    _
    Fico com pena pela Áustria. Vê-los a ficar numa ronda mais cedo do que ingleses, franceses e portugueses é triste, mas é assim o futebol. Se tivessem passado em 3º se calhar estariam hoje a festejar a passagem. É futebol.

    • henry14
      Posted Julho 2, 2024 at 10:07 pm

      Claro que os turcos não são mancos. Joga lá a transferência mais cara do Sport Lisboa.
      São uma boa seleção.

  • henry14
    Posted Julho 2, 2024 at 8:59 pm

    Easy Money.
    Muito endeusamento a uma seleção dá nisto.
    Espero que Espanha seja a próxima. Lindo era levarem 4 como a Argentina em 2014.
    Mas esta Alemanha ainda não me convenceu totalmente.

    • Guinha10
      Posted Julho 2, 2024 at 10:11 pm

      Easy money??? Grande moral! Ganharam sem saber ler nem escrever. A Áustria foi muito melhor, então na segunda parte foi um massacre.

    • Fireball
      Posted Julho 2, 2024 at 9:27 pm

      Credo, que hate à Áustria, o que te fizeram eles?

      • henry14
        Posted Julho 2, 2024 at 9:50 pm

        Hate só tenho à Espanha. Em relação à Áustria não tenho nenhum hate. Mas ver uma Turquia, que foi a única que não estacionou o autocarro contra Portugal , com uma odd de quase 5 contra a Áustria achei demasiado. Arrisquei e ganhei ?.

    • Acnology
      Posted Julho 2, 2024 at 9:17 pm

      Já não se podem elogiar outras equipas?

      Que mentira há em dizer que a Suíça, Áustria e Espanha estão/estavam a jogar um futebol acima das restantes equipas? Podem não ganhar, obviamente (e é isso que torna o futebol num desporto tão singular), mas em termos de futebol jogado, foram das que mais impressionaram.

      • henry14
        Posted Julho 2, 2024 at 9:57 pm

        Não há mentira mas irritam-me extremismos. E vi alguns.

        • Acnology
          Posted Julho 2, 2024 at 11:37 pm

          Isso concordo. Também concordo que a nossa seleção é top, mas temos o pior treinador das 24 que participaram neste europeu (vá, o Southgate também anda lá taco a taco).

      • Valentes Transmontanos
        Posted Julho 2, 2024 at 9:47 pm

        O henry14 fica ofendido por se elogiarem outras selecções, para ele só Portugal é que pode ser elogiado.

        • henry14
          Posted Julho 2, 2024 at 10:00 pm

          Coitado de mim ?. Ainda ontem rasguei o Papai Cris e o Nosso Selecionador. Não admito calúnias ?. Agora não digam que a nossa seleção é banal. A nossa seleção é um monstro, é um tubarão. Infelizmente temos um fantoche a comandar este tubarão adormecido.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 2, 2024 at 9:10 pm

      Parece-me normal os elogios à Áustria. Jogaram bastante bem e notou-se uma identidade vincada (e não é fácil ter isso em seleções). Isto ao mesmo tempo em que sempre se referiu sempre os problemas da seleção, como a falta de criatividade individual e um perfume diferente em termos de jogadores dianteiros.
      E notar que fazem isto num europeu e num grupo dificil sem ter a maior figura, que é Alaba e os dois Schlager. Um fundamental no meio campo e outro na baliza. São 3 setores sem titulares e alguns dos melhores da equipa. A Áustria perdendo estes jogadores, tendo aquele grupo, fazendo o euro que fez e sendo eliminada depois de um jogo destes… não me parece que haja endeusamento ou que não mereçam os elogios que foram feitos.
      Futebol a eliminar é isto. Um golo aos 50 segundos e uma defesa daquelas a terminar podem ditar jogos, sem que seja necessário extrapolar isso para “endeusamentos a mais” ou elogios desmedidos.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 2, 2024 at 9:05 pm

      A Argentina não levou 4 em 2014, muito menos endeusada

      • henry14
        Posted Julho 2, 2024 at 9:47 pm

        Foi em 2010, tens razão.

        • Art Vandelay
          Posted Julho 2, 2024 at 10:24 pm

          Em 2010 a Argentina era tudo menos endeusada, muito pelo contrário, tinha um treinador absolutamente medíocre que apenas estava lá pelo estatuto que tinha e que a única coisa que sabia dizer aos jogadores era “para se divertirem dentro de campo”…aquilo era a antítese total de uma equipa, o treinador mandava-os jogar cada um por si e pronto….o Maradona enquanto treinador é antítese perfeita daquilo que foi enquanto jogador

          • henry14
            Posted Julho 3, 2024 at 1:47 pm

            Tens razão quanto ao Maradona. Mas ainda assim acho que tinham bastante hype. Tinham um ataque fortíssimo com 6/7 jogadores de alto nível (Agüero, Higuaín, Messi, Tevez, Lavezzi e mais uns quantos). Só que no meio campo e defesa não eram nada demais. E como tinham o Messi em grande forma, era impensável que fossem levar 4 da Alemanha.

          • Bamboo331
            Posted Julho 3, 2024 at 12:39 am

            Por acaso não concordo que fosse a antítese perfeita. Antítese na diferença de qualidade numa e noutra função, sem dúvida. Mas por outro lado acho que muito do que o tornava o génio que era a jogar, era o que o fazia ser aquele maluquinho lunático enquanto treinador. Funcionava para uma coisa, mas para outra tornava-se patético

Deixa um comentário