Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Varandas ganhou tanto num ano como Bruno de Carvalho em 5 mas não teve um segundo de descanso como o seu sucessor também não terá

Quem deve suceder a Frederico Varandas? É a pergunta que todos fazem, mas a resposta acaba por ser indiferente. Já se percebeu que no actual contexto do Sporting, se o presidente não for o que as claques e os blogs e pessoas mais influentes das redes sociais pretendem, e esse é Bruno de Carvalho, o nome que lá estiver vai ser alvo de uma pressão asfixiante, em que tudo e mais alguma coisa será colocado em causa.

Senão vejamos. O Sporting com o Varandas conseguiu dois títulos no futebol, algo que não conseguia há 17 anos, nas modalidades teve duas das maiores vitórias de sempre, como as conquistas da Champions de Futsal (o título mais desejado pelos adeptos depois do campeonato no futebol) e Hóquei em Patins, ou seja melhores resultados em apenas num ano que BDC na soma dos cinco que presidiu aos leões, mesmo assim não teve um minuto de sossego, com ataques constantes. Ou seja, se isto não serviu para ter paz, o que será necessário? Parece que nada. Mas o problema foi o mau planeamento desta época, dizem alguns. Como se houvessem muitas equipas em Portugal com jogadores do nível do Vietto e Bruno Fernandes, sendo que ainda há Acuña, Coates, Wendel ou Mathieu. Há mas vendeu o Bas Dost e Raphinha. Como se o Sporting não necessitasse de fazer receitas. Há e os resultados. São péssimos, mas o Sporting em 2016-17 com JJ e Bruno de Carvalho, e na altura tinha um dos maiores orçamentos de sempre, quando chegou a Janeiro já estava arredado de tudo, e ninguém fazia dos jogos um concerto do ‘pede a demissão’.

A situação é clara, o Sporting está numa situação financeira muito frágil, dividido, e com uma pressão do tamanho do Mundo em cima, mas até o adepto mais extremista percebe que o clube não pode ir a eleições todos os anos. E mesmo que Varandas não tenha condições para continuar, como parece não ter, apesar de os mandatos serem para cumprir até ao fim, e neste caso até há resultados da última época para lhe darem margem, e um trabalho na Academia que poderá dar frutos a médio prazo, parece óbvio que como isto está basta o seu sucessor perder dois ou três jogos para se voltarem a pedir eleições, até que este ciclo meta lá quem os mais barulhentos querem ou termine de vez com o clube.

Visão do Leitor: Didier Lang

38 Comentários

  • johnyboy13
    Posted Outubro 18, 2019 at 5:09 pm

    Na minha humilde opinião, neste momento só vejo uma solução: Benedito como presidente.

    Varandas independetemente do texto escrito em cima e dos titulos ganhos, está com uma imagem completamente queimada e enquanto não sair do Sporting, não haverá descanso, nem paz. Não é só as claques que o querem fora, simplesmente esses são os que fazem mais barulho e contestação.

    Por partes: Falando de Benedito, este teve mais sócios votantes que Varandas, os sócios nutrem um carinho especial por ele, por ter sito atleta e um exemplo como Homem. Capacidade de gerir o clube não sabemos se a tem, mas acho que deveria ter uma oportunidade e acredito que teria muito mais tranquilade e paz do que Varandas.

    Varandas, que tem feito algumas coisas positivas pelo Sporting, os sportinguistas não se esquecem da sua forma “oportunista” como entrou, teve a sorte de reunir algum consenso, entre os sócios mais velhos (e com mais votos) e foi por isso que ganhou… E não tem esse carinho dos Sportinguistas como tem Benedito.

    Concluindo, Benedito que não acredito que faça pior que Varandas está a fazer neste momento, irá reunir maior consenso (não digo total, pois ainda há os apoiantes de BdC, mas mesmo estes, entre Varandas e Benedito, não tenho dúvidas que preferem o segundo), irá ter mais paz para desenvolver o seu mandato com a sua equipa e irá com certeza manter o trabalho realizado nas modalidades que neste momento é o que “safa” a grandeza do Sporting.

    Continuar como está é que não é solução, e quanto mais rápido se tomar a decisão, mais rápido se começa a planear a próxima época, visto esta já estar completamente perdida.

  • JoaoMiguel96
    Posted Outubro 18, 2019 at 4:44 pm

    Optei por não comentar ontem porque 1) não tinha visto o jogo e 2) estava demasiado irritado para dizer algo de jeito.
    Acho que já foi tudo esmiuçado quanto á vergonha da taça, pelo menos em relação ao que se passou no relvado.

    Dito isto, parto para a minha opinião: não votei em Varandas, não lhe vi as competências que ele tanto afirmou para liderar um clube que se quer reerguer ao nível do futebol e, acima de tudo, não gostei do discurso. Para além da falta de aptidão para a retórica, foi sempre muito sobranceiro e maniento. Afirmou que o futebol era “fácil” e, de facto, é: o Alverca ontem eliminou-nos facilmente.
    Se no 1° ano a coisa até correu bem e o planeamento até foi interessante, o deste ano roça o amadorismo puro. Plantel praticamente formado até ao fecho do mercado…e de repente vende-se o melhor extremo (que por sinal já não era incrível), um dos avançados e um lateral que era a terceira opção. O grande problema não reside na incrível mais valia dos jogadores, reside sim na não substituição. Então vendem o Raphinha e vão buscar um Jesé acabado da vida, um Bolasie que acabado está e não inscrevem outro avançado? Lembro-me de ouvir Varandas dizer que não contratava aleijados ou flops de outros clubes. Nota-se.
    Para além disso, nem sequer um avançado contratam. Cedem-se Bragança e Matheus para usar Bolasie, Fernando (espera, está lesionado e não tem cláusula), Jesé ou Miguel Luís? Isto é a sério?
    Depois, despedem um treinador, sem terem opção imediata de substituição, para ficar com um Pontes que fez zero por onde passou e um Silas que teve uma época interessante no Belenenses. Isto vindo de um presidente que disse que quando um treinador saía, ele já tinha outro em 24 horas.

    Isto é o profissionalismo da tão afamada estrutura composta por um gajo que foi afastado do Belenenses como diretor desportivo e que nem sabe bem se o que é? Ou é pelo enorme scouting que continua a ter um atraso de vida completo como o Manuel Fernandes? É que eu honestamente não consigo perceber isto. Onde é que anda a estrutura do futebol profissional? Ficou onde? No departamento medico?

    Claro que estar constantemente sobre pressão com as claques e adeptos fanáticos não ajuda. Óbvio que o ambiente é sempre tenso tanto para a estrutura diretiva como para jogadores/treinadores. Mas por amor de Deus, pede-se um pouco de profissionalismo e noção.

    Não é a fazer plantéis completamente desequilibrados e sem ponta por onde pagar e a escolher treinadores completamente banais que vamos lá.

    Eu sei, o caminho é longo e erros serão sempre cometidos, mas isto já é demais. Uma coisa são erros que acontecem por azar: um treinador ser despedido por perder um jogo onde até dominou e teve 2 bolas ao ferro, o jogador mais importante lesionar-se gravemente, ect…outra coisa são erros de pura falta de profissionalismo que não devem nem pode ser tolerados de alguém que supostamente sabe imenso de futebol, que sabia tudo do futebol.

    Pede-se mais, muito mais. Já é a segunda vergonha seria da época que passamos, esta então ainda pior. Começo a ficar farto de tudo. Dos adeptos, das claques, das sucessivas direções.

    • Fantantonio
      Posted Outubro 18, 2019 at 6:37 pm

      “Onde está a estrutura do futebol profissional? Ficou onde? No departamento médico?” Isto muito provavelmente é verdade porque num passado recente nunca o Sporting teve tanto jogador no estaleiro como desde que o Varandas assumiu a presidência do clube, muito provavelmente faz mais falta lá.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 18, 2019 at 5:31 pm

      Gostava de começar por dizer que concordo em absoluto com o teu comentário.
      Em relação ao segundo parágrafo, acrescento que ainda há o crime cometido de andarmos a jogar com o Doumbia, que é dos jogadores mais medíocres e sem qualquer ponta de talento que já vi, e temos o Palhinha emprestado no Braga. Pode não ser um craque, mas certamente é um trinco infinitamente superior ao costa-marfinense.

      O Varandas tem um discurso que para mim está ao nível do BdC. Arrogância sempre presente, falta de humildade no discurso, com a agravante que este nem ponta de carisma tem coitado.
      Pessoalmente não conheço o Frederico Varandas, mas conheço bem o irmão dele, trabalha na RA&A, aquilo é malta da “nata”, vêm do berço de ouro e acham-se superiores e que sabem tudo. Está visto o resultado!…

      • JoaoMiguel96
        Posted Outubro 18, 2019 at 5:54 pm

        Obrigado, Pésquerdo.

        Em relação ao Doumbia, honestamente, acho que pode dar algo, mas está demasiado “cru”. Nota-se que não tem escola nenhuma, mas com um treinador tipo JJ acredito que pudesse evoluir. No entanto, o pior é dar por mim a pensar como sinto a falta do Gudelj. Quanto ao Palhinha, também achei parva a sua dispensa. Tanta coisa da aposta na formação por parte de Sousa Cintra e Varandas e andam Matheus, Bragança e Palhinha a fazer boas épocas e nós a usarmos cepos que estão emprestados ou que nem sequer têm qualidade.

        Em relação ao Varandas, bastou me ver um debate para perceber logo isso. A arrogância e prepotência com que fala é por demais evidente. O seu usar é que lá está, não tem nem carisma nem jeito para a oratória. É só embaraçoso.

        Dessa não sabia, mas é o que normalmente gravita no Sporting. São os tipos dos bancos, dos partidos políticos, do pessoal que nasceu em Campo de Ourique (que não me levem a mal, é uma expressão). Os Ricciardi’s, Madeira Rodrigues e afins. O problema é que quando se quer algo diferente disso, vai se buscar o completo oposto: BdC.

  • Kuiper
    Posted Outubro 18, 2019 at 3:07 pm

    Enquanto os adeptos continuarem a fazer a cama ao Varandas, ninguém vai ficar lá. Sim, o problema do Sporting são os adeptos. Adeptos das claques, sócios, adeptos dos blogs, os que quiserem. São todos. Mas vocês acham que o Benfica agora está assim e sempre esteve? Quando o Vieira lá chegou, foram anos e anos de vergonha até se ver algo minimamente decente, que foi o ano da Taça de Portugal e no ano seguinte a Liga (2004/2005). E o que se seguiu? Mais anos e anos de vergonha, até aparecer o JJ. E mesmo com o JJ lá e melhor futebol o que se seguiu? Mais uns anos a ver o Porto ganhar até que finalmente se conseguiu impor alguma coisa e o Benfica se afirmar como um grande que realmente é. Acham que isto foram 2 ou 3 anos? Foram mais de 15. E foi com o Vieira, que é o que toda a gente sabe no que toca a negócios sombrios (não descurando os méritos que de facto teve entre títulos ganhos e excelente formação). Sejam minimamente pacientes. O Varandas teve um ano de estreia de sonho, mesmo com a casa a arder. Ainda vai ter muitos anos a andar no charco, mas parece-me a pessoa certa para o Sporting. Dêem-lhe tempo e vão ver que as coisas vão melhorar.

    • CarlosSL
      Posted Outubro 18, 2019 at 5:03 pm

      Na, realidade não posso apontar nada de errado no que dizes, mas falhar por omissão também é grave. E omites algo bastante importante, o planeamento da época deste ano, digno de um miudo de 11 anos que andou a chorar ao pai para lhe comprar o FM

      • Kuiper
        Posted Outubro 18, 2019 at 7:27 pm

        Até nisso do planeamento há muito que se lhe diga. Podia ter sido melhor de facto, mas a verdade é que o Varandas preparou a época com base no que aconteceu no final da época passada. Deu continuidade a um treinador que ganhou duas taças, vendeu dois jogadores sendo que apenas um estava num momento de forma decente e manteve o Bruno Fernandes, o melhor jogador da equipa (seja isto por mérito ou porque se calhar pedem mais do que o real valor do jogador..). Preparou a equipa à imagem do treinador, dando continuidade ao projeto. As coisas não correram bem de facto, a aposta saiu-lhe cara. E a partir daí, sendo preciso despedir o treinador, é muito dificil arranjar milagres a la Bruno Lage. Por vezes já é difícil um treinador mostrar o que vale tendo uma pré época para preparar a equipa, quanto mais o Silas pegar numa equipa completamente à toa, sob grande pressão e praticar logo o futebol total e chegar aos primeiros lugares da liga.
        Mas, algo que até quero completar quanto ao meu comentário anterior, sim, perder com o Alverca é uma vergonha. Mas não é a primeira vez que acontece a um grande. E nestes jogos, desculpem lá, mas a culpa é dos jogadores. Qualquer equipa da primeira liga consegue vencer facilmente uma equipa da 3ª divisão, nem que o treinador seja eu.
        Por ultimo e como pequeno à parte, eu sou Benfiquista, muito critico das negociatas do Vieira e, sinceramente, parece-me que o Varandas até é uma pessoa mais transparente do que os presidentes do Benfica, Porto e Braga, pelo que me deixa algo desagradado ver o homem ser tratado desta forma ao fim de ano e meio na direção.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 18, 2019 at 4:49 pm

      Kuiper,

      Excelente comentário. Era interessante fazer passar este comentário para aquela malta que vai ao estádio só para assobiar por tudo e por nada.

      Saudações Leoninas

    • Johny45
      Posted Outubro 18, 2019 at 4:38 pm

      Concordo. Num grande é preciso paciência e o Benfica é um exemplo. O Vieira andou muitos anos na “porcaria” até fazer algo de jeito e mesmo assim foi mais mérito dos outros que se auto prejudicaram como o caso continuo do sporting e o caso pontual do porto.

    • Gil Rodrigues
      Posted Outubro 18, 2019 at 4:17 pm

      não diria melhor

    • Joao X
      Posted Outubro 18, 2019 at 3:31 pm

      Concordo contigo.

  • mcthespecialone
    Posted Outubro 18, 2019 at 2:27 pm

    Embora tenha ganho tanto como BdC em 5 anos, Varandas continua a ser o alvo a abater porque foi uma figura que ficou diretamente ligada à saida de BdC.

    Caso o próximo presidente seja Benedito , tenho dúvidas que haja o tipo de constestação que se tem visto com Varandas e isso traria maior tranquilidade ao Sporting. O que existe neste momento é um clima de guerra entre Varandas e as claques que só vai terminar quando este sair.

    • johnyboy13
      Posted Outubro 18, 2019 at 4:52 pm

      Concordo. Benedito reuniria mais consenso e dúvido muito que haja esta contestação. No fundo quem votou em Varandas (maioria) foram os sócios mais velhos e com mais votos. Os sócios mais novos votaram em grande maioria no Benedito, acredito que com este, independentemente do trabalho realizado por ele, até por ter sido um atleta e admirado por todos, (ao invés de Varandas que apenas era médico da equipa de futebol, nao tinha nem muito tem agora o carinho dos Sportinguistas) irá ter mais paz que o atual presidente do Sporting.

    • LevonAronian
      Posted Outubro 18, 2019 at 2:59 pm

      Dúvido que mesmo com Benedito o clima melhore a menos que as regalias retiradas por esta direção às claques sejam repostas.
      E fazer isso quando a Juve Leo esteve diretamente ligada ao que aconteceu a Alcochete, além do clima que tem criado seria basicamente dizer que A Juve Leo manda no clube, e não seria bem visto pelos restantes adeptos do Sporting.

      • Gil Rodrigues
        Posted Outubro 18, 2019 at 4:18 pm

        desde que se mantenha o clima de confronto com o Benfica fica tudo bem… por isso é que as claques e o BdC tem a força que têm.

        • mcthespecialone
          Posted Outubro 18, 2019 at 5:27 pm

          Entre um clima de confronto com um rival e um clima de confronto dentro do próprio clube… Acho que é óbvio que se mudou para pior.

  • MNX
    Posted Outubro 18, 2019 at 2:25 pm

    Não defendendo ninguém, mas o Varandas ganhou e bem o que ganhou mas no futebol tirando os primeiros jogos de Keizer o futebol foi completamente horrivel. É muito por aí que aparecem as criticas, apesar de a equipa não ser a melhor de sempre não é sem duvida a pior e apresenta um futebol que nem o juniores e bem se viu ontem como uma equipa do CNS gozou e trocou bola na cara do Sporting. Creio que muitos dos jogadores estão a ser levados pelo mau momento e que já não vão recuperar no Sporting, como por exemplo o Coates. Varandas não é o pior mas para já está muito longe de ser o melhor, o discurso é ridiculo e as soluções nao aparecem, tentou um treinador, não potenciou nenhum miudo nem meteu a equipa a jogar, agora aposta no Silas que até pode fazer tudo isso, mas ja vem tarde e vai acabar por sair porque os resultados da maneira que anda a equipa nao vao aparecer e ele vai acabar por ser despachado (espero que não). Acho que em breve vamos voltar a ter o M.Silva no Sporting, nao esta facil para ele em liverpool e acabava por ser um 2-1 ele sai despedido e o Sporting aproveita a borla.

  • Wonderkid
    Posted Outubro 18, 2019 at 2:22 pm

    100% de acordo. O problema do Sporting foi que passou de ser o clube com os melhores adeptos do Mundo para ser o clube com os piores adeptos do Mundo, tudo por causa dos Brunistas e das claques que querem é ter bilhetes à borla para os poderem vender à porta do Estádio e poderem assim comprar droga com o dinheiro do Sporting. É esse o amor que têm pelo Sporting. Deviam de ser banidos.

  • CarlosSL
    Posted Outubro 18, 2019 at 2:19 pm

    O texto parte de um premissa um pouco enganadora, se por um lado o que fica para a história são as vitórias, por outro os adeptos têm olhos e percebem que as taças do ano passado não foram consequência de um trabalho de fundo que está a dar frutos. A taça da liga foi consequência de uma violenta paragem cerebral do Óliver e a taça de Portugal foi um milagre do BF nas meias finais e uma incompetencia gritante do Porto na final. Ainda assim ganharam, parabéns. (sobre as modalidades não me pronuncio porque pessoalmente não me interessam nem as acompanho, sei que os comentadores do blog têm uma visão mais eclética mas imagino que entendam que para 90% das pessoas, não interessam muito).
    Mas o grave veio este ano, não vender o BF foi um desastre a todos os niveis especialmente porque denotou o tal complexo com o Benfica, acredito sinceramente que teria sido vendido caso o Félix não tivesse saído por aquele valor.
    A permanência do BF significou um planeamento totalmente absurdo do plantel, não há uma decisão com nexo, não há uma contratação ponderada, há pouquissimas vendas possiveis para angariar fundos e acima de tudo não há capacidade de potenciar jogadores neste contexto.
    A situação é de tal ordem que o Varandas faz com que pareça que o PC e o LFV sabem o que estão a fazer….
    O Sporting não vai acabar nem descer, mas começa a ser hora de os adeptos se mentalizarem que o problema está neles e só neles, são incapazes de gerir expectativas e isso é que está a destruir o clube.
    Se isto continua, vão acabar por chegar a um ponto onde vão ser realmente ultrapassados por outros clubes mais pequenos, o palmarés é importante, mas o Nottingham Forest tem 2 Taças dos Campeões e não me parece que os adversarios os levem mais a sérios por isso….o palmarés não joga

    • j. chamberlin
      Posted Outubro 18, 2019 at 4:28 pm

      Perfeito esse primeiro parágrafo. Usar as taças conquistadas no ano passado, para assumir que Varandas estava a fazer um excelente trabalho pareceu-me sempre demasiado prematuro e ilusório.

  • supermassive
    Posted Outubro 18, 2019 at 2:07 pm

    Surpreende que ninguém discuta a posição do Hugo Viana que, para mim, é o maior responsável pelas decisões que dizem respeito ao futebol.
    No entanto, o Varandas é responsável por o ter contratado.
    Contratou um individuo que não tem qualquer tipo de experiência e capacidade para ocupar o lugar que ocupa.

  • Filipe Ferreira
    Posted Outubro 18, 2019 at 1:47 pm

    As claques são más, as direção é má, o plantel é mau, o treinador é mau.
    As claques pensam ser mais importantes que o clube.
    A direção toma opções que se têm demonstrado erradas frequentemente.
    O treinador, qualquer um dos apresentados por Varandas, não têm mão no balneário, se tivessem, ontem Jese, Borja, Doumbia e Miguel Luís não teriam jogador aposto… Plata/Bruno Tavares/Joelson não são superiores a Jese? Nuno Mendes não acrescenta mais que Borja? Doumbia faz os 90min e sai o Eduardo? Matheus Nunes não será superior? Miguel Luis nem precisa de comentários. É muito giro falar em formação, mas os treinadores chegam e voltam a meter as mesmas vacas sagradas… é claro que os resultados se mantêm.
    O plantel, é fraquíssimo… é díficil obter resultados, mas é mais do que possível fazer melhor do que tem sido feito…

    Começava por dar apoio ao treinador e este que ganhe coragem de sentar os jogadores horríveis mesmo que ganhem muito.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 18, 2019 at 1:44 pm

    A seguir virá Benedito e será destruido pelas claques tal como Varandas está a ser..
    Acho que mesmo que o SCP fosse campeão e ganhasse a Champions existiria divisão no clube e isto é gravíssimo..
    Um clube que para mim sempre teve dos melhores adeptos, apoiar uma equipa que ganha 0 é de verdadeiro adepto, mas tem as claques que destruíram a identidade do clube naquele dia fatidico de Alcochete, eles sim são os verdadeiros culpados por esta situação no SCP, deu um prejuizo enorme a nivel financeiro e a nivel desportivo perderam grandes jogadores e só não perderam mais pq Sousa Cintra conseguiu que alguns ficassem.
    O ano passado ganharam as 2 taças e são assobiados na mesma, uma VERGONHA as claques do Sporting Clube de Portugal

    • Napoleon Dynamite
      Posted Outubro 18, 2019 at 5:16 pm

      “(…) as claques destruíram a identidade do clube naquele dia fatídico de Alcochete (…)”

      Revejo-me muito nessa frase, desde aí quando vejo o Sporting já não sinto tanto que estou a ver o “meu” Sporting.

      Esse sentimento já aparecia às vezes na época de Bruno de Carvalho com aquele discurso continuamente ridículo, mas o momento de Alcochete é que mudou tudo.

      Pior este sentimento do que os maus resultados em campo a que já me tinha habituado ao longo dos anos.

  • j. chamberlin
    Posted Outubro 18, 2019 at 1:41 pm

    Bom artigo, mas creio que desresponsabiliza em demasia Frederico Varandas.
    É um facto que presidir o Sporting nos dias de hoje é uma tarefa muito dificil, que a pressão é enorme fruto de uma massa adepta dividida que não sabe o que quer, e que o legado deixado é complicado. Ou seja, margem de erro muito reduzida para quem ambicione o cargo.
    Tendo isso em conta, a verdade é que apesar dessa margem de erro diminuta, Frederico Varandas já errou e muito. Muitas más decisões ao nível da contratação de jogadores, de treinadores, de pessoas para a sua “estrutura”. O seu discurso, sem um pingo de carisma e inteligência, não transmite confiança nem agregação nenhuma. Fez com que o Sporting deixasse de ter uma equipa de futebol para ter um mero conjunto de jogadores sem líderes, talento ou garra. Sem ser Bruno Fernandes (elevado ao estatuto de Deus?!) nenhum jogador do clube atualmente é consensual entre os adeptos.
    Em um ano, não só não conseguiu elevar o patamar do plantel de futebol, como parece que regrediu.
    Vitórias (com base num futebol bem jogado e numa equipa sólida) trazem união e aceitação, e estas só se conseguem através de boas decisões e liderança, dois factores em que, até agora, Varandas provou ser fraco.
    Dito isto, para mim o Sporting precisa de um novo (mais um….) reset. Claro que sou a favor de estabilidade e de dar confiança e tempo às pessoas. Mas neste caso, não há um indício sequer de esperança, e quando assim é algo tem de mudar.

  • Chico
    Posted Outubro 18, 2019 at 1:17 pm

    Varandas até fez um trabalho positivo no primeiro ano, mas neste segundo o que tem feito tem sido historicamente mau.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:59 pm

    Agora mais a frio, vou tentar fazer uma análise mais racional à crise do Sporting (e não vou bater novamente na tecla do Bruno de Carvalho). Frederico Varandas, e bem, acabou com as regalias absurdas que as claques tinham (como por exemplo, os bilhetes à borla) e com isso comprou uma guerra que dificilmente vá vencer. Não me lembro de nenhum presidente no Sporting, e tenho 26 anos, que tenha sobrevivido a uma guerra contra as claques (tirando BdC, claro). É assustador ver a influência que as claques têm sobre o meu Clube, quando são um dos responsáveis para o insucesso do Sporting: quer a equipa jogue bem ou mal, assobiam à mínima derrota, perda de bola ou falhanço de baliza aberta.

    De um modo geral, é urgente criar uma lei que acabe com as claques no futebol porque quanto mais violência houver nos estádios menos pessoas irão ao estádio ver futebol, seja a Alvalade, Luz, Dragão ou outro clube qualquer. As claques não podem continuar a viver no regabofe em que vivem e depois do que aconteceu em Alcochete ainda não vi ninguém tentar acabar com a violência no desporto. Portugal está a caminhar a passos largos para o que vai acontecendo na Sérvia, Grécia, Argentina, etc, etc.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Aproveito este espaço para deixar as mais sentidas condolências à família de Rui Jordão, mítico goleador do Sporting Clube de Portugal.

  • Kacal
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:54 pm

    Continuo a achar que o Sporting, em termos desportivos, devia ter vendido o Bruno Fernandes por 55/60 milhões e mais uns excedentários como vendeu e mantinha Raphinha e Bas Dost não trazendo jogadores por empréstimo como Jesé e afins e apostando nos jovens (não Miguel Luís mas outros como Max, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Joelson, Gonzalo Plata e Pedro Mendes, por exemplo). O Sporting tem que construir um colectivo e formar uma base, não viver à base de individualidades e jogadores que estão a borrifar-se. Se é para perder e demorar a relançar, mais vale fazê-lo com um projecto decente. Mas é apenas a minha opinião, claro.

    • masterDC
      Posted Outubro 18, 2019 at 3:00 pm

      Kacal,

      Um dos problemas tem sido o timing de venda, também concordo e penso que o Bruno deveria ter sido vendido pois assim dava para reforçar ainda mais a equipa sem termos de ser obrigados a empréstimos ridiculos. A questão é, será que existiram mesmo propostas pelo Bruno? Se sim, pelo preço que dizes tê-lo-ia vendido.

      Infelizmente a vontade de querer mais e achar que os jogadores valem mais e sendo o Sporting um clube que não tem o poder negocial de Porto e Benfica, faz com que muitas vezes se perca o timing de venda.
      Por exemplo com o Mané na altura de LJ no Mónaco onde queriamos os mesmos 15M que ofereceram a outros atletas do Benfica, não o vendemos e saiu esta época passado tantos anos por rescisão. O caso do William na 1.ª época de LJ, tendo sido também eleito o melhor jogador do Europeu de sub 21, não aproveitámos o timing. O caso do Gelson quando brilhou na 1.ª época com JJ e já se pedia valores elevados por ele. O Acuña onde se falou que o Zenit queria contratá-lo mas o Sporting só o aceitava por um preço acima dos 20M. O caso de Moutinho e tantos outros atletas vindos da formação.
      Por outro lado temos o Slimani, Adrien e João Mário mas esses vieram de boas épocas com JJ e no caso dos portugueses, para além disso, a situação de serem campeões europeus e agora recentemente as grandes vendas de Raphinha (pensei que se ia desperdiçar esta oportunidade) e a de Thierry, mas que não invalida o facto de falharmos muitas vezes no timing de venda.

      • Kacal
        Posted Outubro 18, 2019 at 3:54 pm

        Pois masterDC, não tenho informações especiais nem posso garantir nada, mas falou-se de muita coisa durante todo o Verão, obviamente se existiu propostas na ordem dos 55/60 milhões, deviam ter aceitado. Se não existiram, também não iam vender por tostões, mas o Sporting precisava e precisa de dinheiro, teve o timing de venda ideal e deixou-o escapar, agora pode correr mal como se previa, a ver vamos. Mas se existiram propostas nesses valores, foi claramente um erro rejeitarem.

        Lá está, o Sporting tem o timing ideal de venda e oferecem 35 milhões por um jogador que seria uma ótima venda, mas pedem 50 milhões por um jogador e ninguém chega lá e não vendem, mais tarde acabam por vender por 20 ou até sair por ninharias ou rescisão. Isto é um exemplo, não falo de nenhum em concreto, mas é a situação que acontece e acho prejudicial para o clube financeiramente e acaba por prejudicar desportivamente porque há menos meios para gerir. Mas claro que há exemplos de sucesso, mas deviam ser mais que os fracassos e não é o que se verifica. O Sporting tem que começar a aproveitar os timings de venda ideais, força o máximo que conseguir aumentar o valor de venda, mas depois aceita a proposta e vende. Simples.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Outubro 18, 2019 at 5:30 pm

          Não existiram propostas desse valor pelo BF. Acredito que tenham ido no máximo até 49 milhões. A meu ver já era óptimo, mas a mentalidade dos adeptos nunca aceitaria.
          O Raphinha foi bem vendido, o problema é que não devia ter sido vendido, de todo. E os empréstimos que vieram, foi de quem nada entende nada disto.
          É uma direcção Amadora e arrogante, o que é uma combinação explosiva. Não tem nada a ver com Alcochete ou com o Brunão ou as claques.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 18, 2019 at 1:19 pm

      Kacal,

      Nem mais. O problema da não-venda de Bruno Fernandes foi mesmo a venda de João Félix por 126 milhões de euros e se Frederico Varandas vendesse, por exemplo, o Bruno Fernandes por 60 milhões de euros ia ser criticado porque vendeu o melhor jogador por uma quantia inferior (mas que na realidade equilibraria as contas do Clube).

      Em relação à permanência do Bas Dost penso que seria sempre complicado manter o internacional holandês na equipa verde e branca porque, mesmo vendendo Bruno Fernandes, o Sporting continuaria em dificuldades financeiras e um salário de 7 milhões de euros continuaria a ser proibitivo para os cofres ‘leoninos’ e além disso o empresário continuaria a ganhar a tal comissão que se falou no Verão; quanto às vendas de Raphinha e Thierry Correia penso que não há muito a dizer já que acabaram por bem vendidos pelos respectivos valores e deram algum oxigénio às contas do Clube, mas mesmo assim é preciso muito mais para recuperar a saúde financeira.

      Por fim, quanto a esses jovens que referistes, tenho especial curiosidade em ver na equipa principal, além do Pedro Mendes, do Gonzalo Plata e do Max, o Eduardo Quaresma, o Matheus Nunes e o Joelson Fernandes, já que são jogadores de tremendo potencial, mas acho que a ausência da Equipa B é prejudicial a todos eles e isso seria sempre benéfico para esses e outros jovens talentos da Academia de Alcochete.

      Saudações Leoninas, meu amigo Kacal

      • Kacal
        Posted Outubro 18, 2019 at 2:07 pm

        Sim Estigarribia, acredito que essa tenha sido uma das possíveis razões, mas o Sporting tem é que olhar por si e esquecer o rival, nesta fase não tem o mesmo poderio nem a mesma capacidade negocial e de mercado logo teria que vender pelo preço que davam, puxar um bocadinho mas não “esticar a corda” como fizeram. O Bruno Fernandes ficou claramente decepcionado de não sair e a sua motivação e foco não tem sido a mesma.

        Sobre o resto, até podiam vender Raphinha e Bas Dost também mas tinham que investir bem em substitutos à altura para todos e não em empréstimos de jogadores que já passaram a sua melhor fase e com o dinheiro que recebiam dessas 3 vendas mais excedentários, daria bem para investir em 3-4 jogadores de qualidade e/ou potencial.

        Sobre os jovens, concordo com tudo embora no caso do Matheus Nunes ache que já mereça oportunidades na equipa principal, mas sim.

        Saudações DesPortistas, amigo Estigarribia

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:54 pm

    Concordo com muito do texto, viesse quem viesse e venha quem vier não terá paz pois os adeptos do Bruno FC que em 5 anos deu um pentacampeonato e duas champions ao clube são exigentes.

    Mas Varandas tem culpa no cartório, pois este planeamento da época foi de um amadorismo gritante.

    Se sair, quem vier que compre a SAD, que faça o que quiser, mas tem de ter pulso firme e não tremer até a falar como Varandas.

  • josediogo
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:49 pm

    Ser presidente de um clube com guerras internas ou com grupos de facções, é meio caminho andado para o insucesso.
    O Varandas comprou uma guerra com as claques, adoptando medidas que estas não gostaram. (bem ou mal implementadas, isso não interessa).
    O problema é que, nestas guerras que direções clubisticas que quase se assemelham a guerras partidárias, é necessário “saber levar as pessoas” e o Varandas não soube fazer isso.
    As claques não se calaram um pouco, até em jogos das modalidades insultavam o presidente e isso é vergonhoso.
    É impossível alguém trabalhar neste clima de guerra constante.
    Sendo que, por um lado, Varandas devia ter um pulso muito mais firme sobre a equipa e exigência máxima, porque uma coisa é a bola não entrar, outra é não correr pressionar e dar tudo até ao ultimo minuto.
    Tive um treinador (andebol) que sempre disse. Posso perder um jogo, mas se posso perder por 2 ou 3, não vou perder por 7 ou 8. Intensidade e trabalho até final e isso não se vê.
    Quem se segue? Gostaria de dizer que Varandas vai dar a volta, mas já não consigo acreditar depois de ontem.
    Benedito nos espera!

  • DICAS
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:43 pm

    Enquanto não se perceber que tem de haver estabilidade (pelo menos deixar acabar os mandatos para se avaliar !!!!!!! ) nunca vamos a lado nenhum !!!

    Alias, os geniais das claques tem uma GRANDEEEEEE parte no insucesso do clube nos últimos tempos ! São os primeiros a assobiar a criticar e a partir para a agressão física e verbal !

    Tem que se dar tempo ao tempo e a mudar sempre de projecto o clube só poderá cair!

  • Eder26
    Posted Outubro 18, 2019 at 12:36 pm

    Só discordo num ponto: se o Sporting estivesse realmente muito aflito de dinheiro, teria vendido Bruno Fernandes, nem que fosse por 50M ou 60M. Mas sim, o Sporting CP está entregue à bicharada da claque que suporta o anterior presidente do clube.

Deixa um comentário