Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vender ou manter?

Excelente pormenor de William frente ao Sp. Braga
William Carvalho é uma das figuras do campeonato. Desconhecido do grande público, emigrado na Bélgica, era visto inicialmente como um tipo porreiro para jogar sempre que o Rinaudo estivesse castigado (ou seja, teria certamente direito às suas oportunidades). Ganhou espaço na pré-temporada, e como se diz, o resto é história. Hoje, é encarado como um dos melhores jogadores a pisar os relvados da Liga, e um dos principais responsáveis pela boa campanha do Sporting na mesma. Com a fama vem o proveito, e esta pérola que nunca o foi, é alvo da potencial cobiça de emblemas por essa Europa fora, sendo certamente um dos activos mais valiosos do Sporting, financeiramente (desportivamente a questão nem se coloca) falando. Aliado a uma estampa física imponente está acima de tudo uma rapidez de execução ao alcance de poucos; o modo como recupera bolas, desarmando ou cortando passes, e as coloca imediatamente redondas nos colegas da frente, mesmo quando pressionado, é uma qualidade bastante apetecível no futebol actual, no qual a pressão sobre o portador da bola é intensa. Mesmo tendo ainda algumas arestas por limar, tais como a capacidade de arranque (o seu ponto mais fraco do ponto de vista físico) e a eficácia de remate, os seus atributos técnicos, táctico e mentais (é raro vê-lo perder a cabeça) actuais já fazem por merecer atenção especial. Ainda por cima, falamos de um jovem de apenas 21, com margem de progressão substancial, e com um reduzido salário, para padrões actuais. Caso Paulo Bento prefira o jovem leão em detrimento de Miguel Veloso e do Octopodidae Lusitanico, e ele se afirme no Mundial, a sua cotação pode ainda aumentar mais. Agora que gabámos William o suficiente para despoletar o típico debate “quem é o melhor jogador da Liga” passemos à decisão que o Sporting Clube de Portugal tem de tomar: aproveitar a boa onda e vender o talentoso médio já (salvo seja), ou mantê-lo, retirando o devido proveito desportivo, e tentando aumentar mais a sua cotação, sendo que uma eventual presença na Liga dos Campeões, desde que bem sucedida, seria meio caminho andado para tal. Antes de responderem, lembram-se dos elogios às capacidades de William? Pois, esses elogio já foram aplicados a outros no passado… Miguel Veloso, quando apareceu, tinha um sentido posicional e uma capacidade de passe e remate que pareciam fazer dele a “next big thing”. Carriço parecia um central imperial… Moutinho, sempre em alta rotação… Djaló… pronto, convenhamos que alguma da expectativa criada pelos adeptos e especialistas é exagerada. Mas percebem onde se quer chegar, um jogador que hoje está em alta, pode nunca evoluir como se pensa, pelos mais variados factores, sejam eles físicos, ou até mentais. No caso do Sporting, a “desvalorização” dos seus jogadores tem muito dedo do próprio clube, envolto em constantes convulsões, dentro e fora do balneário, que em nada ajudaram ao processo evolutivo. A ausência de cultura de exigência, juntamente com maus resultados desportivos, dificuldades financeiras, e sejamos claros, falta de desenvoltura no mercado, fez com que muitos dos bons jogadores que o Sporting teve nos seus quadros saíssem abaixo de “preço de tabela”. E em relação a William, o clube depara-se com este dilema: aproveitar um potencial negócio (relevando que se fala em valores altos, negociando com um grande emblema) hoje, ou arriscar uma potencial desvalorização. Não se pode ainda descurar a questão financeira do próprio clube, necessitado de liquidez, para cumprir todo o tipo de obrigações, correntes e não só, sendo que nas extraordinárias surge à cabeça a recuperação de percentagens de passes alienadas por anteriores Direcções. Por último, vender William já teria ainda o efeito de voltar a colocar o Sporting como uma plataforma para vôos bem altos, ao invés de emblemas medianos, o que ajuda a motivar jovens e a atrair novos recrutas. Arriscando a permanência, o benefício financeiro pode ainda ser maior num futuro próximo, e claro, os resultados desportivos só podem ser positivos, pois de momento, o jogador parece quase que insubstituível.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Andre Carvalho
    Posted Março 4, 2014 at 10:49 pm

    se o william carvalho for titular no mundial, não me acredito que o sporting o consiga segurar

    • Paulo Lima
      Posted Março 4, 2014 at 10:52 pm

      Acho que quem tem acompanhado a selecção e a as escolhas do Paulo Bento, é ser muito inocente pensar que o William Carvalho vai ser titular.

    • Andre Carvalho
      Posted Março 4, 2014 at 10:55 pm

      concordo consigo, mas acredito que concorda comigo se disser que o carvalho é 10 vezes melhor que o veloso, e merecia de longe ser titular

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2014 at 1:55 am

      concordo com os dois….primeiro conhecendo o PB como conhecemos sera muito pouco provavel qe o william seja titular, mas acho qe todos concordamos qe o William tinha "de caras" lugar nesta seleçao com um treinador menos conservador..
      Fernando F

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 5, 2014 at 9:12 am

      "10 vezes melhor…"

    • Anónimo
      Posted Março 18, 2014 at 9:57 am

      Ricardo Ricard, apesar de eu ser do Benfica tenho que concordar que William Carvalho, neste momento, é 20 vezes melhor, sim 20, que o Veloso. Neste momento é o melhor jogador em forma da liga portuguesa a par do Rodrigo do Benfica. Quem gosta de bom futebol tem que concordar, e quem gosta de usar óculos com cores irá discordar, não por argumentos válidos, mas por argumentos de quem não percebe nada de futebol.

      Rui Sousa

    • Anónimo
      Posted Março 27, 2014 at 3:19 pm

      o rodrigo tem estado num bom momento mas atençao, nem no benfica pode ser considerado o "melhor". antes dele ainda está o enzo que para mim é o jogador mais infleunte do benfica. nem sei como é que ainda lá está.. quanto ao william concordo a 100% que devia ser titular na seleçao (seria bom tanto para Portugal como para o meu sporting).

      João Pereira

  • Menez
    Posted Março 4, 2014 at 10:52 pm

    Se alguém oferecer uns 20 milhões não é de hesitar…estou farto de Velosos, Carriços e Djalós. Já tivemos muita malta que se exibiu bem no 1º ano, se calhar até deram mais nas vistas que o William e depois desapareceu e saiu por tostões.

    • vsn7647
      Posted Março 4, 2014 at 11:00 pm

      Mais do que William ? Diga ai então , eu acho que nem Nani mostrou tanta regularidade como William tem demonstrado no Sporting .

  • Anónimo
    Posted Março 4, 2014 at 10:53 pm

    Alguém sabe qual a percentagem de passe do William que o Sporting detém?

    jack

  • Ricardo
    Posted Março 4, 2014 at 10:54 pm

    Questão difícil…
    Se aparecesse uma proposta de 20 milhões, seria irrecusavel, na minha opinião.
    Lembro-me de M. Veloso, sim. Era para ter saído por muitos milhões, depois foi o que foi. Há que acertar com o timing.

  • Luis
    Posted Março 4, 2014 at 11:00 pm

    Como Sportinguista gostava que ele fica-se, renovou contrato no inicio da época, mas o Sporting tem pouco dinheiro e por essa razão a Wiliam de Carvalho vai ser vendido, mas nunca antes do mundial, porque mesmo que não seja titular vai sair valorizado por ter lá estado.

    25M ou 20M mais percentagem, a baixo disto é um péssimo negocio para o Sporting

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2014 at 8:22 am

      Recorde-se que há poucos equipas a adotar sistemas com médio defensivos, e as que jogam assim, não precisarão de um trinco muito caro…

      Alex

  • Paulo
    Posted Março 4, 2014 at 11:05 pm

    Mais um excelente post do Nuno Ranito.

    Por partes:
    – Sou a favor de vender, acho que temos falhado nos timings,
    – Acho que o William vai ser suplente do Fernando no Mundial por isso não deve ser grande montra.
    – Tenho dúvidas que o Sporting faça uma boa Liga dos Campeões. Tem-se visto este ano que contra os Grandes o Sporting não tem força, é uma equipa modesta que nem arranha…e para o ano na Liga dos Campeões temo que seja igual ou pior.

    • Anónimo
      Posted Março 4, 2014 at 11:15 pm

      Só o facto de lá estar já é uma coisa enorme, porque vai equilibrar bastante as contas financeiras, o Sporting tem de estar regularmente na LC e apostar na formação, tem de ser este o caminho, para um dia mais tarde apostar com força, porque não tenho duvidas que se Benfica e Porto continuarem com esta gestão vão cair bem fundo.
      Gomes

    • slb1994
      Posted Março 4, 2014 at 11:34 pm

      Cheira me é que vai ser o Veloso…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2014 at 12:33 am

      Para o ano terás certamente um plantel mais longo e competitivo, e acima de tudo, com jogadores mais experientes e enquadrados na realidade do clube (William, Adrien e Cedric muito mais maduros, Slimani e Montero mais adaptados à realidade do Sporting e do nosso campeonato, só para citar alguns exemplos).
      Além do mais, entrando directo na Liga dos Campeões, certamente que haverá condições à contratação de mais alguns bons jogadores.

    • Rui
      Posted Março 5, 2014 at 12:41 am

      subscrevo. O Sporting tem urgência em fazer encaixes financeiros e por isso, mediante uma boa proposta 15-20 milhões, não pode recusar.

  • Anónimo
    Posted Março 4, 2014 at 11:08 pm

    O Sporting neste momento tem jogadores para um sistema 3-5-2 e penso que utilizando este sistema nos jogos grandes(Benfica e Porto) teria grandes resultados.
    Ora vejamos, Rojo poderia ser o central a jogar sobre a esquerda, uma vez que tanto faz lateral como central, Eric no meio para os duelos aéreos e Mauricio pela direita. Cedric e Jefferson são laterais essencialmente ofensivos o que potenciava as suas características. William jogando como um "Pirlo" e Adrien e Mané na sua frente. Sendo que Montero e Slmiani jogam melhor juntos é o sistema ideal para estes dois avançados. E sendo que os nossos extremos são o ponto mais fraco neste momento tinha tudo para vingar, sendo que o Esgaio, um todo-o-terreno também poderia evoluir muito na posição de segundo médio.
    Gomes

    • slb1994
      Posted Março 4, 2014 at 11:34 pm

      Não era nada má ideia, mas tinha que ser muito trabalhado.
      Só se fosse para a próxima época.

    • João Lains
      Posted Março 4, 2014 at 11:51 pm

      Peço desculpa mas isso só seria possível num jogo para computador onde basta escolher a táctica e colocar os jogadores nas posições que queremos. O futebol na vida real exige treino, rotinas, entrosamento e isso leva algum tempo para ser conseguido. Além disso, não vejo nenhum treinador português com capacidade colocar em prática esse esquema táctico.

    • Tiago Quintas
      Posted Março 5, 2014 at 12:44 am

      Até acredito que seja um bom sistema para o Sporting, mas contra o Benfica que tem extremos muito bons, qualquer espaço que fosse aproveitado nas costas dos alas do Sporting seria muito problemático, os centrais a ficarem 1v1 contra jogadores como Markovic, Gaitán ou Salvio, além disso os laterais do Benfica sobem muito o que também não ajudaria.

      Talvez fosse uma boa táctica para a maior parte dos jogos de qualquer maneira. Seria necessária a contratação de mais um ponta de lança penso eu.

      De qualquer maneira o trio de centrais concordo totalmente, tal como os alas. Eu usaria o William como 6, também encarregue do primeiro momento de construção, com Adrien a 8 e dadas as exibições do André Martins, tentaria contratar o Evandro do Estoril, jogava um pouco mais à frente do Adrien.

      A Juve tem sido uma das poucas equipas a jogar em 3-5-2 com sucesso, e mesmo assim na Champions não vão longe. Uma coisa que reparei num jogo que vi, os médios centro da Juve, quando descaem para as alas (o que até acontece bastante) não têm muitas soluções de passe, o que resulta em perdas de bolas bastante perigosas devido aos médios centro estarem fora de posição e haver pouca gente para defender no corredor central.

      Honestamente a minha opinião é que não é uma táctica boa para o futebol actual, mas também para a liga tuga….

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2014 at 1:19 am

      Interessante ponto de vista Gomes. Subscrevo.
      Ass: Carlos Barbosa

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2014 at 2:15 am

      Sem duvida uma grande tatica para este sporting, com esta formaçao colmatava-se o grande problema do Sporting (falta de extremos com tecnica e qe sejam consistentes), no entanto este tipo de formaçao é mais utilizada em italia e na playstation e nao acredito muito qe algum treinador em portugal a iria utilizar, mas com sorte o Leonardo Jardim visita/lê os posts do VM e até acho graça a tatica…

      Fernando F.

    • Hugo P.
      Posted Março 5, 2014 at 4:26 pm

      O co Adriaanse foi campeão c 3 defesas mas tinha um senhor chamado Pepe… As x dava-se ao luxo de jogar com 2 laterais e o Pepe…

  • porquinhodaindia
    Posted Março 4, 2014 at 11:13 pm

    Na minha opinião a grande revelação do nosso campeonato e de longe o melhor jogador do Sporting CP.

  • Miguel Gomes
    Posted Março 4, 2014 at 11:13 pm

    https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/03/slimani-volta-resolver-em-alvalade.html?showComment=1393720263191#c3710692439549862281 é realmente um grande pormenor, esse do william no jogo contra o braga :)

    É uma questão dificil! Como cada um tem a sua opinião, e nao querendo entrar aqui em nenhum debate, juntamente com enzo tem sido o melhor jogador da liga. E se a sua cotaçao no inicio da epoca nao era muita, neste momento, é talvez o jogador do sporting que poderá render mais "tostoes" ao clube.
    No entanto, e tentando fazer um pouco de futurologia, espero que o Sporting tenha aqui um daqueles problemas mesmo bons, isto é, se o vender agora, ganhar ja uma boa quantia (se sair agora nao acredito que será por trocos). Isto nao acontecendo, ele valorizar ainda mais, ao inves do que tem acontecido com os pseudo-craques já referidos.
    Saudaçoes :)

  • Jeremy
    Posted Março 4, 2014 at 11:13 pm

    Bom post, concordo com quase todas as idias…

    Para ajudar á decisão resta dizer que o Sporting só tem 60% do passe, pelo que em princípio se vender o William no máximo receberá algo como 15 milhões (correspondentes a essa percentagem), mas nas transferências nunca se sabe, como se viu com o Illarramendi (já para não falar do André Gomes)…

    Quanto á qualidade do jogador, só pode duvidar quem é Anti ou não vê o Sporting jogar, eu confesso que não vejo nem metade dos jogos (pois não é o meu clube) mas do que vi parece-me que está a ser junto com o Enzo um dos melhores da liga este ano, tem quase tudo que um trinco precisa, inclusive uma capacidade de passe e inteligência de jogo fabulosa.

    Nos últimos 10 anos para mim passaram por Portugal 2 médios defensivos com capacidade para estarem entre os melhores do mundo nessa posição: Matic e William. Pois são dois jogadores fantásticos com a bola nos pés e na recuperação da mesma. Jogadores como Costinha, Javi, Fernando ou Assunção por muito bons que fossem a defender com a bola nos pés não tinham nível para estar entre os melhores.

    Quanto á seleção, se ele não for titular no Brasil algo está muito mal, porque pondo as coisas em termos simples: é muito melhor que Veloso e Fernando não é Português (aliás como já disse William é superior para mim).

  • Rabensandratana
    Posted Março 4, 2014 at 11:14 pm

    Penso que o William Carvalho será vendido no final da época, já que o SCP como os outros dois grandes precisam de fazer constantemente encaixes financeiros.
    Penso que um valor à volta dos 15-18M seria um valor interessante e justo para aquisição deste jovem.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Março 4, 2014 at 11:15 pm

    "Excelente pormenor"? Por favor…

  • Kacal l
    Posted Março 4, 2014 at 11:18 pm

    O William Carvalho é um jovem muito promissor, para além das suas qualidades futebolísticas (quer defensivas, quer tácticas, quer físicas, mesmo técnicas), é um jovem com grande maturidade e "cabeça", vê-se pelas suas acções dentro de campo e até pelas suas entrevistas, sabe o que quer e o que diz, fala muito bem, tem também aquele espírito de liderança e não se "esconde" nos grandes jogos, o Sporting já está a ganhar desportivamente com ele na equipa, mas também vai ganhar muito em termos financeiros, sem falar que a nossa Selecção tem aqui um MDF de grande classe, vai ser uma "pilar" no nosso meio-campo nos próximos anos.
    A única coisa que lhe falta é ter experiência de competições europeias, mas no próximo ano vai tê-la, seja no Sporting, seja num novo clube, para mim já me conquistou e no Mundial será difícil escolher entre ele e o Fernando (se for convocado), caso contrário a minha escolha para o 11 é ele sem duvida nenhuma, é um "diamante por lapidar" e quantos mais jovens com este potencial aparecerem, mais a nossa Selecção ganha com isso, é sem duvida a revelação do campeonato e um dos melhores jogadores do Sporting e um dos melhores #6 do campeonato.
    Eu não sei se ele vai sair ou não, mas tem contrato e uma clausula elevada, portanto se calhar até era melhor ficar em Alvalade e ir á Champions e depois em 2015/2016 dar o "salto" para um colosso europeu e afirmar-se como um dos grandes médios defensivos na Europa, espero que continue assim e que tudo corra bem.

  • slb1994
    Posted Março 4, 2014 at 11:24 pm

    Antes do início da época muitos torceram o nariz à “dispensa” de André Santos, talvez o jogador predileto dos sportinguistas para ser alternativa a Rinaudo…
    Em dia de Carnaval não há que mascarar isto: William Carvalho foi uma bomba no Sporting, no campeonato e também na lista de selecionáveis para a seleção portuguesa (andávamos nós a torcer que o Pelé ou o Danilo Pereira se conseguissem afirmar pelo menos a um nível razoável e de “repente” aparece um jogador que se impõe não só como titular mas também como melhor jogador leonino, um dos melhores do campeonato e com potencial para augurar o TOP).

    O Sporting está a fazer uma boa época desportiva, mas o clube está em reestruturação financeira e não creio que consigam segurar o William Carvalho, principalmente se este for titular no Mundial (Paulo Casmurro Bento é bem capaz de fazer um “favor” ao Sporting preterindo-o pelo Miguel Veloso). Para além de melhor jogador, William é também de longe o elemento com maior valor de mercado (talvez o único jogador do plantel cuja venda possa render valores a rondar os 30M).

    • TUGA
      Posted Março 6, 2014 at 1:22 pm

      Sou Benfiquista mas nao ligo a cores clubisticas ao comentar jogadores. Em minha opiniao acho que William e realmente um excelente jogador e tendo em conta a sua idade e pensar o quanto ainda pode evoluir (melhorar) e arrepiante… Espero e que realmente siga essa evolucao!
      Agora, gostei do jogo de William frente ao Camaroes principalmente tendo em conta que e apenas o seu Segundo pela Seleccao e primeiro como titular. A realidade porem e que nao fez nada mais k Veloso nao teria feito naquele jogo. Em minha opiniao Fernando embora bom jogador nao deveria fazer parte do lote para o Brasil, Portugal tem William, Veloso e em meu ver Bruno Amorim como alternative a estes dois (podendo ainda fazer outras posicoes).
      William sera o futuro da nossa Seleccao como medio defensive nao tenho duvidas mas vamos ter cuidado e nao criar hypes em torno do jogador. Como ja referi ainda tem muito a evoluir e so com humildade e trabalho o pode fazer, e cabe aos adeptos de futebol portugues k o ajudem a fazer com cabeca bem clara e consciente da realidade (principalmente Sportinguistas), ou quem nao se lembra de Bruma estragado (psicologicamente) pela euforia leonina em torno do seu talento.

  • João Dias
    Posted Março 4, 2014 at 11:26 pm

    Sinceramente,creio que tem qualidade para uma equipa de top.
    Com 21 anos, nao e normal um trinco exibir-se com esta qualidade toda.
    O Sporting fara um bom encaixe com ele. O hype a volta dele justifica-se por completo.

  • Anónimo
    Posted Março 4, 2014 at 11:26 pm

    para mim digam o que disserem do enzo e doutros!

    William Carvalho é o melhor jogador a actuar na Liga Portuguesa de Futebol

    rpga

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 4, 2014 at 11:27 pm

    wiliam e um bom jogador. tem futuro. antes de mais , começo por dizer que embora ele mereça, duvido que venha a ser titular no mundial (pela razao que todos nos sabemos). dito isto, duvido que ele possa valorizar muito com este mundial, ao contrario de alguns jogadores como , por exemplo, coentrao.

    quanto ao sporting, e obvio que perde um enorme jogador, e pilar naquela equipa, por isso a nao ser que apareça uma resposta muito alta, duvido que seja vendido, e para dizer a verdade, ele ainda nao vale assim tanto dinheiro (falo de numeros na ordem dos 25M/30 M). agora a questao fundamental e saber se o sporting consegue fazer como um benfica/porto, e conseguir colmatar bem a posiçao, pois, caso nao consiga, e o dier ja mostrou que nao e trinco, perde muito poder para discutir o titulo do proximo ano. se o preço for o que eu disse, acho que nao ha volta a dar, o sporting precisa do dinheiro.

  • RicardoSporting
    Posted Março 4, 2014 at 11:27 pm

    Acho que o Sporting só o devia vender por propostas no valor de 40M.
    Pode parecer que estou a exagerar, mas o Man Utd que está interessado nele, observou os jogos quase todos do Sporting, vai ter mais de 200M para gastar no verão.

  • tq
    Posted Março 4, 2014 at 11:31 pm

    Como benfiquista gosto do estilo de William Carvalho mas penso que num Mundial será utilizado para segurar resultados mas sinceramente acho que neste momento dará mais garantias que Raul Meireles.. Duas questoes que alguém me saiba tirar, o William nas camadas jovens jogava a 10?e este cabedal já o tinha a 2/3 anos?

    • Kill
      Posted Março 5, 2014 at 11:58 am

      O William jogava a 8 nas camadas jovens. E na Bélgica também.
      Foi o Leonardo Jardim que o adaptou este ano a pivô defensivo.

      Sim, já tinha este cabedal… Claro que não tão grande, mas sim.

    • Diogo Santos
      Posted Março 5, 2014 at 3:18 pm

      A 2/3 anos já tinha esta altura mais coisa menos coisa mas fisicamente melhorou muito esta época, antes era mais magro.

  • emanuel melo
    Posted Março 4, 2014 at 11:46 pm

    quanto ao post, acho que ninguem esperaria que william viesse a ter tanto sucesso, porém continuo a achar que não é a ultima cola do deserto. Ainda está a milhas de distancia da qualidade de fernando, por exemplo, ja para nao falar de matic.. e mesmo o fejsa

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2014 at 1:18 pm

      Fejsa? Ri-me.

      Simão

    • DiogoFSP4ever
      Posted Março 5, 2014 at 2:25 pm

      opiniões são opiniões e são para ser respeitadas! Eu pelo menos tenho a mesma opinião que o emanuel, e não tenho medo de contrariar o hype… aliás sou um adepto de futebol que gosta de analisar cautelosamente o perfil de cada jogador, o seu palmarés, características, historial…. etc
      Com certeza não meteria as mãos no fogo por um rapaz que tem 20 jogos,que ainda tem muito para provar ao pé de médios defensivos da liga portuguesa! Lá que seja uma revelação não quer dizer que seja o melhor, mas o sim o mais revelante visto o passado do jogador e do facto de ter dado um grande pulo! Portanto vamos dar tempo ao tempo e ver no que dá invés de criar um endeusamento!
      Saudações desportivas

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 5, 2014 at 3:52 pm

      Para existir endeusamento, tem que haver o rebaixamento. É uma questão de equilíbrio de forças. Por cada pessoa que o elogia, há uma que o critica.

    • DiogoFSP4ever
      Posted Março 5, 2014 at 4:56 pm

      Sim, nada de mal, cada um tem a sua opinião e tem direito a ela…

  • Bruno
    Posted Março 5, 2014 at 12:15 am

    O post está muito bem explicado, embora o título talvez pudesse ter sido melhor escolhido. A questão do post vai para além do "Vender ou manter?". Independentemente da qualidade do jogador, o timing é crucial. Todos os jogadores, excepto o Djaló, têm e sempre tiveram qualidade (são bons jogadores). A cena é que há alturas em que os jogadores estão sobrevalorizados, e se a venda ocorrer nessa altura, existe a forte possibilidade de se estar a enfiar o barrete a alguém, não porque o jogador não preste, mas sim porque afinal não é assim tão bom.

    Em relação ao William, é fácil, não sai, ponto! Percebo que hoje em dia haja entre adeptos a competição do "Campeão das vendas". A mim, isso passa-se ao lado, zero, quero é títulos e para isso é preciso ter bons jogadores, como o William. Se alguém bater a clausula, ai já ponderava.

    SL!

  • Santos
    Posted Março 5, 2014 at 12:28 am

    Quando Matic é vendido por 25M, pedir mais que isso aos olhos benfiquistas é crime… de perpétua.
    Ora vejamos, se a clausula é de 40M (salvo erro), existe 60% do passe (que já devia estar em 100%), restam 24M "limpos", ou seja, nada de extraordinário para o comum mercado "grande", mas uma quantia aceitável para o historial do Sporting…

    Minha opinião: W.Carvalho com 70% de certeza será titular no Mundial, Sporting com 60% de certeza de entrada na Champions directamente (2º lugar), logo, o melhor é manter isto porque dinheiro da Champions dá mais margem, e porque se "em condições" normais W.Carvalho mostrar o que vale, aos olhos de todo o mundo, toda a gente vai querer.. é difícil encontrar no futebol moderno equipas que joguem com apenas um médio defensivo de raiz.

    Com tudo isto, com Zézinho para o ano (e se LJ fizer o mesmo trabalho que fez com WC, temos outro diamante), a sua saída valerá muito e não faltará qualidade para a posição…

    • Miguel Lopes
      Posted Março 5, 2014 at 4:01 am

      Até que enfim alguém a lembrar – se do Zezinho, pelo que me chegou está a fazer uma época extraordinária e ninguém fala dele senão eu e agora você. … Mas mesmo assim eu não vendia ainda….

    • fabio jesus
      Posted Março 5, 2014 at 12:00 pm

      Também concordo sobre o Zezinho, ele quando foi chamado a equipa A fez excelentes jogos mas de repente depois de um jogo contra o Estoril em que não esteve tão bem foi afastado estranhamente da equipa A.

    • M.Cruz
      Posted Março 5, 2014 at 2:03 pm

      Eu vi um video com os melhores momentos do Zezinho (mas não poderemos esquecer que ele está num clube do tipo do Olhannse), mas parece-me que ele dará um bom 8 e não um 6 como o William

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 5, 2014 at 3:51 pm

      O William também era 8, mas virou 6 (salvas as devidas diferenças).

    • Santos
      Posted Março 5, 2014 at 5:34 pm

      Exacto. Para mim o "problema" foi mesmo Jesualdo, lançou Zézinho com regularidade, fez bons jogos mas logo que fez um jogo menos conseguido meteu-o de parte.
      Entre Zézinho e W.Carvalho (em termos físicos), a diferença é que Zézinho consegue ser mais ágil e é mais rápido consequentemente, quanto à parte técnica, dos jogos que vi o perfil é idêntico, jogar simples, apoiado, usa bem o corpo para proteger a bola sobre pressão e sentido posicional razoável (aqui é LJ que precisa de meter a mão).

      Agora é "esperar" pelo regresso, ver a vontade do jogador e se LJ acha que deve apostar nele ou não e existe "mais" como agora se vê em W.Carvalho.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 5, 2014 at 12:30 am

    Bom post e com questões pertinentes. Pessoalmente penso que faria pouco sentido vender já William por várias razões:

    1º – O Sporting desde sempre foi acusado de formar jogadores para os vender cedo, não tirando proveitos desportivos dos talentos que forma durante anos. Com Patrício, Cedric, Adrien e William poderá ser um inverter da tendência e é importante manter uma boa base para as próximas épocas, e se for com "prata da casa" perfeito.

    2º – Sim, é verdade que em outros tempos o Sporting teve jovens valorizados e depois acabou por os vender já numa altura em que perdeu dinheiro. Mas se formos a pensar assim, vamos voltar ao ponto nº1 que coloquei: Ao fim de meia dúzia de jogos vende-se os jogadores por alguns milhões (como aconteceu com Bruma e Ilori embora estes tenha sido em moldes diferentes), não se tirou proveito desportivo dos mesmos e fica algum sabor amargo por saber que no futuro os jogadores poderiam (ou não) valer mais!

    3º – Não faz sentido ao fim da 1ª época vender o esteio da equipa, até porque William não jogou nas competições europeias, e como disse o JJ à poucas semanas, o que valoriza verdadeiramente um jogador são os palcos europeus. William para este Sporting, vale mais do que os 10/15 milhões que o mercado actual poderia oferecer pelo jogador.

    4º – Para terminar, para uma equipa que quer recuperar o estatuto de campeão, vender a sua maior revelação e como já disse, um dos esteios poderia levar a alguma desmotivação de elementos como Adrien, Montero e outros que ficariam no clube. Além do mais, jovens como Mané e futuras promessas, ao fim de 1 época poderiam "exigir" uma venda "imediata" depois de uma época de bom nível. Não é isto que esta direcção quer, certamente.

  • João Lains
    Posted Março 5, 2014 at 12:32 am

    O Sporting tem realizado uma época notável e ao que tudo indica, estará de regresso à Liga dos Campeões na próxima temporada e nesse sentido, acho que a direção devia esforçar-se para manter todos os seus principais jogadores.

    Existem uma série de jogadores que não têm tido o rendimento desejado e que a direção devia negociar para alimentar as suas necessidades ao invés de realizar uma grande venda. Por um lado, um importante encaixe financeiro, do outro a perda de um jogador fundamental na estrutura da equipa.

    À margem dos que têm condições para permanecer no clube, jogadores como Miguel Lopes, Rinaudo, Elias, Capel ou Viola, podem render uma verba que no seu total pode ser importante para a estabilização do Sporting. Resta saber se seria suficiente. Talvez não, mas somando estes ganhos ao prémio de entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões podia de alguma maneira satisfazer as expectativas em termos de metas financeiras deata direção.

  • fabio jesus
    Posted Março 5, 2014 at 12:32 am

    90 minutos de jogo, os adeptos já sem unhas de tantos nervos do jogo e o puto "saca-me" um pormenor daqueles com toda a tranquilidade do mundo.

  • Guerreiro
    Posted Março 5, 2014 at 12:40 am

    20..25M?…..os saldos já acabaram! este menino vai sem sombra de dúvidas uma estrela. O scp só deve conversar a partir de 40M.O ideal era ficar mais uma época e sair campeão. O scp vai retocar a equipa para a próxima época o que a tornará mais forte e com mais soluções, logo o valor do jogador subirá , aliado a uma boa prestação no mundial e liga dos campeões. Jogadores como j.mário, esgaio, iuri, fokobo, chaby, ponde,vão fazer parte do plantel , serão preciso aquisições, a meu ver: um de, central,trinco, um extremo e pl.

  • Gonçalo Policarpo
    Posted Março 5, 2014 at 12:40 am

    Eu sei que não é fácil, mas da maneira que este "monstro" se tem exibido nesta época, eu não venderia por menos de 40M €. Se alguém os dá ou não, é outra coisa. Mas com valores inferiores o Sporting sai a perder com o negócio, principalmente no plano desportivo.

    • João Lains
      Posted Março 5, 2014 at 10:42 am

      O que não é fácil, é suportar esta falta de noção de mercado.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 5, 2014 at 11:46 am

      40M€? Eu nunca diria menos de 400M€!

    • GG
      Posted Março 5, 2014 at 12:40 pm

      Não João, não deve ser nada fácil. Mas, por outro lado, tem de compreender que as pessoas ainda há pouco tempo viram o André Gomes sair por 15 milhões, supostamente… E assim já se percebe melhor.

    • M.Cruz
      Posted Março 5, 2014 at 2:00 pm

      André Gomes saiu por 15 milhões ? Que eu saiba ainda está no SLB. Falando a sério, acho que o AG tem qualidade, mas nunca valeria 15 milhões

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 5, 2014 at 3:51 pm

      Mas pelos vistos o Benfica já recebeu 15 milhões por ele.

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 5, 2014 at 12:55 am

    É sempre complicado…Por um lado seria óptimo para o Sporting vender já e não arriscar que o jogador baixe de forma,por outro lado,para o ano há competições europeias e quem sabe se não será Liga dos Campeões…A montra é claramente outra!

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2014 at 1:57 am

    Parabéns a quem fez este post.

    Se o Sporting quiser ser campeão na próxima temporada
    Se o Sporting quiser fazer 2º ou 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões

    Para que ambas as condições possam ser cumpridas William de Carvalho é inegociável, excepto batam a clausula de rescisão ou o Sporting adquira alguma percentagem dos 40% que pertencem ao fundo e venda por valores entre 35 a 40 milhões.
    Além disso, o Sporting terá que melhorar a qualidade do seu plantel quer em qualidade quer em quantidade.

    Caso contrário terá muitas dificuldades, correndo o risco de ser massacrado na champions e lutar apenas pelas taças.

    Rúben

  • Carlos Eduardo
    Posted Março 5, 2014 at 2:08 am

    MANTER!
    O Sporting precisa de ídolos!

  • JN
    Posted Março 5, 2014 at 2:31 am

    Por mim é bem vendido para se reforçar o plantel com 2 ou 3 jogadores que dão titulos, um extremo e um nº10 de topo com uma grande capacidade fisica para jogar sempre e resolver aqueles jogos que estão dificeis. Com esses 2 jogadores o Sporting não teria empatado aqueles jogos e mesmo com o colinho todo do costume que se está a ver, estaria em 1º com uma boa vantagem.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2014 at 3:59 am

      Não é por se vender um jogador por 20 milhões que obrigatoriamente se vai reforçar bem essa posição. Tivémos reforços esta temporada de grande valor e bem mais baratos que outras "vedetas" que supostamente vinham fazer a diferença como o Elias ou o Jeffrén.
      Além disso, essa do "não teria empatado" aqueles jogos é também relativo, até o plantel com mais estrelas do mundo empata e perde jogos, menos, mas também os perde, além de que sem o William, já pensou que secalhar também já tínhamos sofrido mais golos, e secalhar jogos que ganhámos 1-0 ou 2-1 não tínhamos ganho?

    • JN
      Posted Março 5, 2014 at 1:18 pm

      20 milhões é pouco, tem de ser mais para garantir os tipos de reforços que falo. Especialmente porque uma boa parte não pode ser gasta em contratações. 20 milhões não é o "bem vendido" que falo.

      Tivemos grandes reforços com pouco dinheiro mas isso é muito raro acontecer. Não é regra. Gastar dinheiro por muito que se invente, e por muitos casos falhados, na maior parte dos casos com dinheiro na mão a contratação que fazes dá mais garantias de sucesso ou não? Elias não é uma regra, é uma excepção.
      Se pudesses dar 10 milhões por um Sálvio, por um Jackson, por um Garay, arriscavas num Magrão ou num Mauricio? Nunca.

      E dinheiro na mão pra poder garantir 2 reforços que podem adicionar qualidade no imediato nessas posições de extremo e nº10 é o que mais precisamos.

      Quanto às grandes equipas empatarem, o benfica e porto têm jogado muito pouco como equipa, metade dos pontos que conseguiram foram por terem esses tipos de jogadores que eu falo. Basta ver os ultimos jogos do Benfica, como foram resolvidos.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 5, 2014 at 5:42 pm

      Certo, mas achas que alguém paga mais de 20 milhões pelo William? Na sua primeira temporada a grande nível e ainda sem jogar nas competições europeias?
      Vê quanto custou jogadores como Luiz Gustavo ou Matic e quanto custa o Fernando por exemplo…

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 5, 2014 at 6:25 pm

      O que custaram os outros pouco nos interessa. Se não quiserem dar 20 milhões, ele fica por cá. Como já disse, prefiro livrar-me de muito entulho do que de uma pepita de ouro.

  • Abel Alves
    Posted Março 5, 2014 at 7:42 am

    Este nao sai se o Sporting entrar ns liga dos campeoes. Se apertado como estava o BdC fez o que fez com o Bruma, com folga financeira minima este nao sai de certeza.

  • Bruno Silva
    Posted Março 5, 2014 at 8:22 am

    Há aqui muito boa gente que ainda não mudou o chip!!Já não temos o Godinho Lopes e o passado recente tem-nos provado que não fazemos negócio da china para os outros..Acham mesmo que o BDC deixa sair o william por 1520 milhões como se diz aqui?? Andam doidos então , acreditem que por menos de 3035 milhões o BDC não o vende , isso aposto eu com voçês! E já agora comparações com o preço do Matic são fora de contexto , Matic é um grandissimo jogador mas não se esqueçam que o Matic é 4 anos mais velho !!! E 4 anos é uma diferença muito grande na curva de evolução de um atleta! O Matic aos 21 anos não tinha esta dimensão de jogo que tem agora o William e além do mais o Matic renunciou á seleção que entretanto voltou.. teve durante 12 anos sem ser chamado o que em termos de valorização baixa um pouco o valor de mercado do jogador . Na minha opinião ainda assim o Matic foi vendido por um valor abaixo da sua qualidadepreço e com 21 anos o William tem que ser vendido por mais que isso. Acreditem que o negócio não se fará por menos de 3035 milhões…

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 5, 2014 at 9:06 am

    Eu mantinha o William mais um ano. Prefiro despachar 3 ou 4 jogadores com algum mercado, e deixar cá o William, e nunca o venderia por menos de 20/25 milhões, até porque só temos 60% do passe.

    Ele não vai ser titular no Mundial, logo não vai ter uma valorização assim tão grande. A grande montra poderá ser o próximo ano, se o Sporting conseguir a Champions, e fizer uma boa campanha.

    Esse pormenor do .gif prima não só pelo gesto técnico (nada de fabuloso, é certo), mas na altura em que o jogo estava, com o Braga a tentar sufocar o Sporting, as bancadas em suspense à espera que o jogo acabasse, todos os jogadores já jogavam a 1000 à hora, com coração e pouca cabeça, e eis que o William saca deste lance, como que a dizer "calma, está tudo controlado, eu estou aqui". É aquilo que ele transpira em campo: consegue acalmar as bancadas e os colegas com um simples passe ou uma recuperação de bola.

    A minha ambição era que ele ficasse para sempre no Sporting, mas será impossível. Se ficar o Rui até ao fim, já fico muitíssimo contente.

  • Schmeichel
    Posted Março 5, 2014 at 10:46 am

    Excelente post, de resto como é habitual no Nuno Ranito, mas acho que esta reflexão o Sporting apenas a deverá fazer depois do Mundial. Aí já saberá se vai à Champions e que tipo de Mundial fez o William (não acredito que desvalorize nessa competição).

  • H Soares
    Posted Março 5, 2014 at 11:14 am

    É uma questão delicada.
    Como portista, nos últimos tempos, tenho visto o meu clube a perder o "timing" de transferências de vários jogadores, desde Álvaro Pereira, a Guarin, passando a Rolando e mais pensasse mais nome teria escrito.
    Mais do que o timing das transferências, cometeu-se um erro enorme. Tentar manter um jogador que não queria estar no clube, os jogadores deixaram de estar motivados e alguns forçaram até a saída. O que tem isto a ver com W. Carvalho? Tudo.
    No caso do jogador estar disposto a ficar, a menos que existisse uma proposta de outro mundo, não vendia, para o ano com toda a certeza o Sporting vai disputar a LC e o jogador tem tudo para brilhar na competição. No caso do jogador não querer ficar, a menos que não existam propostas decentes, menos de 20 M para mim é demasiado mau, é vender o jogador e aproveitar esse dinheiro para reforçar o plantel.
    Cumps VM

  • Jose Nuno Alves
    Posted Março 5, 2014 at 12:04 pm

    A resposta é facil. Vender e por mais de 25M.
    Para quem apregoa que tem a melhor formação do mundo e quiça Portugal, com certeza devem arranjar um Manel tão bom quanto ele num piscar de olhos, além disso estão demasiado chamuscados com os jogadores que prometeram muito e depois se eclipsaram e acabaram por ser vendidos por tostões.

    • Euclides!
      Posted Março 5, 2014 at 1:46 pm

      O Sporting não tem a melhor formação em Portugal e não é uma das melhores do mundo?

      atreva-se lá a dizer o contrário…

      desafio-o a isso!

  • Kafka
    Posted Março 5, 2014 at 12:24 pm

    Como já o disse noutro post, caso seja titular da Selecção no Mundial, e Portugal faça uma boa campanha, chegando por exemplo aos 4ºs de final, vai quase de certeza ser vendido para um grande Europeu, e tem tudo para singrar ….

    Quanto aos valores, neste momento nenhum dos 3 grandes (estão os 3 em falência técnica) está em condições de recusar ofertas altas, ou seja, se houver uma oferta de 20 milhões tem de ser vendido…

  • Andred
    Posted Março 5, 2014 at 12:39 pm

    Se ele for ao mundial e for titular, nada a menos que a clausula! E como ele já tem a pulseira do Jorge Mendes, não é impossível. Se for ao mundial e não for titular, podemos pensar em 30M..
    Se não for ao mundial ai sim uma verba a rondar os valores que tenho estado a ver ai para cima 20/25M.

    Acho que o BdC vai funcionar dessa forma! O que convém é que seja por uma verba avultada, a época ficava paga e meia da próxima..

    SL

    • Pedro Monteiro
      Posted Março 18, 2014 at 12:07 am

      Sem ser campeão, nem ter ganho nenhum título e na sua primeira época de monta? 20M parece-me o valor indicado, a não ser que seja titular no Brasil e Portugal seja campeão do Mundo!

  • Anónimo
    Posted Março 5, 2014 at 3:13 pm

    O Rodrigo e o André Gomes valem 45 milhoes (supostamente). Sendo assim, se o Real Madrid vendesse todo o plantel, mais o estádio e o resto dos ativos para contratar o William, não conseguiria suportar uma semana de salários…

    João Rato

Deixa um comentário