Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma Questão de Coerência

Na sua melhor época de sempre, aos 23 anos, Cristiano Ronaldo marcou 42 golos, ganhou a Liga Inglesa, a Taça de Inglaterra e a Liga dos Campeões e foi nomeado Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e a Ballon d’Or, assim como melhor da Premier League e da Liga dos Campeões. Um ano depois (fustigado por uma grave lesão e mesmo assim com 26 golos marcados), seria transferido para o Real Madrid por 94 milhões de euros. Na sua melhor época de sempre, aos 24 anos, Gareth Bale marcou 26 golos, individualmente foi considerado o melhor jogador da Premier League e colectivamente ganhou… nada, nem a Liga Europa. Fala-se que poderá, esta mesma época, ser transferido para o Real Madrid por cento e muitos milhões de euros. É verdade que o United não é o Tottenham, mas a Champions também não é a Liga Europa; e os londrinos nem para a competição máxima se apuraram…
O ridículo agiganta-se quando se comparam as características de ambos jogadores. Donos de técnica elevada, manopla de fintas notável e uma velocidade estonteante, são ainda rematadores exímios e excelentes batedores de lances livres, além de verdadeiros líderes em campo. Cada um assegura um vendaval de golos por época, porém as semelhanças ficam-se por aí. Ronaldo sempre foi um extraterrestre: desde o início se via que era um talento especial, daqueles jogadores que marcam uma época. Bale já foi considerado um flop e, apesar de hoje em dia ser o jogador “mais” da Premier League (com um Rooney em baixo de forma e um Suárez em terras de Sua Majestade detestado), não é nem nunca será um jogador do calibre do CR7, El Bicho, como lhe chamam em Espanha.
Só há dois jogadores, neste preciso momento, que valem acima de 75 milhões de euros. Um deles é Ronaldo. O outro não é Bale. Quando o Real comprou o craque português, tinha nele um desportista nato, um ganhador inveterado e um goleador histórico – o galês apenas cumpre um desses três requisitos: o primeiro. O clube de Madrid tinha ido buscar um Bola de Ouro, um dos dois melhores jogadores do mundo e que levara o United a incontáveis títulos e levaria o Real a outros três. Foi buscar um número um. Com Bale, em termos absolutos, vai buscar no máximo um número dois – isto se contabilizarmos apenas os blancos, pois em termos absolutos compete apenas para número três.
Concluindo. O Real Madrid pagou 94 milhões por um jogador mais novo, melhor, com mais golo e acima na hierarquia merengue e mundial que Bale. E vão buscar o galês por 120 milhões? Então não é suposto o melhor custar mais dinheiro? E vão bater todos os recordes de transferências por um jogador que nem nos dois melhores do mundo figura? Se Ronaldo assim quisesse vê-lo, poderia até sentir esta compra como um desrespeito e uma afronta a tudo o que fez no Real Madrid – porque é. O Tottenham deve estar a esfregar as mãos de contente, claro. E se fosse eles, compraria Ronaldo com o dinheiro que os espanhóis derem por Bale – afinal, segundo Florentino Pérez, o galês é mais valioso que a grande estrela do seu próprio clube.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio 

42 Comentários

  • fB
    Posted Agosto 16, 2013 at 5:31 pm

    concordo plenamente, bale vale no maximo 50/60 milhoes

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2013 at 5:44 pm

    sem tirar nem pôr está tudo dito.
    pires

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Agosto 16, 2013 at 5:44 pm

    Desculpe que lhe diga, mas o seu post é ridículo. Então o Ronaldo tem se sentir desrespeitado por o Real Madrid poder comprar o Gareth Bale por mais de 100M? Isso afecta-o de alguma forma? E o facto de Bale poder valer (pelas regras do mercado) 100 ou 110M diminui o Ronaldo ou o Messi (cujo nome não foi capaz de escrever, talvez por desrespeito)? E já pensou que se o Real vendesse hoje o Ronaldo não o faria por 94M? Já agora, quantos jogadores se deverão sentir ofendidos por o Etoo receber 20M anos na Rússia?
    Acho que está a tomar as dores de outros que provavelmente nem as têm.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2013 at 6:11 pm

      Muito bem. Colocou os pontos nos i's respectivos, e mostrou que o artigo, apesar de interessante e bem escrito, é extremamente falacioso.

      João Malaquias

    • João Cravo
      Posted Agosto 16, 2013 at 6:16 pm

      O post pode ser tudo menos rídiculo. Tal como tu, Rui Miguel Ribeiro, posso não concordar com algumas coisas, mas de uma maneira geral acho que o essencial é isto que está no post. O mercado de um ano para o outro pode ter valores diferentes e onde o mais caro de hoje não é melhor futebolista que o mais caro do ano passado e mesmo assim custou mais. Mas… mais de 100 milhões de Euros por Bale???? Não pode ser… e não pode ser porque este ano temos o Cavani que do Nápoles para o PSG envolveu 64 milhões de Euros. Onde é que Bale vale quase o dobro do Cavani? Embora em posições diferentes, para mim o Uruguaio é até melhor que o Galês.
      O problema aqui está na tomada de posição do Real Madrid, um clube muito mal gerido desportivamente e que olha apenas para o lucro comercial. Os jogadores são partes de uma equipa, mas só quem não conhece um balneário pode achar que estrelas destas se acham todos iguais. Um balneário é como se tivesse uma hierarquia e apesar de podermos dizer que Ronaldo só tem de jogar e calar-se (é verdade), mas no mínimo vai sentir-se beliscado até porque a renovação está parada por falta de acordo no vencimento e depois vê o presidente gastar mais de 100 milhões num jogador inferior a ele. E pior de tudo, é saber que o Real é clube para comprar Bale por mais de 100k e depois, por exemplo vender Ozil por 50 ou 60k. E isto é um absurdo.
      Quanto ao que diz do Etoo é uma falsa questão, porque estes jogadores melhores que o Etoo não querem sujeitar-se a jogar onde o Etoo joga, só poderiam ficar ofendidos se fossem colegas de equipa de Etoo.

    • Migas
      Posted Agosto 16, 2013 at 10:26 pm

      Concordo, o último paragrafo do post é realmente ridículo. Um jogador vale o que um clube estiver disposto a dar por ele, e há muitos fatores a ter em conta para além da qualidade. Por exemplo, Mario Gomez custou menos de 20M, James 45, é 2,5X melhor???

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 16, 2013 at 11:14 pm

      Está enganado João Cravo. Seria uma patetice, para ser amável, se Ronaldo se ofendesse com o valor da transferência de Bale. Quando muito, poderia discordar se o Bale fosse ganhar mais do que ele, o que não é provável acontecer.
      Isso do Cavani tem muito que se lhe diga. Eu acho o Bale melhor, mas também não acho que o Galês valha 100M ou 120M, como não acho que o James Rodriguez valha 45M, ou o Witsel 40M. Mas se aparecer alguém disposto a pagar 100M, bem ou mal esse torna-se o seu valor de mercado, não necessariamente o seu valor de jogador.
      Talvez tenha exagerado na adjectivação do post, mas realmente a tentativa de ridicularizar o eventual negócio é… enfim, ridícula.
      Ah, e concordo plenamente consigo na pobreza da política desportiva do Real Madrid. Por isso ganha tão pouco tendo em conta a dimensão do orçamento e do investimento.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 17, 2013 at 11:56 am

      Concordo plenamente consigo Rui Miguel Ribeiro. Não diria melhor.

  • pedro
    Posted Agosto 16, 2013 at 5:49 pm

    Há uma variável que não foi equacionada: o extra-futebol. A inflação e a percepção da disponibilidade a pagar por parte do Real Madrid.

    Considero também o vosso artigo falacioso (não confundir com mau artigo. É uma temática interessante que deve ser debatida. Apenas tenho um ponto de vista diferente). O facto de ter o Ronaldo não impede o Bale de jogar. E essa dupla, para mim não tem preço. Depois a comparação do colectivo em nada influencia. O tottenham está bem financeiramente e não precisa de vender por vender.

    Para bem do Bale e do Real, espero que o record seja batido.

  • Rear
    Posted Agosto 16, 2013 at 5:55 pm

    É a lei do mercado.
    Quando se transfere um Irramendi por 30M€, um James por 45, e um Fernandinho por 40, já para não falar de Hulk e Witsel (no ano passado) o valor de 100M€ apontado ao Bale não é assim tão descabido como se diz..

    Os ultimos grandes jogadores que foram considerados os melhores da Liga Inglesa, nos ultimos anos, tinham lugar em qualquer equipa do Mundo. Ronaldo, Silva, Aguero, Yaya Toure, Van Persie, BAle, Rooney. Nenhum deles, no seu auge, valeria menos de 50M€…
    A qualidade paga-se. E bem.

  • Luís bcn
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:02 pm

    Isso é tudo muito lindo mas ha uma coisa que é a lei do mercado, o Bale é britanico e a maior referencia do futebol por lá neste momento, é o jogador da moda. O Real madrid se calhar para o ano em vez de fazer a pre-temporada nos EUA fazia no Reino Unido se o Bale fosse jogador deles. Veja-se o jogador da NBA Jeremy Lin que pelo seu ultimo nome passou a heroi nacional na china e uma fonte de rendimento gritante para o seu clube. Se o Bale fosse chines 120 milhoes era barato, como é Britanico nao é tao barato mas ainda assim e olhando para o pib portugues e o pib britanico diria que pode perfeitamente ficar mais barato que o ronaldo…sim porque nao estamos a falar de futebol e sim de dinheiro

    PS: Se calhar o Ronaldo se tivesse jogado o ano passado no Tottenham nao marcaria os jogos do Bale e é preciso perceber que o Bale foi o melhor marcador da historia do clube na premier (se nao estou em erro) numa temporada e tambem esteve lesionado (e nao foi pouco tempo)

    • João
      Posted Agosto 16, 2013 at 6:20 pm

      Luís

      Acho que usou um bom argumento mas concluiu mal.
      Falou do exemplo do Jeremy Lin (que não é chinês) e depois concluiu falando do Pib Português e Inglês.

      O Ronaldo na altura da transferência para o Real era um fenómeno mundial (e não português). O Ronaldo, por ser um herói de uma das equipas mais mediáticas e provavelmente a mais mediática na China era um herói por essas terras.

      Ou seja, o exemplo do Lin (pelo nome) é comparável a Ronaldo (pela fama do Manchester). Nada tem a ver com Portugal ou Inglaterra.
      O Bale nem é uma estrela como Ronaldo nem é um mediático inglês como Beckham.

      Quanto ao post,
      Não se deve comparar o valor da venda de Ronaldo ao do Bale por serem épocas diferentes. (faria sentido comparar a venda de Ronaldo fenómeno para o Inter com a de Figo para o Real???) Mas independentemente disso, Bale no máximo vale 75 milhões, pois é um simples terrestre.

      SD,
      Xait

    • João Cravo
      Posted Agosto 16, 2013 at 6:39 pm

      Essa do se calhar… Se calhar Bale que é bom jogador vai ser o maior flop da história do futebol por culpa dos valores que o Real quer pagar.
      Quanto ao melhor marcador do Tottenham numa época doméstica… já ouviu falar de Clive Allen (33), Martin Chivers (25 e 22), Mark Falco (22) e do desconhecidissimo Gary Lineker (28 e 24)??? Bale foram apenas 21 na Liga. Isto só para falar na Liga, porque se vamos a uma época com todas as competições podes por ainda Sheringam e Klinsmann pelo menos à frente do Bale.
      Quanto à questão do mercado, acha mesmo que o Real vai ganhar dinheiro indo ao UK estagiar????? Claro que não, porque a Ásia paga muito mais mesmo não tendo lá nenhum asiático no plantel. Onde é que Bale é a maior referência do UK? Só é a maior (nestas semanas) por todas estas noticias que dão conta de valores record por um jogador que na verdade vale metade desse valor.
      Contudo devo dizer que é um belissimo jogador e um craque que qualquer clube gostaria de ter, mas isto que o Real faz é apenas inflacionar mercado, mais nada.

    • sotôr
      Posted Agosto 17, 2013 at 12:37 am

      Então de acordo com o seu argumento só os pontas de lança é que são valiosos. Tudo o que está arredado de marcar golos são jogadores secundários. O Xavi e o Iniesta que o digam!!

  • André V.
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:08 pm

    Excelente post…apresentando um ponto de vista que nem tinha considerado! muito bom e concordo plenamente.

    Cumps

  • Luís Neve
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:14 pm

    É um visão pequena do assunto. Concordo que o dinheiro envolvido em certas transferências é absurdo mas no passado grandes craques foram vendidos por fortunas na altura que hoje nem se comparam com as transferências de Cavani, Jovetic, Higuain, etc. A inflação tem sido constante e a chegada dos milionários ao futebol aumento muito o preço dos jogadores. Se Bale custar mais que Ronaldo não quererá dizer que é melhor que o português, apenas é resultado da inflação do mercado e, verdade seja dita, da loucura de Florentino Perez.

  • André Gomes
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:15 pm

    Este post é absolutamente descabido. Independentemente de a leitora/escritora ter, ou não, razão quanto ao facto de o Bale valer aquele dinheiro. Provavelmente não vale, mas os argumentos apresentados são estúpidos. E nem é preciso mais argumentos do que o seguinte: a leitora/escritora diz que o Ronaldo devia ficar ofendido pelo facto de o Bale custar mais do que ele. Então o Maradona devia ficar ofendido porque o Ronaldo, um jogador inferior, ter custado mais?

    Às vezes mais vale estar calado.

    • Anónimo
      Posted Agosto 16, 2013 at 7:29 pm

      André, desculpe mas a sua comparação é que não foi a melhor. Maradona não ficaria ofendido porque já nem joga. Bale e Ronaldo jogam e pelos rumores até poderão jogar juntos. Só quem não conhece um balneário pode achar que nunca existirão problemas por causa destas coisas. Vários analistas disseram o mesmo sobre o Barça quando Neymar chegou. Que poderia haver problemas com Messi, etc. e aí nem se punha o caso de propostas absurdas para o contratar.

    • Luís Borges
      Posted Agosto 16, 2013 at 11:48 pm

      O seu contra-argumento conseguiu ser bem pior. Péssima tentativa de refutação até. Fazer uma comparação num espaço de 3/4 anos (onde o mercado e os valores a si associados não mudaram assim tanto, uma pequena inflação é certo, mas nada demais) é uma coisa, agora vir com discrepâncias de tempo na casa dos 25 anos já é absurdo.

  • Kacal
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:29 pm

    Não tenho nada a dizer sobre este post, acho um Bale um grande jogador, é um jogador que aprecio, mas, o Ronaldo é o melhor do Mundo, na minha opinião e concordo com tudo dito neste post, Bale vale no máximo 65 M, e maioria das propostas feitas pelo Real Madrid deveriam de ter sido aceites pelo Tottenham, Parabéns pelo post, concordo a 100%, vamos ver no que dai dar esta "novela".

  • Pedro Veloso
    Posted Agosto 16, 2013 at 6:30 pm

    O tema do post é relevante, mas concordo com o Rui Miguel Ribeiro em que os argumentos são muito falaciosos.

    Estamos a falar de anos diferentes, épocas diferentes e necessidades de venda vs. disponibilidade a pagar diferentes. Eu acho que o Bale não vale 120 Milhões, mas a lei do mercado é que manda. E as comparações de valores e potencial zanga do Ronaldo parece conversa de crianças. Alguém fica chateado por o Dario Conca na China ou o Etoo na Rússia ganharem as barbaridades de salário que auferem? Se há milionários que pagam isso…

    Pela vossa ordem de ideias, o Zidane tinha ficado indignado por o Real pagar valores mais altos pelo Ronaldo em 2009 do que tinha pago por ele próprio, em 2001, quando o comprou à Juve. Mesmo descontando o efeito inflação.

    Abraço e parabéns pelo vosso trabalho

  • diogoribeiro
    Posted Agosto 16, 2013 at 7:01 pm

    A lei do mercado é que cada jogador vale o que pagarem por ele. A verdade é que os preços estão a tornar-se demasiado inflacionados mas se quando bale chegar, só com venda de camisolas se vai pagar a si mesmo em cerca de um ano, para o real não é muito dinheiro, pois vai ter o rtorno desportivo e financeiro.

  • Mah Med
    Posted Agosto 16, 2013 at 7:07 pm

    para min di maria + coentrao + 60m fazia se negocio!

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2013 at 7:33 pm

    Na boa, eu concordo que é uma transferência sem sentido!
    mas sinto que existiu um certo ciume no texto. Tenho certeza que se fosse o Messi no lugar do Ronaldo, esse texto seria bem diferente.

    Natan Fox

  • ViCio
    Posted Agosto 16, 2013 at 7:41 pm

    Mas vocês não percebem que o argumento do Ronaldo ficar chateado é válido porque, caso a transferência se realize, eles vão jogar na mesma equipa?

    Ou vocês, na vossa vida profissional, gostariam que a vossa empresa pagasse mais a outra pessoa que vá trabalhar na mesma área que vocês, mas com menos provas dadas e menos valor? Não iriam ficar ressentidos? Ou acham que o argumento "tás aqui, aceitaste o teu contrato e tens de trabalhar. O que os outros ganham ou o que pagamos por eles não te interessam" nestes casos já não é válido?

    Esta transferência é absurda, e nem interessa a questão Ronaldo, o valor é completamente descabido! Ainda assim, se o Real estiver disposto a pagá-lo…

    Sempre ouvi dizer: As coisas valem aquilo que alguém está disposto a dar por elas.

    • Migas
      Posted Agosto 16, 2013 at 10:32 pm

      ViCio a questão é o Bale custar mais que o Ronaldo, e não ganhar mais que o Ronaldo como está a referir. Ficar chateado por outro jogador custar mais seria egocentrismo puro.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 16, 2013 at 7:49 pm

    No máximo dos máximos, 60 milhões mais o Coentrão…. e mesmo assim já é um pouco exagerado. Mas também vamos ser sinceros, Bale é provavelmente o melhor reforço que o Real podia ter este verão, e se dá 40 milhões por um médio defensivo com TUDO a provar, põem-se a jeito para este tipo de contra-ofertas por outros jogadores.
    É a lei do mercado..

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2013 at 9:07 pm

    grd post.

    para os iluminados q consideraram ridículo sugiro moderação na utilização de adjectivos, por um lado pq o texto está carregadinho de factos, por outro lado pq lembro-me de uma transferência semelhante. Anelka custou 40M€ em 1999!!! e foi um flop desportivo e financeiro.

    o real Madrid ñ aprende com os erros, mas por outro lado a concretizar-se a transferência terá efeito domino certamente.

    Mas para mim o mais grave é a imoralidade social desta transferência. O Real Madrid pagar a um clube estrangeiro uma quantia enorme de dinheiro qdo em Espanha ha 20% de desempregados e défice externo, é… enfim….
    Numa empresa um investimento desta magnitude tinha de ser bem explicado, como é um clube de futebol, ainda por cima com a mania das grandezas, siga pra bingo.

    Acho mto interessante q a UEFA, tão (im)pertinente qdo lhe interessa, ñ diga nada sobre Fair play financeiro.

    sou convictamente a favor de liberdade económica, do valor relacionado com a oferta e procura, desde q haja respeito por regras básicas, se por detrás da transferência ñ houver ilegalidades por mim força – apesar da objecção referida. façam-na por 100/200/300M€ qto mais melhor.

    PS: ja houve uma altura q achava a ideia desprovida de senso mas uma "casa-de-transferencias" tlz ñ fosse má ideia. só para garantir pagamentos e saber para onde vai o dinheiro.

    ass: mnl

    • Anónimo
      Posted Agosto 17, 2013 at 1:19 am

      mas porque razao esta a falar dos desempregados? um clube nao pode pagar mais dinheiro so porque o pais esta mal? acha que o ronaldo ainda nao comprensou os 94 milhoes dados por ele?

      eu nao digo que o negocio nao e estranho, mas puxar isso para a conversa e,no minimo, ridiculo.

      manel

  • Allgarve06
    Posted Agosto 16, 2013 at 9:33 pm

    Se Bale custar os 120 milhões que tanto se fala e se no final do contrato render ao clube (em Marketing, Publicidade e outras receitas) 10 vezes mais do que isso, então o negócio até saiu em conta!

    A questão dos altos salários e das altas transferências indigna muita gente, mas o mercado é mesmo assim e não me chocam nada os valores elevados pagos aos jogadores! Se o clube não tivesse dinheiro para os pagar era outra questão, mas claramente que não é isso que se põe!!

  • Miguel MN
    Posted Agosto 16, 2013 at 9:34 pm

    O que eu me vou rir quando a montanha parir um Rato! Parvos serão os ingleses se não aceitarem vender por esses absurdos valores.

    Ronaldo? Haverá outros jogadores no plantel que porventura podem ter razões para ficar mais melindrados, quanto ao valor da transferencia em sí apenas tem a ver com o mercado; a vontade do Real comprar a todo o custo e do Tottenham em não vender, o que não e coerente é pensar que o valor pago por Ronaldo não pode ser batido a qualquer momento independentemente do real valor dos joadores.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2013 at 9:39 pm

    Este post parece – me demasiado linear ! É óbvio que tudo o que foi dito é verdade e o CR7 quer agora quer na altura da sua venda para o RM é melhor que o Bale em todos os aspectos , mais golos , mais titulos individuais e colectivos , mais assistencias , tudo . Mas estamos a esquecer da conjuntura actual . Num mercado onde Cavani sai por 65M , James ( no seu pior ano) sai por 45M e para não falar de Illarramendi que sai por 39M , começa a não parecer assim tão deslocado da realidade …
    Não acho que o Ronaldo tenha de de sentir desrespeitado . O futtebol é cada vez mais um negócio , e é assim que tem de ser visto.
    Gostava só de salientar que o Tottenham tem aqui uma hipótese de fazer um dos melhores negócios da história do futebol . O Tottenham poderia pedir uns 75M e juntar Di Maria Fábio Coentrão e Morata / Jesé Rodríguez ! seria um grande negócio e uma maneira soberba de reforçar o plantel .

    Diogo Ferreira

  • Rodrigo
    Posted Agosto 16, 2013 at 9:52 pm

    Quando se da 39M por Illarramendi ja nada me admira, sobretudo quando se fala do Real Madrid, um clube conhecido por negocios absolutamente estratosfericos, mas que conseguem um lucro fantastico, tanto a nivel desportivo como financeiro, nomeadamente nas vendas de camisolas. Ainda assim, concordo que os valores que se falam por Bale sao exagerados, sobretudo quando nao e Ronaldo nem Messi. E muito bom, mas nao vale tanto. Parece-me que 60M mais Di Maria e Coentrao ja seria um negocio extraordinario para o Tottenham, mas os londrinos estao empenhados em vender Bale por 100M ou mais. Esta novela promete arrastar-se ate ao final do defeso, mas se sair para o Real acredito que sera por um valor mais baixo, de modo a nao criar uma confusao no balneario merengue, sobretudo com Ronaldo, a estrela maior dos madrilenos.

  • Anónimo
    Posted Agosto 16, 2013 at 10:21 pm

    O que se está a passar neste momento é que o Tottenham sabe qual é o valor real do Bale, contudo está a espremer a laranja ao máximo porque sabe que vai dar muito sumo. Se a proposta inicial fosse de 50 milhões, ele iria sair por valores um pouco mais altos, sem problemas.. Mas se a transferência fosse a esse preço, não iria causar o mediatismo que causaria uma de 100. O mediatismo é o trunfo comercial. O Neymar custou pelo que se diz 57 milhões, mas só se fala de Bale. A venda de camisolas de uma transferência de 100 milhões vai ser astronómica, tal como foi com Figo, Beckham, Zidane e os Ronaldos. Ser o centro das atenções é o objectivo, e isso vai ser conseguido. O problema aqui é que o Real não parece querer construir uma equipa, mas sim ter retorno financeiro. Bale e Ronaldo, por muito que sejam amigos, vão ter lutas de egos. Um porque é um dos 2 melhores do mundo, o outro porque é a transferência mais cara e porque quer mostrar mais que o ídolo (Ronaldo), o que dentro de campo vai ser difícil porque não se pode dar uma bola a cada um.
    Mas provavelmente, esta época será das mais interessantes de sempre. Em Inglaterra e na Alemanha estão os melhores avançados, as melhores equipas, os melhores treinadores. Existem imensos valores a despontar, muito dinheiro a mexer.. E quem sabe se com a venda de Bale os Spurs não entram nos Big 4 (trocando o City pelo Liverpool) pois terão um plantel fantástico com as aquisições provenientes dos 100 milhões, para além das que já fizeram. Falta só o Arsenal pescar umas 3 referências. Estou ansioso

    Nuno Barros

  • sotôr
    Posted Agosto 17, 2013 at 12:43 am

    Isto seria tudo muito bonito se não fosse a "lei do mercado". Como tudo, as coisas valem aquilo que alguém estiver disposto a dar por elas (por muito que estes valores astronómicos nos choquem). O Bale a nível desportivo não deverá valer os 100M, mas e a nível financeiro? Que impacto teria um jogador proveniente do reino unido numa equipa com a dimensão do Madrid? Da forma como o Madrid é gerido, como uma empresa, se ele ficar sentado a época toda e vender camisolas suficientes, está bom!!

  • C8s
    Posted Agosto 17, 2013 at 1:00 am

    o que falta neste texto é apenas uma palavra: inflação!

  • Afonso
    Posted Agosto 17, 2013 at 1:10 am

    Artigo interessante, levanta pontos relevantes mas, na minha opinião, coerência é coisa que não se pode aplicar a estes casos. Jogadores diferentes, equipas de estatutos diferentes, tempos diferentes e conjecturas económicas diferentes. Quando Ronaldo foi o Real,foi por um valor astronómico, o mais elevado até então. Se Bale vai por mais ou menos 10 milhões é irrelevante por que se trata, na mesma, de um valor muitíssimo elevado, e é isso que está em causa. Duvido muito que o Ronaldo, que é dos jogadores mais profissionais que pode haver, fique sem dormir à custa de isso.

  • Evolution
    Posted Agosto 17, 2013 at 9:41 am

    Os 120 milhões não são apenas para ter Bale, são também pelo resultado de jogar na mesma equipa de Ronaldo, o facto de se juntar a Ronaldo vale tanto ou mais que o próprio Bale sozinho.

    São 120 milhões para um seguro de vitória, para o Real não ganhar seria necessário que ambos tivessem um dia mau e não apenas Ronaldo.

  • JPR
    Posted Agosto 17, 2013 at 11:23 am

    Texto bem escrito e interessante, no entanto não concordo com grande parte. Quando diz que Ronaldo se deveria sentir indignado pelos valores da hipotética aquisição de Bale não podia discordar mais. Não é preciso ser um economista de renome para entender que um activo vale aquilo que pagam por ele, dependendo da conjuntura, etc… Bale não é melhor jogador que Ronaldo, mas o Tottenham mostra-se bem mais intransigente que o United na venda do jogador, como tal, se o Real tem o dinheiro, deve pagar o que bem entende pelo jogador para o ter no plantel. Eu acho que mais rapidamente o Ozil, comprado por 15M se não me engano se deveria sentir indignado pelo Coentrão ter custado 30, sim eu sei que o Ozil estava em fim de contrato, mas lá está, isso são os contextos que envolvem o negócio, daí que o valor do jogador nem sempre é o que o clube paga por ele. Ou alguém acha que o Danny, vale os 30M que o Zenit por ele pagou?

    Por fim também não concordo com a menosprezação do Bale, o galês fez carreira num Tottenham outsider na luta por qualquer coisa mais que a Liga Europa na Premier League e tem estado sempre a bom nível, carregando os Spurs as costas, começando como lateral, passando para médio e agora a qualquer coisa como um 10. É um jogador muito potente, goleador, desequilibrador e preponderante no seu clube, o melhor jogador da Premier League, até aqui, muito em comum com o Português. Resta ver qual o seu futuro, não considero que valha nada acima dos 70M mas aceito que haja quem pague por ele, as leis de mercado assim o ditam. Por fim, admito que estou algo interessado num possível ataque em que jogue com CR7, vamos ver o que estes 2 enormes jogadores podem render lado a lado

  • Anónimo
    Posted Agosto 19, 2013 at 9:10 am

    Excelente post Inês!

    Sou um grande fã de Bale, mas não me custa reconhecer que esse raciocínio tem a sua lógica e é credível!

    Cristiano é um super-atleta, um jogador fenomenal que vence confortavelmente grande parte das comparações.

    Miguel Silva

Deixa um comentário