Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma ajuda a Roberto Martínez! Os 26 convocados do Visão de Mercado para o Euro’2024

Na próxima semana o selecionador nacional vai divulgar a convocatória para o Euro’2024. Como tal, o Visão de Mercado tentou dar uma ajuda a Roberto Martínez e pediu aos seus colaboradores para fazerem de timoneiros da Equipa das Quinas e indicaram as suas escolhas. O resultado foi este:

Somando as escolhas:
Baliza: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício
Defesa: Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nuno Mendes, Rúben Dias, António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Raphaël Guerreiro e Pepe
Meio-campo: Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Palhinha, Pote, Vitinha, João Neves e Matheus Nunes
Ataque: Diogo Jota, Gonçalo Ramos, João Félix, Rafael Leão, Francisco Conceição, Cristiano Ronaldo e Francisco Trincão

81 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 16, 2024 at 6:24 pm

    Sinceramente a convocatória das escolhas somadas portanto a convocatória do VM seria a minha, tal e qual. A mudar algo seria tirar o Guerreiro (Dalot pode fazer de lateral esquerdo tal como Cancelo ficando ambos como “joker” a Nuno Mendes em caso de necessidade) metendo Jota Silva premiando a grande época que fez no Vitória e ele tem características distintas dos restantes e poderá dar jeito. Pedro Neto não falo porque é um jogador pouco fiável do ponto de vista física, facilmente pode lesionar-se e ficarmos logo com menos uma opção senão poderia equacionar chamar porque é craque quando a 100%, dos nossos maiores desequilibradores até. Mas pronto vale o que vale são opiniões. E a escolher uma convocatória seria a do VM a minha, escolheria a mesma!

  • Ricardo10_
    Posted Maio 16, 2024 at 11:41 am

    Não consigo perceber a importância que dão ao Conceição, o Porto tem dos piores planteis dos últimos anos ou até décadas, é por ter feito meia dúzia de golos e de assistências num Porto destes? É um jogador bastante mediano, brinca na areia, sem experiência nenhuma na selecção A e que não tem maturidade nenhuma. Estamos a falar de ir a um Europeu e este tipo é uma criança autêntica, e não digo criança por causa da idade. Imaturo, provocador e muito imprevisível a nível comportamental.

  • jimmyvicente
    Posted Maio 16, 2024 at 10:23 am

    Ja agora o meu 11 seria

    Diogo costa
    Cancelo
    Pepe
    Ruben dias
    Nuno Mendes
    Palhinha
    Bruno Fernandes
    Bernardo silva
    Otávio
    Leão
    Ronaldo

    • SportingFan1906
      Posted Maio 16, 2024 at 11:04 am

      Em 2024 preferir um Otávio a jogar nas Arábias ao Vitinha ou até mesmo ao Matheus Nunes é uma escolha muito estranha.

      • jimmyvicente
        Posted Maio 16, 2024 at 4:25 pm

        Percebo o ponto de vista, mas os jogadores valem mais pelo que são do que pelo clube onde jogam na minha opinião. Por exemplo, se o Inácio fosse titular de um Barcelona (e tem qualidade para o ser ) então seria também titular na seleção, mas como joga no Sporting não é visto com os mesmos olhos. Temos inúmeros casos de jogadores na nossa seleção que só ganham o lugar quando se mudam para grandes clubes, mas a verdade é que o Otávio apesar de jogar na Arábia continua a ser o mesmo jogador que levava o porto às costas, e teria lugar indiscutível no 11 de vários grandes europeus

        • SportingFan1906
          Posted Maio 16, 2024 at 5:48 pm

          Que sobrevalorização gigante do Otávio! Eu não vejo os jogos na Arábia mas custa-me a acreditar que o Otávio esteja ao mesmo nível que estava no Porto. E mesmo que esteja, não teria lugar indiscutível no 11 de nenhum grande europeu.

  • Stravinsky
    Posted Maio 15, 2024 at 9:25 pm

    Os meus 26:
    *
    Diogo Costa
    José Sá
    Rui Patrício
    *
    João Cancelo
    Diogo Dalot
    Ruben Dias
    Pepe
    Danilo
    Antonio Silva
    Nuno Mendes
    Rafael Guerreiro
    *
    Palhinha
    João Neves
    Matheus Nunes
    Otávio
    Vitinha
    Bernardo Silva
    Bruno Fernandes
    Ricardo Horta
    *
    Diogo Jota
    João Félix
    Francisco Conceição
    Pedro Neto
    Rafael Leão
    Gonçalo Ramos
    Beto

    • SportingFan1906
      Posted Maio 16, 2024 at 11:04 am

      Achar que nenhum jogador do Sporting tem lugar na convocatória da seleção também é “realismo”?

    • JPFNL
      Posted Maio 16, 2024 at 8:04 am

      Portanto, Ricardo Horta em vez do Pote, Conceição em vez do Trincão, e o melhor, não levar o Inácio…..tá complicado isso ai, eheh

      • Stravinsky
        Posted Maio 16, 2024 at 12:42 pm

        Porque é que eu quereria os jogadores do Sporting a arriscarem possíveis lesões para irem passear até à Europa?

        • SportingFan1906
          Posted Maio 16, 2024 at 5:49 pm

          Porque é uma honra para os jogadores representarem a sua seleção. E porque não há nada no futebol acima das maiores competições de seleções.

    • Jasomp
      Posted Maio 15, 2024 at 11:23 pm

      Ai, o Beto não tem nível para a seleção…

  • Pedro_Almeida
    Posted Maio 15, 2024 at 7:13 pm

    Francisco Conceição com mais votos do que o Ronaldo numa votação é algo que nunca esperaria ver na vida.
    Mesmo em fase descendente Ronaldo dá 10 a 0 ao Conceição.
    E se formos para a paródia o CR7 tem mais de 20 anos a ganhar penáltis portanto nem ai o Conceição ganha.

  • Fireball
    Posted Maio 15, 2024 at 6:47 pm

    A minha única “unpopular opinion” era mesmo levar o Beto. Não para ser titular, nem para marcar 3 golos por jogo, nem por ser um portento ou estar em grande forma. Pura e simplesemente porque não temos ninguém como ele e ele é um jogador com características úteis. É um jogador chato, muito físico, muito potente, que vai dar trabalho aos centrais. Pode nem tocar na bola, mas ajuda a esticar jogo, é uma referência na frente, e prende a defesa para dar liberdade aos mágicos à volta. Pode ser uma solução de recurso para algum jogo em que tenhamos dificuldades a sair da pressão ou em que precisamos de mais presença física contra aqueles centralões físicos como o Konaté por exemplo. E precisamente por ser diferente dos outros, acho que complementa melhor o leque ofensivo do que levar os dois Chicos, que vamos ser sinceros, não só não serão titulares nenhum deles, como são basicamente jogadores iguais. Franzinos, fantasistas, técnicos, e jogam ambos pela direita.

  • bpstp
    Posted Maio 15, 2024 at 5:22 pm

    Como é que alguém prefere levar Octávio preterindo João Neves?

    • heldersoares
      Posted Maio 15, 2024 at 8:40 pm

      Muito simples, Otávio é melhor jogador, melhor tecnicamente, melhor recuperador de bolas, melhor no 1×1, joga a médio centro, ofensivo, na direita ou na esquerda ao dia de hoje Otávio ainda é superior a João Neves. Já disse aqui é um excelente jogador para a idade e com muita cabeça e pode realmente chegar muito longe mas não embandeirem mais que o que é mas é típico no Benfica de qualquer jogador fazem dele o Maradona, vejo videos de pessoal a dizer que é melhor que o Vitinha, melhor que muitos dos craques referência na posição, há quem já o coloque num dos 3 melhores jogadores de sempre do benfica, já ouvi a dizer que vai ser melhor que Rui Costa, calma lá, é muito bom sim mas também…

      • bpstp
        Posted Maio 15, 2024 at 11:05 pm

        Mas o que tem a ver com ser Benfica?? Tem ai jogadores “Bemfiquistas” que alguns escolheram como Florentino (apesar de ser bom rexuperador) e Nelson Semedo que eu não levaria.
        … E nao, João Neves não é jogador de Top e também concordo que Vitinha já está num nível acima, diria no patamar de Bernardo, Bruno Fernandes, Rúben Dias e Leão.

        Já agora o que Octávio fez de extraordinário essa época?

        É tão legítimo considerar Octávio melhor como eu discordar disso. Parem de associar uma discordância com as preferências clubística.

        • heldersoares
          Posted Maio 16, 2024 at 11:28 am

          Tem tudo porque vocês benfiquistas odeiam o Otávio e é por isso que nem o querem na seleção. Confesso que não vi quase jogo nenhum do Al Naasr mas pelo menos sei que marcou mais golos até que o costume e continuou a fazer assistências mas o futebol não se resume a isso, é preciso ver o que ele dá em campo e o que joga, não é por acaso que o ano passado mesmo o título tendo sido do Benfica ele foi eleito o melhor jogador do campeonato, só quem não vê o que Otávio oferece a uma equipa… João Neves também estatisticamente em número de golos e assistências é fraco mas também dá muito ao jogo e sei ver isso e levava nos 26 mas Otávio para mim é melhor e é mais polivalente, faz todas as posições com grande qualidade

          • Mantorras
            Posted Maio 16, 2024 at 3:18 pm

            Sou benfiquista e sempre o elogiei, pelo que joga, não pelo resto. Ainda andavam os portistas todos apaixonados pelo Oliver e já eu dizia aqui que não sabia em quê que o Oliver era melhor que ele, por exemplo. Isto para dizer que há exemplos para tudo. A maioria dos benfiquistas não gosta dele com razões objectivas para tal, porque o Octávio tentou sempre e mesmo com muita força que os rivais o odiassem. Não se pode atirar pedras a um vidro e depois ficar surpreendido quando parte.

          • Knox_oTal
            Posted Maio 16, 2024 at 12:41 pm

            Não faz sentido nenhum, com os seleccionáveis que temos actualmente, levar jogadores que jogam em ritmo de passeio no campeonato da Arábia Saudita!!! Mas não stresses, o Otávio deve estar na “comitiva de honra” da convocatória…

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Maio 16, 2024 at 11:19 am

          Esse “Concordo que vitinha já está num nivel acima” já diz tudo…

          Vitinha já está? Vitinha sempre esteve.

          O resto, é literatura.

    • Bjorn
      Posted Maio 15, 2024 at 8:10 pm

      Alguém que vê futebol de olhos abertos

  • Fantantonio
    Posted Maio 15, 2024 at 5:03 pm

    A última que deixei, só tinha o Pedro Neto em vez do Chico Conceição. De resto, igual à convocatória da soma. Mas tendo em conta a condição física do Neto, talvez seja melhor mesmo levar o Chico.
    Realisticamente, tenho quase a certeza que Ruben Neves parte à frente de muitos aqui para o meio-campo para Martínez, apesar de nem constar aqui na lista e creio que ir de 1 a 0 jogadores do SCP para 3, só mesmo pela convocatória ser alargada porque nada nas convocatórias vem indicando que esteja muito para aí virado. Também sabemos mais ou menos que se um dos laterais não puder ir, o primeiro a ser chamado é Nelson Semedo, não acho que o Nuno Santos ou até o Mário Rui estejam nas contas do ingeniero. Para a frente, não chamaria Ronaldo em condições normais, mas fora Gonçalo Ramos e Diogo Jota, mais ninguém foi testado ali. Portanto, não acho que vá haver grande surpresa nesse capítulo.
    Outra coisa interessante é que não só em termos de qualidade e profundidade, temos um leque de opções espetacular para vários modelos de jogo, mas os jogos não se ganham no papel.

  • Bjorn
    Posted Maio 15, 2024 at 4:04 pm

    Fico muito feliz pelo reconhecimento que o Chico começa a ter e a confirmar todo o potencial que aparentava ter perdido quando saiu do clube. Orgulho.

    Quanto ao resto da convocatõria. Muito sinceramente, qualquer nome está entre o bom e o excelente e não acho que ficaremos mal servidos seja quem for que seja convocado.

  • iniesta27
    Posted Maio 15, 2024 at 3:48 pm

    Eu também não levaria o Ruben Neves, mas daí a não ter um único voto, especialmente tendo em conta que foi sempre convocado…

    A minha convocatória:
    Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício
    Cancelo, Dalot, Ruben Dias, Pepe, António Silva, G. Inácio, Nuno Mendes, Guerreiro
    Danilo (5º central e trinco), Palhinha, Vitinha, João Neves, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Otávio, Pote
    Gonçalo Ramos, Cristiano, João Félix, Rafael Leão, Diogo Jota, Francisco Conceição

    Salvo erro, estão aí 25. Agora é opcional: pode-se levar um nelson semedo, um pedro neto, um bruma, um ricardo horta, um trincão ou até um Toti. Depende um bocado do selecionador.

    Seja como for lá estarei a apoiar. Força Portugal!

  • Knox_oTal
    Posted Maio 15, 2024 at 3:18 pm

    GR: D. Costa, Patrício, Sá
    .
    Defesas: Nélson Semedo, Dalot, Toni Silva, Inácio, R. Dias (C), D. Leite (serve perfeitamente como 5a opção, o Pepe ainda fazer parte das contas começa a ser cómico), R. Guerreiro (se não estiver apto levava o Nuno Santos), N. Mendes
    .
    Médios: J. Neves, Palhinha, B. Fernandes, Bernardo Silva, Vitinha, Matheus Nunes, Pote, Danilo Pereira
    .
    Extremos/avançados: G. Ramos, Trincão, Diogo Jota, Leão, Pedro Neto (não sei se ainda volta a tempo, mas levava se pudesse pois é diferente dos outros extremos, senão estiver apto levava o R. Horta…Chico Conceição não merece devido à sua muito fraca postura em campo), André Silva (não levava o Cristiano por princípio, já chega!, e sabendo que o ex-FCP não fez nada de extraordinário esta época, muito pelo contrário, é melhor que outros disponíveis e rende nas Quinas), Gonçalo Guedes (acho que fez por merecer na segunda volta em Espanha, e costuma render nas Quinas)
    .
    Onze tipo: Costa; Semedo (está num melhor momento), R. Dias, Inácio (acho que é a melhor parelha, e com Palhinha à frente não haveria problema… o resto é trabalho), N. Mendes; Palhinha, Vitinha (tem que ser titular), B. Fernandes; Bernardo, Ramos, Leão.
    .
    E acredito que trazíamos o caneco para casa… sem o circo do costume a incomodar!
    .
    Saudações desportivas

    • Velho do Restelo
      Posted Maio 15, 2024 at 6:53 pm

      Cancelo de fora?

      • Knox_oTal
        Posted Maio 15, 2024 at 8:40 pm

        Sinceramente deixava-o! Ele não está num bom momento desportivo, e até pessoal não me parece o melhor. Em alternativa até levava mais depressa o Tiago Santos ou o Ricardo Pereira que o Cancelo!
        .
        Acho que era melhor ficar de fora e evitar algum episódio que possa distrair do objectivo colectivo! E actualmente acho que temos uma pool que permite este tipo de triagem, até para proteger os jogadores igualmente (idem para o Félix, além de não ter mostrado esta época, mais uma vez, o talento que todos vemos que ele tem).
        .
        Mas quase de certeza que vai, tal como o Félix, pois nem sempre as decisões são em prol do colectivo, sobretudo, nem tão pouco para proteger os jogadores.
        .
        Saudações desportivas

        • SportingFan1906
          Posted Maio 16, 2024 at 5:53 pm

          “Mais depressa levava o Tiago Santos ou o Ricardo Pereira que o Cancelo” é candidato a pior frase de todos os comentários a este post e a fasquia é bem alta. Jogadores como Cancelo e Félix têm que ir ao Euro. Suplentes do Barcelona não deixam de ser superiores aos titulares de quase todas as equipas do mundo.

          • Knox_oTal
            Posted Maio 16, 2024 at 7:49 pm

            É isso tudo companheiro! Estava distraído, não contava com a tua super importante review… E claro que o contexto da frase não importa!
            .
            E nada de deitar tarde, é uma noite de semana! Amanhã há escola…
            .
            Bem haja
            .
            P.S.: está atento se nas aulas de Português falarem em interpretação de textos!!!

            • SportingFan1906
              Posted Maio 17, 2024 at 3:09 pm

              Alguém não levou nada a bem discordarem dele! Será que eu é que sou a criança que ainda anda na escola? E até gostava que me explicasse como é que o contexto da sua frase torna o Tiago Santos ou o Ricardo Pereira melhores alternativas que o Cancelo.

              • Knox_oTal
                Posted Maio 17, 2024 at 8:50 pm

                Com argumentos palermas, não, não gosto muito!
                .
                O resto já está escrito, se tens dificuldade com a leitura e interpretação é lá contigo! O que eu quis dizer está longe de ser que o Cancelo é pior que A ou B… agora tenta tu sozinho, tu consegues!
                .
                E vá, amanhã é fim-de-semana logo podes ficar acordado até mais tarde… mas não esqueças de fazer as fichas de português!!!
                .
                Bem haja

        • Velho do Restelo
          Posted Maio 16, 2024 at 8:52 am

          Percebo que o Cancelo possa ter um perfil mais conflituoso ou mediático vá… Mas tem um talento fora de série.
          Numa selecção que em termos de futebol jogado pode ser tão pouco criativa faz falta o “perfume” do Cancelo.

          • Knox_oTal
            Posted Maio 16, 2024 at 9:27 am

            Também concordo com esse ponto, mas sinceramente não arriscava! E temos outros para dar o tal “perfume” ou a imprevisibilidade neste momento… quanto ao resto tem a palavra o Martinez! Há que encaixar as peças!!!

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 15, 2024 at 3:14 pm

    Os meus 26:
    _
    – Guarda-redes:
    Diogo Costa
    José Sá
    Rui Patrício
    _
    – Defesas-centrais:
    Rúben Dias
    António Silva
    Gonçalo Inácio
    Danilo
    Toti Gomes
    _
    – Laterais:
    João Cancelo
    Nélson Semedo
    Diogo Dalot
    Nuno Mendes
    _
    – Médios:
    João Palhinha
    Vitinha
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    João Neves
    João Moutinho
    Florentino
    _
    – Avançados:
    Diogo Jota
    Rafael Leão
    Gonçalo Ramos
    João Félix
    Bruma
    Gonçalo Guedes
    Pote
    _
    Com 23, sairiam Florentino, João Moutinho e Pote. Eu não levaria os jogadores que estão na Arábia Saudita, o Matheus Nunes porque quase não joga, o Pedro Neto porque não sei se está em condições (a estar, iria em vez do Guedes), o Pepe e o Chico Conceição porque acho que um já não tem qualidade suficiente e o outro ainda não tem qualidade suficiente (e não gosto deles), o Trincão porque uma boa metade de época não é o suficiente para estar aqui, o Guerreiro porque vai estar vento e ele pode lesionar-se (e há 3 boas opções para a esquerda).
    _
    O Nélson Semedo além de 3ª opção para a lateral-direita pode jogar a central pela direita numa defesa a 3, como tem jogado no Wolverhampton. O Florentino é o mais parecido com o Palhinha em termos de polvice no caso de o Palhinha estar suspenso ou lesionado. E acho que é isso.
    _
    Em 4-3-3, jogaria com: Diogo Costa; João Cancelo, António Silva, Rúben Dias e Nuno Mendes; Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Rafael Leão. Em 3-4-3 ou 3-5-2, sairia o Vitinha e entraria o Gonçalo Inácio. E algo me diz que o João Neves pode ganhar a titularidade durante o torneio.

  • jimmyvicente
    Posted Maio 15, 2024 at 2:41 pm

    Eu levaria :

    Diogo costa
    Patrício
    José Sá

    Cancelo
    Dalot
    Pepe
    Ruben dias
    Inácio
    Antonio silva
    Nuno Mendes
    Guerreiro
    Nelson Semedo
    Palhinha
    Danilo
    Bruno Fernandes
    Bernardo silva
    João neves
    Vitinha
    Pote
    Otávio
    Leão
    Diogo jota
    Felix
    Trincao
    Ronaldo
    Ramos

    Comentando os 26 do VM só tenho um reparo maior a assinalar : na minha opinião o Otávio não só tem de ser convocado como tem de ser titular da seleção (e esta é a minha opinião apesar de não ser adepto do porto )

  • Braulio
    Posted Maio 15, 2024 at 2:35 pm

    Gostava de falar sobre 2 jogadores que, na minha opinião, deveria ter sido chamados há mais tempo para agora poderem figurar nos 26 (e até nos 23 se fosse o caso):

    – Anthony Lopes, é claramente o 2.º melhor GR português (atrás de Diogo Costa) e apenas deixou de figurar nas escolhas por indomabilidades com Fernando Santos (queria jogar alguns jogos, o que é aceitável para aquele que muitas vezes é o melhor GR do campeonato francês). Penso que, apesar da idade deveria ser recuperado por Roberto Martínez;

    – Ricardo Pereira, na minha opinião é o 2.º melhor DD português (atrás de João Cancelo) e fustigado por várias lesões foi perdendo o comboio que era dele, claramente. No entanto, e embora jogue no championship, foi campeão e se jogar na última jornada serão 40 jogos na presente época e a grande nível. Para o ano irá, em princípio jogar na Premier League e aí já se vão lembrar dele? O jogador é o mesmo e estando bem fisicamente é bastante superior a Diogo Dalot ou Nélson Semedo

  • Braulio
    Posted Maio 15, 2024 at 2:29 pm

    Gostava de falar sobre 2 jogadores que na minha opinião deveriam ter sido chamados à mais tempo para agora figurarem nos 26:

    • heldersoares
      Posted Maio 15, 2024 at 3:18 pm

      Os meus 26:
      GR: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício
      DD: Cancelo, Dalot
      DC: Pepe, Rúben Dias, António Silva, Danilo
      DE: Nuno Mendes, Raphael Guerreiro
      MD: Palhinha, João Neves
      MC: Vitinha, Matheus Nunes
      MO: Bruno Fernandes, Otávio, Pote
      EE: Rafael Leão, João Félix, Bruma
      ED: Bernardo Silva, Francisco Conceição
      PL: Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos

      A distribuição das posições é para ficar mais equilibrado porque Diogo Jota é mais extremo esquerdo mas também joga a PL, o Bernardo podia estar no meio, etc.
      Em relação aos meus 26 cairá Pote e Bruma por Rúben Neves e Gonçalo Inácio e aos VM cairá para além de Pote, o Trincão.

      Pote nunca teve com Martinez, assim como Trincão por isso penso que não irão agora. Para mim para Martinez o Ruben Neves é inquestionável até acho que se fossem 23 cairía João Neves como ainda mostrou nestes jogos amigáveis dando-lhe poucos minutos e sim se fossem só 23 também não o convocaria… é um jogador que aprecio e acho que pode chegar a um grande patamar e para além do talento e este tem cabecinha mas também virem para aqui dizer que é superior a vitinha calma lá, deixem os clubismos
      Só tenho dúvida em relação à posição do selecionador em relação a Pedro Neto dependendo de como ele estiver.
      Em relação à minha convocatória, com a que acho que vai ser deixaria de fora então o Rúben Neves e o Gonçalo Inácio.
      Deixo o Gonçalo Inácio de fora quando a maioria o acha inquestionável para poder levar mais uma opção ofensiva e porque com Danilo são 4 centrais e já chega. Sim fez uma boa época e o Sporting foi campeão ajuda, se me pedirem para fazer o melhor 11 da liga desta época até o punha primeiro que Pepe e António Silva, por isso pode ser contrasenso mas se me perguntarem quem é melhor Gonçalo Inácio ou os outros 2 respondia de forma clara os outros 2 porque são defesas mais fortes na arte de defender, mais fortes nos duelos e jogam em defesa a 4 como acho que irá Martinez jogar enquanto Inácio sempre teve mais protegido numa defesa a 3 e os dados estatísticos mostram um central mais frágil nos duelos e principalmente nos aéros em relação aos 2 mencionados, já para não falar da experiência, mentalidade de Pepe, que competição após competição todos dizem que está acabado mas é sempre o melhor jogador de Portugal e com desempenhos melhores do que Rúben Dias que é considerado neste momento um dos melhores centrais do mundo e também para mim por isso inquestionável, depois há ainda Danilo que já fez excelentes exibições por Portugal nesta posição e fez grande parte da época a titular do PSG a central e acrescenta a polivalência de jogar a médio e até ser uma boa opção para titular no meio campo.
      Acho que seria uma convocatória muito versátil com características para todos os gostos e momentos de jogo, com jogadores muito polivalentes que podem desempenhar umas 4 posições dentro de campo diferentes.

  • SportingFan1906
    Posted Maio 15, 2024 at 2:22 pm

    Concordo com a convocatória do VM, a única alteração que provavelmente faria era trocar o Conceição ou o Trincão pelo Neto.

  • Mantorras
    Posted Maio 15, 2024 at 2:19 pm

    Diogo – Sa – Rui Silva
    Cancelo – Dalot – Guerreiro – Mendes
    Ruben – Inacio – Toni – Danilo
    Palhinha – Tino
    Bernardo – Bruno – Vitinha – Neves – Octavio – Matheus
    Jota – Leao – Felix – Neto – Chico
    Ramos – Ronaldo
    —-
    – Os 2 laterais esquerdos sofrem muitas lesoes, mas tanto Dalot como cancelo fazem a posicao.
    – Sei que Danilo pode ser 6, embora para mim conte mais como central, no entanto levaria o Tino porque acho o mais parecido que temos com Palhinha, para ser o seu suplente “directo”. Acho fundamental ter um tampao a frente da defesa.
    – Todos os outros, para mim, sao mais ou menos obvios, e nao vejo como contestar.
    – Jogaria em 433, com Diogo, Cancelo, Ruben, Inacio, Mendes, Palhinha, Vitinha, Bruno, Bernardo, Leao, Ramos. Jota e Neto, principalmente, muito perto de entrar no 11, se estiverem bem fisicamente.

  • Jotsuba
    Posted Maio 15, 2024 at 2:17 pm

    A minha convocatória:
    GR (3) – Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício
    DEF (8) – Cancelo, Dalot, Rúben Dias, Inácio, Pepe, António Silva, Guerreiro, N Mendes
    MED (7) – Palhinha, Danilo, Vitinha, J Neves, Bruno Fernandes, Otávio, Matheus Nunes
    ATA (8)- Bernardo, Trincão, Ramos, Jota, Ronaldo, Rafael Leão, Pote e Horta.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 15, 2024 at 1:52 pm

    Trincao? Melhor coisa deste post…

  • Art Vandelay
    Posted Maio 15, 2024 at 1:49 pm

    Uma coisa é certa, Portugal é um dos 3 principais candidatos ao título a par de França e Inglaterra e teve sorte no sorteio, pois desde que os 3 fiquem em 1º lugar, Portugal não enfrentará nenhum dos outros 2 antes da final… Portanto está tudo encaminhado para ser um grande europeu de Portugal

    • filipe19
      Posted Maio 15, 2024 at 3:59 pm

      Mas podemos enfrentar a Alemanha nas meias-finais e aí vamos como sempre de vela. Não por sermos mais fracos em si, há três ou quatro meses até teria dito que os alemães nem chegassem a esse ponto, mas agora já é outra historia e eles para mim são sérios candidatos ao título.
      O que mudou? O Nagelsmann copiou o estilo do Alonso e do Hoeneß e vai jogar parecido como o Leverkusen e o Estugarda, os jogos contra a França e os Neerlandes foram prova disso, além disso eliminou algumas vacas sagradas como o Hummels o que indica para esse estilo de jogo. Têm em Wirtz um futuro candidato ao bola de ouro e muitos outros jogadores em muito boa forma. Verdade, alguns como o Sané e Gnabry também em má forma, mas quando os alemães vêm mais pelo coletivo eles são imparáveis.
      Caso eles não chegarem às meias seria sinal de que foram eliminados muito provavelmente pela Espanha, equipa com qual agente também nunca se dá bem. Temos talvez a equipa mais talentosa de sempre, sem dúvida, mas se chegarmos às meias finais já ficava contente.
      E como português com aquele pessimismo saudável nunca diria antes de um campeonato que está tudo encaminhado para ser um grande europeu. :)
      Ps. como desilusão do torneio vejo os franceses muito bem encaminhados. Mas é só um feeling

  • topfutebol
    Posted Maio 15, 2024 at 1:49 pm

    Guarda redes : Diogo Costa, José Sá e Patrício
    Defesas : Dalot, Cancelo, Pepe, R. Dias, Inácio, Antonio Silva, Guerreiro e Nuno Mendes
    Médios : Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Palhinha, Danilo, Vitinha, Rubén Neves, Otavio, João Neves e Pote
    Avançados : Ronaldo, Gonçalo Ramos, Rafael Leão, Diogo Jota, Francisco Conceição e Pedro Neto

    Danilo coloco a médio, mas se necessário pode jogar a central.
    Também optei por só levar 6 avançados, contando que o Pote e até o Bernardo podem desempenhar a função de extremos.
    Apesar de ser possível levar 26 jogadores, com pena minha deixo o Matheus Nunes de fora pelo Rubén Neves.
    Um joga na Arábia e outro pouco joga e para competições de um mês temos que levar jogadores com mais rodagem.
    Também não vejo com maus olhos a troca do Francisco Conceição pelo Trincão, mas acredito que o Conceição ofereça coisas diferentes que podem ser uteis em alguns jogos. Mas sinceramente será o João Felix a ficar com este lugar, e em termos de qualidade o lugar seria dele, pena a época não lhe ter corrido bem e por isso, não entrava no meu lote de 26 jogadores.

  • Xtremox
    Posted Maio 15, 2024 at 1:37 pm

    Diogo Costa
    José Sá
    Rui Patrício

    Diogo Dalot
    João Cancelo
    Ruben Dias
    António Silva
    Gonçalo Inácio
    Danilo
    Nuno Mendes
    Rafael Guerreiro

    Palhinha
    Florentino
    João Neves
    Mateus Nunes
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    Vitinha
    Pote

    Rafael Leão
    Diogo Jota
    Joao Felix
    Gonçalo Ramos
    Cristiano
    Trincão
    Ricardo Horta

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 15, 2024 at 1:02 pm

    Uma vez que a Liga é composta por 2/3 de jogadores estrangeiros e os clubes cada vez menos parecem interessados em fazer uma aposta sustentável no desenvolvimento de jogadores da formação.. com base nisso, acredito que esta venha a ser a última grande geração no futebol português.
    Passaremos à medianoa, novamente, a partir da próxima década.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 15, 2024 at 1:00 pm

    Eu levava estes 26:
    *
    GR: Diogo Costa, José Sá, Patrício
    *
    DF: Cancelo, Dalot, Semedo, António Silva, Danilo, Ruben Dias, Inácio, Guerreiro, Nuno Mendes
    *
    MD: Palhinha, João Neves, Vitinha, Matheus Nunes, Bernardo, Bruno Fernandes, Pote
    *
    AT: Pedro Neto, Chico Conceição, Diogo Jota, Felix, Rafael Leão, Ronaldo, Gonçalo Ramos
    *
    Tive algumas duvidas por aqui. Vou explicar algumas decisões minhas em que tive algumas dúvidas:
    *
    Patricio vs Rui Silva: optei pelo Patrício apesar do Rui Silva ser melhor neste momento e merece mais ser chamado. O terceiro guarda-redes nunca irá jogar e portanto terá um papel mais de balneário e o Patrício pode ajudar com a sua experiência e maior conhecimento do grupo.
    *
    Presença de Semedo: levaria o Semedo devido à fragilidade física do Guerreiro e do Nuno Mendes. Poderia levar também o Nuno Santos, mas levando um jogador mais completo como o Semedo pode permitir o Cancelo ou o Dalot serem opções pela esquerda e também permite que o Semedo seja opção como central numa eventual linha de 3.
    *
    Ausência do Florentino: seria importante ter um backup ao Palhinha já que este é uma peça chave na equipa. O Florentino poderia ser essa opção mas optei por colocar o Danilo que pode jogar como 6 e como central e tem uma experiência bem diferente do Florentino que ainda não teve qualquer jogo dentro deste grupo.
    *
    Pote vs Otávio: poderia manter o mesmo critério que fiz com o Danilo em relação ao Florentino e escolher o Otávio. Mas a grande temporada do Pote e as qualidades que ele pode trazer nomeadamente com a sua chegada à área fizeram com que escolhesse o Pote. Para além disso parece-me ser uma eventual alternativa ao Bruno Fernandes na seleção na minha opinião.
    *
    Chico Conceição vs Trincão: aqui optei pelo Chico porque é um extremo mais desequilibrador e de linha que poderá fazer a posição do Pedro Neto. O Pedro Neto em condições normais seria um indiscutível neste grupo mas como vem de lesão será bom ter alguém com as suas características no grupo para poder fazer o seu lugar. Com o Pedro Neto a 100% até escolheria eventualmente o Trincão em vez do Chico mas como não está a minha escolha vai para o Chico.

  • Nickles
    Posted Maio 15, 2024 at 12:48 pm

    A convocatória não deve variar muito disto. As únicas mudanças serão a do Otávio pelo Pote e Rúben Neves pelo Trincão.
    A selecção portuguesa neste momento, em termos de qualidade individual, é a 3ª na hierarquia europeia apenas atrás de França e Inglaterra, e mesmo assim a diferença com Inglaterra não é tão acentuada.

    Jogadores de topo: Rúben Dias, Cancelo, N. Mendes, B. Silva, B. Fernandes, J. Neves, R. Leão.
    Muito bons: D. Costa, Palhinha, Vitinha, M. Nunes, D. Jota, Félix
    Só bons: A. Silva, G. Inácio, R. Guerreiro, Dalot, Ramos, Conceição

    Em 26 jogadores, 7 estão abaixo do bom e destes apenas 1 abaixo do mediocre. Não são números espectaculares claro, mas Portugal tem a obrigação de se assumir como uma das equipas favoritas a vencer o Euro.

    • Durin
      Posted Maio 15, 2024 at 6:18 pm

      Eu trocava o Vitinha pelo J. Neves
      Também acho que a Alemanha está ao nossso nível, e a Inglaterra consideravelmente à nossa frente

    • Jotsuba
      Posted Maio 15, 2024 at 2:00 pm

      Ou seja, o Cancelo que tem feito épocas abaixo do seu potencial (que é bastante elevado) está no grupo dos jogadores de topo, mas o Vitinha que foi considerado o melhor médio da Ligue 1 é só muito bom? O Nuno Mendes que passou claras dificuldades com o Dortmund e joga sempre só 1/2 época também tem lugar em jogador de topo? e outra, João Neves nos jogadores de topo quando tem 1,5 anos de carreira e a jogar em Portugal? Diogo Joto e Palhinha por exemplo, para mim, são mais jogadores de topo em comparação. O comentário não é uma critica direta, é só puxar por maior reflexão.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 15, 2024 at 1:56 pm

      Com este formato, nem que quiséssemos éramos eliminados na fase de grupos, a Costa do Martim bem tentou e não conseguiu. Mas depois disso qualquer seleção é capaz de nos mandar para casa.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 15, 2024 at 1:46 pm

      Otávio e Rúben de fora? Mas não jogam numa das 2 melhores ligas do Mundo segundo as palavras do capitão da seleção? O capitão da selecção ainda uns meses atrás veio dizer publicamente que só a Liga Inglesa superava a Saudita

      Assim sendo, qual é a lógica de prescindirmos de 2 jogadores que jogam na 2ª melhor liga do Mundo por troca com 2 jogadores da liga portuguesa? ??

      Atenção não estou a dizer q é a minha opinião, apenas estou a usar a sapiência Suprema do Deus Maior da nossa seleção, foi ele que disse, não fui eu

  • KingPin
    Posted Maio 15, 2024 at 12:34 pm

    Curiosidade, se o Galeno estivesse legível, entraria nas contas?

    • BrunoV
      Posted Maio 15, 2024 at 2:25 pm

      Segundo o R. Martinez, o Galeno estava nas contas para ser selecionado.
      .
      Agora, se tem qualidade para tal? Duvido.

    • Diogo Oliveira
      Posted Maio 15, 2024 at 2:07 pm

      Penso que sim. Mas, a meu ver, não teria, porque nem no Porto tem sido o jogador mais, esse jogador tem sido o Chico, que está numa grande forma.
      Agora, o Galeno, para jogos em que se aposta mais na transição, é um jogador perfeito, porque tem uma passada larga e chuta bem de longe

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 15, 2024 at 1:32 pm

      Não. Não iria ninguém que nunca foi à selecção antes.

    • chuta dai
      Posted Maio 15, 2024 at 1:31 pm

      Claro que sim, estaria a disputar com o Marco Matias e o Salvador Agra!

  • KingPin
    Posted Maio 15, 2024 at 12:16 pm

    Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá,Rui Patrício(para ser mentor do Diogo Costa e fazer balneário) ou Velho(prêmio)
    Defesas: Pepe, Rúben Dias, Antônio Silva, Inácio, Danilo, Cancelo, Dalot, Mendes
    Médios: Palhinha, Vitinha, Bernardo, Bruno, Otávio (apesar dos haters é muito bom táticamente e tem o padrinho), João Neves, Pote
    Avançados: Ronaldo, Ramos, Jota, Leão, Conceição, Pedro Neto, Paulinho

    Minha dúvida seria se convocava Félix ou outro.. para ver o rapaz tinha um chamada de atenção e daria tempo para ele meter as ideias no lugar, porque bastante potencial ele tem.

    Diogo Costa titular como Patrício a passar lhe experiência e confiança seria bom.
    Pepe se tiver em boas condições físicas na seleção em campo dá um Boost de motivação, mas Ruben Dias, Antônio Silva neste momento mais preparados com Inácio e Danilo a poderem fazer de terceiro defesa.
    Dalot e Mendes titulares. Cancelo joker se não tiver um momento de diva.
    Vitinha, Palhinha, Bruno, Bernardo á frente dos restantes no meio campo.
    Na frente com Ronaldo como titular, não sei se Conceição não seria uma surpresa pelos cruzamentos que mete e o que dá na defesa para compensar quem não pressiona.
    Paulinho, Gonçalo encaixam em várias táticas. Jota em forma sempre a ter em conta, Leão contra equipas grandes, neto para mexer

    • KingPin
      Posted Maio 15, 2024 at 12:27 pm

      Acho que estamos em top 3 em qualidade dos 26 que forem chamados, com a França e Inglaterra.
      Apesar da Alemanha e Espanha tanto serão eliminadas na fase de grupos como irem á final.
      Haverá certamente uma surpresa.

  • rmatos24
    Posted Maio 15, 2024 at 11:41 am

    O que vai acontecer não será muito diferente do resultado final. Guarda-Redes e defesas acredito que sejam os referidos. No meio campo, naturalmente Pote não irá (não porque não mereça, mas porque já percebemos que não conta) e irá Otávio no lugar dele. Na frente, duas dúvidas: Primeira, se Pedro Neto estiver em condições, creio que irá ser chamado, em detrimento de Conceição ou Trincão (para mim ficava Conceição de fora). Se Neto não estiver em condições, não sei se irão igualmente Conceição e Trincão (até porque Martinez os deve considerar semelhantes ao nível do que podem dar) e penso que irá recair em Ricardo Horta porque quando está em condições tem sido chamado e até já marcou alguns golos na era Martinez.

  • Estorninho
    Posted Maio 15, 2024 at 11:41 am

    Os nossos laterais esquerdos têm muita propensão a lesões, por isso trocava o Pepe por mais um lateral/ala, em principio levava o Nélson Semedo se bem que o Nuno Santos também podia ser uma solução.

    No meio campo e na baliza sou da mesma opinião dos que foram escolhidos.

    No ataque acho que o Ricardo Horta devia estar na vez do Trincão ou do Conceição. Acho o Trincão melhor jogador que o Conceição no global, mas penso que este último oferece à equipa soluções diferentes das que temos.

    O Ronaldo apesar de achar que ainda tem condições para ser convocado preferia que não fosse, de maneira a termos um grupo mais “coletivo”.

  • miguel
    Posted Maio 15, 2024 at 11:33 am

    A minha convocatória:
    Diogo Costa, Sá, Patrício
    Inácio, Cancelo, N Mendes, R Dias, A Silva, Danilo, Dalot, Guerreiro, Pepe, N Santos, B Silva, B Fernandes, Palhinha, Pote, Vitinha, Matheus
    Jota, Ramos, Felix, Leão, Ronaldo, Trincão, Paulinho

    – Neto por Paulinho caso esteja apto
    – Levava o Matheus em vez do Neves por causa das características do Matheus, não há mais nenhum médio com as características dele. Fazia o papel do Renato em 2016.
    – Nuno Santos por poder jogar na esquerda atrás e a frente e assim também ficava de prevenção para alguma lesão do Guerreiro e Mendes

    • Jotsuba
      Posted Maio 15, 2024 at 2:04 pm

      Tanto se disse e se discutiu que o Inácio não tem rotinas numa linha de 4, mas para o Nuno Santos isso já não é assunto? Até o Rúben Amorim sabe que ele tem dificuldades defensivas. E se houver alguma atenção aos jogos que R Martinez já fez à frente da nossa seleção é evidente que ele gosta de laterais a jogar por dentro. Nuno Santos numa linha de 4 e a jogar por dentro nunca resultaria. A minha opinião claro.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 15, 2024 at 11:27 am

    Na baliza diria que José Sá e Diogo Costa são consensuais. Por aquilo que representa no balneário e por estar habituado a ser essa voz a partir do banco nesta fase da carreira, diria que Rui Patrício era o 3º elemento ideal.

    Na defesa, e tendo em conta que podemos levar 26 elementos, diria que Dalot e Cancelo para a direita, Guerreiro e Nuno Mendes para a esquerda, bem como António, Inácio, Dias e Pepe seriam os meus 8 elementos. Como podemos variar de sistema e jogar com 3 centrais, acrescentaria Danilo para 5º elemento da defesa e 2º elemento para trinco.

    No meio, Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, João Neves, Matheus Nunes são também à partida consensuais. Estaria sempre na dúvida de qual o perfil de número 8 mas podendo ser um grupo alargado levamos 3 perfis diferentes e Neves também pode ser um 6 se não for necessário responsabilidade defensiva que se pede a Palhinha.

    Na frente, temos sempre 1 extremo aberto e um interior para cada lado, daí que as minhas escolhas seriam Bernardo e a dúvida, Rafael Leão e Félix, com Ramos, Jota e Ronaldo no meio.

    Agora as dúvidas:
    * Na direita o extremo seria entre Chico e Trincão. Irá depender muito dos gostos pessoais de cada um e do que o seleccionador pretender para o lugar, sendo Chico mais desiquilibrador e Trincão mais finalizador.
    * Ficariam a faltar 2 elementos que para mim seria Otávio e Pote. Otávio porque permite mudar de sistema tático se for necessário e permite fazer de Bernardo se este tiver problemas e quisermos manter a dinâmica. Pote porque faz o mesmo que Bruno Fernandes mas também pode ser mais um 8 se necessitarmos de pendor ofensivo.

    * Problema, Ruben Neves vai estar na convocatória no lugar de Pote, quase de certeza. E acredito que Otávio também estará no lugar de um dos extremos direitos seleccionados pelo VM. De resto, não irá fugir ao que está.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Maio 15, 2024 at 11:19 am

    Francisco Conceição na lista? Não me aleijem por favor. Pedro Neto, Pote (nem falo do Trincão) merecem muito mais a chamada que o Francisco Conceição e se atenderem à performance exibicional do jogador foi mediana, apenas ganha destaque por jogar no Porto, haver carências de referências fortes neste Porto e pelo comportamento abjeto que teve durante a época. Jota Silva por exemplo até fez uma época melhor que o Francisco Conceição.

    • joaolmaio
      Posted Maio 15, 2024 at 12:08 pm

      Faz todo o sentido, até porque é o mais diferente dos avançados à disposição. E merece, fez uma excelente temporada, até tendo em conta a péssima temporada do clube.

      Aleija? Tu aguentas.

    • Jasomp
      Posted Maio 15, 2024 at 11:28 am

      O Francisco Conceição tem estado excelente no Porto. É claramente mais talentoso que o Jota Silva, não vamos comparar.

  • Jasomp
    Posted Maio 15, 2024 at 11:19 am

    A minha convocatória:

    Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício

    Cancelo, Dalot, Rúben Dias, Pepe, António Silva, Gonçalo Inácio, Guerreiro, Nuno Mendes

    Danilo Pereira, João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, João Neves, Matheus Nunes, Pote, Bernardo Silva,

    Cristiano Ronaldo, João Félix, Rafael Leão, Gonçalo Ramos, Diogo Jota, Pedro Neto e David da Costa.

    Vamos Portugal!

Deixa um comentário