Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grande em Portugal, mas demasiado pequeno na Europa

Em 1906, aquando da criação do Sporting Clube de Portugal, José Alvalade, o mais célebre dos fundadores, proferiu uma célebre frase: ’Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa’. Ora, a verdade é que, 110 anos volvidos, esse mesmo clube conseguiu tornar-se numa das principais referências do desporto em Portugal, mas no que toca às participações nas competições europeias de clubes as prestações dos leões têm sido quase sempre fracas.

O Sporting conta como grande feito internacional a conquista da Taça das Taças em 1964, mas mesmo nessa fase esse feito assume-se como um oásis nos anos que o precederam e sucederam, já que, nas décadas de 1950, 1960 e 1970 os verde e brancos nunca conseguiram passar da segunda eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus e da Taça UEFA (na altura o formato das provas continentais era distinto do actual, sendo desde o início a eliminar).

Na década de 1980 o clube teve a sua melhor prestação na principal prova da UEFA, ao chegar aos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus da época 1982-1983, sendo que nos anos que se seguiram conseguiu algumas prestações europeias que fugiram à normalidade das eliminações nas primeiras rondas, atingindo os quartos-de-final da Taça UEFA em 1985/1986, os quartos-de-final da Taça das Taças em 1987/1988 (que, ainda assim, corresponderam a somente duas eliminatórias ultrapassadas) e as meias-finais da Taça UEFA em 1990/1991.

As competições europeias foram evoluindo, sofrendo uma grande transformação nos anos de 1990 com a mudança de formato da principal prova continental, que se passou a denominar Liga dos Campões. Ora, centrando a nossa análise naquilo a que podemos considerar a época “moderna” dos torneios de futebol do Velho Continente, o panorama do Sporting é arrasadoramente mau. Desde 1991/1992, os leões foram eliminados das provas europeias em Dezembro (ou antes) em 17 ocasiões, o que significa que a maior parte das prestações terminaram numa fase precoce das competições. A somar a isto, há-que ter em conta que só por 3 vezes neste período os verde e brancos conseguiram chegar a Abril (fase em que, por norma, se começam a disputar os quartos-de-final) “vivos” nos troféus continentais, nunca o tendo feito na principal prova da UEFA. Aliás, as participações do Sporting na Champions League têm sido francamente medíocres, já que, desde a existência do actual formato, só por uma vez o clube ultrapassou a fase de grupos, e logo para cair goleado por números estrondosos pelo Bayern Munique, em 2008/2009. Aliás, o emblema de Alvalade venceu apenas 14 dos 56 duelos que realizou na competição desde a mudança de nome e formato, o que ilustra bem a diferença competitiva para o topo do futebol europeu. Nesta fase, o grande feito foi a caminhada até à final da Taça UEFA em 2004/2005, sendo que esse percurso pareceu inaugurar uma fase mais risonha do Sporting na Europa. Com efeito, desde 2004/2005 até 2011/2012, a regra deixou de ser as eliminações antes do Natal (que só sucederam por 2 vezes nestas 8 épocas), conseguindo o emblema de Alvalade atingir as meias-finais da Liga Europa em 2011/2012, (naquela que foi a época em que os leões realizaram mais jogos europeus da sua história, com 16 partidas disputadas), os oitavos-de-final da Champions em 2008/2009 (num feito inédito), os quartos-de-final da Taça UEFA em 2007/2008, os oitavos-de-final da Liga Europa em 2009/2010 e os 16 avos-de-final da Liga Europa em 2010/2011. Esta sequência de participações, não sendo brilhantes, assume-se claramente como a melhor fase do leão na Europa, o que também mostra bem como a fasquia está muito baixa.

Ora, nas últimas épocas esta aparente melhoria do Sporting parece estar a sofrer um retrocesso. Esta foi a quinta época consecutiva em que o Sporting não passou nenhuma eliminatória europeia depois da fase de grupos, ou seja, ou caiu na fase de grupos (como sucedeu na Liga Europa em 2012/2013 e nesta edição da Champions), ou foi eliminado na primeira eliminatória que disputou (os 16 avos-de-final da Liga Europa em 2014/2015 e 2015/2016) ou nem esteve nas provas continentais (na temporada 2013/2014). Assim, podemos já dizer que no último lustro a turma de Alvalade voltou a ter como hábito participações europeias que terminam antes da chegada da Primavera.

Estes registos são particularmente gravosos se comparados com o das outras equipas portuguesas. Não alargando a análise a anos muito recuados, desde 2003 o FC Porto venceu uma Liga dos Campeões, duas Taças UEFA/ Liga Europa e um Mundial de Clubes, tendo passado a fase de grupos da Champions por nove ocasiões (mesmo em épocas de menor fulgor os dragões fizeram da presença na elite europeia uma normalidade) o Benfica esteve por duas vezes na final da Liga Europa, por uma vez na meia-final da mesma competição e esteve por 3 vezes nos quartos-de-final da Champions e até o Sporting Braga, emblema de dimensão incomparavelmente inferior ao Sporting, obteve prestações de bastante prestígio como a final da Liga Europa em 2010/2011 e os quartos-de-final da mesma competição na época transacta.

O Sporting europeu, tendo como grande mérito a regularidade das presenças (desde 1955/1956 só não esteve presente em 1976/1977 e em 2013/2014), apresenta registos pouco condizentes para um clube que se assume como um grande num país com a tradição futebolística de Portugal. Os resultados na Taça/Liga dos Campeões são bastantes fracos e o registos nas demais provas é mais marcado por eliminações precoces frente a equipas pouco conhecidas do que por longas caminhadas. Isto tem consequências a nível do prestígio e reconhecimento internacionais, do ranking europeu (o que cria uma bola de neve, já que um mau ranking europeu leva a sorteios mais complicados – não se deve somente ao “azar” – que dificultam a passagem às fases seguintes) e da valorização de jogadores, que sem a montra internacional (e o Benfica de Jorge Jesus e o Sevilha dos últimos anos são a prova que não é só a Champions que exerce de palco de valorização de activos, podendo o mesmo suceder também em caso de grandes prestações na Liga Europa) não só perdem cotação como mais facilmente ficam desejosos de sair às primeiras ofertas recebidas do estrangeiro. Esta “questão europeia” deveria ser deixada de ser tratada pelo mundo sportinguista com um certo desdém ou indiferença, já que tem funcionado como claro travão ao crescimento do clube. Enquanto o paradigma continuar assim, o Sporting continuará a ser um clube grande, mas tão longe dos maiores da Europa.

Pedro Barata

VM
Author: VM

157 Comentários

  • Francisco A
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:35 pm

    Tudo dito, sem tirar nem por.

  • Da autoria do Lizardo
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:36 pm

    Quase quatro anos depois de se instalar o Carvalhismo no Sporting, zero títulos, as piores prestações de sempre na Europa, os maiores orçamentos de sempre, o mais caro treinador de sempre, os maiores flops contratados neste período, um sem fim de casos em tribunal, um incontável número de posts no Facebook pelos mais diversos Diretores de Comunicação, e claro, pelos Batistas e Capitães que a mando de João Duarte e Quintela, (pobres rapazes que, segundo consta, vão ser corridos agora em Março, não vão fazer parte da futura lista de Bruno Miguel), vão redigindo e espalhando a sua boçalidade e a sua falta de nível, know how e capacidade para representarem um Clube tão grande como os maiores da Europa.

    Estamos a poucos meses das eleições, e o FRACASSO em toda a linha desta direção é evidente, se do ponto de vista financeiro se tenta tapar o sol com a peneira, a bem da verdade é que as contas não estão assim tão saudáveis, como se pode ler neste texto, e claro, até pelo pouco folclore feito pelo Bruno Miguel sobre os resultados do último relatório e contas. Sabe Bruno que ao agir, vai ter uma reação, e o melhor é estar calado. Evoluiu, mas pouco!

    Ontem ficámos fora da Europa, contra uma equipa que não vencia nas mesmas competições há mais de dez anos. Nada que nos belisque a honra, na época passada uma equipa Albanesa, pela primeira vez na sua história venceu um jogo nas competições europeias, e claro, contra o Sporting de Jesus e Bruno.

    A elevação mental de Bruno Miguel é tão curta e tão limitada, que não entende que é na Europa que está o prestígio. É ali no maior palco do futebol que estão os milhões, que estão os grandes negócios, que está o verdadeiro espetáculo. Veja-se o exemplo do Arsenal, que internamente nada vence, e que a nível europeu é uma equipa respeitada e sempre candidata a vencer as competições onde está inserida.

    Por cá, só o Benfica interessa, e quando se tem tão pouca elevação mental, tão pouca capacidade intelectual, tão fraca capacidade de gestão, não é de estranhar o fracasso do Sporting e o quase tetra do Benfica nos mesmos anos em que Bruno Miguel foi Presidente do Sporting.

    As próximas semanas muito nos vão contar sobre um futuro imediato. Se não vencermos na Luz e se cairmos em Setúbal para a Taça de Portugal, a época fica definitivamente fechada, sim, novamente em Dezembro, mas com a nuance que em finais de Outubro já nós estávamos a cinco pontos do Benfica, veremos se conseguimos agora aproveitar o seu deslize na Madeira. Mas as últimas exibições do nosso Sporting não auguram grandes expetativas.

    Nada mudou no Sporting, piorou. Em termos de orçamento estamos a empurrar com a barriga, estamos a jogar um jogo perigoso que cada vez mais evidencia o risco de perdermos a maioria da SAD.

    Este Bruno Miguel, tão adorado por tantos, cada vez menos aplaudido pelos mesmos, corre o risco de se transformar rapidamente num nome proibido ao exemplo de Vale e Azevedo. Também ele loucamente adorado e idolatrado. Até que saiu escoltado pelas forças de segurança e mais tarde acabou mesmo detido.

    Sócios, avaliem estes quatro anos, avaliem os despedimentos, os boys que foram contratados, avaliem o tom, o estilo, estudem as contas, comparem com os últimos 10/20 anos, e cheguem a conclusões.

    A minha questão é simples: Estamos melhores que no inicio do Século ou há dez anos passados?

    Não, não estamos. Vencemos menos, temos menos formação, temos mais passivo, temos mais casos que nos tiram prestígio, estamos constantemente a viver um ano zero. E assim, sem projeto e sem estratégia, é tempo de abrir a porta de saída aos que não sabem “conduzir o Ferrari”

    • Daniel Filipe Vieira
      Posted Dezembro 9, 2016 at 12:55 pm

      O Arsenal o quê? Aquela equipa que todos os anos joga muito e nada ganha? Alguém considera o Arsenal capaz de vencer um UCL? Não vou precisar, mas de certeza que alguém poderá confirmar, mas os londrinos não passam dos quartos de final à uns bons cinco anos.

    • Andre Dias
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:39 pm

      Da autoria do Lizardo, excelente comentário.

      Daniel Filipe Vieira, permite-me discordar. O Wenger montou uma excelente equipa, apesar de uma ou duas lacunas, a praticar um excelente futebol. O problema do Arsenal é perder os melhores jogadores para clubes rivais ao longo dos anos. Wenger é um treinador que prefere formar do que gastar muito em reforços propriamente ditos (Ozil e Alexis são excepções). Quando o Arsenal vende um dos seus melhores jogadores a equipa ressente-se porque o substituto está em fase de formação.
      Nos grandes europeus (Real Madrid, Barcelona, Bayern) vê-se o contrário. Compram jogadores para serem mais valias, vendem aqueles que acham que já acrescentam pouco à equipa.

      Não sei a que se deve este modelo de gestão do Wenger, e acho que é aí que reside o motivo da falta de títulos do Arsenal, mas continuo a achar que o Wenger é um óptimo treinador e o Arsenal é uma equipa sempre a ter em conta na luta pelo título e nas fases a eliminar da Champions.

      Desde 2005/2006, o Arsenal atingiu uma final (perdeu contra o Barcelona), uma meia-final (perdeu contra o Manchester United), dois quartos de final (perdeu contra Liverpool e Barcelona) e 7 oitavos de final (perdeu contra PSV, Barcelona (2x), AC Milan, Bayern (2x) e Monaco).

      Com excepção das eliminatórias contra o PSV e Monaco, o Arsenal foi sempre eliminado por equipas teoricamente superiores ou no mínimo equivalentes. Foi eliminado 4x pelo Barcelona, equipa que comprou ao Arsenal Thierry Henry, Thomas Vermaelen, Alexander Hleb, Alex Song e Cesc Fabregas.

      Não acho que o Arsenal seja candidato a vencer a Champions, mas está definitivamente no 2º lote de favoritos. Se o Wenger investisse mais nos reforços necessários e se segurasse os melhores jogadores, poderia surpreender. Não acho que possa atingir o nível de Real Madrid, Barcelona ou Bayern porque Ronaldo, Messi e Muller são jogadores que não abundam.

      • Hugocortas
        Posted Dezembro 9, 2016 at 6:51 pm

        Andre, se nao me falha a memoria do que li em varios posts aqui no VM, o modelo de gestao do Arsenal, apos 2003/04, passou num desinvestimento do plantel por causa do estadio que construiram, dai que so a muito bem pouco tempo se voltou a ve-los a investir em peso nos reforços (os dois que referiste).

  • Da autoria do Lizardo
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:37 pm

    O silêncio dos culpados. Bem diferente da inocência e da forte mensagem do famoso filme “the silence of the lambs”.

    E bem diferente porque no contexto desportivo e no assunto Sporting, depois de sermos eliminados das competições europeias, depois de uma vez mais o Presidente Bruno Miguel se esconder nos balneários, e uma vez mais, estranharmos o facto de não se ouvir, ler uma linha, uma opinião sobre este descalabro, nem da Direção nem dos nossos “génios” da comunicação, …não há inocentes.

    A estratégia, se é que a há, é simples, o medo da reação. Daí ter sido necessário soltar os lobos alinhados com a Direção e com outras Agências de Comunicação nas redes sociais a minar as opiniões e a soltar frases de ataque a Jorge Jesus, como se fosse o Mister o único culpado do fracasso da época passada e do fracasso que a presente época adivinha já.

    Que ambiente se viverá no balneário? Bruno e Jorge falam, trocam impressões, relacionam-se profissionalmente e com elevação, exigem de ambos e mutuamente se respeitam exigindo mais para que num todo tudo seja melhor?

    As dúvidas são muitas, e Bruno Miguel, como já o escrevemos aqui, está refém da sua cegueira. Ao contratar Jorge Jesus perdeu o poder, foi ele, Bruno, que escolheu um Treinador que não aposta na formação. Foi o Presidente, Bruno, que escolheu um treinador que tinha uma varinha de condão, capaz de transformar os tijolos do Ryan Gauld em duas barras de ouro. Mas o toque de midas não surgiu. Que jogadores potenciou realmente Jorge Jesus? Se formos sérios, nenhum, todos evoluíram e fizeram o seu percurso normal, menos os que saíram prejudicados, como Mané, Matheus, Esgaio, Palhinha, Geraldes, Iury, Podence, entre tantos outros, que têm que nascer dez vezes para ter hipóteses. Azar destes jovens, que assistem a uma pobreza franciscana sempre que joga Markovic ou Alan Ruiz, André ou Castaignos, Petrovic e outros que nem contam como Meli ou até o Spalvis, que sejamos sinceros, nem na equipa B se irá impor.

    Agora chegaram mais dois portentos angolanos. Não conheço os diamantes negros, mas o historial de jogadores angolanos em Portugal, bem, é lembrarem-se de um que seja que tivesse tido sucesso, e sim, o joelho do Mantorras não conta como resposta.

    O namoro Bruno e Jorge está a passar um mau momento. Viveram momentos de grande intensidade, de braços dados e abraços, tudo antes de o jogo começar. Depois, bem depois, temos em Jorge Jesus, escolhido por Bruno, o pior treinador dos três no período do Carvalhismo. Leonardo Jardim organizou. Marco estabilizou e venceu. Jorge Jesus, o recordista dos milhões, não vence, não potencia, não amedronta, nada. E se JJ tem a sua dose de culpa, o principal culpado é Bruno Miguel.

    Domingo não será decisivo, seja qual for o resultado. Mas uma má exibição do Sporting vai deixar feridas expostas que podem sarar só em Março.

    E não se esqueçam todos, Gelson ainda não renovou, Adrien e William continuam a ser cobiçados, e uma nova janela de transferências está a chegar.

    • Filipe
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:05 pm

      O JJ é de o melhor treinador dos 3.
      A época passada foi superior à do Marco Silva.
      O Gelson tem contrato ate 2022.
      O William e o Adrien se saírem não saíem a 0.
      O JJ potenciou 70M€. Sem contar com o Gelson.
      O Bruno Miguel fez um trabalho notável no clube, e não podem pedir ao homem, que agarrou o clube na sua pior fase, que ganhe o seu estatuto europeu dr um dia para outro. O Benfica precisou de 5 anos de JJ para estar onde esta agora.
      Não existe nenhuma tensão entre o presidente do Sporting e o treinador.

      O artigo esta excelente. O Sporting não tem estofo europeu. É factual. A diferenca para os outros 2 clubes é abismal, em termos europeus. O Porto precisou dr ganhar à Roma para ir à fade de grupos e ganhou ganhou, por exemplo. Nós sportinguistas temos que olhar para dentro e creclscer com estes erros. Tenho a certeza que com este presidente as campanhas européias vão melhorar, mas temos que criticar. Muito bom texto. Sem exageros sem mentiras sem polemicas.

      • kurt
        Posted Dezembro 9, 2016 at 1:28 pm

        O JJ não potenciou 70 milhões, o Slimani e o J. Mário já estavam em ascendente antes de ele lá chegar, e se o Slimani aprendeu a jogar à bola não foi com o Jesus! Dar mérito quando é devido não por tudo e por nada

        • JoaoMiguel96
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:30 pm

          Aliás, o Slimani nem fez a sua melhor época precisamente com JJ. O João Mário não jogou muito mais com JJ do que Março Silva?

      • Marco
        Posted Dezembro 9, 2016 at 7:39 pm

        E o Benfica nao “precisou de 5 anos de JJ”. O JJ deu bom uso ao imenso manancial de recursos que o Benfica lhe pos a frente (e ainda conseguiu perder coisas que sinceramente….)

    • Ricardo Nunes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:59 pm

      100% de acordo.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:38 pm

    Nao era capaz de ser de mais nenhum clube. Desde que sou gente que sou do Sporting. Tenho quotas em dia, tenho game bom há 12 anos. Vibro com o Sporting é nem sei porquê. Mas também não tenho de saber porque o futebol não é racional. O que sei é que algures durante a história do Sporting, o clube perdeu a sua identidade. Começámos a focar-nos nos adversários e esquecemos de pensar em nós. Esta nova geração só pensa no Benfica e não no próprio clube. Gosto de pensar que temos de pensar em nós, não nos outros mas isso sou apenas eu.

    Acredito que Bruno Carvalho se mudar e muito apenas sua postura possa recuperar o clube, mas há um longo trabalho pela frente. Desenganem-se aqueles que apenas acham que vai ser 3 ou 4 anos, vai ser muito mais. E o grande problema é mesmo as crises de liderança pelo que se atravessou…

  • Francisco A.
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:40 pm

    Ora aqui está um texto que critica o Sporting, mas de uma forma justa, através de uma análise concisa e consciente ao desempenho do clube. Tudo o que aqui está é verdade. Mas é tão raro encontrar artigos sobre o Sporting que critiquem o clube sem que o autor pareça ter uma faca atravessada nos dentes, pronto a espetá-la no coração dos adeptos do clube. Parabéns Pedro Barata, pela crítica construtiva.

    • Daniel Filipe Vieira
      Posted Dezembro 9, 2016 at 12:52 pm

      Exactamente Francisco, este artigo faz uma crítica mas a grande diferença é que se trata de uma crítica factual. Não alinha em teorias da conspiração, não faz de B ou C bom ou mau. Analisa factos, que sem dúvida demonstram a incapacidade que o Sporting tem em fazer do seu lema de criação mais do que um lema.

  • MuchoGuerra
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:54 pm

    O texto nao falha em nenhum ponto, é inegável que o Sporting é um grande em Portugal, tem muita tradição nas modalidades, uma formação que, apesar de estar numa fase menos boas, é das mais reconhecidas internacionalmente. Mas penso que, especialmente desde que Bruno de Carvalho assumiu a presidencia, que o Sporting se quer colocar num patamar que nao é o seu. O Sporting não é o maior clube português como já defendeu o seu presidente( Benfica e Porto apresentam mais titulos) como tem muito pouca reputação europeia( ter uma boa formação nao chega) especialmente comparada com Benfica e Porto, vencedores de duas Champions cada( Porto com ainda duas taças UEFA e o Benfica com muitas finais da Taça dos Campeoes Europeus, bem como a geração de 60 e de Eusébio, ainda muito reconhecida internacionalmente). Não vale a pena BdC ir a Espanha dizer que o Sporting ganhava 7 títulos em 10, o que não é verdade, e não vale a pena o constante foco nos rivais, especialmente o Benfica, pois não é assim que o Sporting vai crescer. É preciso parar um bocado, olhar para dentro do clube, deixar os outros em paz e começar a trabalhar para fazer crescer o clube pois não é acusar dos vouchers que o Sporting vai melhorar.

  • Kaufman
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:56 pm

    Primeiro assumir em Portugal, depois na Europa. O Sporting passou por uma fase muito turbulenta nos últimos 20 anos. Não se recupera em 3 ou 4. Relembro que tanto Porto como Benfica começaram por pavimentar o seu poder nacionalmente antes de se lançarem para a Europa. Sejamos francos, o Sporting não tem, nem de longe, as mesmas armas que os seus competidores, e se parece que o tem, muito se deve a Jorge Jesus (basta relembrar o que fez Marco Silva com um plantel superior.). Acredito que conquistando 2 títulos nacionais em 3 ou 4 anos, o paradigma mude, e Jorge Jesus é o treinador ideal para isso. Não esquecer que o Sporting ganhando a próxima jornada fica líder isolado do campeonato, que deve ser sempre encarado como o objectivo principal. Veja-se o exemplo de Chelsea e Liverpool este ano na BPL. E relembro também o nível de jogo exibido pelo Sporting o ano passado depois da eliminação das provas europeias. Não vamos dar passos maiores do que a perna, por muito que o coração queira o contrário. SL.

    • Núclei Ourém
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:08 pm

      Marco Silva com menos de metade do orçamento que têm o Jesus ganhou uma taça de Portugal enquanto que Jesus com mais do dobro do dinheiro ganhou bola…
      Como é que consegues mentir assim? Sentes-te bem a ser assim? Consegues dormir de noite? A consciência não pesa?

    • Paulo
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:14 pm

      2 ou 3 títulos nacionais?
      Estás a falar de supertaça e taça de portugal? É por aqui que começa a mudança de paradigma do Sporting? em 4 anos, com o investimento feito são passos muito muito muito (demasiado) pequeninos não te parece?
      Ou achas sustentável treinadores a 6M/ano terem essa exigência?
      SL

    • Knox_oTal
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:18 pm

      Marco Silva teve melhor plantel?!? Está bem está! As coisas ditas muitas vezes tendem a ficar é verdade! O Nani fazia quantas posições nessa lógica?
      Outra coisa, tenho para mim que o Sporting sai das competições europeias de forma inglória este ano, não por causa da falta de qualidade do plantel, mas sim por causa do seu treinador, que mais uma vez inventou e mostrou uma grande displicência e falta de respeito perante a história do clube que representa!

    • kurt
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:22 pm

      Continuo sem entender como é que o MS tinha um plantel superior com metade dos salários e com o investimento que fizeram este ano…

      Mas isto faz algum sentido ou é só mais uma tentativa de passar paninhos quentes na campanha de Jesus?

      Este é o Sporting que mais gasta na história, logo tem melhor equipa a menos que estejas a passar um atestado de incompetência a quem contrata os jogadores

      • RuiF
        Posted Dezembro 9, 2016 at 1:52 pm

        Tens campeões europeus como o William, o Rui e o Adrien e ainda tens jogadores como o Bas Dost, Ruiz, Joel Campbell ou o Coates, que têm currículo em ligas mais competitivas que a nossa, já para não falar que ainda têm talentos como o Gelson ou Rúben Semedo. O Sporting até se dá ao luxo de deixar nas reservas o Castaignos ou o Douglas que mesmo não sendo uns foras de série, eram estrelas em qualquer outra equipa portuguesa, fora Benfica e Porto e ainda dizes que tens menos armas que os outros? Que tem o Sporting a menos em relação ao Porto, p/exemplo?

        Ganha juízo e deixa de te enganar a ti próprio. O tempo do Bettencourt já passou.

    • MichaelScott
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:38 pm

      O Sporting do Marco Silva tinha jogadores como Jefferson (que agora não conta para JJ), Miguel Lopes, Paulo Oliveira (também não conta), Tobias Figueiredo, Fredy Montero, Naby Sarr, André Martins, Tanaka, Mané, Maurício, Jonathan Silva, Rosell, Capel, que eram opções para o 11.

      JJ não só mandou quase todos embora, como tem jogadores que não são titulares como Markovic, Campbell, Alan Ruiz, André, Elias, Castaignos, …

    • Kacal
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:44 pm

      Uma dupla de centrais Maurício-Sarr e reforços de luxo como Sarr, Ewerton (já não era o mesmo de Braga), Oriol Rosell e Tanaka.

      Teve o Nani, sim, mas prefiro ter 3 ou 4 bons reforços que 1 muito bom e o resto razoável.

      O que eu sei é que conquistou a Taça de Portugal e apenas foi eliminado da Champions por causa do arbitro (penalti escandaloso contra o Schalke) e mais dois erros de amador num único lance da dupla de centrais, nunca vi nada como aquilo e foram mais pontos perdidos.

    • Alexis
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:53 pm

      “O que fez Marco Silva com um plantel superior” e parei de ler aqui porque ha gente que pura e simplesmente não consegue pensar antes de falar / escrever…

      Isso ou o Andy Kaufman está vivo, e decidiu vir fazer comédia aqui no blog

    • Ricardo Nunes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:52 pm

      Só me apetece rir quando dizem que o Marco Silva apanhou um plantel superior, isto é uma piada de mau gosto, basta ver o dinheiro gasto e as contratações feitas, já para não falar que o Jorge Jesus deve receber 10x mais que o MS.

      • GroovyTony
        Posted Dezembro 9, 2016 at 5:50 pm

        Então o dinheiro investido significa plantel superior? André e Castaignos são melhores que Montero? Bruno Cesar melhor que João Mário? Dost melhor que Slimani? Nani e Ruiz, Gelson e Carrillo, mesmo nível. Sarr e Maurício bem piores que Semedo e Coates. Cedric e Jefferson melhores que Schelotto e Zeegelar. Jonathan era melhor que o Jefferson atual.

        • Justo Lopes
          Posted Dezembro 9, 2016 at 7:14 pm

          Entao se com o triplo do orcamento fazem um pior plantel estas a dizer que estes dirigentes sao assim tao pateticos?

  • Kafka
    Posted Dezembro 9, 2016 at 12:57 pm

    Um dos melhores textos que já li aqui no VM e que subscrevo na integra, parabéns Barata, eu não tiro uma virgula sequer

  • JM
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:13 pm

    Um aparte ao texto que é bom,são factos,mas o Sporting nas ultimas 3 participações,foi prejudicado no terreno do Schalke (passavamos aos oitavos), CSKA ( íamos à fase de grupos) e agora com o Legia houve um penalty ( dava para ir à liga europa)

    Mas claro,isto não é uma desculpa,porque com o Legia o apuramento era o mínimo e ainda tiveram 1 hora para correr atrás do resultado.
    Com o CSKA,estivemos a ganhar e permitimos a reviravolta

    Com o Schalke é que a equipa não foi culpada,pois aquilo foi um escândalo

  • José Martins
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:13 pm

    É algo que me ultrapassa esta desvalorização pelas competições europeias por parte de JJ. Se é verdade que este ano teve o infortúnio de ficar no mesmo grupo de Real e Dortmund, é vergonhoso ficar atras do Legia. Mas desenganem-se se acham que ficar de fora da Europa o preocupa. É isto que ele prefere- ficar concentrado nas competições domésticas. É a praia dele. Por isso é que lá fora nunca será reconhecido como um grande treinador. Outro ponto é o facto de justificarem o ordenado do catedrático pela forma que potência jogadores e consequentemente pelo dinheiro que o clube recebe das transferências. Em parte é verdade mas só fará sentido se os jogadores tiverem presentes nos grandes palcos. Os tubarões não vão olhar para um jogador que brilhe somente no campeonato português. A liga dos campeões é uma montra fundamental para os clubes portugueses e foi por isso que, por exemplo, o Bayern contratou o Renato Sanches, porque se defrontaram na champions.

  • The Monster
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:19 pm

    A melhor equipa de sempre do SCP, a dos 5 violinos apanhou uma era em que não havia competições europeias.
    De qualquer das formas, as participações europeias do Sporting são muito fracas.
    E não é por falta de jogadores de qualidade, porque o Sporting teve enormes jogadores durante a sua história como CR, Figo, Futre, Schemeichel, Yazalde, Balakov, Jardel, etc. etc., impressionante a riqueza de jogadores que já passaram pelo SCP.

    • Mário Lourenço
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:51 pm

      Penso que já existiam competições eurpeias nessa dta

    • Tpcouto97
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:57 pm

      Os 5 violinos apanharam a Taça Latina(de certa forma uma mini Champions) e também não a conseguiram ganhar..

      • Kafka
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:55 pm

        Só a titulo de curiosidade, o Benfica tem 1 Taça Latina

        • The Monster
          Posted Dezembro 9, 2016 at 3:36 pm

          A taça latina era uma taça insignificante, visto que os clubes que nela participavam nem sempre eram os melhores, estavam lá por cortesia e não por mérito.

          • Kafka
            Posted Dezembro 9, 2016 at 3:53 pm

            Só é insignificante na tua cabeça e porque o Porto nunca venceu nenhuma, pois na altura era a competição mais importante disputada na Europa apesar de não ser competição oficial, e era tão importante que deu origem à Liga dos Campeões

            Mas descansa nem conta como titulo oficial

            • The Monster
              Posted Dezembro 9, 2016 at 4:45 pm

              O Porto nunca venceu nenhuma porque nunca participou nela, mesmo tendo sido campeão, por isso é que essa taça é insignificante e não tem credibilidade nenhuma, é comparável ao torneio de amestardão, por exemplo.
              Se uma equipa não é convidada a jogar o torneio de amestardão é impossível esse clube ganhá-lo.

              • Kafka
                Posted Dezembro 9, 2016 at 5:28 pm

                Comparar a Taça Latina que era SÓ a competição de clubes mais importante da época a nível Europeu (apesar de não ser uma competição oficial), com o torneio de Amesterdão, é somente ridiculo

                Já agora, na 1ª edição da Champions em 55/56 a participação foi por convite, tendo sido o Sporting o convidado, apesar do campeão nacional ser o Benfica, logo pela tua lógica a 1ª edição da Champions não devia contar e e era uma edição insignificante? certo?

  • Vasco
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:20 pm

    A melhor presença do Sporting na Europa nos ultimos anos foi com o Marco Silva… treinador que foi humilhado e envenenado pelo Bruno de Carvalho desde o primeiro dia, porque tinha ciumes de que os sportinguistas gostassem mais do treinador do que dele.

    • Luis ES
      Posted Dezembro 9, 2016 at 1:35 pm

      A melhor presença na Europa nos últimos anos ocorreu quando Sá pinto levou o Sporting à meia-final da Liga Europa 2011/12. Os leões eliminaram o Legia, o Man. City (que afastara o Porto no 16avos) e o Metalist. Estiveram em vantagem nas meias perante o Athletic mas a derrota na segunda mão foi preponderante (o golo de Ibai Gómez em cima do intervalo foi um balão de motivação dos bascos). Ainda assim, Marco Silva fez uma boa campanha há 2 anos na Champions, comparativamente ao JJ.

  • Toupas
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:20 pm

    Texto absolutamente espectacular e com todas as verdades ditas. O Sporting na Europa tem tido prestações completamente miseráveis e agora com o Jesus vai ser sempre isto, façam bom proveito dele. Queria só realçar que desde o 25 de Abril o Sporting ganhou 2 campeonatos! Repito 2!!! Acho que só aqui cai por o mito que o Benfica e o clube do regime.

  • IlCapitano
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:49 pm

    Texto sem dúvida verdadeiro, mas acho esquesito não meterem um facto MUITO importante, a melhor equipa de sempre do sporting (5 violinos), apanhou uma era que não havia competições europeias, caso houvesse, talvez tivéssemos uma champions no CV… Outro facto é que o SCP não é só futebol, e modalidaes existe dúvidas que somos fortes? ( mesmo a nivel europeu)

    Vejo muita gente a criticar o JJ (e com alguma razão) mas qd pergunto qual foi a última vez que viram o SCP a lutar pelo campeonato até à ultima jornada, calam-se… Ou quando é que o SCP fez tantos pontos como o ano passado, calam-se… Ou porque o JJ ganha muito, e depois digo que com o que valorizou os jogadores na época já dava pra lhe pagar os salários o resto da sua carreira e depois calam-se… Ou porque os jogadores só se valorizaram pelo EURO e pergunto em que país jogava o Slimani que eu não reparei, e depois calam-se… Ou porque este este presidente é a melhor coisa para Benfica porqie desde que lá está o Benfica não pára de ganha, mas depois digo que então o presidente do Benfica é a melhor coisa para o Porto porque desde que la está o Porto praticamente limpou tudo a nível europeu como nacional, e depois calam-se..

    Bruno Carvalho é um péssimo presidente a nível de personalidade (até parece que outros são melhores…), mas a nível de trabalho? Apanhou uma equipa que tinha ficado em sétimo!!! Uma equipa com um orçamento longe dos principais rivais, basta ver que a compra mais cara de sempre do SCP foi este ano no Bas Dost por 10M, eu perco a conta na quantidade de jogadores que tanto o SLB como o FCP já compraram por quantias muito maiores ( Rafa 16M, Jimenez 22M (?), só para dar alguns exemplos,mas podia escrever muitos mais…) e no entanto andamos finalmente a lutar de igual para igual… O que penso que faz mesmo falta em alvalade é um diretor desportivo ao estilo do Monchi mas tão cedo acho que não vamos ver algo assim…

    Atenção, não quero fazer parecer que é tudo o mar de rosas (longe disso) mas nem 8 nem 80.. Às vezes é com cada opinião exagerada de ódio e tão pouco factuais…

    • Hugo Silva
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:03 pm

      essa melhor equipa de sempre do sporting é de 1940 .. ja sao mais de 70 anos lol e sempre a bater na mesma tecla…

    • Hugo Silva
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:14 pm

      e em que modalidades o sporting é potencia??? no andebol nao o é no basket tbm nao o é volleyball tbm nao e isto sao as modalidades que enche pavilhoes na europa…no hoquei nem top 10 europeu sao…e so existe 3 paises competitivos na europa em hoquei.. agora se me falares no atletismo sim ja foram uma “potencia” entre aspas bah esse mito das modalidades ..

    • Kafka
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:16 pm

      Isso de poderem ter ganho um troféu internacional com os 5 violinos é algo que nunca saberemos, e não passa de meras suposições

      Agora um facto é que na altura dos 5 violinos a Selecção Portuguesa era saco de pancada de toda a gente, até foi na decada de 40 que Portugal levou salvo erro um 11-1 da Espanha (não fui verificar se os 5 violinos tiveram presentes ou não nesse jogo), agora se os 5 violinos eram assim tão bons, porque nunca elevaram o nível da Selecção Portuguesa? é que a Selecção Portuguesa era mediocre nessa altura

      Ou seja, o nivel geral em Portugal na altura dos 5 violinos era medíocre, como atesta a qualidade da Selecção Portuguesa (e na altura toda a gente jogava no próprio País), logo os 5 violinos eram assim tão bons internacionalmente? ou eram apenas melhores que a mediocridade reinante em Portugal?

      Nunca saberemos, nem estou a pôr em causa a qualidade ou falta dela dos 5 violinos, até porque nunca os vi jogar, no entanto a partir do momento em que se levanta a questão se teriam ganho com os 5 violinos, todas as questões passam a ser possíveis de fazer….

      No entanto e já agora o que a maioria dos livros/documentários de história do futebol internacional fala como grandes equipas da altura, era o Torino (que infelizmente essa equipa morreu num desastre de avião) e o futebol Hungaro

      Se o Sporting era tão bom com as equipas Hungaras e o Torino? também nunca saberemos, tudo não passará de meras suposições que ficarão eternamente por responder e assim sendo temos é de nos reportar aos factos e ao momento desde que existem competições Europeias….

      Vir com suposições que poderia ter sido uma coisa que na altura não existia é chover no molhado e com todo o respeito, é na minha opinião, não querer olhar para a realidade

      • Hugo Silva
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:25 pm

        kafka nao querendo ser advogado de defesa dos 5 violinos na verdade acho que nunca jogaram juntos na selaçao porque salvo erro jogava o rogerio pipi do benfica e o araujo do porto no lugar de 2 dos violinos nao me perguntes quais.. mas lembro de ler um artigo sobre isso no jornal a bola

        • Kafka
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:41 pm

          Hugo Silva

          Ainda sobram 3 violinos, mais os restantes 6 jogadores de campo…. Se a equipa dos 5 violinos era assim tão boa porque Portugal não jogava com toda a base do Sporting (7 ou 8 no 11 por exemplo) mais o Pipi e o Araujo?

          É que passam a ideia que os 5 violinos eram uma das melhores equipas da Europa, ok tudo bem, eu não os vi jogar aceito a afirmação

          Agora porque é que essa equipa nunca se impôs na sua maioria (estamos a falar de 11 jogadores não é só 5) na Selecção para elevar o nivel?

          Salvo erro o 1º jogo oficial que Portugal ganhou na sua história foi no apuramento para o Mundial 1958, já nem os 5 violinos jogavam na altura

      • Kafka
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:28 pm

        Ainda assim diga-se que por exemplo as equipas Hungaras da altura, fizeram jus à fama que tinham e efectivamente elevaram e muito o nível da Selecção Hungara

        Ou seja, quando por exemplo se fala que o Honved era uma das melhores equipas da Europa na altura, aquilo não é só da boca para fora e com meras suposições, pois o Honved dava muitos jogadores à Selecção Hungara e a Selecção da Hungria dominava de facto o panorama internacional e era de facto a melhor Selecção do Mundo na altura, limpando tudo o que lhe aparecia à frente

        O Sporting dos 5 violinos nunca conseguiu fazer isso (e essa equipa do Sporting era só Portugueses, portanto podiam perfeitamente ter elevado o nivel da Selecção Portuguesa), mas nunca foram capazes de o fazer….

        Reitero vão verificar os resultados da Selecção Portuguesa nessa altura, e eramos o saco de pancada da Europa

        • Hugo Silva
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:37 pm

          concordo com tudo que escreveste! se fosse por esse pensamento eu tambem poderia dizer que equipa do Porto do tempo do Artur Pinga considerado o melhor jogador de futebol portugues na decada de 30 com os seus famosos diabos do meio dia tambem poderia ter ganho titulos europeus eheh ate porque eles ganharam ao arsenal que era considerada a melhor equipa do mundo na decada de 30 .. podem pesquisar no google

      • IlCapitano
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:39 pm

        Kafka (btw gosto muito de seguir as tuas opiniões neste blogue) lá está apenas fiz uma suposição porque o texto não referia essa equipa e achei que ela merecia pelo menos uma menção, quanto a nivel de seleção não te sei responder mas penso que a selecção que tinha o Eusébio (fez um mundial incrivel de 66′ ) que fez essa selecção mais? E tinha o Benfica das melhores equipas de sempre com várias finais e 2 champions inclusive, por isso, acho que uma coisa não tem a ver com a outra e la está nunca vai passar de uma suposição…

        Quanto à actualidade europeia sem dúvida que estamos mal, mas também não deixa de ser menos verdade que o SCP caso seja campeão vai para o pote 1 e a partir daí pouco interessa este ano (que não gostei) não temos equipa para europa e campeonato, se der título é sucesso, se não der é fracasso, tão simples quanto isso..

        Quanto ao Hugo Silva, o Sporting não há muito tempo ganhou 2 ligas “europas” tanto no hóquei como no andebol ( e o hóquei praticamente começamos outra vez mas também não apaga a nossa história na modalidade que é muito rica), porquê que uma liga europa no futebol é prestigiante mas noutras modalidades não, esquisito não? E no futsal não contámos?ou pra ti só porque queres o futsal não conta(?) e atletismo mito de modalidade como é que num blogue desportivo não tens vergonha de escrever isso! Já nem falo nas artes marciais também onde estamos bem, etc…depois nas olimpíadas acontece o que acontece, Portugal é só futebol e o resto é paisagem…

        • Hugo Silva
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:50 pm

          é um pouco triste é ter que entrar em suposicoes para tentar glorificar um clube.. no texto do Pedro Barata esta tudo…

        • Kafka
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:54 pm

          iL Capitano

          Concordo e aquilo que a Selecção faz não é de todo linear com a qualidade do clube….e reitero que eu apenas levantei questões, porque eu não os vi jogar e portanto não tenho conhecimento algum para afirmar se eram bons ou maus

          Admito perfeitamente que quem diz que os 5 violinos eram tremendamente bons esteja correcto, nem estou a pôr isso em causa

        • Miguel Mendes
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:10 pm

          A taça cers é como que a intertoto do hóquei e a taça challenge é a terceira divisão europeia. Foram campeões europeus no futsal? Ha quanto tempo o foram no atletismo?

      • ACT7
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:46 pm

        Essa teoria não serve de muito. RP, William, Adrien e JMário foram determinantes no Euro e ganharam 0 campeonatos. E foi o maior feito da selecção.

        • Kafka
          Posted Dezembro 9, 2016 at 5:44 pm

          ACT7

          Hoje em dia o futebol esta globalizado, logo o que se passa hoje em dia não tem comparação com antigamente

          Na década de 40, TODOS os jogadores Portugueses jogavam em Portugal, TODOS os jogadores Espanhois jogavam em Espanha, TODOS os Hungaros na Hungria e por ai fora, ou seja, apesar de não ser tão linear assim, mas as Selecções acabavam por de certa forma representar (mesmo que não de forma directa) a qualidade das suas melhores equipas

          Hoje em dia isso não faz sentido comparar, porque todos os clubes são multinacionais, mas na década de 40 não eram

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 9:53 pm

        Não te esqueças dos 10 zero em Oeiras frente à Inglaterra com 3 dos violinos.
        Isso é tudo treta o Sporting dos 5 violinos que até só foi durante 3 temporadas nunca foi visto internacionalmente como uma das melhores da altura.
        A grande equipa latina da altura era o Torino e não era por vencer em Itália era por digressões pela Europa fora.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:55 pm

      Mete-me uma enorme confusão as vitoriazinhas morais…Ir à final da Champions e perder é uma coisa,ficar em 2º lugar no campeonato Português a 1 ponto ou a 10 que diferença faz?! E se este ano também não forem campeões? E se nos próximos 5 também não? O Sporting fez um investimento brutal em jogadores,tem um treinador que é dos mais bem pagos do mundo e o mais bem pago em Portugal em toda a história,tem dividas absurdas e indemnizações ridículas para pagar. Neste momento além do Gelson e do William quem poderá facilmente render bom dinheiro aos cofres? Se não ganham um campeonato e se nem na Liga Europa conseguem jogar como é que isto é sustentável? Andam a brincar com o fogo mas o que interessa é ficar perto do Benfica para variar.

      • José Lopes
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:29 pm

        O William está completamente queimado, se ainda havia mitos e duvidas, a epoca passada começou por dissipa-las, e esta nem é preciso dizer nada…

      • IlCapitano
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:36 pm

        Ricardo ainda me tens de dizer quando é que disse que o importante era ficar perto do Benfica, dizem que os sportinguistas tem a mania que são perseguidos mas o que te vejo a fazer é sempre isso… Quanto às valorizações de jogadores, ainda temos o Patricio, adrien, o Semedo que ainda devem ter algum mercado… Quanto ao salario do JJ é justificado por tudo o que valoriza e trás com ele… Relativamente a ser campeão ou não, é tal como disse acima, se for campeão é um sucesso, se não for é um fracasso, vou deixar que acabe a epoca para julgar.

        • Ricardo Ricard
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:18 pm

          Não disseste tu mas dizem todos os dias grande parte dos Sportinguistas. É mentira que a “vossa” é o Benfica? Ficaram todos contentes das vitórias ao Benfica na ultima época mesmo depois de perderem o campeonato para o Benfica!
          O Patricio nunca vai sair por 20 milhões,o Adrien perdeu a oportunidade de sair por esses valores,o Semedo é uma incógnita ainda. Logicamente se forem vendidos é dinheiro mas eu estava a falar de grandes vendas mesmo.

    • Miguel Mendes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 4:06 pm

      Lá estão os argumentos das modalidades e dos 5 violinos. Ai sim? O Pinto da Costa tem-se fartado de celebrar nestes últimos anos.

    • Miguel Mendes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 4:06 pm

      E o Pinto da Costa quando ganhava era só contra o Benfica? E os presidentes do Sporting de então?

  • JoseRibeiro
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:53 pm

    Subscrevo por inteiro!
    Ao menos fico contente por ter um presidente que tem ambição Europeia. Só é pena o treinador não conseguir nunca entender isso (aliás, ele nem deve ter bem noção que as melhores épocas dele foi quando levou o Benfica a 2 finais europeias).
    Na quarta senti-me envergonhado como já não me sentia há uns bons anos! O Sporting tinha de ter passado em terceiro lugar, tinha de ter pontuado em algum dos jogos com Real ou Dortmund! Caramba, a Liga Europa este ano estava perfeitamente ao alcance do Sporting.

    A minha esperança é que se o Sporting conseguir ser campeão este ano consiga encarar as competições europeias de outra forma porque existe também uma enorme pressão em ser campeão (ainda bem que existe ao contrário de outros tempos) o que leva a que haja demasiado foco nas competições nacionais.

    • Pedro Barata
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:16 pm

      Apontas aí aquela que entendo ser a maior frustração disto tudo, que é olhar para a Liga Europa e ver que um Sporting “normal” seria uma das 5 melhores equipas da prova, ou seja, teria sido uma oportunidade para fazer uma grande campanha.

      • João Paulo Oliveira
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:44 pm

        5 melhores? ManUnit, Roma, Zenit, Shaktar, Spurs, Villareal, Fiorentina…
        João Paulo Oliveira

        • Pedro Barata
          Posted Dezembro 9, 2016 at 2:51 pm

          O Sporting não é inferior ao Villarreal ou à Fiorentina, mas de todo. E não considero que seja claramente pior que o Shakhtar nem que o Zenit.

          • João Paulo Oliveira
            Posted Dezembro 9, 2016 at 3:01 pm

            Podem ter uma qualidade semelhante em termos de plantel, mas duvido muito que num conjunto de 2 jogos a eliminar o Sporting. conseguisse derrotar Fiorentina ou Villarreal.

            • Pedro Barata
              Posted Dezembro 9, 2016 at 3:04 pm

              Mesmo na pior das hipóteses seria uma das 8 melhores equipas. Numa prova a eliminar que conta com 32 equipas, sendo uma das 8 melhores há naturais expectativas de sucesso.

              • João Paulo Oliveira
                Posted Dezembro 9, 2016 at 3:12 pm

                sim, ai estamos de acordo. No entanto. é extremamente frustrante o Sporting não aproveitar estas oportunidades para entrar numa competição em que com alguma sorte poderia passar 2 3 eliminatórias e ganhar pontos.

        • Diogo Pinto
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:15 pm

          Dessas equipas que apontas, só o MU é claramente favorito, as outras são equipas do mesmo nível ou mais fracas (Villarreal e Fiorentina).
          Basta ver que o Benfica eliminou o Zenit o ano passado (ainda tinham Hulk) e o Porto eliminou a Roma…

          • Tiago A Silva
            Posted Dezembro 9, 2016 at 7:03 pm

            Diogo Pinto, exatamente eliminou a Roma, o Rostov eliminou o Ajax, o celtic o Hapoel que depois ganhou os 2 jogos ao Inter.
            Isto nada revela sobre quem é superior, o que nos faz pensar que o Man Utd podera ser eliminado por outros que por norma sao inferiores.

            O que é determinante sao os ultimos anos nessas mesmas competiçoes.
            O porto por ex ganhou uma Champions mas nunca mais teve na final da champions, enquantos uns estao la varios anos e tem só mais 1 ou 2 que voces nos ultimos 10 anos tipo chelsea e Bayern.

          • MarcoI
            Posted Dezembro 9, 2016 at 7:09 pm

            Disseste bem, Benfica e Porto. Equipas de outro escalao em relacao ao SCP (infelizmente)

      • vitorino
        Posted Dezembro 9, 2016 at 2:56 pm

        até eu como portista preferia ter ido para a liga europa, na liga dos campeões, nós e o benfica somos os peixinhos dos tubarões, na liga europa éramos um dos colossos.

        • Bradleypitt
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:21 pm

          Vitorino, para além de todo o prestigio que a champions traz, toda a visibilidade e todo o potencial aumento do valor dos passes dos jogadores que lá jogam, sei de mais de 7 milhoes de razões para a champions ser MUITOO melhor.

  • Artur
    Posted Dezembro 9, 2016 at 1:57 pm

    A minha intenção nao é picar mas o Sporting nem grande é em Portugal quanto mais na europa.

    Um clube que esta 15 anos sem ganhar o campeonato a maioria deles sem dar luta nao pode ser considerado um grande portugues.

    • Paulo
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:16 pm

      Percebo o que dizes, mas se calhar dizes que o Liverpool e o Arsenal também são grandes, e no entanto estão tal como o Sporting à muito tempo sem ganhar o campeonato.

      • HIROK
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:08 pm

        O Arsenal não considero, o Liverpool é um grande porque é o clube inglês com mais champions e um dos que mais titulos tem de campeão..

      • Gomes
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:21 pm

        Exacto. Há que distinguir Grande em Portugal e Grande na Europa. Quer queiramos quer não o Sporting será sempre um candidato ao título.

        • Leonel Messias
          Posted Dezembro 9, 2016 at 3:27 pm

          Então.. o Liverpool é dos que tem mais títulos de campeão em inglaterra, não ganha há anos e é considerado grande.
          O Sporting também dos clubes que tem mais títulos em Portugal e não considerado grande por cá?

    • Carlos F Silva
      Posted Dezembro 9, 2016 at 4:46 pm

      Quando o Benfica esteve 11 anos (1994 a 2005) sem ganhar o titulo também deixou de ser grande??

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:08 pm

    Infelizmente tudo dito.

    Sou Sportinguista desde sempre e para sempre mas a verdade é que em honra europeia digamos assim estamos a milhas de Benfica e Porto. Dói me dizer isto mas é verdade, nos últimos anos as prestações (tirando a de Sá Pinto) foram fracas mesmo com grupos acessíveis. Por exemplo, este ano eu não esperava passar a fase de grupos, afinal de contas tínhamos Dortmund e Real no grupo mas queria dar luta e não estar eliminado à 4° jornada dos oitavos e consequentemente da Liga Europa.

    Outra coisa que eu noto é que nos próprios adeptos não temos estofo europeu, somos pouco exigentrs “ah e tal é o Real não somos obrigados a ganhar ou não somos obrigados a passar a fase de grupos”. Na competição mais prestigiosa do mundo somos sempre obrigados a dar o melhor nos melhores palcos do mundo, é assim que o Porto e o Benfica têm o reconhecimento e as vendas que têm.

    Acima de tudo, precisamos de um bom diretor desportivo, um homem que consiga criar uma boa equipa com boas soluções para todo o plantel e depois precisamos de um treinador que aposte em todas as competições, um que diga que tudo é importante. Para além disto precisamos de uma estrutura forte, coesa e que não tenha nem guerras pessoais nem que ande sempre nestas idiotices como os de agora.

    Precisamos de recuperar o nosso estatuto não só europeu mas nacional também.

  • André Tomás
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:20 pm

    Os anos recentes tem sido muito maus mesmo, e honestamente a ter expetativas será apenas na Liga Europa. Creio que no tempo do Godinho ainda fomos a uma meia final com o Bilbao, mas dai para cá tem sido apenas umas idas à LC mas sempre sem sucesso desportivo… o financeiro tá lá, mas nós adeptos queremo é bola. O JJ é excelente no campeonato, mas creio que no qe diz respeito à europa ele näo tem interesse, e assim fomos mais uma vez relegados das ligas europeias. Se no final formos campeöes tudo bem, caso contrário fica um amargo e creio que 2 anos sem qualquer titulo será tempo para dar lugar a outro treinador, embora eu acredite que um projeto a 3 anos tenha o seu sentido, desde que o JJ aprenda com os seus erro :D

  • Mauro
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:22 pm

    Tudo dito, sem tirar nem pôr. Resta só acrescentar que o Benfica no formato Liga dos Campeões, também está para lá de longe de ser considerado 1 grande, tendo um historial muito mas muito abaixo de um Porto, por exemplo.

    • Pedro Barata
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:41 pm

      Estando o Benfica longe de apresentar no formato Liga dos Campeões um registo semelhante ao que tem como Taça dos Clubes Campeões Europeus, ainda assim contam com 4 presenças nos quartos-de-final, ou seja, estão entre os 8 melhores da Europa, em média, a cada 5/6 anos, o que para os padrões do futebol actual é bem positivo.

      • Mauro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:15 pm

        É muito pouco atingir os 4ºs de final a cada 6 anos, e isso tá longe de significar que estás nos 8 melhores clubes europeus, por exemplo com o grupo do Sporting este ano o mais certo era nunca chegares sequer aos 8ºs.

        Muito depende da facilidade do caminho.

        • Kafka
          Posted Dezembro 9, 2016 at 3:30 pm

          A facilidade do caminho, depende também do que fizeste nas competições Europeias nos 5 Anos anteriores

          Se o Sporting não for campeão este Ano, em Agosto não se pode vir queixar se ficar num grupo mau da Champions, porque nem à frente do legia ficou, logo faz poucos pontos na Europa e depois não passa do pote 3 ou 4

          O Benfica e Porto não tiveram sorte no sorteio, o Benfica e Porto trabalharam durante 5 anos para terem o sorteio que tiveram

          • Pedro Barata
            Posted Dezembro 9, 2016 at 4:17 pm

            Sem dúvida. Os sportinguistas lamentam-se quando se confrontam com grupos com Inter/Bayern Munique, Roma/United ou Real/Dortmund mas isso é simplesmente fruto das más prestações europeias. Se o Sporting não perdesse frente a equipas como o Videoton, o Skenderbeau ou o Legia não ficaria sempre, na melhor das hipóteses, no pote 3 e poderia aspirar a sorteios mais favoráveis. Ou então se tivesse sido campeão teria ido parar ao pote 1, como o Benfica.

        • Daniel Alves
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:02 pm

          O Benfica até agora sempre que passou a fase de grupos da Champions chegou sempre aos 1/4 de final. Nunca fomos em frente porque apanhámos sempre adversários superiores. A saber:
          94/95 Milan 0-0 (C) e 0-2 (F). Milan foi finalista
          05/06 Barcelona 0-0 (C) e 0-2 (F). Barça campeão
          11/12 Chelsea 0-1 (C) e 1-2 (F). Chelsea campeão
          15/16 Bayern 0-1 (F) e 2-2 (C). Bayern chegou às 1/2 finais.

          Temos 2 equipas que acabaram campeãs e outra semifinalista, pelo que é normal não termos passado.
          Pode dizer-se que o caminho para chegar mais longe não estava facilitado :-)

          Além de que o Benfica está no top10 das equipas com mais presenças nos 1/4 final da LC/TCE

        • Gil Rodrigues
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:59 pm

          Se formos analisar bem os últimos anos, também temos um “handicap” o JJ em 4 dos seus 5 anos fez o que é especialista na europa.

          Por isso é que a nossa média está como está.

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 9, 2016 at 3:25 pm

      O Porto na ultima década apresenta um registo na LC que supera muitos dos “grandes europeus”. O Benfica lá vai andando a fazer o seu trabalho. No formato actual e graças ao enorme fosso que se tem cavado entre os gigantes e os restantes clubes cada vez será mais difícil atingir uma final. Portanto como adepto, cair de pé nos quartos frente a um Bayern, Real, Barcelona, etc. já é óptimo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:28 pm

    Depois andam oficialmente nos Facebooks do Real,Dortmund e companhia a mandarem postas de pescadas armados em potencia desportiva mundial e em bicos de pés para alguém saber quem são. Enfim…

    • Kafka
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:50 pm

      Essa é muito boa…mas é como a dos títulos, em Novembro de 2014 tinham 14 mil títulos e em Maio de 2015 dizem que passaram a ter 22 mil títulos, ou seja, em 7 meses o Sporting ganhou 8 mil títulos

    • Nickles
      Posted Dezembro 9, 2016 at 2:55 pm

      Com adeptos que festejam o segundo lugar como festejaram, não é de se estranhar…

      • JoaoMiguel96
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:02 pm

        Não festejamos nada homem. Simplesmente recebemos a equipa como bons adeptos que somos.

      • JoseRibeiro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:10 pm

        Os adeptos do Besiktas também festejaram levar 6 então?

      • Mauro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:11 pm

        Deixa estar que é melhor levar 3 secos em casa do rival do lado e bater palmas.

      • ACT7
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:43 pm

        Tinhas tanto com que pegar e foste cair no ridículo. És do Benfica porque ganha é? Eu não. Acho que os adeptos estiveram bem, pois a equipa lutou até ao fim e deu sempre tudo para ser campeão.

        • João
          Posted Dezembro 9, 2016 at 3:53 pm

          Não foi também o Benfica recebido no aeroporto depois da Liga Europa perdida. E o Porto depois de Munique com Fernando Santos?

          Que comentário ridículo

        • Nickles
          Posted Dezembro 9, 2016 at 3:57 pm

          Pode ser uma opinião ridícula, podes me achar ridículo, mas uma equipa que não ganha a 16 anos e festeja um segundo lugar não pode ser considerada “grande”.

          Mas ai está, é a minha opinião por mais ridícula que seja… não és obrigado a concordar ;)

          • Carmeloscp
            Posted Dezembro 9, 2016 at 4:18 pm

            Concordo contigo, equipa que não ganha á 16 anos e festeja um 2º lugar é rídiculo, mas mais rídiculo que isso é tu achares que aquilo era um festejo, foi um demonstração de apoio á equipa que fez uma excelente época e teve tão perto de ganhar o título. Ou será que atitude e adepto de clube grande era ir insultá-los e rasgar cartões de sócio? Mas entrando na tua lógica, o ano passado 65 mil estavam a festejar os 0-3 que tavam a levar em casa do clube pequeno, ou quando perderam em casa com o Zenit 2-0 a jogar com menos um e em que no final os adeptos cantaram e aplaudiram, no teu raciocionio não tavam a apoiar o esforço que a equipa com menos um deixou em campo, tavam sim a festejar a derrota

            • Nickles
              Posted Dezembro 9, 2016 at 4:35 pm

              Como disse mais acima, não és obrigado a concordar. Opiniões divergem.
              E não fui eu que achei a opinião de alguém ridícula, só para esclarecer…

      • Nickles
        Posted Dezembro 9, 2016 at 4:09 pm

        Pelos comentários-resposta, talvez me tenha expressado mal. O meu comentário era uma resposta ao comentário do Ricardo Ricard. Nao digo que os adeptos do Sporting tiveram mal em receber a equipa depois de um campeonato disputado ate á ultima jornada, só acho que uma equipa não pode ser considerada grande quando não ganha á 16 anos e mesmo assim os seus adeptos ficam satisfeitos com um segundo lugar, só porque a equipa “lutou até ao fim”…

        O comentário-resposta era para concordar com a frase “…armados em potencia desportiva mundial…”.

        • Carmeloscp
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:44 pm

          Eu como sportinguista que sou não posso ficar satisfeito por um 2º lugar, principalmente numa época em que tivemos o título na mão, e se alguem ficou satisfeito na minha opinião não é um verdadeiro adepto, é um simpatizante que acha piada ver jogos de vez em quando. E apesar de gostar de Bdc não vou na cantiga de potência desportiva mundial, temos ainda muito que fazer pela frente para lá chegar e antes de querermos chegar á parte do ” mundial ” temos que começar primeiro pela Europa e isso viu-se que falta um bom bocado. Mas tambem pergunto para quem diz que por estar 16 anos sem ganhar o campeonato o Sporting já não é ou não pode ser considerado um grande, e então o Benfica quando teve 11 anos sem ganhar titulo nenhum e teve quase quase a fechar as portas, será que tambem deixou de ser grande? Ou só é válido para o Sporting? Ou porque o Sporting tá há 16 anos e o Benfica teve 11 anos, qual é o periodo de tempo definido para um clube deixar de ser grande por não ser campeão? É que isto de falar dos outros e de repente esquecermo-nos do que aconteceu na nossa casa não é correto

          • Nickles
            Posted Dezembro 9, 2016 at 4:59 pm

            Eu sou de 94. Antes de 2005 nunca tinha visto o Benfica a ser campeão. Nao considerava-me adepto de equipa grande, porque sabia que no fim ganharia sempre o mesmo (o Porto). So em 2005 senti o que realmente é ser grande. E foi uma das melhores sensações da minha vida. Depois de 2005 voltámos ao jejum e pensei “pronto foi um ano de sorte, mas vá la, pelo menos já sei o que é ser campeão”. Até que Jesus, o Jorge, chegou ao Benfica. E apartir dai foram 4 campeonatos em 7 anos… mais de 50 %.

            Agora sim posso dizer: Sou adepto de equipa grande :)

    • José Lopes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 3:24 pm

      Uma vergonha. No Sporting, os factos são todos editáveis.

    • Diogo
      Posted Dezembro 9, 2016 at 4:24 pm

      Na primeira imagem só estão contabilizados os jogos do campeonato. Na segunda imagem estão incluídos todos os jogos que o jogador fez com a camisola do Sporting, incluindo amigáveis. É só procurar em fontes credíveis antes de vir mandar postas.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 9, 2016 at 5:36 pm

        Quem contou os do Muller em amigáveis?
        Uns apresentam dados concretos outros amigáveis se calhar jogos de treino e do exército como o Pelé.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:34 pm

    Que post excelente!!!

    Quando alguém diz uma coisa destas a alguns Sportinguistas, os olhos até mudam de côr com raiva, mas apresentado assim factualmente fica complicado não encararem a realidade.

  • ACT7
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:35 pm

    Realmente as prestações do Sporting são fracas, mas não é por culpa do BdC ou do Jesus como muitos dizem. Já é um hábito do clube como o texto comprova.
    Depois talvez o JJ tenha razão, o Sporting tem que lutar por títulos internamente e tentar ao máximo ser campeão (penso que já esteve mais longe de isso acontecer). Agora para isso é preciso tempo, mas o tempo pode não chegar, foi feito um maior investimento e não sei até que ponto o Sporting tem estofo para manter JJ e as suas manias durante mais 1 ou 2 anos sem ganhar (no Benfica a coisa correu bem, foi campeão na primeira época (tínhamos grande equipa).
    BdC não é paciente e não pode ver o clube ficar em branco mais um ano. Para o líder do Sporting os posts do facebook e os memes contam muito, o que fará que ele perca a paciência com o JJ.
    Agora isto é assim tão linear? não, o Sporting no sábado pode muito bem dar a volta por cima, ganhar ao Benfica (tem equipa e treinador para isso) e por consequência saltar para a frente, os problemas não desaparecem mas ficam no fundo do poço escondidos e enquanto a equipa estiver em 1º os adeptos vão continuar a apoiar em massa o BdC e JJ.
    No futebol o que hoje é amanhã já não é, e ao contrário.
    O meu clube ainda à poucos dias ia bem, já leva 2 derrotas seguidas e o próximo jogo não é fácil.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:48 pm

    O Sporting não é um grande enquanto continuar a ter uma mentalidade de pequeno. Eles têm-se desleixado muito nas competições europeias para dar prioridade ao campeonato e mesmo assim não o vencem. O Sporting tem que ser um clube ativo em todas as frentes, tal como o Benfica e o Porto, para se considerar grande.

  • Ricardo Nunes
    Posted Dezembro 9, 2016 at 2:56 pm

    Verdade seja dita, o meu Sporting nunca foi grande a nível europeu, mas não é com este treinador que vamos chegar lá, se não conquistarmos o campeonato este ano, tem de, obrigatoriamente, de ser despedido.

  • Rodrigo A.
    Posted Dezembro 9, 2016 at 3:22 pm

    Primeiro , queria dizer que o texto está excelente, uma raridade diga-se hoje em dia criticar-se o Sporting desta maneira, isto porque, existe muito ódio nas criticas que se fazem, por isso os meus parabéns.

    Concordo com o que foi dito, as nossas prestações tem sido manifestamente fracas para o potencial que temos, mas como o texto retrata bem, é algo que não vem de JJ ou BdC, é algo que vem de décadas, algo que tem de ser trabalhado durante anos e não é algo que aconteça de um momento para o outro, por isso esta eliminação foi péssima, pois se um dos objectivos do BdC é uma conquista europeia no segundo mandato é preciso começar a tem campanhas decentes, e esta LE (que nem é das mais fortes) era uma excelente possibilidade(até pelo ranking que vai descer ainda mais) de fazer-se uma boa campanha e quem sabe poderia salvar algo.

    Isto sim é um dos grandes erros que se tem cometido…é deixar-se eliminar de provas que mais tarde poderão ajudar a amenizar épocas. Na época passada foi na Taça da Liga, este ano não vamos para a Liga Europa a pensar no Derby, mas depois como foi provado, se calhar uma Taça da Liga no ano passado teria amenizado alguma coisa…tal como quem sabe, com o pouco de sorte o que se poderia fazer nesta LE…

    No entanto por outro lado percebo os que dizem que primeiro é preciso marcar domino em território nacional, porque um clube como o Sporting tem que ter uma presença assídua nos vencedores de troféus nacionais, para depois com mais bagagem e folgo(em termos de pressão de conquistar campeonatos) ir tentar a sua sorte lá fora, porque a verdade é uma…o presidente que conseguir voltar a conquistar um campeonato, ganha uma bagagem enorme e o treinador irá ser tratado como rei, talvez isso explique alguns comportamentos.

    Existem outras coisas que devem ser mudadas, a politica de contratações tem que ser mudada(director desportivo era preciso), a comunicação idem(não marketing para os adeptos que isso está no meu ponto de vista muito bom), BdC tem nos últimos tempos adoptado um discurso diferente, algo que a longo prazo o irá ajudar a si, e ao clube

    Por fim gostaria de responder ao copy paste do Da Autoria do Lizardo.

    Eu não vou responder a tudo, porque isso seria passar aqui muito tempo, mas apenas alguns pontos:

    Quem diz que se estava melhor antes, é claramente do tipo de pessoas que não querem um Sporting pelo menos tente vencer algo.

    Quanto ao comentário do Lizard , quem acredita e concorda com muito do que ali está, tem falta de memória ou então não sabe a realidade.

    Primeiro é um texto cheio de suposições negativas…reparem como nada pode correr bem…só fala que tudo pode correr mal.

    Depois fala de campanhas horrendas…mas alguém se lembra de um grupo composto por Videoton, Gent e Basileia? Lembram-se que nesse grupo levamos duas goleadas?Ficamos em ultimo com pior defesa e ataque?Pois já ninguém se lembra desses tempos porque não interessa. O texto fala que tem sido uma constante ao longo das épocas e porque tenta ai colar isso só a hoje?

    Alguem se lembra que o Sporting foi na altura de Godinho uma equipa praticamente sem Portugueses, tanto no 11 como no banco?Para estarem Ribas, Rodriguez, Jeffren, etc alguém se lembra ou que passar um pano por cima?

    Alguém se lembra que nessa altura vendia-se para pagar salários?Na altura o Sporting tinha projectos para pavilhões?Sporting tv?Não havia nada…havia um all-in que acabou atrás do Braga e com 4 treinadores.

    Sabem porque se fala que o William e o Adrien são cobiçados? Porque razão algo é cobiçado?
    Digam quantos jogadores em 2011/2012 eram cobiçados?O Carriço que foi vendido a uma equipa de segunda divisão? O JP vendido antes de um Euro que jogou bem? Era esse o Sporting melhor que mais de 15 pessoas falam?

    Um Sporting sem património, sem projectos(eram 4 treinadores por época), sem activos, que era o bom?

    Era um Sporting que tratava mal os Sportinguistas para receber bem os rivais?Ou não se lembram quando se proibia as próprias claques de ter tarjas e vinham os outros a Alvalade cheios de bandeiras provocatórias?

    Era depois de épocas que andávamos em 10º se descobriu que os administradores ganhavam 200 mil por época?
    Era nessa época que tínhamos pessoas criminosas em esquemas de espionagem, a tentar corromper árbitros sem ninguém saber?Era nessa altura que não havia união nem dentro da direcção que era bom?

    Enfim…podia começar…mas qualquer comparação com 4 anos ou 10 anos atrás é de alguem que nao quer um Sporting vencedor.

    • ilcalcioedichiloama
      Posted Dezembro 9, 2016 at 3:59 pm

      Subscrevo do início ao fim, tirando só a taça da liga. Aliás, acho uma excelente oportunidade para lançar jovens. No ano passado não concordei com a eliminatória com o Bayer, acho que tínhamos mais que possibilidades de passar jogando com a melhor equipa.

  • Lopes
    Posted Dezembro 9, 2016 at 3:25 pm

    A questão é se o Sporting (equipa de futebol) ainda é considerado um grande em Portugal…Alguém de passa +18 anos sem o titulo será grande ou estará apenas a viver de glórias passadas? (lembra-me até à bem pouco tempo, em caso de despedimento de uma empresa, o último a ser despedido seria sempre o com mais tempo de casa…)

    Já sei que vem dai a época passada foi quase…meus amigos, o quase e estar na luta não conta como titulo (quer dizer, não sei se o BC não arranja “maneira” de contar como titulo,,,)!

    Atenção que uma coisa é o clube outra coisa bem diferente é a equipa de futebol.
    O Sporting enquanto equipa de futebol já não deveria ser considerada grande, 18 anos sem ganhar o titulo resume tudo!
    Então na Europa nunca o foi…basta ver que o seu melhor de sempre na champions foi…uma única ida aos quartos de final (jugo não estar enganado…e não me apeteceu ir ao google confirmar!)…nem é preciso escrever mais nada!

    • Aristides
      Posted Dezembro 9, 2016 at 3:36 pm

      O que define um grande não é o número de títulos, é a massa humana que o apoia. E nisso o Sporting nunca vai deixar de ser grande, sendo bem maior que o Porto, que apesar dos títulos se mantém como um clube quase regional. Por exemplo, se o Tondela agora fosse comprado por chineses e fizesse um tetra, isso não o iria tornar um grande, mas sim um clube vencedor. Aliás, só um clube muito grande é que se consegur manter com a quantidade de adeptos que tem, sendo uma grande fatia de jovens, sem ganhar qualquer campeonato há 14 anos e em 35 ganhar apenas 2. Isto sim, para mim é a definição de grande!

      • João
        Posted Dezembro 9, 2016 at 3:51 pm

        Não fossem todos os estudos feitos recentemente sobre o tema apontarem o Porto com mais adeptos que o Sporting, mas se em 1980 é que se está bem, é onde o Aristides se deve manter.

      • Super dragão
        Posted Dezembro 9, 2016 at 4:01 pm

        O Porto um clube regional ? Ahahahah nem vale a pena….

        • ilcalcioedichiloama
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:06 pm

          A verdade é que de Coimbra para baixo quase ninguém é do Porto. Penso que seja o clube predominante no Porto e à volta, mas o Sporting é um clube mais espalhado pelo país.
          Também acho que não seja um “clube regional”, que é uma conotação um pouco negativa, mas não totalmente errada no sentido em que é um clube do Norte.

        • Aristides
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:09 pm

          Sim, praticamente regional. Não exclusivamente regional. Estudei no Porto, nasci numa cidade do centro, já trabalhei em Lisboa e no estrangeiro. E poucas dúvidas tenho acerca do que disse. E se o Porto não ganhar durante mais 5 anos, os adeptos vai deixar de ligar metade do que ligam agora, porque são adeptos de vitórias, não do clube.

        • Bradleypitt
          Posted Dezembro 9, 2016 at 4:19 pm

          Aristides, comparações estupidas. Baseias-te em que para dizer que o SCP tem mais massa humana que o FCP? O único que pode falar de papo cheio é o SLB, que de facto tem muitos mais adeptos, mas não tantos como tinha a 30 anos. O FCP cresceu muito nos últimos 30 anos, por outro lado, outros, não. Nem sequer na mentalidade. Por mim o FCP será sempre um clube regional e mundial. O nacional podemos deixar para voces, desde que os titulos venham para o nosso saco, tudo bem. Cuidado com o que ai vem, porque vamos voltar com força.

          • Zé galões
            Posted Dezembro 9, 2016 at 5:07 pm

            Desculpa mas so um portista para dizer que tem mais adeptos que o sporting, alias basta ver pelos nucleos formados por cada regiao em todo o mundo para se ter noçao real da dimensao do mesmo . Estudos tem demasiadas variaveis para serem determinantes numa analise , agora associaçoes/nucleos sao representativos .

      • Cliff
        Posted Dezembro 9, 2016 at 4:16 pm

        O Porto é tão regional como o Barcelona é! São clubes que vivem e respiram a sua zona, a sua região. A sua identidade depende de tal. O Sporting é um clube grande e nacional (apenas) dentro de Portugal, o Porto é regional dentro de Portugal e um historico internacional fora dele.

      • Hugo Silva
        Posted Dezembro 9, 2016 at 4:57 pm

        ahahahah deu para rir ! eu tenho orgulho de ser do clube regional espero que o meu clube nunca perca as suas raizes regionais porque muito disso é a sua força .. mas meu “amigo” o sporting no norte nao existe de vez enquando apanhas uns senhores de idade que são do sporting mas podes esquecer juventude leonina pouco muito pouco .. voces sao um clube regional com alguma força no centro na cidade de leiria e coimbra e depois a maior parte da vossa massa adepta é da regiao de lisboa a mim nao me custa admitir que o unico clube que tem força de norte a sul é o benfica e nao é por isso que nao durmo de noite eheh as vezes penso que os sportinguistas pensam mais no benfica que no sporting ainda me lembro de no campeonato do Kelvin ver sportinguistas a festejar um titulo do Porto ! tudo dito da vossa “nação” sportinguista.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 9, 2016 at 5:31 pm

          Essa é a mais pura das verdades o Sporting não tem impacto na região norte que por sinal é a mais populosa do país.
          Outra verdade aí sim os portistas não tem o mesmo amor ao clube como os Sportinguistas o clube não vence a maior parte desaparece ou nem liga ao futebol ficam em primeiro saiem todos da toca.
          Os adeptos portistas atuais não aguentavam ficar tantos anos sem ganhar como o Sporting está atualmente.

          • Brunoflip
            Posted Dezembro 9, 2016 at 6:04 pm

            A questão aqui é, onde andavam os adeptos do Sporting há 3 anos atrás?

            • JoseRibeiro
              Posted Dezembro 9, 2016 at 6:56 pm

              Compare a média de assistências do pior Sporting da história com o Porto do época passada. Só para ter uma noção

            • RicardoFSB
              Posted Dezembro 10, 2016 at 8:38 am

              Desde 2013/2014 que o Sporting está em segundo lugar em termos de ocupação. Nas épocas anteriores não fica muito atrás do Benfica. A grande diferença foi em 2011/2012 em que o Braga quase ficou à frente em % de ocupação.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Dezembro 9, 2016 at 4:14 pm

    Está bem estruturado o texto e concordo em quase tudo, mas acho que a definição de “grande” é algo dúbia. Para mim o Sporting é um clube grande, tal como é o Liverpool e como são os clubes de Milão pela massa adepta e associativa à volta. Agora que a equipa de futebol está longe de ser comparada, pelo menos num passado médio-recente ao Porto e ao Benfica porque simplesmente não tem títulos que sustentem essa comparação.
    Para mim, como sportinguista, também pouco me importa se o meu clube é considerado pelos outros adeptos grande ou não, o que me importa é o que o Sporting significa para os seus adeptos. E quanto às competições europeias, na minha opinião, o Sporting tem que se estabilizar como candidato ao título, porque se continuar sempre na luta eventualmente haverá de o ganhar num futuro recente. Mas claro, nunca descurando as competições europeias, especialmente a Liga dos Campeões, até pelo aspecto económico.

    • Hugo Silva
      Posted Dezembro 9, 2016 at 4:43 pm

      mas tu estas a comparar o sporting ao liverpool ou ao inter?? o inter 5/6 anos foi campeao europeu o liverpool ainda a 10/11 anos atras foi campeao europeu.. o sporting em toda a sua historia foi uma vez aos quartos de final!

    • Diogo Fernandes
      Posted Dezembro 9, 2016 at 7:01 pm

      O milan é o segundo clube com mais champions, não estás muito bem. E por outro lado não se deixa de ser grande por 5/6 maus anos como os rivais de Milão não deixam de ser, nem o liverpool nem o sporting

      • Hugo Silva
        Posted Dezembro 9, 2016 at 7:26 pm

        mas o que eu quis dizer é que o Sporting nao tem o estatuto desses clubes na europa lol voces querem comparar o que nao é comparavel! o Sporting na europa esta atras de muitos e muitos clubes em historia das competicoes europeias ,. sim sim eu sei o sporting tem o record de golos a uma equipa do chipre ou la de onde é .. mas em termos de historia das competicoes europeias voces estao atras de muitos e muitos clubes alguens que ate andam agora pela segunda divisao inglesa como o Forest marcou uma “era” da champions o Sporting nao tem essa historia ! desculpa mas é a verdade

      • Hugo Silva
        Posted Dezembro 9, 2016 at 7:31 pm

        e eu nao estava a dizer que o inter foi campeao 6 vezes da champions.. salvo erro foi 3.. eu queria dizer q o inter a 5 ou 6 anos atras ganhou a champions com o mourinho e sim diogo fernandes o milan é o segundo clube com mais champions tem 7!

    • ilcalcioedichiloama
      Posted Dezembro 10, 2016 at 2:35 am

      Para bom entendedor meia palavra basta. Como é óbvio têm as devidas diferenças, mas o Sporting neste momento é em Portugal o que o Liverpool é em Inglaterra e o que os “Milões” são em Itália (não esquecer que passam por períodos negríssimos, o Inter é eliminado da liga europa com um grupo fácil).
      Eu não estou a comparar palmarés nenhuns, mas o que quis dizer e no fundo perceberam, foi que é igual um português dizer que o Sporting é um “grande” como um inglês dizer o mesmo do Liverpool e um italiano o mesmo do Inter/AC. Acho que me fiz entender bem.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 9, 2016 at 6:11 pm

    Neste momento até o Braga está à frente do Sporting no ranking da UEFA (51 – 52), muito disto tem a ver com as ultimas prestações europeias que foram frisadas no texto

  • Miguel Mendes
    Posted Dezembro 9, 2016 at 8:09 pm

    Grande em Portugal? Um clube que neste século foi tantas vezes campeão como o Boavista, nos últimos 34 anos 2 vezes campeão (apenas mais uma vez que o Boavista), nos últimos 42 anos 4 vezes e nos últimos 50 anos 5 vezes?

    • Shiro
      Posted Dezembro 9, 2016 at 10:14 pm

      Miguel, teres isso tudo na ponta da lingua responde-te facilmente o porquê do Sporting ser um grande.

      Já agora conta quantos escândalos de arbitragem em Portugal tiveram um presidente do Sporting Clube de Portugal envolvido e quantos tiveram Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira. Sem branqueamento desta vez.

    • Hamed
      Posted Dezembro 9, 2016 at 10:24 pm

      Para quem podia estar a fazer tanta coisa boa nesta vida e está aqui a quantificar a grandeza dos outros…
      Só pode ser grande, muito grande…

  • pcyrne89
    Posted Dezembro 10, 2016 at 12:00 pm

    Infelizmente este texto é “demasiado” objectivo e pode magoar alguns adeptos, onde me incluo… sei que o Sporting é grande em Portugal e isso vê-se até num jogo pequeno em Alvalade, mas de facto na Europa ainda estamos muitos furos abaixo de Porto ou até do Benfica. A estratégia do Jorge Jesus é algo que até posso compreender, e o Sporting precisa de títulos em Portugal para ganhar margem e estofo para a Europa, mas não consigo compreender a 100%, uma vez que esta época o plantel não era “curto” como no ano passado (e mesmo assim tínhamos hipóteses para ganhar ao Bayer Lev. e até ao CSKA..) e o Sporting já fez melhor figura na Europa com planteis mais curtos e baratos, e treinadores menos cotados (Paulo Bento ou José Peseiro por exemplo). Tudo bem que antes da chegada do Bruno Carvalho, o Sporting estava no pior de sempre, mas o presente tem de ser discutido, porque ainda há muito a fazer e penso que esta janela de transferência tem de servir para pelo menos “arrumar a casa” seja com empréstimos ou vendas no que toca a alguns activos que não estão a valorizar (Matheus Pereira e Ricardo Esgaio pelo menos que dá dó não terem hipóteses..), apostar a 200% na Taça da Liga e deixar de olhar para a competição como algo secundário e também melhorar ao nível da comunicação como já aqui alguns mencionaram.. menos preocupação com os outros e vamos focar-nos + em nós! Que amanhã o Sporting saia em 1º lugar da Luz e sirva de motivação para os jogadores.. SL

Deixa um comentário