Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um “Monstro” criado pelos queridos inimigos

No panorama do futebol actual, há um nome que se destaca entre aqueles que habitualmente jogam à frente da defesa: Nemanja Matic. O Sérvio está hoje um degrau por cima de  Busquets, que desceu o nível (não só por culpa própria, mas também pela queda do rendimento coletivo), de Mascherano, que raramente joga na posição, de Xabi Alonso, que vai apresentando as naturais consequências da idade, e de todos os outros ocupantes daquele espaço. É o melhor médio defensivo do mundo, um “gigante” nas palavras do seu próprio treinador.

Mas o caminho do jogador natural do país da ex-Jugoslávia não foi um mar de rosas. Como tantos outros jogadores sub-21 (alguns até sub-19), como Mário Pasalic, Van Ginkel, Isaiah Brown, Kurt Zouma, Lukaku, Lucas Piazón, Patrick Bamford, Thibaut Courtois ou Ben Gordon, Matic foi contratado ainda muito jovem pelo Chelsea. Ora, da extensa lista de elementos de tenra idade adquiridos pelos londrinos, poucos conseguiram ganhar o seu espaço no clube, muito devido à apertada concorrência e à urgência de obter resultados. E o sérvio não foi excepção. Numa primeira fase, fruto dos poucos minutos de que dispôs, acabou emprestado ao Vitesse, tendo depois sido utilizado como moeda de troca no negócio que levou David Luiz para Stamford Bridge, o qual implicou a desvinculação contratual com os Blues. Na Luz, o início também não foi fácil, já que a sua primeira temporada foi praticamente toda passada no banco, dada a concorrência de Javi Garcia. No entanto, com a saída do Espanhol, em Agosto de 2012, Matic viu as portas da titularidade serem-lhe abertas. Jorge Jesus confiou nele, potenciou as suas qualidades, que até eram mais de um 2.º médio, surgindo na Luz um monstro que, durante época e meia, ditou a sua lei na intermediária. O treinador do Benfica logrou dar-lhe uma leitura de jogo e capacidade de ocupação de espaços verdadeiramente invulgares, algo que não passou despercebido aos grandes colossos do Velho Continente.

Entretanto, uma nova Era havia sido iniciada no clube que, tão cedo, apostara nele. José Mourinho havia regressado a Stamford Bridge e, após Di Mária e Coentrão, apaixonara-se, novamente, por um jogador às ordens do seu “querido inimigo” Jorge Jesus. Assim, em Janeiro de 2014, Matic volta a Inglaterra, consagrando-se com Mourinho como uma espécie de modelo de número 6: alto, forte no jogo aéreo, fisicamente apto para o choque, exímio no desarme (capacidade potenciado pelos seus longos membro inferiores), qualidades ás quais se junta uma invulgar capacidade de transporte de bola e de passe, o sérvio assume-se como uma verdadeira aranha à frente da defesa Blue, fundamental para a consistência do bloco do treinador português. Nenhum outro jogador no futebol mundial pode orgulhar-se de ser mestre em tão distintos aspectos fundamentais para a posição de Pivot defensivo.
Apesar de não ter visto o seu caminho facilitado por ninguém, o número 21 dos londrinos soube ser paciente, esperando pela sua oportunidade. Quando ela surgiu, mostrou todas as suas virtudes, sendo o produto perfeito do trabalho conjugado de dois treinadores de costas voltadas e envoltos em picardias constantes. Ele é Matic, o monstro criado pelos queridos inimigos.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

0 Comentários

  • Tiago Reis
    Posted Novembro 11, 2014 at 10:52 am

    Melhor médio defensivo do Mundo de caras. E incrivel como JJ potenciou este jogador. Quando chegou ao Benfica não tinha o posicionamento correto e perdia demasiadas bolas para a posição que ocupava. Passados dois anos e meio saio do benfica como um 8 consagrado.

  • José S.
    Posted Novembro 11, 2014 at 12:09 am

    Gostava de poder introduzir um aparte neste tópico e convidar toda a gente a comentar, de forma coerente se possível.
    Sempre gostei imenso do matic e sempre disse com quem comentava que assentava em qualquer clube grande com grande margem de progressão. Para mim um jogador que evoluiu muito não só defensivamente mas como também como médio de transição (para mim sempre começou como 8, penso que estamos todos de acordo).
    Mas o que eu quero trazer para esta discussão e porque estamos a discutir o tópico, tópico este que fala de um dos melhores numero "6", pivot defensivo, trincos….etc, é a comparação com um dos melhores trincos que tivemos em portugal nestes ultimos anos.
    Ok, já vimos a notícia e falamos de matic, já falamos de W. carvalho que o ano passado deu nas vistas e bem, já se falou de alguns jogadores actuais estrangeiros e de alguns que já não jogam (makele e P. Vieira) e um outro jogador que foi dos melhores, senão dos mehores trincos a jogar em portugal nestes ultimos anos, tendo (para mim) como maior concorrente directo o próprio matic?
    Sim, falo do fernando. Esse a quem lhe chamam o polvo, por não haver quase nenhum jogador que escapasse aos seus enormes "tentáculos".
    Fernando não era grande jogador e não se via promessa como o matic, mas aprendeu como devia evoluir e trabalhar para evoluir. Para mim será sempre um dos melhores trincos que eu vi jogar neste ultimos anos. Muito forte posicionalmente e excelente no desarme, para mim melhor que o matic e um dos melhores no mundo a fazê-lo. Aprendeu também a sair a jogar com vilas boas e depois com V.P, já tinha aprendido a defender melhor e posicionar-se com o Jesualdo Ferreira e ainda aprendeu como jogar com um médio ao seu lado com o P.Fonseca. Enfim é obvio que não é completo como o matic, porque não é tão corpulento e alto como ele, faltando-lhe outras caracteristicas bem mais dotadas no matic como técnica, leitura de jogo para sair a jogar e até finalização. Mas penso que ninguém pode duvidar da capacidade do fernando a jogar como puro 6, e sobretudo ninguém pode esquecer ou tentar fazer esquecer do que fernando fez enquanto cá esteve (porque é a isso que me refiro). Enquanto outros como matic andavam no banco e w. carvalho nem sequer "existia" (salvo seja), já fernado espalhava a sua tremenda capacidade no campo e ganhava títulos.
    Gostava de ouvir alguns comentários e comparações de ambos jogadores de alguns comentadores daqui. Por uma questão curiosidade e debate, mais nada!!

    Cumps

    • Jorge Faria
      Posted Novembro 11, 2014 at 6:18 pm

      O ideal mesmo poderia ser ter os dois em simultâneo! Fernando a "6" mais posicional e Matic a "8" estilo box-to-box. Na minha opinião, seria perfeito para encher o meio-campo.

    • andré
      Posted Novembro 11, 2014 at 11:20 am

      o que é importante dizer é que o futebol actual precisa mais do que um trinco "puro" como fernando, que como toda a gente sabe, é um monstro. O que é único no Matic, e está no texto, é o facto de ser completo, um médio que tem qualidade em tudo o que o jogo lhe pede.Defende, ataca. É um modelo de jogador de futebol. Por isso eu nem comparo os 2, são diferentes. Posto isto, nenhuma equipa preferia ter um Fernando a um Matic.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 10:41 am

      Concordo, o estilo de jogo do Fernando, mais focado para a destruição de jogo, retirou-lhe alguma notariedade, embora erróneamente. Sou Benfiquista, e embora prefira Matic, pelo vermelho, pela ligação que tem aos Benfiquistas, pela vertente ofensiva também, reconheço em Fernando um médio defensivo de uma qualidade indiscutivel. Certamente lembrar-me-ei durante muitos anos do Polvo e das suas mega-exibições!

      Ps- Por William Carvalho no mesmo patamar de Matic e Fernando, é disparatado. Muito terá que evoluir, aprender, mostrar, penar William para ser sequer comparado a estes 2 gigantes, quanto mais ser superior.

      Pedro 1982

  • Awesome_Mark
    Posted Novembro 10, 2014 at 11:11 pm

    Continuo a achar que se jogasse a trinco o Mascherano seria o melhor nessa posição de nº6.

  • Pedro Ramos
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:33 pm

    Subscrevo na totalidade. Grande artigo Pedro Barata.

    Cumprimentos

  • Miguel Matos Rosa
    Posted Novembro 10, 2014 at 10:17 pm

    Jorge Jesus eles na altura riram-se…
    Tinhas razão é o melhor trinco do mundo!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:57 pm

    Como seria se Javi Garcia não tem saído do Benfica como ainda não saiu por exemplo o Gaitán? Talvez ainda não existisse este "monstro". Às vezes o futebol tem destas coisas… perdem-se e ganham-se grandes valores, quase sem nos aperceber-nos!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:41 am

      Nada a ver Ricardo Ricard. O Jesus tinha já um 6 indiscutível quando Matic veio para a luz, JJ limitou-se a obedecer ao ciclo natural e apostar no Matic no momento certo!

    • Fabio
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:31 pm

      algum dia Matic vai ser um Patrick, um Makelele,um Redondo, ja nao se fazem jogadores desses.

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:09 pm

      Bela questão Luís.

      E já agora,como seria se ao invés do City tivesse sido o Chelsea a contratar o Javi em 2012 ?

    • Cruz
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:46 pm

      Matic não deve nada ao Patrick Vieira ou ao Claude Makelele.

    • Cruz
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:45 pm

      O Matic foi trabalhado um ano para substituir o Javi Garcia. Era um 8/10 de base, teve que ganhar rotinas a 6. Se fosse logo aposta no seu primeiro ano, talvez lhe acontecesse o mesmo que tem andado a acontecer ao Samaris, que ainda se nota não estar adaptado a jogar a trinco.

    • Rúben Gomes
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:35 pm

      Podia perfeitamente não acreditar nele e contratar outro jogador.

    • Zé Borges
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:23 pm

      Opah tu não tens mesmo noção do que dizer Ricardo Ricard, tudo tem o seu tempo..

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:15 pm

      E foi assim que o Matic apareceu, se Jesus tivesse assim tanta qualidade era preciso um acaso? Pois..

  • Yeah!
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:39 pm

    De Rossi e Xabi Alonso, no minimo estão uns degraus acima.

    Mas cada um tem a sua opinião.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:20 pm

    Mas o que eu acho mais graça no meio disto tudo é que alguns benfiquistas vêm para aqui vangloriar-se com o êxito do Matic e com o facto de ele ser actualmente o melhor 6 do mundo quando ele atingiu esse estatuto após algum tempo de ter deixado o Benfica.
    Ele no Benfica já era um monstro (estava longe de ser o que é hoje) mas foi agora que explodiu com a aprendizagem que ganhou no Chelsea nos últimos meses (quase 1 ano).

    Se o Matic tivesse ido por exemplo para o Manchester City não era o que é hoje quase de certeza, esta é a diferença entre os bons jogadores e os melhores (a capacidade de gerir a carreira, de trabalhar e a tal sorte/mérito de ter oportunidades).

    • Diogo Palma
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:08 pm

      O Matic no Chelsea continuou a evoluir e melhorou muitíssimo o seu jogo nestes últimos meses, tal como o Di Maria evolui no Real.

    • Diogo Palma
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:07 pm

      Rúben Gomes,
      É verdade faz-me muita comichã, nem consigo dormir.
      Ele foi formado no Benfica é? Pensei que já tinha jogado por outros clubes antes de chegar ao Benfica com uns 22 anos.

    • Alexis
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:49 pm

      Diogo Palma, desculpe mas você fala como se o homem tivesse saído do Benfica há 3 ou 4 anos atrás. Desde o que ele é hoje ao que era cá em Portugal, passaram pouco mais de 9 meses, e não me diga que 9 meses o mudaram ou evoluiu assim tanto.. Acontece é que já não joga no Benfica e já não tem de ser comparado ao William Carvalho…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:38 pm

      ps- mas nao deixa de ser uma especie de vitoria moral, que de nada serve, mas gosto de ver os nossos a triunfar. sobretudo quando dao muito ao clube, como foi o caso

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:37 pm

      assim como os sportinguistas fazem isso com o ronaldo e figo.

      atingiu depois de ter deixado o benfica, claro que sim, isso e obvio. infelizmente, o benfica nao tem condiçoes para ter um melhor do mundo na sua posiçao. assim como o campeonato portugues.
      eles saiem daqui grandes jogadores mas nunca melhores do mundo.
      ele precisava de uma equipa com maiores aspiraçoes, e e obvio que a sua ida para o chelsea, ainda por cima sendo treinado pelo mourinho, o ajudou muito, mas isso nao implica que ele ja nao fosse dos melhores quando estava ca.

      os benfiquistas vangloriam-se porque se nao fosse o benfica a apostar nele, ninguem sabe onde estaria. o benfica conseguiu a proeza de comprar um jogador ao chelsea e depois voltar a vende-lo, logo e obvio que temos merito.

    • Rúben Gomes
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:33 pm

      Faz te comichão, nos sabemos. Ele nasceu para o futebol no Benfica, ele próprio é um de nós.

  • Tiago Beça
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:16 pm

    Quando eu escrevi neste blog que o Matic era o melhor médio defensivo que tinha visto na nossa liga e o médio mais completo que eu tinha visto por cá, riram-se de mim.

    Era o William, era o Fernando, etc.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 10, 2014 at 9:12 pm

    Sinceramente acho que existe actualmente uma enorme carência de trincos puros no futebol mundial nomeadamente nas equipas de topo, por isso é que o Matic é para mim o melhor e mais completo da actualidade apesar de não ser um jogador que me chame à atenção (o mesmo acontece com o Busquets).
    Não sei bem explicar mas falta-lhe algo … uma das minhas posições preferida é a 6 mas não consigo ter empatia pelo sérvio (e não é por ele ter sido jogador do Benfica).

    Há muitos "8s" que eu aprecio e têm um grande papel no posicionamento defensivo da equipa, na pressão, na recuperação de bola etc, gosto do Modric, Kroos, Lahm, Touré, Schweinsteiger, Xabi Alonso, Pogba, etc …

    Claro que jogadores como o Makélélé e Patrick Vieira colocaram a fasquia demasiado alta no passado … talvez seja por isso que desde então nenhum médio defensivo me encheu as medidas.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:56 pm

    Ainda terá q penar muito até estar ao nivel de Busquetes e Xabi Alonso! Busquetes nao sua posição é dono e senhor! Com grande qualidade de passe, visão , equilibrio, e muita tecnica!!! Ja Xabi Alonso é o rei dos passes longos e do posicionamento!!!

    Francisco lopes

  • Zé Borges
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:52 pm

    Jõao Dias,
    não vens cá dizer que o JJ fazia mal em não meter o Rúben Amorin no lugar do Matic ?
    É que esse teu exagero em relação á qualidade do jogador português é extremamente exagerada.

  • Mah Med
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:44 pm

    Acho que há um certo exagero nas capacidades formadoras do Jorge Jesus, ta certo que desenvolveu alguns jogadores , mas nunca transformou um tijolo num violino , os jogadores que sempre recebeu nas suas mãos tinham talento e qualidade acima da média ,lembro-me num jogo da taça em que o sérvio jogou e ter-lhe reconhecido qualidade técnica e tácticas , tanto que na altura disse que o Matic era bem melhor que Javi Garcia , as pessoas riram-se na minha cara , o tempo veio me dar razão .
    Em relação ao Matic , acho que claramente desvalorizado no panorama europeu , merecia muito mais destaque pelo que joga dentro de campo , claramente um dos pilares da equipa do chelsea, na minha opinião tão importante como Hazard na manobra da equipa , e se mantiver este nível arrisco-me a dizer que o chelsea é campeão europeu.
    Gostava muito do o ver no Real Madrid , acho tornaria a equipa madrilena numa equipa " perfeita"

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:40 pm

    E já agora… Aquele golo ao Porto é inesquecível!

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:39 pm

    grande matic! que monstro de jogador.
    tem feito grandes jogos, e tal como se previa foi um grande upgrade para o chelsea. ja o ano passado se tinha dito aqui que, eu inclusive, que o matic era o que o chelsea precisava.
    logo contra o city fez uma exibiçao fenomenal e foi eleito o homem do jogo, desde ai o mundo se apercebeu (infelizmente o nosso campeonato nao tem essa visibilidade) da qualidade e potencial deste jogador.
    joga e faz jogar.
    pelo preço que custou foi um negocio tremendo para o chelsea (excluindo a parte em que o mandaram embora).

    ps- engraçado como aqueles que proferiram umas barbaridades de comparaçoes o ano passado desapareceram todos… as diferenças estao a vista.

    • DiogoFSP4ever
      Posted Novembro 11, 2014 at 5:38 am

      subscrevo Mosqueteiro

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:12 pm

      1º- nunca disse que o wiliam era pior que o andre almeida. eu disse que os jogos do andre almeida atrinco foram melhores que os do wiliam esta epoca. o que se excluirmos o jogo com o porto e verdade.

      2º- sempre defendi o dier. so dizia que estavam a exgerar (como e habito) ja diziam que era melhor que o luisao, etc,e que iria ser o melhor do mundo. no 2º ano passou a ser suplente do mauricio e ai, eu sempre disse que devia jogar, mas aproveitava e picava os sportinguistas que diziam que ele era melhor que o luisao e companhia. e sim, nesse ano ele foi jogar a B, e nao se safou muito bem, assim como quando entrava para a principal e so enterrava (culpa do treinador que nao o punha na posiçao certa).
      e nunca disse que ele era crauqe, disse que tinha potencial para ser interessante e tem, mas mantenho a opiniao que nao era o que pintavam dele, e nunca chegara ao top 5 de melhores centrais como diziam.

      RS- nao se disse? força, pesquisa um bocado.
      e, ja agora, o que e que e verdade? que o wiliam era o melhor trinco da liga portuguesa e um dos melhores do mundo? ele que ja era comparado ao pogba e considerado melhor que o matic e que o fernando. nao sei se quem disse foste tu, nao decoro os nomes, mas que foi dito, la isso foi.

      o wiliam estava a jogar melhor? so no teu mundo. mas tambem, ja estou habituado a exigencia que tem com os vossos trincos, antes do wiliam ja tinha sido o rinaudo, e tambem se chegou a falar noutros trincos de quem nunca mais se ouviu falar.
      o wiliam fazia um jogo do mais normal que havia e era elevado a uma grande exibiçao… o que comparado com as grandes exibiçoes do matic, as do wiliam eram uma piada.
      elevam sempre os jogos do wiliam. se o sporting ganha, e incrivel e o "sir" wiliam. se o sporting perde, ja se apercebem que ele nao se mexe.
      o matic mesmo sem dar o seu melhor foi sempre superior ao wiliam. a diferença era a exigencia que se tinha com os 2. o matic destruia tudo e construia. o wiliam era o que e hoje, talvez um bocado melhorzito, mas como o sporting estava numa boa forma parecia que era uma maquina incrivel, mas bastava ter atençao especial para ver que nao era nada de mais.

      ja agora, nao me lembro de todos os jogos, mas assim de cabeça, o matic quando se dizia que tinha a cabeça no chelsea foi so dos melhores em campo frente ao porto, e decidiu contra o braga.

    • RS
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:39 pm

      Pois barbaridades há muitas, que o William é pior que o Andre Almeida, que o Dier nem na 2 divisao se destacava( mas a opiniao sobre este mudou de um dia para o outro, passou de jogador de distrital para um craque mundial),… Mas as diferenças entre as barbaridades que eu disse e as que tu estas a dizer, é que as que eu disse sao verdade( e só pesquisar comentarios teus aqui no VM) e as que tu estas a dizer sao inventadas por ti( pois nao encontras um unico comentario a dizer que o William é melhor que o Matic, o unico que se disse foi o que o William estava a jogar melhor que o Matic, o que é totalmente diferente e na altura era 100% verdade, só um cego nao via isso) só para dizeres mal dos adeptos do teu odio.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:33 pm

    Não há dúvidas que o Chelsea vai tendo olho para contratar jogadores jovens, mesmo que depois os desaproveite! Mas que têm um bom gabinete de prospecção lá isso têm!

    Matic é de facto um jogador fantástico e que a jogar no sistema de jogo de Mourinho ainda de impõe mais.
    Se no Benfica já era o melhor médio defensivo em Portugal (ups era inferior ao WC peço desculpa), agora nas mãos de Mourinho tornou-se no melhor médio defensivo do mundo!

  • Alexis
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:21 pm

    Melhor 6 do Mundo e top-5 de médios do Mundo (para mim) – juntamente com Kroos, Modric, Fabregas e Hazard (menção honrosa ao Pogba que chegará ao topo em brevecaso continue a evoluir)

    Jogador que seria titular em qualquer equipa do Mundo. Cuidado e quem sabe, com alguma sorte nos sorteios, e a dupla Matic/Fabregas e a magia do Hazard não levam o Chelsea à final de Munique..

    • diogoribeiro
      Posted Novembro 10, 2014 at 10:24 pm

      David Gomes,

      Ramsey??!! Ele e o Henderson têm sido horríveis este ano.

    • Rodrigo
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:51 pm

      O Hazard entra mais no leque dos extremos/avançados como diz o Diogo Palma, sendo que tambem concordo com o top-5 dele. O Iniesta creio que ja nao faz parte, enquanto que o Vidal caiu um pouco de produçao desde a lesao na epoca passada, assim como o Schweinsteiger que continua bastante afectado por lesoes. Pogba, Matuidi, Pirlo, Xabi Alonso ou o proprio Matic sao outros medios que tem estado bastante bem.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:44 pm

      o yaya nao tem andado propriamente numa grande forma (apesar de ja andar a melhorar), o ramsey e um grande jogador mas e complicado inclui-lo quando passa mais de metade do tempo lesionado.
      eu tambem tirava o hazard dai.

      mas de resto sao gostos.
      depois depende de como se quer fazer a lista. se pela forma actual, ou pelo que se conhece. se for pela forma, entao fabregas esta na lista, se nao esta yaya ou mesmo o iniesta ja ai referido.
      se formos a ver o ano passado teriamos o di maria, etc.

    • Alexis
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:44 pm

      Eu só dei a minha opinião e baseio-me com o momento actual. Sim o Yaya fez uma época incrível, mas neste momento não trocava nenhum dos que mencionei (vai de gostos pessoais e é até influenciado por esquema tático).
      Também estive na dúvida se contava o Hazard como médio ou não. Se não contar, então o Yaya tem de entrar (se voltar ao nível da última época, entra no top5 por troca talvez com o Modric (tarefa difícil escolher só 5).

      P.S: o Iniesta só é dos jogadores que mais gosto me deu ver jogar em 29 anos, portanto não o incluir neste top não é desconsiderá-lo, é achar que o seu topo já passou e está na altura de ver outros brilhar…

    • Diogo Palma
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:25 pm

      Acho que o Hazard faz mais parte do leque dos avançados do que dos médios … mas são opiniões.

      Para mim o top 5 dos melhores médios da actualidade é composto por Touré, Modric, Fabregas, Kroos e Di Maria (se estiver a jogar como na última época a 8 no Real e na seleção).

    • André Vieira
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:22 pm

      Para começar, não estar aí o Iniesta mesmo estando em decréscimo de forma é simplesmente ridículo, Iniesta é Iniesta.
      Depois jogadores como James, Vidal, Yaya, Koke, entre outros não ficam a dever nada aos que referiu.

    • David Gomes
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:19 pm

      Concordo com o José, o Yaya não encaixa no top 5? E o Ramsey? Se bem que aqui não tenho tantas certezas porque não o tenho conseguido acompanhar mas pelo menos na época passada era dos melhores do mundo

    • Rúben Gomes
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:08 pm

      O Enzo do ano passado entrava no top 10.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:56 pm

      E o Yaya?

      Jose Gaio

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:15 pm

    Fico incrédulo como é que alguém pode atribuir bastante mérito a Jorge Jesus,o mesmo Jorge Jesus que o deixava no banco, o mesmo Jorge Jesus para quem era quase sempre a última opção, o mesmo Jorge Jesus que teve de o meter a jogar quase por obrigação por ter ficado sem jogadores, mas de certeza que o mestre já sabia que tinha ali um dos futuros melhores médios do mundo. Escrevam isto, um dia tanto Jorge Jesus como os seus discípulos se vão gabar do seu mérito por Bernardo Silva ser um jogador de top,isto depois de até darem mérito ao homem por causa do Oblak…. Enfim…

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2014 at 12:36 pm

      Claro que JJ nao teve nada a ver com o desenvolvimento do Matic. Alias, ele foi assumidamente contra a sua vinda para o Benfica, e se for ver a entrevista dele quando chegou, vai rapidamente concluir que ele ja nessa altura dizia que onde jogava melhor era a 6 (vou estragar-lhe a surpresa caso queira ir ver esse vídeo: ele dizia-se um 8, mas sentia-se mesmo bem era como 10). Enfim, tanto ódio ao JJ dá neste tipo de disparates.

      Tomás

    • Rafa Rafael
      Posted Novembro 11, 2014 at 1:00 am

      Ricardo, deixa o Homem em paz, no que toca ao Matic não tens ponta por onde pegar, em relação ao Bernardo é preciso ter calma, ele está muito a tempo de vingar, mas de momento nem no Mónaco é muitas vezes utilizado, sendo uma equipa muito jovem.

    • Awesome_Mark
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:13 pm

      É contra o Sporting,é contra o Jesus…

      Não sei se sofres de alguma patologia ou se fazes msm de prepósito só para adquirires o maior nº de respostas possíveis.

    • Tiago Beça
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:12 pm

      O JJ pediu o Matic depois de ver videos dele.

      O Matic reconheceu em entrevistas que aprendeu muito com ele.

    • Sancho
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:51 pm

      preso por ter cao, preso por nao ter!

      o mesmo jorge jesus que quis o matic no negocio do di maria, o mesmo jorge jesus que não o pos a jogar mais cedo porque tinha o intocavel javi garcia para a mesma posiçao, o mesmo jorge jesus que o pos a jogar na posição 6 quando toda a gente via nele um 8

    • Zé Borges
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:43 pm

      Esse teu ódio pelo JJ já enjoa. Podes dizer o que quiseres, mas deste grande MDF ninguém pode tirar o mérito ao Jesus.

      Quando chegou ao Benfica era um 8, evidente que o JJ não ia sentar o Javi Garcia que era um pilar no benfica e um jogador querido dos adeptos. Uma época no banco sim, mas a aprender os mecanismos da equipa, as funções "novas" que é ser médio defensivo implica. No fundo uma época para aprender.

      Ficou um monstro e é daqueles jogadores que dá gosto ver jogar.

      Quanto a ti Ricard, dexa-te disso, já enjoa. O Bernardo ainda pode vir a ser um jogador de top, mas neste momento não o é. Jogo de quando em vez no Mónaco. Enfim, precisa deste emprestimo para o ano tentar explodir.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:10 pm

    Concordo a 100% com o texto, matic e melhor medio defensivo do mundo, alem disso nas bolas paradas ajuda muito, ja conta com 3 golos, este ano,salvo erro, fora que ajuda bastante bem no ataque.

  • João Lains
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:09 pm

    Confesso que na primeira temporada não gostava dele porque sempre que recuperava a bola, procurava sair com ela controlada e expunha demasiado a equipa. Mas a verdade é que passado alguns anos, essa é uma das suas imagens de marca e o que o distingue da esmagadora maioria dos outros médios defensivos. Já nem me lembro do Fernando…

    • José S.
      Posted Novembro 10, 2014 at 11:32 pm

      Fernado também era um tosco a sair com a bola controlada, aliás era bem pior que o matic, mas também aprendeu a fazê-lo bem, não excepcionalmente, mas bem. Agora defensivamente é outra coisa, melhor que o matic (na minha opinião) com um sentido de posicionamento fantástico e excelente desarme sem fazer falta muitas vezes.

      Cumps

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:30 pm

      Eu por acaso prefiro o Fernando se pudesse escolher os dois, mas são gostos.

      Jaime

  • DiogoFSP4ever
    Posted Novembro 10, 2014 at 8:02 pm

    O meu médio defensivo favorito! Incrível como comparavam o william carvalho com este SENHOR ( ou até mesmo diziam que era melhor ) quando jogava na liga portuguesa… uma distância de anos-luz e uma comparação absurda, uma equipa só tem a ganhar com a versatibilidade e inteligência táctica deste Sérvio!
    Nemanja Matic

    • DiogoFSP4ever
      Posted Novembro 11, 2014 at 5:33 am

      Também nunca disse que william carvalho passou de besta a bestial, sempre foi um jogador bom, apenas achei rídiculo o facto de compararem os dois, aliás nos anos do matic, a partir do momento que pegou de estaca foi o melhor médio defensivo de Portugal até sair para o chelsea e disso não tenho dúvidas, gosto muito de William Carvalho acreditem, mas tenho noção que levou um enorme hype de ínicio que o pressionou e que faz os adeptos criticarem as suas recentes exibições, conscientemente o rapaz é muito novo e tem muito para evoluir mas porfavor não o metam no mesmo pedestal que o Nemanja, é uma comparação absurda desde os indícios de técnica e inteligência táctica, não há melhor médio que use tão bem o físico como usa Matic neste momento.

    • RS
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:29 pm

      Nunca ninguem disse que o William era melhor que o Matic.

      Disseram que que o William estava a ser o melhor medio defensivo do campeonato. É totalmente diferente. O Andre Andre está a ser o melhor 8 do campeonato estou a dizer que é melhor que o Enzo???

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 9:26 pm

      William de Carvalho já na ponta final da época não estava a jogar nada de especial, depois veio o mundial onde fez uma exibição horrível e uma mediana, depois veio a nova época em que só esteve bem nos jogos contra o Porto, nos restantes tem estado pouco mais de banal, mas continuam a dizer que passou de bestial a besta em 5/6 jogos, quando só nesta epoca ja fez 14 jogos pelo Sporting em que só em dois teve bem, mas pelos vistos havemos de chegar a 2016 e ainda vão dizer que o William é top mundial e só está numa fase má de "5/6jogos".

      Jozef

    • Fábio Jesus
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:29 pm

      Já estava há espera de comentários deste tipo, só mesmo em Portugal para um jogador passar de bestial a besta em 5/6 jogos, na época passada quando o Matic esteve cá o W.Carvalho esteve muito melhor que ele(atencão com isto não estou a dizer que o W.C é melhor).

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:53 pm

    Excelente texto, Matic é realmente o melhor medio defensivo sendo que ninguem se encontra ao nivel do servio. Como eu disse no incio da epoca a maior perda do Benfica nao foi Oblak, Siqueira, Garay ou Markovic mas sim Fejsa ja que o Benfica esta habituado a medios defebsivos de qualidade ( Javi , Matic , Fejsa)

    Para concluir gostava de ver Matic no Real Madrid. Acabaria com os provlemas defensivos da equipa (na minha opniao)

    Henrique

    • Pedritxo
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:42 pm

      O pior e se ele se lesiona, mas com um trinco ou medio defensivo a serio, a historia e outra, acho que andre almeida deveria jogar la , enquanto nao ha ninguem.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:28 pm

      Fejsa e Silvio regressam em Janeiro enquanto que o Ruben Amorim so regressa em Abril

      Henrique

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:03 pm

      exactamente e além do fejsa tambem o rúbem amorim está de fora…
      já agora alguem me sabe dizer quando voltam? (ruben amorim, fejsa e sílvio?)

      JDP

    • Rúben Gomes
      Posted Novembro 10, 2014 at 7:57 pm

      Sem duvida, não vejo a hora do regresso do Fejsa, é uma besta no que toca a defender.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:52 pm

    texto fantástico!
    facilmente fez esqueçer o Javi Garcia e agora muita falta faz ao benfica desde que saiu!
    ainda mantenho a esperança no Samaris mas não está fácil que dê o salto qualitativo…

    JDP

  • m1950
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:51 pm

    É um enorme jogador , este aqui não há como enganar , um grande trabalho de JJ que fez deste jovem que parecia perdido em campo , uma verdadeira parede de alta rotação , destaque só para dizer que no penultimo ano do Benfica , Matic quando o Benfica atacava aparecia ainda mais à frente que Enzo , aparecia nas alas , enfim , um espanto de jogador , muito completo. Podia ser mais fino tecnicamente mas para a sua estatura está mais que bom.

    • Sancho
      Posted Novembro 10, 2014 at 8:44 pm

      nao concordo com a última frase. dada a sua altura e sendo um médio defensivo, até o acho bastante dotado tecnicamente

  • Rúben Gomes
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:49 pm

    Sempre defendi que era dos melhores do mundo a numero 6, mas tá a provar que não só é dos melhor mas o melhor. Jogador fantástico. Este sim, modelado por JJ.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:48 pm

    Texto bastante pertinente. De facto, o Matic e, nos dias de hoje, o melhor medio defensivo do Mundo. A forma como domina a sua area de influencia e estende as suas funçoes para outras zonas do campo impressionam. E alto, e forte fisicamente, perfeito tacticamente (neste aspecto muito contribuiu Jesus), forte no transporte de bola, forte no desarme, tem passe, tem remate. Como diria o Freitas Lobo "a ancora da equipa" ou "uma aranha em forma de jogador de futebol".

  • João Pedro
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:47 pm

    Onde posso assinar?

  • Kafka I
    Posted Novembro 10, 2014 at 7:44 pm

    Assim que vi o título do Post, pensei para mim "isto é do Pedro Barata" e acertei na mouche…mais um grande texto como é habitual, e concordo inteiramente com o teor do mesmo…excelente..

Deixa um comentário