Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma vassoura e muita pontaria

Tem sido um mercado de Inverno calmo em Portugal, e nomeadamente em Alvalade. Como antecipado pelo Presidente, os reforços foram mesmo Tobias, Gauld e Tanaka, não tendo por isso dado à costa de Alvalade qualquer truta. A frágil situação financeira não permite grandes veleidades, e bem vistas as coisas, a abordagem de há um ano atrás foi uma calamidade: um egipcío mais talhado para personagem nos livros de Martin Handford, um central latagão que nem aqueceu o lugar, um extremo que é hoje última opção para a posição, e um jovem francês, ainda em processo de avaliação. Ou seja, nenhum deles foi uma mais-valia imediata, sendo que, com a excepção de Drame (veremos), nenhum deles o será a longo prazo. De qualquer modo, analisando o actual plantel e considerando que o Sporting se encontra ainda em quatro frentes, sente-se a necessidade de um central experiente e de um avançado. A questão do central é discutida desde o primeiro dia; e embora o Sporting tenha todo o interesse em dar minutos a Tobias, o próprio só teria a ganhar se jogasse ao lado de um elemento mais traquejado. No ataque, pese a resposta dada por Tanaka, na ausência de Slimani, seria benéfica a entrada de um elemento que pudesse fazer a ala e a frente de ataque, à imagem do que fazia Lisandro Lopez. Capel há muito deixou de contar, Mané rende mais atrás do ponta de lança, pelo que Carrillo e Nani não têm concorrência à altura. O problema, como referido, é que de momento, ou vêm jogadores de qualidade indiscutível (era preciso acertar dois tiros em duas tentativas), ou mais vale estar quieto, pelo que o cenário mais previsível é mesmo o segundo. Mas a tarefa mais premente nesta janela de tranferências prende-se mesmo com as saídas. O Sporting tem, de momento, três problemas:

1) possui jogadores que não contam para o treinador (e com razão), nada trazem de novo, alguns deles com salários altos
2) tem jovens na equipa B estagnados, que precisam de subir um patamar competitivo (a equipa B devia ser um degrau, e ninguém fica parado num degrau de uma escada ad aeternum)
3) tem jovens que precisam de minutos, e estão tapados por elementos cuja utilidade a longo prazo é dúbia
Para resolver estes três problemas, é necessário recorrer a uma boa vassourada (a FPF que espere pela sua vez), e limpar a casa de vez. A Direcção devia dirigir esforços na perspectiva de transferir homens como Capel (não voltará a ser opção, nem se enquadra no actual futebol de Marco Silva), André Martins (Adrien e João Mário são indiscutíveis, e ainda há Slavchev, Wallyson e Gauld), Miguel Lopes (salário desproporcional à qualidade) e Heldon (não tem capacidade para ser titular num candidato a ganhar troféus). Quanto a empréstimos, e seguindo o exemplo de Iuri e Fokobo, também Esgaio (Riquicho tem de jogar regularmente), Drame, e Mica precisam de um novo desafio. Na verdade, não há muitos candidatos a receber os jovens leões, por razões técnicas (não seria no Bessa que iriam aprender algo em termos de futebol positivo, por exemplo) ou políticas (Belenenses ou Nacional tão cedo não serão parceiros de negócio). Boas opções seriam o Estoril de Couceiro (este,algo improvável) ou a Académica, cuja falta de qualidade do seu grupo facilitaria a tarefa dos jogadores ganharem espaço. Outros elementos a colocar seriam Cisse e Enoh (resta saber quem os quer), pois não têm nem terão qualidade para se assumirem em Alvalade, e apenas estão a ocupar espaço que deveria estar reservado a quem tem perspectivas de futuro. Aliás, a falta de confiança em ambos é visível, pois nem com Slimani ao serviço da selecção, qualquer um dos dois foi equacionado para suprimir essa ausência. Não seria de todo incompreensível, neste cenário, a repescagem dos emprestados (com pouco sucesso) Betinho ou Diego Rubio para a equipa B, ou pelo menos colocá-los em equipas da I Liga portuguesa, de modo a acompanhá-los mais de perto e, no caso do chileno, verificar qual o seu grau de adaptação ao futebol europeu. Em jeito de conclusão, há muito trabalho a fazer, e pouco tempo para o concluir. Os bons resultados têm mascarado um pouco a situação, nomeadamente a boa resposta dada pelas terceiras linhas, mas o facto é que há muitas correcções a fazer, e quanto mais cedo elas começarem a ser feitas, melhor será para o clube e para a sua equipa de futebol.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • afl!
    Posted Janeiro 20, 2015 at 11:28 pm

    Bom post, concordo na integra.

  • Ricardo Pereira
    Posted Janeiro 20, 2015 at 11:31 am

    Eu por mim não se compra nada. Vende se o Capel, Miguel Lopes e André Martins.
    Sobem á equipa principal Gauld, Podence e fica o Tobias e o Paulo Oliveira a titular.
    Não consigo sinceramente perceber quando dizem que deveriamos contratar um DC experiente pois o Tobias iria crescer mais, então se vier um DC onde é que joga o Tobias? Aprende a ver o outro a jogar?

  • m1950
    Posted Janeiro 20, 2015 at 11:18 am

    Os sportinguistas não se podem deixar ficar tentados a começar a pensar em centrais apenas pelo último jogo, onde a questão foi tudo menos individual , mas sim tática visto que o Sporting não sabe defender alto , e é uma anarquia total a estratégia (?) de reação à perda. Logo posto isto , a tremideira que se deu foi pela forma do Sporting defender , isto sem que nenhum dos elementos da defesa tenha estado mal à excepção de Cédric no duelo individual. Eu sinceramente até vi um bom jogo dos centrais para a desorganização que é o Sporting a defender alto.

    Mas mais uma vez vemos o intocável treinador na conferencia de imprensa , a falar na juventude da equipa querendo dar a ideia que isto é sinónimo de nervosismo, resumindo está a justificar à sua querida imprensa que vai voltar a dar o lugar ao Maurício.

    Mais uma vez Martins não deu nada ao jogo , jogando com Martins e João Mário , este último tem mais capacidade para fazer de médio mais ofensivo do que o primeiro , que é até mais pressionante e defende melhor (resumindo seria melhor opção que Adrien ali, mas adorei ver ali o João Mário) , mas para este treinador chegar a esta conclusão alguém vai ter de partir a cabeça ou então será preciso um drone em Alvalade.

    O Slavchev tem caracteristicas técnicas e físicas para ser um bom número 6 , mais do que o Rosell poderá um dia vir a ser , mas aqui não será preciso drone será mesmo preciso um desenho , este tempo todo poderia estar a ser trabalhado nessa posição…mas não.

    Quer mais um 8 ?? Tem o Wallyson Mallmann para fazer evoluir o seu talento , não é adapta-lo a 6 na B para poderem lá caber todos.

    Quer mais um central para o banquinho ? Tem o Nuno Reis , visto que Sarr não está preparado para jogar a este nível.

    O Sporting tem um plantel talentoso , a questão é as soluções são jovens , e este treinador está lento a relação a isto , e muitos pontos perdemos porque demorou eternidade a ultrapassar isso com jogadores , como João Mário e Paulo Oliveira por exemplo , e agora Tobias.

    O que falta ao Sporting é um matador , o resto ele tem lá em casa para trabalhar , se o Sporting empatar um um jogo com um autogolo do Tobias os sócios do Sporting não vão criticar , este Marco está com dificuldade em adaptar-se , e isto já está a ser demais.

    A alternativa para a tática de trio maravilha chamava-se Iuri e foi emprestado , desistiu de jogar com trio apenas porque correu mal a coisa a Mané , mas não entende que basta a mobilidade e a velocidade para desequilibrar até nem foi preciso estarem os 3 elementos a jogar bem. Vi Gauld , acho que não é explosivo mas gostava de ver mais dele com Carrillo e Nani.

    Repito o Sporting tem um plantel talentoso , e enquanto MS andar a ouvir os amigos Carlos Daniel e Bruno Prata a dizerem que o Sporting tem um plantel semelhante ao Braga e ao Guimarães , e continuar de olhos fechados aos jovens não vamos a lado nenhum. Está a inferiorizar o Sporting mais do que é à boleia da imprensa.

    Gostava que Manuel Fernandes interferisse e tivesse uma conversa com ele.

    • Nuno
      Posted Janeiro 20, 2015 at 9:43 pm

      Mais um Carvalhista…..Realmente o Sporting nao precisa de inimigos, tem os proprios Sportinguistas para destruir o clube.

      Agora que voltaram a ter um treinador, que faz jus ao nome, já o querem mandar embora.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 20, 2015 at 9:32 pm

      Comentario muito interessante, apesar de discordar de alguns pontos:

      – Nao creio que Andre Martins seja melhor que Adrien em qualquer lugar do meio-campo. A unica coisa melhor que tem e o transporte de bola.

      – Nao acho que falte um matador. Falta e um avançado que tambem desequilibre ao mesmo tempo que marca golos, mas esses avançados sao demasiado caros para a nossa realidade.

      – Parece-me tambem que o plantel do Sporting tem qualidade e nao esta ao nivel de Braga e V.Guimaraes, mas nao tem a mesma profundidade do plantel de Benfica e FC Porto e como tal e natural que essa diferença se note na classificaçao;

      – Marco Silva nao e perfeito, e evidente, penso tambem que abordou mal este jogo (expos demais os laterais frente a uma equipa que tem alas muito perigosos) e tambem me parece que existem varios pontos a melhorar (bolas paradas, algo que era perfeito com Leonardo Jardim, e transiçao defensiva), mas tambem existem coisas que melhoraram (o Sporting e mais forte em termos ofensivos, sobretudo a nivel do jogo interior com os movimentos por dentro dos alas).

      Posto isto, concordar contigo em muitos aspectos:
      – Rosell nao tem capacidade para ser um 6 no Sporting, sobretudo fisica e como tal tambem apostaria em Slavchev para esse lugar;
      – Wallyson e um 8 de qualidade pode perfeitamente ser potenciado nesse lugar para vir a ser opçao regular na equipa principal;
      – Se vier um central para ficar no banco nao vale a pena;
      – Tambem quero ver Gauld mais vezes;
      – Existem varios aspectos a melhorar a nivel do modelo de jogo, como referi.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 20, 2015 at 3:26 pm

      Ok fiquei esclarecido, obrigado

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:40 pm

      Segundo a teoria do m1950, a comunicação social está contra o Sporting, mas a favor do treinador.

    • m1950
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:34 pm

      Kafka I nem por isso ,poderia dizer que todos os treinador "diferentes" de BdC terão sempre uma excelente imprensa , e depois não existe imprensa a favor ou contra , existem critérios editoriais que para defender uns atacam outros.

      Ontem o jornal ojogo fez capa do Sporting e colocou lá o tribunal dos arbitros a dizer que o 2º golo do SCP é ilegal , quando a polémica começa no primeiro penalty que existe (eu não marcaria porque futebol é para homens) e logo aí acabava o jogo do Rio Ave que tinha de ter 2 jogadores expulsos.

      Mas não colocou na capa para o FCP os golos de penafiel , isso não interessava aparecer no tribunal de ojogo.

      Nada contra o jornal em causa ou o FCP , mas estou apenas a dar um exemplo , este mesmo jornal que afirma que em Alvalade o FCP foi expoliado no lance do Mauricio , que para mim é penalty , mas não se lembraram que Danilo tinha de ser expulso no golo do SCP e era penalty , e o jogo acabava ali também.

      São critérios editoriais , se BdC chama os jornalistas para armadilhas e humilha-os na Sporting TV está sujeito a isto , naturalmente.

    • JSC
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:29 pm

      Depende do ponto de vista, a CS está a favor do treinador, resta saber se isso também quer dizer que está a favor do Sporting ou não? Se bem que por geral penso que não se deve só valorizar o que se tem de bom, mas também apontar os aspectos que estão pior, só assim se pode melhorar e ao omiti-los pode-se dizer que limpam a imagem real do desempenho da equipa de futebol. É um pouco dizer que o Chelsea jogava de maneira defensiva (omitindo a parte de que jogava bem, no sentido em que ganhavam jogos) e depois dizer que o Sporting joga bem (omitindo a parte que tem falhas defensivas que não se podem quando se joga contra equipa baseadas em contra-ataque), dando a entender que jogar com "tudo" na frente é jogar bem.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:07 pm

      m1950

      Não me vou por no assunto em questão, mas analisando apenas as tuas palavras, cai por terra a teoria da conspiração aclamada por alguns users aqui do blogue, que a comunicação social esta contra o Sporting? certo?

    • JSC
      Posted Janeiro 20, 2015 at 1:24 pm

      (Se o Marco estiver a ler) Mas analisando mais a fundo, um dos problemas da transição defensiva é o facto de os médios estarem muito próximos da área (é muito comum ver o "10" na área e os outros dois médios a 5/10 metros da grande área) enquanto os defesas estão junto ao meio-campo, como os laterais costumam estar também avançados, então o William e/ou o Adrien os médios com alguma noção que a estratégia é um erro fazem piscinas quando perdemos a bola. Existem alguma soluções, uma é colar o lateral que não está a atacar (do lado onde não está a bola ou deles quando esta está no meio) mais junto aos centrais, assim como não colar tanto os médios à área, perderíamos alguma intensidade ofensiva, mas provavelmente não apanharíamos tantos calafrios. Basta verificar que o meio campo do Sporting é um dos mais amarelados principalmente devido ao facto de terem de fazer falta em lances de contra-golpe porque se se metem a controlar ficam 3 para 4 ou 5.

    • JSC
      Posted Janeiro 20, 2015 at 1:08 pm

      Exacto, mas pronto a verdade é que somos todos um grande rebanho (nisto e muitas outras situações) :D! E depois existem os que marcham contra a maré.

    • m1950
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:37 pm

      JSC

      Repare na primeira vez que o João Mário foi titular ele diz isto na conferência de imprensa:

      "Sempre soubemos da qualidade do João Mário , já na Eslovénia tinha jogado bem , e hoje voltou a estar muito bem , mas o André Martins também esteve muito bem na pré época e voces elogiaram bastante—-".

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:27 pm

      As bolas paradas defensivas estão muito pior trabalhadas do que no ano passado. Nisso, Leonardo Jardim era e é mestre. Trabalha a componente defensiva como poucos treinadores o fazem.

    • m1950
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:22 pm

      JSC , já tinha dado conta disto no jornal record , penso que foi na choupana onde era improvavel para todos que Martins jogasse e foi titular. É mais que óbvio ele trabalha a sua boa imprensa , e entrou no Sporting preocupadissimo com isso para não ser queimado.

      As debilidades de jogo do SCP nunca são faladas sequer por nenhum jornal nem nenhum comentador , mas digo-lhe que já defendemos bola parada igual ao ano passado.

      E sim ele tem a aura de ex-futuro e preferido treinador do Benfica, e não larga isso pelos vistos , são muito mal explorados os recursos do SCP.

      E aliás só um menino de imprensa que ve futebol por nomes , pode ter andando com a dupla de centrais que ele andou a usar de inicio , o nome Lyon pesou-lhe mais do que o coitadito do VSC , porque nem o Ancelloti consegue explicar porque Sarr em vez de Tobias e Paulo Oliveira. Digo isto mesmo reconhecendo qualquer coisa ao Sarr , o que é facto é que nem preparado está para jogar.

    • JSC
      Posted Janeiro 20, 2015 at 11:47 am

      Sim a transição defensiva é sem dúvida o pior momento de jogo do Sporting assim como as bolas paradas quer ofensivas quer defensivas.

      O que mais me espanta é ninguém dizer que a equipa com que o Sporting joga vem sempre no jornal no dia do jogo e ninguém comenta isto.

      Penso que o Marco Silva é um fetiche dos media e como ele é inteligente usa e abusa dessa situação

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 11:39 am

      Não percebi o teu último parágrago. Que teoria é essa do Marco Silva andar à boleia da imprensa e da comunicação social?

  • Carlos Alves
    Posted Janeiro 20, 2015 at 11:02 am

    o Sporting não deve contratar ninguem, pois com a equipa atual tem mais que condições para segurar o 3 lugar, o que permite atingir os objectivos minimos para a época, tendo direito a ir a pre eliminatória da Liga dos Campeões.
    deveria ainda aproveitar a oportunidade para arrumar a casa e assim:
    vender – Miguel Lopes, Capel, Shikabala, André Martins, Heldon, Nuno Reis e Cissé
    emprestar – Sarr, Slachev, Dramé, Esgaio, Sacko e Cissé
    Promover à equipa A – Tobias, Gauld Wallyson

    • Anónimo
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:54 pm

      Claro não contratavamos ninguém e vendíamos/emprestávamos 7 jogadores da equipa A e subíamos 3 da b e ficávamos com um plantel de 19 jogadores para 3 competições já que q a taça da liga não conta. Brilhante essa tua ideia.
      sporting76

  • MiltonLuz
    Posted Janeiro 20, 2015 at 10:45 am

    sou da opniao de que se aparecer uma proposta superior a 25/30 milhoes como tem aparecido na imprensa para o William Carvalho deixava-o ir… é um bom encaixe e esse dinheiro podia ser distibruido para outra posiçao mais carenciada, um Central que entre no lugar de caras, para o lugar do William… Danilo Pereira e mais nao digo

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 20, 2015 at 9:47 am

    Concordo com o texto do Nuno Ranito. Diria que o Sporting precisa, de facto, de varios retoques, sobretudo porque existem demasiados jogadores que acrescentam pouco e que estao a ocupar espaço apenas e um lugar na folha salarial.

    Em relaçao a entradas, diria que a entrada de um central seria a unica coisa que procuraria neste mercado de Inverno. Ficou comprovado no ultimo jogo que a dupla Paulo Oliveira-Tobias ainda precisa de crescer e Mauricio nunca foi um central de grande qualidade, apesar de ter subido de produçao nos ultimos jogos. Sarr nao serve e deveria ser emprestado para ver se e possivel crescer competitivamente. Ainda assim, esse central a vir teria de ser alguem capaz de ser uma verdadeira mais valia e nao apenas alguem para fazer numero.
    Quanto ao ataque, o Slimani ainda falhara alguns jogos, mas nao creio ser necessario investir em alguem, ate porque os avançados de qualidade sao bastante caros. Fredy Montero e Tanaka estao a cumprir bem o seu papel nesta fase e como tal nao vejo esse cenario em aberto.

    Em relaçao a saidas, parece-me que o Nuno colocou no ponto, sendo que a unica excepçao e o Miguel Lopes, ja que o Sporting tem o dever de pagar 5M ao FC Porto se o vender. Andre Martins nao tem espaço neste momento, Capel ja nao serve, Heldon nunca demonstrou ser jogador para um candidato ao titulo, Shikabala foi um autentico flop e os elementos da B Cisse, Enoh e Mica tambem nao creio terem qualidade para representar a equipa principal do Sporting.

    Por fim, relativamente a emprestimos, creio que elementos como Drame, Wallyson e Geraldes precisam de ser colocados em equipas de 1ª Liga. O emprestimo do Esgaio dependeria das saidas de Capel e Heldon, ja que estando o Sporting em 4 frentes poderia continuar a ter o seu espaço. Alem destes, Sarr tambem deveria ser emprestado como referi.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 20, 2015 at 9:15 am

    A direção do Sporting sabe qual é a situação financeira e desportiva do clube por isso vai ter de gerir estes dois aspectos com ponderação de forma a não cometer erros graves.

    Na minha opinião a prioridade é colocar os excedentários noutros clubes por meio de venda ou empréstimo, de forma a baixar a massa salarial e dar mais espaço aos jovens do clube.
    Capel, Héldon, Lopes, Cissé, Reis, Mica, Enoh, Sambinha, King e Rubio (acho que voltou neste mês ao Sporting), nenhum destes tem futuro no Sporting por isso têm de sair.
    O Maurício só devia sair se contratassem outro central, depois o Sarr, Slavchev e Rabia deveriam ficar para se adaptarem ao clube. O Geraldes deveria ser emprestado, acho que tem qualidade mas está tapado quer na esquerda como na direita da defesa.

    Depois seria emprestar mais alguns jovens promissores que estão "estagnados" na equipa b, de forma a adquirirem experiência competitiva para no futuro voltarem ao clube mais fortes.
    O Wallyson (se o Martins não sair), Luís Ribeiro e Chaby poderiam ser emprestados e assim dar oportunidades aos suplentes da equipa b e juniores de subirem de patamar.

    Por último e se existisse dinheiro aliado a uma boa oportunidade de negócio o Sporting poderia tentar contratar um bom central (de preferência experiente mas não um "velho" em fim de carreira) e um bom extremo (eu gostava que fosse o Hernâni do VSC, seria um bom suplente para Nani e Carrillo, de forma a evoluir para na próxima época ficar no lugar do português).

    Não me parece que seja necessário contratar um ponta-de-lança porque o Slimani volta já no inicio de Fevereiro … iríamos contratar alguém para jogar 3 semanas? O Montero e o Tanaka dão conta do recado.
    Poderiam era contratar um extremo que também pudesse actuar no centro do ataque, mas teria de ser forte fisicamente porque para pontas-de-lança fracos no jogo aéreo já temos um colombiano e um japonês (que são bons tecnicamente mas por vezes é preciso um "pinheiro").

  • Paixao_Verde
    Posted Janeiro 20, 2015 at 9:09 am

    Outro grande artigo do Nuno Ranito. Sempre com extrema qualidade, parabéns. No entanto, se puder realçar algo diria que não é tao fácil fzaer acontecer o que dizes. Penso que o mercado está díficil para todos e que o Sporting terá dificuldades em conseguir vender os jogadores e comprar com alta qualidade.

    Não que seja impossível, mas não acho que o mercado de Inverno irá ser bom para nós. Penso que se conseguirem trazer o Ricardo Costa (ou outro central de qualidade) e vender o Capel e/ou o Héldon (se fizer boa prestação na CAN) já seria muito bom. De resto acho que é aguentar o barco e conseguir os seguintes objectivos este ano:

    – Mínimo 3° lugar no campeonato, para garantir ida a qualificação para a Champions. Ideal seria o 2° lugar que está ao alcançe (em termos de pontos o Porto está a 4 pontos).
    – Ganhar a Taça de Portugal.
    – Conseguir boa prestação na Liga Europa (aqui depende de muita coisa, daí não ter expectativas nenhumas)

    O que acham?

  • Miguel :)
    Posted Janeiro 20, 2015 at 8:34 am

    O que é feito do King?

    • coach407
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:33 pm

      Se tiveres a falar do Seejou King está no Sporting B, no entanto só fez um jogo e já foi em finais de novembro… Entrou na parte final do jogo contra o Feirense, em que perderam 2-0. Tem tido lesões. No entanto já está recuperado e foi convocado nos últimos jogos contra o Benfica B e Braga B, mas não jogou. O Mica tem sido indiscutível nesta equipa

  • gtm95scp
    Posted Janeiro 20, 2015 at 2:13 am

    mica, cissé, enoh nunca serão mais valias no Sporting mas fariam falta a muitas equipas da primeira liga pricipalmente o lateral esquerdo que poderia valorizar ele que na minha opinião é melhor que luis martins que durante muitos anos tirou o lugar ao fantástico Raphael Guerreiro. Dramé nunca será um craque e tenho duvidas que se irá afirmar no Sporting parece sempre muito individualista e alheado do jogo(contra o braga b foi apanhado 3 vezes forade jogo em 8 minutos) e algo trapalhão Sacko tem mais potencial. Quanto ao Rubio voltou da Noruega a uns dias (já acabaram o campeonato) e não teve uma má epoca pois a jogar a do ponta de lança e às vezes a extremo fez 8 golos numa equipa que acabou em ultimo e que fez 27 golos em 30 jogos aqui está o ponta de lança que tambem pode jogar nas alas (viola para o ano devia ficar no plantel esta a realizar um boa epoca na turquia apesar da lesão. concordo plenamente que o andré martins, o capel e o heldon deviam ser vendidos. Quanto à contratação de um central só se o mauricio for vendido pois iria tapar o espaço de tobias e sarr(que tem potencial para chegar ao nivel do mangala ou melhor mas nunca será de top mundial já, tobias dará um excelente central) e iria dar uma mensagem de falta de confiança.acho que neste mercado de inverno tambem deveria sair um lateral direito ou cedric ou miguel lopes deixando o balanço financeiro entre a renovação de contrato de cedric e a permanência de miguel lopes ou venda(de um dos dois) para a direcçao e desportivamente cedric tem muito mais capacidade fisica que miguel lopes que é melhor do ponto de vista ofensivo mas lento, até displicente a recuperar na transição defensiva e ainda por cima acumula muitas lesões parece-me melhor ficar com o cedric pois ainda pode melhorar certos aspectos do seu jogo. tambem acho que faz falta um extremo hernani e del valle seriam boas contratacoes pois ambos conseguem desequilibrar e marco silva consequiria melhorar o seu jogo principalmente o de hernani que peca muito na decisão ( faz me lembrar o carrillo antes de Marco silva) mas isso sao contratacoes para o final da epoca convem lembrar que nani irá sair carrillo espero que renove mané tem que ser mais intenso espero que volte fica a faltar um extremo (Hernani porfavor!).

  • Abel Alves
    Posted Janeiro 20, 2015 at 1:52 am

    Ha jogadores que devem sair unicamente por gestão de vagas para jogadores que se quer ver o que valem… Contudo o risco financeiro que o Sporting correu foi mínimo.

  • Antonio Oliveira
    Posted Janeiro 20, 2015 at 1:19 am

    O Sporting nao precisa de contratar ninguem, só de um central mas o Sporting nao tem dinheiro, principalmente salarios, para contratar um DC de qualidade imediata.

    Por isso mais vale apostar já no Tobias que assim para a proxima epoca temos uma grande dupla de centrais. O Tobias vai cometer alguns erros normais da idade e da inexperiencia de jogar na 1 divisao mas muito dificilmente o Sporting consegue contratar um DC com a qualidade do Tobias com 6 meses de 1 divisao nas pernas. Contratar um Ricardo Costa da vida só iria atrasar o problema pois para a proxima epoca tinhamos que contratar outro central e o Tobias nao tinha ganho a maturidade de jogar numa equipa grande na 1 divisao. Prefiro arriscar estes 6 meses se permitir ganhar um central de grande qualidade, é só ver o exemplo do ilori 6 meses a titular no Sporting e já estava um grande central.

  • SportingCampeao
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:59 am

    Alem dos jogadores sem qualidade que estão na B, a roubar espaço a jogadores que precisão de jogar… O SCP nesta fase deve pensar na equipa A e isso implica vender heldon, capel,m. Lopes e a.Martins ( este último o único que pode ainda ser útil, mas é um jogador inferior a Adrien e j. Mário. O SCP necessita de um PL de classe( difícil de encontrar) e de um ala desiquilibrador. SCP só deve trazer alguem com garantias e não nalitzis, buenos, kokes, motas, etc…
    e deve pensar ja na próxima época, e para isso wallyson e esgaio deviam jogar na 1aliga esta 2avolta emprestados ( gil, Penafiel, academica e Setúbal como hipóteses ).
    NOTA: nao havendo verbas para PL, ala e central de qualidade inegável… Prefiro que venha um ala ou PL. A defesa pode melhorar, mas os empates em casa com belenenses, paços e moreirense deveram se à falta de qualidade atacante e não defensiva.

    Filipe

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 10:13 am

      O Sporting não tem falta de qualidade ofensiva. Ou acha mesmo que há problemas num trio Carrillo-Nani-Montero/Slimani/Tanaka?

  • Vasco
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:59 am

    Um central é obrigatório. Paulo Oliveira é central de pontapé para a frente, Tobias Figueiredo precisa de aprender com alguém de nível ao lado, o Mauricio tem de ser vendido enquanto não desvaloriza.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:39 pm

      Porque só os sportinguistas é que votam nestas coisas, não é verdade?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:20 pm

      Vejo aqui adeptos a falar do Paulo Oliveira como se fosse um defesa acima da média.
      Ele cumpre, é razoável nos atributos que se querem para a sua posição, mas não tem potencial para mais que isso. Só me surpreende que ainda tenha discutido o lugar no melhor 11 da primeira volta com o Luisão. Enfim, Sportinguistas…
      Cumprimentos, PB.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:53 pm

      Com o tempo, o Paulo há-de atinar com a saída de bola, precisa é de alguém ao lado dele. Um Rojo, por exemplo, um central canhoto, que saiba sair com bola, e rápido.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:38 pm

      Diogo, ele não abre construir jogo. A diferença para o Rojo por exemplo é bem notória.

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 20, 2015 at 8:45 am

      Vasco,
      Quando é que viste o Oliveira a dar pontapés para a frente? Ele só o faz como manobra de recurso quando não tem linhas de passe, de resto é paciente e entrega a bola de pé para pé quer ao lateral como aos médios e por vezes atrasa ao guarda-redes.

    • Gabriel Esteves
      Posted Janeiro 20, 2015 at 1:15 am

      Desde que me lembro de ver uma notícia em que associavam o Maurício ao Man United…

  • Bruno
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:32 am

    Espero que o Sporting não vá ao mercado, e, se possível, o ideal era livrar-se de uns quantos peso mortos da equipa. Aliás, para mim antes de vir um avançado ou um central vinha um nº 6.

    SL!

  • Rafael
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:25 am

    Central – Aderlan
    Avançado – Douglas Coutinho

    Vender – Capel, Heldon, Miguel Lopes e André Martins
    Emprestar o Rubio, Wallyson e Mica à Académica.
    Emprestar o Dramé, Esgaio e Sarr ao Setúbal
    Mandar o Enoh e o Cissé para o Reus e recuperar o Semedo para fazer de Sarr como 4.º central

    • Alexis
      Posted Janeiro 20, 2015 at 11:48 am

      Aderlan e Douglas Coutinho? E dinheiro? Nem p'ra uma quanto mais.
      Ah e o empresário (ou fundo que detém o passe) do Coutinho é… a Doyen!! Hehehe
      depois como o Ruben Cardoso doz, isso de dizer "empresta-se X e Y para o clube Z" é muito engraçado.
      ou então vender jogadores sem ter mercado para eles (ou pelo menos os interessados não querem pagar o que o Sporting pede)..
      Mas sonhar não custa….

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 10:05 am

      Essa coisa do emprestar ao X ou ao Y é das mais engraçadas que já vi. Mas são os grandes que vão impôr determinado jogador a determinada equipa? Acham que os outros são subservientes?

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 20, 2015 at 8:42 am

      Sabes quanto é que o Braga quer pelo Aderlan Santos? Um balurdio … uns 5 milhões, não vale a pena.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 20, 2015 at 3:13 am

      Douglas Coutinho e Aderlan (só se for o da Académica)? Continua a sonhar…

    • João Dias
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:19 am

      João Afonso superior ao Aderlan

    • Anónimo
      Posted Janeiro 20, 2015 at 1:53 am

      o semedo é FRACO!!!!!

      so tem estilo nao tem respeito nem sequer qualidade!
      nao merece aposta
      ainda por cima é benfiquista assumido
      nao acrescenta nada ao Sporting !

      flip

    • Joao
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:55 am

      Semedo nem no Reus joga

    • SportingCampeao
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:43 am

      Rafael seria fantástico que tudo o que escreveste se concretizasse.

      SL

      Filipe

  • Valcx
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:07 am

    Excelente post, como o Nuno Ranito já nos habituou.

    Gostava que o Sporting emprestasse o Rubio, Wallyson e Dramé ao Vit. Setúbal, com a esperança que o treinador seja o Bruno Laje..

  • Ricardo
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:06 am

    O defesa podia ser o Doria e o avançado o Gameiro, jogadores que não tem jogado e podiam chegar por empréstimo com opção de compra. Já sei que para uns eles tem um salário elevado e tal tal, mas aposto que o salário do Miguel Lopes, Capel, Heldon, Shikabala e André Martins juntos dá para pagar a estes 2 e ainda sobra dinheiro para renovar com o Carrillo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 4:07 pm

      Pois, mas nesses 7 jogos não demonstrou qualidade para tirar o lugar ao Cédric, jogador que também não tem estado na melhor das formas. Porque por mim, tanto Esgaio como Geraldes já deviam ter tido mais oportunidades para jogar.

    • coach407
      Posted Janeiro 20, 2015 at 3:25 pm

      Ele tem 7 jogos esta época! Tantas vezes que o Cédric já enterrou a jogar todos os jogos, quanto mais um jogador que não joga regularmente há tanto tempo? Não vi esse jogo contra o Boavista, mas pelo que ouvi o Boavista mal atacou por isso parece difícil enterrar mas acredito… No entanto viste a época que fez no Lyon? Mete no bolso o Cédric mas de longe

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:42 pm

      Se ele até contra o Boavista enterrou à grande…

    • coach407
      Posted Janeiro 20, 2015 at 2:25 pm

      Teto salarial esse que o Benfica e o Porto também têm podendo ser maior nestes casos. Mas não é por aí…se ele não quer/pode pagar aos jogadores o valor adequado então não pode exigir-lhes que sejam campeões e à mínima coisa estar a criticá-los duramente!

      Quanto ao Miguel Lopes não concordo nada. Não só é o melhor lateral direito do Sporting como caso estivesse a jogar regularmente seria chamado à seleção e, muito provavelmente, titular

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:58 pm

      Discordo completamente de a qualidade do Miguel Lopes ser, e parafraseando, "muita". Ele tem é muita imprensa, e da boa, porque deve ser prai o 4º melhor lateral do Sporting.

      E existe uma coisa chamada tecto salarial, que o Bruno de Carvalho teve que impor como medida acordada com a banca.

    • coach407
      Posted Janeiro 20, 2015 at 12:49 pm

      Não acho que, como refere este post, o André Martins seja dispensável. Definitivamente não o acho nada de especial, não é jogador para ser titular no Sporting mas um clube também precisa de suplentes! Estamos a falar de um jogador que nos dois jogos em que esteve disponível foi titular (contra o Nacional que saiu cedo lesionado e agora regressou e foi titular contra o Rio Ave). Se o vendessem ficavam com o plantel demasiado curto. Já Slavchev que foi referido como alternativa ao André Martins é completamente dispensável (o melhor seria o empréstimo para vermos se realmente tem algum potencial).

      Aproveito para dizer que, na minha opinião, o salário do Miguel Lopes não é desproporcional à sua qualidade. Há aqui dois aspetos a realçar: a qualidade do jogador que é muita e o facto de não ser o salário dele que é muito elevado mas o salário dos outros jogadores é que é desproporcional à sua qualidade, mereciam ganhar bem mais!

      Por exemplo, o salário do Cédric é qualquer coisa que é de rir, comparando com os suplentes de muitos jogadores do Benfica e do Porto! Claro que ele sabe disso e exigiu um salário melhor (mesmo assim bastante aquém do adequado comparando com os outros clubes que lutam pelo título). O Sporting queria obrigá-lo a renovar e a ganhar praticamente o mesmo. É absurdo o que alguns jogadores ganham no Sporting e depois o Bruno de Carvalho exige que sejam campeões e ainda os critica por falta de atitude e sportinguismo. De rir

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 20, 2015 at 8:38 am

      Ricardo,
      Isto não é um jogo de computador, não é venderes o Lopes, Capel, Héldon, Shikabala (que não está a receber salário) e Martins que vamos poder usar esse dinheiro em apenas dois jogadores.
      O Sporting tem um tecto salarial a respeitar para não haver desigualdades salariais entre jogadores e assim também controlar a situação financeira.

      O Marsella parece não crer emprestar o Dória, mesmo se o Sporting conseguisse acordo do clube já saberia de ante mão que os franceses não o venderiam por menos de 10 milhões. Para não falar no salário.

      O Gameiro ganha um balúrdio e nos últimos tempos tem sido um opção utilizada várias vezes no Sevilla, é a "arma secreta" deles. Não sei se eles estariam interessados em empresta-lo … mas o salário é proibitivo.

  • David
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:03 am

    Essas 5 contratações entram para a história do futebol português. A visão de mercado do Inácio e do Bruno de Carvalho dava uma tese de mestrado.

    De resto concordo com tudo. Mas quem é que quer o Capel? E se o Sporting não se dá com os empresários como é que vai colocar os jogadores que o Inácio e o Bruno de Carvalho contrataram?

  • João Dias
    Posted Janeiro 20, 2015 at 12:03 am

    Uma questão: o que é que o Nuno Reis está lá a fazer na equipa B?
    Só está a tirar espaço ao Domingos Duarte…

    Há que dar espaço elementos como Gelson Martins, Podence, Gauld e Riquicho para evoluirem.
    Principalmente o Gelson.

    • Luís Suarez
      Posted Janeiro 20, 2015 at 11:33 am

      De todos esse elementos que disseste só o Domingos Duarte é que joga na posição dele. Mas (e isto não é nenhum ataque) o Sporting já nos tem habituado um pouco a esta gestão, tem dificuldade de colocar jogadores e quando os vende são normalmente ainda projetos de jogadores, a exceção claro o Rojo, embora eu pessoalmente ache que ainda tem potencial para vir a ser muito melhor do que é agora.

      O N. Reis já passou o seu auge e quando poderia ter saído, mais novo e como projeto de jogador (como aconteceu com Nani, Ronaldo, Ilori e Dier) podia ter dado um rumo diferente à carreira.

      P.S.: Não me venham com coisas a dizer que esses já eram jogadores nem a dizer que o Benfica e o Porto fizeram isto, já sabem que sou adepto do Belém e não estou a criticar estou sim apenas a comentar a dificuldade que o Sporting tem tido em "despachar" estes jogadores.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 20, 2015 at 10:04 am

      Ele devia era estar na equipa A. O Gelson ainda tem muito que evoluir.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 20, 2015 at 1:54 am

      o problema nao é o nuno mas sim o sambinha

      flip

Deixa um comentário