Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um génio à parte

Esqueçam o número de golos. Os títulos conquistados e os que estão por conquistar. O clube onde joga e as ligas pelas quais não irá passar. Esqueçam os companheiros e treinadores que teve, bem como a sua nacionalidade. A magia e a genialidade são imensuráveis. As estatísticas são números e não sensações. Messi é uma experiência. Não uma quantificação. É rever Maradona no movimento. Ronaldinho e Iniesta no tratamento. Xavi e Zidane no pensamento. Pelé e Ronaldo no último momento.

Não lhe peçam mais. Mas peçam diferente. Até que pareça impossível, quando nunca é. Adivinhem o que tenta fazer de cada vez que a redonda lhe toca nos pés. Descodifiquem o talento imperceptível. Antecipem o que vai na sua cabeça. Esqueçam o que está à volta, se for preciso. Mesmo quando não tem a bola e se prepara para a receber. O falso desinteresse manifestado numa aparente abstração pelo jogo. O mundo de Messi. Apático. Inquietante. Misterioso. Para de repente soltar o génio que há em si. À velocidade da luz, do tempo… de Messi. Através de um passe que deixa perplexos adversários e espectadores. Seja para os colegas ou para a própria baliza. (Sim, Messi limita-se a passar bolas mesmo para a baliza, tal é a forma como as acaricia a cada pincelada). Sucede-se uma simbiose entre nostalgia e ansiedade desmedida: por ter acontecido e não tardar em repetir-se. O conceito de banalidade passa a confundir-se com genialidade.

Até que o jogo termina, desligam-se as luzes e o génio volta ao seu planeta. No dia em que decida não mais regressar, talvez percebamos tudo o que significa para nós. Velocidade de pensamento. Percepção do tempo e do espaço. Beleza, delicadeza e requinte na execução. Improviso. Inspiração. Imaginação. Bailado. Poesia. Pintura. Escultura. Por ter bola, há quem diga que joga futebol.

Visão do leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui): Diogo Russo

82 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Março 19, 2019 at 9:05 pm

    Eu ainda vi jogar o Pelé.
    Como é que alguém pode chegar e dizer que A ou B é o melhor de sempre? Como?

    Que se diga que é o melhor do seu tempo, é naturalíssimo, agora o melhor de sempre quando se vê futebol há 10, 15 ou 20 anos?

    Do que vi, Maradona foi um.fenómeno. Só não digo peremptoriamente que é melhor do que Messi porque se perdeu muito novo para outros mundos bem mais negros do que os do futebol.

    Para quem vive com stats na ponta da língua, não se esqueçam que Pelé foi 3 vezes campeão mundial e marcou uma data de golos. Como superar esses números? No entanto, terá Garrincha sido mais talentoso?

    Menos assertividade, malta!

    • Quinhas
      Posted Março 19, 2019 at 10:42 pm

      DNowitzki,apanhei o final da carreira de Pelé mas não vi jogos,fase da explosão de Cruyff.Mas desde muito cedo,quando comecei a jogar ,lembro-me do meu treinador que fez o curso no Brasil ,colocar-me os vídeos dele no estágio,a primeira vez que vi,nem consegui dormir de maravilhado que estava!!!!E nunca achei Mané Garrincha perto do talento de Pelé,era habilidoso, inclusive quase sempre com a mesma conta mas com êxito devido a velocidade.Quanto a questão do Melhor de Sempre , é natural entrarmos nessa discussão o que não gosto é o pessoal colocar títulos e Bolas de Ouro como se fossem predicados futebolísticos.Ha muitos que jogam agora que nem era preciso apanharem os defesas duros de outros tempos,com a técnica que apresenta bastava somente os relvados irregulares de outrora,se ainda agora a bola parece que tem picos,nem quero imaginar …

      • DNowitzki
        Posted Março 20, 2019 at 12:36 am

        Absolutamente de acordo. As condições a todos os níveis que hoje existem tornam a malta dessas décadas em figuras hercúleas, já para não falar dos primórdios.
        O Eusébio rendeu metade do qye poderia por causa da brutalidade dos defesas. O Maradona chegou a Espanha e levou logo com o carniceiro Goecocheia em cima.

        • JessicaGomes
          Posted Março 20, 2019 at 10:13 am

          Estamos de acordo. A qualidade colectiva era muito fraca mas a brutalidade individual era o instrumento usado para compensar esse déficit.

    • JessicaGomes
      Posted Março 19, 2019 at 9:26 pm

      Não faz sentido falar de melhores de sempre nesta modalidade. Especialmente as colectivas. Melhores de uma era? OK, até admito.
      O número de golos será superado. Foram 787, creio eu. E só jogou em 2 Mundiais dos 3 que venceu. Em 62 fez o 1º jogo apenas. Quanto mais distante maior a tendência para a fábula.

      • DNowitzki
        Posted Março 20, 2019 at 12:33 am

        Então jogou em 2 ou 3? Por outro lado, em 66 o Germano tratou de o congelar. Mas mesmo que fossem dois apenas, é um feito corriqueiro?
        Não, o Pelé marcou bem mais do que 700 golos.

        • JessicaGomes
          Posted Março 20, 2019 at 10:12 am

          Corriqueiro? De todo. É fantástico. Apenas não acho correcto falar dos 3 quando ele apenas jogou 1 jogo. Mas são pormenores.
          Não, o Pélé marcou 787 golos oficiais. É bem sabido de todos.

  • JessicaGomes
    Posted Março 19, 2019 at 8:00 pm

    Mapa de acções no campo.

  • Mantorras
    Posted Março 19, 2019 at 7:24 pm

    Messo é uma experiência :)

    Bonito texto, Messi podia jogar a 6, 8, 10, 9, 7 e 11 e continuar a ser superior a todos os que o rodeiam no campo, falta provar isso, mas não é complicado imaginar, basta ver que ele é superior aos outros, seja em que zona do campo for, ele desiquilibra, quase invariavelmente, o jogo a favor dos seus. Vi jogar muitos craques, mas nunca vi ninguém que fosse “mais”, em basicamente tudo o que o futebol tem de brilhantismo individual, mesmo quando comparado com jogadores excepcionais.

  • Luis 1 2 3
    Posted Março 19, 2019 at 7:21 pm

    Melhor jogador de sempre e o mais completo, golos, assistências, técnica, finta, livres, etc…
    Parece que pegaram em Muller, Cruyff e Maradona e fizeram uma mistura dos 3.
    A este ritmo quando acabar a carreira ser a o jogador com mais golos e assistências

  • José S.
    Posted Março 19, 2019 at 6:06 pm

    Excelente texto.
    Messi é sem dúvida um gênio. O melhor na arte do futebol e sem dúvida um dos melhores deste século.
    Mas eu penso que as pessoas não podem dissociar as pessoas dos períodos. Pelé foi um fenômeno no seu tempo, Maradona igual. Messi como Ronaldo (o nosso) está num período moderno, com tecnologias, procedimentos de recuperação que em nada têm a haver com os de outrora e etc, etc…
    Eu? Fico extremamente contente por ter um português a ombrear com um gênio na luta pelos melhores de sempre e poder apreciar os dois (e os demais).
    Eu que vi Ronaldo, Ronaldinho, e outros…
    Cumprimentos

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 19, 2019 at 3:54 pm

    Pós Fenómeno não existe jogador como o Messi, simplesmente fabuloso.

    Deixa todos os outros muito mas mesmo muito longe dele.

  • Tiago Silva
    Posted Março 19, 2019 at 3:27 pm

    Sou um sortudo por ver este homem em direto a jogar futebol. É uma honra para todos nós!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 19, 2019 at 2:53 pm

    Comparar Ronaldo e Messi é igual a comparar Federer e Nadal no ténis.

    Qual deles o melhor de sempre? Federer (Messi – já nesceu com um talento inato e nem precisa de trabalhar muito, é-lhe natural, parece que nasceu para aquilo mesmo), ou Nadal (Ronaldo, um jogador que trabalha como um desalmado para chegar ao topo (daí o facto do espanhol acumular tantas lesões), tudo o que é deve-o ao trabalho e treino e vontade em querer ser o melhor).

    Para mim Messi é o melhor de sempre, mas a capacidade de trabalho e ética do Ronaldo são qualquer coisa de extratosférico e por isso é que muita gente adora o Cristiano Ronaldo.

    Nem quero imaginar uma fusão dos dois, o talento de Messi com a força, capacidade de trabalho, liderança e querer do Ronaldo. Eram pókers em todos os jogos no mínimo.

    • Joga_Bonito
      Posted Março 19, 2019 at 10:26 pm

      O CR na origem era muito técnico. O actual CR, na versão mais Gerd Muller é que não parece.
      O CR era um poço de técnica quando mais novo. Mas infelizmente a obsessão com Messi torvou-lhe a visão das coisas. Ficou tão obcecado com marcar golos que foi perdendo toda a magia que tinha.
      Messi mostrou que se pode articular a magia e a produtividade. CR deu ouvidos às pessoas erradas e infelizmente para quem não viu os inícios da sua carreira, será recordado como um jogador muito esforçado, quando ele era super talentoso nos inícios.

      Não lhe nego a dedicação e o empenho em sair da pobreza e afirmar-se. Mas penso que isso foi também uma obsessão que o privou de uma outra abordagem ao jogo. Essa obsessão consumiu-o e orientou-o para um futebol resultado quando não conseguiu logo o reconhecimento.
      Concordo com o Quinhas. Para mim, um jogador para ser dos melhores tem de ser génio e Ronaldo foi perdendo isso. Teve um grande azar que foi coincidir com o melhor de sempre, um autêntico Maradona mas com 50 golos. Ficou tão obcecado em ganhar a Messi e era tão ansioso por ganhar uma BO que bastou não ganhar aquela em 2007 que logo alterou a sua forma de jogar e deu ouvido ao gang do futebol-folha de excel. Figo, quando perdeu em 2000 para Zizou e tendo já 27 anos, continuou a trabalhar, mesmo sabendo que não tinha muitos mais anos para ganhar e que tinha concorrência de peso (Zizou, Rivaldo)
      Figo sempre percebeu que com classe e magia as pessoas dar-lhe-iam o mérito mais tarde ou mais cedo.

      CR não percebeu isso, perdeu em 2007 e logo ouviu aquelas vozezinhas do Velho do Restelo que gostam de dizer mal gratuitamente, que vinham logo com a cassetinha de que “CR não ganhou porque é pouco produtivo”, ou “tem de marcar nos momentos decisivos”. Neste último campo, são hoje essas araras que vêm sempre para os posts de Messi se ele não marcar em jogos cruciais com o argumento que se não driblou à D10s toda a equipa no jogo decisivo, já não presta e é sobrevalorizado. Vê Messi preocupado com isso? Não, está-se nas tintas. Messi entendeu e bem uma frase belíssima dita por Omar Sivori, glória do River, a Maradona, quando este não foi convocado para o Mundial de 1978 “Tens 17 anos e toda a verdade do futebol dentro de ti e uma vida para o mostrar. “

      Maradona recuperou do golpe e foi o que sabemos. Acho que Ronaldo ficou marcado por não ter ganho aquela BO em 2007. Passou os meses seguintes a tentar agradar ao grupinho do futebol-excel metamorfoseando-se como jogador para agradar aos críticos e assim ganhar as BO. Não havia entrevista que não viesse dizer que era o melhor, que marcou mais golos e que por isso merecia a BO. Quase parecia ter anotado todas as críticas contra ele e ter tentado responder. O que eu quero dizer é que CR tem uma dedicação tremenda e nisso sim é muito forte. Mas acho-o muito inseguro (apesar do talento imenso que tinha no início) o que é um aspecto que o faz mais fraco que Messi. Viu Messi preocupado com as críticas contra ele na Argentina ou com ter a sombra de R10 no Barça? Não, Messi percebeu o que Sivori dizia. Que se temos o futebol arte dentro de nós a verdade virá ao de cima. Messi sabia que mais tarde ou mais cedo as pessoas veriam o seu génio. Ronaldo tinha 22 anos quando perdeu em 2007. Tinha assim tanta razão para estar apreensivo? Tinha uma carreira inteira pela frente e decerto a BO era uma questão de tempo e contudo deu ouvidos às Araras do Excel. Bastou-lhe perder uma BO e achou que se tinha de refazer como jogador. A sua insegurança é visível quando falha um passe difícil e logo fica a protestar consigo ou com os colegas. Não marca em 2 jogos e é logo caretas. Não deixa de ser curioso que a obsessão com o sucesso (em princípio algo bom) se possa tornar por vezes um problema.

      O facto de Messi se estar a marimbar para as críticas é uma das suas grandes qualidades, um dos grandes traços da força mental e que poucos destacam. Messi tem, como D10 ou R9, aquela sabedoria do futebol (a que Sivori chamou poeticamente a verdade do futebol) que consiste em entender que futebol é génio e que essa verdade vem sempre ao de cima; se por vezes se falha um drible, amanhã sai um lance de génio e todo o estádio aplaude.

      CR pode-se ter tornado um matador, mas para mim o futebol é mais do que isso. Eu adoro o Tacuara Cardozo, mas mesmo no auge do Tacuara o meu preferido só poderia ser El Maestro Aimar. A magia de Aimar é algo que não se quantifica.
      Nem sei quantos golos Messi marcou na carreira, mas o seu golo ao Getafe ou este último sombrero lembrar-me-ei dele sempre. Como o golo de Zizou ao Leverkusen na final ou o de Figo à Inglaterra.
      Não estou a criticar o seu post, apenas o aproveitei para dizer estas coisas que poucas vezes se dizem.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Março 20, 2019 at 1:42 am

        Excelente análise Joga Bonito! Congrats!

      • Kacal
        Posted Março 20, 2019 at 1:25 am

        Podemos gostar mais ou menos do estilo, mas um jogador que marcou tanto, bateu tantos recordes, conquistou 4 Bolas de Ouro (excluindo a do Man Utd) e outras tantas Botas de Ouro e outros prémios, etc, etc, nunca podemos considerar que ouviu as pessoas erradas… a mudança correu-lhe bem e foi um sucesso para ele, que gostassemos mais do outro CR, é válido.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 20, 2019 at 3:22 pm

          Eu nao disse que o Cr foi um fracasso. Foi sim alguém que passou ao lado do potencial que devia ter atingido. Podia ter sido como Messi, talvez uns furos abaixos, mas muito parecido, mas especializou-se apenas no golo. Sem dúvida que gosto muito do CR de MU, o que achei que foi por vezes injustamente criticado. Sem dúvida que é melhor ter sido um exemplo de superação do que ter sido um Hugo Leal desta vida, mas acho que poderia ter sido muito mais do que isto, só que não teve paciência com as críticas.

      • Antonio Clismo
        Posted Março 20, 2019 at 12:33 am

        A ultima vez que confirmei o golo ainda era o objectivo principal do futebol.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 20, 2019 at 3:19 pm

          Sem dúvida, e para chegar ao gol nada melhor que saber roubar a bola, driblar, passar e concretizar como Messi fez. Decerto marcaremos muitos mais do que quando estamos dependentes dos outros para marcar, porque nos especializamos apenas em finalizar.

    • Carl Wagner
      Posted Março 19, 2019 at 5:26 pm

      Sou fã do Ronaldo e da sua fome insacíavel de mais. No entanto acho redutor o argumento implícito de que o argentinto não tem também uma capacidade de trabalho incrível. Basta ver a sua capacidade fisíca. É raro cair por contacto e aguenta pressões de jogadores com muito mais corpo que ele. Além disso, no aspeto mental é também bastante focado e consistente ao longo do campeonato.

      Penso que concordamos no essencial, apenas discordo que haja uma distância tão grande em relação à capacidade de trabalho dos dois.

  • Andre67
    Posted Março 19, 2019 at 2:24 pm

    Adoro o Ronaldo, acho que é o “maior”.. Acho incrivel tudo o que conquistou, a sua garra, a sua ambição, (e por ai fora, podia continuar linhas e linhas a falar dele, tal é a admiração que tenho por ele), espero que vença sempre tudo o que haja para vencer no clube onde estiver (exceto claro, se algum dia voltar a Portugal para um clube que não seja o meu)..

    MAS, Messi é o melhor jogador do Mundo e o melhor que já vi jogar..

  • Kostadinov
    Posted Março 19, 2019 at 2:13 pm

    Concordo com o texto que faz excelente uso da prosa que o Messi tem nos pés.

    Para mim é o melhor de todos os tempos. Não só deste século (aí é-o destacado), de todos os tempos. Mas é fácil ‘ignorar’ o que o Ronaldo fez no seu auge. Assim como é fácil dizer hoje em dia que nem se compara ao Messi. Em termos de talento não haverá possivelmente comparação, e a verdade é que já se nota este ano que está a anos-luz do argentino. Mas não nos podemos esquecer que, no seu auge, o Ronaldo foi legitimamente várias vezes visto com o melhor do mundo, mundo esse que já tinha assistido ao advento do Messi. As 3 últimas épocas do Ronaldo no MU foram brutais, em 2 delas foi o melhor dos 2. Depois teve igualmente 2-3 anos em Madrid onde se pode construir um caso sólido para se argumentar que terá sido ele o melhor jogador do mundo nessas épocas, mesmo não falando apenas dos golos. Esse é o melhor elogio que lhe posso fazer. Messi é incomparável na sua era, e no entanto o Ronaldo conseguiu ‘comparar-se’ a ele durante vários anos. Penso que a dimensão deste feito não é ainda percebida por muitos.

    Ao mesmo tempo, vejo a questão do GOAT como algo diferente. Compreendo perfeitamente que se tenham jogadores preferidos dos quais se goste mais, mas não se tem de achar que tais são GOATs por causa de preferências. Terá sempre de haver uma objectividade no que concerne à questão do GOAT. Um exemplo disso é o meu username aqui. O Kostadinov foi o meu avançado preferido a usar o azul e branco. É por isso que o considero o GOAT no que a avançados do Porto diz respeito? Não. Foi um excelente PL mas não posso em boa consciência dizer que tenha sido o melhor. Vejo mais dessa mesma forma esta questão do GOAT. Falar no GOAT implica falar no melhor de todos os tempos, não no mais preferido de todos os tempos. Se falar nos meus favoritos, então já tenho mais dificuldade em dizer o nome de Messi de rajada, porque houve vários jogadores que vi quando era mais novo que me fascinaram absolutamente, até pela ‘magia’ e nostalgia associada ao acto de vermos e sentirmos as coisas de forma nova e diferente quando somos mais miúdos. Mas isso não me impede minimamente de olhar para a totalidade da história e conseguir perceber que o Messi (sendo ainda assim uma opinião pessoal, claro) já fez o suficiente numa escala global (títulos, regularidade exibicional, longevidade, qualidade mostrada, números, momentos únicos, profissionalismo, etc) para ser considerado o melhor de todos os tempos, no fundo, a definição inequívoca do que é um GOAT.

    • Khal Drogo
      Posted Março 19, 2019 at 9:26 pm

      Identifico-me quase a 100% com este comentário. Também acho o Messi melhor jogador; é o melhor que já vi, na realidade. Mas gosto simultaneamente do Ronaldo, e também torço pelo seu sucesso. E isto atualmente parece difícil de conceber para muita gente.

    • Mantorras
      Posted Março 19, 2019 at 7:36 pm

      Como não dá para meter um like vim apenas dizer que subscrevo tudo. O respeito por Ronaldo e a admiração por Messi. Tenho exactamente a mesma opinião (e apesar de ser do Benfica sempre gostei do Kostadinov, foi dele um dos melhores golos que vi ao vivo…).

      PS: o melhor jogador que vi em pequeno foi Paulo Futre. Qualquer semelhança com Messi é pura coincidência :)

      • Joga_Bonito
        Posted Março 19, 2019 at 10:37 pm

        Futre era mágico. Aquela condução de bola…Só é pena que hoje tenham associado aquela saída dos charters e se tenham esquecido da magia que ele espalhou.

      • Kostadinov
        Posted Março 19, 2019 at 10:26 pm

        Futre, que jogador fantástico. Tinha uma capacidade de mudar de direcção tão rapidamente que ‘partia’ os rins aos adversários de forma constante. Também gostava muito dele.

      • Quinhas
        Posted Março 19, 2019 at 9:23 pm

        Mantorras,quem não adorou Futre???Era uma máquina,ele e Madjer destruíam tudo que tinham pela frente .

    • Kacal
      Posted Março 19, 2019 at 2:24 pm

      Não acho que tenha o mesmo sentido, Kostadinov. Ronaldo tem 5 Bolas de Ouro contra 5 de Messi, não é um qualquer. Kostadinov por mais bom jogador que seja, não está ao nível de outros avançados do Porto. E ninguém me vê aqui a chamar GOAT ao Kléber e olhem que sou super fã, tenho a sua foto em várias coisas. Agora o Ronaldo não é nenhum Kléber.

      • Kostadinov
        Posted Março 19, 2019 at 2:42 pm

        Eu percebo Kacal, por isso é que ressalvei várias vezes que era a minha opinião pessoal. Sei que tu e outros não pensam dessa forma e respeito, claro. Pessoalmente não ligo mesmo à questão das bolas de ouro, são mais as vezes que discordo com a atribuição do prémio e pódio do que aquelas que concordo. Portanto não tendo a usar esses prémios como factor de análise, até porque uma boa quantidade de melhores de todos os tempos nunca ganharam nenhuma.

        Em relação à questão Kleber/Kostadinov também não acho que haja comparação. O Kleber nunca foi dos melhores em lado nenhum. Pode-se gostar dele ou não enquanto pessoa, mesmo em termos de estilo, mas não há base concreta para se argumentar que ele foi dos melhores onde quer que fosse de forma consistente. O Kostadinov foi maioritariamente considerado dos melhores avançados do Porto das últimas décadas, teve visibilidade europeia com a sua selecção (que lhe trouxe aliás provavelmente o jogo mais épico da carreira em pleno solo francês), e teve um impacto assinalável. Ainda assim, como disse acima, em termos objectivos não o posso considerar o ‘GOAT’ quando falamos em avançados do Porto, mas não há comparação com a situação do Kleber porque o Kostadinov foi um jogador de elite dentro destes parâmetros.

        Mas usei o exemplo do Kostadinov simplesmente para ilustrar que separo a questão do GOAT e dos favoritos, nada mais. Fui o primeiro a dizer que o que o Ronaldo fez, ao conseguir equiparar-se ao Messi em algumas épocas, absolutamente monstruoso. Através do suor, do esforço e do profissionalismo conquistou por mérito próprio um direito que para mim não ‘deveria’ ter tido, tal é a diferença entre um e outro. De novo, na minha opinião pessoal, claro. Sei o que pensas do Ronaldo e não quis de forma alguma dar a entender que a tua posição é inválida ou não merece respeito, porque isso não é verdade.

        • Quinhas
          Posted Março 19, 2019 at 3:31 pm

          Bem apresentado Kostadinov.Mas tenho a dizer que o jogador que mais admirei em Portugal, também jogou no Porto e era Madjer ,sr de uma Magia impressionante ,o Rei do improviso e muitos que falam em jogar com os dois pés deveriam vê-lo,porque rematar não é o mesmo que jogar.Sou do Sporting e ia ao estádio da Luz ,Belém,Amadora só para ver o Mago Magrebino!!!

          • Kostadinov
            Posted Março 19, 2019 at 4:28 pm

            Concordo plenamente, o Madjer foi um dos absolutos grandes. Uma técnica e um toque de bola soberbos, e teve a fortuna de ter na carreira um daqueles momentos absolutamente épicos no universo do futebol que definem a história do desporto. Não tenho memória de nenhum grande avançado do Porto antes dele, o Madjer foi o primeiro grande avançado que vi no clube (jogadores como o Cubillas etc já só cheguei a conhecer de nome, não eram do meu tempo).

            • Quinhas
              Posted Março 19, 2019 at 4:46 pm

              Vi Cubillas e ainda vi um dos maiores portugueses de todos tempos mas tão ignorado, Antônio Oliveira!!!

        • Kacal
          Posted Março 19, 2019 at 3:17 pm

          Sim Kostadinov, concordo que a Bola de Ouro é subjectiva, mas olhamos para jogadores como Kléber (um dos meus preferidos) e Kostadinov (um dos teus) e vemos que ele nunca na vida iriam ter 5 vs 5 em Bolas de Ouro com Messi, logo Ronaldo está noutro planeta contra esses nomes e é válido e aceitável compara-lo a Messi, a meu ver. Não é um jogador qualquer. Não é apenas bom ou muito bom. Só isso.

          Sobre o teu 2º paragrafo não vou comentar nada do que disseste porque primeiro não vi o Kostadinov jogar e segundo eu não quis comparar o Kléber ao Kostadinov, não foi essa a minha intenção. Penso que fui mal interpretado aí. Quis sim dizer que não faria sentido comparar o Kostadinov ao Messi. Como não faria sentido eu comparar o Kléber ao Messi, ou melhor dizendo, ainda faria menos sentido do que comparar o Kostadinov, mas ambos não fariam sentido. Estou a falar nisto porque tu tens o Kostadinov como um jogador preferido e eu tenho o Kléber, mas nenhum dos dois pode ser comparado ao Messi, o Kléber ainda menos que o Kostadinov mas este também não pode ser comparado. Agora comparar o Ronaldo ao Messi não é o mesmo que comparar Kléber ou Kostadinov a Messi. Daí que eu tenha dito que o Kléber como um dos jogadores que sou super fã, poderia compara-lo ao Messi e aí sim seria apenas uma questão de gosto e preferência estando a ignorar toda a parte futebolística, seria um disparate. Mas comparar Ronaldo a Messi é valido e aceitável, a meu ver.

          Por fim, é por isso mesmo que falo porque comparar Kostadinov a Messi ou Kléber a Messi (esta faz menos sentido ainda que o Kostadinov como disse) não é a mesma coisa que comparar Ronaldo a Messi. Se fosse apenas por ser meu favorito, diria que o Kléber é o GOAT e comparava-o ao Messi. O Ronaldo ser meu preferido é um factor, mas não é o único. Acho válido e aceitável, mas sim eu percebi o teu ponto de vista, embora não se encaixe em mim mas quis falar neste aparte. Mas eu percebi e claro que aceito e respeito a opinião, é válida.

          • Kostadinov
            Posted Março 19, 2019 at 4:23 pm

            Ah sim sem dúvida. Eu percebi o teu ponto de vista, expressaste-te bem. Depois de ler a tua resposta acho que eu é que não o fiz ahah. Ou seja, eu nunca comparei (ou pelo menos não o pretendi fazer) o Kostadinov ao Messi. Nem pensar, estão em universos diferentes. Usei o Kostadinov para o comparar com os avançados do Porto. Usei uma expressão do género ‘GOAT em termos de avançados do Porto’ pelo menos umas 2 vezes, creio, nunca falei em GOAT geral. Por outras palavras, o Kostadinov foi o meu avançado preferido no Porto e foi considerado pela maioria como um dos melhores avançados do clube nas últimas décadas, por isso há alguma ‘legitimidade’ para compará-lo com os GOATs de avançados do Porto, apesar de, se eu for objectivo, não o poder considerar o melhor em boa consciência, nem pensar. Mas o Kleber não se pode inserir nessa conversa em lado nenhum por onde passou, só isso, porque nunca foi sequer dos melhores da história de nenhum dos clubes onde esteve.

            O Ronaldo pode estar perfeitamente na conversa de GOAT pelo patamar que alcançou, e aliás creio que o coloquei em 7º nos melhores de sempre quando fiz aqui o ranking. Apenas quis ressalvar que eu pessoalmente vejo ‘favorito’ e ‘GOAT real’ como coisas diferentes, mesmo quando estamos a falar num patamar de elite, como é o caso de jogadores como Messi, Ronaldo, Maradona, Cruyff, etc. Neste sentido volto a repetir: entre a elite de futebolistas, aquele que consideramos os melhores de sempre, não tenho a certeza que o Messi seja o meu ‘favorito’. Mas tenho a certeza que é ele o melhor de sempre, sem qualquer hesitação. Era apenas essa distinção que pretendia fazer.

            • Kostadinov
              Posted Março 19, 2019 at 5:41 pm

              Perfeitamente esclarecido! Só quis reforçar o facto de não ter comparado o Kostadinov ao Messi, isso teria sido um ‘bocadinho’ ridículo da minha parte ahah.

            • Kacal
              Posted Março 19, 2019 at 4:37 pm

              Sim, percebi tudo. Eu concordo que o Kléber não foi um dos melhores PL do Porto, foi um dos meus preferidos mas não um dos melhores. Aceito perfeitamente que assim seja e é a realidade. Kostadinov sim, foi. Não pelo que eu vi dele, mas pelo que se sabe da história. Confirmo.

              De resto, foi esse o meu ponto que mesmo o Ronaldo sendo o meu preferido, há legitimidade para achar que ele é o GOAT e compara-lo ao Messi, não havia era se eu comparasse o Kléber ao Messi por ser um dos meus preferidos, aí sim não haveria legitimidade e não faria qualquer sentido. Resumindo e concluindo, não é apenas o meu gosto pessoal e preferência que me faz dizer isto do Ronaldo, esse é o ponto-chave do que falei. De resto, totalmente de acordo com tudo que disseste. Foi apenas um aparte para demonstrar que não me insiro no grupo de pessoas que acham o Ronaldo o GOAT apenas por ser o seu preferido.

  • masterDC
    Posted Março 19, 2019 at 2:04 pm

    Os meus 2 jogadores preferidos são o CR7 e o Ronaldinho mas o génio Messi é o melhor jogador deste século e provavelmente o melhor de sempre.
    Excelente texto!

  • Khal Drogo
    Posted Março 19, 2019 at 1:25 pm

    As últimas frases estão excecionais. Texto soberbo.

  • Mike The Kid
    Posted Março 19, 2019 at 1:15 pm

    Acho sinceramente IMPOSSÍVEL alguém racionalmente achar o Ronaldo melhor jogador que o Messi

    • riscas
      Posted Março 19, 2019 at 2:42 pm

      O que eu acho impossível é que numa altura em temos o prazer de assistir a dois dos melhores futebolistas de sempre, haver quem minimize os feitos de um para exaltar os feitos do outro.
      Tenho muito orgulho de ter a mesma nacionalidade de Ronaldo, mas sei reconhecer o gênio de Messi.
      A mim não me interessa qual dos dois é melhor, quero é ver os dois a superam-se sempre como têm feito até agora. Como é dito no texto, quando Messi e Ronaldo deixarem de jogar, é que provavelmente muita gente vai perceber que deveria ter aproveitado para admirar estas duas lendas do futebol.

    • Quinhas
      Posted Março 19, 2019 at 2:02 pm

      Mas que os há,há, incrível!!! Antigamente havia menos descaramento perante tal evidência,porque recebiam logo rótulo no meio futebolístico,mas hoje em dia mau gosto também é gosto !!!

      • Kacal
        Posted Março 19, 2019 at 2:19 pm

        Um pouco agressivo falar assim e um pouco limitado achar que quem não tem o teu gosto tem mau gosto. Actualmente também pensei que as pessoas fossem assim, mas parece-me que continua a haver quem tenha a “tacanhice” de antigamente!!

    • Joao X
      Posted Março 19, 2019 at 1:21 pm

      Impossível não é porque há mesmo mas nao faz sentido. Mas pronto, há que respeitar opiniões.

  • Kacal
    Posted Março 19, 2019 at 1:10 pm

    Para mim Ronaldo será sempre o MEU GOAT, mas excelente texto e concordo com o que é dito nele, Messi é um jogador especial e único, disso não há duvidas, impossível não respeitar e apreciar um jogador destes e tudo que já fez neste desporto. Gostaria de ver Messi e Ronaldo na mesma equipa nem que fosse apenas 1 época ou apenas 1 jogo, talvez aconteça num jogo de solidariedade, quem sabe. Mas numa MLS seria brutal!

    • Andre67
      Posted Março 19, 2019 at 2:26 pm

      Partilho completamente da tua opinião..

      Ronaldo tambem é o MEU GOAT e quero que ganhe sempre.. O ano passado torcia pelo Real, este pela Juve e se para o ano for pelo PSG, vou torcer pelo PSG.. Quero que ele ganhe sempre, tanto coletivamente como individualmente..

      O que não invalida que não concorde tambem a 100% com tudo o que é dito no texto..

      • Miguel Caçote
        Posted Março 19, 2019 at 4:19 pm

        Pois, é este o problema. Há 6 meses eram todos os maiores fãs do Real Madrid, agora que o Modric ganhou a bola de Ouro já são todos anti Real Madrid, que surpreendentemente neste espaço de 6 meses teve um crescimento exponencial e passou a ser o dono disto tudo.

        • Andre67
          Posted Março 19, 2019 at 5:06 pm

          Com todo o respeito, mas como assim “problema”? Já vi esta discussão mais vezes por aqui, mas a mim não faz grande sentido.. Para mim a definição de problema é algo grave e não algo tão banal como deixar de apoiar X para passar a apoiar Y?

          Que mal vem ao Mundo se eu hoje me apetecer apoiar o Liverpool, amanhã o Chelsea e para o próximo mes o City?

          Problema era se agora os impostos aumentassem para o triplo..

        • Kacal
          Posted Março 19, 2019 at 4:33 pm

          Talvez Miguel, mas eu não sou dono das acções e atitudes de toda a gente, não mando no pensamento de cada um, cada um é livre. Eu penso e falo por mim, mando em mim próprio. E eu NUNCA fui fã do Real Madrid, nunca gostei muito do clube e torcia apenas indirectamente como forma de ver o Ronaldo a ter sucesso. Era adepto do clube CR7 e não do Real Madrid, ele saiu e deixei de apoiar o Real, simples. Não sou bem anti-Real, apenas é indiferente para mim.

          • Miguel Caçote
            Posted Março 19, 2019 at 5:15 pm

            Certo Kacal, no entanto a maior parte dos casos refletem exatamente aquilo que eu referi e que se delineia por esses termos.

            Óbvio que a minha generalização também é um falso argumento porque há casos e casos, mas o objetivo com a mesma era passar essa ideia de que num curto espaço de tempo tínhamos pessoas que eram dos maiores fãs do Real Madrid e que nem podiam ouvir falar em benefícios a este clube, mas que rapidamente inverteram a sua posição para uma de “o Real Madrid controla isto tudo”… foi só o Modric ganhar a Bola de Ouro.

            Aliás, já nada me surpreende, a partir do momento que muita gente definia a Juventus como um clube corrupto e que agora já está tudo esquecido. Quando o Ronaldo voltar a mudar de clube, todas essas pessoas vão também mudar e por aí fora.

            Também há o reverso da medalha de quem repete várias vezes ou repetia até ao jogo contra o Ajax que o Real Madrid não estava pior este ano.

            • Kacal
              Posted Março 19, 2019 at 6:18 pm

              Sim Miguel, percebo e compreendo o teu ponto de vista mas quanto a isso não há nada a fazer, as pessoas vão sempre gostar daquilo que quiserem e acharem que devem gostar, sempre foi assim e sempre será. Vão mudar de opinião conforme o vento, também.

              Eu nem sou propriamente fã da Juve, já aqui disse no blog que os colossos de Milão são os meus clubes preferidos em Itália, mas agora torço indirectamente pelo sucesso do CR7.

              Sobre a Bola de Ouro, para mim o Modric não vencia mas não é só porque queria que fosse o Ronaldo e acho que devia ser, mas sim porque acho que tinha que ficar entre Messi e Ronaldo, se fosse o Messi aceitaria perfeitamente e acharia justo e merecido.

              Mas sinceramente a mim pouco me interessa se as pessoas mudam de clube x para y conforme o vento, isso é lá com elas, ou seja, para mim é um pouco indiferente e não me “tira o sono”, mas percebo a tua indignação.

              • Miguel Caçote
                Posted Março 19, 2019 at 11:40 pm

                Para mim também só pode ganhar ou Messi ou Ronaldo, tal é a diferença em relação aos outros todos.

                Agora, nem é que me cause “indignação”, mas realmente faz-me espécie como é que milhões de pessoas defendiam o Real Madrid com unhas e dentes e mal o CR7 saiu e com a posterior eleição do Modric como Bola de Ouro, deu-se-lhes uma volta de 180 graus e repentinamente é como se o Real nesse curto espaço de tempo passasse a controlar tudo, enquanto que antes, sempre que o Ronaldo ganhava, não havia confusão alguma.

                Realmente, causa-me espécie.

                • Kacal
                  Posted Março 20, 2019 at 1:28 am

                  Totalmente de acordo com o teu 1º paragrafo, na mouche.

                  Sobre o resto, como disse percebo o que dizes e é realmente muito pouco coerente e credível, mas enfim, nada a fazer quanto a isso, resta aceitar e seguir. Temos é que olhar por nós, eu nisso sou coerente e tenho as minhas razões, tu pareces ser assim também, é o que importa ou deve importar.

                  Saudações DesPortistas, Miguel

      • Kacal
        Posted Março 19, 2019 at 2:36 pm

        Ora nem mais, Andre67. Tudo dito! Subscrevo cada linha. Também quero que o Ronaldo ganhe sempre independentemente do clube onde esteja, a menos que venha para um rival português do meu Porto, eheh. Mas sim, é isso e para mim é o MEU GOAT, mas lá está, não invalida que concordemos a 100% com tudo que é dito no texto, claro.

    • Estigarribia
      Posted Março 19, 2019 at 1:18 pm

      Kacal,

      Não leves a mal o que vou dizer, mas eu acho que isso do GOAT é só a opinião das pessoas sobre um deles os dois. Por exemplo, para ti, como admiras o Cristiano, ele é o GOAT, mas para mim, que tenho LM10 como ídolo e de quem sou admirador confesso, o argentino é o GOAT. Eu acho que isso vai sempre depender das opiniões de cada um e há sempre que respeitá-las.

      No fundo, tanto CR7, como LM10, são os dois GOAT. Ponto final.

      • Kacal
        Posted Março 19, 2019 at 1:35 pm

        Atenção que eu concordo com isso, Estigarribia. Daí ter dito O MEU Goat, ficou bem explicito, eheh.

        Mas subscrevo!

  • Estigarribia
    Posted Março 19, 2019 at 1:05 pm

    Grande texto. Messi é o jogador mais completo que já vi jogar e, de longe, o melhor deste século. Nem quero imaginar quando terminar a carreira. Vou sentir a falta de ver e gritar os golos de Leo Messi pelo Barcelona. Que grande orgulho para mim ter Leo Messi como um dos meus MAIORES ÍDOLOS.

    Como disse, uma vez, Luís Figo: «Vê-lo jogar é como ter um orgasmo».

    https://www.youtube.com/watch?v=5m8OS0BydgI

    https://www.youtube.com/watch?v=HzzY1h8Vzgg&t=45s

  • Ezio
    Posted Março 19, 2019 at 12:53 pm

    O melhor de todos os que já vi jogar e muito provavelmente um dos 2 ou 3 melhores de sempre.

  • GN
    Posted Março 19, 2019 at 12:52 pm

    Bom texto. Messi é irrefutavelmente um dos melhores de sempre. No entanto continuo a não conhecer jogador mais completo que Cristiano Ronaldo “at his prime”

    • Quinhas
      Posted Março 19, 2019 at 3:12 pm

      Depende do conceito de completo…ou só conta saltar muito(mas não ser cabecear exímio)rematar com os dois pés (mas não ser preciso,nem utilizar o pé esquerdo na condução de bola ou no intermédio desta)joga nas duas alas,ok,com ligação a ponta de lança (aonde continua a ter dificuldades em jogar de costas)… é um goleador ,mas não é um finalizador, embora possa fazer confusão há alguns derivado ao número de golos…necessita de muitas oportunidades para concretizar,não contemporizar do muitas vezes,mas rematando tudo que aparece.Aonde se encontra nesse conceito a polivalência,a criação,noção tempo/espaco(que é nula),aonde está a MAGIA para a dimensão que ele tem???tanto em passes de deixar cair o queixo ou precisão ,longos(nem vê-los). Só para fazer uma referência a MESSI, realmente também não é um exímio de cabeça,mas não esqueço aquele grupo ao ManU na Final da Champions,com um grau de dificuldade 10, já em tudo o resto é completo.

      • Kacal
        Posted Março 19, 2019 at 3:22 pm

        As pessoas também exageram bastante, tanto para um lado como para o outro. NINGUÉM e sublinho NINGUÉM, é perfeito. O próprio Messi não o vejo a usar muito o pé direito para driblar, remata bem mas não tão bem como com o esquerdo, no jogo aéreo não é o seu forte. E atenção, não tem que ser, mas completo é sempre subjectivo, teria que ser um jogador excelente em tudo e isso não existe.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Março 19, 2019 at 1:51 pm

      Isso do completo tem muito que se lhe diga. O que é que o Ronaldo tem que o Messi não tenha? Jogo de cabeça, físico e liderança talvez?
      Agora o que é que o Messi tem que o Prime Ronaldo não tinha? Capacidade de drible, visão de jogo, passe tanto a curtas como longas distâncias, ajuda no momento decisivo, bate cantos..

      • GN
        Posted Março 19, 2019 at 2:15 pm

        Ronaldo para estar na baliza no timing certo, antecipando imensas vezes aos defesas tem que ter uma leitura e visão de jogo potentissima. Para Ronaldo bater o canto ele tem que não estar na área. Uma das características que apreciava dele não tempos de Manchester era o cruzamento. Muito bom, a régua e esquadro. Drible? Era a sua maior arma em Manchester. Talvez o controlo de bola seja algo que Messi terá melhor, a maneira como a bola cola nos pés, é fantástico sem dúvida. Ajuda no momento decisivo? A primeira coisa que me lembrei foi aquele passe, cruzamento, que Ronaldo faz para o Varela empatar no último minuto a partida com os USA no Mundial 14 que nos permitia ainda sonhar com a passagem á fase a eliminar. Torno a referir, nunca vi jogador tão completo

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Março 19, 2019 at 4:05 pm

          Acredita seriamente que a prime do Ronaldo foi em Manchester?………

        • Rush
          Posted Março 19, 2019 at 2:28 pm

          Um jogador diz-se completo pelas diversas funções que consegue desempenhar no jogo e pelos vários momentos do jogo que consegue entender, e não tanto pela versatilidade técnica. E aí, e penso que é unânime, o Messi é dos jogadores mais completos dos últimos tempos.

  • Teixas
    Posted Março 19, 2019 at 12:23 pm

    “Messi é uma experiência. E não uma quantificação.”

    Nada mais a dizer.

    O melhor de sempre.

  • Manuel Teixeira
    Posted Março 19, 2019 at 11:52 am

    “Por ter bola, há quem diga que joga futebol” Sublime!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 19, 2019 at 11:41 am

    Gostaria de ver o Ronaldo e Messi na mesma equipa. Talvez só depois do final das suas carreiras na Europa num clube chinês ou assim a pagar-lhes balúrdios.

    Ou quem sabe na MLS, os americanos são bem capazes de tudo. Juntar as maiores estrelas da Adidas com a Nike só poderia ser uma máquina de fazer dinheiro para quem apostasse nesse tipo de negócio.

    E os fãs de certeza que não se importavam.

  • offtopicguy93
    Posted Março 19, 2019 at 11:39 am

    Excelente texto. Nos dias de hoje confunde-se o melhor jogador com o melhor marcador (ou o jogador que marca mais golos). Não querendo tirar mérito a quem faz muitos golos e como consequência é decisivo nos jogos mas, hoje em dia os jogadores vivem muito dos golos que podem fazer nos jogos e esquece-se de todo o processo para se chegar ao golo. Messi, para mim, é o jogador mais completo do mundo em mais aspectos do jogo, eu até costumo dizer que se o valverde colocasse o messi a lateral esquerdo, este era o melhor lateral do mundo… se o colocasse a numero 8, messi era o melhor 8 do mundo e assim consecutivamente pelas posições que a “pulga” poderia fazer (digo isto, porque claramente o messi não tem características de central).

    Messi, inconscientemente, é um médio, um extremo, um falso nove e, como já demonstrou um verdadeiro 9. Basta ver um jogo do barcelona e facilmente se irá perceber que todo o jogo do barça anda à volta dele, não que ele o queira, mas inevitavelmente anda. Ele baixa à linha do Busquets para fazer o primeiro momento de construção, ele baixa à linha de rakitic e arthur para ajudar no processo de construção do jogo num processo mais ofensivo, e por ultimo, messi no ultimo terço não tem posição pois, uma vez que é ele a construir quase todos os lances é inevitável que não apareça a finalizar os seus próprios lances.

    Messi, muito à semelhança do nosso CR, também se foi transformando e adaptando o seu jogo consoante os colegas de equipa e consoante os treinadores que teve. Note-se que foi guardiola a explorar todo este pensamento do messi no jogo, pois rijkard apenas o utilizava como extremo puro que arrancava no 1vs1 quase sempre e depois tinha liberdade para definir o lance. Com guardiola, messi começou a pisar terrenos mais centrais, onde começaram a ficar famosas as suas transiçoes ofensivas e a sua forte construção de jogo ao nível do passe (o melhor exemplo são as suas combinações com o jordi alba, onde todos os clubes sabem que eles vão fazer aquilo durante o jogo e mesmo assim não conseguem evitar).

    Bem podia tar aqui a falar o dia inteiro de movimentações e características do Leonel, mas vou so dar o ultimo exemplo da sua evolução: OS LANCES DE BOLA PARADA. CR7 era sem duvida o melhor dos 2 a bater livres, até que, lá está, chegou Pep e a partir de 11-12 messi é uma maquina nesse capitulo. Não sei se treinou ou se simplesmente descobriu que tinha jeito para bater livres, mas a verdade é que, nos dias de hoje, é talvez o melhor jogador a bater esses lances e um dos melhores da historia (veja-se a quantidade de ratio que ele tem no sucesso de livres).

    OTG

  • Joga_Bonito
    Posted Março 19, 2019 at 11:28 am

    Os meus preferidos serão sempre D10 e R9, isto pela magia e brincadeira que conferiam ao jogo.
    Mas se se disser que Messi é o melhor de sempre aceita-se perfeitamente, porque é o mais completo.
    Tem dois defeitos apenas. Um: não ser português e não poder jogar por nós. Outro é não jogar pelo Benfica. No resto é quiçá o melhor de sempre.

  • Kafka
    Posted Março 19, 2019 at 11:15 am

    De longe o melhor e mais completo jogador deste século

    • Khal Drogo
      Posted Março 19, 2019 at 1:24 pm

      As últimas frases estão excecionais. Texto soberbo.

    • Khal Drogo
      Posted Março 19, 2019 at 1:23 pm

      Também prefiro ver as coisas desse modo. “Deste século” parece-me mais correto.

      • Miguel Caçote
        Posted Março 19, 2019 at 4:27 pm

        Até porque eu não vi Maradona, a título de exemplo, ou Pelé, tirando o filme do Stallone. Assim, prefiro dizer que o Messi é o melhor jogador que vi.

  • JDTM
    Posted Março 19, 2019 at 11:15 am

    Quando o impossível parece fácil. O único handicap que tira “protagonismo” a Messi é o facto de não falar inglês e não gostar de “aparecer” fora do campo, o que para os verdadeiros amantes do futebol não interessa para nada. Está no lote dos mais geniais de sempre e é o melhor que eu vi jogar. No entanto só um aparte, tou um bocado farto de ver o André Pipa desvalorizar o Messi, só dizer que é muito mais difícil marcar golos em Itália diz tudo. Como se o Messi fosse só um finalizador, um jogador que luta pelo melhor marcador contra avançados e pelo melhor assistente contra médios e ainda ajuda no processo defensivo (no último jogo foi excelente neste aspecto). Até podia não marcar golos e continuava a ser o melhor. Excelente texto.

  • J Silver
    Posted Março 19, 2019 at 11:00 am

    A frase em que são enumeradas as outras lendas faz-nos perceber que Messi é uma fusão de todos… e melhor que todos.

    • E o que temos
      Posted Março 19, 2019 at 11:15 am

      Completamente, é o jogador mais completo que alguma vez jogou e simultaneamente o melhor porque faz tudo melhor que os outros. (sim já sei que me vem falar do jogo de cabeça do Ronaldo)

      • Quinhas
        Posted Março 19, 2019 at 1:52 pm

        Sim,mas saltar muito ou mais do que a maioria,que dá muita vantagem, não faz dele um exímio, muito longe disso…!!!Consegue ser bom em cabeceamentos frontais, já que nos outros em que é requerido rotações/técnica ,fica a descoberto o défice .

Deixa um comentário