Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Van Gaal nomeia o melhor jogador que treinou… e é português

Às vezes fica a ideia que o ex-extremo do Sporting, Barça, Real e Inter não tem o reconhecimento que merece.

Louis Van Gaal passou por clubes como o Ajax, Barcelona, Bayern Munique ou Manchester United, tendo orientado alguns dos melhores jogadores de sempre, mas, em entrevista ao The Guardian, colocou um português à frente de todos quando questionado sobre o melhor jogador que treinou. «O Luís Figo. É um vencedor. Esta lá sempre, no treino, relvado, no jogo. É o tipo de jogador que gosto muito, porque diz sempre presente, é vencedor e fala com a qualidade que têm», disse o holandês.

45 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Junho 5, 2019 at 9:19 am

    È um senhor jogador, o melhor e mais regular dos galácticos.

  • AndreCruz
    Posted Junho 4, 2019 at 2:37 pm

    Era um craque com um talento incrível. Aquelas pedaladas, que pareciam colocar o tempo em câmara lenta, e tiravam quase sempre os laterais do caminho, seguido de centros milimétricos, que pareciam guiados por GPS, eram algo magnífico. E, apesar de não ser de há tanto tempo, era de uma época um pouco mais altruísta em termos de futebol. Era tão importante dar a marcar golos como marcar, e ele tinha esse dom. Adorei vê-lo jogar, adorei que tivesse jogado e ainda ganho algo pelo Sporting, adorei vê-lo na seleção (foi dele o início da boa campanha no Euro 2000 – revejam no youtube os highlights do Inglaterra-Portugal Euro 2000). Ele liderou uma seleção cheia de craques, que apesar de não ter ganho nada a nível senior, foi a primeira seleção em décadas que voltou à ribalta do futebol. Eles foram os primeiros a emigrar em força, todos relativamente jovens: Figo, Paulo Sousa, Rui Costa, Fernando Couto, Vitor Baía – eram jogadores que nós, independentemente do clube, gostávamos de ver a ter sucesso lá fora. E o João Vieira Pinto que por cá ficou e deu tantas alegrias tanto a benfiquistas como depois a Sportinguistas. Enfim, foi uma grande geração sem dúvida, e o Figo o apogeu da mesma.

  • José S.
    Posted Junho 4, 2019 at 1:12 am

    Nunca esteve em causa a sua qualidade, pois foi de facto ou é um dos melhores jogadores portugueses.
    Mas o problema de figo era a sua índole mais específicamente financeira.
    Não tem mal nenhum trocar de clubes e sobretudo aceitarem melhores condições salariais. É compreensível.
    Mas fica ou ficará sempre aquela ideia da “traição” e houve muitos e bons jogadores que não fizeram isso simplesmente porque não eram assim.
    Aliás figo de bola percebe muito mas de política é opinião muitas vezes devia estar mais silencioso. Não tem jeito para isso e já houve momentos desagradáveis inclusive muitos Sportinguistas que não o querem como presidente.
    Mas sim foi um excelente jogador de futebol e aquele golo à Inglaterra ficará sempre na nossa memória.
    Cumprimentos

  • SenyorPuyol
    Posted Junho 4, 2019 at 12:27 am

    Um ser execrável… para mim, por razões óbvias.
    Mas apesar do desprezo que lhe professo, reconheço que dentro de campo era de uma eficácia e regularidade incríveis. Uma das melhores conduções e controlo de bola da época. Vejo no foco e concentração que mantinha durante os 90 minutos o reflexo daquilo que Van Gaal apontou.

    Tivesse ele uma atitude e postura ao nível das suas prestações no relvado e hoje eu talvez fosse “SenhorFigo” neste espaço.

    • Kacal
      Posted Junho 4, 2019 at 2:23 pm

      Mas há que admirar a capacidade mental dele como fala o Van Gaal também. Quando trocou o Barça pelo Real sabia que ia colocar-se numa situação complicada e mesmo assim fé-lo e jogava debaixo de fogo e assobios nos jogos contra o rival e mesmo assim demonstrava uma tranquilidade e frieza enormes assumindo o jogo como se nada fosse, era incrível. Eu acho que não seria capaz.

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 4, 2019 at 2:59 pm

        Ele não sabia (ou melhor, não ponderou) que se ia colocar nessa situação, ele aceitou a proposta de Florentino por birra. São conhecidos episódios dos seus primeiros meses em Madrid que não abonam muito a favor dessa “capacidade mental”.

        Mas você é livre de admirar, claro.
        Contudo, como espero que compreenda, eu não admiro nada em Figo para além da sua qualidade com a bola nos pés.

        • Kacal
          Posted Junho 4, 2019 at 9:58 pm

          Pois talvez, mas aceitando a proposta saberia que ia para um rival e vejo o Figo como uma pessoa inteligente e portanto de certeza que saberia que os adeptos do Barça não iriam gostar e mesmo assim aceitou, pode ser uma traição mas também demonstra coragem. Sobre os tais episódios, já não comento porque não estava lá para ver, falei do que vi dele em campo, sempre me pareceu forte mentalmente a aguentar bem tudo, tinha espírito de liderança natural.

          E eu não admiro tudo nele, mas admiro algumas coisas como falei, mas sobretudo o seu futebol também. Mas aceito e respeito a sua opinião.

    • Miguel Caçote
      Posted Junho 4, 2019 at 11:49 am

      Execrável porque trocou o Barça pelo Real Madrid? Ok.

      Aposto que se te pagarem muito mais para trocares de emprego, com condições semelhantes, não mudas…

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 4, 2019 at 5:51 pm

        Dois exemplos. D10s recebeu proposta choruda do River quando estava no Boca e nunca aceitou, porque o CABJ é o seu clube do coração. Reinaldo Ventura recebeu uma proposta do Benfica para ganhar mais e não saiu. E no hóquei não se ganham fortunas. Há valores mais altos que se alevantam na vida, como dizia o poeta.
        Figo era um ídolo no Barça, ganhava muito e seria o Bola de Ouro mais tarde ou mais cedo. Que necessidade tinha de fazer o que fez? Se saiu, tudo de bom para ele pessoalmente, mas espera-se que os adeptos do Barça o apoiem? O recebam com palmas? Este politicamente correcto acha que as pessoas são zombies e não tem emoções e tem de se aceitar tudo.
        É perfeitamente lógico sentir-se magoado com quem beija um símbolo e depois o trai. E sobretudo depende muito de como a pessoa sai. O JVP é um dos meus maiores ídolos e nunca deixou de o ser apesar de ter saído para o Sporting. Sempre entendi todo o processo que rodeou a sua saída, processo esse que envergonha os dirigentes do Benfica da altura e não o jogador. Ele nunca foi desrespeitoso com o Benfica após isso.
        Agora Figo foi diferente. É difícil entender que os adeptos culés não gostem dele depois da forma como se comportou?

        • Kacal
          Posted Junho 4, 2019 at 10:04 pm

          Desse ponto de vista que falas concordo, mas temos que tentar perceber outros pontos de vista. Algo que pensei e vou falar, mas e se o Figo não é pessoa de ver as coisas de forma sentimental? Se é pessoa de ver as coisas mais racionalmente e para ele o futebol é apenas uma profissão? E aí talvez ele tenha visto as coisas como mudar de clube e ir ganhar mais, mas não tivesse nenhum carinho especial pelo Barça. Há pessoas que vêem as coisas assim. Por exemplo, eu frequentei um ginásio durante 2 anos e meio, agora decidi mudar porque outro novo abriu mesmo à beira de minha casa e mais barato e com melhores condições até, tive dificuldade em mudar porque tinha simpatia pelo outro ginásio e gostava do ambiente e das pessoas, mas noutro caso o meu irmão também mudou ao fim de 2-3 anos e não teve qualquer problema e nem levou contactos de ninguém, eu levei.

          Isto para dar um exemplo de que por vezes as pessoas não vêem as coisas como nós e embora o futebol seja uma paixão para muitos, para outros é apenas uma profissão. Se o Figo é um desses casos? Não sei. E compreendo que os adeptos culés não gostem dele por essa razão, mas também compreendo que outros não achem isto nada de mal e o Figo não tenha visto a mudança como algo mau. Não vou dizer que parte defendo, mas estou a dar dois pontos de vista.

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 4, 2019 at 10:57 pm

            Eu percebo isso, mas os clubes não são coisas ou empresas, são instituições.
            Por muito que se tente bater nessa tecla, os clubes são agremiações desportivas que aglomeram adeptos através da emoção.

            As instituições investem financeira e moralmente num atleta e esperam o retorno. Quando um clube investe num miúdo de 12 anos, investe dinheiro dos seus adeptos (que são quem gera o dinheiro) que exigem o retorno: um grande jogador e símbolo, não que deem uma facada nas costas. Isso é como que roubar de forma encapotada.

            Percebo o que dizes e até diria que há casos (como os de JVP) onde as mudanças acontecem e são como que entendidas e aceites. Depende é muito de como é feita a coisa. O que não pode acontecer são processos como os de Figo.
            Até entendo que os atletas nem sempre tenham essa ligação. Mas ao menos sejam honestos. Digam que são profissionais e amanhã podem equacionar jogar num rival. Sendo assim, para mim são livres desse compromisso emocional, mesmo que eu nunca fizesse isso, mas aceito que os meus valores não sejam os de todos. O que não pode acontecer é fazer o que fez Figo e muitos fazem. Faz-se juras de amor eterno. Usa-se o facto de se ser símbolo para ganhar mais do que os outros e como que ter uma titularidade garantida porque se é o transmissor da mística. Usa-se a mística para garantir que quando se está na mó de baixo e em vias de saída do clube o presidente ceda aos adeptos e mantenha o craque, como acontece tantas vezes.
            E depois, quando se tiver uma proposta milionária do rival, de súbito a mística como que desaparece e agora “não há emoção só há dinheiro, somos profissionais”. Mas não é esse o discurso que se faz quando convém.

            Esse é para mim o grande erro. Não se pode usar a mística como um guardanapo que se deita fora e se usa quando convém.
            Se por ser símbolo do Barça perderia a hipótese de jogar no Real, Atlético ou Espanyol, Figo morreria por isso? Não lhe faltariam outros clubes.
            O problema é os jogadores estarem formatados pelo actual discurso de lavagem cerebral do politicamente correcto dos últimos 20 anos onde se vende a treta de que os clubes são empresas e não símbolos. E que a mística é apenas uma treta usada para inflacionar salários no clube ou como um joguete para exigir mais quando o rival acena com um chorudo cheque e se quer chantagear a direcção (como Figo fez com o Barça em 2000).

            Os jogadores brincam com os adeptos, com o seu amor ao clube e depois pensam que ninguém lhes pode exigir nada.
            O erro para mim está aí. Concordo contigo que nem todos temos esse apego, mas o problema é o discurso que os jogadores fazem. Mais valia que fossem sinceros com o clube.
            Porque se fosse o caso de Figo por exemplo acabar a carreira no Barça e 15 anos depois acabar na pobreza, decerto veríamos apelos na imprensa para ajudar um jogador “que muito deu ao clube”. Ora se a mística existe para como que obrigar o clube a ajudar um símbolo, também deve haver algo em retorno. Um clube não pode ter apenas obrigações com os jogadores e não ter direito a exigências.
            Veja-se o exemplo de Diego Maradona. Rejeitou o River para se manter no Boca. Deixou de ter uma grande carreira por isso? Por lhe estar vetado jogar no River a sua carreira seria pior?
            Não, fez uma das carreiras mais belas que existiram e quando regressou à La Bombonera a sua recepção foi das coisas mais emocionantes que vi.
            O problema é o discurso que os jogadores fazem nos últimos anos.

            • Kacal
              Posted Junho 5, 2019 at 1:03 pm

              Nisso concordo contigo, mas aí o Figo já não teria o direito de pedir ajuda ao clube e teria que aceitar que estão magoados com ele e não seria perdoado, obviamente.

              Por desconhecimento pergunto, o Figo alguma vez declarou amor ao Barça e disse algo que levassem a pensar que ele amava o clube e nunca sairia para um rival? Ou alguma vez demonstrou ver o futebol como mais que uma profissão? Temos que ver caso a caso e é aí que temos analisar, eu não sei e nem me lembro daí perguntar.

              • SenyorPuyol
                Posted Junho 5, 2019 at 1:55 pm

                “Voy a seguir en el Barça tanto si gana como si pierde el señor Florentino Pérez. Mi camiseta es y será siempre azulgrana”

                https://elpais.com/diario/2000/07/15/deportes/963612012_850215.html

                • Joga_Bonito
                  Posted Junho 5, 2019 at 2:25 pm

                  Obrigado por me ajudar a responder ;-)

                  • SenyorPuyol
                    Posted Junho 5, 2019 at 2:50 pm

                    Quem agradece sou eu! Pelos comentários que tem partilhado, absolutamente impecáveis!!

                    • Kacal
                      Posted Junho 6, 2019 at 8:40 pm

                      Pois… nesse caso acabo por concordar com ambos e o Figo colocou-se a jeito. Penso que o que eu disse é um ponto de vista válida e legítimo, mas apenas em casos de jogadores que nunca tenham demonstrado ver o futebol como mais do que uma profissão e nunca tenham sido falsos para com o clube a fazer juras de amor e tudo mais. Neste caso o Figo não foi um desses casos e colocou-se a jeito e compreendo a magoa dos adeptos cules. Neste caso específico, concordo com ambos!

        • SenyorPuyol
          Posted Junho 4, 2019 at 7:05 pm

          Como se costuma dizer por aqui, ISTO!!

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 4, 2019 at 2:11 pm

        Execrável por trocar como trocou, pode procurar à vontade que não me vai encontrar em nenhum lado a falar desta forma do Fenómeno ou de Saviola.
        Simplesmente há quem saiba ser homenzinho… e há Figo.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 4, 2019 at 11:48 am

      Nunca entendi esta pretensão de ser adepto ferrenho de um qualquer clube estrangeiro.
      O natural e saudável é ser adepto do clube onde joga o nosso jogador preferido.
      Figo sempre foi pragmático nas suas decisões.
      Como profissional regrado e ambicioso, teve dimensão comparável á de Cristiano Ronaldo, sem lesões e jogando ao mais alto nível até tarde.

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 4, 2019 at 2:17 pm

        Já expliquei aqui neste blog os meus motivos (mais do que uma vez até) quando me foi perguntado com genuína curiosidade.
        Se se mostrasse interessado em entender essa “pretensão”, teria todo o gosto em explicar. Mas como só veio aqui apontar-me o dedo, está à vontade para escolher entre procurar ou manter-se na ignorância.

        Quanto ao ser adepto do clube do nosso jogador preferido, para mim nem é natural, nem saudável, mas eu não estou aqui para “entender a pretensão” dos outros.

        • Artur Trindade
          Posted Junho 5, 2019 at 11:09 am

          Já li a sua explicação em tempos, mas sinceramente não me recordo.
          De qualquer forma, digo que é aceitável em pessoas que vivam emigradas em países estrangeiros durante largos períodos, e que ganhem real afeição a esses clubes por efeitos de real participação na vida de clubes nativos.
          Caso contrário, considero uma pretensão vazia de conteúdo, uma modernice da globalização.

          Fui grande adepto do Barcelona quando lá jogaram Vítor Baia, Fernando Couto e Figo, como acredito que tenham havido imensos búlgaros a torcer pelo Barça na época.
          Fora isso, aprecio o belo futebol implantado por Cruyff na época e que perderou pelos tempos.
          Em relação ao apontar o dedo, parece-me que é o que está a fazer em relação a Luís Figo, profissional íntegro e pessoa pragmática.
          Se alguém houvesse que teria algo a dizer de Figo, seriam os sportinguistas, onde Figo jogou 12 anos e saiu por tuta e meia após não ter renovado. O Barça que recebeu a cláusula milionária do Real Madrid, teve o seu “karma”, com a diferença de ter tido uma mais valia extraordinária com o jogador.

          • SenyorPuyol
            Posted Junho 5, 2019 at 1:09 pm

            Então se não se recorda, considero a posta com que me presenteou como um comentário vazio de conteúdo, uma modernice do conceito de “opiniar”.

            Quanto ao resto, você espera que eu esteja grato a Figo? É isso?
            Pelo dinheiro que deixou nos cofres… Pensa que é isso que me interessava naquele momento? “Não entendo essa pretensão”.

            • Artur Trindade
              Posted Junho 5, 2019 at 2:36 pm

              O meu comentário foi generalista, não sei se se enquadra nos meus critérios de adepto genuíno de um clube estrangeiro(nem sei se é portugês). Se sim, não era dirigido a si. De qualquer forma, admitindo que estou a falar com um barcelonista “legítimo”, diria que é saber lidar com a asia. Calha a todos. Não é correto chamar execrável a um top-2 do futebol moderno português, sabendo que para lá do talento, sempre foi um modelo de profissionalismo, educação em campo e fora dele, em suma um grande capitão.

              • SenyorPuyol
                Posted Junho 5, 2019 at 3:09 pm

                Um comentário generalista em resposta a um particular… tudo bem.

                Sabe que não é por repetir uma e outra vez a suposta exemplaridade de Figo que isso vai passar a ser uma verdade, não sabe?

                • Artur Trindade
                  Posted Junho 5, 2019 at 3:31 pm

                  Não me recordo de Figo ter protagonizado algum episódio de indisciplina enquanto profissional, foi sempre tido como um exemplo, reconhecido pelos companheiros.
                  O facto de ter cedido ao poder do dinheiro torna-o um profissional dos tempos modernos, onde o amor á camisola deixou de ter lugar.
                  Se os sportinguistas o conseguem perdoar, acredito que seja mais fácil para um adepto culé.
                  Como disse no outro comentário, deu uma verba recorde ao Barcelona, verba essa acordada para claúsula de rescisão.
                  Maxi Pereira, Carrillo, J.Moutinho, P. Futre, cada caso é diferente, mas o carácter não se mede pela mudança em si.
                  O carácter de quem deixa chegar ao fim do contrato para se transferir a custo zero, será então mais criticável?

                  • SenyorPuyol
                    Posted Junho 5, 2019 at 4:06 pm

                    É claro que não se mede o carácter pela mudança em si, mede-se pela forma como tudo aconteceu.
                    Eu não tenho esta posição contra o Fenómeno nem contra o Saviola, tenho-a contra Figo.

                    Você continua a dar o exemplo dos Sportinguistas, o que me interessa a mim ou a qualquer culé se os sportinguistas o perdoam ou não? Eu não sou adepto do Sporting, eu não sei qual era a ligação ou a estima que os sportinguistas tinham por Figo.
                    Eu o que sei é a admiração que os culés tínhamos por Figo, o que eu sei é o papel e o peso de Figo dentro do barcelonismo e sei sobretudo a forma como Figo se comportou com os adeptos…

                    Você tem dificuldade em perceber que não é por deixar dinheiro ao clube que vamos estar mais, ou menos gratos, todo e qualquer culé está grato a Puyol, Xavi, Iniesta, Valdés, por exemplo… quanto dinheiro deixaram nos nossos cofres entre eles? 0!!
                    Se você vê o seu clube como uma empresa, isso é lá consigo, eu vejo o meu como o MEU CLUBE, é tão difícil entender?

                    Se eu digo que é execrável para mim, é porque eu considero que teve uma postura e atitude execrável com o meu clube, se você o quer pôr num pedestal, volto a usar a mesma expressão, isso é lá consigo.
                    Agora, não me venha com essa história do clube estrangeiro e afins como um pretexto para repetir e repetir e repetir novamente que Figo era um profissional exemplar. Enquanto esteve cá foi um profissional exemplar e como tal, era um verdadeiro ídolo dos adeptos. Quando sai como sai, volto a perguntar, espera que estejamos gratos a Figo? Espera que nos mantenhamos impávidos e simplesmente não o critiquemos? Espera mesmo que o classifiquemos como algo menos que execrável?
                    Tal como deixei claro no meu primeiro comentário, é um ser execrável para mim, mas é PARA MIM, não vou tentar impingir essa imagem a ninguém. Vê-me em outros comentários a repetir uma e outra vez a imagem que tenho de Figo?

  • Amigos e bola
    Posted Junho 4, 2019 at 12:23 am

    O Luís Figo foi um dos jogadores mais marcantes do séc XXI no futebol, sem dúvida.

    Polémico mas com um talento absolutamente genial.

    Para mim um dos melhores da história e quiçá, o jogador português mais talentoso de sempre.

  • Zamorano
    Posted Junho 4, 2019 at 12:17 am

    A minha medalha de ouro para melhor jogador português será sempre para Luís Figo. Saudades!

  • Sobe Alges
    Posted Junho 3, 2019 at 11:38 pm

    O meu jogador português favorito. Que classe enorme dentro de campo. E mesmo com o passar dos anos, continuava a driblar os jogadores adversários com uma facilidade incrível, tal era a sua técnica. Muitos jogadores com a perda de velocidade, perdem também esta capacidade.

  • Obelix
    Posted Junho 3, 2019 at 11:03 pm

    O jogador que me fez vibrar mais pela seleção nacional. Ídolo.

  • xeives
    Posted Junho 3, 2019 at 8:44 pm

    Saiu do Sporting com grande potencial e no primeiro jogo oficial era um jogador diferente tecnicamente. Treinar com a elite e ser humilde para aprender todos os dias, o Ronaldo seguiu os seu passos, evoluir todos os dias. Foi o ÚNICO Português no Barcelona considerado como Cantera ou titularissimo, algo que poucos estrangeiros conseguiram. A saída para o Real foi uma pena pois estava em casa, mas…..milhões na conta bancaria “quem manda a primeira pedra?” Foi um revolucionário do seu tempo.

  • Citizen_Erased
    Posted Junho 3, 2019 at 8:34 pm

    O Cristiano no global é melhor mas o Figo foi o extremo português que mais gostei de ver desde que acompanho futebol. Podia não ter a mesma técnica em termos de fintas mas era de uma eficácia extrema no drible – O próprio Roberto Carlos chegou a admitir que respirou de alívio quando soube que ele ia deixar o Barça para ir para o Real, dado que era o jogador que lhe dava mais dores de cabeça..
    Depois, teve dois momentos deliciosos na selecção para mim, o 1-1 à Dinamarca em que com uma finta de corpo deita o (na minha opinião, mais uma vez) melhor GR dos anos 90 e depois, aquela bomba no jogo épico contra a Inglaterra que iniciou a reviravolta – ainda mantenho a minha ideia que essa foi a melhor selecção portuguesa que vi jogar, só sendo parada pela França, pois também eram uma selecção brutal…

    • J Silver
      Posted Junho 3, 2019 at 10:58 pm

      Esse golo contra o Schmeichel foi espectacular. Consegue passar pelo meio dos dos defesas e depois senta o GR com uma simulação e toca suavemente a bola por cima da perna dele.

  • NunoLFC
    Posted Junho 3, 2019 at 4:00 pm

    A pergunta não foi bem essa mas é lá perto. Foi perguntado não o “melhor” jogador que treinou, mas aquele que mais gostou de treinar. Daí a referência à parte mental e à consistência do Figo (e do Luís Enrique, sim porque o van Gaal não respondeu só Figo).

  • Kostadinov
    Posted Junho 3, 2019 at 2:08 pm

    Curiosa resposta, mas pensando bem o Figo de facto terá sido dos maiores craques que o Van Gaal orientou. Jogador soberbo, top-3 dos melhores jogadores portugueses da história.

  • Gunnerz
    Posted Junho 3, 2019 at 1:33 pm

    Não sei a lista toda do holandês mas parece me uma boa escolha, um jogador que nunca esteve em más fases basicamente e jogava sempre bem. Discordo q figo merecesse ser o melhor do mundo alguma vez mas não impede que seja craque. Fazem falta figos

  • Kacal
    Posted Junho 3, 2019 at 1:07 pm

    Figo foi um autêntico craque, era dos melhores jogadores preferidos e ídolos do futebol quando era pequeno. Tinha um carisma e uma capacidade de liderança natural inigualável. Depois toda a sua qualidade onde não sabia jogar mal e assumia o jogo. Muito forte no 1×1 com as suas simulações de corpo e estilo muito próprio. Um daqueles jogadores que jogava muito e “partia rins”. Fantástico!

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2019 at 1:00 pm

    Tal como o João Félix só começou a jogar num grande aos 19 anos e nos primeiros 70 jogos pelo Sporting apenas marcou um golo. A partir dos 22, 23 anos começou a ser mais consistente e aos poucos a entrar no radar da selecção.

    Saiu aos 23 anos para o Barcelona, não como um jogador feito, mas como um jogador habilidoso mas ainda com muito para crescer.

    Em Barcelona encontrou todas as condições para ir crescendo e transformar-se num dos melhores do Mundo. Só aos 27 anos entrou no Top dos melhores do Mundo e entre os anos 98 e 2002 foi sem dúvida um dos 3 melhores jogadores do Mundo.

    Isto para dizer que o João Félix ainda tem muito caminho para percorrer e que nenhum jogador é bom jogador com 19 anos. O próximo passo dele, independentemente do dinheiro envolvido tem que ser para um projecto onde tenha condições de continuar a evoluir e a crescer. Vai para um Real Madrid agora fazer o quê? O Man City fazer o quê, se o Guardiola está lá mais um ano e sai?

    Tem que pensar bem.

    • Tsubasa
      Posted Junho 3, 2019 at 11:31 pm

      Nenhum jogador é bom com 19 anos?

      O Ronaldo Fenómeno aos 19 anos não era bom, era tremendamente bom e já era o melhor jogador do Mundo com larga diferença para os restantes….

      Messi com 19 anos já era pelo menos top15 mundial, se um jogador top15 Mundial não é bom, então quem é bom?

      Mbappe com 19 anos também já estava no topo, pelo menos top15 Mundial também

      O Nesta com 19 anos já era top10 Mundial de centrais

      Raul Gonzalez aos 19 anos já era titular indiscutível do Real e já era muito bom jogador…

      Maldini aos 19 anos já era titular absoluto do Milan de Sacchi, e já era um dos melhores defesas do Mundo

      Podia continuar a dar exemplos, o que não falta são exemplos de jogadores que aos 19 anos não eram bons, eram tremendamente bons e já estavam entre os melhores do Mundo na sua posição

    • Chico
      Posted Junho 3, 2019 at 1:40 pm

      O Ronaldo Fenómeno fez a melhor época da sua carreira e talvez a melhor época que algum jogador já fez com 19 anos no Barcelona.

      • Tsubasa
        Posted Junho 3, 2019 at 11:33 pm

        Nem mais Chico, o problema do Ronaldo Fenómeno foi as lesões que não lhe permitiram manter o nível que tinha com 19 anos no resto da carreira… O nível que ele tinha aos 19 anos, só vejo um único jogador capaz de ombrear com aquilo que era o Messi e mesmo esse tenho dúvidas

    • André Dias
      Posted Junho 3, 2019 at 1:24 pm

      Concordo com a maioria do teu comentário mas discordo quando afirmas que nenhum jogador é bom com 19 anos. Um jovem de 19 anos pode estar longe de atingir o seu pico mas se tiver qualidade não deixa de ser bom só porque ainda é novo. Posso dar o exemplo de Messi que aos 18 anos já tinha qualidade para ultrapassar Cannavaro e Roberto Carlos no mesmo lance ou de Mbappé que aos 19 anos foi fundamental na conquista do Campeonato do Mundo.

  • J Silver
    Posted Junho 3, 2019 at 12:17 pm

    O meu grande ídolo de infância e o estandarte do futebol português nos anos 90/2000. Fintas eficazes, cruzamentos inigualáveis, remate potente e colocado e uma presença em campo que não se consegue explicar. Para além disso, teve muito poucas ou nenhumas lesões na carreira e raramente jogava mal.

  • Xyeh
    Posted Junho 3, 2019 at 12:03 pm

    O Figo ganhou uma Bola de Ouro mas muita gente não lhe deu o devido valor, o homem era um monstro dentro do campo, dos jogadores que mais sentou adversários, penso que foi o Roberto Carlos que disse que o Figo foi o jogador mais difícil de defender na carreira dele.

    • André Dias
      Posted Junho 3, 2019 at 12:53 pm

      Figo foi mais que valorizado mas teve que dividir o protagonismo com outros craques, o que é natural quando se tem Figo, Roberto Carlos, Beckham, Zidane, Raúl, Casillas e Ronaldo na mesma equipa.

Deixa um comentário