Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Título? O objetivo que temos, sem mentir aos sócios, é estar na Champions»

Chega para ter sossego? Parece ser o mais realista, considerando a realidade do clube.

Frederico Varandas foi questionado, em entrevista ao canal 11, sobre o principal objectivo do Sporting para a época 2020-21, e nem hesitou: ficar nos lugares de acesso à Liga dos Campeões. “O objetivo que temos, sem mentir aos sócios, é estar na Champions League. Ponto final. Fizemos um trabalho de reestruturação. Claro que o Sporting vai lutar pelo título. Mas vou dizer que o Sporting vai ser campeão? Não vou dizer isso. Até 2022, o objetivo é estar na Champions League. Se tiver um Tiago Tomás, um Gonçalo Inácio ou um Nuno Mendes a jogarem na Liga dos Campeões valorizam três vezes mais do que na Liga Europa”, afirmou o presidente leonino.

33 Comentários

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Maio 19, 2020 at 10:44 pm

    Ou está tão a leste do mundo do futebol que não se lembra que a partir do ano que vem ‘acesso à Champions’ é o 3º lugar, ou está a tentar enganar os adeptos, ou está a querer dizer que o objectivo inclui passar as pré-eliminatórias se tiver de as disputar. Vamos pensar que é está última e como de costume não se soube exprimir.

  • DICAS
    Posted Maio 19, 2020 at 8:39 pm

    Discurso realista que tira a pressão mas vai ser complicado com este plantel.

    Um médio que entre de caras no onze tem de vir.
    O Wendel é despachar e trazer alguém que realmente faca a diferença.
    Como é obvio que entulho como Eduardo, Miguel Luis e Dumbia tem de ser despachados

    Depois um extremo que entre de caras tambem tinha de vir
    Despachar Camacho

    Ai sim começavas a ter um plantel mais competitivo com jogadores com qualidade …
    Até lá

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Maio 19, 2020 at 2:08 pm

    Amém. Finalmente um presidente com bom senso.

  • LevonAronian
    Posted Maio 19, 2020 at 1:56 pm

    Discurso que só peca por não ter começado assim à quase 2 anos

  • Mantorras
    Posted Maio 19, 2020 at 1:39 pm

    O SCP sera muito mais perigoso se tiver nocao da realidade e um projecto coerente. Isto parece estar a acontecer, e sendo assim, faltam 3 “coisinhas”:

    – Varandas aguentar o barco quando/se a coisa abanar (isto significa obviamente RA ter continuidade).
    – Ruben afirmar o project do presidente (aposta na formacao com contratacoes cirurgicas e valorizacao de activos importante).
    – Culminar com apuramento para a champions.

    Dois anos disto e o Sporting pode mudar o discurso. Ate la, claro que pode ser campeao, o ponto e que esta mais perto de lutar realmente por isso colocando-se como outsider.

  • feelfreeyouare
    Posted Maio 19, 2020 at 1:39 pm

    É o mais sensato. Que sejam essas as expetativas dos adeptos. Dá a ideia que os sportinguistas esperam sempre que sejam campeões, desfasados da realidade. E mesmo assim, o terceiro lugar é um objetivo complicado tendo em conta que existe o Braga que tem quase sempre jogado melhor que o Sporting.

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2020 at 1:14 pm

    Realista e mais não podem exigir, crescer aos poucos de forma sustentada e com calma. Jogo a jogo.

  • Greenman
    Posted Maio 19, 2020 at 12:56 pm

    Posso ser demasiado otimista uma vez que se trata do meu clube, mas tendo em conta a instabilidade e o desvaneio que se vê no rival FC Porto, tenho todas as esperanças de que isto aconteça já a partir da próxima época.
    O FC Porto desde os tempos de Lopetegui perdeu a sua essência, o seu carisma, com a alteração da política de contratações. Foram cometidos erros enormes, época após época, e esta não foge à regra. Mais uma vez, o FC Porto tem a corda na garganta financeiramente falando – ainda mais com a situação da pandemia – com jogadores em final de contrato (nunca vi o FCP perder tantos jogadores a custo zero) que nada renderão.
    Posto isto, conseguindo o Sporting ficar 2 anos seguidos na Champions, passa a ter todas as condições para lutar com o Benfica, pois parece-me que o Porto irá passar por uns anos à Sporting para se reestruturar.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 19, 2020 at 5:01 pm

      Acho que estás a ser otimista. Mas até entendo onde queres chegar.

      SL

    • E o que temos
      Posted Maio 19, 2020 at 3:01 pm

      Se o benfica continuar a dar tiros nos pés acredito que 2 anos chegue. se o benfica acordar aponta para uns 5-10 anos

      • Ricard0
        Posted Maio 19, 2020 at 4:25 pm

        Sim, os Benfiquistas estão sempre com essa conversa. A verdade é que mesmo estando em 2º são um clube bastante mais organizado que o Porto e que os restantes clubes portugueses todos (então que o Sporting…) e que ganham campeonatos ano sim ano sim.
        O Porto, atualmente, está apenas a tentar sobreviver e alguma vez a corda vai romper. Não digo que vão passar pelo que o Sporting passou/está a passar mas certamente que só vai ajudar a acentuar a hegemonia do Benfica.

        O Benfica até pode dar vários tiros nos pés, mas quem vem atrás dá o triplo.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 19, 2020 at 10:42 am

    Faz todo o sentido. Os plantéis de Benfica e Porto atualmente têm bastante muito mais valor do que o nosso, é muito complicado lutar pelo título. Entrar na Champions já dava um enorme boost.

  • Antonio Pinheiro de Campos
    Posted Maio 19, 2020 at 10:40 am

    Mas qual é a dúvida? Qual foi a complicação nestes últimos anos de assumir o óbvio? O Sporting tem que fazer por se intrometer na luta a dois. Ponto. Já foi tempo de discursos bacocos de ganhar o campeonato como objetivo. Haja algum discernimento, finalmente.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 19, 2020 at 10:31 am

    É assim mesmo, o Sporting neste momento não tem condições para ser candidato ao título. Claro que se chegarem lá perto ótimo para eles, mas os objetivos da época têm que ser realistas, muito bem o Varandas aqui.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 19, 2020 at 10:29 am

    Portanto, o 3º lugar. O Porto e o Benfica são muito superiores, logo normal.

  • Estigarribia
    Posted Maio 19, 2020 at 10:28 am

    Discurso realista. É mais importante conseguirmos entrar directamente na Champions do que agora o título. E quem sabe, se jogando sem pressão às vezes não conseguimos os dois. Lembro que na época de Leonardo Jardim, jogámos sem pressão e a correr por fora na luta pelo título e acabámos a poucos pontos do 1º lugar, salvo erro.

    Contudo, neste momento, é mais importante conseguirmos uma entrada na Champions a partir da próxima época do que pensarmos no título quando não temos ainda equipa para tal.

    Saudações Leoninas

    • Giuseppe F
      Posted Maio 19, 2020 at 12:34 pm

      O melhor exemplo até é 99/00. Eu lembro-me apenas vagamente, mas o meu irmão costuma dizer que o Sporting entrou nessa época com uma contratação de luxo, o Schmeichel, mas que o início do campeonato foi mau, 3 empates ridículos, derrota com o Alverca e goleada nas Antas, estvamos em depressão…

    • RomeuPaulo
      Posted Maio 19, 2020 at 12:14 pm

      Os adeptos do Sporting têm o hábito de colocar muita pressão em cima da equipa, por isso o discurso do Varandas é de louvar porque, apesar de o Sporting continuar a ser um grande, neste momento não é um candidato ao título, na minha opinião, neste momento, até está atrás do Braga, é preciso que os sportinguistas percebem isso e tenham paciência para não destruir ao mínimo contratempo um projeto que parece estar a ser bem estruturado.

      Falas do Leonardo Jardim, esse Sporting tinha uma vantagem muito importante, não tinha competições europeias, o que permitia uma melhor recuperação dos jogadores e consequentemente investir mais no treino para assimilação de processos.

      Não sou sportinguista, mas para mim o Sporting de Marco Silva também teve um balanço positivo, fez uma boa prestação da Champions, ficou em 3º lugar no campeonato com 76 pontos em 102 possíveis (74,5%, igual ao de Leonardo Jardim que fez 67 pontos em 90 possíveis (74,4%)) e ganhou a Taça de Portugal.

      No ano seguinte, o Sporting fez um all-in com o Jorge Jesus, na minha opinião deu um passo maior do que a perna, mas obrigava a que o Sporting ganhasse, e o Sporting não ganhou.

      Mais uma vez, é preciso ter paciência para voltar a colocar o Sporting entre os candidatos ao título, por exemplo o projeto do Benfica demorou cerca de 10 anos a ser construído, e acreditar no projeto que está a ser montado.

      • Leonidas
        Posted Maio 19, 2020 at 3:34 pm

        Discordo de alguns pontos:

        – Até ao momento não vejo nenhum projeto bem-estruturado (tirando o discurso sobre a formação). Basta ver a justificação de Varandas sobre a contratação de Keizer e agora de Amorim (sendo a 2ª transferência mais cara da história do Sporting) para perceber que não existe grande projeto (há sim um all-in do Clube e de Varandas num treinador).

        – O Sporting com JJ deu um enorme salto competitivo, que resultou numa qualidade muito maior do plantel e em valorização dos jogadores. Mas como se viu, bastou falhar o acesso à Champions em 17/18 e era tudo insustentável.

        • RomeuPaulo
          Posted Maio 19, 2020 at 4:50 pm

          Como disse, não sou sportinguista, por isso também não tenho acompanhado o actual projecto do Sporting a fundo, mas daquilo que ouvi/li, parece-me que as seguintes coisas fazem sentido:

          – reformulação dos quadros de recursos humanos de Alcochete;
          – eliminação dos salários chorudos a jogadores com pouco impacto;
          – recuperação da equipa B de futebol;
          – integração de elementos da formação em patamares competitivos superiores.

          Mas atenção que concordo contigo na questão do treinador, veremos agora se vai haver paciência para o Rúben Amorim.

          Quanto à questão do Jorge Jesus, concordo que o Sporting deu um salto competitivo enorme, no entanto o investimento que foi feito só permitia um resultado, ganhar, só existia o plano A e este falhou, não havendo assim alternativas para tornar o clube minimamente sustentável, quantos clubes com bons resultados e bom futebol não declararam falência por viver acima das suas possibilidades? Foi isso que o Sporting fez nos anos do Jorge Jesus e era pena ver um grande clube português a declarar falência por querer dar um passo maior do que a perna.

      • FVRicardo
        Posted Maio 19, 2020 at 12:48 pm

        concordo a 100% com o primeiro parágrafo

  • Nuno Machado
    Posted Maio 19, 2020 at 10:27 am

    Não é a partir da próxima época que o 3º classificado nacional entra nos playofs da champions (21/22) ?

    • MM
      Posted Maio 19, 2020 at 1:36 pm

      Certo. Portanto o que o Varandas esta a dizer é que a ideia é gsnhar ao braga na luta pelo 3o lugar, e passar o playoff. Nao é muito, mas concordo que é a melhor opcao para o Sporting

      • Giuseppe F
        Posted Maio 19, 2020 at 5:04 pm

        Por acaso é bastante até, já que o Braga está realmente a competir com o Sporting, é melhor e mais organizado. O Sporting mais adeptos, mais impacto e melhores jogadores (e aaui muita gente discorda), mas neste momento é só.

      • Ricard0
        Posted Maio 19, 2020 at 4:27 pm

        Eu até fiquei com a ideia que ele estava a apontar para a qualificação direta, ou seja, 2º lugar. Mas posso ter percebido mal. Certamente que ele deve estar a par da situação do Porto.

    • FVRicardo
      Posted Maio 19, 2020 at 12:46 pm

      Sim

    • Giuseppe F
      Posted Maio 19, 2020 at 12:31 pm

      Sim, é.

  • Leonidas
    Posted Maio 19, 2020 at 10:18 am

    Qualquer Sportinguista consciente sabe que esse será sempre o objetivo realista. As idas à Champions fazem diferenças monumentais nos orçamentos (como se viu no mandato de BdC, onde as 3 idas à Champions foram fundamentais para aumentar a competitividade).

    Mas se a performance no campeonato for repetida é óbvio que não terá sossego.

  • FVRicardo
    Posted Maio 19, 2020 at 10:03 am

    Realista

Deixa um comentário