Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal: Rafa substitui André Gomes

Justo? Rafa, pelo que tem jogado, era um dos nomes que podia ter estado na convocatória inicial (curiosamente foi chamado em fases em que não estava tão bem, e agora que está numa boa fase foi ignorado). No entanto, continua a ser dificil entender os critérios do seleccionador neste tipo de convocatórias, já que na teoria fazia mais sentido chamar um médio. Quanto a Gomes, mais uma vez ainda não é desta que vemos o médio do Valencia a ganhar protagonismo na selecção.

Rafa Silva foi chamado por Fernando Santos à Seleção Nacional A. O avançado do Sporting de Braga substitui André Gomes na convocatória. O médio do Valência apresentou-se na segunda-feira à noite com queixas e no treino desta terça-feira fez apenas trabalho específico. Depois de avaliação, a Unidade de Saúde e Performance concluiu que o jogador não poderia ser utilizado nos dois jogos de preparação para o Euro-2016, com Rússia (dia 14) e Luxemburgo (dia 17).

0 Comentários

  • Paulo Pereira
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:50 pm

    OFF-TOPIC

    Ontem, num outro post, por lapso, transmiti informações erradas num comentário. Pedindo desculpa pelo erro (qu resultou apenas de uma troca de títulos), volto a publicá-las aqui, com as devidas correções.

    Clubes primodivisionários de futebol sénior masculino, afiliados à UEFA, sem derrotas no respectivo campeonato nacional referente à época 2015/2016 (ou correspondente época 2015, nos casos aplicáveis):

    – Partizani (Albânia)
    – Rijeka (Croácia)
    – APOEL (Chipre)
    – PSG (França)
    – Vardar (Macedónia)
    – Bayern (Alemanha)
    – Lincoln (Gibraltar)
    – Europa (Gibraltar)
    – Olympiakos (Grécia)
    – Ferencvaros (Hungria)
    – Dudelange (Luxemburgo)
    – FC Porto (Portugal)
    – Sporting (Portugal)
    – Tre Fiori (San Marino)
    – Estrelha Vermelha (Sérvia)
    – The New Saints (País de Gales)

    Clubes primodivisionários de futebol sénior masculino, afiliados à UEFA, sem derrotas nas respectivas competições nacionais oficiais (excluindo competições de carácter regional, bem como competições especificamente destinadas a equipas de reservas / equipas B) referentes à época 2015/2016 (ou correspondente época 2015, nos casos aplicáveis):

    – Bayern (Alemenha)
    – Rijeka (Croácia)
    – PSG (França)
    – Vardar (Macedónia)
    – Lincoln (Gibraltar)
    – Olympiakos (Grécia)
    – Ferencvaros (Hungria)
    – Dudelange (Luxemburgo)
    – FC Porto (Portugal)
    – Sporting (Portugal)
    – Tre Fiori (San Marino)
    – Estrelha Vermelha (Sérvia)
    – The New Saints (País de Gales)

    Clubes primodivisionários de futebol sénior masculino, afiliados à UEFA, sem derrotas em jogos oficiais (excluindo competições de carácter regional, bem como competições especificamente destinadas a equipas de reservas / equipas B) referentes à época 2015/2016 (ou correspondente época 2015, nos casos aplicáveis):

    – Vardar (Macedónia)
    – FC Porto (Portugal)
    – Tre Fiori (San Marino)

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:10 pm

      Like it!!!

    • Gabriel Esteves
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:16 pm

      Já tinha saudades destes comentários espetaculares e elucidativos! Continua por favor!
      Obrigado

    • Paulo Pereira
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:31 pm

      Ontem corrigiste bem, Kafka. Estava na ideia de que o Bayern tinha perdido no prolongamento a Supertaça, mas foi nos penalties! Portanto, tal como disseste e bem, uma "derrota" por penalties tecnicamente conta como um empate e, por isso, o Bayern ainda não foi derrotado em competições nacionais.

    • Paulo Pereira
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:35 pm

      Indo de encontro ao que o VM publicou ontem, basta olhar para a última tabela para verificar que, das 3 únicas equipas completamente invictas nesta temporada, apenas o Porto está nas competições europeias. O Vardar até jogou na Champions desta época, mas foi logo eliminado pelo APOEL (no entanto, não perdeu; empatou os dois jogos).

    • Paulo Pereira
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:51 pm

      Acrescento ainda uma correção do mesmo género: o APOEL, tecnicamente, também ainda está invicto a nível nacional, visto que também foi derrotado na Supertaça apenas nas grandes penalidades.

      Obrigado, Gabriel! Daqui a um mês volto a atualizar.

  • Pedro
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:55 pm

    Coitado do Adrien. Está a ser gozado à grande
    Saem 2 médios que jogam na posição dele mas mesmo assim não conta.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:57 pm

      O Adrien não tem estado muito bem (muito menos melhor que Neves ou Rafa, mesmo este actuando noutra posição) e como tal percebe-se claramente esta opção do Fernando Santos.

    • mekanix14
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:58 pm

      Não conta porque secalhar quem foi convocado é muito melhor que ele.
      Quem é que tiravas para convocar o Adrien?

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:03 pm

      Os que substituiriam são bem melhores, com todo o respeito, o Adrien tem em Portugal um hype que não corresponde ao seu valor. No Braga, por exemplo, teria dificuldades em ser titular.

      Só se as opções fossem Pizzi ou Adrien é que o jogador do Sporting seria convocado.

    • coach407
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:07 pm

      E ia o Adrien porque o Pizzi não tem jogado porque se tivesse a jogar prefiro o Pizzi mil vezes

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:12 pm

      Subscrevo, coach407.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:24 pm

      Preferir o Pizzi também já é exagerar. Refiro-me a Pizzi a 8 claro.

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:32 pm

      Escolham os 10 piores minutos do Adrien esta época e escolham os 10 melhores do Pizzi(sim porque o máximo que jogou foram 45 minutos)e vão ver que se calhar não é bem assim…
      O Pizzi fez uma boa meia volta(contra as equipas pequenas porque contra as grandes jogou o André Almeida),e já é melhor que o Adrien,que não sendo uma estrela,é um bom jogador e seria titular no Benfica…

    • Pedro L
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:47 pm

      Gonçalo, o Adrien seria titular pois o Benfica não tem nenhum 8 com nível para ser titular, só Renato Sanches pode assumir esse papel e ainda tem 18 anos. Se virmos, a 8 o Adrien é superior ao Pizzi, mas, sinceramente, acho que o Pizzi é mais um médio ofensivo ou extremo por isso esta comparação perde o sentido.

    • Pedro
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:54 pm

      O Adrien nem qualidade para ser suplente do Sporting tem(com os médios que o Sporting tem atualmente, não falo do que é o clube, porque aí coitado, nem para ser roupeiro tinha qualidade) quanto mais…

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:57 pm

      Pedro L
      Claro mas se pizzi fosse para a seleção ia ser a 8

    • Francisco A.
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:00 am

      O Benfica não tem nenhum 8 com nível e seria o Adrien a "ocupar" essa vaga?

      O Talisca que é um prodígio no passe para o lado, como o outro, é bem melhor que o Adrien.

    • José
      Posted Novembro 11, 2015 at 2:03 am

      Adrien é inferior a João Mário, Aquilani, André Martins, wallyson(emprestado), Francisco geraldes(b), gauld(b)…

    • coach407
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:26 am

      Já começa a ser rotina eu vir cá defender patinhos feios como Eliseu, Pizzi, Aboubakar (época passada), Nélson Oliveira e até o Guedes que tendo 18 anos e sendo titular no Benfica é imensamente criticado aqui no VM, assim como venho chamar atençao para hypes exagerados como foi o caso do Talisca e do Montero na altura, assim como André André (excelente jogador mas quando dizem que é o melhor médio da liga…).

      O Pizzi, repito, é o jogador com mais qualidade técnica no Benfica a seguir ao Gaitan. Nota-se uma diferença quando a bola chega aos pés dele ou quando chega aos do Adrien. É daqueles jogadores que não sabes o que fazer passa-lhe a ele que sai (quase) sempre a melhor decisão, passes de morte, põe o jogo a circular com velocidade, tem muitas capacidades no jogo interior… o Benfica foi campeão com ele a 8 e não fez apenas uma "boa meia época", fez uma meia época fantástica!

      Agora nos primeiros jogos falhou uns passes (não falhou muitos. Os dois lances que o queimaram mais resultaram de passes para ele que pareciam remates. Não há milagres) e pecou na finalização. De resto continuou a mostrar qualidade na circulação, o costume. Claro que ainda não tava na forma habitual mas tirá-lo para jogar com AA ou Talisca é impensável. Ridiculo mesmo. O Pizzi seria titular de caras neste Benfica ou seria o Renato Sanches mas como tá dificil de o pôr a jogar..

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:36 am

      Sempre considerei o Pizzi um jogador de qualidade, no entanto, para mim está a ser mal aproveitado a 8! É um jogador com qualidade técnica acima da média e qualidade de passe, embora os últimos jogos não o tenham mostrado (está com uma crise de confiança parece). Porém em termos de posicionamento, sobretudo na transição defensiva, na intensidade/reacção à perda e na recuperação de bola não é tão forte, ficando o meio-campo muito exposto. JJ quis fazer dele uma cópia de Enzo (e teve algum sucesso com isso na segunda metade do campeonato o ano passado), no entanto, para mim é evidente que Pizzi poderia render muito mais num meio campo a três, como médio organizador e com mais liberdade. Por exemplo, Almeida/Sanches (a médio prazo), Samaris e Pzzi. O problema neste caso seria o Jonas que ficaria sozinho na frente, no entanto acho que a equipa é mais importante que uma individualidade, por muito importante que ela seja. E neste 4-4-2, o que começa a parecer é que Jonas arrisca-se a ser o melhor marcador e o Benfica arrisca-se a perder o campeonato por um meio campo frágil nos jogos de maior responsabilidade. Ou arranja-se uma solução para o meio-campo a 2 (Sanches? Ou ida obrigatória ao mercado em Janeiro?) ou então urge mudar para um sistema de 4-3-3 (depois o modelo de jogo pode compensar o facto de Jonas estar sozinho, como o Guedes aparecer mais em zona de finalização, deixando o Jonas baixar como gosta para tabelar, ou Pizzi chegar à frente num apoio mais directo a Jonas).

      Quanto a Rafa Silva, merece esta chamada pois tem feito um grande arranque de época. Aliás não percebo como o Benfica preferiu apostar em jogadores de risco como Taarabt e Carcela e não apostar num jogador como Rafa, o custo total na aquisição dos marroquinos deveria cobrir o custo de contratação do Rafa (com cedência de algum jogador pelo meio).

      Adrien não sendo um craque é muitas vezes injustiçado, pois tem qualidade. No entanto mediante as opções actuais para o meio campo da selecção acho que Adrien ficará num lote de reserva (em termos ofensivos é um jogador com pouco impacto no jogo da equipa, pois não tem a verticalidade e transporte do Gomes, o passe longo e visão de jogo do Tiago/Neves nem a qualidade na circulação do Moutinho)

      Knox_oTal

    • PedroL
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:37 am

      coach047

      Passes de morte? Tu tens visto o Pizzi a jogar ultimamente? Falha TANTOS passes.

    • coach407
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:08 pm

      PedroL, vai rever os jogos e não tires os olhos do Pizzi. Vê o que acontece sempre que ele toca na bola. Ele não faz um passe para trás praticamente! Passam-lhe a bola e ele encontra sempre uma linha de passe mais à frente, é verdade que a arriscar tanto falhou alguns passes mas o grande de dificuldades dos passes dele não são comparáveis com os do Adrien, André Almeida, Samaris, Talisca, Herrera e até André André e João Mário.

      É um jogador que é tecnicamente muito acima da média e podes rever todos os jogos dele que foi criticado e mesmo assim vais conseguir reparar no que eu te digo. É um jogador que até a jogar mal, joga mais que os outros (quem tem jogado no lugar dele)

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:29 pm

      O Adrien era um excelente jogador no verão em que se falou intensamente de ele ir para o Porto a custo zero. Era um craque e tudo mais. Como não foi já é um jogador de 2º divisão. O João Mario e William são hypes enquanto Evandros e Pizzis desta vida são craques.

      E ainda conseguem criticar JJ por pegar em cepos e estar em 1º? É só tiros nos pés.

    • JSC
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:44 pm

      Coach407, discordo totalmente desse ponto.

      É preferível fazer um passe para trás do que arriscar um passe para a frente quando a equipa está desiquilibrada.

    • PedroL
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:39 pm

      coach407

      É por isso que sempre que este Pizzi (sim estou a falar da recente época em péssima forma) entra no jogo, ninguém dá pela sua influencia? Que é como nada tivesse mudado?

      É dificil acompanhar o número de vezes em que isto aconteceu, porque já são algumas. O Pizzi deste ano está péssimo, em nada tem a ver com o da época passada.

      Lá porque faz passes "mais dificeis" não quer dizer que tenha de ser valorizado. A questão é que enquanto uns sabem que esse passe não seria viável, o Pizzi tenta na mesma e falha, pois não tem essa consciência de "Risk/Reward" e do que seria realmente mais eficaz nessa situação.

      O Pizzi também perdeu completamente uma das suas qualidades que era o rodar sobre a bola e protegê-la, mantendo-a sempre curta e próxima a ele. Agora não faz nada disso e nota-se que é menos um.

      Para passes longos e retenção de bola, Cristante é o melhor para o serviço atualmente. Infelizmente com aqueles rumores que se fala, não joga. Burocracias.

    • Czarli
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:30 pm

      Preferir o Pizzi ao Adrién é o mesmo que preferir um saco de batatas a um coxo… Digo isto a sério, porque nem um é simplesmente coxo nem o outro é um saco de batatas, mas se se aceita um comentário desses, penso que este também será aceite.

  • Eugénio Fermides
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:56 pm

    Excelentes dados Paulo Pereira, como sempre :)

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:56 pm

    É pena, pois o André Gomes poderia aproveitar estes amigáveis para realizar finalmente uma boa exibição na Selecção e demonstrar à generalidade dos portugueses, sobretudo a quem não o acompanha na La Liga, todo o seu talento, marcando uma posição. Por outro lado, o Rafa já deveria ter estado na 1ª convocatória, voltou às boas exibições no Braga (é caso para dizer que está melhor que o Hazard original) e como tal é justa esta chamada. Veremos se será opção no ataque ou mais atrás.

  • coach407
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:56 pm

    Quando finalmente iamos poder ver o André Gomes a jogar na sua posição na seleção, ele está com problemas físicos e é dispensado… Assim começa a ficar complicado para ser titular no Euro 2016 visto que até lá não terá assim tantas oportunidades e só o estatuto de ser titular no Valência não chega.
    Terá o João Mário oportunidade para mostrar o que pode acrescentar à seleção.

    Quanto ao Rafa acaba por ser uma convocatória natural e justa dado o bom momento atual dele (não sou grande fã dele, é bom jogador mas dá sempre aquela ideia que não é um jogador para fazer várias épocas a grande nível, há muitos jogos que não aparece e até contra adversários modestos).

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:07 pm

      O João Mário é craque. Tem classe. No Porto equiparo-o ao Evandro.

      O Rafa se sair de Portugal vai andar em equipas do meio da tabela de outras ligas.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:26 pm

      Tirando o Rúben Neves que é um caso especial o João Mário era claramente o melhor médio do FC Porto se lá jogasse. Trata-se do melhor médio centro da Liga na realidade.

    • Drillex
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:27 pm

      Mas queres comparar o João Mario ao Evandro?

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:51 pm

      Rodrigo, esse comentário nem parece teu.

      Melhor que Imbula e André André?

      O Danilo e Rúben Neves nem podem ser comparados porque jogam noutra posição.

    • luis bcn
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:01 am

      Por acaso foi bem visto…o Joao Mario (que passou pelo Porto antes da família mudar para lisboa) é bastante semelhante ao Evandro. Nunca tinha reparo

      Quanto ao resto, o Imbula nem é titular certo no Porto e é o melhor médio do Porto e da liga…o João Mario em condições normais não jogava no Porto a titular porque simplesmente o André André está em grande forma (e a jogar no Porto era na posição dele)

      Mas se ele quiser voltar à invicta não me importo nada

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:10 am

      Rodrigo Ironia?

      Jozef

    • coach407
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:28 am

      Até parece que o Ruben Neves é o melhor médio do Porto. Se ele tivesse 28 anos essas afirmações eram impensáveis. Como tem 18 é verdadeiramente notável mas dizer que já é o melhor. Calma aí

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:04 am

      Dizer que o André André é melhor que o João Mário parece-me fruto do momento claramente. Não corresponde à realidade.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 2:27 pm

      Rodrigo digamos que essa desculpa do momento de forma já está a passar um bocadinho da validade (como os iogurtes do RV), e eu no inicio também pensei no mesmo mas falta um mês para o Natal e ele tem sido bastante consistente e muito importante na manobra da equipa.
      Depois meteres o João Mario à frente do Imbula é qualquer coisa de surreal, o Imbula é o melhor médio da liga claramente apesar de ainda não estar 100% adaptado, mas quando joga o que sabe está a um nível muito a frente de todos os outros.

      Jozef

  • gonçalo Duarte
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:57 pm

    O João Mário,o William e o Patrício tambem já esfolavam um joelho…

  • António Vilares
    Posted Novembro 10, 2015 at 11:06 pm

    André Gomes a ter azar e a perder a hipótese de mostrar serviço e todo o seu talento na selecção nacional. Mas é uma questão de tempo tal a qualidade do português no capitulo ofensivo.
    Rafa a não ser a melhor opção para a substituição directa com André Gomes mas a sua chamada percebe-se. O português tem estado em foco no Minho, sendo um dos principais motores no modelo de jogo de Paulo Fonseca, em que exige uma enorme presença no jogo entrelinhas e nesse aspecto Rafa é fortíssimo em movimentos de jogo interior partindo da esquerda.

    • luis bcn
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:07 am

      Vamos por partes…eu vejo os jogos do valencia quase todos e a verdade é que o André destrói mais jogo do que cria. A equipa que vive das bolas paradas e transição rápidas não pode ter esta irregularidade no meio-campo.

      O André Gomes está a uma janela de transferências de se sentar no banco se não parar de destruir os contra ataques…

      Fuego-Parejo-Enzo são o meio campo mais forte do valencia. O André Gomes está a pouco de ser o De Paul

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:56 am

      Luis bcn, eu não vou por partes, basta me uma parte. Se dizes que o André Gomes está a uma janela de transferências de se sentar no banco é porque não vês os jogos. Podes jurar a pés juntos que os vês que eu não acredito. O André é constantemente o jogador mais no valência, principalmente a atacar com um excelente primeiro toque e transporte de bola. Não vê isso quem não quer. Tem jogado pouco apenas porque vem de lesão, fez uma época de excelente nível e agora está a voltar ao mesmo. Nem vale a pena comparar qualquer um dos três jogadores que enunciaste com o André. O Enzo então desde que chegou ao valência que tem sido um zero à esquerda. Mais uma razão para não acreditar minimamente que tens visto os jogos do valência. A irregularidade no meio campo de que falas devesse em muito à falta que o André fez à equipa tanto na pré época como no início da mesma.

      Os espanhóis andam malucos com ele, basta ver um jogo do valência com relato em espanhol, mas sinceramente se não vês os jogos, quanto mais esperar que ainda os ouças em espanhol…

      Humberto Cruz

    • António Vilares
      Posted Novembro 11, 2015 at 7:48 am

      Luis bcn também vejo quase todos os jogos transmitidos e vejo o André Gomes como o melhor médio para ligação intrasectores. Nenhum dos referidos apresenta a mesma capacidade de transporte no momento da transição ofensiva. Sem André Gomes a equipa perde muito em termos de jogo interior, e vive à base da exploração de jogo exterior…
      Mas respeito à tua visão ;)

    • coach407
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:31 am

      Por acaso é possível tar a uma janela de transferências para ir para o banco. Fala-se no Barcelona. Não é fácil sentar o Iniesta…

    • coach407
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:31 am

      Por acaso é possível tar a uma janela de transferências para ir para o banco. Fala-se no Barcelona. Não é fácil sentar o Iniesta…

  • Rabensandratana I
    Posted Novembro 10, 2015 at 11:56 pm

    Rafa merecia ter sido logo escolhido!!!

    Dos melhores jogadores do nosso campeonato!!!

  • Anónimo
    Posted Novembro 11, 2015 at 12:22 am

    Rafa faz-me lembrar Simão Sabrosa. Pode ser um deus da nossa liga. Desejo vê-lo substituir Gaitán.

    Ass: Rui Lopes

    • PedroCastela
      Posted Novembro 11, 2015 at 2:04 am

      Que exagero.. Rafa pode ser um deus da liga como? Tem tantos deuses à frente dele!

      E de Simão Sabrosa, só te podes referir à altura de ambos, pois futebolísticamente falando, o rafa não vale uma unha do nosso ex capitão.

      Eu não o queria para o lugar do gaitan, pois não joga metade do que o argentino joga e faz jogar.
      No entanto, para ser suplente não era mal pensado. Contudo, o Braga pede mundos e fundos por ele, pelo que fique onde está,que sinceramente me parece um clube certo para ele. Num clube maior, iria ser outro candeias, licá, ukra, por aí.. Ou seja, banal.

    • PedroL
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:42 am

      Gaytan? Por favor, este nem sequer tentou disfarçar o "erro". Vejam a distancia entre Y e I. Comentários destes é que não deviam ser permitidos.

    • PedroL
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:41 pm

      O meu comentário agora perdeu o sentido porque por alguma razão, o infractor a que me referia acima removeu o seu comentário. Aliás, nem sabia que era possivel remover o comentário, pois não tenho qualquer opção nos meus!

  • Edge
    Posted Novembro 11, 2015 at 12:49 am

    Então o Adrien está riscado

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 11, 2015 at 9:51 am

    Chamada justa!

    Já muitos de nós defendemos que merecia estar na chamada inicial.

    Eu bem digo que os responsáveis da selecção andar a ler o VM!

Deixa um comentário