Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um novo ciclo… agora com o caminho mais facilitado

Fechado o ciclo que culminou na medalha de prata no Europeu e na presença nos Jogos Olímpicos de 2016, a nova fornada de sub-21 apronta-se para iniciar um caminho que tem como destino a final na Polónia em 2017. Há, porém, boas e más notícias. Em primeiro lugar, a manutenção do obreiro do feito que estava por concretizar desde 2007, Rui Jorge, que teve o mérito de juntar um grupo que fez uma caminhada irrepreensível até ao jogo com a Suécia (desde a fase de grupos, passando pelos playoffs e chegando à República Checa). O ciclo 2015/2017 estará à sua responsabilidade, depois de renovar o contrato até ao término desta etapa. Em segundo lugar, a aparente tarefa facilitada que os seus pupilos terão pela frente. Para além de estarem incluídos num grupo teoricamente acessível – Israel, Albânia, Hungria, Grécia e Liechtenstein -, beneficiam do alargamento da fase final do campeonato da Europa sub-21 (passará a ter 12 e não 8 equipas, sendo que os vencedores dos 9 grupos de qualificação se juntarão à Polónia, abrindo ainda a possibilidade de qualificação via playoff, onde se definirão as restantes 2 equipas, numa fase que juntará as 4 melhores segundas classificadas). E em terceiro, o facto de a base que vai agora dar continuidade ao que foi feito já ter experiência a este nível. As más (menos boas) notícias estão na indefinição do grupo e no facto de alguns elementos da geração de 95 (que participaram no mais recente Mundial) estarem ainda com futuro incerto, muitos dos quais nas equipas B.

Mesmo sabendo que fazer uma previsão a 2 anos é algo impreciso – muitos nomes aparecem, outros fazem a viagem inversa -, é possível esquematizar uma espécie de núcleo que Rui Jorge terá de montar, partindo contudo com a limitação da idade dos convocáveis, isto é, da geração de 94 para baixo. Nesse sentido, é de esperar que a base esteja concentrada em atletas de 94 e 95 (como foi feito no anterior europeu em que foram convocados jogadores com 22 e 23 anos, ao contrário do que aconteceu noutras selecções), somando pontualmente jovens nascidos em 96 ou 97.

Posto isto, a baliza deverá estar entregue a André Moreira – o único guarda redes sub-21 titular na I liga -, Bruno Varela (Benfica B) e Joel Pereira (Manchester United), estando nomes como Rui Silva (Nacional), Mickael Meira (Atlético) e Tiago Sá (Braga B) à espera de uma oportunidade. Nas laterais, Rafa (Porto B), Pedro Rebocho (Benfica B) e Rafael Floro (Belenenses) devem disputar o lugar na esquerda, enquanto que na direita o dono será João Cancelo (Valência), tendo Mauro Riquicho (Sporting B) e Rafael Ramos (Orlando City) como alternativas ao seu lugar. No centro da defesa, onde parece haver abundância de qualidade e quantidade, Rúben Vezo (Valência) e Tobias Figueiredo (Sporting) perfilam-se como dupla titular, não esquecendo nomes como Fábio Cardoso (Paços de Ferreira), Rúben Semedo (Vitória de Setúbal), ou, mais longe, João Nunes (Benfica B) e Nélson Monte (Rio Ave).

Avançando no terreno, fica a ideia que o seleccionador não terá vida difícil, já que há vários nomes a surgir (e alguns já faziam parte da anterior geração), que competem a um nível aceitável para a exigência deste patamar sub-21. Na pole position aparecem jogadores como Rúben Neves (Porto), Bruno Fernandes (Udinese), Rony Lopes (Manchester City), Janio Bikel (NEC), João Teixeira (Benfica), Raphael Guzzo (Tondela), André Horta (Vitória de Setúbal), Francisco Ramos (Porto B), tendo ainda em conta outros nomes que estão na iminência de aparecer a outro nível como, por exemplo, Leandro Silva (Académica), Andrezinho (Paços de Ferreira), Tomás Podstawski (Porto B), Francisco Geraldes (Sporting B) ou atletas sub-19, que pela qualidade que apresentam podem saltar algumas etapas (Renato Sanches e João Carvalho à cabeça). Não se podendo ignorar que Bernardo Silva ainda tem idade para integrar este grupo.

Nos corredores (depende do esquema que Rui Jorge privilegiar, isto é, o 4-3-3 tradicional ou o 4-4-2 losango) a bola deve ser entregue a Carlos Mané (Sporting), Gelson Martins(Sporting), Bruma (Real Sociedad), Sturgeon (Belenenses), Ricardo Horta (Málaga) e Iuri Medeiros (Moreirense), havendo uma clareira para aparecerem atletas ex-sub-20 como Gonçalo Guedes (Benfica), Ivo Rodrigues (Moreirense) e Nuno Santos (Benfica), que pode estar dependente da relação entre Bruma e Rui Jorge. Por fim, e na posição que tira o sono a todos os portugueses, os três nomes que mais expectativas geram para ocupar a posição 9 são Gonçalo Paciência (Académica), André Silva (Porto) e Diogo Jota (Paços de Ferreira), ficando a sensação que, para além destes, não se vislumbram jogadores a curto-prazo (Rui Pedro e José Gomes são demasiado novos) para rivalizarem na posição.

Em suma, a lateral esquerda e a posição 8 parecem ser o ponto fraco da selecção, já que Rafa nem é indiscutível no Porto B (Rebocho é limitado e os restantes não são titulares) e Bruno Fernandes parece ser a única opção para a posição a jogar num clube de nível médio/alto. Há ainda a questão dos jogadores que podem transitar para a selecção A durante este ciclo e a dúvida quanto ao sistema que Rui Jorge vai utilizar, que terá obviamente consequências no grupo a montar. Mas, com esta base, grupo, e regulamento, tudo o que não seja uma presença no Polónia’2017 será uma enorme surpresa.
Visão do Leitor: João Magalhães

0 Comentários

  • RG
    Posted Agosto 26, 2015 at 2:05 pm

    Cancelo titular no lugar de Riquicho?LOLOLOL

    Piada ao nivel das 10 contratações ( minimo ) aqui apontadas para o SCP

    • pires
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:59 pm

      Que noticia linda, é um jovem promissor espero que pega no vilarreal certamente vai ser um jogador a ter em conta. o Elder costa não estamos a esquecer?

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:35 pm

      Afinal andre, até vais um pouco ao encontro do que digo!!
      Estou me a borrifar de quem forma quem,mas sim quem da oportunidade ao jovens portugueses de jogarem ao mais alto nivel! Hj já recebi uma boa notícia Edgar ie para o villareal é uma boa notícia e será um jogador a ter em conta para o onze, muito melhor do que tobias e duartes… Entre outros!!

      B.Guimaraes

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:14 pm

      RG vou fazer a equipa de Sub 21 que tu, e outros qe tal querem:

      GR: ANDRÉ Moreira

      DC: Tobias e Domingos Duarte

      DE: Gelson

      DD: Riquicho

      MDC: Semedo e Palhinha

      2 Médio: Geraldes

      ME: Podence

      MD: Mané

      AV: Ponde

      Esta é a equipa ao vosso gosto…

      André Sousa

  • Pedritxo
    Posted Agosto 26, 2015 at 1:52 pm

    Mais um excelente texto do Joao Magalhaes a demonstrar um enorme conhecimento.

    Concordo com o 11 avançado, a unica duvida seria entre o gonçalo e o andre silva, mas o gonçalo ja joga na 1ºliga e o Andre deve continuar na 2º, o que da uma certa vantagem ao Gonçalo.

    Tem-se falado bastante do Renato Sanches na imprensa, o que pode significar aposta, o que lhe permitia queimar as ditas etapas e puder ser aposta para os sub-21.

    Quem ta a começar bem a epoca e o Andre Horta, ja com dois bons jogos, e descobri que um amigo meu e amigo dele, falei com ele sobre o rapaz, e disse-me que e muito bom jogador e um bom rapaz com boa cabeça.

    • pires
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:56 pm

      Belo comentario! preferia que fosse andre silva titular tem muita tecnica e mais envolvente no jogo é mais valia que o gonsalo.

  • Luís Pacheco
    Posted Agosto 26, 2015 at 1:46 pm

    Parece-me que apesar da qualidade e quantidade desta nova fornada sub-21 teremos uma seleção diferente pois ja teremos dois 9 (Gonçalo e Andre), sendo que Rui Jorge pode prosseguir com o 4-4-2 losango ou apostar num 4-3-3 tradicional…
    Acho que manteremos uma base da seleção anterior.
    Ainda faltam dois anos e podem ainda aparecer jogadores que teoricamente nao estariam neste convocatoria (ex. Ruben Neves nos anteriores sub-21)

    No entanto algo que, infelizmente, me parece comum e depois da primeira fase onde sao rotulados de promessas quando chegam a um patamar senior mais elevado nao conseguem demonstrar o patamar que antes tinham demonstrado. Temos alguns caso assim: Nelson Oliveira tem a sua situacao pensente no Benfica, e depois temos ainda jogadores que apesar de atualmente nao terem qualidade os AA ja nao podem integrar os sub-21 (casos de Esgaio e Jose Sa por exemplo) e ainda jogadores como Bernardo Silva que apesar de ainda ter idade para os sub-21 ja demostra qualidade para a selecao principal. No entanto, Bruma parece-me um caso intrigante. Nao integrou a convocatoria para o Europeu apesar de ter realizado parte substancial do apuramento e nao me parece que integre este grupo, tambem pelo facto que merece oportunidades nos AA

    Em suma, mais uma vez temos uma fornada interessante, mantemos o timoneiro que tem acima de tudo formado grupos de trabalho.

    Por fim, deixo aqui uma sugestao do conjunto que jogadores que poderia Rui Jorge chamar:

    GR: André Moreira, Joel Pereira e Bruno Varela
    De: Rafa e Rebocho
    Dc: Ruben Vezo, Tobias Figueiredo, Joao Nunes e Domingos Duarte
    Dd: Joao Cancelo e Riquicho
    Mdf: Ruben Neves e Joao Palhinha (* Tomas Podstawski)
    Mc: Raphael Guzzo e Francisco Ramos (*Renato Sanches)
    Mo: Rony Lopes, Bruno Fernandes
    ED: Mane e Goncalo Guedes
    EE: Bruma e Gelson Martins
    Pl: Goncalo Paciancia e Andre Silva

    • pires
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:53 pm

      onde sta o rubem semedo? gonsalo guedes foi anedota no mundial sub 20, certamente não é agorta que fara parte desta seleção, ele melhor e na sub 19 acredito que la precisam mais dele do que nos sb 21.

  • Anónimo
    Posted Agosto 26, 2015 at 1:31 pm

    Na minha opinião Vezo e Bruma se agarrarem a titularidade nos respectivos clubes deviam ser opções para a equipa A tendo em conta à falta de qualidade e alternativas na posiçao (def centrais e extremos) à jogar em alto nível.
    Especialmente o Vezo, porque à ter em conta temos Quem ? Pepe, Fonte, Alves (já em décadence) e Oliveira…

    Schtef

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:43 pm

      Temos que pensar no futuro. Carvalho já não é o mesmo, duvido que faça um ano de enorme qualidade e sem lesões. Só nos resta, verdadeiramente o Pepe (que muitos falam na imprensa internacional que vai perder o lugar para o Varane) e o Fonte. Oliveira não tem experiencia na selecção A e não temos mais ninguém. E se algum se lesiona ou não está em forma para estar ao mais alto nivel na selecção? Qualquer jogador que seja titular ao mais alto nivel, não deveria ir aos sub-21 se na selecção A fizer falta.

      TheRevolution

    • João Dias
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:44 pm

      Falta de qualidade nas centrais? Temos o Pepe que é dos melhores de Espanha, o Fonte que é dos melhores de Inglaterra e o Ricardo Carvalho que mesmo velhinho é dos melhores de França.
      Isso diz tudo.

      Já o Bruno Alves, concordo. Já não faz sentido na seleção.

  • Invictus
    Posted Agosto 26, 2015 at 12:43 pm

    Mais um bom texto do João Magalhaes, Parabens…
    Nesta seleção sub21 os nomes mais sonantes são os de Bruma R.Neves e Rony Lopes.
    Com isto tambem quero dizer que ñ falta qualidade para futuro principalmente em Gelson Martins,Renato Sanches,J.Carvalho,Rui Pires,Moreto Cassama,Rui Pedro…

  • Diogo
    Posted Agosto 26, 2015 at 12:35 pm

    Joao Magalhaes, é off topic mas podes-me responder a esta pergunta,o Zidane do Real Massama foi para o Benfica?? É que acho estranho pois o ano passado falou-se que o Sporting e Benfica andavam atras dele mas como ele tinha contrato com o Real Massama, o Real andava a pedir valores muitos altos.

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:23 pm

      É possível, só vi os jogos dele contra o Benfica e Sporting, mas mesmo no Real chegou a ir às selecções.

    • Diogo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:01 pm

      Obrigado, tinha ouvido falar nisso mas nao sabia se era verdade. Até vi o ultimo jogo do benfica para ver se ele lá estava mas nao jogou por isso fiquei na duvida. Ele é bom jogador, fez uma grande epoca no Real o ano passado, ele e o defesa esquerdo( nao me lembro agora do nome) mostraram muita qualidade nos jogos que vi do Real. Até cheguei a perguntar a pessoas com muitos conhecimentos da formaçao do Sporting porque é que o Sporting nao o ia buscar e disseram-me que era porque ele tinha contrato e o Real estava a pedir valores muito altos porque senao ele já estava no Sporting ou no Benfica.

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:43 pm

      Foi, está na equipa de Júniores, mas não tem jogado. Está muito bem referenciado mas ainda é júnior de 1º ano e vai ter dificuldades para ser titular no Benfica.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Agosto 26, 2015 at 11:26 am

    Bom texto mais uma vez, João.

    Acredito que o Sanches estrará neste escalão e será o 8 da equipa no Europeu, acrescentando qualidade na posição mais débil da equipa claramente, a par da baliza. Na esquerda também há o problema da escassa utilização das opções, mas acho o Rafa um belo lateral e só falta alguém pegar nele. De resto, grande equipa, sem dúvida.

  • Nuno P.
    Posted Agosto 26, 2015 at 11:14 am

    E o Semedo não tarda muito a chegar lá.

  • Scp_Duxxi
    Posted Agosto 26, 2015 at 11:11 am

    A.Moreira;Cancelo;Vezo;Tobias;Rafa;R.Semedo;R.Neves;Rony;Gelson;Bruma;A.Silva

    Era este ano o meu onze, optei pelo R.Semedo em vez do B.Fernandes para dar mais músculo ao meio campo.

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 26, 2015 at 11:08 am

    Após uns anos de "seca" na formação nacional temos agora algumas gerações jovens a despontar e de grande qualidade, pode não haver num Ronaldo mas há vários jovens com qualidade para chegarem a patamares muito altos e colectivamente parece-me que podemos ter um seleção mais equilibrada no futuro.

    Já temos jovens como Ilori, Gerreiro, Paulo Oliveira, William, Bernardo e Cavaleiro que já têm qualidade para a seleção principal e começam a ultrapassar a idade para representarem os sub-21.
    Mas já existem jogadores mais novos e com potencial para os substituírem sem grande perda de qualidade na equipa nacional.

    GR: André Moreira, Joel Pereira e Bruno Varela
    DD: Cancelo e Riquicho
    DC: Vezo, Tobias, Rúben Semedo e Fábio Cardoso
    DE: Rafa e Rebocho
    MD: Rúben Neves e Palhinha
    MC: Guzzo e Francisco Geraldes
    MO: Rony e Bruno Fernandes
    ED: Bruma e Gelson
    EE: Mané e Ricardo Horta
    PL: Paciência e André Silva

    Como opções de recurso elegia:

    GR: Meira
    DD: Ramos
    DC: Nunos e Domingos Duarte
    DE: Floro
    MD: Podstawski
    MC: André Horta
    MO: Andrezinho
    ED: Iuri
    EE: Gonçalo Guedes
    PL: Diogo Jota

    Há jogadores como José Sá, Esgaio, etc que já começam a ultrapassar a idade para alinharem pelos sub-21 e ainda não apresentam qualidade para darem o salto para a seleção principal (duvido que alguma vez o consigam fazer) e por isso já não estão nas minhas contas.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:10 pm

      João é que nem sentam o Chico Ramos nem o Guzzo por mais que os Sportinguistas queiram.
      ANDRÉ Sousa

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:41 pm

      Não colocar o João Teixeira , Potsdawski, Ivo Rodrigues ou mesmo o Nuno Robben Santos e colocar Palhinha ou Geraldes nos Sub 21 à frente destes elementos é no mínimo tendencioso. Mas vindo de quem veM nem Vale a pena refutar.
      André Sousa

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:20 pm

      Eu pessoalmente acho que o Francisco Geraldes é o melhor "8" português da sua faixa etária e o Horta tem sido titular no Setúbal pelo que são na minha opinião melhores opções que o F. Ramos.

    • João
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:37 pm

      O Geraldes e o Horta vão já sentar o Francisco Ramos. É esperar sentado.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:16 pm

      Pensei em Afonso Figueiredo para defesas esquerdo, mas acho que é de 93.
      Ass. José

  • Miguel Esteves
    Posted Agosto 26, 2015 at 11:07 am

    Espero que alguns dos jogadores referidos no texto comecem já a entrar nas opções da seleção principal, como o Ruben Neves e o Bruma, pelo menos, que são os que me parecem já preparados para terem alguns minutos na equipa principal.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:17 pm

      Carriço e Adrien, Miguel Veloso é melhor do que esses dois, não acrescentam nada a selecão e ao contrário o neves pode vir acrescentar visto a sua idade e qualidade!

      B.Guimaraes

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:14 am

      Miguel,

      Na seleção AA com Tiago, William, Danilo, Carriço e Adrien para "6" não vejo grandes oportunidades para o Neves nos próximos tempos.

  • João Dias
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:54 am

    Vamos ter mais uma grande geração de sub-21. Talvez ainda melhor que a anterior. E se já essa foi a melhor da Europa…

    A base deve andar à volta disto:

    André Moreira, Bruno Varela, Tiago Sá

    Rafa, Tobias Figueiredo, Rúben Vezo, Nélson Monte, João Nunes, João Cancelo, Mauro Riquicho

    Rúben Neves, Bruno Fernandes, Rony Lopes, João Teixeira, Raphael Guzzo, Janio Bikel, Francisco Ramos

    Carlos Mané, Bruma, Ricardo Horta, Gelson Martins, André Silva, Gonçalo Paciência

    Elementos como Renato Sanches, Rui Pedro, João Carvalho, Nuno Santos, Gonçalo Guedes, etc deverão aparecer numa fase posterior da qualificação.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:26 pm

      Manolo subscrevo. È preciso formar e esta malta só pensa em ganhar. Ainda muitos não perceberam porque demos 5 à Alemanha. Bruma ir aos sub-21 quando já é jogador de A tira o lugar a quem merece. Sem falar no Ruben Vezo, no Tobias, Mané, Gonçalo Paciencia, todos eles já tiveram a sua oportunidade. E o próprio Rony Lopes já é jogador de selecção A, não temos ninguém no banco com as suas caracteristicas. O que importa é a selecção A, não é os sub-21.

      TheRevolution

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:59 pm

      Tou a ver que é muito fácil rebaixar e faltar ao respeito ao João Dias neste Grande Blog. É pena pois apesar de faccioso o João Dias nunca faltou ao respeito a ninguém. Em relação ao Manolo nem comento pois o termo"povinho" demonstra logo que não passa de um hater. Um Conselho colega: emigra.
      André Sousa

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:19 am

      Como diz no texto, acredito pouco que leve esses mais novos de 97 e 98, mesmo no fim, porque aqui o que interessa é ganhar o povinho a ir longe no europeu sub21, enquanto que os outros levem miudos realmente de sub21 como a alemanha, kimmich etc..

      Manolo

  • Pedro Costa
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:50 am

    O Sturgeon não será também um nome em equação? Titularissimo numa equipa europeia e sempre com um rendimento positivo, e tanto joga a extremo, médio ofensivo e até mesmo ponta de lança… Não sei o que lhe falta para vir a ser uma opção muito regular nos sub 21…

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:35 pm

      Queres ver que o Sturgeon é superior ao Nuno Robben Santos e ao Gelson, ou mesmo ao Ivo Rodrigues?
      André Sousa

    • Pedro Costa
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:02 pm

      João Ribeiro,

      Infelizmente acho que tens razão…

      João Dias,

      Há vários jogadores de qualidade, mas por exemplo, o que é que o Iuri já mostrou a mais que o Sturgeon? Hype, só isso, pois na primeira liga o Sturgeon já mostrou mais… Tirando porventura o Bruma e o Mané, os restantes extremos desta selecção partem praticamente em pé de igualdade

    • João Dias
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:19 am

      Não se pode ignorar a abundância de alternativas na posição dele.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:10 am

      Ser dos grandes…

  • Awesome_Mark
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:44 am

    Não sou um apaixonado pela formação mas é sempre contagiante ouvir-te falar sobre as camadas jovens e a paixão que tranpareces pelo jogador (jovem) nacional é de se tirar o chapéu. Mais um belo artigo da tua parte e acredito que esta geração também ofereça as suas garantias, tanto no que toca à qualificação para o próximo Europeu, como tendo em perspetiva uma participação condigna nos JO. Não sei é até que ponto o Ruben Semedo, apresentando-se bem e tendo mais minutos que o Tobias não será hipótese para o 11, visto que este último parece ter o lugar tapado no Sporting.

  • Anónimo
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:43 am

    Existe jogadores só por serem da formação dos grandes já são os maiores… João Teixeira? !!! Que jogador é este?! Não joga numa primeira divisão e na segunda divisão é o que é !! Tobias Figueiredo?!! O que é isto!! Só por ser do Sporting já é o futuro melhor central do mundo e de repente passa para 4 escolha do melhor treinador do mundo!! Acho um central demasiado fraco e se não fosse formado nos três grandes nem convocado seria o próximo melhor central do mundo será o Semedo, isto é de rir! E por isso que nos últimos anos existem outros clubes a discutirem o título para além dos 3 grandes! Mas parece que a formação só existe nos três do costume!

    B.Guimaraes

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:21 pm

      Caro, andre Sousa… posso ter muitos defeitos mas paixões só tenho uma é VSC, sou sócio desde que nasci e vimaranense de gema!!
      Não critiquei nenhum jogador do Porto ou os adeptos do Porto, porque simplesmente e como podes verificar neste debate, só encontras adeptos do SLB e SCP a vender postas de pescada em relação a melhor formação e centro de estágio e estrutura de scouting, entre outras coisas, mais em relação a isso o porto parece que nem entra na luta, mais nem vejo os portistas a preocuparem se muitos com a formação e a falta de jogadores da formação na equipa a!! Ou tens mínima dúvida que se o r.neves fosse formado no Sporting ou Benfica já tinha sido considerado como o melhor Md do mundo e arredores, comentários do género que já se viu por aqui, tipo William um génio, iuri melhor que Maradona… Entre outros jogadores!!
      Vassalo?! De quem?! Somos demasiados grandes para tal!! Ou o Moreira e vasalo do Sporting e o Tondela do Benfica?
      Mais eu como português e patriota adoraria que o Benfica, Sporting e porto dessem oportunidades aos mais novos, mas sei que é demasiado difícil, como se tem comprovado com o jovem lateral direito do Benfica, que ao meu ver tem correspondido e continuo a verificar muita gente com dúvidas em relação ao seu valor, mas se fosse brasileiro certamente não existiriam dúvidas.

      B.Guimaraes

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:31 pm

      B. Guimarães podias também ter referido jogadors do FCP, mas como calculo que esse seja o teu verdadeiro clube, como bom vassalo que és não vais críticar o próprio "patrão" que tantos jogadores "empresta" ao teu VCS? (Ou será ao teu FCP?)
      André Sousa

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:18 pm

      Sim, esqueci-me do Mimito. O Cláudio é de 97 e tem sido titular, mas porque o Helder Ferreira está lesionado e o Rui Gomes também não tem estado nas melhores condições físicas, senão não seria titular. O mesmo se passa com o Santoalha, que é de 97 e tem sido titulad, mas em condições normais não é ele o habitual titular

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:04 pm

      O Biai e o Cláudio Tavares não são 97?

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:52 pm

      Por acaso este ano na equipa titular dos juniores do Vitória apenas o Helder Ferreira, o Xavi e o Kiko é que são de 97, e há mais 2 ou 3 no plantel de 97, o resto é tudo de 98 ou mais abaixo (o Kikas é de 99 e trabalha com os juniores). Grande maioria dos de 97 foram colocados a rodar no Pevidém, equipa satélite do Vitória que disputa as distritais de Braga

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:37 pm

      Não me acredito nisso do Braga, não basta ter uma academia ou umas máquinas engraçadas para ter melhor formação. Basta ver uma equipa deles a jogar, ou olhar para a forma como constroem os plantéis para perceber o objectivo que eles têm na formação. Preferem o colectivo ao individual, daí que até possam fazer campeonatos interessantes, mas depois o aproveitamento em sénior é quase nulo.

      Quando falo em recrutamento cinjo-me ao território nacional e a capacidade de aliciar os jogadores para os clubes. Quanto aos que regressam, é óbvio que são os dispensados ou menos utilizados (o que não quer dizer que sejam piores ou tenham menos margem). E é como te digo esse nivelar de colectivos também se explica por outras coisas. Por exemplo, quantos juniores titulares do Guimarães estão a competir acima do escalão? Quase todos são de 97 ou 98. Olhas para o Benfica e vês uma equipa maioritariamente de 2º ano (Lourenço, Jorge Pereira, Fábio Duarte, Tiago Dias), vês 2 juvenis titulares (Zé Gomes e Jp). Se fores ao Porto ainda apanhas Moreto, Rui Pedro (os dois de 98), mais 2 juvenis (Diogo Costa e Diogo Queirós). Só o Sporting não usa Juvenis nos Júniores e aproxima-se mais dos menos grandes ao usar quase tudo de 97.

      Parece que não, mas 1 ou 2 anos de diferença nestas idades é imenso. Por exemplo, uma equipa do CNS fez um amigável com os juvenis do Benfica e deu-lhes 8-0. Passado uns dias jogou com os Júniores e perdeu 3-1. Isto para mostrar como o colectivo às vezes vale pouco nestes casos.

      Mas é como te digo, ainda bem que há clubes a melhorar e a fazer frente aos grandes, caso contrário é o tédio do costume com as goleadas habituais.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:29 pm

      Aliás, Milan Marcic, assim é que está correto

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:26 pm

      E o Vitória não tem pior recrutamento que o Braga, muito pelo contrário. Olha-se para a formação do Vitória atualmente e vês, por exemplo o Biró Bence, internacional húngaro, há o Dennis Ohenne da mesma academia que veio o Bernard, havia o Nikola Marcic que era proveniente do Estrela Vermelha e internacional sérvio, só que não renovou e agora está na equipa A do Moreirense, e os jovens desta região que estavam em equipas grandes do Sul estão quase todos a voltar para esta zona

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:21 pm

      Houve uma espécie de desinvestimento na formação do Braga, talvez devido ao facto de estarem a construir a academia, mas assim que esteja erguida, vai voltar a trabalhar-se melhor por lá

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:15 pm

      O Braga tem o dinheiro, mas uma forma de trabalhar deplorável. As equipas são muito maturadas, muitos jogadores desenvolvidos para a idade, mas sem grande margem. Há inúmeras equipas que trabalham melhor do que eles, mesmo tendo pior recrutamento. Real Massamá, Padroense, Povoense, Atlético, Guimarães etc. Não basta ter os melhores para ser uma boa formação. E é pena porque essa zona é das mais jovens do país.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:02 pm

      E a tendência é para tanto o Vitória como o Braga passem a ter equipas de camadas jovens de qualidade equivalente à dos grandes porque o Vitória desde que o Júlio Mendes assumiu a presidência tem apostado muito no recrutamento de jovens e a formação do Vitória passou a ser gerida como se de uma academia trata-se (até então os jovens vinham para Guimarães, recebiam alojamento e de resto estavam quase por sua própria conta) e o Braga está a construir uma academia, o que fará com que os jovens desta região, que é uma região da qual saem inúmeros jogadores, tenham agora duas equipas próximas da sua área geográfica na qual se trabalha de forma bastante profissional já, e também são duas equipas que começam a apostar bastante no recrutamento de jovens não só nacionais como internacionais

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:22 pm

      A diferença é que agora vês muitos jogadores a sair das escolas dos grandes para irem para clube como Braga , Guimarães , etc que sabem que são aposta. Preferem jogar futebol num clube mais fraco , mas ao menos jogam e talvez têm menos concorrência do que em clubes como o Benfica e Porto.

      Nuno

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:45 am

      Continuo a achar que as individualidades, salvo alguma excepção como disse, estão claramente atrás das dos 3 grandes. E isso não se pode julgar só pelo colectivo. Ainda este fim-de-semana o Feirense foi ao Olival e só perdeu 1-0 e podemos dizer que até foi injusto. Ainda assim é incomparável o nível dos jogadores. Até é natural essas equipas funcionarem melhor, porque não estão sujeitas a muitas alterações como no caso dos 3 grandes.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:15 am

      João Magalhães, não concordo. Por exemplo o Vitória, tem da equipa que foi campeã de juvenis atletas muito capazes como Hélder Ferreira, Rui Gomes, José Xavier, Jorge Sampaio ou o Apolo Silva (atenção a este menino) e não é por acaso que se batem com qualquer equipa nacional, ainda agora no campeonato de juniores foram superiores ao Porto, faltou a ponta de sorte. Se havia um fosso muito grande para com os grandes, esse fosso é muito reduzido agora, e até já há atletas a sair dos grandes para ingressar no Vitória ou Braga (caso de Alexandre Silva). Simplesmente continua a haver o preconceito em relação aos pequenos

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:48 am

      É bom que outros clubes discutam o título, mas continuam a estar longe dos 3 grandes na formação de talentos. E normalmente escolhe-se individualidades e não colectivos, logo, dando o exemplo daquele Braga que foi campeão de Júniores ou do Guimarães de Juvenis, hã 2 ou 3 jogadores úteis, mas o resto sobe de mão dada com o rendimento do colectivo.

  • João Lains
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:43 am

    Não sei em que posição o Bruno Fernandes tem sido utilizado neste arranque de época, mas sou a favor da sua utilização como terceiro médio. A sua capacidade de remate não pode ser menosprezada. Desde que aterrou em Itália, tem sido protagonista de diversos golos de belo efeito (geralmente pontapés fortes à entrada da área). É também um jogador com um comportamento muito apreciável sem bola.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:02 am

      O que nunca percebi foi a sua pouca utilização na selecção, não digo ser titular pois tínhamos um meio campo muito bom, mas nem era a primeira alternativa.
      Sempre estranhei pois do que vi em Itália ele tem muito potencial.

      RREB

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:42 am

    Continuo a bater na mesma tecla: atenção ao João Vigário que já começa a jogar no Vitória e tem tudo para explodir e se tornar num grande jogador. Já se fala até que o Vitória está à procura de potenciais compradores para o Ricardo Valente de forma a dar mais espaço ao miúdo (o que penso que seria um erro pois Valente pode valorizar-se ainda mais e Vigário tem capacidades para mesmo com a concorrência ter os seus minutos)

    • João Dias
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:02 am

      Já o destaquei nos meus comentários.

      João Vigário, nome pouco mediato mas de grande talento e valia.

  • Anónimo
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:32 am

    Caro João Magalhães,
    É sempre difícil fazer uma análise com tanta distância temporal, mas do que tenho visto apenas discordo de uma posição pois acho que o Gonçalo vai ser preterido pelo Andre Silva, o Rui Jorge se formos a ver sempre apostou em avançados moveis e que se liguem bem com o resto da equipa e nessa ideia creio que o André tem mais a dar em qualquer sistema táctico que o Gonçalo.
    Acrescento uma duvida que é a posição de guarda redes, ainda falta muito mas salvo erro o Joel Pereira vai começar a ser aposta na B do ManUnited e acho que vai ganhar a corrida ao Andre mas aqui é apenas uma impressão.
    Por fim acredito mais no Renato Sanches do que no João Teixeira em termos de serem aposta no Benfica e por isso trocaria os seus lugares na escala que desenhaste.
    Parabéns por mais um excelente post.
    Abr,

  • Nuno
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:29 am

    Falta o Ricardo Horta

  • Santi Cazorla
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:20 am

    Excelente post mais uma vez! Receio que Bruma e Bernardo Silva já estarão nos convocados da seleção AA. De facto a posição 8 é a mais carente, o João Teixeira não tem mostrado qualidade para tal. Na lateral esquerda acho que podemos adaptar o João Cancelo e jogar com o Riquicho na direita visto que Rafa não tem estado bem neste início de época.

  • Simões
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:12 am

    Excelente post João Magalhães, só faltou indicar o futuro lateral esquerdo titular desta selecção… o Pité.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 26, 2015 at 5:22 pm

      Mario se não sabes ler ou interpretar Português tb não vou ser eu a te ensinar.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 4:18 pm

      José Alves, tanta asneira junta, meu deus! Antes de mais um mea culpa, porque tinha ideia que o "seixal" era de 2005. Primeiro, eu considero o André Gomes como formação do Benfica, porque ainda jogou nos juniores do Benfica. Já não considero o André Almeida, nem o Ruben Semedo, muito menos o Victor Andrade, porque chegaram já com idade de sénior e nunca jogaram nos juniores, obviamente. O Nani jogou 2 temporadas nos juniores do Sporting.

      Passando aos jogadores que tem jogado com Jesus. Gelson Martins e até Ruben Semedo contra o clube que é o expoente máximo da formação mundial (ironia se não foi evidente). É para contar os emprestados? Mas isso faz algum sentido? Podemos colocar o Iuri Medeiros, o Wallysson mas foram emprestados, mas conta porque eu quero é ter razão…
      O Lindelof nem sequer jogou nenhum jogo oficial e já conta como lançado pelo novo treinador? Fantastico, isso é que aposta na formação!

      Já agora quanto ao centro de estágios, o Figo, O Simão Sabrosa, o Cristiano Ronaldo, o Quaresma, mesmo o Hugo Viana, etc, foram formados no centro de estágios? Só se for o do antigo Estádio de Alvalade, porque Alcochete nem existia, a não ser que fosse correr lá para o mato e no meio dos tijolos. Qual a desculpa nessa altura? Havia um buraco nos relvados do antigo Estádio da Luz?

      Mário Rui

    • Bruno Cardoso
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:11 pm

      José Alves, e ainda bem. Continuem assim que nós gostamos de ver os vossos jogadores.
      E por favor não deixem o Renato Sanches mais tempo na equipa B que senão ainda o fazem bom jogador

    • Manuel Lopes Rocha
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:10 pm

      Fala-se muito na grande escola de formação do Seixal e, inclusivamente, num miúdo chamado Renato Sanches que agora até tem uma cláusula milionária. Como adepto do Atlético Clube de Portugal, acompanho regularmente a II Liga e no último fim-de-semana pode ver ao vivo o jogo do meu clube contra o Benfica B. A minha impressão – e já tinha uma ideia de que seria assim – foi bastante má.

      Um clube que gasta milhares e milhares de Euros em academias, que tem um staff maior do que o plantel todo do Atlético e com jogadores constantemente rotulados de craques pela imprensa, não pode jogar só aquilo. O Atlético, com o "temível" ataque Quinaz-Minor López-Palacios, foi incomparavelmente superior ao Benfica B. O Renato Sanches pouco se viu, tendo sido completamente tapado pelo Djikiné e pelo Hélio. Foram dominados e por pouco não levaram o 4º e o 5º. Muito pouco para uma geração da qual se diz maravilhas e para a qual se augura um futuro de sonho.

    • luis vieira
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:06 pm

      José Nuno Alves sou sportinguista e não tenho problemas em reconhecer que neste momento a formação do Benfica tem jogadores com mais potencial que o Sporting, agora dizer que o Sporting está muito atrás do porto, corta.lhe metade da credibilidade no seu comentário.

      Quanto a essa de reestruturação de departamento sabe por acaso em que consistiu? Basicamente passou pela recrutarão de vários funcionários do Sporting que estavam ligados à área de formação do Sporting para o Benfica, e não não estou a criticar o facto de o Benfica o ter feito ou achas que foi por causa da reestruturação? E atenção isto foi-me dito por um benfiquista, se quer acreditar em mim ou não isso é consigo.

      Depois coloca a questão da promoção de jogadores da nossa formação feita pelo jj é verdade que existe mais jogadores que transitaram da formação do Benfica para a A mas se fizermos uma comparação o rui vitoria ate ver só pos 2 jogadores da formação a jogar com mais regularidade o vitor Andrade que verdade seja dita ainda não o vi a fazer nada de especial e o nelson semedo que é fraquissimo a defender e razoável a atacar, apesar de que ainda tenha margem de progressão por isso pode evoluir e o jj tem apostado mais em gelson que na minha opinião tem bem mais potencial que esses 2. Já agora um reparo, não ache que o benfica começou a apostar agora mais na formação apenas porque estão a surgir alguns jovens que podem ter potencial, estão a faze-lo porque estão sem dinheiro!

      Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:46 pm

      Se o Bruno de Carvalho fosse confrontado na televisão com estes argumentos, com coisas sérias, é que era engraçado. Mas isto de haver judites sousas a dizer "o que acha da formacao" e bla bla, ele dá-lhe a volta.

      Aqui ele só tinha uma resposta, mas mas ………mas…formamos o ronaldo e o figo.. É sempre a mesma conversa, falar de gente que esteve lá nem era seculo 21.

      Martial

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:36 pm

      João Magalhães e José Nuno Alves,
      Tudo bem explicado, só não entende quem não quer.
      João, não será possível estabelecer uma correlação entre o crescimento do CFC e a melhoria das gerações recentes da selecção? (e antes que os sportinguistas me ataquem englobo também o facto de nas gerações do Sporting melhorarem graças à melhoria da competição).
      Ainda me lembro quando tínhamos promessas como o Kaz Patafta e um Rivaldo que vinha da escola do M.United.( neste post vou ficar com o cognome o saudosista)

      RREB

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:09 pm

      Maria Rui,

      Para quem diz que Nelson Semedo, André Gomes e outros não foram formados no Benfica, sendo coerente tb deviam tirar pelo menos o Nani da vossa formação dado que chegou com a mesma idade que ao Sporting esses jogadores.

      Se quiseres viver do passado o problema é teu, tal como o Godinho é um problema dos Sportinguistas.

      Eu só falo de factos. O Porto e o Benfica não tinham centro de estágio.
      O Seixal foi inaugurado em Setembro de 2006. O SCP tem 4 anos de avanço, só no centro de estágio. Em termos de escolas o SCP sempre foi melhor … e o Benfica precisou de restruturar todo o departamento. Não se criam condições de 1 dia para o outro. Se não consegues compreender isso não consegues compreender muita coisa. A vida não é FM.

      Eu falo da qualidade do Benfica, não falo da qualidade do Porto. Como também não falo de titulos. Basta saber ler.

      Pela forma como o Benfica está a gerir as escolas é provavel que ganhe poucos titulos nas camadas jovens, dado que anda a queimar praticamente 1 etapa e os jogadores estão a jogar acima do seu escalão para ganharem mais competetitividade. Eu não fico chateado com isso, pq haverá teoricamente mais possibilidades de formar e aproveitar jovens talentos. Seria mau ter de esperar 2 ou 3 anos para por exemplo o Renato Sanches chegar à equipa principal.

      É verdade o Benfica não aproveitou ninguém. André Gomes era da formação do Porto… e foi vendido por 15 milhões falsos. Este ano continuamos sem aproveitar. O Vitor Andrade com 19 nunca chegará aos 21 com 3 anos de casa, e o Nelson Semedo toda a gente sabe que esteve até há 15 dias no Sintrense. Sporting é o maior. (Ironia, caso não seja evidente).

      Já agora este ano o vosso treinador promoveu quantos jogadores da vossa formação? O Benfica para além dos 2 já falados, há ainda pelo menos Guedes e Lindelof (já para não falar de Nelson Oliveira, Nuno Santos, João Teixeira que devem ser emprestados).

      Neste momento o Benfica tem a melhor escola, a melhor estrurura de recrutamento e muito mais jogadores com potencial que os outros dois grandes. Para além disso é o que melhor está a gerir a evolução, queimando uma etapa e utilizando a equipa B para fazer a ponte para o futebol Senior, ao contrario do Sporting e do Porto que continua a usar a equipa B para os jogadores que não tem espaço na A.

      O Benfica tem estado a aproximar as escolas da equipa principal e este ano é o primeiro ano onde verdadeiramente se pode ver a ponte concluida entre a equipa A e as escolas.

      Fica lá com os titulos do passado, com o mérito (obvio) de terem formado Ronaldo e Figo e outros, que eu preocupo-me mais em olhar para o presente e para o futuro, e aí neste momento o Sporting está mesmo muito longe, atrás do Benfica e Porto.

    • João Magalhães
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:55 pm

      Já agora, o CFC ou Seixal como preferirem, foi fundado no final de 2006 e é natural que até estar a operacionalizar demore uns tempos. Diz-se que o trabalho, com redes construídas, com "tudo montado", começou verdadeiramente perto de 2009/2010. Se reparares de aí para cá o Benfica começa a ser dominante nas selecções jovens (é mentira a questão de que sempre foi), porque, por exemplo, em 2007 o Sporting dava 40 jogadores às selecções jovens e o Benfica 17. Agora o Benfica dá 50 e o Sporting 23, tal como o Porto.

      E essa história do Benfica não dar ninguém nestes tempos é mais uma mentira. Vários jogadores lançados para carreiras internacionais, outros afirmados na primeira liga e mais alguns prontos a sair. Assim de repente, tiveram passagens pelo CFC, Danilo Pereira, André Gomes, Bernardo, Cavaleiro, Cancelo, Rony Lopes, Diogo Figueiras, José Sá, Ederson, Diego Lopes, Ricardo Horta e André Horta, Fábio Cardoso, Mário Rui, Nélson Semedo, Nélson Monte e há mais certamente.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:27 pm

      José Nunes, eu quero ver é o as seleções A portuguesas serem formadas por jogadores do Benfica e aparecerem Cristianos Ronaldos, Nanis, Figos, Quaresmas, Moutinhos, Migueis Velosos, Simões Sabrosas, etc.
      Para alem de falar do que não sabe, devia saber que o Sporting NUNCA foi a equipa mais titulada nas camadas jovens e não é só agora.

      A diferença é que sem duvida, o Benfica apostou muito na formação e aproveitou uma quebra que houve no Sporting (Godinho diz lhe alguma coisa?) e mesmo do Porto e tem apresentado atualmente muito qualidade. No Sporting até é sabido que a rede de recrutamento não recebeu durante 2 anos e o clube creio que foi afetado por causa dos tumultos que passaram naquela fase.

      Tem piada que fala no centro de estágios do Porto. A formação do Porto também está em alta? Só a do Sporting é que parece a do Arrentela?

      Ao Benfica tem falhado a transição para os seniores, já que não tem aproveitado ninguém da sua formação.

      Já agora, o "seixal" existe desde 2005. Não tiveram ainda tempo de ter a espinha dorsal da selação A? A academia de Alcochete data de 2002. Foi assim tanto tempo de diferença? A excelente geração nascida em 93/94 do Sporting foi formada em Alcochete porque o Benfica ainda não tinha o seixal?

      Sabe há uma diferença em formar Ronaldos, Figos, Nanis e outros que se destacaram e de formar excelentes jogadores com potencial mas ainda não provaram nada como o Bruma, Illori, Dier, etc. Agora transfira estes jogadores para os formados no Benfica, que ainda não mostraram nada de relevante. Ok, tirando o Rui Costa há mais de 20 anos. Menos arrogância e mais bom senso é o que se pede.

      Mário Rui

    • Invictus
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:35 pm

      Quer dizer agora so um clube é que da jogadores a seleção? podia.me gabar e dizer que a melhor fornada foi dada pelo FCP em 2004 que foi 1 vez que chegamos a uma final a nivel senior…

      Nem o Benfica tao pouco é o salvador da patria, pois o ultimo grande jogador que saiu do Benfica que me conste ainda foi o Rui Costa e longe vão os anos…

      Com texto tão bom do João Magalhaes têm que vir com as guerras entre clubes quando a seleção é um espaço para todos que têm qualidade.

      Para corrigir os mais desatentos Pite tem jogado a Defesa esquerdo desde da epoca passada, com isso ñ estou a dizer que esta aqui um jogador para seleção…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:35 am

      Peter,
      Matemática não é o teu forte pois não? Ou só sabes somar 1+1. Se te pedirem contas mais complexas, já não sabes?

      Quando foi criado o Seixal? Qual a primeira fornada de jovens do Seixal?

      O Sporting foi a equipa com mais jogadores porque os jogadores de 92/93 do Benfica e do Porto não tinham centro de estágios. Foi provavelmente a ultima fornada onde o Sporting ainda era superior ao Benfica.

      Olha para as novas fornadas, já resultado do Seixal e depois vem cá falar do clube com mais jogadores na selecção nacional.

    • Miguel Esteves
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:12 am

      O Pité é extremo, nunca o vi a jogar a defesa.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:48 am

      NinjaSLB,

      Pois é, o que seria feito de Portugal sem o Benfica…já agora, pode-me só indicar qual foi o clube com mais jogadores neste europeu sub-21? Vou-lhe dar uma pista, não é o Benfica, o salvador da pátria! Que comentário tão fabuloso, deu para dar umas belas risadas logo pela manhã…

      Peter Griffin

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:47 am

      Penso que o Núrio é internacional angolano, mas não tenho a certeza

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:43 am

      Acho que só joga por Angola.

      NinjaSLB

    • Vital Moreira
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:37 am

      Gosto muito do Núrio Fortuna do Braga B, tem uma potência pouco habitual num jogador da sua idade e trata bem a bola.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:26 am

      Por ter marcado 1 golo no Porto B? Não brinquemos. O problema é o Benfica não ter um excelente lateral esquerdo a aparecer neste momento, porque caso contrário estamos tramados. O novo abastecedor das selecções tem que arranjar um.

      NinjaSLB

  • Anónimo
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:10 am

    Excelente e realmente é difícil prever a 2 anos, mas esta base deve ser absoluta. Depois é esperar pelo rendimento de alguns nomes e se aparecem noutros patamares, mas estou confiante obviamente. Quem não se lembra de ficar a ver aqueles pobres sub21 em 2009, 2010 e por aí fora? Até dava pena

    Hugo

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:18 am

      Aiás, a França teria de vencer a Sérvia

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:17 am

      Na altura ainda havia esperanças de apuramento, mas Portugal teria de vencer a Alemanha por mais golos e a França perder com a Sérvia

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:04 am

      Tens razão João Ribeiro, mas salvo erro esse jogo já não contava para nada certo?
      Foram duas derrotas de rajada e uma vitória.

      RREB

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:45 am

      Não foram 3 derrotas, Portugal venceu a Alemanha por 1-0 com golo de João Moutinho, jogo disputado em Guimarães. Perdeu foi os 2 jogos anteriores com a França em Braga e Sérvia em Barcelos

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:37 am

      O sentimento mais agridoce de sub21 foi aquela caminhada fantástica da geração Moutinho, Hugo Almeida e companhia que no apuramento ganhamos os 10 jogos de qualificação, o europeu foi realizado em Portugal e fomos arrumados com 3 derrotas logo de rajada.
      Ainda esta entalada essa campanha.

      RREB

  • Anónimo
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:03 am

    16 do Benfica, 9 do Sporting e 9 do Porto. Curioso que isto com o tempo vai ao sítio e com o Cfc a carburar a seria já se começa a sentir

    Filipe

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:49 pm

      Filipe, tem razão quando diz que isto não é um clube, mas o seu fundamento de critica é que não faz sentido nenhum. Sabia que o Bernardo Silva também praticamente não ia às seleçoes? E o William Carvalho? Ah e o José Fonte? E o André Gomes?
      O Geraldes é um excelente jogador e tem demonstrado-o na equipa B do Sporting. Deixe o rapaz evoluir e crescer, em vez de estar já a fazer o enterro. Eu sei que em outros clubes, os jogadores são feitos pelos jornais e são logo comparados a Eusebios, Ronaldos e mais sei lá quem, mas deixe-se de clubismos.

      João Tomás

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:04 pm

      Ruben > William. é mesmo de rir. É de ir às lagrimas. O Ruben tem potencial para ser um excelente jogador, mas neste momento compara-lo ao William é de não perceber nada da poda. Mesmo dizer que Rony= Bernardo é engraçado. O Rony é um excelente jogador mas que fez mesmo para estar ao nivel do Bernardo actualmente?
      Até Vezo> Paulo Oliveira é de ficar de boca aberta.

      Depois nem se percebe. Incialmente pensei que fosse a comparação entre a seleção de sub 21 que foi ao europeu com a nova seleção. Mas depois vi que o Riquicho aparece na suposta seleção que foi ao europeu (esteve no mundial de sub 20). O Gomes é o André Gomes? e o Fernandes é o Bruno Fernandes? Qual o criterio para aparecer na coluna da direita ou da esquerda?

      Mário Rui

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:58 am

      Hynb, Rúben melhor que William? Agora é que já vi de tudo…

      TheSpider

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:56 am

      Desculpe, mas agora estamos a falar a sério ou a brincar a amostras de jogadores? Já acho que o texto está simpático a meter nomes como o Geraldes que são feitos pelos adeptos do Sporting, que por sua vez nem as selecções vão (os seleccionadores devem perceber todos pouco) e na equipa b é so mais. Chaby com 22 anos é suplente no Sporting B, não quer meter também zezinho e sambinha?

      Amigos, isto é a selecção, não é um clube.
      Filipe

    • Ricardo Miguel
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:54 am

      "ruben > william", estás a brincar ou não percebes grande coisa de futebol? O ruben nem sequer é o melhor 6 do Porto e o Danilo também é inferior ao jogador do Sporting. As coisas podem mudar no futuro? Talvez! Mas dizer que actualmente o Ruben é melhor que o William é completamente descabido, mas adiante… Não sei porque é que é tão difícil elogiar um jogador do Sporting, ainda para mais quando a qualidade do jogador é tão óbvia.
      Hynb, futebol de 11 joga-se com 11.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:47 am

      Opiniões são opiniões, mas perdes toda e qualquer oportunidade de ser levado a sério quando dizes "Ruben > William".

      Só se os tiveres a comparar com a mesma idade, mas em termos de futebol que podem oferecer à equipa em idade elegível, o Rúben tem muito arroz com feijão para comer antes de ser, por exemplo, considerado o melhor jogador de um torneio internacional da categoria.

      João Esperto

    • Vital Moreira
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:43 am

      Faltam aí nomes como o Chaby ou o Francisco Geraldes bem como o João Palhinha.

      E o Estrela também poderá ser considerado, uma vez que foi um dos que se esforçou mais no Mundial sub20. Apesar de não jogar na MLS não quer dizer que não tenha valor. Espero que arranje clube para competir o mais rapidamente possivel.

      Como é possível terem-se esquecido do Edgar Ié? Também tem qualidade para estar nesta equipa.

    • Hynb
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:08 am

      Moreira < Sá
      Cancelo > Riquicho
      Vezo > Paulo
      Tobias < Ilori
      Rafa < Guerreiro
      Rúben > William
      Gomes > Fernandes
      Rony = Bernardo
      Bruma > Cavaleiro
      Mané > Ricahrdo

  • Pedro
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:01 am

    O Bruma sendo titular na La Liga tem de ir para a selecção AA. Depois do Ronaldo e Nani é o nosso melhor extremo.

    Quanto ao post, centrais e lateral direito estamos bem servidos. Neves e Rony também dão garantias, mas sem o Bruma acho o ataque fraco e no meio campo falta um André Gomes, João Mário ou Sérgio Oliveira.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:52 pm

      Vital Moreira mesmo. Do Helder Costa não se esesqueceram o problema é que esse veio do Benfica por isso não serve. Tanto que dos Sportinguistas que aqui já comentaram mencionaram todos os jogadores de ala possíveis e existentes do FCP e SCP (já falta pouco para mencionarem o Podence) e nenhum dos bons médios/extremos do Benfica (Robben Santos, Hélder Costa, Gonçalo Guedes ou até o João Carvalho).
      André Sousa

    • Vital Moreira
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:48 am

      O Bruno Fernandes nunca fez um bom jogo pela selecção, na Udinese joga bem mas quando chega à selecção…

      Ricardo Horta também vai ter de andar ao pedal, pois tem vindo a perder fulgor no Málaga.

      Esqueceram-se do Hélder Costa??

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:00 am

      Em último caso o Bernardo Silva ainda pode jogar neste escalão.

      RREB

    • Melo Mesquita
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:12 am

      Olhe que estive a ver a Udinese e o Bruno Fernandes parece ser o patrão da equipa. Contra a Juventus fez um jogaço e este ano é indiscutível. Espero que arraste isso para a selecção.

  • Zé Maria Muñoz
    Posted Agosto 26, 2015 at 10:00 am

    Concordo muito com esta análise, mas penso que seria pelo menos de experimentar em amigáveis ver como se sai o Carlos Mané na posição 9, não há alternativas de qualidade e no Sporting (além de ter feito toda a sua formação a 9) tem mostrado uma grande capacidade finalizadora mesmo jogando noutras posições, não digo que corra bem, mas acho que não se perdia nada em experimentar.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:48 pm

      Mas qual posição 9 qual quê! Não inventem posição para os jogadores. Mané joga (e bem) nas seguintes posições: Sobre as Asas num 4-3-3 e num 4-4-2,e nas costas do PL num 4-5-1. Não inventem.
      André Sousa

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 1:23 pm

      Mas a equipa Olimpica não é de base a dos sub 21 mais 3 jogadores que já passaram essa idade?
      Parece que estas a dizer que são duas inteiramente distintas, se sim faz sentido o teu comentário.
      RREB

    • Vital Moreira
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:46 am

      Estás a esquecer-te que este ano Portugal vai ter equipa Olímpica e é por isso que jogadores como Ruben Neves, Bernardo, Carlos Mané, etc nem deveriam ser equacionados para joga nos sub21 porque há outros jogadores para apostar e evoluir.

      William é jogador de selecção A, Ruben Neves poderia evoluir na equipa Olímpica e deixava a vaga para outros jogadores aparecerem nessa posição como o Podstawski, Palhinha, etc

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:59 am

      Vital Moreira,
      Não se trata de provar valor, trata-se de ter o melhor leque de jogadores na selecção.
      Então o miúdo de 18 anos é que tem de deixar o lugar para o miúdo de 20 que já foi ultrapassado tanto nas selecções como no clube? Infelizmente o Podstawski teve o azar de ter o Ruben na sua posição mas agora tem é de ir para uma equipa de primeira liga e ganhar o seu lugar sendo que dificilmente ira calçar nesta selecção, e deixem o Neves nos sub 21 a titular pois na A seria suplente do William. ( e não estou a incluir o Danilo neste cenário).

      RREB

    • Vital Moreira
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:35 am

      Há jogadores que estão a mais nesta equipa porque já provaram valor para este nível. Rúben Neves tem que ir evoluindo na equipa Olímpica e deixar o lugar nos sub21 vago para jogadores que precisam de crescer como Podstawski. E há tempo para isso e o grupo não é complicado, dá para ter mais calma com a evolução dos jogadores nestes dois anos. Não é necessário meter a carne toda no assador, pois há muitos mais jogadores para descobrir.

    • Hynb
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:08 am

      Dia 9 já temos jogo oficial, acho eu.

  • Valcx
    Posted Agosto 26, 2015 at 9:58 am

    O Mané, dando razão a quem sempre achou que era um jogador normal, neste momento foi ultrapassado pelo Gelson no Sporting e na selecção deve ser igual.

    • Rui Amaral
      Posted Agosto 26, 2015 at 4:32 pm

      Não sei se era titular mas está comparação que vou fazer é indubitável

      Mané > Hernâni, tello

      Mané> olá Jonh, tarabatt , carcela

    • luis vieira
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:38 pm

      E pronto agora está a ficar na moda users como o MM colocar todos os sportinguistas no mesmo saco no que toca a certo tipo de opiniões isto é a mesma coisa que eu dizer que todos os aos os benfiquistas pensam que vão ganhar a liga dos campeões, só para ver a credibilidade do seu comentário, mas para que dar importância a essa minoria?….

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 3:18 pm

      Nem sou adepto dos grandes, mas essa do Mane ser melhor que o Tello e o Brahimi vai ficar na história do VM.

      TheRevolution

    • The Monster
      Posted Agosto 26, 2015 at 2:29 pm

      O Gelson mete o Mané no bolso.

    • jseabra
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:43 pm

      Sou sportinguista, e dizer que o Mane e melhor que o Brahimi, Tello, Gaitian ou Salvio 'e um atentado ao futebol. Agora dizer que e melhor que o Ola John nao acho descabido, acho discutivel.

    • MM
      Posted Agosto 26, 2015 at 12:07 pm

      O Gaitan e o Salvio (que apesar de lesionado com que eu saiba ainda é jogador do Benfica) são infinitamente melhores que o Mané, o Carcela é melhor que o Mané e o próprio Ola John não é inferior ao jogador do Sporting. No Porto o Brahimi e o Telho são muito melhores que o Mané e o Varela é melhor que o Mané.
      Mas isto é mais do mesmo, todos os anos os vossos jogadores são os melhores e se fizéssemos um 11 com os jogadores dos 3 grandes, 9 seriam do Sporting, 1 do Benfica e 1 do Porto. Mas em Dezembro já não são assim tão bons e em Junho já nenhum presta. É sempre a mesma conversa.

    • KB_SCP
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:31 am

      O João Lains disse tudo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:26 am

      Isto não era sobre a seleção de sub-21?

      RE

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:14 am

      Mané melhor que brahimi é das maiores barbaridades que já li por aqui, e já foram umas quantas… Sempre achei um jogador razoável, mas nada de mais. Tem golo mas não acho que chegue. O gelson parece prometer bem mais. O mané, tal como no sporting, caso jogasse no benfica ou porto passaria o tempo quase todo no banco.

      Humberto Cruz

    • Czarli
      Posted Agosto 26, 2015 at 11:08 am

      O Mané nem é melhor do que o Hernâni, quanto mais do que o Tello e o Brahimi…

      "Ouve-se" com cada uma por aqui, às vezes!

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:57 am

      Mané melhor que Brahimi? Ainda devo estar meio a dormir só pode…
      -Cabeço

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:51 am

      Há pessoas que realmente não têm noção. Tomara o sporting ter um Gaitán ou Salvio.

      Bernardo C.

    • João Lains
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:50 am

      Mais uma oportunidade (e um belo texto) para escaparem para o típico debate sobre a actualidade dos três grandes…

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:39 am

      MM,

      Admito que o Porto tem melhores extremos mas o Benfica não tem de todo melhores, como o Ola John é titular nas alas, acho que está tudo dito…Aliás, estou para ver se o Gaitan sair vais continuar a dizer isso.

      Peter Griffin

    • senorchang
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:36 am

      era titular nos outros 2 grandes? tu acreditas mesmo no que disseste?

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:32 am

      Então não? O Mané era titular no Benfica, por exemplo. Se o Ola John joga, o Mané era estrela por aí. No Porto é melhor que Tello e Brahimi.

      Ricardo

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:31 am

      O Mané tem muito talento, mas que ninguém tenha dúvidas que o Gelson é ainda melhor, esse é mesmo craque e quem esteve atento à equipa B a temporada passada e a este início e não se baseando somente em 4 ou 5 do Mundial, sabe do que este miúdo é bem capaz. Tem parecenças quase idênticas ao Nani, na minha opinião…

      Peter Griffin

    • MM
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:21 am

      Quem é que era titular onde? Ouve-se cada uma…Não é titular no Sporting que tem o pior leque de extremos dos 3 "grandes" e iria ser titular no Benfica e Porto que estão melhor servidos para a posição. Haja paciência…

    • AlbertoRaspadinha
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:17 am

      Ultrapassado? Calma amigo Valcx. Isto não é como começa, é como acaba. O Gelson vem exatamente com as mesmas "ganas" do Mané quando se estreou. É preciso é dar agora seguimento ao trabalho. Mané sempre que é chamado costuma corresponder. Só lhe falta é sentir que não pode continuar a ser o miúdo e tem de se assumir, todos os fins de semana.

    • Luis Sa
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:15 am

      Para mim, seria Mane Carrilo ou Mane nas costas do Slimani. O Gelson até agora, parece um bom jogador mas como foi dito, o Mane tem mais golo que o Gelson q e mais extremo!

    • Anónimo
      Posted Agosto 26, 2015 at 10:11 am

      Não acho, ainda por cima tem mais golo. Era titular nos outros 2 grandes por exemplo.

      Ricardo

Deixa um comentário