Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um Mustang a caminho do Porto?

Nota prévia: Nos últimos anos, no Verão ou na altura do mercado de Inverno, esta cansativa novela, repete-se, e por norma no VM nunca tem espaço, no entanto, admitimos que é altamente interessante a maneira como Quaresma, depois do pouco que fez nos últimos anos, continuar a “vender tanto” (tem fãs, os rumores sobre si ainda mexem com os adeptos e usar o seu nome para ganhar destaque num blog, jornal, site, etc, ainda funciona), sendo assim…


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira
Voltou a ser noticiado o interesse do FC Porto em Ricardo Quaresma (jogador que está sem competir desde 9 de Maio – altura em que alegadamente rescindiu com o Al Ahli). A verdade é que com o campeão nacional carenciado de jogadores para as alas, o clube sente-se quase obrigado a reforçar a posição na reabertura do mercado e estando o extremo português sem clube, este torna-se num alvo aliciante. Mas este assunto não é tão linear como parece. Ora vejamos. O jogador está sem jogar desde o início de Maio, submeteu-se a uma operação ao joelho em Junho e o seu nível emocional deverá estar fragilizado. Além disso, tem sido extremamente irregular fora de portas (apenas no FC Porto mostrou todo o seu valor) e está algo pesado para o jogador que era. Porém, dada a qualidade inegável do extremo (a 100% é superior a qualquer um dos que estão no plantel) este negócio poderá ser vantajoso para os dragões (o jogador teria de baixar significativamente o seu ordenado, mas isso nem deverá gerar discussão). E se olharmos para os últimos 2 anos, em Janeiro os azuis e brancos têm usado o mercado para adquirir jogadores “feitos” que possam ser uma mais valia no imediato (foi assim com Lucho e Janko em 2012 e Liedson e Izmaylov no ano passado).
Questionado sobre este caso, Paulo Fonseca respondeu “Não faz muito sentido falarmos sobre o Quaresma ou outro jogador qualquer nesta altura – ainda vem longe a abertura do mercado”. Esta resposta poderá mesmo dar a ideia que a equipa nortenha vai ao mercado em Janeiro, pois quando não é essa a intenção, a resposta prontamente dada é a de que o plantel está fechado para reforços. Sendo assim, Quaresma, Varela, Kelvin, Licá, Ricardo e mesmo Josué ocupariam bem as alas do FC Porto? Será que vamos mesmo voltar a ver a famosa “trivela” em bom português? Ou haverá melhores opções no mercado? Se a mudança se confirmar, poderá o extremo formado no Sporting regressar à seleção nacional?

27 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:25 am

    Este "hype" mesmo sem fazer nada nos últimos anos, não é por acaso, é porque todos sabemos que ele é realmente bom e muito acima da média… foi sempre no nosso futebol onde se destacou mais e onde jogou o seu melhor futebol, e estou convencido que aos 30 anos, tanto para Sporting como para o Porto (ambos precisam de um desiquilibrador, capaz de resolver um jogo sozinho com um lance de génio) seria um excelente reforço, ainda para mais a custo "0".

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 23, 2013 at 12:11 am

    Poderá ver a "trivela", duvido é que veja corridas, acelerações e jogos completos. A minha convicção é que Quaresma está quase acabado. Como cantava o outro, "quando a cabeça não tem juízo….."

  • Saraivix
    Posted Novembro 22, 2013 at 9:52 pm

    Demora muito a assinar ??

    Manda vir. Ronaldinho Gaucho, Ronaldo, Walter e outros também estavam acabados e foi o que se viu. Manda vir !!

  • Slim Shady
    Posted Novembro 22, 2013 at 8:39 pm

    Sinceramente penso que se o porto nao quer gastar muito dinheiro seria mais vantajoso contratar no mercado interno.Jogadores como Diogo Viana,Seba(que ja conhece a casa),Candeias ou ate mesmo Bebe seriam contrataçoes interessantes a baixo custo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 22, 2013 at 9:09 pm

      Para contratarem estes jogadores, mais vale não contratarem ninguém.Se é para contratar um extremo que contratem um que faça efectivamente a diferença, e não jogadores desse calibre, já que iguais ou melhores que os nomes que referiu tem o Porto aos pontapés.

      Afonso Luis

  • CRF
    Posted Novembro 22, 2013 at 8:08 pm

    sinceramente não vejo Quaresma como uma mais valia no FCP.

    1º – Para o que ele rendeu nos ultimos anos merecia um contrato no máximo de 500 mil euros/ano (duvido que aceite jogar no FCP por esse tipo de valores)
    2º – Está gordo, com um potencial joelho à la Liedson, e sem ritmo competitivo só lá para meio de fevereiro pode começar a mostrar o que sabe.
    3º – Já não tem a mesma explosão de há 6 anos, no entanto num campeonato tão fraco como o português, se calhar até parece o craque que já foi.
    4º – É um individualista por natureza e tem tiques de 'bad boy' – de vez em quando gosta de ir tomar banho mais cedo..
    5º – Paulo Fonseca ainda não tem mãos para jogadores que se acham super-vedetas.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:40 pm

    A 100% e um excelente jogador, mas duvido em que estado fisico estaria neste momento depois de estar parado tantos meses e de ter tido uma operaçao ao joelho. Alem disso, tem um feitio complicado e nao sendo 1ª opçao nao sei se seria um bom elemento de balneario. Nao me parece o extremo que o FC Porto precisa neste momento, embora a sua contrataçao viesse sempre gerar entusiasmo nas bancadas pelo carisma que tem e pela qualidade que exibiu no FC Porto.

  • João Moreira
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:38 pm

    Este é como a história da rapariga lá da terra que até é jeitosa mas nunca teve namorado : " Não serviu para os outros, vai servir para mim?! "

  • André Pinto
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:29 pm

    Boa noite,

    Este é daqueles jogadores que se tivesse "cabeça", teria dado um verdadeiro jogador. Tem uma qualidade técnica brutal, tem rasgos de génio naqueles pés e simplesmente pode decidir a qualquer momento. Mas lá está, não soube pensar seriamente na sua vida e perdeu-se.

    Este Porto bem precisa do verdadeiro Quaresma, aquele que ia para cima dos defesas, fazia as assistências do outro Mundo e aqueles golos de levantar o estádio. Mas será que esse Quaresma volta a ser o que era? Duvido. Está com peso a mais (como dizem em cima), não joga à algum tempo, foi operado ao joelho.

    Mas mesmo assim, ter um Quaresma neste plantel, dá mais segurança do que não ter. Jogar pelo menos 15 jogos, com Licá, Ricardo, Varela e Josué é deprimente para um clube como este. Não digo que não façam bons jogos, mas não mostram a qualidade duma alternativa a Drulovic, Quaresma, Hulk, Capucho, entre outros.

    Caso venhas, boa sorte, volta a mostrar o que vales e ajuda o Jackson e o Ghilas pois parecem sozinhos.
    Caso não venhas, espero uma contratação por parte deste Porto, para as alas, pois já se viu que este sistema táctico com estes jogadores é limitado.

    Cumprimentos,

    André Pinto

    PS: Ainda acredito neste Porto. Preferia ver um 4-4-2…

  • FLU FLY FLU
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:28 pm

    Seria engraçado um regresso do Quaresma à liga portuguesa e do Simão Sabrosa, tal como já foi referido em cima. No entanto, não acho que servissem para nenhum dos grandes. A meu ver, ambos os jogadores encaixariam que nem uma luva no plantel de Braga, que este ano está longe de ter uma referencia na equipa. Mas seria muito improvavel. Mas pronto, poderia ser uma alternativa

    SL

  • PP
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:04 pm

    Se for para o Porto e for aposta, quem irá sofrer com essa mexida vai ser o Josué dos "piretes", pois não estou a ver tirarem o Varela dos 7 jogos 2 golos na selecção nacional e que muito querem vendê-lo no próximo verão para gerar algum lucro.

    Aliás, tendo em conta a questão financeira até acho que será um mau negócio para o Porto. Só se rescindirem o contrato com o "Izmylove"… aliás, já o entregaram aos perdidos e achados do estádio do Dragão?

    No entanto, gostava que o Quaresma deixasse de "merdas" e fosse homenzinho suficiente para jogar futebol. Este é daqueles que tem 30 e pensa que ainda tem 15 ou 16 anos… Ah! E se ele ainda não tem clube não é porque ele está disposto a descer o seu vencimento, pois se assim fosse muito clube fazia ofertas.

    • Invictus
      Posted Novembro 23, 2013 at 7:59 am

      Entre um aleijado no dragao e 2 estrelas(somente ordenado) desparecidas la para os lados de alvalade labyad ainda ganha os 2 milhoes, e jeffren tb deve ganhar pouca coisa…

      Aqui ñ se contam migalhas…imagine a quanto vão sair otamendi e mangala no verão…

  • Tiago Pereira
    Posted Novembro 22, 2013 at 6:43 pm

    Se o Quaresma isso significa que a SAD do fc porto não aprendeu nada com as últimas aventuras no mercado de Inv(f)erno Esta mania de se acharem capazes de reabilitar tudo e todos já deu para o torto mais do que uma vez mas ainda assim, ao que parece, vão insistir no erro.

    Se no banco do fc porto estivesse alguém com "arcaboiço" e "moral" para colocar o Quaresma no seu lugar ainda acreditava mas infelizmente no banco está um treinador que nem um Otamendi é capaz de sentar quando é necessário.

    Aquela história do Antero Henrique de que existe uma equipa sombra é só uma conversa para encher chouriços. Se ela existe só deve ser uma equipa sombra composta por 11 centrais de todas as proveniências, extremos que é bom é mentira.

    • Vasco Galhofo
      Posted Novembro 23, 2013 at 6:58 pm

      Portanto André Pinto…. a sua teoria é de que um jogador está automaticamente "reabilitado" se estiver no plantel campeão, mesmo que só tenha feito um jogo ou dois (como constatou acima). Enfim, é a lógica que mais tarde ou mais cedo vai acabar com o auge do FC Porto: Enquanto a equipa for campeã todas as decisões tomadas estão certas, todos os treinadores são geniais e todos os elementos do plantel são ccraques, mesmo que não apareçam no balneário há uns poucos meses.

      É a lógica que Pinto da Costa sempre tentou evitar mas que outros, como Adelino Caldeira tentam impor de há uns tempos para cá, talvez na esperança de ganharem um balão de oxigénio quando PdC for embora.

      Quanto a Quaresma, em Portugal não o vejo a calçar em lado nenhum. No Sporting, além de caro ia destabilizar o balneário, no Benfica está tapado, e no Porto ia ser a supra-vedeta, que até podia fazer alguns jogos esta temporada mas no verão já estava com novelas.

      A carreira de Quaresma tem tanto futuro como a de Fábio Paím.

    • Vasco Galhofo
      Posted Novembro 23, 2013 at 6:58 pm

      Portanto André Pinto…. a sua teoria é de que um jogador está automaticamente "reabilitado" se estiver no plantel campeão, mesmo que só tenha feito um jogo ou dois (como constatou acima). Enfim, é a lógica que mais tarde ou mais cedo vai acabar com o auge do FC Porto: Enquanto a equipa for campeã todas as decisões tomadas estão certas, todos os treinadores são geniais e todos os elementos do plantel são ccraques, mesmo que não apareçam no balneário há uns poucos meses.

      É a lógica que Pinto da Costa sempre tentou evitar mas que outros, como Adelino Caldeira tentam impor de há uns tempos para cá, talvez na esperança de ganharem um balão de oxigénio quando PdC for embora.

      Quanto a Quaresma, em Portugal não o vejo a calçar em lado nenhum. No Sporting, além de caro ia destabilizar o balneário, no Benfica está tapado, e no Porto ia ser a supra-vedeta, que até podia fazer alguns jogos esta temporada mas no verão já estava com novelas.

      A carreira de Quaresma tem tanto futuro como a de Fábio Paím.

    • André Pinto
      Posted Novembro 22, 2013 at 8:03 pm

      Caro Tiago Pereira, concordo totalmente consigo… Então vejamos, Janko veio fez poucos golos, mas chegou e saiu campeão (nem meia época deve ter feito). Liedson, chegou fez um jogo (um jogo? Nem deve ter chegado a isso) e curiosamente fez uma assistência para o Kelvin (golo do titulo). Izmaelov, chegou e ainda fez alguns jogos, foi campeão. Bem podem dizer que é um erro, mas será que estes jogadores quando chegaram o Porto estava em primeiro? Acho que não… Eu não acho que será um erro, desde que não "gastem mundos e fundos" neste tipo de jogadores. Já sem falar em "El Comandante" Lucho Gonzalez.

      Cumprimentos,

      André Pinto

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 6:04 pm

    Não consigo perceber esta "loucura":
    a) É um jogador que chega e é titular? Não se sabe. não joga desde Maio e foi operado ao joelho em Junho!
    b) É um jogador com bom carácter? Acho que não. É um conflituoso. Sempre foi desde os tempos de formação no Sporting.
    c) É um jogador com grande ligação ao meu FCPorto? Não acredito nisso. Se o fosse não tinha dito ao chegar a Milão que "finalmente vou jogar num grande clube"!
    d) É um jogador barato? Por vezes o barato sai caro!
    Agora tentem meter na cabeça da carrada de extremos que por lá temos, pq carga d´água vamos buscar o Quaresma e vejam o grande ambiente que fica no balneário.
    Por mim não vem! Mas eu não mando…

    Tiago Cardoso

    PS: Há conversas que tanto o Lucho como o Lisandro Lopez pediram para sair por não conseguirem aturar o Quaresma. Sim! Eu sei que os argentinos são do piorio… ;)

  • Kacal
    Posted Novembro 22, 2013 at 6:03 pm

    Eu sou suspeito para falar deste tema, eu sou apreciador das qualidades do Quaresma, como jogador, sei que ele não tem a "cabeça" no sitio e que não joga há meses, o que pode ser um entrave á transferências, mas, mesmo assim eu gostava que o Porto contratasse, gostava de o ver mais uma vez de Dragão ao peito e o Iturbe saiu, o que deixa o nº 7 livre para ele.

    Se eu mandasse, contratava-o e punha-o já a treinar para estar apto em Janeiro, se o Porto o conseguir motivar e pôr na ordem, ele pode ser um excelente reforço.
    Do que li, ele quer regressar, está disposto a baixar o salário e o Porto precisa de um extremo experiente e desequilibrador, tudo coisas que o Quaresma é, se ele vier, é bem-vindo e eu terei todo o gosto em vê-lo "espalhar magia" no Dragão mais uma vez.
    Adorava ver novamente a "trivela", seria espectacular, por mim, está aprovado.

    Se vier, recuperar forma e fizer meio ano de qualidade como titular, pode muito bem ser chamado á Selecção e ser uma boa opção, acredito que sim, quanto ás alas, fala-se também Neílton (Santos), se viesse não implicaria que não viesse Quaresma ou outro, por isso, acho que as alas vão ficar fortes para a segunda metade da época.

    • Invictus
      Posted Novembro 23, 2013 at 7:52 am

      Lica ñ serve para o porto,ricardo muito jovem podia ser emprestado,tem muito que rodar…ñ percebo o pk de ñ se convocar kelvin, cresceu imenso e é o unico que tem caracteristicas diferentes dos restantes extremos.Para o ano conta como jogador formado em portugal, factor a ter em conta.
      Sim 2 extremos era ideal para se continuar a usar o 4x3x3…alias o plantel foi composto a pensar nesse mesmo esquema.Ma

      Com mundial porta, e com a falta de centrais no mercado ingles, prevejo um grande encaixe financeiro no final da epoca por mangala e otamendi.

      A parceria com BMG podera trazer uma "estrela" do brasil, sendo sei nessa parceria tb esta incluido uma area de captaçao talentos do fcp no brasil na qual o BMG esta ligado de maneira a descobrir.se futuras estrelas ainda jovens para o porto.

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 7:38 pm

      Invictus, concordo que o Porto precise de 2 extremos, Ricardo prefiro que seja adaptado a DD e esta muito "verde" ainda, Varela, Licá e Kelvin (que parece não ser opção) não chega, visto que Izmaylov está ausente, mas, um extremo para substituir Licá, porque??? ele não está lesionado, nem deve sair do Porto, um desses extremos, eu gostava que fosse o Neílton, jovem, qualidade e enorme potencial, sendo já um bom reforço para o presente e uma excelente aposta para o futuro e o outro, pode ser o Quaresma ou se o Porto estiver disposto a abrir os cordões á bola, alguém mais caro, vamos ver, mas, eu gostava de ver o Quaresma de regresso ao Dragão. :-)

    • Invictus
      Posted Novembro 22, 2013 at 7:18 pm

      Esse do santos é considerado o novo neymar..jogador que descai bem para alas…
      Eu sinceramente acho que o FCP precisa de 2 extremos, 1 portugues para substittuir o lica e um extrangeiro para substituir o eterno lesionado izmailov, sim pk aquele joelho nunca mais o vai deixar jogar a 100%…

      Para compensar este desfalque pode.se sempre vender 1 dos centrais por valores astronomicos.
      Alais parece.me que ate ao verao mangala e otamendi vao sair por 65 milhoes.

  • Senhor Patrao
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:51 pm

    Parece me uma má aposta para o Porto.
    Um jogador que tal e qual como Izmailov vem de lesões, está velho e obsoleto (para a posição que ocupa está em fase decadente) e recebe um salário muito elevado.
    Sou Benfiquista, mas como amante do futebol, gostaria de o ver de novo jogar na nossa liga, tal como a Simão Sabrosa por exemplo, mas já passou a altura destes, e não iriam trazer grandes contributos.

    E antes de contratarem alguém, deveriam esclarecer aos adeptos do FCP o que se passa com Izmailov, porque não treina e porque não joga. Sim, porque este se o fizesse, era uma aposta para a ala, e não seria obrigatoriamente necessário contratar.

    Aposta por aposta, seria melhor investir num jovem.

    • Senhor Patrao
      Posted Novembro 22, 2013 at 10:15 pm

      Claro que não quero levar so juniores, mas está satisfeito com o contributo de H.Almeida por exemplo? Penso que Adrien e Neto estão já em condições de contribuir, que W.Carvalho e Bruma a serem integrados, não estão longe, que N.Oliveira tem feito uma época que faz por merecer uma oportunidade… E como essa renovação tem de ser feita porque temos uma equipa previsível e cansada, não precisamos de gastar cartuchos em jogadores que so nos darão dores de cabeça pois estão em declínio e devem ter uns meses bons pra gastar.

    • Invictus
      Posted Novembro 22, 2013 at 7:14 pm

      Queres levar os juniores ao campeonato do mundo?

      w.carvalho so daqui a 2 anos 3 sera titular, ainda é infantil a jogar, no ultimo jogo contra benfica perdeu bola e golo do benfica.
      Quaresma bruma? entao e os que estao a jogar regularmente ? excluindo ronaldo e nani temos varela danny vieirinha…

      Quanto ao Quaresma sera bemvindo, é portugues, e pode substituir o lica facilmente.

    • Senhor Patrao
      Posted Novembro 22, 2013 at 6:04 pm

      Quanto à selecção, acho que seria um erro terrível em convocar mais um jogador "pré-reforma", quando a meu temos em breve que substituir vários elementos que estão já em declínio de rendimento, sendo eles Postiga, Hugo Almeida, Bruno Alves, Meireles, e até M.Veloso (que não é um elemento "velho" mas rapidamente vai ser substituido por W.Carvalho).

      Deveriam ser feitas adaptações de jovens aos poucos, e seria um erro convocar-se Quaresma ao invés de, por exemplo, Bruma.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:50 pm

    É uma incógnita…Aos anos que anda perdido,não joga desde Maio,duvido seriamente que esteja em boa forma e motivado para alguma coisa,e já toda a gente lhe conhece o feitio.

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:46 pm

    O Harry Potter mesmo a 10% é melhor que o Licá a 100%. Venha ele!

    #pedritsh

Deixa um comentário