Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UEFA ataca e volta a dizer que vai banir os jogadores que participem na Superliga de Europeus e Mundiais

Terá coragem para isso? Um Europeu sem Ronaldo, Kevin de Bruyne, Kane, Bruno Fernandes, Pogba, etc, terá menos interesse, e com isso haverá um menor encaixe ao nível dos direitos de TV e patrocinadores. Por outro lado, fica a ideia que a “faca e o queijo” não estão do lado da UEFA mas sim dos clubes, que são quem paga aos jogadores (até se pode dar é o contrário, e estas equipas da Superliga ripostarem e proibirem os seus ativos de irem às seleções).

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, lançou um duro ataque aos 12 clubes que pretender avançar com uma Superliga Europeia. «A Superliga é sobre o dinheiro dos 12 [clubes fundadores], não lhes quero chamar os ‘Dirty 12’, a UEFA quer desenvolver o jogo. Para algumas pessoas, a solidariedade não existe, a união não existe, a única coisa que existe são os bolsos deles. Esta ideia é cuspir na cara dos adeptos e na sociedade. Não vamos permitir que nos tirem isso. As equipas vão sempre qualificar-se e competir nas nossas provas com base no mérito, não pela ganância de alguns. Estamos unidos contra este disparate de projeto. Temos as federações inglesa, espanhola, italiana, FIFA, todas as 55 federações unânimes contra este plano», começou por dizer, antes de repetir a ameaçar que tinha feito há uns meses. «Os jogadores que entrem nessa liga [Superliga] serão banidos de entrar em Mundiais e Europeus. Pedimos a todos que nos apoiem para garantir que isto nunca aconteça. Acredito que as mudanças que vamos anunciar são as necessárias. E quero sublinhar algo que os fãs não sabem: a UEFA devolve cerca de 90% de todas as receitas para o jogo. Quem pensa que a Superliga é sobre dinheiro e a UEFA também, está enganado», garantiu.

129 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Abril 19, 2021 at 2:34 pm

    Isto também é tanto culpa vossa como deles. Perpetuaram um sistema de “meritocracia” em que os mais endinheirados ficam cada vez mais ricos e os mais pobres cada vez mais pobres.
    Acabaram com o mérito quando monopolizaram por completo a Champions nas big 6.

    Esta é a resposta dos mais ricos: o vosso dinheiro já não chega, já não é suficiente. Querem mais e se for preciso estragam aquilo que nós gostamos mais.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 2:57 pm

      Exatamente. A UEFA tem muita culpa no cartorio.

    • Citizen_Erased
      Posted Abril 19, 2021 at 3:01 pm

      Penso que aqui seria preso por ter cão, preso por não ter. Se não tivessem “aliviado” os clubes das big5 com entradas diretas provavelmente esta cisão teria acontecido mais cedo.
      Este momento vai definir as próximas décadas do futebol no mundo, e sinceramente já estive mais confiante que UEFA e FIFA consigam estancar esta revolta…

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 19, 2021 at 5:30 pm

      Há muita verdade nisto. Independentemente da super liga ser uma imbecilidade a UEFA lançou as bases disto.

    • Por outro lado
      Posted Abril 19, 2021 at 5:43 pm

      A questão não tem a ver com a falta de meritocracia. A Liga dos Campeões tem, em minha opinião muita meritocracia, são os melhores que competem entre si. O problema está no facto de que os grandes querem perpetuar-se no poder e isso não é meritocracia, mas tirania. Que os grandes chegaram lá pelo seu mérito não está em causa, o problema é que eles querem ter acesso só por já serem, ou por se considerarem grandes.
      Sim, a UEFA tem alguma culpa no cartório, porque tem tentado “ajudar” os grandes dando-lhes mais dinheiro e concedendo o acesso de mais clubes das big5, e aí têm responsabilidade. Contudo não faria sentido nenhum que as competições não fossem meritocraticas. Não se pode é deixar que resvale para a tirania dos grandes contra aqueles que com mérito muitas vezes conseguem fazer frente. Ainda não foi assim há tantos anos que o Porto venceu a Liga dos Campeões.

  • josediogo
    Posted Abril 19, 2021 at 2:37 pm

    Entendo a ideia de criar no jogador uma figura importante na decisão, ou não, da super liga ir avante, pois são os artistas principais, contudo espero que os jogadores sejam protegidos com legislação a sério, e não um mero regulamento ou diretiva.
    Porquanto, ao não jogarem, podem ir contra o clube, entidade patronal, quem lhes paga o vencimento e ser prejudicados, quando são os que menos culpa têm.

    • Joaopcalves
      Posted Abril 19, 2021 at 2:52 pm

      Não tenho a certeza, mas se os clubes saírem das associações de futebol do seu país, os jogadores têm o poder de quebrar o contrato. Basicamente, basta quererem e bazam dali. Se alguém com melhor conhecimento pudesse confirmar isto agradecia

    • MansoFrancisco
      Posted Abril 19, 2021 at 3:13 pm

      Os regulamentos e diretivas que chamas ‘meros’ são as ‘leis’ da União Europeia e que qualquer estado membro tem de acatar. A diferença é que os regulamentos tem de ser integrados imediatamente na legislação nacional e as directivas têm dois anos para que o país as possa integrar no seu direito nacional. Mas a tua ideia fica e é bastante válida, os jogadores vão estar em cheque constante

      • josediogo
        Posted Abril 19, 2021 at 4:29 pm

        Naturalmente. Quando digo “meras” é no sentido que, por vezes, sejam regulamentos ou diretivas, os estados membros, demoram a implementar (ou secalhar somos só nós ca na “tuga”).
        A ideia é mesmo proteger os jogadores que, poderão vir estar entre a espada e a parede.

  • deus_Ex_machina
    Posted Abril 19, 2021 at 2:40 pm

    Não entendo a lógica de castigar os jogadores e seleções por causa de decisões de clubes…

    • Rambum
      Posted Abril 19, 2021 at 3:00 pm

      Nao te preocupes que em breve vais entender!! Nao querem ser diferentes então nao fazem falta nenhuma… e tanto faz que seja messi/cr como o ze da esquina!!!

      Alias se eu fosse selecionador nem precisava de nada.. diria logo que qualquer pessoa que estivesse nessa competição JAMAIS seria chamado a seleção!!!

      E sim a UEFA faz muito bem em proibir.. ou só servem para o que da jeito!! Nao se acham diferente.. então nao fazem falta nenhuma!!!

      Com esta decisão pode ser que deixem de ter jogadores e metam montes de notas a jogar.. afinal não é o que interessa!!

      Eu ja retirei todos os gostos em todas as minhas redes sociais dessse clube.. apartir de hoje e ate resolverem a questao nao vejo mais uma partida deles..e passa inclusive peça champions se tiver que ser!!!V ALias hoje ja falam em expulsar.. sinceramente sei que nao é o mais correto, mas avaliar pela postura desses clubes mais que merecido!!

      O que vale é que na alemanha ainda ha pessoas com 2 dedos de testa e logo inao vai ter pernas para andar!!! Mas este florentino os glazer´s e o da juve.. era correr com eles!!!!

      • troza
        Posted Abril 19, 2021 at 3:45 pm

        Tanta posição forte… e a UEFA anda a fazer da taça dos campeões uma super liga europeia desde o início de 90 (aliás, desde que o Napoles de Maradona enfrentou o Real Madrid na primeira eliminatória no final dos anos 80) e ninguém se queixa!

        Basicamente estes clubes querem ir mais longe… quer seja através da UEFA (continuo a achar que isto é só para pressionar a UEFA a dar-lhes os que querem) ou não.

        • Rambum
          Posted Abril 19, 2021 at 6:09 pm

          Sim.. pelo menos ainda nao é fechada!! Tiveste la um Braga ou ate um Paços a lutar por isso!!

          Entendo onde queres chegar.. mas discordo que seja parecido!!! ja que 15 deles podem nao pontuar que mantem o lugar deles<!!!

          Na champions nao é assim.. basta ver que colossos como Milan falharam a mesma… etc etc!!

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 3:29 pm

      Eu não entendo é essa opinião. Se a UEFA quer lutar contra a Superliga tem que fazer tudo ao seu alcance para impedir que os jogadores vão para lá e que a liga tenha sucesso. Acho que vamos ter um ou dois ciclos de competições internacionais sem esses jogadores, mas eventualmente a FIFA e a UEFA irão implorar pelo seu regresso.

      • deus_Ex_machina
        Posted Abril 19, 2021 at 6:16 pm

        Certo, concordo contigo. No entanto o que dirão acerca disso os jogadores que já estão nesses clubes, não concordam na superliga e mesmo assim se vêem privados de jogar pelas suas selecções? Super-injusto para eles sinceramente

        • Abbas
          Posted Abril 19, 2021 at 7:09 pm

          A vida é injusta. Pedem para sair, tentam rescindir o contrato, etc etc. Mas vão continuar nesses clubes pq vão ter 10x mais dinheiro que os da UCL.

    • Andre A
      Posted Abril 19, 2021 at 4:00 pm

      É simples na realidade, desmotivar jogadores e treinadores de topo de quererem ir para esses clubes.

      • deus_Ex_machina
        Posted Abril 19, 2021 at 6:17 pm

        eu entendo isso, mas e os jogadores que já lá estão, não contam? a minha questão é essa.

  • Joao Peixoto
    Posted Abril 19, 2021 at 2:40 pm

    Patricio, Pepe, Fonte, Guerreiro, Ricardo Pereira, Palhinha, Sérgio Oliveira, Pote, Rafa, Guedes e André Silva pro bicampeonato

    • Cossery
      Posted Abril 19, 2021 at 3:21 pm

      E era uma equipa de bom nível tendo em conta o que as outras selecções iriam perder, o problema é que logo no nosso grupo está a França e a Alemanha, justamente os dois países que melhor equipa manteriam em caso de acontecer a exclusão de jogadores dos Nojo12 no Europeu, o que na verdade não vai acontecer…

      • Deco10
        Posted Abril 19, 2021 at 4:56 pm

        O engenheiro Fernando Santos obreiro de milagres metia-nos a passar em 3o, depois era empate a empate até à final.

      • Goncalo Silva
        Posted Abril 19, 2021 at 4:59 pm

        Por acaso muitos dos jogadores franceses jogam nessas 12 equipas: Griezmann, Pogba, Kanté, NDombelé, Varane, Lloris, Giroud, etc.
        A Alemanha também perderia Gundogan, Kroos ou Havertz por exemplo.

        • Cossery
          Posted Abril 19, 2021 at 5:33 pm

          É verdade, mas perdiam menos que Portugal, até porque têm maior profundidade de opções, especialmente a França.

  • Pipo
    Posted Abril 19, 2021 at 2:42 pm

    Jogar na seleção é ( ou devia ser) motivo de orgulho de um jogador e sonho de criança de todos eles certamente. Por isso não penso que que corra bem aos “Dirty-12” ripostarem e proibirem os seus jogadores de irem às seleções.

  • Jan the Man
    Posted Abril 19, 2021 at 2:43 pm

    Bem a UEFA, não podia responder de outra forma. Veremos é se terá a coragem de passar das palavras aos actos, caso seja necessário. Se as Federações das nacões em questão tiverem o mesmo discurso, parecem-me ser argumentos já demasiado fortes de contornar.

    Por mais dinheiro ou influência que possam ter, se mais nenhum clube de renome se juntar as estes 12 a ideia perde muita da força que tem. A palavras dos intervenientes (jogadores e treinadores) bem como a opinião dos adeptos tem também muito peso e, neste momento a grande maioria parece ser contra este desfecho.

  • cdiogo77
    Posted Abril 19, 2021 at 2:44 pm

    Os jogadores que aceitarem não jogar pelos seus países em prol deste projeto de facto serão um nojo tão grande como os senhora Agnelli e Florentino Perez desta vida. Eu sei que as pessoas têm que ter um ordenado e familias para alimentar e essa parte eu respeito. Mas o que estes clubes estão a tentar fazer é repugnante. Fecha-se o futebol a quem não é multimilionário, podes perder os jogos todos que para o ano estás lá na mesma a faturar, onde vai estar no meio disto tudo o entusiasmo pela competição com sinceridade? Todos os anos a aguardar grandes jogos, entre os melhores de cada ano que mereceram estar nas decisões e passamos a ter uma competição onde jogam uns com os outros todas as semanas? A mim sinceramente não me atrai minimamente.

    • Oldasity
      Posted Abril 19, 2021 at 5:43 pm

      Sinceramente não sei porquê que os jogadores tem de estar envolvidos.
      Percebo a ameaça da UEFA para tentar acabar com isto fazendo pressão psicológica nos jogadores, mas em que medida é que os jogadores tem culpa? Vamos ver o caso do Liverpool. Tem jogadores como Salah, Mane, Jota, Firmino etc. estes jogadores que tem contrato com o clube e a única maneira de não serem banidos é a ir para clubes que não estejam nesta competição.
      O Liverpool vai vender estes jogadores por menos de 80M? Onde é que vai haver clubes a pagar estes montantes e ainda os ordenados?
      Os jogadores podem não aprovar esta decisão, mas não podem fazer nada nem têm culpa disto estar a acontecer.

  • golias
    Posted Abril 19, 2021 at 2:49 pm

    Isto acaba por ser engraçado, é que a UEFA e a FIFA sempre se pautaram por uma postura de defesa do futebol (ironia), veja-se por exemplo colocar o Europeu 2020 em várias cidades europeias ou o mundial no Qatar, país conhecido pela expressão no futebol considerável. No caso da UEFA então andam a espremer competições para aumentar as receitas, com a liga das nações (uma espécie de superliga europeia de seleções), a própria liga europa e uma futura liga das confederações, que mais não é de uma futura tentativa de colocar na champions os melhores e para os restantes há migalhas.
    Vem uma série de clubes demasiado ricos armados em chico-espertos e decidem fazer o papel da UEFA, e agora a UEFA fica toda chateada.
    Esta ideia da superliga europeia é ridícula nos moldes em que está posta, se fosse uma espécie de liga das nações sob a alçada da UEFA já todos achariam o máximo e talvez fosse a solução.

    Já sob uma reflexão mais profunda: há muito que o futebol deixou de ser um desporto e passou a ser um negócio, já pouco importa se jogas bem e ainda menos importa se os adeptos que vão ao estádio assistem a um bom espetáculo (aqui o adepto de hoje também lhe interessa mais ir ao estádio tirar uma selfie do que ver um bom jogo e puxar pelo clube).

    • Hirok "The Truth"
      Posted Abril 19, 2021 at 3:40 pm

      Mas há que dizer que na Liga das Nações vale a meritocracia, foram colocados os grupos através do ranking e há subidas e descidas, muito diferente desta liga em que são sempre os mesmos, não há mérito nenhum na entrada

    • Deco10
      Posted Abril 19, 2021 at 4:55 pm

      Tens quase toda a razão, a diferença é que a UEFA anda a espremer o dinheiro todo que pode, o que por si é horrível, mas os clubes que mais recebem decidiram que o que a UEFA espreme não é suficiente e ainda querem mais. No fundo são dois grupos de atrasados, mas um grupo é mais atrasado que outro.

  • cdiogo77
    Posted Abril 19, 2021 at 2:49 pm

    Além da completa promiscuidade de tudo isto, quem controlará os árbitros, como será a reação a arbitragens que desfavoreçam os seus clubes, etc etc. Há tanta coisa errada aqui. Querer tirar a essência do futebol, a possibilidade de uma equipa menor concorrer com uma equipa maior, aquela esperanca de entrar na Champions pra poder receber em casa um Real Madrid. Tudo isso se perde. Estes clubes são a representação do que de pior uma sociedade tem. Porque motivo vão os clubes menores esforçar-se e gastar dinheiro a comprar bons jogadores, desenvolver as suas academias se depois a competição que dá mais retorno financeiro está sempre destinada aos mesmos? É uma desilusão completa tudo isto.

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 7:45 pm

      Até parece que os clubes hoje em dia já não se focam em academias e vender os jogadores aos clubes do costume.

  • Kafka
    Posted Abril 19, 2021 at 2:51 pm

    Se a UEFA os tiver no sítio para ir com esta missiva para a frente, serão os jogadores a decidir o futuro da Superliga, pois jogadores como Messi, Cristiano, Mbappe vão aceitar não jogar o Europeu e Mundial?

    Se eles não aceitaram os clubes da Superliga têm de recuar, porque senão clubes como o Real, Barça, Juve, City, Liverpool teriam de vender mais de metade dos jogadores

    • Cossery
      Posted Abril 19, 2021 at 3:19 pm

      Kafka, sabemos bem como isto é tudo um jogo para forçar a UEFA a dar-lhes mais dinheiro que aos outros clubes e lugares cativos na Champions, mas era tão lindo que lhes saísse o tiro pela culatra!

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 3:42 pm

      Ou será que a UEFA e a FIFA vão correr o risco de fazer um mundial no Qatar sem as estrelas?

    • Ricksanchez
      Posted Abril 19, 2021 at 3:51 pm

      Dinheiro é o que não falta na UEFA, por isso é bom que sejam capazes de os ter no sítio. Por uma vez na vida, gostava de ver justiça contra a ambição desmedida de alguns.

    • joaonuno
      Posted Abril 19, 2021 at 4:08 pm

      Money talks!

  • Abbas
    Posted Abril 19, 2021 at 2:57 pm

    Acho que os clubes ficariam muito contentes com isto e os jogadores pouco se importariam na sua maioria, francamente. Acho que a Superliga vai mesmo acontecer com descolamento total do sistema de futebol tradicional desses clubes. Provavemente até terão mais jogos do que previsto para compensar a saída das ligas internas. O futebol de seleções perderá grande parte da importância, como acontece no basquete, uma vez que os melhores jogadores não irão às seleções. A maior parte das pessoas, nas quais eu me incluo, já não liga muito a seleções, a qualidade do futebol é medíocre.

    • Cossery
      Posted Abril 19, 2021 at 3:18 pm

      As competições de selecões nacionais de basquete nunca tiveram grande expressão, já o mundial e europeu de futebol são a segunda e terceira competições do mundo com maior visibilidade e estiveram na génese da universalização do futebol e na sua ascenção ao desporto com maior número de adeptos. Além disso, foram instrumentos de paz, competições inventadas a seguir à primeira guerra mundial e alargadas depois da segunda. Não há comparação possível. Sei que muitos adeptos fanáticos de clubes não vêem muitos as selecções, mas há uma percentagem gigantesca de pessoas que só vê futebol quando são as selecções.

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 3:33 pm

        Sei disso, mas se os melhores jogadores de basket passassem a ir regularmente às seleções ganharia todo um interesse, particularmente a nível europeu.

        De resto, já que estamos nesse registo, os campeonatos universitários eram maiores que a NBA até aos anos 60 e parte dos anos 70, tudo isso se eclipsou. Isto para dizer que as coisas são mutáveis.

        Acho que a FIFA não quererá perderá esse bolo, poderemos passar um ciclo de competições sem esses jogadores, mas eventualmente terão que regressar pela queda das receitas do Mundial e Euro.

        • Cossery
          Posted Abril 19, 2021 at 5:36 pm

          Tens razão nisso Abbas, as coisas mudam, aliás já vinham a mudar há muitos anos e acho que tudo isto vai acabar por ser uma manobra para que a UEFA dê ainda mais o braço a torcer do que já fazia.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Abril 19, 2021 at 3:37 pm

      Há uma razão para no basquet as seleções não interessarem, é que os jogadores de seleção já jogam entre si todas as semanas na NBA, não andam espalhados por aí em campeonatos por todo o mundo, a não ser as seleções fracas

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 5:12 pm

        Está a dar-me razão. Com a Superliga, os melhores do mundo tbm se passam a encontrar todas as semanas.

    • Rambum
      Posted Abril 19, 2021 at 4:02 pm

      A maioria das pesssoas liga e muito as seleções, existem alguns fanáticos que so veem o seu clube e poucos mais que nao liguem a seleção(deves te incluir nos poucos mais e nao nos fanaticos)!! Nao sei onde foi buscar essa maioria… mas diria que essa maioria nao passa de uns míseros 10-15%.. alias conheço é muitas pessoas que so veem futebol quando a seleção!!!

      Alias basta ver quando joga a seleção em grandes competições que existe n pessoas a dizer que so vibram com a seleção!!!

    • Tiago Silva
      Posted Abril 19, 2021 at 4:05 pm

      As competições de seleções são sempre emocionantes, mas concordo alguns jogos são muito medíocres. Penso que isso se poderia resolver se conseguisse tirar um tempo para os selecionadores trabalharem com os jogadores, fazer as qualificações todas seguidas por exemplo e não haver as tais pausas de seleções. Terminavam as competições mais cedos e depois haveria o período de seleções, penso que deveriam ser assim.

    • Deco10
      Posted Abril 19, 2021 at 4:51 pm

      Olha que não sei, já há vários jogadores a publicar nas redes sociais sobre ser contra a Superliga Europeia, e jogadores que estão em clubes que lá vão, um deles por exemplo é o Bruno Fernandes.

      Eu acho que os jogadores na sua maioria sentem o futebol como o desporto de rua onde cresceram, é a magia deste desporto, qualquer um, independentemente da carteira que tem, arranja maneira de fazer uma bola, nem que seja de trapos, duas pedras para a baliza e está a jogar à bola. Boa parte dos jogadores vem destes meios ou teve colegas que vieram deste meio, não me acredito mesmo que os jogadores vão aceitar isto, e espero estar certo.

      Acho até que a machadada final vai ser dada pelo Ronaldo por dois motivos, que até são bastante egoístas mas que vão ajudar o bem maior. O primeiro é que o Ronaldo tem a sua marca que vale muito mais que o seu salário, e essa marca é assente na imagem dele, imagina o “boost” que levava se se metesse do lado do povo e viesse a público dizer que era contra a Superliga, a sua imagem ia melhorar e ia ganhar muito mais do que vai ganhar nos 2 ou 3 anos que lhe resta a jogar na Superliga Europeia. O segundo é que acima de tudo ele quer bater recordes, e estando tão perto de ser o melhor marcador de sempre em seleções, vai querer continuar a jogar por Portugal pelo menos até bater o recorde, e se a UEFA impede mesmo os jogadores que participarem na Superliga de irem às seleções, é uma machadada num dos feitos que o Ronaldo mais tem perseguido.

    • Pipo
      Posted Abril 19, 2021 at 4:54 pm

      O pessoal não liga às fases de qualificação e jogos amigáveis.
      Mas os jogos de Mundial e Europeu já é uma coisa completamente diferente…

  • Nickles
    Posted Abril 19, 2021 at 2:57 pm

    E agora o Agnelli e o Florentino criarem um World Cup Superleague?!?

  • Abbas
    Posted Abril 19, 2021 at 2:58 pm

    Não sei se já foi falado, mas acho que a FPF e a Federação espanhola deviam iniciar conversações asap para união das ligas na eventualidade da Superliga ir para a frente. Tornaria ambas as competições muito mais competitivas. Penso que as ligas do Benelux já vão avançadas nisso.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Abril 19, 2021 at 3:34 pm

      Abbas excelente ideia, eu sou completamente contra essa fusão nos contornos atuais, mas se a Super League for para a frente sim sou a favor..

    • josediogo
      Posted Abril 19, 2021 at 3:40 pm

      Era uma liga mais forte no seu todo, mas prejudicava imenso as equipas portuguesas, que não têm nem metade do poderio financeiro das espanholas, à semelhança dos próprios países.

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 5:10 pm

        Passavam a ter tanto ou mais que elas a longo prazo. O Benfica e o Sporting passavam a ser os clubes com uma area de influencia maior, depois do Espanhol.

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 3:41 pm

      Qual o interesse disso para Espanha? Nunca na vida eles vão querer perder o seu ganha pão (Barça e Real) e muito menos considerar juntar as equipazecas deste lado para tornar as coisas mais competitivas.

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 5:10 pm

        Se perderem os três grandes para a Superliga, é de todo o interesse da La Liga minimizar a queda com Benfica, Porto, Sporting e Braga.

        • troza
          Posted Abril 19, 2021 at 6:47 pm

          O problema é que minimiza o quê? Que audiências trazem o Benfica, Sporting, Porto e todos os outros juntos comparado com o que o Barça ou o Real sozinhos fazem por aquela liga?

          O valor da liga portuguesa é minúsculo. Seria dividirem o dinheiro (que seria mais ou menos a mesma coisa) por mais clubes… dinheiro esse que seria menor que agora.

          Por fim, se a super liga for adiante nunca na vida a federação espanhola vai querer expulsar o Barça e o Real só porque a UEFA diz que sim. Mais rapidamente saiem eles também da UEFA (e tentarem ter mais clubes na superliga) do que o contrário.

          • Abbas
            Posted Abril 19, 2021 at 9:29 pm

            O Benfica gera 50M de receitas televisivas a jogar em Portugal. A jogar numa liga ibérica, geraria no mínimo o dobro. Adidas 10M, Fly Emirates 10M, Sagres perto disso. Só em main sponsors e direitos televisivos tens no mínimo 80M, em Portugal! Três grandes, é a triplicar. Melhor que um Rayo Vallecano ou um Betis, apesar de tudo. Real Madrid gera umas 5x mais provavelmente, mas é melhor isto do que nada. De resto, essa ideia da Federação abandonar a UEFA é extremamente rebuscada, nunca aconteceria pq signficaria deitar fora o futebol de formação e todo o resto do futebol profissional e amador. Não esquecer que a federação é um organismo governamental.

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 4:15 pm

      Concordo, sem Real e Barça presentes, fazia sentido uma Liga Ibérica

    • hortalica
      Posted Abril 19, 2021 at 4:40 pm

      Se não me falha a memória já houve uns quantos rumores disso ao longo dos anos (até cheguei a ler um torneio/taça mais curta nos buracos das competições). Sobre o Benelux nunca mais li nada disso, mas a última vez que li acho que estava meio parado por causa dos apuramentos para provas europeias.

  • MansoFrancisco
    Posted Abril 19, 2021 at 3:10 pm

    Ha aqui uma situação preocupante para Portugal se, e isto é um grande SE, isto se confirmar. É que jogadores como CR7, Félix, Bernardo Silva, Cancelo, Ruben Dias, Diogo Jota, Bruno Fernandes podem não estar presentes num mundial ou europeu, e isso é extremamente perigoso.
    Agora a verdade é que a UEFA criou esta hipocrisia à muito tempo, há clubes que vão à champions só para vender jogadores e pagar orçamentos sem o mínimo de honra (Benfica à cabeça) e que tentou fazer todas as vontades aos clubes mais ricos que agora dizem, como qualquer adulto que cresce como criança mimado à sua mãe, obrigado mas eu quero mais dinheiro do que aquele que tu podes dar

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 3:26 pm

      Há clubes que fazem o que o Benfica faz, pq sabem que nunca terão hipóteses exatamente pelo que a UEFA faz. Eu sou anti-LFV, mas parece-me obvio que o Benfica teria outra postura se soubesse que podia ganhar. Aliás, basta ver que na LE o Benfica joga sempre para ganhar, mesmo contra adversários superiores e geralmente derrota adversários de valia similar (o Shakhtar foi a exceção há uns anos).

      • MansoFrancisco
        Posted Abril 19, 2021 at 3:36 pm

        Caríssimo, antes de mais eu sou benfiquista e critico severo de LFV, e dei o Benfica como exemplo (se a minha casa tem vidros não vou mandar pedras) mas sei que mais clubes o fazem. Mas é vergonhoso veres um Porto que acredita seja qual for o adversário e veres um Benfica com mais poder e melhor plantel fazer figura de otario, porque hipoteses, apesar de mínimas tens sempre
        Forte abraço

    • Rambum
      Posted Abril 19, 2021 at 4:08 pm

      Vou citar alguém que não sou o maior fã na comunicação!! Falar em honra no teu comentário.. “Ganda Moral”!!

      Eu o que mais vejo é desonestidade intelectual nessa leitura.. se a algo que ate os críticos do lfv dizem é que nao sao uma empresa!! Entenda-se que no que toca a gestao financeira do clube as coisas nao tem sido nada más.. Basta uam preve analise!!

  • troza
    Posted Abril 19, 2021 at 3:12 pm

    Seria a morte das selecções. O Bayern acabou de ser eliminado da champions talvez porque o seu melhor jogador se lesionou pela selecção enquanto são eles que pagam os salários.

    Se a liga for um sucesso, os jogadores não vão querer saber das selecções. O amor à camisola é algo de outros tempos. Ou alguém acredita que um Pepe ou um Deco sintam orgulho de representar uma selecção que não a deles e que não ganhavam nada com isso? A questão é que o sucesso desta liga pode levar-lhes a ganhar mais do que aquilo que ganham por representar a selecção.

    Por fim, continuo a achar que isto é uma manobra de pressionar a UEFA a continuar a transformar a taça dos campeões europeus nesta super liga.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 3:34 pm

      Há muita gente ingénua que acha que entre jogar na seleção ou jogar na melhor competição do mundo, os jogadores irão optar pela primeira opção. Nunca. Se a liga tiver sucesso, a UEFA voltará rapidamente atrás, mas poderá já ser tarde demais.

    • Il Codino Divino
      Posted Abril 19, 2021 at 4:05 pm

      O Pepe sente a selecção e é uma forma de agradecer ao país que lhe deu muito do que tem hoje. Já o demonstrou em várias entrevistas. Para além disso, que interesse teria hoje em representar Portugal quando tem 38 anos? É para dar o salto e conseguir uma grande transferência?

    • Andre A
      Posted Abril 19, 2021 at 4:05 pm

      Ou alguem acredita que um Pepe sente orgulho em representar a selecção? Desculpe? Há mais algum Pepe que eu não conheça?

    • RomeuPaulo
      Posted Abril 19, 2021 at 9:03 pm

      Discordo que essa medida seja a morte das seleções, para muitos jogadores representar a seleção é um dos pontos altos da sua carreira, disputar uma grande competição com as cores do seus país é ouro sobre azul, quem viu e acompanhou a seleção portuguesa no Euro 2016 sabe muito bem que aquilo era muito mais que apenas um jogo, incluindo para os jogadores.

      Como é normal, também há jogadores que não querem nada com a seleção, mas diria que esses são a exceção, a grande maioria não abdicaria de representar o seu país e é por isso que os clubes, querendo manter os seus jogadores satisfeitos, aceitam cedê-los às seleções.

      PS: Alguém duvida que o Pepe sinta orgulho em representar a seleção portuguesa? Se fosse apenas por mediatismo, ele teria optado por representar o Brasil, situação que o jogador recusou (para quem não se lembra, o Pepe começou a jogar no Real Madrid em 11/08/2007 e a primeira internacionalização foi 21/11/2007, sendo que o Dunga quis convocá-lo ainda em 2006, ele é que recusou).

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 19, 2021 at 3:34 pm

    Ceferin disse ainda mais.

    Ceferin disse que já estão a analisar juridicamente como é que podem expulsar os clubes da presente edição das competições europeias (aplicar-se-á aos clubes ainda com jogos).

    Ceferin ainda acrescentou que o intuito é os jogadores serem impedidos de participar neste Campeonato Europeu.

    Por fim, Ceferin ainda acrescentou que as punições são e passo a citar “as soon as possible”.

    Isto vai ser tão divertido…

  • E Jorge
    Posted Abril 19, 2021 at 3:38 pm

    Sendo sincero, acho que o pessoal está ser dramático. E em outras palavras estão assumir que o futebol europeu é dependente das mesmas e poucas equipas do costume, as que estão na lista(Excepto Tottenham, Arsenal, Man City, Chelsea e Atlético) e adicionando o Bayern.

    Cada país membro da UEFA tem mais de 20 equipas. Destas 20 equipas, desde 2001, apenas 1 equipa ganhou a competição pela primeira vez, que foi o Chelsea em 2012. De resto, tivemos Bayern, Barcelona, Real Madrid, Porto, Inter, AC Milan, Liverpool, Man United. Equipas que já tinham vencido a competição.

    Em 20 temporadas, mais de 200 equipas de 55 países participaram na competição e só uma delas venceu pela primeira vez. E em 20 temporadas, só uma delas venceu sem ter endinheirados por trás, que foi o Porto.

    Em 20 temporadas, o Real Madrid ganhou 5, o Barcelona 4, o Bayern 3…Ou seja, 3 equipas são responsáveis por 60% dos títulos da competição. A Espanha, apenas com as suas equipas mais fortes é responsável por vencer 45% dos títulos.

    E para muitos, o que irá matar o futebol europeu será a Superliga? Não o facto de serem as mesmas equipas a vencerem sempre? Isto é um absurdo Hahahahahahahahaha Meus caros, parem lá com a choradeira, porque existe algo bem pior, que são os SuperVencedores.

    • Pyros
      Posted Abril 19, 2021 at 6:43 pm

      Yep, nem mais. A ESL apenas acelera e dá nova roupagem ao que na prática já estava a ocorrer

      • troza
        Posted Abril 19, 2021 at 7:42 pm

        Nem mais.

        Basta ver que acabaram com as posições pelo ranking do país assim que o Leiscester foi à Champions

    • VettelF1
      Posted Abril 19, 2021 at 7:30 pm

      Pois, mas vais acabar com feitos como os do Ajax, Leipzig, Porto e Mónaco em 2004, Mónaco do Leonardo Jardim, Dínamo Zagreb frente ao Tottenham, entre outros. Tão interessante. Em 2019 a Champions foi ganha por um tubarão, Liverpool, mas isso não implica que a competição tenha sido aborrecida e sem história

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 19, 2021 at 3:40 pm

    Em acrescento ao meu comentário.

    Board member: “This isn’t a civil war, it’s a nuclear war. To be honest though the owners are not that worried about bad PR, they were expecting it. Their job is to maximise profits. The wider good of the game is a secondary concern.”

    (Source: Sky Sports)

    Board member of one of the English Super League clubs: “Our job is to maximise our revenues. The wider good of the game is a secondary concern. The clubs don’t care about the backlash and opinions of the fans.”

    (Source: Sky Sports)

    Fonte anónima, via Sky Sports, via Twitter…

  • Hamukau
    Posted Abril 19, 2021 at 3:48 pm

    Um dos motivos da criação da ESL é mesmo para os jogadores deixarem de ir a seleção, os clubes não ganham nada com isso e os jogadores podem-se lesionar. Infelizmente acredito que isto vá para a frente porque o dinheiro fala mais alto que o resto e os jogadores de hoje em dia preferem o dinheiro do que o amor à camisola.

    Agora é castigar os clubes de imediato.

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 6:41 pm

      Os jogadores são uns mauzões… preferem dinheiro ao amor à camisola. Já todos nós estamos ainda no primeiro emprego por amor à camisola… ou não…

      Para eles é uma profissão. E vão onde lhes pagarem mais.

      • Kacal
        Posted Abril 19, 2021 at 7:39 pm

        Uma coisa é procurares melhorar a tua vida, outra é ter muito dinheiro e querer ainda mais. Isso chama-se ganância.

        • troza
          Posted Abril 19, 2021 at 9:55 pm

          E o que é diferente de hoje?

          O Bruno Fernandes já não tinha muito dinheiro no Sporting? O Félix no Benfica? O xxx no clube yyyy? E não foram todos para outros campeonatos?

          Até o Ronaldo e o Messi… sempre a pedirem renovações, sempre a quererem mais… O Ronaldo não estava bem em Manchester depois de duas finais da champions e não quis ir mudar para o Real?

          Então são todos gananciosos ou aproveitam todos o jackpot que lhes sai?

          Além disso… se puderes receber mais, tu vais receber mais ainda por cima quando é para fazer o mesmo. Eu não sei o que é ter aquele dinheiro todo e dou valor a outras coisas… mas muito do que dou valor (estabilidade, bom ambiente de trabalho, etc etc) para eles se calhar vale pouco ou não faz a diferença entre os diferentes clubes… nem sei o que pesa mais mas todos eles o fazem. TODOS!

          Sendo assim, vamos todos criticar todos os jogadores e deixar de ver futebol… é isto? Ou vamos admitir que são todos gananciosos. Porque o são.

          • Kacal
            Posted Abril 20, 2021 at 12:53 pm

            troza é diferente ganhar dinheiro no Sporting ou no Man Utd. Quanto ganhava o Bruno cá? E em Inglaterra? Compreendo que tenha rumado ao United porque elevou a sua qualidade de vida e não esquecer o lado desportivo que subiu de patamar, agora abdicar dos seus principios e valores, sim porque o Bruno concordou com o que disse o Podence (é ver no post) só para ganhar ainda mais milhões do que ganha? Aí já não concordo, mas é a minha visão e não condeno quem o faz, mas tenho direito a tomar as minhas decisões e abdicar de ver essas equipas e respeitar/admirar esses jogadores e treinadores. Isso é uma decisão e escolha que me cabe a mim fazer, a eles cabe fazer a deles.

            E sobre o CR7 não me parece que ele tenha ido atrás de dinheiro, também mas acredito que o United lhe podia pagar mais. Foi sim atrás de jogar no maior clube do Mundo e numa Liga que começava a ser a melhor com Messi e tudo que é o clube que reina na Champions, foi pelo lado desportivo sobretudo.

            É diferente ganhar 1 milhão/ano ou 10, mas abdicar de certas coisas para ganhar 20 em vez de 10 já não concordo, simples.

            • troza
              Posted Abril 20, 2021 at 3:02 pm

              Da mesma forma que é diferente ganhar no Man Utd agora e num Man Utd muito mais rico por estar na superliga. Ele no Sporting já ganhava mais num mês que eu na vida toda (provavelmente) e continuou na mesma relativamente a mim, mas a ganhar ainda mais.

              A parte desportiva foi ir para uma liga mais aliciante. O que é ir para uma possível super liga? Que tal ficar cá a ajudar um clube de Portugal a ser um desses melhores? O que muda aqui? Nada…

              O CR7 saiu de um clube que nas suas últimas épocas tinha ganho uma champions e ido à final da seguinte na melhor liga do mundo. A equipa era jovem e desportivamente fazia zero sentido mudar para o Real. Só pode ter sido o dinheiro mesmo que a longo prazo ou porque o Real oferecia maior projecção de imagem que o Man Utd. Já agora… também não se importou de ter mais jogos contra o Messi em vez de os deixar raros e valiosos.

              Ganha 1 milhão ou 10 é diferente… ganhar 20 em vez de 10 não… é só de 10x mais para duas vezes mais. Ou seja… ganhar muito mais está ok para os jogadores… não para os clubes… enfim… eu não consigo perceber a lógica.

              Por fim, estás no teu direito de não ver. Mas para quem acompanha a champions actual e vê a porcaria que tem sido feito nos euros e mundiais com sorteios ponderados (tudo a pensar na parte económica) e acha que isto agora é que está mal quando isto é assim há muitos anos… para mim não me parece coerente… acho que a malta está a reagir demasiado agora quando aceitou tudo normalmente até agora… isto é apenas mais um passo relativamente ao que aconteceu desde o início dos anos 90.

        • Pyros
          Posted Abril 19, 2021 at 11:09 pm

          Eu quando tiver muito dinheiro não vou ser ganancioso e não quero ter mais.
          Só considero que terei muito dinheiro quando for o homem mais rico do mundo
          (kidding)
          Muito dinheiro é relativo. PAra uns 5 mil por mês é uma fortuna, para um deputado da RP é mais um mês excluindo eventuais patrocínios :p

          • Kacal
            Posted Abril 20, 2021 at 12:48 pm

            Quando me refiro a ganancia falo que EU, os outros é com eles, tenho como pensamento que o dinheiro é importante, mas não o mais importante. E que deve haver meio-termo entre principios e valores com o dinheiro. Ou seja, se eu ganhar 20 milhões por ano faz sentido abdicar de certos principios e valores para ganhar o dobro? A mim não faz portanto sou contra isto, mas quem ache que sim tudo bem aceito e respeito.

  • Pyros
    Posted Abril 19, 2021 at 3:50 pm

    Seria a morte da UEFA. Da última vez que um caso “laboral” que ia contra as regulamentações da UEFA chegou ao TJCE, due origem a uma coisa chamada de “lei Bosman”.

    Com clubes, aidna vá. Agora jogadores… tststs

  • E Jorge
    Posted Abril 19, 2021 at 4:08 pm

    E outra cena engraçada é ver portugueses dizerem que não irão assistir a Superliga Europeia porque é um plano dos ricos de acabar com o futebol europeu ao mais alto nível…Mas depois olhas para dentro e em 39 temporadas desde 81/82, só por 3 vezes a equipa vencedora não tinha o nome de Benfica ou Porto, as 2 equipas mais ricas no futebol nacional. Isto não faz confusão…

    Não deixaram de assistir a liga depois do penta do Porto, do tetra do Porto, do tri do Porto ou depois do tetra do Benfica mas estão cá a dizer que não pensam em ver jogos do Real Madrid x Bayern regularmente…”Tá serto”

    Hahahahaha Português fala e promete muito, a realidade acaba por ser quase sempre diferente.

    • JPedro30
      Posted Abril 19, 2021 at 6:38 pm

      Se o Porto ou o Benfica perderem os jogos todos durante uma época não descem de divisão como os outros?
      Se porventura um dos ditos clubes pobres fizeram um trabalho notável não têm as mesmas chances de serem campeões como um dos grandes? Aí está a diferença, está se a fundar uma liga em que os fundadores nem se quer têm a hipótese de descer de divisão.

      • troza
        Posted Abril 19, 2021 at 7:41 pm

        Já duas vezes o Porto não se qualificou para o campeonato e não deixou de participar… Pelo que provavelmente não descem de divisão nem que percam os jogos todos.

      • Pyros
        Posted Abril 19, 2021 at 8:44 pm

        Em termos de regulamentos, desciam. Conhecendo o futebol português tenho a certeza que não desceriam. Primeiro porque não perderiam, depois porque mesmo se perdessem o Conselho (inserir um qq) iria impedis semelhante injustiça.

  • Alex03
    Posted Abril 19, 2021 at 4:18 pm

    Imaginem um Platini agora na UEFA, isto estava já tudo destruído. A UEFA tem culpas no cartório por anos e anos a tentar fazer as vontades aos Dirty 12, mas espero que hoje tenham aprendido a lição de o fazerem. Destruíram muito da competitividade europeia que havia. Mesmo o novo modelo apresentado é mais uma sequencia de fazer estas vontades aos senhores.

    De resto espero mesmo que a UEFA cumpra isto, não acredito que os melhores do mundo abdiquem da sua seleção. Alguns irão, mas outros como por exemplo o Ronaldo que ainda tem muito impacto, irá abdicar do seu record de golos? O Neymar de jogar o Mundial? É que para os jogadores estas competições tem algum peso.

    Quanto ao resto, estes 12 clubes se amanha fossem de vela, por mim era igual, novos irão ocupar os seus lugares, como alguns atuais ocuparam os lugares de outros mais antigos. Uma UCL sem estes 12, pelo menos prometia uma coisa, uma competividade mais acessa do inicio ao fim.

  • Flacko
    Posted Abril 19, 2021 at 4:20 pm

    Eu não percebo como é que a UEFA e FIFA podem proibir as seleções de escolher os jogadores com base no clube que representam, jogue esse clube onde jogar. Por exemplo: a MLS é uma liga de formato mais ou menos semelhante (privado) e nunca houve nenhum condicionamento na seleção de jogadores de lá.

    • Daniel Goncalves
      Posted Abril 19, 2021 at 5:55 pm

      Ha precedente , no início dos anos 50 a fifa baniu os jogadores da liga colombiana de participarem nas seleções

    • BrunoV
      Posted Abril 19, 2021 at 9:40 pm

      Não é comparável!

      A MLS é uma liga com franchises dos U.S.A e do Canadá e tem fatores especifícos que a SuperLiga não tem.

      Têm o draft, têm o “cap salary”, os estádios são co-partilhados com o Estado/Governo em que estão inseridos, etc, etc.

      A SuperLiga, basicamente, pega nos “”””melhores clubes””” de 3 países e dá-lhes meios de ainda terem mais dinheiro, o que irá inflacionar ainda mais o mercado!

      Como eles precisam de 20 clubes e só são 12 clubes irão convidar mais 8 clubes, sendo certo que esses 8 clubes serão carne para canhão!!! No entanto esses 8 clubes terão 300 milhões à disposição!

      Na liga Holandesa se juntares o orçamento de todos os clubes se calhar não chega a 300 milhões, bem como na liga Portuguesa, Turca e Russa, logo o clube que fosse para lá dessas ligas ia ser o bobo da corte na SuperLiga, mas na sua liga nacional ia ser um tubarão e para mim isso disvirtua ainda mais o futebol em si.

      Já para falar que o clube que for para lá será por estatuto em vez de mérito.

      • Pyros
        Posted Abril 19, 2021 at 11:06 pm

        Tenho a certeza que os clubes da ESL não se importariam muito de aotar algumas dessas coisas, se for o que for necessário para calar a “UEFA/FIFA” – tanto mais que o salary caps até os beneficia (pode é ser contra as leis da UE, não sei).

  • Andre A
    Posted Abril 19, 2021 at 4:21 pm

    É sempre uma incognita o que vai acontecer, pode correr bem e os jogadores quererem quebrar contratos, os patrocinadores não estarem interessados em pagar tanto por uma competiçao cheia de polémica. Ou pode correr mal e o dinheiro foge todo para a SLE, juntamente com os melhores jogadores.
    Agora, acho um bocado injusto dizerem que a UEFA e a FIFA tem grande culpa nisto. As ligas principais tem mais lugares, mas tambem tem as melhores equipas, é normal. Se uma liga menor tiver boas equipas há de ganhar pontos e ficar com mais lugares para si, tambem me parece normal. E os prémios de entrada na Champions aumentaram imenso nos ultimos anos, o que dá um bom boost a muitas equipas. Não vejo exatamente onde a UEFA esteve muito mal e o que podia fazer diferente.

    Outra coisa que me parece que mata esta liga, é que os jogos grandes sao interessantes porque a maioria dos jogos não são jogos grandes. Se os 3 grandes cá em PT jogassem todos os meses uns com os outros, os jogos perdiam interesse. E a mim parece-me que este conceito vai perder interesse, especialmente se deixarem de competir nas ligas nacionais… vão só jogar uns com os outros?

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 19, 2021 at 6:59 pm

      Excelente comentário, sobretudo o último parágrafo. Agora vai dizer isso ao pessoal do “reduzam o campeonato para 10/12 equipas com quatro voltas”. Basicamente, eles usam os mesmos argumentos que depois criticam nas competições europeias, seja Superliga, seja novos formatos de LC.
      Em Portugal usam os argumentos do género “as pessoas querem é ver mais jogos entre os melhores”, “se só alguns clubes é que vendem porque é que havemos de nos preocupar com os mais pequenos”, “temos de elitizar o produto para pensar na internacionalização da marca” e por aí fora). Lá fora, esses mesmos argumentos já são a “morte do futebol” e o malvado elitismo e os mais pequenos estão condenados.
      E não, não sou a favor de Superligas, acho que isto está morto à partida e que o “backlash” vai ser brutal. Mas a hipocrisia de muita gente dá vontade de rir…

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 7:46 pm

        Manel Ferreira

        Eu mantenho que a Liga Portuguesa é devia ter 12 equipas, não há mercado para mais

        E que eu saiba não me viste a dizer que a Superliga é a morte do futebol, pelo contrário

        Portanto não é verdade que as pessoas defendam uma coisa para Portugal e outra para a Superliga

        Diga-se ainda que a Superliga é um formato bem diferente da redução para 12 equipas em Portugal, porque está redução para 12 equipas em Portugal não seria uma Liga fechada sem descidas como a Superliga

        E portanto sim eu mantenho tudo o que disse há uns dias atrás quanto à necessidade de elevar por cima o nível do futebol português, e quanto à Superliga, o que eu defendo à muito é um campeonato dos Estados Unidos Europa, mas vocês não estão preparados para terem uma discussão desse tipo, pois jamais aceitariam que a União Europeia se torne um País e passe a ser os Estados Unidos Europa

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 7:39 pm

      A UEFA não tem culpa mas transformou a taça dos campeões europeus numa superliga europeia… só que há gente que teima em não ver isto.

      Aliás… no final dos anos 90 falou-se disto e começaram a ir uma porrada de equipas à liga dos campeões com maiores prémios e cavou-se o fosso entre quem ia à europa e quem não ia. Em vez de fazerem o que estava certo, deram ainda mais poder aos clubes ricos… e agora têm ainda mais poder!

      Não têm culpa? Eles contribuiram e muito para isto.

      E depois as ligas nacionais não vão querer perder estes clubes. A Premier League é a única das ligas envolvidas que pode dar-se ao luxo de perder estes clubes e mesmo assim não tenho tanta certeza. La Liga e Serie A não vão querer perder o seu ganha pão (nem sei como é a Serie A, mas La Liga é carregada pelo Real e o Barça)… Vão eles banir o Real e o Barça das suas ligas ou irão contra a UEFA para os manter lá a jogar?

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 19, 2021 at 4:25 pm

    Tadinhos dos jogadores… Agora é que se vai ver do que são “feitos”. Se são homens com princípios e valores de mérito ou se são apenas “money grabbers” sem qualquer respeito pelos adeptos e pelos seus países. Rescisões em massa desses clubes de lixo é o que se pede. Gostaria de os ver a combater tudo em tribunal sem jogadores para meter em campo e gerar mais receita.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 19, 2021 at 5:40 pm

      Acho que essa questão das rescisões está a ser subestimada. Com sinceridade, os jogadores que são muito novos e ganham ainda relativamente pouco, esses podem não ter a coragem, nem a força para rescindir. Mas os que já estão ricos e bem de vida, esses terão mais a perder a ficar nesses clubs do que a ganhar. É que muitos arriscam-se a incorrer na ira das pessoas, que lhes farão boicotes e muitos têm inúmeros contratos publicitários, muitos deles longos e em que sairão lesados se a sua imagem se queimar. Messi, CR, Salah, quererão deixar de jogar nas selecções? Como fica a sua imagem pública? Como ficam os seus contratos publicitários e os seus projectos futuros após o futebol? E se forem para tribunal e este lhes der razão numa rescisão vai ser uma bomba. e penso mesmo que clubes como o Napoli, a Roma, o Marselha, PSG, Bayern poderia lucrar com isto. Imagina que metade destes jogadores saíam dos clubes e iam para os restantes que estão fora da superliga, queria ver o interesse deste aborto…

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 7:40 pm

        A maioria não sairá dos clubes, a maioria não vai deixar de ganhar 50 milhões no Real Madrid para ir ganhar 5 milhões para o Everton

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 19, 2021 at 9:08 pm

          Não crieo que a questão seja tão simples, podem arranjar patrocinadores que queiram pagar parte do salário, em troca desses jogadores virem para esses clubes. Além do que eu sobretudo me referi aos clubes mais ricos, acho que o Bayern, o PSG seriam os principais beneficiados, mas alguns clubes poderiam conseguir contratos com esses jogadores através de patrocínios.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 6:10 pm

      Por favor, é o trabalho deles. Rasgue também o seu contrato.

  • hortalica
    Posted Abril 19, 2021 at 4:34 pm

    Eu sou contra a Superliga mas esta frase está engraçada:

    “As equipas vão sempre qualificar-se com base no mérito”

    Esta é boa, metade das equipas da champions são de 4 países e nenhuma delas faz um jogo de apuramento e, só se um destes 4 países for muito amador é que perde um destes 4 lugares (devido a tanto lugar cativo e dinheiro a entrar garantido).

    • hugosilva79
      Posted Abril 20, 2021 at 2:12 am

      É obvio que a actual Champions já é uma Superliga encapotada. O futebol precisa de uma revolução,implementar tectos salariais,distribuir receitas de forma a promover o equilíbrio das competições e limitar as transferências,com principal incidência nos jovens jogadores.
      A UEFA tem grande responsabilidade naquilo em que se está a tornar o futebol,foi conivente porque é mais do mesmo,só lhe interessa receitas.Por isto mesmo é que acho que o futuro do futebol tem de passar a ser controlado pelos clubes,mas por todos,não só por estes gananciosos que julgam ser donos do futebol.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 19, 2021 at 5:02 pm

    Sem ser nenhuma espécie de conspiração, não acham um pouco estranho que o CR não tenha jogado no último jogo pela Juve? Noticiou-se uma pequena lesão, mas na verdade não pareceu nada que o demovesse de jogar, porque já se sabe ele quer bater recordes e já chegou a sacrificar-se jogando lesionado, para o conseguir. Dado que CR está a poucos golos de bater o recorde de Ali Dei nas selecções, alguém consegue imaginar que ele recuse a selecção e a hipótese de bater um recorde e ficar na história como o maior goleador de selecções de sempre?
    Sou só eu que acho que ele não jogou porque deve estar em stand by a ver o que fará a UEFA?Não joga para evitar se expôr e deve estar a pensar ou em sair da Juve ou apenas e só se a UEFA recuar nas sanções é que ele fica?
    É que pura e simplesmente já está muito rico, tem muitos milhões e nesta altira não precisa do dinheiro para nada. Sendo assim, não quererá comprometer a ida à selecção e bater os recordes que lhe faltam. Seria uma bomba se ele saísse da Juve por causa disso (fala-se também que Klopp poderá abandonar Anfield nas próximas horas) e isto pode ser um ponto a favor da UEFA?
    É que os jogadores têm muito dinheiro investido em contratos nos seus países e recordes a bater? Acham que o CR quererá ficar suspenso da selecção e não conseguir assim bater o recorde de Dei? Duvido muito. Uma onda de rescisões e saídas de jogadores para o Bayern, PSG e até, porque não, para clubes como o Napoles, Roma, Borussia, que podem receber muitos destes jogadores a mais baixo preço, tudo isto pode dar um golpe na Superliga.
    É que se alguns conseguirem sair e um tribunal lhes der o direito de rescindirem vai ser um golpe duríssimo para a superliga e clubes como a Roma, Napoles, Bayern, poderia beneficiar com isto. Penso que ninguém está a ponderar esta questão dos jogadores. Afinal de contas, são trabalhadores que estão em risco de suspensão por decisões dos seus clubes e podem querer forçar saídas.
    As próximas semanas serão decisivas para o futebol mundial,mas se a UEFA não recuar duvido que o CR não abandone Turim nas próximas semanas, senão dirá adeus ao seu sonho do recorde de golos pela selecção.

    • Andre A
      Posted Abril 19, 2021 at 6:19 pm

      A UEFA não está interessada em castigar jogadores, não é quem calçou desde 18 de Abril que vai ser castigado. Há-de oficialmente dar uma data e tem de garantir que as rescisões são possiveis. Portanto, não… o Ronaldo não jogar ontem foi por outra razão.

  • Peter S
    Posted Abril 19, 2021 at 5:43 pm

    Se toda a gente cumprir o que está a dizer, muitos dos melhores jogadores do Mundo deixarão de jogar pelas respectivas selecções, as melhores equipas da LC serão (tirando PSG e Bayern, embora ache que vão acabar na Superliga) o Dortmund, o Atlético de Madrid, o Everton, etc., a Liga Europa acaba e, com a diminuição drástica de receitas que se prevê, haverá uma diminuição também drástica dos orçamentos e as equipas fora da Superliga vão piorar imenso. Como se vê, quem gosta do verdadeiro futebol, não pode gostar desta Superliga.

    O que mais me entristece é ver clubes que sempre admirei pela sua história e gosto pela tradição (Liverpool, Barça…) entrarem nesta estupidez. O que o dinheiro faz (aos proprietários e presidentes, diga-se).

  • Iosonopaulo
    Posted Abril 19, 2021 at 6:25 pm

    A malta está a esquecer o poderio de quem está por trás desta Superliga. JP Morgan vai injectar 6 mil milhões só para começar.
    Depois, temos obviamente o problema da arbitragem. Se os jogadores serão banidos, os árbitros da Superliga só irão arbitrar a Superliga. Não terão chance de arbitrar mais nada.
    Depois há os direitos televisivos. Irão quebrar-se acordos com as ligas e serão celebrados novos contratos … a que preço ?! As TV’s terão algo a dizer também.
    A Superliga, na minha opinião está a servir de braço de ferro para mudar a actual forma de estar da Uefa e Fifa. Não acho que siga em frente tal como está mas, acho mesmo que iremos assistir a uma redesenhar do futebol europeu e quiçá mundial, em que os clubes terão mais voz e a Fifa e Uefa não serão o todo poderoso middleman de ora em diante.
    Não gosto dos contornos da Superliga, não a quero mas, a Uefa e a Fifa têm de mudar um pouco a sua forma de estar.

  • Macaco
    Posted Abril 19, 2021 at 6:32 pm

    É com ameaças que resolvem tudo, lá está.
    Mas o que é que os jogadores podem fazer, recusar se a trabalhar? Ir contra seu empregador?
    A decisão é dos clubes ( empresas) e os seus colaboradores são punidos não jogando Europeus e Mundiais?
    Serio??
    Se se preocupassem em ser sérios e controlar suas associações e ligas… Se fossem menos gananciosos e repartissem os verdadeiros lucros que auferem…
    Isto são guerras de poder com birras de crianças mimadas…
    A culpa é da UEFA e da FIFA de anos de corrupção e de mentira que deram nisto.
    Sou contra a Super Liga mas a favor da transparência e da verdade. Senão veja se o que os petro dólares fizeram a um mundial no Qatar no inverno…

  • coach407
    Posted Abril 19, 2021 at 6:34 pm

    A faca e o queijo deveria estar é nos melhores jogadores que deveriam recusar-se a jogar por estes clubes.

    • troza
      Posted Abril 19, 2021 at 6:39 pm

      E está. Se passarem a ganhar mais eles vão querer todos estar na superliga europeia em vez de estarem na champions. Ou já esquece-mos a quantidade de jogadores que foi para a China/Russia sem estarem em final de carreira?

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 7:37 pm

      A maioria dos jogadores não vai recusar, isso é mta nostalgia…. Mas algum jogador vai recusar receber 50 milhões ano para só receber 10 milhões? Isto quando continuará a jogar nos melhores clubes do Mundo

      A China implica deixar o epicentro do futebol Mundial que é Europa… Já a Superliga não implica deixar nada, simplesmente o Real Madrid oferece 50 milhões ano e o Everton só oferece 5 milhões, óbvio que a grande maioria dos jogadores vai preferir os 50 milhões do Real Madrid

      • coach407
        Posted Abril 19, 2021 at 9:05 pm

        Mas que jogadores é que recebem 50M€ por ano? O Messi? Achas que o PSG ou Bayern só dariam 5M€ ao Messi?

        Não é relevante se a maioria aceita porque são os 10% dos melhores que interessa aqui.

        Ninguém quer saber do Nacho, Lucas Vasquez e companhia. Interessa o Sergio Ramos, Benzema, Modric e Kroos. E a esses não lhes falta quem lhes pague.

    • Number10
      Posted Abril 19, 2021 at 8:41 pm

      Sim, a maior parte dos jogadores quer é ganhar o máximo dinheiro possível. Quase que de certeza é que vão aproveitar esta situação para ganhar ainda mais.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 19, 2021 at 6:46 pm

    Pois bem,

    De acordo Jesper Moller, head of Danish FA, haverá uma reunião extraordinária na Sexta, a “extraordinary executive committee meeting” onde pelos vistos o ponto de discussão é a expulsão desta edição da Champions.

    Fonte – Sky News

    Se isto for verdade, oh boy…

    • Pyros
      Posted Abril 19, 2021 at 11:02 pm

      Divertido.

      Claro que os sponsor podem não achar piada e exigir a devolução de todo o guito. O que daria à “coisa” ainda mais piada :D

      UEFA expulsa todos os finalistas, sponsors querem dinheiro de volta, prémios já ganhos.. cancelados. Tudo em tribunal :D

  • Kacal
    Posted Abril 19, 2021 at 7:06 pm

    Aplaudo esta decisão, o problema é que a UEFA fez parte do problema durante anos como já referiram abaixo e agora pode ser tarde, enfim. E os jogadores destas equipas acho que a maioria vai borrifar-se e nem piar porque querem é receber mais e o resto que se lixe. Acredito que uma minoria possa ser contra e pedir para sair do clube, mas duvido que seja a maioria. Lindo lindo era os melhores jogadores aceitarem jogar por outros clubes mais pequenos havendo uma revolução no futebol como se fosse uma simulação de 100 anos no FM ahah, isto em tom de brincadeira.

  • VettelF1
    Posted Abril 19, 2021 at 7:23 pm

    E a Alemanha passa a ser a favorita a vencer o Europeu, tendo em conta a razia que as outras seleções vão ter. A França ainda mantém o Mbappé, mas perde o meio-campo

    • hugosilva79
      Posted Abril 20, 2021 at 1:59 am

      Não acredito que a suspensão aconteça,a UEFA é mais do mesmo,só lhe interessa as receitas e estas vão ser bem menores sem estes jogadores.

  • kanjy6
    Posted Abril 19, 2021 at 7:25 pm

    Se não estou em erro, o contratos clube-atleta são regulados pela UEFA/FIFA, ora se as equipas forem “banidas” os contratos terminam e os jogadores ficam livres.
    Daí o motivo de falarem em punir os jogadores, é que os jogadores só ficam nesses clubes de quiserem, e com o contrato na mão o prémio assinatura+ salário vai desfalcar em muito os dirty 12

  • ACT7
    Posted Abril 19, 2021 at 8:57 pm

    UEFA agora quer o bem do futebol?
    Foi a mesma UEFA que andou a encher os bolsos, a engordar e a beneficiar estes clubes. Agora é natural que eles queiram o dinheiro todo, porque sabem aquilo que a UEFA lucra todos os anos.
    Aliás a postura da UEFA nem sequer é defender o bem do futebol, apelar à paixão dos adeptos, etc. A postura da UEFA é ameaçar jogadores, clubes e seleções…
    A própria UEFA andou a alterar o conceito de liga dos campeões para liga do “qualquer 4º classificado rico lá vai”.

  • Tiagotxsilva
    Posted Abril 19, 2021 at 9:53 pm

    Para a Superliga ter sucesso não basta dizer que vai existir, é preciso que o que lhe deu origem, o dinheiro, lá esteja. E isso depende dos jogadores e dos adeptos.
    Se os jogadores forem impedidos de ir às suas seleções, e é fácil isso acontecer via imposição federativa, as suas carreiras tornam-se muito mais banais. Nunca vão ter o reconhecimento internacional que estrelas do passado tiveram, e as estrelas jovens também não vão querer seguir o mesmo caminho. Este é o caminho dos mercenários que vão jogar para ligas periféricas como a China, Médio Oriente ou Rússia.
    E os adeptos vão apoiar estas medidas? O verdadeiro adepto do Arsenal é o britânico que vive no Reino Unido e vai ao estádio quando pode ou o chinês que está do outro lado do mundo e só vê jogos na TV?
    Finalmente, acham que as federações vão permitir que 2 ou 3 clubes participem nos seus campeonatos nestas condições? Eu duvido muito e isso ainda esvazia mais o potencial disto ter pernas para andar…

Deixa um comentário