Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vendaval portista na 1.º parte foi suficiente; Brahimi regressa à titularidade e resolve; Vit. Guimarães, depois de uma 1.ª parte sofrível, tentou equilibrar mas não incomodou Fabiano; Jackson em branco, Indi novamente suplente; Casemiro, Alex Sandro e Danilo falham Boavista

FC Porto 1-0 Vit. Guimarães (Brahimi 31′)

Assis evitou uma goleada. O FC Porto cumpriu frente ao Vitória e colocou assim pressão nos rivais de Lisboa. Brahimi, no regresso à titularidade marcou o único golo de um encontro, que podia e devia ter tido outros números, tal foi o caudal ofensivo dos dragões, principalmente no 1.º tempo (apesar de na 2.ª parte terem desperdiçado igualmente oportunidades flagrantes) e a passividade do 5.º classificado da I Liga (primeiros 45 minutos muito pobres, dos adversários mais frágeis que estiveram esta época no Dragão). Hernâni teve direito aos primeiros minutos ao serviço do FC Porto (entrou quase em cima dos 90 e ainda esteve perto de marcar), mas a história do jogo foi a ausência de golos de Jackson (algo raro esta época) e o reforço da opção de Lopetegui em sentar Indi. Quem não vai fazer parte da história da próxima partida é o trio Danilo, Casemiro e Alex Sandro, que viram amarelo, e vão ter de cumprir uma suspensão. Do lado vimaranense destaque para a titularidade do “dragão” Sami, já Otávio não saiu do banco, enquanto Ivo Rodrigues ficou na bancada. A nível individual nota para mais uma exibição de bom nível de Óliver; Neves, que entrou na 2.ª parte, também ajudou, com sua visão, maturidade táctica, a evitar algum tipo de reacção do adversário.

Quanto à partida, os dragões dominaram claramente a 1.ª parte, praticando mesmo um futebol interessante e que redundou em várias oportunidades para marcar. Jackson dava muito trabalho aos centrais vitorianos e, num lance em que João Afonso errou, o colombiano quase batia Assis. Danilo e Herrera também tiveram a chance de marcar, enquanto que o Vit. Guimarães apenas atacou aos 29′, quando Bernard atirou muito ao lado. Depois de mais um aviso de Jackson, chegou o 1-0. Grande trabalho de Óliver, com o espanhol a assistir Brahimi para o golo inaugural. A equipa de Rui Vitória não conseguia sair para o ataque e perdia muitas bolas em zonas proibitivas. Até ao intervalo, o controlo azul e branco continuou, embora sem oportunidades claras para ampliar o marcador. No que diz respeito à 2.ª parte, os minhotos surgiram mais adiantados no terreno, a pressionar alto e a procurar ter mais bola. O FC Porto, pelo contrário, regressou apático e pouco rápido a decidir. O jogo caiu de produção e, embora os vimaranenses tenham equilibrado a partida, eram nulas as chances de golo. A entrada de Ruben Neves trouxe serenidade à equipa portista, que voltou a estar por cima do encontro. Maicon e Jackson não tiveram sucesso na cara de Assis (duas situações interessantes), sendo que, a acabar a partida, Gui ainda ameaçou a baliza de Fabiano.

Destaques:

FC Porto – Quando os melhores jogam bem, a equipa sobe vários patamares e o caudal ofensivo exibido no 1.º tempo foi suficiente par pressionar os rivais. Óliver, Herrera, Alex Sandro, Danilo, Brahimi, Quaresma e Jackson estiveram todos em excelente nível na primeira parte, o que facilitou bastante a tarefa aos portistas e não permitiu sequer que o Vitória jogasse. Na segunda metade, como já tem acontecido esta época, a intensidade foi menor, mas Lopetegui mexeu bem ao fazer entrar Tello, que devolveu velocidade, e principalmente Rúben Neves, que ajudou a segurar o meio campo e a conter algum tipo de reacção dos vimaranenses.

Vit. Guimarães – Primeira parte miserável, incapaz de sair a jogar e livrar-se da pressão intensa do adversário, das piores equipas a apresentar-se esta época no Dragão. No 2.º tempo tentou equilibrar e causou alguns problemas, mas nunca conseguiu incomodar verdadeiramente Fabiano. Vamos ver se a equipa dá a volta e dá um pontapé na crise, já que a luta pela Europa ainda não terminou.

Breno – vê-se que tem potencial em termos ofensivos, mas defensivamente ainda não conseguiu, nem de perto, fazer esquecer Traoré: deixou várias vezes o corredor descoberto e sofreu demasiado com Quaresma e Danilo.

Alex Sandro – bem defensivamente e a usar a sua intensidade e elevadíssima capacidade técnica no ataque, a ala esquerda com ele, Óliver e Brahimi era um portento de qualidade técnica e produtividade ofensiva; está de volta à boa forma.

Assis – esteve imperial e impediu que o Porto alargasse a vantagem, parou três ou quatro bolas de golo.

Óliver – é o maestro da equipa, hoje assistiu Brahimi para o golo e teve outras jogadas de grande nível, numa delas ultrapassando dois defesas e assistindo para desperdício de Herrera.

Herrera – falhou ocasião soberana após trabalho individual fantástico de Óliver, no entanto as suas arrancadas, que confundiam as marcações, contribuíram para a grande primeira parte portista. Na segunda parte, foi um entrave à equipa e acabou substituído.

Brahimi – decidiu no regresso à titularidade. Na primeira parte semeou o terror, na segunda o desgaste já se fez notar.

Rúben Neves – já começa a ser repetitivo: quem o vê jogar não acredita que é júnior. Maturidade táctica, visão de jogo e capacidade de juntar a equipa em torno de si mesmo contribuíram para que a sua entrada fosse decisiva para matar a reacção dos vimaranenses.

Marcano – sentou Indi e está a justificar, a consistência defensiva não se perde e a saída de bola é automaticamente superior.

Jackson – não marcou, algo pouco habitual, mas o trabalho que fez para a equipa foi mais uma vez fundamental. A forma como desce, constrói e arrasta marcações é digna do ponta-de-lança de classe mundial que o colombiano é.

0 Comentários

  • Rabensandratana I
    Posted Fevereiro 14, 2015 at 2:25 pm

    Vitória justa do FCPORTO perante um VSC que teve duas caras na 1ª parte foi presa fácil na segunda, subiu as suas linhas e disputou taco a taco o jogo.

    Do lado da equipa portista gostei do Casemiro, Danilo e Alex Sandro e claro está do Óliver cada vez mais tem uma maior preponderância na manobra ofensiva dos dragões.

    Relativamente ao VSC, gostei muito das exibições do Josué e do Bouba Saré cada vez mais um patrão a destruir jogo, Bernard também pelos cartões que tirou aos jogadores do FCPORTO foi um homem em foco.

  • Guilherme Silva
    Posted Fevereiro 14, 2015 at 1:18 pm

    Bom jogo, vale pela vitória e pela pressão que vai colocar nos vermelhos.

    Boas prestações de Óliver (cada vez mais fã, no fim do jogo estava esgotado e mesmo assim não parava de correr.. Isto sem contar com o que acrescenta com a redonda), Jackson, Alex Sandro, Casemiro e Marcano, que para mim é o nosso melhor central neste momento, e não o quero ver no banco de forma alguma.

    Nota ainda para a estreia do Hernâni, e que até poderia ter marcado e claro para o jovem Rúben, um poço de maturidade táctica e que cada vez estabiliza mais a equipa. Acho que hoje também o Evandro fez falta.

    Vencemos o primeiro jogo de um ciclo bastante complicado, mas como disse antes acredito que se vencermos os próximos três jogos do campeonato que seremos campeões.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 14, 2015 at 8:32 am

    Só vi uns 15 minutos de jogo. Vi um Porto a controlar a posse, e o Guimarães incapaz de incomodar.

    A única questão que coloco é: em que é que o Casemiro é melhor que Ruben? Cacetada? Isso não faz um médio defensivo.

  • José Pedro Teixeira
    Posted Fevereiro 14, 2015 at 1:55 am

    O Vitória voltou a repetir o erro dos outros jogos e desce demais o que devia ser o segundo médio. O Bernard cada vez menos desce para buscar jogo e criar linhas. O Porto percebeu bem a incapacidade de sair com qualidade da pressão de Cafú e de Saré e travou o meio campo aí. Na minha opinião, apesar de o adversário ser o FCP, devia ter começado o jogo com Nassim ao lado do Bakary Saré no meio campo, com o Bernard mais próximo.

    Continuo também a achar que se o Bernard não conseguir brevemente aliar a excelente capacidade técnica que tem a uma maior compostura e decisão nunca vai passar do nível do VSC. É uma pena…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:52 pm

    Gostei muito da primeira parte do FCP!

    Boa vitória da equipa azul e branca.

  • Hugo Silva
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:09 pm

    Excelente vitoria contra uma das melhores equipas do campeonato!!! agora que venha o Boavista..

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:05 pm

    Sempre me pareceu que o Marcano nao era tao mau quanto pintavam e neste momento esta de pedra e cal no 11. Veremos se a rotatividade regressa na Champions, voltando Indi ao 11.

    Destaque para a melhoria de forma de Alex Sandro, para a maturidade de Neves (continuo a dizer que nestes jogos em casa podia ser titular) e para a classe de Oliver, um dos maiores talentos da Europa neste momento.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:33 am

      Também fui da mesma opinião e pelos vistos não me enganei em relação ao Marcano mas é preciso mais a médio prazo.

  • Stalley VM
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:02 pm

    Não prevejo grandes mudanças na diferença de pontos, Porto fez a sua parte, neste momento o que interessa é ganhar, Sporting e Benfica devem ganhar os seus jogos também.

    SL!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:56 pm

    O Ruben Neves e o melhor n 6 do futebol nacional. O William e muito bom, o Veloso e o Amorim sao bons mas valha-nos deus, um puto daquela idade jogar como gente grande… e algo unico. Que craque!

    RN6

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:13 pm

      Se o Casemiro nao tivesse de jogar pelas condicoes do emprestimo, o Ruben Neves seria titular no clube e na equipa nacional… sem qualquer tipo de duvidas,

      RN6

    • João Dias
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:03 pm

      O Rúben Neves tem potencial para ser dos melhores trincos do mundo.
      Muita classe naqueles pés.

      Com ele e o William estamos garantidos nessa posição parao futuro.

  • Pedro Santos
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:43 pm

    Este meu FCP a jogar assim pode ir dando para o campeonato, agora contra o Basileia parece-me que podemos passar um mau bocado, devido ao jogo rendilhado dos suiços.
    Este estilo de jogo, com jogo interior inexistente, dá-me volta à cabeça.
    Vamos a meio de Fevereiro, e melhorias na qualidade de jogo, nenhuma.
    Todas as oportunidades de golo foram de cruzamento, ora de Danilo, ou Alex Sandro ou Quaresma
    para a área e depois logo se vê o que o Jackson desencanta, O único golo da partida surge de uma bola que não foi cortada pelo defesa vitoriano (o chamado pontapé na atmosfera).
    Assis faz duas defesas, uma a cabeceamento de Hernani, outra depois de um livre indirecto inventado.
    Apesar deste futebol, se ganharmos as próximas 3 jornadas (Boavista, Sporting, Braga), acredito que seremos campeões.

    • João Dias
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:56 pm

      O Porto sente sempre dificuldade com o Boavista.. Não vai ser fácil vencer os panteras negras.

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:42 pm

    Este Casemiro não defende nem sabe, o que ele faz chama-se dar "safarro" e isso até eu posso ir para campo fazer e no resto não é superior ao jovem Rúben Neves, vá lá Lopetegui aposta na "prata da casa".

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 2:28 pm

      António Guedes,

      Estava a ler o teu comentário e a pensar está a falar muito bem e eu até me insiro neste "perfil" até à parte em que começaste a falar dos restantes reforços aí não me encaixo nem um bocadinho, sei que falaste em geral mas é só para dar o meu ponto de vista, eu elogiei as contratações e continuo a achar que todos têm qualidade e nunca disse tal coisa sobre os restantes reforços, neste momento critico o Tello por alguns aspectos, o Ádrian tem sido uma nulidade mas também se deve a certos factores e depois não gosto muito do estilo do Casemiro e preferia uma aposta no Rúben Neves mas depois gosto do Marcano e fui dos poucos a elogia-lo quando foi contratado, adoro o Óliver Torres que é um craque, gosto do Andrés Fernández, José Ángel e do Campaña e acho que têm mais a acrescentar à equipa se forem mais utilizados.

      Quanto ao Hernâni, acho que vai ser o "novo Varela", não estou a dizer em termos de qualidade mas pode ser aquele extremo português rápido e finalizador, certinho e que poderá ficar algum tempo no clube, até ficou com o Nº 17 que era do Varela.
      O Gonçalo Paciência é um excelente PL em potência e claro que tem que ter o seu tempo para evoluir e o Jackson e Aboubakar estão à frente.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:18 pm

      Eu não gosto do Casemiro, acho-o demasiado faltoso e lento a decidir, mas hoje o homem esteve imperial! Às vezes perguntava se era o mesmo que falhava passes ou cortes fáceis em jogos anteriores, mas hoje há que reconhecer que o porto venceu em parte devido à sua excelente exibição.

      João P.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 10:23 am

      Foi impressão minha ou o Casemiro tentou dar uma patada num jogador do Guimarães?

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 6:36 am

      Eu às vezes pergunto-me se terei visto o mesmo jogo que vocês! O Casemiro fez um grande jogo hoje, aliás o Luís Freitas Lobo até o elegeu como melhor em campo para a Sporttv. No início da 2ª parte foi o único a manter o rendimento e a segurar o jogo, mostrando inteligência táctica e percepção do que a equipa precisava.
      Nunca percebi esta aversão que a maior parte dos nossos adeptos tem pelo Casemiro, ou melhor, até percebo: está emprestado, não é Português, não tem um futebol vistoso, por vezes é demasiado impetuoso mas a maior parte das faltas que faz e amarelos que leva são estrategicamente necessários, apareceu numa época em que há um talento para a sua posição como à muito tempo não se via na nossa casa, e acima de tudo, foi trazido pelo "Flopetegui". Infelizmente a maior parte dos adeptos deixa-se emprenhar pelos ouvidos, e entra em ondas como a de que o Lopetegui só trouxe cepos de Espanha! Era o Óliver o jogador banal que não passava de um fetiche dele, o Marcano o sapateiro da aldeia, o José Ángel o carcomido que a Roma dispensou… e pelos vistos está-se agora a ver que afinal não é bem assim. Mesmo o Ádrian, Tello e Andrés Fernades com continuidade e confiança pegariam de estaca, e até o Campaña tem mostrado qualidade e potencial nas poucas oportunidades que teve. Como o comum dos adeptos que presta mais atenção nos comentários e avaliações da imprensa ou outros adeptos do que no jogo jogado propriamente dito, exiges a titularidade do Rubén Neves. Felizmente o Lopetegui está habituado a lidar com jovens promessas e sabe bem como deixar crescer o seu potencial devidamente e no devido tempo, e não cede a pressões pois poderia-se muito facilmente estragar um diamante. Não sei se te lembras mas foi um passe errado do Rubén Neves que deu o golo ao Sporting no jogo contra nós. E se Lopetegui continuasse a apostar a titular nele deixando-o exposto, se ele tivesse outro erro com consequências no resultado do jogo a seguir? E no a seguir a esse? Aí talvez viesse a conversa que era mais fogo de vista do que outra coisa e mais um miúdo exepcional nas camadas jovens mas que não aguenta a pressão nos séniores…
      E este assunto também se poderia aplicar ao Gonçalo Paciência, ou ao Hernâni que pelo que dizem só veio para aquecer a bancada e para o ano está na Turquia! Por favor, deixem os miudos crescer em paz nas mão do Lopetegui, que o homem sabe bem o que faz.
      António Guedes

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 1:35 am

      Por acaso Fábio até gosto de "cascar" no Casemiro e, por vezes, excedo-me um pouco mas prefiro uma aposta no Rúben Neves.

      O Casemiro é demasiado impulsivo e faltoso, depois não é jogador que aprecie assim tanto e hoje cumpriu mas também em casa não teve assim tanto trabalho, o problema é em jogos mais complicados, o Rúben Neves com a força e o pulmão do brasileiro já estava no 11 mas precisa de ser trabalhado a nível físico e depois com naturalidade vai melhorar noutros aspectos e adquirir maturidade competitiva.

    • Fábio Teixeira
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:19 am

      Não caias em modas Kacal. O Casemiro hoje esteve muito bem, ponto. Fez uma falta escusadíssima, levou amarelo, objetivo cumprido. Assim já os limpa.

    • André Vieira
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:43 pm

      NFM, a vertente física é a maior debilidade que tem, mas não é grave, tendo em conta que se trata de uma situação normal para os seus 17 anos. E ele até fisicamente é acima da média para a idade que tem, tem neste momento um metro e oitenta centímetros, e setenta e seis quilos, a serem verdade estes dados obtidos via internet, se formos comparar ao William que tem 1,87 centímetros e 84 quilos, não está muito longe tendo em conta a diferença de cinco anos de ambos. E William destaca-se essencialmente no aspecto físico, apesar de ser muito bom nos aspectos técnico tácticos.Mas nos aspectos técnico tácticos Rúben Neves é muito forte, supera William, e tem potencial de sobra para ser tão bom como Paulo Sousa, um especialista nestes aspectos.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:39 pm

      Isso é o problema, em termos físicos tem que melhorar para aguentar mais mas de resto não deve nada ao Casemiro e com o tempo só pode melhorar, espero que na próxima época agarre a titularidade.

    • NFM
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:09 pm

      Não vamos apressar as coisas o Ruben está a fazer o 1 ano de sénior, tem 17 anos e esta época é de aprendizagem…

      Fisicamente nota-se que ainda precisa melhorar muito, o que é normal, apartir dos 65m rebenta.

      Na próxima época, e sem Casemiro provavelmente, será o dono da posição até alguém o vir buscar…. Também gosto muito dele mas não vamos apressar o processo normal das coisas.

      Salvo erro já tem perto de 1200 minutos com 17 anos e no Bessa será titular e continuará a ter mais oportunidades esta época.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:01 pm

      Não vejo assim uma diferença tão abismal de qualidade para se apostar no Casemiro em vez do jovem da formação e portanto defendo a titularidade do Rúben Neves, se o Rúben fosse um cepo ainda percebia agora há que apostar nele.

    • NFM
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:55 pm

      Não concordo nada como já expliquei atrás….

      A nivel de posicionamento e recuperação de bolas esteve até bem mas na vertente defensiva é superior, para já, a R Neves.

      Erra alguns passes e tem algumas entradas descabidas mas dá sempre tudo em campo…

      Devo ser dos poucos que vejo qualidades e potencial nele se limar algumas arestas.

  • luis la liga
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:40 pm

    Quaresma nao acerta um passe um cruzamento um remate. E doloroso ver tanta decisão ma.

    • André Vieira
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:57 pm

      Quaresma tirou vários cruzamentos de boa precisão, Jackson é que não esteve ao seu nível habitual dentro da grande área, sendo engolido pelos 2 centrais do vitória e pelas boas saídas do Guarda redes vitoriano.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:39 pm

    Grande primeira parte, domínio absoluto, deveríamos ter matado o jogo. Na segunda parte, o porto entra adormecido, e lá deu para sofrer um bocadinho .
    Uma nota para brahimi, cada vez mais apagado, excelente no drible, na finta, mas na minha opinião peca muito na hora do passe, acho-o muito agarrado à bola, mas o tempo o fará mudar, vamos lá ver.
    João

  • André Vieira
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:38 pm

    Primeira parte de grande nível da equipa que pratica melhor futebol em portugal, de longe. Autentico massacre, pressão alta, jogadas muito rendilhadas e a atravessarem o campo todo, muita técnica e classe dos jogadores do FC Porto.
    Segunda parte, agora vamos falar de luta livre, aquele frontal do Cafu foi fantástico, o bloqueio frontal do Bernard foi de outro mundo, as cotoveladas do Bruno Gaspar um mimo, mas tanto estes como o arbitro esqueceram-se que isto era um jogo de futebol e não duelos de luta livre. Para os jogadores do Guimarães valeu tudo, Danilo, Alex Sandro e Casmiro à primeira falta levam amarelo, "curiosamente" aqueles que estavam em risco de exclusão. Mas pronto, tudo bem que o FC Porto não entrou bem nos primeiros 10 minutos da segunda parte, mas a partir daí quando se via que o FC Porto ia retomar o domínio foi o que se viu, pura luta livre, com o senhor arbitro a compactuar com este jogo sujo. Não vou fazer comentários técnicos sobre o futebol da segunda parte, porque não se jogou futebol.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 11:45 am

      Não concordo pois penso que tanto o Ricardo como o José Angel dão excelente profundidade nos seus respetivos corredores.

      Nobre

    • Rui Sá
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:54 pm

      O Danilo, Alex Sandro e Casemiro não ficaram muito tristes com os respectivos cartões, visto que assim falham a visita ao Bessa e estão a postos para o Clássico com o Sporting. Agora que os dois laterais vão fazer falta para furar o autocarro de 2 andares que vão apanhar no Bessa, lá isso vão!

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:35 pm

    Os jogos antes e pós jornada da Champions, são sempre um perigo enorme para que se perca pontos, pois no jogo antes os jogadores retraem-se a pensar no jogo que aí vem, e no pós há o imenso desgaste fisico e mental que a Champions provoca, como tal foi pena o Porto hoje não ter perdido pontos, mas justificou perfeitamente a vitória pelo que fez na 1ª parte…

    Brahimi foi o melhor do Porto para mim, em especial pela 1ª parte…e quanto ao Oliver, espero que o Simeone o leve embora daqui o quanto antes, por razões óbvias …

  • João Dias
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:33 pm

    Na semana em que o Jackson falou mais de si do que da equipa teve uma prestação negativa…

    De resto, ainda estou para perceber como é que o Casemiro é titular em detrimento do Rúben Neves…

    • Fábio Teixeira
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:20 am

      O Jackson fez um jogo de categoria. E o Casemiro um dos melhores dele nesta prova (na Champions já tem estado bem).

    • João
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 11:11 pm

      Só para complementar, Jackson foi o melhor em campo para a TSF. "Prestação negativa".

      Começar a ver os jogos dava jeito.

    • João
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:54 pm

      O Jackson não marcou, MUITO diferente de ter tido uma prestação negativa. Foi, mas isso já nem é novidade, e de muito longe, o melhor jogador do trio ofensivo e a quase totalidade dos lances de ataque continuado passaram pelos pés dele, muita rosca que ele transformou em futebol.

    • NFM
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:42 pm

      Outra vez isso?

      O Casemiro jogou mal? Fartou-se de recuperar bolas e embora erre alguns passes dá uma capacidade fisica e intensidade na posição 6 que R Neves ainda não dá…

      A maior parte dos adeptos só ve a vertente ofensiva e o jogador em posse mas o Casemiro nas recuperações e posicionamento tem estado muito bem…

      Se melhora-se o passe e não tivesse algumas entradas descabidas podia ser um caso sério pois tem capacidade fisica e técnica..

      Na próxima época teremos R Neves a titular, não vamos apressar a sua progressão.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:40 pm

      Casemiro até fez um jogo muito bem conseguido, mas pronto os portugueses são sempre melhores esqueci me ( não tenho nada contra o Rúben até é dos meus jogadores preferidos).

      Bernardo

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:32 pm

    vi os primeiros 20 min, e a partir dos 55min, claro dominio do porto, com bastantes oportunidades.
    Guimarães notou.se a falta do andre andre e outro jogador q desequilibrasse, só bernard n chega, impressionante a quantidade de faltas q saca…boa exibição do guarda redes do guimarães.

    Nota bastante negativa para o arbitro, assinalou falta e deu cartoes por tudo e por nada, vermelho por mostrar ao jogador do Guimarães, livre indirecto ridiculo, aquilo não pode contar como atraso em lado nenhum do mundo, e na repetição fiquei com a ideia q é o jogador do porto o ultimo a tocar, o arbitro em cima do lance e não ve?? Jogo sempre parado, para depois dar apenas 3 min de compensação, em que nem deixou chegar ao fim…

    Jose

  • João
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:29 pm

    O Porto da 1ª parte é a melhor equipa a jogar em Portugal. Infelizmente tem sido sempre assim, o adversário muda alguma coisa, faz uma substituição, sobe uma linha, alterna o jogo, e o Porto passa 20 minutos a tentar adaptar-se e a dar casas cá atrás. Acho que o momento mais marcante, e de que se esqueceram, foi a entrada do Rúben Neves, que fechou aquele meio campo, um puto de 17 anos que se posiciona e lê melhor o jogo que o Casemiro está tudo dito, apesar de nem ter sido das piores exibições do brasileiro. Quaresma também esteve bem, Brahimi fora o golo quase sempre apagado. Herrera alternou uma boa primeira parte com uma 2ª completamente desastrada, estava de rastos. Marcano a compensar um Maicon de volta ás exibições de dupla personalidade, Alex Sandro com olheiros na bancada até joga melhor que Danilo.

    Queria destacar alguém do Vitória, mas a modalidade é futebol. Em UFC deram baile. Lá pelo meio, 3 entradas mais violentas que a do Maicon contra o Boavista, punidas (e bem) com amarelo. Mas gostava que o pessoal que na altura defendeu o vermelho, pedisse as 3 expulsões hoje. Não devo ter sorte.

    • I.C.E.
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:23 pm

      João, concordo perfeitamente com ambas as análises que fez. Quanto ao Rúben Neves, se continuar a mostrar o que mostrou até agora e ficar com mais experiência em campo pode estar aos 18/19 anos ao mesmo nível que o Fernando no seu apogeu.

      Briguel Bola de Ouro, não creio que seja necessário pedir ao Rúben Neves para jogar como o Davids ou o Redondo para que ele faça demonstrar que tem muitíssima qualidade.

    • João
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 1:14 am

      Óptimo porque não é de todo no capítulo técnico e de sair a partir 3 defesas do Lille à Zidane que ele precisa de melhorar. Passe longo então, é capaz de ter um nível similar se não superior ao Óliver, como termo de comparação não é mau. Remate idem. É precisamente no passe curto e de ruptura que ele tem que melhor mas, principalmente naquela posição, no posicionamento, leitura de jogo, capacidade de desarme e de se impor fisicamente. Se aliar isso ao que já tem a nível técnico, já fica um portento.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:31 am

      Ruben Neves é o rei dos meinhos nada mais. Posiciona-se bem para receber a bola e entrega-a sempre jogável. Só e apenas isso.

      Evolução desde o princípio da época? Só se for em termos físicos porque técnicos não evoluiu nada.

      Além disso é lento. (Pensa e executa rápido, mas em termos de locomoção é um jogador lento).

    • João
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:52 pm

      De acordo. Não estava a referir-me ao posicionamento do Casemiro nesses 20-25 minutos, estava a falar no geral, principalmente até quando estiveram ambos em campo, e não foi, longe disso, das piores exibições dele, várias recuperações importantes, boa presença física a meio campo e algumas dobras importantes. Mas de frente para o trio do Vitória, quando o jogo fluía pelo meio, achei que também se abriram portas a mais. Que o Rúben veio fechar, o que não invalida que o facto de o Lopetegui ter invertido o triângulo (foi evidente) possa ter ajudado. Mas é um puto com uma classe e uma cultura táctica incríveis para a idade.

    • I.C.E.
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:42 pm

      O rendimento mais abaixo na 2ª parte do meio-campo até à entrada do Ruben Neves prendeu-se, a meu ver, com o cansaço do Herrera do que propriamente com o posicionamento de Casemiro. Hoje, demonstrou a sua importância quer a médio-defensivo quer a médio-centro. Não creio que seja tão mau quanto o pintam.

  • NFM
    Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:27 pm

    Voltamos ao Porto de duas caras.

    Primeira parte do melhor que vi esta época, grande intensidade e pressão e segunda parte sofrivel e com as linhas muito baixas…

    Não entendo este recuo na segunda parte, duvido que fosse por cansaço….

    Destaque para Cha Cha Cha, R Neves que estabilizou a equipa, Oliver, Brahimi e Herrera durante a primeira parte..

    Hernani estreou-se e quase marcava na primeira vez que tocou na bola…

    Ficam os 3 pontos e venha o ciclo infernal.

    • Afonso Teixeira
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:28 am

      Gostei muito da exibição do Josué Sá, sempre muito concentrado. A titularidade tem-lhe feito bem, está mais forte.

    • Vital Moreira
      Posted Fevereiro 14, 2015 at 12:24 am

      Ruben Neves pode vir a ser um novo Tiago. Tacticamente perfeito para alguém com apenas 17 anos.
      Assim que melhorar os passes de ruptura, será um caso sério e um pêndulo para a sua equipa.

    • André Vieira
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:41 pm

      A justificação para a segunda parte pouco conseguida do FC Porto não é técnico táctica a nível de futebol, é técnico táctica a nível de luta livre. Mas acham que aquilo na segunda parte foi um jogo de futebol?, sejamos sinceros.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 13, 2015 at 10:30 pm

      A justificação que arranjo para o recuo da 2ª parte é o jogo que vocês vão ter na Champions esta semana que aí vem…

Deixa um comentário