Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Varandas: “Após 40 anos, os adeptos do FC Porto acordaram para a vida”

O presidente do Sporting reagiu aos recentes acontecimentos na Assembleia Geral extraordinária do FC Porto. “Após 40 anos, os adeptos do FC Porto acordaram para a vida, perceberam quem têm em casa e quem andaram a endeusar durante décadas. Ouvi muitas vezes que o clube está refém de uma guarda pretoriana, mas acho que é preciso ter coragem dizer que essa guarda pretoriana não é o verdadeiro problema, mas sim quem durante décadas os alimentou e lhes deu poder. Esqueceram-se que quem manda esta guarda pretoriana fazer isto contra adversários, árbitros jornalistas, quando e preciso faz contra os próprios sócios”, afirmou o presidente do Sporting.

69 Comentários

  • cmche1111
    Posted Novembro 18, 2023 at 5:23 pm

    Não tem o dom da palavra, de todo.
    Não tem grande carisma.
    Não é, nem tem, discurso populista.

    Mas em 20 anos que acompanho futebol, foi o único! que falou de Pinto da Costa e do regime do FC Porto sem mas, com as letras todas e isso há que louvar, independentemente do clube e independentemente se se gosta de futebol ou não, pois aquele regime e o seu funcionamento afeta muito para lá do futebol.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 18, 2023 at 1:12 pm

    Ainda não “vi” nenhum adepto do Porto a insurgir-se contra Pinto da Costa por causa dos seus vídeos no TikTok, perdão, Instagram… Ai, X… Bolas, que não acerto com a “rede”.
    Assim sendo, vivem bem com a ilegalidade que todos conhecemos.
    *
    A propósito, há dias, escrevi aqui um comentário em que chamava corruptos a duas figuraças do desporto nacional, sem advérbios de modo. Que eu tenha dado conta, o VM não os libertou. Não me estou a queixar (se calhar, evitaram-me chatices até), só a dar nota.

  • Ricardo10_
    Posted Novembro 18, 2023 at 11:19 am

    Só acordaram para a vida porque agora são eles próprios vitimas do seu método de “trabalho” das ultimas décadas. Agora sofrem nas mãos de quem veneraram durante décadas e sempre souberam perfeitamente o que essas mãos faziam. Mas o que interessa é ganhar não é? Quando os SD insultam, intimidam, agridem e roubam durante anos e anos, não se passava nada, até tinham orgulho…Que claque!! Que Macaco líder incrível!! Não sabem a vida que o líder leva? Não sabem das suas polémicas? Acham que tem vivido como um rei à conta do quê? Agora é que é mau?
    Os 3 grandes já foram favorecidos e tiveram casos e casinhos, mas digam-me sinceramente se Benfica e Sporting têm tantos lances e tão escandalosos como neste vídeo? E há muitos outros vídeos… Algum adepto do Porto tem coragem de ver isto e achar isto normal? Ou achar que o Benfica e Sporting também tiveram igual? O Porto continuará a ser o Porto, provavelmente o AVB será o novo presidente e já podem ver como muitos o veneram, incrível como continuam a não perceber onde leva a veneração de pessoas.

    https://www.youtube.com/watch?v=6QGKsne8TaU&t=62s

    • Borsalino
      Posted Novembro 20, 2023 at 12:35 pm

      Paulinho Santos é um nojento de todo o tamanho. Nunca lhe desejei nada de bom na vida!

    • Mantorras
      Posted Novembro 20, 2023 at 12:33 pm

      Giro era discutir lances nessa altura, porque os portistas na altura eram piores que o VAR hoje em dia. Nao se via nada nas repeticoes… tudo normal, portanto.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 20, 2023 at 10:05 am

      Paulinho Santos, essa lenda dos sarrafeiros. Mas o pior para mim será sempre este lance:

      https://www.youtube.com/watch?v=Y57fhW4bDtc

    • João
      Posted Novembro 20, 2023 at 8:01 am

      Paulinho Santos e Jorge Costa eram do piorio

    • Cody Madison
      Posted Novembro 18, 2023 at 12:54 pm

      Quando vi o vídeo que partilhaste, não pelo jogo em si que está no vídeo, mas bateu aquela saudade de rever jogos antigos na RTP Memória aos sábados à tarde. Era uma coisa que eu adorava fazer e espero que um dia voltem a repor jogos dos anos 90 nesse canal, independentemente dos clubes.
      —-
      Ver aqueles plantéis daquele tempo é sempre muito bom.

  • batalha34
    Posted Novembro 18, 2023 at 10:23 am

    Vou só deixar aqui um poema de um senhor alemão que viveu durante os tempos da 2º guerra mundial e foi preso pelo regime. Com as devidas diferenças de gravidade de uma coisa para a outra, o conteúdo da mensagem aplica-se na perfeição

    *
    First they came for the socialists, and I did not speak out—
    Because I was not a socialist.

    Then they came for the trade unionists, and I did not speak out—
    Because I was not a trade unionist.

    Then they came for the Jews, and I did not speak out—
    Because I was not a Jew.

    Then they came for me—and there was no one left to speak for me.
    *

    Os adeptos do Porto estão na cova que eles proprios cavaram. 40 anos a fazer ouvidos mocos enquanto ganhavam com tudo o que são estratégias e discurso que são a antitese do que devia ser o desporto.

    Agora o clube está mal e acordaram para a vida, têm o clube que merecem.

  • Niall joaQuinn
    Posted Novembro 18, 2023 at 7:33 am

    Enquanto a guarda pretoriana da direção ameaçou e bateu em árbitros, em dirigentes e até em jogadores do próprio clube (quem não se lembra do Paulo Assunção!?), os sócios assobiaram para o lado.

    Agora que toca a eles, andam todos muito indignados.

    Num país a sério, a direcção e este presidente tinham caído no mesmo dia em que foram publicadas as escutas ou se confirmou a corrupção na justiça desportiva. Nesse mesmo dia, ficou claro para todo o país quem estes dirigentes e do que eles eram capazes. Isto não tem nada a ver com justiça, mas com caráter. Não é o facto de as escutas terem sido recolhidas sem autorização do juiz que apaga o que lá está.

    Os sócios do Porto escolheram um caminho diferente e preferiram os títulos à seriedade. Agora queixem-se.

    Quanto ao Varandas, está obviamente cheio de razão.

    Está a pôr a foice em seara alheia, mas este é um problema transversal ao futebol. O dirigismo do Porto e a sua esfera de influência afeta (e tem afetado mesmo…) todos os clubes. Tem todo o direito de falar.

  • Cody Madison
    Posted Novembro 18, 2023 at 7:21 am

    Tudo dito, grande Presidente Frederico Varandas. Foram 40 anos de corrupção, de intimidação a adeptos, rivais, jornalistas, árbitros e jogadores, de violência, de ódio a tudo o que é de Lisboa.
    ———-
    Tal como disse ontem, como adepto do Sporting espero e desejo que Pinto da Costa permaneça durante muitos anos no FC Porto para que esse clube possa bater ainda mais no fundo e rebente por todos os lados. Os portistas têm o clube que merecem depois de 40 anos a endeusarem quem tinham no poder e tapar os olhos a todas as ilegalidades cometidas pela direção de PdC.
    ———
    Repito: os portistas têm o clube que merecem e não tenho pena nenhuma. Quem com ferros mata, com ferros morre. Benfica e Sporting têm uma oportunidade única para cavarem um fosso muito grande para o Porto e ir espetando os últimos pregos no caixão do clube portista.

  • Diogo Oliveira
    Posted Novembro 18, 2023 at 1:02 am

    Pena não vir falar assim quando é beneficiado pelas arbitragens como já aconteceu, este ano.

    De resto, só diz a verdade

    • Velho do Restelo
      Posted Novembro 19, 2023 at 12:38 pm

      Não veio? Veio ele e o treinador prestar declarações a lamentar o sucedido.
      Claramente que foi um erro técnico, muito ao contrário do que se passa noutros sítios onde nem possíveis erros técnicos são lamentados.

      • Diogo Oliveira
        Posted Novembro 20, 2023 at 1:12 am

        Mau exemplo, o Varandas nem se pronunciou quanto ao lance, o Ruben Amorim sim, mas porque foi questionado diretamente e também não podia ter outra reação, todavia acho o Ruben honesto e essa seria sempre a sua postura.
        Agora, o Varandas não se pronunciou. Mas a questão aqui nem é o facto de ter sido beneficiado ou prejudicado, é sim o facto de ele só falar o que lhe interessa.
        Que há muita coisa mal no Porto e que também já aconteceu, é verdade. No entanto, se ele é tão o dono da verdade, também fale da sua casa.

    • Sand0can
      Posted Novembro 19, 2023 at 9:50 am

      PS – comunicados de mea culpa é que não vi mais nenhum

    • Sand0can
      Posted Novembro 19, 2023 at 9:48 am

      não me importo que não fale assim quando é beneficiado desde que esteja calado quando é prejudicado, como já aconteceu este ano. Só espero que o PDC ganhe, só têm o que merecem.

    • Fireball
      Posted Novembro 18, 2023 at 10:43 am

      “Sim, o Porto intimida e agride adversários, jornalistas, árbitros, e até os próprios sócios, mas o Sporting marcou um golo em fora-de-jogo por isso é ok”

      • Diogo Oliveira
        Posted Novembro 20, 2023 at 1:03 am

        E o Porto é o único clube com casos? Há alguma superioridade moral para quem não é do Porto? Como podem aqui enumerar n casos a envolver do Porto, que merecem repugnância, também eu poderia fazer o mesmo relativamente aos clubes rivais.

        Nada tem a ver com o facto de ter sido beneficiado ou prejudicado, tem sim a ver com o facto de apenas falar o que lhe interessa. Ainda há pouco tempo gabou-se do Sporting ser um dos clubes sem casos associados, quando isso não corresponde totalmente à verdade.

        Também durante anos o Vieira e a sua estrutura atacavam o Porto e depois foi o que se viu. Varandas , basicamente, meteu aqui todos os portistas no mesmo saco, como se fossem um asco. Na minha opinião, acha-se mais do que os outros.
        Do PdC pode dizer o que bem lhe apetece, que me interessa zero. Agora, generalizar os portistas acho errado.
        Se querem ironizar ou não querem entender, também me interessa zero.

      • Ss
        Posted Novembro 18, 2023 at 1:34 pm

        Muito bom lol

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 18, 2023 at 10:17 am

      Não tem nada a ver. Beneficiados todos são aqui e ali, não é disso que se fala em relação ao FCP.

      • Diogo Oliveira
        Posted Novembro 19, 2023 at 10:26 pm

        Isso sei eu.
        O que quis dizer com o meu comentário é que o Varandas também só fala e só aponta o dedo ao que lhe interessa.

        O próprio Sporting já teve os seus casos de suspeita de corrupção, mesmo que em menor escala, ao contrário do que ele tenta passar que nunca houve nada.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Novembro 20, 2023 at 10:06 am

          Mas não foi na direcção dele. A direcção actual do Porto é a mesma de há 40 anos.

          • Diogo Oliveira
            Posted Novembro 20, 2023 at 11:29 am

            Como referi num outro comentário neste post, ele há bem pouco tempo veio-se vangloriar pelo facto do Sporting não ter na sua história casos de corrupção ou suspeitas de algo e isso não é totalmente correto.
            Logo, ele só fala do que lhe interessa.

            Que ele encare a politica do Porto e do Benfica (com vieira) como modelo a não seguir e achar que a mesma é contrária aos seus princípios e não é benéfica para o futebol português, tudo bem.

            Agora falar com superioridade moral como se fosse o dono da verdade e generalizar todos os sócios do Porto, acho errado e incorreto.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Novembro 20, 2023 at 12:06 pm

              Ah, isso sim, claro. Está a ser sonso. Mas pronto, fossem todos os males a sonsice do Varandas e estaria o futebol português muito bem.

      • lipe
        Posted Novembro 18, 2023 at 12:02 pm

        Não são, de todo, todos beneficiados aqui e ali. Há clubes que passam mais tempo aqui e clubes que passam mais tempo ali.
        Tu próprio escreveste um extenso comentário acerca desse mesmo assunto depois do Chaves x Benfica (a não ser que te esteja a confundir com outro user, peço desculpa se for o caso).

        • Valentes Transmontanos
          Posted Novembro 18, 2023 at 12:19 pm

          Não, não estás, fui eu mesmo.

          O “todos” referia-se aos grandes, tal como tu disseste nesse mesmo post. Hoje invertemos os papéis, porque eu respondi-te exactamente o mesmo que tu me respondeste agora ahah

  • fl4pi
    Posted Novembro 17, 2023 at 10:55 pm

    Gosto da sua frontalidade, mas pela por ser apenas vs Porto. Se a invasões tivessem acontecido do dragão vinha logo falar. Vs o Benfica não se passa nada. SL

    • Sand0can
      Posted Novembro 19, 2023 at 10:01 am

      Apenas mentira, mas já é comum aqui mandarem se balelas para o ar e virarem verdades absolutas. Quando foi o filme do Vieira, fez exatamente o mesmo. Nem o Rui Costa escapou, e mais, tinha acabado de chegar:
      -” O Ministério Público está a acusar o mensageiro, mas não o mentor e beneficiário do esquema de crime organizado. O próprio MP reconhece que Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, que falavam constantemente por telefone e SMS sobre assuntos de futebol e outro tipo», começou. «Custa a acreditar que um empresário esteja na disposição de gastar 480 mil euros para o Benfica vencer um jogo. Inclusive, há uma escuta em que Boaventura diz a um jogador que o próprio presidente “está na disposição de oferecer-te 40 mil euros se fizeres isto, isto e isto”. Isto está na acusação».
      «Acredito que o presidente Rui Costa não se tivesse envolvido e não sabia do que se passava, mas agora sabe. Penso que muito mais importante do que aquilo que dizemos é o que fazemos. O presidente Rui Costa, num discurso qualquer há poucos meses, apelou a todos os benfiquistas para se manterem imunes a este ruído exterior. Não é ruído exterior, é ruído bem interior e ensurdecedor. Não basta dizer que pensa o lado do bem, é preciso demonstrar». «Quero acreditar que neste país a justiça funciona, que não tem medo do impacto do clube ser grande ou pequeno, seja Benfica, FC Porto ou Sporting. Vejo comentadores a dizer que a Premier League é que é, mas não tem César Boaventura, não tem Paulo Gonçalves, não tem presidentes a corromper árbitros. É limpa. Se o país não acredita na sua própria justiça é muito difícil crescer aqui e ver os meus filhos crescerem aqui», atirou.”

    • Romulo
      Posted Novembro 19, 2023 at 8:20 am

      E passa-se o quê no Benfica? Os No Name também foram instituídos como guarda pretoriana do clube? Houve alguma AG do Benfica em que se tenha passado algo parecido com o que se passou nesta do Porto? Desconhecia!

      • Conquistador
        Posted Novembro 20, 2023 at 11:15 am

        Claro que não, somente assassinaram adeptos de outros clubes dentro e fora de estádios, vão nos dias de futebol unica e exclusivamente para lançar o caos e o terror nas cidades por onde passam, já vi inclusive adeptos do Benfica a apertarem o pescoço a fiscais de linha e não se passar nada, enquanto que eu já vi o meu clube a ser sancionado com jogos à porta fechada e pasme-se porquê, num jogo do Benfica onde os tais adeptos bem comportados resolveram lançar tochas e petardos para os adeptos da casa, tendo recebido de volta os artefactos. Porto, Benfica e Sporting é tudo igual, são sempre os mais beneficiados perante os outros, armam a desordem em todos os lados até mesmo quando a equipa deles não joga como no jogo entre o Vitória e o Hajduk de Split. Dos 3 nenhum pode assobiar para o ar porque o que interessa no final é ser campeão ou acesso directo à champions e para isso vale tudo.

        • Mantorras
          Posted Novembro 20, 2023 at 12:28 pm

          Mas isto foi esta semana? Ou estas a sugerir que cada vez que o Varandas diga Bom Dia a alguem tenha que fazer um pre resumo historica de tudo o que se passou de lixo no futebol portugues?

          • Conquistador
            Posted Novembro 20, 2023 at 2:25 pm

            Eu só estava e enumerar as patifarias feitas por alguns adeptos benfiquistas (sem falar nos homicidios e violações) para referir que são todos iguais e que por isso não se deve atirar pedras ao vizinho quando se tem telhados de vidro, ou agora porque não foi esta semana está tudo bem? O Varandas deveria estar concentrado na gestão do seu clube e a promover a Liga onde está inserido e deixar-se de retóricas tóxicas que só servem para promover ainda mais o ódio entre adeptos, posto isto para mim o Porto que trate dos seus problemas, o Benfica que trate dos seus e o Sporting idem pois nenhum tem moral para atacar o outro. Cabe à Liga ou ao Governo eliminar estes focos de desordeiros. Todos, repito todos os 3 grandes têm/tiveram episódios deste género e ninguém quis saber enquanto se ganhava, não importa a corrupção, os compadrios, nada, só ganhar a todo o custo. Admito que o Sporting dos 3 seja o que já fez pelo menos alguma coisa que foi acabar com os delinquentes das claques mas e a corrupção, fizeram alguma coisa? A ver vamos no futuro se não haverá mais nenhum Cashball, apito dourado ou etoupeira.

            • Mantorras
              Posted Novembro 21, 2023 at 2:26 pm

              Tudo bem, mas certamente entendes que o contexto e janela temporal sao o que o fizeram falar sobre isto, porque aconteceu agora. Ele nao precisa de levantar todos os pecados velhos para ter razao no que diz.
              —-
              Sim, nestas coisas, todos tem telhados de vidro, mas o Sporting nao esta nem perto dos outros dois neste aspecto, pelo menos daquilo que e do conhecimento publico. Ate os resultados dizem isso.

    • Fireball
      Posted Novembro 18, 2023 at 10:44 am

      O Benfica vive na tua cabeça rent-free.

    • batalha34
      Posted Novembro 18, 2023 at 10:39 am

      mas o que é que o Benfica fez recentemente?

      O pior que se tem passado no Benfica é terem o DJ Kamala a pôr musica no estádio

      • Valentes Transmontanos
        Posted Novembro 18, 2023 at 12:20 pm

        E olha que isso é bastante grave. Quase ao nível do aconteceu com o Porto (sem ironia).

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 18, 2023 at 8:04 am

      Normal, que acontecimento é que houve recentemente que merecesse este tipo de palavras do Varandas contra o Benfica? Se falasse do Benfica nesta altura em que o Porto é que fez m**, então teria de receber críticas dos sportinguistas por isso (espero eu claro).

    • BrunoV
      Posted Novembro 17, 2023 at 11:26 pm

      Normal pá!
      Não vês que isso só dá razão ao Pintinho e ao boneco frontalidade aka Serginho!
      A culpa é dos de lisboa, contra tudo e contra todos.

  • Nickles
    Posted Novembro 17, 2023 at 10:13 pm

    Depois de um mercado estrondoso, acerta completamente mais uma vez nesta época . O Varandas a consolidar-se a passos largos como o melhor derigente do futebol português desde que foi eleito

  • Valentes Transmontanos
    Posted Novembro 17, 2023 at 10:12 pm

    Sai mais um abraço do Rui Costa ao seu homónimo em apelido. Diria que até o devia deixar voltar a filmar um programa no Estádio da Luz, como o excelentíssimo ex-presidente que ainda no último domingo teve direito a ver o jogo no camarote desse mesmo estádio, de forma a ser recompensado pela contribuição para o bom nome do clube a que presidiu com muita honestidade durante 20 anos.

    • Mantorras
      Posted Novembro 20, 2023 at 12:23 pm

      Nem mais.

    • DNowitzki
      Posted Novembro 19, 2023 at 2:36 pm

      Valeu a pena: de outra forma, como é que conhecerias a moçoila que levou com ele? Abençoado pneumático da noite!

    • Fireball
      Posted Novembro 18, 2023 at 10:47 am

      Já cá faltava o clássico “a culpa é do Benfica”

      • Mantorras
        Posted Novembro 20, 2023 at 12:23 pm

        Tambem ja faltava criticarem alguem por, simplesmente, descrever a realidade observavel.

      • Citizen_Erased
        Posted Novembro 18, 2023 at 3:21 pm

        Está a criticar o presidente que, durante anos e anos, compactuou com um indivíduo que mamou do clube à força toda. Onde é que lês que a culpa é do Benfica?

      • Valentes Transmontanos
        Posted Novembro 18, 2023 at 12:24 pm

        Hã? Estás todo trocado. Eu sou simpatizante do Benfica, estou a criticar a forma como o Rui Costa abraça e se diz amigo do PdC, depois de tudo o que este fez ao/disse do Benfica ao longo de décadas. Ver nisto um “a culpa é do Benfica” e não um “quem me dera que o presidente do Benfica também falasse assim do PdC” é um bocado grave. Ah, e tal como o Benfica não era o LFV, agora o Benfica também não é o Rui Costa.

  • Fireball
    Posted Novembro 17, 2023 at 10:12 pm

    Frederico Varandas a ser o porta-voz de muita gente.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 17, 2023 at 10:02 pm

    Desnecessário.

    Nos temos a nossa vida, eles tem a deles.

    SL

    • Sand0can
      Posted Novembro 19, 2023 at 10:09 am

      Confere. Trocava isto a silêncio e foco, os outros que se “matem entre eles”.

    • Stromp1906
      Posted Novembro 18, 2023 at 8:50 am

      É a tua opinião, e é tão válida como outra qualquer
      Mas não te podes esquecer o que passou Varandas na garagem do Dragão, e quem não se sente não é filho de boa gente

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 18, 2023 at 7:19 pm

        Tens razão. Em todo o caso ele expôs publicamente o que se passou na altura também.

    • Pao com Presunto
      Posted Novembro 17, 2023 at 11:59 pm

      Não queremos um campeonato mais competitivo e justo? És daqueles que ficava contente se ganhasse 10 campeonatos seguidos sem grande oposição? Eu não.

      O futebol ainda serve o propósito de entretenimento. Se calhar, o pessoal tem andado mais focado nas coisas à volta do futebol…

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 18, 2023 at 2:21 am

        Nao vejo as coisas dessa forma.

        Ele tem de se concentrar naquilo que controla.

        • jBlunts60
          Posted Novembro 18, 2023 at 2:27 pm

          E ele tem-se concentrado no que controla. Mas acho que dar uma opinião importante e que pode ajudar a contribuir para mudança é melhor que ficar calado. Isso era mais fácil. Ele é Presidente do Sporting. Mas também é um cidadão com mais preponderância que 99% dos Portugueses. Acho que é o seu papel tentar contribuir. Se mais 0,8% dos Portistas com estas palavras acordarem como ele fala, já valeu a pena.

          • 2DedosDeTesta_
            Posted Novembro 19, 2023 at 11:14 am

            Concordo a 100%.

            “The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing”

            Sei que ele não está propriamente a “fazer algo” mas verbalizar o que disse já é um bom começo, e sem duvida melhor que ficar calado. Na minha opinião, claro.

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 18, 2023 at 7:18 pm

            Entendo e não tenho grandes argumentos para contrariar isso.

            Acho que o Varandas assumiu essa empreitada pública por todos porque e basicamente o único que diz coisas deste género (com peso claro). Agora ele marcava a sua posição (forte e firme como fez) e depois segue a sua vida.

            Era o que eu faria, não quer dizer que seja a melhor maneira.

    • 2DedosDeTesta_
      Posted Novembro 17, 2023 at 11:26 pm

      Desnecessário a nível clubistico. A nível social é importantissimo.

  • Kafka
    Posted Novembro 17, 2023 at 9:46 pm

    Ora nem mais, ando a dizer isto ao tempo, parabéns ao Varandas, simplesmente na mouche

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 17, 2023 at 9:38 pm

    O Varandas não deixa escapar uma.. adoro, diz aquilo que todos os adeptos e jornalistas pensam, mas que não podem dizer..

  • Messi BeauCoupe
    Posted Novembro 17, 2023 at 9:31 pm

    Bem metida.

Deixa um comentário