Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um revolução tranquila ou evolução na continuidade

Sem grande surpresa, Fernando Santos é o novo seleccionador nacional de Portugal. No meio dos nomes que normalmente vêm à baila, de Manuel José a Vitor Pereira, o do ex-seleccionador da Grécia parecia ser aquele que mais consenso gerava. Diz-se que Mancini seria uma espécie de plano B, até porque a questão do castigo de Santos está pendente, mas neste caso a escolha de um estrangeiro seria como que uma declaração de culpa da própria FPF. Existem treinadores portugueses competentes, e disponíveis para ocupar o cargo, sendo que a única razão para não escolher um deles seria o facto de estarem mais condicionados por pressões exteriores. Ora cabe, ou caberia, à estrutura da própria Federação proteger o seleccionador dessas pressões, ou então lidar com o facto deste ser conivente com aquelas. A contratação de um estrangeiro a esta altura do campeonato era negar essa capacidade, e num cenário em que as capacidades da FPF são tão questionadas, podia levantar ondas pouco recomendáveis.
Mas o passado é passado, e é tempo de olhar para o futuro. E o futuro passa pela presença no Europeu de 2016. É certo que o início foi comprometedor, mas o modelo de apuramento quase que obriga à participação portuguesa, daí que a comparência em França seja praticamente um facto adquirido. No entanto, a herança deixada não dá grande confiança. Uma equipa sem fio de jogo, com um plano táctico monolítico, assente numa base de jogadores em fase decrescente da carreira, e com uma série de indisponíveis, o que limita ainda mais as opções. Todos sabem que Paulo Bento tinha o seu grupo, por mais que o negue, e os seus proscritos. A primeira dúvida em relação a Fernando Santos passa exactamente por aí: será que os ostracizados, com Danny à cabeça, terão direito a voltar representar a Selecção? É certo que cada caso é um caso, e que em cada um deles haja culpa de parte a parte, mas estando afastado um dos focos de conflito, naturalmente as partes podem reconciliar-se. Há por isso, uma certa curiosidade em verificar como Santos fecha (ou abre) estes dossiers. Outra questão será a de saber como o seleccionador irá lidar com jogadores com certo estatuto na selecção, estatuto esse que, embora seja muitas vezes inversamente proporcional ao rendimento em campo, sustenta assíduas presenças em convocatórias e jogos. Neste ponto entra um certo ponto de equilíbrio que exige alguma perícia; por um lado é necessário criar um grupo estável (na Grécia, nunca abdicou de Karagounis e Katsouranis, por exemplo), e que esteja com o treinador, por outro é preciso libertar a selecção de elementos que nada trazem de produtivo. Outro tema de interesse é saber até que ponto alguns elementos, até agora esquecidos, passarão a entrar num possível leque de opções. Existem alguns jogadores que, apesar de passarem por momentos interessantes das suas carreiras, algumas delas em campeonatos competitivos, nunca entraram nas contas do ex-seleccionador. Veremos se neste caso se aplica a máxima do “ano novo, vida nova”, e se a suposta renovação também irá passar por esses elementos. Interessante também será analisar qual a filosofia usada nas convocatórias. Sabemos que lógica era coisa que não assistia a Paulo Bento, e que a palavra coerência não fazia parte do seu dicionário, mas também ainda não sabemos quais os planos de Fernando Santos. Tempo de jogo, rendimento desportivo, forma física, serão critérios ou meros clichés? Os jogadores chamados sê-lo-ão pelo que podem oferecer, ou porque “as suas características se enquadram no perfil pretendido”? Por último, resta saber qual o modelo táctico que Fernando Santos irá usar? O 4x3x3 tem raízes profundas, mas a falta de um ponta de lança credível e de um número 10 como Deco ou Rui Costa limita um pouco a estratégia. Por outro lado, ter um dos maiores goleadores da actualidade como que preso a uma ala é um desperdício, pelo que seja natural que possam existir alterações ao modo como a equipa entra em campo, de modo a minimizar as lacunas, indesmentíveis, e maximizar os pontos fortes. Nesse aspecto Fernando Santos parece dar algumas garantias, pois na Selecção da Grécia, o protótipo de equipa na qual o colectivo valia mais que a soma das individualidades, conseguiu tirar o máximo rendimento dos seus jogadores (ao contrário de Bento, cujos jogadores parecem sempre desaprender à medida que passam tempo com ele), e sempre pareceu consciente das limitações da sua equipa, adaptando o estilo futebol jogado a essas limitações, num cenário idêntico ao que vai encontrar em Portugal.
Uma boa notícia é que o novo seleccionador tem algum tempo extra e margem de manobra para efectuar experiências. O próximo jogo, contra a França, não conta para o totobola, e pode ser utilizado para integrar novos jogadores e testar alternativas tácticas. Mas acima de tudo, para mostrar uma nova postura, perante jogadores, e perante os portugueses. Esquecer as quezílias, premiar o trabalho e a excelência chamando os mais capazes, colocar de parte qualquer suspeita relativa a intromissões de interesses instalados.
PS: não deve ser usual um seleccionador ser despedido ao fim do primeiro jogo de uma fase de apuramento. Mais raro será um treinador ser despedido do seu clube ao fim da primeira jornada de um campeonato. Mas um substituir o outro deve ser algo de inédito.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 24, 2014 at 5:54 pm

    Maicon discordo, tem muita concorrência de classe mundial. Quanto a Lima, parece-me boa ideia pois não deve fazer pior que Fred.
    Talvez Marquinhos ou Douglas Costa também pudessem ter uma oportunidade no escrete.

    Sportinguista Louco

  • Anónimo
    Posted Setembro 24, 2014 at 1:05 pm

    Lima e Maicon deviam ser convocados.

    Joaquim Oliveira

  • Anónimo
    Posted Setembro 24, 2014 at 10:23 am

    Bem, depois de ler alguns comentários, chego à conclusão que continuam todos a viver no mundo da ilusão. Basicamente queriam que os sub21 em conjunção com um misto dos sub 1819 e 20 jogassem com o Ronaldo e disputassem as competições que estão a surgir. Ora bem, ia ter piada, decerto que estariamos no top 50. Vá, vamos lá ser mais realistas e deixar os FM's que isso já cansa. Falar no Cancelo? Jogou aonde a nivel de senior? No J. Mario que está agora a começar? Calma..

    A meu ver, dos mundialistas só 2 estavam em fim de carreira. O R. Costa e o J. Pereira. B. Alves tem 32 anos e estava lesionado, mas não me choca nada o seu afastamento. R. Meireles tem 31 anos e pode dar muito à seleção, talvez não como titular, mas como opção credivel em termos de qualidade e experiencia!

    O meu 11 para o próximo jogo, seria, estando os jogadores todos disponiveis:

    GR: Anthony Lopes ( 23 anos )
    DE: F. Coentrao (26 anos)
    DC: Vezo ( 20 anos )
    DC: Pepe ( 31 anos )
    DD: Silvio ( 26 anos )
    MDC: W. Carvalho ( 22 anos )
    MC: Moutinho ( 28 anos )
    MOC: Danny ( 31 anos )
    EXT: Nani ( 27 anos )
    PL: Eder ( 26 anos )
    EXT: Ronaldo ( 29 anos )

    Uma seleção jovem. Média de 26,2 anos. Renovação não é terem todos menos de 25 anos, é ir sustentando gradualmente uma mudança, mas mais importante é jogarem sempre os que estão em melhor forma naquele momento. É a seleção nacional, não é o clube das vacas sagradas.

    Suplentes ou convocaveis: GR: Patricio e Beto
    Defesas: Antunes ( E ), Cédric ( D ), D. Figueiras, Eliseu, Neto e Fonte ou Rolando ( quando jogar, se estiver bem )
    MDC: Carriço, R. Neves, M. Veloso, Danilo
    MC: M. Fernandes, Adrien, R. Meireles, B. Fernandes
    MOC: Ronny Lopes, Rafa, André Gomes
    EXT: Quaresma, Bruma, Horta

    Depois ir observando a evoluçao de jogadores como o Illori, J. Mário ou B. Silva, que ainda tem que fazer jogos nas primeiras equipas e ganhar estaleca, sendo que o mesmo também se pode aplicar ao R. Neves.

    Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 24, 2014 at 10:34 am

      Esqueci-me do Postiga e do H. Almeida em fim de carreira, mas também estava a falar de jogadores :o .

      Joel

  • Pedritxo
    Posted Setembro 24, 2014 at 9:14 am

    o problema e que muita gente pensa que com a mudança de treinador tudo mudara para melhor, mas podera nao ser assim, provavelmente os problemas do futebol tuga irao continuar.
    No proximo jogo,gostaria de ver este 11:
    Patricio
    Figueiras Pepe Fonte Coentrao
    Adrien Moutinho
    Nani Tiago Danny
    Ronaldo

    Tendo no banco Vezo,neto,antunes,william,bruno fernandes,rony lopes,bruma,eder,tiba,rafa, etcc.

    Alguns poderiam ser tirados para irem aos sub -21 para sermos qualificados

  • NoSense
    Posted Setembro 24, 2014 at 9:10 am

    «O 4x3x3 tem raízes profundas, mas a falta de um ponta de lança credível e de um número 10 como Deco ou Rui Costa limita um pouco a estratégia. Por outro lado, ter um dos maiores goleadores da actualidade como que preso a uma ala é um desperdício»…

    Um pouco como comentário a estas linhas, alguém ontem viu o Real jogar sem ponta-de-lança??? Nani não é Bale, Danny não é James, mas Ronaldo é Ronaldo…seria uma boa opção esta de jogar desta forma???
    A mim parece que sim, pois não temos um Kroos (Moutinho, Manuel Fernandes ou Tiago), um Isco muito menos (Rafa) mas em nada ficamos a dever a um Illara…Creio que esta seria uma tática interessante para a nossa selecção, independentemente de não termos muitos "Elches" pela frente

    • Pedro
      Posted Setembro 24, 2014 at 5:25 pm

      Concordo plenamente com o comentário do Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 24, 2014 at 10:28 am

      Danny não é James? Acho que prefiro o Danny por acaso, mas são gostos! Tens visto os jogos do Zenit e os do Real? :D

      É preciso é coragem para por a seleção a jogar um futebol de ataque, o resto aparece naturalmente.

      Ronaldo
      Quaresma Danny Nani
      Moutinho M. FernandesW. Carvalho
      Coentrao VezoFonte Pepe Silvio
      PatricioLopes

      Seria muito interessante experimentar, principalmente frente a uma Albania ou coisa que o valha, no entanto, a média de idades subia e parece que é ilegal. Passar uma geração sem ver os 4 da frente a jogar juntos é que é um pecado! Agora é capaz de já ser tarde..

      Joel

  • Posted Setembro 24, 2014 at 4:57 am

    Adeus Ricardo Costa, Eduardo, J. Pereira, A. Almeida, Postiga, H. Almeida, Meireles, Amorim, Varela, Vieirinha. O padrinho foi-se embora.

  • Che
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:44 pm

    Patrício; Figueiras, Pepe, Fonte e Coentrao; William, Tiago, Adrien e Nani; Ronaldo e Danny e naturalizem o Fernando e Douglas Costa e apostem no Rony e Bruma tenho dito!!!

    • Kafka I
      Posted Setembro 24, 2014 at 9:05 am

      Mexer os cordelinhos para o Fernando jogar? já leste o regulamento em vigor? o Fernando em momento algum pode representar Portugal com base no regulamento em vigor…a única forma seria a FIFA mudar os regulamentos

    • Che
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:11 am

      Aposto c vocês q se Portugal mexer os cordelinhos ele pode representar a nossa selecção…

    • Che
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:10 am

      Aposto c vocês q se Portugal mexer os cordelinhos o Fernando poderá jogar pela selecção das quinas…

    • Diogo Alexandre
      Posted Setembro 24, 2014 at 12:06 am

      Ainda a conversa do Fernando? Oh god… O Fernando NÃO PODE jogar na selecção portuguesa.

    • João Dias
      Posted Setembro 24, 2014 at 12:05 am

      Acordaste agora de um sono profundo?
      O caso Fernando já está morto e enterrado há meses…

  • Deckard
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:38 pm

    Confesso que preferia um treinador estrangeiro. Não porque não haja um ou outro Português com os requisitos mínimos, mas porque acho que não vão ter força ou coragem para fazer algumas mudanças. Infelizmente, e espero estar enganado, acho que com Fernando Santos vai ser mais do mesmo (ou pouco melhor).

  • Ninja
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:29 pm

    Ronaldo

    Danny Nani
    Tiago Moutinho

    William

    Coentrao Silvio

    Pepe Fonte

    Patricio

    Ataque: Vieirinha, Rafa, Bruma, Eder
    Medios: Andre Almeida, Ruben Amorim, Tiba, Custodio
    Defesa: Vezo, Ilori, Rolando, Antunes, Figueiras, J.Pereira

    Para mim esta e a materia prima com que Fernando Santos devia contar e o esquema no qual devia jogar durante grande parte da qualificacao. Futebol agressivo de forte pressao na perda em zonas adiantadas do terreno. Posse objectiva e forte propensao ofensiva. Faz falta um Portugal confiante a abordar os encontros. So os bons resultados o vao trazer e tendo em conta o nosso grupo acho o perfeitamente possivel.

    • Posted Setembro 24, 2014 at 4:48 am

      João Dias, tu pediste o Bernardo Silva e o Zahovic… Não fales de credibilidade…

    • Ninja
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:45 am

      Estou mortinho por ouvir as tuas sugestões para a posição 6. Deixa me adivinhar: Neves, Podstawski, Veloso.

      Concordo com o 1o mas ainda anda a passear classe pelos u21, é deixa lo estar a progredir naturalmente. O 2o ainda não fez um jogo completo por uma equipa da 1a divisão. O 3o é o maior flop da selecção que eu já vi. O seu famoso pé esquerdo que teima em não aparecer nos momentos chave, o seu posicionamento horrível a sua falta de qualquer cultura táctica.

      Sim, prefiro custódio. Fiavel, trabalhador, experiente. Entra muito bem nos minutos finais de partida e tem manha para segurar resultados. Esta fase de grupos vai ser ganha por homens com vontade de vencer. Os meninos podem ficar em casa. A sua hora vai chegar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:19 am

      De facto, o 11 ainda se aceita. Custódio? William, Danilo Pereira, Carriço, R.Neves, Tiago?, Moutinho, Adrien, M.Fernandes, A.Gomes, JMário, B.Silva…e chamava o Custódio?

      Ass: Rui Rego

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:33 pm

      Perdeste a credibilidade toda quando pediste o Custódio na seleção…

  • João
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:22 pm

    Vamos ver. De todos os nomes que surgiram só me agradava Vitor Pereira. E continuo sem entender porque F.Santos gera mais consenso. Ah e tal, pq Vitor Pereira e experiencia e curriculo. Eh pa, o homem é bicampeao. Como se provou, essa historia de qualquer um fazer do Porto campeao é treta, e este senhor pegou na equipa numa fase muito complicada, pos-conquistas de Villas Boas, obrigado a gerir saidas e egos enormes, sendo apenas olhado como o ADJUNTO! So uma personalidade forte(mas nao ditatorial!) era capaz de se impor em condições assim, invicto durante 2 temporadas! Isto não é curriculo? Ah e tal, mas so 2 epocas, pouco experiente. Então Abramovich deveria ter esperado mais para contratar um Mourinho com apenas 3 anos de experiencia, por milhoes(com a devida distancia de sucessos europeus claro)?

    Curriculo? O Paulo Bento tinha o quê? 4 segundos lugares? O engenheiro tem o quê? O penta numa epoca em que ai sim, o Porto dominava por completo em Portugal e fracassos sucessivos ainda no Porto, depois no Benfica e Sporting? Ah e tal, na Grecia foi bom? Eh pa, sao contextos totalmente dispares. Provavelmente a sua forma de ver o jogo(cobarde, acagaçada) adaptou-se bem a um país que faz dessa atitude um marco cultural.

    Precisavamos de alguem que chegasse e só lhe interessasse talento e qualidade. Rony Lopes e Bernardo Silva, os 2 maiores talentos desta geração muito muito acima dos outros, deveriam começar a fazer regularmente parte da equipa. Mas é o engenheiro que vai ter essa coragem? Obviamente que nao. Estatutos. O Paulo Bento chama um Cavaleiro e Horta em vez destes porque? Porque ja eram titulares no inicio de epoca. Mas brincamos? Perante diferença abissal de talento, nao importa quem é titular ou nao, importa a qualidade! Como eu ja falei. Por vezes resulta o caminho inverso. Se o seleccionador mostrasse ao mundo que estes 2 putos estavam na selecçao de pedra e cal, era o treinador do Lille ou do Monaco que iriam sentar 2 miudos a ganhar um estatuto enorme através da selecção? Nem sempre quem joga, é melhor. Ha uma grande nova vaga a chegar(William, Rafa, Andre Gomes, Bruma, Esgaio, Joao Mario), mas nao devemos esquecer bons valores da geração actual.

    Com F. Santos vejo TUDO na mesma. Vai apostar nos que têm maior estatuto. E os miudos, só se tiverem a sorte de estarem num clube de estatuto superior aos dos mais velhos e duplamente sorte de apanharem um treinador como Ronaldo, Figo, Rui Costa, que aposte neles antes de tempo, é que terão chances.

    Meu onze:

    Patricio
    Esgaio, Pepe, Neto, Coentrao
    William
    R.Lopes(B.Silva) Moutinho
    Danny
    C.Ronaldo Nani

    Por talento, não seria facil a nenhuma selecção do mundo superar um onze destes. Juntas muitos jogadores habilidosos, criativos, tecnicistas na mesma equipa e aumentarás sempre a probabilidade de ganhar.
    Nada do que pensará o bolorento F.Santos, o homem dos Chainhos e Paredes, do antigo futebol que ainda divide tudo, compartimentando a equipa em operarios a suportar os artistas. O Barcelona destruiu todos esses conceitos. A Espanha tambem. A Alemanha copiou. E nós? Continuaremos com ideias retrogadas?

    • Michael Santos
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:35 pm

      Joel,

      Miguel Lopes esteve lesionado, e fez agora o primeiro jogo esta epoca pela equipa B do sporting, esteve mt tempo parado, veremos agr se ganha ritmo, e uma chamada a equipa principal, e dp se correr bem veremos se tira o lugar ao cedric e se impõe na seleção!

    • Kafka I
      Posted Setembro 24, 2014 at 10:47 am

      Joel,

      Também não gosto do Cedric, acho-o um jogador normalissimo…quanto ao Silvio, não é um jogador com que se possa contar muito, pois passa sempre cerca de 60% da época lesionado, como tal não conto com ele, nem para o Benfica nem para a Selecção, pois sei que não é um jogador capaz de fazer 30 jogos consecutivos…aliás nem peço tanto, pedia 10 jogos consecutivos sem lesões, o que no caso dele é quase impossivel

    • Anónimo
      Posted Setembro 24, 2014 at 10:32 am

      Kafka I, tens o titular dele pelo menos.. Que é o Cedric. Se é titular é porque deve ser melhor, não sei! No entanto, tambem não gosto. Fraquinho. Tens o Silvio, que é de longe o melhor, e o M. Lopes que não joga, curiosamente, sendo imensamente superior ao Cedric ou Esgaio. Coisas da vida.

      Joel

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 24, 2014 at 10:16 am

      Ricardo, apesar de teres razão… Esse jogo teve uma arbitragem do mais escandaloso que já houve nos últimos anos … Ali ao nível da última de Guimarães mas com mais casos ainda

    • Kafka I
      Posted Setembro 24, 2014 at 8:48 am

      Acrescento ainda nessa equipa que não gosto do Esgaio, mas olhando em redor não resta grande coisa portanto…

    • FabioKing37
      Posted Setembro 24, 2014 at 8:43 am

      Aqui ainda ninguém viu o Bruno Fernandes a jogar? parece ser um dos jogadores com menos "hype" e por isso ninguém presta atenção a uns dos melhores 10 portuguêses

    • Kafka I
      Posted Setembro 24, 2014 at 8:26 am

      João,

      Concordo com o teu comentário…

      Quanto ao onze apresentado, só mudava o central porque particularmente não gosto do Neto, e experimentava uma dupla Vezo-Pepe…

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 24, 2014 at 2:26 am

      Podia dizer muita coisa mas só digo uma… Gil Vicente 3 – Porto 1.

    • Anónimo
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:18 am

      Antes desses 3 jogarem tem Manuel Fernandes, Nani e Danny.

      Ass: Luís Rocha

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:48 pm

      Esgaio? Mas é isso é suposto ser uma piada? Por favor..
      Jorge S.

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:29 pm

      Bernardo Silva, Rony Lopes e Bruma.
      O trio maravilha da nova geração!

  • João Dias
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:07 pm

    Espero que o Fernando Santos na altura das convocatórias tenha mais bom senso que o Paulo Bento. Não é difícil…

    Espero que elementos como Bruno Alves, Eduardo, Ricardo Costa, Miguel Veloso, Raul Meireles, Helder Postiga, João Pereira e Hugo Almeida tenham os dias contados na seleção.

    Aos poucos quero ver a serem integrados elementos como Bernardo Silva, Rony Lopes, Bruno Fernandes, Tiago Ilori, João Mário, Zahovic…

    Fernando Santos vai ter uma matéria prima que não tinha na Grécia

    É esperar para ver se ele está pronto para este aumento da exigência dado que treinar a Grécia não é o mesmo que treinar Portugal.
    Para a Grécia ir a uma fase final já é bom. Para nós isso não chega. É curto.

    • Pedro
      Posted Setembro 24, 2014 at 5:19 pm

      Jardel pior que o Mauricio, so se for nas assistencias para o adversário.

    • elmatador9
      Posted Setembro 24, 2014 at 2:45 pm

      Pior que o B. Alves e que o Mauricio só mesmo o cepo do Jardel

    • Rui Santos
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:40 pm

      José Fonte, dono e senhor da defesa do Southampton já merecia a convocatória.

    • Tiago Beça
      Posted Setembro 24, 2014 at 11:40 am

      Pior que o B. Alves na seleção, só o Mauricio no Sporting. Só sabe dar pau, e a única coisa boa que tinha (jogo aéreo) já não é o que era. Não obrigado.

    • FabioKing37
      Posted Setembro 24, 2014 at 8:39 am

      É algo irreal pensar que um jogador deve ser erradica da algum lado por ter errado em algum lance, se fosse assim o Pepe, Suaréz, etc não jogavam mais à bola. Quando ao Bruno Alves continuo a achar que é dos melhores centrais que Portugal tem, tentar fazer comparações com Vezo, Illori, etc é só alimentar a maquina de "hype" que estas jogadores têm, não estou a dizer que não têm qualidade para serem convocados e até jogar, obviamente que têm, agora dizer que devíamos arrumar com os experientes todos e meter miúdos novos é algo que considero um erro.

      Devemos sim é jogar com os jogadores que melhore se encontram e que dão mais garantias ao Treinador.

      Fábio Rocha

    • Ninja
      Posted Setembro 24, 2014 at 1:48 am

      Absoluto pseudo jogador. A par de Miguel Veloso mais um mito da imprensa. Bom a aparecer na TV e a jogar para o espectáculo e péssimo para a equipa.

      Longe da convocatória por favor.

    • João
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:45 pm

      Bruno Alves. Nao deveria ter tido uma palavra a dizer desde que começou a jogar futebol. Um dos jogadores mais sobrevalorizados de sempre. Sou portista e recordo-me de ver jogos dos sub 21, com a dupla R.Costa-B.Alves(MEDONHA) e dizer para amigos. Eh pa, se estes 2 algum dia forem a dupla titular do Porto, recuso-me a ver jogos. Felizmente nao aconteceu, mas nao pelas razoes que pensei na altura. B.Alves teve a sorte de ter um grande Pepe a seu lado, a tapar as suas debilidades no Porto e na selecçao.

      B.Alves sempre foi aquele gajo inteligente que sabe que nao consegue ganhar um duelo individual, que sabe que nao tem capacidade para corrigir erros dos companheiro e refugia-se sempre, evitando errar e aparecer nos resumos como o culpado. Mas eu tive sempre os olhos tem ti meu sacana! Alem de posicionamentos ridiculos e de passividade ENORME quando era necessario que alguem arriscasse, era penoso vê-lo exposto em situaçoes de 1×1 quando isso acontecia(como eu expliquei ele por ausencia inteligente, conseguia-se furtar a aparecer muitas vezes em situaçoes do genero). Depois, conhecia na perfeição os grandes planos de realização da TV. Quando a bola vinha e ele tinha a certeza que poderia fazer um corte, será que ele limpava e imediatamente saia a jogar? CLARO QUE NAO! Pumba, bola violentamente sacudida para o Douro para dar tempo a um grande plano da TV. E lá punha ele aquela pose e cara ferrea como se soubesse que em milhares de cafés, adeptos portistas(ou da selecção) exclamariam em unissono: "AH grande B.Alves, por ele ninguem passa!"

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:27 pm

      Depois da porcaria que fez no Mundial?
      Por mim era logo erradicado da seleção… Ainda não me esqueci daquele lance do 2° golo dos EUA nem do 3° golo da Alemanha!

    • Miguel Esteves
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:23 pm

      Bruno Alves ainda tem uma palavra a dizer! Já não vai para novo mas ainda é uma boa voz de comando!

  • Kafka I
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:04 pm

    Adorei o PS, o que me ri agora, excelente…

    Quanto ao texto, é um tema já debatido aqui, o problema é bem mais profundo que a questão do treinador, e esteja lá quem estiver a treinar, será sempre a evolução na continuidade…

  • JPIRES
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:02 pm

    nomes como bruma,rafa, b.silva, rony lopes, joao mario, andre gomes têm de entrar em cena JÁ (e nao tou a falar em convocar mas sim jogar)… muito talento e a jogar nos seus clubes
    Exijo também que se comece a jogar com um 9 adaptado caso os nossos melhores atletas para 9 sejam desde eder ate postiga, e que se comece a delinear um sistema de jogo com um verdadeiro 10 e nao jogar com tres nº8 ou dois…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Setembro 24, 2014 at 9:38 am

      Jay, se estiveres a falar da fase final e se for feita a renovação que se espera, podes estar perto da realidade, no entanto para já Cancelo, Ruben Neves e Ilori não estão ao nivel de Diogo Fugueiras, André Gomes ou José Fonte.

    • Jay Pi
      Posted Setembro 24, 2014 at 2:06 am

      EURO 2016

      Eis os números das camisolas:

      1 – Rui Patrício
      2 – Ilori
      3 – Pepe
      4 – Cédric
      5 – Coentrão
      6 – William
      7 – Ronaldo
      8 – Moutinho
      9 – Tiago
      10 – Nani
      11 – Rafa
      12 – Adrien
      13 – Beto
      14 – Vezo
      15 – Bernardo Silva
      16 – Rúben Neves
      17 – João Mário
      18 – Bruma
      19 – Antunes
      20 – Rony Lopes
      21 – Anthony Lopes
      22 – João Cancelo
      23 – Danny

    • André Santos
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:19 pm

      Quer dizer, André Gomes ou William já estão bem oleados na equipa principal, tirando os outros todos, mais nenhum deveria ser chamado à equipa principal. Vezo, Bruma, Cavaleiro, Horta, etc fazem muita falta aos sub21 que assim evitam ter de chamar o Hélder Costa e Iuri Medeiros que ainda estão muito verdes para este nível mais exigente.

      Penso que o Cafu do Guimarães seria uma boa solução para segurar o meio campo.

    • André Santos
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:17 pm

      Não podem, os sub21 vão jogar os playoffs contra a Holanda para tentar ir ao Europeu no próximo ano que poderá dar lugar para os JO de 2016.

      Há muitos jogadores acima dos sub21 que têm qualidade suficiente para ganhar à Dinamarca sem retirar as principais armas dos sub21 portugueses.

      Os Holandeses também vão atacar com a artilharia pesada.

Deixa um comentário