Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UEFA ameaça deixar as equipas belgas fora das competições europeias

A pensar exclusivamente no dinheiro?

A Bélgica tem a intenção de terminar já a época, dando o título ao Club Brugge, uma decisão que não agrada a UEFA, que logo depois desta decisão avisou as Ligas para não fazerem o mesmo e agora até foi mais longe ameaçando mesmo os clubes belgas de ficarem fora das próximas competições europeias. “Não penso que seja a decisão certa”, disse Ceferin à ZDF. “A solidariedade não tem só um lado. Não podem pedir ajuda e depois decidirem como mais lhes convém. Quer os belgas, quer outros que possam estar a pensar em imitá-los, arriscam a sua participação nas provas europeias da próxima época”, acrescentou o presidente da UEFA. “A intenção da UEFA é terminar todas as Ligas, mesmo que se tenha de prolongar as datas por muito tempo e jogar à porta fechada”, disse ainda.

41 Comentários

  • André Dias
    Posted Abril 4, 2020 at 1:14 pm

    Claro que o dinheiro é o que mais interessa à UEFA mas concluir todas as competições é também a solução mais justa para todos do ponto de vista desportivo.

    • T. Pinto13
      Posted Abril 4, 2020 at 2:51 pm

      Neste caso específico o Brugge tinha uma imensidão de pontos à frente do 2 classificado.

      • André Dias
        Posted Abril 4, 2020 at 3:56 pm

        Eu estou a falar de todas as competições mas se te queres centrar neste caso em particular dou-te dois exemplos.

        O Charleroi está a um ponto da qualificação para a Champions e o Waasland-Beveren está a uma vitória de se safar da despromoção.

        Toda a gente concorda que o Club Brugge deve ser campeão porque tem o título matematicamente garantido mas a competição ainda não terminou. Para mim não faz sentido sagrar um campeão e ignorar todas as outras equipas que estão ainda a lutar por objectivos como se só um clube importasse.

        • T. Pinto13
          Posted Abril 4, 2020 at 4:22 pm

          Posteriormente também fui pesquisar e reparei nisso que dizes.
          Não faz de facto sentido para os outros clubes esta decisão e todo o trabalho de uma época está a ir por água a baixo.

          Na Nova Zelândia aconteceu o mesmo e o 2 ainda tinha boas hipóteses de ser campeão…

  • AndreADG
    Posted Abril 4, 2020 at 1:22 pm

    Começo é a ver as equipas a deixarem a uefa a apanhar bonés e a ser mesmo feita a tal superliga europeia

    • Nazgul
      Posted Abril 4, 2020 at 3:07 pm

      Andre os clubes belgas nunca seriam incluídos nessa super liga europeia … além disso depois desta crise tenho dúvidas que alguém queira chegar-se a frente, o mundo do futebol também vai perder muitos milhões!

      • AndreADG
        Posted Abril 5, 2020 at 11:39 am

        Há mais clubes além dos belgas. E mais, vamos supor que a Premier League faz o mesmo. Estou mesmo a ver a UEFA a exclui-los das competições, deve ser deve. Na situação em que estamos, com vários clubes interessados, a UEFA tem que perceber que está numa posição não tão poderosa, porque se força demasiado a mão, pode é ficar de mãos a abanar.

    • Rev7
      Posted Abril 4, 2020 at 3:46 pm

      Agora é que os clubes e as federações vão precisar da UEFA. E os governos também.

  • Kacal
    Posted Abril 4, 2020 at 1:24 pm

    É assim, se a UEFA permitir que se jogue quando for 100% seguro, seja quando for e à porta fechada, até é aceitável que queiram terminar a época, agora definir datas como final de Junho é falta de bom senso e noção. Se a Bélgica quiser seguir este caminho vai fazê-lo mesmo aceitando ficar fora das competições europeias porque será por um bem maior e por dignidade.

    • Mantorras
      Posted Abril 4, 2020 at 2:37 pm

      Mesmo assim, nao deviam ser as federacoes a decidir? Porque raio a UEFA ha-de mandar nas ligas internas?

      • oMeuUserName
        Posted Abril 4, 2020 at 3:09 pm

        A UEFA não está propriamente a mandar… Está a dizer “vocês fazem como quiserem, mas depois não se queixem”. Não está a impor nada, os belgas são livres de fazer o que quiserem, simplesmente podem ter como consequência o impedimento de participar nas provas… da UEFA.

        • Mantorras
          Posted Abril 6, 2020 at 12:15 am

          Certo, nao mandam directamente porque la esta… nao podem… mas esta chantagem e o mesmo. Eu tambem nao mando o meu filho fazer nada, so lhe digo que senao fizer assim ou assado entao depois vai arrepender-se… qual e a diferenca mesmo?

          A UEFA sem os clubes nao e nada e os clubes estao numa situacao complicada, ate porque mesmo que as ligas queiram ou nao, as proprias ligas nao mandam no facto de poderem ou deixarem de poder jogar, a lei civil basicamente disse vao para casa, fecha tudo e nao ha ca mais conversa. Eles tem clubes a falir e a forma de lidar com o problema/razao disto tudo vai diferir de pais para pais, os problemas ou nao que as ligas terao tambem, etc. Numa situacao destas, vir com chantagens bacocas e so horrivel. Os clubes Belgas decidiram, esta decidido, quem se apura para a UEFA, e de que forma, e estabelecido pela liga interna, nao na UEFA.

          A UEFA devia ser solidaria com a situacao e dar liberdade para os clubes e as ligas lidarem com os sues problemas, e alem disso, comecar a preparar os mecanismos para ajudar os clubes que vao precisar, etc, enfim, algo solidario e enquadrado na situacao, em vez de queixumes e chantagens, pelo menos era isso que eu faria no lugar deles.

      • Nazgul
        Posted Abril 4, 2020 at 3:10 pm

        Mantorras, Se queres participar nas competições europeias tens de colaborar com a UEFA ou vais simplesmente fazer o que te apetece e depois ligas a UEFA “Malta vamos enviar estes clubes” existem regras e cooperação não è a balda não è um tour de sueca …

        • Mantorras
          Posted Abril 6, 2020 at 12:23 am

          Existem regras? Quais sao essas regras? A UEFA estabeleceu regras para as ligas internas funcionarem como eles querem para poderem participar nas competicoes europeias? Se existirem gostava de as ver.

          Dizes isso como se tivesse sido isso que aconteceu, so que nao. Ha um motivo muito grande por tras disto tudo e a atitude deles nao se justifica. E uma situacao ditada por varios paises, inclusive de forma diferente, a ritmos diferentes, e nem as ligas internas mandam completamente na coisa, por isso o que eles procuram e uma situacao que consideram minimamente justa, acordada entre os clubes la do sitio. Nao decidiram nada com “pedra, papel, tesoura”, que eu saiba.

          Chantagem bacoca, parvinha e zero solidariedade. Olha que alguns Tours de sueca sao capazes de ser mais fidedignos do que muita coisinha da UEFA meu caro. Talvez mesmo 100% dos tours da sueca deste mundo.

      • Kacal
        Posted Abril 4, 2020 at 4:03 pm

        Já responderam por mim, também acho que estão só a avisar das consequências e nessas consequências eles têm poder, mas cada federação decide por si.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 4, 2020 at 2:20 pm

    Até concordo que acabar as competições é o mais acertado, mas se a UEFA dá carta branca para as federações fazerem o que quiser e a federação belga toma uma decisão, então não merece ser punida.

  • Mantorras
    Posted Abril 4, 2020 at 2:36 pm

    Era tempo das federacoes mandarem a UEFA pastar. Ja chega de quererem mandar em tudo, eles nao tem nada que mandar em como as decisoes internas sao feitas.

    • Daniel Alves
      Posted Abril 4, 2020 at 6:18 pm

      Nem estão a mandar, eles próprios já disseram que não têm poder para decidir as ligas de cada país. Têm poder, contudo, para decidir quem vai às provas que organiza. E neste caso estão a avisar que quem decidir a época como os belgas pode ficar a ver navios.

  • T. Pinto13
    Posted Abril 4, 2020 at 3:00 pm

    A UEFA está de facto só a pensar no dinheiro e a esquecer-se do que realmente importa.
    Ainda para mais neste caso específico o campeão estava mais do que decidido.
    Apesar disso existem ligas onde escolher o campeão pela secretaria não faria sentido pela infima diferença de pontos.
    Agora a UEFA também está a tentar pôr datas algo ridículas de limite de retomo de competição e consequente término pelo que terá de haver um consenso entre federações UEFA e jogadores.
    Tendo em conta que o mais importante é a saúde das pessoas e que a pandemia não é algo controlável, acho que por agora o mais sensato era ir tentando controlar a situação e estar preparado para todas as eventualidades sem criar pressões sobre ninguém.

  • Rev7
    Posted Abril 4, 2020 at 3:45 pm

    Ridiculo. Sou completamente a favor de época acabar, seja quando for. Essa será sempre a melhor via e o cancelamento é desnecessário e trará demasiados problemas, além de não ser justo. Mas a Bélgica tem poder de decidir o que acha melhor e se decidiram definir as coisas na secretaria e os clubes concordam, só me parece bem. UEFA tem de ter mais noção das coisas.

  • FutebolPuro
    Posted Abril 4, 2020 at 4:09 pm

    Quero partilhar um pensamento/raciocinio.
    Muitas pessoas são a favor de que se termine os campeonatos, que sejam jogados todos os jogos ate ao fim. No entanto, as mesmas equipas que fizeram a época até fevereiro não serão as mesmas equipas que a vão terminar. Que é que eu quero dizer com isto? Pois bem, as equipas vão ter no mínimo 2 meses de pausa, mas pausa total, sem treinos, sem jogos e sem convívios. Todas as características de uma equipa vão voltar à estaca zero. Por exemplo o Liverpool muito provavelmente não vai acabar a época tão avassalador como veio a ser até agora, se calhar nem o city vai ser tão perdulário ou o Leicester vai ter toda aquela vivacidade no seu jogo que o meteu no top 3.
    Seria justo que por exemplo às custas desta pausa forçada, um líder “destacadissimo” perdesse o campeonato, por e simplesmente, porque perdeu a forma devido a fatores externos ao jogo ou que o que vai em segundo lugar, de repente vê jogadores a recuperarem de lesões graves ( que nunca jogariam ate final da época em caso de normalidade) e a subirem na tabela a custa disso ? Eu sinceramente não acho de todo justo.
    Onde é que eu quero chegar com isto ? Acho que a UEFA tem que ficar sentadinha na sua cadeira e preocupar-se exclusivamente com a uefa league e champions mais nada. E as federações é que tem que arranjar a melhor solução.
    Para mim, TEORICAMENTE, a minha solução seria fazer uma especie de “enclave Papal”, ou seja reunir todos os representantes de cada equipa e discutir sobre o caso e proceder a votações até que estas sejam unanimes ou então maioritárias em 75%. Tempo é o que não falta, nem que estas reuniões durem até Maio. Não tenho duvidas que nessas circunstâncias o Liverpool sairia campeão e que por exemplo em Portugal se ia optar por cancelar a época ou então jogar os jogos que faltam.
    Ciente que a minha solução é por muitos considerada impraticável, acho que o mais correto a fazer seria o cancelamento da mesma. Pois acho mesmo que após esta pausa tão prolongada, mesmo que se queira fazer passar essa ideia, a época não será a mesma que a que começou em agosto de 2019. Se querem muitos ter jogos, façam uma mini época a uma volta, intensa e rápida, a começar do zero.

    Tudo isto é um pensamento, não estou a querer dizer que é o correto. Pois vocês terão mais facilidade em encontrar defeitos do que eu, nas minhas propostas.

    • André Dias
      Posted Abril 4, 2020 at 4:19 pm

      Esta pausa é igual para todos e quando as competições voltarem dentro da normalidade todos os clubes partirão em pé de igualdade. O que tu achas que será um problema no final da pausa não passa de um típico momento de forma. Todas as equipas têm altos e baixos ao longo da época. O Liverpool já não estava avassalador há vários jogos e o Leicester em 2020 tem estado irreconhecível, por exemplo. Provavelmente depois desta pausa até vão regressar mais fortes.

      • FutebolPuro
        Posted Abril 4, 2020 at 8:13 pm

        Certo, percebo a tua perspectiva. Mas neste caso eu não vejo assim a questão. Vejo o campeonato como sendo uma prova de “fundo”, uma maratona, onde são jogados jogos atrás de jogos , semana após semana . Com eventuais pausa para seleções, curtas e não de meses. Pegando na analogia da maratona , acho que ninguém aprovaria uma maratona com um intervalo no meio.
        O que eu acho é que a época já perdeu a sua essência, as equipas mesmo que voltem a jogar a contar para esta mesma época, não vai ser a mesma coisa.

        Mas repito, percebo e respeito qualquer opinião sobre o assunto. Percebo que, queira ver a situação resolvida com um campeão. Percebo mesmo.
        Mas achando que todas , vinco, todas as suas soluções em “cima da mesa “ vão ter o seu “quê” de injustiça, acho que o cancelamento é o que acaba com tudo, ninguém ganha, ninguém perde. Acho mesmo que é a única solução que diminui um bocado os falatórios de injustiças e beneficiados/injustiçados depois de qualquer decisão ser tomada. E também seria uma medida igual para todos, ficava tudo na estaca zero.

        • André Dias
          Posted Abril 5, 2020 at 11:16 am

          O cancelamento é para mim a solução mais injusta de todas. Anular completamente uma época que já vai a 75% seria uma tremenda injustiça para as equipas que foram competentes e só iria beneficiar as equipas que estiveram abaixo das expectativas e fizeram uma época para esquecer.

          • FutebolPuro
            Posted Abril 5, 2020 at 12:57 pm

            São pontos de vista.
            Mas só uma coisa, o cancelamento pode beneficiar quem está abaixo das expectativas como tu dizes.
            Mas pensando no absurdo imagina o que seria o campeonato voltar , o Benfica e o Porto perderem todos os jogos (estamos a falar no quase impossível) e o sporting ou o Braga ganharem todos? Acho que não seria um campeonato que demonstrasse a veracidade da época…é mais por aí que quero chegar.
            Mas pronto, acho que ambos concordamos em discordar, não faz mal.

            • André Dias
              Posted Abril 5, 2020 at 1:05 pm

              Se SLB e FCP perderem todos os jogos e o SCB e SCP ganharem os jogos todos, será sempre pelo que se passar em campo. Onde está a injustiça nisso?

              • FutebolPuro
                Posted Abril 5, 2020 at 2:03 pm

                Não digo injustiça , digo que não é justo alguma parte se
                Air beneficiada desportivamente por fatores tão externos como este.
                Mas não vale a pena argumentar sobre isto , porque temos maneiras diferentes de olhar para o desporto…

    • Kacal
      Posted Abril 4, 2020 at 5:54 pm

      Certo, mas a condição não é igual para todos? Todos clubes estão sem treinar e terão os mesmos problemas, isso faria sentido caso fosse só alguns nessas condições.

      • FutebolPuro
        Posted Abril 4, 2020 at 8:14 pm

        Respondi no comentário do utilizador André Dias porque acho que o cerne da questão era o mesmo.

        • Kacal
          Posted Abril 5, 2020 at 4:19 pm

          Já vi e até compreendo e percebo a tua opinião e o teu ponto de vista, mas continuo a achar que o mais justo seria terminar a época e como isto foi uma situação igual para todos, penso que partiriam todos do mesmo nível.

    • Francisco Torgal
      Posted Abril 4, 2020 at 5:59 pm

      Só concordaria com essas votações em casos tipo Liverpool sim. Porque já estou a imaginar cá em Portugal o Porto ganhar agora por estar em 1º por votação a favor de 75% das pessoas. Digo o Porto mas podia ser ao contrário.
      Mas em casos de liderança “absurdamente” dilatada concordo. É um assunto sem solução ideal verdade seja dita mas percebo o teu comentário todo.

      • FutebolPuro
        Posted Abril 4, 2020 at 8:16 pm

        Pois, qualquer solução vai ser explorada ao limite da exaustão, clubes a quererem ganhar nos tribunais os que não ganharam na decisão….isto vai dar pano para mangas. Mas digo te, se o meu clube for campeão este ano não me vai saber a muito. Aos jogadores acredito que saiba, a mim como adepto esta época já está um pouco perdida. Só as taças e que podiam “apimentar a relação”

  • DNowitzki
    Posted Abril 4, 2020 at 4:28 pm

    Na NBA, não há neste momento discussões sobre esta época. O que se está a pensar é já na próxima
    A questão fundamental neste momento é a saúde dos cidadãos.
    A seguir vem o tema económico. Vamos sair desta brincadeira mergulhados numa crise mundial sem precedentes.
    Os clubes correm o risco de fechar portas, porque não têm dinheiro para acudir às suas despesas.
    O Proença quer pôr as equipas a treinar daqui a um mês. E depois com jogos à porta fechada.
    Se se der um passo atrás para sair da bolha e olhar com um certo distanciamento, toda esta discussão parece um bocado desconexa.
    Para mim, esta época já acabou e interressa-me pouco ou nada que as ligas acabem, continuem, o campeão seja A ou B.
    O desporto é um espetáculo, como o cinema, o teatro, o bailado, etc. Só (?)…

  • Estigarribia
    Posted Abril 4, 2020 at 4:38 pm

    Hipocrisia ao mais alto nível na UEFA. Nada de novo. A mesma UEFA que permitiu que dois jogos entre Atalanta e Valência fossem disputados na Liga dos Campeões, e que poderão ter accionado a alavanca do COVID-19 entre Itália e Espanha, e que permitiu a entra de cerca de 60 mil adeptos no Liverpool-Atlético de Madrid em Anfield Road. Se tivesse um pingo de vergonha na cara, o “senhor” Aleksandr Ceferin deveria pedir a demissão do cargo de presidente da UEFA.

    Saudações Leoninas

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 4, 2020 at 5:01 pm

    Concordo com a UEFA. Os Campeonatos devem terminar, sendo decididos em campo. Parto, naturalmente, do princípio que tal será executado em segurança, nem que seja à porta fechada. O facto de a UEFA ter admitido que tal ocorrerá mesmo que demore muito tempo é também animador e mostra que também eles não irão avançar irresponsavelmente.

  • DNowitzki
    Posted Abril 4, 2020 at 5:25 pm

    Queria deixar aqui uma pergunta aos defensores do finalizar das ligas a todo o custo (não sei se já alguém a fez).

    A pergunta é esta: o que acontece se um jogador de uma qualquer equipa der positivo ao coronavírus durante a competição? Põe-se a equipa toda de quarentena? Para-se de novo? Continua-se?

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 4, 2020 at 7:32 pm

      Eu diria que se voltava a parar. O que eu defendo é terminar a época assim que for possível, ou seja, assim que a coisa estiver minimamente controlada e não haja caso de recaída. Se for só daqui a 6 meses que seja, anula-se a época 20/21 se necessário.

  • andresilvac
    Posted Abril 4, 2020 at 7:12 pm

    Eu bem alertei que alguém tem que por mão nestes senhores senão vai dar asneira da grossa… Ainda a procissão vai no adro e já estes “chulos” andam a borrifar se nos esforços das populações e querem é o deles estão a borrifar se na saúde pública querem é o deles… A federação belga independentemente das vantagens pontuais tomou a decisão certa todos os eventos que mobilizem população teem que ser cancelados por pelo menos 6 meses, ainda hoje a a câmara de Gaia e do Porto cancelaram o S. João e é no final de Junho julgo que a de Lisboa também irá cancelar o S António o Rock in Rio foi adiado outros festivais e concertos também e vamos permitir que haja futebol? A porta fechada respondem me… E o que aconteceu a porta do Atalanta Valência? Não serviu para perceber que não serve de nada os Ultras irão sempre para a porta ou ate onde conseguirem ir em grupo seja nos hotéis ou centros de estágio não irá fazer diferença nenhuma as pessoas vão aglomerar-se onde puderem porque é isso que o futebol faz une as pessoas.
    Isto vai de encontro ao que eu tinha dito que ou os governos põem mão nisto ou isto vai dar borrada na grande já se viu qual é o único interesse de quem manda no futebol.

  • -Joga o Manel-
    Posted Abril 4, 2020 at 8:47 pm

    Tendo em conta que já não haverá Europeu, acho que o campeonato português poderia ser acabado antes de Agosto. A solução poderia passar por jogos à porta fechada nas ilhas da Madeira e Açores. Todas as equipa fariam la um estágio durante o resto da competição. Lá o vírus está mais controlado e todas as equipas estariam mais protegidas. Devem haver cerca de 8 estádios com o mínimo de condições para os jogos. O problema maior será a logística para todas as equipas. Não sei se ha infraestruturas suficientes para receber 18 equipas,isto em termos de hóteis e campos de treinos.

  • VaideMota
    Posted Abril 4, 2020 at 9:09 pm

    Se todas as ligas optassem por fazer o que a Belga pensa fazer, queria ver o que é que a UEFA lhes tinha para ameaçar.

  • Raul - o velho
    Posted Abril 5, 2020 at 5:39 am

    Vejo muita gente a comentar este tema sem por em causa assuntos, entre os quais:
    1- vale a pena continuar uma época até setembro/outubro, porque não há forma de resolver neste altura, inquinando não só esta época como a próxima? Em prol de finalizar esta temporada, que já está meia destruída, vale a pena destruir a próxima?
    2- imaginemos que um clube, que em setembro tem de disputar o resto desta temporada, se vê privado de dois ou três jogadores e pretende comprar um ou dois que possam amenizar essas falhas. Se estes jogadores já tiverem jogado em duas equipas neste ano, poderão jogar em setembro por este clube? Isto é, se um jogador, que foi comprado em agosto último e transferido em janeiro para outra equipa, pode jogar em setembro próximo por outra? É que as regras proíbem. Contudo, estas mesmas equipas vão ver-se privadas de muitos jogadores.
    Acho que a melhor solução é casuística. Em Inglaterra pode-se atribuir o título
    O que falta disputar, como em Portugal e incluindo o título de campeão é, em relação aos dois ou três primeiros, realizar-se cinco jogos entre eles para essa decisão, em relação aos outros, um mini campeonato entre as equipas que ficaram por disputar a liga Europa/campeões e decisão/subidas de campeonato

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 5, 2020 at 6:50 pm

    A UEFA aqui a abusar do poder que tem… Cada vez mais parece um autêntico cartel.

Deixa um comentário