Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma corrida a Três

Em véspera de mais um embate entre candidatos ao título, regressa a discussão sobre quais são os reais candidatos ao título, e quais as possibilidades de cada um deles se sagrar campeão no final da temporada. Nada como o futebol para libertar o Euler que há dentro de cada português, e baseado em resultados passados e calendário futuro, aquele calcula a percentagem de probabilidades que cada um dos emblemas tem de terminar em primeiro.

O problema é que as variáveis teimam em mudar, e a lógica não se parece aplicar ao campeonato deste ano. O Benfica pareceu irremediavelmente afastado da frente, no que parecia uma corrida a dois, mas afinal agora está colado ao comando. O FC Porto ultrapassou o Sporting, no que muitos antecipavam ser o início de uma caminhada triunfal, algumas semanas depois esteve fora da luta, mas uma vitória na Luz veio de novo baralhar as contas. E o Sporting chegou a fazer as contas a quantos pontos teria de vantagem aquando do clássico da 5.ª jornada, mas Tondela e Rio Ave estragaram os planos. Ou seja, no meio do caos, ouça-se a voz da razão, o Mestre Jesus, que hoje diz o que sempre disse: este ano há três candidatos ao título. E assim deve ser até ao fim.
Se lição devemos já ter aprendido por esta hora, é a de que o resultado de Alvalade, seja ele qual for, nada vai decidir. Uma vitória do actual líder torna maior a margem de erro e dá um aumento de confiança inegável, mas tal já aconteceu anteriormente, e o Ferrari Verde, ao invés de se lançar na estrada e fazer os concorrentes comerem poeira, patinou na estrada. Um empate deixa tudo na mesma quanto à liderança, embora possibilite ao Porto aproximar-se desta, sendo que os azuis e brancos ainda ficam com a hipótese de ultrapassarem os leões sem dependerem de terceiros. Um triunfo encarnado permitiria aos comandados de Vitória assumirem a liderança, num cenário em que seriam os únicos dependentes de si mesmos. Mesmo assim, a margem seria curta (relembrar que o confronto directo para os dois rivais é negativo, bem como num potencial desempate a três), e qualquer escorregão seria fatal.
Hoje, o Sporting continua a ser o candidato com maiores hipóteses de ser campeão, baseado na simples premissa de que é aquele com mais pontos amealhados. A seu favor tem o facto de até agora se ter dado bem nos confrontos directos com os outros candidatos. Contra si, tem o facto de perder demasiados pontos, inclusive em casa, perante oponentes menos cotados. Sem qualquer tipo de ironia, deve haver muito mais adepto sportinguista receoso da recepção ao Arouca do que propriamente da visita do Benfica, isto considerando o que tem sido a temporada leonina.
O Benfica tem a grande, ou enorme vantagem de até hoje se ter mostrado implacável contra os ditos pequenos. É verdade que as águias somam zero pontos no campeonato a três, mas não perderam pontos caseiros com Tondela, Rio Ave ou Arouca. E se é verdade que algumas partidas “valem” seis pontos, as que apenas valem três não deixam de ter extrema importância, e aí o Benfica não tem vacilado. Existe ainda a ressalva das competições europeias, fardo do qual Porto e Sporting já se livraram, e que pode colocar os encarnados em desvantagem devido ao desgaste, físico e psicológico, de jogos exigentes a meio da semana.
Quanto ao FC Porto, corre atrás, mas a vitória na Luz foi literalmente a luz ao fundo do túnel. O nível futebolístico não melhorou tanto assim com a troca de treinador, mas os resultados são o que são, e são o que realmente valem. Uma vitória em Braga permite encurtar distâncias para um, ou mesmo para os dois da frente, e a partir daí tudo pode acontecer. Mais uma vez, as exibições não têm sido convincentes, mas Peseiro tem somado (literalmente) pontos, e obteve duas vitórias moralizadoras e até simbólicas: uma remontada épica frente ao Moreirense, e uma vitória no terreno onde o Porto disse definitivo adeus ao título de 2015.
Por último, há que considerar um quarto elemento, o Sporting de Braga. Os gverreiros ainda defrontam os três da frente nesta segunda volta, e são de longe, muito longe, a melhor equipa da Liga entre as que não lutam pelo título. A questão é que os arsenalistas estão em três frentes (Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga), e têm a posição classificativa quase que definida, pelo que naturalmente Paulo Fonseca irá desviar o foco principal do campeonato para as provas a eliminar. Ou seja, dificilmente veremos um Braga na máxima força, e com aquela fome de vitória a que nos habituaram. Teoricamente, o Braga será o tal corpo estranho que pode fazer a diferença, mas no final pode perfeitamente ser um elemento nulo nestas contas de somar.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2016 at 4:53 pm

    O Sporting é o que tem o calendário mais dificil, mas uma vitória este fds pode safar isso e dar a moral suficiente para ser campeão. O Porto e o Benfica podem ambos desmoralizar com as deslocações deste fds, ou por outro lado deixarem o Sporting em maus lençois. Dito isto, parecendo que não o Sporting se não vencer este jogo frente ao Benfica acaba a liga no 3º lugar a meu ver, e será um autêntico fracasso para Jesus. Mas assim espero que não aconteça obviamente. Já agora obrigado pelo post Nuno R., fizeste algo que gosto de fazer neste post, embora o João Lains possa ficar ofendido.

    Jonathan

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:04 pm

      fracasso para Jesus? Mas o plantel do Sporting é o pior dos 3 grandes, como assim fracasso? 3º lugar é o nosso lugar normal, dadas as condições das 3 equipas da frente, por muito que me custe dizê-lo!
      Isto não significa que não acredite no título! Eu acredito sim e penso que podemos consegui-lo, ams o 3º lugar não é fracasso nenhum…

    • Pedro Moutinho
      Posted Março 2, 2016 at 9:02 pm

      3º lugar é fracasso sim.
      Não seria talvez se ganhassem uma taça e fossem longe nas competições europeiras.
      Mas não ganhando nenhuma taça e ser eliminados nos 16 avos da LE, se ficar em 3º é fracasso. O Plantel é o pior? Talvez mas até isso é discutivel.. o investimento foi muito superior ao passado..

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 9:29 pm

      Pedro Moutinho, na taça fomos eliminados no prolongamento pelo Braga. O jogo teve várias condicionantes que jogaram contra nós, por isso aceita-se a derrota. A Taça da Liga é absolutamente secundária. O Sporting nunca valorizou a competição (diferente de não valorizar uma vitória contra um rival numa final), não é este ano que o vai fazer. Na Liga Europa fomos eliminados por um oponente superior (o Leverkusen).

      Para mim é indiscutível que temos o pior plantel (mas claramente o pior). E já vi aqui muitos users a dizer: "Não queria nenhum jogador do Sporting no Benfica." ou "Só os centrais tinham lugar no Porto", etc. Não pode ser só quando dá jeito.

      O Investimento? Sim, pode ter sido superior, mas e daí? Continua a ser inferior ao dos rivais. O Porto, por exemplo, tem para dar e vender. Quem esbanja 5 milhões num GR (quando já tem 10 no plantel) e num avançado/extremo que é uma incógnita absoluta, é porque pode. Nós não podemos. O Benfica deu 9 milhões por 50 % de um avançado que é banquinho – mais caro do que 100% de qualquer jogador da história do Sporting, portanto.

      O único senão aqui foi a derrota em Braga para a Taça de Portugal, mas, como já expliquei, é uma derrota que todos compreendem e aceitam pela maneira como aconteceu, foi um jogo especial (ainda para mais com 7 golos).

      Mas, voltando ao ponto:

      O Sporting tem equipas superiores no campeonato? Sim tem.
      O Sporting tem equipas superiores na Taça de Portugal? Sim tem.
      O Sporting tem equipas superiores na Taça da Liga? Sim tem.
      O Sporting tem equipas superiores na Liga Europa? Sim, tem.
      O Sporting enfrentou um adversário superior na Supertaça? Sim, enfrentou?

      Não vejo a obrigatoriedade de, como disseste, ganharmos uma Taça, ou de chegar longe nas competições europeias, visto termos apanhado uma (das muitas) equipa superior.

      SL

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2016 at 11:04 pm

      Zé Maria, discordo completamente…

      Não foi o Sporting que despediu o Marco Silva porque afinal apenas ficou em 3º? Só por aí tudo o que seja igual ou abaixo do 3º lugar será fracasso.
      Nunca se deve avaliar o sucesso pela superioridade ou inferioridade dos outros, e no caso do futebol, vai haver sempre um ou mais candidatos mais fortes a lutar pelo mesmo, e a única diferença é que para uns o fracasso pode ser maior. Além disso, determinada superioridade desvanecesse mediante a aposta do clube em determinada competição.

      Como portista tenho uma visão bem diferente. O Porto até pode vir a ganhar o campeonato e a taça, mas mesmo assim vou continuar a achar esta uma má época, pois a equipa joga pior do que já jogou em tempos, não conseguem estabilidade, e em termos europeus foram uma nódoa. Pessoalmente não fico satisfeito quando vejo que o meu clube desceu drasticamente de qualidade, e não é por dominar a nível interno que passa a ser uma época fantástica.

      Bruno M.

    • fui
      Posted Março 3, 2016 at 8:23 am

      Para mim é já o Sporting a arranjar desculpas caso fracasse. Se ficar em terceiro é uma hecatombe! Não me venham com tretas! Na defesa não me parece que nenhum dos planteis esteja excepcionalmente servido e é o forte do JJ, meio campo para a frente têm WC, Joao Mario, Adrien, Ruiz, Slimani, Bruno Cesar, não me parece assim tão mal!o
      Só ganhar a Supertaça, não ter ido à Champions, sair da Europa tão cedo(com a humilhação da Albânia) e das duas taças (uma delas contra uma equipa da segunda liga) é o fracasso total se não ganharem o campeonato, nem me venham com tretas!
      O ano passado ganharam a Taça e este ano dobraram o custo com o pessoal para níveis semelhantes ao Benfica, se não ganharem o campeonato depois de estarem à frente todo este tempo não há desculpas é o mais absoluto dos fracassos

    • SCP_fan
      Posted Março 3, 2016 at 10:14 am

      Bruno, o despedimento do Marco nada teve a ver com a classificação. E mesmo que tivesse, uma coisa é estar em 3º a 10 jornadas do fim a 11 pontos do primeiro… Outra é ficar em terceiro a 2 pontos do primeiro!

      Uma coisa é certa… Entre Jesus, Peseiro e Vitória um deles terá de se contentar com o 3º lugar do pódio!

      SL

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 11:55 am

      Ganhem juízo, a sério.

      Então depois do maior investimento feito este ano relativamente ao ano passado os adeptos do Sporting não exigem um bocadinho mais?
      O Marco Silva ganhava o que ganhava e era o tipo que era e fez um excelente campeonato, ganhou a taça e, a meu ver, teve algum azar na liga dos campeões e aconteceu o que aconteceu.
      Este ano contratam um treinador ganhador, contrataram alguns excelentes jogadores (podem não ter gasto 20M ou 10M por um jogador mas adquiriram elementos de qualidade cujos salários não se encontram assim tão longe dos jogadores com maior vencimento dos adversários directos) e alheam-se da sensação de fracasso que pode advir de não se sagrarem campeões nacionais? Ainda para mais estando na frente nesta altura e tendo ganhando esclarecidamente ao Benfica nos três jogos em que os defrontaram?
      Ainda para mais tendo em conta a derrota na taça (e o que importa é que foram eliminados, seja no prolongamento ou não, perderam), a derrota na taça da liga (que admito que possa ser insignificante pois ninguém liga a este troféu, pelo menos enquanto o Benfica o continuar a ganhar), a eliminação no acesso à liga dos campeões (foram prejudicados pelas arbitragens mas perderam), o percurso conturbado na fase de grupos da liga europa (isto num grupo extremamente acessível) e os dois maus jogos frente ao Leverkusen que resultam numa eliminatória perdida e sem um único resultado positivo ou jogo bem jogado… Quer dizer… Estou assim tão equivocado se disser que os sportinguistas ficarão indignados se só garantirem uma super-taça que pronto, a meu ver também vale o que vale?
      A isto tudo junto toda a pressão, todos os comentários, etc, etc, de arrogância e afins que manifestavam uma clara superioridade que foram tendo sem dúvida no campeonato e que continuam a ter.

      Se tendo em conta todas as circunstâncias os sportinguistas não assumirem um segundo ou terceiro lugar como fracasso não são gente digna de um clube da dimensão do Sporting. No final deste campeonato dois dos três grandes vão fracassar e não vale a pena andarem à roda com argumentos a desresponsabilizarem a equipa. E por amor de deus, só comecem com essa conversa se o vosso clube for a baixo, agora estando à frente e dizer coisas dessas? Por favor não.

      Antoine Ronquentin

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Março 2, 2016 at 4:57 pm

    Um Sporting mais competente esta temporada e o jogo de sábado, poderia ser o jogo que poderia encerrar o campeonato. Como não foi competente o jogo de sábado, apenas dará folgo(em caso de vitória) que é necessário para possivelmente a parte final do campeonato.

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:04 pm

      Se o Sporting não foi competente, o que foram as restantes 17 equipas do campeonato que estão atrás?

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Março 2, 2016 at 11:58 pm

      Zé Maria , com a incompetência dos outros lido eu bem. A verdade é que se o Sporting tivesse sido mais competente no inicio desta volta e no jogo na Madeira e Guimarães onde faltou eficácia , mas vá só nos jogos em casa, a história nesta altura era outra..

    • SCP_fan
      Posted Março 3, 2016 at 10:16 am

      O empate em Guimarães é a mais normal perda de pontos do Sporting esta época.

      Tondela e União da Madeira… Estes 5 pontos serão decisivos!

      SL

  • miguellopes
    Posted Março 2, 2016 at 4:58 pm

    Em termos de calendário até ao fim da época o Benfica tem o calendário mais favorável, enquanto que o Sporting tem (claramente) o calendário mais difícil, na minha opinião.

    Como portista que sou, estou torcer pela vitória do meu clube em Braga (evidentemente) e uma vitória do Sporting sobre o Benfica. Ficando assim Sporting em 1º, Porto em 2º a 4 pontos e Benfica em 3º também a 4 pontos.

    Se assim acontecer (o que eu duvido, pois não vejo o Porto a ganhar em Braga) acredito que o Porto ainda poderá ser campeão. Senão, a luta deverá ser apenas entre Sporting e Benfica.

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2016 at 5:19 pm

      Desde a 1ª à 5ª jornadas da 2ª volta o Sporting tinha claramente um calendário acessível, e foi o que se viu. Aliás, os únicos dois jogos que ganhou "à vontade" foram as deslocações teoricamente mais complicadas (Paços e Nacional).

    • fernando manuel
      Posted Março 2, 2016 at 5:21 pm

      Porque motivo não seria melhor para o Porto o empate? Achas que o Benfica não perde mais pontos depois?

  • Ricardo Miguel
    Posted Março 2, 2016 at 4:59 pm

    Tenho o feeling que este jogo vai ser um fraco espetáculo. Prevejo que o JJ tentara bloquear o jogo tal como fez no ultimo derby da época passada. Um pouco a imagem do que aconteceu agora no jogo contra o vitoria, muita luta a meio campo e pouco espaco para se pensar.

    • PBS
      Posted Março 2, 2016 at 5:12 pm

      Concordo Ricardo Miguel, isso parece-me evidente: aliás, o discurso do JJ na conferência de imprensa transparece isso. "Nós é que estamos à frente", "os outros é que nos têm de tirar de lá", entre outras tiradas, por isso espero um Sporting defensivo, de tracção atrás, a preencher o meio-campo e com posse de bola. Sinceramente – espero que o Benfica me engane – JJ vai jogar para empatar e é capaz de o conseguir, salvo se o Benfica conseguir marcar em bolas paradas ou transição rápida.

    • rui costa
      Posted Março 2, 2016 at 6:21 pm

      se o Sporting não jogar para ganhar, então é porque o jesus queimou os "fusíveis" todos , mas que assim seja para festejarmos o tri!

    • coach407
      Posted Março 2, 2016 at 6:53 pm

      Isso seria um enorme risco, um erro de principiante. O Benfica tem muitas mais formas de chegar ao golo de que o Porto de Lopetegui e mesmo que consiga fazer com que o Benfica baseie todo o seu jogo em cruzamentos, o Sporting corre um enorme risco porque Mitroglou e Jonas têm imensos golos de cabeça e jogue quem jogar a central não terão a qualidade no jogo aéreo que têm Luisão e Jardel e que permitiu anular também esse aspeto do jogo do FC Porto.

      Não esquecer que o Benfica joga com dois avançados e tem três jogadores que desequilibram mesmo com pouco espaço: Gaitan, Pizzi e Jonas. É um enorme risco querer jogar em contenção defensiva contra o Benfica. A esmagadora maioria das equipas pequenas faz isso. Depois admiram-se que o Benfica ganhe esses jogos com muita facilidade… Quando o Benfica perde pontos (normalmente, há exceções) é com equipas que joguem olhos nos olhos, que consigam mantê-los longe da sua baliza durante largos minutos do jogo. Daí que o Sporting tenha ganho os jogos que ganhou e até com justiça.

    • Carlos
      Posted Março 2, 2016 at 8:01 pm

      Quem tem que ganhar o jogo é o Sporting, pois tendo em conta o calendário o empate seria excelente para o Benfica, então se os encarnados ganharem é mais que excelente para eles.

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:09 pm

      Se o JJ jogar na defensiva e o Sporting vencer, estarão aqui para dar a mão à palmatória? No futebol não há nada certo. Se as ideias do treinador resultam, então é o maior, senão, é porque inventou.

      No fundo JJ será criticado se perder e elogiado se ganhar, como em tudo na vida.

    • SCP_fan
      Posted Março 3, 2016 at 10:17 am

      coach… Conheces um Uruguaio chamado Sebastian Coates? Não me parece…

  • PBS
    Posted Março 2, 2016 at 5:07 pm

    Concordo com a generalidade do artigo salvo relativamente a um ponto: parece que as competições europeias têm sarna ou coisa do género, como se fosse um fardo. Objectivamente, são mais jogos para disputar mas nunca devem ser interpretadas como um "mal" ou uma "chatice".
    A este respeito, estou convicto que ao Sporting, contrariamente ao que se diz, interessava bastante a Liga Europa. Tanto assim é que o JJ fez com o Sporting a exacta gestão que fez no Benfica: equipa titular com os menos utilizados e lançar do banco os jogadores mais cotados para procurar resolver o jogo em 15/20 minutos, sem o desgaste do jogo integral.
    Vejam o que JJ fez esta época e olhem para o que fez nas épocas passadas no Benfica. A mim parece-me evidente.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 2, 2016 at 5:30 pm

    O Sporting tem, em teoria, o final mais difícil com as visitas a Braga e Porto. Se bem que se o Porto se afastar da corrida pode não se apresentar nesse final a 100%, e o Braga que por essa altura já terá o 4º lugar assegurado poderá poupar-se para a taça de Portugal.
    Apesar de tudo, são 2 campos difíceis. Num o Sporting já perdeu (e teve grandes dificuldades em casa), noutro terá certamente dificuldades de um clube em claro crescendo.
    Terá vários jogos com o que se tem revelado o calcanhar de Aquiles. Clubes que na teoria seriam presas fáceis, podem no entanto voltar a tramar o Sporting.
    Curioso também ver como Slimani reagirá à seca, e se, e por quanto tempo, será castigado. Numa fase decisiva verem-se sem o marcador, por um jogador que é uma incógnita poderá ser prejudicial.

    Porto a crescer, apesar de cometer vários erros defensivamente, tem vindo a ter um Casillas de topo que os vai mantendo na corrida. Corona tem desaparecido e o seu aparecimento será fundamental para as aspirações portistas. Brahimi ao seu melhor nível será igualmente determinante.
    Na frente há a dúvida se voltaremos a ver o Aboubakar que tantas defesas partiu no início da época, ou o Aboubakar desaparecido e perdulário mais recente.
    Os laterais e o trinco são claramente o ponto forte deste Porto. De grande consistência e de grande qualidade.

    O Benfica tem vindo a melhorar e a entrada de Renato no 11 tem sido de uma importância para o desbloquear de jogos, assegurando finalmente uma agressividade defensiva e uma capacidade de levar a bola ao ataque até então inexistente. Tem erros, não há que negar, mas as suas virtudes certamente têm compensado os defeitos, e se for corrigindo os erros certamente será crucial neste final de época. Renato vai-se estrear no derby lisboeta e será a nova arma para mudar o que se tem passado esta época.
    Pizzi vem caindo de forma, e defensivamente sempre foi fraco. André Almeida também não é propriamente um grande jogador e só espero que faça um jogo certinho, melhor do que fez contra o Porto. Na lateral direita é onde vejo os maiores problemas.
    Nelson Semedo em condições estaria a quilómetros do André.
    Na esquerda, teremos um Eliseu que nunca se sabe como caracterizar. Ora pode ser seguro, ora pode ser um buraco. Esperemos que esteja em dia sim até ao final. Ou isso, ou Grimaldo começará a assombrar o internacional português.
    Os centrais não têm dado muita confiança, sendo que jogo após jogo têm aparecido jogadores na cara do imperador. Lisandro seria muito importante, mas há que jogar com o que se tem.
    Samaris espero que volte ao melhor nível. Seja no próximo jogo, como no resto da época. Tem sido um jogador longe do que fez, e excessivamente agressivo arriscando levar amarelos de forma estúpida. Não tem substituído Fesja à altura.
    Na frente está o nosso segredo. Está um Nico mágico e um Jonas matador. É deles que precisamos. Jonas, seja na área ou longe dela, tem um papel crucial na construção de jogo do Benfica. A marcar, ou sem o fazer, tem uma qualidade impressionante e manter este seu nível é meio caminho andado para esta reta final ficar muito mais fácil e assegurar-mos nova ida ao marquês.
    Gaitan ora entra de lesão, ora sai de lesão, sendo que nos últimos tempo não se tem visto o melhor Gaitan, vê-se a sua evolução (algo que é sempre contrariado com uma nova lesão) mas não tem sido o mesmo do início da época. A 50% ou a 100% é um jogador único e que muito tem dado ao Benfica.
    Mitroglou de tão criticado a uma série de 7 jogos a marcar. Sem dar por nada o rapaz apresenta já uma melhor média golo/minuto que os avançados dos rivais.
    Por vezes perdulário, por vezes trapalhão, por vezes um prodígio técnico, um grande tabelador e por vezes um matador. Qual deles será o resto da época? Esperemos que a sua melhor versão.
    Salvio continuará a crescer e espero que possa dar o contributo nesta reta final.

    Eu acredito que seja possível o 35, como sempre acreditei, por maior que fosse a distância. É começar a trabalhar por isso este fim-de-semana.
    Carrega Benfica!

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:11 pm

      Concordo com a análise ao meu clube, mas o Slimani só não marcou nas últimas duas jornadas (sendo que jogou mais calmo com o Guimarães). Talvez tenha sido um erro não ter levado cartão com o Nacional para limpar com o Boavista. Uma seca, parece-me exagero…

  • Helder Oliveira
    Posted Março 2, 2016 at 5:31 pm

    Uma vitoria do Sporting e uma derrota do FCP deixa os dragões fora do titulo. Para o Benfica um empate soará a vitoria , já que a sua performance contra os pequenos e o calendario mais facil os deixa confortaveis, já para não falar da experiencia de alguns campeões. Acrescentava ao factor Braga os jogos com as equipas que estão a lutar pela manutenção e aquelas á procura de um lugar europeu. Destacaria o Rio Ave (partindo do pressuposto fica-se pelas meias da taça) e o Boavista.

  • Cristiano
    Posted Março 2, 2016 at 5:36 pm

    Sinceramente não sou capaz de dizer quem tem mais capacidades de ser o campeão.

    O Benfica tem muito poucas possibilidades de vencer em Alvalade, pois como já se viu não conseguimos vencer as equipas grandes, e a equipa continua com muitas fragilidades, se nos jogos contra os pequenos os da frente resolvem jogos, contra os mais fortes as debilidades vêm ao de cima e sofremos 2 golos fruto de erros como se viu com o Porto.

    Penso que o Sporting vencendo o jogo deste sábado dá um importante passo rumo ao título, apesar de ter o calendário mais difícil.

    O porto vem atrás e tem uma deslocação difícil a Braga, não vencendo compromete muito as contas do título, caso vença fica mais perto do 1º lugar e pode partir para uma recta final forte.

    Há muitos anos que não se via um campeonato tão renhido e esta jornada vai ser muito importante.

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2016 at 5:38 pm

    Sinceramente psra o benfica o empate é bom tendo em conta os calendarios. Em caso de vitoria do sporting, vao ganhar moral e com certeza levarem o titulo.
    S.C

    • José S.
      Posted Março 2, 2016 at 6:04 pm

      Se o porto não ganhar em Braga acredito que sim. Mas se o Porto ganhar ainda terá uma palavra a dizer, uma vez que o Sporting ainda terá de ir ao Dragão. Se o porto ganhar ao Braga e Sporting, este ganhando o derby "só" terá de perder um ponto noutro jogo, num calendário teoricamente mais difícil para eles.

  • The Monster
    Posted Março 2, 2016 at 5:47 pm

    Como disse anteriormente espero que o Sporting vença o Benfica, só de olhar para o calendário do Benfica o mais difícil é ver onde eles podem perder pontos. Espero bem que sigam para os quartos da champions, e que se desgastem.
    O Sporting tem um calendário perfeito para patinar, portanto como já tinha dito acho que vão perder alguns pontos ainda.
    Já o Porto tem dois jogos muito complicados( Braga e Sporting), e uma deslocação que muito perigosa( Paços de Ferreira). O jogo deste fim de semana é chave, caso o Porto vença na pedreira pode embalar para uma série de vitórias consecutivas.
    Mais uma coisa, no texto falam que o Porto não melhorou muito com a troca, a nível de jogo jogado concordo, mas esquecem-se que o Peseiro chegou ao Porto e praticamente não tem tido tempo para impor as suas ideias e melhorar o jogo colectivo, tem tido jogos de 4 em 4 dias, e assim é quase impossível haver melhorias. Com a saída da Europa, tenho a certeza que a qualidade de jogo do porto vai melhorar muito.
    Mas houve notórias melhorias em termos de atitude, basta ver que o Porto com o Lopetegui em ano e meio apenas conseguiu uma reviravolta. O Peseiro em 10 jogos no comando já conseguiu 3 reviravoltas( que podiam ter sido 4 não fosse a inclinação do jogo com o Arouca).

    • Pedro Fernandes
      Posted Março 2, 2016 at 6:51 pm

      *não fosse o disparate do Maicon no jogo com o Arouca.
      Pronto, está corrigido.

    • The Monster
      Posted Março 2, 2016 at 7:12 pm

      Também, mas se antes não tivesse havido inclinação muito provavelmente não haveria disparate do Maicon.

  • Diogo Palma
    Posted Março 2, 2016 at 5:53 pm

    Força Sporting !!!
    Se fizerem bem o vosso trabalho são campeões em Alvalade contra o VFC na penúltima jornada e assim o jogo da última jornada com o Braga já não será uma preocupação.

  • José S.
    Posted Março 2, 2016 at 5:54 pm

    Parece-me evidente que o que interessa são pontos e antes de pensar na vitória o jesus quer é o empate garantido permitindo manter a distância pontual.
    O jogo não será bonito e provavelmente muito fechado. O Benfica quererá tirar partido da sua boa forma e tentar (mais uma vez) ganhar um clássico que sabem de antemão que é importante para as contas finais. Um golo pode abrir completamente o jogo assim como o golo do empate fecha-o de seguida. Isto sao apenas suposições e é melhor ficar por aqui mesmo..
    Resta o Porto.
    Até que ponto o empate no derbi não será o mais benéfico? Partindo do princípio que ganham em Braga, apenas ficariam a 2 do Sporting e a 1 do Benfica. O único problema seria o Benfica ter de pelo menos empatar um jogo contra um dos "pequenos" no seu calendário mais facilitado, uma vez que o Sporting terá ainda de ir ao Dragão.
    Uma coisa eu tenho a certeza, se o Benfica ganha dificilmente alguém lhes tira o campeonato.

    Cumps

  • ACT7
    Posted Março 2, 2016 at 6:03 pm

    Como Benfiquista quero que no sábado conquistemos a vitória. A equipa terá que dar tudo, não sei que tipo de Sporting iremos encontrar, se um Sporting empurrado pelos adeptos como aconteceu vs Porto e Braga ou um Sporting algo nervoso dado a eliminação da LE e empate com o Vitória (o Benfica tem que perceber isso nos primeiros 10/15 min e adaptar-se).
    Caso o Benfica vença dá um grande passo rumo ao 35, visto beneficiar de jogos teoricamente acessíveis, por sua vez o Sporting ficará num lugar complicado dado a pressão que a equipa possa sentir.
    Caso dê empate as contas mantém-se na mesma e não é mau de todo um resultado para o Benfica nem para o Sporting, ficando o Porto com uma palavra a dizer.
    Caso o Sporting vença, é um grande passo pela conquista do título, sendo que a equipa fica com uma confiança muito alta.
    Vai ser um fim de semana decisivo, que ganhe o melhor.

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:21 pm

      A eliminação da LE não será um fator decisivo. As opções do treinador influenciam muito a cabeça dos 11 que jogam. E JJ passou a imagem que a competição era secundária, logo penso que a eliminação não deva pesar muito. Mas nunca se sabe.

  • AndreC.
    Posted Março 2, 2016 at 6:20 pm

    Como Benfiquista e sem nunca nesta época ter entrado em euforia e ter tido real convicção de que vamos ser campeões, depois de ter visto os calendários penso que se o Benfica não perder em alvalade se torna o principal favorito….uma não vitoria do porto seria tambem muito importante…

  • Jonas
    Posted Março 2, 2016 at 6:23 pm

    Se hoje ha 3 candidatos ao titulo, depois do mau comeco do Benfica e da epoca intermitente do Porto, entao podemos agradecer a PdC mas principalmente a JJ. Em condicoes normais, o campeao ja estaria encontrado.

    Jonas

  • Zé Barros
    Posted Março 2, 2016 at 7:00 pm

    O empate do Sporting em Guimarães veio dar mais vida ao campeonato.
    Espero um campeonado renhido e agora o Porto "do nada" volta a estar nas contas e a poder ser campeão…

    Esta jornada apesar de não ser decisiva, é muito importante para os 4 da frente…
    Veremos o que acontece.

  • Nuno
    Posted Março 2, 2016 at 7:30 pm

    Como grande benfiquista, espero ir ganhar. Mas se perdemos damos confiança aos outros. Na minha humilde opinião, se o Benfica ganha e passa para 1º com 2 pontos de avanço, será o descalabro do "pseudo melhor do mundo" e só acaba quando chegar ao 3º lugar. Ele pensar no Benfica sem treinador em 1º deve rebentar com a cabeça dele. Para além da confiança com que o Benfica fica se ganhar.

  • Zé Maria
    Posted Março 2, 2016 at 8:19 pm

    Na minha opinião, a época do Sporting só seria um fracasso se ficasse afastado do título pela altura do natal. Se lutarmos como estamos a lutar e ficarmos em 3º não vejo porque é que a época seria má. O nosso plantel é claramente inferior ao do Porto e ao do Benfica e temos menos recursos (humanos e financeiros). Por isso, parece-me lógico que ficar em 3º lugar é o nosso lugar normal.

    Agora, uma coisa são as odds, outra é a realidade. Eu acredito que podemos ser campeões, tenho essa "fezada", mas compreendo e aceito se não formos.

    Quanto aos jogos grandes do fim-de-semana. Para mim não decidem nada. No pior dos cenários, acabamos a jornada em 2º. No melhor, acabamos com mais 4 pontos que Benfica e mais 7 que o Porto. Não são 12 nem 15 pontos, embora 7 pontos a 9 jornadas do fim seja já um fosso relativamente fácil de gerir. Por isso, para mim nada fica decidido.

    Quanto aos calendários, são palha pura. O Sporting largou 8 pontos em casa dos 13 que já perdeu este campeonato. Já empatamos com o Boavista, Tondela, já perdemos com o União. E batemos com facilidade o Paços fora, o Nacional fora, o Benfica fora, etc. Não tenho dúvidas que se formos a Braga para ser campeões, não o deixaremos de ser!

    Resumindo, o futebol não é uma ciência (já foi menos do que é agora, é verdade), por isso prognósticos só no fim, como dizia João Pinto.

    SL

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 1:30 pm

      Zé Maria, deixa-me ver se entendo bem.

      Se o Sporting este ano acabar em 3º lugar não vês porque é que a época seria má? Sei que o Sporting não é campeão há 12 anos mas que falta de ambição é essa?
      Com tudo o que aconteceu durante o ano para mim é absurdo ver um sportinguista com uma postura assim e sem querer ofender eu teria um pouco de vergonha se sentisse isso.
      O Sporting este ano esteve à frente o tempo todo e merecidamente. Continua à frente neste momento e joga com o Benfica em casa esta jornada. O Benfica perdeu os três jogos que fez esta época com o Sporting. E perdeu bem, levou três em casa, não mostrou qualquer tipo de argumentos face ao adversário e no entanto tu és capaz de vir para aqui dizer que a época não seria má se o Sporting acabasse em 3º?
      Tu achas mesmo que isso é verdade? És mesmo capaz de vir dizer isso nesta altura?

      Não compreendo
      Juninho da Adelaide

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2016 at 8:23 pm

    Na minha sincera opinião(sendo benfiquista), penso que se o Benfica não ganha ao porto em casa dificilmente vai ganhar a Alvalade. Mas a ver vamos, como o jogo irá correr, espero que acima de tudo seja um grande espectáculo de futebol e como é óbvio que o meu clube saia vitorioso!

    DM

    • Zé Maria
      Posted Março 2, 2016 at 8:33 pm

      São jogos diferentes, contextos diferentes. Não vi o jogo todo, mas pelo que vi e li pareceu-me que o jogo podia ter pendido para o lado do Benfica. Acho que podem perfeitamente vencer-nos no sábado, tal como nós a vocês. É um derby, nunca se sabe.

  • Daniel Santos
    Posted Março 2, 2016 at 10:32 pm

    Euler foi um grande matemático, mas não na área de Probabilidade (e não "Probabilidades"). Talvez uma referência a Kolmogorov, por exemplo, cuja axiomática é a utilizada nos dias de hoje.

    Descontando este preciosismo, subscrevo as palavras do Nuno. Todos têm hipóteses, incluíndo o Porto que muita gente teima em tirar da equação. O Sporting tem melhor treinador, o Benfica tem Jonas e o Porto, apesar de não ter um referência tão óbvia, tem tudo para ser campeão também. Obviamente que quero que o Benfica ganhe mas se o fizer num campeonato competitivo ainda mais saboroso será. Veremos.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Março 3, 2016 at 11:19 am

    SE SE SE SE SE SE. VAMOS ESPERAR.

Deixa um comentário