Eliminatória que foi definida na 1.ª mão quando Feghouli, de maneira injusta, fez o 3-1. Neste 2.º encontro o emblema de Jardim exibiu as suas limitações, quando tem de assumir, no momento ofensivo e, apesar de ter apertado os Che na fase final, praticamente não criou uma oportunidade clara de golo em 90 minutos (os 2 golos foram na sequência de erros de Ryan). A curiosidade é perceber que impacto é que este desfecho vai ter no mercado: é provável que Nuno procure aumentar a qualidade do elenco (“a versão mais rica de Jorge Mendes” necessita de um extremo mais regular e pelo menos um central), já Jardim deve ficar sem algumas unidades (sem LC não faz sentido por exemplo Moutinho continuar no Principado). Nota ainda para este playoff ter afastado da fase de grupos duas equipas que no ano passado estiveram no mata-mata: o Mónaco e o Basileia.
Histórico! Espanha é o primeiro país a ter 5 equipas na fase de Grupos da Champions. O Valencia, apesar de ter perdido por 1-2 frente ao Mónaco, com o triunfo, por 3-1, na 1.ª mão, juntou-se ao Barcelona, Real Madrid, Atlético e Sevilha na fase de grupos, empurrando assim o conjunto de Jardim para a Liga Europa. Quanto ao encontro, Leonardo Jardim recuperou Kurzawa (que acabou por sair lesionado), recuou Fabinho para a sua posição natural na direita da defesa e apostou em Bernardo Silva no meio-campo e Dirar na frente de ataque, ao passo que NES reforçou o meio-campo com Javi Fuego e colocou Negredo a ponta-de-lança, e foram os Ché a entrar muito fortes, assediando a baliza de Subasic. Logo aos 3 minutos, na sequência de um canto, Mustafi remata para defesa do guardião croata, que nada podia fazer para evitar um golaço de Negredo logo a seguir: mau passe de Fabinho, que entrega a bola ao internacional Espanhol e este, à entrada da área, descaído para a esquerda, faz um chapéu perfeito para inaugurar o marcador. O Mónaco não conseguia contrariar o sufoco dos visitantes (não passava do meio-campo) e Negredo voltou a estar perto de marcar aos 10′. Depois das enormes dificuldades nos primeiros instantes, a equipa da casa conseguiu ganhar alguns cantos e num deles, aos 17′, Ryan sai mal a um cruzamento de Martial e, após uma série de ressaltos, a bola chega aos pés de Raggi que marca no primeiro remate dos Franceses na partida. Depois deste início algo frenético (pouco depois do empate, Parejo podia ter marcado de cabeça), o jogo acalmou um pouco, com o Mónaco a condicionar melhor a circulação do Valencia mas a continuar a ter dificuldades na saída de bola e no ataque posicional. Com efeito, só voltou a haver algum perigo em cima do intervalo, num remate de Fabinho que passa perto do poste. Na segunda parte, o conjunto Ché baixou linhas e a equipa de Jardim passou a dominar as incidências mas sem conseguir criar muito perigo (pouca dinâmica e criatividade na circulação), com o jogo sem ter muitos lances junto das balizas. Mas aos 75′ o Mónaco conseguiu fazer o 2-1, quando Lemar bate um livro lateral, Ryan defende contra o corpo de Guido Carrillo e a bola ressalta para Elderson que confirma o golo. A equipa da casa ficava assim a um golo de levar o jogo para prolongamento e aumentou o assédio à baliza de Ryan, que negou o golo a Lemar num remate de longe, mas o chuveirinho da parte final não resultou em nada e o Valência chegou à fase de grupos da Champions.
Destaque para a presença de 5 equipas Espanholas na Champions, algo que valoriza ainda mais o futebol do país vizinho. NES consegue um objetivo fundamental e que talvez lhe proporcione algumas “prendas” até fim do mercado (veremos como isso afetará o mercado português), sendo que faz com que o treinador ganhe alguma margem de manobra. Uma passagem com alguma sorte, sobretudo pelo enganador 3-1 da primeira mão, já que hoje o Mónaco pouco perigo criou (a equipa de Jardim tem imensas dificuldades para assumir o jogo, e marcou praticamente nas duas únicas oportunidades que teve). Individualmente, no Mónaco, Fabinho fica ligado ao golo sofrido, ao passo que Toulalan fez uma grande segunda parte (forte na recuperação e passe). Bernardo tentou dar alguma criatividade ao jogo mas com a falta de dinâmica colectiva fica difícil , enquanto Ivan esteve discreto. Nota para a boa entrada de Lemar, sem medo de pegar na bola e assumir o jogo. Já no Valência Ryan estragou um pouco a boa imagem da primeira mão, deixando uma imagem insegurança e com culpas nos golos, Enzo foi importante no transporte e a ganhar faltas, Feghouli espalhou técnica, inteligência e velocidade e Negredo apontou um golaço.
Resultados dos restantes jogos: Malmo 2-0 Celtic; Dínamo Zagreb 4-1 Skenderbeu; Shakhtar 2-2 Rapid Viena; Maccabi Tel Aviv 1-1 Basileia. Malmo chega à fase de grupos pelo 2.º ano consecutivo; O Dínamo, dos portugueses, Eduardo, Ivo Pinto, Paulo Machado e Gonçalo Santos (que foi expulso), depois de ter desiludido na época passada chega ao patamar que ambicionava, fase em que também vai estar o crónico Shakhtar (apesar de ainda ter estado a perder por 1-2 neste 2.º jogo) e a surpresa Maccabi Tel Aviv, que com Zahavi (que em tempos esteve na lista do Sporting de Godinho) em destaque (3 golos nesta eliminatória) empurrou o campeão suíço para a Liga Europa.
Passou a melhor equipa, mas gostava de ver as 2 na fase de grupos.
Grande jogo do Vezo (muito superior ao Oliveira, por exemplo) e do Enzo. Cavaleiro é o patinho feio em todo o lado, era nos sub19, nos sub20 e nos sub21, mas lá vai jogando e subindo na carreira, contrariamente aos outros. Muito esforçado, humilde, ajuda a defender e mesmo com bola não é tão fraco como dizem. Bernardo com pouca dimensão do jogo, longe do que fazem dele (conversas da bola de ouro como cheguei a ler na altura do euro sub21).
Bem NES e sentiu-se a falta de Moutinho.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:43 pm
Concordo, muita categoria do Vezo, lá por ter sido 3º central no Valência n quer dizer que nao seja melhor que um do Sporting. Muita categoria, rapido, bonito a sair a jogar, perfil etc. Sim senhor.
João Matos
Pedro
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:45 pm
João, a que patamar pensas que o Bernardo pode chegar (gostava de o ver no Barça)?
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:55 pm
Não acho que o Vezo seja melhor que o Oliveira, é melhor numas coisas mas pior noutras, são dois belíssimos centrais e com futuro. O Vezo é melhor tecnicamente, sabe sair a jogar e tem mais velocidade mas o Oliveira é mais forte na marcação, no posicionamento e no 1×1 … nenhum dos dois é muito imponente no jogo aéreo mas não são maus.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:56 pm
Sim já li o outro dia que para você o Iuri Medeiros é superior ao Bernardo Silva. A partir daí da para perceber qual é o seu clube. André Sousa
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:57 pm
Bem NES? Com um orçamento superior ao Mônaco e com duas arbitragens tendenciosas em ambas as mãos e "bem NES"!? Leonardo Jardim é muito mais treinador que NES há de ser. Andre Sousa
Nuno
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:59 pm
o todo poderoso bernardo nao conseguiu passar a eliminatoria
Pedro T
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:15 pm
E o seu é claramente uma icógnita André Sousa, o Diogo expõe o seu ponto de vista e você tem uma tentativa fútil de o humilhar e escorraçar só por ser de um clube rival, continue assim. Eu também lia que o Cavaleiro dava 10-0 ao Bruma naquela época paradisíaca dos sub-21 e não foi por isso que quase que ofendi alguém. E o Iuri se tivesse mais cabeça e menos vedetismo poderia estar ao nível do Bernardo, simplesmente não quis.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:15 pm
Este Diogo Palma continua com os tesourinhos habituais aqui no Blog: então Vezo não é imponente pelo ar!? É só dos seus melhores atributos como hoj.é ainda se verificou. E apesar de gostar particularmente de Paulo Oliveira (é um Defesa certinho) a verdade é que Vezo tem mais potencial. André Sousa
João Magalhães
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:21 pm
Nunca disse que o Iuri era melhor que o Bernardo. Só se fosse louco quando um joga no Mónaco e o outro no Moreirense. Se vires no post de ontem apenas disse que tecnicamente era superior, assim como na mudança de velocidade e meia distância. Isso está longe de fazer um jogador.
O Vezo para além de ser melhor tecnicamente, mais rápido, melhor na antecipação e no 1×1, é ainda 2 anos mais novo. Aliás, mesmo olhando para os dois, o Vezo tem mais perfil do que o Paulo.
Ricardo Miguel
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:22 pm
"Contrariamente a outros"… Referes-te a quem exactamente, com esse tom depreciativo e critico? Não há um único comentário teu acerca de um jogador do benfica ou exterior ao universo sporting que não implique uma critica ou comparação absolutamente desnecessária a um jogador oriundo ou actualmente no clube de alvalade. E a tua obsessão com o paulo oliveira é desconcertante! O mesmo que dizes acerca do Cavaleiro (que eu particularmente aprecio) também o podes dizer sobre o PO, paulatinamente vai progredindo na carreira independentemente de todas as criticas de que é alvo.
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:34 pm
André Sousa,
Esse do Iuri e do Bernardo foi para quem? Eu nunca disse tal coisa.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:35 pm
Pedro T eu não humilhei ninguém apenas discordei duma opinião se me excedi peço desculpa. Agora há opiniões e opiniões essa do Cavaleiro ser 10 vezes superior a Bruma e ridícula (e eu sou do Benfica) agora se neste momento Esta num patamar competitivo mais alto isso é indiscutível. Em relação à comparação Bernardo e Medeiros desculpa mas não consigo concordar. As diferenças são por demais evidentes e só uma clubite doentia pode ver o contrario. André Sousa
Jose Nuno Alves
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:38 pm
O João Magalhães que é das pessoas com mais conhecimentos tecnicos aqui já explicou as debilidades do Paulo Oliveira em 2 posts, mas o Diogo só lê o que lhe convém e não é capaz de tirar os oculos verdes.
Devo acrescenter que gosto bastante do Paulo Oliveira… Mas lá está, eu não percebo nada disto e os aspectos que o João Magalhães frisou anteriormente, não são visiveis para pessoas com o meu nível.
É facil aceitar o que vem de quem sabe.
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:39 pm
Desculpa lá mas o Vezo não é nenhum Luisão ou Bruno Alves no jogo aéreo e não é num jogo contra o Mónaco que vai provar o contrario. Os monegascos não atuam com um "9" posicional, utilização raramente o futebol direto e têm jogadores maioritariamente de fraca complexão física.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:44 pm
João Magalhães peço desculpa então pelo mal entendido. Interpretei mal as tuas palavras. Saudações Benfiquistas André Sousa
João Magalhães
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:44 pm
Eu não sei se está certo ou errado, só acho que o Paulo não é o que fazem dele. Ninguém tem a verdade absoluta. A comparação com o Paulo não é por ser do Sporting, apenas a fiz por ser um central relativamente da mesma idade e do mesmo país. Não tenho nenhuma obsessão contra o Sporting.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:45 pm
Diogo não sei qual foi o post mas já te vi fazer essa referência algumas vezes. Agora se não tens o pulso suficiente para o admitir que fizeste já não é comigo. André Sousa
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:54 pm
André,
Deves estar a gozar … eu nunca disse que o Iuri é melhor ou igual ao Bernardo, isso é ridículo.
"Vozes de burro nunca chegam ao céu".
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:43 pm
A opinião do João Magalhães já é sabida por todos, ele não gosta do Paulo Oliveira. São opiniões, também há aqueles que acham o Ronaldo melhor jogador que o Messi, se assim não fosse, o futebol perdia a piada toda. Eu por outro lado sou grande fã do Paulo Oliveira, para não ser um comentário demasiado extenso, leiam a opinião dele e o que ele diz para provar os melhores atributos do vezo e eu acho praticamente o oposto! Pode parecer demasiado simplista mas é exactamente o que eu vejo… É a minha opinião! se o Paulo não for melhor tecnicamente, é melhor tacticamente, e se não for tão rápido, compensa com a capacidade de liderança! desde dos tempos que acompanho do Guimarães que me parece central de topo e nunca me desiludiu, muito mas muito pelo contrário! Sou um dos que admira muito os teus conhecimentos João mas em relação a este jogador não podia discordar mais.
Veloso
P.S esse argumento de "um joga no Mónaco e outro no moreirense logo não pode ser melhor" foi um bocado triste na minha opinião. Oportunidades
Anónimo
Posted
Agosto 26, 2015 at
12:07 am
Segundo o utilizador Veloso, um jogador que jogue num clube de 3ª distrital ate pode ser o melhor do mundo. É isso?
Nuno
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:41 pm
Leonardo Jardim é um grande treinador e tem feito um grande trabalho no Mónaco, mas tem este eterno problema, é muito bom em processo defensivo e muito fraco em processo ofensivo
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:54 pm
Por muito que me custe concordo contigo. Apesar de achar que a arbitragem das duas mãos beneficiou claramente o Falência. Só não vê quem não quer. André Sousa
Nuno
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:11 pm
Tal e qual Kafka. Mas podia vir para o benfica ja que agora temos um que é mau nas duas coisas eheheh
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:32 pm
ahaha Nuno, assino por baixo :)
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:36 pm
É mau mas despachou o teu querido JJ na final da Taça com um plantel sofrível. O homem só agora começou demos tempo. André Sousa
Nuno
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:40 pm
André pelo menos meu nao era. Eu nao gostava dele. O problema nao foi ele ter saido. Mas sim quem veio. Esse sim e o problema para mim.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:50 pm
Nuno completamente de acordo contigo mas quem rachas que o Benfica devia ir buscar para treinador??
Toupas
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:04 pm
Toupas
Eu escolhia Paco Jemez, creio ser a opção mais acessível financeiramente e mais bem aceite por todos, pois por exemplo Marco Silva ou Vitor Pereira teriam imensos anti-corpos dentro do Benfica por estarem "conectados" com Sporting e Porto no passado.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:17 pm
Marco Silva sempre foi a minha escolha, um homem digno e honesto para além de ser um técnico na moda. Paco JEmez não conheço por isso não opino a minha 2 escolha teria sido Luto Vidigal (podem gozar a vontade) e em terceiro sim o Rui. Vitor Pereira jamais, no dia em que esse individuo (para lhe não chamar outra coisa) pissase a Catedral co ml o treinador do meu clube rasgava de iimediato o cartão de sócio! Não tenho a memória curta! O Judas Sousa esse é outro que tal! Traidores nunca! André Sousa
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:20 pm
Kafka admito que conheço muito pouco sobre Paco Jemez, vi um jogo na última época em que o Rayo "sufocou" o Real e fiquei impressionado, mas não vi mais jogo nenhum… Podes me dizer mais alguma coisa sobre ele?? Tem alguma subida de divisão???
Toupas
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:50 pm
André Sousa,
E pronto, lá continua-se a vangloriar o "santinho" Marco Silva, pobre coitado…sendo um homem digno e honesto deveria ter sido logo contratado, não é? Enfim, simplesmente para rir!
Peter Griffin
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:54 pm
Toupas
Também só o comecei a seguir a partir do Rayo e admiro a forma de jogar dele, joga à equipa grande e tem uma ideia de jogo bastante agradável, é certo que às vezes leva umas goleadas devido a isso, mas isso também é derivado de treinar uma equipa individualmente fraca, mas faz milagres na forma como pôe o Rayo a jogar, com tão pouca qualidade individual ao seu dispor, na minha opinião
Agora a ideia e principios de jogo que tem, acredito que iria resultar numa equipa grande como o Benfica (ou como o Porto ou Sporting)…
Olhando para o curriculum, tem uma subida de divisão com o Cartagena da 2ª divisão B para a 2ª Divisão…no Cordoba ele não subiu para a 1ª mas foi ao playoff de acesso á subida so perdendo no playoff final…mas admito que nessa altura não acompanhava a carreira dele
Santi Cazorla
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:41 pm
Só venho destacar os jogões do Negredo e do Feghouli! É incrível a disponibilidade física e a técnica que o argelino tem!
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:48 pm
De facto foi evidente o esforço do Valência, no fim com a pressão final do Mónaco, já nem respiravam. Feghouli e Parejo notava-se bem na cara deles o sofrimento. DR
Kacal I
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:04 pm
O Negredo é um excelente PL, no Sevilla foi o que foi e no Man City esteve muito bem ao inicio e até formou uma dupla muito interessante com o Aguero até se lesionar e depois nunca mais foi opção regular do Pellegrini, agora teve uma 1ª época complicada no Valência mas espero que volte ao seu melhor nível este ano, aquele golaço, ui ui.
Já o Feghouli é pena ser irregular, em dia sim é fantástico e hoje esteve muito bem.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:43 pm
Apesar de gostar deste Mónaco de Jardim, para mim um dos top3 treinadores portugueses, o Valência foi melhor no conjunto das duas mãos. Nos 180min o Valência foi mais equipa, tem mais potencial até, mas qualquer uma das equipas merecia passar. Destaque para Lemar, boa entrada em campo, rápido, mexeu bem o jogo; Martial é um grandíssimo jogador, vou acompanhar nos próximos tempos a evolução dele. Mustafi excelente central, foi pena o desgaste físico evidente do Valência. DR
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:44 pm
Este Mónaco ainda é uma equipa muito "macia", existe potencial e qualidade mas a falta de experiência e complexão física são handicaps da turma de Leonardo Jardim.
Por exemplo acho que nesta fase o Mónaco (que foi elegido pela maioria das pessoas a equipa mais forte a disputar esta play-off fora dos cabeças de série) seria um adversário mais acessível que o CSKA atendendo à experiência, ritmo de jogo, à viagem que implicar ir até Moscovo e parece-me que os russos têm individualidades superiores aos monegascos. Ainda assim penso que o Sporting é superior a qualquer uma das equipas que estavam no pote dos não cabeças de série.
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:51 pm
A eliminação do Mónaco acaba por ser boa para os clubes portugueses, se o Sporting amanhã carimbar a passagem à próxima fase podemos aumentar a distancia no ranking para os franceses.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:53 pm
O Sporting é sempre superior a toda a gente. Coitadinho do Mônaco que só chegou aos Quartos da epoca passad. Se apanhasse o SCP nem comparecia… Mais noção se faz favor… André Sousa
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:57 pm
André,
O Mónaco deste ano para mim não é tão forte como o do ano passado (apesar de ter um futebol mais bonito) e mesmo esse não era nada do outro mundo, era uma equipa à Italiana (pragmática e eficaz). Qualquer um dos "grandes" portugueses seria favorito a eliminar o Mónaco.
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:02 pm
Diogo Palma
Errado, para Portugal era preferivel o Mónaco ter passado e porquê?
Porque a Taça Uefa é mais fácil, logo pelas probabilidades o Mónaco fara mais pontos na Liga Europa do que faria na Champions logo foi mau para Portugal o Mónaco ter ido para a Liga Europa, é que os pontos valem o mesmo mas a competição é mais fácil
E quanto ao Sporting voltas a errar (na minha intrepretação), para o Sporting o melhor é passar à Champions, no entanto para Portugal o ideal era o Sporting ira para a Taça Uefa precisamente pelo mesmo motivo que frisei em cima, ou seja, na Liga Europa o Sporting em teoria fara sempre mais pontos que na Champions, logo analisando apenas do ponto de vista matemático e sem qualquer afeto clubistico o melhor para Portugal era o Sporting na Taça Uefa e o Monaco na Champions
No entanto para o Sporting era péssimo não ir à Champions, devido ao factor financeiro e não só obviamente
João Dias
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:03 pm
Melhores individualidades do CSKA? Só um dedo do pé do Bernardo, do Martial e do Kurzawa (já para não falar no Moutinho, Dirar,Ivan, tc) valem mais que a equipa toda do CSKA.
Jorge Vieira
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:04 pm
diogo palma, a eliminação do mónaco em nada altera por enquanto o ranking pois continua na liga europa, mesmo que o sporting passe à fase de grupos da champions
vieira
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:09 pm
Diogo Palma os pontos conseguidos na fase de grupos da Liga Europa valem o mesmo dos da CL. Não é por isso que, (oxalá me engane), a França nos vai ultrapassar este ano, com mais ou menos dificuldade no Ranking da UEFA. E atenção à Russia.
Carlos Silva
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:16 pm
Kakfa I, parabéns pelo seu post. Concordo plenamente, e sou do Sporting. Os seus comentários aqui são esclarecidos e imparciais e gosto de os ler. Para o ranking de Portugal era melhor o SCP na Liga Europa, mas sinceramente como adepto prefiro os milhões da Champions :-)
Rui Castro
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:25 pm
Rui Castro
Obrigado desde já…e como é obvio qualquer Sportinguista quer os milhões da Champions e até eu que sou do Benfica, gostava de ver 3 clubes Portugueses na fase de grupos da Champions (não me peçam é mais que isso calma ahaha), ao nivel de prestigio para a Liga Portuguesa seria muito bom ter 3 clubes, mesmo que isso depois a nivel de pontos venha a ser pior, portanto que passem amanha….
Diogo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:31 pm
Estão-se a esquecer de uma coisa, a passagem aos grupos da champions dá logo diretamente 4 pontos. Acho que se fizermos as contas para Portugal é melhor assim.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:35 pm
O ideal seria o Sporting ir para a Champions e depois cair para a Liga Europa.
Vitorino
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:43 pm
Vitorino
Bem visto, erro (enormemeu, ou não fosse o benfica um "especialista" a passar para a Taça Uefa na fase de grupos da Champions ahah), ignorei que é possível para a Taça Uefa na fase de grupos
Sendo assim reformulo, para o Futebol Português o ideal era Sporting passar e depois Benfica, Porto e Sporting serem eliminados para a Liga Europa…para os respectivos clubes claro que é preferivel é continuar na Champions pela questão financeira :)
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:43 pm
Na minha opinião o Mónaco não vai atacar a Liga Europa da mesma forma que faria se fosse para a Champions, a não entrada na liga milionária também levará ao desinvestimento e talvez até a mais vendas dos mogenascos concentrando-se mais no campeonato.
O Sporting se passar fará o oposto ou seja irá reforçar a equipa e batalhar com mais vontade para ganhar os jogos da Champions (ainda por cima este ano os prémios por vitória subiram).
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:58 pm
Tudo o que precisam de saber está no meu post em baixo leiam.
Concordo com a versão do Diogo Palma neste caso.
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:00 pm
Vitorino, o ideal é sempre passar a fase de grupos da Champions, pois quer dizer que teve algumas vitórias durante esta fase (a menos que tenha obtido 10 pontos e não passe o que é rarissimo e aconteceu ao Benfica) recebendo logo à cabeça 8 pontos.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
11:03 pm
Kafka I, o vencedor da Liga Europa não recebe 20M pela conquista? É que sendo assim vencer a Liga Europa mais os prémios monetários na fase de grupos da Liga dos Campeões dá mais ou menos tanto quanto ir aos quartos (já para não falar que é um título europeu)…mas ideal ideal era mesmo vencer a Liga dos Campeões ehehe
JSC, obviamente que é preferível ir longe na Liga dos Campeões mas os clubes tugas muito dificilmente chegam a mais do que uns oitavos ou quartos, infelizmente.
Vitorino
RhaiL
Posted
Agosto 26, 2015 at
8:31 am
Vitorino, o vencedor da champions deste ano recebe 15 milhões (isto só pelo jogo da final). Na liga europa não te sei dizer mas os prémios são muito inferiores.
Anónimo
Posted
Agosto 26, 2015 at
2:17 pm
Obrigado pela informação RhaiL.
Vitorino
Careca
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:45 pm
Caem Basileia e Mónaco das equipas do mata-mata e o Shakthar não se junta a estes por muito pouco. Empate a 2 muito injusto, o Rapid dominou claramente a equipa da Ucrânia e nos últimos minutos desperdiça 2 oportunidades incríveis…
Destaque também para a eliminação do Celtic às mãos do Malmo (Rosenberg continua a fazer mossa).
João Bernardo
Posted
Agosto 26, 2015 at
6:06 am
Que pena o Rapid não ter passando. Estava mesmo a torcer por eles para ir lá ver um possivel jogo contra uma equipa portuguesa.
I.C.E.
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:46 pm
No jogo de hoje, o Mónaco praticamente só criou perigo em lances de bola parada. No entanto, deu a ideia que o Ivan Cavaleiro e o Dirar podiam ter feito mais, tal como Pasalic. Além disso, o Valência mereceu passar e demonstrou que a experiência conta e muito neste tipo de jogos.
Em suma, penso que se o Mónaco tivesse o Kurzawa e o Moutinho em condições podia dar-se um outro resultado nas duas mãos.
Pedritxo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:47 pm
Gostava que o Monaco tivesse passado , porque era melhor para portugal, visto que o monaco tinha menos hipoteses de ganhar tanto na champions do que na liga europa, logo menos pontos para a frança e porque gosto muito do b.silva e do ivan. Leonardo Jardim acho que errou a por fabinho no meio campo e raggi a direita na 1ºmao, mas agora e facil falar. Nuno ganhou ar fresco no valencia e,certamente o Mestalla nao sera facil.
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:02 pm
O Mónaco ir para a Liga Europa, pois entrar na fase de grupos ganha-se 4 pontos e se passar a fase grupos da Champions ganha-se mais 4, enquanto na Liga Europa não é assim.
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:16 pm
JSC
Esses 4 pontos são rapidamente recuperáveis com uma campanha "normal" na Taça Uefa, enquanto na Champions aspira-se a pouco mais do que os 8ºs de final, logo mesmo perdendo esses 4 pontos, no fim da época é mais compensatório ao nivel de ranking a Liga Europa, bastando para isso uma campanha normal, alias basta um grupo fácil na fase de grupos e limpam 5 em 6 jogos e esta recuperados os pontos e depois é sempre a somar a partir dos 16ºs avos de final
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:43 pm
Eu tinha essa ideia (ao coach407) e afirmado o mesmo que tu, mas depois foi fazer as contas (há exactamente uma semana na respectivo post da vitória do Valência) e é um erro pensar isso.
Máximo da Liga Europa, vencedor só vitórias: 6*2 (jogos no grupo) + 2*2(16-avos)+2*2(oitavos) +2*2(quartos)+2*2(meias)+2(final) +3(bónus)= 33
Máximo Liga dos Campeões, vencedor só vitórias:
6*2 (jogos no grupo) + 2*2(oitavos) +2*2(quartos)+2*2(meias)+2(final) +11(bónus)= 37
Resultado do Mónaco o ano passado (vale o que vale): 3*2 (3 vitórias) + 2(dois empates) + 9 de bónus +1*2 (vitória) +1 de bónus +1(empate) = 21
ou seja, é preciso o Mónaco ter uma folha imaculada na liga Europa até pelo menos aos quartos de final: 6*2 (jogos no grupo) + 2*2(16-avos)+2*2(oitavos) + 1 de bónus = 21
"Points system 1. Each team gets two points for a win and one point for a draw (points are halved for matches in the qualifying and play-off rounds). 2. Clubs that reach the round of 16, quarter-finals, semi-finals or final of the UEFA Champions League, or the quarter-finals, semi-finals or final of the UEFA Europa League, are awarded an extra point for each round. 3. In addition, four points are awarded for participation in the group stage of the UEFA Champions League and four points for qualifying for the round of 16.
and
UEFA Champions League points system First qualifying round elimination – 0.5 points Second qualifying round elimination – 1 point Group stage participation – 4 points Group stage win – 2 points Group stage draw – 1 point Round of 16 participation – 4 points Since 2009/10 clubs have been awarded an additional point if they reach the round of 16, quarter-finals, semi-finals or final. NB Points are not awarded for elimination in the third qualifying round or play-offs, since those clubs move to the UEFA Europa League and are awarded points for participation in that competition. UEFA Europa League points system First qualifying round elimination – 0.25 points Second qualifying round elimination – 0.5 points Third qualifying round elimination – 1 point Play-off elimination – 1.5 points Group stage win – 2 points Group stage draw – 1 point Since 2009/10, clubs have been guaranteed a minimum of two points if they reach the group stage and are awarded an additional point if they get to the quarter-finals, semi-finals or final. *Penalty shoot-outs do not affect the calculation system."
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:47 pm
Se o Mónaco ganhar os jogos todos é que é vantajoso na minha opinião, mas não acredito que seja possível, também dependeria de quem apanhar/asse no sorteio.
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:51 pm
*tinha dito essa ideia….
*fui
Desculpa pelos erros.
*no
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:53 pm
JSC
Contra factos não há argumentos, dou-te razão :) boa análise,
Mas sendo assim a passagem à fase de grupos da Champions e eliminação posterior para a Liga Europa em Dezembro já compensa mais que uma ida aos 8ºs da Champions?
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:57 pm
Concluindo a a menos que a equipa desça para a Liga Europa, ganhe os jogos todos, é melhor para o ranking do País ir para a Champions.
*esqueci-me de incluir o ponto de bónus da final portanto para o vencedor da Liga dos Campeões é 38
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:06 pm
Se fores aos oitavos da Champions recebes 5 de bónus, se fores aos 16-avos da Liga Europa não ganhas nada, portanto só para compensar isso precisas de chegar aos oitavos com duas vitórias nos 16-avos e ter pelo menos um empate aí para fazer os 5 pontos.
Pedritxo
Posted
Agosto 25, 2015 at
11:56 pm
Não sabia desse sistema de pontuação, é novo?
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:47 pm
Arbitragem vergonhosa (outra depois da primeira mão em Valência) mas como foi uma equipa Espanhola a passar no pasa nada. André Sousa
João Dias
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:56 pm
Parece evidente que as equipas espanholas gozam de alguma proteção…
Tomas
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:58 pm
Na 1ª mao sim ficou um penalty por marcar mas hoje nao vi nada de especial, mas pensava que quem controlava isto era a gazprom.
Ruben Ribeiro
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:03 pm
Acha que ainda alguem leva a sério as competições europeias ? Atletico Madrid em 2010, Bilbao em 2011, Barça 2009, Sevilha em 2014, and so on so on.
Ontem mandaram embora o Proença do Comité de Arbitragem, depois de ter sido eleito presidente da Liga. Já o Angel María Villar pode ser Presidente da Federação Espanhola e vice presidente da Uefa ou ex presidente do Comité de Arbitragem. Só não vê quem não quer as equipas espanholas tem sido fortemente favorecidas nos últimos anos nas competições europeias, o Bilbao no ano em que foi à final jogou alguma eliminatória em que a 2ª mão não fosse no infernal San Mamés ? Não tenho particularmente simpatia pelo Benfica, mas aquela final contra o Sevilha deixou-me simplesmente com nojo.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:20 pm
João Dias é melhor não diseres isso aqui no Blog se não caem te em cima. Nada a que já não esteja habituado. ;) André Sousa
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:22 pm
Verdade Ruben Riberio para mim a arbitragem do Tom Henning Ovrebo em Stanford Bridge na 2 mão frente ao FCB Foi ainda hoje o maior escândalo arbitral a que já assisti . E penso que aí foi o mote para o que veio a suceder depois. O roubo do Brych ao meu Benfica foi um de muitos episódios. Mas toda a gente assobia para o lado… André Sousa
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:39 pm
Tomás não viste nada de especial!!? Devias então acompanhar o senhor Rizoli a uma consulta ocular de rotina pois duas grandes penalidades claras cono as de hoje são visíveis a qualquer pessoa séria (a não ser que o senhor Rizoli seja invisual o que não me pareceu) André Sousa
André Pinheiro
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:16 pm
Ruben Ribeiro, concordo contigo. é uma vergonha.
Tomas
Posted
Agosto 25, 2015 at
11:42 pm
Andre Souza por acaso agora tive a rever o resumo e até vi algo especial, vi que o Monaco marcou 2 golos ilegais mas como é espanhol ninguem diz nada, oh espera. E os tais penaltys todos disseram que nao eram.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:48 pm
Israel vai ter uma equipa na Champions e quem sabe amanhã teremos, pela primeira vez, uma equipa de ciclismo do Cazaquistão na fase de grupos ahah.
Não tive oportunidade de ver muito, mas nota para a grande epoca do Rapid Viena (mais uma vez perto da surpresa), do facto de termos uma equipa da Albania numa fase de grupos (Skenderbeu na Liga Europa) e para o estado do futebol escocês que vê o Celtic falhar a Champions de novo e viu as suas equipas serem eliminadas da Liga Europa por Alaskhert (Armenia), Kairat (Cazaquistão) e Astra (Roménia)…. volta Rangers!
TheRevolution
João Dias
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:48 pm
O Jorge Mendes deve ter destestado o sorteio… Agora lá vai a desvalorização dos seus jogadores que estão no Mónaco.
De resto, partida algo fraca. Valencia melhor na 1° parte, Mónaco melhor na 2°.
Vezo esteve a muito bom nível, Cavaleiro esteve algo desinspirado e Bernardo foi importante no transporte de bola.
Este Mónaco é equipa de Champions. Agora têm a obrigação de limpar a Liga Europa.
Nuno Pereira
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:04 pm
Vencedor encontrado. Já so vou ver os jogos da liga dos campeões
Gusto Lousada
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:08 pm
O Mónaco será um dos candidatos, mas nao esquecer que estão la equipaa como o Dortmund, Nápoles, inter Fiorentina, vilarreal para nao falar as que vem depois da liga dos campeões
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:18 pm
O Monaco limpar a LE? Aposto o que quiserem em como não a ganha,
John Williams
André Gomes
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:19 pm
Gusto, nenhum destes possui hipóteses. Só o Monaco têm o Bernardo Silva no elenco… Eu gostaria mesmo que o vencedor esteja entre Villarreal, Dortmund ou Liverpool (ou Sporting, caso este termine por chegar à Europa League).
Rodrigo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:36 pm
Equipa de Champions porquê? Só se for pelo treinador.
João Dias
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:46 pm
João Moutinho, Kurzawa, Bernardo Silva, Martial, Dirar, Ricardo Carvalho, etc são jogadores de Champions.
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:46 pm
O Mónaco não tem obrigação nenhuma de limpar a Liga Europa, até porque não é de todo a melhor equipa presente na Liga Europa e ainda hão-de vir 8 equipas que serão eliminadas da Champions em Dezembro, portanto calma
Rodrigo
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:49 pm
Eliminatória equilibrada, mas o Valência acabou por ter alguma felicidade na 1ª mão e conseguiu gerir no Mónaco. NES tem um problema na baliza, pois este Ryan não parece dar segurança nenhuma, enquanto que Enzo e Vezo fizeram dois excelentes jogos. Já Negredo marcou um golaço, Rodrigo e Feghouli tiveram alguns apontamentos interessantes, enquanto que Parejo esteve algo abaixo das expectativas.
Quanto ao Mónaco, muitas limitações (uma equipa de Champions não pode ter jogadores como Elderson, Pasalic, Dirar ou uma dupla de centrais composta por Raggi e Carvalho com 37 anos), mas Jardim consegue contornar isso e discutiu até à última a passagem. Martial vai ser um caso sério, Ivan Cavaleiro deu-se ao jogo, mas não esteve inspirado, tal como não esteve o Bernado Silva que não teve a influência necessária no jogo ofensivo dos monegascos. Por outro lado, Fabinho cometeu um erro crasso, Kurzawa também não esteve exuberante como é hábito (podia até ter sido expulso) e Toulalan sempre que vejo um jogo dele está sempre perto da expulsão.
Deste modo, teremos 5 equipas espanholas na fase de grupos, algo fantástico para o país vizinho e que indicia que os clubes portugueses podem apanhar alguma. Por outro lado, o Mónaco depois deste fracasso poderá ter de vender Moutinho e isso pode desencadear um efeito bola de neve, sobretudo se rumar ao Zenit, pois Witsel, por exemplo, continua no radar de Milan e Chelsea.
Por fim, destaque para as eliminações de Celtic (veremos se Van Dijk sairá) e Basileia (Zahavi, antigo alvo de Godinho Lopes, a ser o herói). Já o Shakhtar teve dificuldades, mas passou o Rapid e o D.Zagreb passou sem grandes dificuldades.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:02 pm
Sim o Kurzawa podia ter sido expulso tal como o Javi Fuego e ficaram 2 penalidades por marcar para o Monaco mas como foi uma equipa Espanhola a passar vai ser abafada mais esta arbitragem patética. André Sousa
Tomas
Posted
Agosto 25, 2015 at
11:42 pm
Andre Souza por acaso agora tive a rever o resumo e até vi algo especial, vi que o Monaco marcou 2 golos ilegais mas como é espanhol ninguem diz nada, oh espera. E os tais penaltys todos disseram que nao eram.
Luis La Liga
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:50 pm
O NES continua a não conseguir por a equipa a ganhar fora de casa o que é manifestamente mau para uma equipa que pretende outros voos. A época passada era o seu calcanhar de aquiles e nesta vai pela mesma toada.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:03 pm
Deves tar radiante tu. André Sousa
André Gomes
Posted
Agosto 25, 2015 at
8:54 pm
Passou quem eu gostaria que tivesse passado. No caso, o Valencia. E qualquer um seria um ótimo reforço para a Liga Europa. E pela primeira vez um país possuí cinco representantes na Champions. Amanhã é a vez do Sporting chegar à fase de grupos. =)
Vcg
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:01 pm
Com oliver fora das possibilidades, Leandro Lima quase, e juntando esta eliminação precoce do Mônaco, será Moutinho no Porto.
Kacal I
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:49 pm
*Lucas Lima
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:50 pm
Qual seria a lógica disso? Mesmo que Herrera seja vendido o FCP tem de comprar isso sim um 10 ou um Médio para os flancos posições essas que não são a da Maçã Podre. Para jogar aí o FCP ta bem servido com Imbula, André André, Oliveira, Evandro ou até o próprio Danilo. Falta sim um 10 ou um Médio Esquerdo fletindo Brahimi para as costas do Av (a Nnúmero 10) AAndré Sousa
Diogo Palma
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:05 pm
É muito bom ver um clube como o Dínamo Zagreb na Champions, para além de terem quatro portugueses no 11 inicial (algo que nem a esmagadora maioria das equipas lusas faz) têm uma formação esplêndida que já deu vários jogadores de qualidade ao futebol mundial. O ex-Vitória Soudani voltou a marcar (dois golos), já no Vitória mostrou qualidade mas nos croatas tem sido peça chave e poderá aguçar o interesse de vários clubes (não me importava de o ter no Sporting).
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:09 pm
Acho o Jardim um treinador fantástico, muito superior ao Nuno, mas o Valencia acabou por merecer a qualificação e diga-se tem claramente melhor plantel…Só mesmo duas notas:
1- Eu só espero que o Nuno dê ao Vezo oportunidades, ele tem um potencial tremendo e ficou demonstrado hoje… 2- Este Monaco, tem demasiada inexperiência e por mais talento que se possa, é preciso maturidade para um competição como a Champions…outra coisa que penso ter pesado nesta eliminatória foi claramente a ausência do Moutinho, ele é demasiado preponderante nesta equipa…
Peter Griffin
Rui Caeiro
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:26 pm
Leonardo Jardim, depois de uma epoca de grande sucesso na UCL é agora relegado à UEL sem ter culpas no cartório. Bom para ele, tem todas as possibilidades de fazer uma boa campanha
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
9:37 pm
O VM diz que não faz sentido o Moutinho continuar no Monaco, eu faço uma pergunta para que clube e que ele pode ir visto o salário dele acho que não e muito fácil!!?
Toupas
Kacal I
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:00 pm
Vi o jogo quase todo e, dada a superioridade do Valência e o resultado da 1ª parte, passou a melhor equipa mas o Mónaco deu luta e não há nada a apontar ao Leonardo Jardim que já muito tem feito com o plantel à disposição, claro que tem bastantes jovens talentos mas depois tem limitações em algumas posições e falta experiência, não falo em jogadores de 35 anos para cima mas elementos acima dos 23 que sejam jogadores feitos e com mentalidade ganhadora, assim o Mónaco poderá lutar pelo Top3 da Ligue 1, disputar as Taças e ir o mais longe possível na Liga Europa, tirando os dois golos (foram realmente facilitados pelo Ryan) e pressão final no Valência (sem criar muito perigo na verdade) pouco fizeram e foi mais coração que qualidade.
Destaque para o golaço do Negredo, eu e o meu irmão ficamos de boca aberta e aos pulos, foi fantástico e melhor inicio era impossível, a dupla de centrais, Enzo (mostrou mais daquilo que levou o Valência a contrata-lo) e Feghouli também fizeram uma excelente exibição, o Ryan não me convenceu mas também é apenas uma opção temporária até regressar o Diego Alves.
No Mónaco é preciso reforçar o centro da defesa porque o Carvalho tem experiência mas está em decadência (não pode fazer os jogos todos) e o Raggi não é nada de mais, o Wallace tem potencial e poderá começar a ter minutos mas com a saída do Abdennour é preciso ir ao mercado, de resto gostei de ver o Martial, o Cavaleiro pela entrega e o Guido Carrillo que demonstrou a sua capacidade no jogo aéreo e pouco mais.
André Pinheiro
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:21 pm
Só uma nota: a Inglaterra teve 5 equipas na liga dos campeões em 20052006
O liverpool tinha sido campeão europeu e não se apurou directamente pela liga, mas pôde disputar o troféu.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:46 pm
O everton, que foi a equipa que disputou a pré eliminatória, não se qualificou.
Holden Caulfield
Kafka I
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:47 pm
André
Na fase de grupos só tiveram 4, porque o Everton foi eliminado na pré-eliminatória da Champions contra o Villarreal, portanto será a primeira vez que haverá 5 equipas do mesmo País na fase de grupos
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:51 pm
O Everton foi de vela no play-off…
Vitorino
JSC
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:51 pm
O Everton não chegou à fase de grupos.
Anónimo
Posted
Agosto 25, 2015 at
11:28 pm
O Everton foi de vela na 3a pré-eliminatória* desculpem o erro.
Vitorino
Flávio Trindade
Posted
Agosto 25, 2015 at
10:51 pm
A eliminatória ficou decidida com o roubo de igreja da primeira mão na Espanha… Fora isso, o Monaco em nada foi inferior ao Valência. Hoje os espanhóis acabaram por ter a fortuna do jogo ao marcarem muito cedo num grande golo de Negredo e depois foram inteligentes na gestão do mesmo jogo.
Certamente que como diz o VM do Valencia ao qual eu acrescento o próprio Monaco, ambas as filiais desportivas de Mendes, irão definitivamente agitar o mercado nesta última semana. Uns porque têm que comprar (este Valencia não fará mossa nenhuma a não ser que se reforce) e uns porque terão que vender, com Moutinho, Abdennour e Kurzawa à cabeça.
Grande jogo de Rúben Vezo, jogo muito trabalhador de Cavaleiro e Bernardo hoje a acrescentar pouco, aliás o Monaco ganhou bastante com a entrada do agitador Lemar. Destaque ainda para a classe sem idade de Ricardo Carvalho.
Nos outros jogos, o Rapid voltou a jogar muito, mas a sua defesa voltou a não ter andamento para acompanhar o poderio ofensivo do Shakthar. Destaque para o cada vez mais importante e excitante Louis Schaub, um jogador para seguir com muita atenção nos próximos tempos.
As meias surpresas foram a eliminação do Celtic (muito longe da sua melhor versão, à semelhança do próprio futebol escocês, aliás tanto quiserem o Rangers nos escalões inferiores que acabaram por destruir a já curta competitividade e interesse da Premier escocesa) aos pés do Malmo que assim volta à Champions, mas principalmente do Basel (também longe da sua melhor versão) que tem sido quase omnipresente nas últimas edições aos pés do Maccabi (Israel volta assim pela porta grande). O grande destaque desta eliminatória vai inteirinho para o goleador israelita Eren Zahavi que decidiu sozinho este duelo.
Rui Pedro Santos
Posted
Agosto 26, 2015 at
12:05 am
falando de rankings, é mais fácil ganhar jogos na liga europa, mas por outro lado quem entra na CL apanha logo 4 pontos de bónus (na LE apanha dois mas que deixam de ser contabilizados logo que a equipa ganhe um jogo) no final da fase de grupos quem passa aos oitavos tem mais 4 pontos e + 1 por jogar esses oitavos + 1 pelos quartos + 1 pelas meias e 1 pela final. Na LE só contabiliza bónus a partir dos1/4 num máximo de 3 pontos.
Rui Pedro Santos
Posted
Agosto 26, 2015 at
2:24 pm
Não vi o 1º jogo e deste só vi algumas partes e o erro grave da arbitragem que notei foi no golo do Mónaco. A bola vai do GR espanhol para o peito de um avançado do Mónaco e dai para o autor do golo que no momento do passe feito com o peito está fora de jogo e à vontade para empurrar a bola para a baliza. Admito que tivesse havido outra situações lesivas do Mónaco mas como não vi não comento
0 Comentários
João Magalhães
Passou a melhor equipa, mas gostava de ver as 2 na fase de grupos.
Grande jogo do Vezo (muito superior ao Oliveira, por exemplo) e do Enzo. Cavaleiro é o patinho feio em todo o lado, era nos sub19, nos sub20 e nos sub21, mas lá vai jogando e subindo na carreira, contrariamente aos outros. Muito esforçado, humilde, ajuda a defender e mesmo com bola não é tão fraco como dizem. Bernardo com pouca dimensão do jogo, longe do que fazem dele (conversas da bola de ouro como cheguei a ler na altura do euro sub21).
Bem NES e sentiu-se a falta de Moutinho.
Anónimo
Concordo, muita categoria do Vezo, lá por ter sido 3º central no Valência n quer dizer que nao seja melhor que um do Sporting. Muita categoria, rapido, bonito a sair a jogar, perfil etc. Sim senhor.
João Matos
Pedro
João, a que patamar pensas que o Bernardo pode chegar (gostava de o ver no Barça)?
Diogo Palma
Não acho que o Vezo seja melhor que o Oliveira, é melhor numas coisas mas pior noutras, são dois belíssimos centrais e com futuro.
O Vezo é melhor tecnicamente, sabe sair a jogar e tem mais velocidade mas o Oliveira é mais forte na marcação, no posicionamento e no 1×1 … nenhum dos dois é muito imponente no jogo aéreo mas não são maus.
Anónimo
Sim já li o outro dia que para você o Iuri Medeiros é superior ao Bernardo Silva. A partir daí da para perceber qual é o seu clube.
André Sousa
Anónimo
Bem NES? Com um orçamento superior ao Mônaco e com duas arbitragens tendenciosas em ambas as mãos e "bem NES"!? Leonardo Jardim é muito mais treinador que NES há de ser.
Andre Sousa
Nuno
o todo poderoso bernardo nao conseguiu passar a eliminatoria
Pedro T
E o seu é claramente uma icógnita André Sousa, o Diogo expõe o seu ponto de vista e você tem uma tentativa fútil de o humilhar e escorraçar só por ser de um clube rival, continue assim.
Eu também lia que o Cavaleiro dava 10-0 ao Bruma naquela época paradisíaca dos sub-21 e não foi por isso que quase que ofendi alguém.
E o Iuri se tivesse mais cabeça e menos vedetismo poderia estar ao nível do Bernardo, simplesmente não quis.
Anónimo
Este Diogo Palma continua com os tesourinhos habituais aqui no Blog: então Vezo não é imponente pelo ar!? É só dos seus melhores atributos como hoj.é ainda se verificou. E apesar de gostar particularmente de Paulo Oliveira (é um Defesa certinho) a verdade é que Vezo tem mais potencial.
André Sousa
João Magalhães
Nunca disse que o Iuri era melhor que o Bernardo. Só se fosse louco quando um joga no Mónaco e o outro no Moreirense. Se vires no post de ontem apenas disse que tecnicamente era superior, assim como na mudança de velocidade e meia distância. Isso está longe de fazer um jogador.
O Vezo para além de ser melhor tecnicamente, mais rápido, melhor na antecipação e no 1×1, é ainda 2 anos mais novo. Aliás, mesmo olhando para os dois, o Vezo tem mais perfil do que o Paulo.
Ricardo Miguel
"Contrariamente a outros"… Referes-te a quem exactamente, com esse tom depreciativo e critico? Não há um único comentário teu acerca de um jogador do benfica ou exterior ao universo sporting que não implique uma critica ou comparação absolutamente desnecessária a um jogador oriundo ou actualmente no clube de alvalade. E a tua obsessão com o paulo oliveira é desconcertante! O mesmo que dizes acerca do Cavaleiro (que eu particularmente aprecio) também o podes dizer sobre o PO, paulatinamente vai progredindo na carreira independentemente de todas as criticas de que é alvo.
Diogo Palma
André Sousa,
Esse do Iuri e do Bernardo foi para quem? Eu nunca disse tal coisa.
Anónimo
Pedro T eu não humilhei ninguém apenas discordei duma opinião se me excedi peço desculpa. Agora há opiniões e opiniões essa do Cavaleiro ser 10 vezes superior a Bruma e ridícula (e eu sou do Benfica) agora se neste momento Esta num patamar competitivo mais alto isso é indiscutível. Em relação à comparação Bernardo e Medeiros desculpa mas não consigo concordar. As diferenças são por demais evidentes e só uma clubite doentia pode ver o contrario.
André Sousa
Jose Nuno Alves
O João Magalhães que é das pessoas com mais conhecimentos tecnicos aqui já explicou as debilidades do Paulo Oliveira em 2 posts, mas o Diogo só lê o que lhe convém e não é capaz de tirar os oculos verdes.
Devo acrescenter que gosto bastante do Paulo Oliveira… Mas lá está, eu não percebo nada disto e os aspectos que o João Magalhães frisou anteriormente, não são visiveis para pessoas com o meu nível.
É facil aceitar o que vem de quem sabe.
Diogo Palma
Desculpa lá mas o Vezo não é nenhum Luisão ou Bruno Alves no jogo aéreo e não é num jogo contra o Mónaco que vai provar o contrario.
Os monegascos não atuam com um "9" posicional, utilização raramente o futebol direto e têm jogadores maioritariamente de fraca complexão física.
Anónimo
João Magalhães peço desculpa então pelo mal entendido. Interpretei mal as tuas palavras.
Saudações Benfiquistas
André Sousa
João Magalhães
Eu não sei se está certo ou errado, só acho que o Paulo não é o que fazem dele. Ninguém tem a verdade absoluta. A comparação com o Paulo não é por ser do Sporting, apenas a fiz por ser um central relativamente da mesma idade e do mesmo país. Não tenho nenhuma obsessão contra o Sporting.
Anónimo
Diogo não sei qual foi o post mas já te vi fazer essa referência algumas vezes. Agora se não tens o pulso suficiente para o admitir que fizeste já não é comigo.
André Sousa
Diogo Palma
André,
Deves estar a gozar … eu nunca disse que o Iuri é melhor ou igual ao Bernardo, isso é ridículo.
"Vozes de burro nunca chegam ao céu".
Anónimo
A opinião do João Magalhães já é sabida por todos, ele não gosta do Paulo Oliveira. São opiniões, também há aqueles que acham o Ronaldo melhor jogador que o Messi, se assim não fosse, o futebol perdia a piada toda.
Eu por outro lado sou grande fã do Paulo Oliveira, para não ser um comentário demasiado extenso, leiam a opinião dele e o que ele diz para provar os melhores atributos do vezo e eu acho praticamente o oposto!
Pode parecer demasiado simplista mas é exactamente o que eu vejo… É a minha opinião! se o Paulo não for melhor tecnicamente, é melhor tacticamente, e se não for tão rápido, compensa com a capacidade de liderança! desde dos tempos que acompanho do Guimarães que me parece central de topo e nunca me desiludiu, muito mas muito pelo contrário!
Sou um dos que admira muito os teus conhecimentos João mas em relação a este jogador não podia discordar mais.
Veloso
P.S esse argumento de "um joga no Mónaco e outro no moreirense logo não pode ser melhor" foi um bocado triste na minha opinião. Oportunidades
Anónimo
Segundo o utilizador Veloso, um jogador que jogue num clube de 3ª distrital ate pode ser o melhor do mundo. É isso?
Nuno
Kafka I
Leonardo Jardim é um grande treinador e tem feito um grande trabalho no Mónaco, mas tem este eterno problema, é muito bom em processo defensivo e muito fraco em processo ofensivo
Anónimo
Por muito que me custe concordo contigo. Apesar de achar que a arbitragem das duas mãos beneficiou claramente o Falência. Só não vê quem não quer.
André Sousa
Nuno
Tal e qual Kafka. Mas podia vir para o benfica ja que agora temos um que é mau nas duas coisas eheheh
Kafka I
ahaha Nuno, assino por baixo :)
Anónimo
É mau mas despachou o teu querido JJ na final da Taça com um plantel sofrível. O homem só agora começou demos tempo.
André Sousa
Nuno
André pelo menos meu nao era. Eu nao gostava dele. O problema nao foi ele ter saido. Mas sim quem veio. Esse sim e o problema para mim.
Anónimo
Nuno completamente de acordo contigo mas quem rachas que o Benfica devia ir buscar para treinador??
Toupas
Kafka I
Toupas
Eu escolhia Paco Jemez, creio ser a opção mais acessível financeiramente e mais bem aceite por todos, pois por exemplo Marco Silva ou Vitor Pereira teriam imensos anti-corpos dentro do Benfica por estarem "conectados" com Sporting e Porto no passado.
Anónimo
Marco Silva sempre foi a minha escolha, um homem digno e honesto para além de ser um técnico na moda. Paco JEmez não conheço por isso não opino a minha 2 escolha teria sido Luto Vidigal (podem gozar a vontade) e em terceiro sim o Rui. Vitor Pereira jamais, no dia em que esse individuo (para lhe não chamar outra coisa) pissase a Catedral co ml o treinador do meu clube rasgava de iimediato o cartão de sócio! Não tenho a memória curta! O Judas Sousa esse é outro que tal! Traidores nunca!
André Sousa
Anónimo
Kafka admito que conheço muito pouco sobre Paco Jemez, vi um jogo na última época em que o Rayo "sufocou" o Real e fiquei impressionado, mas não vi mais jogo nenhum… Podes me dizer mais alguma coisa sobre ele?? Tem alguma subida de divisão???
Toupas
Anónimo
André Sousa,
E pronto, lá continua-se a vangloriar o "santinho" Marco Silva, pobre coitado…sendo um homem digno e honesto deveria ter sido logo contratado, não é? Enfim, simplesmente para rir!
Peter Griffin
Kafka I
Toupas
Também só o comecei a seguir a partir do Rayo e admiro a forma de jogar dele, joga à equipa grande e tem uma ideia de jogo bastante agradável, é certo que às vezes leva umas goleadas devido a isso, mas isso também é derivado de treinar uma equipa individualmente fraca, mas faz milagres na forma como pôe o Rayo a jogar, com tão pouca qualidade individual ao seu dispor, na minha opinião
Agora a ideia e principios de jogo que tem, acredito que iria resultar numa equipa grande como o Benfica (ou como o Porto ou Sporting)…
Olhando para o curriculum, tem uma subida de divisão com o Cartagena da 2ª divisão B para a 2ª Divisão…no Cordoba ele não subiu para a 1ª mas foi ao playoff de acesso á subida so perdendo no playoff final…mas admito que nessa altura não acompanhava a carreira dele
Santi Cazorla
Só venho destacar os jogões do Negredo e do Feghouli! É incrível a disponibilidade física e a técnica que o argelino tem!
Anónimo
De facto foi evidente o esforço do Valência, no fim com a pressão final do Mónaco, já nem respiravam. Feghouli e Parejo notava-se bem na cara deles o sofrimento.
DR
Kacal I
O Negredo é um excelente PL, no Sevilla foi o que foi e no Man City esteve muito bem ao inicio e até formou uma dupla muito interessante com o Aguero até se lesionar e depois nunca mais foi opção regular do Pellegrini, agora teve uma 1ª época complicada no Valência mas espero que volte ao seu melhor nível este ano, aquele golaço, ui ui.
Já o Feghouli é pena ser irregular, em dia sim é fantástico e hoje esteve muito bem.
Anónimo
Apesar de gostar deste Mónaco de Jardim, para mim um dos top3 treinadores portugueses, o Valência foi melhor no conjunto das duas mãos. Nos 180min o Valência foi mais equipa, tem mais potencial até, mas qualquer uma das equipas merecia passar. Destaque para Lemar, boa entrada em campo, rápido, mexeu bem o jogo; Martial é um grandíssimo jogador, vou acompanhar nos próximos tempos a evolução dele. Mustafi excelente central, foi pena o desgaste físico evidente do Valência.
DR
Diogo Palma
Este Mónaco ainda é uma equipa muito "macia", existe potencial e qualidade mas a falta de experiência e complexão física são handicaps da turma de Leonardo Jardim.
Por exemplo acho que nesta fase o Mónaco (que foi elegido pela maioria das pessoas a equipa mais forte a disputar esta play-off fora dos cabeças de série) seria um adversário mais acessível que o CSKA atendendo à experiência, ritmo de jogo, à viagem que implicar ir até Moscovo e parece-me que os russos têm individualidades superiores aos monegascos. Ainda assim penso que o Sporting é superior a qualquer uma das equipas que estavam no pote dos não cabeças de série.
Diogo Palma
A eliminação do Mónaco acaba por ser boa para os clubes portugueses, se o Sporting amanhã carimbar a passagem à próxima fase podemos aumentar a distancia no ranking para os franceses.
Anónimo
O Sporting é sempre superior a toda a gente. Coitadinho do Mônaco que só chegou aos Quartos da epoca passad. Se apanhasse o SCP nem comparecia… Mais noção se faz favor…
André Sousa
Diogo Palma
André,
O Mónaco deste ano para mim não é tão forte como o do ano passado (apesar de ter um futebol mais bonito) e mesmo esse não era nada do outro mundo, era uma equipa à Italiana (pragmática e eficaz).
Qualquer um dos "grandes" portugueses seria favorito a eliminar o Mónaco.
Kafka I
Diogo Palma
Errado, para Portugal era preferivel o Mónaco ter passado e porquê?
Porque a Taça Uefa é mais fácil, logo pelas probabilidades o Mónaco fara mais pontos na Liga Europa do que faria na Champions logo foi mau para Portugal o Mónaco ter ido para a Liga Europa, é que os pontos valem o mesmo mas a competição é mais fácil
E quanto ao Sporting voltas a errar (na minha intrepretação), para o Sporting o melhor é passar à Champions, no entanto para Portugal o ideal era o Sporting ira para a Taça Uefa precisamente pelo mesmo motivo que frisei em cima, ou seja, na Liga Europa o Sporting em teoria fara sempre mais pontos que na Champions, logo analisando apenas do ponto de vista matemático e sem qualquer afeto clubistico o melhor para Portugal era o Sporting na Taça Uefa e o Monaco na Champions
No entanto para o Sporting era péssimo não ir à Champions, devido ao factor financeiro e não só obviamente
João Dias
Melhores individualidades do CSKA? Só um dedo do pé do Bernardo, do Martial e do Kurzawa (já para não falar no Moutinho, Dirar,Ivan, tc) valem mais que a equipa toda do CSKA.
Jorge Vieira
diogo palma, a eliminação do mónaco em nada altera por enquanto o ranking pois continua na liga europa, mesmo que o sporting passe à fase de grupos da champions
vieira
Anónimo
Diogo Palma os pontos conseguidos na fase de grupos da Liga Europa valem o mesmo dos da CL.
Não é por isso que, (oxalá me engane), a França nos vai ultrapassar este ano, com mais ou menos dificuldade no Ranking da UEFA.
E atenção à Russia.
Carlos Silva
Anónimo
Kakfa I, parabéns pelo seu post.
Concordo plenamente, e sou do Sporting.
Os seus comentários aqui são esclarecidos e imparciais e gosto de os ler.
Para o ranking de Portugal era melhor o SCP na Liga Europa, mas sinceramente como adepto prefiro os milhões da Champions :-)
Rui Castro
Kafka I
Rui Castro
Obrigado desde já…e como é obvio qualquer Sportinguista quer os milhões da Champions e até eu que sou do Benfica, gostava de ver 3 clubes Portugueses na fase de grupos da Champions (não me peçam é mais que isso calma ahaha), ao nivel de prestigio para a Liga Portuguesa seria muito bom ter 3 clubes, mesmo que isso depois a nivel de pontos venha a ser pior, portanto que passem amanha….
Diogo
Estão-se a esquecer de uma coisa, a passagem aos grupos da champions dá logo diretamente 4 pontos. Acho que se fizermos as contas para Portugal é melhor assim.
Anónimo
O ideal seria o Sporting ir para a Champions e depois cair para a Liga Europa.
Vitorino
Kafka I
Vitorino
Bem visto, erro (enormemeu, ou não fosse o benfica um "especialista" a passar para a Taça Uefa na fase de grupos da Champions ahah), ignorei que é possível para a Taça Uefa na fase de grupos
Sendo assim reformulo, para o Futebol Português o ideal era Sporting passar e depois Benfica, Porto e Sporting serem eliminados para a Liga Europa…para os respectivos clubes claro que é preferivel é continuar na Champions pela questão financeira :)
Diogo Palma
Na minha opinião o Mónaco não vai atacar a Liga Europa da mesma forma que faria se fosse para a Champions, a não entrada na liga milionária também levará ao desinvestimento e talvez até a mais vendas dos mogenascos concentrando-se mais no campeonato.
O Sporting se passar fará o oposto ou seja irá reforçar a equipa e batalhar com mais vontade para ganhar os jogos da Champions (ainda por cima este ano os prémios por vitória subiram).
JSC
Tudo o que precisam de saber está no meu post em baixo leiam.
Concordo com a versão do Diogo Palma neste caso.
JSC
Vitorino, o ideal é sempre passar a fase de grupos da Champions, pois quer dizer que teve algumas vitórias durante esta fase (a menos que tenha obtido 10 pontos e não passe o que é rarissimo e aconteceu ao Benfica) recebendo logo à cabeça 8 pontos.
Anónimo
Kafka I, o vencedor da Liga Europa não recebe 20M pela conquista? É que sendo assim vencer a Liga Europa mais os prémios monetários na fase de grupos da Liga dos Campeões dá mais ou menos tanto quanto ir aos quartos (já para não falar que é um título europeu)…mas ideal ideal era mesmo vencer a Liga dos Campeões ehehe
JSC, obviamente que é preferível ir longe na Liga dos Campeões mas os clubes tugas muito dificilmente chegam a mais do que uns oitavos ou quartos, infelizmente.
Vitorino
RhaiL
Vitorino, o vencedor da champions deste ano recebe 15 milhões (isto só pelo jogo da final). Na liga europa não te sei dizer mas os prémios são muito inferiores.
Anónimo
Obrigado pela informação RhaiL.
Vitorino
Careca
Caem Basileia e Mónaco das equipas do mata-mata e o Shakthar não se junta a estes por muito pouco. Empate a 2 muito injusto, o Rapid dominou claramente a equipa da Ucrânia e nos últimos minutos desperdiça 2 oportunidades incríveis…
Destaque também para a eliminação do Celtic às mãos do Malmo (Rosenberg continua a fazer mossa).
João Bernardo
Que pena o Rapid não ter passando. Estava mesmo a torcer por eles para ir lá ver um possivel jogo contra uma equipa portuguesa.
I.C.E.
No jogo de hoje, o Mónaco praticamente só criou perigo em lances de bola parada. No entanto, deu a ideia que o Ivan Cavaleiro e o Dirar podiam ter feito mais, tal como Pasalic. Além disso, o Valência mereceu passar e demonstrou que a experiência conta e muito neste tipo de jogos.
Em suma, penso que se o Mónaco tivesse o Kurzawa e o Moutinho em condições podia dar-se um outro resultado nas duas mãos.
Pedritxo
Gostava que o Monaco tivesse passado , porque era melhor para portugal, visto que o monaco tinha menos hipoteses de ganhar tanto na champions do que na liga europa, logo menos pontos para a frança e porque gosto muito do b.silva e do ivan.
Leonardo Jardim acho que errou a por fabinho no meio campo e raggi a direita na 1ºmao, mas agora e facil falar.
Nuno ganhou ar fresco no valencia e,certamente o Mestalla nao sera facil.
JSC
O Mónaco ir para a Liga Europa, pois entrar na fase de grupos ganha-se 4 pontos e se passar a fase grupos da Champions ganha-se mais 4, enquanto na Liga Europa não é assim.
Kafka I
JSC
Esses 4 pontos são rapidamente recuperáveis com uma campanha "normal" na Taça Uefa, enquanto na Champions aspira-se a pouco mais do que os 8ºs de final, logo mesmo perdendo esses 4 pontos, no fim da época é mais compensatório ao nivel de ranking a Liga Europa, bastando para isso uma campanha normal, alias basta um grupo fácil na fase de grupos e limpam 5 em 6 jogos e esta recuperados os pontos e depois é sempre a somar a partir dos 16ºs avos de final
JSC
Eu tinha essa ideia (ao coach407) e afirmado o mesmo que tu, mas depois foi fazer as contas (há exactamente uma semana na respectivo post da vitória do Valência) e é um erro pensar isso.
Máximo da Liga Europa, vencedor só vitórias:
6*2 (jogos no grupo) + 2*2(16-avos)+2*2(oitavos) +2*2(quartos)+2*2(meias)+2(final) +3(bónus)= 33
Máximo Liga dos Campeões, vencedor só vitórias:
6*2 (jogos no grupo) + 2*2(oitavos) +2*2(quartos)+2*2(meias)+2(final) +11(bónus)= 37
Resultado do Mónaco o ano passado (vale o que vale):
3*2 (3 vitórias) + 2(dois empates) + 9 de bónus +1*2 (vitória) +1 de bónus +1(empate) = 21
ou seja, é preciso o Mónaco ter uma folha imaculada na liga Europa até pelo menos aos quartos de final: 6*2 (jogos no grupo) + 2*2(16-avos)+2*2(oitavos) + 1 de bónus = 21
"Points system
1. Each team gets two points for a win and one point for a draw (points are halved for matches in the qualifying and play-off rounds).
2. Clubs that reach the round of 16, quarter-finals, semi-finals or final of the UEFA Champions League, or the quarter-finals, semi-finals or final of the UEFA Europa League, are awarded an extra point for each round.
3. In addition, four points are awarded for participation in the group stage of the UEFA Champions League and four points for qualifying for the round of 16.
and
UEFA Champions League points system
First qualifying round elimination – 0.5 points
Second qualifying round elimination – 1 point
Group stage participation – 4 points
Group stage win – 2 points
Group stage draw – 1 point
Round of 16 participation – 4 points
Since 2009/10 clubs have been awarded an additional point if they reach the round of 16, quarter-finals, semi-finals or final.
NB Points are not awarded for elimination in the third qualifying round or play-offs, since those clubs move to the UEFA Europa League and are awarded points for participation in that competition.
UEFA Europa League points system
First qualifying round elimination – 0.25 points
Second qualifying round elimination – 0.5 points
Third qualifying round elimination – 1 point
Play-off elimination – 1.5 points
Group stage win – 2 points
Group stage draw – 1 point
Since 2009/10, clubs have been guaranteed a minimum of two points if they reach the group stage and are awarded an additional point if they get to the quarter-finals, semi-finals or final.
*Penalty shoot-outs do not affect the calculation system."
JSC
Se o Mónaco ganhar os jogos todos é que é vantajoso na minha opinião, mas não acredito que seja possível, também dependeria de quem apanhar/asse no sorteio.
JSC
*tinha dito essa ideia….
*fui
Desculpa pelos erros.
*no
Kafka I
JSC
Contra factos não há argumentos, dou-te razão :) boa análise,
Mas sendo assim a passagem à fase de grupos da Champions e eliminação posterior para a Liga Europa em Dezembro já compensa mais que uma ida aos 8ºs da Champions?
JSC
Concluindo a a menos que a equipa desça para a Liga Europa, ganhe os jogos todos, é melhor para o ranking do País ir para a Champions.
*esqueci-me de incluir o ponto de bónus da final portanto para o vencedor da Liga dos Campeões é 38
JSC
Se fores aos oitavos da Champions recebes 5 de bónus, se fores aos 16-avos da Liga Europa não ganhas nada, portanto só para compensar isso precisas de chegar aos oitavos com duas vitórias nos 16-avos e ter pelo menos um empate aí para fazer os 5 pontos.
Pedritxo
Não sabia desse sistema de pontuação, é novo?
Anónimo
Arbitragem vergonhosa (outra depois da primeira mão em Valência) mas como foi uma equipa Espanhola a passar no pasa nada.
André Sousa
João Dias
Parece evidente que as equipas espanholas gozam de alguma proteção…
Tomas
Na 1ª mao sim ficou um penalty por marcar mas hoje nao vi nada de especial, mas pensava que quem controlava isto era a gazprom.
Ruben Ribeiro
Acha que ainda alguem leva a sério as competições europeias ?
Atletico Madrid em 2010, Bilbao em 2011, Barça 2009, Sevilha em 2014, and so on so on.
Ontem mandaram embora o Proença do Comité de Arbitragem, depois de ter sido eleito presidente da Liga.
Já o Angel María Villar pode ser Presidente da Federação Espanhola e vice presidente da Uefa ou ex presidente do Comité de Arbitragem.
Só não vê quem não quer as equipas espanholas tem sido fortemente favorecidas nos últimos anos nas competições europeias, o Bilbao no ano em que foi à final jogou alguma eliminatória em que a 2ª mão não fosse no infernal San Mamés ?
Não tenho particularmente simpatia pelo Benfica, mas aquela final contra o Sevilha deixou-me simplesmente com nojo.
Anónimo
João Dias é melhor não diseres isso aqui no Blog se não caem te em cima. Nada a que já não esteja habituado. ;)
André Sousa
Anónimo
Verdade Ruben Riberio para mim a arbitragem do Tom Henning Ovrebo em Stanford Bridge na 2 mão frente ao FCB Foi ainda hoje o maior escândalo arbitral a que já assisti . E penso que aí foi o mote para o que veio a suceder depois. O roubo do Brych ao meu Benfica foi um de muitos episódios. Mas toda a gente assobia para o lado…
André Sousa
Anónimo
Tomás não viste nada de especial!!? Devias então acompanhar o senhor Rizoli a uma consulta ocular de rotina pois duas grandes penalidades claras cono as de hoje são visíveis a qualquer pessoa séria (a não ser que o senhor Rizoli seja invisual o que não me pareceu)
André Sousa
André Pinheiro
Ruben Ribeiro, concordo contigo. é uma vergonha.
Tomas
Andre Souza por acaso agora tive a rever o resumo e até vi algo especial, vi que o Monaco marcou 2 golos ilegais mas como é espanhol ninguem diz nada, oh espera. E os tais penaltys todos disseram que nao eram.
Anónimo
Israel vai ter uma equipa na Champions e quem sabe amanhã teremos, pela primeira vez, uma equipa de ciclismo do Cazaquistão na fase de grupos ahah.
Não tive oportunidade de ver muito, mas nota para a grande epoca do Rapid Viena (mais uma vez perto da surpresa), do facto de termos uma equipa da Albania numa fase de grupos (Skenderbeu na Liga Europa) e para o estado do futebol escocês que vê o Celtic falhar a Champions de novo e viu as suas equipas serem eliminadas da Liga Europa por Alaskhert (Armenia), Kairat (Cazaquistão) e Astra (Roménia)…. volta Rangers!
TheRevolution
João Dias
O Jorge Mendes deve ter destestado o sorteio… Agora lá vai a desvalorização dos seus jogadores que estão no Mónaco.
De resto, partida algo fraca. Valencia melhor na 1° parte, Mónaco melhor na 2°.
Vezo esteve a muito bom nível, Cavaleiro esteve algo desinspirado e Bernardo foi importante no transporte de bola.
Este Mónaco é equipa de Champions. Agora têm a obrigação de limpar a Liga Europa.
Nuno Pereira
Vencedor encontrado. Já so vou ver os jogos da liga dos campeões
Gusto Lousada
O Mónaco será um dos candidatos, mas nao esquecer que estão la equipaa como o Dortmund, Nápoles, inter Fiorentina, vilarreal para nao falar as que vem depois da liga dos campeões
Anónimo
O Monaco limpar a LE?
Aposto o que quiserem em como não a ganha,
John Williams
André Gomes
Gusto, nenhum destes possui hipóteses. Só o Monaco têm o Bernardo Silva no elenco…
Eu gostaria mesmo que o vencedor esteja entre Villarreal, Dortmund ou Liverpool (ou Sporting, caso este termine por chegar à Europa League).
Rodrigo
Equipa de Champions porquê? Só se for pelo treinador.
João Dias
João Moutinho, Kurzawa, Bernardo Silva, Martial, Dirar, Ricardo Carvalho, etc são jogadores de Champions.
Kafka I
O Mónaco não tem obrigação nenhuma de limpar a Liga Europa, até porque não é de todo a melhor equipa presente na Liga Europa e ainda hão-de vir 8 equipas que serão eliminadas da Champions em Dezembro, portanto calma
Rodrigo
Eliminatória equilibrada, mas o Valência acabou por ter alguma felicidade na 1ª mão e conseguiu gerir no Mónaco. NES tem um problema na baliza, pois este Ryan não parece dar segurança nenhuma, enquanto que Enzo e Vezo fizeram dois excelentes jogos. Já Negredo marcou um golaço, Rodrigo e Feghouli tiveram alguns apontamentos interessantes, enquanto que Parejo esteve algo abaixo das expectativas.
Quanto ao Mónaco, muitas limitações (uma equipa de Champions não pode ter jogadores como Elderson, Pasalic, Dirar ou uma dupla de centrais composta por Raggi e Carvalho com 37 anos), mas Jardim consegue contornar isso e discutiu até à última a passagem. Martial vai ser um caso sério, Ivan Cavaleiro deu-se ao jogo, mas não esteve inspirado, tal como não esteve o Bernado Silva que não teve a influência necessária no jogo ofensivo dos monegascos. Por outro lado, Fabinho cometeu um erro crasso, Kurzawa também não esteve exuberante como é hábito (podia até ter sido expulso) e Toulalan sempre que vejo um jogo dele está sempre perto da expulsão.
Deste modo, teremos 5 equipas espanholas na fase de grupos, algo fantástico para o país vizinho e que indicia que os clubes portugueses podem apanhar alguma. Por outro lado, o Mónaco depois deste fracasso poderá ter de vender Moutinho e isso pode desencadear um efeito bola de neve, sobretudo se rumar ao Zenit, pois Witsel, por exemplo, continua no radar de Milan e Chelsea.
Por fim, destaque para as eliminações de Celtic (veremos se Van Dijk sairá) e Basileia (Zahavi, antigo alvo de Godinho Lopes, a ser o herói). Já o Shakhtar teve dificuldades, mas passou o Rapid e o D.Zagreb passou sem grandes dificuldades.
Anónimo
Sim o Kurzawa podia ter sido expulso tal como o Javi Fuego e ficaram 2 penalidades por marcar para o Monaco mas como foi uma equipa Espanhola a passar vai ser abafada mais esta arbitragem patética.
André Sousa
Tomas
Andre Souza por acaso agora tive a rever o resumo e até vi algo especial, vi que o Monaco marcou 2 golos ilegais mas como é espanhol ninguem diz nada, oh espera. E os tais penaltys todos disseram que nao eram.
Luis La Liga
O NES continua a não conseguir por a equipa a ganhar fora de casa o que é manifestamente mau para uma equipa que pretende outros voos. A época passada era o seu calcanhar de aquiles e nesta vai pela mesma toada.
Anónimo
Deves tar radiante tu.
André Sousa
André Gomes
Passou quem eu gostaria que tivesse passado. No caso, o Valencia. E qualquer um seria um ótimo reforço para a Liga Europa. E pela primeira vez um país possuí cinco representantes na Champions. Amanhã é a vez do Sporting chegar à fase de grupos. =)
Vcg
Com oliver fora das possibilidades, Leandro Lima quase, e juntando esta eliminação precoce do Mônaco, será Moutinho no Porto.
Kacal I
*Lucas Lima
Anónimo
Qual seria a lógica disso? Mesmo que Herrera seja vendido o FCP tem de comprar isso sim um 10 ou um Médio para os flancos posições essas que não são a da Maçã Podre. Para jogar aí o FCP ta bem servido com Imbula, André André, Oliveira, Evandro ou até o próprio Danilo. Falta sim um 10 ou um Médio Esquerdo fletindo Brahimi para as costas do Av (a Nnúmero 10)
AAndré Sousa
Diogo Palma
É muito bom ver um clube como o Dínamo Zagreb na Champions, para além de terem quatro portugueses no 11 inicial (algo que nem a esmagadora maioria das equipas lusas faz) têm uma formação esplêndida que já deu vários jogadores de qualidade ao futebol mundial.
O ex-Vitória Soudani voltou a marcar (dois golos), já no Vitória mostrou qualidade mas nos croatas tem sido peça chave e poderá aguçar o interesse de vários clubes (não me importava de o ter no Sporting).
Anónimo
Acho o Jardim um treinador fantástico, muito superior ao Nuno, mas o Valencia acabou por merecer a qualificação e diga-se tem claramente melhor plantel…Só mesmo duas notas:
1- Eu só espero que o Nuno dê ao Vezo oportunidades, ele tem um potencial tremendo e ficou demonstrado hoje…
2- Este Monaco, tem demasiada inexperiência e por mais talento que se possa, é preciso maturidade para um competição como a Champions…outra coisa que penso ter pesado nesta eliminatória foi claramente a ausência do Moutinho, ele é demasiado preponderante nesta equipa…
Peter Griffin
Rui Caeiro
Leonardo Jardim, depois de uma epoca de grande sucesso na UCL é agora relegado à UEL sem ter culpas no cartório. Bom para ele, tem todas as possibilidades de fazer uma boa campanha
Anónimo
O VM diz que não faz sentido o Moutinho continuar no Monaco, eu faço uma pergunta para que clube e que ele pode ir visto o salário dele acho que não e muito fácil!!?
Toupas
Kacal I
Vi o jogo quase todo e, dada a superioridade do Valência e o resultado da 1ª parte, passou a melhor equipa mas o Mónaco deu luta e não há nada a apontar ao Leonardo Jardim que já muito tem feito com o plantel à disposição, claro que tem bastantes jovens talentos mas depois tem limitações em algumas posições e falta experiência, não falo em jogadores de 35 anos para cima mas elementos acima dos 23 que sejam jogadores feitos e com mentalidade ganhadora, assim o Mónaco poderá lutar pelo Top3 da Ligue 1, disputar as Taças e ir o mais longe possível na Liga Europa, tirando os dois golos (foram realmente facilitados pelo Ryan) e pressão final no Valência (sem criar muito perigo na verdade) pouco fizeram e foi mais coração que qualidade.
Destaque para o golaço do Negredo, eu e o meu irmão ficamos de boca aberta e aos pulos, foi fantástico e melhor inicio era impossível, a dupla de centrais, Enzo (mostrou mais daquilo que levou o Valência a contrata-lo) e Feghouli também fizeram uma excelente exibição, o Ryan não me convenceu mas também é apenas uma opção temporária até regressar o Diego Alves.
No Mónaco é preciso reforçar o centro da defesa porque o Carvalho tem experiência mas está em decadência (não pode fazer os jogos todos) e o Raggi não é nada de mais, o Wallace tem potencial e poderá começar a ter minutos mas com a saída do Abdennour é preciso ir ao mercado, de resto gostei de ver o Martial, o Cavaleiro pela entrega e o Guido Carrillo que demonstrou a sua capacidade no jogo aéreo e pouco mais.
André Pinheiro
Só uma nota: a Inglaterra teve 5 equipas na liga dos campeões em 20052006
O liverpool tinha sido campeão europeu e não se apurou directamente pela liga, mas pôde disputar o troféu.
Anónimo
O everton, que foi a equipa que disputou a pré eliminatória, não se qualificou.
Holden Caulfield
Kafka I
André
Na fase de grupos só tiveram 4, porque o Everton foi eliminado na pré-eliminatória da Champions contra o Villarreal, portanto será a primeira vez que haverá 5 equipas do mesmo País na fase de grupos
Anónimo
O Everton foi de vela no play-off…
Vitorino
JSC
O Everton não chegou à fase de grupos.
Anónimo
O Everton foi de vela na 3a pré-eliminatória* desculpem o erro.
Vitorino
Flávio Trindade
A eliminatória ficou decidida com o roubo de igreja da primeira mão na Espanha…
Fora isso, o Monaco em nada foi inferior ao Valência.
Hoje os espanhóis acabaram por ter a fortuna do jogo ao marcarem muito cedo num grande golo de Negredo e depois foram inteligentes na gestão do mesmo jogo.
Certamente que como diz o VM do Valencia ao qual eu acrescento o próprio Monaco, ambas as filiais desportivas de Mendes, irão definitivamente agitar o mercado nesta última semana. Uns porque têm que comprar (este Valencia não fará mossa nenhuma a não ser que se reforce) e uns porque terão que vender, com Moutinho, Abdennour e Kurzawa à cabeça.
Grande jogo de Rúben Vezo, jogo muito trabalhador de Cavaleiro e Bernardo hoje a acrescentar pouco, aliás o Monaco ganhou bastante com a entrada do agitador Lemar. Destaque ainda para a classe sem idade de Ricardo Carvalho.
Nos outros jogos, o Rapid voltou a jogar muito, mas a sua defesa voltou a não ter andamento para acompanhar o poderio ofensivo do Shakthar. Destaque para o cada vez mais importante e excitante Louis Schaub, um jogador para seguir com muita atenção nos próximos tempos.
As meias surpresas foram a eliminação do Celtic (muito longe da sua melhor versão, à semelhança do próprio futebol escocês, aliás tanto quiserem o Rangers nos escalões inferiores que acabaram por destruir a já curta competitividade e interesse da Premier escocesa) aos pés do Malmo que assim volta à Champions, mas principalmente do Basel (também longe da sua melhor versão) que tem sido quase omnipresente nas últimas edições aos pés do Maccabi (Israel volta assim pela porta grande). O grande destaque desta eliminatória vai inteirinho para o goleador israelita Eren Zahavi que decidiu sozinho este duelo.
Rui Pedro Santos
falando de rankings, é mais fácil ganhar jogos na liga europa, mas por outro lado quem entra na CL apanha logo 4 pontos de bónus (na LE apanha dois mas que deixam de ser contabilizados logo que a equipa ganhe um jogo) no final da fase de grupos quem passa aos oitavos tem mais 4 pontos e + 1 por jogar esses oitavos + 1 pelos quartos + 1 pelas meias e 1 pela final. Na LE só contabiliza bónus a partir dos1/4 num máximo de 3 pontos.
Rui Pedro Santos
Não vi o 1º jogo e deste só vi algumas partes e o erro grave da arbitragem que notei foi no golo do Mónaco. A bola vai do GR espanhol para o peito de um avançado do Mónaco e dai para o autor do golo que no momento do passe feito com o peito está fora de jogo e à vontade para empurrar a bola para a baliza. Admito que tivesse havido outra situações lesivas do Mónaco mas como não vi não comento