Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma fábrica de laterais esquerdos adaptados

Numa fase em que a posição de lateral esquerdo é das mais carenciadas no futebol actual, o Valencia vai contrariando essa ideia e num curto espaço de tempo potenciou 3 excelentes jogadores.


A posição de lateral-esquerdo está cada vez mais carente, nesta fase nem é fácil distinguir qual é o melhor jogador do Mundo nessa posição, e contam-se pelos dedos das mãos a quantidade de jogadores acima da média para esse lugar. Curiosamente, alguns dos melhores da actualidade foram adaptados a essa zona do campo (Alaba é o exemplo que salta imediatamente à vista), e vários nasceram na fábrica do Valencia. O clube Che é claramente o maior caso de sucesso no que toca à transformação de extremos em laterais-esquerdos: Jordi Alba, Bernat e agora José Luís Gayá fixaram-se numa zona mais recuada no terreno e deram imediatamente nas vistas, chegando a dois dos maiores clubes do mundo (no caso dos dois primeiros). Pelas suas características (velocidade e enorme qualidade técnica), os três são muito importantes na manobra ofensiva das equipas: Alba, quando está nas melhores condições físicas, é titular indiscutível do Barça e está em constantes vaivéns entre defesa e ataque; Bernat ganhou rapidamente o lugar no Bayern, fazendo todo o corredor esquerdo; e Gayá, que substituiu o jogador que se transferiu para a Alemanha, está a ser um dos destaques do Valência neste início de época, sobretudo pela profundidade que consegue dar. Em suma, o clube agora treinado por Nuno Espírito Santo é o que melhor tem sabido contornar a escassez de laterais-esquerdos de top, mostrando que a solução pode mesmo ser adaptar extremos (ou, pelo menos, jogadores que possam igualmente actuar mais à frente). 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2014 at 1:57 pm

    De facto o futebol está a mudar e cada vez mais os laterais assumem uma importância nas manobras ofensivas da equipa que antes não tinham, antigamente serviam apenas para defender e se conseguissem, ocasionalmente la iriam à frente dar um ar da sua graça.
    Hoje, veja-se o caso do benfica em que o eliseu e o maxi é que desbloquearam o jogo na última semana, hoje é importante os laterais subirem pois vão ajudar a descompensar a defesa adversária, criando sobreposições com os médios/extremos e criar oportunidades e abrir espaços.
    Laterais exclusivamente defensivos estão em extinção e um extremo bem adaptado, que consiga ser razoável defensivamente e taticamente é um sonho a maioria dos treinadores.

    Filipe

  • João Miguel
    Posted Setembro 28, 2014 at 2:20 pm

    Também têm saído avançados/médios ofensivos muito bons do Valência. Casos do Juan Mata, David Silva, Villa e agora Paco Alcácer.

    • Alexis
      Posted Setembro 28, 2014 at 3:45 pm

      O Villa se não me engano é da formação do Saragoza..

    • Kafka I
      Posted Setembro 28, 2014 at 3:50 pm

      O Mata foi formado no Real Madrid…o David Villa foi no Sporting Gijon

    • João Lains
      Posted Setembro 28, 2014 at 4:48 pm

      O David Silva foi, a par do Paco Alcácer, o único desses jogadores a ter completado toda a sua formação no Valência. Mas, já que estão a falar em jogadores que "cresceram" do Valência, não se podem esquecer de Vicente Rodríguez, o melhor extremo do futebol europeu em 2004. Tinha tanto talento como o Silva ou o Mata, embora menos requinte, uma vez que era um homem de ala em contraste com os segundos que são criadores. Senão fossem as lesões que lhe atormentaram toda a sua carreira. Ainda hoje é visto como um ídolo no Mestalla e é desde muito cedo um dos meus jogadores favoritos.

    • Maiqueke
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:00 pm

      Nem mais Lains, há uns anos apreciava bastante a equipa do Valência, apesar de dificuldades e não ter o poderio dos dois rivais (era o 3º grande de espanha) conseguia sempre muito boas épocas e montava equipas excelentes (até o Quique Flores quase o destruir), equipas essas de sonho, com jogadores no topo da forma física como Villa, Mata, Vicente, Joaquin, Albelda, Silva, etc, era um luxo ver aqueles jogadores em campo todos na mesma equipa e a jogar o futebol que jogavam, pena não terem tido mais sucesso. Vicente tive sempre aquela esperança de se conseguir recuperar e voltar à ribalta de melhores do mundo, mas desde aquela lesão gravíssima nunca mais foi o mesmo infelizmente .. Joaquín no início também parecia ter potêncial para atingir outros patamares, mas nunca passou do bom/muito bom, sendo também um pouco irregular tendo em conta as suas capacidades.

    • Kacal I
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:04 pm

      Acrescento o Isco que foi formado no Valência, é verdade que só se afirmou no Málaga, mas se tivesse ficado no Valência provavelmente seria um dos próximos a destacar-se.

      Mas o Vicente era realmente um excelente jogador, pena as lesões que teve, mas podia estar agora num patamar elevado

      PS: em tom de brincadeira, é engraçado que em jogos como FM e até PES o Vicente continuou sempre com atributos de top e até overall em muitos anos, mesmo andando pelo Championship e assim.

    • João Lains
      Posted Setembro 28, 2014 at 10:35 pm

      Maiqueke, basta recordar que as alas da selecção espanhola eram ocupadas pelo Joaquín e pelo Vicente em 2004 e foram jogadores que terminaram as suas carreiras internacionais muito cedo.

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2014 at 3:55 pm

    Ainda não vi o Valencia esta época. Acreditam que Gayá pode chegar ao nível de Jordi Alba?

    ANL

    • Maiqueke
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:01 pm

      Pode até superá-lo ! Não somos adivinhos, mas o que é certo é que só ouvi falar em Gayá há 1, 2 anos e do que vi fiquei bastante interessado no seu potencial, tem excelentes características para a posição e espero que se adapte bem e quem sabe chegue aos melhores do mundo.

    • Kacal I
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:01 pm

      Sim, por que não??? tem características idênticas e o Gayá tem apenas 19 anos e tem tido uma evolução e ascensão meteórica, o Alba transferiu-se para o Barça aos 23 anos, portanto em 2 ou 3 anos o Gayá pode melhor imenso e acredito que sim, mas é apenas a minha opinião.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:34 pm

      O Nuno está a trabalhá-lo para que, pelo menos, seja melhor defensivamente. Mas o melhor lateral espanhol no cômputo defensivo continua a ser o Moreno, do Liverpool.

  • Antonio Ferreira
    Posted Setembro 28, 2014 at 4:02 pm

    Qual era a posição do Alaba antes de se fixar a lateral esquerdo? Jogava a 10, como na seleção austríaca?

    • Visão Desportiva
      Posted Setembro 28, 2014 at 4:44 pm

      Médio centro.

    • João Lains
      Posted Setembro 28, 2014 at 4:44 pm

      Ele jogava como médio interior ou médio ala. Na selecção era um desperdício utilizá-lo como lateral, já que essa posição está bem confiada a Fuchs, que oferece grande profundidade pelo corredor e tem nos seus cruzamentos um dos seus pontos fortes.

    • Kacal I
      Posted Setembro 28, 2014 at 6:59 pm

      Concordo com o João, seria também um desperdício por que o Alaba é dos poucos jogadores austríacos que são acima da média e um jogador desses tem que ser o "motor" da sua selecção, são vários os casos de jogadores de top ou quase e que jogam em selecções mais fracas e são colocados noutras posições, a #10 ou assim, para poderem ser os organizadores.

      Na Nigéria há o Mikel que no Chelsea é um #6 e tem mais tarefas defensivas e na selecção joga praticamente a #10 e tem mais preocupações ofensivas.

  • Posted Setembro 28, 2014 at 4:13 pm

    A falta de laterais em PT já vem de há quase 10 anos… Coentrão, Miguel, J. Pereira, Nelson, Bosingwa… desde o rui Jorge que não temos um lateral de raiz…

    • Kacal I
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:05 pm

      Concordo, mas o Coentrão não deve estar no meio desses nomes, visto que hoje é um dos melhores DE do Mundo.

      O próprio Bosingwa podia ter chegado a um nível superior, mas correu mal, tinha qualidade e características para se afirmar no futebol europeu, aquelas arrancadas no Porto… priceless.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 28, 2014 at 7:36 pm

      Não tem nada a ver com isso Kacal. Acho que interpretaste mal, ou senão, fui eu que o fiz. O que o Zé estava a dizer é que aqueles nomes todos não são verdadeiros laterais, mas sim jogadores adaptados à posição.

    • Kacal I
      Posted Setembro 28, 2014 at 9:15 pm

      Talvez, tens razão Fábio, parece-me que interpretei mal, realmente laterais de raiz não tem havido em Portugal.

  • Anónimo
    Posted Setembro 28, 2014 at 8:15 pm

    Ainda falta também um miudo da mesma idade do Gaya, o Salva Ruiz. Tem também imenso talento e a seguir ao Gay pode ser o novo lateral esquerdo do Vâlencia.
    De facto são uma grande fabrica não só de laterais mas de extremos e criativos e até aqui há uns anos tinham uma equipa fantástica com Albelda, Mata, Joaquin, Pablo Hernandez, Vicente, Villa e David Silva. Uma equipa que deixa imensas saudades e que eu ainda tive o prazer de ver jogar.

    SL

    João Henriques

Deixa um comentário