Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UEFA mudou a táctica da equipa do Ano para ‘encaixar’ Ronaldo… N’Golo Kanté e Bernardo pagaram a factura

Qual foi o melhor XI de 2019 em 4-3-3?

A UEFA revelou a melhor equipa de 2019, de acordo com a votação dos adeptos, e surpreendeu ao indicar num formato 4-2-4, quando adoptou sempre o 4-3-3 ou 4-4-2. Ora, segundo o Daily Mail, com base numa fonte do organismo que tutela o futebol europeu, tudo se deveu a Cristiano Ronaldo. O português foi o quarto avançado mais votado, ficando atrás de Leo Messi, Sadio Mané e Robert Lewandowski, mas a UEFA considerou que devia estar no Dream Team por ter vencido a Liga das Nações. “A formação da equipa do ano foi alterada de forma a refletir os votos dos adeptos em paralelo com os feitos alcançados nas provas da UEFA. Como resultado disso, temos cinco vencedores da Champions e quatro finalistas da Liga das Nações. A formação muda regularmente e este ano não foi exceção”, explicou a referida fonte. Sendo assim quem pagou a factura foi N’Golo Kanté, que estaria no Dream Team se fosse em 4-3-3. Também Bernardo Silva podia ter figurado na Equipa do Ano por ter sido o 12.º jogador mais votado pelos fãs no site oficial da UEFA e campeão da Liga das Nações, mas o organismo entendeu que não seria correto ‘trocar’ N’Golo Kanté por um jogador da mesma posição.

52 Comentários

  • Litmanen
    Posted Janeiro 16, 2020 at 4:51 pm

    Que grande truque. Valente cambalhota da UEFA aqui.
    Desportivamente é injustificável. Ponto.
    Finaceiramente… entende-se mais ou menos o porquê: o futebol é um negócio, mais do que um desporto e o CR7 e o Messi sozinhos mexem mais dinheiro que o resto da equipa do ano toda junta e a duplicar. É a vida. É lidar.
    É assim… o Ronaldo fez uma época péssima tendo em conta o seu performance habitual, mas continua a ser uma boa época no cômputo geral, e enquanto assim se mantiverem, ambos vão ter sempre lugar cativo nestes prémios.

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 16, 2020 at 11:38 am

    Se fosse para levar esta equipa para o relvado, bastaria puxar o Messi para a sua posição real (10 vagabundo), para esta equipa estar montada em 433.
    Em qualquer eleição deste tipo, existe prevalência dos avançados sobre os médios, é normal.
    Em Portugal quando se monta a melhor equipa de sempre, procura-se encaixar Ronaldo, Eusébio, Figo, Futre ou Chalana, mesmo que a suposta tática seja exageradamente ofensiva, tendo em conta os parâmetros atuais.
    Simplesmente não existe problema, pois esses jogadores nunca irão para o relvado. É uma equipa no papel.
    Esta atitude da UEFA está escudada na posição top 3 de Ronaldo no ano 2019.
    Continua o calimerismo em relação ao Bernardo. Para entrar nestas contas tem que ser pelo menos tão preponderante como De Bruyne, Mahrez e Sterling. Não é, e nesta época está muito longe do top-10.
    Sendo um jogador coletivo, depende demasiado do momento da equipa e este ano o City não tem ajudado.

    • Quinhas
      Posted Janeiro 16, 2020 at 2:03 pm

      A questão principal,é que para além das votações ,às Prestações não justificam a sua presença ,ainda por cima para quem critica desta forma ,quem apoia Bernardo Silva,incrível .

    • Knox_oTal
      Posted Janeiro 16, 2020 at 12:45 pm

      Típico comentário do adepto tuga, para defender o nosso favorito não se olha a meios, nem que seja preciso diminuir, banalizar e desvalorizar os outros grandes jogadores portugueses… só porque sim!

  • Andre67
    Posted Janeiro 16, 2020 at 11:08 am

    Já tivemos equipas do ano da UEFA com quatro centrais e ninguém se importou.. Ou com três centrais e apenas um defesa lateral..

    O ano passado tinha Hazard, Ronaldo, Messi e Mbappé.. São todos homens de ataque, só que a UEFA colocou Hazard a médio ofensivo.. Em 2014 tivemos Robben, Messi, Ibra e Ronaldo.. Em 2011 Robben, Bale, Messi e Ronaldo.. Em 2008 tivemos Ronaldo, Ribéry, Messi e Torres..

    Qual a diferença entre os anos anteriores mencionados e este ano?

    Tanto em 2008, como em 2011, 2014 e o ano passado tivemos 4 homens claramente de caráter ofensivo igual a este ano.. simplesmente este ano a UEFA mudou a tática..

    • 420G
      Posted Janeiro 16, 2020 at 3:50 pm

      A diferença é que nos anos que passaram até se pode arranjar argumentos, embora poucos, (por futebol jogado, não estatisticamente) para o Ronaldo estar na equipa do ano. Este último foi como nos prémios que ganhou ao longa da carreira, levado ao colo pelo Real Madrid e principalmente pelo Benzema que era ele que devia ter o seu nome lá em cima a ser discutido com os outros grandes jogadores da história, e não o “senhor encostas a bola ao segundo poste sozinho” que foram 75% do golos da sua carreira

      • Andre67
        Posted Janeiro 16, 2020 at 6:48 pm

        Concordo com a primeira frase e também acho que o Ronaldo não merece estar na equipa do ano.. O que eu estou a dizer é que não é nenhum escândalo a UEFA mudar a tática..

        Quanto ao resto do comentário, não concordo de todo, até acho que não faz sentido nenhum, mas cada um tem direito à sua opinião.

  • Res
    Posted Janeiro 16, 2020 at 9:49 am

    Justificava-se muito mais trocar por De Ligt q talvez se tenha destacado menos q os restantes em causa

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 16, 2020 at 9:22 am

    Ridículo e sem grande justificação (tirando a parte do marketing), seja quem for o jogador em questão! São as tais “máfias”…

    Os prejudicados como é óbvio são os médios com esta hipervalorização dos avançados, nomeadamente o referido Kanté mas igualmente do trio de meio-campo do Liverpool por exemplo!

    Quanto a Bernardo, quer dizer começa a ser uma tendência infelizmente! É verdade que ele não aparenta ser Rockstar, não tem namoradas bombásticas, não procura mediatismo nem fanboys, não tem penteados exóticos e ainda por cima foi apanhado na rede dos Social Justice Warriors na pseudo-luta contra o racismo das redes sociais! No fundo não é um grande jogador segundo os parâmetros actuais, e a própria Federação e o seu seleccionador patrocinam e participam de forma activa nessa desvalorização daquele que foi, de forma evidente, o melhor jogador português em 18/19! E mesmo esta época, em que tem tido menos impacto no City, não vejo nenhum jogador luso com melhor rendimento!

    Saudações Desportivas

    • Artur Trindade
      Posted Janeiro 16, 2020 at 2:06 pm

      Ridículo achar que a ausência de Bernardo na sua grande época da carreira, teria algo a ver com a presença de CR7.
      Bernardo encaixaria naquele 11 na posição de Messi ou de Bruyne.
      Se Bernardo não colide com CR7 em campo, porquê interligá-los? Apenas porque ambos são portugueses?
      Mas não é ótima a presença de mais portugueses no 11?
      Mas claro, isso é a típica visão do adepto tuga.
      Quem o Bernardo não conseguiu convencer foi jogadores, treinadores e adeptos internacionais, não foi o adepto tuga que tem peso zero nestas votações.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 16, 2020 at 2:29 pm

        Pois, nem convenceu inclusive o seleccionador nacional aparentemente, quando ao Bernardo se deve muito da conquista da Liga das Nações…

        O que digo é que podemos celebrar Bernardo na mesma, sem por em causa a óbvia qualidade e enorme legado do Cristiano, algo que alguns portugueses tem imensa dificuldade aparentemente (deduzo que te incluas no lote pelas reacções)!

        Mais uma vez, a questão nem é este Onze do Ano, isto vale ZERO!!! É o lado do marketing do futebol a funcionar, estas votações valem o que valem, são fait-divers para entreter fanboys e afagar o ego de alguns… O que queria tocar era que o Bernardo é muitas vezes ignorado, mesmo sendo melhor do que os outros, por ter um perfil mais reservado e menos mediático (e claro que não é o único a ser prejudicado por isso, se leste bem falei igualmente nos médios no geral)!

        Mais, para mim é pertinente reflectir sobre a desvalorização do Bernardo que a nossa própria federação faz, contrastando com a bajulação constante a Cristiano (mesmo o Bernardo apresentando melhor rendimento como foi o caso, de longe, na época passada). Se para ti isso é normal e saudável, fica na tua e força nessa luta, eu acho palerma e ilógico esta disparidade! Para o Cristiano continuar a ser grande, não precisamos ser injustos para com o Bernardo e o menorizar, até porque ele também já deu mostras do seu talento (na minha opinião muito acima da média) e também já contribuiu para sucessos da selecção!!!

        Bem haja!

        • Artur Trindade
          Posted Janeiro 16, 2020 at 4:18 pm

          A desvalorização que dizes sofrer o Bernardo, parece que se resume à omissão de F. Santos, já que de Guardiola recebe hipervalorização.
          Sou suspeito porque assumo que gosto de jogadores físicos e sempre disse que a falta de potência e velocidade de Bernardo, era o que o distanciava de Messi, tornando-o apenas num jogador inteligente, com grande toque de bola.
          No caso de F. Santos presumo que tenha sido a velocidade de raciocínio que lhe falhou.
          Passo a explicar, até 2018 Bernardo embora em crescendo era apenas um jogador de rotação no City, ainda fora do top-50 e a anos-luz da dupla CR7/Messi. Em Agosto de 2018 começa a sua época de ouro, beneficiando do coletivo City, entretanto interrompida nesta época (continuas a dizer estranhamente que é o português com mais rendimento nesta época).
          Fernando Santos deveria ter acompanhado esse pico de rendimento do Bernardo, e considerá-lo acima do CR7, regular no top durante 15 anos? Para alguns, sim.
          Com o abaixamento de Bernardo, está F. Santos novamente correto?
          Há que manter a regularidade no topo, serve não só para Bernardo, mas também para Félix e Leão, que ainda nem lá chegaram.
          Mas Deus deu tudo a CR7 e Messi e não deu a vertente física a Bernardo. Não vai dar para chegar nem perto.

          Em relação aos médios, é verdade mas natural. Os GR e defesas estão piores…

          • Knox_oTal
            Posted Janeiro 16, 2020 at 5:28 pm

            Não só ao seleccionador, aparentemente também é comum nos adeptos portugueses da religião Ronaldomania. O que é legítimo atenção! Eu também admiro o Cristiano, considero-o uma Lenda com uma carreira extraordinária e tenho orgulho enquanto português, simplesmente tendo a não dar para o “peditório” do histerismo à volta da sua imagem! Mas para quem quiser, força nessa luta mais uma vez! Estão no seu direito… só me enerva que pelo caminho tenham que menorizar outros jogadores portugueses que ousam beliscar o reinado do madeirense.

            Quanto ao resto, parece-me óbvio que é um jogador que não suscita grande interesse à UEFA e à FIFA, tal como outros, pois o que estas entidades querem mesmo é fazer dinheiro às custas das imagens dos jogadores e não premiar o mérito, o talento e o rendimento… tal como temos vistos nas várias atribuições dos prémios individuais nos últimos anos, a começar na promiscuidade destas entidades com alguns colossos como o Real Madrid e a acabar na exploração até à exaustão do filão mediático do Cristiano, ofuscando até a clara superioridade futebolística do Messi neste momento!

            Como vês, dá para desenvolver este tema da desvalorização, mas se quiseres levar essa taça, sim, a omissão sistematicamente do próprio seleccionador ao Bernardo é mais grave para mim e um pormaior! Se não achas, nada a fazer, concordámos em discordar!

            Uma achega, quando dizes que até 2018 o Bernardo era apenas um elemento de rotação do City, estás-te a referir à sua PRIMEIRA época nos citizens! Ou seja, o teu argumento é que nos primeiros meses da época 2017/2018, a sua primeira na Premier e num período de adaptação natural, ele não indiscutível? Ok, correcto! Omitiste, lá está, foi que essa mesma época o Bernardo acaba como 12º jogador mais utilizado (isto referente apenas à Premier, pois no total, surpresa, foi um dos 11 jogadores mais utilizados!!!) e em termos de participação em jogos do campeonato só Ederson e KdB tiveram mais do que ele! Da época seguinte nem falas muito pois não convém e nesta, mesmo sem estar exuberante, tem sido peça importante dos citizens e é um dos mais utilizados mais uma vez (ah e já que mandaste a farpa do colectivo aquando do seu melhor momento, convém dizer que se calhar ele está-se a destacar menos agora também pela menor eficiência do colectivo esta época, mas lá está não convém)! Para finalizar, convém não esquecer que a carreira do Bernardo não começou no City e com Guardiola, o Bernardo já tinha mostrado um alto rendimento na Ligue 1 (melhor jogador no ano do título) e na Champions pelos monegascos!

            Resumindo, para mim, o Bernardo já é o melhor jogador português desde 2017 (vá 2018, se custar muito a digerir)! E o Cristiano e a sua fanbase não têm que ficar melindrados com isso, pois têm um pequeno grande jogador à sua frente!

            Resto de bom fim de tarde!

            • Artur Trindade
              Posted Janeiro 16, 2020 at 8:31 pm

              Pareces ter uma opinião equilibrada e respeitadora.
              Discordamos, mas talvez pelo prisma diferente de olhar para a questão.
              Eu estou a olhar para a carreira e aí é unânime a imensa superioridade de CR7, que em Portugal não tem par. Não reconheço capacidades a Bernardo para chegar ao patamar seguinte, de Figo e Eusébio.
              Mas se tiver regularidade poderá chegar ao patamar de Futre ou Deco, mesmo que pessoalmente não lhe reconheça as mesmas qualidades.
              É quase batota comparar a melhor época de Bernardo, veremos se será capaz de a repetir, com a pior de sempre de Ronaldo com 34 anos, também pela adaptação (falaste na adaptação de Bernardo).
              No comentário acima refiro que Bernardo é um jogador coletivo, por isso mais sujeito aos momentos da equipa. No City talvez apenas Sterling e Sané não dependam tanto do coletivo.

              Discordamos finalmente nesta época, pois Ronaldo voltou a ser, aos 35 anos, o melhor jogador português, pois está mais perto do seu nível, e existe falta de comparência (até agora) de Bernardo. Esse epíteto, apesar de nada valer, deve ser atribuído ao jogador com maior rendimento.
              Ronaldo com 27 golos, várias assistências e titularidade indiscutível, não está ao alcance de Bernardo.
              Os haters de Ronaldo não devem ficar melindrados com isso.
              Resto de boa noite!

    • Pablo
      Posted Janeiro 16, 2020 at 12:02 pm

      Há jogadores que não rockstars e estão no onze. E o Bernardo aparece nas redes sociais bem mais que esses. Bernardo Silva foi melhor jogador português em 2019 mas não merecia estar neste onze, tal como o Ronaldo.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 16, 2020 at 12:38 pm

        Ok, e onde eu defendo que o Bernardo imperativamente devia fazer parte deste Onze do Ano?!? Apenas estava a ir de encontro à ideia do VM que o Bernardo é/foi prejudicado nestas coisas em detrimento de outros jogadores mais mediáticos, a começar em Portugal onde o culto de personalidade a Ronaldo não permite que se destaque o jogador do City!

        Ou não é verdade que o seleccionador nem uma palavra de apoio teve para com o Bernardo publicamente, mas sempre pode ajuda a “carregar o altar” do Cristiano?!?

        • 420G
          Posted Janeiro 16, 2020 at 3:54 pm

          Nem mais! E vão ver as imagens quando é anunciado o melhor jogador do torneio (Liga das Nações) o Cristiano ainda fica chateado por ter sido o Bernardo em vez de o congratular, boa capitão!

        • Pablo
          Posted Janeiro 16, 2020 at 1:48 pm

          Foi prejudicado em Portugal, não mais que isso. Ganhou o prémio de melhor do City, de melhor da Liga das Nações, foi nono na bola de ouro ( podia subir até oitavo). O problema da maioria aqui é a opinião do Fernando Santos sobre o Bernardo e Ronaldo. Preferem focar-se no negativo do Fernando Santos do que na opinião do melhor treinador do mundo o Guardiola. Quantas vezes já se viu o Guardiola a elogiar o Bernardo, vários jogadores já o elogiaram também. Acha mesmo que o Ronaldo liga por estar ou não num onze destes?

          • Knox_oTal
            Posted Janeiro 16, 2020 at 2:37 pm

            Queres mesmo que diga se é importante para o Cristiano ter destaque nestas coisas?!? Enfim, mas numa coisa estaremos de acordo, o problema maior nem é o hipotético narcisismo do jogador da Juventus, mas sim o circo de histerismo que as pessoas fazem à volta dele!

            E peço desculpa por dar importância ao peso das palavras e atitudes do SELECCIONADOR NACIONAL e a FPF! Eu cá acho que isso devia ser reflectido…

            Mas realmente enquanto forem estrangeiros a votar, o Bernardo terá alguns votos, pois se fosse em Portugal estava complicado ao que parece…

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 16, 2020 at 8:41 am

    Ridículo. Em 2020 alter-se a equipa do ano de 2019. E Cristiano Ronaldo nem tem um ano de 2019 de jeito, mas continua a bajulação.

    Saudações Leoninas

    • vitorugomes
      Posted Janeiro 16, 2020 at 9:37 am

      de jeito!? a sério que isso é argumento viável? não teve um ano ao seu nível, agora dizer que nao foi bom é parvoice…
      mas sim, por um lado não merecia… por outro e visto de outra perspetiva, só mostra o quanto ele foi, é e será grande em mudar as coisas! há que inovar
      mas ya, eu metia lá o bernardo silva que foi enorme também!

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 16, 2020 at 10:34 am

        Amigo é óbvio que não foi ao seu nível, mas também não foi bom nem nada que se pareça. Fez 25 golos na Juventus, fez menos que o Pizzi e o Bruno Fernandes por exemplo. João Félix que só começou a ser aposta firme com Bruno Lage fez 21 (com 19/20 anos). Dizer que foi bom é parvoíce, nem melhor marcador portugues no ano civil foi. Nem segundo.

        • Artur Trindade
          Posted Janeiro 16, 2020 at 12:58 pm

          E qual desses jogadores que referes teria esses números na Juventus, ou seria sequer titular na época de estreia?

        • Pablo
          Posted Janeiro 16, 2020 at 11:57 am

          Excelente comparação, liga portuguesa com a liga italiana, champions e afins

        • oscar77
          Posted Janeiro 16, 2020 at 11:44 am

          Mas estamos agora a comparar a liga portuguesa e liga europa com liga italiana e liga dos campeoes? Já para nao falar dos numeros pela selecção tambem. Aposto que outro jogador sem o historico do Ronaldo se chega-se a seria A e no ano de estreia tivesse os numeros dele este ano, hoje estavam todos aqui a aplaudir. O problema do Ronaldo foi que nos habitou mal e basta nao marcar o q marcava em Madrir para dizerem que esta acabado.

          • 420G
            Posted Janeiro 16, 2020 at 3:57 pm

            A conversa acaba a partir do momento em que ele escolhe os jogos em que joga e os em que não joga, é ridiculo

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 16, 2020 at 9:08 am

      *alterar-se

  • Nickles
    Posted Janeiro 16, 2020 at 8:32 am

    O que eu me ri com a última frase.

    Mas já estamos habituados a estas palhaçadas do Cristiano.
    Outra muito engraçada é os que acham que o Cristiano fica envergonhado com estes prémios ridículos. Aliás o empresário dele nem andou a dar autênticas epopeias a torto e a direito durante estes últimos 4-5 meses com o único objetivo de sobrevalorizar o pouco que fez em 2019 e tentar enganar os mais distraídos, nem nada. Claro que não. Nem o Fernando Santos andou a desprezar constantemente o melhor jogador português em 2019 para anda a bajular à força toda o Cristiano.
    Ah e no meio disto ainda houve os prémios Jorge Mendes no Dubai, onde ele lá fez o grande sacrifício de ir receber o prémio, todo sorridente. Era uma tristeza naquele sorriso.

    Fica provado então que ele se sente completamente envergonhado ao receber estes prémios/indicações ridículas. Ui que vergonha que ele tem.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 16, 2020 at 8:30 am

    Chega a ser ridículo e segundo uma certa personagem o Ronaldo anda a ser prejudicado… nós os portugueses em geral temos sempre essa mentalidade do nós somos uns coitados e quem apoiamos nunca ser beneficiado e nunca olhamos para o que realmente acontece. Acontece isso com os apoiantes do Ronaldo que dizem que é o melhor cegamente, temos os adeptos do Benfica e do Porto e dizerem que são super prejudicados e o rival é super beneficiado enquanto são mais os jogos em que os 3 esterolas são levados ao colo do que o contrário. Mesmo com o 4-4-2 merecia estar mais o Sterling.

    Quanto ao melhor XI: Alisson, Alexander-Arnold, De Ligt, Van Dijk, Robertson, De Jong, de Bruyne, Bernardo, Messi, Mané e Lewandowski.

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 16, 2020 at 12:33 am

    Sendo algo polémico, até faz o seu sentido. O Kanté não merece mais que o Cristiano estar no 11 do ano. Por outro lado, não entendo a desvalorização de Wijnaldum, Henderson e Fabinho

  • Quinhas
    Posted Janeiro 16, 2020 at 12:30 am

    Nada de novo,é o Rei do Marketing!!!

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 16, 2020 at 12:18 am

    Isto já acontece a nível de defesas às vezes, ter centrais nas laterais para caberem todos. Aqui ainda é mais polémico mas é hábito.

    • E o que temos
      Posted Janeiro 16, 2020 at 12:22 am

      É incrivel as cambalhotas dadas para justificar o injustificavel.

      • DMendes
        Posted Janeiro 16, 2020 at 12:18 pm

        Colega informa-te antes de ficares “ofendido” pelo facto de alguém não chegar aqui em modo de ataque. Na equipa de 2018 o Sergio Ramos foi colocado a DD para ser incluído, em 2017 o hazard foi posto a ME (grande diferença para EE na minha opinião) e o KDB a MD. em 2016 não existe 1 único Lateral na equipa da UEFA. Isto é recorrente, não é aceitável, mas é recorrente. Agora também não precisamos de estar aqui a fazer um drama só porque desta vez é o Ronaldo

      • Humberto Cruz
        Posted Janeiro 16, 2020 at 1:28 am

        Porquê cambalhotas? É um facto que o fazem. Apenas quer dizer que não começaram agora, não o torna mais aceitável.

      • Francisco Torgal
        Posted Janeiro 16, 2020 at 12:43 am

        Não entendi se isso foi dirigido para o meu comentário ou para reforçar o que disse.
        Se foi a contradizer o meu comentário não percebi porque mostrei que não concordo com a inclusão do Ronaldo.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 16, 2020 at 12:08 am

    Muito sinceramente, ele deveria ser o primeiro a recusar estas manigâncias. É caricato e só contribui para o diminuir, ao contrário do que se pensa.

    Isto é só uma vergonha futebolística!

    • Antonio Cassano
      Posted Janeiro 16, 2020 at 12:33 am

      Isso é relativo, daqui a 30 anos ninguém se vai lembrar que tiraram o Kanté deste 11 para colocar Ronaldo e é mais um ano a figurar no 11 do ano Europeu. Só aumenta o seu legado e a sua reputação.

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 16, 2020 at 1:03 am

        Não não aumenta, se há coisa que se desmontam sempre são os mitos.
        O Pelé também afirma que foi o melhor de sempre, recorrendo a um conjunto de mitos e eles têm caído sistematicamente. Como a treta dos três mundiais que ganhou ou dos mil golos, aliás nas novas gerações do Brasil, o Pelé é mais contestado que nunca e Garrincha e outros têm vindo a ser recuperados. A verdade vem sempre ao de cima.
        E como se pode chamar de legado e reputação uma nomeação que não faz sentido e não é merecida, que legado é esse? Assente em marketing? Vai construir um legado baseado em nomeações que não merece?
        Eu não sou hater do Ronaldo nem coisa que se pareça. Gostei dele em Manchester onde defendi muitas vezes o seu futebol de críticas injustas.
        Agora o seu legado é tudo o que conquistou com mérito, que é muito, não nomeações sem nexo e os prémios do Mendilhões nas Arábias.

        • Antonio Cassano
          Posted Janeiro 16, 2020 at 10:17 am

          Joga_Bonito, eu estou de acordo que o Marketing tem muita influência no legado do Ronaldo, mas o que você não compreende é que há muitas formas de ver o desporto e o que você disse não é mais do que a sua perceção da realidade e interpretação dos factos. E baseando-nos em factos, o Messi não é considerado o melhor jogador de sempre porque não tem mundial. O Pélé é considerado porque tem 3 mundiais no currículo, quer se queira quer não ninguém pode apagar este facto, podemos é interpreta-lo de diferentes formas.
          Eu também acho que o Ronaldo fenômeno no seu auge foi superior ao Cristiano e até podia enumerar aqui uma lista de jogadores que considero que a certa altura tiveram a melhor nível que ele. No entanto quando chegar ao final da carreira não vai ser possível comparar a carreira desses atletas com a de Cristiano Ronaldo, porque no final do dia e para o caso da memória nos atraiçoar, vão lá estar todos os trofeus para sedimentar o seu legado. Esta nomeação é mais uma, quer você queira quer não.

          • Joga_Bonito
            Posted Janeiro 16, 2020 at 1:28 pm

            Não concordo, o Pelé está a ser criticado crescentemente no Brasil e quem segue o VM vê o numero de users que já desmontou os seus mitos.
            Eu não nego que possam haver momentos em que os mitos dominem, eu falei foi que a longo prazo a verdade virá ao de cima.

        • Oldasity
          Posted Janeiro 16, 2020 at 8:32 am

          Subscrevo a 100%.

          Muitos vão dizer que Ronaldo merecia mais que Kanté e se calhar até merecia, no entanto não merecia mais que os outros avançados e acho só ridículo fazerem isto. Não que o homem tenha culpa mas é ridículo.

          Em relação ao que disseste acho que o que podemos dizer é: “uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade”.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 15, 2020 at 11:50 pm

    Patético!

  • O Caetano
    Posted Janeiro 15, 2020 at 11:39 pm

    O Bernardo também ganhou a Liga das Nações (Melhor jogador do torneio).

    • Fantantonio
      Posted Janeiro 16, 2020 at 1:44 am

      O Bernardo também foi ignorado em praticamente tudo o que foram cerimónias nestes últimos meses e posto em segundo plano pela sua própria federação sem motivo aparente, dos responsáveis máximos ao selecionador. Ter sido ignorado aqui nem foi o maior escândalo.

      • Pablo
        Posted Janeiro 16, 2020 at 11:55 am

        Foi melhor para os portugueses, nem é terceiro melhor do City…

        • Fantantonio
          Posted Janeiro 16, 2020 at 1:27 pm

          Hmmm… tenho quase a certeza que disse que disse que ter sido ignorado aqui não foi um grande escândalo, isto porque nesta primeira metade não deu continuidade, muito por culpa da classe de Mahrez e De Bruyne, mas na temporada passada foi o melhor jogador do City, da seleção e da Liga das Nações sem grande margem para dúvidas.

        • Knox_oTal
          Posted Janeiro 16, 2020 at 12:43 pm

          Esta época aceitasse a afirmação, na época 2018/2019 diz lá três jogadores que tiveram mais influência e maior rendimento que o Bernardo no City? Estou curioso…

Deixa um comentário