Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Varandas até pode estar à espera de Abel, Jardim, Vítor Pereira ou Jesus mas cada dia com Pontes é um ‘prego no caixão’

Após um arranque de época titubeante, marcado por derrotas embaraçosas na Supertaça e com o Rio Ave, mas também por vitórias sobre SC Braga e Portimonense, a direcção do Sporting entendeu despedir Marcel Keizer. O holandês, que na época passada venceu as duas Taças, algo que por si só, em ano de estreia, é motivo de regozijo, parecia ter as condições para ser um treinador de mandato. No entanto, nunca acolheu a simpatia da massa adepta nem da própria imprensa, pelo que desde cedo se percebeu que a sua situação em Portugal era frágil. A julgar pelos últimos movimentos de mercado ficou igualmente claro que a palavra do antigo técnico do Ajax nas aquisições e saídas era pouca ou nenhuma, sendo que o futebol e a falta de solidez da equipa também foram piorando progressivamente. Desde Maio que o Sporting sofre golos em todos os jogos e permite que qualquer equipa domine em Alvalade. Naturalmente, a cabeça do treinador foi a primeira cabeça a rolar, algo que até poderia ter sido um bom acto de gestão se existisse uma solução pensada. Contudo, ela não existia. Mais uma vez Varandas assumiu uma decisão drástica sem pensar no futuro a curto prazo e nas consequências que isso teria na equipa. E se Keizer acabou por correr bem num primeiro momento, a escolha de Leonel Pontes tinha tudo para correr mal. Com passagens paupérrimas por todos os clubes que orientou e uma postura que denuncia a mediocridade, o melhor que o madeirense trazia em carteira eram meia dúzia de jogos na equipa sub-23. Demasiado curto para um clube com as ambições do Sporting. Se a ideia passava por encontrar um “novo Bruno Lage”, pode-se dizer que foi um pensamento arriscado e que saiu muito mal. Por outro lado, se a escolha em Pontes se deveu ao facto de não existir ninguém melhor disponível, isso mostra que nada é pensado nesta fase, o que ainda é mais grave, na medida em que não faz sentido despedir um treinador sem ter uma alternativa em vista. Varandas procurou desvalorizar, mas, pelo meio de algumas indicações sobre os novos reforços (Jesé, à cabeça), qual treinador, o discurso em torno de Pontes numa foi convincente e a tarefa da qual estava supostamente encarregado terá fracassado. Ao fim de três jogos, o ex-adjunto de Paulo Bento leva 1 empate e 2 derrotas, sendo que em nenhum dos encontros se viram sinais positivos para o futuro. Até a questão emocional, muitas vezes inerente a este tipo de chicotadas, foi um tiro ao lado, já que a equipa (o caso de Coates é paradigmático) cada vez está mais instável. Nesse sentido, apesar de parecer óbvio que Varandas está à espera que Abel, Leonardo Jardim, Vítor Pereira ou Jorge Jesus fiquem livres, os únicos que parecem ter capacidade para dar uma nova vida a este Leão, é imperativo tomar uma decisão o mais breve possível. Resta saber qual será a carta que o presidente do Sporting tem na mão, que provavelmente será lançada depois do D. Aves (a Liga pára 1 mês), mas a contestação é cada vez maior e continuar a adiar esta mudança poderá inclusivamente significar um mandato deitado para o lixo a meio.

Rodrigo Ferreira

93 Comentários

  • Wonderkid
    Posted Setembro 24, 2019 at 10:51 am

    Não podia concordar mais. Escrevi-o há momentos no post do jogo de ontem: Leonel Pontes perdeu a equipa ontem e precisa de ser substituído hoje, urgentemente, pela melhor opção que tiver disponível. Não há tempo para esperar, perder os próximos 3 jogos (e é a isso que nos arriscamos com este treinador) pode comprometer por completo o resto da época.

  • Pedro Salgado
    Posted Setembro 24, 2019 at 10:56 am

    Não vejo nenhuma razão lógica para os treinadores que são referidos no post ingressarem no Sporting, só se o objectivo for enterrarem definitivamente a carreira. Os objectivos do Sporting são demasiado ambiciosos – a história pesa sempre – para a qualidade do plantel.

    • E o que temos
      Posted Setembro 24, 2019 at 11:02 am

      A unica atração será mesmo dinheiro mas como isso não existe de momento não estou mesmo a ver como é que algum deles sequer irá equacionar ir para lá.

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:07 am

    Completamente de acordo.
    A saída de Keizer até pode ter sido natural, devido aos resultados e ao futebol praticado. Agora, a entrada de Pontes é que foi mesmo para a acabar com tudo.

    Estamos a falar de um treinador que foi despedido literalmente de todos os clubes onde esteve. Conseguiu a proeza de descer o Jumilla da 3° para a 4° divisão. Era esta a solução? Um treinador que ganhou nem meia dúzia de jogos esta época nos sub-23?

    Mas acima de tudo, de treinadores e jogadores, está a estrutura do futebol, encabeçada pelo médico que diz que o futebol é fácil. É tão fácil que conseguiu destruir uma época em 7/8 jogos com decisões que não lembram ao diabo. Vende meio onze no último dia de mercado, traz jogadores acabados para o futebol e ainda troca o treinador que era relativamente medíocre pelo gajo que mais despedimentos deve ter a seguir ao Peseiro. Isto é normal? E o Diretor Desportivo? Onde é que andava quando não inscreveram o miúdo da formação mais preparado para estar no plantel, face á falta de alternativas? Onde é que estava quando decidiram emprestar o Bragança ficando com o abaixo de medíocre Miguel Luís?
    Percebem tanto de futebol como eu de botânica e eu sou alérgico ao pólen. Agora imaginem…

    É impressionante como o clube continua a ser tratado por amadores. Venha Jesus, VP, LJ, quem quiserem, ninguém safa isto.

    Aposto que vem aí mais um desconhecido qualquer sem provas minimamente dadas.

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 24, 2019 at 11:38 am

      Neste momento, só acredito em JJ e a vir seria por questões extra-monetárias (supostamente é o seu clube e o clube do seu pai). Não sei até que ponto o JJ se move por questões sentimentais mas é a única razão que encontro para se vir cá meter.

      • Cambiasso
        Posted Setembro 25, 2019 at 12:32 am

        Achas que o JJ com a possibilidade de ser campeão no Brasil, calar todos aqueles que disseram que não aguentava 1 mês e que nunca ganhou muito nem ganhou nada fora de Portugal, com a possibilidade de ganhar a Libertadores, ir a um mundial de clubes e com certeza chegar à final voltaria a Portugal? Logo para o Sporting para treinar estes jogadores e para um ambiente tipo 25 de Novembro?

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:19 am

    Ou muda radicalmente o perfil do treinador escolhido ou então tem o destino traçado.

  • Xyeh
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:25 am

    Os sportinguistas acham que conseguem algum dos treinadores mencionados? É que nem pelo projecto desportivo nem pelo lado financeiro, o Sporting neste momento precisava era de dar reset e arranjar um treinador que meta a equipa a jogar futebol mas sem ter de lutar por títulos e para o ano começavam a crescer.

  • Ricardo Matos
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:31 am

    Neste momento esses treinadores não têm grandes motivos para vir para o Sporting. Talvez o Silas não fosse uma má aposta, dentro daquilo que é o momento. Mas mais do que o treinador, acho que o Varandas não tem competência para dirigir um clube como o Sporting e a mudança devia começar por aí.

    • disturbed17
      Posted Setembro 24, 2019 at 11:36 am

      À excepção de Jesus, qualquer um tem condições para vir, Abel não tem grande reputação e se for despedido ainda perde mais, Leonardo Jardim duvido que algum clube de topo (ou perto disso) tenha interesse, tal como Vítor Pereira (que a muito o gostava de ver no clube)

  • FinalBoss
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:33 am

    Enquanto não houver uma estrutura capaz de desenvolver qualquer tipo de planeamento o clube não vai passar disto. Nem Guardiola conseguia salvar este clube.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:47 am

    Pensar que os problemas do Sporting se resolvem trocando de treinador é ingenuidade!
    Toda a época foi preparada em cima do joelho e nem vale a pena estar a enumerar o erros porque foram mais do que muitos.
    O principal foi o despedimento do Keizer logo após o fecho do mercado!
    Faz sentido na cabeça de alguém ter um treinador a fazer a pré época e despedi-lo mal fecha o mercado, sem ter uma alternativa pensada?
    O facto é que ele foi despedido para servir de bode expiatório. Agora vai o Pontes e a seguir vai outro qualquer!
    E a pergunta que fica é esta: que treinador quer ir para o Sporting nestas condições?
    A questão não tem a ver com o Sporting ser ou não um grande clube (que é). Trata-se do nível de exigência que os adeptos têm, que não proporcional à qualidade dos jogadores que o plantel tem!

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Setembro 24, 2019 at 11:57 am

      Isso já se percebeu mas vamos mudar de presidente outra vez?

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 24, 2019 at 12:15 pm

      Nem o adepto menos exigente acha este início de época normal. Se estamos a ser demasiado exigentes quando pedimos para ganhar ao Famalicão em casa, então mais vale fechar portas. Acabem de vez com o sofrimento de tanta gente.

  • NoSense
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:48 am

    A minha escolha seria desde há muito Silas.
    A escolha de Varandas vai ser aguentar mais uma semana (esperar por uma vitória) ou até mais e ir buscar Miguel Cardoso, Boloni, Sá Pinto ou Inácio (é pensar no que Godinho Lopes faria).
    De qualquer das formas, creio que Varandas está completamente perdido e o aguentar de Pontes será mesmo para não vir a ter 4 treinadores numa época porque da última vez deu na pior classificação dos últimos anos, e Varandas sabe que a ir buscar um treinador neste momento será o que acontecerá porque simplesmente não há qualidade, mentalidade, nem ambiente (dentro e fora).

  • carlos alves
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:56 am

    Nenhum destes treinadores quer vir para o Sporting, e os dois que tem curriculum para nesta altura não serem contestados ao 1.º mau resultado o Sporting não tem dinheiro para lhes pagar (Leonardo Jardim e Jesus).
    Nestas condições só vejo um treinador capaz de o fazer Luiz Filipe Scolari. Livre, conhecedor do futebol português, já mostro na seleção que é capaz de unir a equipa e os adeptos, e já demonstrou tambem que gosta de viver em Portugal e regressaria se recebesse um convite.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:59 am

    Para mim o maior tiro nos pés do varandas foi a questão dos treinadores. Keizer devia ter saído no verão e pontes nunca devia ter assumido a equipa. De resto, dentro daquilo q vou vendo não tenho muito a apontar, não comprou caixotes de jogadores, comprou bem e vendeu bem e tudo o resto não estou propriamente por dentro pq também não ligo muito. Agora certo é que se é para vir alguém q seja com nome, a equipa tem qualidade e não se justifica estes resultados.

  • j. chamberlin
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:22 pm

    Que me desculpem os Sportinguistas, mas isto para mim é o verdadeiro ADN do Sporting. Instabilidade, falta de sucesso desportivo estruturado (ao nivel do futebol), falta de união, e falta de humildade (o facto de publicitarem o museu do Sporting como sendo o da maior potência desportiva nacional é exemplo perfeito disso).
    No final da época passada foram alguns os posts aqui no VM que considerei despropositados e que iam acabar por virar-se contra o clube. “E Varandas tudo mudou”, o do Mathieu ser o melhor central da história do clube???… Ou o de Varandas já ser o melhor presidente deste século. Não percebi a necessidade de tamanha euforia, quando foi visível a todos que o Sporting só conquistou o que conquistou aos trambolhões e não por força ou por ser claramente melhor que os rivais (excetuando o jogo da segunda mão da meia final da taça). Foram titulos conquistados um pouco ao acaso, mas que conseguiram criar ilusões aos adeptos, que 3 meses depois voltam a acordar…
    E isto para mim é o tipico Sporting, um clube perdedor (repito, ao nível do futebol)!! E talvez quando isto for finalmente reconhecido, alguma coisa possa mudar. Entretanto o fosso para os rivais só aumenta, e para o Sp.Braga diminui, apesar de que para mim a discussão de quem é o terceiro grande é completamente estapafúrdia.
    E quanto à questão do treinador, LP obvimante não serve, e para seu substituto contrataria alguém que acima de tudo tivesse muita personalidade e carisma, entre outras qualidades indisensáveis claro

    • J Silver
      Posted Setembro 24, 2019 at 12:58 pm

      Concordo perfeitamente com este comentário, sobretudo na falta de humildade que se reflecte nessas pequenas coisas que referes. A mudança de mentalidade tem de partir dos adeptos porque qualquer presidente que lá entre e diga as verdades… bem, nem chega a entrar. Os adeptos vivem iludidos em cima de um pedestal, querem tudo para ontem e consideram o Sporting o maior clube do mundo e uma potência. Não o somos. Somos um caco com muita história, nada mais. Mas ninguém quer colar os destroços, todos querem o Guardiola e que os miúdos da academia sejam Ronaldos e não Pains. Basta ter uns meses com maus resultados e começa tudo da estaca zero. Assim não dá.

      Porém não se pode isentar a direcção de culpas pois vender meia equipa no último dia de mercado (ou seja, já com o campeonato a decorrer) é de um amadorismo incrível e qualquer treinador se sentiria completamente desautorizado. Resets fazem-se no fim da época e neste caso o treinador nunca deveria ser incluído nesse lote, já que uma equipa com bases constrói-se ao longo de vários anos sob a mesma filosofia. Os jogadores mudam mas a estrutura mantém-se e o treinador é a peça mais importante da mesma. Veja-se Sir Alex. Mas estar 7 anos sem ganhar nada não pode ser, não é verdade? Afinal somos o maior clube da galáxia e quiçá da Europa.

      • j. chamberlin
        Posted Setembro 24, 2019 at 9:07 pm

        Obrigado pela resposta Silver. Posso ter sido um pouco duro no meu comentário, mas não foi de todo com intenção de criar polémica ou discussões.
        E concordo contigo, é preciso uma mudança de mentalidades. E não creio que esta direção seja a certa para isso. Claramente não conseguiu unir os adeptos, algo que seria essencial para esta mudança de metnalidade.

  • Ss
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:28 pm

    Vai uma aposta que o Jaime Pacheco vai voltar ao ativo?

  • Joao X
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:00 pm

    É nestes momentos que os adeptos devem ter paciência, cabeça fria e ajudar a equipa e direção. Não se pode exigir que rolem cabeças. Há que perceber que atravessamos um mau momento e não podemos ajudar o barco a afundar! Devemos remeter ao silêncio, deixar a direção trabalhar sem pressão, porque é importante que o próximo passo seja muito bem pensado e para isso não podemos estar a colocar uma pressão maluca.
    Já estão a pedir outro presidente? Por amor de deus, tenham paciência! Assim não saímos da cepa torta…
    Creio que o LP vai ser despedido.
    A melhor solução possível parece ser o Silas.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 24, 2019 at 1:33 pm

      João,

      Por acaso até gosto da opção do Silas, visto que é um treinador que admiro pelo que fez no Belenenses SAD. Vamos ver qual será a decisão de Frederico Varandas sobre o tema ‘Treinador’. Na minha opinião penso que era mais sensato devolver Leonel Pontes aos Sub-23, onde estava a trabalhar bem, e trazer Silas para salvar a época (o regresso de Leonardo Jardim seria perfeito, mas é, neste momento, impossível)

      Quanto aos adeptos, aqueles que assobiam por tudo e por nada e as claques que só sabem insultar, depois terem participado no episódio mais negro da História do Sporting, esses podem ficar em casa.

      Saudações Leoninas

    • AlMatos
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:15 pm

      A mensagem para os adeptos é crucial. Também não sou de ferro e de vez em quando me chateio no estádio, mas chateia-me ainda mais ver pedir a cabeça ao presidente a cada desaire que a equipa tenha, assobiar cada vez que há um mau passe quase, insultar tudo e todos cada vez que há uma derrota… Afinal é isso que os fará ganhar? A equipa está emocionalmente fraca, seria cavar ainda mais o buraco… Sei que é impossível porque já conheço bem os adeptos do Sporting (fazendo uma generalização), mas era o momento perfeito para manifestações de apoio aos jogadores e deixar de referir o nome do presidente. São eles que estão lá dentro para jogar e que precisam de nós agora (e nós deles) !
      SL

    • JMF
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:40 pm

      Acho que a generalidade dos adeptos tem paciência se existirem indicadores de que se está a trabalhar bem. Pegando em bdc como exemplo, quando ele entrou e enquanto trabalhou bem houve paciência. Essa paciência apenas deixou de existir quando se passou para uma lógica de liderança assente num discurso completamente bélico e de navegação à vista, através de sucessivos all ins que nos destruiram financeiramente.

      Quanto à situação atual, e de modo a encontrar algum rumo, parece me que a primeira questão a colocar é a de saber se varandas demonstra ter potencial para dar um bom presidente e aí é que a porca torce o rabo.
      Se tivesse um projeto coerente, varandas teria ótimas condições para manter o clube unido, uma vez que no momento em que pegou no clube ninguém lhe exigia nada. Para além disso, com muita sorte à mistura, conseguiu limpar duas taças. Ora, em face disto, parece me que estariam reunidas as condições para se montar um bom projeto, o problema é que varandas e a sua estrutura deram provas cabais de fraqueza e de nada saber de futebol. A construção do plantel foi o que foi, a articulação com o treinador é o que é mas pior do que tudo isto parece me ser a completa incapacidade de traçar objetivos. Ou será que a direção já estabeleceu claramente metas sobre o que quer para esta época? Se o fez, confesso que não me recordo. A única coisa de que me recordo são frases vazias como o futebol é fácil e lp nao têm prazo tem uma tarefa. Mas que tarefa é essa afinal?
      Em suma, parece me que varandas até aqui demonstrou ter um perfil de liderança do tipo gambá. Faz se de morto quando corre mal e vai atrás de quem pede sangue. Vem recolher louros e armar se em sábio quando algo corre bem. Como é evidente o Sporting precisa de mais do que isto.
      Não me interpretem mal nem julguem que sou um velho do restelo. Sou pela união e estabilidade e não mudo de opinião por alguns resultados menos positivos, desde que existam evidências de que há um projeto.
      Como tal, o repto que deixo a todos os sportinguistas é justamente o que reflitam e procurem avaliar se neste momento temos projeto.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:01 pm

    Agora mais a frio e depois da derrota digerida (custa perder com o Famalicão, mas agora já nada há a fazer), o pior inimigo do Sporting é o próprio Sporting. O Clube todas as épocas dá tiros nos pés, época após época, e não aparece ninguém soluções para reerguer o Sporting. Neste momento já nem sei quem é o melhor treinador para o Sporting e só espero que esta época termine bem rápido já que vai ser penoso ter que assistir aos jogos esta época – aspecto que noutras temporadas era impensável pensar assim.

    Nós, Sportinguistas, temos de entender de uma vez por todas que não temos as mesmas armas que Benfica e FC Porto têm, quer ao nível de orçamento, quer ao nível de força nos bastidores do futebol português. Peço que nos UNAMOS de uma vez por todas porque só todos juntos é que podemos tirar o Clube desta fase negra. O meu Clube não é isto, não pode ser isto. Cada vez fico mais triste por ver o meu Clube, o meu Sporting a definhar época após época e bem sei que as ‘ondas de choque’ do ataque à Academia de Alcochete começaram agora a ter o efeito que não tiveram na época passada.

    Temos que entender que temos de dar um passo atrás para dar dois ou três em frente e não podemos pensar já no campeonato e lutar por outros objectivos. Atenção que eu sei que custo muito não lutar pelo campeonato e até pelo facto de a Champions dar muitos milhões, não dá para impormos um projecto de médio/longo prazo, correndo o risco de aumentar o fosso ainda mais para os nossos rivais. Mesmo sem Champions tem que se arranjar uma forma de financiamento nem que seja por financiamento externo de um investidor que esteja disposto a investir num clube português – e como isso podia ser que se acabasse com as sanguessugas que sugam todo o dinheiro do clube (Dias Ferreira, Ricciardi, etc, etc).

    Saudações Leoninas. E a nós, adeptos sócios e não sócios, só nos restas apoiar a equipa em todos os jogos.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 24, 2019 at 1:35 pm

      Esqueci-me de acrescentar um parágrafo ao meu comentário:

      No futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol ou futebol feminino, por exemplo, conseguimos ser competitivos e ter ‘fome de vitórias’ e vontade de vencer e como é que no futebol masculino não conseguimos ser competitivos, nem mostrar ‘fome de vitórias’, como nessas modalidades. Acho que deveria ser um ‘case study’ esta bipolaridade entre as modalidades e o futebol masculino.

  • masterDC
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:08 pm

    Voltamos ao mesmo de sempre, ora cá vai mais uma época à Sporting. Já se cometeram erros desde o início da época que não deveriam ter sido feitos mas despedir o Leonel Pontes para ir buscar um Miguel Cardoso ou um outro treinador do género não me parece a melhor solução. Voltaríamos ao tempo em que se dava 1 mês ou uns jogos a cada treinador que estivesse no clube e como este não mostrava melhorias e a situação não melhorava vinha um novo fazer o mesmo e assim sucessivamente.

    Sim, o LP depois das decisões que tem tomado e do que se tem visto da equipa nos jogos chega-se à conclusão que não pode continuar mas como um treinador como Abel, Jardim, Vitor Pereira ao JJ são cartas fora do baralho e para mim impossíveis neste momento porque o interesse deve ser mínimo, reduzir-nos a uma aposta a um treinador sem nome sonante seria continuar com o mesmo problema. O Silas talvez fosse o único num leque de possíveis realidades que pudesse trazer melhorias mas mesmo no estado atual como está o clube quem é que garante que teria sucesso?

    O que fazer então neste caso? Não há dinheiro para contratar os melhores, os que neste momento são para a nossa realidade provavelmente não têm valor e a época está a um passo de ser perdida e ainda só estamos no fim de Setembro. Eu já no início não perspetivava grande futuro para esta época, agora estando nesta situação será muito difícil revertê-la.

    • Goncalo Vicente 99
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:04 pm

      O problema do Silas é não ter o curso da UEFA. Não podia estar nos jogos da liga Europa

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:12 pm

    Jesualdo ferreira. O único que poderia meter alguma ordem naquela casa. Já o deveriam ter ido buscar há muito tempo.

    • Joao X
      Posted Setembro 24, 2019 at 1:25 pm

      Também não me parece má opção. Duvido é que queira vir.

      • Jonas SCP
        Posted Setembro 24, 2019 at 2:46 pm

        Vi a dias uma reportagem com ele num daqueles programas futebolisticos não sei o nome ao certo e ele pareceu me algo debilitado fisicamente ou foi só impressão minha. Mas sim nesta altura tem de ser alguém mais velho com experiência e que tente serenar as coisas

    • Grozny31
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:41 pm

      Não desgosto do Jesualdo. Acho que teria sido muito provavelmente a pessoa mais indicada para abraçar os tais anos 0 que falei. Ou pelo menos para fazer a ponte que o Sporting tanto necessita.

    • Ss
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:56 pm

      Não seria má idea. Mas o homem tá com 73 anos. Já não tem pedalada para isto.

  • Grozny31
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:15 pm

    Amadorismo gritante…Não acho correcto pedirem a cabeça de Varandas, mas é lógico que tem dado muitos tiros nos pés. Quando vou a Portugal, o que costumo dizer é que o Sporting precisa de pelo menos 5 anos considerados 0.

    Compreendo que a nivel desportivo ou financeiro o Sporting não seja o clube mais tentador.No entanto não teria sido melhor investir e apostar num treinador com créditos firmados que consiga efectuar a coagulação dos ovos e ir fazendo um projecto a longo medio prazo do que andar com os Leoneis Pontes desta vida?!

    Sim, teve a melhor nota no curso de treinador, e?É importante, mas não é essencial.Imagino que o Guardiola e o Klopp também devam ter rebentado a escala. Vale o que vale. Outra coisa que também nunca compreendi é a necessidade de querer contratar um treinador Português. Já sei que vão aparecer os iluminados a dizer que um treinador estrangeiro não se adapta à nossa Liga e etc , o que até pode ser verdade a curto prazo, no entanto no caso do Sporting a aposta seria algo mais a longo prazo, e sendo um treinador minimamente experiente e com créditos firmados alinhados com os valores de formação mas também de apostas cirúrgicas do clube, provavelmente até daria algum resultado.

    Fiquei bastante entusiasmado quando li que Keizer vinha para o Sporting, mas isso rapido se desvaneceu quando percebia que era um treinador algo limitado a ler o jogo.No entanto o Keizer não possa ser exemplo para nada se tivermos em conta os clubes onde esteve e as funções que desempenhou.

    Concordo quando dizem que nunca teve uma palavra a dizer na construção do plantel e isso não é mau, é terrivel.Quer me parecer que Varandas apesar das dificuldades insidiosas que o clube vive, vive uma fantasia onirica tal e qual como BDC. Nunca percebi o porque de ser um presidente a escolher que jogadores comprar. O perfil devia ser identificado pelo treinador e assim tomar se uma decisão.

    O Hugo Viana não sei o que anda lá a fazer também… desejei muito o seu regresso a alvalade como jogador. Gostava bastante dele!Mas a pérfida decisão de apenas inscrever um PLC durante 5 meses de competição sem ir buscar outro ( mm que emprestado) mais a não inscrição do miudo foram abominaveis.

    Aliado a isto ainda se sugere um aumento à admnistração?
    Como é que os animais que ontem estavam a tentar entrar a força pelas garagens de Alvalade não sao expulsos como socios? Não me venham também com a história que as claques sao as que apoiam o clube.Apoiar o clube apoio eu e mais uns quantos. 20 anos de sócio, cotas em dia. Sim,não vou a todos os jogos. Mas também não bato nos jogadores.

    Votei Benedito.Mas não fiquei desiludido com a eleição de Varandas. Acho-o inexperiente, impulsivo e ligeiramente a ganhar cada vez mais tiques de sobranceria (não sei do que exactamente).

    Saudações Leoninas

  • Grozny31
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:20 pm

    Esqueci me de referir que nenhum desses nomes para mim seria consensual ou do meu agrado, no entanto LJ, JJ seriam as melhores escolhas. Vitor Pereira nunca me caiu no goto embora tenha as suas valencias mas falta lhe algo. Abel , não compreendo o hype que este tem.

    • GuGu
      Posted Setembro 24, 2019 at 9:45 pm

      Não compreendes o hype… Repara no que o Braga anda a fazer esta época, com Abel dificilmente o Braga estaria agora com 5 pontos, por exemplo. Bateu-se frente a frente contra o Ajax, ao comando do Paok, e está a começar bem o campeonato grego. Não me parece que Abel tenha muito hype, até foi dos treinadores mais rasgados pelos users aqui do blog, durante a época passada.

      • Grozny31
        Posted Setembro 25, 2019 at 1:43 am

        Sim, não compreendo o hype. Comparar o Abel com Sá Pinto para mim não faz sentido. Gostei bastante do Sá Pinto como jogador, como treinador nunca gostei. Para mim sempre foi mais um motivador de homens que um treinador. O Abel confesso que nunca gostei dele nem como jogador e agora muito menos como treinador.
        Sim, está a começar bem o campeonato com o actual campeão grego. Sim também sei que o Olympiakos terá sempre uma palavra a dizer e nem estou a desvalorizar o bom arranque. Mas dúvido que tivesse o bom arranque que está a ter em Alvalade pelos vários motivos que todos sabemos e na minha opinião também pelas suas valencias.

        Cumprimentos

        • GuGu
          Posted Setembro 25, 2019 at 11:56 am

          Isso já é diferente, o plantel do Sporting foi muito mal preparado para esta época, por isso dificilmente haveria um treinador capaz de ter um bom arranque de campeonato com este plantel. Varandas preferiu BF a um plantel equilibrado.

          • Grozny31
            Posted Setembro 25, 2019 at 3:25 pm

            Sim, o plantel do Sporting foi muito mal preparado mas isso não justifica tudo… o Sporting tem mais que equipa para ganhar ao Famalicão , Boavista etc. E até vou mais longe, o Sporting se calhar não tem equipa para se bater de frente com o Benfica, mas tem equipa suficiente para não ser violado como foi na supertaça!

            Ninguém estava a espera que fizessemos mossa ou que estivessemos em primeiro( isto é a realidade, e quem o nega é apenas e só um sonhador).

            Não sei se haveria ou não algum treinador que pudesse ter um bom arranque… acho que ninguém pode saber isso, mas que seria complicado sempre, sim , seria. Não obstante isso não sei o que o Abel pode trazer de facto para revitalizar este projecto. Já nem vou pegar na disparidade de atitudes que teve quando 6 do Benfica e quando perdeu contra o Sporting.

            Relativamente a BF. Concordo contigo. Devia ter sido vendido, mas se realmente for verdade que o Totenham apenas ofereceu 40m mais 20m por objectivos( Champions e campeonato), também compreendo porque a proposta foi rejeitada.

            • GuGu
              Posted Setembro 25, 2019 at 6:28 pm

              Pois o Abel é pouco querido por essas atitudes frente ao Benfica e contra o Sporting, mas isso não põe em causa a sua competência, dificilmente o Sporting estaria tão mal se ele fosse o treinador do clube desde o início de época, sendo claro upgrade em relação a Pontes (mas também quem não o é), porém não o acho como o treinador indicado para assumir o Sporting neste momento. Com o resto do comentário concordo, o clube como o Sporting tem que fazer muito melhor.

              • Grozny31
                Posted Setembro 25, 2019 at 7:40 pm

                Repare que eu até disse que nem queria ir por esses lados. Não obstante, acho legitimo não ser querido pelos Sportinguistas…aquela conferencia de imprensa foi dada por um garoto, não pelo profissional que ele é.Para mim não é querido porque sempre tive uma imagem péssima dele como jogador. Como treinador não achei que tivesse feito algo por aí além. Mas isso também são épocas… aonde anda hoje o Domingos?! Aquele super treinador que só nas ultimas jornadas vacilou contra o Benfica?

                De modo que dizer que possivelmente o Sporting estaria melhor… não sei se estaria. Sim é muitissimo superior ao Leonel Pontes, mas pelo que já se percebeu, é também um “mini” Sérgio Conceição no que concerne a feitios. O que se diz é q é uma pessoa bastante conflituosa e que se pega fácil. (Também é o que se diz, ninguém tem a certeza, pois não trabalhamos com ele.)De modo a minha primeira análise seria que se lhe tivessem feito o mesmo que fizeram ao Keizer , ele prontamente batia cm a porta ou simplesmente descurava o que estava a fazer e justificava o mesmo com a falta de opções.

                Sim.Até lhe afianço algo, se realmente for verdade que ele vem para o Sporting , só lhe desejo um enorme sucesso e que me cale bem caladinho, mas acho dificil!

                • GuGu
                  Posted Setembro 25, 2019 at 8:20 pm

                  Não tiro uma letra ao seu comentário, e também gostaria de saber aonde foi parar esse Domingos. Se bem que o contexto dele era mais favorável que o de Abel, era herdeiro de um grande plantel bem trabalhado por JJ.

                  • Grozny31
                    Posted Setembro 25, 2019 at 10:07 pm

                    Sim, o Domingos teve essa grande vantagem, mas também teve que a saber utilizar.Da mesma forma que o Rui Vitória o fez seja pela galvanização dos jogadores ou a “bazófia” de outros que levaram ao mesmo resultado(JJ, BDC).

                    Também não faço a minima ideia onde anda o Domingos e sinceramente nem vou procurar tal é o meu desinteresse pelo mesmo.
                    No entanto acho que concordamos que o Sporting é definitivamente um clube autofágico e isso corresponde sem precedentes cada vez mais com o seu ADN.

                    Cumprimentos e obrigado pelos seus comentários.

  • RLuz
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:37 pm

    Num primeiro momento é normal que tenha sido o Leonel Pontes a assumir o cargo de “treinador” porque era o técnico que estava mais à “mão”.
    Mas esta demora em encontrar um técnico para a equipa principal leva me a crer que não havia qualquer plano após a substituição do Kiezer.

    Se Pontes ganhasse uns jogos passava de interino a principal e com isso dava se o tal “efeito Lage” mas se acontecesse o que está a acontecer neste momento, logo se via!
    Possivelmente era esta a intenção de Varandas!

    No discurso de presidente e treinador já deu para perceber que é imperativo os leões encontrarem finalmente o seu treinador de verdade, que além de trabalhar com a equipa que também carregue a direcção nas “costas”!

    Sabem o filme spider man 2, na cena em que o Dr Oc rebenta com o painel de controlo e deixa o comboio completamente desgovernado?
    Neste momento esta é a situação atual do Sporting. Resta saber quem é o homem aranha que vai parar isto!

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:50 pm

    O principal problema do Sporting é o próprio Sporting.

    Venha o treinador que vier, o problema continuará e começa no topo e em quem rodeia o topo.

    Enquanto isso não for resolvido, isto continuará assim…

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Setembro 24, 2019 at 1:59 pm

    Com todo o respeito, mas em que realidade paralela é que o Sporting e Varandas conseguem Jesus? Jardim? Vítor Pereira? Ou sequer Abel?
    Jardim estava livre no ano passado e não veio…o Sporting caminha para o abismo, neste momento até nomes que não seriam grande coisa como Ivo Vieira Silas, Carvalhal, Miguel Cardoso ou Caixinha não aceitavam facilmente, quanto mais treinadores com alguma reputação.

  • Joao Soares
    Posted Setembro 24, 2019 at 2:07 pm

    E que tal o João Pedro Sousa? Está em primeiro com um equipa com uma boa ideia de jogo, a equipa dele sabe defender, e tem experiência como adjunto do Marco Silva. E a verdade é que desde que deixou o mestre que as coisa andam difíceis para o MS… Se eu fosse o Varandas, era para ontem

    • Dca
      Posted Setembro 24, 2019 at 2:45 pm

      E ele vai sair do Famalicão onde poderá dar o salto para ir para uma casa a arder?

      • opiniaodeadepto
        Posted Setembro 24, 2019 at 3:16 pm

        Tanto para esse como para o Ivo Vieira, seria um risco nesta altura!
        O Silas talvez pudesse ser uma boa opção.
        Conhece bem o futebol português e parece-me capaz de por alguma organização no futebol do Sporting.

      • Joao Soares
        Posted Setembro 24, 2019 at 3:18 pm

        Aux contraire. Este pode ser um bom momento para entrar. Os adeptos não vão esperar milagres e desde que a equipa melhore os resultados e exibições. Ninguém vai pedir mais que o habitual 3º lugar. E vamos ser francos, o SCP tem plantel para mais do que tem feito. Com a direcção a precisar desesperadamente de salvar a face, ele até pode conseguir negociar ter uma palavra a dizer na politica de contratações. Finalmente, um grande é um grande, e nem sempre as portas estão abertas, que o diga o JJ. Agora concordo que ele possa ter a mesma perspectiva que tu, e queira gerir a carreira de outra forma.

        Do lado do SCP, ele podia ser a escolha que mata vários coelhos com um tiro. Tem um perfil reconhecido, os adeptos têm visto o famalicão como a sensação até agora, e foi adjunto do MS. É Português, o que é requisito para muitos adeptos. Ao mesmo tempo é um treinador em formação, o que serve como “desculpa” para lhe dar o resto da época para se preparar a ele e à equipa. E por fim, não vejo nada que seja claramente melhor.

        • Dca
          Posted Setembro 24, 2019 at 3:41 pm

          Dizem sempre isso, que é uma oportunidade para entrar que não pedem títulos nem nada, mas é tanga. Às duas derrotas já ia ser assobiado.

          • Rev7
            Posted Setembro 24, 2019 at 6:41 pm

            Nem mais. Muitos foram os treinadores que pensaram dessa maneira e carreira ficou enterrada. O plantel é muito fraco para lutar pelo título e os jogadores estão sem confiança. Não é uma situação fácil para ninguém.

        • Joaopcalves
          Posted Setembro 25, 2019 at 11:17 am

          O João Pedro Sousa está num clube que lhe deu todas as condições para por o Famalicão ao nível de um Vitória. Neste momento é a 4° melhor cadeira de treinador em Portugal, mas muito mais segura que a do Sporting (3° cadeira). Duvido que ele queira. Mais facilmente punham o Ivo Castro, que até já mostrou mais.

          • Joao Soares
            Posted Setembro 25, 2019 at 12:07 pm

            Pergunto-me se isso não será ignorar a história. Não será o Famalicão um dador de orgãos para clubes com dinheiro em Dezembro? E nessa altura, continuará a ser um clube estável e com “todas as condições para ser um Guimarães”? Sem querer generalizar demasiado, mas o Silas o ano passado também estava a fazer um belo campeonato, e agora está desempregado.

            • Joaopcalves
              Posted Setembro 25, 2019 at 12:27 pm

              Falando por estar bem a par do clube. Investidores com muito dinheiro, paciencia e um plano ja montado para varios anos. Camara municipal a par de tudo e disposta a dar a mao (ja antes do investidor, foi muito gracas a eles). E alem disso, populacao a aderir e muito (ja vi os ditos “estarolas” a “trocarem” de caxecol). A juntar a isto tudo, a formacao esta a 2 anos de chegar ao nivel do Vitoria (em infraestruturas e recursos humanos). Ja so falta o estadio, em que o projecto ja foi aprovado.
              Para se ter uma ideia, o famalicao investiu 11M, so no plantel deste ano, e exceptuando martins, perez, centelles do 11 base, sao quase todos jovens com contrato de longa duracao. Tem os ingredientes, e obviamente nao conseguindo prever o futuro, acho que tem mesmo tudo para subir bastante.
              Quanto a comparar com o Belenenses, acho que nao faz sentido tendo em conta que ate posso perguntar se estas a falar da SAD ou de Os Belenenses… (peco desculpa pela falta de acentos, mas estou a escrever de um teclado ingles).

              • Joao Soares
                Posted Setembro 25, 2019 at 1:57 pm

                Obrigado pela partilha relativamente ao Famalicão. Desconhecia esses factos (é também aqui que falham os programas desportivos em PT – podiam fazer profilings das equipas em vez de andarem a encher chouriços com comentadores). É uma das equipas que me está a dar gosto ver, e sobretudo, dá para ver que organizaram muito bem a época, e têm um elenco muito forte. Em relação à comparação, eu não estava a comparar clubes, eu queria comparar a situação dos treinadores, o Silas esteve bem cotado e passado uns meses está sem emprego, e neste momento o JPS está bem cotado, e ninguém sabe o dia de amanhã. De qualquer forma, considerando o teu comentário, pode ser que o Famalicão aguente o seu plantel até ao fim da época e nesse caso o JPS poderia fazer um brilharete acabando no no top 6.

  • Dca
    Posted Setembro 24, 2019 at 2:44 pm

    Tenho muitas dúvidas que tenha sido Varandas a despedir Keizer. Creio que foi o mesmo a demitir-se e por aí Varandas ainda não arranjou solução.

  • Hamukau
    Posted Setembro 24, 2019 at 2:44 pm

    A realidade é que nenhum treinador com algum nome quer vir para o Sporting, Leonel Pontes não é treinador, acho que devia ficar apenas como adjunto do próximo adjunto porque tem qualidade mas apenas não para treinador.

    Sinceramente já pensei mas não sei que treinador quererá vir para cá, tanto pode correr bem como mal.

  • Cossery
    Posted Setembro 24, 2019 at 3:12 pm

    Na minha opinião o Sporting tem duas alternativas: ou vai apostar em alguém que possa ser uma surpresa (controlada), como Silas ou Miguel Cardoso, mas que na actual situação do clube aos primeiros desaires podem não ter a estaleca para controlar a situação; ou vão buscar alguém com mais experiência, mas poucos com este perfil estarão disponíveis para aceitar o Sporting nesta altura, talvez o Jardim se for despedido do Mónaco entretanto, de resto não vejo ninguém. Duvido muitíssimo que algum estrangeiro com nome venha e apostarem noutro Keiser é um risco tremendo…
    Eu sou do Benfica mas detesto ver o Sporting nesta situação, as derrotas não me deixam triste, afinal são o rival, mas toda a situação sim, especialmente porque é assim que começa a demagogia e acabam sempre (como nós ou o Porto) em cair nos populismos e minar ainda mais a sua instituição e o futebol português. Sublinho, no Benfica faz-se o mesmo em tempos de crise e são essas as alturas em que menos gosto do meu clube, basta ver as reacções recentes à situação do Benfica…

    • gandrezcm
      Posted Setembro 24, 2019 at 4:10 pm

      Cossery, sou do Sporting, e por norma fervo com os comentários de benfiquistas e portistas em posts do Sporting recheados de sarcasmo e ironia. Confesso até que um dos motivos pelos quais me faz simpatizar muito pouco com o Benfica é esse discurso corrosivo dos seus adeptos face ao meu clube. Mas mereces que te tire o chapéu… É preciso essa postura no futebol português, para além da análise fria e bastante ponderada sobre a situação, pautaste o teu discurso com um desportivismo de assinalar. Creio que o discurso como o teu possa aparecer cada vez mais, se pessoas como o Bruno Lage continuarem a liderar o Benfica, e se o treinador que lidera o Porto de lá saia o mais cedo possível. Gostava muito de ter um campeonato como o inglês no que toca a rivalidades, em que apesar dos adeptos muitas vezes não se comportarem, os dirigentes são sempre os primeiros a atenuar e a amenizar os conflitos, e em que a Federação e a liga têm mão de ferro para com fanatismos e discursos extremistas.
      No final do dia é só uma bola a ser perseguida por 22 fulanos.
      Saudações Leoninas e, acima de tudo, desportivas.

      • Cossery
        Posted Setembro 24, 2019 at 6:24 pm

        Obrigado gandrezcm, também gostava que o futebol português fosse mais como o inglês, pelo menos as coisas que são institucionalmente controláveis, outras serão talvez impossíveis porque dependem da nossa cultura.
        De facto, existirem mais Lajes (e também Keisers) e menos Conceições ou JJ’s (apesar de todas as suas qualidades odiava vê-lo a representar o Benfica com aquela bazófia…) pode ser um caminho, mas os treinadores estão sempre a prazo… Sonho que um dia os presidentes dos três grandes sejam Figo, Baía e Rui Costa, talvez assim o ambiente sossegasse e nos pudéssemos concentrar em melhorar o futebol português.
        Lembro que apesar do meu discurso neste post também faço muitas ironias com o Sporting e Porto! Foi com alguns users daqui, nomeadamente o Kacal, mas também o Estigarriba (não sei se está certo), entre vários outros que comecei a ponderar mais o meu discurso. Aliás, os users que menos gosto aqui são benfiquistas.

    • Nuno Pereira
      Posted Setembro 24, 2019 at 5:07 pm

      O Sporting ter de andar a buscar treinadores que foram despedidos por outros clubes teoricamente inferiores…

    • MMachado
      Posted Setembro 24, 2019 at 5:40 pm

      Pois, eu também sou do Benfica e esta situação no Sporting até me dá gozo.. dá gozo, porque não nos podemos esquecer de quem lá esteve anteriormente a destilar ódio supremo ao Benfica, aos tais 90% que o puseram lá! Não me esqueço de quando o Benfica estava na miséria, as gozações que foram feitas. Tenho uma pena dos diabos, realmente!

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 24, 2019 at 5:55 pm

      Concordo com o teu comentário e acho que o melhor que se poderia fazer era escolher um treinador com potencial, que tenha uma ideia de jogo agradável e onde não se possa pôr muita pressão em cima. O Miguel Cardoso não me parece ser o treinador ideal, tem uma ideia de jogo positiva, de posse, mas as suas equipas são muito fracas tacticamente, principalmente no aspeto defensivo. O Silas deveria esperar mais tempo, nem o curso de treinador tem ainda.

      Há muitos treinadores de qualidade por cá que ainda têm que ter experiência, veja-se o caso do treinador do Famalicão. É este tipo de apostas que o Sporting tem que fazer neste momento. Um adjunto de um Paulo Fonseca, ou mesmo o Rui Faria (não sei se seria fácil), outra boa opção poderia ser o Luís Freire, acho-o muito interessante.

      • Cossery
        Posted Setembro 24, 2019 at 6:36 pm

        Concordo contigo. Dei esses exemplos, mas também sei que para além da inexperiência têm algumas falhas que no Sporting se iria notar mais. E não discordo no perfil que apontas, acho é que iriam ser crucificados à segunda ou terceira falha e é necessário muita experiência ou uma personalidade muito especial para aguentar isso, além de um presidente que o defenda. Não sei quem tem essas características…

  • R10UELME
    Posted Setembro 24, 2019 at 3:52 pm

    Está na altura de ver o que Vitor Oliveira pode fazer num grande :)

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 24, 2019 at 3:54 pm

    O grande problema do Sporting é a expectativa que cada Sportinguista cria dentro de si, seja ele adepto, dirigente ou jogador.

    Se houver um dirigente que venha a público afirmar que neste momento o clube não tem condições para lutar pelo campeonato, haverá sempre adeptos a afirmar que o clube é um grande e tem que lutar por todos os títulos em que está inserido. Se o dirigente vier afirmar o contrário, vai criar enorme pressão em toda a estrutura e na massa adepta sempre que os resultados não forem de acordo com o prometido (um pouco como acontece com as afirmações de Vieira para o Benfica europeu e os resultados após essas mesmas afirmações).

    O que está em causa é que neste momento, o Sporting vive dias conturbados. Tem passado por uma enorme instabilidade presidencial e com isso toda a estrutura técnica não tem também tido estabilidade necessária para desenvolver as suas ideias de jogo e mecanizar uma equipa com os processos defensivos e ofensivos. Por exemplo, é devido a estas trocas constantes que nos últimos jogos tenham sofrido 17 golos (não sei precisar em quantos).

    Obviamente a culpa está dividida por muita gente. A direcção preparou muito mal esta época, sabendo que tinha um treinador a prazo e não escolhendo jogadores para o seu modelo de jogo ou para a política do Sporting (Jesé é um exemplo). O não arranjar um substituto mostra ainda que o desgoverno é maior do que se pensava, visto que se despediu um treinador, que quer gostemos ou não do estilo e das ideias, tinha ganho duas taças, sem que houvesse um plano B. Mesmo os jogadores, é notório que não estão com a cabeça no clube ou pelo menos com estabilidade emocional para renderem ao mais alto nível. Bruno Fernandes tem sido mais intempestivo que o normal (Rafa sofre tantas ou mais faltas e não se queixa metade) ou Coates que, já sendo considerado como um dos melhores centrais do campeonato, tem efectuado exibições a roçar o miserável (segundo a comunicação social). Por fim, e não menos importantes, sejam eles claque ou não, são adeptos do Sporting, com presença no estádio, que, após entrarem na Academia com os resultados que isso teve, tentaram ontem forçar a entrada no local de estacionamento dos jogadores e dirigentes para protestar. Isto é o século XXI e este tipo de atitudes apenas é mais uma acha à fogueira em que se encontra o Sporting.

    Penso que o caminho vai ser muito longo porque a estabilidade não existe. Lembrar que os primeiros anos de Vieira foram penosos, mas o objectivo era começar a limpar a casa por dentro para começar a construir por fora. É necessário pensar num projecto a longo prazo, começar a delinear aquilo que se pretende para curto e médio prazo (em termos de treinadores, equipas técnicas, jogadores contratados, comunicação, marketing, etc) e deixar que tenham tempo para actuar. O que não se pode verificar é que ao mínimo resultado negativo (e vão acontecer muitos) começarem a atirar pedras para todo o lado.

    Lembro os Sportinguistas que hoje tanto gostam de Patrício e o consideram um dos melhores na sua posição, até lá chegar precisou de errar muito e aprender com os seus erros para se tornar numa figura e símbolo do clube (apesar de ter saído pela porta pequena, ou pelo menos, não tão grande como deveria).

  • DavidDop
    Posted Setembro 24, 2019 at 4:25 pm

    O meu Sporting está uma casa a arder, e enquanto não vier o bombeiro certo, estamos f………..
    Leonel pontes já se sabia o que ía acontecer, andar de cavalo para burro….
    Em relação às alternativas possivelmente válidas, Miguel Cardoso tem uma boa ideia de jogo, gostei muito do rio ave dele, mas precisa de tempo para meter a equipa a jogar, e entrar agora no Sporting era mais um a queimar-se.
    Silas acredito que teria mais hipóteses de sucesso, seria a minha opção.
    Para uma revolução completa, digam me para onde mando o meu CV, pelo menos ontem não tiraria o melhor em campo…..
    Saudações

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 24, 2019 at 6:15 pm

      Jesualdo ferreira.

      • Pipi Romagnoli
        Posted Setembro 24, 2019 at 7:58 pm

        Também acho que é a única solução nesta situação, é respeitado, já passou por cá em condições semelhantes e na altura foi subindo na classificação até onde foi possível, apostando em muita juventude, se não estou em erro até chegámos a empatar em Alvalade com o Porto com o Fokobo em campo.

  • DasBost
    Posted Setembro 24, 2019 at 6:23 pm

    O Hector Cuper foi despedido há um dia ou dois… querem melhor?

  • Bolseiro
    Posted Setembro 24, 2019 at 7:13 pm

    Varandas tinha duas opções: ou mantinha o Keizer até ter alguém disponivel para assumir o cargo ou despedia o holandes tendo já preparado a sua substituíção. E aí sim, entrava o Leonel Pontes para assegurar 2 ou 3 treinos da equipa enquanto o presidente ultimava pormenores com o novo treinador. Isto seria o papel de Leonel Pontes, mais que isto é suícidio. Um treinador que nunca mostrou nada de positivo a nivel sénior não pode treinar o Sporting, estava mesmo a ver que ia dar asneira.
    O Sporting precisa de um treinador com experiencia e um treinador para manter durante algum tempo, não para despedir lá para Janeiro ou Fevereiro. Esqueçam o Silas, o Miguel Cardoso ou outro qualquer nesta linha, tem que ser um treinador asério, senão vamos andar sempre nisto. Mais do que nunca precisamos de um tiro certeiro, já chega de tiros no escuro para ver se acertamos.

    Varandas errou e muito ao despdir Keizer sem ter uma alternativa séria pensada (coisa de amador, nem numa equipa do distrital isto acontece) mas penso que a sua demissão neste momento não seria nada benéfica para o clube portanto ele tem é que resolver o problema que criou o quanto antes e no final da época marcar eleições.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 24, 2019 at 7:53 pm

    Fica a minha lista nacional:
    -José Mota
    -Jaime Pacheco
    -Daúto Faquirá
    -Professor Neca
    -Manuel Cajuda

    Lista internacional:
    -Mitchell van der Gaag
    -Paco Jémez
    -Serse Cosmi
    -Di Matteo

    Por último, “O intruso”:
    -Ricardo Gareca

    • Estigarribia
      Posted Setembro 24, 2019 at 8:08 pm

      Pipi Romagnoli,

      À excepção de Ricardo Gareca, que até seria interessante vê-lo treinar um clube depois do bom trabalho feito até ao momento na Selecção do Peru, espero que as outras duas listas seja apenas e só ironia e para aligeirar um pouco o ambiente.

      Saudações Leoninas

      • Pipi Romagnoli
        Posted Setembro 24, 2019 at 11:08 pm

        Era no gozo, temos de rir de nós mesmos enquanto Sportinguistas, para evitar ficar loucos.SL

        • Estigarribia
          Posted Setembro 25, 2019 at 12:02 pm

          Já agora deixo aqui as minhas listas:

          Lista Nacional:

          – Francisco Chaló
          – Filipe Gouveia
          – Oceano Cruz
          – Octávio Machado
          – Paulo Sérgio

          Lista Internacional:

          – Sebastião Lazaroni
          – Casemiro Mior
          – Marinho Peres
          – Franky Vercauteren

          O Intruso – Marcelo Bielsa

          Saudações Leoninas

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 24, 2019 at 8:36 pm

    O melhor que o SCP pide fazer é apostar em Jesualdo Ferreira para director desportivo e Rui Vitória para treinador. Não seria nada mal pensado num projecto a 3 anos.

  • Mantorras
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:51 pm

    O Varandas esta a espera de alguem, mas nao sei de quem, ou anda completamente perdido. De qualquer das formas, ele anda a brincar com o fogo…

    Ja o tinha escrito aqui antes, que gostava de ver o que Vitor Oliveira poderia fazer num grande, e neste momento, parece-me que seria uma boa opcao. Tera sempre risco, mas e limitado, se por um lado e alguem que nunca treinou um grande, tambem e alguem com muita experiencia, conhecedor do futebol portugues, que ira ver isto como uma “derradeira” oportunidade de escrever uma pagina nova no seu CV… e acima de tudo nao deve ser caro e aceitara um contracto ate ao final do ano “e depois logo se ve”.

    Nao gosto de ver o Sporting assim, ja se ve niveis de contestacao a subir e preve-se que a coisa va ficando cada vez mais quente caso nao haja uma mudanca de leme. Nao sei se Varandas esta a espera de Jardim… mas convem mexer-se.

    • L_Higuita
      Posted Setembro 25, 2019 at 10:53 am

      Mantorras, eu vou-te dizer o que aconteceu a época passada antes de ele ir para o Paços de ferreira.
      O Estoril ia contratar o vitor oliveira, queriam subir já de divisão. Ele chegou, e disse “Quem manda no plantel sou eu, eu tenho gestão total do plantel, quero dispensar este este este e este (Renan e Thierry na baliza iam os dois de vela). Quero ir buscar o Tanque mais este zuca mais este zuca mais este mais este. Como é que vai ser?”

      Como é obvio e todos sabem, o Estoril tem muitas ligações com Benfica Sporting e Porto, apesar de com este último terem menos activos ultimamente. Mas Benfica coloca lá várias dispensados, e jogadores saídos da formação que não ficam nos A. O Sporting idem. E não aceitaram não ter controlo sobre isso. Logo o Vitor Oliveira agarrou e foi para o Paços de Ferreira, onde lhe deram condições para subir.

      Achas que agora ia ser diferente? O V.Oliveira conhece muito do futebol português, no plantel ele não ia querer pelo menos meia dúzia de jogadores, Renan ele já detestava era o primeiro a ser dispensado. E ia querer contratar, achas que o Varandas ia permitir perder o controlo total do plantel? Nunca.
      Contudo, era talvez isso que precisassemos neste momento. Ou ele ou o Vitor Pereira, que defensivamente é poderoso, e tem um carisma agressivo para meter os jogadores a lutar por ele, e os que não quiserem, metê-los na bancada.

      • Mantorras
        Posted Setembro 25, 2019 at 12:26 pm

        Pois, nao sei ao certo nada disso, nem pormenores, mas tambem tenho ideia de que e um treinador que escolhe os trabalhos pelo poder e meios que lhe oferecem… acredito perfeitamente no que dizes.

        Agora, com todo o respeito pelo Estoril, estamos a falar do Sporting. Estamos a falar de uma oportunidade para lutar pelo titulo, para escrever historia, para atingir (estilo Jesus), tarde na carreira, o tao almejado grande. E logico que ele teria de sentir que tinha condicoes e acreditar no que poderia fazer, e para isso talvez seja necessario prever mexidas em Dezembro, mas algo sempre em acordo com a direccao que o clube escolha, como em qualquer projecto decente.

        Pelo andar da carruagem e vendo o campeonato fugir, creio que nao ha muitas hipoteses, apesar de alguem ter referido Jesualdo, ele ja esta com 70 e tal… mexendo agora e nao encontrando o treinador ideal, o melhor e ter alguem que nao seja caro, que possa garantir o minimo de rendimento imediato, que cause impacto e que aceite um contracto de um ano (eventualmente com objectivos)… Retirando a pressao do titulo, com acordo para 2/3 mexidas em Dezembro para retocar o plantel, jogando para a qualificacao para a champions mais as tacas, quase com “tudo o que vier e lucro” (isto nao e bem assim, mas entende-se o que quero dizer), acho que ele tinha condicoes para fazer um bom trabalho no Sporting. Daria margem ao presidente para planear e reagir em condicoes, quer corra bem, quer corra mal, coisa que nao fez com Keizer e daria aos adeptos alguma esperanca e rumo que nao encontram com Pontes. Depois, como sempre, tudo dependeria dos resultados.

  • Mikenen_PT
    Posted Setembro 25, 2019 at 4:44 am

    Sou um acérrimo da estabilidade, pelo que julgo que não é mudando sistematicamente de treinadores ou Presidente que o Sporting vai alcançar a almejada estabilidade, para poder lutar e ganhar com alguma recorrência o campeonato. Contudo, a sucessão e recorrência de decisões erradas tomadas pelo Varandas e pela sua estrutura, são por demais graves. Por duas vezes despediu treinadores, sem ter uma alternativa assegurada. O planeamento desta época e o fecho de mercado foram inarráveis. A comunicação do Presidente é pouco eloquente, pouco entusiasmante, mas pior do que tudo um mar de contradições. O Hugo Viana não aparece…nada diz….bem sei que por vezes estar calado é melhor do que dizer um punhado de bacoradas, mas a situação atual e recente do Sporting merecia no mínimo uma intervenção/explicação dele…nem que fosse para apoiar publicamente o treinador e os jogadores…mas nada… queima-se tudo (treinadores e jogadores) em banho maria!
    Sente-se o clube à deriva….muitas pessoas a atacar esta direção, mas não vejo ninguém a defendê-la…os que outrora defendiam e apoiavam Varandas, remeteram-se ao silêncio, quiçá embaraçados com o desempenho deste…mas esta é a sina do SCP….ora senão, vejam só as comissões de honra que BdC tinha consigo na últimas eleições…
    Relativamente ao Varandas, penso que a decisão sobre a escolha do novo treinador, será aquela que irá precipitar a sua queda ou possível consolidação enquanto presidente do SCP…bem sei que não deveria ser assim, mas isto é o futebol Português, e do Sporting em particular.
    Pensar em Leonardo Jardim, Marco Silva, JJ ou Vitor Pereira é continuar num registo idêntico aquele que no ano passado queriam fazer crer que o SCP, após o dramático ataque a Alcochete, era um sério candidato ao título. Sejamos por alguma vez razoáveis…o Sporting não tem dinheiro, não tem credibilidade e estabilidade para ser apetecível para um treinador minimamente conceituado…e não me venham sequer com os Scolaris e afins!
    Posto isto, e indo a sugestões de soluções, dado que o “bota abaixo” é fácil, julgo que o Sporting necessita de ter um treinador que acima de tudo seja reconhecido e respeitado pelos próprios jogadores. A estrutura do futebol (se é que ela existe) é frágil e pouco presente na defesa pública do grupo de trabalho (treinadores e jogadores), pelo que tem de ser alguém já com tarimba e ideias próprias bem definidas. Neste atual contexto apostar em treinadores em início de carreira e com poucas provas dadas (Silas, João Pedro Sousa, Ivo Vieira, Abel,…), era meio caminho andado para serem “esfolados” num par de semanas. Assim vislumbro apenas duas soluções: Vitor Oliveira ou Jesualdo Ferreira, sendo que a minha escolha recairia sobre o primeiro. Esta solução não seria necessariamente com ela que poderiamos almejar chegar ao título, mas sim minimizar danos e estabilizar o futebol do Sporting, pois julgo que conscientemente esta época e pelo menos a próxima não teremos condições para lutar pelo título, pelo que esta solução seria mais de estabilização e transição. Simultaneamente mudar ou reforçar a direção desportiva do Sporting (ou team manager para ser mais “fashion” ), com alguém com maior experiência, liderança e comunicação! Nomes???? E que tal o regresso do Pedro Barbosa?
    Por fim e o que peço ao Varandas, é que de uma vez por todas não tome decisões de “fuga para a frente”, na opção mais fácil do populista, e que assuma os erros que cometeu! Ficava-lhe bem um pouco de humildade, pois ser médico e militar podem representar muito para muito gente, mas para mim nada diz, e muito menos para presidente do Sporting. Para quem supostamente teve tantos anos de balneário, é inquietante a distância e falta de empatia e solidariedade com os sucessivos técnicos e grupo de trabalho….se calhar estamos na presença de um pequeno prepotente… por fim, a inquietante semelhança de Varandas com BdC….passado não muito tempo de serem eleitos, e no intervalo da chuva, auto-proporem aumentos de vencimentos dos Órgãos de Gestão….uhmmmm…. e atenção, sou defensor que o Presidente do Sporting chega remunerado e bem, como um bom profissional, mas Varandas tem mostrado até agora pouca competência para legitimar com moralidade este aumento de vencimento…e não discuto o valor, mas sim a moralidade da proposta!
    SL e que tenhamos um futuro melhor do que o passado recente!

  • Pormenor Tatico
    Posted Setembro 25, 2019 at 8:42 am

    Leonel Pontes foi uma autêntica desilusão, esperava muito mais dele, parecia ter o perfil certo, mas enganei-me, não mostrou capacidade de liderança e comunicação, não transpira ambição e exigência que o Sporting precisa, é necessário um treinador que não tenha medo de tomar decisões, com personalidade forte e conhecimento técnico-tático do jogo.

    Não vou condenar Frederico Varandas, também teria dado 3 ou 4 jogos a Leonel Pontes, agora já se percebeu que não é treinador para o Sporting e urge encontrar um treinador de gabarito para o Sporting.

    O Plantel do Sporting em potencial puro tem muita qualidade, se somarmos a equipa A aos sub-23, tem isso sim, demasiados jogadores jovens, que precisam de crescer rapidamente a nível tático e psicológico e o treinador é fundamental nesta componente.

    Existem 3 treinadores que aceitava sem problemas no Sporting e são talvez os 3 melhores treinadores Portugueses e para mim, dos melhores do Mundo, são os casos de Abel Ferreira, Ivo Vieira e Leonardo Jardim.

    Abel seria a minha opção preferida, é exatamente o tipo de treinador que precisamos, não percebo o ódio que os nossos adeptos tem a ele, foi jogador do Sporting vários anos, foi treinador dos juniores e equipa B e foi sempre um profissional exemplar, nunca o vi dizer mal do Sporting, agora que tem que defender o clube que representa.

    Basta ver o trabalho incrível que fez em todos os clubes, juniores, equipa B do Sporting e do Braga, no Braga bateu o recorde de pontos e golos da sua história com o plantel mais fraco dos últimos anos, basta ver o que Sá Pinto faz este ano, para perceber que a estrela do Braga era o treinador.

    No Paok está em 1º, um clube que está sempre arredado da luta pelo título, foi campeão a época passada, mas é uma época que foge à normalidade do Paok, quase que eliminava o Ajax da Champions, foi eliminado pelo Bratislava da Liga Europa, mas o plantel do Paok é horrível também.

    • Mikenen_PT
      Posted Setembro 25, 2019 at 11:02 am

      Sinceramente o LP a mim não me desiludiu, dado que julgo que é um bom Homem e um pouco “tenrinho” para levar com um balneário que não deve estar muito saudável em virtude das disparidades salariais existentes, e possivelmente não só. A forma como ele reconheceu, e bem, o erro na substituição do Vietto, demonstra que tem carácter e mas é honesto se calhar em demasia para a indústria onde está inserido, e quiçá no atual SCP. Deverá ter competências técnicas, mas julgo que a sua personalidade se enquadrará mais como treinador de camadas jovens.
      Quanto ao Abel, e salvo melhor opinião, penso não ser mau treinador (embora julgo que tenha hype a mais), mas atendendo ao momento conturbado do clube, contratar Abel seria mais um factor desagregador do que propriamente agregador.
      De referir ainda, que não obstante o bom desempenho nas pré-eliminatórias com o Ajax, o PAOK ser eliminado pelo Bratislava não é um bom cartão de visita, o que a somar ás 2 épocas em que teve igual registo na LE com o Braga (não passou do qualifying), é mais um sinal pouco animador.
      SL

Deixa um comentário