Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Valencia devolve Ferro ao Benfica

Para ficar ou voltar a ser cedido? A saída de Jardel vai abrir uma vaga, mas não é crível que seja para o jovem encarnado.

Ferro não vai continuar no Valencia. O central, de 24 anos, foi emprestado pelo Benfica ao clube Che em Janeiro mas só fez 3 jogos, e o emblema da La Liga devolveu-o às águias. Recorde-se que Ferro só tinha feito 7 partidas com Jorge Jesus na 1.ª metade da época.

35 Comentários

  • bruno2000
    Posted Maio 23, 2021 at 2:15 pm

    Preferível apostar no jovem Tomás Araújo que tem um potencial tremendo.

  • Abbas
    Posted Maio 23, 2021 at 2:27 pm

    Vai tapar um lugar para o Tomás Araújo subir. Acho que devia ser emprestado a um clube mais modesto da nossa liga, tal como o Dantas, darem um passo atrás para depois darem dois à frente. Para o ano, a jogar com três centrais, ficava com Veríssimo, Ota e Vertonghen para titulares, André Almeida (tbm opção à direita na ala), Samaris para o central do meio (tbm como terceiro 6) e Morato para o lugar da esquerda. Tomás Araújo a continuar a ganhar calo na B e possivelmente assumir lugar na A com o decorrer da época.

    • Abbas
      Posted Maio 23, 2021 at 2:39 pm

      O Benfica tem que ter um plantel com um banco mais curto para o ano com jogadores polivalentes (como Samaris ou Almeida). Até o Tino pode dar um central do lado direito OK em recurso. Caso se apurem para a Champions, comprava-se dois ou três bons jogadores para o banco. Até lá, só reforçava o 11 inicial e vendia o entulho que por lá anda: um GR, um DE (chega de abébias defensivas do Grimaldo) e um 8.

    • El Pipito
      Posted Maio 23, 2021 at 2:52 pm

      Tão craque o Tomás Araújo. Fosse ele do Sporting e já era titularíssimo e estavam todos encantados com ele.

      • Abbas
        Posted Maio 23, 2021 at 4:15 pm

        Tens razão, do que vejo na equipa B, acredito que seja melhor que o Inácio, mas é difícil afirmar isso assertivamente sem o ver jogar na primeira liga. Ainda é novo e tem menos de 30 jogos na B. Mais uma época na equipa B a maturar não lhe vai fazer mal nenhum. Depois, sim, pode assumir o lugar de primeiro central suplente ou até titular com o envelhecimento de Vertonghen ou Ota ou a saída de Veríssimo, mas para isso tem de continuar a evoluir. Parece-me ser um miúdo trabalhador, portanto acredito que chegue lá.

      • BrunoAfonso 12
        Posted Maio 23, 2021 at 6:12 pm

        A manter este sistema de 3 centrais, ele seria o 5º central para o ano, treinando na equipa A e jogando na B. E o Morato seria o nosso 4º central.

        Para um miúdo da equipa B estar pronto para jogar na A tem que ter no mínimo 50 jogos nas pernas na equipa B. Caso contrário, ainda acontece o que aconteceu com o Tomas Tavares, que foi lançado demasiado cedo.

        E parece-me que o JJ até gosta do miúdo.

        • Abbas
          Posted Maio 23, 2021 at 7:30 pm

          Acho que nesta tática o André Almeida seria maximizado como central-lateral. Continuo a achar que Samaris a fazer o papel do Otamendi como central que vai na antecipação, ao duelo e arrisca o passe vertical seria ótimo.

          • BrunoAfonso 12
            Posted Maio 23, 2021 at 11:35 pm

            O Benfica precisa de uma limpeza no balneário, neste caso o André, Grimaldo e o Pizzi seriam os primeiros que eu despachava. Por isso é que eu não contei o André para ser o central do lado direito, já que teria qualidade para desempenhar o papel. Em relação ao Samaris, concordo, mas é esperar para ver como é que ele vai estar fisicamente na próxima época.

    • Santos David
      Posted Maio 23, 2021 at 3:32 pm

      Totalmente de acordo contigo Abbas, o Ferro precisa de jogar, de trabalhar muito e de apanhar calo
      O clube de emprestimo também foi muito mal escolhido a meu ver

  • Ricardo Lopes
    Posted Maio 23, 2021 at 2:31 pm

    Foi para uma equipa que teve uma temporada terrível. O centro da defesa do Valência não é nada de especial e nem assim o Ferro conseguiu relançar a sua carreira.
    Se o Benfica quiser jogar com três centrais podia ficar no plantel como uma das alternativas, porém também era necessário contratar alguém.
    Uma boa opção era o empréstimo a uma equipa da nossa liga, de maneira a pelo menos consolidar-se no nosso campeonato. Podia ser integrado numa proposta por Ugarte, por exemplo.

    • Abbas
      Posted Maio 23, 2021 at 2:53 pm

      Nesta fase, o Ferro tem de provar que é jogador de nível banco do Benfica, nem sequer digo para titular. Fazer como o Diogo, ir para um Famalicão e provar que tem qualidade. Se for flop, é despacha-lo.

  • DNowitzki
    Posted Maio 23, 2021 at 2:38 pm

    Não! Não acredito! É impossível!

    Vou voltar a ver os saltinhos da praxe sempre que o adversário marcava golo por uma fífica monumental deste latão?

    Morato e Araújo estão muitíssimo à frente. Não tem lugar no plantel e, depois desta aventura espanhola, duvido que alguém lhe pegue.

    • Knox_oTal
      Posted Maio 23, 2021 at 3:33 pm

      Acho algo desnecessário todo esse desrespeito…

      • Abbas
        Posted Maio 23, 2021 at 4:10 pm

        Por ser da formação, né? Se fosse o Gilberto, já era OK. O Ferro custou imensos pontos na época passada.

        • Knox_oTal
          Posted Maio 23, 2021 at 5:36 pm

          Ridículo… muita precipitação! E a razão era mais por ser… uma pessoa! Isto é só futebol, não é preciso ir tão longe! Bastava dizer, neste momento não tem nível para o Benfica, precisa de rodar fora. A mesma ideia, conteúdo muito menos agressivo, sem chamar disto ou daquilo ou dizer que ninguém lhe pega! Mas, isto sou eu… e até estou espantado vindo de um diplomata e defensor da cultura desportiva como tu… deve ter sido mesmo precipitação!

          E podes me dar exemplos práticos de insultos gratuitos que eu tenha feito ao Gilberto?

          Bem haja e muita força nessa luta!

          • Abbas
            Posted Maio 23, 2021 at 6:10 pm

            Uma tempestade num copo de água, calmex. O comentário do Nowitzki não teve nada de tão ofensivo assim. Calmex.

        • Alex03
          Posted Maio 23, 2021 at 7:30 pm

          Como tudo muda por se tratar de um homem. Os mais valia estar calado, tornam-se em tempestades em copos de agua.

      • DNowitzki
        Posted Maio 23, 2021 at 8:00 pm

        Por causa de um trocadilho com o sobrenome?

        • Knox_oTal
          Posted Maio 24, 2021 at 8:54 am

          Não, não só por isso… quer dizer basta ler. Mas também por estar habituado a um humor mais refinado da tua parte é que me saltou à vista (porque se vê bem pior por aqui, sem dúvida). Na minha modesta opinião, vale o que vale (e vale pouco), foi meramente gratuito!

          E sinceramente, e sem querer entrar em grandes demagogias baratas, o Ferro já teve a sua “dose” a época passada deste tipo de tratamento. Deveria prosseguir a sua carreira noutro sítio apenas e só, e aqui estamos de acordo – não tem capacidade neste momento para ser mais-valia no clube.

          Saudações Desportivas

    • RuiCosta10
      Posted Maio 23, 2021 at 10:45 pm

      Morato tem tudo para ser uma opção real. Ferro, tenho dúvidas, é lento, para central também é franzino, tem problemas com os apoios, etc.

      Mas acho que estás a substimar o poder dos Mendilhões. Há uns anos atrás o Ferro tinha sido vendido por 15M. Acho que facilmente o colocam num clube de plano médio, nem que seja por empréstimo.

  • LevonAronian
    Posted Maio 23, 2021 at 2:51 pm

    Central elegante, mas sem capacidade de choque, de ganhar duelos, com medo de meter o pé.
    Foi titular titular tanto tempo no Benfica porque era da formação, mesmo naquela meia época de Lage, onde na minha opinião esteve somente razoável (ainda hoje não percebo como se diz que esteve muito bem).
    Talvez um dia se ganhar essa capacidade de choque possa voltar a subir o nível, mas neste momento se continuar em equipas de nível Benfica ou Valência, o normal será não jogar, pois não tem qualidade para tal

  • Fabiens
    Posted Maio 23, 2021 at 2:58 pm

    Mais um empréstimo fantástico, nesta época de sonho.

    Para o jogador, mais valia ter ido para um campeonato mais de segunda linha e ter mais hipoteses de jogar regularmente.

    As negociatas Mendes/Benfica a resultarem novamente.

    • Abbas
      Posted Maio 23, 2021 at 3:36 pm

      É fácil de perceber, até há pouco tempo o Ferro ainda era um jogador com estatuto a nível internacional.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 23, 2021 at 3:52 pm

    Deve ser emprestado a uma equipa do Championship ou das II ligas da França ou Espanha. Nas I ligas só tem nível em equipas pequenas e mesmo aí com o que mostrou no último ano no Benfica nem aí teria lugar. Independentemente do clube, Ferro terá de ele próprio trabalhar num treino físico, ganhar outro poder de choque e velocidade. Nem no Brasileirão dos anos 80 se viam jogadores a jogar a passo como ele, nunca me esquecerei de um lance num jogo da época passada em que os adversários mandam uma bola longa a 15 metros para a profundidade e o Jardel com 35 anos e já com uma lesão no joelho e incapaz de jogar 90 minutos corre que nem um desalmado para evitar que o 9 adversário fizesse golo e Ferro que estava bem mais à frente no lance vai a passo (literalmente a passo) num lance em que o 9 ficava isolado para marcar golo! Nunca vi nada assim, o Jardel corre com tudo o que tinha e ainda tentou fazer o corte mas por uma nesga de segundos não conseguiu (acho que o adversário não fez golo aí mas porque não calhou) e isto tudo com o Jardel com 35 anos e com uma grave lesão crónica no joelho. É normal que um jogador de 35 anos tenha mais raça e velocidade que um miúdo de 22 anos?
    Acho que temos de reflectir em algo mais profundo. Desde há tempos noto uma tendência nos centrais actuais em serem não só obcecados com a saída de bola mas em serem muito passivos na cobertura das jogadas.
    Se dantes se exagerava na dureza dos lances, hoje passou-se a tratar cada falta como uma agressão. Ainda com Ferro, quem não se lembra do 4 golo do Santa Clara na época passada, em que ele literalmente dá um salto para trás e levanta as mãos para evitar tocar no atacante do Sta Clara, que depois passou e marcou? Ao invés de fazer falta (mesmo que levasse vermelho porque o santa clarense ia isolar-se, era isso que ele teria que fazer) deixa-o passar, porque pareceu mais receoso de levar vermelho do que fazer uma falta útil para a equipa. Se fosse expulso e ficássemos na mesma em vantagem, isso é que importava para a equipa, depois a equipa aguentava os últimos minutos e mantinha a vantagem, ao invés disso convencionou-se esta ideia que um jogador expulso prejudica a equipa e os comentadores atacam-no, mas isto é um disparate.
    Se um jogador contrário vai isolado, o central tem é de pará-lo, ninguém fala aqui de violência, mas de tentar como é claro primeiro desarmá-lo e depois fazer uma falta cirúrgica, uma falta sem maldade ou violência, que não lesiona ninguém, por exemplo um puxão de camisola.
    Nos anos 90 exagerava-se e fazia-se faltinhas por tudo e por nada, mas agora passou-se do 8 para 80.
    Os defesas saídos das academias, com a treta da “saída de bola”, parecem modelos numa passarelle onde o que importa é ficarem fotogénicos para as câmaras. Não fazem faltas cirúrgicas por medo de serem atacados depois nas redes sociais pela onda de alarves que só debita asneiras sem pensar. Os treinadores eles próprios inibem certa agressividade positiva dos jogadores, porque acham que um jogador só prejudica a equipa se for expulso, ao que parece deixar passar um atacante que marca golos e faz perder pontos, isso não prejudica a equipa, só ser expulso é que prejudica.
    Certas expulsões têm de acontecer, ainda há dias revi um Benfica 2-Sporting 1 de 1995 (que até foi anulado pelo caso Caniggia), onde o Balakov faz um grande golo com um dos poucos erros de Michel Preud’homme na Luz, e viu-se aí uma enxurrada de expulsões, a maioria por lances não tão violentos quando isso mas onde os jogadores fizeram faltas estúpidas a mais. Comparando esse jogo e esse futebol com o de hoje, se nessa altura se exagerava com faltas absurdas a meio-campo, sem utilidade nenhuma e que acabavam sempre em expulsões por acumulações de amarelos desnecessários, hoje passou-se a outro extremo. Não se tem agressividade nenhuma, tem-se mais medo de errar do que fazer o que é útil para a sua equipa. Confundiu-se atitudes parvas e que custavam expulsões desnecessárias com uma perseguição a toda e qualquer falta. Era normalíssimo nos anos 90 ver jogadores expulsos por pararem, apenas com puxões de camisolas, ataques perigosos contra a sua equipa e entendia-se isso como algo normal, como ossos do ofício.
    Hoje, o que importa não é mandar um balão quando o atacante está na área e está a pressionar os defesas, o que importa é sair com bola e quantas vezes se vêm ofertas de defesas a atacantes só por terem tentado sair de situações de pressão com “saída de bola bonita”. O que importa hoje é acabar com 11 e não ser expulso e assim não ficar com uma expulsão nas estatísticas da porra do excel do jogo, em vez de parar golos que dão perda de pontos a poucos minutos do fim.
    Não é por acaso que Guardiola elogiou a importância que a pressão e agressividade positiva de Ruben Dias trouxeram ao City, também é preciso disso no futebol, não só toque de bola bonito.
    Penso que Ferro pode não ser grande espingarda, mas é muito um produto de certo tipo de defesa que se criou nestas academias: nenhum nervo competitivo, medo de errar e de defender a sua equipa, apenas preocupado em sair a jogar, como se essa fosse a função principal do defesa.
    Que Ferro cresça fisicamente e ganhe outro nervo. Não podemos confundir as críticas aos caceteiros com uma ideia de demonizar as faltas, muitos dos erros de Ferro deveram-se, além da sua flata de leitura táctica, à sua macieza em abordar os lances, ver um central a andar a passo e a desviar-se do atacante para não fazer falta quando o Santa Clara com esse lance fez o empate a poucos minutos do fim e nos fez aí perder pontos vitais para o título, é algo impensável há 20 anos, o saudoso Mozer só parava era com a bola a ficar na sua posse por desarme, ou então fazia uma falta cirúrgica e era expulso sem problemas nenhum, o Glorioso ganhava os três pontos e isso é que era o trabalho dele ser bem feito, não preocupar-se com a sua clean sheet do excel.

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 23, 2021 at 4:12 pm

    Tenho muitas dúvidas que jogue num patamar acima de um Vitória quer nos próximos anos quer se calhar para sempre.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 23, 2021 at 4:42 pm

    O Ferro é um central que ainda tem que aprender muito. Até tem boas características, é bom com a bola, é alto, tem um bom poder de impulsão, mas tem problemas em colocar os apoios, tem problemas em perceber se tem que manter a posição ou antecipar e principalmente tem que trabalhar o poder de choque e os aspetos físicos. O ideal seria emprestá-lo a um clube do Championship onde seja titular e evoluir semana após semanas, com treinos físicos a sério, veja-se o Gedson como evoluiu fisicamente em Inglaterra! O Ferro está a precisar disso, de um empréstimo lá e depois se evoluisse bem pode ser que possa ser solução, mas neste momento não tem hipóteses.

    Para a próxima época espero que regressemos aos 4 defesas e ficamos com Veríssimo, Otamendi, Vertonghen e Morato. Se houvesse boas propostas pelo Otamendi ou pelo Vertonghen (mas apenas por um deles), vendia-se e ia-se buscar o Fábio Cardoso que poderia ser uma excelente 3ª alternativa com Morato a evoluir também. Também tenho bastantes esperanças no Tomás Araújo, mas colocava mais um ano na equipa B a assumir-se como o patrão da defesa ao lado do Pedro Ganchas. Quanto ao Pedro Álvaro é deixá-lo evoluir noutro sítio em definitivo, ficando com uma opção de recompra ou então 50% do passe ou assim.

    • Abbas
      Posted Maio 23, 2021 at 7:28 pm

      Passar de Otamendi ou Vertonghen para Fábio Cardoso seria um downgrade tremendo, à Vietname.

    • Kacal
      Posted Maio 23, 2021 at 9:43 pm

      Vender Otamendi porquê? Está a um nível altíssimo!

      • Tiago Silva
        Posted Maio 24, 2021 at 3:59 pm

        Abbas e Kacal, o ideal seria manter os 3, mas com os problemas de dinheiro que o Benfica tem, não seria bom mantermos os 2, temos que renovar a nossa defesa. O Verissimo parece vir a ser a bandeira da nossa defesa nos próximos anos, portanto poderia fazer uma bela dupla com um dos outros 2. Mais ao Kacal, concordo com o Otamendi, tem estado muito bem, fico só com o receio de que à esquerda comete bastantes mais erros do que à direita, isso faz diferença, jogando o Veríssimo à direita, o Otamendi teria que ir para a esquerda. Mas sim mesmo assim tem sido melhor do que o Vertonghen e é uma das personalidades mais fortes no plantel, portanto preferia manter o Otamendi ao Vertonghen.

        A opção Fábio Cardoso, gostaria por ser um bom central, conhecedor do nosso campeonato e formado no clube, penso que conseguiria cumprir quando fosse chamado, até dando mais algum espaço ao Morato. Para além disso, era o capitão quando esteve cá em praticamente todos os escalões e seria outro defesa com uma personalidade forte e que sente o clube, o que é sempre bem-vindo.

        • Kacal
          Posted Maio 24, 2021 at 10:34 pm

          No Porto jogava na esquerda com Rolando na direita, acho que consegue desempenhar bem o papel. No inicio da época estava em adaptação e fisicamente não estava no seu melhor, acho que daqui em diante vai dar rendimento e liderança seja na direita ou na esquerda.

          De resto concordo.

  • Kacal
    Posted Maio 23, 2021 at 4:43 pm

    O Benfica que o empreste a um clube do Championship, um assim de meio da tabela. Nem que fique lá por 2 anos. Assim jogaria com regularidade e com certeza iria evoluir fisicamente que é algo que necessita, assim como ganhar intensidade e capacidade nos duelos físicos amadurecendo com tempo de jogo. Juntando isso aos aspectos que tem de bom e ainda sendo jovem, acredito que voltaria mais forte e confiante para ser aposta. Acho que há ali potencial a explorar e apenas precisa de tempo de jogo, melhorar certos aspectos e voltar a ganhar confiança. Penso que seria benéfico para ele e mesmo que não apostassem nele podia valorizar para ser vendido.

  • tiagoagm
    Posted Maio 24, 2021 at 10:00 am

    Vai acabar num guimaraes, ou paços ferreira. Jogador mediano para a equipas mais abaixo na nossa liga. Mais que isso é impossivel.

  • Mikenen_PT
    Posted Maio 24, 2021 at 12:16 pm

    Sinceramente acho que vale mais do que tem feito no último ano/ ano e meio…julgo que cometeu vários erros no SLB, mas foi muito queimado por isso….excessivamente, diria eu. Recordem-se da quantidade e o nível de erros que o Otamendi cometeu no início da época, foi criticado, mas é um jogador com outra experiência e possivelmente com outra capacidade de encaixe, além deste não ser o seu clube de formação, nem o seu país natal. Faço um paralelismo entre o Ferro e o Palhinha…ele tem qualidades, precisa das desenvolver, mas acima de tudo está com uma falta de confiança tremenda….e alguém que sai da forma como saiu do Benfica, e foi para uma valência em autêntico estado de balcanização, também não foi a melhor opção. Acho que é um ativo importante do Benfica….por mim seria bem vindo no Sporting Central do lado direito, tal como o Florentino, embora no nosso país exista falta de cultura para estas transações entre clubes “grandes”, mas talvez fosse bom para os jogadores, para o Sporting e quiçá para o próprio Benfica.

  • Macaco
    Posted Maio 24, 2021 at 6:38 pm

    Todos os emprestados devolvidos…
    A massa salarial a rebentar e quase que aposto sem os poder escoar…
    Vai ser um ano bonito pois tudo o que comprou o ano passado n vai poder reave lo com vendas, pois o mercado n esta para andar a comprar flops…

Deixa um comentário