Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Varandas tudo mudou! Novo paradigma, ideias próprias, conhecimento de futebol e quatro títulos que em poucos meses já o tornam no presidente mais bem sucedido dos últimos 15 anos

O Sporting venceu no passado sábado a Taça de Portugal e uma época que se perspectivava de pesadelo acabou por ser a mais bem sucedida desde 2002.

De facto, os últimos 12 meses foram longos e duros para os adeptos leoninos, que passaram por tudo tudo aquilo que uma boa série da Netflix contém: drama, ódio, paixão, sangue, lágrimas. E como num bom final de temporada, terminou em delírio. Há um ano viram fugir a qualificação para a Liga dos Campeões, a academia ser invadida por elementos da própria claque, os seus jogadores serem agredidos e o seu presidente menosprezar o sucedido. A Taça de Portugal fugia-lhes dias depois frente ao modesto Aves e uma direção em profunda crise interna recusava abandonar o cargo. Seguia-se a saída imediata do treinador dos últimos 3 anos e juntavam-se 9 cartas de rescisão alegando justa causa por parte de jogadores da equipa principal, de onde se destacavam os dois capitães de equipa.

Ninguém dava nada pelo Sporting nessa altura, duvidava-se da vontade dos atletas em rumar a Alvalade, tinham saído 6 ou 7 titulares e ainda outros elementos, como a maior promessa da academia, que não foram devidamente substituídos. O agora ex-presidente caiu, não antes de começar o planeamento da nova época desportiva negociando jogadores como Bruno Gaspar ou Jatobá, e a Comissão de Gestão liderada por Sousa Cintra ficou com a pasta do clube até às eleições. José Peseiro era o novo treinador, o plantel, apesar de alguns reforços competitivos e do recuar nas intenções de rescindir de Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia, não animava. A juntar a isto a delicada situação financeira e o excesso de jogadores sem qualidade eram outros problemas, sendo que o clima que se vivia era imensamente adverso motivado por uma massa associativa dividida ao meio também não ajudava.

Mas chegou Varandas, e o paradigma no Sporting mudou por completo. Abandonando o segmento barulhento, quezilento e em guerra constante deixado pelo antecessor, o ex-médico do clube apelou à união e à paz, trabalhou em silêncio e demonstrou coragem nas suas decisões. Aproveitou e continuou a arrumação da casa começada por Sousa Cintra (este diz ter mandado embora 42 jogadores e reduzido a carga salarial em 10 milhões) e mostrou no mercado de Janeiro que a nova direção tem visão e percebe de futebol (apostas certas e cirúrgicas em jogadores baratos mas que vieram para acrescentar). A escolha de Marcel Keizer para treinador, vindo dos Emirados Árabes Unidos e desconhecido para o grande público, é um reflexo claro de que há um caminho traçado, ideias próprias e confiança para as aplicar. O treinador que tem-se adaptado bem a Portugal, mostrando a sua equipa uma boa evolução no último terço da época, revelou também ele uma postura ímpar no futebol português e os resultados podem ser considerados muito positivos tendo em conta as circunstâncias a que estava exposto.

12 meses depois de Alcochete, o presidente junta a uma gestão coerente e pacífica 2 títulos no futebol e é campeão Europeu de Futsal e Hóquei, troféus históricos que nem terão tido a amplitude que mereciam. O Sporting tem hoje uma cara totalmente diferente, e apesar de ainda haver divisões no interior da massa associativa, Varandas, mesmo que fique em branco nas próximas épocas, com estes 4 títulos já é o presidente mais bem sucedido dos últimos 15 anos, o que diz bem do impacto que tem tido. Veremos como será a partir de agora, mas se o caminho continuar a ser este o futuro é risonho.

Visão do leitor: Afonso Ascensão

43 Comentários

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Maio 27, 2019 at 6:55 pm

    Link para quem pretende enviar textos – https://blogvisaodemercado.pt/2019/04/visao-d-leitor/

  • f0ra de Jogo
    Posted Maio 27, 2019 at 7:11 pm

    Acho que é irrefutável que está época correu muito bem ao clube, ainda para mais tendo em conta aquilo que se passou há um ano. Votei em Varandas por achar ser o candidato mais esclarecido, mas para mim ainda cedo para classificar o seu mandato até porque não é claro que parte é da sua responsabilidade. Resta agradecer por ter trazido a tranquilidade necessária e um discurso mais fresco…
    Nós próximos dois anos, a nível de futebol, o SCP tem de almejar a estabilidade interna bem como a solidificação das suas ideias de projeto.
    SL

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 27, 2019 at 7:16 pm

    Arrisco dizer que Frederico Varandas irá ser o melhor Presidente da nossa história, não me lembro dum Presidente com tanto conhecimento da nossa realidade como Varandas, fez mais em 6 meses que os anteriores Presidentes em 30 anos.

    Apoiei Frederico Varandas desde o principio, era a única opção que faria do Sporting o melhor clube Nacional e penso que irá acontecer a médio prazo.

    A escolha em Marcel Keizer foi muito feliz, nunca me indentifiquei tanto com um treinador como o holandês, só falta melhorar o plantel, o que só era possível de fazer no mercado de Verão, coisa que Varandas não teve.

    Muito curioso em relação à próxima época, estou com a sensação que será uma grande época, até a nível europeu, finalmente o Sporting tem uma estrutura Profissional de Futebol e assim as vitórias e títulos surgirão com naturalidade, os incidentes na Academia foram acontecimentos nefastos, mas abriram o caminho da luz ao Sporting.

    • Estigarribia
      Posted Maio 27, 2019 at 7:20 pm

      Pormenor Tatico,

      Muitas vezes não concordo contigo e acho que exageras sempre um pouco, mas o teu terceira parágrafo está correcto no que diz respeito ao plantel. Com o mercado de Verão, Frederico Varandas, Hugo Viana e Marcel Keizer podem construir um plantel com mais qualidade, juntando reforços cirúrgicos e os bons valores da formação, e ficaremos mais perto dos títulos.

      Saudações Leoninas

    • Joao Silvino
      Posted Maio 27, 2019 at 9:08 pm

      Como disse no meu comentário: ironicamente acontecimentos horríveis podem ser o que causa as melhores transformaçóes.

      Gostava de partilhar do seu optimismo mas infelizmente o Sporting ensinou-nos a não elevar a fasquia sob pena de sair frustrados.

    • Tombuctu
      Posted Maio 28, 2019 at 11:58 am

      Fez mais em 6 meses que os outros em 30 anos? Pode concretizar? E a euforia não será um pouco desmesurada?

  • Estigarribia
    Posted Maio 27, 2019 at 7:17 pm

    Bom texto, Afonso Ascensão. Espero que desta vez, finalmente, o Brunismo e os Brunistas fiquem no buraco em que estão para todo o sempre. Frederico Varandas está a conseguir aos poucos levantar o Sporting Clube de Portugal e a devolver a glória ao clube leonino. Espero também que Frederico Varandas continue a trabalhar em silêncio e nas sombras, porque só assim se consegue conquistar títulos. Como é referido, e bem, no texto, o scouting do Sporting trabalhou bem em Janeiro, com as aquisições de Idrissa Doumbia, Tiago Ilori, Luiz Phellype e Cristián Borja, e parece que é para manter a qualidade, já que Luciano Vietto e Luís Neto também já estão garantidos. Quero que se continue assim a trabalhar.

    Se me dissessem no dia 15 de Maio de 2018 que o Sporting Clube de Portugal ia vencer a Taça da Liga e a Taça de Portugal no futebol e que ia ser Campeão Europeu de futsal e de hóquei em patins, eu não teria acreditado. No início da época, pela primeira vez na minha vida de Sportinguista, parti com as expectativas em baixo no que diz respeito ao campeonato, mas Frederico Varandas, Marcel Keizer, Bruno Fernandes, Bas Dost, Wendel e todos os outros jogadores com o decorrer da época e com a conquista destes dois troféus elevaram, e de que maneiras, as minhas expectativas. Agora peço que, jogo a jogo, e sem pressão, apontemos ao título correndo por fora. Este, sim, é o meu Sporting Clube de Portugal, aquele Sporting que me habituei a apoiar desde sempre e embora tendo festejado, até ao momento, os campeonatos de 1999/2000 e de 2001/2002, jamais abandonarei este Clube e esta Equipa. Espero que Frederico Varandas fique muitos e bons anos e que o Sporting Clube de Portugal entre para ganhar em todas as competições, seja no futebol, futsal, hóquei em patins, andebol, futebol feminino e noutras modalidades.

    Que o Sporting Clube de Portugal continue a ser tão grande como os maiores da Europa.

    Saudações Leoninas

    • Estigarribia
      Posted Maio 27, 2019 at 7:26 pm

      *Enganei-me: Que o Sporting Clube de Portugal continue a ser tão grande como os maiores do Mundo.

    • Pormenor Tatico
      Posted Maio 27, 2019 at 7:28 pm

      Oxalá Frederico Varandas fique pelo menos 10 anos no Sporting, não será fácil encontrar um Presidente com a competência do Frederico, a estabilidade é fundamental para o sucesso desportivo de qualquer clube desportivo e o Sporting não é excepção, Keizer tem de ficar 4 ou 5 anos para fazer do Sporting um clube hegemónico em Portugal.

    • Medean_Lion
      Posted Maio 27, 2019 at 7:57 pm

      A ganhar em todas as modalidades vai ser difícil. Temos de cortar nos gastos.

  • josediogo
    Posted Maio 27, 2019 at 7:26 pm

    Para a próxima época, não espero nem exijo o campeonato.
    Quero que se cresça sustentavelmente, que se fortaleça ideias e projetos para médio/curto prazo tenhamos um futuro risonho.
    Não podemos querer tudo para ontem. As vitórias partem da estrutura e é essa estrutura que tem que trabalhar no silêncio de forma coesa.
    Para o ano, o objectivo é o acesso à champions na época seguinte, para valorizar jogadores e clube.

  • 96_5ilva
    Posted Maio 27, 2019 at 7:30 pm

    Merecemos festejar o que foi essa época, mas como têm dito as pessoas ligadas ao Sporting queremos mais, a liga é o grande objectivo, e eu nem sei o que esperar de 19/20, quem vender (falo dos pesos pesados, ou seja, Jefferson e mais alguns que todo mundo sabe quem não, aqui não contam)? Quem tentar manter? Quem comprar? As contas, estão boas? Precisamos de quantos milhões? Ainda existe alguma incógnita, e *nesse momento* é difícil exigir mais, porque ninguém sabe se teremos ovos suficientes para pedir o campeonato.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 27, 2019 at 7:36 pm

    Não votei Varandas, mas este 1.º ano correu-lhe muito bem. Conseguiu vencer dois troféus, conseguiu tornar o plantel mais valioso financeiramente, fez apostas certeiras no mercado e a aposta em Keizer, apesar de não ter sido excelente até ao momento, foi bastante positiva, já que o holandês fez o mínimo no campeonato e conseguiu dois troféus. Além disso, financeiramente parece ter estabilizado o clube e não era fácil fazê-lo em tão pouco tempo (o apoio dos sócios para o empréstimo obrigacionista foi determinante), e somou 2 títulos europeus nas modalidades. Saldo fantástico.

    Nesse sentido, parece haver margem para crescer, mas é preciso ter os pés assentes na terra. No que ao futebol diz respeito há muito para melhorar antes de pensar em ataque ao título e muito dessa ambição partirá da forma como a estrutura se movimentar no mercado.

  • JPDF
    Posted Maio 27, 2019 at 7:39 pm

    Desde já agradeço a opinião, acho que este tipo de posts são ricos e têm todas as condições para proporcionar uma boa discussão.

    É certo que Varandas tem feito um trabalho que do ponto de vista do público em geral é bastante positivo. Dentro dos bastidores a história pode ser sempre um pouco diferente, não sabemos bem a quem se pode atribuir os devidos louros, mas a verdade é que como líder tem sabido se comportar, mesmo aquando das suas intervenções sociais, algo muito refrescante, especialmente tendo em conta o passado recente.

    No entanto, acho que é bastante inocente ver isto tudo como um mar de rosas. Apesar de tudo o que tem sido feito, o Sporting não está bem e não encaro a próxima época com tão bom optimismo como muitos parecem fazer. Em primeiro lugar, o vamos perder a nossa peça chave, Bruno Fernandes, e quiça mais algumas importantes (Coates, Dost, Acuña). Depois é preciso ver que vamos ter um Benfica extremamente forte (prevejo o mais forte do século) com Lage a ter uma pre-época e tempo para trabalhar ainda mais a sua equipa. Junta-se a isto o facto de que o Benfica provavelmente manterá toda a sua base (não deverá sair ninguém do core) e pelos rumores ainda adicionará alguns ingredientes bem perfumados (Cilessen à cabeça).

    Ora, tendo isto em conta, o Sporting está bastante atrasado em relação ao rival. O que agrava mais a situação é o facto de que não há garantias de que um substituto de Bruno Fernandes realmente exista dentro da realidade leonina. Fala-se em Malinovskyi, mas com qualquer jogador é preciso ter em conta a adaptação, entre outros factores. Nada é garantido. E tendo em conta o quão Bruno dependente a equipa está, em termos de futebol, vai ser um começar do zero.

    Para além do futebol, a situação financeira continua grave, muito grave, o que aperta ainda mais a situação futebolistica. O que seria neste momento investir mais de 10 milhões num jogador como Malinovskyi (ou outro qualuer) para depois ocorrer não render. São riscos que podem acontecer a qualquer um, vejam-se os Ólivers e os Ferreyras desta vida. O problema é que o Sporting não tem margem para erro, e algo desse genéro nesta altura seria ruinoso para o clube.

    Por estas razões é que não consigo estar optimista para a próxima época. Estarei observante e esperarei sempre pelo melhor, mas não mais.

    Por último, embora me doa muito devido a tudo o que aconteceu, tenho de dizer que acho um pouc injusto dar os louros todos a Varandas. Em primeiro lugar, há Sousa Cintra e Jaime Marta Soares que tiraram o Sporting do caixão. Em segundo lugar, apesar de todo o mal que o individuo que foi o último presidente do Sporting, tenho de dizer que se não fosse este plantel que muitos dos jogadores foram escolhidos por ele, não teriamos conseguido dar a volta. É verdade que falhou em muita coisa, é verdade que foi uma desgraça completa para esta instituição, mas não consigo ser hipócrita ao ponto de dizer que nada de bem fez (apesar de que para acertar nesta contratações, teve de falhar em muitas mais). E o mesmo se aplica às modalidades, onde apesar de se ter gasto bastante finalmente conseguimos os objetivos a muito pretendidos.

    Dito isto espero que o futuro traga boas coisas e acima de tudo que todos os Sportinguistas se unam por uma causa só, por aquilo que todos temos em comum, o amor incondicional ao Sporting.

  • Joao X
    Posted Maio 27, 2019 at 7:40 pm

    Tudo mudou realmente, quem diria.
    Não sou sócio por isso não votei mas se o pudesse fazer tinha votado Benedito porque não confiava em Varandas. Estava completamente errado. Já se viram duas mudanças significativas: títulos e scouting. E são um bom indício. Que o clube continue a crescer, com calma. Não quero que a direção ande a estourar dinheiro em jogadores se não puderem fazê-lo. Acredito que estão conscientes disso.
    Por fim, espero que o Varandas não passe para fora, para os adeptos, a ambição de ganhar o campeonato no próximo ano. Tem que ser muito contido com essa questão pois muito provavelmente não conseguem ganhá-lo e não vale a pena iludir os adeptos, aqueles que não pensam. Alguns jogadores já o disseram e não achei piada nenhuma.
    A próxima época é para estabilizar o clube e o principal objetivo deve passar por, na minha opinião, tentar o 2o lugar, (o que é extremamente difícil) e/ou tentar ganhar a Taça da Liga.

  • j. chamberlin
    Posted Maio 27, 2019 at 7:46 pm

    Concordo que Varandas esteja a fazer um bom trabalho ate agora. E em termos de atitude, carácter e honestidade parece dar 100 a 0 ao antigo presidente/ditador/bardamerda, e até aos presidentes dos clubes rivais.
    No entanto, como sempre, acho que os Sportinguistas estão a passar do 8 ao 80 muito rápido. Basta um jogador qualquer fazer 5 jogos com a camisola leonina e já é um crime não ir à seleção do seu país, não interessa se é Portugal, Itália ou o Haiti… Basta um treinador ganhar uma supertaça e golear estádio da Luz e já é o melhor treinador de sempre (mesmo que o tenham criticado durante anos a fio quando estava no rival)… Basta um presidente fazer 9 meses bons, e já é o mais bem sucedido dos últimos 15 anos… Mesmo que enterre nas próximas épocas (o que tendo em conta o passado do Sporting e a situação atual, não é de todo improvável).
    Parabéns pela época acima das expectativas, apesar de não concordar que tenha sido uma vez que mais da metade dos jogos no campeonato foram sofriveis a campanha europeia foi fraca e as taças foram ganhas sem terem sido a melhor equipa, e parabéns por terem um presidente que me parece ter cabeça e valores. Mas calma na confiança que ainda há muita coisa a fazer e a provar.

    • Factualista
      Posted Maio 27, 2019 at 10:28 pm

      Generalização habitual. Os comentários do Pormenor Táctica (ou lá como se chama…) são desfasados com o que o adepto do Sporting pensa. Mas gostava de saber onde vem essa ideia, pois mandar bitaites é fácil.

      Já sobre o “basta um presidente fazer 9 bons meses”, o escrito são factos. Nos últimos 15 anos, no dia 27 de Maio de 2019, é o mais bem sucedido. Daqui a 4 anos poderá ser outra história.

      • j. chamberlin
        Posted Maio 28, 2019 at 2:45 am

        Meu amigo é só ir dar uma vista de olhos à blogoesfera associada ao Sporting. Ou se nao quiser, bastava ter acompanhado este blog desde do início.
        Quantas vezes não tivemos de ler que jogadores como André Santos, André Martins ou Wilson Eduardo tinham de estar na seleção… Ou que João Mario era o próximo Iniesta, Piccini devia ir à seleção italiana. Schars melhor que Witsel e Moutinho, William Carvalho melhor que Matic, Rinaudo melhor que Javi e Fernando. Quem acompnha este blog desde do início sabe do que estou a falar, há inúmeros outros exemplos disto. Agora aqui no VM aparecem um posts antigos por baixo dos novos, no outro dia tive a curiosidade de ir ver um que falava de Renato Neto e André Almeida. Quase unánimes os comentários a dizer que o AA não ia a lado nenhum ao contrário do RN que tinha tudo para dar certo.
        Com isto só quero dizer que no Sporting (e no país em geral) tudo passa muito rápido do 8 ao 80 (e depois de volta ao 8). E este possivelmente será outro caso.
        Varandas acabou de começar. Os dois titulos no futebol aconteceram com apenas um jogo realmente bem conseguido (contra o Benfica em casa na meia final), o que é pouco em minha opinião. E os dois das modalidades que eu saiba tiveram muito pouco dedo do atual presidente, mas corrija-me se estiver enganado.
        Ou seja, qualquer presidente que tivesse entrado em setembro poderia ter ganho o mesmo.
        Não concordo em estar-se a dar tanto mérito ao Varandas por isto e muito menos já o estar a rotular como o “mais bem bem sucedido dos últimos anos”.

        • Factualista
          Posted Maio 29, 2019 at 7:59 pm

          Amigo, meto as mãos no fogo como no mínimo acompanho este blog desde o mesmo dia. Não é questão de mérito ou não, é factual que Varandas “a 27 de Maio de 2019 é o presidente mais bem sucedido nos últimos 15 anos”. Não é o Zé, é o Varandas. Agora, daqui a 5 anos e se não ganhar mais, não venha depois generalizar e dizer que os sportinguistas disseram em dada altura que o Varandas era o melhor de sempre.

          Por cada comentário estúpido sobre o André Martins, Rinaudo, João Mário, ou Renato Neto, também se encontra pérolas sobre o Enzo Perez, Gaitan, Markovic, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, João Carvalho, André Gomes, Guedes, Melgarejo ou Artur Morais.

  • Chomate
    Posted Maio 27, 2019 at 7:48 pm

    Bom texto, parabéns ao autor!
    Tenho muito receio que Varandas nao consiga acabar o mandato. Não porque acho que seja incompetente, mas porque o Sporting é ainda um clube muito dividido. Basta ver, que a meio da epoca, já haviam protestos a pedir a demissão de Varandas por parte das brunnetes, que só querem o seu imperador de volta.
    Varandas até agora acertou em todas as contratações, excepto talvez Illori, mas também é cedo para lhe chamarmos de flop. Não sou grande fã de Keizer, mas pelo menos, esta época cumpriu, apesar do futebol não ser o melhor.
    Apenas discordo de “esta ser a época mais bem sucedida desde 2002”. Trocava mil vezes,o segundo lugar que dava acesso á Champions pelas duas taças.
    Acho que a melhor época desde 2002, foi com Paulo Bento em que ganhamos a Taça de Portugal e ficamos em segundo lugar (07/08, penso).
    Já nas outras modalidades, o Sporting está a ter melhor época a nível europeu, de sempre. A nível nacional, pioramos em relação ao ano passado, mas isso era quase impossível de repetir. Ainda resta o futsal, em que estou confiante que o Sporting consiga conquistar um inédito tetra.

    Saudações Leoninas

  • DICAS
    Posted Maio 27, 2019 at 7:56 pm

    Esta epoca foi completamente atipica na historia do clube como tal ainda nao vou tecer a minha opiniao sobre a estrutura do Varandas.

    Mais um ano comecado do zero (mercado verao, toda a campanha nas varias frentes) e ai poderei ter uma opiniao que nao se baseia numa so epoca.

    Mas ate agora penso que a direcao esta a fazer um bom trabalho!
    So penso que falta um negociador melhor no clube uma vez que os acordos feitos ate agora tem ficado (nao muito) mas sempre o bocadinho abaixo do expectavel.

  • masterDC
    Posted Maio 27, 2019 at 7:59 pm

    Esta época superou as expectativas de todos os sportinguistas, tivémos conquistas europeias no hóquei e futsal e ganhámos 2 taças no futebol. Depois de tudo o que se passou foi uma época bastante positiva!

    Relativamente ao futebol foi uma época difícil mas com final feliz. Começámos a pré-época com uma confusão enorme instalada devido ao BdC, inúmeras entrevistas, a comissão de gestão a entrar em cena, saída e entradas de membros e jogadores no Sporting, as eleições, a detenção de pessoas da claque, enfim. Muita coisa se passou no início da época.

    Em Setembro o Sporting tem eleições e Varandas foi a escolha dos sportinguistas mas nada consensual. Trouxe para a sua equipa um treinador “desconhecido” para muitos adeptos e para os críticos este não servia pois andava a treinar nos Emirados Árabes. O Keizer chegou e houve um boost inicial bastante positivo, vitórias, goleadas mas muitos golos sofridos. Para os mais atentos esses golos sofridos iriam ser um problema no futuro e assim foi. Os desaires em Tondela e em Guimarães deitaram tudo a perder e os críticos que já tinham entrado em euforia (aspecto muito conhecido num sportinguista que consegue ir do 8 ou ao 80) voltaram a aparecer para criar instabilidade no clube. Reclamavam com tudo, criticavam o presidente, treinador e jogadores. Num clique tudo que parecia bem voltou à estaca zero. Depois do ciclo negativo o Sporting com Bruno Fernandes em destaque foi ganhando jogos e acabou a época conqusitando as 2 taças. Destaque também para a aposta em Wendel que finalmente foi aposta e ganhou destaque.

    Para mim o Varandas e a sua equipa têm estado bem e a realizar um bom trabalho até agora. É preciso é que tenham o apoio e compreensão necessária dos sportinguistas porque penso que esta equipa dirigida por Frederico Varandas tem tudo para ser um sucesso no futuro. Em poucos meses mostraram visão, competência e para mim transmitiram confiança de que tudo farão para que o futuro do Sporting seja melhor. Tivémos um bom critério de contratações em Janeiro com os recursos disponíveis e espero que se mantenha assim, embora se saiba que não acertarão sempre e erros inevitavelmente irão acontecer.

    O título? Eu não tenho esperanças nisso ou pelo menos não quero ter, prefiro assim. Temos que nos mentalizar que a distância para os rivais ainda é grande e não podemos ambicionar grandes coisas para já. Ir jogo a jogo e depois logo se vê, mas não entrar em euforias, depressões ou críticas desnecessárias dependendo da situação.

    O problema do Sporting é o próprio Sporting, são os adeptos impacientes, são os “adeptos BdC” e aqueles que vivem para criticar mesmo quando se ganha. Enquanto não ganharmos esta luta interna, que será bastante difícil, o Sporting continuará em luta consigo mesmo. Só as vitórias poderão afastar aqueles que são sempre do contra mas para as conquistar é preciso paz e sintonia. A situação melhorou mas os abutres continuarão a olhar à distância à espera do primeiro deslize. Cabe ao Sporting fazer de tudo para os manter afastados.

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Maio 27, 2019 at 8:33 pm

    Era a favor de João Benedito aquando das eleições, mas acima de tudo o Sporting, a partir do momento que Varandas ganhou é o meu presidente, mas não pensam todos assim, uma facção barulhenta continua a carregar nesta direcção e consequentemente no Sporting.
    Mas analisando o mandato de Varandas, já revelou inúmeras vezes coragem:
    – Não teve medo de ir contra as claques, que nota-se querem o seu bem às custas do clube, antes do bem do Sporting;
    – Despediu Peseiro ainda em Novembro, podia continuar com ele até ficar a uns 10 pontos de distância e depois usava a desculpa “não fui eu que o escolhi”;
    – Foi buscar um treinador que nem 5% dos sportinguistas deveria conhecer, colocando assim a sua própria cabeça no espeto, se corresse mal, era ele o culpado;
    – Não vai em populismos e demagogias, ao contrário de quem estava lá antes;

    Depois a competência em saber escolher
    – Colocou Beto, um dos maiores símbolos vivos do clube com a equipa;
    – Tomáz Morais, agora Cláudia Lopes, são pessoas competentes e com méritos reconhecidos nas suas áres
    – Hugo Viana para director desportivo, e analisando o mercado de Janeiro, não há muito que se possa apontar ao ex número 45

    Um clube com constantes críticas sem qualquer sentido por parte de um bando de atrasados mentais e mesmo assim conseguiu sempre manter a postura e dar dois títulos ao Sporting

    O medo dos brunecos não é Varandas destruir o Sporting, é Varandas tornar o Sporting num clube melhor, e é o que ele está a fazer.

  • Joao Silvino
    Posted Maio 27, 2019 at 9:03 pm

    Sem dúvida um estupendo trabalho. Muitas vezes destruir tudo e começar do zero dá bons resultados. Algumas coisas que me passam pela cabeça:

    1) Será que a aparente insatisfação dos ‘capitães’ durante os ultimos anos não terá sido nociva para a equipa? Apesar da qualidade no campo, questiono o papel que tinham no balneário. Penso que a maioria da malta que está hoje no plantel dá valor ao facto de jogar no SCP o que acho que transmite outro ambiente. Por ex, tenho a certeza que o Renan sente mais a titularidade dele, e o próprio facto de estar no SCP, como uma coisa de que se orgulhar que o Patricio.

    2) Para quando a desintegração da Juve Leo e claques afins? Penso que chegou a hora de acabar com esta bandalhada de deliquentes, depois do que aconteceu no ano passado. Isto comporta várias coisas essenciais, entre as quais deixar de ter tratamento especial em termos de bilhetes e de lugares no estádio (i.e. serem tratados como outros sócios quaisquer) e deixar de ter direito a instalações do clube, incluindo aquele buraco debaixo das escadas e a contacto privilegiado com o plantel. O Varandas já fez grande trabalho a este nível, mas não chega.

    • Muska
      Posted Maio 27, 2019 at 9:50 pm

      No Patrício quando defendeu o penalty lesionado no Jamor em 2015 e saiu a coxear viu-se bem a falta de sentimento

    • Filipe88
      Posted Maio 29, 2019 at 4:18 am

      Acabe-se com as claques. Depois vais tu apoiar a equipa às sextas e segundas a noite fora de casa, vais ao estrangeiro e às modalidades. Sinceramente.

  • JohnnyBlue
    Posted Maio 27, 2019 at 9:05 pm

    Um treinador com 4 títulos ser o mais bem sucedido dos últimos 15 anos diz tudo sobre o atual estado do Sporting. Ainda assim, de realçar o bom mercado de Inverno e a contratação de Keiser.

    • Pésquerdo
      Posted Maio 27, 2019 at 9:53 pm

      Enfim… Não é nada disso que o texto diz. Primeiro Varandas não é treinador, segundo o que o texto refere é 4 títulos EM POUCOS MESES.
      O estado do Sporting é mesmo o estado de um dos clubes com mais títulos da Europa em todas as modalidades conjuntas, bem mais do que qualquer outro clube português.

      • JohnnyBlue
        Posted Maio 27, 2019 at 10:14 pm

        Sim, presidente, enganei-me. Sim, acredito que sim, são fortíssimos na caça ao pombo, por exemplo

        • Pésquerdo
          Posted Maio 28, 2019 at 9:11 am

          Provavelmente somos, não sei porque não acompanho mesmo essa modalidade. Mas por exemplo este ano estivemos fortíssimos no tiro-ao-bimbo e ainda fomos campeões europeus de futsal.

    • joaodjesus
      Posted Maio 27, 2019 at 10:02 pm

      Presidente…

    • Niall joaQuinn
      Posted Maio 27, 2019 at 10:26 pm

      O texto refere 4 títulos de um presidente e não de un treinador.

      Mas são realçados esses 4 títulos por serem os que o autor do post entendeu serem os mais importantes (e são).

      No cômputo geral de todas as modalidades, o Sporting ganhou dezenas títulos e teve uma época muito positiva.

      Ao todo foram 6 títulos internacionais (que eu me lembre), incluindo o de campeão europeu de futsal, hóquei, judo e de corta-mato.

      O Sporting pode não estar muito bem no futebol, mas jo resto não sei se alguma vez fez uma época tão boa…

      • JohnnyBlue
        Posted Maio 27, 2019 at 10:36 pm

        Já corrigi duas vezes…
        De qualquer maneira concordo, um Sporting fortíssimo nas modalidade, mas ambos sabemos que o que realmente importa e sobressai no trabalho do presidente é o futebol. Não fosse pelo futebol, e Bruno de Carvalho aínda era presidente do teu clube, com grande sucesso e adorado pela maioria dos adeptos

        • Niall joaQuinn
          Posted Maio 27, 2019 at 10:48 pm

          Corrigiste duas vezes, mas se calhar também não percebeste que no futebol ganhou dois.

          Quantos é que se disputam mesmo por época?

  • Richrad
    Posted Maio 27, 2019 at 10:23 pm

    Espero apenas uma coisa, que estas conquistas, que estes feitos não se tornem desculpa para futuras ações. O quero dizer? Que de nada vale conquistar estes pequenos objectivos para de novo voltar um ego cego, uma mentalidade de contra tudo e contra todos. O melhor segredo para o sucesso é na minha ótica trabalharmos por fininho, como menos passarmos para o exterior, quanto mais focado estivermos, mais perto do sucesso estaremos. É verdade que o presidente, Frederico Varandas, teve poucas intervenções e na minha ótica gostaria que assim continuasse mas que as mesmas intervenções não fossem oportunistas de forma a atacar adversários de forma estratégica. O Clube não necessita disso e não é de longe a melhor forma para ganhar. Refiro-me claro às intervenções para o Jornal do Clube na semana antecedente ao jogo frente ao SL Benfica bem como durante a passada semana acerca do caso entre Renan e Sérgio Conceição. Acredito que errando é que se aprende de forma mais certa mas devem-se realmente aprender para não os voltar a acontecer.
    Para quem leu o meu post, que entenda este meu comentário apenas como o meu feedback à forma de comunicação do presidente e não como análise desportiva dos resultados em questão.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Maio 27, 2019 at 11:11 pm

    A chave agora está nos adeptos. Eu entendo qualquer sportinguista que, como eu, tem fome de campeonato. A questão é que um campeonato não se ganha com o esforço de uma época, tem de haver uma base bem estabelecida primeiro para depois dar esse salto. É importante entrar na Champions no próximo ano, estabilizar o plantel, subir jovens de qualidade e fazer contratações cirúrgicas. O modelo do Benfica teve sucesso e tem tudo para continuar a dar sucesso, e o Sporting tem de olhar para dentro e tentar o mesmo à sua maneira.

  • Kuiper
    Posted Maio 28, 2019 at 12:29 am

    Com tantas coisas más que se têm passado no Sporting, não sei até que ponto foi o Varandas que foi muito bom, ou simplesmente limitou-se a não fazer coisas más. Creio que um clube como o Sporting, com as condições que tem, apenas necessita de estabilidade e alguém com cabecinha para não cometer os mesmos erros que o Bruno de Carvalho. Também tem o seu mérito o facto de não fazer asneiras, obviamente. Mas espero que continue a evoluir e que não enlouqueça como o anterior presidente do sporting

  • Diogo Moura
    Posted Maio 28, 2019 at 1:11 am

    O difícil era não melhorar, depois do descalabro de Bruno de Carvalho, qualquer um que viesse faria melhor figura. A diferença é que com Varandas as coisas não correram somente bem, superaram todas as expectativas, de longe! Em Setembro, nem o mais crente adepto acreditaria que o Sporting iria ganhar 2 troféus – frente ao Porto e eliminando o Benfica e o Braga pelo caminho – e iria fazer um campeonato tranquilo culminando num terceiro lugar – não se podia pedir muito mais, o Porto fez uma super primeira volta com uma data de vitórias consecutivas, recorde, e o Benfica com uma segunda volta de luxo. 16 em 17, ou 17 em 18.
    Juntando ainda o sucesso nas modalidades.
    Ironicamente, a única fez que o Varandas mandou um bicada “à lá BdC” ao Benfica, levou 4-2 em casa.
    Em suma, parabéns pela época de estreia ao Varandas, que se continue a pautar pelo ambiente de paz e tranquilidade. Não é só o Sporting que precisa, o futebol português também.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 28, 2019 at 1:14 am

    Tem até Setembro para unir os adeptos (na minha opinião não deve ser subserviente das claques, se for preciso elas que acabem, acabou-se a mama).

    Continuar com a gestão transparente

    Medidas CONCRETAS de melhoria na Academia. O Tomás Morais não ia pegar naquilo?

    Retorno da equipa B ao futebol.

    Melhoria do departamento de scouting e contratações cirúrgicas para o plantel principal.

Deixa um comentário