Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

É urgente parar com o ódio no desporto

Desde que me lembro sou adepto de futebol. A minha família partilha essa paixão e desde cedo me incutiu o gosto pelo desporto. Durante a minha infância vi sempre o desporto como algo divertido que promovia não só a minha saúde e bem-estar físico, como as relações interpessoais e ainda a forma de lidar com as adversidades.

Acontece que, na minha família em particular, foi-se criando um padrão: os homens eram do Benfica, as mulheres do Sporting – e estas pouco ligam ao assunto. Eu sou o membro mais novo, homem, e porventura o meu pai esperaria que seguisse os seus passos mas, talvez para ser do contra e apesar de ter crescido a ver o Mantorras ou o Nuno Gomes (e de ter uma camisola do Roger), tornei-me sportinguista. Uma rivalidade que no seio do nosso lar se tornou uma constante: nunca o meu irmão ou o meu pai se coibiu de fazer uma piada sobre o cabelo do Paulo Bento ou o peso do Rochemback e nunca eu deixei escapar uma oportunidade para gozar com os frangos do Bossio ou a falta de técnica do Makukula. Uma rivalidade saudável, baseada na picardia mas também no respeito mútuo. No geral, era tudo “na brincadeira”.

Infelizmente o cenário nem sempre é este. É preocupante que se vá observando de dia para dia a rivalidade tornar-se bullying, ódio ou racismo e ser cada vez menos compreendida. Numa época em que as pessoas estão cada vez mais “acordadas” e focadas nos problemas humanitários, no futebol os sinais são cada vez piores.

Não é preciso sequer sair de Portugal para nos depararmos com estes sinais: desde cedo as crianças são incentivadas a odiar o clube e os adeptos rivais. Não numa perspetiva de rivalidade, mas de ódio, de uma crença em que tudo o que tem a ver com o rival é mau e deve-se evitar. É cada vez mais fácil recorrer ao insulto, à insinuação, ao descrédito e até às teorias da conspiração. Deturpam-se factos, atacam-se carreiras e competências para justificar derrotas e mesmo quem ganha mostra cada vez menos respeito pelo derrotado.

Não será especificamente em Portugal o epicentro do descalabro do desportivismo, mas é necessário que os portugueses olhem mais para as suas ações, reações e exemplos que dão aos mais novos. Dificilmente a mentalidade mudará de um dia para o outro, mas é extremamente importante que as crianças compreendam e aceitem a rivalidade como um conceito pacífico, de disputa e concorrência entre entidades que procuram o mesmo objetivo.

O ódio gerará sempre mais ódio e, na minha opinião, é vital que a mensagem transmitida às crianças seja diferente da que se vê atualmente. É preciso haver simultaneamente diversão, companheirismo e ética no desporto. Não podemos ter, por exemplo, um terço do país a torcer pelo fracasso de um jovem de 19 anos na sua estreia na seleção.

Visão do Leitor: Afonso Ascensão

61 Comentários

  • opiniaodeadepto
    Posted Junho 11, 2019 at 4:16 pm

    Queria começar por elogiar este espaço, por ser um lugar onde se fala de essencialmente de futebol e onde se evitam certo tipo de discussões! Alguma pseudointelectualidade futebolistica à parte, gosto muito!
    Não deixa de haver clubite e palas às cores respectivas em alguns comentários, mas com um nível saudável!
    O futebol é um jogo de paixões onde a clubite impera!
    Essa clubite levada aos extremos é que causa a violência em primeiro lugar!
    A maior parte dos adeptos não gosta de futebol! Gosta dos seus clubes!
    Os dirigentes andam sempre com a verdade desportiva na boca, a seriedade e o bem do futebol, mas a hipocrisia é tanta que só conseguem ver violência nos adeptos dos outros e corrupção no clube do lado!
    Mas culpa não é só deles: O que diria um adepto do Benfica, se LFV criticasse as suas claques por serem violentas? O mesmo para o Porto, Sporting ou qualquer outro clube!
    Tudo isto é exponenciado por uma comunicação social desportiva idiota, que vive destas polémicas e, para piorar, temos que levar com programas pseudodesportivos onde proliferam paineleiros, que vão desde ex-futebolistas falhados a advogados com pretensões a presidente, mas todos têm em comum o facto de a imparcialidade lhes fazer comichão!
    Tudo junto dá uma bela porcaria …
    O que fazer para acabar com isto? Não tenho resposta completa, mas quanto a mim o passo mais importante seria haver coragem política para acabar com as claques, como organizações criminosas que são, ao invés duma lei que apenas serva para maquilhar o problema!!

    • offtopicguy93
      Posted Junho 11, 2019 at 5:12 pm

      “ex-futebolistas falhados a advogados com pretensões a presidente” obrigado por esta frase, define muito bem aquilo que se passa dia após dia nos canais portugueses.

      Só queria fazer aqui um ressalvo para um programa da Sporttv+ onde participa Simão Sabrosa, Ricardo e Chaino que é de longe o melhor programa desportivo a passar em canais não pagos da TV em portugal! Convidam semanalmente um jogador, e fazem outras actividades para promover o futebol e o desporto em si como é o caso daquele novo desporto da mesa côncava!

      Bem haja!

      • opiniaodeadepto
        Posted Junho 12, 2019 at 12:17 pm

        Há excepções claro! Mas nem sempre são fáceis de encontrar no meio de tanta porcaria!
        Bem haja!

  • jp
    Posted Junho 11, 2019 at 2:55 pm

    Quando li o título pensei: “pronto é do Benfica”. E fiquei surpreso e satisfeito por ter errado.

    Porque pensei isso? Porque, e vou ser o mais sincero possível, não sei como os outros clubes (especialmente os rivais) não odeiem Benfica e também o Porto. Mais uma vez porquê? Porque são os clubes que desde que nasci mais deturpam a verdade desportiva. E é impossível não falar nisto.

    O apito dourado foi o escândalo que foi e mesmo com as “provas” à vista (escuta) de todos, não puderam ser aceites legalmente. Mesmo que elas tenham acontecido…

    Agora passados 10 anos ou 15 anos, voltámos ao mesmo. A condenação de há dias do Porto, tal como o Juiz admitiu, assume os e-mails (ou pelo menos uma grande parte do conteúdo dos mesmos) como verídicos. E se isto não é um escândalo igual ou maior ao Apito Dourado não sei o que seja. Mas não me parece que alguém esteja muito preocupado com isto.

    Eu vou “sempre” odiar o Benfica e Porto porque odeio mais que tudo a mentira, a injustiça, a corrupção e a hipocrisia (Porto). Tal como não gosto da Juventus nem United (sempre senti que eram beneficiados, com o Howard Webb e etc.).

    Peço desculpa pela sinceridade mas é a verdade. Não aceito que 2 clubes deturpem um desporto que é tão importante para mim e enganem assim tantas pessoas. No dia em que houver justiça e um assumir de culpa (que eu não acredito em Portugal), eu voltarei atrás. Até lá, infelizmente, não consigo não nutrir estes sentimentos. Por mais que concorde com o texto.

    Um abraço

    • DYI
      Posted Junho 11, 2019 at 4:29 pm

      JP, isso que disseste não é exclusivo ao futebol. O problema é que todo o Portugal é ridículo no que toca a seriedade. O futebol é apenas mais uma área deste país dominada por uma corrupção estrutural. Enquanto os Portugueses não “crescerem” vamos continuar a ter instituições corruptas, uma justiça anedótica e os suspeitos do costume a rirem se.
      Portugal está podre, e infelizmente não é só no futebol.

      • jp
        Posted Junho 11, 2019 at 4:48 pm

        Concordo a 100%! Foi o que disse em resposta ao Joga_Bonito. É transveral à nossa espécie! E não é só cá em Portugal!

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 11, 2019 at 4:26 pm

      Se leu a notícia do caso dos mails deve ter lido que os juízes afirmaram claramente que os mails nada provavam de ilegal d aparte do Benfica. E que certos mails foram transmitidos na imprensa, de forma deturpada para sugerir crimes que não sucederam. Aquilo que se chama em português truncagem de mails e que a própria ERC já se tinha manifestado antes, afirmando claramente que FJM manipulou informação para induzir em erro a opinião pública. A única ilegalidade que se provou no tribunal da 1ª relação foi o roubo de mails de um clube e o acesso a informação privilegiada, que até pode dar direito a descida de divisão do Porto.
      Portanto, não venha meter tudo no mesmo saco nem desinformar.
      E relembre-se do caso Cashball antes de falar seja do que for. Se é verdade que nada está provado, e todos são inocentes até prova em contrário, acho incrível como consegue vir falar com tom de superioridade sobre seja quem for quando também pode ter problemas e graves na matéria. A forma como consegue actuar como se o Cashball não existisse é incrível.
      Eu falo por mim, porque a decisão do tribunal provou que o Benfica não cometeu qualquer ilícito de cariz desportivo, ao contrário do Porto que foi condenado no passado. Mas não consigo perceber aonde foi buscar sentido de superioridade sobre seja quem for, com os processos que decorrem no seu clube.
      E a referência ao United vem de onde? Que benefícios são esses que ninguém viu?
      Eu nem queria comentar este tema, porque já disse o que tinha a dizer sobre isto na questão das claques. Mas num texto que procura apenas apelar ao bom senso e fair-play vir fazer acusações sem nexo ao MU ou vir com ar de virgem impoluta quando há coisas como Cashball, enfim…

      • jp
        Posted Junho 11, 2019 at 4:46 pm

        E é por isto que o País está com está e eu fundamento o que disse.

        Sim eu li que os mails foram alterados (não sei quantos) para serem mais ou menos evidentes. Não foram inventados! E as coisas que eu li em vários emails, sejam truncados (cortados? limitados?) ou alterados não retiram a veracidade de partes importantes.

        O Porto foi condenado por roubar emails, não inventar.

        Quanto ao Cashball (que tal como as investigações ao Benfica está ainda em curso), há uma diferença, para mim, de magnitude superior. As pessoas envolvidas no caso, mesmo as que libertaram a informação, quando falaram com a PJ não confirmaram as histórias. Ao contrário dos jogadores do Marítimo que revelaram oficialmente e praça pública, pondo em risco as suas carreias e sendo sincero, mais do que isso, em como o Benfica lhes pagou para perderem.

        Portanto sim, considero-me moralmente superior. Não digo que no Sporting não haja corrupção porque acho que onde existe poder e dinhero, há corrupção mas, seja porque razão for, não nestes termos.

        Ah e quanto ao United, eu disse “sempre senti que”. Não posso sentir? Não tenho culpa. Se eram ou não conscientemente beneficiados não sei, eu sentia que sim e não posso fazer nada quanto a isso.

        O futebol é um desporto de paixão. De emoções. É normal sentir vários tipos de emoções e sentimentos por diferentes intervenientes do mesmo desporto.

        O pior cego é o que não quer ver e como já disse, onde há dinheiro e poder, há corrupção. Seja no futebol, no Andebol, na política ou nos negócios.

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 11, 2019 at 5:29 pm

          Na decisão dos juízes está claro que os mails não continham qualquer ilícitos desportivos, facto que é crucial, porque se fosse o caso, o Porto podia alegar que actuava como jornalista denunciando casos de corrupção, assim foi condenado por roubar informação, que tinha como objectivos lançar uma campanha de calúnias e aceder a segredos do Benfica. Truncar mails não é crime que estava em discussão, isso será crucial para outro processo, referentes aos danos que a actuação do Porto causou ao clube. Mas isto ficou provado.
          Quanto ao caso Cashball, as pessoas contactadas claro que negaram, mas ainda nada está esclarecido.
          Quanto ao caso do Marítimo, não houveram jogadores do Marítimo coisa nenhuma a acusar, houveram sim actores pagos para isso, como a SIC reconheceu, usando a patética desculpa que os verdadeiros jogadores teriam medo de aparecer, como se fosse possível acontecer alguma denúncia sem que o denunciante tenha de estar disponível para testemunhar. O mesmo aconteceu com o caso do Cássio, que está a ser julgado por corrupção num processo que envolve as máfias das apostas, e o Record plantou uma notícia falsa que dizia que ele acusou o César Boaventura
          de o ter tentado corromper, quando na verdade na entrevista que o Cássio deu e nas declarações que ele fez em tribunal ele nunca mencionou nem o CB bem o Benfica. Isto levou À demissão de jornalistas do Record
          há umas semanas. Resta saber
          a soldo de quem o Record armou isto.
          Ou você está mal informado ou está a mentir, querendo eu crer que será a primeira.
          Sente-se moralmente superior porque actua como se nada acontecesse no seu clube, sendo você o pior dos cegos, o que pensa que os outros não vêem. Se finge actuar como se o Casahball não existe, então pode achar-se com direito a tudo, mas não pense que somos parvos.
          Sendo que nada está provado no cashball, o seu clube pode vir a ser condenado, logo acho que vir para um post que apela à paz no futebol, vir mandar postas para os outros quando pode e bem entrar pela madeira adentro é caso para dizer, que mais valia estar calado.

    • offtopicguy93
      Posted Junho 11, 2019 at 3:36 pm

      Adeptos como o meu amigo é que estragam o futebol. Então vamos por partes:
      – em primeiro lugar o seu anti-benfiquismo é maior que o seu anti-portismo, daí na sua primeira frase ter admitido o mesmo!
      – em segundo lugar ninguem devia odiar nada nem ninguem… uma coisa é “não gostar de algo”, outra é odiar… eu sou do benfica porque gosto do benfica, não porque tenho odio ao Sporting ou Porto;
      – Quando o meu amigo diz que “agora passados 10 anos ou 15 anos, voltámos ao mesmo” o meu amigo refere-se ao quê? Gostava que o meu amigo me mostra-se conteúdos dos e-mails onde o benfica saiu beneficiado em jogo “x” ou “y”; Caso o meu amigo não saiba, o ex-diretor de comunicação do Porto, alterou mails, para deturpar toda uma historia que conseguiu “imaginar” nos mails! Como já é sabido e publico, a maior parte dos mails são informações de scout do Benfica, relatórios médicos de jogadores do Benfica, relatórios de treinos da equipa senior do Benfica, informações sobre o seixal, programas sobre o seixal, inovações a fazer no seixal, etc etc… e um pequena parte dos mails, onde de facto pode-se ver que o benfica andou a distribuir bilhetes e “favores” a outras pessoas não ligadas ao benfica…. contudo, recordo a pergunta que fiz, quero ver um mail onde o benfica beneficiou desportivamente daquele ato. Se o meu amigo for ao youtube encontra varias escutas onde é claramente perceptível que o porto beneficiou desportivamente das mesmas!
      – A sua frase “eu vou sempre odiar o benfica e Porto” é de alguém que andou a comer gelados com a testa na era BdC… e que agora os voltou a comer com Francisco J marques mesmo não sendo Portista. Mais uma vez recordo a pergunta, quero que o meu amigo me mostre conteúdos oficiais do benfica que demonstrem corrupção e mentira;
      -Por ultimo, pois fui indo por parágrafos (se me fiz entender, claro), os principais responsáveis pelo estado do futebol em portugal são Sporting e Porto, com Bruno de Carvalho e J marques a liderar cada equipa! O benfica desde que foi tetra campeão que sofre ataques todos os dias… foram feitos livros de um lado (polvo encarnado), e do outro, todos os dias se via um presidente a fazer comunicados sobre o benfica com o seu amigo saraiva a comandar a supervisão e divulgação desses mesmos comunicados.

      Em suma, é triste haver pessoas que “odeiam” os clubes rivais em vez de depositarem essas forças para apoiarem os seus clubes e irem ao estádio com as suas familias! É triste o meu amigo ainda vir com esse discurso que o benfica controla isto tudo e depois ficar surpreendido que afinal o texto não é só sobre o Benfica. É triste, mas é a realidade! Só para finalizar e recordar uma pergunta: gostava que o meu amigo me mostrasse um conteúdo oficial do benfica onde podemos realmente constatar que o clube em causa foi beneficiado com tal mail, ou tal informação. Obrigado!

      Bem haja! E odiar é muito diferente de “não gostar”.

      • jp
        Posted Junho 11, 2019 at 5:08 pm

        Em primeiro lugar, vai ter de deixar de me chamar de “amigo”. Não somos amigos e não preciso desse tom condescendente e fingido.

        Por partes também:
        – Não vou ser falso e negar que o meu “anti-benfiquismo” seja maior que o “anti-Portismo”. Sou lisboeta, os benfiquista incomodam-me mais que os Portistas e toda a vida levei com bocas ou de amigos ou familiares. A rivalidade é maior. Mas não foi por isso que achei que o autor do texto era adepto do Benfica. Quem ganhou este ano foi o Benfica, quem tem menos razões para odiar os outros (este ano) é o benfica. Por isso o discurso faria mais sentido vindo de alguem do… Benfica. Apenas isso.

        – É a sua opinião. Tem direito a isso e eu tenho direito a odiar e repudiar o que eu quiser. Odeio pedófilos, odeio quem trata mal animais, odeio rúcula, odeio muita coisa. Também amo muita coisa, não se preocupe.

        – Mas estamos a brincar?! Então o Benfica ter tido informações privilegiadas sobre as decisões da Liga (apenas um exemplo) não é proveito próprio?! Ou essa é a unica parte que é verdade e o resto é tudo mentira? Ou também é mentira?

        – Andei. Assumo que andei. Ele enganou-me bem como a grande parte dos Sportinguistas. E então? Agora sei que ele era um mentiroso egocentrico compulsivo. O Veiga também não os enganou? O Vieira também nao vos continua a enganar? Eu não tenho problema nenhum em admitir os próprios erros nem assumir culpas.

        – A Culpa ainda é do Bruno. Os ataques ao Félix ainda são culpa do Bruno. Tábem. Ou do J Marques. O primeiro tá “morto e enterrado”, o segundo condenado mas a culpa é deles.
        E sim o Benfica desde de que foi tetra é atacado porque há um outro clube (farinha do mesmo saco – a tal hipocrisia) que quer voltar ao comando do futebol Português. Infelizmente, nada se ganha (ou muito pouco) se ganha no futebol Português sem corrupção. E não é só no futebol! É na política (preciso mesmo de citar alguem? Ficava aqui a tarde toda), é nos negócios (olha o nosso grande comendador agora), em todo o lado! O Porto foi campeão as vezes que foi porque dominava o Futebol Português por dentro e por fora, tal como o Benfica agora. Nao quer dizer que determinadas figuras não mereçam valor. Mas uma coisa não invalida a outra.

        Deixe aqui o seu email, que eu envio-lhe algumas notas interessantes dos tais emais “truncados”, não vou colocar aqui.

        Bem haja também e “não gostar” de algo também é muito diferente de não querer ver.

        • Heisenberg
          Posted Junho 11, 2019 at 5:28 pm

          “Quem ganhou este ano foi o Benfica., quem tem menos razões para odiar os outros (este ano) é o Benfica.”

          Está tudo dito… não alimentem esta troca de argumentos com pessoas que pensam desta forma, que não vale a pena.

          Cumprimentos

        • offtopicguy93
          Posted Junho 11, 2019 at 5:28 pm

          Já agora que estás a falar de corrupção etc etc… o que me dizes do teu antigo vice-presidente andar a depositar 2mil euros nas contas dos árbitros? É uma coisa completamente normal certo? Quem foi punido? Apenas ele, certo? Reflecte antes de falares, amigo!

        • offtopicguy93
          Posted Junho 11, 2019 at 5:25 pm

          jp já percebi que contigo é perder o meu tempo! Disseste muita coisa mas não disseste nada! Repudiar e odiar são palavras muito fortes para definir aquilo que sentimos por alguém que nunca nos fez mal! Definia mais o seu estado de espírito como: azia!

          Parei de ler quando voltaste a referir que o benfica domina por dentro e por fora (?????), pois gostava que o meu amigo sustentasse essa sua hipótese se for possível… O presidente do CD é portista, o presidente da Liga vai com ele no mesmo saco e até o presidente da camara do Porto já tece comentários sobre dirigentes rivais… e é o benfica que manda nisto? O benfica manda é dentro de campo como referiste e somente dentro de campo! Fomos a alvalade dar 4 e ao dragão ganhar o jogo do titulo… isso sim! Factos!

  • Salah
    Posted Junho 11, 2019 at 1:57 pm

    Culpar a comunicação social é brincar com coisas sérias, e tentar passar entre os pingos da chuva.

    – São os clubes que protegem e promovem incessantemente as claques responsáveis por 99% dos casos de violência e incentivos ao ódio.
    – Direcções e directores de comunicação são responsabilidade dos clubes (e quem elege os dirigentes dos clubes são os adeptos-sócios).
    – Quem gere os orgãos de comunicação dos clubes – que diariamente criam um clima de ódio – são as direcções (eleitas pelos adeptos-sócios).
    – Quem incita ao ódio contra os árbitros sempre que a equipa joga mal são as direcções (eleitas pelos adeptos-sócios).

    Quem criou o clima actual foram os CLUBES e, claro, os adeptos e sócios que apoiam o clima de ódio. Governo, comunicação social, etc. não passam de actores secundários, ou é o governo que obriga os clubes a darem palco aos Guerras, Marques e companhia? É a TVI ou a SIC que obriga os clubes a colocar as claques no centro da vida dos clubes? Não.

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 11, 2019 at 12:52 pm

    “Sounds good, doesn’t work”

    O ódio no futebol vai continuar a ser perpetuado enquanto tivermos 90% dos programas de “futebol” a falarem de tudo menos… futebol.

    Isto é cultural e dificilmente irá mudar.

    É anedótico que, por exemplo, continue-se a dar voz e tempo de antena na comunicação social a um bandido como o Macaco Líder. Só num país como este é que este sujeito tem oportunidade de vir dar entrevistas a jornais desportivos e ter destaque nos mesmos.

    E quem diz este, diz outros tantos que se limitam a espalhar ódio no futebol e continuam a ser “relevantes”.

    Nenhum texto irá apagar a ausência de cultura de desporto que prima neste país.

  • André Dias
    Posted Junho 11, 2019 at 12:22 pm

    Isto não é novo, existe desde que me lembro. Actualmente tudo é facilmente divulgado através das Internet, principalmente via redes sociais, e ficamos com a percepção errada de que está tudo pior do que antes.

    O problema não está no desporto em si, está nas pessoas. Para alterar este paradigma há uma solução bastante simples: educar as crianças desde cedo. Andava eu na escola primária e já ouvia colegas a cantar “Nós só queremos Lisboa a arder” quando o FCP era campeão. Não culpo o FCP, responsabilizo os pais. Se não educam os filhos e ainda dão um mau exemplo em casa, este fenómeno de ódio e violência será sempre constante, por mais que os clubes tentem alterar a situação (que não tentam, diga-se).

    Basta olhar para uma caixa de comentários aqui no VM. Há pessoas que sabem estar e outras que não. É um reflexo da sociedade. Nas redes sociais a balança desequilibra-se a favor das que não sabem estar porque é onde comunicam as massas. No VM temos um espaço saudável de debate porque é um site maioritariamente frequentado por pessoas que gostam de futebol e não de bola.

  • briosa
    Posted Junho 11, 2019 at 10:35 am

    Ódio so existe entre os tres grandes que representam 95% da população, no resto dos clubes vive-se o futebol a sério. Atençao nao estou a criticar quem apoia o Benfica, Sporting ou Porto mas por favor metam os pontos nos i´s e não digam que ha odio na liga no geral

  • Estigarribia
    Posted Junho 11, 2019 at 8:56 am

    Li o texto no telemóvel e concordo com tudo o que foi dito no mesmo. Em Portugal, mais especificamente, vive-se um clima de ódio e já é quase impossível ir a um estádio sem o medo de ser agredido por um ‘bando de selvagens’. Bruno de Carvalho era um dos principais instigadores de ódio no futebol português, mas em quanto andarem por aí certos e determinados indivíduos como Francisco J. Marques, entre outros, não teremos um futebol português pacífico.

    Sou do Sporting desde que nasci e sempre respeitei os rivais do meu clube, Benfica e FC Porto, mas quando tens um indivíduo como J. Marques a semear ódio, dia sim, dia sim, torna-se muito complicado tentar respeitar o FC Porto. Cresci a gostar de futebol jogado e é com tristeza que vejo cada vez mais crianças a começarem a destilarem ódio contra os rivais – ódio esse muitas vezes semeado pelos pais e os pais têm culpa.

    Sendo eu do Sporting também estaria a mentir se dissesse que nunca mandei umas farpazinhas ao Benfica (na maioria até porque tenho grande parte da família benfiquista) e ao FC Porto, mas uma coisa é mandarmos umas farpas dentro da rivalidade saudável (sobre o peso do Taarabt, as pastilhas do JJ ou as ‘peças insubstituíveis’ do Mantorras) e outra é andarmos a alimentar teorias da conspiração bem ao nível da série ‘Ficheiros Secretos’ e andarmos a desejar a morte aos nossos rivais.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Que, um dia, o futebol português evolua deste estado primitivo para um estado mais civilizado e que não usemos a emotividade do futebol como desculpa para os actos selvagens e de ódio que se praticam em Portugal. Antes de semearmos ódios no futebol e no resto do desporto, lembremo-nos que esse actos levam a consequências como os acontecimentos de Alcochete à um ano.

  • Diogo Leal
    Posted Junho 11, 2019 at 8:35 am

    Parabéns pelo artigo. Concordo com a essência do texto e acho o tema pertinente até por todos os casos extra futebol e processos judiciais que estão a decorrer e que contribuem para que exista um clima de suspeição até que a justiça se pronuncie sobre os mesmos.
    Em relação ao bullying que tem sido feito ao João Félix, acho que ele acaba por ser uma vítima da própria máquina propagandista do Benfica, assim como foi o Renato Sanches. As piadas que têm surgido após a má estreia do João na seleccão acabam por ser consequência das pessoas estarem saturadas da propaganda dos €120m criada pelo Benfica com a grande contribuição da imprensa como um todo. Basta pensar um pouco para perceber que o miúdo tem um enorme potencial mas hoje não vale €120m. Tal como se veio a demonstrar que o Renato não corresponde ao que se pensava dele. Portanto acho que o tal bullying não é dirigido ao Félix concretamente mas sim a quem criou a propaganda à volta do João Félix. Basta ver todas as capas de jornais surreais que têm saído nas últimas semanas. Estas situações só vão terminar quando a CS deixar o miúdo jogar sem pressão.
    Aliás, existem outros produtos do Seixal bem aceites pela generalidade dos portugueses, independentemente de terem vindo do Seixal, como Bernardo Silva, Guedes, Cancelo ou Nélson Semedo. E o motivo é muito simples. Já justificaram o seu valor e que não são apenas hype

    • Diogo Leal
      Posted Junho 11, 2019 at 5:12 pm

      Caríssimos,
      Penso que não me fiz entender porque em momento algum disse que odiava o Félix ou que tinha inveja por ele ser do Benfica. Como sportinguista, mas acima de tudo português, o que eu mais quero é que ele singre no mundo do futebol e atinja grandes exitos seja lá onde for (excepto no Benfica por razões mais do que óbvias).
      O que tentei explicar no meu comentário são as razões que, na minha opinião, levaram a um fenómeno desmesurado de bullying ao rapaz, que eu reprovo!
      Mas não é por reprovar que não posso tentar entender as razões que estão por trás desse mesmo fenómeno. E nesse caso, para além de achar que a CS não lhe dá espaço para crescer, também acho que cai em descrédito quando afirma em letras bold que meia europa já ofereceu €120m por ele. Mas aí a discussão é outra e tem de se perceber muito bem que jornalismo queremos em Portugal. Tabloids sensacionalistas e propagandistas ou canais de informação sérios e independentes? Acho que a resposta dos meus colegas internautas está dada já que frequentam a caixa de comentários do VM e não de outros jornais desportivos.
      Só para terminar, obviamente que o Benfica pode e deve pedir o que entender por ele. E ele valerá aquilo que oferecerem por ele. Mas eu posso ou não discordar do valor que o Benfica pede, certo?
      Tal como não acho que o Bruno Fernandes valha €100m e não é por isso que tenho que concordar se o Sporting o tabelar por essa bitola.
      Enfim, oxalá saiam ambos pelas cláusulas.
      Abraços

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 11, 2019 at 5:04 pm

      Não há propaganda benfiquista. Há propaganda do Jorge Mendes ou Jorge Mendilhões como alguns já o chamam. O LFV anda há tempos a preparar os benfiquistas oara que JF não sairá por 120 milhões, apesar de não o dizer publicamente. Até chegou a sugerir há dias um cenário em que ele seria vendido mas ficaria mais um ano no clube, por empréstimo.
      É Jorge Mendilhões quem tenta impingir isso. Se surgir no Sporting ou Porto um jogador com idêntico potencial, verá o mesmo cenário. Ele percebe onde está o dinheiro. Hoje está no Seixal, dantes esteve em Alcochete, ou nas vendas que o
      Porto fazia. Quem não se lembra da cláusula de 100 milhões de Hulk?
      As cláusulas são apenas bases negociais, aqui no VM, no users benfiquistas, é ponto assente que ele muito dificilmente sairá por isso e se sair, todos sabemos onde boa parte da fatia irá, para o Jorge Mendilhões.
      A campanha que ele faz por Félix difere dos absurdos que se fazem por CR, a quem já querem de novo dar a bola de ouro? A quem a cada vez que toca na bola, os comentadores parecem ter orgasmos?
      Ainda não perceberam as dinâmicas de poder na imprensa em Portugal?Tudo o que é jogador que possa ser vendido, é logo alvo de hype, todos sem excepção. Os jogadores lusos são do que têm mais hype no mundo, venham do Benfica, Porto ou Sporting.

    • Pésquerdo
      Posted Junho 11, 2019 at 3:14 pm

      Por amor de Deus… de um sportinguista: qual “máquina propagandista benfiquista”?!!!
      Pense-se mais um bocado por favor…

      Não tem a ver com ser o Benfica, Sporting ou Porto. Tem a ver com €€€ e mais nada! 70 a 80% deste país são benfiquistas, logo o que é que vende mais nos jornais? Que notícias vendem mais? É óbvio que a comunicação social mainstream vai recair mais em notícias encarnadas e sensacionalismo, apenas e só porque isso é o que vende mais. Eles estão a borrifar-se se é o Benfica ou o Carcavelinhos, eles querem é vender e dão target ao clube que mais adeptos tenha e acabou.

      Está na altura da malta já entender um bocado o mundo em que vive e não cair em vitimizações e teorias da conspiração. O Benfica é o clube que mais adeptos tem (de longe) em Portugal e tem vindo a crescer, logo será o clube mais beneficiado por qualquer entidade que consiga lucrar com isso. Se fosse o Porto, era o Porto. Se fosse o Sporting, era o Sporting.

    • Tombuctu
      Posted Junho 11, 2019 at 12:10 pm

      A culpa é ” da própria máquina propagandista do Benfica”??? “As pessoas estão saturadas da propaganda dos 120 m criada pelo Benfica”??? Caro Diogo Leal, permita-me supor que anda a ver CMTV em excesso e que é o Diogo Leal que está saturado dessas coisas todas…Mas não lhe ocorre fazer bullying pois não? E o João, o António e o Zé valem como jogadores de futebol o que alguém pagar de facto. .. O que não vale é fazer bullying !!!

    • NunoLFC
      Posted Junho 11, 2019 at 12:10 pm

      O teu comentário é parte do problema. É a mentalidade de “eu posso odiar o Félix porque a culpa é da comunicação social benfiquista”.

      Ou seja, concordas com a essência do texto, e dás o teu próprio exemplo. Ora vejamos, o texto fala que “é cada vez mais fácil recorrer ao descrédito e às teorias da conspiração”:
      – “O miúdo tem enorme potencial mas não vale €120m” – Descrédito
      – “Tal como se veio a demonstrar que o Renato não corresponde ao que se pensava dele” – Descrédito
      – “Propaganda criada pelo Benfica” – Teorias da conspiração
      – “Capas de jornais surreais” – Teorias da conspiração

      Talvez se deixares de pensar que o Benfica controla a comunicação social e que há uma conspiração criada pelo Benfica para dominar o mundo, comeces a não ter necessidade de mandar abaixo jogadores como o Renato e o Félix e talvez, quem sabe, possas começar a desejar que tenham sucesso na seleção. Pensa nisso.

    • offtopicguy93
      Posted Junho 11, 2019 at 10:58 am

      Diogo eu tenho um quadro que tem mais de 50 anos, possivelmente nem 5 euros vale, contudo fo ia minha avó que me deu e tem um valor bastante grande para mim. Ou seja, nem que me pagues 100 euros eu vendia aquele quadro. Este caso Felix é um pouco como o quadro que a minha avó me deu… todos sabemos que o Joao não vale 120ME, mas o Benfica está no seu direito de os pedir. Sabes qual é o problema no meio desta historia toda? É que tanto os portistas como os sportinguistas espumam-se todos quando a capa de algum jornal vem com Felix e 120ME juntos na mesma frase! Eu percebo onde queres chegar ao dizeres que nao existe odio em relação a outros jogadores, mas recordo-me perfeitamente quando o GG saiu que havia muita e boa gente a chamar-lhe flop e que não ia singrar!

      Para concluir, o problema não está nos benfiquistas nem na imprensa por quererem colocar o jogador no topo, está nos restantes adeptos que dia sim, dia sim, se espumam da boca sempre que há uma noticia “boa” em relação ao felix! Mas queres o quê? Que nós benfiquistas falemos mal dele e que a imprensa diga que vai ser flop? Não meu caro, isso não funciona assim… a inveja alheia é que estraga todo o processo! Ou achas que o Renato não foi alvo desse odio que muitos espumam? Se calhar, se não tivesse havido tanto odio ao renato, este tinha ido para o Bayern com mais calma e menos pressão, e que sabe, se hoje não estivéssemos a falar de um dos melhores medios do mundo!

      Bem haja!

      • jp
        Posted Junho 11, 2019 at 3:49 pm

        E com isto, fundamento: Adoro o Félix. Tenho imensa inveja que não tenha vindo da formação do Sporting. Mas porra (desculpem-me) deixem o rapaz crescer! Até eu quero o bem dele e que infelizmente para o meu clube, ele fique mais um ano a crescer em Portugal.

        Não vale para já os 120M nem pode ser titular na selecção. Deixem-no crescer com calma e menos propaganda. São o vosso pior inimigo (mais uma vez as tempestades).

        Daqui a um ano, sai por 120.

        • offtopicguy93
          Posted Junho 11, 2019 at 4:56 pm

          Ao ler o teu primeiro comentário percebi logo que nao tinhas entendido a mensagem. Recorri ao quadro que tanto gosto, mas irei recorrer agora a um outro facto!
          Tenho uma blusa que gosto bastante e que, por acaso, todos os meus amigos gostam também e todas as semanas me perguntam se eu a vendo… Óbvio que não vendo! A não ser que… a não ser que me paguem o valor que eu peço por ela!

          Neste caso mais concreto, o joao felix não vale os 120ME, contudo o benfica (sendo proprietário do passe do joao), é livre de pedir aquilo que quiser desde que não passe o valor da clausula de rescisão. Ou seja, sempre que nós “possuímos” ou somos donos de algum bem (neste caso o benfica é “dono” do passe do João), é livre de pedir aquilo que bem entender (mesmo sem o jogador valer aquilo). E a grande questão de todo este debate é isso… voces espumam-se por um clube que é dono do passe do jogador pedir aquilo que lhe convém… aqui no blogue nunca me viste a mim (e possivelmente outro benfiquista), afirmar que o Joao vale efectivamente 120ME, contudo sou o primeiro a dizer que ele só deve sair por 120ME! Espero ter sido explicito agora…

          Quanto a ser titular na seleção, cada um pensa aquilo que quer mas quem treina os jogadores e quem está com eles diariamente é o “mister”, e se este vir potencial e a preparação no jogador, pergunto eu, porque não mete-lo a jogar depois da época que fez? Eu nem quero imaginar se voces tivessem sido campeões com o BF a fazer esta época… pediam a bola de ouro só pode…

          Para rematar, nós benfiquistas somos livres de dizer aquilo que quisermos sobre o Felix… o nosso presidente é livre de pedir aquilo que quiser pelo felix… e a impresa é livre de fazer as capas que quiser com o Felix lá plantado… aquilo que não é normal, é os adeptos dos clubes rivais espumarem-se todos da boca por ouvirem estas noticias… o militão jogou muito bem e teve um super evolução, diz-me tu, vês alguém associado ao benfica ou ao SCP a “agoirar” o Militão? Pois é essa a diferença!

          Bem haja e espero ter sido claro desta vez!

      • jp
        Posted Junho 11, 2019 at 3:45 pm

        Discordo em absoluto com o teu comentário.

        O quadro que a tua avó te deu, vale para ti mais de 100€ (ou não tem valor, não interessa) porque tem valor sentimental. Não pedir um valor X por um jogador porque ele tem valor sentimental para ti. Primeiro, “para ti” é quem num clube e depois até podes (estatuto no clube?) mas não qualquer fundamento e é pouco profissional/rigoroso.

        Assim se calhar Bruno Fernandes vale 200M e Herrera, mesmo em fim de contrato, vale 50. Por causa do valor emocional. Por amor de deus…

        Quanto aos adeptos se espumarem da boca, eu sou (fui) o primeiro a admitir e reconhecer qualidade em Renato Sanches e agora em Félix. Acho que este ultimo, tem potencial para ser dos melhores do mundo na sua posição mas não suposto (como já disse mais a cima) a mentira e a propaganda e etc. Renato era bom? Sim, sem duvida. Se tinha potencial para ser dos melhores do mundo na sua posição? Talvez. Eu nunca achei nem acho que tivesse/tenha o mesmo potencial de Félix por exemplo.

        Mas quem colocou no contrato com o Bayern opções de ganhar a bola de Ouro e ser o melhor jogador do campeonato alemão e etc.? Quem ajudou a fazer capas dia sim dia sim, com o “menino de ouro”? É impossível não desgostar de tanta sobranceria.

        “Quem semeia ventos, colhe tempestades” e culpar os adeptos rivais da falta de sucesso de Renato no Bayern então, desculpa-me mas é a piada do dia.

        Um abraço

        • jp
          Posted Junho 11, 2019 at 5:12 pm

          *Não PODES pedir um valor X (2o parágrafo)
          **mas não TEM qualquer fundamento (2o parágrafo)
          *** mas não suporto (4o parágrafo)

      • Miguel Lopes
        Posted Junho 11, 2019 at 11:47 am

        Se já no tempo do Figo, Ricardo Carvalho, Paulo Sousa e do Cristiano Ronaldo, por exemplo, , os adeptos contrários diziam que iam ser flops. Não pensem que é perseguição ao Benfica, nem ao Sporting e nem ao Porto, é mesmo vontade de dizer mal, mexer com a cabeça do adversário, enfim como diz um colega numa mistura de inglês com português “Cennings” – Cenas tristes.

  • Tiago MR
    Posted Junho 11, 2019 at 8:21 am

    Texto muito bom e com o qual concordo perfeitamente.

    A questao é que as redes sociais se medem aos likes e, a troça/gozo/chacota/piadola, da likes, queiramos ou não. Para além disso, o caminho mais facil para uma massagem no ego (ter likes) é seguir um modelo que da certo.
    Postar no facebook nao é muito diferente de falarmos em nossa casa do Bossio mas no FB, onde temos 800/1000 amigos o impacto é diferente, até pq nem todos nos conhecem como quem vive connosco. Se for uma pagina de fas, entao, ai tens 10k/20k fas que podem partilhar a tua piada (massajando cada vez mais o ego). E um efeito bola de neve que todos temos de estar cientes. Eu até gozo com o Félix ou com o Alfredo ou com outro qualquer mas sei distinguir a brincadeira da chacota ou do rebaixar, se o fizer no café para 5 amigos, ficamos 6 a saber, mas se a partilhar num mural fica toda a gente a saber e por ai fora, voltamos ao inicio do meu comentario. Quero dizer com isto que sempre houve, desde o Secretario no Real Madrid aos joelhos do Mantorras e da pista de atletismo para o Carlos Mané. Não é um problema do clube A ou do clube B, é sim o nosso problema de auto-estima e necessidade de validação perante os outros (receber likes, ser popular, etc.).

    PS: Esta em curso um movimento para se retirarem os likes nas publicaçoes e os numeros de seguidores das paginas de fas, para se perceber o impacto desta simples mundança. Por exemplo, aqui ninguem da like ao meu comentario, podem responder, concordando ou discordando. No facebook ou no Instagram, poderia ter um like neste comentario, tornando-o mais relevante para o utilizador que viesse em seguida. é a minha esperança para se reduzir este populismo via massagem no ego que muita gente adora e mais profundamente, nas maos de paginas com muitos seguidores é mesmo uma arma!

    Boa semana a todos!

    • jp
      Posted Junho 11, 2019 at 4:02 pm

      Concordo com quase tudo. Gostei muito da ideia de retirarem os likes do Instagram porque essa tal “massagem do ego” (que já se comprovou que tem uma componente hormonal – libertação de Dopamina) faz me muita confusão. Nem consigo ter Instagram por causa da ansiedade que vejo em amigos e familiares meus.

      Mas! Eu gostei da fase em que havia likes aqui no blog. Por uma simples razão! Eu gosto de ler os posts e gosto também de ler os comentários, gosto de saber a opinião “a população” e tambem de alguns users em específico (não vou massagar egos). Mas quando os posts têm muitos comentários (mais de 150) não dá para ler todos… E quando tinham likes, dava para pelo menos focar nos que estavam a ter mais impacto. Agora como nesses casos, vejo os comentários mais por alto e com menos cuidados, alguns provavelmente escapam.

    • Tombuctu
      Posted Junho 11, 2019 at 12:14 pm

      No que respeita ao P. S. eu só quero dizer: like com isso!

  • Tiago Silva
    Posted Junho 11, 2019 at 6:25 am

    Tudo dito neste texto, o futebol foi feito para nos divertirmos, vivermos o desporto e não para incentivar ao ódio. Tem lá o Félix culpa de mostrar muita qualidade tão jovem. E normalmente estes miúdos que são bons são sempre criticados quando são do Benfica (a imprensa também os destaca mais, mas chega a ser ridículo o ódio por tudo o que vem do Seixal). Primeiro foi o Guedes, depois o Renato, agora o Félix. Não estou a dizer que não acontece noutros clubes, mas talvez por causa do maior ênfase que a imprensa dá aos produtos do Seixal, o Benfica é o maior afetado.

    Têm que parar e viver o desporto, é suposto estarmos aqui para ver emoções, para vermos quem marca mais do que o outro, ver futebol, não é uma questão de vida e morte, não faz sentido toda esta pressão e clima de ódio.

  • BrunoFernandes14
    Posted Junho 11, 2019 at 1:40 am

    A comunicação social tem uma quota parte GIGANTE de culpa.

  • Bruno Cunha
    Posted Junho 11, 2019 at 1:06 am

    Este ódio não existe só na primeira liga.

    Vejo bastantes jogos das distritais e chega a ser impressionante que 90% das pessoas da bancada não saiba assistir a um jogo de futebol de forma civilizada.

    • Pésquerdo
      Posted Junho 11, 2019 at 3:21 pm

      Verdade. Não sei se é uma questão de chegar aí, ou se começa por aí.
      Durante 2 anos, um pouco por hobby, treinei uma equipa de júniores A na 2ª Distrital de Lisboa. Perdi a conta às vezes que fomos escoltados pela polícia para sair do estádio do adversário. Isto sem contar com o petardo que atiraram a um miúdo nosso de 17 anos em trabalhos de aquecimento, ficou sem ouvir de um lado o resto do dia.
      Os insultos nas nossas costas já eram música para nós… pais, tios, mães, irmãos… a insultar treinadores (na altura, putos de 23 ou 24 anos), que estão ali por gosto apenas, e miúdos com a mesma idade dos filhos deles. Uma tristeza.

  • Daniel Moreira
    Posted Junho 11, 2019 at 12:56 am

    O ódio existe nos dias de hoje porque é o Benfica o clube que mais vezes tem ganho nos últimos anos e o único que tem um projecto desportivo( sejam ele bem direccionado ou não). Nos anos em que o Porto ganhava não havia nenhuma cultura de ódio. Não gosto nada desta hipocrisia que reina no futebol em Portugal. Quando o Benfica deixar de ganhar outra vez( pois não irá ganhar ad eternum) a “paz” voltará ao nosso futebol.

    • jp
      Posted Junho 11, 2019 at 4:05 pm

      0 de sobranceria e egocentrismo.

      Por exemplo no meu caso, é isto que me faz odiar algo. Eu odeio o teu comentário

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 11, 2019 at 11:30 am

      E por acaso não estás já incentivar esse ódio sem te aperceberes da situação? Escreveu-se bem até ao momento e ……

  • riscas
    Posted Junho 11, 2019 at 12:46 am

    As piadas que tenho visto sobre o João Felix não são a deitar abaixo o jogador, mas sim uma ironia para com a excessiva sobrevalorização do jogador. O problema é que muitas vezes a ironia não é entendida, e este tipo de piadas acaba por gerar troca de comentários odiosos.
    É claro que é preciso acabar com o clima de ódio que existe no futebol português, mas para que isso aconteça, tem de haver alterações profundas na mentalidade de todas as partes envolvidas, desde de os dirigentes dos órgãos da liga e fpf aos adeptos, passando pelos dirigentes dos clubes. Os clubes, treinadores e jogadores têm de saber perder, e saber ganhar. Os adeptos não podem colocar o futebol acima de outras coisas bem mais importantes, e não podem querer “ganhar” no futebol, para se sentirem superiores.

  • Chomate
    Posted Junho 11, 2019 at 12:33 am

    Excelente texto, Afonso Ascensão.
    Em relação ao primeiro parágrafo, senti que tinha sido eu a escrever o texto, já que a minha situação familiar nas escolhas de clubes é exatamente igual.
    Em relacão ao texto no geral, concordo totalmente e não consigo compreender este tipo de mentalidade. Chegou a um ponto em que as pessoas chegam a torcer contra a própria seleção por certos jogadores serem de clubes rivais ou terem tido posturas menos corretas com o seu clube.
    E o problema é que os dirigentes/comunicação social/liga não só não fazem nada para mudar isto, como ainda incentivam com comunicados, ou programas em que se fala de emails, toupeiras ou cashballs em vez de futebol. A liga e Federação nada fazem. O ataque de Alcochete não teve qualquer reação de tais instituições, e agora o boneco (desculpem a expressão, mas ele não passa disso) do Proença prepara-se para mais um mandato como Presidente da Liga sem qualquer oposição.
    Um grande passo para mudar este clima seria a abolição das claques, que se limitam a propagar ódio e a violência, como exemplo, aquela tarja na ultima jornada do campeonato, na claque dos SD. Mas não vejo isso acontecer, e acho que a situação ainda vai piorar mais.

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 11, 2019 at 12:30 am

    Se de um lado as pessoas são autênticos anormais por dizerem o que dizem do rapaz, também a comunicação social tem muita culpa no empolamento que fazem de um miúdo de 19 anos.
    Acabou o jogo ontem, Portugal tinha ganho uma competição e só se falava do rapaz na TV. Era porque não tinha jogado, era porque tinha sorrido, era porque tinha respirado: horrível.

    Eu acho-o um ótimo jogador, parece-me um rapaz educado e tranquilo, mas esta lavagem constante que fazem do miúdo na comunicação social também me irrita. Se por um lado, não se dá atenção a quem realmente conquistou algo (Portugal), por outro, tenta-se fazer de um miúdo algo que ainda não é: um craque mundial. E não o é porque, tal como todos os outros, joga por cá.

    E sim, eu sei que a culpa não é dele. Não é isso que está em questão e não serve para desculpar o ódio primário de muitos adeptos em relação aos seus rivais, mas faz perceber que esse ódio é muito criado à base da CS e do seu empolamento constante de qualquer criança que dê dois toques na bola. Não culpem só os adeptos burros e ignorantes, culpem quem constantemente espalha a imagem do miúdo como o melhor do universo.

  • Kacal
    Posted Junho 11, 2019 at 12:21 am

    Excelente texto, Afonso! Para reflectir e usar como exemplo para melhorar. Muito Obrigado e Parabéns!! Não me revejo na atitude dessas pessoas que nem lugar na sociedade têm quanto mais no futebol. Futebol é uma paixão, mas não é o mais importante e deve ser levada como um hobby com emoção. E sobre o João Félix, é um miúdo e tem imenso talento, parece ter cabecinha e tem melhorado nos seus defeitos, tem tudo para ser um jogador de topo, torço para que tal aconteça.

  • Hugo
    Posted Junho 11, 2019 at 12:02 am

    Eu, como portista, gostava de saber as razões para essa propaganda anti-Félix que se tem feito de há uns meses para cá… É que tudo o que esteja relacionado com o miúdo é alvo de crítica por portistas e por sportinguistas, seja capas de jornais (como se ele tivesse culpa de ser bom e fazer capas de jornais que o apontam aos maiores colossos), seja jogos menos conseguidos pela seleção (o rapaz fez um jogo pela seleção, queriam que ele marcasse 10 golos?). Eu só espero é que ele não se deixe afetar por nada disto porque é um talento incrível e vai ser dos melhores jogadores do mundo. Como portista, só pedia era que ele saísse do Benfica já este ano (apesar de estar convicto que para ele, o que lhe fazia bem era permanecer cá mais um ano).

    É urgente acabar com este clima, isto é insustentável e isto já nem é futebol nem nada. Pensei que com o afastamento do BdC, as coisas viessem a acalmar, mas já vi que estava enganado. Vamos colocar uma travão nisto e vamos ser todos amigos (apesar, de rivais), não vamos alimentar teorias da conspiração nem ódio entre clubes. O futebol é uma festa e é bom para passar tempo com amigos a beber umas minis e comer uns tremoços porque, no fundo, o que é que o futebol representa nesta vida? Claro que gostamos de ver o nosso clube ganhar sempre, mas vamos lá ser moderados, que isto não é o mais importante.

    • AhchTo
      Posted Junho 11, 2019 at 7:57 am

      A propaganda anti-Félix que se tem feito é em grande parte culpa da propaganda cega que a media faz ao jogador. Títulos de jornal como “João Félix e Cristiano Ronaldo já estão juntos na seleção” com o único objetivo de satisfazer adeptos benfiquistas só ajudam a criar um maior fosso entre adeptos pelo ridículo que são (os títulos)

  • Khal Drogo
    Posted Junho 11, 2019 at 12:01 am

    Sinceramente, não estou convicto de que não tenha sido sempre assim. Só que agora é muito mais notório por causa da Internet (jornais online e redes sociais, sobretudo).

  • TheHunter
    Posted Junho 11, 2019 at 12:00 am

    O pior são mesmo as distritais, sobretudo camadas jovens…. Vemos famílias a levar jovens e a incentivarem o ódio desde novos. Ainda este fds debatia com um responsável de um clube sobre a claque na primeira parte ter cuspido, insultado e atirado objectos ao bandeirinha e ele dizia que era normal, que era futebol… Esta mentalidade velha e retrograda é o que precisa ser invertida, só a partir daí poderemos pensar no global.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 10, 2019 at 11:57 pm

    Um excelente texto, Afonso. É mesmo isto.
    Percebo o timing por causa do Félix, mas não é caso virgem. Durante anos parecia haver uma certa perseguição a jogadores de Alcochete nunca percebi bem porquê. Agora passa-se o inverso e virou-se o prego para o Benfica desde o Renato. Esperemos que isto termine, pois parece que as pessoas estão a ver os jogos à procura de dizer mal de x e bem de y. Todos os jogos alguém tem de provar que merece um aplauso dos portugueses e isto não tem muito sentido.

    • José S.
      Posted Junho 11, 2019 at 2:43 pm

      Quem fala do Renato, fala por exemplo do André Silva que não vai à muito tempo diziam que não ia fazer nada na selecção e no entanto tornou se num dos melhores “companheiros” da frente do Ronaldo ou a situação do Bernardo, ou dizerem que Danilo nunca devia jogar enquanto estiver william e ontem jogaram os dois e muito bem… Enfim é para o lado que se quer e cada um defende os seus.
      Culpo a comunicação social e o próprio Benfica por não protegerem o miúdo Félix e o lançarem desta forma só para o conseguirem vender e por isso jogou como jogou contra a Suíça, não estando o FS isento de culpas. O miúdo não tem (ainda) estaleca para isto e como Deus escreve direito por linhas tortas, o feito de Guedes comprova isso mesmo.
      Culparei ainda mais as pessoas se o miúdo se estragar pelo caminho, quando tem tudo para se tornar um jogador de topo senao o melhor de Portugal daqui a uns anos.
      Cumprimentos

  • Bio
    Posted Junho 10, 2019 at 11:54 pm

    Este é dos artigos mais importantes já publicados neste blog.
    O ambiente aqui no blog até é saudável (por mérito de quem o gere e de quem o frequnta), mas lá fora tudo o que rodeia o futebol e o desporto em geral é um nojo.
    A comunicação social promove o que de pior há em torno do desporto (porque dá audiências) e isso gera ainda mais ódio. É um ciclo vicioso.

    Acho mesmo (com toda a humildade) que devia ser uma das missões do VM para os próximos tempos partilhar mais textos deste género para que as pessoas que vão acompanhando o blog sejam positivamente influenciadas. A ver se a mentalidade muda.

    Parabéns Afonso pelo teu artigo excelente!

  • Rúben Gomes
    Posted Junho 10, 2019 at 11:46 pm

    É exatamente isto. Referi precisamente está questão na resposta ao Kacal. O bullying que temos assistido ao Félix é doentio, vergonhoso e nojento. Vindo de pessoas que propagandam falsamente o nacionalismo… A culpa é também da comunicação social e das redes sociais que contaminam as cabeças dos acéfalos que estão cobridos por uma incoerência facilmente destapável.

    O João como miúdo inteligente que é não se pode deixar afetar com estas burrices e o melhor que tem a fazer é seguir o caminho do outro jogador que está a fazer florescer ódio entre os falsos patriotas, o do Bernardo.

    • T. Pinto13
      Posted Junho 11, 2019 at 1:10 am

      Também acho este ódio nojento e doentio mas o Félix não é o primeiro nem será o último.
      Até o Ronaldo e o Messi se fartam de sofrer com estas situações.
      Infelizmente está muito entranhado e não vai ser fácil dar a volta. Só espero que não aconteça nenhuma desgraça de maior…

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Junho 10, 2019 at 11:59 pm

      A imprensa também tem culpa na pressão que mete no Félix e pela forma como concentra a atenção nele de forma desmedida. Foi capa no dia da final, por exemplo. Acho que há coisas que é possível evitar, mas vender jornais é a única coisa que interessa e o Félix é um nome que vende.

  • Chico
    Posted Junho 10, 2019 at 11:41 pm

    Isto chegou a uma situação insuportável. Basta ver como as pessoas interagem nos estádios, nas redes sociais e nos sites de desporto mainstream. O ódio tem marcado presença futebol português nas últimas décadas, mas chegou a um ponto insustentável. No entanto, isto não se restringe ao futebol e afeta também questões muito mais importantes. As redes sociais criaram um clima de intolerância tóxico e um extremar de opiniões em tudo o que é assunto, que, no caso de futebol, os clubes têm sabido cultivar para ganho próprio. Cá na nossa Liga, já temos tido adolescentes como o Renato e agora o Félix a serem constantemente alvos de ataque completamente irracionais, sabe-se lá porquê. Neste momento, posso dizer que apenas consigo discutir futebol aqui neste blog. Em qualquer outro local, torna-se insuportável.

Deixa um comentário