Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UEFA suspende defesa do Slavia por 10 jogos devido a comportamento racista contra o Rangers

Para servir de exemplo? Os checos negaram sempre que Kudela tenha insultado Kamara.

A UEFA suspendeu Ondrej Kudela, do Slavia Praga, por 10 jogos devido a “comportamento racista” no embate frente ao Rangers, para a Liga Europa. O defesa terá proferido ao ouvido de Glen Kamara que: «És um macaco, tu sabes que és», no embate dos oitavos-de-final. O médio da turma de Gerrard reagiu de imediato e denunciou o facto “deliberado e premeditado” à equipa de arbitragem e aos seus companheiros. Kudela e o Slavia Praga, no entanto, negaram as acusações e o clube disse mesmo que, já depois do encontro, o seu atleta foi agredido com vários murros na cabeça por parte de Kamara, sob o olhar do treinador Steven Gerrard e de representantes da UEFA. Ora, a verdade é que Glen Kamara também foi suspenso por 3 jogos por “agredir outro jogador”.

Imagem

86 Comentários

  • Kafka
    Posted Abril 14, 2021 at 3:10 pm

    Portanto agressor física é 3 vezes menos grave que alegada agressão verbal (que pelos vistos nem há provas), é a palavra de um contra o outro, a não ser que a UEFA tenha microfones instalados em todos os jogadores e tenho provas inequívocas que o jogador checo disse isso

    Não havendo provas é um precedente perigoso, de agora em diante basta um jogador branco se chegar perto de um jogador negro e o jogador negro se queixar que “o branco lhe chamou macaco”, que esse jogador leva 10 jogos

    Esta aqui uma boa forma de parar Messi e Cristiano por 10 jogos suspensão

    Gostava de saber que provas a UEFA tem para condenar o jogador do Slavia, e que se fôr só prova de “ele chamou me….” estamos a entrar num campo mt perigoso para os brancos que serão punidos basta os negros lhes apetecer

    • JoaoMiguel96
      Posted Abril 14, 2021 at 4:30 pm

      Basta ver o caso do Diakhaby. Usaram um especialista em leitura labial e o caso foi arquivado porque chegaram à conclusão de que o Cala não tinha dito.

      • Kafka
        Posted Abril 14, 2021 at 4:41 pm

        E a UEFA usou esse especialista?

        Tenho plena convicção que não usou especialista nenhum, até porque se aquilo supostamente foi dito ao ouvido, é impossível decifrar… Uma pessoa falar ao ouvido da outra, não há câmara nenhuma que consiga mostrar a boca e os lábios por inteiro

        Ainda assim e vamos supor (eu tenho plena convicção que não usou) mas vamos supor que usou esse tal especialista a ler lábios e tal…. Então para a UEFA agressão verbal é 3 vezes mais grave que agressão física

        Portanto eu mandar-te para o cara***o é 3 vezes mais grave do que te espetar 2 murros na cara

        • JoaoMiguel96
          Posted Abril 14, 2021 at 5:15 pm

          Sei lá se usou, só te estava a dar um exemplo.

          Quanto à questão de qual a pena mais pesada: também não faço a mínima. Para mim são ambas graves e uma agressão devia dar mais tempo de suspensão.

      • Nedved.5
        Posted Abril 14, 2021 at 4:51 pm

        Então e aquele áudio que andou aí na rua?
        Eu ouvi, embora possa ser fake, e ouvi mesmo uma expressão que curiosamente já não me recordo ahah

    • Pedro Barbosa
      Posted Abril 14, 2021 at 5:38 pm

      Boa tarde @Kafka,

      “Precedente perigoso”? O precedente de se investigar, julgar e punir? Achas mesmo que a punição foi decidida sem ouvir ninguém ou confirmar-se os factos? Logo a UEFA que baseia qualquer decisão no relatório dos seus observadores/representantes. Estou mesmo confuso porque não entendo mesmo onde queres chegar.

      “Não havendo provas”? Fogo, estiveste lá ou foste tu que conduziste a investigação e falaste com as testemunhas? É normal que não tenhas conhecimento porque a UEFA ainda não publicou o relatório da sua investigação. O que foi anunciado foram as punições e os jogadores poderão recorrer, o que acho até que vão fazer ambos pelo o que li.

      Tem lá paciência que o relatório irá ser publicado e poderás lê-lo, e formares a tua opinião sobre a decisão tomada. Neste momento não há nada para afirmares que um “precedente perigoso” foi aberto.

      • Kafka
        Posted Abril 14, 2021 at 5:50 pm

        Pedro Barbosa

        Então estas a dizer que para a UEFA, uma agressão verbal é 3 vezes mais grave que uma agressão física?

        • Pedro Barbosa
          Posted Abril 14, 2021 at 10:02 pm

          Sim, para a UEFA é exactamente isso que disseste, podias facilmente saber consultando o UEFA Disciplinary Regulations. Nada disto está escondido e só entendo a tua surpresa pelas sanções por assumir que tu nunca procuraste saber a informação. De qualquer forma, passo a citar:

          – para a agressão verbal alegadamente racista: “Any person under the scope of Article 3 who insults the human dignity of a person or group of persons on whatever grounds, including skin colour, race, religion, ethnic origin, gender or sexual orientation, incurs a suspension lasting at least tem matches or a specified period of time, or any other appropriate sanction.”

          – para a agressão física: “suspension for three competition matches or a specified period for assaulting another player or another person present at the match;”

          Se quiseres criticar o facto que entre um insulto qualquer e um insulto racista, o segundo carregar uma pena muito mais pesada, estás à vontade – eu também sou contra isso por princípio, se calhar não pelas mesmas razões que tu, mas não concordo que exista essa distinção, pelo menos tão exacerbada como é agora – uma enxurrada de insultos nem sequer é penalizada muitas vezes, enquanto se disseres uma palavra específica levas pelo menos 10 jogos, é profundamente estúpido.

        • El Pipito
          Posted Abril 15, 2021 at 6:05 pm

          Sim. Uma agressão verbal racista é muito pior que uma agressão física. Sim, as pessoas racistas devem levar com estes castigos. Sim, o racismo é grave. Qual é a parte aqui que não entendes? Quem é racista, é lixo.

    • El Bandido
      Posted Abril 14, 2021 at 7:58 pm

      Excelente comentário Kafka. Subscrevo por completo.

    • flanker
      Posted Abril 15, 2021 at 11:20 am

      Sem duvida e concordo contigo. Mas também abre outro procedente: um jogador pode proferir insultos racistas ao ouvido e continuar impune, porque simplesmente não há provas.

      Neste caso e independentemente se o jogador insultou ou não, a verdade é que muitos outros jogadores vão pensar duas vezes antes de insultar para não levarem com 10 jogos de suspensão. Também sou de acordo que a violência física também devia dar 10 jogos de suspensão e não apenas 3. Mas isso não podemos mudar.

    • flanker
      Posted Abril 15, 2021 at 11:20 am

      Sem duvida e concordo contigo. Mas também abre outro procedente: um jogador pode proferir insultos racistas ao ouvido e continuar impune, porque simplesmente não há provas.

      Neste caso e independentemente se o jogador insultou ou não, a verdade é que muitos outros jogadores vão pensar duas vezes antes de insultar para não levarem com 10 jogos de suspensão. Também sou de acordo que a violência física também devia dar 10 jogos de suspensão e não apenas 3. Mas isso não podemos mudar.

  • El Bandido
    Posted Abril 14, 2021 at 3:16 pm

    Na minha opinião, a suspensão do jogador do Slavia abre um precedente muito perigoso. Estamos perante um caso em que, pelo menos no meu conhecimento, não existe nenhuma prova de que o jogador do Slavia tenha sido racista, apenas a acusação do Kamara. Mesmo acreditando na palavra do jogador (que acredito), isso nunca poderá ser suficiente para condenar alguém.

    • Kafka
      Posted Abril 14, 2021 at 4:11 pm

      Exactamente Bandido, o meu comentário toca nesse ponto também

      O que a UEFA acabou de fazer é perigosíssimo

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 14, 2021 at 5:52 pm

      Totalmente de acordo. Espero que tenham havido provas irrefutaveis ou agora basta qualquee jogador preto se queixar para o outro ser castigado.

    • flanker
      Posted Abril 15, 2021 at 11:11 am

      Acho que vai ser sempre difícil de ter provas concretas que tal jogador foi vitima de um comentário racista. Porque quem vai proferir o comentário nunca vai dizer em voz alta ao pé do arbitro ou de algum companheiro da equipa rival (salvo uma excepção ou outra).
      Cria um procedente perigoso porque se for assim a UEFA vai acreditar na boa fé do jogador vitimado e ficamos sem saber se realmente o jogador foi vitima de racismo ou só disse isso para expulsar e castigar o adversário.
      Mas também cria outro procedente, se nada for feito os jogadores podem sempre insultar com insultos racistas (e/ou outros) ao ouvido. Como ninguém ouviu, não há provas, portanto não são insultos. O outro gajo é que reagiu com aqueles espalhafato tudo e deu umas batatadas no final do jogo porque o outro disse que ele “um excelente jogador”.

      O racismo não é um problema de futebol, é um problema de mentalidade da sociedade.

      Off Topic ou talvez não: A discussão entre Lukaku e o Ibra foi motivos raciais?

  • johnnyp96
    Posted Abril 14, 2021 at 3:20 pm

    Se o jogador do Slavia foi mesmo racista, concordo completamente com o castigo. Mas vou voltar à mesma pergunta de sempre, e se fosse ao contrário? Se houvesse um comentário a dizer qualquer coisa como “branco de m****”, será que existia castigo, será que havia esta atenção toda?

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Abril 14, 2021 at 4:52 pm

      Os do costume vão dizer que estás no campo do “whataboutismo”.

      Eu, que gosto de abordar estes temas, tenho a resposta para ti: obviamente que nada disto se passaria. Porquê? Ora, segundo a narrativa actual porque o preto é, e sempre foi, historicamente segregado/discriminado.
      Logo, os insultos são “valorativa mente” diferentes.
      De uma forma simples, é isto.

      Depois vem a parte gira. Perguntei então a alguém se essa teoria também valeria se um branco fosse ofendido por um milionário preto. Vamos imaginar um jogador da bola preto que chama esse nome feio a um empregado de mesa caucasiano.
      Também vale? A pessoa com quem estava a falar, por estar desconfortável com aquilo que supostamente defende, começou a reagir mal. E eu perguntei, honestamente, com toda a humildade intelectual do mundo pois queria realmente perceber o quão abrangente é essa teoria.

      Resultado: não respondeu, e ainda começou a insultar-me com os fascistas, cheganos, etc, desta vida.
      Não me orgulho, mas a verdade é que lhe dei um rotativo. Porquê? Porque perdi a paciência para justiceiros da treta que, baseados numa pseudo elevação moral, pensam que os nabos do costume vão continuar a ouvir e a calar.

      Na…

      • Nuno Red Devil
        Posted Abril 14, 2021 at 5:50 pm

        Os insultos são iguais para um lado e para o outro, o valor é exatamente o mesmo. Daí a achar que há tanto racismo de brancos para pretos, como de pretos para brancos… Ou que estão todos ao mesmo nível de poder social… Não estao. E nem é a questão financeira, o exemplo que dás é bom por exemplo, aí o preto rico não seria condenado por racismo, mas por ser um priveligiado rico, como seria se fosse um branco.

        O valor é o mesmo, o sitio de onde partem é que é diferente.

        Também concordo que estamos a cair no ridículo, como os blackfaces, as quotas, etc. Quando acho que o que deviamos fazer era normalizar, tornar tudo mais equivalente parv todos, porque o racismo existe, mas já existiu muito mais.

        Os problemas são muito mais gerais, guetizamos estas populações por décadas, colocámo las à margem e agora exigimos que não se sintam marginalizadas. Se eu for a uma entrevista com um preto e tivermos exatamente o mesmo CV, na maioria das empresas eu vou ficar com o lugar. Acho que pelo menos na minha geração, nascida nos 80, e daí em diante, já se nota muito menos e é esse o caminho. O racismo existe, mas não é com estas purgas que lá vamos, é normalizando e integrando.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Abril 14, 2021 at 8:57 pm

          E se fores a uma empresa, e o outro gajo for mais alto que tu, esse factor também lhe é normalmente favorável.

          Faz parte.
          Se eu estiver em Angola, e um preto estiver em igualdade comigo, o facto de ser preto também lhe dá vantagem.

          É racismo? Não sei, acho que é mais liberdade de contratar quem quiserem.

          Mesmo assim, nenhuma empresa deixa de contratar alguém pela cor.
          E esta questão do racismo é curiosa porque se estão nas tintas para outras minorias como os indianos ou chineses.
          Não ouvi uma única palavra sobre eles.
          Porquê? A empatia esqueceu-se?
          Tá bem…

          Continuem a comer gelados com a testa. Ainda não perceberam o que se passa…

          • Ricardo Miguel
            Posted Abril 15, 2021 at 5:43 pm

            Então diz la o que e que se passa, oh virtuoso.

            Se aprendeste a tecnica do rotativo, e porque aprendeste artes marciais, mas se usaste o rotativo e porque nao aprendes o suficiente.
            es uma vergonha para que te ensinou e para os outros que praticam artes marciais.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Abril 15, 2021 at 9:39 pm

              Vivo completamente tranquilo com o que fiz, e quem viu sabe o porquê de o ter feito. Não me orgulho, mas não me arrependo desse episódio.

              O que se passa? Tentativa de revisionismo histórico, para desagregar a sociedade ocidental na lógica do dividir para reinar. Muito simples.

      • Blocparty
        Posted Abril 14, 2021 at 6:24 pm

        Fosse todo mundo como o senhor e viveríamos num autêntico battle royale. Não seria mais fácil ignorar esse idiota com quem estava a falar? Chamo idiota porque se defende a causa e não lhe soube responder a uma questão tão básica certamente não sabe o que defende.
        Da mesma forma que não acho que toda a gente que acha esta situação da punição do jogador ilegítima (por falta de provas) seja racista, você também não deveria achar que todos os que reconhecem o problema do racismo na sociedade actual (e aqui o futebol é um micro-universo do problema) são uns “justiceiros da treta”. Parece que alguns ventos de mudança causam muitos calafrios a quem sempre viveu numa bolha.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Abril 14, 2021 at 8:53 pm

          Fossem todos como eu e a brincadeira acabava. Bastaria saber debater com educação. O ónus esteve todo do lado do sujeito. Não quis ser correcto? Atacou a minha dignidade? Levou. Simples. Fartei-me de ser simpático com canalhas.

          Exacto, vivi sempre numa bolha. És tu, do alto dos teus provavelmente 17 anos, que me vais dizer como a sociedade se deve reger.

          A propósito: já viste o vídeo onde o George Floyd está com problemas respiratórios muito antes de supostamente ter sido sofucado? Está na net.

          E sabias que aquele jogador do campeonato espanhol estava a mentir quando acusou o outro de ter sido racista?

          Não aparece mas notícias, certo? Não dá jeito.

          • Blocparty
            Posted Abril 14, 2021 at 10:18 pm

            Não tenho 17 anos, mesmo que os tivesse não iria ser isso que lhe iria fazer ter razão, aliás, não consigo perceber para que interessa a idade numa questão como esta. Vejo muitos adolescentes com mais cabeça, sentido cívico e conhecimento histórico para debater este assunto que “sabichões” de meia-idade que pensam que a idade é um estatuto que lhes confere a razão.
            Mas enfim, pelo seu comentário já deu para perceber o tipo de pessoa que você é, vou fazer o que o outro colega que levou o rotativo deveria ter feito, ignorá-lo.
            Deixo-lhe apenas um conselho de amigo, um dia esse rotativo no alvo errado pode muito bem transformar-se num 360, se é que me entende. Passe bem.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Abril 14, 2021 at 10:34 pm

              Chegas aqui, basicamente dizes que eu vivo na bolha, e achas que tens moral para dizeres que pessoas como eu não merecem resposta?

              Meu… És uma contradição absoluta.

              Foste tu que chegaste com ataques pessoais quando eu me limitei a dizer que estou farto dos justiceiros da treta, o que supõe que nem todos o são.
              Lê outra vez, virgem ofendida.

              Meia idade, eu? Querias… ?

              • Blocparty
                Posted Abril 14, 2021 at 11:01 pm

                Sim. tenho a moral que bem me apetecer para não lhe responder. Com o seu 1º comentário ainda lhe dava o benefício da dúvida, depois de confirmar o seu modus operandi no 2º comentário relativamente ao seu modo de expor ideias, sinto-me mais que à vontade para o deixar a falar sozinho. Dizer que o mundo seria uma batalha campal se toda a gente agisse como diz não é um ataque pessoal, é a mera realidade. Talvez seja velho de mais para entender isso, tente falar com os seus netos que talvez eles lhe expliquem.

                • OMotoqueiroGuti
                  Posted Abril 15, 2021 at 1:17 pm

                  Nasci nos finais da década de 80. Não parece pois não? Eu sei.

                  Sou um tipo que gosta de ler, e de escrever, e talvez a forma como o faço possa levar as pessoas a pensar que sou mais velho do que a realidade.

                  Ou então,por seres completamente ignorante, achas que só pessoas do “antigamente” é que não vão nas vossas conversas. Querias… ?

                  Poderias ter vindo responder à Questão que a pessoa que me ofendeu não quis responder.
                  Sabes porque não o fazes? Porque, se lês o blogue, já deves saber que eu como os politicamente correctos de cebolada.
                  Porquê? Porque todos os argumentos que eles usam se baseiam em dados falsos ou em conversas de “empatia”.

                  Volto a perguntar: achas que o preto rico do meu exemplo foi racista?
                  Porque é que ninguém fala na falta de representatividade dos asiáticos?
                  Consideras que este castigo – aparentemente sem provas – constitui um retrocesso civilizacional ou achas que basta a palavra de um preto para se acreditar?

                  Queres responder? Muito bem.
                  Não queres?
                  Tudo bem na mesma.

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 14, 2021 at 5:39 pm

      Johnny provavelmente não pois estamos numa altura em que há uma pressão grande para se perseguir este tipo de comportamentos contra minorias, o que leva a que se desvaloriza a maioria. Eu acho que deveria ser igual numa situação e noutra.

  • Nedved.5
    Posted Abril 14, 2021 at 4:28 pm

    Eu só sei que estamos a andar para caminhos muito perigosos.
    Anda tudo muito sensível.

    Nasci em 91, e adorei a forma como cresci apesar de “invejar” a década de 80. E só dou graças por na “linha normal da vida” ir deste mundo nesta geração de doidos que está para vir.

  • DNowitzki
    Posted Abril 14, 2021 at 4:32 pm

    Como se tem vindo a dizer, este clima tem tudo para correr mal. Ao abrigo do combate a X e Y e da defesa de W e Z, estamos a entrar no campo da demência.

    Ivo Rosa absolveu Sócrates de uma série de acusações, por valorizar os depoimentos (favoráveis) das suas testemunhas de defesa, desvalorizando as testemunhas acusatórias. Agora, aparentemente, neste casos estamos pior: um disse sim, o outro disse não, eu acredito no primeiro e puno o segundo.

    Creio que, noutras circunstâncias temporais, o caso ficaria em águas de bacalhau; porém, nos tempos em que vivemos, ninguém quer ficar com o rótulo de racista (etc.) ou de «acoitador» de tal gente.

    Lembremo-nos de que, por causa do número crescente de mulheres que acusavam homens de delas terem abusado sexualmente, nos EUA, tem crescido a assinatura de pré-acordos sexuais: isto é, dois indivíduos que se conhecem e querem manter relações sexuais «naquele instante», assinem um papelucho a dizer que o que vão fazer a seguir é consensual.

    Por último, lançar um insulto racista vale 10 jogos, dar uns sopapos vale 3.

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 14, 2021 at 5:56 pm

      Nowitzki, já há universidades nos países nórdicos que aconselham os seus alunos a fazer esses acordos… É a Loucura.
      No meu tempo, que não foi assim há tanto tempo havia uma boa dose de sedução… Às vezes corria bem, outras dava em tampas do tamanho de barragens… Hoje em dia essas tampas não sei se não seriam vistas comko outra coisa qualquer apesar de não terem maldade nenhuma. Passávamos horas a dar conversa no fim tentavamos sacar uma beijoca… Hoje em dia era assédio ou coisa que o valha. A sorte é que a malta de hoje tem os tinders da vida, pelo menos já sabem o que andam todos à procura.

    • El Pipito
      Posted Abril 15, 2021 at 6:02 pm

      E discordas desses castigos? Um insulto racista não é muito mais grave que uns sopapos?

  • Nickles
    Posted Abril 14, 2021 at 4:37 pm

    A UEFA acabou de dar um tiro nos pés.

    É que se amanhã um jogador branco vier acusar um jogador negro de lhe chamar White sh*t (por exemplo), a UEFA terá obrigatoriamente que suspender o jogador negro por 10 jogos, mesmo que não haja qualquer prova para embasar a tal acusação. Caso a UEFA não o faça, então é oficial que uma raça tem mais direitos que outra e a luta contra o racismo não passa de uma palhaçada pegada.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Abril 14, 2021 at 4:41 pm

    Se insultou o Kamara dessa forma defendo esta punição.
    Agora se não existem provas do insulto este é só mais um episódio de um julgamento à Twitter, assim vai começar a ser fácil entalar as equipas adversárias, e se pensam que só existe malta capaz de fazer comentários racistas, mas não existe quem seja capaz de os inventar então são muito ingénuos, ainda para mais nos tempos que correm.
    Já o caso do árbitro Romeno no jogo do Basaksehir ficou muito mal explicado, ouviu-se a versão do lado do Webó, mas depois ninguém quis saber do que podem ter ou não ter chamado ao árbitro, que a ter acontecido e não posso afirmar que aconteceu seria igualmente grave, mas lá está, nesse caso uma ofensa a um Romeno não é tão grave como uma ofensa a um Camaronês, mais um exemplo de “igualdade”, eu chamo-lhe conveniência ideológica.
    Trata-se de ficar bem na foto, a justiça pode ficar na gaveta. Sl

  • Mabk
    Posted Abril 14, 2021 at 5:01 pm

    Num caso em que não há qualquer prova. Esta vontade de mostrar ao mundo que lutam contra o racismo ainda vai sair caro à UEFA.
    Concordava plenamente com o castigo se tivesse havido provas. Agora, está definido um critério, e pergunto que legitimidade tem a UEFA se os “vale-tudo”s desta vida estilo Sérgio Conceição se começarem a aproveitar disto e a pedir aos seus jogadores para denunciarem falsos abusos a torto e a direito?

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 14, 2021 at 5:58 pm

      É mesmo isso, não percebo é se tiverem feito isto sem provas. Não pode valer apenas a palavra de um a ter mais peso que a do outro.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 15, 2021 at 2:13 pm

      É exactamente isso. É o castigo cego. A justiça é “cega” mas no sentido de não discriminar entre as partes envolvidas. Neste caso o castigo é aplicado às cegas, com base jurídica nula, apenas com base no politicamente correcto, que se transforma num preconceito e até em racismo (contra o branco).

  • Kafka
    Posted Abril 14, 2021 at 5:22 pm

    Uma dúvida, as instituições de luta contra o racismo não deveriam estão tremendamente indignadas por um indivíduo de raça branca estar a ser incrimimado sem provas e apenas com base na palavra de um indivíduo de raça negra?

    A UEFA a título oficial está a assumir que a palavra de um indivíduo de raça negra vale mais que a palavra de um indivíduo de raça branca

    Isto é gravíssimo e é um acto de racismo puro da UEFA para com os indivíduos de raça branca

    • MansoFrancisco
      Posted Abril 14, 2021 at 7:00 pm

      Não deixo de concordar contigo que um insulto foi punido 3x mais de forma severa que uma agressão (também ela racista, diga se de passagem) .
      Agora há uma coisa que temos de mudar no discurso: raça branca e raça negra. A raça é HUMANA e somos todos humanos não somos cães nem animais. Existem humanos com cor de pele branca, preta, castanha, etc mas somos todos HUMANOS e a raça é essa mesmo. Um promenor que muda muito as mentalidades

      • Carlos A Serpente
        Posted Abril 14, 2021 at 10:47 pm

        Que comentário mais millennial. Então não somos animais? Para ti “cão” é uma raça? Esse discurso do politicamente correcto é uma das razões para a sociedade facilmente ofendida e indignada que temos, dizer tudo para não chatear ninguém, até coisas que nem verdade são, só porque soa bem. Tal como os cães, os gatos e o gado, os humanos também têm raças tanto o é que há variações genéticas comuns a uma raça que as distingue das outras. O que se pode argumentar é que talvez raça não seja o termo mais correcto porque historicamente esta ligada a construções e hirarquizacoes sociais arbitrárias, mas isso já é outra história.

        • Johnaw
          Posted Abril 15, 2021 at 9:18 am

          Há menos de 100 anos, as pessoas de cor diferente iam na parte de trás do autocarro e isso era considerado normal. As mulheres não votavam e era considerado normal. Muitas coisas bizarras aconteciam e eram consideradas normais. Cabe-nos a nós evoluir no sentido de uma sociedade mais justa.
          As raças existem é nos cães, nós não temos semelhanças nem grupos suficientemente semelhantes para sermos divididos em raças. Somos todos rafeiros.
          Ignorância temos todos e é justificável, inflexibilidade e medo de mudança é que é só para alguns mais ignorantes.

          • troza
            Posted Abril 15, 2021 at 11:26 am

            Epah… se em termos biológicos há coisas que nos separam… porque não se pode chamar raças.

            Dá-lhe o nome que quiseres mas o problema é que a raça faz com que o tratamento seja diferente em certas situação que não devia. Agora se a tua raça ajuda a definir um diagnóstico médido/tratamento porque é que vamos fingir que não existe? Todos sabemos que há raças mais propícias a certas doenças e mais resistentes…

        • MansoFrancisco
          Posted Abril 16, 2021 at 10:36 pm

          Somos todos humanos, podemos ter origens diferentes mas a raça é humana. Politicamente correcto? Nada disso sou o primeiro a criticar extremismos seja de que lado for mas enquanto estes promenores não deixarem de estar enraizados nunca vai acabar o racismo. Não é uma questão de chatear ninguém é uma questão de mudarmos mentalidades seja de que lado for

    • Pactum Santorum
      Posted Abril 14, 2021 at 11:57 pm

      Uma coisa é certa, eu estava a ver o jogo em direto e apercebi-me bem do que o Kudela tinha feito. A minha surpresa é pela demora da condenação, porque aquilo foi tão óbvio que era só decidir qual a pena a atribuir.

    • Daiuca
      Posted Abril 15, 2021 at 9:41 am

      Quem nunca sofreu racismo na vida, e não sabe o que Nós Pretos passamos, não têm. Mínima mas a mínima noção do que é racismo sem passar por Ele, por isso Senhor Kafka devia estar bem calado. Bem calado. Porque você é bem entendido das matérias fodas não é?! Não fales sem ter conhecimento de causa, nem o que exactamente o que é racismo e preconceito e discriminação, só falam pq é um assunto que se fala muito actualmente. Mas no fundo não fazem a mínima o que é exatamente a situação.. e tentam falar como se soubessem, mas não sabem.. Triste..

      • Yes Man
        Posted Abril 15, 2021 at 10:03 am

        Daiuca,
        Concordamos: Racismo é gravíssimo!
        A questão aqui é: Há provas? Há diversas testemunhas? É que, pelo menos eu, não tenho conhecimento da existência de nenhum dos dois e nesse caso o que passa a estar em questão é que um jogador diz que aconteceu X e o outro diz Y. Com isto, não podes assumir que um está mal e o outro bem só porque sim. E “ser óbvio” não é motivo, diga-se de passagem

      • Mabk
        Posted Abril 15, 2021 at 10:20 am

        Daiuca, penso que está a confundir coisas. Ninguém aqui está a desvalorizar a gravidade de condutas racistas. Acho que todos aqui concordamos que 10 jogos é um castigo que até pode ser curto se de facto as acusações de Kamara forem verdadeiras. O que se tem dito por aqui é que é extremamente perigoso castigar um jogador sem qualquer prova. No final do dia, a única coisa que existe é a palavra do Kamara. Até acredito que ele esteja a dizer a verdade, mas convenha-se, é absurdo aplicar um castigo destes sem haver qualquer prova.
        Não estamos a discutir as consequências do racismo, todos temos noção, até os que não passaram por isso, da sua gravidade. Estamos a discutir a aplicação de um castigo fundado apenas na palavra.

      • Joao Silvino
        Posted Abril 15, 2021 at 10:21 am

        A minha única dúvida é quão longe vão conseguir chegar através da vitimização…

        • Daiuca
          Posted Abril 15, 2021 at 10:40 am

          Vitimização hahahah? Não tens mínima noção de vitimização meu amigo, joguei Futebol Federado por mais de 10 Anos, até idade adulta noa seniores, o Racismo e a descriminação está tão enraizado q já parece normal. E se as pessoas queixarem se já vitimização, mas as pessoas só tem mínima noção agora porque actualmente vê se tudo através da internet e comunicação social. Sabes como eu resolvia isso? Eu sou Preto com muito orgulho, adoro ser Preto adoro mesmo. Adoro minha Raça, chamarem me preto não ofende nem um pouco, mas chamar macaco e pessoa de cor (q não sou, eu não mudo de cor), ou outros nomes que vocês não tem mínima noção, eu resolvia tipo o Fernando Couto ou tipo Adriano. Tenta vez.. nem preciso de especificar como. Mas ok é vitimização meu amigo. Atrás do PC ou móvel somos todos heróis!

          • El Bandido
            Posted Abril 15, 2021 at 12:25 pm

            Daiuca, lamento que tenhas sentido na pele a ira de um bando de idiotas (há que chamar essa escumalha pelo nome). Mas não tenhas dúvidas que há gente que se aproveita deste tipo de situações para ser o centro das atenções, ou para prejudicar outros. Veja-se o caso do Diakhaby, em que aparentemente não houve razão de queixa…

          • Kafka
            Posted Abril 15, 2021 at 1:10 pm

            Daiuca

            Só para finalizar, se fosses sério e defendesses a igualdade entre raças, estarias tremendamente indignado por esta condenação da UEFA, porque quem é contra o racismo não quer saber de raças para nada e o que temos aqui é um caso gravíssimo de racismo por parte da UEFA que descrimina deliberadamente o Homero branco, já que a UEFA considera a palavra de um negro mais válida que a palavra de um branco, visto que vai condenar um branco SEM PROVAS e apenas com base nas palavras de um negro

            Se tu defendes esta condenação da UEFA, não és contra o racismo, és sim a favor do racismo

          • DM
            Posted Abril 15, 2021 at 1:22 pm

            Lá está, o problema são as palavras. Tu não te importas que te chamem preto, outras pessoas importam, outras não gostam que digam que são negros, tu não gostas que digam que és de cor, o que acho que não faz sentido para descrever ninguém porque todos os humanos têm cor. Eu acho que o que é necessário é contexto, uma palavra por si não é ofensiva, depende do contexto, do tom, da situação. Alguém dizer que tu és de cor pode ser apenas uma descrição, a pessoa pode achar essa a melhor descrição para ti, não é necessariamente ofensiva. Até a palavra mais ofensiva dependendo do contexto pode ser uma saudação ou um elogio, quantas vezes a jogar futebol na escola depois de um grande golo de um colega nosso se ouve “olha me este cab**o”, e maior parte das vezes esta suposta ofensa era na realidade um elogio, porque é necessário contexto. Por isso é que censurar palavras em vez de contexto não faz sentido nenhum, a expressão do ser humano vai muito além das palavras.

            PS. A sua raça é humana, tem genética que o leva a ter uma cor de pele mais escura, mas és de raça humana

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 12:33 pm

        Daiuca

        Sei o que é racismo bem melhor do que tu, e por saber melhor do que tu é que clamo por igualdade mas é igualdade a sério para a raça branca e negra, já tu camas apenas superioridade para mim raça negra

        A prova maior que tu queres e defendes a superioridade para mim raça negra, é estares apaixonado defender que um branco deva ser condenado SEM PROVAS e apenas com base na palavra de um negro

        Logo tu não defendes igualdade entre raças, tu defendes que a raça negra deve ter mais direitos que os brancos

        Ganha mas é juízo e vai aprender o que é ser contra o racismo e defender a igualdade

        Eu defendo igualdade entre raças

        Tu defendes superioridade da raça negra

        • Daiuca
          Posted Abril 15, 2021 at 5:10 pm

          Hahahaah superioridade. Eu respeito todas raças, orientações e tudo que quer ser diferente acredita. Não fales sem conhecimento de causa. Não quero ser superior a ninguém. Apenas respeitado como respeito a toda gente. E tu Kafka pelos teus comentários deves ser a pessoas mais perfeita que existe.

          • Kafka
            Posted Abril 15, 2021 at 6:30 pm

            Daiuca

            Não defendes a superioridade da raça negra? Então porque não estás indignado por a UEFA ter penalizado um branco SEM PROVAS com base unicamente no depoimento de um negro?

            Óbvio que defendes a superioridade da raça negra, só assim se entende que aches bem que a palavra de umas negro valha mais que a palavra de um branco

            • Daiuca
              Posted Abril 15, 2021 at 10:11 pm

              Nem te vou dar resposta, pq se não entendeste o que estava a referir me no geral mas tu só entendes o que queres, vê se pelos teus comentários. Boa noite pra ti. Relaxa e fica com a razão pra ti.

      • Af2711
        Posted Abril 15, 2021 at 1:58 pm

        Já sofri racismo, e vejo por outro lado; sem fundamentação, provas concretas e apenas pela boca daquele que se sente alvo do ataque, podem haver injustiças.

        Racismo não é algo atrelado apenas à raça negra, é bom dizer.

    • El Pipito
      Posted Abril 15, 2021 at 5:58 pm

      Deixa lá ver se percebi. Se um jogador sofrer racismo no meio do campo e não tiver um gravador a gravar o que o outro disse, não existe racismo??
      Só há racismo se tivermos provas explícitas de que houve racismo? Quantos casos de racismo e de outros crimes é que foram cometidos e não surgiram provas nenhumas?
      Mas pronto, os jogadores têm de entrar com escutas dentro de campo para as provas existirem. Depois quando elas existem lá vais arranjar outra desculpa e finalizar com a raça negra é superior à branca e bla bla.

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 6:35 pm

        El Pipito tu de facto não tens lá muitos neurónios, isso é facilmente perceptível nos teus comentários, mas agora esta matou-me por completo

        Portanto para ti, num estado de direito democrático, uma pessoa deve ser punida mesmo que não hajam provas contra ela

        Epah simplesmente fantástico

        Que maravilha, segundo o Pipito, agora basta um gajo qualquer dizer que sofreu de racismo, e a pessoa que ele acusa tem de ser punida,

        Para o Pipito provas? O que é isso? Nah isso não interessa para nada numa democracia

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 6:38 pm

        O Pipito acha que num estado democrático as pessoas devem ser punidas mesmo não havendo provas contra elas ???????

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 7:24 pm

        O Pipito acabou de pôr em causa a declaração universal dos direitos Humanos.

        Isto é assustador, o Pipito é contra a declaração universal dos direitos Humanos…. Isto é completamente aterrador, haver pessoas que em prol de quererem a supremacia negra (como o Pipito) estão inclusive dispostos a ir contra a declaração universal dos direitos Humanos

        Deixo só aqui o artigo 11 da declaração universal dos direitos Humanos

        “11- Estamos sempre inocentes até PROVA em contrário”

        Atenção não sou eu que estou a dizer, isto está escrito na declaração universal dos Direitos Humanos

        Completamente aterrador o que o Pipito acabou de fazer, é muito triste ver pessoas em pleno século XXI como o Pipito a acharem os direitos Humanos não valem nada, tudo em prol da supremacia negra

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 7:27 pm

        Está aqui o artigo 11, para que não restem dúvidas do que o Pipito acabou de fazer

        Completamente aterrador ver que há pessoas no Mundo como o Pipito

      • DM
        Posted Abril 15, 2021 at 10:26 pm

        Tu no sabado passado foste racista, não há provas nem testemunhas mas eu digo que tu foste racista. Segundo a tua lógica mereces ser preso, certo?

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Abril 15, 2021 at 9:55 am

    Desde já, concordo com maioria dos comentários na medida que sem provas não se pode culpar ninguém…. No entanto….

    1. Foi bastante óbvio que aconteceu ali um ato de racismo dada a reação de vários jogadores ao mesmo tempo que estavam perto dos dois jogadores. Teria que ser um teatro muito bem combinado.

    2. O jogador do Slavia que veio defender o Kudela disse que não foi “you’re a fu****g monkey”, mas sim “you’re a fu****g guy”, o que é completamente ridículo a menos que o Kudela tenha sérias dificuldades em falar inglês.

    Dito isto, do ponto de vista ético parece-me uma situação claramente de discriminação racial, mas, como disse, todos os indivíduos em todas as situações não devem ser culpados até provas em contrário e essas provas não podem ser sustentadas em alegadas declarações. A UEFA disse que se iria pronunciar mais tarde, veremos se o castigo tem como base alguma prova que não conhecemos.

    Acho que, dada a escassez de provas, e sem conhecer a fundo o tempo dos castigos da UEFA, o castigo mais justo seria 5 jogos ao Kamara por agressão fisíca e 3 ao Kudela pela quebra de duas regras em simultâneo: “you’re a fu****g guy” não deixa de ter como objetivo agressão verbal e é proíbido um jogador falar ao ouvido de um adversário. Com isto, não estou a dizer que todos os jogadores que falam ao ouvido do adversário ou que agridem verbalmente alguém devem ser punidos com 3 jogos ou algo parecido. Simplesmente era uma forma de suavizar as coisas, não punir severamente alguém por algo que não existe provas e, ao mesmo tempo, não beneficiar o infrator. O que aconteceria, de qualquer forma, seria a indignação do Rangers, que já se mostraram indignados com os “só” 10 jogos de suspensão. Imagino com 3 ou menos.

    No fundo, é uma situação sem uma solução óbvia. Sei que do ponto de vista objetivo, maioria vê a solução de não punir o Kudela como solução óbvia, mas todas as organizações têm a preocupação em não manchar a sua imagem e, vamos ser honestos, qualquer solução neste caso iria manchar a sua imagem, obtaram pelo políticamente correto e, de um ponto de vista corporativo, percebe-se, independente se se concorda ou não.

  • Bfas
    Posted Abril 15, 2021 at 10:01 am

    Não sei se sinto mais nojo da suposta atitude do Jogador do Slavia ou de alguns comentários de supostos brancos aqui no Blog tentado inverter a situação
    Voces brancos europeus nunca sentiram a dor de reerguer vosso País após anos e anos de escravatura onde os responsáveis eram brancos. E o mesmo branco depois de nos dar a suposta independência, quando achamos que tudo passou, ouvimos nos bares, campos de futebol, escolas etc que somos pretos
    1. Quando tu vais a entrevista de emprego com um branco e esse factor ser primordial para sua eliminação
    2. Quando o branco deliberamente te ”chama de macaco” sendo que tanto preto como ele os 2 comem, os dois vão a pia, etc
    3 . Quando tu se apaixonas por uma miúda de cor mas a familia diz que não pode abandonar a linhagem…
    4. Quando finalmente consegues ir a Europa onde há melhores condições de vida, consegues jogar futebol ao mais alto nível e adeptos lançam te uma banana, seu colega de profissao te dá nomes…
    Esse gajo do Slavia mesmo que fosse suspenso por 20 jogos, não deixará de ter essas atitudes, porque é que a UEFA não toma medidas mais drásticas?????

    • El Bandido
      Posted Abril 15, 2021 at 12:18 pm

      Ninguém aqui está a defender minimamente um comportamento racista. Acredito que todos aqui desprezamos e pugnamos por um mundo melhor onde a cor de pele não seja um motivo de descriminação. O único fator que me deixa a mim e a alguns outros users de pé atrás é a aparente falta de provas que o jogador tenha tido um comportamento racista (não podemos condenar ninguém com base em acusações), dado que tanto o jogador como o próprio clube continuam a negar que tal tenha acontecido.
      Agora, se houver evidências que o jogador de facto teve este comportamento, então sou 100% a favor de uma penalização pesada.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 15, 2021 at 2:05 pm

      Não sei se sabe, mas a prática da escravatura não é monopólio dos brancos. Brancos, negros, árabes, asiáticos, todos o fizeram em maior ou menor medida.

      • Kafka
        Posted Abril 15, 2021 at 2:43 pm

        Exactamente Rui Ribeiro

        Já era tempo de uma vez por todas acabar o mito que a escravatura foi a penas realizada de brancos comuns negros

        Aliás hoje em dia em África há países onde ainda há escravatura e pasme-se só engrossar a escravizar outrossim negros… Ainda há uns tempos atrás a TVI deu uma reportagem disso, de crianças e negras escravizadas por negros em África

      • porra33
        Posted Abril 15, 2021 at 3:47 pm

        Para complementar, nos dias de hoje um dos casos mais gritantes de escravatura no mundo é no Níger em África.

  • Joao Silvino
    Posted Abril 15, 2021 at 10:22 am

    Justíssimo. Agora façam o mesmo quando o jogador for de uma das Big-5.

  • Estivela
    Posted Abril 15, 2021 at 10:45 am

    Genial, depois de alguns comentários, ainda se perguntam porque agressão verbal racista é mais grave que agressão física.

    • Kafka
      Posted Abril 15, 2021 at 1:13 pm

      Genial é tu defenderes q um branco deva ser condenado SEM PROVAS, apenas com base na palavrão de um branco

      És só mais um que defende a superioridade de uma raça (neste caso a negra) em relação à branca

      Isso é que é genial

      Quem defende igualdade entre raças, jamais pode aceitar que um branco seja punido com base na palavra de um negro (ou vice versa), não havendo uma única prova

      Ganha juízo e aprende a ser contra o racismo e deixa de defender superioridade de raças

  • Red Punisher
    Posted Abril 15, 2021 at 11:31 am

    Uefa tem mão pesada, mas dá o exemplo. No nosso país precisavamos de uma Uefa Tuga, para limpar a podridão que é o nosso sistema, não só neste tema, mas para alterar a imagem do quão corrompido está. Os genes do português (da velha guarda) são sombrios e de corrupção, daí ser sempre necessário maõ externa para melhorar a figura interna.

    • Kafka
      Posted Abril 15, 2021 at 1:14 pm

      Uefa dá o exemplo??

      A UEFA acaba de punir um indivíduo SEM PROVAS e tu achas q isso é dar o exemplo?

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 15, 2021 at 2:02 pm

      A UEFA é uma vergonha! Qualquer queixa feita por um jogador negro resulta num castigo ao hipotético culpado. Provas? Nem vê-las. Qualquer isto torna-se uma arma para desqualificar ou prejudicar o visado e a respectiva equipa.

      • Red Punisher
        Posted Abril 15, 2021 at 2:25 pm

        Aconselho-vos, a ambos, a irem à República Checa e vivenciarem 1 semana o clima de xenofobia que têm por outras etnias que não a caucasiana e a permanecerem em Portugal, que tanto gostam de falar mal, que é dos melhores países no acolhimento europeu na aculturação.
        Sinceramente, acho que fizeram bem e que se devia fazer igual em Portugal e que se devia tomar igualmente medidas no que referi acima. A Uefa é imparcial no que toca aos direitos humanos. Eu aprecio muito a Uefa neste âmbito (não me refiro a verdade desportiva atenção).
        Mas infelizmente países fechados culturalmente pela URSS sempre viveram períodos críticos nos pós-guerra para com populações vizinhas. É racismo de branco para branco ou de branco para preto ou de branco para amarelo. E quando o é, deve-se parar. Percebo a vossa ideologia da hipocrísia e da utopia neste campo, mas a Uefa fez bem, vamos mudar para uma cidadania melhor, em todos os aspetos, com pequenos passos. Isto é a humanspiracy (vejam igualmente o cow e a sea)!
        Aprecio bastante os vossos comentários, mas aqui devem colocar-se na versão “e se eu fosse um estranho neste país e me sentisse menosprezado e, tendo esse complexo criado pela sociedade, me ofendessem em campo, como reagiria num jogo de alta competição?”
        Abraço a ambos

        • Kafka
          Posted Abril 15, 2021 at 4:48 pm

          Oi? Ir à Rep Checa? Por acaso já lá fui sim

          Mas isso não interessa para nada no caso em questão, o caso em questão é simples, um Negro está a dizer que um branco lhe chamou macaco, a UEFA NÃO TEM PROVASSE NENHUMAS e penalizou o branco com base na versão do negro… Não interessa para nada aqui se o branco é checo nasceu em Júpiter, o que aqui está em causa é um caso de racismo da parte da UEFA, que considera que a palavra de um negro vale mais que a de um branco

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Abril 16, 2021 at 2:23 pm

          Eu já estive na Checoslováquia, na República Checa e na Eslováquia. Não detetei quaisquer problemas desse género, mas também as minhas estadias foram limitadas.
          Quanto à imparcialidade da UEFA, ela é inexistente e a sua abordagem a este caso, que não é único, é miserável e configura prática de racismo.
          Ah, o efeito da URSS na região deve ser muito ténue, já lão vão 30 anos…

  • Miguel Marques
    Posted Abril 15, 2021 at 3:52 pm

    E ainda há quem questione se Portugal tem uma índole racista ou não? basta ficar atento aos comentários aqui proferidos.

    Já agora adoro a coerência de determinados utilizadores, que vi comentarem o post sobre as acusações do Chelsea contra o FCP – tanto quanto sei são apenas palavras do Chelsea e não provas mas não houve qq problema em “julgar” o FCP como culpado. Já nesta questão o argumento é a ausência de provas.

    Independente do processo em si – sobre o qual não tenho dados para opinar, como julgo a maioria dos utilizadores não teve acesso ao processo. Há uma suspeita, que levou a uma investigação e transitou numa pena.
    Se a opinião sobre entre a “agressão física” ou a “verbal de índole racista”, qual das duas deveria ter uma pena maior suscita duvidas – aceito a opinião claro, mas os regulamento existem e foram aprovados. Portanto devem ser cumpridos e caso suscitem duvidas revistos.

    Na temática racismo, não me gostaria de alongar, acho simplesmete que os comentários que li, colocam as pessoas numa posição muito frágil, tacanha da qual não gostaria de fazer parte.
    Podem-me chamar discriminador mas detesto pessoas que não compreendem (ou tentam) perceber que a discriminação – neste caso racial – é um pandemia global, presente em vários momentos de vida – laboral, escolas, desporto… e que todos deveriamos ter um papel activo na defesa do individuo.

    • Kafka
      Posted Abril 15, 2021 at 4:43 pm

      Dizeres que Portugal tem uma índole racista é no mínimo anedótico e de uma falta de noção atroz

      Se há País na Europa que não tem de todo índole racista esse País é Portugal

    • Kafka
      Posted Abril 15, 2021 at 4:45 pm

      Ah e outra coisa, dizes que és contra a descriminação e a seguir defendes que um branco seja descriminado, já que para a UEFA a palavra de um negro é mais válida que a de um branco

      Tu não sabes o que é ser contra o racismo, se fosses contra o racismo jamais defenderias que a palavra de um negro valesse mais que a de um branco

Deixa um comentário